segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Chaparro vai em busca dos sonhos em 2012: 'Aposto muito em mim'

Pouco utilizado na última temporada, argentino fala sobre ansiedade por aparecer no Vasco e alcançar seus objetivos

Por Gustavo Rotstein Atibaia, SP
Pela primeira vez na vida, Leandro Chaparro passou um aniversário longe da família. Aos 21 anos, completados na última sexta-feira, ele sabe que o momento é realmente de se desgarrar e buscar a independência. Para muitos torcedores, o argentino é um ilustre desconhecido, mas neste ano a expectativa do Vasco é ver o meio-campo crescer e mostrar o futebol que o colocou como uma das maiores promessas do futebol de seu país. Essa também é a esperança do próprio jogador, que não esconde a ansiedade por finalmente poder brilhar no Brasil.
Chaparro leva ao pé da letra a palavra concentração. Hospedado em Atibaia (SP) com o grupo do Vasco, ele aposta suas fichas num bom desempenho na pré-temporada para ver seus muitos sonhos realizados. No time cruz-maltino, foram apenas três partidas disputadas desde fevereiro de 2011, quando chegou a São Januário. Na Argentina, atuou o mesmo número de vezes pelos profissionais do San Lorenzo. Para ele, portanto, o momento é de deslanchar.
Chaparro treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Chaparro na pré-temporada: expectativa de finalmente deslanchar (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Avesso a entrevistas - segundo ele mais por timidez e por não dominar o português da forma como gostaria -, Chaparro conversou com o GLOBOESPORTE.COM em Atibaia e falou sobre a expectativa de ter mais oportunidades na temporada que se inicia e até do desejo de ser companheiro de Messi na seleção da Argentina.
GLOBOESPORTE.COM: Você passou toda a temporada de 2011 sem quase aparecer no Vasco e com poucas oportunidades de atuar. Por ser muito jovem, acha que é possível dizer que foi um ano de adaptação?
Chaparro: Sim. Senti a diferença de pela primeira vez estar longe da minha família, de morar sozinho. Apesar de ser parecido, o idioma também é sempre uma dificuldade. Em relação ao futebol, no Brasil existe mais liberdade para jogar, enquanto na Argentina o jogo é mais fechado. Precisei me acostumar a todas essas diferenças, mas agora me sinto bem melhor.
O Vasco diz que em 2012 pretende apostar mais em você, dando oportunidades porque acredita no seu potencial. Você enxerga a temporada que se inicia como aquela em que precisa despontar?
Neste ano eu aposto muito em mim. Quero trabalhar bem na pré-temporada e aproveitar as oportunidades que tiver. O Cristóvão (Borges, técnico do Vasco) ainda não conversou comigo, mas venho observando tudo o que ele quer da equipe para, quando eu tiver a chance, atuar da melhor maneira possível.
Ficou uma frustração por ter disputado apenas três jogos pelo Vasco em 2011?
Todo jogador quer jogar, então muitas vezes eu desanimei. Mas entendo que o grupo do Vasco é muito forte, e o ano de 2011 foi muito bom para a galera. Então era difícil ganhar uma chance. Mas agora começa tudo do zero, então vou batalhar pelo meu espaço.
O Vasco volta à Libertadores e busca reforços no mercado sul-americano. Como acha que será a experiência de disputar essa competição pela primeira vez?
chaparro vasco gol américa-mg (Foto: Alexandre Loureiro / FOTOCOM.NET)Chaparro em ação pelo Vasco: caso raro em 2011
(Foto: Alexandre Loureiro / FOTOCOM.NET)
Se eu tiver a chance, vai ser a realização de um sonho. Desde criança assisto às equipes da Argentina na Libertadores, principalmente o Boca Juniors. Minha expectativa é muito grande em defender o Vasco competição.
Já imaginou jogar no meio-campo da Argentina dando passes para Messi marcar os gols?
Isso seria muito legal, mas o Messi joga sozinho, né? Não precisa de mim, não (risos).
Darío Conca foi o último argentino a fazer sucesso no Vasco, em 2007. Você costuma ouvir muitos torcedores dizendo que sentem falta de ver um jogador do seu país novamente se destacar pelo clube?
Quando cheguei ao Vasco, sofri muitas comparações com o Conca. Não o vi jogar muitas vezes, porque ele deixou a Argentina muito novo e quando eu cheguei ao Brasil ele estava saindo do Fluminense. Mas sei que é um grande jogador e, além disso, é bom conviver com essa pressão. Serve de estímulo.
Em São Januário se diz que você já deixou a timidez de lado e agora participa das brincadeiras, está solto. É verdade?
Mais ou menos... Sou tímido, mas posso dizer que estou bem enturmado com o pessoal. Sou um cara tranquilo, que brinca quando pode mas que trabalha sério no momento que é preciso. Gosto muito de passear no Rio de Janeiro, principalmente quando meus familiares me visitam. Sou mais um carioca!
ERRATA: diferentemente do que constava da entrevista, a Argentina não disputará as Olimpíadas deste ano, em Londres. Brasil e Uruguai serão os representantes sul-americanos.

Alecsandro aponta os segredos de sucesso para vencer a Libertadores

Atacante lembra que vitórias em casa e 'malandragem' para suportar catimba adversária são fundamentais na busca pelo título

Por Gustavo Rotstein Atibaia, SP
FRAME - Confusão internacional Estudiantes 20 de maio de 2010 (Foto: SporTV)Confusão entre jogadores de Inter e Estudiantes
(Foto: SporTV)
Para fazer uma boa campanha na volta à Libertadores após 11 anos, o Vasco aposta, sobretudo, naqueles com experiência no assunto. Campeão em 2010 pelo Internacional, Alecsandro viveu a glória, mas também as dificuldades da competição. Por isso, mostra saber exatamente competência técnica não é o suficiente para uma boa campanha.
Para Alecsandro, é fundamental que o Vasco vença suas três partidas em casa na primeira fase, o que, segundo ele, é quase que garantia de classificação para as oitavas de final. No entanto, lembra que também é preciso superar a catimba e a violência dos adversários. Ele lembrou o jogo de volta do Inter contra o Estudiantes, na Argentina, pelas quartas de final da edição de 2010, quando houve uma briga generalizada no gramado após o jogo que deu a classificação aos brasileiros.
- Todos os jogadores sul-americanos têm espírito de luta. Mas os brasileiros quando perdem batem palmas, enquanto os outros não admitem a derrota e partem para a briga. Precisamos vencer sempre em casa, porque quando jogarmos fora, vai ter confusão. Então tem que ser malandro dentro de campo e, quando o jogo acabar se proteger ou arrumar uns seguranças a mais para amenizar a situação - brincou.
Alecsandro internacional Estudiantes 20 de maio de 2010 (Foto: Agência AFP)Alecsandro pelo Internacional contra o Estudiantes pela Libertadores de 2010 (Foto: Agência AFP)
O Vasco vai disputar em São Januário suas duas primeiras partidas pelo Grupo 5 da Libertadores – dia 8 de fevereiro, contra o Nacional do Uruguai, e dia 6 de março, contra o Alianza Lima. O primeiro compromisso fora de casa está marcado para 14 de março, contra El Nacional, do Equador, ou Libertad, do Paraguai.

Vitória espera de aval de time belga para anunciar volta de Victor Ramos

Revelado pelo Rubro-Negro, zagueiro está de volta à Toca do Leão

Por Raphael Carneiro Salvador
victor ramos vasco figueirense (Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)Zagueiro disputou a Série A do ano passado pelo
Vasco (Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)
Negócio fechado. Um dia depois de revelar as conversas com o Vitória para um possível retorno, Victor Ramos e o clube baiano chegaram a um acordo. O Vasco, onde o jogador estava, não criou empecilhos. A única pendência para o anúncio oficial é a chegada de um documento do Standard Liége, da Bélgica, autorizando a ida do zagueiro para o time baiano.
- A negociação está bem encaminhada, diria que 99% certo. Só falta esse documento mesmo e me falaram que deve chegar amanhã (terça-feira) – afirmou o jogador.
Revelado pelo Vitória, Victor Ramos foi vendido para o Standard Liége, da Bélgica, em 2009. No ano passado, o zagueiro foi emprestado ao Vasco. No entanto, o jogador demonstrou descontentamento no Rio de Janeiro e já havia declarado publicamente a vontade de deixar o atual campeão da Copa do Brasil.
No Rio de Janeiro, o zagueiro disputou apenas seis jogos pelo Vasco na Série A do Brasileiro do ano passado, sendo quatro como titular. Além disto, o zagueiro entrou em campo uma vez pela Copa Sul-Americana.
Além da chegada de Victor Ramos, a diretoria do Vitória corre em busca de outro zagueiro. A direção entende que os jogadores à disposição de Toninho Cerezo são muito jovens.

Vasco tem 'gostinho' de jogo em treinamento em Atibaia

Atividade em campo reduzido faz jogadores iniciarem processo de preparação para jogo-treino nesta quinta-feira

Por Gustavo Rotstein Atibaia, SP
treino vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Treino da equipe do Vasco em Atibaia-SP
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Em meio aos puxados treinos físicos, os jogadores do Vasco tiveram um gosto de disputar uma partida de futebol, o que não acontece há mais de um mês. Na tarde desta segunda-feira, o grupo trabalhou a parte técnica em campo reduzido. A espécie de simulação motivou o grupo, que, dividido em três, mostrou motivação e boa movimentação.

O primeiro teste para valer do Vasco em 2012 será contra o Comercial de Ribeirão Preto, nesta quinta-feira. O jogo-treino será no hotel onde a equipe está hospedada, em Atibaia (SP). A equipe também deve enfrentar a Ponte Preta no dia 18.

Durante o treino, mais um susto. Bernardo sofreu uma pancada e chegou a ser atendido pelo médico, mas logo levantou e seguiu em campo. A ausência do dia foi Eduardo Costa, que foi poupado por causa de dores musculares. O volante realizou trabalho de musculação ao lado de Romulo e Eder Luis, que se recuperam de lesões.

Estaduais no GLOBOESPORTE.COM: tabelas e páginas de quase 100 times

Site lança cobertura dos campeonatos do primeiro semestre com 28 tabelas, homes exclusivas de times e nova forma de navegação

