quarta-feira, 13 de março de 2013

Luta feminina de MMA traz 'glamour' ao Haidar Capixaba Combat 12

Além de Jessica Delboni contra Juliana Costa, confronto entre Willians 'Psicopata' Teixeira e Cleiton 'Kung Fu' Tapias também foi confirmado

Por GLOBOESPORTE.COM Vitória, ES
Comente agora
O Haidar Capixaba Combat continua divulgando novas lutas para o card do evento de MMA que acontece no dia 12 de maio, em Vitória, no Espírito Santo. Depois do anúncio 'tamanho família' de quatro combates, que rolou nesta terça-feira, mais dois confrontos foram confirmados pela franquia de lutas capixaba, na manhã desta quarta.
Juliana Costa x Jessica Delboni (Foto: Montagem sobre fotos de arquivo pessoal)Juliana Costa x Jessica Delboni, luta feminina no HCC 12 (Foto: Montagem sobre fotos de arquivo pessoal)
Uma das lutas pode ser considerada uma verdadeira 'batalha do batom', pois reúne duas gatas de 'parar o trânsito', mas que irão mostrar no ginásio do Álvares Cabral que podem ser duras, mas sem perder a ternura jamais.
- A Juliana já lutou e venceu no HCC 11 e ela é uma menina guerreira. A Jéssica vai estrear agora no MMA e tem um chão muito bom. Vai ser uma luta dura, com duas atletas que estão vindo de boas escolas de lutas. Um duelo de duas lindas lutadoras com grandes rivalidades, para o delírio dos 'marmanjos'. Será um desfile de beleza e artes marciais. Vai ser uma das surpresas deste HCC 12, pode ter certeza disso - afirma o manager da franquia de lutas, Haidar Kasem Alkadomi.
Com a 'corda no pescoço', Psicopata tem 'obrigação' de vencer estreante
Willian Psicopata x Cleiton Tapias (Foto: Montagem sobre fotos de arquivo pessoal)Willians 'Psicopata' Teixeira x Cleiton 'Kung Fu' Tapias (Foto: Montagem sobre fotos de arquivo pessoal)
Quando a luta entre Fred Zaganelli e Adriano Krause foi anunciada, havia a expectativa de que esta seria a mais polêmica da noite. Mas o combate que foi divulgado nesta quarta promete 'nitroglicerina pura' dentro do octógono do evento capixaba.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Vindo de derrota por decisão unânime na última edição do evento capixaba, diante de Diego 'Pralon' Rodrigues, o peso-leve Willians 'Psicopata' Teixeira vai encarar o estreante Cleiton 'Kung Fu' Tapias, numa luta em que a derrota pode custar caro, segundo o promotor do HCC.
- Esse duelo representa a garantia de sobrevivência do famoso lutador de boxe Willians 'Psicopata' no maior evento do estado, o HCC. Já o estreante, Cleiton Tapias, é lutador de kung fu e dono de dezenas de títulos. Ele tem a dura missão de vencer e garantir a vaga para os proximos eventos. Boa sorte aos dois e que vença o melhor.
Confira o card parcial do evento
HCC 12
12 de maio de 2013, em Vitória (ES)
CARD DO EVENTO*
José Carlos '15' x Jean Carlos 'Carrasco'
Fred Zaganelli x Adriano Krause
Humberto 'Godão' Santos x Júlio Soares
Emiliano Prado x  Alex Sandro 'Pit Bull'
Luciano 'Gandhi' Nascimento x Rodrigo Kanu
Vinícius Henrique 'Corcoran' x Mirandinha Alves
Willians 'Psicopata' Teixeira x Cleiton 'Kung Fu' Tapias
Jessica Delboni x Juliana Costa
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente

Roach elogia evolução de Shogun no boxe: 'Socava como uma garota'

Lendário treinador da 'Nobre Arte' comenta treinos com brasileiro e diz que não se impressiona com Nick Diaz, considerado melhor boxeador do MMA

Por SporTV.com Rio de Janeiro
55 comentários
O brasileiro Maurício Shogun está em Los Angeles, nos EUA, trabalhando com o lendário treinador de boxe Freddie Roach, que, entre outros, treinou nomes como Manny Pacquiao, Oscar De la Hoya, Anderson Silva e Georges St-Pierre. Roach, parte do Hall da Fama do Boxe, elogiou seu novo pupilo e disse que ele já está evoluindo sob sua tutela.
Maurício Shogun treino UFC  (Foto: Getty Images)Shogun faz manopla em treino aberto do UFC: evolução com treinos em Los Angeles (Foto: Getty Images)
- Eu estou treinando o Shogun e ele está socando que nem um louco agora, com ambas as mãos, mas, quando ele chegou, socava como uma garota (risos). Ele está realmente aprendendo a arte de socar, de distribuir o peso e transferir o peso. Ele é um ótimo aluno - disse o treinador, em entrevista ao site "Fight Hub".
Segundo Roach, o maior foco do trabalho com Shogun é ajustar seu jogo para enfrentar um canhoto como Rogério Minotouro, seu próximo adversário. O técnico afirmou que o curitibano aprende rápido e está bem assessorado para o combate.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Freddie Roach técnico de boxe (Foto: Getty Images)Freddie Roach, técnico de boxe (Foto: Getty Images)
Neste sábado, outro aprendiz de Roach entrará no octógono do UFC: Georges St-Pierre, que defende o cinturão dos pesos-meio-médios contra Nick Diaz, considerado por muitos um dos melhores boxeadores do MMA. O técnico, todavia, não se mostrou muito impressionado com o repertório do lutador californiano.
- Ele é um cara duro. Não bate em desistência. Nunca o conheci. Ele pode ser um dos melhores socadores do UFC, mas ele não luta como boxeador. Não muda muitas combinações nem coloca muito peso atrás de seus socos. Ele anda para frente em linha reta e anda para trás em linha reta. Não me impressiono tanto com o boxe dele. Ele é mais um lutador de rua do que um boxeador, e é um bom lutador de rua - analisou.
Para este combate específico, GSP não trabalhou diretamente com Roach, mas com Eric Brown, seu companheiro de trabalho no Wild Card Boxing Club. O lendário treinador, todavia, ajudou com a estratégia, e vê uma luta longa contra Diaz.
- Diaz é muito resistente, e Georges é muito esperto. Diaz não vai bater, é um cara durão. Gosto disso nele, gosto da mentalidade dele.

Governador de Nova York se diz a favor de legalizar o MMA no estado

Proposta foi aprovada pelo senado local na última semana. Falta a liberação
na Câmara dos Deputados, que já a negou em votações passadas

Por SporTV.com Rio de Janeiro
9 comentários
Nova York é um dos quatro estados dos EUA que ainda proíbem a realização de eventos de MMA. Na semana passada, o Senado local aprovou, por 47 votos contra 14, a regulamentação do esporte. O próximo passo é a votação entre os deputados estaduais. Em votações anteriores, a Câmara já vetou a proposta.
boxe miguel cotto e antonio Margarito ginásio madison square garden ufc (Foto: Agência Getty Images)Madison Square Garden pode receber Spider x Jones ainda em 2013 (Foto: Agência Getty Images)
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, é um dos interessados em tornar o MMA legal. Para ele, essa regulamentação seria benéfica para o estado.
- Nós estamos procurando atividade econômica em qualquer lugar que pudermos encontrar, certo? MMA é um lugar possível para a atividade econômica. Temos uma grande audiência para o MMA agora. Entendo o outro lado da moeda, mas eu acho que é algo que deveríamos avançar, definitivamente - disse Cuomo de acordo com o site "timesunion.com".
O governador disse que espera resolver a questão antes do final da sessão, em junho. Cuomo também aproveitou para falar com bom humor sobre os opositores à ideia.
- Eles devem vir e assistir a algumas das sessões que temos neste prédio - e não tem sequer um árbitro - disse Cumo, que ainda fez outra piada sobre o assunto:
- Eu não sou um seguidor, um fã... Mas quando eu tiver uma sessão particularmente frustrante com a imprensa, vou assistir ao MMA muitas vezes.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Os últimos três estados a regulamentar o MMA nos Estados Unidos foram West Virginia, em março de 2011, Wyoming, em março de 2012, e Vermont, em maio do ano passado.
Caso o MMA se torne legal em Nova York ainda este ano, a imprensa internacional vem especulando que o UFC tem planos de realizar a luta entre Anderson Silva e Jon Jones no Madison Square Garden ainda em 2013.

Curtinhas: Dana considera lutadora transexual 'longe de estar no UFC'

Presidente diz que Fallon Fox só enfrentou lutadoras com cartel negativo. GSP estrela documentário e Rory MacDonald agrava lesão no pescoço

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Comente agora
MMA - Fallon Fox lutadora transexual (Foto: Divulgação/Site Oficial)Fallon Fox, a lutadora transexual que busca
reconhecimento (Foto: Divulgação/Site Oficial)
Na semana passada, a batalha da lutadora transexual Fallon Fox para ser liberada para lutar entre as mulheres ganhou as manchetes do mundo inteiro. O presidente do UFC, Dana White, foi indagado sobre as chances de a lutadora de 37 anos chegar ao Ultimate e se tornar a primeira transexual a atuar na organização. O dirigente, todavia, não vê isso acontecendo tão cedo.
- Entenda isso primeiro: todo mundo que Fallon Fox enfrentou tem um cartel negativo. Então antes de você pensar em lutar ou não no UFC, ou se ele era um homem e agora era uma mulher, ele está enfrentando garotas que tem mais derrotas que vitórias.Antes de você ficar todo louco sobre ele lutar ou não no UFC, ele está tão longe de estar no UFC que não tem nem graça - comentou White, em entrevista ao programa de rádio "Abe Kanan Show".
GSP na telona
Após sua luta com Nick Diaz, Georges St-Pierre vai voltar às telonas. O campeão dos pesos-meio-médios, que já atuou nos filmes "Death Warrior", "Hell's Chain" e "Jogo Mortal", vai estrelar o documentário "The DNA of GSP" ("O DNA de GSP"), previsto para lançamento no Canadá no outono da América do Norte (primavera no Brasil), de acordo com o site "Hollywood Reporter". O filme fala sobre sua carreira e sobre sua estratégia nas lutas.
Rory agrava lesão
O peso-meio-médio Rory MacDonald não leva jeito. Após sofrer uma lesão no pescoço que o tirou de sua luta com Carlos Condit no UFC 158, no próximo sábado, o canadense agravou a contusão durante um treino na última terça-feira. MacDonald afirmou ao site canadense "Sportsnet" que vai se consultar com um médico nesta semana para saber que caminho deve seguir para a reabilitação. Sua última luta foi em dezembro passado, quando venceu BJ Penn por decisão unânime dos jurados.
Minotauro x Werdum oficializado
O site oficial do UFC confirmou o duelo entre Rodrigo Minotauro e Fabricio Werdum para o dia 8 de junho. Esta será a luta principal do evento que marcará as finais do TUF Brasil 2. O Ultimate não falou sobre a cidade que vai receber a edição. Segundo fontes do SPORTV.COM, Fortaleza será a sede.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Novidades no treino aberto
Treino aberto do UFC 158 (Foto: Reprodução)Crianças fazem apresentação de caratê no treino aberto do UFC 158 (Foto: Reprodução)
O treino aberto do UFC 158, realizado nesta quarta-feira em Montreal (CAN), teve atrações que fugiram dos padrões dos últimos. Como por exemplo uma apresentação de caratê de lutadores mirins, que estão dando os seus primeiros golpes.
Georges St-Pierre no treino com crianças (Foto: Reprodução / Twitter)Georges St-Pierre se junta às crianças na apresentação (Foto: Reprodução / Twitter)

Outra diversão para os fãs foi a chance que eles tiveram de medir a força de seus golpes. Eles tinham que acertar um medidor, como mostra a foto abaixo.
 fãs testando a força durante treino aberto do UFC 158 (Foto: Reprodução / Twitter)Ffãs testa a força durante treino aberto do UFC 158 (Foto: Reprodução / Twitter)

St-Pierre reclama de falta de Diaz ao treino aberto do UFC 158: 'Não é justo'

Campeão peso-meio-médio, porém, duvida que rival vá faltar à luta no sábado, e fala que entendeu errado o que americano disse em teleconferência

Por SporTV.com Montreal, Canadá
10 comentários
Georges St-Pierre no treino com crianças (Foto: Reprodução / Twitter)Georges St-Pierre brinca com crianças no treino
aberto do UFC 158 (Foto: Reprodução / Twitter)
O canadense Georges St-Pierre não gostou muito da falta de seu adversário, Nick Diaz, ao treino aberto do UFC 158, nesta quarta-feira, em Montreal, Canadá. O campeão dos pesos-meio-médios do Ultimate compareceu ao evento, num shopping center da cidade, e, além da tradicional sessão de treino de cerca de 15 minutos, autografou DVDs, posou para fotos, brincou com fãs e ainda passou por quatro estações de entrevistas com a imprensa. Diaz, alegando cansaço pela viagem a Montreal, ficou no hotel.
- Não é justo, é um compromisso. Eu não gosto (de dar entrevistas)... Eu detesto, na verdade. Mas tenho de fazê-lo, é parte do jogo - afirmou St-Pierre em entrevista ao site "MMA Fighting".
Apesar disso, o campeão garantiu não estar preocupado com as faltas de Diaz aos eventos de mídia e muito menos num possível sumiço do rival no dia da luta, neste sábado.
- Não, ele vai aparecer. Ele seria maluco de não aparecer. Ele é um cara esperto, só acho que ele tem um problema de ansiedade com outras pessoas. Ele vai aparecer - disse GSP.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O canadense também comentou a infame teleconferência de imprensa em que bateu boca com Nick Diaz, na semana passada. Ele admitiu não ter entendido direito o que o desafeto disse e, por isso, ficou mais nervoso do que deveria.
- Eu não conseguia entender, naquele momento, o que ele estava dizendo. Ele estava usando alguma palavra ruim, e eu achei que ele estava dizendo que eu fazia sexo com minha própria mãe biológica. Foi isso que ele disse para mim, e eu fiquei frustrado. Não gosto de ser desrespeitado. Sou um cara legal, você não me desrespeita. Eu vou ser desrespeitoso também. Não sou um cordeiro. Não vou me deixar ser desrespeitado. Porém, depois disso, ouvi a conversa e um amigo que fala inglês me disse, "Vocês dois passaram dos limites". E eu percebi que passei do limite também. Nós dois estávamos falando coisas que não faziam nenhum sentido. Na verdade, foi bem engraçado - reconheceu St-Pierre.
O Combate exibirá o UFC 158 na íntegra e com exclusividade no próximo sábado, às 19h35m (de Brasília). O SporTV.com fará o acompanhamento do torneio em Tempo Real, também na íntegra, e exibirá a prmeira luta do card preliminar, entre George Roop e Reuben Duran.
UFC 158
16 de março de 2013, em Montreal (CAN)
CARD PRINCIPAL
Georges St-Pierre x Nick Diaz
Carlos Condit x Johny Hendricks
Jake Ellenberger x Nate Marquardt
Chris Camozzi x Nick Ring
Mike Ricci x Colin Fletcher
CARD PRELIMINAR
Patrick Cote x Bobby Voelker
Antonio Carvalho x Darren Elkins
Jordan Mein x Dan Miller
Daron Cruickshank x John Makdessi
Rick Story x Quinn Mulhern
TJ Dillashaw x Issei Tamura
George Roop x Reuben Duran

