sábado, 14 de dezembro de 2013

Neymar marca duas vezes e garante vitória do Barcelona sobre o Villarreal

Brasileiro cobra pênalti com 'paradinha', vê equipe catalã levar o empate no início do segundo tempo, mas balança as redes de novo e é decisivo para vitória por 2 a 1

Por Barcelona, Espanha
1100 comentários
Se Neymar encantou na quarta-feira ao fazer três gols sobre o Celtic pela Liga dos Campeões, neste sábado, o brasileiro não deixou a desejar. Com Messi ainda afastado dos gramados por causa de lesão, o camisa 11 chamou a responsabilidade e foi decisivo na vitória do Barcelona sobre o Villarreal, por 2 a 1, pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol. Em mais uma atuação de destaque, o atacante marcou os dois gols da equipe catalã no Camp Nou.
Apesar do amplo domínio do Barcelona, que estava sem os brasileiros Daniel Alves e Adriano no setor defensivo, o Villarreal assustou ao empatar o jogo no início do segundo tempo. Neymar havia cobrado pênalti, com direito a "paradinha", na primeira etapa. O craque definiu o placar e quase fez o seu segundo hat-trick na semana, em ótima jogada que terminou com a bola explodindo no travessão.
Os torcedores do Barcelona não poderão ver o craque na próxima rodada, contra o Getafe, fora de casa. O brasileiro levou um cartão amarelo por demorar a cobrar escanteio e está suspenso. Com a vitória, o Barça se isola na liderança do Campeonato Espanhol, com 43 pontos. O Atlético de Madrid, segundo colocado, com três a menos, enfrenta o Celta de Vigo neste domingo.
Neymar gol Barcelona (Foto: AP)Neymar ajoelha após marcar gol: craque foi decisivo na vitória do Barça (Foto: AP)


NEYMAR, DE PÊNALTI, COM 'PARADINHA'

O Barcelona chegou a ficar com 89% da posse de bola no primeiro tempo. As constantes investidas catalãs no campo adversário contavam com a intensa movimentação de Neymar, que iniciou a partida atacando mais pela esquerda, mas também criou na ala direita e apareceu no meio da área para cumprir a função de centroavante junto ao companheiro Sánchez.
Os minutos iniciais deram a entender que os anfitriões logo abririam o placar. Aos seis, Song invadiu a área pela direita e soltou uma bomba que explodiu o travessão de Asenjo. Mas a linha de defesa formada pelos volantes e zagueiros do Villarreal dificultou o que parecia simples. Bem marcada, a dupla de ataque do Barça encontrava barreiras para criar chances claras.
Se com a bola rolando estava difícil, a equipe blaugrana conseguiu um pênalti para abrir o placar, aos 30: o lançamento de Bartra, da esquerda,encontrou o braço de Mario Gaspar no caminho. O árbitro não pensou duas vezes. Com Messi lesionado e Xavi no banco, Neymar foi para a cobrança. Autorizado pelo apito, o camisa 11 deu uma “paradinha” para tirar Asenjo do lance e mandar a bola para o canto oposto do arqueiro.
Neymar pênalti barcelona (Foto: AP)Neymar marca de pênalti: paradinha para tirar o goleiro do lance (Foto: AP)


ele de novo, para definir o jogo

A vantagem de um gol no placar foi pouco para deixar o Barcelona tranquilo. Logo no início do segundo tempo, aos três minutos, Musacchio aproveitou o lançamento de escanteio para deixar tudo igual. Bartra não conseguiu subir para impedir a forte cabeçada do argentino, que ainda tocou em Pinto, mas entrou.
Xavi Barcelona x Villarreal (Foto: AFP)Xavi entra no jogo e melhora o meio do Barça (Foto: AFP)
Ao ver o Villarreal se animar com o empate e crescer em campo, Tata Martino resolveu substituir Song por Xavi. Apesar da boa participação do camaronês na partida, a melhora na troca de passes no meio catalão foi visível com a entrada do espanhol. Na primeira participação, ele deixou Sánchez cara a cara com Asenjo, que fez bela defesa.
A noite era mesmo de Neymar. Aos 23, Fàbregas, no bico esquerdo da grande área, deu um belo passe por cobertura para Sánchez, que só escorou para Neymar marcar e deixar o Barça novamente na frente.
A vantagem deu um gás extra para o Barça, que não parou de pressionar até o final. Neymar quase marcou mais um, após fazer boa tabela com Sergi Roberto, na entrada da área, e arriscar o chute. A bola explodiu no travessão. Seria o segundo hat-trick do camisa 11 na semana. A participação do brasileiro contou ainda com um cartão amarelo por demora na cobrança de escanteio, que o deixará fora do próximo compromisso da equipe no Campeonato Espanhol.
Neymar gol Barcelona (Foto: Reuters)Neymar vibra muito com seu segundo gol no jogo (Foto: Reuters)

Cuca admite proposta da China: 'Daquelas difíceis de não aceitar'

Treinador do Atlético-MG diz que vai decidir seu futuro em conversa com Alexandre Kalil, depois do Mundial de Clubes: 'Já falei com o presidente, ele entendeu'

Por Direto de Marrakesh, Marrocos
223 comentários
Cuca coletiva atletico-mg (Foto: Fernando Martins)Cuca reconheceu a chegada da proposta do Shandong Luneng (Foto: Fernando Martins)
O técnico do Atlético-MG, Cuca, confirmou na noite deste sábado, em Marrakesh, que recebeu uma proposta irrecusável do Shandong Luneng, da China. De acordo com a declaração do treinador na entrevista coletiva no Marrocos, ele vai conversar com o presidente Alexandre Kalil depois do Mundial de Clubes para definir seu futuro, mas o comandante da equipe atleticana está decidido a aceitar a oferta chinesa.

- Recebi uma proposta muita boa, daquelas difíceis de não aceitar. Já passei para o presidente e vamos conversar somente depois do Mundial. Estamos prestes a disputar a competição mais importante do clube. Não é momento de falar isso. Já falei com o presidente, ele entendeu e vamos definir isso depois do Mundial - afirmou o treinador.
A proposta do clube chinês gira em torno de R$ 1,5 milhão por mês. Dirigentes do Shandong Luneng já haviam feito a oferta a Tite, recém-saído do Corinthians, mas ele recusou. Assim, os chineses voltaram as suas atenções para Cuca, que deve confirmar sua saída ao fim da participação atleticana no Mundial.

O Atlético-MG vai estrear no Mundial de Clubes na quarta-feira, às 17h30m (de Brasília), contra o Raja Casablanca, nas semifinais. Um dia antes, no mesmo horário, Bayern de Munique e Guangzhou Evergrande disputam uma vaga na decisão.

Jon Jones x Glover Teixeira muda
pela terceira vez e será no UFC 172

Dana White revela nova mudança após anúncio de que Johny Hendricks e Robbie Lawler disputarão no UFC 171, em março, o título vago por St-Pierre

Por Rio de Janeiro
31 comentários
Quando parecia que Jon Jones x Glover Teixeira finalmente sairia do papel, o UFC anunciou a mudança da luta pela terceira vez. Com a pausa de Georges St-Pierre por tempo indeterminado e o cinturão dos meio-médios (até 77kg) em jogo para os candidatos Johny Hendricks e Robbie Lawler no UFC 171, em Dallas (EUA), dia 15 de março, a organização tirou a disputa de título dos meio-pesados (até 93kg) do card e a transferiu para o UFC 172, evento que ainda está sem data e local definidos, conforme revelou o presidente Dana White ao site canadense "SportsNet" na noite desta sexta-feira. O combate provavelmente vai ocorrer entre o fim de março e o início de abril.
carrossel UFC Glover Teixeira e Jon Jones (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Jon Jones x Glover Teixeira: agora vai? (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
Esta é a quarta tentativa do Ultimate de marcar o confronto, que inicialmente foi anunciado para o UFC 169, em 1º de fevereiro, e depois para o UFC 170, em 22 de fevereiro. Dana White e Jon Jones vieram a público revelar que ainda não seria possível marcar nova luta para o americano, que ainda se recuperava da batalha contra o sueco Alexander Gustafsson, no UFC 165, em setembro. Agora, não se sabe se a mudança do UFC 171 para o UFC 172 foi pela mesma razão ou somente por motivos estratégicos.

