sábado, 8 de junho de 2013

Sub-20: Brasil vence a Colômbia e conquista hepta do Torneio de Toulon

Técnico Alexandre Gallo conquista primeiro título na base da Seleção

Por GLOBOESPORTE.COM Toulon, França
122 comentários
  •  
VEJA OS CONVOCADOS
Goleiros: Matheus Vidotto (Corinthians) e Alisson (Internacional)

Laterais: Lucas Farias (São Paulo), Tinga (Grêmio), Douglas Santos (Náutico) e Abner (Coritiba)

Zagueiros: Dória (Botafogo), Jubal (Santos), Wallace (Cruzeiro) e Lucas (São Paulo)

Volantes: Mattheus Biteco (Grêmio), João Schmidt (São Paulo), Filipe Augusto (Rio Ave) e Danilo (Vasco)

Meias: Deretti (Grêmio), Rafinha Alcântara (Barcelona) e Fernando Baiano (Internacional)

Atacantes: Kenedy (Fluminense), Vinicius Araújo (Cruzeiro), Giovanni (Corinthians), Michael (Fluminense), Yuri Mamute (Grêmio) e Erick Lima (Goiás)
 A seleção brasileira sub-20 venceu a Colômbia por 1 a 0 neste sábado e conquistou o Torneio Internacional de Toulon pela sétima vez na história. Com o gol do atacante Vinícius Araújo, do Cruzeiro, o técnico Alexandre Gallo conseguiu assim seu primeiro título no comando das divisões de base da CBF.
O Brasil não vencia o Torneio de Toulon desde 2002. As outras taças da Seleção foram em 1980, 1981, 1983, 1995 e 1996. A maior campeã da competição é a França, com 11  conquistas (1977, 1984, 1985, 1987, 1988, 1989, 1997, 2004, 2005, 2006, 2007).
O gol da garotada brasileira saiu logo aos três minutos de jogo: Douglas Santos cobrou escantou, João Schmidt desviou e Vinícius Araújo, com oportunismo, marcou para o time de Gallo, que terminou a competição invicta (quatro vitórias e um empate).
O técnico escalou a Seleção com Alisson, Rafinha, Wallace, Dória e Douglas Santos; Matheus Biteco, João Schmidt (Giovani), Danilo; Ademílson, Vinícius Araújo (Abner) e Yuri Mamute.
O Torneio de Toulon é famoso por revelar jogadores importantes do futebol mundial, como Cafu, Kaká, Leonardo, Márcio Santos, Taffarel, Mazinho, Jorginho, Careca, Mozer, César Sampaio, Juninho Pernambucano, Zidane, Barthez, Blanc, Thuram, Henry, Trezeguet, Deschamps, Passarela, Ruggeri, Cristiano Ronaldo, David Beckham e Lampard.
 - Estou muito feliz em ver que o trabalho realizado pelo Alexandre Gallo e sua comissão técnica já começa a produzir resultados. O Torneio de Toulon é importante e somos merecidamente os vencedores, agora com o heptacampeonato, e de maneira invicta. Estou contente pela minha escolha estar se revelando tão acertada. Fiz uma pesquisa grande, havia vários nomes, mas o Gallo está provando que buscamos a pessoa certa. Um profissional sério e excelente treinador, que está fazendo um trabalho que vai terminar nas Olimpíadas de 2016. Ele e todos seus companheiros de comissão estão de parabéns, assim como os jogadores - disse o presidente da CBF, José Maria Marin, ao site da entidade.
Titular na equipe de Alexandre Gallo, o atacante Ademilson, do São Paulo, também celebrou a conquista em solo francês e destacou a participação do treinador na campanha.
- Estou muito feliz com esse título. Ele coroa o bom trabalho que fizemos durante toda a preparação para o Torneio de Toulon. Fomos campeões sem perder nenhum jogo. O Gallo soube tirar o máximo de cada jogador e, quando isso acontece, os bons resultados saem naturalmente.
Brasil Sub-21, Toulon (Foto: Agência AP)Jogadores da Seleção sub-20 exibem o troféu do Torneio de Toulon (Foto: Agência AP)

Curtinhas: Bowles é suspenso após ser flagrado em exame antidoping

Peso-galo do UFC apresenta níveis elevados de testosterona e epitestosterona. Com luta a menos, TUF Brasil 2 Finale sofre atraso

Por Rio de Janeiro
5 comentários
Sem lutar desde novembro de 2011, Brian Bowles voltou ao UFC no último dia 25, no UFC 160, e perdeu para George Roop. Mas o americano vai ter mais o que lamentar. Ele foi suspenso temporariamente nesta sexta-feira por apresentar níveis elevados de testosterona e epitestosterona no sangue, de acordo com seu exame antidoping. O resultado foi informado pela Comissão Atlética de Nevada ao site "MMAjunkie".
Brian Bowles x George Roop UFC 160 (Foto: Getty Images)Brian Bowles (esq.) perdeu para George Roop no UFC 160 (Foto: Getty Images)
De acordo com Keith Kizer, diretor executivo da comissão, a proporção encontrada no exame de Bowles era de 20 para 1, enquanto o máximo permitido é 6 para 1. O lutador não tinha autorização para fazer o uso da TRT (terapia de reposição de testosterona).
Patolino sofre com agulha para tomar soro após a pesagem
Quem vê os lutadores de MMA imagina que são homens invulneráveis à dor, que aguentam qualquer tipo de sofrimento. Mas, de perto, a coisa não é bem assim. William Patolino, finalista do TUF Brasil 2, precisou tomar soro na veia após a pesagem oficial do evento, um processo rotineiro para a maioria dos lutadores, que se desidratam muito no corte de peso. Mostrando muito nervosismo, o lutador chegou a chorar após a introdução da agulha, tendo de ser acalmado por quem estava próximo a ele.
TUF Brasil 2 Finale um pouco mais tarde
Com o cancelamento da luta entre Ronny Markes e Derek Brunson, o TUF Brasil 2 Finale vai sofrer um pequeno atraso. A primeira luta da noite, entre Antônio Braga Neto e Anthony Smith, passou de 17h45m para 18h10m. A abertura dos portões para o público permanece às 15h45m.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O UFC comunica que os fãs que compraram ingresso e que, por conta do cancelamento da luta, não quiserem ir mais ao evento, poderão solicitar o reembolso no prazo de sete dias, a partir deste sábado, dia 8, desde que o bilhete não tenha sido utilizado. Para solicitar o reembolso, o fã deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento da T4F: ufc@ticketsforfun.com.br ou ligar no número 4003-5588.
O canal Combate transmite o TUF Brasil 2 Finale ao vivo e na íntegra, direto do ginásio Paulo Sarasate, a partir de 17h (de Brasília) de sábado. O Combate.com fará a cobertura de todo o evento em Tempo Real, transmitindo a primeira luta do card preliminar, entre Antônio Braga Neto e Anthony Smith. A TV Globo transmitirá as principais lutas do evento ao vivo.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
William Patolino x Léo Santos
Thiago Silva x Rafael Feijão
Erick Silva x Jason High
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith

Confirmado no UFC, Ponzinibbio projeta retorno e estreia em setembro

Argentino do TUF Brasil 2 conta que sofreu 10 fraturas no antebraço e agradece pelo reconhecimento do público brasileiro: 'Sonho realizado'

Por Fortaleza
49 comentários
Neste sábado, o argentino Santiago Ponzinibbio vai observar William Patolino e Léo Santos disputarem o título do The Ultimate Fighter Brasil 2, cujo vencedor conquistará algo que ele já garantiu: uma vaga no plantel do UFC. A organização confirmou na sexta-feira que o finalista estrangeiro do reality show, substituído por Santos por causa de uma lesão sofrida durante a semifinal entre eles, está contratado e terá uma oportunidade num de seus cards futuros, assim que estiver recuperado.
Quando isso será, porém, ainda é um mistério. Ponzinibbio está em Fortaleza para assistir ao TUF Brasil 2 Finale e a única sequela aparente de sua lesão é uma enorme cicatriz no antebraço. Ele deve passar por uma reavaliação na semana que vem e, se for liberado para treinar, pensa numa estreia já em setembro. Tudo depende, porém, dos exames, e o platense prefere não se comprometer em colocar um prazo para o retorno.
Santiago Ponzinibbio TUF Brasil UFC (Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com)Santiago Ponzinibbio mostra sua cicatriz: fratura em 10 partes no antebraço (Foto: Adriano Albuquerque)
- Estou treinando, não parei nunca. Estou fazendo bastante fisioterapia. Quando saí do programa e operei, estava fazendo cinco a seis horas de fisioterapia, fazendo treinos de boxe só com a mão da frente, correndo, dando tiro, que era o que eu podia fazer. Na próxima semana, vou fazer um exame, e, se der tudo certo, vou estar 100% liberado. Aí vamos começar a treinar forte, e de repente pensar numa luta para setembro, mais ou menos. Mas depende muito do meu exame, não posso falar porque não tenho certeza. Se o exame mostrar que meu braço ainda não está recuperado, pode levar ainda mais tempo - contou Santiago Ponzinibbio ao Combate.com.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A lesão sofrida por Ponzinibbio foi séria o suficiente para que ele seja bastante cauteloso com seu retorno. O lutador fraturou o rádio, principal osso do antebraço, em 10 partes, e precisou colocar placa metálica e pinos na região. Mesmo assim, ainda manteve esperanças de disputar a final contra Patolino até cerca de um mês atrás, quando ficou claro que ele não estaria liberado a tempo.
- É complicado, eu queria muito estar na final. Conquistei meu espaço e estava ali. Dói um pouco não estar lá, mas me machuquei lutando, trabalhando. Faz parte, não tem o que fazer. Conquistei tantas coisas boas, ganhei muitos fãs no Brasil e isso não tem preço. Pude encontrar muito trabalho, fiz amizades, formei novos contatos, então não vou me torturar com isso. Já estou dentro do Ultimate, já foi anunciado, estou no site, estou no plantel deles, já estou contratado. Agora vou voltar mais forte do que nunca, vou treinar com tudo, fazer grandes lutas daqui para frente, e vamos que vamos - disse.
Santiago Ponzinibbio Léo Santos TUF Brasil MMA (Foto: Divulgação/UFC)Ponzinibbio derrotou Léo Santos na semifinal do
TUF Brasil (Foto: Divulgação/UFC)
Ponzinibbio chegou a Fortaleza na sexta-feira e, já na pesagem, foi cercado por fãs que mal o deixaram assistir à pesagem do TUF Brasil 2 Finale. Realidade bem diferente do que encontrou quando chegou ao Brasil, há quatro anos, com apenas três camisetas, duas bermudas e quase nada de dinheiro. O argentino batalhou contra o preconceito e conquistou o público brasileiro com sua performance no reality show.
- Não tem como expressar minha felicidade. É um sonho feito realidade. Amo o brasil, é o país onde moro e tenho grandes amigos, e sentir esse reconhecimento e carinho das pessoas na rua, não tem igual, é incrível. Me deixa muito grato, quando pedem autografos e fotos na rua, lembro quando cheguei aqui, e pensar que está acontecendo tudo isso comigo... Fui assistir à pesagem e quase não vi nada, fiquei o tempo todo batendo fotos com o pessoal! Me agarravam, me pegavam, tive de sair dali porque não tinha mais tempo de estar ali. (Falavam) "Argentino! Argentino mas gente boa!", "Primeiro argentino que eu torço!" (risos) Foi maneiro. Sou um cara que brinca bastante com essa rivalidade, levo bem na boa, e o pessoal leva na boa, gostou. Fiquei super feliz.
É a segunda vez consecutiva que o The Ultimate Fighter Brasil termina com um dos finalistas impedido de disputar a decisão por causa de uma lesão. No ano passado, Daniel Sarafian machucou o bíceps e teve de desistir da luta contra o eventual campeão Cézar Mutante, mas ambos dizem até hoje que gostariam de fazer o combate. Ponzinibbio, por sua vez, garante que aceitaria uma nova oportunidade contra o outro finalista, Patolino, mas não se importa com isso.
- Não sei, dependendo de quem ganhar a final, talvez seja interessante fazer uma luta para mostrar quem é o campeão do TUF, mas vamos dar tempo às coisas, isso se verá com o tempo. Se for uma luta que me oferecerem, eu aceitaria, claro - explicou.

Inspiração de Rony Jason, irmão vai a Fortaleza para ver seu primeiro UFC

Citado pelo lutador durante o TUF Brasil 1, Yuri Mariano aparece com irmã mais velha no Ginásio Paulo Sarasate e exalta Jason: 'Muito humilde'

Por Fortaleza
10 comentários
Por toda a primeira temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões, o eventual campeão do torneio dos pesos-penas, Rony Jason, citou o irmão mais velho, dependente químico, como sua inspiração para lutar. Esse irmão, Yuri Mariano, esteve nas arquibancadas do Ginásio Paulo Sarasate na sexta-feira, junto à irmã Sarah Luana, para acompanhar a pesagem do TUF Brasil 2 Finale, evento em Fortaleza no qual Jason enfrenta o inglês Mike Wilkinson. Yuri contou estar recuperado e ter voltado à prática do jiu-jítsu.
- Eu estava 10 meses longe, devido à dependência química, retornei esse ano já com medalhas de bronze, prata e ouro nas três competições que fui - contou o lutador de 30 anos de idade ao Combate.com.
Rony Jason irmaos ufc mma (Foto: Adriano Albuquerque)Yuri Mariano e Sarah Luana mostram a máscara autografada do irmão mais novo (Foto: Adriano Albuquerque)
A admiração pelo irmão mais novo é recíproca. Yuri e Sarah fizeram viagens de cerca de 1h30m e 2h, respectivamente, de suas cidades, Maranguape e Quixadá, para acompanhá-lo e levaram uma máscara de Jason autografada ao ginásio. Yuri louvou a humildade de Rony.
- Hoje mesmo eu estava conversando com um amigo meu que o Rony tem um diferencial dos outros atletas. Mesmo perdendo peso, às vezes saía do quarto e parava para dar autógrafos, tirar fotos, com sorriso escancarado na boca, e em outras oportunidades vi outros atletas mais decadentes nessa situação, não paravam, com aquele cansaço e adrenalina, desgaste todo. Isso que faz o Rony ser tão respeitado e adorado aqui - explicou.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Será a primeira vez de Sarah numa luta de MMA, e a primeira de Yuri assistindo a um UFC. A mãe ficou em Quixadá: não aguenta a emoção de ver as lutas ao vivo. A irmã admite que tem dificuldades, mas está confiante no irmão.
- A gente fica quase sem palavras, né. Irmão e sangue, você sabe como é... A adrenalina vai a mil, a gente se emociona muito, mas é o que ele quer, ele escolheu essa profissão, ele está muito feliz com ela, e a gente tem que apoiar. Ficamos muito felizes por ele estar feliz - disse Sarah, de 33 anos de idade.
O canal Combate transmite o TUF Brasil 2 Finale ao vivo e na íntegra, direto do ginásio Paulo Sarasate, a partir de 17h (de Brasília) de sábado. O Combate.com fará a cobertura de todo o evento em Tempo Real, transmitindo a primeira luta do card preliminar, entre Antônio Braga Neto e Anthony Smith. A TV Globo transmitirá as principais lutas do evento ao vivo.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
William Patolino x Léo Santos
Thiago Silva x Rafael Feijão
Erick Silva x Jason High
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith

Pezão chega a Campina Grande para curtir o 'Maior São João do Mundo'

Paraibano vai passar o mês inteiro em sua terra natal. E no reencontro com seus conterrâneos, ele se alegra com o reconhecimento nas ruas

