segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Curtinha: Vasco divulga pintura vencedora para o seu ônibus

Desenho do Almirante vence disputa apertada com Caravela e vai ilustrar o veículo que transporta os jogadores cruz-maltinos para treinos, jogos e viagens

Por Rio de Janeiro
O Vasco divulgou no fim da manhã desta segunda-feira a nova pintura que estará estampada em seu ônibus. O desenho chamado de "Almirante" venceu, de forma apertada, a "Caravela". Foram 8.520 votos contra 8.407, em enquete realizada no site oficial da agremiação.
O veículo transportará os jogadores com a nova pintura durante toda a temporada 2015. Os jogadores utilizam o ônibus para jogos, treinamentos, idas à concentração e viagens curtas.
Pintura ônibus Vasco (Foto: Divulgação )Pintura vencedora do ônibus cruz-maltino (Foto: Divulgação )

Bethe promete torcida por Ronda contra Zingano: "Quero machucá-la"

Brasileira sonha com retorno ao UFC no Brasil, de preferência contra a campeã. Caso não a enfrente, deseja enfrentar qualquer top 5 da divisão

Por Rio de Janeiro
Bethe Correia sabe usar a mídia a seu favor. Oitava colocada no ranking do peso-galo feminino (até 61kg) do Ultimate, ela deixa claro que sabe que o caminho até o título não é conquistado apenas no octógono. Como a própria lutadora declara, "é uma batalha dentro e fora". Sem lutar desde o dia 30 de agosto do ano passado, Bethe Pitbull, como é conhecida, teve que passar por uma cirurgia após sofrer um descolamento de retina e estará liberada para lutar a partir do fim de março. Seu sonho, como ela já disse tantas vezes, é enfrentar Ronda Rousey e inclusive torcerá pela rival no combate contra Cat Zingano, pois quer "ser a primeira a bater nela e machucá-la".
Bethe Correia UFC 177 (Foto: Evelyn Rodrigues)Bethe Correia prometeu torcer para Ronda: ela quer ser a primeira a bater a campeã (Foto: Evelyn Rodrigues)
Apesar do desejo, Bethe tem a consciência de que sua próxima luta pode não ser imediatamente pelo título. Caso isso se confirme, a atleta da Pitbull Brothers apenas deseja encarar uma adversária do top 5. Ela já foi provocada por Miesha Tate e, mais recentemente, desafiada por Sarah Kaufman.
- Fico feliz de elas quererem lutar comigo. Mostra que eu sou um bom combate e que elas me veem. Sei que todas elas são grandes lutadores - afirmou, em entrevista ao Combate.com.
Outra vontade de Bethe Correia é que seu combate de retorno seja no Brasil, já que, pelo UFC, ela ainda não realizou nenhum confronto em seu país. Questionada se o card do dia 21 de março, que será realizado no Maracanãzinho, seria a volta ideal, ela concordou e já até projetou uma disputa de título atuando em casa contra Ronda.
- Quero vencer seja onde for e meu sonho é lutar pelo título no Brasil. Sei que a Ronda também queria enfrentar uma brasileira pelo título aqui. Não sei se seria com ela ou outra lutadora e nem a data, mas queria muito que a minha volta fosse realmente no Brasil - ressaltou.
montagem MMA Bethe Correia e Ronda Rousey (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Bethe Correia sonha com duelo contra Ronda Rousey (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Confira a entrevista com Bethe Correia por tópicos:
PROVOCAÇÕES DE MIESHA TATE E SARAH KAUFMAN
Várias meninas estão com vontade de lutar comigo, mas isso não me surpreende porque meu foco é a Ronda e acho que eu batalhei para lutar, chamar a atenção do UFC e da detentora do cinturão. Porque você tem que fazer um conjunto de coisas: treinar, vencer, convencer, pedir a luta para você ser a campeã e ter esse direito. É uma batalha dentro e fora (do octógono). Eu pedi, e o UFC cedeu um pouco, disse que tem um projeto para mim, então estou aguardando e fico feliz de elas quererem lutar comigo. Mostra que eu sou um bom combate e que elas me veem. Sei que todas elas são grandes lutadores.
Montagem Bethe Correia x Miesha Tate (Foto: Editoria de Arte)Bethe manifestou vontade em duelar contra Miesha
Tate (Foto: Editoria de Arte)
PRÓXIMA LUTA NO UFC
Não tive nenhum contato com o UFC. A Ronda, há pouco tempo, demonstrou que quer lutar comigo depois da Cat Zingano. Não sei se o UFC quer me botar direto para o cinturão. Se me perguntarem se quero esperar para lutar pelo cinturão ou fazer outra luta antes, vou falar que quero a campeã. Não consigo ver outra lutadora na minha frente que não seja a Ronda. Vou torcer muito mesmo para que ela ganhe da Zingano, ficarei com os dedos cruzados a luta inteira porque quero muito lutar com ela. Quero ser a primeira a bater nela, vencer e trazer o cinturão para o Brasil. Quero surpreender com meu potencial, bater nela e machucá-la. Estou me preparando para isso. Se o UFC me der o direito de escolher, é a Ronda. É meu sonho, senão fico na torcida para que marquem uma boa luta para mim. Uma boa luta seria a campeã ou alguém do top 5.
Dessas top 5, gostaria muito de bater na Miesha Tate. Acho que ela me deixou com a vontade guardada de bater nela. Já quanto a Sarah Kaufman, acho que seria boa luta pelo estilo dela. Casaria bem comigo, é uma trocadora, não vai ficar tentando me agarrar e passaria mais emoção trocar com ela."
Bethe, sobre caso não enfrente Ronda
E SE A LUTA NÃO FOR CONTRA RONDA?
Eu tive alguns desentendimentos com a Miesha Tate nas redes sociais que pegaram fogo. Infelizmente tive a lesão. Queria muito ter lutado com ela, mas o UFC teve que cancelar e marcou ela com a Sara McMann. Dessas top 5, gostaria muito de bater na Miesha Tate. Acho que ela me deixou com a vontade guardada de bater nela. Já quanto a Sarah Kaufman, acho que seria boa luta pelo estilo dela. Casaria bem comigo, é uma trocadora, não vai ficar tentando me agarrar e passaria mais emoção trocar com ela. Gostaria de fazer essa luta. Mas ela até agora só me chamou para o combate, mas chamou sem me ofender. Perguntou quando eu estaria bem, sabia da minha lesão. É um estilo, não desrespeito ninguém, mas vejo minhas adversárias meio que como inimigas. Não gosto de "amizadezinha" com adversária porque ela tem o mesmo desejo que eu. Não tem como chegar e dizer: "Sarah, ou qualquer uma, gosto de você". Eu penso logo que quero quebrar a sua cara. Mas ela não me desrespeitou. Já a Miesha Tate, acho muito sarcástica, meio falsinha. A Ronda é mais verdadeira, apesar de olhar para ela e querer quebrar todinha. A minha vontade é fazê-la sentir dor porque acho que ela nunca apanhou na vida. Tenho sentimentos diferentes por cada adversária e todas para mim são inimigas, mas sempre com o respeito do esporte. Só que elas querem o que quero
Não tem como chegar e dizer: "Sarah, ou qualquer uma, gosto de você". Eu penso logo que quero quebrar a sua cara. Mas ela não me desrespeitou. Já a Miesha Tate, acho muito sarcástica, meio falsinha. A Ronda é mais verdadeira, apesar de olhar para ela e querer quebrar todinha. A minha vontade é fazê-la sentir dor porque acho que ela nunca apanhou na vida."
Bethe Correia
RETORNO AO OCTÓGONO
Fim de março é o tempo que o médico falou para evitar que eu não corresse riscos. Eu queria voltar antes, mas para que eu esteja bem, 100% para vencer, não para arriscar minha carreira e sim para sair campeã, tem que ser a partir do fim de março. Estarei pronta. Vou torcer muito para ter essa chance de lutar com a Ronda e trazer o cinturão para o Brasil, mas estou aí para todas as lutadoras
VOLTA NO BRASIL É CONSIDERADA A IDEAL
Eu queria muito lutar no Brasil. Nunca lutei um UFC no Brasil, sempre me colocam fora e escutar a torcida gritando meu nome, o "uh, vai morrer", amo demais aquilo. Tive a chance de assistir ao último UFC no Rio e amei muito, mas sou pau para toda obra. Onde o Ultimate me botar está bom. Quero vencer seja onde for e meu sonho é lutar pelo título no Brasil. Sei que a Ronda também queria enfrentar uma brasileira pelo título aqui. Não sei se seria com ela ou outra lutadora e nem a data, mas queria muito que a minha volta fosse realmente no Brasil.
Bethe Correia evento MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Bethe Correia planeja retorno em evento no Brasil (Foto: Evelyn Rodrigues)

Schaub desafia Brock Lesnar: "Vou mandá-lo de volta pra marmelada"

Peso-pesado diz que espera ser o escolhido para dar as boas-vindas na volta do ex-campeão ao UFC, mesmo tendo perdido suas duas últimas lutas

Por Las Vegas, EUA
Brendan Schaub, MMA (Foto: Divulgação/UFC)Brendan Schaub se disse disposto a ser o rival de Brock
Lesnar na sua possível volta ao UFC (Foto: Getty Images)
A possível volta de Brock Lesnar ao UFC já mexeu com pelo menos um peso-pesado da organização. Em participação no programa "The Jason Ellis Show", Brendan Schaub disse estar ansioso para recepcionar Lesnar em seu possível retorno ao evento. Lesnar deixou o UFC em 2012, após também sofrer dois reveses, contra Cain Velasquez e Alistair Overeem.
- Fazer lutas coreografadas não é a mesma coisa que lutar no UFC. Lá os caras ficam apenas se agarrando, já sabendo quem vai ganhar ou perder. Tudo bem, é preciso um treino muito duro, que castiga o corpo. Mas Brock Lesnar não vem treinando e competindo como eu. Se ele voltar ao UFC, eu com certeza o mandaria de volta para as lutas armadas de onde ele veio. Com certeza absoluta - disse o lutador, que vem de duas derrotas seguidas contra Andrei Arlovski e Travis Browne.

 

Tibau vê brechas de Parke no chão e projeta bater recorde no UFC em 2015

Brasileiro abre o card principal do UFC: McGregor x Siver, no próximo sábado, e acredita que levar para o chão é o melhor caminho contra rival

Por Rio de Janeiro
Gleison Tibau é o típico funcionário do UFC. Quando Jorge Masvidal se lesionou e foi retirado do card do "UFC: McGregor x Siver", cinco semanas antes do evento que acontece neste sábado, a organização ofereceu o duelo contra Norman Parke para o brasileiro, que não hesitou em aceitar. O tempo de preparação, de acordo com o lutador da American Top Team, foi o suficiente para chegar pronto e estudar bem o adversário. Inclusive, ele garante já saber as brechas do norte-irlandês: jogar por cima no chão, usar seu ground and pound e tentar a finalização.
- Ele tem um jogo bom de pressão. Na luta com o Léo Santos, ele trabalhou bem a pressão, prendeu na grade, usou muita isometria, segurando mais a luta, tentando controlar mais do que se movimentar. Mas se quiser fazer esse jogo comigo, de me segurar, eu acho que não vai ser bom para ele, porque estarei bem preparado e forte para explodir esse jogo dele e aplicar minhas quedas. Tenho uma base boa de quedas e estarei bem afiado. Ele vai ser levado pro chão. Com certeza esse é o melhor caminho. Se eu conseguir derrubar, ficar por cima, ficarei confortável para o ground and pound. De costas no chão ele tem muita brecha, posso sair no pescoço, no braço, as brechas dele são no jiu-jítsu. Tenho que trabalhar bem meu wrestling - analisou, em entrevista ao Combate.com.
montagem Gleison Tibau e Norman Parke (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Tibau vai enfrentar Norman Parke no próximo sábado (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Claro que Tibau também sabe dos perigos que corre contra Parke, que tem 20 vitórias, duas derrotas e um empate, que aconteceu justamente no duelo contra Léo Santos. O adversário do brasileiro está invicto desde que assinou com o UFC, tendo batido quatro oponentes.
- O Parke é um cara duro, jovem, tem uma boa base de wrestling, mas também é striker. Ele é muito forte fisicamente, joga agressivo, vem para dentro e fizemos um trabalho para todas as situações. O que acontecer na luta estamos prontos. Vimos bem o jogo dele. Tem bom boxe e bom wrestling - afirmou.
Brasileiro com mais lutas pela organização, Tibau precisa lutar pelo menos quatro vezes para igualar a marca de Tito Ortiz, que entrou no octógono 27 vezes e é o recordista. Mas ele garante que o recorde será batido ainda em 2015.
- É o ano do recorde com certeza. Início de ano, já tendo luta, até conversei com a minha equipe e com o próprio UFC: nesse ano de 2015 vou trabalhar minha cabeça, meu psicológico e meu fisico para fazer quatro ou cinco lutas. No mínimo isso. Se não acontecer nenhum acidente de lesão, estarei pronto para cinco lutas esse ano. Isso eu garanto - concluiu.

Pettis garante que luta contra Rafael dos Anjos acabará no primeiro round

Campeão dos pesos-leves diz que brasileiro é pior que ele em todos os aspectos da luta, e acredita que vencerá por nocaute no UFC 185

Por Milwaukee, EUA
A vitória por finalização sobre Gilbert Melendez no segundo round da luta principal do UFC 181 e a manutenção do cinturão dos pesos-leves deram ao campeão Anthony Pettis toda a confiança do mundo. Talvez até mais do que ele precise para encarar Rafael dos Anjos em sua nova defesa de título no UFC 185, dia 14 de março, em Dallas. Em entrevista ao site "MMA Fighting", Pettis garantiu que se considera melhor que o brasileiro em tudo, e afirmou que prevê uma vitória sua por nocaute ainda no primeiro round.
Montagem Anthony Pettis x Rafael dos Anjos (Foto: Editoria de arte)Anthony Pettis garante que nocauterá Rafael dos Anjos no primeiro round no UFC 185 (Foto: Editoria de arte)
- Ben Henderson não está nem perto do meu nível de trocação, e nem Rafael dos Anjos. Comparado a mim, ele é um trocador apenas decente, que não me mete medo algum. Digo o mesmo do seu jiu-jítsu e do seu wrestling. Acho que sou uma péssima luta para ele. Tudo em que ele acha que é bom, eu sou muito melhor. O certo é que eu vou finalizar essa luta. Resta saber como. Minhas últimas vitórias foram finalizações, então estou faminto por um nocaute. Se ele acha que vai conseguir trocar em pé comigo, então acho que está mais para um nocaute mesmo. Não vejo essa luta passando do primeiro round. Contra Melendez, mesmo ele tendo me acertado no segundo round, eu lutei dentro de uma margem de segurança. Estava tateando aqui e ali naquela luta, mas agora voltei a ser como era antes. Não vou precisar nem de cinco minutos para vencer Rafael dos Anjos.
Anthony Pettis (Foto: Evelyn Rodrigues)Anthony Pettis diz não ter dúvida de que defenderá o
cinturão dos pesos-leves (Foto: Evelyn Rodrigues)
Em resposta à declaração de Dos Anjos, que disse ver buracos no seu jogo, Pettis disse acreditar que esta é uma manheira do brasileiro se motivar e se convencer de que pode vencê-lo. O que, na sua opinião, é algo quase impossível.
- É o que todos dizem. Donald Cerrone, Ben Henderson e Gilbert Melendez falaram a mesma coisa, e todo vimos como as minhas lutas contra eles terminaram. Entendo e respeito que Rafael dos Anjos fale para se convencer de que eu tenho buracos no meu jogo, mas não sei a que lutas minhas ele assistiu para chegar a essa conclusão além da contra Clay Guida. Os problemas que apresentei naquele combate eu já consertei há muito tempo. Sendo honesto, acho muito difícil que alguém consiga se preparar para lutar contra mim. Se eu fosse lutar contra mim mesmo, não saberia que luta assistir para estudar o meu jogo. Não tive nenhum erro ou problemas nas minhas últimas lutas. Se ele acha que tenho buracos no meu jogo, acabará descobrindo da pior maneira que isso não é verdade - disse o campeão em entrevista ao site "MMA Fighting".
Perguntado se estaria preocupado com a intenção de Rafael dos Anjos de pressioná-lo desde o início, Pettis respondeu que esta é justamente a forma que mais gosta que os rivais lutem contra ele.
Anthony Pettis x Gilbert Melendez, UFC 181 (Foto: Getty Images)Anthony Pettis finalizou Gilbert Melendez no segundo round no UFC 181 (Foto: Getty Images)
- É o que todo mundo diz, e que vale para toda luta. Para vencer qualquer adversário, você tem que se impôr a ele, quebrar sua confiança e fazê-lo bater ou desistir. Esses caras acham que conseguem me pressionar, mas não entendem que sou um contragolpeador. Sou muito bom nisso. Tenho um excelente alcance, que sei usar bem. Quanto mais forte você vier para cima de mim, mais fácil será para mim nocauteá-lo ou machucá-lo. Por isso, gosto muito que tenham o plano de me pressionar. Melendez fez isso, lembram? Rafael dos Anjos se surpreenderá com a minha força e minha técnica, e com os ângulos que consigo para golpear. Sou diferente de todos os outros lutadores - finalizou.
UFC 185
14 de março de 2015, em Dallas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-leve: Anthony Pettis x Rafael dos Anjos
Peso-pesado: Alistair Overeem x Roy Nelson

Dana White: Aldo x McGregor será em Las Vegas ou em estádio na Irlanda

Presidente do UFC responde a dúvidas dos fãs pelas redes sociais e diz que está trabalhando para realizar luta entre Ronda Rousey e Cris Cyborg

Por Las Vegas
Os rumores são reais: o potencial desafio de Conor McGregor a José Aldo deve acontecer num estádio de futebol na Irlanda. O presidente do UFC, Dana White, afirmou que o combate, que ainda depende da vitória do irlandês sobre Dennis Siver no próximo domingo, está entre duas possíveis sedes: Las Vegas ou o Croke Park, estádio em Dublin com capacidade para 82 mil pessoas. A afirmação foi feita durante uma sessão de perguntas e respostas com seguidores no Twitter na tarde desta segunda-feira. Um dos fãs perguntou se McGregor receberia sua chance de disputar o título na arena, e o dirigente não titubeou:
- Se ele vencer (Siver), será ou no Croke Park ou em Vegas - declarou White. Ele já disse anteriormente que, com as cadeiras no gramado, a capacidade do estádio poderia chegar a 90 mil pessoas.
Estadio Croke Park (Foto: Getty)O estádio Croke Park, potencial sede da luta entre José Aldo e Conor McGregor (Foto: Getty Images)
Outro assunto de interesse para os brasileiros no bate-papo foi sobre a tão comentada luta entre as arquirrivais Ronda Rousey e Cris Cyborg. Uma seguidora questionou se o presidente aceitaria que elas se enfrentassem em peso-casado, mas White se mostrou esperançoso que o duelo aconteça na divisão de peso em que Rousey é a atual campeã do UFC, o peso-galo feminino.
- Estou trabalhando nisso, mas não acho que vai ser em peso-casado. Mas, tudo é possível - escreveu.
O presidente do UFC comentou vários assuntos no curto período em que respondeu perguntas e, entre outras coisas, confirmou a luta entre Hector Lombard e Rory MacDonald, até então apenas especulada para o UFC 186, em Montreal no dia 25 de abril. Confira:
Cutucões no olho
"Os árbitros têm de começar a dar uma advertência e então tirar um ponto. Acredite, os cutucões terminarão."
Por que Rory MacDonald não recebeu luta pelo título?
"Ele não foi sacaneado, ele vai enfrentar Hector Lombard, e você realmente não quer ver Lawler x Hendricks de novo?"
Primeiro adversário de CM Punk
"(Não temos) Ninguém ainda. Provavelmente vai levar seis meses para ele estar pronto (para lutar)."
Chances de superluta entre Anthony Pettis e José Aldo
"Eu adoraria ver essa luta."
Expansão à África do Sul
- Nós sabemos que a África do Sul é um mercado enorme e planejamos ir lá. Não sei quando."
Deveria Nick Diaz desafiar o campeão dos pesos-meio-médios, Robbie Lawler, caso vença Anderson Silva?
"Eu adoraria ver Robbie e Nick lutarem novamente."
Ben Askren no UFC
"Ben Askren não quer lutar aqui."
Brock Lesnar vai voltar ao UFC?
"Seu contrato (com o WWE) termina em março, acho. Veremos então (se acontece)."
Georges St-Pierre vai voltar ao UFC?
"Espero que sim."
Quando o UFC vai chegar a Nova York?
"Mais cedo do que você pensa ;)"

Anderson Silva tem licença aprovada para UFC 183; McCarthy será árbitro

Comissão Atlética do Estado de Nevada autoriza luta do brasileiro contra Nick Diaz e aponta veteranos D'Amato, Trowbridge e Rosales como juízes

Por Las Vegas
Anderson Silva UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Autorizado: Anderson Silva recebeu licença para
lutar em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)
O retorno de Anderson Silva ao octógono está aprovado. A Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) aprovou nesta segunda-feira por unanimidade a concessão de uma licença de lutador ao ex-campeão dos pesos-médios para enfrentar Nick Diaz no evento principal do UFC 183, no próximo dia 31 em Las Vegas. Além disso, a entidade apontou os árbitros e juízes do combate: o veterano "Big" John McCarthy será o árbitro central, e Sal D'Amato, Marcos Rosales e Glenn Trowbridge serão os juízes laterais.
A solicitação de licença para lutar de Anderson Silva era o primeiro item da agenda da reunião da NSAC nesta segunda-feira, mas o atleta, que não estava presente fisicamente à audiência, não respondeu por telefone nas duas primeiras vezes em que foi convocado. Na terceira tentativa, seu empresário, Ed Soares, intercedeu e conseguiu conectá-lo - ele esclareceu que foram problemas técnicos que estavam impedindo a conexão. Em seguida, os comissários questionaram Spider sobre seu regime de treinos e sua recuperação da lesão na perna esquerda, sofrida em luta sob regulamentação da entidade no UFC 168, em Las Vegas, em dezembro de 2013.
- Estou muito bem, estou muito feliz. (Meu dia de treinos não é) Nada demais, vou à academia, vou correr por uns 30 minutos, e quando termino faço treino de sombra (de boxe), movimentos de jiu-jítsu e volto pra casa. (A perna) Está boa, mais forte, mais rápida - disse Anderson Silva, em inglês, pelo telefone.
Rickson Gracie e Big John, Mestre do Combate (Foto: Marcelo Russio / Globoesporte.com)"Big" John McCarthy (dir.) com Rickson Gracie no Brasil em 2012 (Foto: Marcelo Russio)
Após as respostas do lutador, os comissários, municiados por sua documentação médica completa, aprovaram a licença de Spider por unanimidade. Em seguida, passaram à definição dos árbitros e juízes do UFC 183. Diretor executivo da comissão, Bob Bennett elegeu Herb Dean, John McCarthy e Mark Smith como árbitros para o torneio, e McCarthy como árbitro do evento principal. Como tal, "Big John" receberá US$ 1.500 (R$ 3.985 na cotação desta segunda-feira). McCarthy é um dos árbitros de maior experiência no MMA na atualidade, tendo atuado no UFC desde sua segunda edição, e esteve no octógono em quatro lutas de Anderson no Ultimate: nas duas lutas contra Rich Franklin, na vitória sobre Chris Leben e na defesa de cinturão contra Nate Marquardt.
Os juízes laterais apontados por Bob Bennett foram Sal D'Amato, Marcos Rosales e Glenn Trowbridge. Eles receberão US$ 1.200 (R$ 3.188) cada. O trio tem longa experiência em eventos de MMA e é frequentemente convocado pelo UFC para trabalhar em eventos fora dos EUA, em países em que não há comissão atlética local e o Ultimate atua como próprio órgão regulatório.

NSAC adia discussão sobre mudança na lista de substâncias proibidas

Comissão alega falta de informação sobre jurisdição do órgão em primeira reunião após exame positivo de Jon Jones e promete comitê de estudo

Por Las Vegas
A reunião da Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) desta segunda-feira foi aguardada com bastante expectativa por incluir, em um de seus itens, uma discussão e "possível ação" sobre o programa de exames antidoping fora do período de competição da entidade. A inclusão do item foi motivada pelo resultado positivo de Jon Jones, atual campeão dos pesos-meio-pesados do UFC, para a substância benzoilecgonina, principal metabólico da cocaína, em exame realizado cerca de um mês antes de sua luta contra Daniel Cormier. O debate, todavia, ocupou apenas cerca de 15 minutos das cerca de duas horas de reunião da entidade, e pouco evoluiu: os comissários, alegando desconhecimento sobre a jurisdição da NSAC na área, adiaram a discussão e a tomada de qualquer decisão acerca do assunto.
Reunião da Comissão Atlética do Estado de Nevada (Foto: Ana Hissa)Comissários de Nevada (na mesa) discutem os itens da agenda: pouco debate sobre mudanças ao programa de exames antidoping da entidade (Foto: Ana Hissa)
O item sobre o programa antidoping era o 15º da programação da reunião, que atraiu diversos jornalistas da mídia especializada em MMA, e foi precedido por uma longa discussão sobre se Marc Goddard, experiente árbitro britânico que atua no UFC desde 2008, deveria receber uma licença para arbitrar lutas em Las Vegas. Mesmo com a presença de Marc Ratner, vice-presidente de assuntos regulatórios do UFC e ex-comissário em Nevada, para apoiá-lo, Goddard foi intensamente questionado pelos comissários e recebeu apenas uma licença para uma luta, que deve servir como oportunidade de avaliação para a entidade.
Quando a programação moveu para o item da discussão do programa antidoping, a comissária Pat Lundvall, responsável pelo estudo que avaliou a adoção de parte do código da Agência Mundial Antidoping (Wada) em 2007, afirmou que, na época, a NSAC adotou apenas a lista de substâncias proibidas pela agência, o que estava dentro de sua jurisdição. Ela advertiu que mudar quais substâncias eram proibidas dentro ou fora do período de competição talvez não estaria dentro da jurisdição do órgão, e que a questão precisava ser estudada. Chairman da comissão, Francisco Aguilar disse em seguida que sua intenção com a inclusão do item não era agir imediatamente, mas iniciar a discussão do assunto, e abriu as portas para a formação de um comitê de estudo para determinar se a NSAC poderia, de fato, se separar do código da Wada e mudar a lista de substâncias proibidas dentro e fora do período de competição. Em cerca de 15 minutos, a discussão estava encerrada e a programação seguiu aos itens seguintes.
Apesar do exame positivo para uso de cocaína em 4 de dezembro de 2014, Jon Jones não foi punido pela NSAC porque a benzoilecgonina não aparece na lista de substâncias proibidas fora de competição pela Wada, apenas para o período de competição, discriminado como até 12 horas antes do início da luta. Jones lutou em 3 de janeiro passado e derrotou Daniel Cormier por decisão unânime no evento principal do UFC 182, em Las Vegas. O resultado do exame foi divulgado apenas dois dias depois do combate, em 5 de janeiro, e o campeão dos pesos-meio-pesados anunciou no mesmo dia que estava entrando numa clínica de reabilitação para dependentes químicos. O caso gerou polêmica sobre o que deveria ser considerado como período de competição para exames antidoping, já que os camps de treinamento no MMA podem durar até três meses, e sobre se Jones deveria ter recebido permissão para lutar após usar uma droga recreativa e ter quebrado o código de conduta para atletas do UFC. O presidente da companhia, Dana White, alegou que o contrato do campeão lhe garantia o direito de lutar e impedia o cancelamento do combate, sem especificar as cláusulas que o detiam.
A programação da reunião da NSAC desta segunda também previa o julgamento de um recurso do peso-galo Francisco Rivera pela anulação de sua derrota para Urijah Faber no UFC 181, em 6 de dezembro passado, quando sofreu um cutucão no olho pouco antes de ser finalizado. Todavia, a comissão pediu que representantes da equipe de Faber e o árbitro da luta, Mário Yamasaki, estivessem presentes à audiência para testemunhar, e a discussão também foi adiada. Já a lutadora Ashlee Evans-Smith, pega no exame antidoping no mesmo evento por uso de diurético, foi suspensa temporariamente e recebeu uma garantia de que poderia defender seu caso numa próxima reunião da comissão.

Antes de voltar aos treinos, Cielo curte roteiro de férias geladas em Toronto

Campeão olímpico, nadador aproveitou as temperaturas abaixo de zero no Canadá, os jogos da NBA e da NHL, o aquário da cidade e até patinou no gelo com a namorada

Por Toronto, Canadá
Cesar Cielo volta a treinar nesta semana. Será uma temporada cansativa e importante, com o Mundial de Kazan, em julho, na Rússia, no horizonte. Por isso, o maior nadador brasileiro de todos os tempos procurou relaxar e aproveitar alguns dias de férias com a namorada Kelly e os pais, Cesar e Flavia. Foram duas semanas curtindo Toronto, no Canadá. Dias de muita diversão na neve, com temperaturas quase sempre abaixo de zero. Nada que atrapalhasse o réveillon e os passeios para conhecer a cidade que vai ser a sede dos Jogos Pan-Americanos - de 10 a 26 de julho - e do Parapan - de 7 a 15 de agosto - deste ano. Foram vários programas (confira o roteiro abaixo), mas entre eles, alguns se destacaram.

- Gostei muito dos jogos (NHL e NBA). A patinação também foi legal e tivemos que escolher o dia a dedo por causa do frio (a temperatura chegou a ficar -17ºC). Adorei os passeios também. Mas não dá para comparar um jogo da NBA com um museu. O aquário foi muito legal. Só faltou o zoológico, que é um pouco mais afastado da cidade. E que, por ser aberto, estava muito frio. Fizemos muitas coisas. Foi bem bacana - contou o nadador, que curtiu os últimos dias de viagem com o ginasta campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti e a namorada, Juliana Gatto.
Mosaico Cielo Férias Canada (Foto: Thiago Lavinas)Cesar Cielo em momentos de descontração em Toronto, no Canadá (Fotos: Thiago Lavinas)
Apesar de estar oficialmente de férias, Cielo procurou cair alguns dias na piscina da Universidade de Toronto para manter a forma. E também fazia musculação na academia do hotel pela manhã. Dono de três medalhas olímpicas, ele procurou manter a forma, inclusive, no dia em que completava 28 anos de idade.
- Já estou acostumado (risos). Até que melhorou nos últimos anos. Normalmente tenho competido nos dias de aniversário. Quando estava em Auburn todo dia 10 de janeiro a gente tinha “dual meet” contra a Universidade de Texas. Então eu competia. Treinar é um pouco mais tranquilo. Não tenho muito essa coisa com data lá em casa faz tempo. Tirando o Natal, que a gente procura reunir a família e quando não dá não é dor de cabeça para ninguém também, não tem muito isso. O meu aniversário é um dia normal, só que estou ficando mais velho.

Essa disciplina vai ajudar a Cielo na volta aos treinos nesta semana, no Brasil. O nadador inicia a preparação para uma temporada onde já pode garantir a presença nas Olimpíadas do Rio em 2016. A partir de 1º de março, os atletas podem atingir o índice estipulado pela Fina nas competições oficiais válidas para as tomadas de tempo. Nos 50m livres, a marca a ser confirmada deve ser 22s27.

- Essa última semana (de férias) já serviu para dar essa quebrada. Para sair um pouco do modo hibernação e voltar para a atividade. Porque agora começa a temporada. Com treino forte para conquistar os resultados lá na frente. Como foram duas semanas foi tranquilo. Não senti muita diferença. Estou com uma força bem legal ainda. Peso, ganhei bem pouquinho. Se tivesse parado três semanas ou um mês seria pior. Iria sentir bem mais agora na volta.
Cesar Cielo na piscina do Pan de Toronto 2015 (Foto: Thiago Lavinas)Cesar Cielo na piscina nas instalações dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 (Foto: Thiago Lavinas)


Foco é algo que Cielo tem de sobra. E ele sabe que o ouro na sua prova preferida no Rio em 2016 só vai vir com muita dedicação. A primeira competição do nadador neste ano deve ser em fevereiro, nos Estados Unidos.

- A prova dos 50 metros livre está bem mais disputada. Agora é treinar forte.

Cielo não sabe ainda se vai estar no Pan-Americano de Toronto, em julho. Apesar de ter adorado a cidade, ele tem o Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan, na Rússia, como a principal competição do ano. E os dois eventos são muito próximos, com apenas duas semanas de intervalo.

- Não sei ainda se vou vir, mas fico pensando como será a cidade sem neve e sem frio. Ficamos o tempo todo no negativo aqui. Mas deve ser muito legal e animado. E vai ter o clima ainda do Pan, que quem já participou sabe que é sensacional.
O nadador está desde o último dia 30 de dezembro. Já patinou e aproveitou também para tirar uma foto em frente ao relógio que faz a contagem regressiva para os Jogos, que vão receber mais de 6.000 atletas de 41 países.
E bem próximo ao hotel em que Cielo está hospedado com a namorada e os país, Cesar e Flávia.
confira o roteiro de cielo em toronto
Patinação no gelo no Nathan Phillips Square - A praça onde fica a sede da prefeitura de Toronto tem a pista de patinação mais procurada e charmosa da cidade. Com temperaturas abaixo de zero, não ir até lá faria as férias não serem completas.

NHL - O Hockey está para os canadenses como o futebol para os brasileiros. Então assistir a uma partida do Toronto Maple Leafs era quase um dever de casa. Cielo foi com a família torcer na partida contra o Washington Capitals.
Hockey Hall of Fame - Um programa com a cara de quem é fã do mundo do esporte. O museu destaca os ídolos e a história do Hockey.
Niagara Falls - As cataratas ficam a cerca de 120km de Toronto e são uma das atrações mais procuradas da região. É um destino bastante escolhido por casais para passar a lua de mel por causa dos hotéis com vista privilegiada para as quedas d'água. A maior, de 53 metros e 671 metros de comprimento, impressiona também pelo volume de água.
Cielo em férias em Toronto, Canadá (Foto: Thiago Lavinas)Cesar Cielo observa as belas quedas d'água em Niagara durante as férias pelo Canadá (Foto: Thiago Lavinas)



Niagara-on-the-lake - Pequena e charmosa cidade com uma arquitetura antiga. É a mais famosa da região de Niagara Falls. Ponto de partida para as mais de 100 vinículas da região que produzem, além de vinhos tintos e brancos, o icewine.

Peller Estates Winery - Local escolhido para provar o tradicional icewine, um vinho produzido a partir de uvas congeladas (por causa do frio do inverno canadense), onde o açúcar das uvas ficam mais fortes. Com isso, o vinho é mais doce e com uma textura mais parecida com um licor. No almoço preparado pelo chef Jason Parsons, uma surpresa. Uma sobremesa especial lembrando o aniversário do nadador, que completou 28 anos durante as férias no Canadá.
NBA - No Air Canada Arena, Cielo sentiu o clima da apaixonada torcida da franquia canadense do Toronto Raptors, que enfrentou o Charlotte Hornets. Ele teve a companhia de Arthur Zanetti e a namorada Juliana Gatto.
Ripley’s Aquarium de Toronto - Inaugurado em outubro de 2013, o Ripley’s Aquarium de Toronto tem mais de 16 mil animais marinhos e é o maior aquário do Canadá. É conhecido por ter a maior coleção de tubarões da América do Norte. Ele fica localizado bem no centro da cidade, ao lado da CN Tower, o principal cartão postal de Toronto.
CN Tower - É o principal ponto turístico de Toronto. Foi construída em 1975 e tem 553 metros de altura. Lá de cima, foi possível ver toda a cidade. É considerada uma das sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Apesar de parecer assustador, Cielo não teve medo do chão de vidro e aproveitou para tirar várias fotos. O chão tem um vidro de 7cm e consegue suportar o peso de 12 elefantes. Por fim, um almoço no 360 graus, um restaurante giratório localizado no alto da torre. Com a visão da cidade, claro.
Cielo em férias em Toronto, Canadá (Foto: Thiago Lavinas)Cesar Cielo almoça com a modelo e namorada Kelly Gisch no 360º, restaurante da CN Tower (Foto: Divulgação)










Cielo em férias em Toronto, Canadá (Foto: Thiago Lavinas)Cielo passeia de segway em Toronto pelo Distillery District (Foto: Thiago Lavinas)
Mercado Público de St Lawrence - Ponto obrigatório para quem admira uma boa comida. Cielo provou (e gostou) do tradicional Peameal Bacon Sandwich. As frutas também são maravilhosas. As lagostas, algumas vivas em pequenos aquários, são outra atração à parte. O prédio já foi sede da prefeitura e carrega toda uma história com ele. Já foi considerado pela revista "Food and Wine" como um dos 25 melhores mercados de comida do mundo.

Casa Loma - Construída em 1914, é um lugar muito procurado por cineastas. Serviu como cenário, por exemplo, para a gravação de algumas parte do filme X-Men, onde representava a escola de mutantes do Professor Charles Xavier.

Distillery District - No local funcionava uma antiga fábrica. Tudo foi revitalizado e atualmente abriga cafés, restaurantes, lojas e galerias de arte. Foi lá onde Cielo passeou de segway e também passou pela Soma, uma loja famosa pelo chocolate que produz.

Lago Ontario - É um dos cinco grandes lagos da América do Norte. E parada obrigatória para uma foto. Ainda mais no inverno, quando fica com algumas partes congeladas e tem a neve para deixar o cenário ainda mais bonito.

Jean confirma dívida da Unimed e teme que mais jogadores deixem o Flu

Volante diz que débito da ex-patrocinadora chegará ao segundo mês nesta terça-feira e frisa: “Difícil falar se jogadores vão permanecer ou não”

Por Deltona, EUA
Jean, Fluminense, Estados Unidos (Foto: BRUNO HADDAD/FLUMINENSE F.C.)Jean não escondeu problemas financeiros do Fluminense (Foto: Bruno Haddad/Fluminense F.C.)
Em Orlando, nos Estados Unidos, o Fluminense tem estrutura e tranquilidade para trabalhar, mas não consegue escapar dos problemas. Nesta segunda-feira, segundo dia de treinos do time na Flórida, o volante Jean confirmou o atraso no pagamento dos direitos de imagem por parte da Unimed, ex-patrocinadora tricolor, e deixou claro que o clima fora de campo é de preocupação entre os jogadores que recebem da empresa a maior parte da remuneração. Segundo o volante, o débito vai completar dois meses nesta terça.  
- É um assunto muito delicado, é complicado trabalhar dessa forma. Vai para o segundo mês amanhã, é no dia 13 que a normalmente a gente recebe. Não é fácil. Não adianta esconder. A gente não pode levar para dentro de campo, tem que saber separar as coisas, mas é uma situação delicada, que acaba dificultando fora do campo. Os jogadores têm família, realmente é chato, chato de ser falado. Procuro esquecer – afirmou.  
Além de Jean, recebem direitos de imagem da Unimed Fred, Conca, Wagner e Walter. O zagueiro Henrique e o meia Cícero, que não está nos Estados Unidos, passariam a receber em 2015. Diante do quadro, Jean teme que esses atletas saiam. E diz que não pode garantir nem a própria permanência apesar de ter vínculo com o clube até 2017. Em encontros com torcedores em Orlando, alguns atletas têm sido questionados se ficarão no clube em 2015.  
 - É natural, devido aos jogadores que saíram, que o torcedor pergunte. São situações que acabam se complicando muito. Eu, por exemplo, não adianta falar para você que está bom com essas questões extracampo, está complicado, todo mundo sabe disso. Se tiver coisa boa para o jogador, para o clube, para todos, é impossível não ser realizado. Hoje, eu posso dizer que estão todos aqui, mas se vão permanecer ou não é difícil de falar. A chance de permanecer é normal, natural que tenha – disse.  
Em 2014, a crise entre Fluminense e Unimed e as dificuldades financeiras do clube tumultuaram o ambiente nas Laranjeiras. Existe a preocupação que o problema perdure.    
- A gente não pode pensar nisso. De uma certa forma não pode pensar nisso. Mas tem que pensar. Não tem como planejar sua vida. É o nosso sustento, temos prioridades, dívidas. Acaba envolvendo, não tem como. Ficar sem receber é muito ruim. Não saber quando vai receber é muito ruim. Espero que em breve isso se resolva.  
Os direitos de imagem pagos pela Unimed correspondem de 50% a 80% da remuneração mensal dos jogadores citados na reportagem.
Conca Fluminense (Foto: Bruno Haddad / Fluminense)Conca, que recebe parte do salário da Unimed, recebeu oferta pra deixar o Flu (Foto: Bruno Haddad / Fluminense)

Dudu assina contrato e é apresentado aos novos colegas na Academia

Atacante faz exames, firma vínculo válido pelas próximas quatro temporadas e tem primeiro contato com os jogadores

Por São Paulo
Dudu agora é oficialmente jogador do Palmeiras. Anunciado pelo clube alviverde na manhã do último domingo, o atacante desembarcou em São Paulo na tarde desta segunda-feira e seguiu direto para a Academia de Futebol.
Depois de ser examinado pelo médico Otávio Vilhena, o atleta assinou contrato, que será válido pelas próximas quatro temporadas.

No centro de treinamento do Verdão, Dudu aproveitou para conhecer as instalações e seus novos companheiros. Em vídeo publicado pela TV Palmeiras, o jogador aparece cumprimentando alguns atletas, entre eles o chileno Valdivia, que, por meio de sua conta pessoal em uma rede social, comemorou a contratação do ex-gremista.

- Consegui me adaptar rapidamente em todos os lugares que joguei e espero que aqui também possa ser dessa forma. Ano passado joguei com o Zé Roberto, tenho muita amizade com ele, e já venho conversando com ele para morarmos perto e ele também me ajudar com isso - disse Dudu, em entrevista ao site oficial do Palmeiras.
VEJA TAMBÉM: Palmeiras chega à incrível marca de quatro reforços num dia
Dudu Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Dudu Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
 Mais cedo, ainda no aeroporto, Dudu já havia falado sobre os motivos que o fizeram assinar com o Palmeiras - o Verdão venceu a concorrência dos rivais Corinthians e São Paulo. Nesta terça-feira, o atleta passará por mais exames médicos. A apresentação oficial do reforço palmeirense ainda não foi definida pelo clube.
Principal investimento do Verdão para 2015, o atacante chegou ao novo clube prometendo dedicação e títulos.

- A torcida pode esperar um jogador aguerrido, um jogador que vai sempre honrar a camisa do Palmeiras e espero que a gente possa conquistar os títulos que o clube está desejando. Estou muito ansioso para começar os treinamentos e jogos, entrar na nova arena, que é uma das mais lindas do Brasil, e corresponder bem a expectativa - completou.
Dudu vai ganhar no Palmeiras um salário de R$ 100 mil a menos do que aquele pedido ao rival São Paulo. Clique aqui e veja os detalhes do contrato.
Dudu Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Dudu assina contrato com o Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Gastança provoca redução de custos e contratações modestas para 2015

Mercado para o início da temporada é menos agitado do que nos anos anteriores. Especialistas, cartolas e empresários veem ano de vacas magras para os times

Por Rio de Janeiro
Há alguns anos, a equação parecia incompleta. Mesmo endividados, os clubes se arriscavam em operações impensáveis para o futebol brasileiro. Ofereciam salários compatíveis com o mercado europeu. Enquanto as dívidas aumentavam, as receitas não seguiam o mesmo ritmo. Agora a equação está completa. O resultado são as frias movimentações e as contratações modestas. A bolha estourou. 
Nesta semana, alguns clubes se reapresentaram para o início da temporada de 2015, e alguns dirigentes adotaram o mesmo discurso: o ano será de contenção de gastos. É melhor o torcedor se acostumar a poucas novidades. A crise financeira dos clubes aparece como principal razão para a timidez do mercado. A falta de opções também é apontada por empresários e cartolas. No entanto, o peso maior vem do bolso (veja no vídeo abaixo).
- Vejo um motivo muito claro, no caso para o Grêmio, mas que é comum a todos: há um esfriamento em função das dificuldades financeiras. Está faltando dinheiro. Houve uma grande mudança, sobretudo depois da Copa. Caímos na realidade de forma dura. O Grêmio está fazendo uma reformulação significativa no seu investimento para ter time competitivo, mas com outro patamar de valor, outro patamar de folha para ser sustentável. As receitas são mais ordinárias, é cada vez mais difícil vender. O próprio mercado europeu não está pagando – analisa o diretor executivo do Grêmio, Rui Costa. 
Compare abaixo as principais contratações dos mercados mais expressivos do Brasil nos últimos três anos. Foram listadas apenas aquisições realizadas no início da temporada:
tabela contratações 2 (Foto: GloboEsporte.com)*Chegaram após o começo dos estaduais
O Tricolor gaúcho é um bom exemplo para ilustrar o atual panorama. Há dois anos, anunciava o chileno Vargas, o atacante Barcos, o goleiro Dida e esperava ir longe na Libertadores. Foi eliminado nas oitavas de final, mas foi vice-campeão brasileiro. Em 2014 o cenário se alterou, mas ainda foi possível buscar Dudu na Ucrânia e apostar em nomes como Alan Ruiz e Pedro Geromel. Em 2015 a realidade é ainda mais dura. O clube anunciou apenas Douglas, meia de 32 anos que já passou pelo time, o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, ex-Palmeiras, e abriu mão de Dudu. 
- Tivemos que estabelecer metas. Tudo hoje é dentro do limite orçamentário, e temos que buscar outro perfil, não posso mais ter alguém do nível do Barcos. Fomos atrás do Dudu, mas não conseguimos segurá-lo, e agora ele foi disputado a tapas. Tenho que trabalhar diferente. Não é ter jogadores baratos, mas jogadores que compreendam esse mercado. Eles não podem chegar aqui e desconhecer a nossa situação – completou Rui Costa.
Em 2013, o Corinthians gastou mais de R$ 60 milhões para contratar. Em 2014, o time tem só R$ 10 para este fim.
Em 2013, o Corinthians abriu os cofres. Desembolsou mais de R$ 60 milhões para ter Pato, Gil, Renato Augusto e Guilherme Andrade. Foi um dos clubes mais gastadores do mundo naquela janela. E agora sofre as consequências. O ano será de cautela, como afirmou o diretor financeiro alvinegro, Raul Correa da Silva. Os orçamentos estão reduzidos. Oferecer um salário de padrão europeu, que se tornou rotina nas últimas temporadas, agora é considerado um suicídio financeiro. O Fluminense também viveu dias de ostentação. Com a saída da Unimed, mecenas do clube há 15 anos, a situação se inverteu.
- Pode aumentar o orçamento, mas temos que pagar dívidas. O patrocinador novo vai nos ajudar a reconstruir o Fluminense. Ato trabalhista, refis... dívidas do passado que são gigantescas. Se entrar um novo patrocinador amanhã, não vamos aumentar a folha, e sim melhorar a condição de trabalho das pessoas que estão aqui. Vai ser um ano difícil, mas vai ser de recuperação e de uma nova arrancada – afirmou o vice de futebol do Fluminense, Mário Bittencourt. 
as alternativas
Diante de tal cenário, o que se deve fazer? Conformar-se? Também. Os clubes buscam alternativas. Flamengo e Atlético-MG também vivem dias de poucas perspectivas nas finanças, mas encontraram meios de irem ao mercado: as parcerias. O Rubro-Negro contratou o atacante Marcelo Cirino por R$ 16,5 milhões com a ajuda da Doyen, e o Galo contou com parceiros não divulgados para pagar R$ 13,5 milhões pelo argentino Lucas Pratto. 
- É uma realidade. A situação financeira dos clubes, mesmo que consigam receitas maiores, vai continuar difícil. Há um ano, pagávamos salários no mesmo nível de times da Europa. Agora estourou. Não tem dinheiro para contratar. No nosso caso, tivemos a ajuda de parceiros. Tivemos R$ 49 milhões bloqueados, não temos como investir. O Pratto só veio com o suporte desses parceiros – comentou o diretor de futebol do Atlético-MG, Eduardo Maluf.
Enquanto alguns recorrem a terceiros, a saída para outros é a política-clichê do bom e barato. Mas ainda é possível encontrar? Por enquanto, pelo menos no discurso. A saída sempre é correr atrás de jogadores em fim de contrato. Entretanto, ainda há a luta para negociar os salários, que estão longe de concorrerem com os valores de até duas temporadas atrás. 
No que deve ser o ano das migalhas, o Palmeiras tem conseguido seus vinténs. Como previsto, o Verdão iniciou 2015 com boas perspectivas para seu caixa. Se Zé Roberto não permaneceu no Grêmio pelos altos vencimentos, o Alviverde paulista apareceu como solução para o veterano meia. Se Dudu se dividia entre São Paulo e Corinthians, o Palmeiras apareceu como a terceira e definitiva via.
- Os clubes brasileiros estão quebrados. Não tem clube com situação boa, que está pagando em dia. Só o Palmeiras está bem porque o presidente (Paulo Nobre) colocou alguns milhões do próprio bolso. Acertou a folha, direitos de imagem, tudo. Quanto ao resto, estão todos com problema. Sem exceção. Mas mesmo assim não é difícil negociar, principalmente jogadores em fim de contrato indo para outro clube, empréstimo, nunca com grandes valores circulando - analisa o empresário Wagner Ribeiro, que agencia jogadores como Neymar, Lucas e o volante Nilton, que saiu do Cruzeiro e foi para o Inter.
dudu gremio entrevista (Foto: Eduardo Deconto/GLOBOESPORTE.COM)O atacante Dudu: o Grêmio não conseguiu segurá-lo, São Paulo e Corinthians tentaram levá-lo, mas quem o contratou foi o Palmeiras, time que começa 2015 com cofres mais abastecidos (Foto: Eduardo Deconto)
Há quem culpe também a falta de opções. Não se contrata tanto nesta janela porque não há quem se contratar. Aí o problema passa a ser maior. Envolve também a formação de jogadores.
- Claro que é a situação econômica mesmo, mas que jogador surgiu? Talvez surja agora, mas vivemos uma entressafra. Não que não tenha jogador nenhum, mas não tem tantos. São erros que foram cometidos no passado. Jogador com 17, 18 anos tem que estar jogando, tem que formar. Existe mercado, minha equipe está trabalhando, mas não tem investimento grande - relata o empresário Reinaldo Pitta, agente de atletas como Emerson Sheik e Nixon. 
e em 2016, vai ser melhor?
É bom o torcedor se acostumar com um 2015 humilde, mas e ano que vem? Dirigentes e empresários são otimistas. Esperam mais dinheiro circulando para movimentar o mercado. No outro extremo, o consultor de marketing e gestão esportiva, Amir Somoggi, crê que a realidade penosa para os clubes seja mais duradoura. 
- Essa é uma realidade em função da situação precária dos clubes. Estão endividados, com folha salarial enorme, sem receita, e essa é a realidade do mercado. Só vai passar se os clubes forem geridos de forma mais austera. Se continuar esse modelo de gastança, não tem como. Mas é difícil pensar que isso aconteça. Os programas de sócio-torcedor estão no limite, não tem perspectiva de nova receita ou buscar novas finanças em função dessa nova era. Faltam patrocínios. Falta credibilidade no futebol para conseguir patrocínios. Está difícil - analisa o especialista. 
O ano de 2015 vai ser das vacas magras, talvez em 2016 se houver maior redução, podemos pensar em uma melhora"
Amir Somoggi,  especialista em gestão esportiva
Com orçamentos apertados e voltados para a diminuição dos débitos, a vida da maioria dos clubes tende a melhorar a partir do próximo ano. O atleticano Eduardo Maluf, com mais cautela, acredita em um 2017 mais tranquilo. Mas Amir Somoggi não vê tanta mudança de postura nas práticas dos cartolas.
- A prioridade não é pagar as dívidas, é aprovar a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte com mega descontos e sem nenhuma contrapartida. Diz-se que o Flamengo tem quitado suas dívidas, mas só o fez para ter as certidões negativas e ter o patrocínio da Caixa. Não vejo os clubes com essa prioridade. O mercado desaqueceu, e o único caminho é reduzir custo. Maximizar receitas. O ano de 2015 vai ser das vacas magras. Talvez em 2016, se houver maior redução, podemos pensar em uma melhora - analisa Somoggi.
Com contratações humildes ou não, uma coisa é certa: a ficha caiu. Como admitiu o novo presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, para o "Arena SporTV".
- Houve muitos exageros, muita farra do boi na parte financeira. Pode ter certeza que está na hora de os clubes tomarem suas medidas de contenção e de responsabilidade. Dentro do clube não é mais possível ter mês de 60, 90 dias. Não é mais possível haver gastança que sempre houve e também é possível que trabalhadores tenham consciência que não dá mais para pagar salários de níveis de 700, 800 reais por mês. Treinadores e atletas têm que ter consciência de que a realidade hoje é diferente - resumiu.
O próprio Santos tem um caso emblemático nessa discussão. Em 2014, contratou Leandro Damião, ex-Inter, por R$ 42 milhões - bancados em empréstimo de um fundo de investimentos. Após 43 jogos e 11 gols, o jogador foi emprestado ao Cruzeiro, que pagará 70% do salário dele. Os outros 30% seguem bancados pelo Peixe.