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O GLOBOESPORTE.COM inicia nesta segunda-feira uma ampla cobertura dos Campeonatos Estaduais 2012. Entre as novidades estão 28 tabelas de competições de 1ª, 2ª e 3ª divisão pelo país, e páginas de quase 100 clubes que disputarão os torneios. O site também terá uma nova forma de navegação: nas páginas do clube ou nas homes locais, o torcedor terá a opção de acessar as informações dos adversários do seu estado em menus de escudos contextualizados.
São 12 novos mosaicos de escudos que se juntam aos da Série A e da Série B do Brasileirão, dando ao internauta opção de navegar pelos times de sua região. Além do mosaico do Rio Grande do Sul, que entrou no ar em dezembro, o site passa a contar também com espaços dedicados a todos os principais times de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Goiás e Espírito Santo.
Além do lançamento das páginas de mais de noventa clubes, o GLOBOESPORTE.COM já disponibiliza 28 tabelas de campeonatos estaduais. Entre elas, as segundas divisões de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. São Paulo conta com as suas três principais divisões com tabelas. Outras tabelas ainda serão publicadas, conforme calendário de divulgação das federações estaduais. Sempre com regulamento, locais e horários dos jogos.
As tabelas podem ser encontradas a partir de dois locais no menu do GLOBOESPORTE.COM. No item futebol existe uma lista com as tabelas de todos os estaduais. No item "seu estado", o torcedor tem acesso às páginas locais, com notícias, blogs e às tabelas das competições.
Veja como fica na galeria abaixo:
Páginas para times da terceira divisão paulista
Os mosaicos regionais contam com os times da primeira divisão do respectivo campeonato estadual mais os clubes de grande apelo local que estejam em outras divisões. São os casos do Paraná Clube no Paranaense, do Brasil de Pelotas no Rio Grande do Sul, da Desportiva Ferroviária no Espírito Santo, do Uberlândia e do Ipatinga em Minas Gerais, e dos clubes paulistas da região da TV Tem (América-SP, Atlético Sorocaba, Marília, Noroeste, Penapolense, Rio Preto, Santacruzense, Sâo Bento e XV de Jaú).
As páginas dos novos clubes vão enriquecer o noticiário regional durante os estaduais, até mesmo dos clubes que não contam com sites oficiais. Para isso, o GLOBOESPORTE.COM conta com as redações espalhadas por todo o Brasil em parceria com as afiliadas da Rede Globo. Para Sidney Magno Novo, editor de esportes da equipe da TV Gazeta, no Espírito Santo, as novas homes vão ajudar a manter a paixão do torcedor pelo futebol da sua região.
- A criação dos novos espaços dedicados aos clubes locais será muito importante para a divulgação do futebol do Espírito Santo. Em nosso estado, dos dez clubes que disputam a primeira divisão, apenas Vitória-ES e Rio Branco-ES têm sites oficiais atualizados regularmente. Com isso, as novas páginas do GLOBOESPORTE.COM serão grandes fontes de informações para os torcedores capixabas - diz Sidney.
Para Jarbas Soares, gerente de conteúdo online da TV Tem, é uma a forma de navegação vai facilitar a vida dos internautas da região.
- É mais um passo que a TV Tem e o GLOBOESPORTE.COM dão em busca da regionalização do nosso conteúdo. Agora o acesso às notícias dos quinze principais times da nossa região está bem mais fácil. A partir da nossa home Tem Esportes, é só um clique e o internauta já está na página do seu clube de coração - disse Soares.
Veja quais times terão páginas exclusivas no GLOBOESPORTE.COM e como fica cada mosaico de escudos:
Série A:
Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Sport e Vasco.
Série B:
ABC, América-MG, América-RN, ASA, Atlético-PR, Avaí, Barueri, Boa Esporte, Bragantino, Ceará, CRB, Criciúma, Goiás, Guarani, Guaratinguetá, Ipatinga, Joinville, Paraná, São Caetano e Vitória.
SP:
Botafogo-SP, Bragantino, Catanduvense, Comercial-SP, Corinthians, Guarani, Guaratingetá, Linense, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste, Palmeiras, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano, São Paulo e XV de Piracicaba.
TV TEM:
América-SP, Atlético Sorocaba, Catanduvense, Ituano, Linense, Marília, Mirassol, Noroeste, Oeste, Paulista, Penapolense, Rio Preto, Santacruzense, São Bento e XV de Jaú.
RJ:
Americano, Bangu, Boavista, Bonsucesso, Botafogo, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Resende, Vasco e Volta Redonda.
RS:
Avenida, Brasil de Pelotas, Canoas, Caxias, Cerâmica, Cruzeiro-RS, Grêmio, Internacional, Juventude, Lajeadense, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Cruz-RS, São José-RS, São Luiz, Veranópolis e Ypiranga
MG:
América TO, América-MG, Atlético-MG, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democrata GV, Guarani-MG, Ipatinga, Nacional-MG, Tupi, Uberaba, Uberlândia e Villa Nova.
PR:
Arapongas, Atlético-PR, Cianorte, Corinthians-PR, Coritiba, Iraty, Londrina, Operário-PR, Paraná, Paranavaí, Rio Branco-PR, Roma-PR e Toledo.
PE:
América-PE, Araripina, Belo Jardim, Central, Náutico, Petrolina, Porto-PE, Salgueiro, Santa Cruz, Serra Talhada, Sport e Ypiranga-PE.
BA:
Atlético-BA, Bahia, Bahia de Feira, Camaçari, Feirense, Flu de Feira, Itabuna, Juazeirense, Juazeiro, Serrano-BA, Vitória e Vitória da Conquista.
CE:
Ceará, Crateús, Crato, Fortaleza, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Horizonte, Icasa, Itapipoca, Tiradentes e Trairiense.
PB:
Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Esporte, Flamengo-PB, Nacional de Patos, Paraíba, Sousa e Treze.
GO:
Anapolina, Aparecidense, Atlético-GO, Crac, Goianésia, Goiás, Itumbiara, Morrinhos, Rio Verde e Vila Nova.
ES:
Aracruz, Colatina, Conilon, Desportiva Ferroviária, ES de Anchieta, Linhares, Real Noroeste, Rio Branco-ES, São Mateus, Serra e Vitória-ES.
 

Vice de finanças nega crise: ‘Um ou dois marqueteiros fazendo barulho’

Falta de dinheiro vira assunto entre jogadores do Fla na pré-temporada. Michel Levy reconhece, mas desdenha do débito de luvas e direitos de imagem

Por Janir Júnior Direto de Londrina, PR
Deivid no treino do Flamengo (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)Deivid aguarda diretoria sobre atrasados
(Foto: Janir Júnior / GLOBOESPORTE.COM)
O clima entre alguns jogadores do Flamengo e o departamento financeiro não é de extrema leveza. Atletas do grupo estão com direitos de imagem e luvas em atraso e, apesar de evitarem uma cobrança pública, não fazem questão de negar quando são questionados sobre o tema. O vice de finanças rubro-negro, Michel Levy, desdenha do problema e nega que o clube viva uma crise no setor.
- Está na pauta a quitação dos jogadores. Não posso dar o dia certo, mas queremos resolver ainda em janeiro. São poucos jogadores, uma meia dúzia. Tem um ou dois (atletas) marqueteiros fazendo barulho. Eles não sabem do nosso empenho para quitar. Só tem um com direitos atrasados, que é o Deivid. Os outros, que são poucos, estão com luvas atrasadas. Não existe essa história de crise financeira no Flamengo. Crise de quê, meu Deus? - disse, por telefone.
Está na pauta a quitação dos jogadores. Não posso dar o dia certo, mas queremos resolver ainda em janeiro. São poucos jogadores, uma meia dúzia. Tem um ou dois (atletas) marqueteiros fazendo barulho. Eles não sabem do nosso empenho para quitar"
Michel Levy, vice de finanças
Num período em que o clube busca fôlego para finalizar o processo de permanência do meia Thiago Neves e contratar o atacante Vagner Love, o dirigente coloca os números na mesa para se defender e negar a asfixia financeira.
- A aquisição de reforços está em pauta, mas a prioridade é a quitação dos jogadores. Os salários não atrasam há dois anos. Pegamos o Flamengo com salários atrasados e até agora temos cumprido com quase 100% dos compromissos. Só no ano passado pagamos R$ 15 milhões ao Clube dos 13, foram R$ 13 milhões para a BWA (empresa responsável pela emissão e venda de ingressos) e mais de R$ 20 milhões em CLT (pagamento de funcionários, ex-funcionários e processos trabalhistas). Estamos fazendo uma reforma gigantesca na sede da Gávea, ainda pagamos R$ 3 milhões de dívida ativa por conta do Morro da Viúva. Estamos nos desdobrando com as obras no CT.

Jogadores se posicionam

Nos últimos dias, pelo menos quatro atletas falaram publicamente sobre os atrasos nos pagamentos.
- Tenho uma parcela de luvas para receber, mas isso a gente resolve fora do campo - disse o zagueiro Welinton, nesta segunda-feira.
Tenho uma parcela de luvas para receber, mas isso a gente resolve fora do campo"
Welinton, zagueiro do Fla
Citado por Levy, o atacante Deivid afirma que não vê a cor do dinheiro de seus direitos de imagem há 18 meses. Quando busca informações sobre a dívida, geralmente escuta que falta verba para a quitação. Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, cada parcela seria num valor de R$ 340 mil - totalizando um débito de R$ 6,1 milhões.
Acostumado aos problemas do clube, Léo Moura espera que a diretoria resolva o atraso de luvas e direitos de imagem em breve.
- Todo mundo que tem um atrasado quer receber. Cabe ao clube resolver, temos trabalhado forte, e essas coisas fora de campo cada um vai resolver  Esperamos que quem tenha problema resolva - disse o lateral-direito.
O zagueiro Alex Silva é mais um jogador que recebeu a promessa da diretoria de que teria as dívidas relativas a luvas, premiações e direitos de imagem quitadas e não viu isso acontecer durante as férias. Segundo ele, o assunto está sendo tratado por seu advogado.

Fato é que a falta de dinheiro virou assunto frequente entre os jogadores nestes primeiros dias de pré-temporada e causa desconforto. Apesar das dívidas, a diretoria se mostra incomodada com as cobranças. E ferve o caldeirão rubro-negro.

Magnifique! Henry reestreia fazendo gol da vitória do Arsenal na FA Cup

Francês sai do banco aos 22 da etapa final, e apenas 11 minutos depois, define triunfo dos Gunners sobre Leeds: 1 a 0. Próximo rival é o Aston Villa

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Não, ele não é mais o mesmo Thierry Henry de 2003/2004. Os 34 anos de idade pesam e a velocidade não é mais a mesma... Mas talento é uma daquelas coisas que o tempo não leva embora. E, nesta segunda-feira, o francês deu bela prova disso. Com a camisa 12 às costas, meias na altura do joelho, barbado, masa com a tradicional careca iluminada, ele saiu do banco de reservas e precisou somente de 11 minutos em campo para mudar a história do jogo entre Arsenal e Leeds United, pela terceira fase da Copa da Inglaterra.
Após receber ótimo passe de Song, dominou, girou e tocou na saída do arqueiro adversário para decretar a vitória dos Gunners em seu primeiro jogo após acertar um contrato de somente dois meses com o clube londrino: 1 a 0. O resultado garante o Arsenal na quarta fase da FA Cup, quando vai enfrentar o Aston Villa. Pelo Twitter, Wilshere, que desfalcou o Arsenal, mas estava no estádio, resumiu o sentimento no Emirates.
- Típico do Henry! Estou extasiado! #VoltaDoRei - escreveu.
henry leeds x arsenal (Foto: Reuters)Henry vibrou muito com o gol marcado logo em sua reestreia pelo Arsenal (Foto: Reuters)
Sem Van Persie, ataque do Arsenal sofre
O Arsenal começou melhor, mas Arshavin e Chamakh mostraram, mais uma vez, o porquê de a torcida dos Gunners pegar tanto em seus pés. Sem seu principal artilheiro na temporada, Van Persie, poupado, e Gervinho, na Copa Africana de Nações, o Arsenal acabou indo com a dupla de ataque reserva para o jogo. Era uma chance ótima de buscar uma redenção. Mas isso passou longe nos primeiros 45 minutos.
chamberlain white leeds x arsenal (Foto: AFP)Jogo foi pegado no primeiro tempo (Foto: AFP)
Jogando no Emirates Stadium e contra uma equipe de menor porte, o time de Arsene Wenger não tinha outra opção senão partir para o ataque desde o primeiro minuto de jogo. E foi exatamente isso o que o Arsenal fez. No entanto, sem muita organização, mais na base da vontade. Arshavin, por exemplo, foi um dos que mais buscaram jogo, mas cometeu muitos erros de passe e não conseguiu criar chances claras de gol. A única veio já aos 25 minutos, quando Ramsey arriscou de fora da área e a bola passou rente à trave do adversário.
De resto, apenas muito toque de bola e chegadas nem um pouco objetivas dos Gunners. Do outro lado, para o Leeds, a tática era bem simples: segurar o jogo o máximo possível para levá-lo para prorrogação e pênaltis. Ao total, foram 11 chutes no primeiro tempo, mas nenhum acertou o alvo. Na arquibancada, é claro, a tensão dos torcedores locais era evidente. Ainda mais sabendo que um de seus maiores ídolos de todos os tempos estava no banco de reservas louco para voltar a jogar com a camisa vermelha e branca: Thierry Henry.
Que estrela! Em sua primeira chance, Henry muda o jogo
O segundo tempo começou ainda sem Henry, mas com Chamberlain fazendo bela jogada pela ponta direita, cortando os zagueiros do Leeds e chutando com perigo. Era um sinal para a torcida dos Gunners: o Arsenal começou a criar mais oportunidades claras de gol. O problema é que a pontaria continuava ruim. Aos seis, por exemplo, Chamakh acertou cabeçada perigosa, porém, ela foi apenas mais uma finalização para fora.
henry leeds x arsenal (Foto: Reuters)Artilheiro, Henry deixou o dele logo na volta ao time
do Arsenal (Foto: Reuters)
A primeira bola do Arsenal que foi na direção do gol aconteceu aos oito, quando Arteta chutou colocado no canto esquerdo e o goleiro defendeu. Pouco depois, Arshavin fez lance individual, entrou na área e chutou forte pra fora. A bola não entrava, mas a pressão assustou o Leeds, que começou a errar e possibilitou nova boa chance para o Arsenal, aos 12, quando Ramsey encontrou Chamberlain livre e ele cruzou errado para Chamackh. A sucessão de gols perdidos, então, fez com que Arsene Wenger mudasse o time.
Aos 22 minutos do segundo tempo, enfim, ele foi a campo. Ovacionado pela torcida, Thierry Henry entrou no lugar de Chamakh. Com ele, também entrou Theo Walcott, substituindo Chamberlain. E o francês não precisou de muito tempo para mudar o jogo. Aos 33, ele recebeu sua primeira bola em condições de marcar, com um passe primoroso de Song. O resultado? Arsenal 1 a 0. Recebeu na área, dominou e deu um tapa na bola no canto, sem chances para o goleiro.
A partir de então, tudo virou festa. O jogo estava decidido, o Arsenal classificado e Henry, mais uma vez, consagrado. C'est magnifique!

Fifa: Neymar supera Messi e Rooney e tem o gol mais bonito de 2011

'Estou muito feliz por participar da festa e vencer dois grandes craques que sou fã', diz atacante brasileiro ao receber prêmio na festa em Zurique

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça
Neymar superou Messi. Pelo menos na Festa de Gala da Fifa em Zurique: o golaço do craque do Santos contra o Flamengo no dia 7 de julho foi eleito o mais bonito de 2011 (assista ao lado), ficando na frente também de Wayne Rooney.
- Estou muito feliz por participar da festa e vencer o prêmio contra dois grandes craques que sou fã - disse o camisa 11 santista.
Neymar, que chegou a ser indicado entre os 23 melhores jogadores do mundo na eleição da Bola de Ouro, ganhou a votação popular no site oficial da Fifa e recebeu o prêmio Puskas das mãos do ex-atacante mexicano Hugo Sanchez. Segundo a entidade, mais de 1,5 milhão de torcedores participaram da enquete.
O golaço do brasileiro concorreu com um de bicicleta marcado por Rooney pelo Manchester United de bicicleta contra o Manchester City em 2 de fevereiro, pelo Campeonato Inglês. O gol de Messi escolhido pelo júri da Fifa foi um contra o Arsenal, dia 8 de março, pela Liga dos Campeões (veja os três no Brasil Mundial FC).
Sem o prêmio de gol do ano, Messi deixou a Festa de Gala com dois troféus nas mãos: um por ter sido escolhido para a seleção de 2011 (assim como Rooney) e a Bola de Ouro, objeto de desejo da noite. Para ser eleito o melhor do mundo, o argentino teve 47,88% dos votos de jornalistas e capitães e técnicos das seleções, na frente de Cristiano Ronaldo (21.6%) e Xavi (9,23%).
neymar bola de ouro fifa prêmio (Foto: AFP)Neymar exibe o Prêmio Puskas por ter feito o gol mais bonito do futebol mundial em 2011 (Foto: AFP)

Messi recebe Bola de Ouro das mãos de Ronaldo e entra para a história

Argentino repete feito de Fenômeno e Zidane ao ser eleito melhor do mundo pela terceira vez, mas é o único a ganhar três troféus seguidos da Fifa

Por Rafael Maranhão Direto de Zurique, Suíça
Lionel Messi entrou definitivamente para a história do futebol mundial nesta segunda-feira. Das mãos de Ronaldo, o argentino ganhou a Bola de Ouro em Zurique e foi eleito o melhor jogador do planeta pela terceira vez seguida com 47,88% dos votos de jornalistas, treinadores e capitães das seleções, superando Cristiano Ronaldo (21,6%) e Xavi (9,23%). O Fenômeno e Zidane já haviam conquistado o feito, mas o camisa 10 do Barcelona é o primeiro a receber por três anos seguidos.
Também na seleção dos 11 melhores do ano, Messi perdeu para Neymar na eleição do gol mais bonito de 2011: o golaço do craque santista contra o Flamengo em julho foi o mais votado pelos mais de 1,5 milhão de torcedores no site da Fifa. A terceira Bola de Ouro emocinou o argentino:
- É um grande prazer para mim, o terceiro que consigo. É uma honra imensa. Quero compartilhar com as pessoas que me ajudaram, companheiros, técnico, tanto do Barcelona como da seleção. Também queria compartilhar com Xavi, é a quarta vez que estamos juntos nessa eleição. É um prazer jogar com você - disse Messi.
Messi bola de ouro FIFA (Foto: AFP)Messi com sua terceira Bola de Ouro: craque dedicou prêmio ao amigo Xavi, terceiro colocado (Foto: AFP)
A Festa de Gala da Fifa na Suíça coroou um ano quase perfeito de Messi no Barça. Dos seis títulos possíveis pelo clube, conquistou cinco: Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial, Supercopa da Espanha e Supercopa da Europa (a única derrota foi a Copa do Rei para o Real Madrid). Em 70 jogos entre Barça e seleção argentina, o camisa 10 marcou  59 gols, deu 28 assistências, venceu 49 partidas, perdeu 17 e empatou quatro.
- Estive aqui algumas vezes nessa situação, é uma grande emoção. O futebol me deu tudo que consegui na vida e só tenho a agradecer ao futebol - disse Ronaldo antes de entregar a Bola de Ouro.
Segundo colocado, Cristiano Ronaldo nem viajou para a festa em Zurique já que o Real Madrid jogará na terça contra o Málaga pela Copa do Rei. Ronaldo (1996, 1997 e 2002) e Zidane (1998, 2000 e 2003) também venceram o prêmio da Fifa três vezes, mas não em anos seguidos.
Quando a Bola de Ouro era organizada apenas pela revista "France Football" no futebol europeu, três jogadores foram tricampeões: Cruyff (1971, 1973 e 1974), Platini (1982, 1983 e 1984) e Van Basten (1988, 1989 e 1992). No ano passado, Fifa e "France Football" unificaram seus prêmios para o melhor do ano (e só Messi tem o troféu depois da união).
Marta perde hegemonia, e Guardiola e Barça superam Mourinho e Real
guardiola bola de ouro fifa (Foto: Reuters)Guardiola exibe o troféu de melhor técnico do
mundo após cinco títulos em 2011 (Foto: Reuters)
Nos outros prêmios da noite em Zurique, destaque para o final da hegemonia de Marta no futebol feminino: destaque da seleção japonesa campeã mundial, Homare Sawa foi eleita a melhor do mundo com 28,51%, deixando a brasileira em segundo (17,28%). O troféu foi entregue pela cantora Shakira, que roubou a cena com seu longo vestido vermelho. A americana Abby Wambach teve 13,26%.
Entre os técnicos, Pep Guardiola (41,92%) venceu Alex Ferguson (15,61%) e José Mourinho (12,43%) para garantir o troféu da Fifa entre os homens, enquanto o japonês Norio Sasaki foi o eleito no futebol feminino. A Federação Japonesa ganhou o troféu do Fair-Play, pela recuperação do país após o terremoto em março.
Ferguson não saiu de mãos abanando da Festa de Gala e levou para casa o Prêmio Presidencial da Fifa, em homenagem ao conjunto de sua carreira. Na eleição da seleção dos 11 melhores do ano, o Barça teve cinco jogadores contra quatro do Real: Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Vidic (Manchester United), Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Rooney (Manchester United).
Homare Sawa shakira bola de ouro fifa prêmio (Foto: AFP)Shakira, que roubou a cena com vestido vermelho, entrega troféu para a japonesa Sawa (Foto: AFP)

