segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sem Neymar e Fernanda Lima, Brasil é coadjuvante na Festa de Gala da Fifa

Candidato à seleção do ano, craque não estará no evento de segunda. Em busca do sexto prêmio, Marta é a única chance brasileira de brilhar no dia da Bola de Ouro

Por Zurique, Suíça
A maior estrela do futebol brasileiro não estará na premiação do Bola de Ouro da Fifa. O atacante Neymar confirmou neste domingo, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai participar do evento, segunda-feira, em Zurique.

O Barcelona joga neste domingo contra o Atlético de Madrid, em Barcelona. Nesta segunda, dia da premiação, Neymar estará na Turquia para "compromissos profissionais". O que é um indício de que o atacante não estará na seleção do ano, escolhida por cerca de 20 mil jogadores profissionais filiados a Fifpro, o sindicato dos atletas.
Neymar esteve presente nos últimos quatro anos, quando concorreu ao Prêmio Puskás, entregue ao autor do gol mais bonito da temporada. Em 2010, foi indicado por um gol pelo Santos contra o Santo André; no ano seguinte ganhou pelo golaço que fez contra o Flamengo. Nos dois anos seguintes, ficou em terceiro lugar.
Seleção do ano bola de ouro fifa (Foto: AFP)Daniel Alves e Thiago Silva, na seleção do ano de 2013, ao lado da apresentadora Fernanda Lima há um ano (Foto: AFP)
A Bola de Ouro será entregue pela Fifa na próxima segunda-feira, a partir das 15h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com



Há um ano, a Festa de Gala da Fifa para os melhores do ano tinha muito de Brasil: Neymar concorria ao prêmio de gol mais bonito do ano, Felipão havia sido indicado um dos 10 melhores técnicos, Neymar e Thiago Silva estavam na pré-lista dos 23 melhores jogadores de 2013, Marta concorria entre as mulheres, Daniel Alves e Thiago Silva fizeram parte da seleção ideal do ano. E ainda houve Fernanda Lima para apresentar o prêmio.

A festa para 2014 ano mostra como o futebol brasileiro perdeu espaço em 2014 - a despeito de o país ser sempre citado de maneira elogiosa na Fifa pela maneira como organizou a Copa do Mundo. Neste ano, entre os 23 indicados para o prêmio dos homens, só havia Neymar - que ficou fora da lista final, com Messi, Cristiano Ronaldo e Neuer disputando a Bola de Ouro. Não houve indicados entre os técnicos, nem entre os autores de golaços.
Tabela - indicados Festa de Gala da Fifa 2014 (Foto: GloboEsporte.com)


A única chance do Brasil sair com troféu na segunda é com Marta, indicada ao lado da americana Abby Wanbach e da alemã Nadine Kessler. No palco, Fernanda Lima deu lugar à jornalista inglesa Kate Abdo como apresentadora.
Marta bola de ouro (Foto: AFP)Marta exibe o prêmio de melhor de 2010, último ano que venceu. Brasileira tem outros quatro: 2006, 2007, 2008 e 2009 (Foto: AFP)
Em 2014, por exemplo, o futebol brasileiro foi superado pelo argentino. Clubes do país vizinho ganharam a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Na Copa do Mundo, a Argentina foi até a final - e só perdeu na prorrogação, por 1 a 0, para a mesma Alemanha que havia imposto 7 a 1 ao Brasil no Mineirão.
Desde 2005, a Fifpro (o sindicato mundial de jogadores) divulga a seleção ideal do ano, numa votação feita pelos próprios atletas. Segundo a Fifa, 20 mil jogadores votam. O Brasil sempre teve pelo menos um representante em cada ano - marca que parece ameaçada neste ano.

A melhor participação do país foi em 2005, com três integrantes. Nos anos em que houve Copa do Mundo, a seleção brasileira emplacou dois representantes - Kaká e Ronaldinho em 2006, Maicon e Lúcio em 2010.
Em 2014, os laterais Daniel Alves, Filipe Luis e Marcelo, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz e o atacante Neymar são os candidatos para a seleção do ano. Há ainda dois brasileiros naturalizados: o zagueiro Pepe (português) e o atacante Diego Costa (espanhol).
Os brasileiros na seleção da Fifpro:

2005 - Dida, Cafu, Ronaldinho*
2006 - Ronaldinho, Kaká
2007 - Ronaldinho, Kaká*
2008 - Kaká
2009 - Daniel Alves
2010 - Maicon, Lúcio
2011 - Daniel Alves
2012 - Daniel Alves, Marcelo
2013 - Daniel Alves, Thiago Silva

*Eleito o melhor do mundo pela Fifa
Kongresshaus, em Zurique, Bola de Ouro (Foto: Martin Fernandez)Kongresshaus, em Zurique, sendo preparado neste domingo para a Festa de Gala da Fifa (Foto: Martin Fernandez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário