domingo, 5 de outubro de 2014

Curtinhas: Donald Cerrone aceita desafio de Masvidal nas redes sociais

Dennis Bermudez reclama de "esquecimento" de Dana White; Bruno
Frazatto anuncia sua próxima luta no Resurrection Fighting Alliance

Por Rio de Janeiro
Já com quatro lutas realizadas em 2014, Donald Cerrone está em busca de oponente para um quinto combate no ano. O americano de raízes cubanas Jorge Masvidal está disposto a ser este adversário. O peso-leve da American Top Team enviou um desafio ao "Caubói" em vídeo através do Facebook, sugerindo uma luta em 6 de dezembro, no UFC 181, e o lutador da Jackson's-Winklejohn's MMA gostou de como o lutador se portou.
- Mandou bem em ser respeitoso e fazer do jeito certo, eu adoraria lutar de novo este ano - respondeu Cerrone pelo Twitter.
Montagem Donald Cerrone e Jorge Masvidal (Foto: Editoria de arte)Donald Cerrone (esq.) aceitou o desafio de Jorge Masvidal para uma luta este ano (Foto: Editoria de arte)
Masvidal agradeceu pelo reconhecimento e perguntou se "Caubói" havia passado a mensagem adiante ao "tio" Dana White, presidente do UFC, ao que Cerrone respondeu apenas: "Ele sabe". Cerrone estava ligado a rumores de uma luta contra Myles Jury, invicto em 15 combates, mas nada foi anunciado ainda pelo Ultimate.
Bermudez: "Estou aqui"
Na quinta-feira, Dana White disse ao site oficial do UFC que Conor McGregor faria sentido como próximo desafiante ao cinturão dos pesos-penas porque, na lista dos primeiros colocados do ranking da categoria, ele era o único que não havia enfrentado o atual campeão, José Aldo. Nesta sexta, o americano Dennis Bermudez foi ao Twitter para lembrar ao patrão que ele também não teve ainda sua chance de disputar o título.
- Eu não enfrentei Aldo também #sequênciade7vitórias - escreveu Bermudez, em mensagem endereçada a White.
Bermudez é atualmente o oitavo colocado do ranking, apesar de sete vitórias seguidas no UFC. No momento, ele está escalado para lutar no UFC 180, em 15 de novembro, contra o último desafiante número 1, Ricardo Lamas.
Frazatto tem luta confirmada no RFA
O brasileiro Bruno Frazatto tem sua segunda luta no Resurrection Fighting Alliance confirmada. O bicampeão brasileiro e vice-campeão mundial de jiu-jítsu vai enfrentar Joe Murphy em 5 de dezembro, conforme anunciou no Twitter. Frazatto tem seis vitórias no MMA profissional, quatro delas por finalização, e apenas uma derrota.

Burkman insinua que "entregou" luta por título no WSOF para voltar ao UFC

Americano foi finalizado por Steve Carl há um ano em duelo que valia o cinturão até 77kg. Ele diz que não teria sido liberado se fosse campeão

Por Rio de Janeiro
Recontratado pelo Ultimate após seis anos fora, Josh Burkman gerou polêmica ao fazer um comentário no Twitter neste domingo. O meio-médio americano, que vai enfrentar Hector Lombard no UFC 182, em 3 de janeiro, insinuou ter "entregado" a luta pelo cinturão até 77kg do World Series of Fighting (WSOF) contra Steve Carl, em outubro do ano passado, para poder ser liberado mais facilmente para voltar ao maior evento de MMA do mundo. As palavras de Burkman foram em resposta ao lutador Ben Askren, que é crítico ferrenho do UFC.
Montagem Twitter Ben Askren e Josh Burkman (Foto: Reprodução / Twitter)Ben Askren critica, e Josh Burkman causa polêmica na resposta (Foto: Reprodução / Twitter)
- Toma uma surra do Steve Carl e aí é contratado para enfrentar o terceiro melhor do mundo. Faz muito sentido :) #lógicadoufc - escreveu Askren, referindo-se a Burkman e Lombard.
- @Benaskren Todo mundo sabe que perdi aquela luta para ser liberado do meu contrato. Ninguém libera campeões. Só um cinturão interessa, por isso você está amargo ;) - respondeu Burkman, provocando o atual campeão até 77kg do One FC e antigo campeão do Bellator.
Burkman foi superado por Steve Carl por finalização no quarto round no duelo que valia o cinturão do World Series. Em março deste ano, ele competiu novamente pelo WSOF, mas sem título em jogo, e nocauteou Tyler Stinson no primeiro assalto.
Aos 34 anos, Josh Burkman tem um cartel de 27 vitórias e 10 derrotas. Após participar do reality show The Ultimate Fighter 2, fez 10 lutas pelo UFC entre 2005 e 2008, com cinco triunfos e cinco reveses. Após perder três seguidas, foi demitido de lá. E depois de nove vitórias e duas derrotas longe do octógono, foi recontratado pelo evento.

Dennis Siver vence Rosa no melhor duelo do card preliminar na Suécia

Russos Zubaira Tukhugov e Mairbek Taisumov também se destacam e nocauteiam nas duas primeiras lutas da noite. Atletas suecos decepcionam

Por Estocolmo
O americano Charles Rosa ofereceu bastante resistência ao alemão Dennis Siver em sua estreia no UFC, mas caiu diante da maior experiência do adversário e acabou derrotado por decisão unânime dos jurados (triplo 30 a 27) em grande luta, a melhor do card preliminar do "UFC: Nelson x Story", na tarde deste sábado, em Estocolmo, capital do Suécia. O emocionante duelo foi válido pela categoria dos penas (até 66kg).
Siver foi melhor nos três rounds e ficou por cima na maior parte do tempo, mas Rosa também ameaçou finalizar por baixo. Quando estiveram em pé, os dois trocaram bem, e o alemão acertou golpes mais significativos, com destaque para chutes rodados na linha de cintura. O duelo terminou de forma muito empolgante, com Siver conseguindo um knockdown a partir de uma joelhada, levando socos no ground and pound após a recuperação de Rosa e pegando o braço do rival na sequência na tentativa da chave de braço. O americano foi salvo pelo gongo.
Dennis Siver e Charles Rosa fizeram grande luta (Foto: Getty)
Veja um resumo das demais lutas do card preliminar na Suécia:
Magnus Cedenblad vence Scott Askham
O sueco Magnus Cedenblad foi extremamente conservador para garantir a vitória por decisão unânime dos jurados (triplo 29 a 28) na última luta do card preliminar, diante do estreante inglês Scott Askham, pelos médios (até 84kg). Sem ser agressivo, ele venceu o primeiro round usando seu jogo de quedas e controlando o adversário por cima. No segundo, Askham acertou um chute frontal no rosto de Cedenblad e conseguiu o knockdown, mas o sueco não demorou a se levantar. Mesmo grogue, ele aguentou os socos que levou em pé na sequência. E o último assalto teve Cedenblad com a mesma estratégia do primeiro, para impedir que Askham o ameaçasse em pé novamente.
Nico Musoke bate Alexander Yakovlev
Nico Musoke foi o primeiro sueco do card a fazer a alegria da torcida local com uma vitória sobre o russo Alexander Yakovlev por decisão unânime dos jurados (triplo 30 a 27). Mas alegria só até a página dois, pois o duelo foi bastante parado e sem emoção. Os dois focaram na luta agarrada, e Musoke foi superior ao oponente, acertando mais golpes no clinche e trocando melhor nos breves momentos em que eles se afastavam. O combate foi válido pela categoria dos meio-médios (até 77kg).
Cathal Pendred derrota Gasan Umalatov
Em duelo que deixou a desejar pelos meio-médios (até 77kg), o irlandês Cathal Pendred superou o russo Gasan Umalatov por decisão dividida dos jurados (29 a 28, 28 a 29 e 29 a 28) e chegou ao segundo triunfo em duas aparições no Ultimate. O primeiro round teve vantagem de Pendred, que foi mais objetivo na trocação. Umalatov igualou as ações no segundo assalto e conseguiu um knockdown ao acertar um direto no rosto, no melhor momento do combate, mas o oponente logo se levantou. No último, o irlandês foi levemente superior e garantiu a vitória.
Krzysztof Jotko vence Tor Troeng
O polonês Krzysztof Jotko não deu bola para o fato de lutar na casa de Tor Troeng e venceu o sueco por decisão unânime dos jurados (30 a 37, 30 a 26 e 30 a 27) em combate pouco empolgante pela divisão dos médios (até 84kg). O primeiro round teve Jotko defendendo bem as quedas e conectando alguns socos em Troeng. O sueco manteve sua estratégia de luta agarrada nos assaltos seguintes, mas cansou e abriu ainda mais espaço para o domínio do polonês, que abusou das joelhadas no corpo e garantiu a vitória por pontos.
Mairbek Taisumov nocauteia Marcin Bandel
Mairbek Taisumov mostrou mão pesada na tarde deste sábado. O peso-leve (até 70kg) russo derrotou o polonês Marcin Bandel por nocaute técnico com apenas 1m01s de luta em Estocolmo. Bandel tentou botar para baixo e também entrar no clinche no começo, mas foi surpreendido por um diretaço de direita e foi ao chão. Taisumov enxergou muito bem a oportunidade, encaixou outra bomba no rosto do adversário, que estava caído, e viu o árbitro encerrar o combate.
Zubaira Tukhugov nocauteia Ernest Chavez
Ernest Chavez acuado contra Zubaira Tukhugov (Foto: Getty)
Após vencer o brasileiro Douglas D'Silva, Zubaira Tukhugov triunfou mais uma vez no octógono, desta vez ao colidir com o americano Ernest Chavez. O peso-pena (até 66kg) russo bateu o adversário por nocaute técnico aos 4m21s do primeiro round na luta de abertura do evento. Ele colocou pressão em pé desde o início e combinou boas esquivas com uma mão afiada. Depois de acertar diversos golpes, conseguiu o primeiro knockdown com um cruzado de esquerda, mas Chavez se levantou. O russo continuou no gás, aplicou outro knockdown com um gancho de esquerda e liquidou a fatura com mais alguns socos até a interrupção do árbitro.

Pedro Munhoz abre com finalização o card preliminar do UFC em Halifax

Brasileiro aplica uma guilhotina perfeita em apenas 39s de luta sobre o americano Jerrod Sanders, conquistando a segunda vitória seguida no UFC

Por Halifax, Canadá
O peso-galo brasileiro Pedro Munhoz abriu o "UFC: MacDonald x Saffiedine" com uma bela vitória-relâmpago sobre o americano Jerrod Sanders, aplicando uma guilhotina perfeita em apenas 39s de luta. Esta foi a segunda vitória seguida de Munhoz em três lutas na organização, e a 12ª em 13 duelos como profissional. Sanders sofreu sua terceira derrota em 17 lutas na carreira, e a segunda no UFC.
Pedro Munhoz e Jerrod Sanders, UFC (Foto: Getty Images)Pedro Munhoz finaliza Jerrod Sanders com uma guilhotina no Canadá (Foto: Getty Images)
- É um prazer estar aqui no Canadá, em Nova Escócia. Jiu-jítsu foi a primeira arte marcial da minha vida. Nasci no Brasil e lá a gente só joga futebol ou treina jiu-jítsu. Eu treinei jiu-jítsu demais - disse Munhoz após a luta.
O combate começou com os dois lutadores buscando os chutes baixos, e o americano tomou a iniciativa da luta ao tentar um double-leg. Mas Munhoz defendeu a entrada nas pernas e encaixou a guilhotina com a perna direita sobre o ombro esquerdo do americano. Sanders ainda tentou um bate-estaca para livrar-se do golpe, mas Munhoz ajustou ainda mais a pegada e obrigou o americano a desistir da luta, arrancando aplausos do público presente.
Confira as outras lutas do card preliminar:
Daron Cruickshank vence luta decepcionante contra Anthony Njokuani
Na luta que prometia ser um festival de trocação, o peso-leve americano Daron Cruickshank acabou vencendo por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27) o nigeriano Anthony Njokuani. O duelo foi decepcionante pelo que se esperava dos dois lutadores, normalmente muito agressivos. O americano somou sua 16ª vitória em 21 lutas, enquanto o nigeriano sofreu a nona derrota em 26 combates profissionais.
Anthony Njokuani e Daron Cruickshank, UFC (Foto: Getty Images)Anthony Njokuani e Daron Cruickshank fizeram uma luta morna, com vitória do americano (Foto: Getty Images)
A luta começou com os dois lutadores buscando tanto os chutes quanto os socos rápidos, mas foi Cruickshank que conseguiu encurtar a distância e levar Njokuani para o chão, mas sem conseguir atacar decisivamente. O nigeriano se mostrava mais confortável no combate, enquanto o americano parecia temeroso dos golpes do rival. No último minuto do round, Cruickshank conseguiu uma linda derrubada, ficando por cima e na guarda do nigeriano até o intervalo.
No segundo round, após terminar em desvantagem o assalto anterior, Anthony Njokuani voltou mais agressivo, mas Daron Cruickshank estava atento às investidas do nigeriano, e travava os chutes seguidamente, em uma delas conseguindo erguer o rival e carregando-o de um lado a outro do octógono antes de derrubá-lo. Após uma pausa dada erradamente pelo árbitro Dan Miragliotta por considerar que Cruickshank aplicou uma joelhada no rosto de Njokuani quando este estava caído - o joelho acertou o peito - a luta voltou a ser disputada com mais intensidade. O americano aos poucos se soltava e aplicava bons socos, enquanto o nigeriano se retraía e cedia espaços.
Com confiança pelo bom round disputado, Daron Cruickshank voltou para o round final disposto a finalizar a luta. Aplicando chutes altos e socos que passavam raspando ao rosto de Anthony Njokuani, o americano se mostrava mais agressivo, enquanto Njokuani se mostrava apático e pouco incisivo. Mas, quando a luta estava no chão, o nigeriano quase encaixou uma chave de braço, mas o americano conseguiu livrar-se da posição, garantindo a vitória por pontos.
Na estreia entre os leves, Olivier Aubin-Mercier finaliza Jake Lindsey
O canadense Olivier Aubin-Mercier conseguiu, neste sábado, mais uma vitória por finalização na carreira ao bater o americano Jake Lindsey aos 3m22s do segundo round. Esta foi a estreia de Aubin-Mercier entre os leves após vir lutando como meio-médio, e a vitória foi a sua quinta em seis lutas. Lindsey, por sua vez, sofreu a segunda derrota em 11 lutas como profissional.
Olivier Aubin-Mercier X Jake Lindsey, UFC (Foto: Getty Images)Olivier Aubin-Mercier finaliza Jake Lindsey com um triângulo invertido em Halifax (Foto: Getty Images)
A luta começou com os dois lutadores tricando golpes no centro do octógono, com ligeira vantagem para Aubin-Mercier, que aproveitou a primeira chance que teve para levar a luta para o chão, derrubando Lindsey e ficando por cima, tentando passar a guarda. O americano conseguiu resistir às investidas do canadense e levantou-se, com a ajuda da grade para devolver a queda segundos depois, mas sem conseguir fazer nada por falta de tempo.
O panorama da luta não se alterou no segundo round. Aubin-Mercier mantinha a iniciativa do combate, e Lindsey aguardava as ações do canadense para contra-atacar. Em um dos contra-ataques, o americano conseguiu tirar o equilíbrio do canadense com um cruzado, mas não deu sequência ao ataque. Aubin-Mercier conseguiu uma nova derrubada e, na posição de cem quilos, preparou um triângulo invertido, que acabou sendo bem-sucedido com uma bela finalização.
Paul Felder vence luta equilibrada contra Jason Saggo por decisão dividida
No duelo entre o canadense Jason Saggo e o americano Paul Felder, pelo peso-leve, quem levou a melhor foi Felder, por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28). O combate, muito equilibrado, marcou a nona vitória seguida do invicto Paul Felder, enquanto Jason Saggo sofreu sua segunda derrota em 12 lutas como profissional.
Jason Saggo e Paul Felder, UFC (Foto: Getty Images)Paul Felder aplica joelhada na vitória sobre Jason Saggo em Halifax (Foto: Getty Images)
A luta começou com Paul Felder aplicando chutes baixos, enquanto Jason Saggo buscava travar as pernas do rival, tentando levar o combate para o chão. O combate se mantinha na grade quando Saggo conseguiu uma queda de judô, ficando por cima de Felder no chão. Após muito tentar, o canadense conseguiu a passagem da guarda, mas o americano levantou-se rapidamente, levando a luta novamente para a grade até o intervalo.
No segundo round, com ritmo de luta mais lento, os dois lutadores se mantiveram inicialmente no centro do octógono, mas Jason Saggo novamente tentou a catada de perna para derrubar Paul Felder, que se defendeu e manteve o duelo em pé, na grade. O canadense aplicava cotoveladas seguidas, que eram absorvidas pelo americano. Saggo conseguiu uma nova queda de judô, mas Felder inverteu a posição e ficou por cima no chão, na guarda do rival. O americano tentou diversas vezes a finalização, mas o canadense defendeu todas, mantendo a luta aberta até o intervalo.
No terceiro round, Saggo buscou imediatamente a luta de chão, mas Felder conseguiu levantar-se e derrubar o canadense com o jogo de pernas. Saggo resistiu aos ataques e inverteu a posição, ficando por cima, mas sem ameaçar o americano. A luta voltou a ser disputada em pé, mas o canadense mais uma vez foi para a derrubada, mas o cansaço impediu que ele mantivesse o adversário no chão. Felder conseguiu aplicar alguns socos em Saggo, que novamente encurtou a distância, derrubando o americano e ficando por cima nos segundos finais. No último segundo, Saggo tentou uma chave de braço, mas o fim da luta salvou Paul Felder da finalização.
Chris Kelades vira luta e derrota Paddy Holohan por unanimidade
Após aceitar a luta com apenas cinco dias de antecedência, e tendo de perder oito quilos neste curto espaço de tempo, o peso-mosca canadense Chris Kelades mostrou muita resistência física ao vencer o até então invicto irlandês Paddy Holohan por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28) para delírio do público presente ao evento. Esta foi a oitava vitória de Kelades em nove lutas, enquanto Holohan sofreu sua primeira derrota em 12 lutas como profissional.
Paddy Holohan X Chris Kelades, UFC (Foto: Getty Images)Chris Kelades venceu Paddy Holohan por decisão unânime em luta muito movimentada (Foto: Getty Images)
A luta começou com os dois lutadores trocando golpes em velocidade no centro do octógono, e Holohan passou a levar vantagem ao encurtar a distância e levar a luta para a grade. Melhor na luta agarrada, o irlandês chegou a ameaçado na trocação pelo canadense, mas assumiu novamente o controle da luta com duas derrubadas, pegando as costas de Kelades e por muito pouco não finalizando o combate no round inicial.
Chris Kelades voltou para o segundo round mais agressivo, aplicando boas joelhadas no corpo do irlandês e assumindo o domínio do combate. Após levar a luta para o chão, o canadense tentou aplicar uma guilhotina, à qual Holohan resistiu até livrar-se da posição e ficar por cima no chão. Mesmo em posição de domínio, o irlandês não conseguiu impôr-se ao rival, que executou uma boa derrubada, ficando por cima e, montado, passou a desferir inúmeros golpes até tentar encaixar um mata-leão, que não aconteceu porque soou o sinal de fim de round.
Na volta para o terceiro round, Kelades mais uma vez começou indo para cima de Holohan, dominando as ações e ficando por cima no chão, ficando na guarda do irlandês após tentar aplicar uma kimura. A luta se manteve no solo por algum tempo, com o canadense mantendo a pressão e evitando dar chance de reação a Holohan, que mostrava cansaço e desgaste por baixo. Nem mesmo uma tentativa de chave de tornozelo deu resultado para o irlandês, que acabou derrotado.
Albert Tumenov nocauteia Matt Dwyer com dois chutes altos no primeiro round
Na segunda luta da noite, o meio-médio russo Albert Tumenov não tomou conhecimento do canadense Matt Dwyer, nocauteando-o com dois chutes altos em sequência em apenas 1m03s do primeiro round. O resultado manteve uma curiosidade no cartel de Dwyer: todas suas lutas terminaram com nocaute (venceu sete e perdeu duas desta forma). Tumenov, por sua vez, chegou à 14ª vitória em 16 lutas na carreira.
Albert Tumenov e Matt Dwyer, UFC (Foto: Getty Images)Albert Tumenov nocauteia Matt Dwyer com dois chutes altos no primeiro round (Foto: Getty Images)
A luta começou com Dwyer mantendo Tumenov à distância, aproveitando sua maior envergadura. Mas, mesmo sendo mais baixo, o russo se movimentava bem e aplicou um belíssimo chute alto de esquerda que derrubou Dwyer imediatamente. O canadense ainda tentou levantar-se, mas um novo chute de encontro de esquerda, que acertou a canela novamente na cabeça de Dwyer, encerrou a luta de forma espetacular.

Rick Story lamenta o fato de decisão ter sido dividida: "Fiquei chocado"

Americano dominou Gunnar Nelson, mas não convenceu um jurado

Por Estocolmo
Rick Story venceu Gunnar Nelson de forma clara na luta principal do UFC em Estocolmo, mas não convenceu um dos três jurados do duelo, que deu vitória por 48 a 47 para o islandês - viu Nelson superior nos três primeiros rounds. O fato de o triunfo do americano ter sido por decisão dividida gerou muitas críticas ao tal jurado, Jim Bergman. Story lamentou o resultado, apesar da vitória, e disse que não concordou com suas duas últimas derrotas, para Mike Pyle e Kelvin Gastelum, ambas também por decisão dividida.
Gunnar Nelson x Rick Story (Foto: Getty)Rick Story venceu Gunnar Nelson na Suécia (Foto: Getty Images)
- Fiquei chocado. Quando ouvi que era decisão dividida, pensei nas lutas contra o Pyle e o Gastelum. Acho que ganhei essas duas lutas. Eu deveria estar numa sequência de cinco vitórias agora - disse Story, na coletiva de imprensa pós-evento.
O experiente lutador americano afirmou ainda que está acostumado a não ser considerado favorito para seus combates e desabafou:
- Ser azarão é um fator de motivação, mas é muito bom o sentimento de calar a boca deles.
Veja todos os resultados do UFC na Suécia:
CARD PRINCIPAL
Rick Story venceu Gunnar Nelson por decisão dividida (47-48, 49-46 e 50-44)
Max Holloway venceu Akira Corassani por nocaute técnico aos 3m11s do R1
Jan Blachowicz venceu Ilir Latifi por nocaute técnico a 1m58s do R1
Mike Wilkinson venceu Niklas Backstrom por nocaute a 1m19s do R1

CARD PRELIMINAR
Magnus Cedenblad venceu Scott Askham por decisão unânime (triplo 29-28)
Nico Musoke venceu Alexander Yakovlev por decisão unânime (triplo 30-27)
Dennis Siver venceu Charles Rosa por decisão unânime (triplo 30-27)
Cathal Pendred venceu Gasan Umalatov por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Krzysztof Jotko venceu Tor Troeng por decisão unânime (30-27, 30-26 e 30-27)
Mairbek Taisumov venceu Marcin Bandel por nocaute técnico a 1m01s do R1
Zubaira Tukhugov venceu Ernest Chavez por nocaute técnico aos 4m21s do R1

MacDonald não vê ninguém em sua frente por disputa de cinturão no UFC

Canadense quer recuperar título dos meio-médios para seu país e não tem preferência entre Johny Hendricks e Robbie Lawler como próximo adversário

Por Halifax, Canadá
Segundo colocado do ranking dos pesos-meio-médios do UFC, Rory MacDonald não deixou dúvidas de que é o primeiro da fila para enfrentar o próximo campeão da categoria ao nocautear o belga Tarec Saffiedine na madrugada de domingo, em Halifax (CAN), no evento principal do "UFC: MacDonald x Saffiedine". O lutador canadense conquistou sua terceira vitória seguida em 2014, todas sobre adversários colocados no top 10 da divisão.
- Eu certamente não vejo mais ninguém no meu caminho. Venci caras muito bons neste ano. Disse em muitas entrevistas que o Tarec é um dos melhores do mundo. Espero que o UFC me coloque logo na disputa de título para que eu traga o cinturão de volta para o Canadá - afirmou MacDonald na coletiva de imprensa pós-evento, referindo-se ao fato de o troféu pertencia ao seu compatriota Georges St-Pierre até o ano passado, quando GSP anunciou um afastamento do esporte e abriu mão do cinturão.
Rory MacDonald UFC MMA (Foto: Getty Images)Rory MacDonald se vê sozinho no posto de desafiante número 1 ao cinturão (Foto: Getty Images)
O jovem atleta de 25 anos parecia destinado a lutar pelo título ainda em 2013, quando carregou uma sequência de cinco vitórias a um duelo contra Robbie Lawler. Todavia, uma derrota por decisão dividida atrasou seu caminho, e MacDonald teve de enfrentar e vencer Demian Maia (oitavo do ranking), Tyron Woodley (terceiro) e Saffiedine. Ele considera que o período foi positivo.
- Eu pude experimentar lutar com outras caras muito bons como Demian Maia e Tyron Woodley, e foram em palcos grandes. Isso me deu experiência contra caras de alto nível. Acho que o próximo passo é lutar pelo título - repetiu o atleta.
Lawler é o próximo a disputar o cinturão, numa revanche contra o atual campeão, Johny Hendricks, marcada para 6 de dezembro, no UFC 181, em Las Vegas. MacDonald ignora a possibilidade de conseguir uma revanche contra Lawler e diz que não se importa com quem vai estar do outro lado quando, enfim, lutar pelo título.
- Eu só quero enfrentar o melhor homem. Qualquer um deles. Não sei (quem vence). Ambos são muitos bons e tiveram uma luta muito equilibrada da última vez, e Johny conseguiu escapar com a vitória no final. Quem sabe? Espero que façam uma grande luta e que o melhor vença - concluiu.

Raphael Assunção: "Eu tinha que pedir a disputa do título após vencer"

Brasileiro, no entanto, diz que mesmo com sete vitórias em sequência, não há como negar que Dominick Cruz foi muito bem em seu retorno ao UFC

Por Halifax, Canadá
Raphael Assunção sabia que a vitória sobre Bryan Caraway o colocaria em uma posição chave na disputa por uma disputa do cinturão dos galos do UFC. Ao chegar ao seu sétimo triunfo consecutivo na categoria, o pernambucano aproveitou a entrevista após a luta para pedir, ao seu estilo, para que sua próxima luta valesse o cinturão. Na coletiva após o evento ele explicou o que sentia sobre o assunto.
Raphael Assunção Bryan Caraway UFC MMA (Foto: Getty Images)
- O que estou pensando agora é que eu tinha que falar e pedir a disputa do título após vencer. Não é fácil construir sete vitórias seguidas no UFC. Mas, para ser honesto, quero voltar para casa, me reunir com a minha equipe e esperar para ver o que acontece. Havia muitas emoções e muita pressão nesta luta, e agora tenho que ter humildade para pensar no que fazer. Mas é fato que Dominick Cruz foi muito bem no seu retorno, não há como negar. Isso estava na minha cabeça. Mas não quero pensar em muitas coisas agora. Prefiro ir para casa e pensar depois.
Assunção também falou sobre a sua atuação em Halifax e comentou a estratégia de luta que foi traçada para enfrentar Caraway.
- Sou muito crítico comigo mesmo. Na segunda-feira vou voltar para a academia e ver aonde posso melhorar. Ele havia dito que faria uma luta em pé, e eu estudei com meus técnicos a forma de fazer a melhor forma de luta em pé contra ele. Trabalhamos na defesa de queda e nos contra-ataques. Talvez tivéssemos conseguido finalizar a luta ao invés de vencer por pontos, não sei - finalizou.
UFC: MacDonald x Saffiedine
4 de outubro de 2014, em Halifax (CAN)
CARD PRINCIPAL
Rory MacDonald venceu Tarec Saffiedine por nocaute técnico a 1m28s do R3
Raphael Assunção venceu Bryan Caraway por decisão unânime (triplo 30-27)
Chad Laprise vanceu Yosdenis Cedeño por decisão unânime (triplo 30-27)
Elias Theodorou venceu Bruno Carioca por decisão unânime (triplo 29-28)
Nordine Taleb venceu Li Jingliang por decisão dividida (29-28, 28-29 e 30-27)
Mitch Gagnon venceu Roman Salazar por finalização aos 2m06s do R1

CARD PRELIMINAR
Daron Cruickshank venceu Anthony Njokuani por decisão unânime (triplo 30-27)
Olivier Aubin-Mercier venceu Jake Lindsey por finalização aos 3m22s do R2
Paul Felder venceu Jason Saggo por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Chris Kelades venceu Paddy Holohan por decisão unânime (triplo 29-28)
Albert Tumenov venceu Matt Dwyer por nocaute a 1m03s do R1
Pedro Munhoz venceu Jerrod Sanders por finalização aos 39s do R1

Cirurgia de Bianchi é bem-sucedida, mas francês segue em estado grave

Segundo o jornal francês L'Équipe, o procedimento cirúrgico na cabeça do piloto
de 25 anos da Marussia foi um sucesso, e ele respira sem ajuda de aparelhos

Por Suzuka, Japão
O estado de saúde do piloto da Marussia, Jules Bianchi, preocupa o circo da Fórmula 1. O francês sofreu um grave acidente no GP do Japão, em Suzuka, faltando nove voltas para o fim da corrida. Ele foi levado inconsciente para o hospital, com um trauma severo, e passou por uma cirurgia na cabeça. De acordo com o jornal francês "L'Équipe", o procedimento foi bem-sucedido, ele foi encaminhado para a UTI e respira sem ajuda de aparelhos.
O piloto brasileiro Felipe Massa se dirigiu ao hospital japonês e confirmou ao Esporte Espetacular, da TV Globo, que Bianchi havia passado pela cirurgia, mas que a sua situação seguia grave e inspirando cuidados. Massa pediu orações para o amigo. Ainda segundo o "L'Équipe", o Hospital Geral de Mie não irá passar mais informações sobre o estado de saúde do piloto durante nas próximas horas. Nas redes sociais, um vídeo de quase nove minutos foi postado mostrando instantes após o acidente. Veja aqui.
Jules Bianchi bateu com Marussia em trator durante GP do Japão (Foto: Getty Images)Jules Bianchi bateu com Marussia em trator durante GP do Japão (Foto: Getty Images)


Ao "EuroSport", o ex-piloto da Fórmula 1 Olivier Panis, também francês, lamentou o acidente e chamou de "patética" a presença de um guindaste ao lado da pista, dentro da área de risco dos pilotos.
- Ter guindastes na pista, durante um GP, é apenas patético. Durante anos e anos falamos sobre isso e dissemos que não queríamos vê-lo na pista. E agora temos essa catástrofe. Infelizmente, isso aconteceu com o Jules. Parece que eles sempre esperam que aconteçam coisas graves para tomarem progressos de segurança, o que é uma vergonha - disse Olivier.
Jules Bianchi Japão 2/10/2014 (Foto: Getty Images)Jules Bianchi durante o GP do Japão, em Suzuka (Foto: Getty Images)

Para matemáticos, chance de mais
um título do Cruzeiro ultrapassa 90%

Com mais cinco vitórias e dois empates, líder do Campeonato Brasileiro atinge "número mágico" que costuma garantir o título da competição

Por Belo Horizonte
 
Quando o árbitro Marcelo de Lima Henrique apitou o fim da partida contra o Internacional, no Mineirão, o torcedor cruzeirense se encheu ainda mais de otimismo. A vitória sobre o vice-líder do Brasileirão, por 2 a 1(confira os principais lances do jogo no vídeo ao lado), ampliou a vantagem do Cruzeiro na ponta da tabela para nove pontos. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado, após a 26ª rodada, é a segunda maior registrada na história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Na edição do ano passado, o Cruzeiro tinha 11 pontos de frente para o vice-líder Grêmio, depois 26 partidas para cada time. O desempenho cruzeirense se reflete também em outros números nas calculadoras.
Após o encerramento da rodada do Campeonato Brasileiro, o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, projeta a chance de o Cruzeiro chegar ao tetra em 91%. Mais otimista, o Chance de Gol calcula em 97,5% a probabilidade de a Raposa levantar o troféu no final da disputa. A página do departamento de matemática da UFMG coloca o time celeste com 90,6% de chance de ficar com o título nacional de 2014. Entre tantas variáveis, esse cálculos levam em conta, principalmente, o desempenho das equipes como mandante e visitante ao longo do torneio. O Cruzeiro lidera os dois quesitos na competição, com 87,18% de aproveitamento em casa, e 56,41% jogando fora.
Sites de matermáticos projetam as chances de título no Brasileirão (Foto: GloboEsporte.com)Sites de matemáticos projetam as chances de título no Brasileirão. Cruzeiro é o grande favorito (Foto: GloboEsporte.com)

A marca dos 73
Desde o início da era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, o número mágico para o título gira em torno dos 73 pontos. Desde 2003, início da disputa no atual modelo, nenhuma equipe que atingiu essa marca ficou sem levantar o troféu. Nas edições de 2008 e 2012, Grêmio e Atlético-MG, respectivamente, chegaram a 72 pontos ao fim da competição, porém ficaram em segundo lugar no campeonato. Segundo o departamento de matemática da UFMG, o time que alcançar "a marca dos 73" terá 93,88% de chance de ser campeão.
Faltam 17 pontos para o Cruzeiro chegar a esse número. Somando 56 na tabela de classificação, a Raposa precisaria de mais cinco vitórias e dois empates nos doze jogos restantes para atingir a marca. O time do técnico Marcelo Oliveira ainda vai disputar seis partidas em casa - uma delas fora de Belo Horizonte, por causa do punição pelos incidentes no clássico contra o Atlético-MG - e outras seis na condição de visitante. O próximo jogo do Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro será na quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o Corinthians, no Mineirão, em partida válida pela vigésima sétima rodada da competição.
Jogos restantes do Cruzeiro no Brasileiro:
Corinthians (em casa)
Flamengo (fora)
Vitória (fora)
Palmeiras (joga fora de BH devido a punição do STJD)
Figueirense (fora)
Botafogo (em casa)
Criciúma (em casa)
Santos (fora)
Grêmio (fora)
Goiás (em casa)
Chapecoense (fora)
Fluminense (em casa)
Torcida do Cruzeiro está expectativa de mais um título no Campeonato Brasileiro (Foto: Gualter Naves/Light Press)Torcida do Cruzeiro vive a expectativa de mais um título no Campeonato Brasileiro (Foto: Gualter Naves/Light Press)