quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Curtinhas: Spider e Ronda apoiam decisão de GSP sobre afastamento

Ex-campeão dos médios e atual dona do cinturão do peso-galo dizem que opção do canadense tem que ser respeitada. UFC contrata mais dois russos

Por Rio de Janeiro
30 comentários
Pouco depois de ser derrotado por Chris Weidman no UFC 162, em julho, Anderson Silva chegou a falar na possibilidade de se aposentar. Mas voltou atrás e já terá a revanche no dia 28 de dezembro. Com Georges St-Pierre a história foi diferente. O canadense venceu Johny Hendricjs no UFC 167, no mês passado, e anunciou na semana passada que vai dar uma pausa no MMA, deixando aberta as portas para um retorno no futuro. Anderson comentou sobre o caso de seu colega de profissão e diz que entende o que GSP está passando.
- Acho que todo mundo sabe o seu tempo certo. Você tem que respeitar Georges St- Pierre por tudo que ele fez no esporte. Se ele sente que essa é a hora certa, temos que respeitá-lo. Todo mundo sabe o seu próprio tempo de aposentar ou ter um momento para se afastar - disse o Spider em conferência por telefone nesta terça.
MONTAGEM - Anderson silva e Georges St-Pierre ufc (Foto: Agência AP)Anderson e GSP: os dois últimos campeões que ficaram por mais tempo com o título (Foto: Agência AP)
Campeã do peso-galo e também presente na conferência, Ronda Rousey, outra lutadora que já reclamou da pressão de ser um campeão do UFC, foi mais uma a defender o canadense.
- Se você lutar para viver, você está lutando por sua vida cada vez que você entrar no octógono. É uma situação estressante, se você pensar sobre isso. A pior coisa que poderia acontecer ao seu dia não é ser demitido. É que você poderia ser fisicamente prejudicado, e não apenas isso, mas seu orgulho poderia ser irremediavelmente prejudicado também. É tanto estresse que você realmente tem que ter orgulho do que você faz. você não pode lutar por ninguém, mas por si mesmo - analisou Ronda.
Ultimate contrata mais dois russos
Com expectativa de realizar seu primeiro evento na Rússia em 2014, o Ultimate segue aumentando seu plantel de lutadores do país europeu. A organização anunciou nesta terça-feira a contratação de mais dois: Rashid Magomedov e Gasan Umalatov.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Magomedov tem 15-1 no cartel e vai estrear contra Tony Martin (7-0) no UFC 169, pelo peso-leve. Também será a primeira luta do americano na organização. Já Umalatov é um meio-médio com 14-2-1 na carreira e enfrentará Neil Magny (8-3) no mesmo evento.
Outro europeu contratado foi o sueco Mats Nilsson (11-2-1). Atleta do peso-médio, ele vai medir forças com o invicto inglês Lule Barnatt (7-0) no UFC: Gustafsson x Manuwa.
UFC: Gustafsson x Manuwa
8 de março de 2014, em Londres
CARD DO EVENTO
Alexander Gustafsson x Jimi Manuwa
Ross Pearson x Melvin Guillard
Brad Pickett x Ian McCall
Cyrille Diabate x Ilir Latifi
Gunnar Nelson x Omari Akhmedov
Danny Mitchell x Igor Araújo
Luke Barnatt x Mats Nilsson

Arena Palmeiras é a 'mais espetacular do futuro', aponta site espanhol

Nova casa do Verdão supera estádios como o do rival Corinthians em ranking

Por São Paulo
737 comentários
Dentre todos os estádios que ficarão prontos num futuro próximo, o "mais espetacular" será a nova arena do Palmeiras, o Allianz Parque, aponta o site espanhol El Gol Digital. No ranking, a casa palmeirense supera a do rival Corinthians e outros estádios brasileiros, como o Beira-Rio do Internacional e a Arena Pantanal, em Cuiabá. A lista leva em conta também projetos de remodelação, como o do próprio Beira-Rio e o do Velodrome, casa do Olympique Marselha.
- A nova casa do Palmeiras será uma referência no futebol em toda a América. Apesar de ter uma capacidade para apenas 45.000 espectadores, o estádio será equipado por inúmeras comodidades, como restaurantes e suites de luxo - diz o texto do site espanhol.
Arena Palestra Palmeiras Allianz Parque (Foto: Divulgação / WTorre)Arena Palmeiras, o Allianz Parque, em foto tirada no último dia 16 de dezembro (Foto: Divulgação / WTorre)
Com o impasse entre Palmeiras e a construtora WTorre, responsável pelo projeto, a obra da nova arena alviverde deve ficar pronta no segundo trimestre de 2014. Clique aqui e veja o andamento da construção.
Veja o ranking dos "estádios mais espetaculares do futuro" para o site El Gol Digital:
1 - Allianz Parque, do Palmeiras - São Paulo, Brasil
2 - Stade Velodrome, do Olympique Marseille - Marselha, França
3 - Stade des Lumières, do Lyon - Lyon, França
4 - Nou Mestalla, do Valencia - Valência, Espanha
5 - Beira-Rio, do Inter - Porto Alegre, Brasil
6 - Stadion Spartak, do Spartak Moscou - Moscou, Rússia
7- Arena Pantanal, de propriedade estatal - Cuiabá, Brasil
8 - Arena Corinthians, do Corinthians - São Paulo, Brasil
9 - CSKA Moscou Stadium, do CSKA - Moscou, Rússia
10 - Vodafone Arena, do Besiktas - Istambul, Turquia
Clique aqui e veja as fotos dos projetos desses estádios no site El Gol Digital (em espanhol).

Curtinhas: contra Rivera, Raphael Assunção tentará 6ª vitória seguida

Ultimate marca duelo do peso-galo para o UFC 170. Chael Sonnen revela
que passou por cirurgia antes de luta contra Rashad Evans no mês passado

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Um dos lutadores do UFC com a maior sequência de vitórias dentro do peso-galo, Raphael Assunção vai tentar derrotar o sexto adversário seguido no dia 22 de fevereiro, em Las Vegas (EUA), no UFC 170. O Ultimate divulgou que o brasileiro vai enfrentar Francisco Rivera, que também vem de boa sequência na companhia: três triunfos e um "no contest" (luta sem resultado).
montagem MMA Raphael Assunção x Francisco Rivera (Foto: Divulgação)Raphael Assunção x Francisco Rivera: duelo do peso-galo (Foto: Divulgação)
Mais duas lutas anunciadas
Também no UFC 170, a organização divulgou que os meio-médios Stephen Thompson e Robert Whittaker vão se enfrentar. É mais um duelo entre lutadores que estão em boa fase. Thompson vem de 3-1 no Ultimate, enquanto Whittaker venceu duas de três, sendo que um desses triunfos foi a final do TUF: The Smashes, quando se tornou campeão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para o UFC 171, o Ultimate anunciou a descida de Will Campuzano para sua categoria de origem, o peso-mosca. Ele, que estreou com derrota para Sergio Pettis entre os galos, medirá forças com Darrell Montague no dia 15 de março, em Dallas (EUA). Montague também perdeu em sua primeira luta na organização, para John Dodson.
Sonnen desconversa sobre cirurgia
O site canadense TNS noticiou que Chael Sonnen foi submetido a uma cirurgia para retirada de alguns centímetros de seu cólon (parte do intestino grosso) no dia 15 de novembro, véspera da luta contra Rashad Evans no UFC 167, em Las Vegas (EUA). Ou seja, no dia da pesagem. Sonnen foi procurado pelo veículo para comentar o caso e desconversou.
- É um pouco surpresa para mim você ter essa informação - disse o americano, sem negar ou confirmar a informação.
UFC Rashad Evans Chael Sonnen (Foto: Agência Reuters)Rashad Evans venceu Chael Sonnen no primeiro round (Foto: Agência Reuters)
Ainda em tom misterioso, Sonnen disse que gosta de cumprir seus compromissos.
- Quando eu assino um contrato para lutar, estou concordando em lutar com um cara em um determinado dia e em um determinado local. É o meu trabalho me sentir bem quando eu sair e fazê-lo e, caso isso não ocorra, isso pode me custar caro na luta - encerrou.

