segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Marcelo Oliveira tem segundo pior aproveitamento do século no Vasco

Treinador, que deixou o clube nesta segunda-feira com aproveitamento de 26,7%, supera apenas Dario Lourenço, que obteve 19,4% em 2005

Por Gabriel Torres Rio de Janeiro
11 comentários
Marcelo Oliveira na partida do Vasco contra o Sport (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)Marcelo Oliveira em jogo à frente do Vasco
(Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)
A passagem de Marcelo Oliveira pelo Vasco da Gama vai ser uma marca negativa na carreira do treinador. O ex-comandante cruz-maltino obteve oficialmente o segundo pior desempenho do século de um treinador do Vasco, com 26,7% de aproveitamento. Foram duas vitórias, dois empates e seis derrotas. Dario Lourenço é o dono da pior campanha, com apenas 19,4%, quando comandou o time em 2005. Lourenço ficou 12 jogos à frente da equipe e somou uma vitória, quatro empates e sete derrotas.
Empatado na segunda posição com Marcelo Oliveira está Celso Roth. Em sua segunda passagem pela Colina em 2010, o atual treinador do Cruzeiro comandou o Vasco em cinco jogos. Venceu apenas um, empatou outro e perdeu três vezes, também com aproveitamento de 26,7%.
Oliveira assumiu o Vasco contra o Cruzeiro fora de casa e empatou em 1 a 1. Sua primeira vitória com a equipe foi sobre o Figueirense, por 3 a 1, duas rodadas depois. Antes empatou com a Ponte Preta em 0 a 0 e logo em seguida emendou a segunda vitória, contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, por 1 a 0. Mas este seria o seu último triunfo à frente do Vasco. De lá para cá, foram seis derrotas seguidas.
Quando chegou ao Vasco em setembro, Marcelo Oliveira tinha a missão de substituir Cristóvão Borges e fazer com que a equipe voltasse a encontrar o caminho das vitórias. Nos últimos dez jogos de Cristóvão no Vasco, o time venceu dois, empatou três e perdeu cinco. A goleada por 4 a 0 para o Bahia em São Januário ocasionou a demissão de Cristóvão. Gaúcho comandou o time contra o Palmeiras e venceu por 3 a 1. E será do o interino a missão de dirigir o time nas últimas quatro rodadas do Brasileiro. O novo treinador só vai estar à frente da equipe em 2013.
Passagem relâmpago
Além de ter o segundo pior desempenho entre treinadores do Vasco no século, Marcelo Oliveira entrou para o hall de técnicos com rápidas passagens pelo Cruz-maltino.
Treinador              Número de
jogos           
Aproveitamento
             %
Romário
(2007 e 2008)
3 jogos
2 vitórias
1 derrota
66,66%
Celso Roth
(2010)
5 jogos
1 vitória
1 empate
3 derrotas
26,7%
Valdir Espinosa
(2007)
6 jogos
3 vitórias
2 empates
1 derrota
61,11%
Tita
(2008)
10 jogos
3 vitórias
1 empate
6 derrotas
33,33%
Marcelo Oliveira
(2012)
10 jogos
2 vitórias
2 empates
6 derrotas
26,7%
Dario Lourenço
(2005)
12 jogos
1 vitória
4 empates
7 derrotas
19,4%
Só na última década, seis treinadores não ficaram mais de 12 jogos na função. Romário comandou a equipe em 2007 e 2008, totalizando somente três jogos como técnico. No primeiro ano, substituiu Celso Roth por apenas um jogo e, no inicio de 2008, assumiu a equipe antes da chegada de Alfredo Sampaio
Em 2010, Celso Roth retornou ao Vasco no lugar de Vagner Mancini mas, depois de cinco jogos, recebeu um convite para comandar o Internacional na Libertadores. Roth aceitou e foi campeão do torneio continental daquele ano.
Em 2008, ano em que foi rebaixado para a Segunda Divisão, o Vasco teve como treinador por um mês o ex-jogador Tita. Ele chegou para substituir Antônio Lopes, mas não resistiu aos maus resultados - três vitórias, um empate e seis derrotas - e saiu para a volta de Renato Gaúcho.
Outro com passagem relâmpago pela Colina foi Valdir Espinosa em 2007. Ele havia sido auxiliar de Renato Gaúcho no mesmo ano. O técnico comandou o time da Colina nas últimas seis rodadas do Brasileiro daquele ano. E o aproveitamento foi bom. Foram três vitórias, dois empates e apenas uma derrota, salvando o ano do Vasco, que começou bem o Brasileiro, sonhando com vaga na Libertadores, mas caiu de rendimento e quase brigou contra o rebaixamento.
Numa situação um pouco semelhante, Marcelo Oliveira aparece em terceiro nessa lista com dez jogos à frente do Vasco. O time da Colina atualmente não briga contra o rebaixamento porque fez uma excelente campanha no início do campeonato, mas caiu bastante de produção.
E curiosamente dentro dessa lista, o técnico que ficou mais tempo no clube foi Dário Lourenço, que tem o pior aproveitamento, com 12 jogos.  Após se destacar pelo vice-campeonato estadual de 2005 com o Volta Redonda, Lourenço chegou como uma aposta ao Vasco, mas não deu certo e após esse curto período foi demitido para a chegada de Renato Gaúcho.
Montagem, Valdir Espinosa, Dario Lourenço, Celso Roth e Romario, Vasco (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Valdir Espinosa, Romário, Dario Lourenço e Celso Roth tiveram rápida passagem pela Colina
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Vasco iguala sua pior sequência no século e fica a um jogo de recorde

Com seis derrotas consecutivas, time repete número de 2008, ano do rebaixamento. Em 1995, foram sete partidas sem um empate sequer

Por André Casado Rio de Janeiro
147 comentários
Os danos da péssima fase vivida pelo Vasco transcendem o adeus ao sonho de repetir a presença na Libertadores em 2013. Além dos problemas extracampo, que a diretoria não tem sido capaz de contornar, o time atual igualou a pior sequência negativa em Brasileiros no século. Com a queda para o Sport, são seis derrotas consecutivas, as mesmas de 2008, ano do rebaixamento para a Série B. Na ocasião, perdeu para Grêmio, Cruzeiro, Náutico, Palmeiras, Ipatinga e Figueirense.
E, se perder para o Atlético-MG no próximo domingo, em São Januário, o Vasco igualará sua maior sequência na história do Brasileirão. Em 1995, ano em que terminou em 20º lugar entre 24 participantes, a um passo da degola, o time acumulou sete partidas sem um empate sequer. Os jogos foram contra Inter, Sport, Bahia, Criciúma, Atlético-MG, Goiás e Palmeiras.
SEQUÊNCIAS NEGATIVAS
ANO JOGOS
1995 0 x 2 Inter (C); 0 x 1 Sport (F); 2 x 3 Bahia (C); 0 x 1 Criciúma (F); 2 x 3 Atlético-MG (C); 0 x 4 Goiás (F); 0 x 1 Palmeiras (C)
2008 1 x 2 Grêmio (F); 1 x 3 Cruzeiro (C); 1 x 3 Náutico (C); 0 x 2 Palmeiras (F);  1 x 3 Ipatinga (F); 2 x 4 Figueirense (C)
2012 0 x 2 São Paulo (C); 0 x 2 Santos (F); 2 x 3 Botafogo (N); 1 x 2 Inter (C); 0 x 1 Corinthians (F); 0 x 3 Sport (C)
Neste Brasileiro, o Vasco não corre risco de ficar entre os últimos colocados graças ao início da campanha - chegou a brigar pela liderança com o Atlético-MG praticamente até o fim do primeiro turno. Na segunda metade da competição, no entanto, o panorama mudou. O time ocupa apenas a 17ª posição se considerados os últimos 15 jogos. As únicas quatro vitórias foram sobre candidatos à degola: Portuguesa, Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO. Sob o comando de Marcelo Oliveira, são 26,6% de aproveitamento, acima no geral apenas que o lanterna Dragão.
Até a vaga para a Copa Sul-Americana está ameaçada, se não houver reação. Os oito primeiros entram, mas outros abaixo também podem se qualificar, caso, na nova regra, as equipes avancem para a quarta fase da Copa do Brasil 2013, que bateria com as datas.
Nos últimos jogos, o Vasco perdeu para São Paulo, Santos, Botafogo, Inter, Corinthians e Sport. Fez três gols e sofreu 13, fazendo com que seu saldo ficasse negativo pela primeira vez no campeonato. Nesta terça-feira, completará um mês sem somar um ponto na tabela.
torcida do Vasco protesto São Januário (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)Torcida do Vasco repetiu protesto durante a partida (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)

Novo regulamento diminui chance de disputa de pênaltis. Veja as mudanças

Times com melhores campanhas jogarão por um empate nas semifinais e finais de turno. Na grande decisão, vantagem é por dois empates

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
30 comentários
Arbitral do Campeonato Carioca na Ferj (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Regulamento foi aprovado em arbitral no dia 30
(Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
Rejeitado pelos quatro grandes, o turno extra do Campeonato Carioca foi reprovado no conselho arbitral realizado no dia 30 de outubro. Ainda assim, o regulamento divulgado pela Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) em seu site traz algumas mudanças em relação aos anos anteriores. Uma das principais é a implementação da vantagem de jogar pelo empate nas semifinais e finais de turno e por dois empates - mas não uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols - na grande decisão do torneio.
Essa mudança diminui bastante a possibilidade de uma disputa por pênaltis, que tem sido comum no Carioca. Desde 2004, quando o campeonato passou a ser disputado com dois grupos em cada turno, houve 14 disputas de pênaltis em semifinais ou finais de turno. Na grande decisão, essa forma de desempate ocorreu em duas oportunidades (2007 e 2009), sendo que em ambas após dois empates nas partidas.
As principais mudanças para 2013
A primeira alteração é a inversão entre as fórmulas de disputa da Taça Guanabara e da Taça Rio. Em 2013, o primeiro turno terá oito rodadas, com as equipes do Grupo A enfrentando as do Grupo B. Já o segundo confrontará as equipes dentro dos próprios grupos, em sete rodadas. Os dois turnos continuarão com semifinal e final em jogo único.
As equipes que se classificarem como primeiras colocadas em seus grupos jogarão pela vantagem do empate na semifinal e na final dos turnos. Caso a final confronte dois primeiros (ou dois segundos) colocados, jogará pelo empate o time que tiver somado maior número de pontos na fase de grupos. Caso o número de pontos seja igual, serão aplicados os critérios de desempate: vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto e menor número de cartões amarelos e vermelhos. Se houver igualdade em tudo, um sorteio decidirá para qual time vai a vantagem. Não há a possibilidade de disputa de pênaltis.
A final do Campeonato Carioca continuará confrontando os vencedores da Taça Guanabara e da Taça Rio. E jogará por dois empates o time que tiver mais pontos na classificação geral, somando apenas as fases de grupo. Se os dois times acumularem o mesmo número de pontos, não haverá vantagem de empate.
leandro euzébio fluminense x botafogo (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)Neste ano, o Flu foi à final da Taça GB ao vencer o Bota nos pênaltis (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)
Multa para evitar suspensão

Um ponto polêmico do novo regulamento é a possibilidade de pagamento de multa para liberar um jogador da suspensão automática por causa do terceiro cartão amarelo. O pagamento, porém, não anulará os dois cartões anteriores. A cada novo terceiro cartão anulado, a multa para a liberação dobrará, sendo R$ 500 o valor inicial. O valor arrecadado com as multas será repassado à equipe mais disciplinada, segundo o regulamento.

Os duelos entre Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco serão contabilizados também em um torneio paralelo, simbólico, chamado Super Clássicos. O time que somar o maior número de pontos nas partidas contra os grandes rivais - apenas nas fases de grupos das Taças Guanabara e Rio - ganhará um troféu.

A Ferj previu a chance de diminuir o número de datas em 2014 por causa da Copa do Mundo. Por isso, incluiu no regulamento de 2013 uma possível supressão das semifinais da Taça Guanabara e da Taça Rio em função do calendário. De acordo com o Estatuto do Torcedor, qualquer mudança no regulamento deve valer para no mínimo dois anos seguidos.
Relembre o último campeonato decidido nos pênaltis, em 2009:

Guia para Fiel ensina a pedir cerveja e veta 'jeitinho brasileiro' no Japão

Cartilha de comportamento do Consulado-geral orienta corintianos a não batucar nos metrôs e a não dormir nas ruas durante o Mundial

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
202 comentários
Capa do manual que será distribuído aos torcedores do Corinthians no Japão (Foto: reprodução)Manual que será distribuído à Fiel no Japão tem
araras e Cristo Redentor na capa(Foto: reprodução)
Os torcedores do Corinthians que forem ao Japão para o Mundial de Clubes precisarão se adaptar à cultura local para não ter problemas. O consulado-geral do Brasil em Tóquio disponibilizou em seu site um guia contendo diversas informações – várias delas bem curiosas – de como se comportar no Oriente durante a competição.
A primeira orientação é bastante clara: Não existe o “jeitinho brasileiro” no Japão. O texto diz que “o japonês é avesso a mal-entendidos, não tem atitudes violentas e não lança mão de artifícios para resolver problemas”. É proibido fumar nas ruas. Quem descumprir a lei pode ser multado.
Como poucos japoneses falam inglês, o consulado fez também uma lista de palavras e expressões que podem ser usadas no dia a dia.
Para pedir uma cerveja, basta dizer "bíru". Cuidado na maneira de pronunciar ou então você pode pedir um edifício (biru, em japonês). Se o desejo for por comprar algo, basta dizer "Ikúra desuká?" (quanto custa?). Se a situação apertar, recorra ao "Tsuyáku hoshíi" (quero um tradutor).
Outro ponto de destaque é sobre a pontualidade e a maneira de se comportar no transporte público. A Fiel, aliás, pode ter dificuldade para conter a euforia antes ou depois das partidas. O guia pede para que seja evitado falar alto, batucar ou tocar qualquer instrumento dentro do metrô sob o risco de ser retirado.
Como os trens trafegam lotados, os homens devem viajar segurando as argolas para evitar algum mal-entendido. É recomendado não falar ao celular. Há dicas até para a escada rolante: as pessoas devem se posicionar do lado esquerdo dela. A direita fica livre para a passagem de quem está com pressa. Se for ao banheiro, não procure o cesto de lixo. O papel deve ser jogado no vaso.
Manual que será distribuído aos torcedores do Corinthians no Japão (Foto: reprodução)Manual que será distribuído aos torcedores no Japão (reprodução)
Os torcedores que viajarem ao Japão sem um roteiro determinado também poderão ter problemas. As reservas precisam ser feitas com 24h de antecedência.
Para quem não tem muito dinheiro a gastar, há internet-cafés que alugam cadeiras reclináveis para passar a noite. Dormir na rua é proibido e pode render um outro "abrigo", a cadeia, por até dez dias.
Para quem está acostumado ao clima do Pacaembu, os estádios japoneses podem parecer bucólicos. O consulado fez uma lista de atitudes proibidas nesses locais, como sentar fora ou pular sobre as cadeiras, pendurar-se ou pular alambrados e sentar em muretas. As faixas das torcidas só serão permitidas atrás dos gols. Mesmo assim, elas não poderão ser colocadas nas cadeiras.
Algumas instruções são vetadas lá e no mundo todo, como brigar ou incentivar brigas e invadir o campo. O mesmo acontece com o que pode ou não entrar no estádio com o torcedor. Até rolos de papel e apitos serão barrados, assim como armas, drogas, objetos cortantes, fogos de artifício, bandeiras ofensivas e escadas.
As dicas não são apenas para evitar confusões no país. Há orientações também para quem pretende fazer compras, sobretudo de eletrônicos, ou conhecer lugares históricos. A cartilha apresenta também uma relação de churrascarias brasileiras disponíveis em algumas cidades por onde o Corinthians passará.
Você pode baixar o guia clicando aqui.
Manual que será distribuído aos torcedores do Corinthians no Japão (Foto: reprodução)Manual que será distribuído aos torcedores do Corinthians no Japão (Foto: reprodução)

Messi cita Ronaldo Fenômeno
como referência: 'Ele era o meu herói'

Craque argentino do Barcelona revela, em entrevista a uma
revista inglesa, que o ex-craque brasileiro foi seu modelo como atacante

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
311 comentários
Messi revista Four Four Two (Foto: Reprodução)Capa de revista inglesa destaca elogio de
Messi a Ronaldo Fenômeno (Foto: Reprodução)
O maior jogador do mundo na atualidade é argentino, mas com uma influência brasileira. Em entrevista à revista inglesa FourFourTwo, Lionel Messi revelou que sua principal referência como jogador, quando criança, foi Ronaldo Fenômeno, tido pelo portenho como o melhor atacante que ele já viu.
- Ronaldo era o meu herói. Eu adorava assistir a jogadores como Zidane, Ronaldinho e Rivaldo, mas Ronaldo foi o melhor atacante que eu já vi. Ele era tão rápido que ele podia marcar do nada, e podia chutar a bola melhor do que qualquer um que eu já vi – declarou o craque do Barcelona.
A revista aproveitou para brincar com o fato de o ídolo brasileiro ser xará de Cristiano Ronaldo e pregou uma peça nos torcedores do Barcelona. Na capa, o nome do ex-centroavante vem com um asterisco e uma explicação no canto, indicando que o Ronaldo em questão é o "big lad", ou "grandão", em português, em vez do craque do Real Madrid.
O Fenômeno retribuiu o carinho de Messi na mesma edição da revista. Procurado pela revista, Ronaldo não poupou elogios a Messi e se mostrou feliz com o fato de ser um dos ídolos do argentino.
- É uma honra (ser elogiado por Messi), mas eu entendo, porque era um jogador importante quando ele era mais novo. É ótimo ver que fui uma boa inspiração para ele, porque hoje, com todo o seu sucesso, ele sabe como agir – disse o ex-craque brasileiro à publicação.
Ronaldo também exaltou a habilidade de Messi e definiu o camisa 10 do Barcelona como um jogador completo.
Messi revista Four Four Two (Foto: Reprodução)Ronaldo retribuiu os elogios (Foto: Reprodução)
- A maneira como Messi cola a bola em seu pé é única. Ninguém mais pode fazer isso. Gols eram tudo pra mim, e vejo que ele também tem este pensamento. Ele tem tudo o que é necessário. Messi evoluiu e se tornou um artilheiro mortal. Eu joguei por muitos anos na Europa e sei o quão rápido a bola rola nos gramados, e mesmo assim ele consegue driblar jogadores e fazer gols como se fosse fácil. É muito difícil pará-lo, e esta é a principal diferença entre ele e os outros atacantes. Ele não é um camisa 9 como eu, mas está sempre perto do gol.
Copa do Mundo à vista
Ronaldo não foi o único assunto brasileiro na entrevista de Messi. O atacante também falou sobre o sonho de vencer a Copa do Mundo em 2014, na casa do maior rival futebolístico dos argentinos, mas manteve a cautela.
- A Argentina está evoluindo como time. Estamos aprendendo um novo esquema, o relacionamento do time é bom. As coisas estão melhorando, mas ainda temos um longo caminho. Se nos classificarmos, então podemos falar sobre o que significaria jogar e vencer uma Copa nos nossos vizinhos – finalizou Messi.

Alpinistas treinam para montagem da nova cobertura do Maracanã

Equipe com 25 profissionais está sendo preparada para ajudar na colocação da lona de teflon e fibra de vidro do estádio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
36 comentários
No próximo dia 22 de novembro, a estrutura metálica que vai sustentar a cobertura do Maracanã começará a ser içada. O processo deverá ser concluído em cerca de 20 dias. A partir daí, entra em ação uma equipe de 25 alpinistas, que já está em fase de treinamento no estádio e vai ajudar no ajuste das peças dos cabos de aço nos pontos mais altos e críticos.

Trabalhando a cerca de 30 metros de altura, distância compreendida entre o solo e o teto do estádio, seguros por cordas e outros equipamentos de segurança, eles se consideram bem preparados para a missão, confiantes nas técnicas aprendidas e aperfeiçoadas em meses de treinamentos.
Alpinistas treinam para montagem da nova cobertura do Maracaña (Foto: Erica Ramalho)Alpinista treina para montagem da nova cobertura do Maracaña (Foto: Erica Ramalho)
- Em certos momentos dá um friozinho na barriga, mas passa, porque a gente sabe que o sistema é totalmente seguro e há pessoas qualificadas para nos dar proteção e socorro - atestou André de Souza Felgueras, de 39 anos.

Felgueras é um dos 17 operários da reforma do Maracanã que foram capacitados no final de setembro pela empresa ITC Training, para o alpinismo profissional. Liderados por Marcelo Xavier Regattieri, de 50 anos, sendo 10 na profissão, os alpinistas industriais, também chamados de iratas, atualmente se revezam em grupos de seis na execução de tarefas prévias, como a pintura das peças do anel de compressão, que servem também de exercícios de preparação para a fase mais aguda do projeto.
Alpinistas treinam para montagem da nova cobertura do Maracaña (Foto: Erica Ramalho)Alpinistas em treinamento (Foto: Erica Ramalho)
- Já trabalhei embarcado em plataformas marítimas da Petrobras, fiz diversos trabalhos de pintura industrial e residencial e na colocação da cobertura do Engenhão. Mas a do Maracanã, além de ser maior, é muito mais complexa. Vai ser bom fazer parte de uma obra deste tamanho e liderar uma turma com qualificação de nível internacional como a nossa - exaltou Regattieri.

Os alpinistas se dividem em três níveis: o primeiro executa os serviços, o segundo fiscaliza as atividades e faz os relatórios das atuações de cada um e o terceiro é exercido por um supervisor de acesso por cordas, que, no caso do Maracanã, esta a cargo de Cláudio Celidônio. Todos os operários que foram qualificados com nível 1 são agora alpinistas industriais e podem seguir carreira na profissão depois das obras no Maracanã. Segundo Regattieri, o campo de trabalho é novo no país, mas está em franca expansão.
As informações são da Secretaria de Obras do Rio de Janeiro.

Fred e Atlético-MG escapam de punições no STJD

Atacante é absolvido por empurrão em Junior Cesar no fim do jogo contra o Galo. Clube mineiro, que poderia ser multado por mosaico, também sai ileso

Por Fred Huber Rio de Janeiro
468 comentários
O atacante Fred, do Fluminense, foi julgado nesta segunda-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo empurrão que deu no rosto de Junior Cesar, do Atlético-MG, no jogo disputado entre as duas equipes em 21 de outubro. O camisa 9 tricolor foi absolvido pelo incidente, pelo qual não levou nem sequer cartão amarelo durante o jogo. Se condenado, Fred poderia pegar até três jogos de suspensão.
- Acho que a justiça foi feita. O campeonato inteiro tão concentrado e tão bem... Vim confiante para o tribunal. No lance, não tive intenção de agredir, apenas de recomeçar logo o jogo. Não tive maldade. Estou feliz. A partir de amanhã (terça) já (vou) me preparar bem para o jogo contra o Palmeiras - declarou o atacante, que esteve presente no julgamento.
Fred STJD (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Fred presta depoimento no STJD (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
O Atlético-MG, por sua vez, escapou de ser multado por conta do mosaico feito pela torcida na arquibancada do estádio Independência. A inscrição mostrava a sigla CBF de cabeça para baixo nas cores do rival Fluminense. A denúncia reclamava ainda de faixas espalhadas pelo estádio com as inscrições "Apito amigo", "Vergonha CBF” e "Vergonha STJD". O Galo, porém, também foi absolvido.
Por fim, o árbitro da partida, Jailson Macedo Freitas, que fora acusado de “omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência ou animosidade entre os atletas", também acabou absolvido.
Torcida Fluminense x Atlético-MG (Foto: Marco Astoni / Globoesporte.com)Mosaico da torcida do Galo gerou a denúncia (Foto: Marco Astoni / Globoesporte.com)

Deputado e ex-goleiro Danrlei é flagrado a 121 km/h em rodovia do RS

Infração foi cometida nesta segunda-feira na ERS-239, em Nova Hartz

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
63 comentários
grêmio danrlei libertadores 1995 17 anos (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Danrlei participou de evento no Grêmio em agosto
deste ano (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz (PSD) foi multado por excesso de velocidade na manhã desta segunda-feira (5), no município de Nova Hartz, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. O ex-goleiro do Grêmio ainda teve o veículo recolhido por estar com o licenciamento vencido.

Segundo o Pelotão de Motos do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o carro conduzido por Danrlei foi flagrado trafegando a 121 km/h no km 39 da rodovia ERS-239, no sentido Parobé-Nova Hartz. A velocidade máxima permitida no trecho é de 80 km/h.

Ao abordarem o ex-jogador de futebol por volta das 11h40, os policiais rodoviário também constataram que o carro estava com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado. O veículo, um BMW modelo X1, foi recolhido para o depósito.

O deputado federal foi multado em R$ 127 por excesso de velocidade e em R$ 191 por conduzir o veículo com o licenciamento atrasado. Por conta das duas infrações, ele receberá 12 pontos na carteira de habilitação.

A assessoria de imprensa de Danrlei informou que o parlamentar irá decidir apenas nesta terça-feira (06) se irá se pronunciar sobre o episódio.

Danrlei e um dos jogadores com mais títulos na história do Grêmio. Ele foi titular do Grêmio de 1994 a 2003. Com a camisa tricolor ele conquistou a Libertadores de 1995, Brasileirão de 1996, além de dois títulos da Copa do Brasil (1994 e 1997).

Arena Pernambuco conclui instalação da cobertura da Ala Sul

Estádio corre contra o tempo para garantir uma vaga na Copa das Confederações de 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Recife, Pernambuco
74 comentários
O Consórcio responsável pela construção da Arena Pernambuco anunciou na manhã desta segunda-feira mais uma novidade. Segundo a Odebrecht Infraestrutura, toda a cobertura da Ala Sul está concluída. O diretor de contratos da empresa, Bruno Dourado, confirma que esses e outros avanços permitirão a conclusão das obras, que alcançou 70,5%,  para a Copa das Confederações de 2013.
Recentemente, a Secretária da Copa em Pernambuco confirmou o dia 14 de abril para a inauguração do estádio. A Arena Pernambuco está sendo erguida na cidade de São Lourenço da Mata, a 19km do Recife, e terá capacidade para 46 mil espectadores. No próximo dia 8 de novembro a Fifa anuncia as cidades que serão sedes da Copa dos Confederações. Se confirmado, Pernambuco receberá três jogos na competição.
Cobertura da Arena Pernambuco (Foto: Divulgação Odebrecht)Uma parte da cobertura da Arena Pernambuco está concluída (Foto: Divulgação Odebrecht)

Parceria repetida: time de Werdum no TUF terá Wand como técnico auxiliar

Rafael Cordeiro, Rubens Cobrinha, Kenny Johnson e Felipe Werdum serão
os outros treinadores auxiliares do peso-pesado, estrela do reality show

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
21 comentários
Treinador da primeira edição brasileira do "The Ultimate Fighter", Wanderlei Silva chamou Fabricio Werdum para ser um dos técnicos auxiliares de sua equipe. Desta vez, a situação se inverteu, e a parceria foi refeita. Treinador do time rival ao de Rodrigo Minotauro no TUF Brasil 2, Werdum convidou o "Cachorro Louco" para ajudá-lo com seu time e recebeu a resposta positiva do amigo, conforme o peso-pesado afirmou ao GLOBOESPORTE.COM:
- Se não ganharmos esse TUF, pelo menos vai ser o mais engraçado da história - brincou Werdum, que sempre se diverte ao lado de Wanderlei nos treinos na "Kings MMA", nos Estados Unidos.
Time Wanderlei TUF Brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Werdum, Wanderlei Silva e Massaranduba durante o primeiro TUF Brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Por falar em Kings MMA, o professor de artes marciais Rafael Cordeiro é outro confirmado por Werdum em sua equipe no TUF. Ele já havia feito parte do time de Wanderlei na primeira edição. Os demais técnicos auxiliares serão: Rubens Cobrinha, fera do jiu-jítsu, Kenny Johnson, do wrestling (luta olímpica), e Felipe Werdum, irmão de Fabricio, que vai focar na parte da capoeira.
Werdum e Minotauro foram anunciados na semana passada como técnicos do TUF Brasil 2. Ao final do programa, os dois vão se enfrentar em um evento a ser realizado no Brasil, ainda sem cidade definida, no dia 8 de junho do próximo ano. Eles já duelaram uma vez, em julho de 2006, no Pride, e o baiano levou a melhor sobre o gaúcho após três rounds de bastante equilíbrio, por decisão unânime dos jurados.

Pacotão da F-1: escalada de Vettel, voo de Rosberg e Raikkonen no topo

Emocionante GP de Abu Dhabi ainda teve abandono de Hamilton quando liderava, Bruno Senna 'Spider' e susto de Mark Webber em Felipe Massa

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes
36 comentários
Largar das últimas posições e fazer uma corrida de recuperação é um desafio e tanto, ainda mais em uma pista tão difícil de ultrapassar como Yas Marina. Imagine então fazer duas no mesmo dia. Essa foi a façanha de Sebastian Vettel no GP de Abu Dhabi deste domingo. Após começar dos boxes, o alemão da RBR voltou a ele na nova volta quando já estava em 11º para trocar o bico dianteiro, danificado por um toque em Bruno Senna no início. E então, precisou começar novamente do zero sua jornada rumo ao terceiro lugar. No fim, ainda tirou onda: "Eu já esperava subir ao pódio". Com o resultado, evitou que Fernando Alonso – segundo colocado na prova – reduzisse muito a diferença na briga pelo título. A duas etapas do fim, o placar é: Vettel 255 x 245 Alonso.
Quem também teve que se recuperar durante a corrida foi Bruno Senna. Parece que o encontro com o campeão do UFC Anderson Silva antes da prova o inspirou. Atingido na largada, caiu para o fim do pelotão e lutou como o "Spider" para chegar em oitavo, logo atrás de Felipe Massa.
Vettel fez sua escalada, mas quem alcançou o topo do pódio foi Kimi Raikkonen, da Lotus. O “Homem de Gelo” viu a tão esperada vitória desde seu retorno à F-1 após dois anos de rali cair no colo depois que Lewis Hamilton abandonou, com problemas na bomba de combustível de sua McLaren. Por ironia do destino, justamente na corrida que marcou seu primeiro triunfo, o finlandês viu suas remotas chances de título acabarem de vez. Mas ninguém foi tão alto quanto Nico Rosberg no domingo. O alemão da Mercedes, literalmente, levantou voo ao atingir a HRT de Narain Karthikeyan. Foi o acidente mais impressionante de uma prova marcada por diversas batidas.
alonso raikkonen e vettel pódio do gp de abu dhabi (Foto: Agência AFP)Alonso, Raikkonen e Vettel. Pódio do GP de Abu Dhabi é formado por três campeões mundiais(Foto: AFP)
Restam dois rounds para ver quem será consagrado tricampeão mundial, Vettel ou Alonso. Com dez pontos a mais, o alemão da RBR pode conquistar o título antecipado no  GP dos Estados Unidos, programado para dia 18 de novembro. Já o espanhol da Ferrari tenta adiar a disputa para o GP do Brasil, que fecha a temporada uma semana depois. Pelo que ambos mostraram nesse domingo, uma coisa é certacerta: o troféu de campeão ficará em boas mãos.
Confira os destaques positivos e negativos da 18ª etapa da temporada 2012 da F-1:
O troféu “Sai da Frente”, claro, vai para Sebastian Vettel. O alemãozinho estava em um dia inspirado. Teve uma atuação de gala em seu teste de fogo na temporada. Saiu dos boxes, ganhou 13 posições em menos dez voltas, mas com o bico da RBR danificado, precisava ir para os boxes. Ele aproveitou a entrada do safety car, que juntou o pelotão, para fazer o reparo. De volta ao fim do grid, teve que refazer sua escalada. Na parte final, chegou a estar à frente de Alonso, mas precisava fazer uma nova parada nos pits para trocar os desgastados pneus. Vettel ainda contou com a forcinha de mais um carro de segurança para se aproximar de Jenson Button e alcançar o pódio. Apesar da grande exibição, viu a vantagem para o espanhol da Ferrari na tabela diminuir. Entretanto, tirou a grande chance do rival encostar na tabela.
Alonso foi o guerreiro de sempre, tirando o máximo de uma Ferrari que apresentou desempenho decepcionante durante todo o fim de semana. Com uma ótima primeira volta, superou Button e Webber. Em seguida, imprimiu um ritmo muito forte, acertou na estratégia e chegou até a lutar pela vitória nas últimas voltas. O próprio piloto admitiu não imaginar que chegaria tão longe na prova.
Disposto a se despedir da McLaren por cima, Hamilton tinha no circuito de Yas Marina a oportunidade perfeita. A pista encaixou muito bem com seu carro e seu estilo de pilotagem. Após se destacar em todos os treinos livres, o britânico largou na pole e parecia rumar para uma vitória tranquila e convincente, repetindo o feito de 2011. Porém, o sonho acabou na 21ªdas 55 voltas, quando viu sua McLaren parar com problemas no sistema de combustível. Hamilton tem pela frente mais duas chances para buscar uma vitória antes de seguir para a Mercedes.
Em uma prova cheia de acidentes, o que mais assustou foi a decolagem de Rosberg. Um problema hidráulico provocou a quebra da direção da HRT de Karthikeyan. Para não bater, o indiano pisou fortemente no freio, reduzindo a velocidade repentinamente. Nico vinha logo atrás e não conseguiu desviar. Ele acertou a HRT em cheio, decolou e bateu com força na barreira de proteção. Para alívio geral, o chamado “soft wall” (parede macia) amorteceu o impacto e nada de grave aconteceu com o alemão.
O experiente Mark Webber estava em um dia inspirado, só que ao contrário. Partindo do segundo lugar do grid, largou muito mal e completou a primeira volta em quinto. O experiente piloto ainda se portou como um estreante ao se precipitar em duas tentativas de ultrapassagem. Primeiro, rodou e teve a corrida prejudicada ao querer superar Pastor Maldonado por fora. Logo depois, arriscou manobra semelhante em Massa e saiu da pista. Quando voltou, lançou o carro para cima do brasileiro, que se assustou, fez um movimento brusco para desviar e acabou rodando. O incidente fez Massa cobrar, em vão, uma punição ao australiano. Ironicamente, Webber abandonou a prova em um acidente em que não teve a mínima culpa. Sergio Pérez bateu em Romain Grosjean, que acabou atingindo seu carro. Como consequência, a RBR perdeu a chance de conquistar o Mundial de Construtores já neste domingo.
bruno senna williams gp de abu dhabi e anderson silva ufc (Foto: Reprodução / Facebook)O campeão do UFC, Anderson Silva, prestigiou Bruno Senna antes do início da prova (Foto: Reprodução)

Guia do título: Flu tem 89% de chance de ser tetra em até duas semanas

Na disputa pela Taça Libertadores, outros dois times tricolores estão praticamente certos: Grêmio, com 99,99%, e São Paulo, com 98%

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
262 comentários
A quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense está a um ponto percentual de se sagrar campeão brasileiro pela quarta vez. Após o empate por 1 a 1 com o São Paulo, domingo, no Morumbi, o Tricolor contou com a derrota do Atlético-MG para o Coritiba por 1 a 0, em Curitiba, para abrir nove pontos de vantagem e ver suas chances de título pularem de 97% para 99%, segundo cálculos do matemático Oswald de Souza. O Galo agora tem apenas 0,7% de chances de impedir a consagração tricolor. O Grêmio ainda aparece com possibilidades mínimas de 0,3%.
Ainda de acordo com Oswald de Souza, há 89% de chances de o campeão brasileiro de 2012 ser conhecido nas duas próximas rodadas, quando o time de Abel Braga encara, respectivamente, o Palmeiras, em Presidente Prudente, e o Cruzeiro, no Rio. Assim, se o Flu vencer o Alviverde neste domingo, no Prudentão, e o Atlético-MG não ganhar do Vasco em São Januário, o Tricolor conquistará o Brasileirão com três rodadas de antecedência. Mesmo em caso de empate, o time carioca poderá levantar a taça. Mas, neste caso, precisa também que o Grêmio não vença o São Paulo no Olímpico.
Independentemente de o título sair ou não na 35ª rodada, o Fluminense já igualou a melhor campanha de uma equipe na era dos pontos corridos. Assim como o São Paulo em 2007, o time chegou a 73 pontos após a 34ª rodada, com os mesmos 71,6% de aproveitamento. E o time das Laranjeiras tem a chance de superar esta marca, uma vez que naquele ano o Tricolor paulista conquistou apenas quatro pontos (uma vitória e um empate) nas últimas quatro partidas.
classificacao_2012_G4-34-2 (Foto: infoesporte)
Libertadores: só uma vaga em disputa
E por falar em São Paulo, o time paulista ficou bem perto de confirmar a classificação para a Libertadores do ano que vem. Após o empate com o líder, o Tricolor paulista chegou a 59 pontos, ganhou um ponto percentual e agora aparece com 98% de chances, de acordo com Oswald de Souza.
Com a vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta no Olímpico, o Grêmio, que já tinha 98% de chances, agora tem nada menos do que 99,99% - a probabilidade de ficar sem a vaga é de uma em 10.000. Ou seja, a Libertadores já é um fato na vida dos gremistas, que somam 63 pontos na classificação. Vale lembrar que Fluminense e Atlético-MG já estão matematicamente classificados.
Assim, com os quatro primeiros praticamente garantidos na América, resta a Botafogo, Internacional e Vasco chances ínfimas de classificação. O time alvinegro segue aparecendo com 1%. O Internacional - cujos pontos conquistados na 33ª rodada com a vitória sobre o Palmeiras encontram-se sub judice - tem 0,96% de chances, e o Vasco, somente 0,05%.
- É de apenas uma em 2.000 a chance de o Vasco se classificar para a Libertadores - ressalta o matemático.
De acordo com Oswald de Souza, apenas a última vaga na Libertadores ainda está em aberto. Para ele, o time que alcançar os 63 pontos atuais do Grêmio estará 84% garantido. Já com os 59 pontos do São Paulo ao fim do Brasileirão, a probabilidade de ir à competição internacional em 2013 seria de apenas 2%.

Empresário de Celso Roth revela:
'O problema dele é com o Gilvan'

Segundo Jorge Machado, declarações do presidente do Cruzeiro ao longo
da temporada desgastaram a relação

Por Lucas Catta Prêta Belo Horizonte
103 comentários
Técnico Celso Roth, do Cruzeiro (Foto: Ramon Bitencourt / Vipcomm)Celso Roth: segundo empresário, ele não fica
(Foto: Ramon Bitencourt / Vipcomm)
O Cruzeiro ainda corre risco de ser rebaixado para a Série B em 2013: 0,6%, segundo o matemático Oswald de Souza. Independentemente do que aconteça no ano que vem, uma coisa é certa para a próxima temporada: Celso Roth não fica. O contrato do treinador, que se encerra ao fim de 2012, não será renovado em nenhuma hipótese. Pesa para isso a péssima relação entre o treinador e o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares. O empresário de Roth, Jorge Machado, revela a insatisfação do técnico com o mandatário azul.
- O problema dele (Celso Roth) não é com o Alexandre (Mattos, diretor de futebol), mas com o Gilvan. Ele foi se desgastando ao longo da temporada. Se teu chefe fala que não quer trabalhar com você, você fica mal. Ele (Gilvan) já falou que sonha em trabalhar com não sei quem, isso deixa o técnico mal.
Nas últimas semanas, o presidente Gilvan de Pinho Tavares comentou que a tendência era por não renovar o contrato de Celso Roth. Nessas ocasiões, a situação vivida pelo Cruzeiro não era muito diferente: resultados ruins e atuações fracas no Brasileiro. O treinador, sempre que questionado, dizia que o time estava em situação melhor que em 2011, quando lutou contra a parte de baixo da tabela.
Além das declarações de Gilvan, outro indício de que a diretoria não conta com Celso Roth para 2013 é o fato de o presidente não ter, até hoje, procurado o treinador para discutir a temporada, como conta Jorge Machado.
Um dos nomes cotados para assumir o Cruzeiro é o de Marcelo Oliveira, que nesta segunda-feira acertou a saída do Vasco. Embora a diretoria negue, o treinador se reuniu com dirigentes do clube mineiro na última semana.
‘Ele tem mercado’
Perguntado se Celso Roth já foi procurado ou se procura algum clube para 2013, Jorge Machado nega. Ele afirma que o cliente está focado no término do Brasileirão.
- Ele é um treinador que tem mercado. Ele vai esperar terminar o ano.
Procurado, Gilvan de Pinho Tavares não foi encontrado para comentar as declarações do empresário de Celso Roth.

Musa do Santos Tsunami faz ensaio fotográfico no CT Meninos da Vila

Myriã Pedron realizou uma sessão de fotos no centro de treinamento dedicado a categoria de base do Alvinegro Praiano

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
84 comentários
Myriã Pedron musa do Santos Tsunami (Foto: Divulgação / Santos Tsunami)Myriã Pedron é a musa do Santos Tsunami
(Foto: Divulgação / Santos Tsunami)
O Santos Tsunami, equipe de futebol americano do Alvinegro Praiano foi eliminado do Torneio Touchdown após a equipe perder para o Brasília V8, no último domingo, por 20 a 15. A partida foi disputada em Mauá, no estado de São Paulo.
Mas o torcedor do Alvinegro Praiano ainda tem motivos para comemorar. A musa da equipe de futebol americano e do Peixe no Campeonato Brasileiro de 2010, Myriã Pedron, realizou um ensaio fotográfico no CT Meninos da Vila.
Na página oficial do Santos Tsunami no Facebook, o clube já postou uma prévia do ensaio realizado pela modelo. Já no campo, o Peixe entrou em período de férias. Agora, o time  começa a pensar no campeonato paulista em 2013.

Dinamite diz que M.Oliveira quis sair e sonha com Ricardo Gomes para 2013

Presidente do Vasco revela desejo por volta do ex-comandante cruz-maltino. 'Se ele disser que está tudo ok, vai ser o Ricardo'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
265 comentários
A saída de Marcelo Oliveira do Vasco não partiu da diretoria cruz-maltina, mas sim do próprio treinador. Em entrevista ao "Arena SporTV" desta segunda-feira, o presidente do clube carioca, Roberto Dinamite, explicou que conversou com o técnico pela manhã, e o comandante decidiu deixar o Gigante da Colina.
- Tivemos uma conversa na manhã de hoje (segunda-feira) e ele explicou os pontos de vista dele. Conversamos de uma forma natural. Ele dizendo que estava insatisfeito com algumas coisas, nós também, principalmente com relação aos resultados. E quando você tem um clube grande em que os resultados não acontecem, não é a culpa do treinador. Mas foi uma decisão mais dele de sair. Por isso, respeitamos - explicou Dinamite.
Quem assume o lugar de Marcelo Oliveira em caráter interino será o auxiliar Gaúcho. Ele, que já esteve no comando da equipe no triunfo sobre o Palmeiras por 3 a 1, dirigirá a equipe nas últimas quatro rodadas do Brasileirão. O Vasco fecha a competição contra Atlético-MG, Coritiba, Flamengo e Fluminense.
Se ele disser que está tudo ok, vai ser o Ricardo"
Roberto Dinamite
O presidente ainda sonha com a possibilidade de Ricardo Gomes voltar ao comando da equipe na próxima temporada. Ele sofreu um AVC em agosto do ano passado, em um clássico contra o Flamengo, e ainda está se recuperando do trauma.
- Essa possibilidade existe. Voltar vai depender muito mais dele. Ele está com vontade de que isso se torne uma realidade. Estou falando o que sinto e tudo o que tenho conversado com o Ricardo. Ele estando bem e falando que está em condições, vamos trabalhar para fazer de tudo que retorne ao convívio do Vasco, já que teve uma passagem muito importante para o clube. Se ele disser que está tudo ok, vai ser o Ricardo. Caso contrário, a gente vai trabalhar uma segunda opção.
Marcelo Oliveira assumiu o Vasco no dia 12 de setembro, em substituição a Cristóvão Borges, que deixou o clube depois da derrota para o Bahia por 4 a 0. Sob o comando do treinador, o time disputou dez partidas, com duas vitórias, dois empates e seis derrotas.

Ricardo Gomes admite voltar ao Vasco em janeiro: 'É o cenário ideal'

Liberado pelos médicos para retornar ao trabalho, treinador confirma que mantém contato frequente com Roberto Dinamite: 'Voltamos a falar de futuro'

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
83 comentários
ricardo gomes daniel freitas vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Ricardo Gomes ao lado de Daniel Freitas em visita
à Colina (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
O sonho de Roberto Dinamite de contar com Ricardo Gomes no comando do Vasco em janeiro de 2013 tem boas chances de se tornar realidade. O treinador confirmou nesta segunda-feira que mantém contato constante com o presidente do clube e revelou que pretende retomar as funções à beira do campo no início do próximo ano.
- O cenário ideal é esse: voltar a trabalhar em janeiro. Tenho ainda um mês e meio pela frente para intensificar ainda mais a recuperação. Mas frisando que, por enquanto, são apenas boas intenções, muito boas intenções - disse o técnico.
Ricardo Gomes contou que não deixou de falar com os dirigentes do Vasco nem depois da saída de seu ex-auxiliar, Cristóvão Borges, que comandou a equipe até setembro e pediu demissão após a derrota para o Bahia por 4 a 0. Os telefonemas começaram quando Ricardo ainda estava no hospital, depois de sofrer o acidente vascular cerebral (AVC) durante um jogo contra o Flamengo no dia 28 de agosto de 2011.
Tenho ainda um mês e meio pela frente para intensificar ainda mais a recuperação. Mas frisando que, por enquanto, são apenas boas intenções, muito boas intenções"
Ricardo Gomes
- Nunca deixei de ter contato com o Dinamite e o Daniel (Freitas), desde a época do hospital. Eles ligavam para saber como eu estava e sempre falavam na esperança da minha volta. Agora, nós voltamos a falar de futuro.
Liberado pelos médicos para voltar ao trabalho, o treinador diz que ainda não recuperou 100% dos movimentos do lado direito do corpo e sente leve dificuldade na fala. No entanto, a confiança no retorno ao batente fica nítida em alguns minutos de conversa. Logo depois do AVC, parentes de Ricardo deixaram claro que não gostariam de vê-lo novamente à beira do gramado. Hoje, ele já recebe o incentivo da família.
- Eles falaram isso no começo em função do susto, o desconhecido leva as pessoas a ficarem assustadas. Mas o conhecimento do tratamento e da evolução faz com que esse susto desapareça - afirmou o treinador.
Perguntado se poderia voltar a trabalhar com Cristóvão Borges, Ricardo afirmou que a decisão fica a cargo de seu ex-auxiliar.
- Ele ainda está em Nova York. Acho que agora ele tem vida própria, mas nunca se sabe.
Os momentos marcantes da luta de Ricardo Gomes
28/AGOSTO/2011 - Vasco e Flamengo disputam o clássico. Aos 20 minutos do segundo tempo, Ricardo Gomes passa mal e deixa o campo de ambulância. Logo é diagnosticado o quadro de AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. Duas horas depois, ele é submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
31/AGOSTO - Jogadores de Vasco e Ceará fazem uma oração no meio do gramado de São Januário pela recuperação do treinador, antes da partida pelo Campeonato Brasileiro, a primeira de Cristóvão no comando da equipe. Ricardo Gomes continua em estado grave na UTI.
7/SETEMBRO - Ricardo Gomes passa a ficar totalmente sem sedativos. A família libera visitas de amigos mais próximos. As sessões de fisioterapia motora e respiratória continuam sendo realizadas de três a quatro vezes por dia.
Ricardo Gomes visita equipe de hospital (Foto: Andressa Maria Santos Vieira/Divulgação Hospital Pasteur)Ricardo visita a equipe que o atendeu no hospital depois do AVC sofrido em pleno gramado do Engenhão
(Foto: Andressa Maria Santos Vieira/Divulgação Hospital Pasteur)
9/SETEMBRO - O grupo de médicos resolve retirar o tubo traqueal que auxilia a respiração do técnico. Com isso, Ricardo Gomes já respira sem qualquer auxílio e já não fica o tempo todo deitado. Além de sentar, ele interage cada vez melhor com as pessoas, chegando a pronunciar de maneira clara algumas palavras.
12/SETEMBRO - Ricardo Gomes deixa o CTI após 15 dias de internação. Ele é transferido para o quarto e realiza sessões de fisioterapia motora em dois momentos do dia. O trabalho de fonoaudiologia também é feito.
18/SETEMBRO - Após 21 dias, o treinador recebe alta do hospital e vai para casa. No mesmo dia, o Vasco assume novamente a liderança do Campeonato Brasileiro.
16/OUTUBRO - Ricardo Gomes liga para a concentração do Vasco e conversa com os jogadores por viva-voz antes do jogo contra o Atlético-MG, em São Januário. O time da Colina vence por 2 a 0.
9/NOVEMBRO - Ricardo faz uma visita-surpresa (veja para os jogadores no hotel onde o Vasco está concentrado para o jogo contra o Universitario, do Peru.
12/NOVEMBRO - O treinador vai jantar com os jogadores na concentração do Vasco. Logo ao descer do carro, de carona com sua esposa, Cláudia, o comandante é recebido pelo presidente do Vasco, Roberto Dinamite, pelo então diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, pelo treinador Cristovão Borges, pelo preparador físico Rodrigo Poletto e por outros integrantes da comissão técnica. Já ao entrar no hotel, Ricardo Gomes recebe o abraço do reizinho Juninho Pernambucano e do ex-jogador Ricardo Rocha, que estavam no saguão.
27/NOVEMBRO - O técnico visita mais uma vez os jogadores do Vasco na concentração. Ele fica por algumas horas no local e janta com os atletas (veja Ricardo na fisioterapia no vídeo ao lado).
26/FEVEREIRO - A primeira visita de 2012 acontece antes da final da Taça Guanabara. Ricardo Gomes esteve com os jogadores na concentração para almoçar no dia da final da Taça Guanabara, contra o Fluminense. O time perde para o Tricolor por 3 a 1.
22/ABRIL - Em nova visita, o técnico leva motivação aos jogadores antes da semifinal da Taça Rio, contra o Flamengo. Desta vez, o Vasco sai vitorioso e garante vaga na decisão do segundo turno do Campeonato Carioca.
29/JUNHO - Ricardo Gomes acompanha um treino em São Januário pela primeira vez desde que sofreu o AVC.

Após lágrimas, torcedora do Verdão pede aos jogadores: 'Joguem a vida'

Flagrada pelas câmeras chorando no empate contra o Botafogo, Julia, de 14 anos, admite não ter visto gol de Barcos e acredita na fuga da degola

Por Daniel RomeuSão Paulo
866 comentários
torcedora meu palmeiras julia de moraes (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Julia foi flagrada chorando antes do gol de empate
(Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)
O choro de Julia, de 14 anos, representou o sentimento de milhões de palmeirenses pelo mundo. O Botafogo ainda vencia por 2 a 1 em Araraquara, neste domingo, quando a torcedora alviverde foi captada em desespero pelas câmeras, sem acreditar na complicada situação do time no Brasileirão. As lágrimas, no entanto, logo se tornaram pulos de alegria, com o gol de empate que fez a torcida voltar a acreditar na recuperação da equipe. Triste com a situação do Verdão, a adolescente acredita resumir o sentimento de toda a torcida quando faz um pedido aos atletas: jogar a vida para livrar o time da Série B.
O fanatismo pelo Palmeiras vem do berço. De família palmeirense, a menina de 14 anos herdou a paixão do avô, italiano. Com a punição sofrida pelo clube no STJD e mudança dos jogos para Araraquara, cidade onde mora, Julia não perdeu a chance de ter contato com os ídolos. Fez plantão na porta do hotel, pegou autógrafos e até seguiu o ônibus do time pela cidade... Ainda emocionada, admite que não viu Barcos dominar a bola no peito e chutar no ângulo do goleiro Jefferson, para empatar e amenizar o sofrimento alviverde.
torcedora meu palmeiras julia de moraes (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Julia mostra autógrafo de Henrique, seu ídolo no Palmeiras (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)
– Foi muito desespero, nem vi o gol. Já eram 46 minutos do segundo tempo e falei: ‘Meu Deus, já era, acabou’. Comecei a lembrar a trajetória do Palmeiras no ano e a chorar de desespero. Eu não quero que o Palmeiras caia, ninguém quer. Comecei a chorar muito, e meu amigo me pediu para parar. Abaixei a cabeça para limpar o rosto, escutei todo mundo gritando e levantei para ver se a bola tinha entrado. Na hora em que vi que estava dentro do gol, saí pulando. Fiquei com a maior esperança de que fosse fazer o terceiro gol – disse Julia.
Apesar de tudo ir contra, ainda dá. Só vou deixar de acreditar quando realmente estiver rebaixado"
Julia, torcedora do Verdão
Mesmo com o empate no fim, a rodada foi muito ruim para o Verdão. Bahia e Sport venceram seus jogos e, a quatro rodadas do encerramento do Campeonato Brasileiro, o time está a sete pontos do Tricolor baiano e da Portuguesa, 16º e 15º colocados, respectivamente, os últimos que hoje se salvariam da queda para a Série B.
Apesar de muitos palmeirenses já terem abandonado a esperança pela salvação, Julia promete acreditar até o fim. Sem se preocupar com o fato de representar todo o sentimento da torcida neste momento delicado, a menina assume o papel de porta-voz dos palmeirenses e faz uma cobrança o time.
- Apesar de tudo ir contra, ainda dá. Só vou deixar de acreditar quando realmente estiver rebaixado. Se eu pudesse fazer um pedido para os jogadores, seria para jogarem como se fosse a vida deles. É muita gente que está triste com tudo isso. Quando eu estava lá, todos os palmeirenses falaram que naquela hora eu expressei o que estavam sentido.
Paixão registrada
O caderno com o escudo do Palmeiras é companheiro de Julia desde o ano passado. Com sonho de ser jornalista, ela mantém um blog sobre futebol e, na agenda, anota tudo sobre os jogos do Verdão: gols, reportagens, fotos, comentários e até relatos do que ela própria sentiu durante as partidas. O jogador predileto, ela tem na ponta da língua: Henrique, pela raça demonstrada durante as partidas. Empenho que, segundo ela, tem faltado a alguns companheiros do zagueiro no Brasileirão.
– Ele é guerreiro. Ontem (domingo), com o time perdendo, ele largou a zaga e foi ao ataque. Isso que falta para os outros jogadores do Palmeiras. A diretoria não teve pulso firme, e nem alguns jogadores. Mas nem todos – declarou.
Muito nova, ela lembra pouco da queda alviverde em 2002 e do acesso conquistado no ano seguinte. Com o rebaixamento batendo à porta novamente, inclusive, é até difícil recordar que o Verdão comemorava o título da Copa do Brasil há quatro meses. Conquista que Julia comemorou toda vestida de verde, correndo pelas ruas de Araraquara. Cena que espera repetir no dia 2 de dezembro. Desta vez, para celebrar a permanência do Palmeiras na elite do futebol brasileiro, e um fim de ano digno para a torcida.
torcedora meu palmeiras julia de moraes (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Julia ainda acredita na salvação do rebaixamento para o Verdão (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)