Por GLOBOESPORTE.COM Campina Grande
6 comentários
 O lutador Antônio Pezão vai curtir o Maior São João do Mundo em Campina Grande. O paraibano já está na sua cidade natal e vai ficar até o início de julho, quando volta aos treinamentos nos Estados Unidos. Neste sábado, Pezão esteve nos estúdios do Globo Esporte e falou sobre seu atual momento no MMA. Ele diz que quer passar o mês descansando, mas não esconde sua empolgação com o reconhecimento que vem recebendo de seus conterrâneos.
- Fui ao shopping com meu irmão e quase não consegui andar. O reconhecimento do público é maravilhoso. Para mim é uma alegria. As pessoas da minha cidade, de onde eu saí, estão me reconhecendo, pedindo uma foto ou um autógrafo. Agradeço a todos pela torcida - destacou.
E se depender de Pezão, o momento é mesmo de festa e de confraternização. Ele diz que vai aproveitar o mês na cidade natal para rever os amigos, a família e comer algumas comidas típicas do Nordeste.
- É ótimo estar aqui de volta e recarregar as baterias junto com a família e aproveitar esse São João, que é a nossa grande festa. Vamos passar o mês todo prestigiando os festejos e quero aproveitar o máximo da nossa culinária, que é maravilhosa – disse o lutador.
O 'Maior São João do Mundo' é o principal evento do calendário turístico da Paraíba. São 30 dias de festas realizadas no Parque do Povo, em Campina Grande, uma área pública que recebe shows diários no período. Nesta sexta-feira houve a abertura do evento com apresentação de Flávio José. A festa vai até 7 de julho.
pezão, ufc, campina grande, são joão (Foto: Globoesporte.com/pb)Lutador Pezão quer curtir um mês de festas juninas (Foto: Mário Aguiar / TV Paraíba)
Em cima do muro no futebol
Campina Grande é uma cidade dividida entre alvinegros e rubro-negros quando o assunto é futebol. Metade da cidade torce para o Treze e a outra metade torce para o Campinense. Mas Pezão evita polêmicas e diz que é "um torcedor do futebol paraibano".
Antes de descobrir o MMA, o atleta tentou ser jogador de futebol e foi inclusive zagueiro nas categorias de base do Treze. Mas hoje ele evita falar em preferências.
- Eu torço para os time paraibanos. Não tenho nenhuma preferência entre Treze e Campinense. Eu quero é que os times da Paraíba se destaquem sempre, que deem os seus melhores, que coloquem o nome da Paraíba lá em cima e o que vencer para mim está ótimo. Acho que guardo os dois time dentro de mim e torço para os dois – contou.

Sob chuva, Vettel crava a pole no Canadá. Massa bate e larga em 16º

Em treino com pista molhada, alemão conquista terceira pole na temporada. Surpresa da atividade é finlandês Valtteri Bottas, da Williams, que larga em 3º

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá
289 comentários
Na traiçoeira pista molhada do Circuito Gilles Villeneuve, Sebastian Vettel mostrou senso de oportunidade e precisão cirúrgica no treino classificatório deste sábado para anotar o tempo de 1m25s425 no início do Q3 e cravar a pole position para o GP do Canadá deste domingo, válido pela sétima etapa da temporada. O alemão da RBR quebrou a sequência de quatro provas com carros da Mercedes largando na frente, três delas com Nico Rosberg e outra com Lewis Hamilton. E por falar no britânico, o campeão mundial de 2008 foi o único que chegou a ameaçar a pole do tricampeão. Nos instantes finais, vinha com o melhor tempo no somatório dos dois primeiros setores, mas acabou se empolgando. Errou a chicane final e fechou a atividade em segundo graças ao tempo que havia anotado anteriormente, deixando a pole no colo de Vettel. Este é o quarto ano seguido que o alemão largará na frente em Montreal. Apesar do bom retrospecto em qualificações, o piloto ainda busca uma vitória inédita no circuito.
A surpresa do dia ficou por conta do finlandês Valtteri Bottas, da Williams. O jovem piloto, que nunca havia corrido na pista antes dessa semana, se destacou nas três partes da atividade, passou pela primeira vez ao Q3 e conquistou uma impressionante terceira posição, enquanto seu parceiro de time, Pastor Maldonado foi apenas o 13º.
Massa bate e fica fora no Q2
Quem novamente não teve um bom dia foi Felipe Massa. O piloto se complicou com o aumento da chuva durante o Q2 e precisou forçar o ritmo para tentar um lugar entre os dez primeiros que disputariam a pole. Em uma das tentativas, acabou perdendo o controle da Ferrari e bateu na curva 3 (veja no vídeo). Irritado com a nova batida após um fim de semana acidentado em Monte Carlo, Massa descontou a raiva no volante. Sem poder continuar na atividade, o brasileiro precisará largar da 16º posição. Seu companheiro de equipe Fernando Alonso também não estava nos melhores dias e ficou com o sexto lugar no grid. Pole nas últimas três etapas, Rosberg largará em quarto, logo à frente de Mark Webber (RBR). Jean-Eric Vergne (STR), Adrian Sutil (Force India), Kimi Raikkonen (Lotus) e Daniel Ricciardo (STR)  completam o top 10.
Valtteri, Vettel e Hamilton, Formula 1 Canada (Foto: Agência AP)Sebastian Vettel, entre a surpresa Valtteri Bottas e o britânico Lewis Hamilton (Foto: Agência AP)
Header_Q1 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
Intermitente durante todo o fim de semana, a chuva voltou a cair no início do treino e fez com que os pilotos, que haviam entrado com pneus de pista seca, tivessem que voltar para os boxes para trocá-los pelos intermediários. O asfalto traiçoeiro provocou diversas saídas de pista, com direito a escapadas de Alonso, Hamilton e Raikkonen, além de uma perigosa rodada de Rosberg bem diante de Massa. Nada que atrapalhasse os pilotos de avançar com tranquilidade ao Q2. O mais rápido desta primeira parte foi Vettel (1m22s318), com destaque para Bottas, o quarto.
Paul di Resta, que vinha andando bem durante a semana e foi o mais rápido no primeiro treino de sexta, acabou decepcionando e sendo eliminado logo de cara. Justamente no fim de semana que marca o GP de número 100 da história da Force India. Outro que caiu fora foi Romain Grosjean. O francês da Lotus fez apenas o 19º e largará em último por trazer uma punição de dez posições no grid de largada, em razão da batida com Daniel Ricciardo (STR) no GP de Mônaco. Também ficaram pelo caminho: Charles Pic, Jules Bianchi, Max Chilton e Giego van der Garde.
Header_Q2 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
A chuva começou a apertar no Q2 e os pilotos, mesmo com pneus intermediários, começaram a ter dificuldades de se manter no traçado. Felipe Massa passou reto na curva 3 e precisou dar ré para voltar para a pista. Hamilton e Sutil escaparam no mesmo ponto do brasileiro. Alonso e Vettel cortaram a chicane final. Sem conseguir fazer um tempo que o colocasse entre os dez classificados para a superpole, Massa seguia forçando, enquanto a chuva piorava cada vez mais. O esforço não deu certo. Faltando dois minutos para o fim do Q2, o brasileiro perdeu o controle da Ferrari na curva 3 - a mesma que havia passado reto pouco antes - e acertou, de lado, a barreira de pneus. O treino ficou interrompido com bandeira vermelha por seis minutos.
No recomeço da sessão, o pouco tempo que restava para abrir a volta provocou um engarrafamento nos boxes. Eram os pilotos correndo contra o tempo para garantir um lugar na superpole. Na confusão, Raikkonen e Daniel Ricciardo alinharam fora da linha de saída do pitlane e receberam, cada um, punições de duas posições no grid de largada. Button, um dos que não figuravam entre os dez primeiros, vacilou e não conseguiu cruzar a linha de chegada antes do cronômetro zerar, sendo eliminado. Além de Button e Massa, também saíram: Nico Hulkenberg, Sergio Pérez, Pastor Maldonado e Esteban Gutiérrez. O mais rápido do Q2 foi Lewis Hamilton (1m27s649). O finlandês Bottas repetiu o bom desempenho do Q1 e passou pela primeira vez na carreira para o Q3. Além deles, avançaram: Webber, Vettel, Rosberg, Vergne, Raikkonen, Alonso, Sutil e Ricciardo.
Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Os pilotos seguiram com pneus intermediários no Q3. O primeiro a marcar tempo foi Vettel, com 1m25s425, acompanhado de perto por Hamilton, que marcou 1m25s512 e por Bottas, 1m25s897. As condições climáticas, que haviam melhorado sutilmente, voltaram a piorar e os pilotos tinham dificuldades para se aproximar do tempo anotado pelo tricampeão mundial. Mesmo assim, Hamilton vinha com a melhor parcial no somatório dos dois primeiros setores e dava a pinta que ia desbancar o alemão. Mas o britânico da Mercedes se empolgou, errou o ponto de freada na última curva, passou reto pela chicane e não conseguiu melhorar seu tempo.
Header_grid (Foto: arte esporte)
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1m25s425
2 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m25s512  - a 0s087
3 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1m25s897  - a 0s472
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m26s008  - a 0s583
5 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m26s208  - a 0s783
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m26s504  - a 1s079
7 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 1m26s543  - a 1s118
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m27s348  - a 1s923
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) -1m29s435  - a 1s786
10 - Sergio Perez (MEX/McLaren) - 1m29s761  - a 2s112
11 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1m27s432  - a 2s007*
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m27s946  - a 2s521*

13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m29s917  - a 2s268
14 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1m30s068  - a 2s419
15 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - 1m30s315  - a 2s666
16 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m30s354  - a 2s705
17 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1m24s908  - a 2s590
18 - Charles Pic (FRA/Caterham) - 1m25s626  - a 3s308
19 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - 1m26s508  - a 4s190
20 - Max Chilton (ING/Marussia) - 1m27s062  - a 4s744
21 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1m27s110  - a 4s792
22 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) -  1m25s716  - a 3s398**
* Kimi Raikkonen e Daniel Ricciardo perderam duas posições no grid por alinharem incorretamente na saída do pitlane no recomeço do Q2 após a batida de Felipe Massa
** Romain Grosjean fez o 19º tempo, mas possui uma punição de dez posições no grid em razão de um acidente no GP de Mônaco e larga em último

Arte circuito Gilles Villeneuve - GP do Canadá  (Foto: Getty Images)

'Parece um filme', diz Felipe Massa sobre terceira batida consecutiva

Após dois fortes acidentes em Mônaco, brasileiro da Ferrari bate em treino classificatório para GP do Canadá e terá que largar na 16ª colocação

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá
156 comentários
Felipe Massa chegou ao Canadá disposto a deixar o fim de semana ruim de Mônaco - onde sofreu dois fortes acidentes - para trás. Mas no treino classificatório deste sábado em Montreal, a história se repetiu. Ao tentar garantir um lugar no Q3, o brasileiro perdeu o controle da Ferrari e acertou a barreira de pneus na saída da curva 3 do Circuito Gilles Villeneuve. Os socos no volante imediatamente após a batida denunciaram a irritação de Massa com mais um indesejado acidente. Fora do treino, o piloto terminou em16º no grid.
Felipe Massa durante treinos para o GP do Canadá (Foto: Getty Images)Massa durante treino no Canadá (Foto: Getty)
- Parece um filme: três coisas semelhantes seguidas. Quando freei, logo perdi a traseira e saí de lado.  As pessoas me disseram que eu freei em cima da linha branca. É possível que tenha sido isso mesmo. É uma pena, estou muito desapontado com o que aconteceu. Nunca antes eu tinha sofrido três acidentes sucessivos em um período tão curto – lamentou.
Felipe Massa explica que a batida deste sábado foi bem mais leve do que a de Monte Carlo, onde chegou a ser levado para o hospital para fazer exames e depois ficou por dias sentindo dores no pescoço.
- Fisicamente estou bem. A batida não foi nada comparada às de Mônaco. Este acidente daqui foi muito mais psicológico do que físico – garantiu.
  •  
Arte circuito Gilles Villeneuve - GP do Canadá  (Foto: Getty Images)

Diretrizes para retransmissão das imagens são divulgadas pela Fifa

Confira as recomendações da entidade para o território brasileiro durante a Copa das Confederações deste ano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
29 comentários
logo da  copa das confederações no Brasil  (Foto: Divulgação / Site Oficial da Fifa)A Copa das Confederações começa a ser disputada
no dia 15 de junho no Brasil (Foto: Divulgação)
A Fifa divulgou as diretrizes para a retransmissão de imagens da Copa das Confederações de 2013, para fins jornalísticos no território brasileiro.
O torneio começa em 15 de junho, com o duelo entre Brasil e Japão no Estádio Mané Garrincha (Brasília), e termina no dia 30 do mesmo mês, com a final no Maracanã.
As diretrizes da Fifa estão no texto abaixo:
De acordo com a Lei Federal nº 12.663, de 5 de junho de 2012 (a “Lei”), a FIFA deve disponibilizar imagens dos jogos e das cerimônias da Copa das Confederações FIFA 2013 (sendo cada jogo, cerimônia ou o sorteio oficial denominado individualmente por “Evento”).
De acordo com a Seção III da Lei, a FIFA é a titular exclusiva de todos os direitos relacionados às imagens, aos sons e às outras formas de expressão dos Eventos, incluindo os direitos de explorar, negociar, autorizar ou proibir as suas transmissões ou retransmissões.
Sem prejuízo dos direitos acima, a FIFA deve disponibilizar flagrantes de imagens dos Eventos aos veículos de comunicação interessados em sua retransmissão destinada à inclusão em noticiário, com finalidade informativa, sujeito às Diretrizes da FIFA dispostas abaixo.

A FIFA indicou a GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. (“TV Globo”) para administrar a disponibilização de flagrantes de imagens dos Eventos por meio de um programa de autorização Toda e qualquer solicitação dos veículos de mídia interessados em receber os flagrantes de imagens dos Eventos (“Empresa(s) de Mídia”) deve ser feita à TV Globo (através do contato indicado ao final dessas Diretrizes) até 72 (setenta e duas) horas antes da realização do Evento em questão.
DURAÇÃO & JANELA DE RETRANSMISSÃO
- A TV Globo deve disponibilizar 6 (seis) minutos de flagrantes de imagens dos principais momentos de cada Evento, em definição a ser escolhida pelas Empresas de Mídia (alta definição (HD) ou definição padrão (SD)) (o “Material Fornecido”), até 2 (duas) horas após o fim do Evento.

- Uma vez recebido o Material Fornecido, qualquer retransmissão deverá respeitar as seguintes condições: (i) no máximo 30 (trinta) segundos, no caso de o Evento ser uma cerimônia e (ii) no máximo 3% (três por cento) da duração da partida, no caso de o Evento ser uma partida (“Material Selecionado”). Por exemplo, a retransmissão do Material Selecionado de (a) uma partida de 90 (noventa) minutos deverá ser limitada a 2 (dois) minutos e 42 (quarenta e dois) segundos e (b) de uma partida de 120 (cento e vinte) minutos deverá ser limitada a 3 (três) minutos e 36 (trinta e seis) segundos.
- As retransmissões do Material Selecionado poderão ter início a partir do recebimento do Material Fornecido e poderão ser feitas por um período de 48 (quarenta e oito) horas contadas do primeiro horário em que for disponibilizado pela TV Globo. Decorrido o referido prazo, todas as retransmissões do Material Selecionado, inclusive em websites, deverão ser encerradas ou removidas.
- A única exceção à limitação acima é a possibilidade de a Empresa de Mídia exibir uma única vez na semana, dentro de um único programa jornalístico semanal regular, o Material Selecionado dos Eventos realizados nos sete dias imediatamente anteriores, sendo que, nesta hipótese, a duração total limitada a 3 (três) minutos valerá para o somatório de imagens de todos os Eventos.
PROGRAMAS & PLATAFORMAS
- A retransmissão dos flagrantes de imagens deve ser para fins exclusivamente informativos dentro de um contexto de noticiário. O Material Selecionado poderá ser exibido tão somente em programas jornalísticos regulares das Empresas de Mídia, e não em programas de entretenimento e/ou em documentários, por exemplo. As Empresas de Mídia não poderão criar novos programas jornalísticos específicos sobre os Eventos em suas grades de programação e não poderão utilizar o nome dos Eventos e/ou fazer referência aos Eventos nos títulos dos programas jornalísticos.

- A retransmissão poderá ocorrer somente em plataformas que sejam distribuídas exclusivamente no Brasil. Não é permitida a retransmissão fora do Brasil em qualquer circunstância. A retransmissão do Material Selecionado na internet poderá ser feita somente em programas jornalísticos lineares e regulares dos websites e desde que sejam utilizadas medidas eficazes de geo-blocking para o território brasileiro. A FIFA e a TV Globo reservam o direito de solicitar às Empresas de Mídia a comprovação do uso de um sistema de geo-blocking adequado.
- As Empresas de Mídia devem estar aptas a comprovar à TV Globo que são empresas genuínas de comunicação devidamente registradas no Brasil.
USO DAS IMAGENS
- A licença para uso do Material Selecionado é exclusiva para os canais pertencentes às Empresas de Mídia. A única exceção é para as afiliadas locais das Empresas de Mídia que tenham distribuição nacional, as quais deverão:

i) se responsabilizar por observar todas as Diretrizes da FIFA; e
ii) usar em seus programas jornalísticos locais o mesmo Material Selecionado utilizado e exibido pela Empresa de Mídia que for sua cabeça-de-rede, sendo proibido o uso outras imagens do Material Fornecido (e não utilizado pela cabeça-de-rede. Cabe ressaltar que as afiliadas locais poderão produzir matérias jornalísticas diferentes das exibidas pela sua cabeça-de-rede, desde que utilizado o mesmo Material Selecionado.

- É terminantemente vedado às Empresas de Mídia fazer qualquer associação entre os Eventos e/ou o Material Selecionado com quaisquer produtos ou serviços.
- As Empresas de Mídia não podem exercer, organizar, aprovar, manter ou apoiar qualquer atividade de patrocínio, promoção, propaganda ou marketing imediatamente antes, durante ou após a exibição do Material Selecionado, que possa, de qualquer maneira, implicar uma associação entre marcas, produtos ou serviços de terceiros com o Material Selecionado com os Eventos, a FIFA. Qualquer uso das marcas, logos e/ou mascotes da FIFA ou quaisquer outros símbolos oficiais é estritamente proibido.
- As Empresas de Mídia não podem manipular, editar ou alterar o conteúdo do Material Selecionado de qualquer forma, incluindo, a titulo exemplificativo, inserção de crawlers, sobreposições de qualquer espécie, divisão de tela, supressão ou ocultação de créditos, etc.
- As Empresas de Mídia não poderão utilizar qualquer material obtido de qualquer fonte, nacional ou internacional, que não da TV Globo.
Para obter uma licença para o recebimento do Material Fornecido dos Eventos, é necessário entrar em contato com a TV Globo, no prazo de 72 horas anteriores ao Evento em questão.

Grupo A
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Brasil
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Itália
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Japão
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
México
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Sab 15/06/2013 - 16h00 Mané Garrincha
    Brasil
    BRA
    JAP
    Japão
  • Dom 16/06/2013 - 16h00 Maracanã
    México
    MEX
    ITA
    Itália

Grupo B
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Espanha
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Nigéria
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Taiti
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
Uruguai
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Dom 16/06/2013 - 19h00 Arena Pernambuco
    Espanha
    ESP
    URU
    Uruguai
  • Seg 17/06/2013 - 16h00 Mineirão
    Taiti
    TAI
    NIG
    Nigéria
Classificados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento
Flamengo reage e vence o Criciúma na jaula do Tigre: 3 a 0
Gabriel, com dois gols, um deles olímpico, é o destaque da primeira vitória rubro-negra no Brasileirão. Time joga com um a mais desde a etapa inicial
 
DESTAQUES DO JOGO
  • deu certo
    mudanças
    O interino Jaime de Almeida  escalou o Fla com o zagueiro Samir, o volante Diego Silva e Carlos Eduardo como titulares. O time esteve sólido.
  • polêmica
    arbitragem
    Jailson Macedo de Freitas teve tarde tensa. Na expulsão de Fabinho, o Tigre também queria vermelho para Elias. E é difícil ver se a bola entrou no 3º gol.
  • estatística
    faltas
    Apesar de ter contado com uma expulsão, Criciúma x Flamengo foi um jogo de poucas faltas: 11 do Tigre e 12 do Rubro-Negro ao longo dos 90 minutos.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
1095 comentários
Três pontos acompanhados de um pouco de paz. A primeira vitória do Flamengo no Campeonato Brasileiro nasceu no momento mais necessário, antes da parada de um mês na competição - em função da Copa das Confederações. Ao bater o Criciúma por 3 a 0 neste sábado, no estádio Heriberto Hülse, o time rubro-negro ganhou calma para buscar um novo treinador e preparar um time mais confiável. Foi a primeira derrota do Tigre em casa, na jaula onde costuma vitimar os oponentes, neste campeonato. O Flamengo jamais havia vencido lá no Brasileirão.
Hernane e Gabriel fizeram os gols dos cariocas. O meia marcou duas vezes, uma delas de escanteio. O Criciúma foi atrapalhado pela expulsão precoce, e infantil, do atacante Fabinho, ainda no começo do primeiro tempo. Depois, não teve forças para reagir. O Rubro-Negro, que após a demissão de Jorginho foi comandado pelo interino Jaime de Almeida, fez sua partida mais sólida no campeonato.
- Foi difícil, mas a equipe soube trabalhar bem com o fator do um a mais, que hoje no futebol é importante, e fizemos os gols. A partir da expulsão, soubemos controlar a posse se bola, rodar de um lado para o outro. Estamos com o espírito de Flamengo de novo - avaliou o volante Elias.
Comemoração Flamengo contra o Criciúma  (Foto: Fernando Ribeiro / Agência Estado)Jogadores do Flamengo festejam vitória sobre o Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro / Agência Estado)
Com a vitória, o Flamengo subiu a cinco pontos e, ao menos momentaneamente, está fora da zona de rebaixamento do Brasileirão. O Criciúma tem seis. As duas equipes voltarão a jogar pelo campeonato apenas no dia 6 de julho. Os cariocas receberão o Coritiba, e os catarinenses visitarão o Atlético-MG.
- Acho que o torcedor reconhece o esforço do time. É um jogo atípico. Vamos dar continuidade e buscar o pontos perdidos após o descanso - comentou o meia Daniel Carvalho, do Tigre.
Expulsão muda o jogo
As duas equipes ainda tentavam decifrar as oportunidades que o jogo oferecia lá pelos 15 minutos do primeiro tempo, quando Elias, do Flamengo, e Fabinho, do Criciúma, ficaram nariz com nariz dentro de campo. Até ali, era uma partida equilibrada, pendendo um pouco para o time da casa, que errava menos do que o rival. Mas tudo mudou. Na encarada entre os dois jogadores, Fabinho teve menos cabeça. Foi mais acintoso. Elias, experiente, desabou no chão, como se tivesse levado um tiro. O atacante do Criciúma foi expulso. E o volante do Flamengo sequer recebeu amarelo.
O lance mudou o jogo. O Flamengo fechou o primeiro tempo com 59% de posse por causa da vantagem numérica. E teve a vitória parcial facilitada também por isso. Aos poucos, o time visitante foi se instalando no campo de defesa do Tigre. Passou a rondar a área adversária. E chegou ao gol aos 37 minutos. Elias acionou Hernane na área. O Brocador se livrou de Ewerton Páscoa e, caindo, desviou do goleiro Bruno. Na comemoração, o atacante abraçou o volante. Os dois haviam se desentendido depois da derrota para o Náutico, na rodada anterior.
Elias flamengo marlon criciúma brasileirão 2013 (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)Elias recebe combate no jogo contra o Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)
O setor ofensivo do Flamengo funcionou melhor do que nos últimos jogos. Gabriel e Carlos Eduardo se movimentaram bem. Léo Moura foi assíduo na frente. O segundo gol poderia ter nascido já nos minutos finais do primeiro tempo, mas Bruno evitou nos chutes de Paulinho e João Paulo. Giancarlo, pelo outro lado, também fez Felipe trabalhar em pancada cruzada.
Vitória e gol olímpico
Daniel Carvalho no lugar de Giancarlo foi a aposta de Vadão para tornar o Criciúma mais presente no campo ofensivo no segundo tempo. Em vão. Logo com sete minutos, o Flamengo estragou os planos catarinenses. Em boa trama coletiva, a bola chegou até Léo Moura, que mandou o cruzamento. Bruno soltou para dentro da área. Gabriel, oportunista, mandou para o gol: 2 a 0.
O Criciúma tentou reagir. Mas era evidente: a missão beirava o impossível. E até sorte faltou. Com 16 minutos, Daniel Carvalho chegou um centímetro de chuteira atrasado. Quase fez o gol. Foi a chance mais viva do Tigre, bem domado pelo Flamengo.

