quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Campeã de jiu-jitsu imobiliza e persegue ladrão no Amazonas

Edione Karoline, 22, saía do treino quando foi abordada por um assaltante. Amazonense é faixa roxa e se prepara para estrear no MMA, em março

Por Manaus
3 comentários
Lutadora amazonense é assaltada e imobiliza ladrão - Edione Karoline (Foto: Arquivo pessoal)Edione é campeã amazonense e norte/nordeste de jiu-jitsu (Foto: Arquivo pessoal)
Ao abordar uma jovem de 22 anos, na noite desta terça-feira (14), a intenção do assaltante Natanael Castro de Souza era apenas roubar a mochila e o celular. Ele não imaginava, no entanto, que a “vítima” – até então – era a faixa roxa de jiu-jitsu, Edione Karoline Medeiros. O susto durante o assalto ficou por conta do ladrão, que recebeu golpes e foi levado ao chão pela campeã amazonense, que saía do treino.
Karol, como é conhecida, relatou ao GloboEsporte.com a tentativa (frustrada) de assalto, que aconteceu por volta de 22h (0h em Brasília), em uma parada próxima à academia de jiu-jitsu que treina, no Bairro Japiim, Zona Sul de Manaus.
- Eu estava na parada de ônibus, saindo do treino de jiu-jitsu, quando senti ele se aproximando. Queria levar o meu celular e a minha mochila. Ele ameaçava, supostamente com uma arma, mas vi que não era faca nem arma, era só um pedaço de cabo de vassoura. Foi então que segurei a mão dele e ataquei. Tentei soltar socos, mas ele conseguiu se soltar. Depois, fui para a perna e levei ele para o chão. Ele caiu, eu segurei, e depois ele fugiu – contou Edione, que seguiu o ladrão junto com um mototaxista e entrou em contato com a polícia.
Lutadora amazonense é assaltada e imobiliza ladrão - Edione Karoline (Foto: Arquivo pessoal)Edione ao lado do lutador do UFC, Diego Ceará, também atleta do mestre Pina (Foto: Arquivo pessoal)
No jiu-jitsu há mais de seis anos, ela relembra que não foi a primeira vez que foi obrigada a colocar em prática as técnicas desenvolvidas nos tatames. Em outra ocasião, estava em uma festa quando foi abordada por um rapaz.
- Já aconteceu antes, numa festa. Um rapaz ficou me segurando muito forte. Pedi muitas vezes para me largar e ele insistia. Na hora, virei o braço dele, e levei pro chão. Caiu de cara. Uma outra vez, me assaltaram também, mas não reagi, estavam armados.
Recentemente graduada à faixa roxa, a atleta do mestre Pina, do tradicional Clube Pina de jiu-jitsu, trabalha para migrar ao MMA e treina a parte de trocação, paralelamente à arte suave, na equipe Alpha. Atualmente, ela se prepara, tanto para disputar as seletivas para o mundial de Abu Dhabi, quanto para sua estreia nos octógonos, prevista para março deste ano.

Elias Silvério acaba 'jejum' do Brasil no UFC em 2014 e vence Vallie-Flagg

Brasileiros não venciam desde 28 de dezembro na organização. No card preliminar do evento em Atlanta, apenas uma finalização e cinco decisões

Por Atlanta, EUA
Comente agora
Foram necessárias três lutas e um lutador saído de Pirapora do Bom Jesus, interior de São Paulo, para o Brasil sair do zero em 2014 no UFC. Após derrotas de Bruno Carioca e Luiz Besouro no primeiro evento da organização no ano, o peso-leve Elias Silvério acabou com o jejum do país ao vencer o americano Isaac Vallie-Flagg por decisão unânime (triplo 29-27) nesta quarta-feira, em Atlanta, EUA, pelo card preliminar do UFC: Rockhold x Philippou. Silvério dominou o combate graças à sua boa trocação e a um chão de qualidade, comandados por um córner formado pelos faixas-pretas de jiu-jítsu Tiago Alves e Roan Jucão e pelo treinador de boxe Ivan "Pitu" de Oliveira.
MMA - UFC Fight Night - Elias Silverio x Isaac Vallie-Flagg (Foto: Getty Images)Elias Silvério golpeia Isaac Vallie-Flagg: brasileiro dominou combate do início ao fim (Foto: Getty Images)
Vallie-Flagg começou andando para frente e pressionando Silvério, mas o brasileiro mantinha o rival à distância com chutes e jabs. Quando o americano conseguiu chegar e acertar um gancho de esquerda, Silvério aproveitou a aproximação, pegou no single leg e quedou. "Xuxu" caiu por cima, mas fez pouco e Vallie-Flagg se levantou. Os dois voltaram à trocação e Silvério acertou um grande gancho de direita que derrubou o americano. O paulista aproveitou o bom momento e tomou controle lateral do adversário no chão. Ele encaixou um gancho por dentro das pernas e castigou no ground and pound. Vallie-Flagg conseguiu se levantar, mas ainda levou diretos e ganchos de Silvério até o final do primeiro round.
Xuxu continuou mantendo o adversário à distância com jabs e diretos no início do segundo round. Vallie-Flagg suingou muito aberto e o brasileiro partiu para cima com uma boa sequência, clinchou e colocou para baixo. Por cima, golpeou e transitou para um triângulo de mão. Quando o americano se levantava, porém, Silvério vacilou e deu uma joelhada na cabeça com o adversário ainda sobre três apoios, um golpe ilegal. Por causa disso, o árbitro interrompeu o combate e deduziu um ponto do brasileiro. Ele pareceu se desconcentrar e demorou um pouco para voltar ao combate, mas logo partiu para cima buscando o nocaute, derrubou e voltou a comandar as ações por cima, na meia-guarda, até o fim do assalto.
Disposto a impedir que o ponto perdido o prejudicasse, Silvério partiu com tudo para o ataque no início do terceiro round. Ele acertou chutes no corpo e mais jabs e diretos, derrubou e montou. Vallie-Flagg girou e deu as costas, mas o paulista não buscou uma finalização, apenas atacou com golpes. Quando o americano girou de volta com a barriga para cima, Silvério atacou, ameaçou buscar um kata-gatame e conseguiu a montada com cerca de um minuto restando. Vallie-Flagg voltou a ceder as costas e Silvério fechou um mata-leão. Não houve tempo de finalizar, mas foi o suficiente para garantir a vitória.
Foi a nona vitória de Elias Silvério como profissional e a primeira como peso-leve no UFC. Ele está invicto no MMA. Seu triunfo foi também o primeiro de um brasileiro no Ultimate desde que William Patolino bateu Bobby Voelker, também por decisão unânime, no UFC 168, em 28 de dezembro. Desde então, foram seis derrotas brasileiras, incluindo a de Anderson Silva para Chris Weidman.
Confira os demais resultados do card preliminar do UFC: Rockhold x Philippou:
MMA - UFC Fight Night - Justin Edwards x Ramsey Nijem (Foto: Getty Images)Ramsey Nijem levou a melhor sobre Justin Edwards (em primeiro plano) (Foto: Getty Images)
Ramsey Nijem domina Justin Edwards
No confronto entre ex-companheiros de equipe no TUF 13, o palestino-americano Ramsey Nijem derrotou o americano Justin Edwards por decisão unânime dos jurados (30-27, 29-28 e 29-28), na última luta do card preliminar. Nijem começou atacando, mas Edwards justificou seu apelido de "Fast Eddie" ("Eddie Rápido") e contragolpeou com velocidade. O palestino-americano se arriscou na trocação, ponto forte de seu adversario, e foi surpreendentemente bem, conectando joelhadas e chutes rodados e escapando de sequências rápidas de Edwards. O primeiro round terminou com os dois em guarda 50/50, tentando chaves de calcanhar.
No segundo round, Nijem enfim tentou quedar, mas caiu direto numa guilhotina bem encaixada. Ele passou por apuros e inicialmente defendeu errado, mas conseguiu escapar. Ao sair da posição, o palestino-americano acertou alguns golpes no ground and pound e quase acabou pego num triângulo. Os dois se levantaram e voltaram à trocação. Nijem apertou o ritmo novamente, acertou boa sequência de chutes e diretos e quedou Edwards. No chão, dominou: passou à montada, pegou as costas e ameaçou pegar o estrangulamento várias vezes, mas foi incapaz de ajustar a posição antes do fim do round. No terceiro round, ele continuou melhor, derrubando o adversário e ainda abrindo um corte no olho do adversário. Edwards, porém, não desistiu e continuou atacando, acertando inclusive um bom chute rodado no corpo. Ele arriscou alguns golpes rodados e tentou outra guilhotina ao ser quedado mais uma vez. Nijem escapou com facilidade e "Fast Eddie" partiu para uma chave de panturrilha, bem defendida pelo oponente.
MMA - UFC Fight Night - Trevor Smith x Brian Houston (Foto: Getty Images)Trevor Smith sangra abundamente sobre Brian Houston: decisão polêmica (Foto: Getty Images)
Trevor Smith venceu Brian Houston em luta de altos e baixos
Em uma luta que começou emocionante e terminou em câmera lenta, o peso-médio Trevor Smith venceu Brian Houston por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28). A vitória foi a 11ª de Smith em 15 lutas, enquanto Houston sofreu sua segunda derrota em seis combates. Mostrando mais medo de perder do que vontade de ganhar, Houston deixou escapar a vitória por não mostrar uma postura mais agressiva no terceiro round, quando Smithn estava nitidamente cansado e sem forças para ameaçá-lo.
A luta começou com Smith buscando os chutes baixos, enquanto Houston atacava com socos de direita. Smith buscou surpreender o adversário buscando a queda, mas Houston defendeu-se bem, evitando ter o pescoço dominado e, em seguida, buscando a derrubada. A luta voltou a ser disputada em pé, e Trevor Smith manteve a estratégia de tentar os chutes baixos e buscar as derrubadas. Na terceira tentativa no round, Smith conseguiu encaixar o katagatame, mas errou na posição da cabeça, permitindo a defesa por parte de Brian Houston. Ainda por cima no chão, Smith se manteve em vantagem na luta até o fim do round. No segundo período, os lutadores mantiveram-se lutando em pé, e Trevor Simith buscou a derrubada após ter um corte aberto em sua testa, que sangrava abundantemente enquanto os atletas lutavam na grade. Mais atento às tentativas de queda, Houston defendia as tentativas de Smith de levar o combate para o chão e contragolpeava principalmente com a direita. Aparentando cansaço, Smith já não tinha a mesma potência de ataque, nem a mesma velocidade. Houston se aproveitava para acertar chutes baixos e conectar chutes baixos. No terceiro round, com melhor preparo físico, Brian Houston aproveitava o cansaço de Trevor Smith e aplicava bons golpes, ainda que sem muita contundência. A luta era disputada em câmera lenta por parte dos dois atletas, com poucos momentos de emoção. Mesmo muito cansado, Smith tentou derrubar Houston, que fez o sprawl e defendeu o golpe, levando a luta novamente para cima.
MMA - UFC Fight Night - Louis Smolka x Alptekin Ozkilic (Foto: Getty Images)Louis Smolka acerta um overhand de direita em Alptekin Ozkilic (Foto: Getty Images)
Smolka vence boa luta contra Ozkilic
Em uma das melhores lutas da noite, válida pelos pesos-moscas, o estreante americano Louis Smolka venceu por decisão unânime dos juízes o turco Alptekin Ozkilic (triplo 29-28). O combate teve muita ação, com os dois lutadores conseguindo aplicar bons golpes e tendo chances de vencer a disputa. Esta foi a segunda derrota de Ozkilic em 11 combates, enquanto Smolka chegou à sétima vitória em sete lutas na carreira. A luta começou com Smolka tentando um chute alto, aproveitando a diferença de 8cm de altura em seu favor. Ozkilic reagiu buscando um upper e, em seguida, levou a luta para o chão, ficando por cima. Smolka segurava a nuca do turco, que aplicou socos antes da luta voltar a ser disputada em pé. Ozkilic aplicou um bom golpe de direita que quase derrubou o havaiano. Mostrando resistência, Smolka recuperou-se rapidamente, mas Ozkilic voltou a encurtar a distância e derrubar o havaiano, ficando novamente por cima. Melhor na defesa no chão, o havaiano levantou-se e buscou uma joelhada voadora muito perigosa, desviada pelo turco, que conseguiu uma nova derrubada antes do fim do primeiro round.
No segundo round, Smolka buscava os chutes altos, enquanto Ozkilic mostrava confiança na trocação, usando principalmente os golpes de direita. No chão, o havaiano buscou o pescoço do turco com um triângulo de mão, que se livrou do golpe girando o corpo, mas pareceu sentir cansaço e também alguns golpes do americano. Smolka aproveitou o bom momento e castigou o turco seguidamente, quase conseguindo o knockdown. No fim, Ozkilic ainda conseguiu uma derrubada buscando a perna de Smolka, mas o havaiano livrou-se do golpe e quase encaixou uma chave de perna no turco. No terceiro round os dois atletas começaram buscando a trocação em pé, e Smolka levou a melhor ao utilizar a sua envergadura. Muito cansado, o turco recebia golpes e buscava a derrubada, mas não tinha gás para manter a luta embaixo. Quando conseguiu ficar por cima no chão, Smolka tentou um triângulo de mão sem sucesso, mas se manteve no topo e terminou a luta castigando duramente Ozkilic, que resistiu e evitou o nocaute técnico com muita raça.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
MMA - UFC Fight Night - Vinc Pichel x Garrett Whiteley (Foto: Getty Images)Vinc Pichel (dir.) acerta um chute em Garett Whiteley (Foto: Getty Images)
Pichel vence Whiteley por decisão unânime
Em duelo de americanos buscando recuperação, melhor para Vinc Pichel, ex-TUF 15. O californiano de Lancaster venceu todos os três rounds contra o compatriota Garett Whiteley, que perdeu a segunda luta consecutiva no UFC por decisão unânime. Dos três assaltos, o primeiro foi o mais equilibrado. Whiteley começou se movimentando muito e Pichel demorou a encontrá-lo, fechar o clinche e derrubá-lo. Porém, Whiteley surpreendeu e, numa raspagem, fechou um triângulo de mão. Seu adversário esteve em perigo, mas escapou e, após levar alguns bons golpes no corpo, terminou quedando de novo e atacando por cima.
Nos dois rounds seguintes, Pichel dominou com folgas. O wrestler colocou o adversário para baixo, golpeou bastante no ground and pound, passou a guarda algumas vezes e ameaçou finalizar, com um mata-leão no segundo round e com um triângulo de mão no terceiro. Ele parecia ter a vitória no bolso quando deu bobeira no clinche no minuto final e viu Whiteley atacar uma chave de braço perigosa. Com calma, Pichel escapou da posição e ainda terminou a luta aplicando um suplê. Após ter a vitória anunciada oficialmente, o ex-TUF se empolgou e usou seu apelido, "From Hell" ("Vindo do Inferno" em português) para fazer um desafio à divisão peso-leve.
- O inferno voltou, ninguém está a salvo! - disse Pichel.
MMA - UFC Fight Night - Beneil Dariush x Charlie Brenneman (Foto: Getty Images)Beneil Dariush acerta o cruzado de esquerda que derrubou Charlie Brenneman (Foto: Getty Images)
Dariush estreia com finalização sobre Brenneman
O iraniano Beneil Dariush deixou ótima impressão em sua primeira luta pelo UFC, no combate que abriu o card. Ladeado pelo treinador brasileiro Rafael Cordeiro, o lutador entrou no octógono ao som de "Rock with you", clássico de Michael Jackson, e recebeu muitos elogios nas redes sociais. Do outro lado do cage, estava Charlie Brenneman, que fazia seu retorno à organização após quatro vitórias. Ele tomou a dianteira e atacou no começo do round. Buscou a queda, mas não conseguiu derrubar. Com a guarda aberta, o cabeludo levou um cruzeiro certeiro de esquerda e caiu. Dariush pulou em cima do adversário e rapidamente tomou suas costas. Ele fechou um mata-leão e rapidamente conseguiu a finalização, com 1m45s. A atuação mereceu elogios do presidente da companhia, Dana White, no Twitter.
- Uau, Dariush pareceu muito bom! - escreveu o dirigente.

Jussier Formiga busca recuperação contra Scott Jorgensen no UFC Natal

Provavelmente em março, lutador potiguar vai tentar se redimir da derrota para Joseph Benavidez em BH e, assim, chegar à segunda vitória no Ultimate

Por Rio de Janeiro
23 comentários
Jussier Formiga, lutador peso-mosca do UFC (Foto: Jocaff Souza)Jussier Formiga enfrenta Scott Jorgensen no UFC
em Natal (Foto: Jocaff Souza)
O peso-mosca Jussier Formiga enfrenta Scott Jorgensen na terceira luta marcada pelo UFC para a primeira edição do evento em Natal, Rio Grande do Norte, provavelmente dia 23 de março de 2014. A informação é do site "MMA Informativo". Dessa forma, o atleta da Nova União Kimura irá buscar em casa a recuperação da derrota para Joseph Benavidez em setembro de 2013, no UFC BH 2.
Aos 28 anos, Jussier Formiga tem 15 vitórias e três derrotas na carreira, sendo duas delas no UFC. Logo na sua estreia na organização, em outubro de 2012, o potiguar perdeu para John Dodson por nocaute técnico. Porém, em maio de 2013, o peso-mosca se redimiu e venceu Chris Cariaso por decisão unânime.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já Scott Jorgensen, de 31 anos, entra mais pressionado dentro do octógono. O americano vem de duas derrotas no UFC, já que foi finalizado por Urijah Faber em abril de 2013, quando ainda atuava como peso-galo, e depois em dezembro de 2013, perdeu para Zach Makovsky por decisão unânime.
UFC
23 de março de 2014, em Natal-RN
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Cezar Mutante x CB Dollaway
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Gian Villante*
Peso-mosca: Jussier Formiga x Scott Jorgensen*
* Lutas não confirmadas oficialmente

Betão Nogueira e Porco Loco farão luta principal do evento Face to Face

Card será realizado no dia 31 de janeiro, em condomínio do Rio de Janeiro

Por Rio de Janeiro
3 comentários
Betão Nogueira, Bellator (Foto: Divulgação / site oficial do Bellator)Betão Nogueira em pesagem do Bellator
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Bellator)
Tradicionais atletas de MMA no cenário nacional, Betão Nogueira e Cylderlan "Porco Loco" têm encontro marcado para a próxima edição do evento Face to Face, que será realizada no dia 31 de janeiro, uma sexta-feira, às 20h (de Brasília). O local é o Espaço Rio Eventos, dentro do Condomínio Rio Mar 3, no Rio de Janeiro, e o duelo será no peso combinado até 63kg.
Mais Combate.com: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

Betão Nogueira, da Renovação Fight Team (RFT), tem um cartel de 16 vitórias, três derrotas e um empate e compete com frequência no evento internacional Bellator. Já Porco Loco, do Paraná Vale-Tudo (PRVT), tem 33 triunfos e 12 reveses na carreira até agora.
O Face to Face é organizado pelo treinador de muay thai Alex Gazé e pelo empresário Eduardo Mauro. O card terá ainda Dennys "A Máquina" x David Guru, pela categoria dos meio-médios (até 77kg), Rush Manfio x Oton Jasse, pelos leves (até 70kg), entre outros combates.
Veja o card completo do evento:
Betão Nogueira x Cylderlan Porco Loco - até 63kg
Dennys A Máquina x David Guru - até 77kg
Rush Manfio x Oton Jasse - até 70kg
Carlos Peixoto x Luiz Antônio Pajé - até 66kg
Luiz Carlos Ninja x André Luis - até 100kg
Hubaldo Tigrinho x Aécio Faustino - até 61kg
Cesar Trotte x Matheus da Silva - até 86kg
Isaac Pimentel x Anderson Marinho - até 57kg

BJ Penn se impressiona em treino
com Renan Barão: 'É um monstro'

Ex-campeão dos meio-médios e dos leves está no Rio de Janeiro ajudando
na preparação do dono do cinturão dos galos e também de José Aldo

Por Rio de Janeiro
113 comentários
A ajuda de quem tem a experiência de já ter sido campeão do peso-leve e do peso-meio-médio vem sendo um trunfo tanto para José Aldo quanto para Renan Barão nos últimos dias. Ambos estão contando com a participação de BJ Penn em seus treinos. O americano foi o primeiro não brasileiro a se tornar campeão mundial de jiu-jítsu na faixa-preta. E também é conhecido por ter um alto nível no boxe. Ou seja, Barão e Aldo estão muito bem servidos em todas as áreas.
MMA BJ Penn treino (Foto: Ana Hissa)BJ Penn (esq.) em treino do Nova União. Ao fundo, Barão (sem camisa) faz sparring (Foto: Ana Hissa)
No Brasil desde sexta-feira, BJ Penn sofre na prática com a qualidade dos brasileiros. Ele está eufórico com desempenho do campeão peso-galo durante sua estadia no Rio de Janeiro.
- Estou impressionado com os treinos, com a quantidade de gente de alto nível aqui na Nova União. Nossa, Renan Barão é um monstro, me impressionou demais o ritmo que ele vai do início ao fim. José Aldo nem se fala, é um talento nato e está voando. É um prazer estar aqui na Nova União - disse BJ sobre os treinos na academia carioca.
MMA BJ Penn treino (Foto: Ana Hissa)BJ Penn e Renan Barão aprimoram a luta de solo (Foto: Ana Hissa)
Renan Barão e José Aldo vão defender seus cinturões no mesmo dia, 1º de fevereiro, em Newark (EUA). Enquanto o primeiro irá enfrentar Urijah Faber na última luta da noite, o segundo fará o coevento principal diante de Ricardo Lamas.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
BJ Penn, por sua vez, aguarda definição sobre seu retorno ao octógono. Ele participou das gravações do TUF 19, e o programa nem começou a passar ainda. Quando terminar a exibição, BJ e Frankie Edgar, o técnico da outra equipe, irão se enfrentar.
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x Urijah Faber
Peso-pena: José Aldo x Ricardo Lamas
Peso-pesado: Frank Mir x Alistair Overeem
Peso-mosca: John Lineker x Ali Bagautinov
Peso-leve: Jamie Varner x  Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: John Makdessi x Alan Nuguette
Peso-mosca: Chris Cariaso x Kyoji Horiguch
Peso-médio: Nick Catone x Tom Watson
Peso-leve: Al Iaquinta x Kevin Lee
Peso-médio: Clint Hester x Andy Enz
Peso-leve: Tony Martin x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Neil Magny x Gasan Umalatov

GSP revela que política antidoping do UFC influenciou sua decisão de parar

Ex-campeão peso-meio-médio do Ultimate afirma, mesmo sem citar nomes, que 'onde existe dinheiro, existe trapaça' e por isso, abandonou o MMA

Por Rio de Janeiro
166 comentários
Uma das notícias que mais causou impacto no mundo do MMA no final de 2013 foi a decisão de Georges St-Pierre em dar uma pausa por tempo indeterminado na carreira e, assim, abdicar do cinturão dos pesos-meio-médios do UFC. Pouco mais de um mês após o anúncio que não estava aguentando a pressão de ser uma celebridade do esporte, o ex-campeão deu mais detalhes sobre os motivos de sua repentina saída de cena. O canadense alegou que a política antidoping do  Ultimate não estava lhe agradando recentemente, e por não conseguir fazer nada para mudar, ele preferiu se aposentar.
- Essa (testes antidoping) é uma das razões de porque eu parei. Não para ensinar uma lição, até mesmo porque eu me penalizei também. Isso me incomodou bastante. Mas sou uma pessoa pública e preciso ficar quieto sobre algumas coisas. Mas eu queria fazer algo pelo esporte que eu amo. Vejo a direção que as coisas estão indo e acho que não faz nenhum sentido. Ninguém quer falar sobre isso (testes antidoping), mas é preciso debater. Isso é um problema. Isso é estúpido - disse St-Pierre ao site do canal de TV canadense "RDS".
Georges St-Pierre MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Georges St-Pierre revelou que a política antidoping do UFC foi um dos motivos para sua pausa por tempo indeterminado (Foto: Evelyn Rodrigues)
O assunto antidoping marcou por muito tempo a carreira do ex-campeão. Diversas vezes acusado por seus adversários de usar substâncias ilegais, Georges St-Pierre queria que fossem realizados mais testes antidoping para os atletas do UFC. Antes do UFC 167, quando enfrentou Johny Hendricks, o canadense sugeriu que os dois atletas se submetessem ao teste da Agência Voluntária de Antidoping (VADA) além dos testes da Agência Mundial de Antidoping (WADA). A recusa do americano em realizar o teste adicional deixou o canadense e sua equipe bastante contrariados.
- Acho que a questão do antidoping é um grande problema dentro do esporte. Lembre-se que eu sou um atleta e tenho informações internas. Sei o que acontece. Infelizmente, algumas pessoas, talvez por medo de perder dinheiro, não querem mudar nada. Porque como ficaria a imagem do esporte se você é obrigado a cancelar lutas porque o lutador testou positivo. Se você começar a testar todo mundo, quantos irão ser pegos? Não quero falar em público, e não estou acusando ninguém, mas a imagem do esporte seria afetada. O MMA é um esporte relativamente novo e existe um monopólio, então os lutadores não têm muito poder. Eles não podem falar porque se disser o que pensa, pode ser punido - falou GSP.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Apesar do UFC ter aumentado o rigor de seus testes antidoping já no UFC 168, para a luta entre os pesos-pesados Travis Browne e Josh Barnett, Georges St-Pierre não se sente confortável em afirmar que já seria o suficiente para um retorno ao octógono. Incrédulo com as medidas adotadas pelo Ultimate para um maior controle na questão do TRT (Terapia de Reposição de Testosterona), GSP manteve o tom de acusação.
UFC Georges St-Pierre e Johny Hendrick (Foto: Agência Getty Images)A luta contra Johny Hendricks foi a última de St-Pierre. Antes dela, o canadense que ele e o americano fizessem testes antidoping adicionais ao estipulado pelo UFC (Foto: Agência Getty Images)
- Todo mundo sabe quem, quando, onde e como. Existem pessoas, alguns médicos, e todo mundo vai se consultar com eles. Tipo todo o esporte. Onde existe dinheiro, existem maneiras de trapacear e isso sempre será assim. Mas acho que deveríamos implementar algumas medidas para minimizar essas práticas porque isso não é justo. Eu tentei mudar algumas coisas usando a diplomacia. Infelizmente, as pessoas não estavam preparadas para mudar. Então, tudo bem, mas eu fiquei desapontado. Sei que tudo é uma questão de tempo e um dia, se as coisas mudarem, talvez eu volte - finalizou o lutador canadense.
Georges St-Pierre deu uma pausa na carreira aos 32 anos após vencer Johny Hendricks em uma controversa decisão dividida dos jurados no UFC 167, dia 16 de novembro de 2013. Seu cartel como profissional de MMA terminou com 27 lutas, sendo 25 vitórias e apenas duas derrotas. No UFC foram 21 combates, com 19 triunfos. Ele saiu de cena invicto há 12 lutas, sendo que as nove últimas foram defesas do cinturão dos meio-médios, o qual conquistou pela segunda vez em abril de 2008.

Sem polêmica, Cristiano Marcello abriga Kevin Souza em sua academia

Peso-pena do UFC treina em Curitiba com o peso-leve há um mês, desde que deixou a Team Tavares, e ajuda no camp do carioca para luta com Joe Proctor

Por Rio de Janeiro
8 comentários
Lutador com vasta experiência nas artes marciais, tendo passado inclusive pelo auge do extinto Pride, Cristiano Marcello é firme quando o assunto é a fidelidade de um atleta a uma equipe. Sob o argumento da necessidade de ter uma "raiz", o carioca não vê com bons olhos aqueles que ficam "pulando de galho em galho". Entretanto, hoje à frente da CM System, em Curitiba (PR), o peso-leve vez por outra recebe  lutadores de diferentes academias, como foi o caso do peso-pena do UFC Kevin Souza, que se juntou à equipe há um mês.
- O Kevin é um menino que vejo um grande futuro para ele profissionalmente. Tem enorme potencial, é agressivo e bom em pé. Eu encontrei com ele antes da virada do ano e ele já não estava treinando no time dele de antes (Team Tavares). Ele falou comigo sobre me ajudar com a minha luta, veio ajudar no camp e a gente tá deixando ele bem à vontade para tomar a melhor decisão para ele. Se ele quiser mesmo ficar, vai ser ótimo - disse Cristiano Marcello em entrevista pelo telefone ao Combate.com.
MMA Cristiano Marcello e Kevin Souza (Foto: Divulgação)Kevin Souza treina na CM System e ajuda na preparação de Cristiano Marcello para a luta contra Joe Proctor em fevereiro, no UFC em Jaraguá do Sul (Foto: Divulgação)
Além de atualmente estar à frente da CM System, Cristiano teve apenas duas "casas" em sua carreira: A Academia Gracie, que saiu por não ter na época MMA, e a Chute Boxe. Mesmo tendo sido fiel às equipes, e sem querer criar polêmica com outras academias, o peso-leve não vê com naturalidade a prática de lutadores mudarem constantemente de time.
- Eu não vejo com naturalidade o cara ficar mudando toda hora. Quando chega alguém aqui na CM que nós sabemos que ele fica mudando muito, a gente fica com pé atrás. Acho que o cara tem que ter a sua raiz. Por outro lado, você não pode ficar em um lugar que não te dá uma estrutura de trabalho, o que não era o caso do Kevin Souza com a outra equipe. Você tem que procurar o melhor para você. Eu tive só duas casas e tenho minha história, minha raiz lá. Mas a academia tem que te proporcionar o melhor para o seu crescimento profissional - afirmou o peso-leve.
Acho que o cara tem que ter a sua raiz. Por outro lado, você não pode ficar em um lugar que não te dá uma estrutura de trabalho"
Cristiano Marcello
Estrutura que, segundo Cristiano Marcello, não tem faltado na CM System, o que acarreta na concentração em um lugar só do seu camp para a luta contra Joe Proctor, dia 15 de fevereiro em Jaraguá do Sul (SC). Para o lutador, as condições de seu treinamento estão em um nível tão alto que representantes da conceituada Team Alpha Male, nos Estados Unidos, prometeram fazer camp com ele quando vierem ao Brasil.
-  Eu tenho uma parceria muito forte com o (Fabio) Pateta, com o (Urijah) Faber e com o Duane (Ludwig) da Team Alpha Male. Acredito que eles vejam a CM System como a casa deles aqui no Brasil e a tendência é vir mais gente treinar com a gente aqui. O meu adversário mesmo, se não fosse lutar comigo, estaria aqui agora. Já fui córner do Benavidez, do TJ Dillashaw e do (Daron) Cruickshank, então a relação com os estrangeiros é muito boa. E para a luta contra o Proctor está tudo correndo muito bem. Já estou muito perto do peso ideal e mantenho minha força nos treinamentos. Nunca tive uma preparação tão boa e tive uma evolução muito grande no muay thai, no wrestling com o (Marcelo) Zulu e tive o acompanhamento espetacular com meu preparador físico e o médico. Estou muito tranquilo e focado só na luta, já que conto com meu sócio Crisanto para tocar a academia nesse período. Posso fazer tudo aqui sem precisar sair para treinar em outros lugares do mundo - comentou Cristiano Marcello.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Oriundo do jiu-jítsu, Cristiano espera que a luta contra Joe Proctor se desenvolva mais em pé, mesmo que o americano também goste do chão. Bem tranquilo, o peso-leve revelou que tem se preparado para enfrentar um adversário em pé ou não, mas que pretende encerrar o combate com uma finalização. O mais importante para ele é fazer uma luta emocionante para o UFC e para os fãs que estarão presentes na Arena Jaraguá.
- Proctor é muito forte, tem a mão pesada e nós nos conhecemos bastante pelo tempo que passamos juntos lá no TUF americano. Mas ele gosta da luta agarrada e pretendo jogar ele no chão para finalizar. Tenho como objetivo no UFC me manter em bom nível, fazendo lutas emocionantes e com gás. Sei que chegar a uma disputa pelo cinturão com 36 anos é difícil, mas quero continuar mostrando meu jiu-jítsu no Ultimate e fazendo combates emocionantes - falou o peso-leve.
UFC - Montagem - Cristiano Marcello e Joe Proctor (Foto: Editoria de Arte)Cristiano Marcello quer finalizar Joe Proctor (Foto: Editoria de Arte)
Apesar de se considerar realizado profissionalmente, Cristiano Marcello admite a dificuldade em parar de lutar. Mas, mesmo sem estipular um prazo para se aposentar, o carioca deu detalhes de seu próximo projeto: escrever um livro que conte suas histórias através dos personagens que ilustraram sua vida ao longo de tantos anos como profissional das artes marciais.
- Acho que a gente não tem um prazo de validade, mas sou um cara muito experimentado e extremamente realizado profissionalmente. Lutei jiu-jítsu, boxe, muay thai, participei do auge do Pride, estou no UFC. Enquanto conseguir ir treinando e lutando de igual pra igual com o pessoal mais novo, vou levando. A hora que não der mais, eu paro. Já estou vendo o formato do livro que vou escrever e quero ir atrás das pessoas que trabalharam comigo nesses anos. Buscar relatos e contar um pouco de mim através da versão dessas diferentes pessoas. Vou falar muito de jiu-jítsu, muito de MMA e da evolução do esporte. Não quero criar polêmica, mas são tantas histórias - adiantou Cristiano Marcello.
Aos 36 anos, Cristiano Marcello possui um cartel de 13 vitórias e cinco derrotas como profissional de MMA. No UFC foram três lutas: derrota na estreia para Sam Sicilia em junho de 2012 e na última luta, em março de 2013, para Kazuki Tokudome. A única vitória no Ultimate veio em outubro de 2012 contra Reza Madadi por decisão dividida.

Confiante em retorno de Dominick Cruz, treinador revela: 'Está arrasado'

Eric Del Fierro dá detalhes de quando o ex-campeão peso-galo sentiu a lesão na virilha que o tirou do confronto pela unificação do cinturão contra Barão

Por Rio de Janeiro
37 comentários
O início de 2014 trouxe velhas e terríveis recordações para o ex-campeão peso-galo do UFC Dominick Cruz. No dia 6 de janeiro, o UFC anunciou que o americano estava fora do confronto contra Renan Barão no UFC 169, dia 1º de fevereiro, em função de uma lesão na virilha e, por isso, viu o cinturão linear da categoria passar diretamente para o brasileiro. Pouco mais de uma semana depois, seu treinador, Eric Del Fierro, explicou como o lutador tem passado e deu detalhes do novo problema.
- Foi uma lesão grau 2 e 3 na virilha. Apesar de não ter a necessidade de cirurgia, simplesmente não tinha como contornar o problema. Na verdade, ele já vinha suportando as dores à base de analgésicos, tentando contornar, buscando achar uma maneira de lutar, mas chegou um ponto em que ele não estava mais aguentando e tivemos que tirar ele da luta. Cerca de dois meses antes de anunciarmos a saída dele, ele já vinha sentindo bastante até que na última semana de dezembro ele se machucou durante o treinamento. Ele estava treinando bem com o sparring, mas em determinado momento, houve a ruptura do músculo quando ele deu um chute. Acho que por ele já estar com essa dor anteriormente, mas forçando, quando ele fez um esforço maior, acabou acontecendo - revelou Del Fierro ao site "MMA Fighting".    
UFC Dominick Cruz (Foto: Adriano Albuquerque)Segundo treinador, Dominick Cruz está arrasado por ter perdido o cinturão dos galos (Foto: Adriano Albuquerque)
Treinador de Dominick Cruz há dez anos, Eric Del Fierro tenta entender o que deu errado no camp, busca manter a serenidade para estipular uma volta do americano ao octógono e diz como o ex-campeão tem passado desde que teve de abdicar o cinturão dos pesos-galos.
- O problema é que Dominick não é de abandonar lutas, mas sei quais são suas limitações e não poderia deixá-lo forçar ainda mais a lesão. Estamos ainda tentando descobrir o que fizemos de errado e causou o problema. Ele estava treinando bem e realmente foi um acidente. Essa lesão na virilha não teve nada a ver com o problema anterior dele nos ligamentos do joelho. Nisso ele estava 100%. Claro que hoje em dia, todos os lutadores chegam para lutar com algum problema, mas Dominick estava completamente recuperado. Não posso imaginar como ele esteja se sentindo agora, mas foi devastador. Uma coisa é perder o cinturão para outro lutador. Mas pior é perder para você mesmo. Ele está arrasado. Ele queria muito essa luta com o Renan Barão para saber quem é o melhor. Agora ele está realmente pensativo - disse Eric Del Fierro.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Apesar de todo o drama vivido por Dominick Cruz atualmente, Del Fierro se mostra 100% confiante em um retorno do ex-campeão. Segundo ele, agora sem a pressão pela volta, o lutador poderá realmente se tratar bem. Para o confronto entre Barão e Urijah Faber no UFC 169, o treinador acredita que o brasileiro leva a melhor, apesar de reconhecer o bom momento vivido pelo californiano.
Dominick Cruz e Renan Barão (Foto: Reprodução / Twitter)Para Eric Del Fierro, Renan Barão irá manter o cinturão diante de Urijah Faber no UFC 169, mas não permanecerá com ele após a volta de Dominick Cruz (Foto: Reprodução / Twitter)
- Na verdade, sou um fã dos dois. São muito bons, vai ser um grande espetáculo e quero ver como o Faber tem feito ajustes nas suas lutas. Mas acho que o Barão vai ganhar pelo mesmo jeito que venceu no UFC 149. O Faber sempre tem problemas com lutadores que usam mais a estratégia. Ele gosta de caras que vão para o ataque. Mas independente de quem vença, tenho 100% de certeza que o Dominick vai voltar no seu tempo e retomar o cinturão - finalizou Eric Del Fierro.

É menina! Filha do tetra Sebastian Vettel nasce na Suíça e passa bem

Bebê nasceu no domingo, mas informação só foi revelada nesta quarta-feira.
Gestação foi descoberta em dezembro, quando Hanna já estava no oitavo mês

Por Suíça
Comente agora
Já acostumado a ganhar títulos dentro das pistas, Sebastian Vettel acaba de conquistar um prêmio inédito: a sua primeira filha. De acordo com o jornal alemão "Darmstadt Echo", o bebê do piloto alemão e Hanna Prater, ambos de 26 anos, nasceu no domingo, em Ellighausen, na Suíça, onde vive o casal. A imprensa estrangeira cita ainda rumores não confirmados de que os dois, juntos há muitos anos, desde os tempos da escola, também teriam oficializado a união. A notícia da paternidade do tetracampeão só veio à tona em dezembro, quando Hanna já estava grávida de oito meses, de acordo com o jornal alemão “Bild”.
Vettel com a namorada Hanna Prater (Foto: AFP)Vettel com a namorada Hanna Prater (Foto: AFP)

Com Seedorf na tribuna, Milan vence com gol de Robinho e vai às quartas

Holandês chega ao San Siro aos 23 do 2º tempo e assiste ao fim da vitória rossonera sobre o Spezia, por 3 a 1, pela Copa da Itália. Japonês Honda marca seu primeiro gol

Por Milão, Itália
185 comentários
Seedorf e Galliani jogo Milan (Foto: Reprodução / Twitter)Ao lado de Galliani, Seedorf assiste ao fim do jogo no San Siro (Foto: Reprodução / Twitter)
Parece que a torcida rossonera já respira novos ares. Ainda é cedo para falar em grandes mudanças, afinal, a equipe não está bem no Campeonato Italiano - 11ª colocação, 30 pontos a menos do que o líder Juventus. Mas, desde a derrota vexatória por 4 a 3 para o Sassuolo, no domingo passado, pelo Campeonato Italiano, algumas coisas importantes aconteceram: demissão de Massimiliano Allegri e contratação de Seedorf para o cargo de técnico. O holandês encerrou sua carreira no Botafogo e optou por assumir o comando do time. Nesta quarta-feira, mais uma injeção de ânimo no torcedor. No San Siro, os rossoneri venceram o Spezia por 3 a 1, com facilidade, nas oitavas de final da Copa da Itália.
A vitória, porém, não foi a única coisa que chamou atenção no confronto. A espera, tanto da torcida quanto da diretoria, era por uma pessoa em especial: Clarence Seedorf. E ela chegou ao fim apenas aos 23 do segundo tempo. O holandês desembarcou em Milão e foi direto para o San Siro. Na chegada, muitos sorrisos e um abraço no CEO Adriano Galliani.
Durante o duelo, mais uma novidade. O japonês Honda, que fez sua estreia na derrota de domingo, para o Sassuolo, começou o jogo entre os titulares e marcou seu primeiro gol com a camisa do Milan. O brasileiro Robinho também balançou as redes, e o italiano Pazzini completou o placar.
Com o resultado, o Milan avança às quartas de final da Copa da Itália e enfrenta o Udinese, dia 22 de janeiro, no San Siro. Outro duelo desta fase já está definido: Juventus e Roma, líder e vice-líder do Italiano, se encontrarão. A Fiorentina espera o vencedor do duelo entre Catania e Siena, e o Lazio aguarda o vitorioso da partida entre Napoli e Atalanta.
Honda comemora, Milan x Spezia (Foto: Reuters)Honda comemora seu primeiro gol com a camisa do Milan (Foto: Reuters)


ROBINHO, PAZZINI E HONDA

O Spezia não mostrava um futebol abatido em campo e, mesmo correndo riscos de abrir espaços na defesa, investia no ataque. Mas a superioridade do Milan logo se evidenciou. Com rápidas jogadas, os rossoneri invadiam o campo adversário com perigo. O primeiro gol foi marcado pelo brasileiro Robinho, único jogador da equipe que balançou as redes nas três competições nesta temporada: Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga dos Campeões. Aos 28, após descida rápida pela direita, Pazzini cruzou e o camisa 7, livre, completou de cabeça.
Aos 31, o italiano Pazzini ampliou a vantagem. Em nova investida, desta vez pelo meio, Robinho tocou para Poli, que deu um belo toque de cobertura para a área. O atacante se esforçou e, caindo no chão, conseguiu desviar para marcar.
O gol de Honda foi logo aos dois minutos da etapa final. Depois de um chute da entrada da área, o arqueiro Leali deu o rebote, e o japonês só completou. A partida seguiu em ritmo de treino para o Milan, que tocava bem a bola. Já nos acréscimos, o Spezia conseguiu o gol de honra, comemorado muito pelos jogadores. Migliori soltou uma bomba da esquerda, e Abbiati fez grande defesa. Na sequência, Ferrari não desperdiçou e estufou as redes para fechar o confronto.
Robinho comemora, Milan x Spezia (Foto: Reuters)Robinho vibra com gol: único da equipe a balançar as redes nas três competições durante esta temporada (Foto: Reuters)

Fla manda representante à Argentina para acertar com jovem meia

Lucas Mugni, do Colón, é o alvo do Rubro-Negro, que tem conversas adiantadas por um contrato de três temporadas. Reforço custaria cerca de R$ 3 milhões

Por Rio de Janeiro
934 comentários
Mugni é o camisa 10 do Colón, da Argentina (Foto: Divulgação)Lucas Mugni é o camisa 10 do Colón, da Argentina (Foto: Divulgação)
O Flamengo caminha bem para anunciar em breve mais uma contratação que é fruto de observações no mercado sul-americano. Um representante rubro-negro está na Argentina para concluir a compra do meia Lucas Mugni, do Colón de Santa Fé. O jogador, que completou 22 anos no último domingo, chegaria por três temporadas, e o Rubro-Negro desembolsaria cerca de R$ 3 milhões. Já no último fim de semana um enviado do clube esteve no país vizinho para reforçar o interesse e estreitar as conversas.

Caso concretize a negociação com o "hermano", o Flamengo mais uma vez deixará o Atlético-PR para trás na briga por um jogador. O mesmo aconteceu recentemente com Everton e Léo, que já foram apresentados e treinam pelo clube carioca. O Furacão chegou a ser apontado como destino de Mugni até mesmo pela imprensa argentina, mas a investida do Rubro-Negro do Rio de Janeiro teria seduzido o atleta. A Fiorentina, da Itália, é outro time que teria demonstrado interesse na contratação.

Desde o fim do ano passado, o Flamengo tem batido na tecla de que seria importante voltar o olhar para o mercado sul-americano na busca por bons reforços. Com o aumento para cinco o número de vagas para estrangeiros, o Rubro-Negro contavam apenas com Victor Cáceres, uma vez que Marcos González tem dupla cidadania (chilena e brasileira). O segundo posto foi ocupado pelo equatoriano Frickson Erazo e Mugni aumentaria a lista.

Com dois gols de Guerrero, Timão vence RB Brasil em jogo-treino

Peruano foi o artilheiro do primeiro teste do Corinthians na temporada 2014. Uendel e Rodriguinho também tiveram destaque. Mano Menezes testou reservas

Por São Paulo
298 comentários
O resultado do primeiro teste do Corinthians na temporada 2014 foi positivo. Em jogo-treino no CT Joaquim Grava, na tarde desta quarta-feira, o Timão venceu o RB Brasil, da Série A-2 do Campeonato Paulista, por 2 a 0, com gols de Paolo Guerrero. O peruano mostrou oportunismo em dois lances de rebote.  
A partida foi disputada em três etapas de 30 minutos cada. Na primeira delas, o Timão atacou bem mais. Principalmente pelo lado esquerdo, com Uendel e Danilo. A maior aposta foi em lançamentos longos, explorando as investidas de Romarinho e também de Danilo.  
O primeiro gol do Corinthians foi de Guerrero. O atacante peruano acertou a trave e, no rebote, completou para o gol. Logo de cara, o gol foi anulado por ele estar impedido. Mas na sequência foi considerado legal e o Timão abriu o placar.
Romarinho, Corinthians x RB Brasil (Foto: Alan Morici/Agência Estado)Romarinho foi muito acionado pelo lado esquerdo no primeiro tempo do jogo-treino (Foto: Alan Morici/Agência Estado)
Na segunda parte do jogo-treino, o ritmo dos anfitriões caiu um pouco. Uendel seguiu sendo um dos destaques, assim como Rodriguinho, principal novidade entre os titulares de Mano Menezes. Durante o segundo tempo de 30 minutos, mais um gol: Guerrero aproveitou rebote de chute de Romarinho e marcou outra vez.  
Nos dois primeiros tempos da partida contra o RB Brasil, Mano Menezes usou a mesma formação de linha, com os titulares. O time foi: Walter (depois Danilo Fernandes); Edenílson, Gil, Paulo André e Uendel; Ralf e Guilherme; Romarinho, Rodriguinho e Danilo; Paolo Guerrero.   
Mas na terceira e última parte, o técnico resolveu testar os reservas e mudou a equipe toda. A escalação foi a seguinte: Julio Cesar; Diego Macedo, Cléber, Felipe e Jocinei; Ibson, Ramirez e Paulo Victor; Douglas; Sheik e Alexandre Pato. Sem ampliar o placar, o destaque dessa formação foi o peruano Ramírez, que ainda busca espaço no elenco alvinegro.  
Atual campeão, o Corinthians estreia no Campeonato Paulista no próximo domingo, às 17h, contra a Portuguesa, no estádio do Canindé.
Vale lembrar que o Corinthians não poderá contar com Cássio, que precisou passar por cirurgia nesta quarta-feira.

Alvo do America, Felipe se revolta ao responder sobre o clube: 'Me respeita'

Meia de 36 anos assistiu a um treinamento do clube em Edson Passos, na Baixada Fluminense, nesta quarta-feira, e não gostou de pergunta sobre possível proposta

Por Cabo Frio, RJ
382 comentários
Felipe, Fluminense x Flamengo (Foto: Fernando Cazaes/Photocamera)Felipe não teve muitas oportunidades no Flu e não
renovou (Foto: Fernando Cazaes /Photocamera)
O meia Felipe não gostou da repercussão sobre a sua ida ao treinamento do America neste quarta-feira. O jogador acompanhou o trabalho da equipe em Edson Passos, na Baixada Fluminense. Logo em seguida, o vice-presidente do Mecão, Gilberto Cardeal, confirmou que o clube tem interesse no jogador. A empresa que gerencia o futebol do clube, a ODG, também deu aval à informação, mas ainda sem nenhuma proposta oficial.
- Havia uma conversa sobre o interesse no jogador. Conversei com o Fábio, que é o representante do America junto ao grupo ODG. Soube dessa questão também. Estou tentando entrar em contato novamente com ele - disse.
A equipe do GloboEsporte.com procurou o jogador, ex-Fluminense, para repercutir o assunto. Ao meia, por telefone, foi perguntado se ele teria interesse em defender o America e se já havia sido iniciado alguma conversa com o clube que disputa a Série B do Rio. Mas Felipe se revoltou.
- Me respeita, c... Eu só sou amigo dos caras e fui assistir ao treino. Me respeita! - esbravejou.
Centenário, o America foi sete vezes campeão carioca. Atualmente o clube tenta voltar para a elite do futebol do Rio. Nesta empreitada, a diretoria acertou com o lateral-esquerdo Gilberto, que foi a duas Copas do Mundo e teve passagens marcantes por Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Internazionale e Grêmio. Ele abriu mão da aposentadoria.
Nas Laranjeiras, o meia de 36 anos foi reserva durante quase toda a temporada e não teve sequência. Sem renovar, Felipe estuda propostas do mundo árabe e de um time brasileiro para encerrar a carreira. Uma volta para São Januário também foi discutida, mas o salário do ídolo da torcida pesa contra. No Flu, ele ganhava cerca de R$ 350 mil mensais e não estaria disposto a reduzir em mais de 50% para se adequar à política financeira do rebaixado ex-clube.
Três horas depois da publicação da reportagem, Felipe entrou em contato com o GloboEsporte.com e negou ter menosprezado o America.

- Não desrespeitei o América. Estive lá hoje porque tenho amigos no clube e não desrespeitaria a instituição.

Após exames, Walter ouve samba e afina discurso: ‘Farei história no Flu’

Com família e ao som do pandeiro, atacante passa a tarde na praia de Copacabana, promete empenho, mas diz: 'Vou perder o peso necessário, mas nunca serei magro'

