segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

De ponta a ponta, Carlos Sainz consegue segundo triunfo no Dakar

Espanhol defende título na disputa entre os carros e não dá chances aos rivais

Por GLOBOESPORTE.COM Tucumán, Argentina
Não foi apenas Cyril Despres (motos) que conseguiu sua segunda vitória em duas etapas do Rally Dakar. Carlos Sainz voltou a cruzar a linha de chegada na frente, na disputa  entre os carros.  O espanhol, que defende o título da prova, venceu de ponta a ponta o trecho entre Córdoba e Tucumán - 440km e especial de 324km - com o tempo de 3m11s28. Atrás dele chegou Nasser Al-Attiyah, do Qatar (3h12m31s), e o francês Stephane Petrhansel (3h13m02s).
O Brasil teve Guilherme Spinelli como seu melhor representante no trecho. Ele terminou na 10º colocação (3h29m15s), enquanto que o compatriota Marlon Koerich obteve a 16ª posição (3h39m27s).
Dakar Carlos Sainz EspanhaCarlos Sainz liderou segunda etapa sem se preocupar com os adversários (Foto: Reuters)

Seleção sub-20 se reapresenta em aeroportos sem Ney Franco e Neymar

Delegação se dividiu entre Tom Jobim, na Ilha do Governador, e no Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, antes de seguir para a Granja Comary

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
ônibus Seleção Sub-20Ônibus da Seleção sub-20 aguarda os atletas que
chegaram ao aeroporto Santos Dumont
(Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
A Seleção Brasileira sub-20 se reapresentou na tarde desta segunda-feira para o último período de treinos antes do Sul-Americano da categoria no Peru sem duas de suas principais estrelas. O técnico Ney Franco e o atacante Neymar não chegaram com o grupo e seguiram direto para a Granja Comary, em Teresópolis. O restante da delegação se dividiu entre os aeroportos Tom Jobim, na Ilha do Governador (12), e no Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro (10).
Até o último domingo, a expectativa era sobre a apresentação oficial de Philippe Coutinho, mas o meia do Inter de Milão não se recuperou de lesão muscular a tempo e foi desconvocado por Ney nesta segunda. Ele só deve voltar aos treinos no próximo dia 20 de janeiro, data da segunda partida do Brasil na competição, contra a Colômbia.
A delegação embarcará para o Peru no dia 13. A estreia no Sul-Americano da categoria, contra o Paraguai, será em 17 de janeiro, em Tacna.

Eduardo Costa diz que ambição por títulos o fez acertar com o Vasco

Jogador é apresentado em São Januário e afirma que espera jogar em bom nível logo nas primeiras partidas do clube

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Eduardo Costa apresentação VascoEduardo Costa na coletiva: ' Tenho que trabalhar e
jogar bem'  (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
Em sua primeira entrevista oficial como jogador do Vasco, o volante Eduardo Costa já deu uma pequena demonstração de sua personalidade. O jogador deixou claro que só acertou com o clube porque acredita na ambição do time em conquistar títulos. E, sem fugir da responsabilidade, diz que espera jogar em bom nível logo nos primeiros jogos para não sofrer com críticas da torcida.
- A minha volta ao Brasil foi uma questão de ambição do clube de querer conquistar títulos. Apesar de não ter conquistado nos últimos anos, o Vasco não deixou nem vai deixar de ser um dos grandes clubes do futebol brasileiro. Se não fosse essa certeza de que o clube vai brigar para ganhar as competições, eu não pensaria em vir. Tenho que chegar já jogando. Não tem o que ficar esperando. Tem que tentar ir bem logo, porque a cobrança já é grande desde o início. Tenho que mostrar qualidade – disse.
O jogador, que estava no Mônaco (FRA) há um ano e meio, diz que vai ser bom voltar a conviver com o calor da torcida de um time brasileiro.
- Vai ser legal voltar a ter esse calor do torcedor. O Vasco tem uma torcida muito grande e espero fazer a alegria dela.
Leia os principais trechos da entrevista
Duração de contrato
O contrato é de empréstimo por seis meses. Mas tem chance de prolongar e, a princípio, penso que isso pode acontecer.
Como agradar à torcida
Tenho que fazer o que eu fiz em todos os clubes que passei: trabalhar forte e tentar jogar bem. E, obviamente pensar em títulos.
Já dá para jogar?
A diretoria deixou claro que eu estou chegando para resolver uma carência do time e eu tenho que assumir essa responsabilidade. Eu vi alguns jogos e vi que o time tem qualidade. A equipe tem uma base formada e eu estou vindo para acrescentar.
Fora de foco na Europa?
Quando o jogador sai do Brasil e vai para um campeonato como o francês, acaba ficando um pouco fora de foco porque não é um torneio tão visto aqui.
Situação física
Eu treinei até 21 de dezembro e tive alguns dias de férias. Para ter uma noção clara de como estou fisicamente, vai depender dos primeiros treinos em Atibaia-SP.
Primeira experiência no Rio
Tenho agora a oportunidade de jogar em um clube com muita história. E tem a chance de jogar o Carioca, que tem um glamour diferente. Vamos trabalhar com seriedade porque tem tudo para ser um ano proveitoso.

Marcelo Mattos diz que o Fluminense larga na frente na briga pelo Carioca

Volante admite que campeão brasileiro começa um degrau acima, mas vê o Bota em condições de brigar pelo bi. Ele quer renovar contrato com o clube

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Treino do Botafogo - Marcelo MattosMarcelo Mattos tem compromisso até o meio do
ano com o Botafogo (Foto: Photocâmera)
Um dos destaques do Botafogo em 2010, o volante Marcelo Mattos festejou o reencontro de seu bom futebol no clube alvinegro. Em entrevista à Rádio Globo, o jogador avaliou bem as chances de sua equipe no Campeonato Carioca, mas admitiu que o favorito é outro.
- O Fluminense, pelo título brasileiro, começa um pouco à frente. É um time que investiu forte ano passado, continua a investir agora. Creio que o Botafogo possa surprender, assim como Vasco e o Flamengo também, mas o Fluminense sai na frente - disse.
Emprestado pelo Panathinaikos, da Grécia, até o meio do ano, o jogador já vislumbra uma ampliação do compromisso com o Glorioso.
- Acho difícil falar agora, mas já conversei com o presidente, sei da vontade da diretoria e da minha vontade de permanecer no Botafogo, mas vamos aguardar. Espero que dê tudo certo, que eu possa ficar muito tempo no Botafogo, não só até dezembro, mas mais tempo ainda - disse Mattos.
O volante lamentou ter ficado no departamento médico na reta final do último Brasileirão, mas crê que pode recuperar a boa forma na pré-temporada.
- O finalzinho de temporada não foi tão bom para mim. Machuquei o joelho, depois melhorei e tive apendicite. Espero em janeiro começar a trabalhar com meus companheiros, primeiro a parte física, depois a técnica, para ter um bom ano - acrescentou.
A reapresentação do grupo de jogadores do Botafogo está marcada para quarta-feira.

Reavaliação definirá participação de Conca na pré-temporada

Argentino se recupera bem de artroscopia e terá viagem com o grupo para Mangaratiba definida por médicos na reapresentação do elenco

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Conca do Fluminense recebe alta do hospital Conca deixa hospital após cirurgia (Divulgação)
Principal nome do Fluminense no título do Brasileirão, Darío Conca ainda é dúvida para os primeiros dias de pré-temporada em Mangaratiba. O argentino se recupera bem da artroscopia realizada no joelho esquerdo há uma semana e passará por uma reavaliação do departamento médico na reapresentação do elenco, nesta terça, nas Laranjeiras. A tendência é que ele siga com os companheiros para a Costa Verde do estado, mas há a possibilidade de permanecer por mais alguns dias fazendo fisioterapia no Rio de Janeiro.
A previsão para retorno aos campos de Conca é de 25 dias, o que o colocaria em condição de jogar a estreia na Libertadores, dia 9 de fevereiro, contra o Argentinos Juniors, no Engenhão. O departamento médico, no entanto, nutre a esperança de ver o jogador treinando com bola antes do fim da pré-temporada, marcado para o dia 16 de janeiro. Enquanto se recupera da cirurgia, ele curte a família, que veio da Argentina para a última rodada do Brasileirão e permanece no país, o que pode fazer com que estenda por mais alguns dias o tratamento em solo carioca.
Outro jogador tricolor operado durante as férias, Carlinhos, que corrigiu uma síndrome compartimental na perna esquerda, não preocupa e vai participar normalmente das atividades com o restante do grupo já desde o início dos treinamentos.
Dos presentes no departamento médico, apenas três têm a viagem para Mangaratiba completamente descartada: Gerson (lesão no tendão de Aquiles), Leandro Teixeira (ruptura do ligamento no joelho direito) e Bruno Veiga (lesão no ombro direito).