St-Pierre anuncia pausa por tempo indeterminado e abre mão do título

Canadense diz que não suporta mais lidar com pressão e assédio por ser
campeão. Johny Hendricks e Robbie Lawler disputam cinturão no UFC 171

Por Rio de Janeiro
215 comentários
Georges St-Pierre cumpriu o que prometeu logo após a contestada vitória sobre Johny Hendricks no UFC 167: vai dar uma pausa na carreira por tempo indeterminado. Com isso, aos 32 anos, ele abriu mão do cinturão dos meio-médios (até 77kg) do UFC, que agora está vago. O anúncio foi feito por GSP e pelo presidente da organização, Dana White, durante teleconferência de imprensa na tarde desta sexta-feira. A informação havia sido revelada pouco antes pelo site do canal de TV canadense "RDS".
- Falei com Dana e Lorenzo sobre isso. Luto há muito tempo, são 21 lutas no UFC. Estou lutando em alto nível há muito tempo, lidando com muita pressão e muitas críticas. Sim, decidi que preciso de um tempo "off". Estou deixando vago meu cinturão. Um dia eu posso voltar, mas agora preciso de uma pausa - disse Georges St-Pierre.
George ST-Pierre Coletiva UFC 167 (Foto: Evelyn Rodrigues)Georges St-Pierre abdicou do cinturão do UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)
Os fatores que mais têm incomodado St-Pierre, segundo amigos próximos e parceiros de treino, são a pressão e o assédio por ser campeão do UFC e conhecido mundialmente. Ele não tem ficado à vontade mais para dar autógrafos e tirar fotos com fãs o tempo todo, assim como para lidar com a responsabilidade e o peso de ser um dos maiores ídolos do povo canadense.
Durante o anúncio, Georges St-Pierre explicou quando foi tomada a importante decisão e deixou claro que a dificuldade encontrada no UFC 167, dia 16 de novembro, em Las Vegas (EUA) contra Johny Hendricks, não tem relação com a renúncia ao cinturão.
Essa decisão foi tomada antes da luta. Fisicamente estou 100%, mas mentalmente sinto que não posso entrar em outro camp agora, e não sei quando estarei pronto"
Georges St-Pierre
- Essa decisão foi tomada antes da luta. Para toda luta você tem muita pressão nos ombros. Fisicamente estou 100%, mas mentalmente sinto que não posso entrar em outro camp agora, e não sei quando estarei pronto. Tenho que manter o equilíbrio mental. Não quero que o UFC espere por mim, por isso abdiquei do meu título. Um dia vou me sentir bem de novo, aí poderei ser o desafiante. Preciso ter uma vida normal por um tempo. Agora vou seguir treinando, ficando melhor. Muita coisa tem que mudar. Vou poder viver mais a vida normal. A questão é que minha maior qualidade é também um grande problema: fico completamente obcecado por uma coisa. É uma coisa louca. Vou focar mais em coisas normais agora. Se eu voltar um dia, voltarei muito melhor e mais forte - declarou.
Johny Hendricks x Robbie Lawler pelo cinturão da categoria
Com o cinturão dos pesos-meio-médios agora vago, Dana White anunciou durante a teleconferência que Johny Hendricks e Robbie Lawler irão buscar no UFC 171, dia 15 de março de 2014, em Dallas (EUA), o título da categoria até 77kg. Com isso, Jon Jones x Glover Teixeira, que seria a luta principal do card, foi transferido para o UFC 172, ainda sem data e local certos.
Georges St-Pierre MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)GSP afirmou que decisão foi tomada antes da luta contra Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Concordo com Georges 100%. Ele disse que tem muitos problemas pessoais com os quais está lidando. Isso está deixando Georges louco. Eu concordo. Se você não estiver dentro disso, tem que ficar um pouco de lado. Acho que foi uma boa decisão - disse Dana, que afirmou ainda acreditar na volta de St-Pierre e contou como foram as reações de Hendricks e Lawler à notícia de que disputarão o cinturão:
- Como eles reagiram a essa notícia... Johny Hendricks foi absolutamente à loucura, e Robbie Lawler foi ao nível de loucura ao qual Robbie Lawler pode ir (risos).
Dana acredita que St-Pierre vai voltar a lutar, mas não pensa que, se o resultado contra Hendricks tivesse sido a derrota em vez da vitória, a decisão do canadense seria outra:
- Eu acho que a decisão seria a mesma. Não tem nada a ver com lutar. São problemas pessoais com os quais ele está lidando.
St-Pierre dá uma pausa na carreira com um cartel de 27 lutas, sendo 25 vitórias e apenas duas derrotas. No UFC foram 21 combates, com 19 triunfos. Ele está invicto há 12 lutas, sendo que as nove últimas foram defesas de cinturão, o qual conquistou pela segunda vez em abril de 2008.