Pezão relembra tempos de boleiro na Paraíba e 'treina' com atletas do Treze

Lutador que vai disputar o título dos pesos pesados em maio foi zagueiro das categorias de base do Alvinegro de Campina durante a adolescência

Por Silas Batista Campina Grande
29 comentários
No lugar de golpes, gols. Já pensou em ver o lutador paraibano Antônio Pezão, próximo brasileiro que vai disputar o cinturão dos pesos-pesados do UFC, longe do octógono e correndo pelos gramados de futebol? Pois foi exatamente isso o que aconteceu nesta quarta-feira em Campina Grande, terra natal de Pezão, quando o atleta relembrou os tempos em que jogou futebol pelo time de base do Treze.
Aproveitando sua passagem pela cidade, o lutador resolveu relembrar sua adolescência e voltou a bater bola no gramado do Estádio Presidente Vargas, onde, quando tinha entre 15 e 16 anos de idade, tentou se aventurar como zagueiro do Alvinegro de Campina Grande.
Pezão marca trezeano no PV (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)Pezão tenta marcar 'adversário no treino do Treze (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)
Um pouco desacostumado e sem muita intimidade com a bola, Pezão brincou com alguns atletas do Galo e, como estava "invadindo o território" dos jogadores, aproveitou para fazer um desafio, só que dessa vez no tatame.
- Colocar esses meninos magrinhos para pedalar em cima de mim é até covardia. Mas eu aceito numa boa se depois eles também quiserem aparecer na academia para a gente fazer um treino - brincou.
Pezão, Campina Grande, UFC, Ultimate Fighter, Treze (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)Desajeitado, o gigante Pezão coloca as chuteiras
(Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)
Depois, contudo, falou sobre a emoção de voltar ao Estádio Presidente Vargas:
- Sinto-me muito feliz de voltar aqui ao Treze e rever o campo onde eu treinava. É sempre bom ter essas recordações da nossa infância - disse Pezão.
O lutador, na verdade, resolveu abandonar a carreira como jogador de futebol por conta do seu problema de gigantismo. Foi quando decidiu se dedicar integralmente às artes marciais, que já praticava desde os quatro anos de idade.
- Eu tinha muita vontade de ser jogador, mas com 15 anos já estava começando a ficar difícil até de achar uma chuteira para mim. Por isso, decidi desistir de jogar bola e vi que minha paixão pela luta iria ser prioridade. Foi até melhor, eu acho, já que se eu tivesse ficado no futebol acho que num ia ter muito futuro - comentou em tom de brincadeira.
Pezão, Campina Grande, UFC, Ultimate Fighter, Treze (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)O franzino atacante Téssio encara o gigante Pezão após o treino (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)
Apesar de estar aproveitando a passagem pela Paraíba para descansar e rever seus familiares, Pezão não descuida um só momento da preparação para sua próxima luta no UFC e por isto saiu do PV para treinar a tarde numa academia de Campina Grande.
No dia 25 de maio, o brasileiro vai fazer a luta principal da edição 160 do Ultimate, desafiando o atual campeão dos pesados, o americano Cain Velásquez, contra quem já lutou, e perdeu, em outra oportunidade.
Pezão, Campina Grande, UFC, Ultimate Fighter, Treze (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)Pezão compara sua chuteira com o dos atletas do Galo (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)

Dana diz que Diaz tentou brigar com St-Pierre em hotel, antes do UFC 137

Presidente do UFC revela que atitude do americano, que perseguiu e gritou com o canadense em pleno lobby, irritou muito o campeão dos meio-médios

Por SporTV.com Montreal, Canadá
63 comentários
Dana White preside o UFC há cerca de 12 anos. Nesse tempo, acumulou experiência, e também muitas histórias para contar. Uma delas foi revelada nesta quarta-feira, envolvendo os protagonistas da luta principal do UFC 158, Nick Diaz e Georges St-Pierre. Segundo o dirigente, Diaz perseguiu o canadense pelo hotel em que os lutadores estavam hospedados para o UFC 137, tentando fazer com que o rival brigasse com ele ali mesmo.
Dana White, UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Dana revela que Diaz tentou brigar com St-Pierre em lobby de hotel (Foto: Adriano Albuquerque / SporTV.com)
- Ninguém nunca falou disso, nem eu, mas antes de uma das lutas, na que Nick Diaz começou a realmente desafiar Georges St-Pierre em 2011, ele perseguiu Georges pelo hotel, gritando com ele. A coisa chegou a um ponto em que Georges achou que Nick Diaz tentaria lutar com ele ali mesmo, no lobby. Ele achava que, quando a porta do elevador se abrisse, Nick Diaz estaria ali pronto para lutar. Diaz estava realmente provocando Georges, e acho que ele queria mesmo brigar. Aquilo irritou muito St-Pierre - disse, após os treinos abertos para o UFC 158 nesta quarta-feira.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para Dana White, as provocações de Diaz podem fazer Georges St-Pierre agir de forma diferente do seu normal durante a luta.
- Georges sempre disse que odeia pessoas que provoquem os outros, por ter sido vítima de bullying quando jovem. Para ele, Diaz é uma dessas pessoas. Na minha opinião, o seu plano é dar uma surra em Nick Diaz, a ponto de fazê-lo pensar em se aposentar - finalizou o presidente do UFC.
O Combate exibirá o UFC 158 na íntegra e com exclusividade no próximo sábado, às 19h35m (de Brasília). O SporTV.com fará o acompanhamento do torneio em Tempo Real, também na íntegra, e exibirá a prmeira luta do card preliminar, entre George Roop e Reuben Duran.
UFC 158
16 de março de 2013, em Montreal (CAN)
CARD PRINCIPAL
Georges St-Pierre x Nick Diaz
Carlos Condit x Johny Hendricks
Jake Ellenberger x Nate Marquardt
Chris Camozzi x Nick Ring
Mike Ricci x Colin Fletcher
CARD PRELIMINAR
Patrick Cote x Bobby Voelker
Antonio Carvalho x Darren Elkins
Jordan Mein x Dan Miller
Daron Cruickshank x John Makdessi
Rick Story x Quinn Mulhern
TJ Dillashaw x Issei Tamura
George Roop x Reuben Duran

Colocação do gramado do Maracanã foi concluída na tarde desta quarta

Estádio se concentra no acabamento da cobertura e na colocação das cadeiras na arquibancada. Obra será entregue no dia 27 de abril

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
30 comentários
A colocação do novo gramado do Maracanã, que foi iniciada na manhã de domingo, está concluída (confira vídeo do RJTV). Palco das finais da Copa das Confederações desse ano e da Copa do Mundo de 2014, o estádio já tem o campo pronto e se concentra no acabamento da cobertura. A obra será entregue no próximo dia 27 de abril.
A grama foi cultivada durante cinco meses em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e levada para o Maracanã em rolos de 18 metros de comprimeiro por 1,20 de largura. Desde a madrugada de domingo, seis caminhões faziam o transporte diariamente até o local.
gramado Maracanã obras estádio Copa 2014 (Foto: Reuters)Gramado do Maracanã foi completamente colocado nesta quarta-feira (Foto: Reuters)
O processo de retirada da grama começou por volta das seis horas da tarde do último sábado. Máquinas especiais importadas da Espanha e que trabalham no Camp Nou, estádio do Barcelona, foram responsáveis pelo trabalho, que foi acompanhado de perto pelo presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (EMOP), Ícaro Moreno.
Na manhã desta quarta, em entrevista ao Bom Dia Rio, o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, garantiu que estádio ficará pronto até o dia 27 de abril, data confirmada pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Entretanto, Rabelo ressaltou que nem todas as obras do entorno serão concluídas até essa data.
- Algumas serão concluídas, outras só serão concluídas para Copa de 2014, as obras do entorno são de dois tipos: alguns são essenciais, que fazem parte do caderno da Fifa, outras são de mobilidade urbana do plano do governo federal organizou retirando obras do PAC que já estavam previstas para facilitar a realização da Copa do Mundo, mas não estão nos cadernos e não fazem parte das obras de acesso do estádio, que essas sim precisam ficar prontas - declarou.

Dupla Elton e Rogério dá show, e o
líder Náutico bate Porto nos Aflitos

Atacantes ampliam vantagem na tabela de artilheiros a ajudam o Timbu a
manter ponta do returno. Time de Caruaru perde chance de entrar no G-4

Por Lucas Liausu Recife
12 comentários
Mais uma rodada na liderança, mais um jogo com a marca dos artilheiros. Elton e Rogério fizeram a festa na noite desta quarta-feira, nos Aflitos, onde o Náutico não tomou conhecimento do Porto e saiu de campo com uma vitória por 3 a 0. Com 15 pontos, o Timbu só deixa a ponta da tabela se o Santa Cruz derrotar o Chã Grande nesta quinta-feira por uma improvável diferença de 15 gols.
Dupla de ataque alvirrubra, Elton e Rogério voltaram a fazer a diferença. O primeiro marcou de pênalti e chegou aos 13 gols no Campeonato Pernambucano, mantendo-se no topo da lista de artilheiros. Rogério balançou as redes duas vezes e, com dez no estadual, vem logo atrás do parceiro.
As duas equipes voltam a campo no domingo, às 16h. O Náutico faz o clássico contra o Sport na Ilha do Retiro, e o técnico Vágner Mancini terá os retornos de Jean Rolt e Elicarlos, que cumpriram suspensão automática, e Rodrigo Souto, que foi regularizado, à disposição. O Porto, que estacionou nos oitos pontos e, em sexto lugar, perdeu a chance de entrar no G-4, recebe o Pesqueira no Lacerdão, em Caruaru.
Náutico x Porto - Elton (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Elton, de pênalti, abriu caminho para mais uma vitória do Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Dupla de ataque abre vantagem alvirrubra
O jogo começou corrido, e com apenas três minutos as duas equipes tiveram boas chances de abrir o placar. Pelo Náutico, Rogério cobrou escanteio, e Elton cabeceou firme para a defesa de Rodrigo Carvalho. No contra-ataque, o Porto assustou com Joélson, que aproveitou cruzamento de Jackson e mandou uma bomba, obrigando Felipe a realizar um milagre.
Náutico x Porto - Rogério (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Rogério sofreu pênalti e marcou um golaço
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Apesar do início empolgante, a partida logo ficou monótona. O Náutico passou a trocar passes para tentar furar o sistema defensivo do Porto, que tentava investir nos contragolpes, mas sem sucesso. Se as jogadas curtas não davam certo, o anfitrião resolveu investir nos lançamentos. Aos 19, o meia Giovanni Augusto achou Rogério, que ganhou dos zagueiros na velocidade e caiu dentro da área ao dividir com o goleiro Rodrigo Carvalho. O árbitro Ricardo Jorge marcou pênalti. Na cobrança, o artilheiro Elton não desperdiçou e marcou o seu 13º gol no Pernambucano.
Principal responsável pelas jogadas ofensivas do Timbu, Rogério minutos foi recompensado aos 40. Ele recebeu de Elton, entrou na área e fuzilou sem chances para Rodrigo Carvalho. Foi o nono gol dele, numa disputa particular com o companheiro de frente pela artilharia. Um minuto depois do gol, Rogério voltou a brilhar ao fazer linda jogada no meio de campo e dar passe açucarado para Jones Carioca, que desperdiçou a chance frente a frente com o goleiro adversário.
Antes do fim do primeiro tempo, o técnico Vágner Mancini precisou fazer duas mudanças por questões médicas. O lateral-direito Maranhão e o meia Giovanni Augusto deixaram o jogo para as entradas de Auremir e Vinícius Pacheco, respectivamente.
Mais Rogério no segundo tempo
Náutico x Porto - Rogério (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Rogério chegou ao décimo gol no Pernambucano
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O segundo tempo do jogo começou morno. Tranquilo com o placar de 2 a 0, o Náutico tinha os mesmos problemas para chegar ao gol de Rodrigo Carvalho e sentia a falta de Giovanni Augusto, responsável pelos lançamentos para Elton e Rogério. Enquanto isso, o Porto mostrava-se sem forças para atacar e pouco ficava com a pose da bola.
Como já era previsto, já visando ao clássico contra o arquirrival Sport, Vágner Mancini tirou o volante Martinez de campo aos 14 minutos para a entrada de Josa. O capitão do Timbu estava há oito jogos sem atuar por conta de uma lesão na coxa esquerda.
E o ritmo da etapa final era tão lento que o primeiro lance de perigo só aconteceu aos 24. Vinícius Pacheco recebeu lançamento de Douglas Santos e tocou com categoria para tirar do goleiro, mas a bola saiu muito fraca. Completamente apagado em termos ofensivos, o Porto só conseguiu criar uma boa jogada aos 31. Joélson recebeu de Vágner Rosa e mandou uma bomba da entrada da área. A bola passou muito perto do gol de Felipe.
Mas o ataque do Náutico resolveu dar mais um presente à torcida. Aos 35, Auremir fez boa jogada pela direita e tocou para Elton. O artilheiro driblou o goleiro Rodrigo Carvalho e não foi fominha: rolou para Rogério, ozinho dentro da pequena área, só ter o trabalho de escorar para as redes. Era o terceiro gol do Náutico no jogo e o seu décimo no estadual. O Porto ainda teve uma chance de diminuir, aos 45, mas Matheus bateu mal, depois de driblar três marcadores.

