domingo, 5 de outubro de 2014

Para matemáticos, chance de mais
um título do Cruzeiro ultrapassa 90%

Com mais cinco vitórias e dois empates, líder do Campeonato Brasileiro atinge "número mágico" que costuma garantir o título da competição

Por Belo Horizonte
 
Quando o árbitro Marcelo de Lima Henrique apitou o fim da partida contra o Internacional, no Mineirão, o torcedor cruzeirense se encheu ainda mais de otimismo. A vitória sobre o vice-líder do Brasileirão, por 2 a 1(confira os principais lances do jogo no vídeo ao lado), ampliou a vantagem do Cruzeiro na ponta da tabela para nove pontos. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado, após a 26ª rodada, é a segunda maior registrada na história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Na edição do ano passado, o Cruzeiro tinha 11 pontos de frente para o vice-líder Grêmio, depois 26 partidas para cada time. O desempenho cruzeirense se reflete também em outros números nas calculadoras.
Após o encerramento da rodada do Campeonato Brasileiro, o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, projeta a chance de o Cruzeiro chegar ao tetra em 91%. Mais otimista, o Chance de Gol calcula em 97,5% a probabilidade de a Raposa levantar o troféu no final da disputa. A página do departamento de matemática da UFMG coloca o time celeste com 90,6% de chance de ficar com o título nacional de 2014. Entre tantas variáveis, esse cálculos levam em conta, principalmente, o desempenho das equipes como mandante e visitante ao longo do torneio. O Cruzeiro lidera os dois quesitos na competição, com 87,18% de aproveitamento em casa, e 56,41% jogando fora.
Sites de matermáticos projetam as chances de título no Brasileirão (Foto: GloboEsporte.com)Sites de matemáticos projetam as chances de título no Brasileirão. Cruzeiro é o grande favorito (Foto: GloboEsporte.com)

A marca dos 73
Desde o início da era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, o número mágico para o título gira em torno dos 73 pontos. Desde 2003, início da disputa no atual modelo, nenhuma equipe que atingiu essa marca ficou sem levantar o troféu. Nas edições de 2008 e 2012, Grêmio e Atlético-MG, respectivamente, chegaram a 72 pontos ao fim da competição, porém ficaram em segundo lugar no campeonato. Segundo o departamento de matemática da UFMG, o time que alcançar "a marca dos 73" terá 93,88% de chance de ser campeão.
Faltam 17 pontos para o Cruzeiro chegar a esse número. Somando 56 na tabela de classificação, a Raposa precisaria de mais cinco vitórias e dois empates nos doze jogos restantes para atingir a marca. O time do técnico Marcelo Oliveira ainda vai disputar seis partidas em casa - uma delas fora de Belo Horizonte, por causa do punição pelos incidentes no clássico contra o Atlético-MG - e outras seis na condição de visitante. O próximo jogo do Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro será na quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o Corinthians, no Mineirão, em partida válida pela vigésima sétima rodada da competição.
Jogos restantes do Cruzeiro no Brasileiro:
Corinthians (em casa)
Flamengo (fora)
Vitória (fora)
Palmeiras (joga fora de BH devido a punição do STJD)
Figueirense (fora)
Botafogo (em casa)
Criciúma (em casa)
Santos (fora)
Grêmio (fora)
Goiás (em casa)
Chapecoense (fora)
Fluminense (em casa)
Torcida do Cruzeiro está expectativa de mais um título no Campeonato Brasileiro (Foto: Gualter Naves/Light Press)Torcida do Cruzeiro vive a expectativa de mais um título no Campeonato Brasileiro (Foto: Gualter Naves/Light Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário