segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pacotão da F-1: escalada de Vettel, voo de Rosberg e Raikkonen no topo

Emocionante GP de Abu Dhabi ainda teve abandono de Hamilton quando liderava, Bruno Senna 'Spider' e susto de Mark Webber em Felipe Massa

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes
36 comentários
Largar das últimas posições e fazer uma corrida de recuperação é um desafio e tanto, ainda mais em uma pista tão difícil de ultrapassar como Yas Marina. Imagine então fazer duas no mesmo dia. Essa foi a façanha de Sebastian Vettel no GP de Abu Dhabi deste domingo. Após começar dos boxes, o alemão da RBR voltou a ele na nova volta quando já estava em 11º para trocar o bico dianteiro, danificado por um toque em Bruno Senna no início. E então, precisou começar novamente do zero sua jornada rumo ao terceiro lugar. No fim, ainda tirou onda: "Eu já esperava subir ao pódio". Com o resultado, evitou que Fernando Alonso – segundo colocado na prova – reduzisse muito a diferença na briga pelo título. A duas etapas do fim, o placar é: Vettel 255 x 245 Alonso.
Quem também teve que se recuperar durante a corrida foi Bruno Senna. Parece que o encontro com o campeão do UFC Anderson Silva antes da prova o inspirou. Atingido na largada, caiu para o fim do pelotão e lutou como o "Spider" para chegar em oitavo, logo atrás de Felipe Massa.
Vettel fez sua escalada, mas quem alcançou o topo do pódio foi Kimi Raikkonen, da Lotus. O “Homem de Gelo” viu a tão esperada vitória desde seu retorno à F-1 após dois anos de rali cair no colo depois que Lewis Hamilton abandonou, com problemas na bomba de combustível de sua McLaren. Por ironia do destino, justamente na corrida que marcou seu primeiro triunfo, o finlandês viu suas remotas chances de título acabarem de vez. Mas ninguém foi tão alto quanto Nico Rosberg no domingo. O alemão da Mercedes, literalmente, levantou voo ao atingir a HRT de Narain Karthikeyan. Foi o acidente mais impressionante de uma prova marcada por diversas batidas.
alonso raikkonen e vettel pódio do gp de abu dhabi (Foto: Agência AFP)Alonso, Raikkonen e Vettel. Pódio do GP de Abu Dhabi é formado por três campeões mundiais(Foto: AFP)
Restam dois rounds para ver quem será consagrado tricampeão mundial, Vettel ou Alonso. Com dez pontos a mais, o alemão da RBR pode conquistar o título antecipado no  GP dos Estados Unidos, programado para dia 18 de novembro. Já o espanhol da Ferrari tenta adiar a disputa para o GP do Brasil, que fecha a temporada uma semana depois. Pelo que ambos mostraram nesse domingo, uma coisa é certacerta: o troféu de campeão ficará em boas mãos.
Confira os destaques positivos e negativos da 18ª etapa da temporada 2012 da F-1:
O troféu “Sai da Frente”, claro, vai para Sebastian Vettel. O alemãozinho estava em um dia inspirado. Teve uma atuação de gala em seu teste de fogo na temporada. Saiu dos boxes, ganhou 13 posições em menos dez voltas, mas com o bico da RBR danificado, precisava ir para os boxes. Ele aproveitou a entrada do safety car, que juntou o pelotão, para fazer o reparo. De volta ao fim do grid, teve que refazer sua escalada. Na parte final, chegou a estar à frente de Alonso, mas precisava fazer uma nova parada nos pits para trocar os desgastados pneus. Vettel ainda contou com a forcinha de mais um carro de segurança para se aproximar de Jenson Button e alcançar o pódio. Apesar da grande exibição, viu a vantagem para o espanhol da Ferrari na tabela diminuir. Entretanto, tirou a grande chance do rival encostar na tabela.
Alonso foi o guerreiro de sempre, tirando o máximo de uma Ferrari que apresentou desempenho decepcionante durante todo o fim de semana. Com uma ótima primeira volta, superou Button e Webber. Em seguida, imprimiu um ritmo muito forte, acertou na estratégia e chegou até a lutar pela vitória nas últimas voltas. O próprio piloto admitiu não imaginar que chegaria tão longe na prova.
Disposto a se despedir da McLaren por cima, Hamilton tinha no circuito de Yas Marina a oportunidade perfeita. A pista encaixou muito bem com seu carro e seu estilo de pilotagem. Após se destacar em todos os treinos livres, o britânico largou na pole e parecia rumar para uma vitória tranquila e convincente, repetindo o feito de 2011. Porém, o sonho acabou na 21ªdas 55 voltas, quando viu sua McLaren parar com problemas no sistema de combustível. Hamilton tem pela frente mais duas chances para buscar uma vitória antes de seguir para a Mercedes.
Em uma prova cheia de acidentes, o que mais assustou foi a decolagem de Rosberg. Um problema hidráulico provocou a quebra da direção da HRT de Karthikeyan. Para não bater, o indiano pisou fortemente no freio, reduzindo a velocidade repentinamente. Nico vinha logo atrás e não conseguiu desviar. Ele acertou a HRT em cheio, decolou e bateu com força na barreira de proteção. Para alívio geral, o chamado “soft wall” (parede macia) amorteceu o impacto e nada de grave aconteceu com o alemão.
O experiente Mark Webber estava em um dia inspirado, só que ao contrário. Partindo do segundo lugar do grid, largou muito mal e completou a primeira volta em quinto. O experiente piloto ainda se portou como um estreante ao se precipitar em duas tentativas de ultrapassagem. Primeiro, rodou e teve a corrida prejudicada ao querer superar Pastor Maldonado por fora. Logo depois, arriscou manobra semelhante em Massa e saiu da pista. Quando voltou, lançou o carro para cima do brasileiro, que se assustou, fez um movimento brusco para desviar e acabou rodando. O incidente fez Massa cobrar, em vão, uma punição ao australiano. Ironicamente, Webber abandonou a prova em um acidente em que não teve a mínima culpa. Sergio Pérez bateu em Romain Grosjean, que acabou atingindo seu carro. Como consequência, a RBR perdeu a chance de conquistar o Mundial de Construtores já neste domingo.
bruno senna williams gp de abu dhabi e anderson silva ufc (Foto: Reprodução / Facebook)O campeão do UFC, Anderson Silva, prestigiou Bruno Senna antes do início da prova (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário