quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Polícia identifica 19 atleticanos suspeitos de participar da briga em SC

Segundo a polícia, alguns brigões já têm passagens por outras confusões em estádios

Por Curitiba
13 comentários
confusão torcida Atlético-PR e Vasco jogo (Foto: Reuters)Polícia de Curitiba identifica 19 atleticanos envolvidos na confusão (Foto: Reuters)
Policiais da Delegacia de Futebol e Eventos de Curitiba identificaram, nesta quarta-feira, 19 pessoas suspeitas de envolvimento na confusão entre torcedores de Atlético-PR e Vasco, no último domingo, na Arena Joinville. A identificação foi feita com base em fotos e vídeos que da briga, que começou aos 16 minutos de jogo - que terminou com vitória rubro-negra por 5 a 1.
Todos os torcedores identificados pela polícia de Curitiba são do Atlético-PR. Vários deles já têm passagens por envolvimento em outras brigas dentro de estádios. Apesar de ter os nomes em mãos, a polícia prefere mantê-los em sigilo para não atrapalhar as investigações.
O delegado responsável pela unidade especializada pretende terminar a identificação dos suspeitos até sexta-feira. Além disso, os policiais analisam quais crimes eles podem ter praticado e como serão indiciados. Entre as possíveis acusações estão tentativa de homicídio, lesões corporais e formação de quadrilha.
- Serão processados e acreditamos que vai ser pedida a prisão preventiva. Tem que ser preso. Só vai acabar com a violência no futebol quando prender - falou o delegado.
A Polícia Civil de Santa Catarina criou um email para denúncias anônimas de pessoas que estiveram envolvidas na briga em Joinville. Também podem ser enviados vídeos que ajudem na identificação deles. Pelo menos seis torcedores já teriam sido localizados, segunda a polícia. O endereço é denunciajogojoinville@pc.sc.gov.br.

Diretor da CBF diz que entidade não participa de caso que envolve o Vasco

Virgílio Elísio destaca que, diferente do que acontece nos casos polêmicos
de Fla e Lusa, entidade não tem relação no questionamento cruzmaltino

Por Rio de Janeiro
133 comentários
O Campeonato Brasileiro de 2014, tanto na Série A como na Série B, deverá permanecer em aberto por algumas semanas, já que a definição sobre rebaixamentos ou não ficará a cargo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Virgílio Elísio, diretor de competições da Confederação Brasileiro de Futebol (CBF), principal responsável pelas disputas das quatro divisões nacionais, relatou no “Tá na Área” o processo envolvendo os casos de Flamengo e Portuguesa, mas lembrou que, em relação ao pedido do Vasco, de impugnação da partida contra o Atlético-PR, a entidade não tem envolvimento direto (assista ao vídeo).
- Nesse caso há uma diferença em relação ao posicionamento da CBF, porque o Vasco não apresentou nenhuma denúncia à CBF. Nesse caso não se trata de algo comparável a um eventual jogador irregular, se trata de um questionamento do Vasco quanto aos aspectos da espera, nesse caso a denúncia teria que vir do próprio clube, e ela ocorreu, então é direta ao Tribunal, não há um encaminhamento da CBF, é uma matéria que sequer estamos diretamente envolvidos do ponto de vista do processamento, que foi Vasco x STJD - explicou o dirigente.
Virgílio elísio CBF (Foto: Marcello Dias / Futura Press)Virgílio Elísio lamenta por possíveis mudanças na
classificação (Foto: Marcello Dias / Futura Press)
Diferente da questão que envolve o Vasco, Virgílio Elísio disse que a CBF identificou a irregularidade nas presenças em campo dos jogadores André Santos, do Flamengo, e Héverton, da Portuguesa, e ela mesma encaminhou os casos ao STJD, que a partir de agora tomará o processo de praxe. Ele acredita que os julgamentos devam acontecer no início da próxima semana.
- O posicionamento da CBF é essencialmente técnico. Em princípio lamentamos, eu, particularmente como diretor de competições, lamento muito que na rodada 38, de encerramento do campeonato, esse tipo de situação possa surgir e, a depender do resultado do Tribunal, possa alterar uma classificação já obtida em campo. Qual o nosso papel? Ao constatarmos alguma evidência de irregularidade, o que ocorreu nos dois casos, encaminharmos o processo ao Tribunal. Hoje, por volta das 13h, nós o fizemos, através de duas comunicações, uma de cada processo, são rituais do nosso dia a dia. Foram encaminhados e agora o Tribunal vai ao seu ritual próprio, que é definir relator, marcar o julgamento e convocar as partes, creio que esse julgamento ocorra no início da semana que vem - concluiu.
O STJD deverá julgar os dois casos, de Portuguesa e Flamengo, já na próxima segunda-feira, ainda em primeira instância, na sessão da Primeira Comissão Disciplinar. As decisões ainda caberão recursos. No caso do pedido de impugnação do Vasco, que pleiteia os pontos do jogo sob a alegação de que o tempo de espera para o recomeço da partida foi excedido, a expectativa é que o julgamento também aconteça na próxima semana.

Weidman: 'Estou contando meu plano de luta: socar a cara de Anderson'

Campeão dos pesos-médios diz que irá para cima de Anderson Silva e acertará seu rosto de com guarda baixa ou o derrubará com guarda alta

Por Nova York, EUA
197 comentários
Chris Weidman (Foto: Marcos Ribolli)Chris Weidman mostra confiança e diz que vai socar o
rosto de Anderson no UFC 168 (Foto: Marcos Ribolli)
O campeão dos pesos-médios do UFC, Chris Weidman, disse nesta quarta-feira, ao site do UFC, que não se importa que seu adversário no UFC 168, Anderson Silva, saiba qual será o seu plano de luta. Na verdade, Weidman fez questão de divulgá-lo.
- Estou dizendo a Anderson Silva qual será o meu plano de luta. Vou andar para frente, botar pressão sobre ele. Vou frustrá-lo. Se ele lutar com a guarda baixa, vou socar a sua cara. Se ele estiver com a guarda alta, esperando que eu o golpeie, vou levá-lo para o chão. Não tenho medo de ser golpeado. Vou andar para frente com o queixo colado no peito e meus dentes cerrados. Não me importa o quanto ele me acerte. Eu estarei ali o tempo todo - disse o campeão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para Chris Weidman, Anderson merece a revanche, mas isso não quer dizer que ele terá vida fácil na segunda luta entre os dois.
- Ele é o maior de todos os tempos e merecia a revanche. Não vi problema nenhum em concedê-la. Mas tenho que vencer Anderson Silva de novo. Tenho que consolidar minha primeira vitória e a mim mesmo como campeão. E só posso fazer isso vencendo-o novamente.
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan

Dana afirma que coletiva de GSP é sessão de autógrafos em shopping

Presidente do UFC assegura a um canal de TV do Canadá que o campeão dos meio-médios não vai anunciar a sua aposentaria no evento

Por Las Vegas, EUA
33 comentários
Georges St-Pierre (Foto: Ivan Raupp)Dana banca que Georges St-Pierre não vai anunciar
aposentadoria na sexta-feira (Foto: Ivan Raupp)
O “Le Journal de Montreal" anunciou nesta terça-feira que o canadense Georges St-Pierre teria convocado uma coletiva de imprensa em Quebec, na próxima sexta-feira, para anunciar o que vai fazer com seu futuro. E foi só a notícia se espalhar para especulações em torno de um possível anúncio de aposentadoria do campeão começarem a surgir.
Na madrugada desta terça-feira,  o presidente do UFC, Dana White disse em entrevista à uma emissora de TV canadense que a tal coletiva de imprensa é, na verdade, uma ação promocional de um shopping da qual GSP vai participar distribuindo autógrafos.
- Esse evento estava planejado há meses. Ele está indo para a inauguração de um shopping e vai distribuir autógrafos para os fãs. E depois disso ele vai ter 10 minutos de entrevista com os jornalistas. Eu não estou dizendo que ele não vai ter nada para dizer nesses 10 minutos. Ele até deve ter, mas não tem nada de anúncio maluco que todo mundo estava noticiando mais cedo. - declarou o chefão.
White afirmou, no entanto, que é difícil dizer se o campeão dos meio-médios vai mesmo aposentar as luvas, conforme anunciou aos jornalistas após vencer de forma polêmica o duelo contra Johny Hendricks no evento de 20 anos do UFC, em novembro passado.
- Não há dúvidas que eu tive um colapso na última coletiva de imprensa, mas quem disse mais coisas positivas sobre o Georges St-Pierre do que eu nesses últimos 13 anos? Sério? GSP nunca disse para mim que estava pensando em se aposentar, nunca. A palavra aposentadoria nunca saiu da boca dele. Eu não acho que ele vá se aposentar, mas eu sei que ele quer tirar um tempo, o que é um problema, pois ele acabou de voltar depois de um ano parado por conta de uma cirurgia no joelho.
Desde o duelo contra Hendricks, GSP está de férias e não conversou com a imprensa a respeito de seu futuro. Resta esperar até sexta-feira para saber se os rumores têm fundamento ou se tudo não passou de uma ação promocional do shopping.

Alpha Fight Champions acontece no sábado, em Cachoeiro, Sul do ES

Ginásio da AABB, recebe o evento, marcado para às 19h. Com card de 7 lutas de MMA e duas de muay thai, show terá presença do ex-TUF Brasil 2, Márcio Pedra.

Por Cachoeiro de Itapemirim, ES
1 comentário
Márcio Pedra UFC TUF Brasil 2 MMA (Foto: Divulgação/UFC)Organização do AFC confirmou o ex-TUF Brasil 2, Márcio Pedra no evento (Foto: Divulgação/UFC)
Mais um evento de MMA surge no Espírito Santo para atender à demanda dos atletas capixabas por novas promoções de lutas e também saciar o crescente interesse do público pelos combates. O Alpha Fight Champions (AFC) terá a sua primeira edição acontecendo neste sábado, dia 14 de dezembro, a partir das 19h, no Ginásio da AABB, no bairro BNH, em Cachoeiro de Itapemirim, Região Sul do Espírito Santo.
Com sete lutas de MMA e duas de muay thai, o AFC já nasce buscando os holofotes no mixed martial arts nacional e vai contar com a presença do lutador de MMA e ex-participante do reality show "The Ultimate Fighter Brasil 2", Márcio Pedra. O atleta, que possui uma equipe de lutas, a Team Pedra, traz a Cachoeiro o lutador Ricardo "Granola", que atua na categoria peso-meio-médio e encara Zaqueu Vianna, na luta que abre o main-card.
Dentre as outras lutas no card principal, destaque para o main-event, que reúne os atletas Nestor Neto, da Top Fighter, que atua diante de John Lenon, da Zumbi Thai, na categoria dos médios. A co-luta-principal terá Carlos Eduardo "Cadú" contra Ulisses "Xocolate" Alves, entre os meio-pesados. Xocolate lutaria diante de Antídio "Netão" no HCC 14, em novembro, mas como o seu adversário se lesionou, acabou ficando sem oponente e a luta foi cancelada.
Um dos promotores do evento, Diogo Galvão, ressalta a importância do Alpha Fight Champions para o esporte de Cachoeiro de Itapemirim, além de confirmar que na região, o evento é o principal assunto nas conversas e que a expectativa dos organizadores é de 'casa cheia' neste sábado.
- Graças a Deus, o pessoal está colaborando bastante. Tem muita gente falando que vai lá no ginásio assistir ao Alpha Champions. Acredito que as pessoas estão comprando a ideia e nos ajudando a incentivar o esporte aqui em Cachoeiro de Itapemirim. Já tínhamos feito uma edição amadora e essa será a primeira com lutadores profissionais. Pretendemos fazer, pelo menos, mais três edições em 2014, aproveitando o crescimento do MMA no Espírito Santo.
O evento de MMA Alpha Fight Champions (AFC), marcado para o sábado, às 19h, no Ginásio da AABB, no bairro BNH, em Cachoeiro de Itapemirim, é organizado por Diogo Galvão e Júlio César Chaves, membros da equipe Cobra Thai Team, do mesmo município. As entradas para o evento estão sendo vendidas no valor de R$ 10,00 (arquibancada/meia-entrada) e R$ 15,00 (cadeira/meia-entrada). De acordo com os promotores do evento, o Ginásio da AABB, que fica no bairro BNH, tem capacidade para 3500 pessoas, mas foram colocados à venda somente 2500 ingressos. A pesagem oficial está marcada para esta sexta-feira, às 19h, na Academia Top Fighter, que fica localizada na avenida Beira-Rio, em Cachoeiro de Itapemirim.
Confira o card oficial do evento:
Alpha Fight Champions 1
14 de dezembro de 2013, em Cachoeiro de Itapemirim (ES)
CARD PRINCIPAL
Nestor Neto x John Lenon - categoria peso-médio (até 84,3 kg)
Carlos Eduardo "Cadu" x Ulisses "Xocolate" Alves - categoria peso-meio-pesado (até 93,3 kg)
Oton Jasse x Weverton "Ravengar" - categoria catchweight (peso-combinado - até 75 kg)
Wesley Whea x João Batista - categoria peso-pena (até 66,1 kg)
Ricardo "Granola" x Zaqueu Vianna - categoria peso-meio-médio (até 77,5 kg)
CARD PRELIMINAR
Johnny Matheus x Leandro Gati - categoria peso-leve (até 70,7 kg)
Jefferson Bento x Luiz Henrique "Madimbu" - categoria catchweight (peso-combinado - até 74,6 kg)
CARD DE MUAY THAI
Guilherme Chaves x Marcos Pedra
Jefferson Silva x Vinícius Gomes

Dana afirma que coletiva de GSP é sessão de autógrafos em shopping

Presidente do UFC assegura a um canal de TV do Canadá que o campeão dos meio-médios não vai anunciar a sua aposentaria no evento

Por Las Vegas, EUA
33 comentários
Georges St-Pierre (Foto: Ivan Raupp)Dana banca que Georges St-Pierre não vai anunciar
aposentadoria na sexta-feira (Foto: Ivan Raupp)
O “Le Journal de Montreal" anunciou nesta terça-feira que o canadense Georges St-Pierre teria convocado uma coletiva de imprensa em Quebec, na próxima sexta-feira, para anunciar o que vai fazer com seu futuro. E foi só a notícia se espalhar para especulações em torno de um possível anúncio de aposentadoria do campeão começarem a surgir.
Na madrugada desta terça-feira,  o presidente do UFC, Dana White disse em entrevista à uma emissora de TV canadense que a tal coletiva de imprensa é, na verdade, uma ação promocional de um shopping da qual GSP vai participar distribuindo autógrafos.
- Esse evento estava planejado há meses. Ele está indo para a inauguração de um shopping e vai distribuir autógrafos para os fãs. E depois disso ele vai ter 10 minutos de entrevista com os jornalistas. Eu não estou dizendo que ele não vai ter nada para dizer nesses 10 minutos. Ele até deve ter, mas não tem nada de anúncio maluco que todo mundo estava noticiando mais cedo. - declarou o chefão.
White afirmou, no entanto, que é difícil dizer se o campeão dos meio-médios vai mesmo aposentar as luvas, conforme anunciou aos jornalistas após vencer de forma polêmica o duelo contra Johny Hendricks no evento de 20 anos do UFC, em novembro passado.
- Não há dúvidas que eu tive um colapso na última coletiva de imprensa, mas quem disse mais coisas positivas sobre o Georges St-Pierre do que eu nesses últimos 13 anos? Sério? GSP nunca disse para mim que estava pensando em se aposentar, nunca. A palavra aposentadoria nunca saiu da boca dele. Eu não acho que ele vá se aposentar, mas eu sei que ele quer tirar um tempo, o que é um problema, pois ele acabou de voltar depois de um ano parado por conta de uma cirurgia no joelho.
Desde o duelo contra Hendricks, GSP está de férias e não conversou com a imprensa a respeito de seu futuro. Resta esperar até sexta-feira para saber se os rumores têm fundamento ou se tudo não passou de uma ação promocional do shopping.

Curtinhas: Brad Pickett desce para os moscas e pega Ian McCall em Londres

Inglês muda de categoria após seis lutas no peso-galo do UFC. John McCarthy é o árbitro escolhido para comandar duelo entre Johnson e Benavidez

Por Rio de Janeiro
6 comentários
Brad Pickett tem a incrível marca de quatro prêmios de melhor luta da noite em seis combates disputados dentro do Ultimate no peso-galo. Entretanto, foram três vitórias e três derrotas, e agora o inglês vai buscar uma melhor regularidade na categoria de baixo. A organização divulgou nesta terça-feira que Pickett vai enfrentar Ian McCall no dia 8 de março, em Londres. Os duelos Gunnar Nelson x Omari Akhmedov e Danny Mitchell x Igor Araújo também foram confirmados oficialmente.
Brad Pickett Michael McDonald ufc fight night (Foto: Agência Getty Images)Brad Pickett (esq.) conquistou três vitórias e perdeu três nos galos (Foto: Agência Getty Images)
UFC: Gustafsson x Manuwa
8 de março de 2014, em Londres
CARD DO EVENTO
Alexander Gustafsson x Jimi Manuwa
Ross Pearson x Melvin Guillard
Brad Pickett x Ian McCall
Cyrille Diabate x Ilir Latifi
Gunnar Nelson x Omari Akhmedov
Danny Mitchell x Igor Araújo
Árbitro escolhido
A Comissão Atlética da Califórnia escolheu o gigante Big John McCarthy para ser o árbitro da disputa de cinturão do peso-mosca, categoria mais leve do Ultimate, entre Demetrious Johnson e Joseph Benavidez. O coevento principal, entre Urijah Faber e Michael McDonald, terá o comando de Herb Dean.
O UFC: Johnson x Benadivez será no próximo sábado, em Sacramento (EUA). O Brasil será representado por Edson Barboza, que vai enfrentar Danny Castillo.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
World MMA Awards com novidades
O World MMA Awards, premiação chamada de "Oscar do MMA", anunciou nesta terça-feira algumas mudanças para este ano. Pela primeira vez, o período de eligibilidade para concorrer ao prêmio será de 15 meses, de outubro de 2012 a dezembro de 2013, para que, a partir do ano que vem, a solenidade possa se referir somente a um ano completo - anteriormente, o período de eligibilidade era de outubro de um ano a setembro do outro. A eleição, através de votação online, acontece a partir de 1º de janeiro de 2014, quando serão anunciados os indicados em cada uma das 20 diferentes categorias, e duram até o dia 31 do mesmo mês. A premiação acontece em 7 de fevereiro, no hotel "The Venetian", em Las Vegas.

Faber relembra início difícil na carreira: 'Não tinha categoria para mim'

Californiano também analisa adversário deste sábado e se sente aliviado porque o duelo entre Cruz e Barão finalmente vai acontecer

Por Sacramento, EUA
18 comentários
Urijah Faber não consegue esconder o orgulho de ver três de seus companheiros de time lutando no mesmo card em que ele enfrentará Michael McDonald neste sábado, em Sacramento, nos EUA. Além de Joseph Benavidez, que faz a luta principal contra Demetrious Johnson pelo cinturão dos pesos-moscas, Chad Mendes tem duelo marcado contra Nik Lentz e Danny Castillo enfrenta o brasileiro Edson Barboza, pelo card preliminar.
Líder e fundador do time Alpha Male, o californiano recebeu o Combate.com no QG do time nesta terça-feira e relembrou, com certo saudosismo, toda a trajetória de seus companheiros de equipe.
- É muito especial poder lutar no mesmo card que esses caras, porque eles são como se fossem parte da minha família.  Danny Castillo era meu amigo no colegial, já o Chad Mendes eu recrutei quando era treinador do time wrestling na faculdade e ele ainda estava cursando o ensino médio. Eu conheço esses caras há muito tempo e os recrutei porque eram talentosos e disciplinados. Alguns fazem parte da minha vida desde o começo de tudo - conta, lembrando que fundou o time porque precisava de mais estrutura para se dedicar ao esporte:
Faber treino UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Líder da Alpha Male, Urijah Faber falou sobre seu início difícil no MMA  (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Na verdade, eu comecei o time logo depois da segunda luta da minha carreira. Na época, eu estava apenas procurando parceiros de treino. Eu era o treinador de wrestling  da UC Davis (campus da Universidade da Califórnia em Davis) e comecei a recrutar alguns dos meus amigos que eu achava bons, caras que eu achava que dariam bons lutadores.  Em 2003 ninguém conhecia o esporte e os centros de treinamentos voltados ao MMA praticamente não existiam, então eu treinava um pouco de jiu-jítsu e um pouco de tudo, mas tinha que passar por quase todas as academias da cidade para conseguir treinar. Então, tudo começou a partir da faculdade. Eu treinava todos os dias e, com o tempo, passei a fazer camisetas com o nome Alpha Male e a vendê-las para ajudar nas minhas despesas. Me lembro que tirava em torno de  200 dólares (cerca de 430 reais) por luta, então tinha que me virar e esse foi o jeito que encontrei de fazer dinheiro e de continuar treinando - relembra.
O MMA não estava na TV,  havia em torno de três lutas por ano e não tinha categoria de peso em que eu me enquadrasse"
Urijah Faber
Se a parte financeira não era uma aliada na época em que abriu a academia, o futuro no MMA era uma incerteza maior ainda. Isso porque só as categorias mais pesadas tinham espaço no esporte. Mas nem isso fez Urijah desanimar:
- Por incrível que pareça, eu sempre achei que teria sucesso nessa carreira desde o começo. Acho que eu até delirava um pouco por causa do meu amor pelo esporte. O MMA não estava na TV,  havia em torno de três lutas por ano e não tinha categoria de peso em que eu me enquadrasse. Mas ainda assim eu acreditava no MMA e  achava que teria o meu lugar ao sol. Eu sempre tive essa confiança e comecei a minha academia, a minha linha de roupas e  a minha empresa antes mesmo de ter sucesso, de ser conhecido. Eu fiz isso porque era o que eu queria fazer. Eu vi a oportunidade, me dediquei e o sucesso foi acontecendo.  Aos poucos mais caras bons acabaram entrando no time e eu tentava ajudá-los a se desenvolver e a melhorar…foi um processo bem longo que já completou 11 anos.
O 'quase-desencontro' com Benavidez
Se boa parte dos membros do Alpha Male foram recrutados por Faber quando ainda estavam no colegial, a ida de Joseph Benavidez para o time foi bem diferente e um tanto curiosa. Natural do estado do Novo México, nos EUA, Benavidez lutou em alguns eventos menores na região e viajou para Sacramento determinado a conhecer Urijah e seguir carreira no MMA, mas como não conseguiu localizar a academia do californiano, acabou visitando uma outra academia em Roseville - área metropolitana da cidade. Lá suas habilidades impressionaram membros e instrutores o suficiente para que eles o recomendassem a Faber.
Faber treino UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)O californiano não esconde o orgulho por ver parceiros de treino lutando no mesmo card de seu combate contra Michael McDonald(Foto: Evelyn Rodrigues)
- Ele veio do Novo México para cá para assistir o UFC, em 2006. Eu tinha aberto a minha academia e ele tinha um amigo aqui na cidade e veio tentando me localizar,  mas não conseguiu, então ele foi até essa outra academia na esperança de que eles fossem recomendá-lo. Lá ele basicamente ‘passou o carro’ em todo mundo no treino.  O engraçado é que ele ía deixar a cidade sem ter me conhecido, mas teve uma segunda chance, porque o vôo de volta para o Novo México foi cancelado e então ele decidiu procurar a minha academia de novo e, dessa vez, acabou encontrando - conta, sorridente.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Por três anos o Joseph cuidou da recepção, limpava os tatames, os banheiros, foi o meu braço direito aqui na academia"
Urijah Faber
- Naquela época eu trabalhava na recepção, dava aula para a única turma de luta agarrada que nós tínhamos aqui e limpava os tatames no final de cada dia e ele chegou dizendo que queria fazer o mesmo que eu, que tinha o sonho de se tornar campeão.  Só que as coisas já estavam difíceis na minha divisão, imagina no peso dele. Lembro que pensei: “Esse cara tem 54 kg, não tem divisão para ele”, mas como nunca desencorajei ninguém, então eu falei pra ele: “tudo bem, me avise quando você decidir se vai voltar”. E ele pegou o meu número de telefone e continuou me mandando mensagens de texto a cada semana que passava. Quando o dia chegou, ele fez questão de me avisar que estava voltando para Sacramento. Então eu o ofereci um trabalho. Por três anos o Joseph cuidou da recepção, limpava os tatames, os banheiros, foi o meu braço direito aqui na academia.  Eu sempre digo que uma coisa é ter oportunidades, que eu sempre busquei na vida, mas ver alguém como o Joseph, que começou comigo, chegar aonde chegou…Eu realmente sinto que ele sempre acreditou em si mesmo. Vê-lo disputar o cinturão pela segunda vez, aqui em Sacramento, que foi onde tudo começou, é algo que me deixa sem palavras para descrever. É muito bom ajudar a realizar as pessoas a realizarem os seus sonhos!
Volta de Cruz e luta contra McDonald
Os  companheiros de time tiveram papel fundamental na preparação de Faber para o duelo deste sábado contra Michael McDonald:
- Eles me ajudaram de várias formas, começando pela energia, que é muito boa. Eu tenho companheiros de time que são alguns dos melhores lutadores do mundo e eu treino duro com eles. O sparring aqui é uma verdadeira guerra! Eu apanho do Chris Holdworth e do TJ Dillashaw na minha categoria de peso. Fora isso tem o Chad, Benavidez, Danny e muitos outros caras que me testam na academia todos os dias. O clima entre a gente também ajuda, e ainda temos um bom ambiente, boa moral, bons parceiros de treino, bons treinadores, boa mentalidade, e várias outras coisas.
Faber treino UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Faber se mostrou aliviado com a definição da data para luta entre Dominick Cruz e Renan Barão (Foto: Evelyn Rodrigues)
Número dois do ranking dos pesos-galos do UFC, o “Califórnia Kid" confessa que se sentiu aliviado ao saber que o duelo entre Dominick Cruz e Renan Barão, pela unificação dos cinturões da categoria, finalmente vai acontecer em fevereiro do ano que vem.
- Eu não parei para pensar direito nisso ainda, porque não gosto de focar muito em outras pessoas, mas estou feliz de ter a oportunidade de me aproximar mais daquele cinturão, que estava meio que de lado por um tempo com essa situação. É bom saber que a fila vai voltar a andar. Mas por enquanto o meu foco está no duelo de sábado, contra o McDonald. Eu nunca neguei uma luta e cheguei a pensar em descer de categoria há alguns anos, mas não fiz isso porque eu estava tendo novas oportunidades e  lutas sendo agendadas. Eu sempre estou aberto a novas oportunidades e não vai ser diferente contra ele. - diz, aproveitando para alfinetar o adversário:
- Eu acho que o McDonald é muito bom, é um cara perigoso. Mas eu sempre assisto esses caras lutando com outras pessoas e penso “Nossa ele é realmente bom” e aí quando eles me enfrentam acabam não sendo tão bons assim.  Se você analisar as últimas cinco ou seis lutas dele, duas foram para a decisão contra caras menores do que ele, que ele não conseguiu finalizar.  O Barão o derrotou e na luta contra o Brad Pickett, ele venceu, mas deu tudo de si e não convenceu. Para mim, ele é apenas mais um adversário, um cara como qualquer outro que eu já enfrentei. - finaliza.
UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez
14 de dezembro de 2013, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson x Joseph Benavidez
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Joe Lauzon x Mac Danzig
CARD PRELIMINAR
Court McGee x Ryan La Flare
Scott Jorgensen x Zach Makovsky
Danny Castillo x Edson Barboza
Bobby Green x Pat Healy
Abel Trujillo x Roger Bowling
Sam Stout x Cody McKenzie
Alp Ozkilic x Darren Uyenoyama

Ildemar Marajó enfrenta Albert Tumenov no UFC em Jaraguá do Sul

Em fevereiro, meio-médio paraense vai buscar contra estreante russo a recuperação no Ultimate e a terceira vitória na organização

Por Rio de Janeiro
13 comentários
ufc são paulo ildemar marajó  (Foto: João Gabriel)Ildemar Marajó enfrenta Albert Tumenov no UFC
em Jaraguá do Sul (Foto: João Gabriel)
Ildemar Marajó é mais um brasileiro escalado para o card do UFC em Jaraguá do Sul, dia 15 de fevereiro de 2014. O adversário do peso-meio-médio será o russo Albert Tumenov, que fará sua estreia no Ultimate. Apesar de não anunciada oficialmente, fontes próximas à organização confirmaram a informação ao Combate.com. A edição catarinense terá como luta principal da noite o confronto entre Lyoto Machida e Gegard Mousasi pelos pesos-médios.
Aos 31 anos, Ildemar Marajó possui um cartel de 19 vitórias e seis derrotas. Sua última luta no UFC foi em Barueri, dia 9 de outubro, quando perdeu para Igor Araújo em decisão unânime. Antes desse revés, no entanto, o paraense vinha de uma sequência de vitórias.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Dez anos mais novo, Albert Tumenov fará sua estreia no UFC vindo de oito vitórias seguidas, sendo que as últimas cinco foram por nocaute ou nocaute técnico no primeiro round. O russo de 21 anos possui um cartel de 12 vitórias e uma derrota.

Jorgensen passou por reeducação alimentar para estrear nos moscas

Americano mostra motivação para desafio na nova divisão: 'Vou direto para o topo. Vou tirar o cinturão do Johson, do Benavidez ou de qualquer um'

Por Sacramento, EUA
7 comentários
Com mais de 20 lutas em seu cartel profissional, o americano Scott Jorgensen fará a sua primeira luta no peso-mosca neste sábado, depois de ver seu adversário mudar três vezes. Inicialmente escalado para enfrentar Ian McCall, que foi forçado a desistir do combate para passar por uma cirurgia na mão,  Scott viu o substituto, John Dodson, ser retirado do card há cerca de uma semana por conta de lesão e corria o risco de ter a sua estreia na nova divisão adiada:
- Quando o Dodson se machucou, o Scott fez questão de ligar para o UFC e dizer que queria lutar de qualquer jeito, que podia ser qualquer adversário. Ele já estava perdendo peso para descer de categoria desde agosto e essa é uma luta muito importante para ele - conta Diego Moraes, treinador de jiu-jítsu do lutador, que ficou aliviado quando o Ultimate anunciou que seu pupilo permaneceria no card e que enfrentaria Zach Makovsky, ex-campeão do Bellator.
Scott Jorgensen treino UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Estreia de Scott Jorgensen nos pesos-moscas será após várias trocas de adversários (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Eu achei até que o UFC fosse colocar alguém menos gabaritado, mas eles colocaram o Zach que é bem duro e que acabou de vir de uma disputa de cinturão (ele venceu há duas semanas o cinturão do RFA - Ressurrection Fighting Alliance) . Então, apesar do pouco tempo, o Zach está treinado, está vindo muito preparado e sabe que é a chance dele no UFC. É o desafio perfeito para essa estreia do Scott nos pesos-moscas. - completa.
Jorgensen faz coro às declarações do treinador e afirma que a mudança de oponentes não atrapalhou a sua preparação para o duelo de sábado:
- Eu cresci praticando wrestling e aprendi que eu tinha que me preparar para tudo. E em um esporte de contato, como o MMA, você nunca tem 100% de certeza de quem vai ser seu adversário até que a porta do octógono se feche. Eu treino para ser o melhor que eu posso ser. Você até estuda o oponente para ver o que pode implementar ou lapidar, mas o foco é em como eu quero lutar e não em como eu acho que ele vai entrar lá para me vencer. - declara o lutador.
A ida para os pesos-moscas deveria ter acontecido há alguns meses,  mas com a luta contra o Faber eu precisei de um tempo para ter certeza de que poderia baixar de peso de forma saudável"
Scott Jorgensen
Ex-atleta do WEC (World Extreme Cagefighting), Scott estreou no UFC em junho de 2011 na divisão dos pesos-galos e acumulou três vitórias e três derrotas. Seu último duelo foi contra o amigo Urijah Faber,  no card da final do TUF17, em abril deste ano e no qual o “California Kid” levou a melhor.  Apesar de não ter tido o desempenho esperado na divisão, Jorgensen afirma que não escolheu mudar de categoria por conta das lutas que perdeu:
- Nós na verdade pensamos em descer de categoria antes mesmo da luta contra o Urijah Faber.  Eu cheguei até a cortar peso para fazer um teste, mas aí eu recebi essa ligação para enfrentar o Urijah e decidi aceitar o desafio de enfrentar um amigo. A ida para os pesos-moscas deveria ter acontecido há alguns meses,  mas com a luta contra o Faber eu precisei de um tempo para ter certeza de que poderia baixar de peso de forma saudável. Muita gente diz que eu estou mudando porque eu perdi algumas lutas. Eu realmente perdi, mas porque eu não fujo de duelos e jamais fugiria, não importa o que aconteça. Eu sou um peso-mosca e vou provar isso no sábado quando eu entrar no octógono. Eu estou feliz e pronto para lutar.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aos 31 anos, o lutador explica que passou por uma reeducação alimentar para poder fazer o corte de peso com saúde, além de contar com acompanhamento médico durante todo o camp:
-  Eu não sou naturalmente um cara de 56,8 kg, mas sou um lutador duro e competitivo e acho que esta era a melhor opção para a minha carreira. Antes de baixar de categoria, eu pesava em torno de 67 kg, então nunca sofri para bater peso. Além disso, eu comia o que eu quisesse, não precisava fazer dieta e cortava em torno de 3,5 kg no dia da pesagem. Agora a diferença é que eu tenho um time de fisiologistas me acompanhando e eles sabem todos os aspectos do meu treino, quanto tempo eu fiz isso ou aquilo, eles acompanham os batimentos cardíacos, montam a minha dieta. Então a cada semana eu acabei desenvolvendo um novo plano.  Eu e o meu treinador, Mark Montoya, conversávamos ao final de cada semana para analisar o que deveríamos fazer. Isso revigorou o meu treino e me tornou um lutador e uma pessoa mais saudável. Estou de volta ao peso que eu tinha quando estava na faculdade e me sinto melhor do que nunca! - diz, explicando que precisou aderir ao odiado treino aeróbico para obter o resultado tão festejado:
Scott Jorgensen treino UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Scott Jorgensen precisou passar por um processo de reeducação alimentar para baixar de peso de forma saudável (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Seguindo o plano de treino, eu perdi quase 5 kg só de gordura em oito semanas. Desde setembro, meu peso normal estava em torno de 62kg. Isso apenas porque eu passei a comer de forma mais saudável e passei a correr. Da maneira que eu treinava antes, eu não queimava gordura, apesar de entrar em forma. O treino de agora foca a queima de gordura, é mais chato, mas é necessário.
Às vésperas de sua estreia na nova divisão, Scott afirma que não se sente pressionado e se diz confiante de que vai estrear conseguindo uma colocação entre os Top 10 da categoria dos moscas:
- Eu acho que vou direto para o topo, estou descendo de divisão e quero chegar o mais próximo que puder daquele cinturão. Vou tirá-lo do Joseph Benavidez, do Demetrious Johnson ou de quem quer que o tenha. Eu cheguei perto do cinturão dos pesos-galos e não levei. Agora vou me certificar de que vou colocar as mãos no cinturão dos moscas.- finaliza.
O duelo entre Scott Jorgensen e Zach Makovsky acontece neste sábado, no UFC Fight Night Combate: Johnson X Benavidez.
UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez
14 de dezembro de 2013, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson x Joseph Benavidez
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Joe Lauzon x Mac Danzig
CARD PRELIMINAR
Court McGee x Ryan La Flare
Scott Jorgensen x Zach Makovsky
Danny Castillo x Edson Barboza
Bobby Green x Pat Healy
Abel Trujillo x Roger Bowling
Sam Stout x Cody McKenzie
Alp Ozkilic x Darren Uyenoyama

Cain Velásquez enfim opera ombro lesionado em luta com Junior Cigano

Após indefinição inicial sobre cirurgia, campeão peso-pesado do UFC publica foto do pós-operatório nas redes sociais e se mostra confiante

Por Rio de Janeiro
39 comentários
O campeão dos pesos-pesados do Ultimate, Cain Velásquez, enfim passou por cirurgia para reparar a lesão no ombro esquerdo sofrida na luta contra Junior Cigano, no UFC 166, em outubro passado. O lutador publicou uma foto do pós-operatório nas redes sociais na tarde desta quarta-feira.
- Minha cirurgia de ombro ontem se saiu bem. Mal posso esperar para voltar! - escreveu Velásquez.
Cain Velasquez UFC MMA (Foto: Reprodução / Instagram)Cain Velásquez no hospital após a cirurgia (Foto: Reprodução / Instagram)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Nos últimos meses, o peso-pesado consultou múltiplos médicos para decidir se operaria ou não o ombro. Durante este período, houve especulações de que sua próxima defesa de cinturão, contra Fabricio Werdum, seria no México, em abril de 2014. Com a confirmação da cirurgia, não há ainda uma previsão de retorno do lutador aos combates.

Weidman: 'Estou contando meu plano de luta: socar a cara de Anderson'

Campeão dos pesos-médios diz que irá para cima de Anderson Silva e acertará seu rosto de com guarda baixa ou o derrubará com guarda alta

Por Nova York, EUA
193 comentários
Chris Weidman (Foto: Marcos Ribolli)Chris Weidman mostra confiança e diz que vai socar o
rosto de Anderson no UFC 168 (Foto: Marcos Ribolli)
O campeão dos pesos-médios do UFC, Chris Weidman, disse nesta quarta-feira, ao site do UFC, que não se importa que seu adversário no UFC 168, Anderson Silva, saiba qual será o seu plano de luta. Na verdade, Weidman fez questão de divulgá-lo.
- Estou dizendo a Anderson Silva qual será o meu plano de luta. Vou andar para frente, botar pressão sobre ele. Vou frustrá-lo. Se ele lutar com a guarda baixa, vou socar a sua cara. Se ele estiver com a guarda alta, esperando que eu o golpeie, vou levá-lo para o chão. Não tenho medo de ser golpeado. Vou andar para frente com o queixo colado no peito e meus dentes cerrados. Não me importa o quanto ele me acerte. Eu estarei ali o tempo todo - disse o campeão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para Chris Weidman, Anderson merece a revanche, mas isso não quer dizer que ele terá vida fácil na segunda luta entre os dois.
- Ele é o maior de todos os tempos e merecia a revanche. Não vi problema nenhum em concedê-la. Mas tenho que vencer Anderson Silva de novo. Tenho que consolidar minha primeira vitória e a mim mesmo como campeão. E só posso fazer isso vencendo-o novamente.
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan

Weidman: 'Estou contando meu plano de luta: socar a cara de Anderson'

Campeão dos pesos-médios diz que irá para cima de Anderson Silva e acertará seu rosto de com guarda baixa ou o derrubará com guarda alta

Por Nova York, EUA
192 comentários
Chris Weidman (Foto: Marcos Ribolli)Chris Weidman mostra confiança e diz que vai socar o
rosto de Anderson no UFC 168 (Foto: Marcos Ribolli)
O campeão dos pesos-médios do UFC, Chris Weidman, disse nesta quarta-feira, ao site do UFC, que não se importa que seu adversário no UFC 168, Anderson Silva, saiba qual será o seu plano de luta. Na verdade, Weidman fez questão de divulgá-lo.
- Estou dizendo a Anderson Silva qual será o meu plano de luta. Vou andar para frente, botar pressão sobre ele. Vou frustrá-lo. Se ele lutar com a guarda baixa, vou socar a sua cara. Se ele estiver com a guarda alta, esperando que eu o golpeie, vou levá-lo para o chão. Não tenho medo de ser golpeado. Vou andar para frente com o queixo colado no peito e meus dentes cerrados. Não me importa o quanto ele me acerte. Eu estarei ali o tempo todo - disse o campeão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para Chris Weidman, Anderson merece a revanche, mas isso não quer dizer que ele terá vida fácil na segunda luta entre os dois.
- Ele é o maior de todos os tempos e merecia a revanche. Não vi problema nenhum em concedê-la. Mas tenho que vencer Anderson Silva de novo. Tenho que consolidar minha primeira vitória e a mim mesmo como campeão. E só posso fazer isso vencendo-o novamente.
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan

Johnson estabelece meta: brilhar no MMA para não precisar mais trabalhar

Campeão peso-mosca do Ultimate diz que não pensa em recordes e quer apenas garantir um futuro melhor para a família. Ele defende o título no sábado

Por Rio de Janeiro
3 comentários
Bater recordes, manter o título por muito tempo, entrar para a história do UFC e do MMA... Demetrious Johnson não anda muito preocupado com nenhum desses feitos. Campeão peso-mosca do Ultimate, o americano pensa apenas em dar boas condições de vida para a família. Ele vê o esporte como a possibilidade de parar de trabalhar bem mais cedo do que o comum.
- Quero que meu filho e minha esposa tenham uma vida boa e nunca mais ter de se preocupar com nada. Nada me foi entregue neste esporte, nunca tive qualquer luta fácil e tenho trabalhado duro para chegar onde estou. Não tenho o sonho de bater o recorde de defesa de títulos de Anderson Silva. Meu maior objetivo é nunca ter de trabalhar novamente quando parar de lutar - disse o americano ao site "MMAjunkie".
Demetrious Johnson x Moraga UFC MMA (Foto: Getty Images)Demetrious Johnson tem 18-2-1 na carreira (Foto: Getty Images)
Demetrious Johnson tem atualmente 27 anos e pretende continuar lutando por mais 11. Apesar de estabelecer como meta o conforto da família, ele faz questão de ressaltar que gosta do que faz.
- Eu amo fazer este esporte, e tudo se resume a quanto tempo o meu corpo pode aguentar. Eu tenho apenas 27, portanto, se o tempo chegar quando eu estiver com 34, então vou parar com 34. Mas, por ora, minha meta é seguir até os 38.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com seis anos de carreira, Johnson vai disputar sua 22ª luta no MMA no próximo sábado, em Sacramento (EUA). Contra Joseph Benavidez, ele vai defender seu cinturão pela terceira vez. No sábado, o canal Combate transmite o evento ao vivo a partir das 19h30m (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real, além de transmitir o primeiro duelo do card preliminar (Alp Ozkilic x Darren Uyenoyama). Nesta sexta-feira, a pesagem ocorre a partir das 22h, com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com.
UFC: Johnson x Benavidez
14 de dezembro de 2013, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson x Joseph Benavidez
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Joe Lauzon x Mac Danzig
CARD PRELIMINAR
Court McGee x Ryan La Flare
Danny Castillo x Edson Barboza
Bobby Green x Pat Healy
Scott Jorgensen x Zach Makovsky
Sam Stout x Cody McKenzie
Abel Trujillo x Roger Bowling
Alp Ozkilic x Darren Uyenoyama

Lyoto admite surpresa por enfrentar Mousasi, mas elogia: 'Merece crédito'

Dragão diz que desafios a Belfort não são pessoais, e sim baseados no lado profissional, e que Spider está numa posição que lhe permite recusar lutas

Por Rio de Janeiro
14 comentários
Atual nono colocado do ranking meio-pesado do UFC, Gegard Mousasi não era visto por Lyoto Machida como um possível adversário para agora. O brasileiro, que ainda aparece na décima posição na lista até 93kg, fez uma luta entre os médios (nocauteou Mark Muñoz) e já está em quarto na nova divisão. Ele admitiu surpresa por ter sido casado contra o armênio, que acabou de descer para 84kg, mas mostrou respeito pelo rival. Os dois vão se enfrentar na atração principal do UFC que será realizado em Jaraguá do Sul-SC, dia 15 de fevereiro:
- Eu não pensava que pudessem me casar contra o Mousasi, até porque eu estava na dúvida se ele continuaria na categoria de cima ou não, e foi meio que uma surpresa para mim. Mas como eu quero lutar contra os tops e me manter em atividade, achei que essa luta seria importante para mim. Ele chegou agora ao UFC, mas foi campeão do Strikeforce e do Dream, então merece crédito. O Mousasi já nocauteou, já bateu, já finalizou, é um cara muito perigoso e que tem todos os fundamentos da luta. É um grande campeão e é perigoso em todos os aspectos - disse o Dragão, em entrevista ao Combate.com nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro.
Lyoto Machida UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Lyoto Machida posa para foto em hotel no Rio de Janeiro (Foto: Adriano Albuquerque)
O adversário que Lyoto gostaria mesmo de enfrentar neste momento é Vitor Belfort, tanto que desafiou o compatriota algumas vezes. O baiano radicado em Belém garante que não existe nenhum problema pessoal entre eles, e que o desafio foi somente uma questão profissional:
- As pessoas olham como uma coisa muito pessoal. Eu olho como uma coisa profissional. O Vitor é o cara que está mais perto do cinturão, então é o cara que eu tenho que desafiar. Não posso desafiar o Weidman porque ele já é o campeão e vai lutar agora contra o Anderson. Então, quem é o cara que posso desafiar? O Vitor Belfort! É o cara que está lá na frente. É pelo lado profissional, porque ele é um caminho mais rápido para eu tentar chegar à disputa de cinturão. Na verdade todo mundo pensa assim. Poxa, vou lutar contra um "zé ninguém" ou contra o Vitor Belfort? Sou muito mais o Vitor, porque vai me dar mais projeção.
Eu olho como uma coisa profissional. O Vitor é o cara que está mais perto do cinturão, então é o cara que eu tenho que desafiar"
Lyoto Machida, sobre desafiar Belfort
Lyoto tem o costume de jogar no contra-ataque em suas lutas e vai enfrentar um oponente de postura agressiva. O brasileiro, consequentemente, vê isso como vantagem:
- Se ele caminhar para a frente vai ser bom para mim, porque não vou precisar ir em busca dele. Deixo ele vir. A gente tenta casar o jogo dessa forma. Se ele não vem, eu preciso ir. Se ele vem, eu não preciso ir tanto.
Último rival de Lyoto no octógono, o americano Mark Muñoz disse esta semana que teve dificuldade para separar a amizade com o brasileiro do lado profissional, o que teria contribuído para a derrota. O Dragão não sofreu do mesmo problema:
- Talvez ele não estivesse tão preparado mentalmente para essa luta, mas eu fiquei tranquilo. Eu sabia que continuaria amigo do Muñoz e que nada disso iria interferir na nossa relação, até pelo que a gente conversou antes da luta.
Lyoto Machida e Gegard Mousasi encarada UFC (Foto: Wander Roberto / UFC)Lyoto Machida e Gegard Mousasi em frente à Arena Jaraguá (Foto: Wander Roberto / UFC)
Lyoto, por sinal, teve atitude exemplar ao travar o ímpeto e deixar de dar um soco a mais quando percebeu que Muñoz já estava nocauteado. Segundo ele, é tudo questão de controle emocional:
- É o controle emocional e técnico de cada um. Eu consigo ver a hora em que o cara realmente não está mais atuando, aí vejo que não tem necessidade de mais um golpe. Mas tem gente que não faz por maldade, faz porque não consegue entender. O cara está tão emocionado e na pilha que manda mais um ou dois socos, só que nisso vocês às vezes machuca o adversário. Esse é o meu estilo. Fico muito calmo, não deixo a emoção tomar conta de mim, e isso facilita na luta. Vejo cada lance, sei para onde vou correr, para onde vou andar, como vou me levantar.
Talvez ele não estivesse tão preparado mentalmente para essa luta, mas eu fiquei tranquilo"
Sobre ter enfrentado o amigo Mark Muñoz
Machida também comentou uma declaração recente de Anderson Silva de que, caso reconquiste o cinturão dos médios do UFC, optaria por abdicar do mesmo para não ter de enfrentá-lo. Lyoto acha que o Spider está numa posição que lhe permite falar algo desse tipo, mas não se vê no mesmo lugar:
- Acho que é um ponto positivo. Cada um está numa situação. Ele já foi campeão durante sete anos e pode falar uma coisa dessas com muita tranquilidade. Ele pode fazer superlutas ali e vai continuar sendo o Anderson Silva sempre. Quem fez o que ele fez? Mas tem certas posições em que você pode declarar certas coisas. Como eu vou declarar algo assim? Não tenho nem um terço do que o Anderson já fez na carreira dele. É um pouco diferente a posição de cada um, assim como o interesse de cada um.
UFC: Machida x Mousasi
15 de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul-SC
CARD DO EVENTO (até agora):
Lyoto Machida x Gegard Mousasi
Ronaldo Jacaré x Francis Carmont
Francisco Massaranduba x Jesse Ronson
Thiago Tavares x Zubair Tuhugov
Viscardi Andrade x Nicholas Musoke
Charles do Bronx x Andy Ogle
Rodrigo Damm x Ivan Batman
Cristiano Marcello x Joe Proctor
Erick Silva x Nate Loughran
Alan Nuguette x John Makdessi
Ildemar Marajó x Albert Tumenov

UFC anuncia nova divisão feminina
e TUF só com mulheres para 2014

Brasileiras Cláudia Gadelha e Juliana Lima participarão do reality show,
cuja vencedora será também a primeira campeã do peso-palha (até 52,2kg)

Por Direto de Sacramento, EUA
4 comentários
O UFC anunciou nesta quarta-feira, em uma coletiva restrita a poucos membros da mídia internacional, uma parceria inédita com o Invicta FC para introduzir uma nova divisão (peso-palha - até 52,2kg) na organização.
- Nós fechamos uma parceria com o Invicta e assinamos com 11 lutadoras femininas para iniciarmos a divisão peso-palha. Essas lutadoras farão parte do elenco da próxima edição do TUF nos EUA - anunciou o presidente Dana White, informando que, pela primeira vez na história, o programa será todo feito com mulheres.
Invicta 5 Juliana lima (Foto: Reprodução / Facebook)Musa no invicta FC, Juliana lima tem cinco vitórias e uma derrota na carreira (Foto: Reprodução / Facebook)
- Além disso vai ser a primeira vez que um vencedor do programa será proclamado campeão. Isso significa que quem vencer o TUF será a nova campeã do UFC - completou.
Entre os participantes do próximo TUF estão duas brasileiras - Cláudia Gadelha e Juliana Lima.
- Estou dentro!!! Isso é realização de um sonho! Muito feliz! O dia mais feliz da minha vida - escreveu Juliana no Twitter.
Completam o elenco as lutadoras Carla Esparza, Alex Chambers, Felice Herrig, Bec Hyatt, Emily Kagan, Rose Namajunas, Tecia Torres, Paige Van Zandt e Joanne Calderwood.
- Honestamente, a divisão feminina tem me surpreendido e também ganhou os fãs. Justamente por isso decidimos mergulhar nessa nova divisão. Ainda não sabemos quem serão os treinadores, pois o programa não deve estrear até o dia 15 de maio do ano que vem. Os treinadores podem ser tanto mulheres quanto homens. Ainda vamos decidir, mas temos tempo.
Cláudia Gadelha, lutadora de MMA do Invicta FC (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)Cláudia Gadelha venceu todas as 11 lutas que fez na carreira (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Dana também elogiou o trabalho feito pelo Invicta e disse que pretende continuar trabalhando em parceria com a organização.
- Obviamente estamos investindo de acordo com a resposta da divisão feminina e acho que o Invicta fez um bom trabalho, pois criou uma marca e deu a oportunidade dessas mulheres criarem um cartel e também vencerem lutas. Definitivamente a entrada das mulheres no UFC vai passar por um processo e precisávamos de uma divisão de peso que tivesse talento e profundidade e a categoria peso-palha tinha isso - finalizou o chefão.

Chuva castiga entorno do Maracanã, mas estádio não sofre na parte interna

Na última semana, bancos de reservas, salas de entrevista coletiva de imprensa, estacionamento VIP e banheiros ficaram inundados

Por Rio de Janeiro
A forte chuva que castiga a cidade do Rio de Janeiro desde a noite de terça-feira inundou o entorno do Maracanã, local da final da Copa do Mundo de 2014. A avenida Radial Oeste, que passa em frente à rampa da Uerj, tem pontos de alagamento e chegou a ficar parcialmente interditada.
Diferente da última semana, quando a cidade também foi castigada pela chuva, nesta quarta não houve qualquer tipo de dano no lado interno do estádio. Bancos de reservas, salas de entrevista coletiva de imprensa, estacionamento VIP, banheiros e corredores internos ficaram inundados.
Entorno Maracanã alagado (Foto: Reprodução SporTV)Entorno do Maracanã alagado com a forte chuva que caiu no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução SporTV)

De acordo com especialistas, o problema está no tipo de terreno onde o Maracanã foi construído. Originalmente o local era um mangue e a área encontra-se abaixo do nível do mar. Além do Rio Maracanã, outros rios que formam a Bacia Hidrográfica do Canal do Mangue, como o Joana, são indicados como motivos para o grande volume de água em dias de forte chuva
estádio Maracanã chuva alagamento (Foto: Severino Silva / Agência Estado)Na última semana, parte interna do estádio sofreu com a chuva (Foto: Severino Silva / Agência Estado)

McLaren e Force India desistem dos testes de pneus da próxima semana

Force India alega prazo apertado para preparar carro, enquanto McLaren ainda
não justificou decisão oficialmente. Sessão de três dias será realizada no Bahrein

Por Londres
Comente agora
McLaren e Force India confirmaram nesta quarta-feira que não participarão dos testes de pneus que serão realizados no circuito de Sakhir, no Bahrein, entre 17 e 19 de dezembro. Com a desistência, apenas Ferrari, Mercedes, RBR e STR estarão presentes nas atividades, que foram solicitadas pela Pirelli como forma de avaliar os pneus desenvolvidos para 2014.
As outras equipes que compõem o grid da categoria já haviam confirmado anteriormente que não iriam aderir à sessão de três dias de testes. No entanto, a McLaren e a Force India chegaram a ser citadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), no início desta semana, entre as equipes que aceitaram o convite.
Hamilton pneu estourado GP Brasil  (Foto: AP)Testes pretendem evitar novo festival de estouros, que marcou temporada 2013 (Foto: AP)

A Force India alegou, por meio de seu porta-voz, que o prazo para preparar seu carro para os testes de pneus era insuficiente. Já a McLaren ainda não apresentou oficialmente os motivos para a decisão. A realização do teste ainda em 2013 foi aprovada na assembleia da FIA que definiu as mudanças para o regulamento desportivo da próxima temporada.
Alvo de críticas e desconfianças por causa do festival de pneus estourados que marcou a última temporada, a Pirelli chegou a cogitar os testes dos novos compostos durante os treinos livres do GP do Brasil. No entanto, a ideia não pôde ser executada por causa da chuva que predominou durante o primeiro dia de atividades em Interlagos.
A Ferrari, que terá Fernando Alonso e Kimi Raikkonen como pilotos titulares em 2014, já anunciou que utilizará seus reservas, Pedro de la Rosa e Jules Bianchi, na sessão do Bahrein. O espanhol pilotará o modelo F138 nos dois primeiros dias, passando o volante para o francês - titular da Marussia e membro da academia de jovens pilotos da Ferrari - no último dia.

Felipão vai à Europa ver três atletas e diz que queda não ameaça Fred

Durante Footecon, técnico da Seleção revela que observará três jogadores que nunca convocou, faz balanço do ano e comenta rebaixamentos de Vasco e Flu