Lucas aprova convocação de Osvaldo para a Seleção: 'Merecia uma chance'

Estrela do Paris Saint-Germain diz que ainda sente dores, mas confia que parceiro dos tempos de São Paulo dará conta do recado: 'Vive boa fase'

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
34 comentários
Osvaldo comemora gol do São Paulo contra o The Strongest (Foto: Andre Penner / AP)Osvaldo está em alta no São Paulo (Foto: AP)
Convocado nesta quarta-feira para ocupar a vaga do lesionado Lucas na Seleção nos amistosos contra Itália, dia 21, em Genebra, na Suíça, e contra a Rússia, dia 25, em Londres, na Inglaterra, o atacante Osvaldo ganhou o apoio do ex-companheiro de São Paulo. O jogador do Paris Saint-Germain diz que a chance dada a seu amigo é merecida e lembra que os dois viveram bons momentos no Tricolor Paulista.
- Fiquei muito feliz pela convocação do Osvaldo, um amigo que tenho, fizemos uma boa parceria de ataque no ano passado. Está vivendo uma boa fase e merecia uma chance. Estarei torcendo por ele e por todos que lá estarão - disse Lucas, que teve que ser cortado por causa de um problema no tornozelo esquerdo.
Lucas lembra que sua ausência é pelo bem da seleção brasileira e de seu futuro com a amarelinha.
- Queria muito estar lá, é sempre um sonho vestir a camisa da Seleção. Mas infelizmente eu me machuquei e está muito recente ainda. Estou tratando bastante, mas ainda estou com dor e o jogo da Seleção é logo na sequência. Não adianta eu ir sem estar 100%. Tenho de estar bem e seguro, pronto para atuar. Se não for assim, não seria bom nem para mim nem para a Seleção - concluiu.
Osvaldo se destacou no São Paulo no ano passado justamente jogando com Lucas, ídolo da equipe do Morumbi. Com a saída do atacante para o futebol francês, o cearense ganhou os holofotes e cresceu ainda mais. Nesta temporada, ele tem sete gols até aqui, contando Libertadores e Campeonato Paulista.