E o time carioca ainda encontrou mais um gol, novamente com Gabriel. Ele bateu escanteio por baixo, com muito efeito. A bola fez uma curva impressionante. E enganou Bruno. O goleiro cortou no momento em que a bola cruzava a linha - difícil saber se toda ela entrou. A arbitragem titubeou, mas acabou dando o gol. Foi o golpe final sobre o Tigre

Fla marca encontro com Mano e projeta chegada de reforços de peso

Pelaipe se reunirá com ex-treinador da Seleção para aprofundar negociação. Dirigente revela ter conversas avançadas com atletas de peso

Por Cahê Mota Criciúma, SC
82 comentários
Mano Menezes entrevista  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Mano Menezes é o alvo do Flamengo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O Flamengo projeta avançar nas negociações por Mano Menezes na próxima segunda-feira. Decidido a ter o ex-treinador da seleção brasileira para o restante da temporada, a diretoria autorizou Paulo Pelaipe a ter uma reunião para intensificar as conversas antes da formatação de uma proposta oficial. Com o elenco de folga por oito dias, o gerente de futebol segue para Porto Alegre, onde acontecerá o encontro. E do cofre aberto para convencer Mano sairá também dinheiro para contratações de renome.
Durante a vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, neste sábado, Pelaipe revelou no gramado ao repórter da Rede Globo, André Galindo, que estaria muito próximo de um zagueiro, um meia e um atacante de peso. O desfecho das negociações, porém, depende da aprovação do futuro treinador rubro-negro. O início ruim de Brasileirão e a fragilidade do elenco, exposta nas primeiras rodadas, fizeram com que a diretoria mudasse o tom radical de corte de despesas previsto inicialmente.
O maior exemplo disso é a própria escolha por Mano Menezes. Após a tentativa fracassada de apostar em um treinador barato e sem muita rodagem, caso de Jorginho, a cúpula do futebol enxerga como necessária a chegada de alguém consagrado para conduzir o barco rubro-negro. O vice de futebol, Wallim Vasconcellos, voltou de Florianópolis, depois da derrota para o Náutico, com a decisão tomada e recebeu o aval do restante da diretoria. Mesmo com algumas divergências de ideias com Wallim, o vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e o de relações externas, Flávio Godinho, apoiam a escolha.
Velho conhecido de Mano Menezes, com quem trabalhou no Grêmio, Paulo Pelaipe conversará com o treinador para descobrir suas pretensões. No mercado desde novembro do ano passado, quando deixou a Seleção, o gaúcho apontou junho com o mês de sua volta, mas condicionou a “ter possibilidades de fazer um bom trabalho”. Em um primeiro contato, a ida para o Fla não entusiasmou muito o técnico. Por outro lado, ele nunca se privou de ouvir o clube.
Com um a menos, Cruzeiro segura empate com o Internacional: 2 a 2
Ricardo Goulart é expulso no segundo tempo quando a partida já estava igual. Agora, times só voltam a campo após a Copa das Confederações
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • deu certo
    Mudanças

    Marcelo Oliveira teve que substituir Dagoberto por Elber e, na sequência, ele por Luan. Apesar dessas trocas, o Cruzeiro conseguiu se portar bem em campo, sobretudo no segundo tempo, quando cresceu de produção.
  • polêmica
    Ricardo Goulart

    Aos 33 do segundo tempo, Ricardo Goulart, que não estava em campo nem há 15 minutos, deu um carrinho por trás em Josimar. Resultado: cartão vermelho. A imprudência quase custou caro ao Cruzeiro, já que o Inter partiu para cima em busca da virada
  • estatística
    Willians

    Willians fez jus à posição de volante e estabeleceu um novo recorde neste Brasileirão. Contra o Cruzeiro, o jogador foi o que mais roubou bolas em um jogo da competição: nove. Antes dele, a marca pertencia ao meia Rhayner, do Fluminense, com sete 'roubadas' no jogo contra o Criciúma.
A CRÔNICA
por Marco Antônio Astoni
364 comentários
Cruzeiro e Internacional honraram suas tradições e fizeram um grande jogo de futebol na tarde deste sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O empate por 2 a 2, gols de Elber e Éverton Ribeiro para a Raposa, e Otávio e Gabriel para o Colorado, foi fruto de muita movimentação dos times, numa partida alucinante e intensa, pela quinta rodada do Brasileirão 2013, que mexeu com a emoção dos 15.513 torcedores, que proporcionaram renda de R$ 335.370.
Com esse resultado, o Cruzeiro chega aos oito pontos e assume, de forma provisória, a ponta do Brasileirão. O Botafogo, que joga neste sábado e tem sete pontos, pode chegar aos dez caso vença a Ponte Preta. Já o Inter, em 11º, tem seis pontos.
Os times voltam a jogar pelo Campeonato Brasileiro somente depois da Copa das Confederações, que começa no próximo sábado. O Cruzeiro vai ao Canindé, às 21h (de Brasília), do sábado, 6 de julho, enfrentar a Portuguesa. No dia seguinte, o Internacional recebe o Vasco, às 16h, no estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Dalessandro internacional e leandro guerreiro cruzeiro brasileirão 2013 (Foto: Paulo Fonseca / Futura Press)D'Alessandro e Leandro Guerreiro disputam a bola na Arena do Jacaré (Foto: Paulo Fonseca / Futura Press)
Lá e cá
Cruzeiro e Internacional começaram o jogo de forma intensa, com muita velocidade, faltas e lances de contato físico. O time mineiro foi o primeiro a tomar a iniciativa de atacar, mas sofreu um golpe logo aos sete minutos, quando seu melhor jogador na temporada, o atacante Dagoberto, deixou o campo com uma contusão na coxa esquerda.
Com isso, o Inter equilibrou as ações e passou a ser mais perigoso, até porque o Cruzeiro perdeu sua principal referência de criatividade. Marcando mais presença no campo de ataque, os gaúchos abriram o placar, numa linda jogada. Otávio tabelou com Fred, saiu na cara de Fábio e tocou por cima do goleiro, que nada pôde fazer.
Em vantagem no placar, o Inter ficou soberano em campo e passou a ter domínio total das ações. Chegou a perder chances claras de ampliar o marcador, com Willians, Fred e Otávio. E como o futebol não perdoa, o Cruzeiro, mesmo jogando mal, conseguiu o empate. Élber, que havia entrado no lugar de Dagoberto, recebeu a bola dentro da área e com um toque suave, venceu Muriel e deixou tudo igual na Arena do Jacaré. Após o gol, Élber também deixou o campo machucado.
Mais uma vez, um gol para cada lado
Luan, que havia entrado no lugar de Élber, ainda no primeiro tempo, incendiou o jogo no segundo. O atacante se movimentava bastante, confundindo a defesa do Internacional e criando espaços para a chegada dos meias Diego Souza e Éverton Ribeiro, que cresceram na partida. A pressão do Cruzeiro era enorme e o time mineiro foi recompensado com o gol da virada. Após bola cruzada na área do Inter, Rafael Moura tocou a mão na bola, cometendo pênalti infantil. Éverton Ribeiro cobrou com perfeição para fazer 2 a 1 para o Cruzeiro, aos 17 minutos.
O Cruzeiro continuou pressionando, dando a impressão de que faria o terceiro gol, mas o Internacional colocou os nervos no lugar e pouco a pouco foi se organizando em campo novamente. Sob o comando de D’Alessandro, o Colorado retomou o domínio da partida e chegou ao empate, com Gabriel, aproveitando rebote da zaga, depois de cobrança de escanteio, aos 28 minutos.
Cinco minutos depois, aos 33, Ricardo Goulart, que havia entrado aos 20, deu um carrinho por trás em Josimar, no círculo central do gramado e foi expulso. Com um jogador a mais em campo e vivendo melhor momento psicológico, o Internacional sentiu que poderia vencer a partida e partiu pra cima do Cruzeiro. O placar, no entanto, não foi mais alterado nesta que foi uma das melhores partidas do Brasileirão até agora.
Inter e Cruzeiro na Arena do Jacaré (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)Inter e Cruzeiro ficam no 2 a 2 após jogo intenso (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)
Vasco pressiona, mas ferrolho de Cristóvão coloca o Bahia no G-4
Carlos Alberto e Fernandão marcam os gols do empate no Raulino. Time cruz-maltino jogou com um homem a mais em boa parte da etapa final
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • reencontro
    Cristóvão
    Atletas do Vasco fizeram fila para cumprimentar o ex-comandante Cristóvão, hoje à frente do Bahia. Ele conseguiu levar um ponto para Salvador.
  • artilheiro
    Fernandão
    O atacante do Bahia deixou sua marca pela terceira partida seguida e, desta forma, assumiu a artilharia isolado do Brasileirão. Ele tem quatro gols.
  • estreante
    André
    Principal contratação do Vasco, o atacante teve a chance para decidir o jogo, mas não foi feliz. Sozinho, cabeceou na trave e deixou de garantir a vitória.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
179 comentários
Cristóvão Borges conhece o Vasco como poucos. É verdade que o elenco foi bastante mexido desde sua saída, mas vários remanescentes fizeram fila para cumprimentá-lo antes de a bola rolar. E o conhecimento do técnico sobre o rival surtiu efeito para o Bahia com o eficiente ferrolho que garantiu o empate em 1 a 1, neste sábado, em Volta Redonda, mesmo com um homem a menos por 35 minutos. Assim, o Tricolor completa quatro partidas seguidas sem derrota e vai dormir no G-4 do Brasileirão.
O amplo domínio territorial desperdiçado deixa o time carioca com um gosto amargo. O resultado põe o clube em oitavo lugar, com sete pontos. Já o Bahia virou terceiro, com oito. Os time baiano, porém, pode ser ultrapassado pelo Botafogo, que enfrenta a Ponte Preta logo mais. Para se manter na zona de classificação para a Libertadores, terá de torcer contra um batalhão de equipes que entram em campo neste domingo e ainda pode perder até quatro postos. O público pagante no Raulino de Oliveira foi de 2.623 pessoas (3.986 presentes), para renda de R$ 48.595,00.
- O time do Bahia veio retrancado, tomamos um gol cedo, o que dificultou. Vamos ter tempo para treinar nessa parada e voltar com tudo - avaliou o atacante André, estreante do Vasco, que teve chance de ouro para resolver o jogo, mas carimbou a trave.
No lado do Bahia, o atacante Fernandão exaltou o espírito da equipe.
- Queríamos os três pontos, fomos atrás disso. Com a expulsão do Diones ficou mais difícil. Mas o time está de parabéns. Lutou até o final - disse o artilheiro do Brasileirão, com quatro gols.
Alisson vasco bahia brasileirão 2013 (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Alisson vasco bahia brasileirão 2013 (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
Domínio cruz-maltino com poucas chances
O panorama do jogo foi definido já nos primeiros minutos. Com mais posse de bola, o Vasco buscava uma brecha na defesa do Bahia. Por sua vez, o Tricolor apostaria na velocidade de seus contragolpes para surpreender. E quem se deu melhor de cara foi o visitante. Fernandão foi lançado, Renato Silva cochilou, e o atacante tocou por cima de Michel Alves para abrir o placar, aos sete.
A desvantagem, porém, não abalou o time de Paulo Autuori, que permaneceu trocando passes com paciência e tentando se impor com muita movimentação de Pedro Ken, Alisson e Carlos Alberto. Foram vários cruzamentos rebatidos pela defesa do Bahia. Até que o árbitro viu pênalti no camisa 10 cruz-maltino, que caiu após leve contato com Fahel. O próprio Carlos Alberto bateu com categoria, no ângulo direito, e empatou, aos 21, tornando a empolgar a torcida.
A equipe de Cristóvão Borges ainda assustava a cada eventual tentativa, sempre pegando o Vasco mal arrumado. Ainda assim, quem chegou mais perto do segundo gol foi o rival.  Sempre parados com falta, os jogadores não conseguiam penetrar na área de Marcelo Lomba. As principais emoções, no entanto, estavam reservadas para o segundo tempo. Logo aos três, Helder fez uma graça com seis embaixadinhas no círculo central, pondo fogo no duelo.
Edmilson vasco bahia brasileirão 2013 (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Edmilson disputa jogada pelo alto: jogador esteve apagado (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
Expulsão atrai Vasco, mas placar não muda
Na sequência, Autuori atirou sua equipe para o ataque, com a estreia de André no lugar do lateral Dieyson. Hélder, o habilidoso, saiu pouco depois. Mas o "troco" aconteceu mesmo assim. E foi Diones que pagou o pato. Sandro Silva ergueu a bola do gramado e iria completar um belíssimo drible antes de ser parado com falta. O volante tricolor, já advertido anteriormente, foi então expulso, fazendo com que o Bahia se acuasse definitivamente.
A maior chance viria aos 16 minutos: André, sozinho, cabeceou na trave, e Edmílson chutou o rebote em cima de Marcelo Lomba, que mostrou incrível reflexo. O Vasco mexeu de novo: apagadíssimo, Edmílson deu lugar a Thiaguinho. E a pressão cruz-maltina aumentou. De vez em quando surgia um contra-ataque baiano, mas, mesmo desordenado, era o mandante que dava as cartas. Só que, além da técnica limitada, faltaram capricho e objetividade até o apito final. Castigo para os cruz-maltinos e sensação de alívio para os baianos.
Timão joga mal e só empata com a Lusa no Pacaembu; Fiel cobra Pato
Com problemas de criação e finalização, Corinthians irrita torcedor e fica estagnado na parte de baixo da tabela; Portuguesa segue no Z-4
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    48 do 2º tempo

    Gil, de cabeça, acerta a trave, na última chance do Timão. Pouco antes, Romarinho, que acabara de entrar, chutou a bola no travessão.
  • em baixa
    Pato

    O atacante chegou ao seu décimo jogo sem gol. Vários torcedores mostraram descontentamento com o jogador no Pacaembu.
  • contusões
    bruxa solta

    O Corinthians perdeu dois jogadores com lesões musculares ainda no primeiro tempo: Alessandro e Paulo André.
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
348 comentários
Foram 90 minutos de muita luta, correria e pouco futebol. Corinthians e Portuguesa fizeram um jogo com cara de 0 a 0 e não passaram disso, neste sábado à noite, no Pacaembu, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O campeão do mundo, um dos favoritos ao título, travou. A Lusa, à beira da crise, segue na zona do rebaixamento.
O Corinthians novamente não teve força ofensiva para vencer. Pato está longe de justificar os R$ 40 milhões investidos e, mais uma vez, atuou muito abaixo do esperado. Em seu décimo jogo sem gol, foi cobrado por torcedores, que chegaram a pedir Romarinho (que entrou no lugar de Douglas). Tirando a pressão dos minutos finais, a equipe de Tite nada criou. Poderia ter sido pior se Cássio não salvasse nas duas chances criadas pelo defensivo time do Canindé.
Com seis pontos, os corintianos terão agora pouco mais de uma semana de folga por causa da Copa das Confederações – voltam a treinar dia 17. O próximo jogo será contra o rival São Paulo, dia 3 de julho, pela Recopa Sul-Americana, no Morumbi.
A Portuguesa, preocupada em sair das últimas posições, consegue um ponto importante para não iniciar o torneio já ameaçada de cair. Na quarta-feira, pega o Fluminense, no Canindé, em jogo atrasado. Se vencer, sai da zona da degola.
Emersons, corinthians e Portuguesa (Foto: Marcos Ribolli)Emerson foi marcado de perto por Rogério, da Portuguesa (Foto: Marcos Ribolli)
Timão se arrasta, Lusa assusta
Pato, Emerson, Douglas e Danilo. Um ataque de respeito, composto pelos últimos campeões mundiais e por uma estrela internacional. Mas, de novo, não funcionou, e o Corinthians só não acabou o primeiro tempo perdendo graças à noite inspirada do goleiro Cássio. A Portuguesa, satisfeita com o resultado, poderia ter arriscado mais para abrir vantagem.
Alexandre Pato foi o reflexo da atuação do Timão. Disperso, virou uma presa fácil para a estratégia defensiva montada para a Lusa. O camisa 7 errou tudo: dribles, disputas de bola, finalizações. A torcida se irritou. Os gritos de algumas adolescentes apaixonadas nas arquibancadas não abafaram a insatisfação de outra parte descontente da Fiel.
Mas ele não foi o único. Danilo teve uma exibição em câmera lenta e nada criou. O mesmo aconteceu com Douglas, sumido em campo. Emerson lutou, correu, discutiu com adversários e só. Alessandro lesionou a coxa direita e deu lugar ao volante Willian Arão, nulo no ataque. Paulinho, que está com a Seleção, fez muita falta. Muita. Guilherme tentou desempenhar o mesmo papel, mas ainda está longe do titular.
Empatar com um dos favoritos “fora de casa” estava de bom tamanho para a Portuguesa. Bem posicionada, a Lusa travou todas as ações do adversário e quase conseguiu aproveitar os espaços. Diogo, de cabeça, e Cañete, em chute cruzado, pararam em ótimas defesas de Cássio.
Alexandre Pato, Corinthians e Portuguesa (Foto: Marcos Ribolli)Alexandre Pato está há dez jogos sem marcar pelo Corinthians  (Foto: Marcos Ribolli)
Tite mexe no esquema
A lesão de Paulo André, aos 43 minutos do primeiro tempo, fez Tite arriscar depois do intervalo. O treinador trocou o zagueiro pelo estreante Ibson, recuando Ralf para atuar ao lado de Gil. O Timão ganhou mais qualidade nos passes, mas se abriu. Diogo, na cara de Cássio, perdeu outra chance logo nos primeiros minutos.
Ibson até tentou melhorar a distribuição de bolas na saída da defesa, porém, sentiu a falta de ritmo e sem velocidade acabou sendo pouco produtivo. Com alguns erros de posicionamento, a Portuguesa quase colaborou para o Timão crescer. Em seu primeiro momento de atenção, Pato desviou de cabeça para Danilo, que devolveu. A zaga evitou que a bola voltasse ao centroavante. O bastante para a torcida passar a gritar por Romarinho.
Tite atendeu aos pedidos somente aos 30 minutos, colocando o xodó da torcida na vaga de Douglas. Com o apoio vindo das arquibancadas, o time passou a sufocar. Danilo perdeu grande chance ao chutar torto de dentro da área. A seis minutos do fim, Romarinho quase virou herói, mas carimbou o travessão em bomba de longe. Ficou no quase e muito pouco para quem sonha com o título nacional.
Corinthians e Portuguesa (Foto: Marcos Ribolli) Portuguesa levou perigo, mas parou em Cássio  (Foto: Marcos Ribolli)

UFC promove evento ecológico em Fortaleza com Glover e Demian Maia

Acompanhados de autoridades locais e da ring girl Camila Oliveira,
lutadores ajudam crianças a plantar mudas de árvores em parque

Por Fortaleza
7 comentários
O UFC promoveu nesta sexta-feira um evento ecológico no Parque Ecológico do Rio Cocó, na capital cearense, como prova do esforço da empresa em favor compensação de emissões de gases que aumentem o efeito estufa. Estiveram presentes os lutadores Demian Maia e Glover Teixeira, a ring girl Camila Oliveira e autoridades locais, como Paulo Henrique Lustosa, presidente do Conselho de Politica e Gestão do Meio Ambiente, e Gony Arruda, secretário de esporte do estado do Ceará, além de Grace Tourinho, CEO do UFC no Brasil.
Glover Teixeira mma ufc fortaleza (Foto: Ana Hissa)Glover Teixeira, Demian Maia e Camila Oliveira com autoridades (Foto: Ana Hissa)
Ao lado de crianças alunas da educação infantil de uma escola pública da capital, os lutadores e a ring girl plantaram mudas de árvores, e conversaram com os meninos e meninas, mostrando a importância de se preservar o meio-ambiente. O mais brincalhão foi o meio-pesado mineiro Glover Teixeira. Criado em fazenda, o lutador se sentia à vontade lidando com as mudas.
- Passei muito tempo da minha vida vivendo no meio rural, já plantei plantas para todo mundo que está aqui - disse, aos risos.
Glover Teixeira mma ufc fortaleza (Foto: Ana Hissa)Glover Teixeira e crianças (Foto: Ana Hissa)
Conhecido pelo gosto por café, Glover fez piada sobre o hábito.
- Tem que plantar mais café, porque eu sou viciado (risos). Vamos plantar mais café!
O mineiro também brincou com as crianças, que estavam muito animadas com o evento, mesmo sem conhecer os lutadores.
- Tem que regar as plantinhas com cuidado, fazer bem feito... Tem que ter cuidado, vou colocar quem pisar na plantinha para fazer 100 flexões!
O meio-médio Demian Maia também falou sobre a importância da ação.
- São muito importantes essas ações sociais do UFC, e essa em especial, que é sobre uma questão muito atual, sobre a consciência ambiental. Foi muito legal participar.
Demian maia ação ufc fortaleza (Foto: Ana HIssa)Demian autografa placa de árvore plantada por ele (Foto: Ana HIssa)
O canal Combate transmite o TUF Brasil 2 Finale ao vivo e na íntegra, a partir de 17h (de Brasília) deste sábado. O Combate.com fará toda a cobertura em Tempo Real, transmitindo a primeira luta do card preliminar, entre Antônio Braga Neto e Anthony Smith. A TV Globo transmitirá as principais lutas do evento ao vivo. Na sexta-feira, o Combate e o Combate.com transmitem ao vivo a pesagem, às 16h, na íntegra.