quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Milan libera, mas não rescinde com Gaúcho. Futuro segue um mistério

Em concorrida coletiva de imprensa em hotel no Rio, final da novela do destino do craque volta a ser adiado

Por Eduardo Peixoto e Thiago Lavinas Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho vai jogar no Grêmio, Flamengo, Palmeiras ou Corinthians? A questão que mobiliza o futebol brasileiro no início de 2011 não foi respondida na tarde desta quinta-feira. Em entrevista coletiva realizada no hotel Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio, Ronaldinho Gaúcho, seu irmão e empresário, Roberto Assis, e o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, se limitaram a oficializar que o clube italiano liberou o jogador para negociar com equipes brasileiras. Mas nem sequer a rescisão do atual compromisso foi de fato selada. Horas depois de o presidente do Grêmio, Paulo Odone, dizer que Ronaldinho "vai suar a camisa" do clube como qualquer outro jogador do elenco, Assis afirmou que após a decisão do Milan é que começaria a definir o futuro do jogador.
- Hoje (quinta) se começa realmente a projetar o futuro do Ronaldo - disse o empresário, que planeja um desfecho para a novela no máximo até a próxima quarta-feira.
Ronaldinho evitou declarar se tem uma preferência de clube para atuar ou de cidade para morar.
- O Palmeiras tem Felipão. Grêmio é na minha cidade, e o Flamengo é o Flamengo, tudo isso aqui (gente lá fora). É difícil tomar uma decisão - disse o craque, que foi aguardado do lado de fora do hotel por dezenas de torcedores rubro-negros.
Galliani Ronaldinho gaúcho coletivaAdriano Galliani, vice-presidente do Milan, sorri com Ronaldinho (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Galliani abriu a entrevista, convocada pelo Milan, ressaltando que o contrato do jogador com o time italiano não está rescindido. Mas que a direção do clube italiano aceitava a decisão do atleta de voltar a atuar no futebol brasileiro.
- O Milan, a princípio, aceitou o desejo do Ronaldinho de jogar fora da Itália. O Milan veio ao Brasil entender o que o Ronaldinho quer. Gostaria de deixar claro que o Milan não rescindiu o contrato com Ronaldinho. Ele vai ver qual é a melhor decisão para ele. Se resolverem de fato partir, vai ser um grande dor para (Silvio) Berlusconi (presidente do Milan), que sempre disse que acha Ronaldinho o melhor do mundo - disse o dirigente, que afirmou que vai permanecer no Brasil até que o novo clube seja anunciado.
O evento foi realizado num salão do hotel. Cerca de cem de jornalistas marcaram presença. Do lado de fora, centenas de torcedores do Flamengo entoaram cânticos e exibiram camisas e bandeiras, numa tentativa de influenciar o craque a escolher o Rubro-Negro. Em todo o Brasil, gremistas, palmeirenses e até corintianos acompanharam tudo, mas continuam sem saber se Ronaldinho vai ou não jogar por seu time.
Assista a mais vídeos do SporTV sobre a coletiva
Galliani é flamenguista
Em momento descontraído da entrevista, Adriano Galliani surpreendeu a todos ao revelar por qual time brasileiro seu coração bate.
- Em nível sentimental, eu sou um torcedor do Flamengo. Mas a decisão final é do Ronaldinho - disse Galliani, que arrancou aplausos de alguns rubro-negros presentes (notadamente, não os jornalistas).
torcida do Flamengo faz festa em frente ao hotelBandeira do Flamengo é tremulada na porta do hotel (Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)
A revelação de Galliani, da forma que se deu, chegou a constranger Assis.
- Ainda estou administrando o que o senhor Galliani disse - afirmou, sorrindo.