Ricardo Oliveira volta ao Santos após 12 anos e vira aposta para camisa 9

Atacante, de 34 anos, retorna ao Peixe e fará exames médicos nesta quarta-feira. Centroavante tem a missão de substituir Leandro Damião, emprestado ao Cruzeiro

Por Santos, SP
Ricardo Oliveira gol Al Jazira (Foto: Divulgação)Ricardo Oliveira está de volta ao Santos (Foto: Divulgação)
Depois de 12 anos de sua primeira passagem pelo Santos, o atacante Ricardo Oliveira está de volta à Vila Belmiro, após acordo entre a diretoria alvinegra e os agentes do jogador, nesta segunda-feira. O atleta, de 34 anos, deve se apresentar e participar da pré-temporada junto com o restante do elenco a partir desta terça.
A intenção dos dirigentes santistas é de que Ricardo Oliveira supra a ausência de Leandro Damião, emprestado ao Cruzeiro nesta temporada. Apesar da idade, membros do Comitê de Gestão acreditam que a presença de Ricardo Oliveira servirá como referência para os garotos que fazem parte do elenco santista.
A negociação entre o centroavante e o Peixe se arrastou por uma semana. O jogador foi oferecido ao Alvinegro, mas a primeira pedida salarial – o atleta esperava receber R$ 180 mil – assustou o clube. Outro fator que fazia o clube negociar com cautela era que, aos 34 anos, Ricardo Oliveira dificilmente será vendido no futuro para gerar lucro ao clube.
Esta será a segunda passagem de Ricardo Oliveira com a camisa do Santos. Em 2003, atuando ao lado de Robinho, formou a dupla que ajudou o Alvinegro a chegar à decisão da Copa Libertadores. Na final, os santistas acabaram derrotados pelo Boca Juniors. Depois disso, o jogador se transferiu para o Valencia, da Espanha.
Atualmente, após a saída de Rildo, Giva e Leandro Damião, o Peixe conta, para o setor ofensivo, com Robinho, Gabriel, Geuvânio, Thiago Ribeiro, Diego Cardoso e Stéfano Yuri.

Central do Mercado: Goulart de saída para China; Réver mais perto do Inter

Palmeiras anuncia Rafael Marques, São Paulo deve vender Osvaldo, e Diego Souza fica no Sport. Santos fecha com Ricardo Oliveira, mas debandada do clube continua

Por Rio de Janeiro
Ricardo Goulart cruzeiro (Foto: Alexandre Alliatti)Goulart foi um dos principais nomes do último título de campeão brasileiro do Cruzeiro (Foto:Alexandre Alliatti)
Após um final de semana com poucas novidades, o mercado de negociações do futebol brasileiro esquentou nesta agitada segunda-feira. Mas a principal notícia do dia não foi por conta de uma contratação, e sim de uma provável saída. O Cruzeiro está muito perto de perder um de seus principais destaques na conquista do tetracampeonato brasileiro: Ricardo Goulart. O meia, de 23 anos, recebeu uma proposta do Guangzhou Evergrande, da China, e o acordo está apenas por detalhes para ser oficializado. A investida seria de 17 milhões de euros (aproximadamente R$ 54 milhões), e o clube tem direito a 50% desse valor. O país asiático, que vem mapeando o futebol brasileiro nos últimos anos, também pode ser o destino de outro jogador da Raposa: Anselmo Ramon. O atacante recebeu três ofertas, sendo uma do Hangzhou Greentown, clube que o jogador defendeu por empréstimo na última temporada. As outras duas não foram reveladas.
O Internacional também se movimentou com reuniões nesta segunda e ficou mais perto do zagueiro Réver. O clube negocia com o Atlético-MG e com representantes do Banco BMG, que detém 50% dos direitos econômicos do defensor. Além disso, Sherman Cárdenas poderia estar a caminho de Porto Alegre. O site "Futbolred", da Colômbia, colocou o meia de 25 anos na mira do Colorado. Destaque do colombiano Atlético Nacional, ele tem contrato até 2017, mas seria repassado ao Brasil. E no Palmeiras, as contratações seguem a todo vapor. No dia em que apresentou Dudu, o Alviverde confirmou o acerto com Rafael Marques, ex-Botafogo, Victor Ramos, ex-Vitória, e Robinho, ex-Coritiba. O atacante, de 31 anos, e o zagueiro, de 25, chegam por empréstimos de uma temporada por Henan Jianye-CHI e Monterrey-MEX, respectivamente. Já o meia, de 27 anos, teve 50% dos direitos comprados por R$ 2,5 milhões - em troca, o Coxa vai receber sem custos o meia Mazinho e mais dois jogadores após o Paulistão.
O Santos fechou com o atacante Ricardo Oliveira, de 34 anos, deve confirmar o retorno de Elano nesta terça e teve a garantia do fundo de investimento Doyen Sports da permanência de Lucas Lima. Porém, em crise financeira, o Peixe segue vítima da debandada de jogadores. Após Arouca entrar na Justiça para conseguir a rescisão de contrato - o volante já tem tudo apalavrado com o Palmeiras -, Aranha e Mena, também com salários atrasados, tomaram a mesma atitude nesta segunda e sequer apareceram para o treino. O goleiro é outro cobiçado pelo rival Alviverde, e o lateral-esquerdo chileno, contratado em 2013 por R$ 7,7 milhões, deve ir para o Cruzeiro. Quem também está de saída da Vila Belmiro é Edu Dracena. O zagueiro tem contrato até dezembro, mas está fora dos planos da diretoria.
No São Paulo, Osvaldo já faz as malas. O Tricolor, detém 50% dos direitos econômicos do atacante, recebeu uma proposta de um clube árabe, não revelado, e deve vender o jogador por R$ 12 milhões. Enquanto vários clubes estão perdendo atletas na janela de transferências internacionais, o Sport caminhou na contramão e anunciou a renovação de contrato com Diego Souza, emprestado pelo Metalist-UCR, por mais uma temporada. Além disso, o Rubro-Negro está apalavrado com o atacante Samuel e aguarda apenas a liberação do Fluminense.

Messi considera prêmio de CR7 justo e não se abala com provocação do rival

Ainda na frente do português com quatro bolas de ouro contra três, camisa 10 do Barça diz não se preocupar em ser alcançado ou ganhar quinto título no ano que vem

Por Zurique, Suíça
Messi teve de assistir de perto, pelo segundo ano consecutivo, seu maior rival em campo, Cristiano Ronaldo, levar o prêmio de melhor do mundo na Bola de Ouro da FIFA. O argentino, craque do Barcelona, no entanto, não ficou abalado com a escolha dos eleitores do português, que teve praticamente o dobro de votos do jogador do Barça.
- Sim, foi justo. Ele fez um bom ano. Tanto ele como o Neuer. Qualquer um dos dois que tivesse ganhado seria merecido - disse o camisa 10 do Barcelona, lembrando também do goleiro da Alemanha, que também concorria ao prêmio.
messi barcelona fifa bola de ouro (Foto: Getty Images)Messi voltou a perder a disputa pela Bola de Ouro para Cristiano Ronaldo(Foto: Getty Images)


Cristiano Ronaldo teve um dia de declarações polêmicas e divertidas. Depois de afirmar que gostaria de jogar em um time ao lado de seus dois concorrentes na Bola de Ouro, provocou Messi no discurso da vitória, e disse que quer alcançar o argentino já na próxima temporada. Por enquanto, está 4 a 3 para o craque do Barcelona.

- Quero fazer deste um bom ano, e, diferentemente do que passou, conseguir títulos. Não me preocupa se vou conseguir a quinta Bola de Ouro ou não - respondeu Messi, sem se abalar com a provocação do rival.

Antes de voltar para Barcelona, o camisa 10 blaugrana fez questão de acalmar os ânimos sobre duas polêmicas. A respeito de sua relação com Luis Enrique, que seria o foco da crise no Barcelona, afirmou que é uma relação entre treinador e jogador normal. Durante a festa de gala da FIFA foi exibido um vídeo do técnico elogiando Messi, que não reagiu durante a apresentação e manteve semblante sério. O argentino só sorriu quando entrou outra mensagem, de Pablo Aimar, ex-jogador e um de seus ídolos.

Na entrevista coletiva que precedeu o evento, Messi deu outra declaração que repercurtiu durante a tarde, dizendo que não saberia seu futuro para o ano que vem. Segundo o jogador, foi apenas uma "maneira de falar", e ainda deve ficar "um montão de tempo" no Barcelona.