Spider: 'Acho que não tenho nada a provar, mas estou muito motivado'

Brasileiro também confirma que recebeu convite para ser técnico assistente do time de Sonnen no TUF Brasil 3 e que recusou porque não vai estar no país

Por Rio de Janeiro
124 comentários
Faltam apenas 11 dias para a mais aguardada revanche do ano. Algoz de Anderson Silva no dia 6 de julho, Chris Weidman vai defender o seu cinturão do peso-médio justamente contra o brasileiro no próximo dia 28, em Las Vegas (EUA). Para promover o evento, o Ultimate organizou nesta terça-feira uma conferência por telefone com os principais lutadores. Nela, Anderson mostrou que está bastante motivado para o duelo, mesmo estando perto de completar 39 anos e sendo dono de muitos dos recordes da organização.
- A última luta está no passado. Eu estou realmente ansioso para essa próxima luta, e tudo vai ser diferente. Acho que não tenho nada a provar a ninguém, mas estou muito motivado - declarou o brasileiro.
anderson silva dana white chris weidman ufc mma   (Foto: Marcos Ribolli)Chris Weidman e Anderson Silva em encarada realizada no Brasil, em setembro (Foto: Marcos Ribolli)
No UFC 162, Anderson Silva foi nocauteado no início do segundo round por Chris Weidman. Duas lutas antes, passou por outra revanche, contra Chael Sonnen. O Spider venceu a segunda e aparentemente encerrou a história com seu principal rival na organização.

Chael Sonnen também parece querer deixar as mágoas no passado e disse que convidaria o Spider para ser um de seus treinadores assistentes no TUF Brasil 3. Anderson confirmou que Sonnen procurou seu empresário para fazer a proposta, mas ela foi recusada.
- Eu não poderei ajudar... Não vou estar no Brasil (na época de gravação) - disse Anderson, sem se alongar muito no assunto e sem revelar se esse realmente foi o único motivo da recusa.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Weidman pretende repetir feito
Vencer Anderson Silva foi um grande feito conquistado por Chris Weidman. Por nocaute, então, superou as expectativas. Exatamente por isso o americano vai se cobrar um pouco mais para o próximo combate. Ele não pretende deixar o octógono sem uma finalização ou, quem sabe, um outro nocaute diante do maior campeão da história da organização.
- Para mim, não há desculpas para perder... Eu sinto que estou muito melhor e sou um lutador mais completo. (...) Não acho que vou ficar feliz sem nocautear ou finalizar nesta luta - afirmou.
A luta entre Anderson Silva e Chris Weidman vai ser a principal do UFC 168. O evento terá outra disputa de cinturão, entre Ronda Rousey e Miesha Tate, pelo peso-galo feminino. Confira o card:
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan

Rubro-negros fazem brincadeira com o Fluminense usando a imagem do Spider


qua, 18/12/13
por ultimmato |
categoria Anderson Silva
As brincadeiras com a permanência do Fluminense na Série A do Campeonato Brasileiro não param. Desta vez um grupo de torcedores do Flamengo usou a imagem de Anderson Silva, que enfrenta Chris Weidman no UFC 168, dia 28 de dezembro, para “zoar” os tricolores.
Confira a brincadeira:

No estilo ‘Countdown’, Shooto apresenta lutadores de combate entre homem e mulher


qua, 18/12/13
por ultimmato |
categoria MMA, Shooto Brasil
Apesar de toda a polêmica gerada pelo anúncio da luta entre um homem e uma mulher para o evento desta sexta-feira, o Shooto Brasil segue promovendo o combate e, nesta quarta-feira, divulgou vídeo no estilo “Countdown”, o programa especial de promoção dos eventos do UFC. No vídeo, Emerson Falcão fala que não vai “aliviar” para Juliana Velasquez pelo fato de ela ser mulher.
- Acho que é a mesma coisa, estou me preparando como se fosse lutar com um homem, e vou para nocautear. (…) Não vou aliviar porque ela é mulher, de forma alguma. Nunca aliviaram pra mim, por isso não vou aliviar, nem pra ela, nem pra ninguém. (…) Se ela aceitou essa luta, ela sabe a consequência disso, ela sabe no que ela está se metendo, ela é profissional, eu também, vou lá para fazer o meu trabalho, e acredito que ela esteja pronta para fazer o dela também – afirma Emerson Falcão, lutador de kickboxing que fará sua segunda luta no MMA.
Juliana Velasquez, por sua vez, diz que esperava o choque das pessoas com a marcação do combate, mas que isso não a incomoda.
- Não tenho medo, estou bem preparada, estou acostumada a treinar com homem, tenho ótimos treinadores. (…) Quando eu recebi esse convite, eu fiquei um pouco surpresa, mas medo, pra atleta, não existe essa palavra. (…) Eu aceitei esse desafio principalmente porque eu acredito em mim, acredito nos meus treinadores. (…) Eu entendo as pessoas ficarem chocadas com essa luta, mas eu vou ganhar, e treino todo dia com homens, isso não vai ser nenhuma surpresa – declarou a lutadora.
Ainda há incerteza sobre se o combate acontecerá de fato. O próprio Falcão publicou em sua página no Facebook há duas semanas que estava lesionado e não teria condições de lutar no WGP, evento de kickboxing no qual é campeão. Osíris Maia, membro da Confederação Brasileira de MMA que regula os eventos do Shooto, disse ao “MMA Fighting” na terça-feira que ainda não havia recebido o card do evento, mas que dificilmente permitiria um combate entre homem e mulher. Ao Combate.com, a organização disse apenas que o combate seguirá “as regras do evento”, sem especificar nenhuma regra diferente para “nivelar” a luta, e que todos poderão conferir o resultado na sexta-feira.
Confira o vídeo promocional do Shooto 45 abaixo:

Grice passa por cirurgia e tem parte do crânio restaurado após acidente

Lutador estava parado com o seu carro em um sinal vermelho quando foi atingido por trás por outro veículo em caso que aconteceu em setembro

Por Rio de Janeiro
50 comentários
Matt Grice (Foto: Reprodução / Twitter)Matt Grice com o crânio restaurado após mais
uma cirurgia (Foto: Reprodução / Twitter)
Matt Grice foi submetido a um procedimento chamado cranioplastia para reimplantar parte de seu crânio. Após o acidente do dia 8 de setembro, quando o lutador foi atingido por trás por outro veículo enquanto estava parado com o seu carro em um sinal vermelho, os médicos retiraram um pedaço da estrutura craniana de Grice para aliviar o inchaço em seu cérebro.
Nesta quarta-feira, Grice postou uma foto mostrando como ficou a sua cabeça após a cirurgia e ainda fez piada com a situação.
- Não tenho certeza se eu estava em uma luta do UFC na sexta-feira ou se tive outra cirurgia no cérebro (risos) - postou o americano no Twitter.
Durante o tempo em que esteve internado, o lutador chegou a ficar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Com o grave acidente, o peso-pena precisou ser retirado do card do UFC 166, em 19 de outubro, onde iria enfrentar Jeremy Larsen. Sua volta ao octógono ainda não é considerada, embora ele venha comentando essa possibilidade.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Matt Grice MMA UFC (Foto: Reprodução/ MMA Fighting)Matt Grice na época em que estava sem parte do crânio (Foto: Reprodução/ MMA Fighting)
Aos 32 anos, Matt Grice tem um histórico no wrestling na época de colégio e um cartel de 15 vitórias e cinco derrotas no MMA. A última luta dele foi no UFC 157, em fevereiro, quando perdeu para Dennis Bermudez por decisão dividida dos jurados em um dos melhores combates do ano.

UFC contrata brasileiro invicto há seis anos e que usa máscara de 'Hannibal'

Claudio Henrique da Silva, o Mineiro, tem nove vitórias e uma derrota na carreira. Ele luta em março, em Londres, contra Brad Scott pelos médios

Por Rio de Janeiro
158 comentários
Segundo país com o maior número de lutadores no Ultimate, o Brasil ganhou mais um representante na principal organização de MMA do mundo. Claudio Henrique da Silva, também conhecido como "Mineiro", foi anunciado nesta terça-feira como integrante do card do UFC: Gustafsson x Manuwa, marcado para 8 de março de 2014, em Londres. Seu adversário será o inglês Brad Scott, pelo peso-médio.
Claudio Henrique da Silva MMA (Foto: Facebook)Claudio Henrique da Silva com máscara de 'Hannibal" (Foto: Facebook)
Claudio Henrique é profissional de MMA desde novembro de 2007, quando perdeu pela primeira e única vez na carreira. E ainda foi por desqualificação, contra Matt Thorpe. De lá para cá, só vitórias. Foram nove ao todo, sendo seis por finalização e duas por nocaute.
- Hoje é o dia mais feliz da minha vida, um dos meus maiores sonhos foi realizado. Quero agradecer a Deus e à minha família, à minha namorada que sempre me apoiou na carreira e a todos os meus professores que me ensinaram o que eu sei. E em especial à minha equipe London Shootfigthers. Eu prometo treinar duro e dar muito orgulho à minha família e amigos. Estou sem palavras no momento - escreveu Claudio nas redes sociais.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Claudio Henrique da Silva MMA (Foto: Facebook)Claudio Henrique da Silva tem nove vitórias e
apenas uma derrota no MMA (Foto: Facebook)
Aos 31 anos, Mineiro já está há mais de 13 meses sem lutar. Sua última apresentação foi no Super Fight League 6, no dia 26 de outubro de 2012, quando ele derrotou Xavier Foupa-Pokam por pontos.
Máscara de "Hannibal"
Além da qualidade no jiu-jítsu, Claudio Henrique da Silva costuma chamar atenção por suas entradas para as lutas. Durante o BAMMA 5, no dia 26 de fevereiro de 2011, em Manchester (ING), por exemplo, ele apareceu com uma máscara usada pelo personagem Hannibal Lecter, do filme "Hannibal", como mostra a foto acima.
Rival de Claudio no UFC, Brad Scott é mais novo - tem 24 anos - e tem um cartel parecido com o do brasileiro. São nove vitórias e duas derrotas do inglês no MMA. Scott já atuou duas vezes no Ultimate: estreou com derrota para Robert Whittaker e depois venceu Michael Kuiper.
UFC: Gustafsson x Manuwa
8 de março de 2014, em Londres
CARD DO EVENTO
Alexander Gustafsson x Jimi Manuwa
Ross Pearson x Melvin Guillard
Brad Pickett x Ian McCall
Cyrille Diabate x Ilir Latifi
Gunnar Nelson x Omari Akhmedov
Danny Mitchell x Igor Araújo
Brad Scott  x Cláudio Henrique da Silva
Luke Barnatt x Mats Nilsson

Pezão diz que seguiu recomendação de médico que atua no UFC no Brasil

Lutador posta exame que mostra que seus níveis de testosterona estavam baixos e suposto e-mail do Dr. Tannure autorizando aumento da dosagem

Por Rio de Janeiro
120 comentários
Após a divulgação de seu exame positivo para níveis elevados de testosterona na sua luta contra Mark Hunt, no último sábado, o lutador brasileiro Antônio Pezão foi às redes sociais esclarecer a condição que o levou a ultrapassar os níveis hormonais permitidos pelo UFC, que regulou o evento na Austrália. O peso-pesado contou que deu início ao tratamento de reposição de testosterona (TRT) há alguns meses e que o aumento da dosagem havia sido recomendado a ele pelo Dr. Márcio Tannure, diretor médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA), entidade que regula os eventos do Ultimate no Brasil.
- Esclarecimento: meses antes da minha luta, procurei o médico do UFC no Brasil, Dr. Márcio Tannure, para que eu pudesse dar início à reposição hormonal "TRT" devidamente autorizada e reconhecida por um profissional, então dei início ao tratamento e, duas semanas antes de minha luta, fiz todos os exames exigidos pelo UFC e, mesmo assim, meu nível de testosterona continuava baixo, então fui recomendado pelo médico a aumentar a dosagem de aplicação e assim eu fiz. Infelizmente, meu nível de testosterona subiu muito e fui suspenso pelo nível muito elevado. Eu apenas fiz o que foi recomendado,o erro não foi meu, pois tudo foi passado por uma pessoa formada que entende do assunto. Tenho consciência que não tentei fazer nada de errado para minha luta, estou tranquilo porque sei que o erro não foi meu - escreveu Pezão no Facebook.
pezão emails facebook mma ufc (Foto: Reprodução )Acima, o exame de Pezão e, abaixo, e-mail de Tannure recomendando aumento da dosagem (Foto: Reprodução )
Em seguida, o lutador disponibilizou uma imagem com o resultado de um exame de sangue mostrando seus níveis de testosterona, junto a um e-mail que seria do Dr. Tannure, identificado apenas como "Marcio", recomendando que aumentasse a dosagem a "uma ampola por semana". Tannure não respondeu às ligações do Combate.com para comentar sobre o assunto.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A isenção para uso do polêmico TRT é concedida pelas comissões atléticas estaduais, responsáveis pela regulação dos eventos de combate não-armado nos EUA, mediante a apresentação de exames e recomendações de médicos que confirmem a necessidade do tratamento. Segundo o site "MMA Junkie", primeiro a noticiar o exame positivo de Pezão, o lutador já havia solicitado essa isenção à comissão do estado de Nevada em março, antes do UFC 160, quando enfrentou Cain Velásquez pelo cinturão, mas a solicitação foi retirada quando a comissão informou sua equipe que não haveria tempo hábil para avaliar o pedido. Este pedido incluiría uma recomendação da endocrinologista Dra. Nina Rosa de Castro Musolino, da USP, que vem trabalhando com Pezão desde abril de 2011.
O UFC confirmou que Pezão havia sido autorizado pela companhia a fazer uso do TRT para sua luta contra Hunt e que seus níveis de testosterona estavam normais até o dia do combate. Foi o exame antidoping pós-evento que apontou níveis elevados do hormônio, e o peso-pesado brasileiro foi suspenso por nove meses a partir da data da luta. Ele também perdeu US$ 50 mil (cerca de R$ 116 mil) pelo prêmio de "Luta da Noite" que havia recebido, e o resultado da luta deve mudar para "No Contest" (luta sem resultado) em seu cartel profissional.

Bimba pratica windsurfe em ruas alagadas após chuva castigar Búzios

Iatista reclama de falta de saneamento na cidade: 'A cidade precisa de ajuda'

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Em um sinal de protesto, o iatista Ricardo Winicki, o Bimba, e a velejadora Patrícia Freitas praticaram windsurfe e stand up paddle em ruas alagadas de Armação dos Búzios, após o município fluminense ser castigado por intensa chuva durante a madrugada desta quarta-feira. Sem ter acesso ao clube onde treina na cidade, o campeão mundial de 2007 da classe RS:X tirou uma foto para registrar a situação caótica da região, reclamando da falta de saneamento básico no local.
Após cerca de duas horas de chuva, alguns bairros de Armação dos Búzios foram completamente alagados. Famílias chegaram a ficar ilhadas na cidade. Ao amanhecer, moradores fizeram um protesto. A Prefeitura da cidade decretou situação de emergência. Pelo menos 15 pessoas estão desalojadas.
bimba e patricia freitas vela enchente búzios (Foto: Arquivo Pessoal)Patricia Freitas e Bimba nas ruas alagadas de Búzios: registro foi sinal de protesto (Foto: Arquivo Pessoal)
- Choveu muito forte realmente, como poucas vezes vi. Fui fazer um treino físico e tudo estava fechado. Teve protesto. Quando vi uma das ruas alagadas, a gente teve uma ideia de velejar, para deixar uma mensagem. Esse esgoto todo vai para o mar. A gente (em Búzios) tem esse problema desde o começo do ano: o esgoto que chega nas praias, a falta de saneamento. A cidade precisa de ajuda - reclamou o atleta, que mora em Búzios há dez anos.
Em sua conta no Facebook, Bimba adotou um tom irônico ao comentar o estado de Búzios após as chuvas e mostrou compaixão com as famílias prejudicadas.
- Treino intervalado de bombeada mais remada pelas ruas de Búzios com a (atleta) olímpica Patricia Freitas e o técnico Fernando Pasqualin! Realmente a cidade tem sido fantástica para os treinos. Brincadeiras à parte, meus sentimentos à todos que perderam suas casas e tiveram inúmeros prejuízos.
Bimba se prepara para duas competições em janeiro. De 4 a 11, ele disputa a Copa Brasil de vela em Niterói (RJ). A partir do dia 20, o iatista participa da Semana de Vela de Miami, primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade.

Hungaro é apresentado e diz: 'Vamos fazer uma grande Libertadores'

Auxiliar ao longo de 2013, treinador é alçado ao comando do Botafogo após a saída de Oswaldo de Oliveira e terá a missão de conduzir a equipe no torneio continental

Por Rio de Janeiro
353 comentários
apresentação Eduardo Hungaro botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)Hungaro irá dirigir uma equipe profissional pela primeira vez (Foto: Vitor Silva/SSPress)
"Estou tranquilo. Estou em casa". Apesar de ser considerado inexperiente, principalmente para assumir a missão de comandar o Botafogo na Libertadores, o técnico Eduardo Hungaro mostrou muita personalidade e segurança ao ser apresentado oficialmente na tarde desta quarta-feira, em General Severiano.

Há cinco anos no clube, ele começou no mirim e atualmente acumulava a função de auxiliar do time profissional e treinador dos juniores. Hungaro agradeceu a confiança da direção e disse não temer o desafio, considerado por ele a chance de sua vida.

- A coragem da direção tem que ser acompanhada pelo treinador. É a oportunidade da minha vida e não temo nada. Vou fazer jus. A minha motivação é a certeza de que vamos fazer um trabalho muito bom, e também na capacidade dos jogadores. Provamos em 2013 que temos um time competitivo, e isso nos deixa mais tranquilos.

O treinador está convencido que conseguirá colocar de lado a desconfiança da torcida, e sabe que o melhor jeito de conseguir isto é com bons resultados dentro de campo.

- Acho natural a reação da torcida, mas tenho uma história muito bonita no clube. E podem ter certeza de que não faltará trabalho e capacidade. É difícil falar de mim mesmo. A minha conduta que tem que falar por mim. Tenho a esperança de que a torcida vai gostar do meu trabalho. Eu tenho a personalidade forte e sei que vou precisar de resultados.
apresentação Eduardo Hungaro botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)Mauricio Assumpção, Eduardo Hungaro e Chico Fonseca na apresentação do treinador (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Confira outros trechos da entrevista de Eduardo Hungaro:

Expectativa para a Libertadores

Sabemos que é um torneio bastante difícil, mas que estamos preparados para enfrentar. Vamos ter dificuldades neste primeiro jogo, que é classificatório. Além do adversário, há a altitude. Vamos montar o planejamento e fazer uma grande Libertadores.

Grupo 2, em caso de classificação

Algumas coisas já sabemos deste grupo, o pessoal nos abastece com informação o tempo inteiro. O San Lorenzo conquistou o Campeonato Argentino. O Unión Española ficou em terceiro, assim como o Independiente-EQU, que também ficou em terceiro. Sabemos que vamos enfrentar dificuldade, mas vamos entrar fortes. Temos que ultrapassar este primeiro momento.

Duas equipes no início do ano

Vamos ter duas equipes. A da Libertadores vai ser preparada para o jogo do dia 29, e a outra para o Estadual. Está decidido. O Carioca é importante, vamos tentar o bi, mas o pensamento agora é no Deportivo (Quito). Vamos buscar a classificação a todo custo.

Busca por reforços para a Libertadores

A direção está trabalhando no mercado, sabe dos meus gostos. Estão trabalhando. Vamos ter notícias em breve. Pode haver a necessidade de juniores no Carioca, sim. Todos precisam entender que temos uma decisão com o Deportivo Quito, e ela precisa ser encarada assim.

Relação com Seedorf


Seedorf é o nosso craque maior, um senhor do futebol. Há de se ter respeito. Trocamos muitas informações, a relação é ótima. Conto com a presença dele para estarmos mais fortes na Libertadores.

Amizade com o ex-técnico do Bota Oswaldo de Oliveira
O Oswaldo é um irmão que fiz no futebol, é até difícil falar dele. Neste período de definição, procurei não ler nada, não ver nada. Soube que alguns jogadores se manifestaram, mas o que mais me tocou foi o apoio do Oswaldo. Vou usar os ensinamentos dele também. Desejo muita felicidade no Santos. É um grande mestre, vou estar sempre ligado a ele.

Integração com a base

O trabalho continua da mesma forma, vamos continuar integrados com os juniores. Vou estar presente sempre que possível. Acho que foi uma grande sacada do Botafogo nesta atual gestão. O Daniel já subiu, o Sidnei está subindo também. Temos uma turma muito boa para estar conosco a médio e longo prazo.

Brasil supera fantasma das quartas e vai a semifinal histórica no Mundial

Depois de bater na trave no Mundial de 2011 e nas Olimpíadas de Londres, seleção vence Hungria em jogo de duas prorrogações e continua na briga por medalha inédita

Por Direto de Belgrado, Sérvia
Comente agora
Alexandra Nascimento jogo handebol Brasil e Hungria (Foto: AP)Alexandra Nascimento comemora vitória sobre a Hungria e vaga inédita na semifinal (Foto: AP)
O Brasil precisou bater na trave duas vezes para conseguir espantar o fantasma das quartas de final. Na tarde desta quarta-feira, na Arena Belgrado, a seleção brasileira feminina de handebol derrotou a Hungria por 33 a 31 e chegou às semifinais do Mundial da Sérvia, para fazer a melhor campanha da história da modalidade no país. Após o tempo normal terminar empatado em 26 a 26, foram necessárias duas prorrogações (29 a 29 ao fim da primeira) e muito sofrimento. Mas a equipe verde e amarela superou os traumas de 2011, quando caiu diante da Espanha nas quartas do Mundial de São Paulo, e de 2012, em mais uma derrota nas quartas, dessa vez para a Noruega, nas Olimpíadas de Londres. Confira galeria com imagens do jogo.
A artilheira do jogo foi a brasileira e melhor jogadora do mundo Alexandra Nascimento, com dez gols. Duda ainda fez outros seis para o Brasil. Com sete, Zsuzsanna Tomori foi a goleadora da Hungria. A adversária das brasileiras na semifinal será a Dinamarca, que eliminou a Alemanha nesta quarta. Na primeira fase, o selecionado do Brasil bateu as dinamarquesas por 23 a 18. Na outra semi, a Polônia bateu a França, atual vice-campeã do mundo, e pega agora a Sérvia, que tirou a atual campeã Noruega. Os finalistas serão conhecidos na próxima sexta-feira, às 15h e às 17h45m. A partida entre Brasil e Dinamarca será a segunda do dia.
 Acabou a maldição das quartas de final. Chega!
Alê
- Foi muito duro, difícil, 60 minutos, depois mais dez minutos e mais dez minutos. Conversamos que não íamos sair da quadra sem vencer o jogo. Não importava o amanhã, só o hoje. Conseguimos. Já joguei Liga dos Campeões, Mundial, Olimpíadas, mas esse Mundial é especial, por esse grupo, por sempre confiarem no nosso trabalho. Acabou a maldição das quartas de final. Chega. Entramos na história, como entramos na história em 2011. Mas agora isso não significa muita coisa. Precisamos festejar até meia-noite e depois temos que pensar na partida das semifinais, que vai começar tudo do zero - disse Alê.
brasil abre vantagem
Ao contrário dos outros jogos, Brasil e Hungria conseguiram logo o gol. No primeiro ataque, as húngaras saíram na frente com Tomori, mas Alexandra empatou em tiro de sete metros, tudo isso antes do primeiro minuto. Alê, aos três, virou para 2 a 1. E com ela de novo, a seleção abriu dois gols, em novo sete metros. O Brasil conseguiu abrir 5 a 1, enquanto a Hungria tinha dificuldades para vencer a defesa verde e amarela. O segundo gol das europeias só veio aos nove, com Szusanszki. Mas Duda fez 6 a 2. Aos 15, o placar era de 7 a 4, com Babi bem no gol em um jogo equilibrado e nervoso.
Aos 17, a arbitragem penalizou a goleira Babi com dois minutos por não deixar a bola no chão quando a posse de ataque era das húngaras, retardando o jogo. Mayssa entrou em seu lugar, mas pisou em quadra antes da saída de uma jogadora de linha e, por isso, o Brasil sofreu outra punição, ficando dois minutos sem duas jogadoras. Mesmo assim, Samira, no contra-ataque, abriu 9 a 5. Triscsuk diminuiu. E a arbitragem viu outra penalidade, desta vez de Deonise, fazendo a seleção ficar 30 segundos com três a menos. Mesmo com desvantagem numérica, Mayssa pegou um sete metros de Gorbicz, mas a Hungria diminuiu para 9 a 8, com Tomori duas vezes. Até Duda voltar a marcar para a seleção: 10 a 8.
Brasil x Hungria Mundial de Handebol (Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia)Em jogo duro, Duda tenta se livrar da marcação de duas húngaras (Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia)

Em contra-ataque, aos 24, Samira fez 11 a 9 para a seleção. Do banco de reservas, Morten pedia paciência e foco, mesmo com as meninas reclamando muito da arbitragem. Ana Paula, em tiro de sete metros, voltou a colocar o Brasil com três gols de vantagem: 12 a 9. No minuto final, com gols de Redei e Szamoransky, o Brasil terminou na frente, mas a Hungria trouxe a diferença para apenas um gol: 12 a 11.
emoção e empate no fim dos 60 minutos
O segundo tempo começou equilibrado. Nos primeiros cinco minutos, a Hungria conseguiu igualar em 16 a 16, mas Samira, na ponta, colocou a seleção de novo na frente. Anita Gorbicz, até então muito bem marcada, anotou seu primeiro gol e empatou de novo. Colocando pressão na seleção, as húngaras fizeram o Brasil errar bolas que até aquele momento não aconteciam, e virou o jogo com Gorbicz: 18 a 17, com Deonise sendo suspensa por dois minutos em seguida.
Brasil x Hungria Mundial de Handebol (Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia)Gorbicz lidera o ataque da Hungria contra o Brasil no Mundial (Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia)
Aos 12, a Hungria abriu dois gols, fez 20 a 18, e dominava as ações, defendendo bem e atacando com velocidade. Duda descontou e voltou o jogo para um gol de prejuízo. Um minuto depois, Fernanda igualou em 20 a 20. Aos 16, a Hungria, com Redei e Szucsanszki, colocou as húngaras de novo com dois gols de frente: 22 a 20. Mas Alê apareceu segundos depois para diminuir. Aos 20, a seleção perdia por um gol, 23 a 22, e falhava no ataque quando não podia.

Nos últimos dez minutos, o técnico Morten Soubak perdeu a paciência quando Duda, ao arremessar, foi derrubada, mas os árbitros mandaram seguir. Em seguida, no sete metros, Gorbicz outra vez venceu Mayssa e abriu dois gols, faltando sete para o fim: 24 a 22. Aos 25, Tomori manteve a Hungria à frente por dois gols, e o Brasil corria contra o tempo com Duda, que diminuiu, e Fernanda, que empatou: 25 a 25, faltando quatro minutos para o fim.
Com o placar em 26 a 25 para as húngaras, Alê empatou em tiro de sete metros. Faltando um minuto, o Brasil desperdiçou ataque e passou a posse da bola para a Hungria, que pediu tempo. A seleção conseguiu segurar o ataque rival até o cronômetro zerar. O árbitro marcou falta, e a Hungria teve a última chance para matar o jogo. Na cobrança, bola para fora e prorrogação.
vitória épica após duas prorrogações
Na prorrogação, na primeira bola de ataque, Deonise, sozinha, foi parada pela goleira Herr. No ataque seguinte, o Brasil também conseguiu defender bem. Com as defesas funcionando, o primeiro gol foi húngaro, aos dois minutos, com Kovacsics: 27 a 26. Assim terminou o primeiro tempo. Na segunda parte, Alê empatou em 27 a 27 com um minuto. Em tiro de sete metros, Gorbicz fez: 28 a 27. Szekeres, por falta em Dani Piedade, levou dois minutos de punição, mas Fernanda desperdiçou a chance de empatar em seguida. Deonise, em contra-ataque, empatou: 28 a 28. Alê, em bela trama com Deonise, virou: 29 a 28, faltando um minuto. A Hungria empatou e uma segunda prorrogação foi necessária.
Nela, Alê brilhou com um gol logo no início, fazendo 30 a 29 para o Brasil. Mayssa, em bela defesa, manteve a seleção na frente. Deonise, ao levar a terceira suspensão de dois minutos, foi expulsa automaticamente, e Cifra empatou: 30 a 30. No último tempo de cinco minutos, Duda sofreu sete metros aos dois minutos. Alê cobrou e colocou o a seleção de novo na frente: 31 a 30. Mayara, faltando 30 segundos, fez um gol sofrido, com a bola batendo na trave, nas costas da goleira e entrando: 32 a 30. A Hungria ainda diminuiu de novo, com Bulath, mas Samira fez 33 a 31 e confirmou a vitória espetacular e histórica do Brasil.
- Antes de mais nada eu queria parabenizar esse grupo. As meninas não desistiram em momento algum. Nem nos momentos bons, muito menos nos momentos ruins. Essas meninas subiram um patamar no handebol mundial. Colocaram a bandeira do Brasil em outro nível dentro desse esporte. Hoje, podemos dizer que o Brasil está entre os melhores do mundo, e isso é resultado do trabalho dessas meninas - comemorou o técnico Morten.
escalações
Brasil: Babi; Dara, Alê, Duda, Deonise, Fernanda e Ana Paula. Entraram: Samira, Amanda, Mayara, Mayssa e Dani Piedade.
Hungria: Herr; Gorbicz, Szekeres, Zacsik, Tomori, Bulath e Bognar. Entraram: Szucsanszki, Triscsuk, Szamoransky, Kovacsics, Cifra e Redei.
Quartas de final
Brasil 33 x 31 Hungria
Polônia 22 x 21 França
Dinamarca 31 x 28 Alemanha
Sérvia 28 x 25 Noruega
Semifinais (sexta-feira)
15h - Polônia x Sérvia
17h45m - Brasil x Dinamarca

Irritado com substituição, Marcos Rocha xinga Cuca na saída do campo

Lateral sai de campo rumo ao vestiário e não vê o gol de empate do Galo, marcado por Ronaldinho: 'Tenho o direito de concordar ou não. Não achei correta'

Por Belo Horizonte
1913 comentários
 
O lateral-direito Marcos Rocha não gostou nada de ser substituído pelo técnico Cuca, aos 16 minutos do segundo tempo do jogo em que o Atlético-MG perdeu para o Raja Casablanca por 3 a 1, nesta quarta, em Marrakesh. O comandante alvinegro sacou o lateral titular quando o time marroquino vencia por 1 a 0 e colocou o atacante Luan, improvisado no setor.
Ao ver que seria substituído, o camisa 2 do Galo não escondeu a insatisfação com Cuca e xingou o técnico (veja no vídeo), que deixará o clube e irá para o futebol chinês após o Mundial.
A irritação de Marcos Rocha foi tanta que ele nem sequer ficou em campo para ver o lance do gol de empate do Atlético. Logo após o lateral sair de campo, Ronaldinho Gaúcho marcou um belíssimo gol de falta.

Depois do jogo, Marcos Rocha admitiu a irritação com a substituição e afirmou que voltou ao banco para ver os últimos minutos da partida.
- Eu saí, não concordei com a substituição, fui no vestiário e voltei ao banco para continuar torcendo. Tenho o direito de concordar ou não. Foi opção do Cuca. Sempre tentei fazer o melhor, mas achei que não era válida a substituição. Não achei correta a substituição. Mas não é justificativa para o que aconteceu - afirmou o lateral.

Zoando o Galo


qua, 18/12/13
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
A derrota do Galo para o Raja Casablanca na semifinal do Mundial mal terminou – e a gozação já começou na internet – puxada pelos eufóricos cruzeirenses. Mas não apenas. Veja alguns exemplos:












Central do Mercado: Bota de técnico novo, e Corinthians descarta Pica-Pau

Léo Moura renova com o Flamengo, que está confiante na permanência de Elias; Alex Telles deve mesmo deixar o Grêmio, e solução tricolor será comprar Wendell

Por Rio de Janeiro
82 comentários
William Henrique, Vitória (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Vitória)William Henrique deve pintar no Corinthians (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Vitória)
O Botafogo definiu nesta quarta-feira o seu treinador para a temporada 2014, quando volta a disputar a Taça Libertadores depois de 17 anos. Trata-se de Eduardo Hungaro, que dirigia a equipe sub-20 do clube e foi também auxiliar de Oswaldo de Oliveira. Mas o dia também foi de especulação. Will Dantas, agente de William Henrique, do Vitória, afirmou que o atacante estava muito perto de um acerto com o Corinthians. No entanto, a diretoria do Timão garantiu desconhecer o empresário e garantiu que o Pica-Pau, como o jogador é conhecido na Bahia, nunca esteve nos planos do clube do Parque São Jorge.
O lateral-direito Léo Moura, do Flamengo, renovou contrato com o clube por mais uma temporada. Aos 35 anos, ele tem boas chances de se tornar, já na próxima temporada, pelo menos o décimo jogador que mais vestiu a camisa rubro-negra. O clube carioca, aliás, está confiante num acerto com Elias após reunião do pai do atleta, Eliseu Trindade, com o Sporting.
A saída do lateral-esquerdo Alex Telles do Grêmio está cada vez mais próxima, e o Tricolor já se movimenta para comprar o garoto Wendell ao Londrina.
Ainda na lateral, o Palmeiras, que busca jogadores para os dois lados, encaminhou acerto com o paraguaio Jorge Moreira, de 23 anos. Ele atualmente defende o Libertad, do Paraguai.
O volante Marcos Assunção, já fora do Santos, pode pintar no Figueirense. O clube catarinense admitiu interesse em contar com os serviços do jogador de 37 anos.

Portuguesa estuda usar 'camisa do Fluminense' para disputar a Série B

Lusa pretende vestir em 2014 uniforme com o mesmo desenho do Flu. Atitude seria uma forma de provocação ao clube que escapou do rebaixamento no STJD

Por São Paulo
5296 comentários
uniforme Portuguesa Fluminense (Foto: Reprodução)Uniforme divulgado por torcedor nas redes sociais serve de inspiração (Foto: Reprodução)
Como forma de protesto pela sua derrota no STJD, a Portuguesa pode vestir um uniforme igual ao do Fluminense na Série B do Campeonato Brasileiro de 2014. Inspirada em uma ideia lançada por torcedores nas redes sociais, a diretoria da Lusa quer usar o fato de os dois clubes vestirem cores parecidas (branco, verde e vermelho - no caso do Fluminense, grená), para provocar o clube carioca. Por ter escalado de forma irregular o meia Héverton na última rodada do Brasileirão, a Lusa perdeu quatro pontos e acabou sendo rebaixada, salvando assim o Fluminense da degola.
– Nós vimos a ideia na internet e passamos a discutir na diretoria. Eu acho que, se ficarmos realmente na Série B, usar a camisa do Fluminense seria uma grande forma de protesto contra um clube que sempre dá um jeito de escapar do rebaixamento pelo tapetão. Se usarmos a camisa, o Fluminense estaria no lugar que merece e onde a Lusa não deveria estar, pois conquistou dentro de campo o direito de ficar na Série A – afirmou o vice-presidente de futebol da Portuguesa, Roberto dos Santos, que vai ser mantido no cargo por Ilídio Lico, que assumirá o posto do atual presidente Manuel da Lupa, no dia 4 de janeiro.
Atual fornecedora de material esportivo da Lusa, a Lupo tem contrato com o clube até o fim de 2014. Como não patrocina o Fluminense, a empresa não teria qualquer impedimento para produzir a camisa de acordo com a vontade da Portuguesa. A empresa foi procurada pelo GloboEsporte.com para comentar o caso e ainda não se pronunciou.

Cruzeirenses se concentram na Avenida Raja para ironizar atleticanos

Celestes fazem questão de tripudiar em cima de rival e garantem que se trata de
uma vingança por causa da zoação da torcida do Galo após a Libertadores de 2009

Por Belo Horizonte
924 comentários
Torcedores do Cruzeiro festejam derrota do Atlético-MG em avenida de BH (Foto: Maurício Paulucci)Torcedores festejam derrota do Atlético-MG em avenida de BH (Fotos: Maurício Paulucci)
Depois da eliminação surpreendente do Atlético-MG no Mundial de Clubes, os torcedores do Cruzeiro começaram a festa para ironizar os rivais. Dezenas deles se aglomeraram numa famosa avenida de Belo Horizonte com o nome sugestivo: Raja Gabaglia, sobretudo em frente a um shopping da região. Por lá, os cruzeirenses colaram fita adesiva na placa que indica o estabelecimento e mudaram o nome para Casa Raja Blanca.
Com um turbante improvisado com duas camisas do Cruzeiro na cabeça, Fábio Veibel garante que o local virou o centro de concentração de cruzeirenses para tirar sarro da eliminação do Atlético.
- Aqui é o Casa Raja Shopping, Casa Raja Blanca, Raja Casablanca. Aqui virou a embaixada de Marrocos no Brasil, é a sede do time que os eliminou no Mundial. A noite inteira de festa, zoando para sempre.
Torcedores do Cruzeiro festejam derrota do Atlético-MG em avenida de BH (Foto: Maurício Paulucci)Torcedores do Cruzeiro festejam derrota do Atlético-MG em avenida de Belo Horizonte

Fábio garante que a comemoração dos cruzeirenses tem um pouco de vingança depois da derrota do time celeste para o Estudiantes na final da Libertadores de 2009.
- Cara, é a festa da vingança de 2009. Vamos fazer eles amargarem tudo que fizeram. Nunca ganharam nada e queriam zoar a gente. Agora aguenta. É o maior vexame do futebol brasileiro na história do futebol mundial.
Cadê o troféu do Mundial?
Clémilson Maciel, cruzeirense que não achou o troféu do Galo (Foto: Maurício Paulucci)Torcedor do Cruzeiro, Clémilson não achou o troféu de campeão Mundial do Atlético
Clemílson Maciel passeava pelas ruas de Lourdes por volta das 20h30m (de Brasília), quando passou em frente à sede do Atlético-MG. Com mais dois amigos, o torcedor do Cruzeiro se aproximou devagar e começou a analisar a sala de troféus do Galo. Com ironia, o torcedor não perdeu a oportunidade de cutucar o rival que foi eliminado do Mundial de Clubes.
- Rapaz, eu estou procurando o título Mundial do Atlético-MG aqui, mas não estou encontrando. Será que ficou lá no Marrocos? Agora é bom para eles voltarem com a humildade. Antes de passar pelo Monterrey, pelo Raja, eles já estavam falando do Bayern.
Muçulmana e atleticana
Adriana Aparecida se converteu para a religião muçulmana há dois anos, mas garante que nunca viu tantos turbantes em Belo Horizonte, nem na mesquita em que faz suas orações. A torcedora conta que ouviu várias brincadeiras por conta do traje religioso.
Adriana Aparecida, muçulmana e atleticana (Foto: Maurício Paulucci)Adriana Aparecida, muçulmana e atleticana, garante que já houve momentos piores
- Eu sou muçulmana mesmo, mas sou atleticana também. Eu já estou acostuma a usar essa roupa porque sou muçulmana há dois anos. Lógico que de duas semanas para cá eu tenho passado por brincadeiras até mesmo no trabalho. Às vezes eu passo em algum lugar e eles falam: “Olha lá, vai para Marrocos!”. E eles nem sabem que eu também sou atleticana. Aí eu dou uma risadinha disfarçada e pronto.
No entanto, mesmo com a derrota, Adriana garante que não abandona a vestimenta por respeito à religião. Como atleticana ela diz que também já passou por momentos piores.
- Não abandono a vestimenta por causa da religião, em respeito ao meu corpo e a Alá também. Mesmo com a derrota estou feliz em ser atleticana. Quando o time foi para a Segunda Divisão foi bem pior e eu superei. Então agora é fichinha para mim que sou torcedora quase que fanática.

Cuca critica atuação do Atlético em derrota e admite: 'Foi vergonhoso'

Técnico afirma que ele e principais jogadores da equipe não fizeram diferença, lamenta gols perdidos, mas enaltece atuação do Raja após derrota

Por Direto de Marrakesh, Marrocos
1378 comentários
 
“Vergonhoso”. O termo foi usado pelo próprio técnico Cuca para definir a eliminação do Atlético-MG na semifinal do Mundial de Clubes ao ser derrotado pelo Raja Casablanca por 3 a 1 (assista aos melhores momentos no vídeo). Após a partida, ele, que teve a saída confirmada pelo presidente Alexandre Kalil, criticou a atuação da equipe. O comandante afirmou que os treinos não se refletiram na partida e se incluiu ao comentar que algumas peças fundamentais, dessa vez, não fizeram a diferença.
Depois de se desculpar com o torcedor que viajou ao Marrocos, Cuca disse que todo o grupo está com vergonha, mas pediu que a surpreendente eliminação não manche os feitos recentes que obtiveram no clube. Entre eles, o bicampeonato mineiro e a inédita conquista da Libertadores.
- Lógico que estamos com vergonha, devemos desculpas ao torcedor, sabemos o quanto gente humilde, simples, não mediu esforços para estar aqui. Frustramos o sonho deles, mas isso não pode manchar o que esse grupo fez pelo Atlético, ainda que seja muito dolorido e triste para todos nós. Temos de levantar a cabeça porque nossa profissão é assim mesmo.
Esperávamos que depois de 15, 20 minutos, a ansiedade saísse. Mas começamos a criar chances e perdemos gols incríveis. Se saíssemos na frente, ganharíamos por dois ou três a zero”
Cuca
Por diversas vezes, o treinador reconheceu a atuação muito abaixo do que o Atlético-MG apresentou no ano, sobretudo no primeiro semestre. Disse que as jogadas de ataque não encaixaram e lamentou também a fragilidade defensiva.
Mas, na visão do comandante, tudo teria sido diferente se o Galo tivesse conseguido sair na frente do placar. Os gols perdidos na primeira etapa, sobretudo por Jô, em dois cruzamentos que o centroavante não conseguiu concluir, geraram ainda mais ansiedade.
- Esperávamos que depois de 15, 20 minutos, a ansiedade saísse. Mas começamos a criar chances e perdemos gols incríveis. Se saíssemos na frente, ganharíamos por dois ou três a zero. Mas saindo atrás, tivemos que nos abrir e tomamos contra-ataques porque eles jogam assim, na velocidade.
O único momento em que o Atlético-MG esteve melhor na partida, na opinião de Cuca, foi após o gol de empate marcado por Ronaldinho. Mesmo com o controle do jogo, o time sofreu um contra-ataque após escanteio a seu favor, algo que incomodou demais o treinador.
Cuca, Atlético-MG x Raja Casablanca (Foto: Reuters)O técnico Cuca não vai continuar no Atlético-MG para a próxima temporada (Foto: Reuters)
- Que jogador nosso jogou muito bem? Não jogamos bem. Eles foram melhores, correram, armaram contra-ataques. E, por incrível que pareça, quando tínhamos o jogo na mão, tomamos o segundo gol numa falha de posicionamento.
A caminho do Shandong Luneng, da China, Cuca fará sua despedida no sábado, por ironia do destino, contra o Guangzhou, da China. Será a decisão do terceiro lugar do Mundial. Sem empolgação alguma, o técnico disse que a equipe vai se despedir da competição com hombridade.
- Vou preparar a equipe com profissionalismo e hombridade para fazermos o melhor e sairmos do Mundial, pelo menos, com uma vitória no último jogo.