Andrés diz que acordo para rescisão de contrato de Edu foi amigável

Presidente elogia comportamento do volante na apagada passagem pelo Timão. Jogador concederá entrevista coletiva nos próximos dias

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Edu e Danilo, treino CorinthiansEdu e Danilo no treino do Corinthians (Foto: AE)
Pela porta dos fundos, Edu disse adeus ao Corinthians. Contratado em 2009 para liderar o elenco com status de ídolo da torcida, o volante jogou pouco, não caiu no gosto dos treinadores que passaram pelo clube e está fora dos planos de Tite para 2011. Apesar disso, o presidente Andrés Sanches garante que o acordo para o fim do contrato foi feito de forma tranquila.
- Ele compreendeu. Não deu certo, mas ele trabalhou, ajudou e se dedicou. Foi amigavelmente – explicou o presidente Andrés Sanches em entrevista nesta segunda-feira, no CT Joaquim Grava.

Depois de se destacar no Arsenal-ING e no Valencia-ESP, Edu decidiu retornar ao Brasil para defender o Timão no segundo semestre de 2009. A contratação foi um desejo de Andrés Sanches, amigo do jogador, mas nunca teve o aval de Mano Menezes, que pouco aproveitou o atleta enquanto esteve no comando.

Além do baixo rendimento quando jogou, Edu conviveu com problemas físicos durante a última passagem pelo Parque São Jorge. Com Adilson Batista, voltou a ser titular, mas o pífio rendimento diante do Ceará, no Pacaembu, o fez receber críticas da torcida e voltar para a reserva.

Com a saída de Edu, o Corinthians abre uma vaga e fica livre de um dos maiores salários do elenco. O jogador tinha vencimentos na casa dos R$ 200 mil, perdendo apenas para Ronaldo e Roberto Carlos.

Edu promete uma entrevista coletiva nos próximos dias para falar sobre a saída do Corinthians e dos planos até o fim da carreira.
 

À espera de uma resposta, emissário do Verdão nega leilão de Assis por Gaúcho

Roberto Tadeu, representante do Alviverde, afirma não há prazo para negociação se encerrar

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Roberto TadeuTadeu esteve com Assis no Rio, no domingo
(Foto: Ag. Estado)
O Palmeiras não tem uma data limite para saber se Ronaldinho Gaúcho aceitará ou não a sua oferta para integrar o elenco neste ano. De acordo com Roberto Tadeu, empresário que está intermediando a ação com Roberto Assis, irmão e empresário do jogador, a negociação demanda tempo.
- Estamos aguardando uma confirmação do Assis. Ele não deu prazo e isso é compreensível porque é uma negociação grande. Tem de ser estudado bem, pois são três grandes clubes do Brasil (Flamengo e Grêmio também querem o atleta) e mais alguns da Europa. Isso demanda tempo – disse Tadeu, em entrevista à Rádio Globo.
Segundo o empresário, o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo também está bastante envolvido na negociação. Ele conversou com Andriano Galliani, vice do Milan, dono dos direitos do jogador. A proposta palmeirense é de R$1,3 milhão mensais, que seriam bancados por empresas. Em troca, o jogador participaria de ações de marketing. Tudo seria custeado pelos parceiros do alviverde.
Em paralelo a isso, Assis conversa com Flamengo e Grêmio, os concorrentes brasileiros do Palmeiras por Gaúcho. Todos os clubes estão sendo ouvidos há dias pelo empresário do jogador.
- O Assis não está fazendo leilão de jeito nenhum. Simplesmente apareceu um dos melhores jogadores do mundo à disposição de clubes. Em nenhum momento ele me ligou ou ligou para outros clubes. Quando soube que tinha a intenção de voltar, vários clubes procuraram o Ronaldinho. O Assis tem sido transparente. As pessoas não sabem o que está acontecendo. Ele está procurando o que é melhor para ele. O Palmeiras tem estrutura, tem o Felipão (técnico da Seleção na conquista do penta), quando o Ronaldinho viveu a sua melhor fase. Ninguém está contratando qualquer jogador – ressaltou.
Ronaldinho Gaúcho com torcedor em FlorianópolisGaúcho curte folga em Florianópolis onde tirou fotos
com torcedores (Foto: Reprodução / Twitter)
Tadeu também disse que cercou Ronaldinho e Assis de garantias de que o atleta receberia os salários em dia. No fim da temporada passada, alguns jogadores reclamaram que estavam com direitos de imagens atrasados em até dois meses. A diretoria afirma que a dívida já foi quitada.
- A informação que tenho é que não existe mais nada do que está sendo falado. Houve um atraso, mas já foi acertado. Outra coisa é que o Ronaldinho vai se pagar com a engenharia do marketing. Talvez o Palmeiras esteja na frente de outras equipes porque já tinha isso armado desde junho. Algumas empresas confirmaram (o interesse), fora outras que querem entrar. O salário dele não vai atrapalhar qualquer outro do Palmeiras.

Ganso começa o ano treinando com o restante do elenco santista

Meia deve voltar a jogar na segunda quinzena de fevereiro, mas já participa normalmente das primeiras atividades. Santistas começam ano de amarelo

Por Adilson Barros Santos, SP
Uma das novidades na reapresentação do Santos, além da presença dos reforços Jonathan, Aranha, Elano e Victor Hugo, foi a presença do meia Paulo Henrique Ganso, que já treina fisicamente integrado ao elenco. O craque alvinegro sofreu grave lesão no joelho esquerdo no dia 25 de agosto do ano passado, durante confronto contra o Grêmio, pelo Brasileirão. Passou por cirurgia e, até o fim do ano passado, vinha fazendo apenas leves atividades físicas, mas separadamente.
Arouca Elano Ganso SantosGanso (à direita) corre ao lado de Arouca e Elano (centro)  (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
Ganso correu pelo gramado, num circuito montado pelo novo preparador físico santista, José Mário Campeiz, ao lado de Elano e Arouca. O jogador começa a treinar com bola até o fim deste mês. A expectativa é que ele esteja liberado para jogar na segunda quinzena de fevereiro.
- Gradativamente, ele começará a realizar alguns treinamentos físicos com a equipe. Será um período de transição, ainda sem treinos com bola, quando também serão mantidas as sessões de fisioterapia e o trabalho de reforço da musculatura que ajuda a estabilizar o joelho - explicou o fisioterapeuta santista Avelino Buongermino, em entrevista ao site oficial do clube.
O elenco santista estreou um novo uniforme de treino: camisa amarela e calção cinza.

Capítulos finais: Thiago Neves se reúne com Fla e encomenda carro

Jogador permanece no Rio à espera de acordo entre o Al Hilal e o Rubro-Negro. Negociação não depende de acerto com Ronaldinho Gaúcho

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
thiago neves no al hilal da arabiaThiago Neves em jogo do Al Hilal
(Foto: Reuters)
Thiago Neves deveria se apresentar ao Al Hilal no último domingo. Mas a certeza de que o futuro está fora da Arábia Saudita é tanta que ele foi liberado para permanecer no Brasil e tratar da transferência para o Flamengo.
O jogador já começou a reorganizar a vida no Rio de Janeiro. Depois de duas passagens pelo Fluminense, ele caminha para o acordo com o maior rival e iniciou o planejamento encomendando um novo carro.
Nesta segunda-feira aconteceu mais um encontro do jogador com representantes do Rubro-Negro. Todos os detalhes do contrato estão amarrados, mas ainda há distância no valor pretendido pelos árabes para vender 20% dos direitos econômicos do meia.
- Dessa semana não passa. O Thiago está no Rio porque foi liberado para resolver a situação dele com o Flamengo. Dá para chegar a um acordo – disse o empresário do atleta, Léo Rabello, por telefone.
Apesar das altas cifras envolvidas na contratação de Thiago, o Flamengo não condiciona a vinda dele à negociação com Ronaldinho Gaúcho.
- Uma coisa não tem nada a ver com a outra. São negociações que se completam – disse o vice-geral Hélio Ferraz.