Por Rio de Janeiro
367 comentários
O sucesso dentro de campo depende do bem estar fora dele. Walter é assim. Seja no Internacional, clube no qual passou uma semana desaparecido até decidir deixar Porto Alegre e rumar ao Porto, de Portugal; seja no Goiás, onde foi destaque com 29 gols marcados no ano passado. O atacante precisa estar ambientado não só ao time e ao grupo de colegas, mas também à cidade. Foi pensando nisso que, na tarde desta quarta-feira, ele começou a desfrutar do Rio de Janeiro. Depois de realizar exames médicos para assinar contrato com o Fluminense, o jogador aproveitou o dia ensolarado e curtiu a praia de Copacabana ao lado da família. Conheceu um pouco do samba carioca e começou a entrar no clima da nova vida. A quinta-feira será de viagem a Mangaratiba, na Costa Verde, palco da pré-temporada do clube tricolor. Com uma promessa: a passagem, inicialmente de dois anos, será histórica.  
Walter Fluminense, esposa Vanessa, filha Catarina Vitória, praia de Copacabana (Foto: Hector Werlang)No ritmo do Tricolor: Walter - com a mulher Vanessa e a filha Catarina Vitória - relaxa com suco de laranja e samba antes de se apresentar ao Fluminense (Foto: Hector Werlang)
Walter estava com a mulher Vanessa e a filha Catarina Vitória em um quiosque de Copacabana quando atendeu à reportagem do GloboEsporte.com. Comentou sobre a demora na negociação – o Fluminense o havia anunciado como reforço embora o Porto não o tivesse liberado. Disse ter ficado "besta" com o interesse do Tricolor. Não escondeu a necessidade de perder peso para entrar em forma. E, ao sonhar com a Seleção, garantiu uma passagem especial pelas Laranjeiras ao lado do "especial" treinador Renato Gaúcho. Aliás, eram visíveis a satisfação e a felicidade pelo acerto com o novo clube.
- Fiquei nervoso com a negociação. Vai fazer um mês desde o último jogo (dia 8 de dezembro pelo Goiás). É muito tempo parado. Agora é voltar a treinar para ficar bem. Mas é um sonho realizado. Fiquei besta com a proposta do Fluminense. Agradeço a todos que confiam em mim. Farei de tudo para não decepcionar ninguém. Farei história aqui – disse Walter, enquanto bebia suco de laranja e ouvia música de um trio de sambistas que roda pelo bairro. 
A programação ainda é desconhecida por Walter. Os exames foram feitos na manhã desta quarta no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Ele irá, quinta pela manhã, a Mangaratiba para iniciar a preparação. Não sabe como serão os treinos, mas deseja estar junto do grupo, tanto que irá assistir ao jogo contra o Madureira, sábado, às 17h, em Moça Bonita, na abertura do Carioca. Previsão de estreia? Nenhuma.
- Não tenho tempo a perder. Agora é tudo Fluminense – destacou o atleta, que assinará contrato de empréstimo por dois anos.  
Confira os outros trechos da entrevista:
GloboEsporte.com – Como foi a realização de exames médicos? Deu tudo certo? E quais os próximos passos como jogador do Fluminense?
Walter: Deu tudo certo, sim. Fazer os exames mostrou que está tudo certo. A negociação com o Porto demorou pois foi no período que eles tinham clássico com o Benfica. Mas agora está tudo pronto. Vou amanhã (quinta) pela manhã para a pré-temporada. A prioridade agora é a parte física. Eu pego ritmo de jogo, jogando. Voltar o mais rápido possível. Graças a Deus eu me recupero rápido. Quero manter o nível do ano passado e melhorar.
 É o que mais quero: começar a treinar e defender o Fluminense. Quero entrar na minha forma, ajudar o Renato... mas nunca serei magro
Walter
Projeta dificuldade de recuperar a forma física? Renato Gaúcho revelou que irá cobrar dedicação de todos os jogadores e disse que você precisa estar no peso certo.
O grupo está duas semanas na minha frente. Treinarei este tempo e depois quero a bola. Aos poucos, tudo vai dar certo. Vou me focar. É o que mais quero: começar a treinar e defender o Flu. Quero entrar na minha forma, ajudar o Fluminense e o Renato. É uma pessoa importante, especial. Os jogadores falam bem dele. A gente sempre jogou contra, sempre veio falar comigo. Ele me respeito. Foi assim na vitória sobre o Grêmio (Walter fez dois gols no 2 a 0 no Serra Dourada pelo Brasileirão). Ele me deu parabéns. Vamos trabalhar juntos pela primeira vez. Vai dar certo. Vou fazer história aqui. Falamos um pouco, pelo celular, durante a negociação. Ele me conhece: sabe que meu corpo é assim. Vou perder o peso necessário, mas nunca serei magro. Ninguém vai me ver magro. Não posso emagrecer e perder força. O importante é respeitar as determinações dele e da comissão técnica. Não teremos problemas com isso.
Renato foi atacante na época de jogador. Isso pode lhe ajudar na adaptação no novo cube?
Ele foi um atacante fez sucesso no futebol, vai me ajudar. Aprendi no Porto com Hulk e Falcao. No Inter com Nilmar e Alecsandro. Tenho sorte: sempre trabalhei com atacantes de qualidade. Agora tem o Fred e o Sobis. Quero manter o nível do ano passado e melhorar.
Como é possível melhorar? Qual a meta a ser buscada?
Quero ser campeão e chegar à Seleção. Tenho de estar bem no Fluminense. A Seleção, eu penso, claro. Acho que ainda dá para ir à Copa, eu sei que, se estiver bem, o Felipão vai olhar. Tenho esperança, sim. Ninguém sabe o dia de amanhã.
Walter Fluminense, esposa Vanessa, filha Catarina Vitória, praia de Copacabana (Foto: Hector Werlang)Tudo O.K: Walter com a mulher Vanessa em quiosque de Copacabana (Foto: Hector Werlang)
- Atualizado em

Tricolores obtêm liminares para que as decisões do STJD sejam mantidas

No momento, há liminares a favor de Flu, Fla e Lusa. CBF não comenta e, de acordo com especialista, não há como iniciar o Brasileirão com 20 clubes sob este cenário

Por Rio de Janeiro
3194 comentários
O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos concedeu liminar nesta quarta-feira a um torcedor do Fluminense que entrou com processo no caso das escalações irregulares na última rodada do Brasileirão. A ação exige que a CBF cumpra as decisões do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Com o deferimento, em primeira instância, o Tricolor se respalda para ficar na Série A. Portuguesa e Flamengo tinham conseguido liminares em São Paulo, na última semana, impedindo que ambos perdessem quatro pontos, conforme punição do STJD que acabou por salvar o Flu e rebaixar a Lusa.
Nova audiência está marcada para o dia 21 de fevereiro no órgão criado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Agora, há uma espécie de conflito entre os poderes dos estados. O nome do pleiteante é Alexandre Corrêa Geoffroy. Em sua página no Facebook, o advogado aparece com a camisa tricolor. O processo que corre publicamente é de número 0000440-64.2014.8.19.0207.
Mais tarde nesta quinta, outra liminar similar foi concedida pelo juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Regional da Barra da Tijuca. O processo foi movido por Victor Campos, outro torcedor do Flu, e está registrado sob o número 0000813-89.2014.8.19.0209. Na prática, a decisão é a mesma: que a CBF cumpra a determinação do STJD. Neste caso, ainda sob pena de multa de R$ 50 mil, caso não atenda.
Liminar Fluminense (Foto: Divulgação)A segunda liminar obtida por um torcedor do Fluminense nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

O Flamengo conseguiu sua liminar em processo movido pelo advogado Luiz Paulo Pieruccetti Marques, sócio do clube. Daniel Neves, também advogado, foi quem obteve a liminar para a Portuguesa na 42ª vara cível de São Paulo, com o juiz Marcello do Amaral Perino, o mesmo envolvido na ação do clube da Gávea.
Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, disse que precisa estudar o caso e preferiu não se pronunciar por enquanto. Segundo o especialista em direito desportivo Luiz Roberto Leven Siano, as duas ações são conflitantes e não poderiam ser conectadas, por uma ser na esfera cível, e a outra em um tribunal especial. Da forma como está a situação atualmente, não seria possível rebaixar nem o Fluminense, nem a Portuguesa, porque ambos estão amparados por decisões judiciais.
O problema que está sobre a mesa da CBF hoje é: ela não pode rebaixar nem Portuguesa, nem Fluminense. Conclusão: hoje, ela não pode fazer um campeonato com 20 clubes, do contrário estará descumprindo uma ou outra decisão
Luiz Roberto Leven Siano, advogado especialista em direito desportivo
 - O efeito jurídico é: ambas as liminares são de primeira instância, então nenhuma tem hierarquia sobre a outra. Para dizer que não vale a decisão de São Paulo, não adianta esse torcedor do Fluminense ter uma liminar aqui, ele teria de entrar como terceiro interessado lá no Tribunal de Justiça de São Paulo para cassar a liminar de lá. Se ele não fez isso, a liminar de São Paulo continua em vigor. A melhor estratégia para um torcedor do Fluminense hoje não é conseguir uma outra liminar em outra comarca, mas tentar recorrer da decisão em São Paulo, entrando como terceiro interessado. Sem isso, não se pode dizer que uma liminar anula outra, todas estão em vigor. O problema que está sobre a mesa da CBF hoje é: ela não pode rebaixar nem Portuguesa, nem Fluminense. Conclusão: hoje, ela não pode fazer um campeonato com 20 clubes, do contrário estará descumprindo uma ou outra decisão - explicou o especialista.
Os pivôs das polêmicas são Héverton, da Lusa, e André Santos, do Rubro-Negro, que estavam suspensos para a 38ª e última rodada da competição. Ambos os casos foram julgados ao longo de dezembro, e o STJD acatou a denúncia da procuradoria. A Portuguesa acabou rebaixada.
Na ocasião da primeira derrota nos tribunais, a CBF se defendeu ao divulgar 12 processos movidos por torcedores em que foi réu e as causas acabaram extintas, segundo a nota, por "indeferimento da inicial, ilegitimidade ativa da parte autora e por falta de interesse processual". Uma fonte ouvida na entidade explicou que "as liminares não mudam a tabela ainda porque toda liminar é passível de cassação".