segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vasco iguala sua pior sequência no século e fica a um jogo de recorde

Com seis derrotas consecutivas, time repete número de 2008, ano do rebaixamento. Em 1995, foram sete partidas sem um empate sequer

Por André Casado Rio de Janeiro
147 comentários
Os danos da péssima fase vivida pelo Vasco transcendem o adeus ao sonho de repetir a presença na Libertadores em 2013. Além dos problemas extracampo, que a diretoria não tem sido capaz de contornar, o time atual igualou a pior sequência negativa em Brasileiros no século. Com a queda para o Sport, são seis derrotas consecutivas, as mesmas de 2008, ano do rebaixamento para a Série B. Na ocasião, perdeu para Grêmio, Cruzeiro, Náutico, Palmeiras, Ipatinga e Figueirense.
E, se perder para o Atlético-MG no próximo domingo, em São Januário, o Vasco igualará sua maior sequência na história do Brasileirão. Em 1995, ano em que terminou em 20º lugar entre 24 participantes, a um passo da degola, o time acumulou sete partidas sem um empate sequer. Os jogos foram contra Inter, Sport, Bahia, Criciúma, Atlético-MG, Goiás e Palmeiras.
SEQUÊNCIAS NEGATIVAS
ANO JOGOS
1995 0 x 2 Inter (C); 0 x 1 Sport (F); 2 x 3 Bahia (C); 0 x 1 Criciúma (F); 2 x 3 Atlético-MG (C); 0 x 4 Goiás (F); 0 x 1 Palmeiras (C)
2008 1 x 2 Grêmio (F); 1 x 3 Cruzeiro (C); 1 x 3 Náutico (C); 0 x 2 Palmeiras (F);  1 x 3 Ipatinga (F); 2 x 4 Figueirense (C)
2012 0 x 2 São Paulo (C); 0 x 2 Santos (F); 2 x 3 Botafogo (N); 1 x 2 Inter (C); 0 x 1 Corinthians (F); 0 x 3 Sport (C)
Neste Brasileiro, o Vasco não corre risco de ficar entre os últimos colocados graças ao início da campanha - chegou a brigar pela liderança com o Atlético-MG praticamente até o fim do primeiro turno. Na segunda metade da competição, no entanto, o panorama mudou. O time ocupa apenas a 17ª posição se considerados os últimos 15 jogos. As únicas quatro vitórias foram sobre candidatos à degola: Portuguesa, Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO. Sob o comando de Marcelo Oliveira, são 26,6% de aproveitamento, acima no geral apenas que o lanterna Dragão.
Até a vaga para a Copa Sul-Americana está ameaçada, se não houver reação. Os oito primeiros entram, mas outros abaixo também podem se qualificar, caso, na nova regra, as equipes avancem para a quarta fase da Copa do Brasil 2013, que bateria com as datas.
Nos últimos jogos, o Vasco perdeu para São Paulo, Santos, Botafogo, Inter, Corinthians e Sport. Fez três gols e sofreu 13, fazendo com que seu saldo ficasse negativo pela primeira vez no campeonato. Nesta terça-feira, completará um mês sem somar um ponto na tabela.
torcida do Vasco protesto São Januário (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)Torcida do Vasco repetiu protesto durante a partida (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário