domingo, 7 de fevereiro de 2016

O Brasil está bem representado no UFC, com lutadores em todas as categorias, sendo dois com cinturão - Fabrício Werdum (peso-pesado) e Rafael dos Anjos (peso-leve). Porém, fora do octógono o país também tem uma representante de peso. Jhenny Andrade, ring girl da organização, concorre ao prêmio de melhor na função no "World MMA Awards 2016" (o "Oscar do MMA). Para conquistar o público, a musa sensualizou em um ensaio fotográfico, com o fotógrafo Rogério Tonello.


Jhenny tem uma concorrência de peso. Ao lado da brasileira, Carly Baker, Brittney Palmer, Mercedes Terrel e Arianny Celeste lutam pelo prêmio. Arianny, inclusive, busca o terceiro troféu consecutivo. 

Confira as fotos da ring girl:









"Oscar do MMA": Holm leva quatro troféus e Cordeiro é o treinador do ano

Campeã peso-galo desbancou Conor McGregor e foi a maior estrela da noite. Treinador de Werdum e Dos Anjos foi o único representante do Brasil premiado

Por Las Vegas, EUA
Holly Holm; MMA Awards 2016 (Foto: Evelyn Rodrigues)Holly Holm levou quatro estatuetas no MMA Awards 2016 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Só deu Holly Holm. A campeã peso-galo do UFC foi a principal estrela do MMA Awards 2016, premiação que é considerada o “Oscar” do esporte, que aconteceu em Las Vegas na madrugada deste sábado.
A "Filha do Pastor" saiu do evento com quatro estatuetas: “Lutadora do Ano”, “Nocaute do Ano”, “Zebra do Ano” e “Revelação do Ano”. Em entrevista ao Combate.com, ainda no tapete vermelho, ela falou sobre a expectativa de participar do evento pela primeira vez - e confessou que teve que recorrer ao guarda-roupa de uma amiga para ir à solenidade.
- Eu venho treinando muito e não tenho tido muito tempo para fazer compras. Por isso, acabei pedindo ajuda para a minha amiga Megan. Ela me emprestou tudo, brinco, colar, vestido, mas eu comprei os sapatos (risos). Brincadeiras à parte, é uma honra fazer parte desse evento, ainda mais porque eu não estaria aqui se não fosse pelo meu time. Chegar até aqui foi uma vitória nossa - declarou.
Rafael Cordeiro; Oscar do MMA 2016 (Foto: Evelyn Rodrigues)Rafael Cordeiro com o "Oscar do MMA 2016" (Foto: Reprodução Instagram)
Promovido pela revista Fighters Only,  o evento elegeu os melhores de 2015 em 22 categorias, através de votação popular pela internet. Treze brasileiros concorreram aos prêmios da noite, mas apenas um levou o cobiçado troféu: Rafael Cordeiro, técnico principal de Fabrício Werdum e Rafael Dos Anjos e dono da Kings MMA, em Huntington Beach, nos EUA, que ficou com o posto de melhor treinador do ano.
Outros brasileiros também marcaram presença no tapete vermelho do "Oscar do MMA": Jorginho Filho, que competiu pelo nocaute mais bonito do ano com o chute rodado que apagou Dennys "A Máquina" no Jungle 83, foi um deles. O carioca trabalha como gari na cidade do Rio de Janeiro e fez questão de levar a bandeira do Brasil para a sua primeira viagem internacional. 
Jorginho, inclusive, posou com a ring girl do UFC, Jhenny Andrade, outra brasileira que concorreu no evento. Indicada pela segunda vez à premiação, Jhenny foi superada por Arianny Celeste, mas fez bonito no palco apresentando a categoria de "Luta da Noite", ao lado do peso-pesado Frank Mir.
Jorginho Filho e Jhenny Andrade; Oscar do MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Jorginho Filho e Jhenny Andrade levaram a bandeira brasileira ao Oscar do MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)
Apresentada pelos lutadores Urijah Faber e Paige VanZant, a premiação também teve alguns momentos engraçados. Em um dos vídeos de paródias, que são marcas registradas do evento, o atleta do One FC, Ben Askren apareceu cantando uma versão da música "Hello", de Adele, com versos que insinuavam uma ligação a Dana White: "Hello do lado do Askren. Estou aqui pensando se algum dia eu estarei no UFC", dizia uma das frases.
Já o presidente do WSOF, Ray Sefo, foi alvo de uma brincadeira "a la Miss Colômbia". Chamado ao palco como vencedor da categoria "Homem de Negócios do Ano", ouviu o apresentador pedir desculpas e dizer que o vencedor havia sido Dana White, que foi eleito pela oitava vez consecutiva.

