terça-feira, 22 de maio de 2012

Convocações desfalcam dez times nas próximas rodadas do Brasileirão

Inter, Santos e São Paulo são os mais prejudicados, com três jogadores cada a serviço da Seleção. Eliminatórias para a Copa também interferem

Por Thomas Albert Freund Rio de Janeiro
26 comentários
Loco Abreu e Jefferson no treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Loco Abreu e Jefferson: desfalques do Botafogo
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
O Brasileirão vai apenas para a segunda rodada neste fim de semana, e um velho problema já afeta metade dos clubes. As convocações para a Seleção são sinônimo de desfalques importantes nas próximas partidas. Para os amistosos marcados contra Dinamarca, no próximo sábado, em Hamburgo (Alemanha), Estados Unidos (30 de maio, em Washington), Mexico (3 de junho, em Dallas) e Argentina (9 de junho, em Nova Jersey), o técnico Mano Menezes convocou onze jogadores que atuam no país. Eles ficarão fora das rodadas 2, 3 e 4 do Brasileirão. O clássico da quarta rodada, entre São Paulo e Santos, por exemplo, não terá a presença de seis jogadores.
Além disso, há o caso dos jogadores estrangeiros, que vão atuar pelas eliminatórias sul-americanas nos dias 2 e 9 de junho e não poderão defender suas equipes nas rodadas 3 e 4.
Confira a lista de jogadores que ficarão fora das próximas rodadas do Brasileiro devido a convocações
Clube Jogadores Adversários
São Paulo Bruno Uvini, Casemiro e Lucas Bahia, Internacional e Santos
Santos Rafael, Ganso e Neymar Sport, Fluminense e São Paulo
Botafogo Jefferson e Loco Abreu Coritiba (só Jefferson), Cruzeiro e Náutico
Vasco Romulo Portuguesa, Náutico e Bahia
Fluminense Wellington Nem Figueirense, Santos e Internacional
Internacional Guiñazu, Oscar e Leandro Damião Flamengo (só Oscar e Damião), São Paulo e Fluminense
Flamengo Marcos González Ponte Preta e Coritiba (rodadas 3 e 4)
Cruzeiro Victorino Botafogo e Sport (rodadas 3 e 4)
Corinthians Ramirez Figueirense e Grêmio (rodadas 3 e 4)
Grêmio Marcelo Moreno Atlético-GO e Corinthians (rodadas 3 e 4)
O Tricolor Paulista não vai poder contar com o zagueiro Bruno Uvini, o meia Casemiro e o atacante Lucas. O Santos, por sua vez, perderá o goleiro Rafael, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar. Os três, porém, estão liberados do primeiro jogo, contra a Dinamarca, devido ao confronto com o Vélez Sarsfield, quinta-feira, pela Libertadores.

Três clubes cariocas também serão atingidos com a convocação da Seleção Brasileira. No Botafogo, o goleiro Jefferson; no Vasco, o volante Romulo, que, segundo o clube cruz-maltino, viaja quinta-feira à tarde rumo a Hamburgo; e, no Fluminense, o atacante Wellington Nem, que vai direto do Engenhão para o aeroporto. Vale lembrar que Vasco e Fluminense têm compromissos pela Libertadores nesta quarta-feira. O primeiro joga contra o Corinthians, às 21h50m, em São Paulo, enquanto que o Tricolor tem pela frente o Boca Juniors, no Rio, às 19h30m.
Já o Internacional, que sofre com lesões de alguns jogadores importantes, como D'Alessandro, ficará também sem o meia Oscar e o atacante Leandro Damião. O Colorado perderá ainda o meia Guiñazu nas terceira e quarta rodadas, já que ele foi convocado para disputar as Eliminatórias Sul-Americanas pela seleção argentina, nos dias 2 e 9 de junho. Com tantas baixas, o clube já busca adiar seus compromissos no Brasileirão. Ainda entre os gaúchos, o Grêmio perderá o atacante Marcelo Moreno nas rodadas 3 e 4. Ele vai defender a Bolívia contra Chile e Paraguai pelas Eliminatórias.

No mesmo caso da dupla Gre-Nal, encontram-se Flamengo, Botafogo, Cruzeiro e Corinthians, que cederão, respectivamente, Marcos González (Chile), Loco Abreu (Uruguai), Victorino (Uruguai), e Ramirez (Peru).

Se o prejuízo é grande nesse início de Brasileirão, pelo menos para os jogos da Copa do Brasil e da Libertadores, os clubes não terão problemas. A CBF já marcou as datas das semifinais da Copa do Brasil para os dias 13 e 20 de junho, e a Conmebol deve confirmar as partidas das semifinais da Libertadores para a semana do dia 12.

Ronaldo, o ídolo: jogadores elegem o Fenômeno como maior referência

Especialistas apontam atributos de super-herói e empreendedorismo como motivos para 30,5% dos atletas do Brasileirão citarem R9 como exemplo

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
223 comentários
Nasceu em uma família de origem humilde. Começou a jogar futebol, mostrou talento e virou a esperança dos pais, que desejavam uma mudança de vida. Foi atuar fora do país, superou lesões, conquistou títulos com a Seleção Brasileira, se tornou o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo e foi eleito três vezes o melhor jogador do planeta. Venceu. Essa trajetória é o sonho de diversos atletas brasileiros. Mas tem apenas um dono: Ronaldo.
Diante de uma história com tantos capítulos de sucesso, não é surpresa que, mesmo após a aposentadoria, o Fenômeno continue como referência dentro e fora de campo. É exatamente isso que revela a pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM e pela revista “Monet” com mais de 300 atletas que disputam o Brasileirão das séries A e B. Um percentual de 30,5% deles apontou Ronaldo como seu maior ídolo. Zico ficou em segundo, com 7,5% dos votos, e Ronaldinho Gaúcho em terceiro, com 3,9%.
A reverência satisfez o craque da Copa de 2002. Ele deixou seu agradecimento aos atletas pela lembrança.
- Estou muito feliz e honrado com o resultado da pesquisa. Gostaria de agradecer aos jogadores pelo carinho e pelo voto de confiança.
grafico_IDOLOS (Foto: Infoesporte)
Na preferência dos jogadores, Ronaldo não deu espaço nem mesmo para o Rei. Pelé foi lembrado na oitava posição, com somente 2,1% dos votos. Já Messi, eleito três vezes melhor do mundo, terminou na décima colocação, com 1,8%. O curioso é que quando questionados sobre quem consideravam o melhor jogador da história, os atletas nem mesmo citaram Ronaldo, dando o primeiro lugar a Pelé (76,9%), seguido de Messi (18,6%) e Maradona (2,1%).
ronaldo brasil final da copa do mundo 2002 (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)Ronaldo é o artilheiro das Copas do
Mundo (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)
Mas se não é o talento em campo que faz Ronaldo passar Pelé na idolatria, o que seria? Segundo a professora de Jornalismo Esportivo Patricia Rangel, que escreveu o artigo "Neymarmania: Cultura e mitificação na sociedade midiatizada", o ex-jogador tem características de super-herói para os atletas de hoje em dia.
- Ronaldo passou por várias provações: lesões sérias, problemas em relacionamentos. Tudo isso deu a ele atributos de um herói imortal. É quase uma simbologia de guerra, lutando o tempo todo para vencer. Quando a gente enxerga um herói, não vê coisas ruins nele. Por isso, nada o abala. A imagem dele é imaculada. Virou um mito - disse Rangel.
Declarações dos próprios jogadores confirmam a tese da professora. Para Fred, atacante do Fluminense que esteve com Ronaldo na Copa do Mundo de 2006, o ex-jogador é uma referência de superação.
Quem fez parte da pesquisa Quem não fez parte da pesquisa
América-RN, Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR,
Barueri, Boa
Esporte,
Botafogo,
Bragatino,
Ceará,
Corinthians,
Criciúma,
Flamengo, Fluminense,
Goiás, Guarani, Guaratinguetá, Náutico, Ponte
Preta,
Portuguesa,
Santos, São Caetano, São
Paulo e Sport
ABC, América-MG, Avaí, Bahia, CRB, Cruzeiro, Figueirense, Grêmio, Internacional, Ipatinga,
Palmeiras, Vasco e Vitória. Até o fechamento desta matéria, não estavam cumputados os votos de ASA, Coritiba,
Joinville e Paraná, os últimos
a chegar
- Ele merece ser chamado de Fenômeno. Além do jogador completo que sempre foi, é um cara muito carismático. A força de vontade para continuar jogando futebol, mesmo após lesões sérias, é um exemplo para todo mundo - disse o capitão tricolor.
Leandro Damião reforça as palavras de Fred. Jovem atacante de 22 anos, o atleta do Internacional e da Seleção Brasileira vê em Ronaldo uma inspiração dentro e fora de campo. É a 9ine, a empresa do Fenômeno, que cuida da imagem do colorado.
- Ronaldo é um ídolo para mim, sem dúvida. Não poderia dizer que não é. Ele fez gols por grandes equipes, sempre sob pressão. Era impressionante. Além disso, é uma pessoa muito boa. Não tenho uma relação de amizade com ele, mas, sempre que nos encontramos, conversamos sobre futebol e outras coisas. Todo mundo que começa a jogar quer ser como ele. Eu mesmo me inspirei nele - lembrou.
Lado financeiro influencia, diz especialista
Ronaldo brasil copa 2014 (Foto: Mowa Press)Ronaldo é membro do Comitê Organizador da
Copa de 2014 (Foto: Mowa Press)
Especialista em marketing esportivo, Amir Somoggi enxerga o lado empreendedor de Ronaldo como um dos principais fatores da admiração dos jogadores. Para o diretor da empresa de auditoria e consultoria BDO, o lado financeiro do atleta é visto como meta.
- Os jogadores vêem nele um cara muito bem-sucedido. Isso é importante para eles. Ronaldo faturou alto, mesmo quando estava machucado, e ainda teve um dos primeiros contratos vitalícios com uma empresa, enfim, trabalhou bem a marca. Outro fator vital para ser um ídolo eterno no futebol é ter uma trajetória de sucesso e liderança na Seleção. Ganhar uma Copa do Mundo. E isso ele fez com louvor - afirmou Somoggi.
Hoje, aos 35 anos, Ronaldo está longe dos campos, mas não do futebol. Aposentado há um ano e três meses, se tornou sócio de uma empresa de marketing esportivo. A agência 9ine  faz a gestão da carreira de jogadores como Damião, Neymar e Lucas. O ex-jogador também é membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa de 2014.
 

Achei! Mais brasileiro que uruguaio, Acosta quer vida longa no DF

Aos 35 anos, atacante planeja continuar morando no Brasil com a família quando encerrar a carreira. Ele defende o Brasiliense

Por Fabrício Marques Brasília
14 comentários
Português já é a língua oficial na casa do atacante uruguaio Beto Acosta. Uruguaio? Nem tanto... Afinal, o sotaque espanhol é mínimo na fala da esposa e das três filhas do jogador. E "portunhol", só mesmo o do próprio Acosta, que, depois de seis anos no Brasil, ainda tem certa dificuldade com a língua. Mas nada que tire do ex-jogador de Náutico e Corinthians, hoje no Brasiliense, a vontade de ter a capital do Brasil como moradia definitiva.
As provas do carinho pela terra que acolheu os Acosta são frequentes. As viagens da família ao país de origem também se tornaram cada vez mais raras. Quando acontecem, não duram muito tempo.
- Sinto um pouco de saudade do Uruguai, mas a verdade é que somos muito felizes no Brasil. É até estranho quando vamos para lá. Ficamos um ou dois dias e já bate a vontade de voltar. Nos acostumamos até com a comida daqui. Por exemplo, no Uruguai não tem arroz e feijão, e eu como arroz e feijão todos os dias - confessa.
Acosta, atacante do Brasiliense (Foto: Fabricio Marques/GLOBOESPORTE.COM)Acosta, hoje no Brasiliense, celebra conquistas no Brasil (Foto: Fabricio Marques/GLOBOESPORTE.COM)
Com a chegada do filho caçula, no ano passado, a casa de Acosta se tornou ainda mais brasileira.
- Costumava dizer que a proporção era 50%-50%. Mas agora que tivemos nosso primeiro filho nascido aqui no Brasil, acho que já somos 70% brasileiros e 30% uruguaios - calcula.
Acosta Náutico (Foto: Agência Lance)Acosta no Náutico: 19 gols no Brasileirão de 2007
(Foto: Agência Lance)
Os 19 gols marcados no Campeonato Brasileiro de 2007 (foi o vice-artilheiro daquele ano) levaram Beto Acosta a vestir a camisa 10 do Corinthians, mas uma grave contusão atrapalhou a passagem dele pelo clube paulista.
No Brasiliense desde julho de 2010, o atacante, de 35 anos, se prepara para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro e já fala em encerrar a carreira e seguir morando na capital federal.
- O futebol é muito dinâmico. Às vezes você planeja uma coisa e acontece outra completamente diferente. Cheguei a pensar em parar com 36, converso muito sobre isso com minha esposa. Mas estou bem fisicamente. Jogando mais uns dois ou três anos, está bom demais. Se o Brasiliense deixar, fico aqui até o fim da minha carreira, e o nosso plano é continuar vivendo em Brasília.
Começo difícil no futebol
Acosta, atacante do Brasiliense (Foto: Fabricio Marques/GLOBOESPORTE.COM)Acosta guarda camisas que defendeu e enfrentou
(Foto: Fabricio Marques/GLOBOESPORTE.COM)
Filho do ex-jogador Juan Alberto Acosta Silva (passagens por Real Madrid e Atlético de Madri), Beto Acosta sempre sonhou seguir os caminhos do pai. No entanto, foi da mãe que recebeu apoio quando começou a procurar um clube para treinar na adolescência.
- Meu pai era separado da minha mãe. Não estava presente. Fiz muitos testes, e sempre me mandavam embora. Eu chegava em casa chorando, e era minha mãe que me ajudava. Com 15 anos, consegui uma vaga no Defensor e aos 17, fui para um clube da segunda divisão - lembra o jogador.
Com apenas dois anos de carreira, ainda atuando por times pequenos do Uruguai, Acosta teve que abandonar os campos. O motivo: o nascimento das gêmeas Martina e Micaela, as filhas mais velhas do jogador com a esposa Daniela Capullo.
- Pagavam muito pouco no futebol. Fora dele, eu ganhava o dobro. Deixei o futebol. Fiquei quatro anos fora. Só voltei a jogar com 24 anos, quando recebi o convite de um time do interior. Foi uma época difícil, e contei com muito apoio da minha esposa.
Daniela também lembra daqueles tempos de dificuldades. E comemora ter recebido a recompensa depois.
- Depois de um tempo, decidimos que ele ia parar de trabalhar um pouco para se dedicar ao futebol. E eu mantinha a casa. Foi muito difícil, mas valeu a pena. Deus deu a recompensa.
A recompensa citada pela esposa de Acosta começou a chegar quando o jogador se destacou em campeonatos amadores no interior do Uruguai e foi contratado pelo Cerrito, de Montevidéu. O time disputava a terceira divisão nacional, e, em apenas duas temporadas, alcançou a elite. Então, em 2004, aos 27 anos, Beto Acosta participou pela primeira vez de um campeonato de primeira divisão. Jogando como meia, se tornou ídolo do Cerrito e chegou à seleção uruguaia.
- Na época, isso chamou muito a atenção. Um jogador do Cerrito na seleção era como imaginar um jogador do Brasiliense convocado pelo Mano Menezes - compara Acosta.
Nova fase na carreira
Com bons jogos no clube e na seleção (tem nove gols com a camisa celeste), Beto Acosta foi contratado pelo Peñarol, um dos dois times de maior tradição do futebol uruguaio, ao lado do Nacional. E foi depois de um clássico entre os dois clubes, em 2007, que começou uma nova fase na carreira do jogador.
- Joguei muito bem e marquei dois gols em um clássico. Depois disso, apareceram propostas da Colômbia, da Argentina e a do Náutico. Eu ganhava cerca de US$ 3 mil no Peñarol e me ofereceram R$ 13 mil para ir jogar no Recife. Eu fiquei louco. Ainda tinha meus direitos presos ao Cerrito, e o cara de lá queria US$ 20 mil para me liberar por um ano. O Náutico não queria pagar, e eu tive que pedir ao presidente que me desse o dinheiro e fosse descontando aos poucos do meu salário. Paguei minha própria transferência - conta o jogador.
Foi um investimento que valeu a pena. Em apenas um ano no Náutico, Acosta se tornou o melhor atacante do Brasil. Adaptado à função de goleador, marcou 19 vezes no Campeonato Brasileiro de 2007, ficando com a vice-artilharia da competição e o prêmio de melhor atacante concedido pela CBF. Tanto destaque despertou o interesse de vários clubes grandes do país.
- Em 2008, eu tinha proposta de Santos, Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Fluminense. Alguns ofereciam um pouco mais, outros um pouco menos. Ganhar dinheiro é bom, mas eu queria ir para um time onde pudesse ganhar títulos. Perguntei pro meu empresário qual seria melhor e, na época, ele recomendou que eu fosse para o São Paulo. Quando estava tudo certo, o presidente do Corinthians subiu muito a proposta. Não resisti e assinei.
No Timão, Acosta recebeu a camisa 10 e a missão de conduzir o time na campanha da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas a adaptação em São Paulo foi complicada, e o atacante não conseguiu repetir o bom futebol dos tempos de Náutico.
- Sofri muito. A cidade de São Paulo é totalmente diferente de Recife. O Mano Menezes me ajudou muito e depois de alguns meses comecei a fazer meus gols (veja quatro deles no vídeo acima). Só que aí machuquei sério - conta Acosta.
Em agosto de 2008, em uma partida contra o Criciúma, pela Série B, o uruguaio fraturou a tíbia e ficou afastado dos gramados por oito meses.
- Quanto voltei a jogar, já tinham contratado Ronaldo, Jorge Henrique. Tinha ainda o Dentinho. Foi muito difícil.
Sem espaço no Corinthians, Acosta foi emprestado para o Náutico por duas vezes, mas não conseguiu se firmar. O contrato com o clube paulista não foi renovado e, em 2010, ele voltou para o Cerrito, com o qual ainda tinha vínculo trabalhista.
Homem de família
Quando abandonou o futebol por conta da gravidez da esposa no início da carreira, Acosta deu mostras do quanto valoriza a família. E foi pensando na mulher e nas filhas que ele voltou sozinho para o Uruguai em 2010 para cumprir os últimos meses de contrato com o Cerrito.
- Minha família estava muito bem em São Paulo e não queria voltar. Eu fui sozinho para o Uruguai. Fiquei quatro meses e terminou meu contrato. Recebi propostas de clubes de lá e também do Brasil. Fui para o Brasiliense.
Em pouco tempo, o atacante estava morando novamente com a família na capital federal. Eles se adaptaram à cidade, ganharam mais um integrante (o filho caçula, de um ano) e compraram uma casa em um condomínio a cerca de 20 quilômetros do centro de Brasília.
Acosta, atacante do Brasiliense (Foto: Fabricio Marques/GLOBOESPORTE.COM)Acosta com a esposa e os filhos no Distrito Federal (Foto: Fabricio Marques/GLOBOESPORTE.COM)
No fim de 2011, Acosta foi dispensado pelo Brasiliense, e a possibilidade de mudar de cidade voltou a assustar a família. O jogador acertou com o Central-PE e foi sozinho para Caruaru, novamente, para não prejudicar os filhos e a esposa. Mais uma vez, a experiência não deu certo.
- Acho que 99% do motivo de eu ter voltado do Central foi a minha família. Tive até outras propostas para disputar a Série B, mas estava com muita saudade. Como minha esposa e meus filhos estavam aqui em Brasília e gostam bastante, voltei pra cá - conta Acosta.
Acosta, atacante do Brasiliense (Foto: Fabricio Marques/GLOBOESPORTE.COM)Jogador exibe camisas de Náutico, Brasiliense e
Corinthians (Foto: Fabricio Marques)
Para alegria da família, o jogador assinou novamente com o Brasiliense. Por enquanto, eles vivem tranquilos no Distrito Federal.
- A gente gosta muito daqui. Já nos acostumamos. Temos muitos amigos - diz a filha Martina, de 13 anos.
- Nossa vontade é de ficar aqui (em Brasília). A cidade está crescendo, e vamos ter mais oportunidades de estudo e trabalho - explica a esposa.
Feliz no Brasiliense, Acosta acompanha de perto os estudos das três filhas, que se destacam na escola, e o trabalho da esposa, que é decoradora e tenta montar um negócio na cidade. O uruguaio de coração brasileiro também não perde tempo e já começa a planejar o futuro do pequeno Alberto Martín Acosta Júnior, de apenas um ano.
- Vai ser jogador de todo jeito. Brasileirinho, tem que sair jogador. Meu pai foi, eu sou e ele também vai ser - projeta o papai Acosta.

Chelsea confirma saída de Drogba, que admite: 'Decisão muito difícil'

Herói da conquista da Liga dos Campeões, atacante deixa o clube após oito anos, e dirigente agradece: 'Indiscutivelmente, uma lenda do Chelsea'

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
236 comentários
Drogba na partida do Chelsea (Foto: Getty Images)Drogba em seu último jogo com o Chelsea
(Foto: Getty Images)
O Chelsea confirmou nesta terça-feira que o atacante Didier Drogba não renovará contrato para a próxima temporada. Herói da conquista da Liga dos Campeões ao marcar o gol de empate e cobrar o pênalti decisivo que garantiu a vitória sobre o Bayern de Munique no último sábado, o marfinense deixa o clube londrino após oito anos de serviços prestados.
O atacante, que já havia se despedido dos outros jogadores no domingo, durante as comemorações do título da Champions, confirmou o adeus através de um comunicado divulgado pelo clube.
- Eu gostaria de dar fim a todas as especulaçoes e confirmar que estou deixando o Chelsea. Tem sido uma decisão muito difícil e estou orgulhoso por tudo o que conquistamos, mas é hora de um novo desafio para mim - afirmou.
Drogba foi contratado pelo Chelsea por £ 24 milhões (R$ 77,6 milhões) em junho de 2004 a pedido do técnico José Mourinho. O treinador conta na autobiografia do atacante que, quando ainda treinava o Porto, chegou a lhe confidenciar que gostaria de tê-lo como jogador. A resposta, na ocasião, foi a seguinte:
- Um dia você vai treinar um clube que terá condições de me contratar.
Nos oito anos de Chelsea, Drogba conquistou 12 títulos, disputou 341 partidas e marcou 157 gols, transformando-se em uma das referências da "geração Abramovich" ao lado de John Terry, Frank Lampard e Petr Cech.
- Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos neste clube, especialmente Roman (Abramovich) e meus companheiros, muitos dos quais viraram meus amigos e serão amigos para sempre. Gostaria também de fazer um agradecimento especial aos torcedores do Chelsea pela demonstração de amor e apoio no passar dos anos. Desejo o melhor para o clube e sucesso no futuro - vocês sempre estarão no meu coração - encerrou.
A diretoria agradeceu lembrando que o goleador faz parte da galeria de ídolos do Chelsea.
- Didier é, indiscutivelmente, uma lenda do Chelsea e será sempre parte da família Chelsea. Ele está deixando o clube em alta após a noite de sábado, mas sente que é hora de um novo desafio - manifestou-se o dirigente Ron Gourlay.

Túlio Maravilha faz três, fica a sete do
milésimo gol e se despede do Tanabi

Atacante marca seus últimos gols pelo clube na goleada por 5 a 0 sobre
seleção de Santa Rita d'Oeste. Retorno ao Botafogo é o próximo passo

Por Bruno Guzzo Santa Rita d'Oeste, SP
54 comentários
Túlio Maravilha no Tanabi último jogo (Foto: Bruno Guzzo/TV TEM)O último Tanabi defendido por Túlio Maravilha bateu
Santa Rita por 5 a 0 (Foto: Bruno Guzzo/TV TEM)
Acabou nesta terça-feira a passagem de Túlio Maravilha pelo Tanabi. Ele chegou aos 993 gols na carreira, de acordo com as próprias contas, ao marcar três vezes na goleada por 5 a 0 sobre o time de Santa Rita d'Oeste, cidade da região noroeste do estado que comemora seu aniversário nesta terça-feira. Assim, o jogador de 42 anos anunciou a sua despedida do clube.
O atacante, que sonha em marcar o milésimo gol com a camisa do Botafogo, agora diz que vai descansar uns dias e depois sentar com a diretoria do clube carioca para discutir como será a reta final, para que ele marque os sete gols restantes.
- Fico muito feliz pela acolhida que tive aqui no Tanabi. Só posso agradecer a todos - afirmou o goleador após o jogo.
A passagem do artilheiro pelo futebol da região noroeste do estado durou cinco jogos, com sete gols marcados, todos eles em amistosos contra times amadores. Na estreia, contra o RCA Cruzeiro, ele fez um gol de falta no empate em 3 a 3. Depois, marcou três contra o Uraniense, time treinado por Raimundo Motorzinho, pai do atacante Willian, do Corinthians, numa goleada por 4 a 0. E agora deixou sua marca mais três vezes.
Gol de Túlio de pênalti pelo Tanabi (Foto: Bruno Guzzo/TV TEM)Dois dos gols de Túlio nesta terça-feira foram de pênalti (Foto: Bruno Guzzo/TV TEM)
Neste período, Túlio Maravilha também defendeu o Tanabi em dois jogos oficiais pela Segunda Divisão, mas passou em branco, na vitória por 2 a 1 sobre o Araçatuba, na primeira rodada, e na derrota por 1 a 0 para o Votuporanguense, no último domingo. No jogo contra o Grêmio Prudente, alegou dores musculares para não jogar em Presidente Prudente e se ausentou na vitória por 3 a 2.
Para o jogo desta terça-feira,  o técnico do Tanabi, Xandy Marques, levou seu time reserva para a partida, com apenas três jogadores que iniciaram a partida de domingo, a derrota por 1 a 0 para o Votuporanguese, em casa, pela terceira rodada da Segunda Divisão do Paulista.
Na primeira etapa, Marcão e Diogo marcaram os primeiros gols do Tanabi. No segundo tempo, após um pênalti duvidoso, o goleador cobrou com categoria e marcou. Depois, em outra cobrança de pênalti e numa jogada individual, balançou a rede novamente e encerrou seu ciclo no Verdão da Noroeste. Depois, no Twitter, cmemorou.
- Eu não falei que hoje eu me aproximaria ainda mais de se concretizar os sonhos de um guerreiro?
Túlio Maravilha no Tanabi último jogo (Foto: Bruno Guzzo/TV TEM)Túlio no aquecimento, antes de marcar os três últimos gols no Tanabi (Foto: Bruno Guzzo/TV TEM)

Inter faz consulta por Pato, mas segue mesmo sonhando com Nilmar

Empresário do jogador do Milan, no entanto, descarta retorno. Negociação com Luiz Adriano é considerada quase impossível por empresário

Por Diego Guichard Porto Alegre
Alexandre Pato atacante do Milan (Foto: Getty Images)Inter sonda Pato, mas empresário descarta uma
possível volta neste momento (Foto: Getty Images)
As convocações de Leandro Damião para a Seleção Brasileira, além de uma possível transferência do atacante para o futebol europeu, e a negociação de Jô com o Atlético-MG fizeram o Inter adotar como prioridade a contratação de um novo jogador para o setor ofensivo. E o principal sonho da diretoria colorada continua sendo um jogador formado na base do clube. Nilmar já estava na mira, e até mesmo Alexandre Pato, do Milan, foi sondado.
O diretor técnico Fernandão entrou em contato com o empresário Gilmar Veloz. Houve uma conversa para verificar a situação do atacante do Milan, mas o agente praticamente descartou a possibilidade “nesse momento”.
– A situação do Pato é com o Milan. Ele tem relacionamento muito bom com o (presidente colorado) Giovanni Luigi e com o (vice de futebol) Luciano Davi, e está sempre de portas abertas para o Inter. O Fernandão falou comigo, conhece o Pato, jogou com ele. Só que temos que respeitar o contrato. Hoje, o Milan não falou nada, não tem como criar uma expectativa – afirmou Veloz, ressaltando que Pato tem um grande mercado, mesmo sem atuar. – O Pato está entre os nove jogadores mais importantes do futebol europeu.
Durante o treino desta terça-feira, Fernandão fez um discurso otimista em relação a Nilmar, do Villarreal. Acha que mesmo com o assédio de outros clubes, o jogador daria preferência ao Inter. Na última semana, foi veiculado na imprensa europeia um suposto interesse do Barcelona no jogador.
- Claro que sou otimista. Entre Barcelona e Inter, sou mais a gente. Jogamos duas vezes contra eles e não perdemos. Se ele não der, a esposa (Laura) vai dar preferência – brincou Fernandão.
Segundo o dirigente, Nilmar custaria entre 8 e 10 milhões de euros aos cofres do Beira-Rio (entre R$ 20,8 milhões e R$ 26,1 milhões). Um empréstimo não é cogitado.

Luiz Adriano considerado complicado
Gilmar Veloz também cuida dos interesses de Luiz Adriano. Nesta semana, o atacante do Shakhtar Donetsk declarou abertamente a vontade de retornar ao Beira-Rio. De acordo com o empresário, entretanto, seria uma negociação “complicada”.
- Ele está há cinco anos no clube e faz 20 gols por ano. Goza de prestígio e respeito na Ucrânia. É considerado diferenciado, nunca pediu para voltar para o Brasil. Eles sempre querem vir, tem respeito pelo clube – acrescentou Veloz.

Patrocinador da Libertadores comete gafe e ‘dá’ um título para o Timão


ter, 22/05/12
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
Os torcedores rivais costumam brincar com os corintianos por ser o único grande clube paulista a nunca ter conquistado uma Taça Libertadores da América. Para o patrocinador oficial da competição, porém, o Timão já é campeão. O site Futbol Santander, mantido pelo banco que dá seu nome ao torneio e que é o principal parceiro da Conmebol, cometeu uma gafe ao listar, entre as principais conquistas do Corinthians, um troféu da Libertadores. O site lista também uma “Supercopa do Brasil”.Veja abaixo:

Acelerada, obra da Arena Corinthians deve chegar a 60% até o fim do ano

Número foi anunciado durante visita do ministro Aldo Rebelo ao palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. Entrega é em dezembro de 2013

Por Leandro Canônico São Paulo
Perto de completar um ano, a obra da Arena Corinthians, em Itaquera, deve chegar a 38% do seu projeto ao final deste mês. Diante disso, a expectativa para dezembro é otimista. Segundo a construtora responsável pelo palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, a construção fechará 2012 com 60%.

O número foi anunciado nesta terça-feira, durante visita do ministro do esporte, Aldo Rebelo, ao futuro estádio do Timão. Acompanhado do prefeito Gilberto Kassab, ele mostrou satisfação com o andamento da obra. Falou ainda que a preocupação agora deve ser com as obras de mobilidade urbana.
obras na Arena Corinthians Itaquerão (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Obras na Arena Corinthians (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)


- Os estádios estão todos caminhando bem. Estão todos em nível satisfatório. E os projetos serão concluídos. Temos de nos esforçar agora para que as obras de mobilidade urbana sejam concluídas – declarou Rebelo.

Atualmente com 1800 funcionários, a obra da Arena Corinthians deve chegar a 2300 operários até o final do ano. Tudo para que a meta de 60% do projeto seja alcançada. De acordo com Frederico Barbosa, gerente operacional, até dezembro as estruturas para a cobertura do estádio já estarão sendo instaladas.

- Até o final do ano toda a etapa de pré-moldados estará concluída e logo iniciaremos a instalação da cobertura – disse o engenheiro.
Aldo Rebelo em visita as obras da Arena Corinthians Itaquerão (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Ministro Aldo Rebelo vistoriou o estádio na manhã desta terça (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)


Muito embora a obra do palco da abertura da Copa do Mundo esteja em ritmo acelerado, a ideia de alguns dirigentes do Corinthians de inaugurar a arena no dia 1º de setembro de 2013, no aniversário de 103 anos do clube, está vetada.

- Em setembro do ano que vem, a obra já estará bem configurada. Mas a parte final, de acabamento, é muito grande. Não tem como terminar – finalizou Barbosa.

Atualmente, a obra da Arena Corinthians conta com três turnos, 24 horas por dia, parando aos domingos. Com previsão de gasto de R$ 820 milhões, o estádio deve ser entregue em dezembro de 2013.

Massa, Schumacher, Alonso e Pérez participam de amistoso em Mônaco

Partida beneficente no Estádio Louis II reúne pilotos e estrelas do futebol

Por GLOBOESPORTE.COM Monaco
Comente agora
Massa, Partida Beneficiente (Foto: Agência EFE)Felipe Massa atua pelo times dos pilotos contra
estrelas do futebol mundial (Foto: Agência EFE)
Na semana do Grande Prêmio de Mônaco, os pilotos da Fórmula 1 trocaram o volante dos carros pela bola de futebol. Isso porque nomes como Michael Schumacher, Fernando Alonso, Felipe Massa, Sergio Pérez, Nico Hulkenberg e Vitaly Petrov disputaram amistoso beneficente antes da prova nas ruas do principado. A equipe dos pilotos enfrentou um time de ex-jogadores, como tcheco Pavel Nevded e o brasileiro Sonny Anderson. O jogo terminou empatado por 2 a 2.
O time dos pilotos largou em vantagem com um gol do piloto alemão Maro Engel, que corre no campeonato DTM. A equipe das estrelas dos gramados empatou a partida com Anderson, em finalização dentro da área, e virou a partida com Nedved, em chute de longe. No segundo tempo, com Massa e Schumacher em campo, a equipe dos pilotos deixou tudo igual no placar com o tento de Vittorio Ghirelli, piloto da GP3.
Schumacher, Partida Beneficiente (Foto: Agência EFE)Schumacher recebe a marcação de Nedved no jogo beneficente desta terça, em Mônaco (Foto: Agência EFE)
O GP de Mônaco será disputado no dia 27 de maio, às 9h, e terá transmissão ao vivo da TV Globo, além de Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Arte horários GP de Mônaco (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Lutadora assume bissexualidade e pede respeito quanto à sua opção

Jessica Aguilar, de origem mexicana diz que seus companheiros de treinos não mudaram com ela, e afirma se sentir melhor após falar sobre o assunto

Por SporTV.com Los Angeles, EUA
48 comentários
A lutadora Jessica Aguilar assumiu sua bissexualidade publicamente (Foto: Reprodução / Twitter)A lutadora Jessica Aguilar assumiu sua bissexualidade
publicamente e se diz feliz (Foto: Reprodução / Twitter)
Uma das musas do MMA feminino, a lutadora Jessica Aguilar - americana de origem mexicana - revelou, em entrevista à revista Sports Illustrated, que é bissexual. A revelação, segundo ela, foi parte de um processo para que se sentisse mais à vontade em um universo em que as diferenças ainda são vistas como fraquezas. Segundo a atleta do Bellator, no entanto, a maior dificuldade foi contar para sua mãe que estava apaixonada por uma outra mulher.
- Quando eu contei, sua primeira reação foi perguntar onde eu tinha visto ou aprendido aquilo. Respondi que isso não se aprende, apenas se sente. Ela me disse então que eu ficasse tranquila, que iria passar.
A lutadora levou cerca de seis anos pensando sobre se revelar sua orientação sexual a prejudicaria na obtenção de patrocinadores, inscrições em torneios, ou no contato com seus fãs. Mas a decisão de se mostrar totalmente foi fortalecida, segundo ela, após conversar com seus colegas de treino.
- Quando falei com eles abertamente, vi que todos me apoiaram, e que ninguém passou a me tratar de forma diferente depois. Isso foi muito importante para que eu me sentisse confortável em um aspecto importante da minha vida, que é treinar e lutar. Não quero que isso seja visto como um rótulo, nem ganhar um prêmio por isso, mas quando se acha a pessoa certa, você fica muito feliz, não importa se ela é um homem ou uma mulher.
Hoje, já morando com sua namorada, que apoia totalmente sua rotina de treinos e lutas, Aguilar garante que fez a escolha certa ao se mostrar como é.
- Sempre foi um assunto que eu tinha uma certa reserva de abordar, e que tenho me sentido agora cada vez mais confortável para falar. Se alguém não concorda com minhas escolhas, que as respeite, ou se mantenha longe. Não preciso de energias negativas ao meu redor. Me desculpe, mas essa sou eu.