Por Rio de Janeiro
151 comentários
O técnico Luiz Felipe Scolari participou nesta quarta-feira do Fórum Internacional de Futebol (Footecon), no Rio de Janeiro, fez um balanço do da Seleção no ano, afirmou que o rebaixamento do Fluminense não prejudicará Fred para a Copa do Mundo de 2014 e revelou que irá em breve à Europa para observar atletas que nunca foram convocados.
- Vou no jogo de uma determinada equipe em que jogam dois ou três brasileiros que ainda não convoquei. Também vou em um jogo mais emblemático que tem atletas que estão na Seleção e vou para ver a partida. Num outro jogo, vou ver dois atletas que já foram convocados. A partir do dia 23, eu vou ficar com o meu filho – contou o treinador. 
Felipão palestra Footcon (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Felipão participa de entrevista coletiva durante o Footecon, no Rio de Janeiro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Durante a entrevista que durou cerca de 20 minutos, Felipão falou da preparação da seleção brasileira para a Copa, da briga entre as torcidas de Vasco e Atlético-PR, em Joinville, e das chances do Atlético-MG no Mundial de Clubes da Fifa.
- Espero que o Atlético-MG passe do primeiro jogo e o Bayern também. Acho que o Atlético-MG é um forte candidato. Pela forma como o Cuca montou o time, pela forma como o time tem atuado, eu espero que eles passem da primeira fase para chegar à final. O Atlético tem condições e espero que consiga trazer essa taça. Nos últimos anos, o Brasil não deixou de evoluir. Foi campeão da Libertadores várias vezes e ganhou o Mundial algumas outras vezes.
Confira abaixo os principais trechos da coletiva de Felipão:
SORTEIO
O sorteio, como a palavra diz, é sorteio. O que caísse, nós iríamos analisar para fazer o trabalho de avaliação. O que eu espero é que a equipe se apresente nas melhores condições para enfrentar os adversários que foram sorteados. Não tem muito a acrescentar sobre essa parte. Temos que fazer um bom trabalho.
BRIGA EM JOINVILLE
Claro que todos nós ao observamos uma situação como aquela ficamos deprimidos. É o que eu falo há muito tempo, as leias precisam ser cumpridas. Existem leis para quem é baderneiro, para quem rouba, mata.  Cumpram as leis. É o que eu digo há 20, 30 ou 40 anos. Se não cumprir, não vai mudar nada. A lei é para todo mundo, todos devem ser enquadrados.
QUEDA DE FLU E VASCOO Campeonato Brasileiro está equilibrado. Não tem uma equipe tão superior a outra. Não podemos dizer que uma equipe não vai cair. Os quatro ou cinco primeiros até podem abrir uma diferença grande, mas tudo está muito equilibrado.
BALANÇO DO ANO DA SELEÇÃO
O balanço principal é que conseguimos ter um sistema tático definido, conseguimos formar um bom grupo, fazer uma boa equipe, independentemente de A ou B quando estão em campo. O final do ano foi bom e vamos continuar trabalhando no mesmo projeto. Nossas condições são excelentes.
30 ANOS DA CONQUISTA DO MUNDIAL DO GRÊMIO
Mesmo como gremista, eu não sabia da data. Teve um gol do Renato Gaúcho, que hoje é o técnico do Grêmio. Ótimo. É uma imagem que os gremistas estão vivenciando de um momento histórico. Foi a primeira vez que o Grêmio foi ao  campeonato do mundo. É um dia especial que marca uma conquista fantástica de um clube como é o Grêmio.
MELHOR DO MUNDO DA FIFAEu já abri o meu voto. Para mim continua sendo o Cristiano Ronaldo. O Messi pode até não gostar. Converso com ele (Messi) e ele diz que nunca votei nele. O Cristiano fez por merecer, principalmente nesse ano.
FRED NA SÉRIE B
FRAME Fred chorando rebaixamento (Foto: Reprodução / SporTV)Felipão diz que rebaixamento do Fluminense 'não muda nada' na Seleção (Foto: Reprodução/SporTV)
Não muda nada.
BRASILEIRO DECIDIDO NA JUSTIÇA Confusão na Justiça não é um assunto que eu possa falar algo. É uma situação que tem clubes, resultado de jogo. Situação que quem deve resolver é o STJD.
GRANJA COMARY
Nós apresentamos um planejamento para a CBF e mostramos que seria interessante ter a nossa casa reformada. Em 90 dias, nós teremos a Granja Comary pronta com todas as condições para receber uma preparação de Copa do Mundo. Os atletas gostam da Granja. A CBF entendeu perfeitamente a ideia e o local ficará por mais 15 ou 20 anos para todas as seleções, clubes e delegações.
HOLANDA FAVORITA? Falamos antes do sorteio e depois (papo com Louis Van Gaal, técnico da Holanda). Não falamos sobre a nossa possibilidade de cruzamento. O Louis vai ter que passar da fase dele e eu também. Depois vamos ver o que vai acontecer. Estamos seguindo o trabalho da Holanda e eles foram os primeiros a se classificar para a Copa. Eles jogam um futebol dentro da filosofia do futebol holandês, que é espetacular. A Holanda é uma das grandes seleções e pode ser considerada favorita principalmente pelo que tem feito nos últimos anos.

Martelo batido: Oswaldo de Oliveira é o novo treinador do Santos

Após deixar o Botafogo, na segunda-feira, treinador foi anunciado como novo comandante do Alvinegro Praiano. Ele chega para o lugar de Claudinei Oliveira

Por Santos, SP
142 comentários
Oswaldo de Oliveira, Santos x Botafogo (Foto: Ricardo Saibun / Agência Estado)Oswaldo volta a comandar o Santos após oito anos (Foto: Ricardo Saibun / Agência Estado)
Fim do mistério: Oswaldo de Oliveira será o técnico do Santos em 2014. O treinador deixou o  Botafogo após reunião na segunda-feira e acertou com o Peixe para ser o substituto de Claudinei Oliveira nesta quarta-feira. Ele deve ser apresentado apenas no dia 6 de janeiro, junto com os reforços contratados para a próxima temporada.
Nesta quarta-feira, Oswaldo de Oliveira se reuniu com o presidente em exercício Odílio Rodrigues, o superintendente de futebol André Zanotta e o gerente de futebol Zinho. No encontro, dirigentes e treinador conversaram sobre detalhes do contrato.
Oswaldo de Oliveira só será apresentado no dia 6 de janeiro porque tem contrato com o Botafogo até 31 de dezembro. Junto com ele, serão apresentados também os reforços para a próxima temporada. O meia Diego (Wolfsburg, da Alemanha) e os atacantes Eduardo Vargas (Napoli, da Itália) e Leandro Damião (Internacional) são os mais cotados.
Será a terceira passagem dele pela Vila Belmiro, sendo a segunda como técnico. Auxiliar de Vanderlei Luxemburgo em 1997, comandou o Peixe entre janeiro e março de 2005. Na última vez que comandou o Alvinegro Praiano, o técnico teve 64,5% de aproveitamento. Em 16 jogos, foram nove vitórias, quatro empates e três derrotas.
O treinador, de 63 anos, vai receber cerca de R$ 400 mil mensais, salário semelhante ao que recebia no Botafogo, clube pelo qual conquistou o título carioca de 2013. Oswaldo superou a concorrência de Ney Franco (Vitória), que era considerado o plano A do Comitê de Gestão após o anúncio de que Claudinei não permaneceria na Vila Belmiro.

Vasco dá entrada com pedido de impugnação de partida no STJD

Advogada vascaína Luciana Lopes reforça insegurança e prazo de paralisação excedido em recurso do clube no tribunal desportivo

Por Rio de Janeiro
414 comentários
Luciana Lopes Advogada Carlos Alberto julgamento (Foto: Gustavo Rotstein)Luciana Lopes defende o Vasco em novo julgamento no STJD (Foto: Gustavo Rotstein)
A diretoria do Vasco acaba de dar entrada com recurso pedindo a impugnação da partida do último domingo. A advogada Luciana Lopes entrou com a ação no limite permitido pelo STJD - dois dias após a entrega da súmula pelo árbitro. No documento, o clube carioca vai lembrar as condições de insegurança do estádio, a briga generalizada e ainda o tempo excedido de espera para reinício de uma partida paralisada. Na partida, que ficou 73 minutos sem bola rolando, o Vasco perdeu para o Furacão por 5 a 1, em Joinville. O recurso deve ser julgado pelos auditores do STJD na semana que vem.
O departamento jurídico passou os últimos dois dias atrás de documentos do Ministério Público de Santa Catarina e de outros órgãos para mostrar que o jogo não deveria ter sido realizado. O texto da ação também reforça que o responsável pelas cenas de selvageria da Arena Joinville foi o mandante da partida, o Atlético-PR.
O Vasco vai sustentar que o time não tinha condições de voltar a campo, mas foi ameaçado com abandono de partida pelo árbitro, que, por sua vez, foi coagido por dirigentes do Atlético-PR e representantes da CBF. O jogo ficou paralisado por 73 minutos - 13 minutos acima do máximo que seria permitido pelo regulamento da CBF - por conta da briga entre as torcidas.
Em enquete no site do GloboEsporte.com, a grande maioria dos torcedores cruz-maltinos concordou com a decisão da diretoria de ir ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar ganhar os pontos do Atlético-PR e impedir o segundo rebaixamento do clube à Série B. Dos 9.831 internautas que votaram na enquete produzida pelo GloboEsporte.com, 6.997, ou 71,17%, acreditam que o Vasco deve recorrer ao Tribunal para tentar mudar o resultado da partida. Por outro lado, apenas 2.834 participantes, ou 28,83%, não concordam com a diretoria.