- Meu discurso é simples. Estou levando o troféu - brincou Sefo.

O momento mais emocionante do evento, no entanto, foi a homenagem prestada a Bruce Buffer, annoucer do UFC, que recebeu um troféu especial pelos serviços prestados ao esporte.

Confira a lista dos principais premiados:

Melhor lutador

Rafael dos Anjos
Conor McGregor
Luke Rockhold
Demetrious Johnson
Max Holloway

Melhor lutadora
Holly Holm
Ronda Rousey
Joanna Jedrzejczyk
Tonya Evinger
Angela Lee

Revelação de 2015

Thomas Almeida
Henry Cejudo
Tony Ferguson
Joanna Jedrzejczyk
Holly Holm

Melhor luta
Robbie Lawler x Rory MacDonald 2 (UFC 189)

Daniel Cormier x Alex Gustafsson (UFC 192)
Andrei Arlovski x Travis Browne (UFC 187)
Justin Gaethje x Luis Palomino (WSOF 19)
Vitaly Bigdash x Igor Svirid (One Champs 32)

Melhor nocaute
Holly Holm (vs. Ronda Rousey, UFC 193)
Conor McGregor (vs. José Aldo, UFC 194)
Thomas Almeida (vs. Brad Pickett, UFC 189)
Jorge Filho (vs. Claudio Cezario, Jungle Fight 83)
Hisaki Kato (vs. Joe Schilling, Bellator 139)

Melhor finalização
Fabricio Werdum (vs. Cain Velasquez, UFC 188)
Ronda Rousey (vs. Cat Zingano, UFC 184)
Marcos Galvao (vs. Joe Warren, Bellator 135)
Tony Ferguson (vs. Edson Barboza (TUF 22 Finale)
Liam McGeary (vs. Tito Ortiz, Bellator: Dynamite)

Maior zebra de 2015

Rafael dos Anjos (vs. Anthony Pettis, UFC 185)
Fabricio Werdum (vs. Cain Velasquez, UFC 188)
Holly Holm (vs. Ronda Rousey, UFC 193)
Uriah Hall (vs. Gegard Mousasi, UFC FN 75)
Maryna Moroz (vs. Jojo Calderwood, UFC FN 64)

Melhor treinador de 2015

Rafael Cordeiro
John Kavanagh
Javier Mendes
Mike Winkeljohn
Firas Zahabi

Melhor equipe de 2015
American Kickboxing Academy
Blackzilians
Jackson-Wink MMA
Kings MMA
SBG Ireland

Ring Girl do ano
Jhenny Andrade
Carly Baker
Arianny Celeste
Brittney Palmer
Mercedes Terrell

"Luta do Século" completa cinco anos. Relembre duelo entre Spider e Belfort

Em fevereiro de 2011, no UFC 126, lutadores brasileiros protagonizaram em Las Vegas, nos EUA, um combate que entraria para a história do MMA mundial

