quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Jorgensen passou por reeducação alimentar para estrear nos moscas

Americano mostra motivação para desafio na nova divisão: 'Vou direto para o topo. Vou tirar o cinturão do Johson, do Benavidez ou de qualquer um'

Por Sacramento, EUA
7 comentários
Com mais de 20 lutas em seu cartel profissional, o americano Scott Jorgensen fará a sua primeira luta no peso-mosca neste sábado, depois de ver seu adversário mudar três vezes. Inicialmente escalado para enfrentar Ian McCall, que foi forçado a desistir do combate para passar por uma cirurgia na mão,  Scott viu o substituto, John Dodson, ser retirado do card há cerca de uma semana por conta de lesão e corria o risco de ter a sua estreia na nova divisão adiada:
- Quando o Dodson se machucou, o Scott fez questão de ligar para o UFC e dizer que queria lutar de qualquer jeito, que podia ser qualquer adversário. Ele já estava perdendo peso para descer de categoria desde agosto e essa é uma luta muito importante para ele - conta Diego Moraes, treinador de jiu-jítsu do lutador, que ficou aliviado quando o Ultimate anunciou que seu pupilo permaneceria no card e que enfrentaria Zach Makovsky, ex-campeão do Bellator.
Scott Jorgensen treino UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Estreia de Scott Jorgensen nos pesos-moscas será após várias trocas de adversários (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Eu achei até que o UFC fosse colocar alguém menos gabaritado, mas eles colocaram o Zach que é bem duro e que acabou de vir de uma disputa de cinturão (ele venceu há duas semanas o cinturão do RFA - Ressurrection Fighting Alliance) . Então, apesar do pouco tempo, o Zach está treinado, está vindo muito preparado e sabe que é a chance dele no UFC. É o desafio perfeito para essa estreia do Scott nos pesos-moscas. - completa.
Jorgensen faz coro às declarações do treinador e afirma que a mudança de oponentes não atrapalhou a sua preparação para o duelo de sábado:
- Eu cresci praticando wrestling e aprendi que eu tinha que me preparar para tudo. E em um esporte de contato, como o MMA, você nunca tem 100% de certeza de quem vai ser seu adversário até que a porta do octógono se feche. Eu treino para ser o melhor que eu posso ser. Você até estuda o oponente para ver o que pode implementar ou lapidar, mas o foco é em como eu quero lutar e não em como eu acho que ele vai entrar lá para me vencer. - declara o lutador.
A ida para os pesos-moscas deveria ter acontecido há alguns meses,  mas com a luta contra o Faber eu precisei de um tempo para ter certeza de que poderia baixar de peso de forma saudável"
Scott Jorgensen
Ex-atleta do WEC (World Extreme Cagefighting), Scott estreou no UFC em junho de 2011 na divisão dos pesos-galos e acumulou três vitórias e três derrotas. Seu último duelo foi contra o amigo Urijah Faber,  no card da final do TUF17, em abril deste ano e no qual o “California Kid” levou a melhor.  Apesar de não ter tido o desempenho esperado na divisão, Jorgensen afirma que não escolheu mudar de categoria por conta das lutas que perdeu:
- Nós na verdade pensamos em descer de categoria antes mesmo da luta contra o Urijah Faber.  Eu cheguei até a cortar peso para fazer um teste, mas aí eu recebi essa ligação para enfrentar o Urijah e decidi aceitar o desafio de enfrentar um amigo. A ida para os pesos-moscas deveria ter acontecido há alguns meses,  mas com a luta contra o Faber eu precisei de um tempo para ter certeza de que poderia baixar de peso de forma saudável. Muita gente diz que eu estou mudando porque eu perdi algumas lutas. Eu realmente perdi, mas porque eu não fujo de duelos e jamais fugiria, não importa o que aconteça. Eu sou um peso-mosca e vou provar isso no sábado quando eu entrar no octógono. Eu estou feliz e pronto para lutar.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aos 31 anos, o lutador explica que passou por uma reeducação alimentar para poder fazer o corte de peso com saúde, além de contar com acompanhamento médico durante todo o camp:
-  Eu não sou naturalmente um cara de 56,8 kg, mas sou um lutador duro e competitivo e acho que esta era a melhor opção para a minha carreira. Antes de baixar de categoria, eu pesava em torno de 67 kg, então nunca sofri para bater peso. Além disso, eu comia o que eu quisesse, não precisava fazer dieta e cortava em torno de 3,5 kg no dia da pesagem. Agora a diferença é que eu tenho um time de fisiologistas me acompanhando e eles sabem todos os aspectos do meu treino, quanto tempo eu fiz isso ou aquilo, eles acompanham os batimentos cardíacos, montam a minha dieta. Então a cada semana eu acabei desenvolvendo um novo plano.  Eu e o meu treinador, Mark Montoya, conversávamos ao final de cada semana para analisar o que deveríamos fazer. Isso revigorou o meu treino e me tornou um lutador e uma pessoa mais saudável. Estou de volta ao peso que eu tinha quando estava na faculdade e me sinto melhor do que nunca! - diz, explicando que precisou aderir ao odiado treino aeróbico para obter o resultado tão festejado:
Scott Jorgensen treino UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Scott Jorgensen precisou passar por um processo de reeducação alimentar para baixar de peso de forma saudável (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Seguindo o plano de treino, eu perdi quase 5 kg só de gordura em oito semanas. Desde setembro, meu peso normal estava em torno de 62kg. Isso apenas porque eu passei a comer de forma mais saudável e passei a correr. Da maneira que eu treinava antes, eu não queimava gordura, apesar de entrar em forma. O treino de agora foca a queima de gordura, é mais chato, mas é necessário.
Às vésperas de sua estreia na nova divisão, Scott afirma que não se sente pressionado e se diz confiante de que vai estrear conseguindo uma colocação entre os Top 10 da categoria dos moscas:
- Eu acho que vou direto para o topo, estou descendo de divisão e quero chegar o mais próximo que puder daquele cinturão. Vou tirá-lo do Joseph Benavidez, do Demetrious Johnson ou de quem quer que o tenha. Eu cheguei perto do cinturão dos pesos-galos e não levei. Agora vou me certificar de que vou colocar as mãos no cinturão dos moscas.- finaliza.
O duelo entre Scott Jorgensen e Zach Makovsky acontece neste sábado, no UFC Fight Night Combate: Johnson X Benavidez.
UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez
14 de dezembro de 2013, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson x Joseph Benavidez
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Joe Lauzon x Mac Danzig
CARD PRELIMINAR
Court McGee x Ryan La Flare
Scott Jorgensen x Zach Makovsky
Danny Castillo x Edson Barboza
Bobby Green x Pat Healy
Abel Trujillo x Roger Bowling
Sam Stout x Cody McKenzie
Alp Ozkilic x Darren Uyenoyama

Nenhum comentário:

Postar um comentário