Para jamais acreditar: Galo perde para o Raja e é eliminado do Mundial

Derrota por 3 a 1 em noite trágica em Marrakesh interrompe sonho mundial do Atlético e coloca surpreendente time do Marrocos na final do torneio

Por Direto de Marrakesh, Marrocos
6653 comentários
Para o clube que sempre acreditou, é inacreditável. O Atlético viu seu maior sonho se transformar no maior dos pesadelos nesta quarta-feira. Viu a terra encantada de Marrakesh virar um lugar maldito. Viu tudo ruir: esperança, fé, um lugar na eternidade. Viu o Raja Casablanca, com vitória por 3 a 1, ir à final do Mundial de Clubes e arrebentar com milhões de corações atleticanos – milhares deles presentes no Marrocos. O elenco campeão da Libertadores, histórico, encontra o outro lado da moeda. É uma enorme tragédia. É um dos piores dias, talvez o pior, dos mais de 100 anos de vida do Galo.
Mouhssinelajour gol, Atlético-MG x Raja Casablanca (Foto: Reuters)Iajour comemora o primeiro gol do Raja diante do Atlético, no início do segundo tempo (Foto: Reuters)


Foi uma derrota avassaladora, que remete a 2010, quando o Inter foi eliminado pelo Mazembe, da República Democrática do Congo. O Raja Casablanca saiu na frente, o Galo empatou com Ronaldinho, e aí os africanos fizeram mais dois e levaram ao delírio, a um júbilo histórico, sua apaixonada torcida. O futebol marroquino vive um momento sem igual. É um dia para a posteridade.

Com a vitória, o Raja pega o Bayern de Munique na final. O jogo será no sábado. Sua prévia será a disputa do terceiro lugar, entre o Atlético e o Guangzhou Evergrande, da China.
O mais tenso dos dias

Existem momentos de tensão que são quase físicos, quase palpáveis – de tão fortes, parece ser possível guardá-los numa caixa e levá-los para casa. Os primeiros 45 minutos da fria noite deste 18 de dezembro, em Marrakesh, desafiaram a torcida do Atlético em sua capacidade de controle, de sanidade, até de respiração. Nas chuteiras de um sujeito chamado Moutaouali, o camisa 5 do Raja Casablanca, o Galo viveu suas maiores agonias, testou seus maiores pesadelos. Quase. Duas vezes, ele quase marcou.

Foi assustador. O Atlético jogou mal no primeiro tempo. Caiu na areia movediça da estreia, se enredou nas teias do temor de uma eliminação prévia. Não conseguiu encaixar seu ataque e ainda sofreu horrores em sua defesa – muito mais do que sua torcida queria e previa. A persistência do 0 a 0 foi um alívio.

Desde o começo, o Raja mostrou que se sentia capaz de encarar os brasileiros e seu evidente favoritismo. Os marroquinos foram agressivos, ousados. Não se amedrontaram. E foram crescendo aos poucos, de forma quase imperceptível, até explodir em duas chances claras. Na primeira, aos 35, Moutaouali pegou cruzamento da esquerda e mandou o chute. Victor, beatificado seja, espalmou. Pouco depois, o mesmo jogador recebeu livre pela esquerda e bateu cruzado. Foram os suspiros de todos os atleticanos que fizeram aquela bola sair.
Abdelilah Hafidi e Pierre, Atlético-MG x Raja Casablanca (Foto: Reuters)Pierre se estica para tentar desarmar Hafidi durante a partida (Foto: Reuters)




Ressalve-se, porém, que o Atlético conseguiu ter controle de boa parte do primeiro tempo. Lá pelo 15 minutos, entrou no jogo, tramou jogadas, triangulou, procurou Jô, usou Ronaldinho. E quase marcou também. Fernandinho avançou pela esquerda e acionou Lucas Cândido, que mandou o cruzamento. Jô arremessou o corpo na bola do jeito que deu. Conseguiu desviá-la. Mas ela, maldosa, subiu e decidiu sair. Fernandinho, de novo, em outra chance, em chute cruzado, viu a bola passar rente à trave africana.
A pior das noites

Nada é ruim a ponto de não poder piorar. A lei dos pessimistas açoitou a alma dos atleticanos aos cinco minutos do segundo tempo. Iajour, camisa 20, disparou pela direita. O Atlético sabia que seria atacado por ali. O Atlético sabia que a velocidade era a arma suprema do adversário. E permitiu que o jogador surgisse naquele canto do campo mesmo assim. Ele avançou livre e mandou o chute.

Deve ter durado um segundo, não mais que isso, entre o instante em que o pé de Iajour bate na bola e o momento em que a bola encosta na rede. Mas a contagem de tempo de um pesadelo não conhece relógio. Durou anos, décadas, a vida inteira ver aquela bola engatinhar, passar por Victor e entrar. Incrível: entrar. Inacreditável: entrar.

Simplesmente não podia ser verdade. E era? Para uma torcida que sempre acreditou, que sempre acredita e sempre vai acreditar, não seria aquele apenas mais um elemento de sua eterna trama de reviravoltas? Ronaldinho, mágico, mudou tudo.

Eram 17 minutos. O craque se posicionou para bater falta na beirada da área, mais pro lado esquerdo, enquanto Marcos Rocha era substituído, revoltado, cuspindo marimbondos. E aí lá foi aquela bola, teleguiada, predestinada, cumprir seu destino, beijar o ângulo do Raja.

Gol! Golaço! Golaço de Ronaldinho!
Ronaldinho gol, Atlético-MG x Raja Casablanca (Foto: AP)Ronaldinho comemora o gol de falta, no único momento de alegria atleticana na noite marroquina (Foto: AP)


Era o alívio, era a esperança. Mas ainda faltava um problema a resolver: a péssima atuação do time. Logo depois do gol, o Galo deu sinais de que dominaria a partida. Mas o Raja continuava extremamente perigoso nos contra-ataques, encontrando surpreendentes espaços na zaga brasileira.

Não havia mais unhas a serem roídas. Não havia mais santos aos quais apelar. Tudo era tensão, tudo era agonia. Jô, de cabeça, ameaçou. Fernandinho se tornou mais participativo. Ronaldinho passou a errar passes. E o relógio martelando, martelando, martelando. E o Raja sempre ameaçando. Iajour, da entrada da área, mandou à direita de Victor. Quase outro dele.

O diabo é saber que tudo era apenas preâmbulo para que o pior acontecesse. Iajour adentrou a área e foi ao chão. A arbitragem viu pênalti de Réver nele. Moutaouali bateu. Moutaouali fez. Não era apenas a mais tensa das noites: era a pior das noites.
Mohsine Moutaouali gol penalti, Atlético-MG x Raja Casablanca (Foto: AFP)Não houve milagre de São Victor capaz de evitar o segundo gol, de Moutaouali, em cobrança de pênalti (Foto: AFP)


Às favas com os minutos finais do jogo, com a luta final do Atlético, com a batalha final pelo empate, que ainda acabou em terceiro gol do Raja, de Mabide, aos 48 minutos do segundo tempo, depois de bola na trave de Moutaouali em toque por cobertura de Victor. O resto é silêncio, é dor, é incredulidade.

Porque é impossível acreditar. A torcida que sempre acreditou agora luta contra o inacreditável.