Por Las Vegas

Há cinco anos, dois brasileiros protagonizavam em Las Vegas, capital mundial da luta, um combate que entraria para a história do MMA. De um lado, o então campeão peso-médio do UFC,Anderson Silva, que vinha de sete defesas de título bem-sucedidas e 13 triunfos consecutivos na carreira, além de ser recordista de vitórias e defesas de cinturão no Ultimate. Do outro, Vitor Belfort, ex-campeão da organização em duas categorias de peso diferentes, conhecido pela explosão e agressividade dos golpes. (Veja no vídeo acima reportagem com imagens exclusivas do histórico confronto).
O duelo já havia sido marcado para o UFC 108, em 2 de janeiro de 2010, mas acabou transferido para o UFC 109 por conta de uma lesão de Anderson. Reagendado para o UFC 112, também não chegou a acontecer por conta de lesão, desta vez do “Fenômeno". Quando foi finalmente confirmado para o dia 5 de fevereiro de 2011, gerou tanta expectativa que foi até batizado de “Luta do Século”. 

Quem não gostou muito do casamento do embate, no entanto, foi Spider. Ele e Belfort haviam sido parceiros de sparring e companheiros de treino em 2005, época em que o “Fenômeno” treinou diversas vezes na Black House e na Team Nogueira, equipes de Anderson.

- Faço parte de um time, uma família, que é o Team Nogueira. O Vitor foi muito bem recebido dentro desse time. A gente tem um código de honra que é inquebrável: ninguém luta com ninguém de dentro da equipe - explicou aos jornalistas na época.
Anderson Silva; Vitor Belfort; UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva e Vitor Belfort na primeira encarada em Las Vegas, na semana do UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)


A rivalidade entre os dois lutadores cresceu tanto, que a semana que antecedeu o duelo levou mais de 30 jornalistas da imprensa brasileira para os Estados Unidos.

- Eu nunca vi tantos veículos da imprensa brasileira em Las Vegas. Aliás, nunca vi tantos jornalistas brasileiros em um card do UFC. Não há dúvida de que esse é um evento histórico para o país - disse Ariel Helwani, jornalista do site americano “MMA Fighting”, em entrevista ao SporTV.
PROVOCAÇÕES E CLIMA PRÉ-LUTA
Vitor Belfort; UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)Vitor Belfort disse antes da luta que Anderson vestia uma "máscara" devido a uma suposta insegurança (Foto: Evelyn Rodrigues)
A torcida brasileira também invadiu a cidade americana e os mais de 10 mil ingressos da arena do Mandalay Bay Hotel e Cassino já estavam esgotados duas semanas antes do evento. A euforia em cima da “Luta do Século” cresceu ainda mais depois da primeira coletiva de imprensa realizada na semana do UFC 126. 
Spider surgiu de óculos escuros e jaqueta de couro e não perdeu a oportunidade de cutucar o rival:

- Se você me perguntar qual é a luta do século, seria eu contra o meu clone. Seria engraçado - disparou.

Belfort só respondeu à declaração no dia seguinte. Após participar dos treinos abertos do evento, ele foi questionado por um jornalista sobre os pontos fortes e fracos do adversário:

- Acho que o Anderson tem muitos pontos fortes, mais pontos fortes do que fracos. Mas ele veste uma máscara daquilo que ele não é. Essa insegurança dele o leva a fazer coisas assim - retrucou.
Anderson treina com o filho Kalyl Silva; treino aberto UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson treina com o filho Kalyl Silva antes do UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)


Spider se apresentou no treino aberto depois de Vitor e roubou a cena ao fazer sparring com seu filho Kalyl, então com 12 anos. No intervalo de um treino e outro, no entanto, o campeão foi abordado por um membro da imprensa brasileira, que perguntou o que ele tinha achado da afirmação de Vitor, de que ele estaria vestindo uma máscara por insegurança. Visivelmente incomodado, o lutador preferiu se desvencilhar da pergunta.
MÁSCARA

Anderson só iria devolver a provocação na pesagem oficial do evento, quando apareceu com uma máscara branca e partiu com tudo para cima de Vitor, dizendo que iria enchê-lo de porrada no dia seguinte.
UFC - Encarada de Anderson Silva e Vitor Belfort (Foto: Getty Images)Anderson usou máscara de grupo de dança em encarada com Belfort (Foto: Getty Images)
- Um dia antes da pesagem, nós fomos assistir a um show do Jabbawockeez, que é um grupo de dançarinos filipinos que são muito fãs do Anderson lá em Las Vegas. Depois da apresentação, eles nos receberam nos bastidores. E eles usam aquela máscara no show, né? Como o Vitor tinha dito que o Anderson era mascarado e eles tinham presenteado o Anderson com duas máscaras, então o Anderson decidiu usar uma delas na pesagem - revela Paulo Bananada, ex-companheiro de treinos de Spider.
O olho no olho entre Anderson e Vitor foi tão tenso que impactou até funcionários antigos da organização, já estavam acostumados com encaradas intrigantes.

- Aquela foi uma das encaradas mais empolgantes, senão a mais empolgante que eu já vi. Foi uma mensagem direta: era uma guerra, mesmo sendo de Brasil contra Brasil - lembra Bruce Buffer, announcer do UFC.

Com a encarada perfeita, a euforia em cima da “Luta do Século” se tornou ainda maior. Mais de 725 mil pacotes de pay per view foram vendidos para o evento, que trouxe até celebridades brasileiras a Las Vegas, como os cantores Sandy, Xororó e Zezé di Camargo.
CHUTE DO SÉCULO
ufc anderson silva vitor belfort (Foto: Agência Getty Images)Chute de Anderson em Vitor Belfort entrou para a história dos melhores nocautes do MMA (Foto: Agência Getty Images)


Com um card que incluía estrelas em ascensão como Demetrious Johnson, Donald Cerrone e Chad Mendes, o UFC 126 chegou ao ápice no momento da luta principal. Pouco antes, a então promessa Jon Jones havia derrotado Ryan Bader com uma guilhotina no segundo round (na coletiva pós-luta, ele seria anunciado como o substituto de Rashad Evans para enfrentar o então campeão meio-pesado Maurício Shogun).

A “Luta do Século” durou exatos 3m25s e acabou com Spider acertando um chute frontal impressionante que explodiu no queixo de Belfort. A imagem, repetida à exaustão em veículos de imprensa do mundo todo, se transformou em um símbolo do esporte e continua influenciando atletas até os dias de hoje.

- Aquela luta entrou para a história, com certeza. Foi um duelo de dois grandes nomes do UFC, dois veteranos. O Vitor com aquele jogo de sempre ir para a frente e usar a velocidade para nocautear seus oponentes, mas o Anderson foi muito mais inteligente, enganou bem olhando para o chão e deu um frontal que ficou para a história com certeza, que aparece até em várias propagandas e nos melhores momentos de qualquer vídeo de MMA. Foi um chute lindo, uma obra de arte daquelas que não tem como esquecer mesmo - afirma Fabricio Werdum, campeão peso-pesado do UFC.
Sandy, Lucas Lima, Noely e Xororó; UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)Sandy, Lucas Lima, Noely e Xororó compareceram ao UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Apesar de parecer um golpe de sorte, o chute foi muito treinado por Anderson, conforme releva Rodrigo Minotauro, mentor e amigo do brasileiro.

-  Ele realmente treinou, não foi um golpe de sorte, a gente viu que ele treinou muito. Os golpes que o Anderson Silva utiliza nas lutas ele faz no treinamento, faz no vestiário, e realmente conseguiu acertar um lindo golpe que ficou na história como um dos golpes mais assistidos da história do esporte. A importância que essa luta teve para a divulgação do nosso esporte no Brasil foi imensurável. Por isso eu a considero uma das maiores lutas de todos os tempos no MMA - declara o ex-campeão peso-pesado do Pride e do UFC.