Fred deixa o treinamento com gelo no tornozelo direito, mas não preocupa

Atacante sentiu dores após uma entrada dura do zagueiro Digão, que gerou leve discussão. Segundo o departamento médico, porém, foi só um susto

Por Edgard Maciel de Sá Mangaratiba, RJ
fred fluminense gelo tornozelo (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)Fred distribuiu autógrafos aos torcedores após o
treino já com a bolsa de gelo no tornozelo direito
(Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)
A entrada dura do zagueiro Digão no atacante Fred gerou uma breve discussão entre os dois jogadores e dores ao atacante tricolor. O camisa 9 do Fluminense deixou o treinamento da tarde desta segunda-feira, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, com gelo no tornozelo direito. Segundo o departamento médico do clube das Laranjeiras, no entanto, foi apenas um susto e o artilheiro, autor de 34 gols em 43 jogos no ano passado, não preocupa para os próximos treinos da pré-temporada 2012 no Hotel Portobello.
Durante a atividade, o defensor deu uma entrada mais ríspida no atacante, que reclamou e deu início à discussão. O zagueiro Leandro Euzébio logo apareceu para apaziguar os ânimos. No fim, a dupla apertou as mãos e resolveu o problema rapidamente.

Mano não recebe votos e capitã brasileira deixa Marta em segundo

Pela primeira vez, votação permite escolha de candidato do seu próprio país. Mano não recebe votos e capitã brasuca deixa Marta em segundo

Por Rafael Maranhão Direto de Zurique, Suíça
Marta durante coletiva do Prêmio Bola de Ouro (Foto: AP)Marta durante coletiva do Prêmio Bola de Ouro: ela
ficou em segundo (Foto: AP)
Pela primeira vez em seis anos, Marta não ficou com o prêmio de melhor jogadora do mundo. A craque brasileira terminou em segundo lugar, com 17,28% dos votos, ficando atrás da japonesa Homare Sawa, campeã da Copa do Mundo, que recebeu 28,51%. Até mesmo a capitã da seleção brasileira, Aline Pellegrino, deixou Sawa à frente de Marta. Pela primeira a votação da Fifa permitiu que os eleitores votassem em candidatos do seu próprio país.
O ex-treinador da seleção brasileira feminina, Kleiton Lima, utilizou a regra antiga e não votou em Marta. Lima, que comandou a seleção na Copa do Mundo e deixou o cargo em novembro, escolheu a americana Abby Wambach em primeiro lugar, com a goleira americana Hope Solo em segundo e a Homare Sawa em terceiro.
Entre os treinadores, Mano Menezes não foi lembrado por nenhum dos votantes. O sul-americano mais lembrado na lista foi o uruguaio Óscar Tabárez, que levou a Celeste ao título da Copa América. Mano votou em Josep Guardiola como primeiro colocado, José Mourinho em segundo lugar e o alemão Joachim Löw, técnico da seleção alemã, em terceiro. O capitão da seleção brasileira, Thiago Silva, também votou em Guardiola, deixando José Mourinho em segundo e Alex Ferguson na terceira posição.

Em treino, Adriano faz piada com confusão que viveu no fim do ano

Imperador vê auxiliar com mão enfaixada e pergunta: 'Você que estava comigo no carro e tomou um tiro no dedo?'

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Adriano corinthians treino (Foto: Piervi Fonseca / Globoesporte.com)Adriano esbanja bom humor no treino
(Foto: Piervi Fonseca / Globoesporte.com)
A confusão na qual se envolveu na véspera de Natal parece não ter deixado qualquer trauma em Adriano. Nesta segunda-feira, durante o aquecimento para o treino físico dos jogadores do Corinthians, no CT Joaquim Grava, em São Paulo, o Imperador fez piada com o caso do tiro que acertou uma das mãos de Adriene Pinto dentro do carro dele, dia 24 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Momentos antes do início da atividade, o auxiliar de preparação física Shih Chien Chan Júnior chegava ao gramado com uma das mãos enfaixada, quando o centroavante disparou, sem se importar com a presença da imprensa ao lado.
- Você que estava comigo no carro e tomou um tiro no dedo?
Adriene levou um tiro em uma das mãos dentro do carro de Adriano ao deixar uma festa na Barra da Tijuca. Primeiramente, ela acusou o jogador de ter efetuado o disparo, o que foi negado pelo Imperador em depoimento. Depois, a jovem admitiu que mentiu e reconheceu que manuseava a arma no momento do acidente.
Um exame residuográfico não constatou a presença de pólvora nas mãos de Adriano e nem de Adriene.
Longe da confusão, Adriano segue sua rotina de treinamentos físicos no Corinthians. O jogador não cumpriu o plano determinado pelo Timão nas férias e agora corre contra o tempo para entrar em forma. Nas contas da comissão técnica, ele precisará de dois a três meses para estar em boas condições.

Hope Solo curte fondue e paisagem de Zurique antes do Fifa Gala


seg, 09/01/12
por meiodecampo |
A musa Hope Solo, goleira dos EUA, revelou que está curtindo a rápida viagem a Zurique, na Suíça, onde nesta segunda-feira participará da cerimônia Fifa Gala que elege os melhores do mundo em 2011. No Twitter, ela postou uma foto ao lado de uma amiga e revelou que comeu fondue. Vale lembrar que Hope Solo não concorre a nenhum prêmio no evento (saiba mais aqui)

O glamour de Shakira na noite de gala da Fifa


seg, 09/01/12
por Cíntia Barlem |
categoria Sem categoria
Shakira chegou deslumbrante à premiação Bola de Ouro, em Zurique. A cantora escolheu um vestido vermelho para comparecer à cerimônia. A namorada de Piqué foi recebida pelo presidente da Fifa Joseph Blatter. A artista colombiana entregou o prêmio de melhor do mundo no futebol feminino à japonesa Homare Sawa.  Já o  zagueiro do Barça garantiu uma vaga na seleção dos melhores de 2011.

Shakira e Piqué

Messi é o melhor do mundo novamente. Será o maior de todos os tempos?


seg, 09/01/12
por Futebol Argentino |

Nesta segunda-feira Lionel Messi conquistou mais um hat-trick em sua carreira, desta vez o da Bola de Ouro (2009, 2010 e 2011). Superou Cristiano Ronaldo, seu companheiro Xavi e chegou ao seu título individual de número 101.
Em 2011, marcou 58 gols em 68 partidas, sendo que 55 foram com a camisa do Barcelona. Ganhou cinco dos sete títulos que disputou, perdeu somente a Copa do Rei para o Real Madrid e a Copa América com a seleção da argentina.
Mostrou outra marca incrível também, um preparo físico digno de dar inveja a todos. Somente em quatro partidas que disputou não jogou os 90 minutos. Foram mais de 4860 minutos dentro de campo, dando preocupação para os seus adversários e levando alegria aos seus torcedores.
Com 24 anos, a Pulga apenas não consegue repetir os êxitos conquistados no Barcelona pela Seleção Argentina. Mas, não por ineficiência sua, e sim por falta de organização da albiceleste, que não consegue dar uma equipe e estrutura digna para o melhor do mundo e, quem sabe, o melhor de todos os tempos, superando Pelé e Maradona.
Veja alguns dos prêmios já conquistados por Messi
Bola de Ouro (2009, 2010, 2011)
Olimpia de Ouro (2011)
Melhor jogador do Mundial de Clubes da Fifa (2009 e 2011)
Patrimônio Esportivo da Humanidade (2011)
Bola de Ouro no Mundial Juvenil (2005)
Chuteira de Ouro no Mundial Juvenil (2005)
Maior goleador da história da Supercopa da España (2011)
Melhor jogador da Europa (2011)
Goleador do ano na UEFA (2011)
Lionel Messi com apenas 10 anos de idade, disputando um torneio no Peru com a camisa do Newell’s Old Boys, clube argentino em que atuou antes de se transferir para o Barcelona:

Vasco perde Pedrinho, mas ganha Donizete e Viola para o Carioca

Campeão brasileiro na última temporada, time ganha o reforço do 'Pantera', que se diz dividido entre a Cruz de Malta e a Estrela Solitária

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro
O Vasco tem um grande problema para a disputa do Campeonato Carioca de showbol. Craque da equipe, Pedrinho não participará da competição, uma vez que está defendendo o Olaria no futebol profissional. Desfalcado do seu principal jogador, o time da Colina agiu rápido e se reforçou com outro camisa 10. Trata-se de Donizete, o "Pantera", que vinha atuando pelo Botafogo nos últimos torneios de showbol. Outro reforço é o atacante Viola, que defendeu o Corinthians, na última temporada. Os dois jogadores atuaram juntos em São Januário em 1999.
donizete pantera entrevista (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Donizete será uma das atrações vascaínas neste Carioca (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Aos 43 anos, Donizete orgulha-se de ter participado de um dos momentos mais importantes da história vascaína. Melhor jogador da decisão da Libertadores de 1998, o ex-atacante diz que até hoje é saudado por cruz-maltinos nas ruas, os quais o parabenizam pela inesquecível conquista.
- O Vasco está no meu coração, assim como o Botafogo. Foram os dois clubes que me marcaram e o meu coração pertence aos dois. Cheguei a São Januário em 1998 e fui muito bem recebido. Era um grupo fantástico, que marcou história e ganhou muitos títulos em um curto espaço de tempo - destaca Donizete, que explica a troca de clubes nesta temporada do showbol.
- Vinha jogando pelo Botafogo há dois anos, mas sempre mesclei períodos no Vasco com períodos no Botafogo. O Wilsinho (técnico do time da Colina) me chamou para voltar neste ano e eu aceitei. Tenho muito carinho pelo Glorioso, mas é hora de passar um tempo aqui - ressalta.
juninho pernambucano vasco luisão donizete (Foto: AFP)O 'Pantera', assim como Juninho e Luizão (à direita),
conquistaram a Libertadores em 1998 (Foto: AFP)
Campeão brasileiro de 2011, o Vasco vem para o Carioca com formação semelhante à utilizada na maioria dos torneios da última temporada. Considerada uma equipe "tática", a expectativa na Colina é que a ausência de Pedrinho consiga ser suprida pelo bom entrosamento dos seus jogadores e pela chegada de Viola. Em uma primeira escalação, o Vasco vem a campo com: Azul, Pimentel, Alex Pinho, Leandro Ávila, Zada, Fabrício Carvalho, Sorato, Lira, Viola, Donziete e Leonardo. O técnico é Wilsinho.
- O Vasco tem um time que mescla jovens com mais velhos. Estamos sem o Pedrinho, mas a qualidade técnica e tática do time podem fazer a diferença. A equipe pegou muito bem o showbol e hoje é uma das mais fortes do país - afirma o "Pantera".
Aposentado do futebol desde 2006, Donizete concluiu, recentemente, um curso de formação em treinador. Aguardando uma oportunidade, ele revela que sua meta é estar trabalhando com futebol profissional quando estiver com 45 anos.
- Estou em contatos avançados para trabalhar nas categorias de base do Vasco. Ser técnico é um projeto antigo meu - revela ele, que diz que suas referências na função são Carlos Alberto Parreira, Vanderlei Luxemburgo e Paulo Autuori.
Viola, jogador de showbol do Vasco (Foto: Divulgação)O sempre irreverente Viola defenderá o Vasco no Campeonato Carioca 2012 (Foto: Divulgação)
- Gosto muito desses três e acho que terei um estilo mais falante fora das quatro linhas. Sempre fui muito agitado, não à toa o meu apelido é Pantera. Acho que, quando eu estiver à beira do campo, ficarei como uma pantera presa na jaula - diverte-se ele, que será candidato a vereador em Volta Redonda-RJ, nas eleições municipais deste ano.

