sábado, 1 de junho de 2013

Sem Engenhão, gandula-musa volta ao Maracanã para Brasil x Inglaterra

Fernanda Maia, que ficou famosa por gol do Botafogo em 2012, também participou do evento-teste com amigos de Ronaldo e Bebeto em abril

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
22 comentários
fernanda maia gandula botafogo campeã (Foto: Janir Júnior)Fernanda Maia ganhou status de musa após
chamar a atenção no Engenhão (Foto: Janir Júnior)
A gandula Fernanda Maia, que ficou famosa por ter participado do lance de um gol do Botafogo na final da Taça Rio de 2012, voltará a trabalhar em um jogo oficial no domingo: a musa está escalada para o amistoso entre Brasil e Inglaterra, que marcará a reabertura do Maracanã.
Com a interdição recentemente do Engenhão, Fernanda particiipou do primeiro evento-teste do palco das finais da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014, no dia 27 de abril, quando os amigos de Ronaldo e Bebeto disputaram uma partida com a presença apenas de operários e convidados na arquibancada.
- O Maracanã está muito bonito, é uma emoção diferente - disse a gandula na ocasião.
Agora, cerca de 70 mil pessoas deverão comparecer ao amistoso no estádio. A partida começa às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, da TV Globo e do SporTV.

Sem caixa e com mercado em baixa, Flu não deve realizar contratações

Rodrigo Caetano revela que grupo não deve sofrer muitas alterações, não garante medalhões e declara que peças de reposição deverão vir da base

Por Fabio Leme Rio de Janeiro
103 comentários
Clube que mais investe no Rio de Janeiro e um dos mais fortes dentro do mercado nacional nos últimos anos, com uma folha salarial que gira por volta de R$ 5,5 milhões (fora luvas e premiações), rechado de jogadores renomados e acostumado a ganhar várias quedas de braços com seus concorrentes diretos na luta por reforços, vide os recentes exemplos de Thiago Neves e Wellington Silva, que trocaram a Gávea pelas Laranjeiras, o Fluminense, aparentemente, mudou sua política de investimento.
Abel Braga Rodrigo Caetano treino Fluminense (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)Rodrigo Caetano conversa com o técnico Abel nas Laranjeiras (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)
Após a eliminação para o Olimpia na Taça Libertadores, as palavras internamente são planejamento e economia. Atravessando uma grave crise financeira que assola quase todos os clubes no cenário nacional, a diretoria tricolor sentou à mesa e resolveu colocar os pés no chão. Lutando, diariamente, para conseguir receitas para honrar sua folha de pagamento (aproximadamente R$ 2 milhões sem ajuda da Unimed), o pensamento é manter a maioria do elenco, negociar uma ou outra peça, e só contratar em último caso dentro de um mercado inflacionado e com baixa qualidade de mão de obra. A possibilidade de mais uma grande estrela para a constelação é pequena.
- Praticamente zero. Não é por conta nem da eliminação, nem tampouco se tivéssemos nos classificado para a semifinal. Estamos sempre atentos ao mercado, mas temos uma excelente divisão de base para abastecer o elenco e sempre vamos olhar para baixo. A verdade é uma só: hoje, temos dificuldades financeiras, importantes, assim como todos os demais grandes clubes do Rio. Isso não é segredo para ninguém. Ficar gerando expectativa no torcedor dizendo que virão reforços, nós não seremos irresponsáveis em criar isso. Se tiver alguma possibilidade e havendo necessidade, vamos brigar para melhorar nosso elenco, mas não vemos no mercado nada viável e não estamos trabalhando com nenhum nome. Alguns nomes interessantes foram citados, mas são inviáveis no cenário atual – comentou o diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano.
No ano passado, também com dificuldades financeiras, o clube conseguiu segurar suas principais peças mesmo recebendo propostas consideradas satisfatórias. A consequência do esforço foi a conquista do Campeonato Carioca e o tetra do Brasileiro. Entretanto, nesse ano, a história não conseguirá ser repetida.
Se tiver alguma possibilidade e havendo necessidade, vamos brigar para melhorar nosso elenco, mas não vemos no mercado nada viável e não estamos trabalhando com nenhum nome. Alguns nomes interessantes foram citados, mas são inviáveis no cenário atual"
Rodrigo Caetano
- Esse ano é mais difícil, até por conta que nós estendemos um pouco esse ciclo de manutenção e isso teve investimento. Nós chegamos a um determinado momento que se vê sufocado, tem que ouvir as propostas e fazer a avaliação financeira e técnica. E por isso todos os clubes do futebol brasileiro vão passar, principalmente aqueles que se destacaram. O Fluminense teve um ano de 2012 excelente. Esse semestre, não culminou com nenhum título, mas provou que a manutenção do elenco era a medida mais acertada. Agora, com essa janela e as consequências que ela pode trazer, a gente vai sentar e avaliar cada caso individualmente – declarou Caetano.
A situação financeira é tão desconfortável que a possibilidade de se negociar um ou outro nome é quase certa. Nem mesmo jogadores de ponta como Fred, Jean e Diego Cavalieri estão garantidos nas Laranjeiras por muito tempo.
- Não dá para eu definir quem pode ser negociado. Eu costumo dizer que quem estabelece é o mercado. Em dezembro, quando definimos a manutenção do elenco, o Fluminense conseguiu êxito. Hoje, a situação é um pouco diferente. Mesmo assim, se sair alguém, nós temos um elenco de qualidade, em um bom número, que suporta o Brasileiro e a Copa do Brasil. Vamos avaliar o que temos como peças de reposição na base, e, talvez, a última ação será analisar o mercado. Dizer quais os nomes que vamos manter é difícil, pois é o mercado que vai estabelecer – disse.
No entendimento de Rodrigo Caetano este é o momento ideal para o aproveitamento dos atletas da base de Xerém. O Flu é o atual bicampeão carioca de juniores, e alguns jogadores da categoria deverão ter mais oportunidades no elenco principal.
- Podem sim. Temos, hoje, o Kenedy que só não está conosco porque está se recuperando de um problema no púbis. Isso requer alguns cuidados, mas ele está bem, tratando aqui no profissional. Temos que observá-lo com mais atenção ainda, é bastante jovem, ainda é cedo para falar, mas pelo potencial. Temos uma grande esperança nele – completou Caetano.

Após 'bailes' de Ronaldinho, Ney cogita usar marcação especial

Depois de optar por combates por zona na Libertadores, técnico admite mudar de ideia para tentar impedir que o camisa 10 brilhe mais uma vez

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
69 comentários
ney franco especial sao paulo (Foto: Marcos Ribolli)Ney Franco cogita usa marcação especial para
parar Ronaldinho Gaúcho (Foto: Marcos Ribolli)
Ney Franco não quer correr o risco de ver Ronaldinho Gaúcho arrasar o São Paulo mais uma vez. Depois de a estrela passear contra o Tricolor na Taça Libertadores, o treinador projeta não dar espaço a ele no duelo deste domingo, às 18h30m, no estádio Independência, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
– O Ronaldo merece uma atenção especial. No último jogo, o Vasco tinha um meio-campista desequilibrando, que era o Alisson. Colocamos o Rodrigo Caio marcando e começamos a neutralizá-lo. Existe também a possibilidade de uma marcação especial sobre o Ronaldo – afirmou.
O craque foi decisivo para tirar o São Paulo logo nas oitavas da Libertadores. No primeiro jogo da fase de grupos, vencido pelos mineiros por 2 a 1, ele criou as jogadas dos dois gols. Depois, voltou a brilhar no “mata-mata”, marcando um gol na vitória pelo mesmo placar, no Morumbi, e comandando a equipe dirigida por Cuca na goleada por 4 a 1, em Belo Horizonte.
Ronaldinho, aliás, fez a diferença nesta partida e confirmou o Atlético-MG como um dos candidatos ao título – o clube está nas semifinais. Wellington, hoje reserva do São Paulo, bem que tentou anulá-lo com uma marcação mais próxima, mas foi humilhado com dribles desconcertantes.
A exibição são-paulina serve como referência para Ney Franco exigir um melhor rendimento, principalmente agora. O Tricolor venceu os dois jogos que fez no Brasileirão e enfrenta um adversário desgastado depois da sofrida classificação diante do Tijuana, do México.
– Nossa equipe está adquirindo confiança, precisa mostrar algo de diferente para o torcedor. Nada melhor do que fazer um bom jogo contra quem joga o melhor futebol da América do Sul. Tomara que tenhamos capacidade de resolver os erros que cometemos daquela vez. Jogamos muito abaixo do nosso potencial – recordou o comandante.

Brasilidades: Hulk, forte para levar
carne e esperto no esconde-esconde

Atacante recorda os tempos em que tinha de ajudar o pai na feira em Campina Grande e se refugiava em casa na brincadeira com os amigos

Por Leandro Canônico Rio de Janeiro
47 comentários
Mini header brasilidades Hulk (Foto: Editoria de arte)
Cadê o Givanildo? A pergunta era recorrente no bairro José Pinheiro, em Campina Grande, na Paraíba. Na brincadeira de esconde-esconde, ninguém achava o garoto. Procuravam em todos os lugares, e nada do Givanildo. Até que, de repente, ele aparecia, sem ser percebido, no ponto de partida, antes dos responsáveis por achá-lo. E muitos não sabem até hoje que seu esconderijo era óbvio.
– Eu me escondia em casa – contou, rindo, o atacante do Zenit, que no futebol deixou de ser chamado de Givanildo para virar o conhecido Hulk.
A infância pobre não impediu o jogador de ter momentos felizes, como os que ele vivia na brincadeira de esconde-esconde. Aos 26 anos, ele conta com alegria suas aventuras pelas ruas de Campina Grande. Em especial quando voltava correndo para se esconder em casa, com a cobertura das irmãs.
- Elas me ajudavam. Ninguém nunca soube qual era o meu esconderijo. Ficava em casa comendo pão com carne e esperava a hora certa de sair – relatou o jogador.
Mosaico Brasilidades Hulk (Foto: Editoria de Arte)
A infância de Hulk não foi apenas na base da brincadeira e dos estudos. A responsabilidade chegou precocemente. E ainda menino ele precisou ir à feira ajudar os pais no comércio de carnes. Era ele quem carregava as peças de carne e cortava antes que elas fossem colocadas à venda.
- Acho que foi por isso que fiquei forte – brincou o atacante da seleção brasileira, convocado por Felipão para a Copa das Confederações.
Hulk comemoração gol Seleção (Foto: Mowa Press)Com a camisa do Brasil, gesto de Hulk fica parecido
com o do super-herói (Foto: Mowa Press)
Desde criança, Hulk tinha um sonho: comprar uma casa para os seus pais. Já o realizou. Mas lá na feira, em Campina Grande, ele não media esforços para isso.
- Como eu chegava cedo à feira, por volta de quatro, cinco horas da manhã, aproveitava para ajudar as pessoas das outras bancas. No fim do dia isso me rendia uns 15 reais. Eu dava tudo para a minha mãe – relembrou o jogador.
Um dos jogadores mais valorizados do mundo na atualidade, Hulk está colhendo os frutos de tanta dedicação na infância e na adolescência. Apaixonado por futebol, ele não se rendia ao cansaço do trabalho e sempre arrumava um tempo para jogar.
- Sempre fui doido por futebol. Nunca me vi fazendo outra coisa – finalizou.
A Copa das Confederações será a primeira competição oficial que Hulk disputará pela seleção brasileira principal – antes, ele esteve nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Convocado desde a era Dunga, passando por Mano Menezes e agora com Felipão, o atacante do Zenit tem boas chances de ser titular.
  •  
Info brasilidades linha do tempo hulk 2 (Foto: arte esporte)Info brasilidades linha do tempo hulk 2 (Foto: arte esporte)

Jessica Andrade será a primeira brasileira na história a lutar no UFC

De acordo com o site 'MMA Fighting', ela será a substituta de Miesha Tate e vai enfrentar Liz Carmouche no UFC: Johnson x Moraga, no dia 27 de julho

Por Rio de Janeiro
18 comentários
MMA Jéssica Andrade (Foto: Reprodução/Facebook)Jessica Andrade tem nove vitórias e duas derrotas
em sua carreira (Foto: Reprodução/Facebook)
Amanda Nunes foi a primeira brasileira a ser contratada pelo UFC, mas, ao que tudo indica, a honra de inaugurar a presença verde-amarela no MMA feminino da maior organização do mundo caberá a Jessica Andrade. De acordo com o site "MMA Fighting", a paranaense de Umuarama vai ser a substituta de Miesha Tate no UFC: Johnson x Moraga, dia 27 de julho, em Seattle (EUA). Assim, Jessica enfrentará a última desafiante do peso-galo, Liz Carmouche, já que Miesha agora vai encarar Ronda Rousey pelo título no lugar de Cat Zingano, que se machucou.
Jessica Andrade nasceu no dia 25 de setembro de 1991 e já disputou 11 lutas de MMA, com nove vitórias (7-1 nos últimos oito combates) e duas derrotas. Foram quatro triunfos por nocaute e cinco por finalização. Amanda Nunes, a primeira brasileira contratada, está se recuperando de uma lesão no cotovelo e ainda não tem luta marcada.
Curiosamente, Jessica tinha três lutas agendadas para os próximos meses. No dia 15 de junho, ela enfrentaria Kalindra Faria no RF 9. Em sete de julho, lutaria contra Ana Maria Índia no Web Fight Combat 2. E no dia 14 de setembro, mediria forças com Carina Damm no Golden Fighters 6.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
MMA Jéssica Andrade (Foto: Reprodução/Facebook)Jessica Andrade vai enfrentar Liz Carmouche em julho (Foto: Reprodução/Facebook)
Com a luta de Liz Carmouche contra Jessica Andrade (ainda não oficializada), o UFC: Johnson x Moraga volta a ficar com 13 combates no card. O evento terá outra luta de MMA femininho: Julie Kedzie x Germaine de Randamie, também no peso-galo.
UFC: Johnson x Moraga
27 de julho de 2013, em Seattle (EUA)
CARD DO EVENTO
Demetrious Johnson x John Moraga
Rory MacDonald x Jake Ellenberger
Robbie Lawler x Tarec Saffiedine
Liz Carmouche x Jessica Andrade*
Michael Chiesa x Jorge Masvidal
Bobby Green x Danny Castillo
Mac Danzig x Melvin Guillard
Brendan Schaub x Matt Mitrione
Yves Edwards x Spencer Fisher
Julie Kedzie x Germaine de Randamie
Ed Herman x Trevor Smith
Aaron Riley x Justin Salas
John Albert x Yaotzin Meza

Panorama: meta de 6 estádios prontos é cumprida, mas ainda há problemas

Governo do Rio diz que Maracanã chegou a 100%, apesar de obras no entorno. Fonte Nova sofre com rompimento da cobertura após chuva

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
47 comentários
Após atrasos, cobranças e ritmo acelerado nos canteiros de obras, todos os seis estádios que serão utilizados na Copa das Confederações finalmente estão entregues. Maio foi marcado pela inauguração dos dois últimos da fila: Mané Garrincha, em Brasília, e Arena Pernambuco, no Recife. No entanto, o último mês também mostrou que ainda há muitos ajustes a serem feitos para que tudo esteja pronto nos palcos da competição, que começa em 15 dias. O problema mais grave está na Arena na Fonte Nova, em Salvador, onde parte da membrana da cobertura se rompeu na última segunda-feira.
Segundo os responsáveis pelo estádio da capital baiana, o motivo do problema foi "erro humano". Uma lona teria sido enrolada de maneira incorreta na cobertura do estádio. A falha acabou impedindo o escoamento da água das chuvas, levando ao rompimento de uma das membranas.
Desde o dia 1º de outubro de 2011, o GLOBOESPORTE.COM publica no início do mês um panorama com o andamento das obras dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede.
Por conta do estrago na cobertura, operários ainda trabalhavam na Fonte Nova quando a arena foi entregue esta semana à Fifa e ao Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 para o período de uso exclusivo da Copa das Confederações, que começa 15 dias úteis antes do primeiro jogo de cada estádio.
Mas não foi apenas na Bahia que a Fifa recebeu o estádio com operários ainda trabalhando. Em Brasília, o novo Mané Garrincha foi entregue faltando a conclusão de 3% das obras. Após dois atrasos, o palco da abertura da Copa das Confederações foi inaugurado no dia 18 de maio, e recebeu dois jogos: o principal deles, o empate em 0 a 0 entre Santos e Flamengo, no último fim de semana, pela abertura do Brasileirão (mais de 63 mil torcedores presentes). O estádio suportou bem os testes, mas apresentou muitas falhas a serem corrigidas, como como filas na entrada, erros no mapa de assentos e até água fria nos vestiários.
Situação parecida com a da Arena Pernambuco. Último a ficar pronto, o estádio de Recife foi inaugurado no dia 20 de maio, e passou bem por seus dois eventos-teste. Porém, há problemas a serem resolvidos até a Copa das Confederações, especialmente na questão da chegada e saída dos torcedores.
Maracanã: obras no entorno e custo acima de R$ 1 bilhão
Palco das finais da Copa das Confederações e do Mundial, o Maracanã finalmente chegou a 100% de conclusão. Pelo menos, segundo o governo do Rio de Janeiro. Apesar de o estádio por dentro estar praticamente pronto, o entorno ainda tem muitas obras.
Por conta dos trabalhos no entorno, o Ministério Público do Rio pediu à Justiça o cancelamento do amistoso entre Brasil e Inglaterra, marcado para este domingo, na reabertura oficial do Maracanã. Uma liminar suspendendo o jogo chegou a ser concedida na última quinta-feira, mas acabou revogada horas depois, com a apresentação de um laudo da Polícia Militar comprovando as condições de segurança necessárias para a realização da partida.
Em maio, os custos da reforma do Maracanã também ultrapassaram oficialmente o valor de R$ 1 bilhão. No início do mês, o governo do Rio de Janeiro assinou um aditivo que elevou para R$ 1,049 bilhão os gastos com o estádio.
Inicialmente, a previsão era de que as obras do Maior do Mundo custassem R$ 600 milhões (Matriz de Responsabilidades da Copa de 2010). Entre os estádios da Copa de 2014, o custo da reforma do Maracanã só fica atrás do valor gasto no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, orçado em R$ 1,2 bilhão.
Obras no maracana, funcionários correm contra o tempo (Foto: Janir Junior)Obras no entorno do Maracanã são motivo de preocupação para Copa das Confederações (Foto: Janir Junior)
Bancos de reservas sofrerão mudanças
Outro item que ainda precisa ser corrigido nos estádios da Copa das Confederações são os bancos de reserva. Contrariando uma das exigências do caderno de encargos da Fifa, os seis estádios da competição contam com desníveis na área dos bancos. Em maio, a entidade confirmou que todos terão que trocar os equipamentos. Mané Garrincha, Fonte Nova e Arena Pernambuco receberão tablados para que os bancos de reservas fiquem no nível do campo. Já o Maracanã, o Castelão e o Mineirão ganharão novos bancos, mas continuarão com os degraus por conta da visibilidade das primeiras filas da arquibancada.
Apesar dos problemas e dos ajustes a serem feitos, os estádios receberam recentemente elogios do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. O francês também afirmou em sua última visita ao Brasil, na segunda quinzena de maio, que o país cumpriu a meta estabelecida de entregar seis palcos para a Copa das Confederações.
- Lá no início do trabalho, colocamos duas metas: seis sedes na Copa das Confederações e 12 na Copa do Mundo. O Brasil, com muito trabalho, às vezes um pouco de tensão, bons e maus momentos, alcançou o objetivo com sucesso - disse Valcke.
mosaico banco de reservas estádios Copa do Mundo (Foto: Editoria de Arte)
Arena Corinthians garantida
O mês de maio também foi marcado por polêmica em torno do estádio da abertura da Copa de 2014 - a Arena Corinthians. Apesar da exigência da Fifa de que todos os estádios do Mundial estejam concluídos até dezembro de 2013, o Corinthians trabalhava com a ideia de instalar os 20 mil assentos temporários da nova arena apenas no início de 2014.
Em visita ao Brasil, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, voltou a afirmar que o estádio deveria ser totalmente concluído até o fim deste ano, e levantou a possibilidade mudanças nas sedes. O Corinthians reagiu imediatamente, afirmando que não admitia pressão e deixava a Fifa "à vontade para mudar o local da abertura".
Após a polêmica, uma reunião de emergência foi realizada no Rio de Janeiro entre Jérôme Valcke e representantes do COL e do Corinthians. Após o encontro, o estádio do clube paulista foi confirmado como palco da abertura da Copa de 2014.
A Arena Corinthians é a obra mais avançada entre os estádios que estão sendo construídos apenas para o Mundial. Na última quinta-feira, operários comemoram a marca de dois anos de trabalho em Itaquera, que está com 78% de conclusão.

Malhação e bom humor: Felipão sua a camisa e brinca com crianças

Atencioso com os fãs, técnico da Seleção vira fotógrafo dos pequenos

Por Richard Souza e Thiago Correia Rio de Janeiro
4 comentários
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, aproveitou a manhã deste sábado para se exercitar na concentração, em São Conrado, Zona Sul do Rio. De bom humor, Felipão foi atencioso com os fãs que faziam plantão à espera dos jogadores, especialmente com as crianças. Numa brincadeira, o treinador até assumiu o papel de fotógrafo dos pequenos.
- Tira uma foto nossa, Felipão – pediu uma menina.
- Tiro, claro! – respondeu o treinador, com o celular da criança em mãos e na posição para fotografar.
- É muito esquisita a assinatura dele (risos) – brincou uma das crianças.
Felipão brasil hotel (Foto: Richard Souza)Treinador distribui autógrafos para crianças (Foto: Richard Souza)
O comandante do Brasil também foi alvo do assédio de adultos. Como acabara de sair da academia, avisou:
- Cuidado que estou todo suado. Vocês vão se sujar.
Ninguém se importou. Felipão posou para muitas fotos antes de subir para o quarto. Perguntado sobre os jogadores, deu a agenda completa dos atletas aos pequenos torcedores.
A Seleção faz na tarde deste sábado, às 15h, o último treino antes do amistoso contra a Inglaterra, marcado para este domingo, às 16h. A atividade será no Maracanã, palco do jogo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.
Felipão brasil hotel (Foto: Richard Souza)Suado, técnico posa para foto (Foto: Richard Souza)