Dakar tem nova troca de líder após etapa com quase 500km de extensão

No Deserto do Atacama, os dois primeiros nos carros chegam separados por cinco segundos, enquanto Marc Coma vence e reassume a ponta nas motos

Por GLOBOESPORTE.COM Antofagasta, Chile
Após a etapa com maior número de abandonos até o momento no Dakar 2012, os competidores tiveram um dia de descanso neste domingo. No entanto, o retorno às trilhas veio com um percurso igualmente traiçoeiro: no oitavo dia de prova, pilotos e navegadores percorreram quase 500 quilômetros no árido Deserto do Atacama, entre as cidades de Copiapó e Antofagasta, no Chile.
Nani Roma vence no oitavo dia do Rally Dakar (Foto: Agência EFE)O espanhol Nani Roma venceu entre os carros no oitavo dia do Rally Dakar (Foto: Agência EFE)
E foi justamente o terreno arenoso a causa da maior reviravolta do dia. O então líder entre as motos, Cyril Despres, atolou em uma duna e perdeu muito tempo, fazendo com que seu companheiro de equipe e principal rival, Marc Coma, tomasse a liderança ao vencer a etapa. Já entre os carros, não houve troca na liderança, mas a etapa desta segunda-feira foi uma das mais disputadas de toda a competição. Os dois primeiros chegaram separados por apenas cinco segundos.
MOTOS
As 5h03m52s que o vencedor Marc Coma levou para completar a especial dão uma boa ideia do quão exigente foi a etapa desta segunda-feira. O espanhol foi o primeiro a cumprir os 477km nas dunas do Atacama, num dia em que muitos adversários tiveram problemas e atolaram na areia fina. Caso de seu maior rival, o companheiro de equipe Cyril Despres. O francês perdeu mais de 17 minutos em relação a Coma e terminou o trecho cronometrado apenas na 14ª posição. Com isso, perdeu a liderança que vinha administrando até então. O português Ruben Faria terminou o dia em segundo, seu melhor resultado até o momento, com o espanhol Joan Barreda Bort em terceiro.
Alheio à batalha interna dos favoritos, o português Hélder Rodrigues continua em terceiro no geral, a 49m01s do líder, beneficiado também pelo abandono do chileno Francisco "Chaleco" López. Felipe Zanol segue como o melhor brasileiro na competição sobre duas rodas, em 15º, mesmo com o 18º melhor tempo desta segunda-feira. Na oitava etapa, Denísio do Nascimento foi o 28º, Zé Hélio Rodrigues o e Dimas Mattos fechou o dia em 58º.
Vencedor da etapa
Marc Coma (ESP) – 5h03m52s
Classificação geral
1 - Marc Coma (ESP) – 23h24m18s
2 - Cyril Despres (FRA) – a 1m26s
3 - Helder Rodrigues (POR) – a 49m01s
4 - David Casteu (FRA) – a 1h09m52s
5 - Paulo Gonçalves (FRA) – a 1h21m11s (inclui acréscimo de 6 minutos)
15 - Felipe Zanol (BRA) – a 2h22m10s (inclui acréscimo de 40 minutos)
24 - Zé Hélio Rodrigues (BRA) – a 3h27m51s
32 - Denísio do Nascimento (BRA) – a 4h58m00s
59 - Dimas Mattos (BRA) – a 8h21m50s
96 - Vicente de Benedictis (BRA) – a 17h52m46s

97 - Arndt Budweg (BRA) – a 17h59m20s

NC - Ike Klaumann (BRA) – abandonou por acidente na 3ª etapa

CARROS
O equilíbrio deu o tom na disputa entre os carros na oitava etapa. O espanhol Joan "Nani" Roma venceu a etapa com o modelo da Mini, seguido pelo Hummer do norte-americano Robby Gordon. E a diferença entre os dois melhores colocados, após 4h25m44s de prova, foi de apenas cinco segundos. Gordon agora é o vice-líder, poucos segundos à frente de outro membro do esquadrão da Mini: Krzysztof Holowczyc, terceiro melhor na etapa entre Copiapó e Antofagasta. O líder ainda é o francês Stéphane Peterhansel, que com o quarto posto desta segunda-feira segue administrando sua vantagem.
Vencedor da etapa anterior, Nasser Al-Attiyah foi o 5º colocado, com o outro Hummer, a 8m09s de Roma. Apesar da vitória, Roma não avançou em relação a seu quarto lugar na classificação. O quinto colocado também permanece o mesmo: o sul-africano Giniel de Villiers, da Toyota, que já está distante dos primeiros colocados. O único carro brasileiro que continua na competição, o Nissan de Jean Azevedo e Emerson Cavassin, fechou o dia em 21º lugar, mas permanece em 18º na tabela.
Vencedor da etapa
Joan "Nani" Roma (ESP) – 4h25m44s
Classificação geral
1 - Stephane Peterhansel (FRA) – 20h04m15s
3 - Robby Gordon (EUA) – a 7m36s
3 - Krzysztof Holowczyc (POL) – a 7m48s
4 - Joan "Nani" Roma (ESP) – a 12m27s
5 - Giniel de Villiers (AFS) – a 37m46s
18 - Jean Azevedo (BRA) – a 4h42m31s
NC - Guilherme Spinelli (BRA) – abandonou por problemas no carro após a 5ª etapa

QUADRICICLOS
A diferença entre os irmãos Marcos e Alejandro Patronelli foi de apenas 38s nesta segunda-feira. Na chegada em Antofagasta, melhor para Marcos, que foi o mais rápido com o tempo de 6h14m07s. Mas Alejandro segue com boa vantagem na liderança geral, com mais de uma hora de distância para o segundo colocado, o também argentino Tomas Maffei.
Vencedor da etapa
Marcos Patronelli (ARG) – 6h14m07s
Classificação geral
1 - Alejandro Patronelli (ARG) – 28h43m03s
2 - Tomas Maffei (ARG) – a 1h08m05s (inclui acréscimo de 5 minutos)
3 - Marcos Patronelli (ARG) –1h20m57s
4 - Ignacio Casale (CHI) –a 3h18m16s (inclui acréscimo de 2 minutos)
5 - Rodrigo Ramirez (CHI) – a 4h55m04s (inclui acréscimo de 21 minutos)
CAMINHÕES
Depois de ficar duas vezes na segunda posição, o caminhão pilotado pelo tcheco Ales Loprais conseguiu sua primeira vitória na competição e diminuiu um pouco a distância para o líder Gérard De Rooy. O holandês chegou na segunda posição em Antofagasta, 1m31s atrás do adversário, e tem agora 15m39s de vantagem na classificação geral.
Vencedor da etapa
Loprais/Almasi/Ernst (TCH/TCHS/TCH) – 5h07m17s
Classificação geral
1 - De Rooy/Rodewald/Colsoul (HOL/HOL/BEL) – 23h14m03s
2 - Loprais/Almasi/Ernst (TCH/TCHS/TCH) – a 15m39s)
3 - Stacey/Van Goor/Der Kinderen (HOL/HOL/HOL) – a 48m06s
4 - Ardavichus/Kuzmich/Turlubaev (CAZ/RUS/CAZ) – a 58m40s
5 – Mardeev/Shibalov/Belyaev (RUS/RUS/RUS) – a 1h34m53s
13 - Azevedo/Justo/Martinec (BRA/BRA/TCH) – a 4h41m11s