terça-feira, 11 de novembro de 2014

Dinamite ignora candidatos, e diz que deixa legado de democracia ao Vasco

Presidente também não revela para quem confiou seu voto e lamenta
rebaixamentos em sua gestão: "Se existe coisa que me deixa frustrado é isso"

Por Rio de Janeiro
Mais de seis anos depois de assumir a presidência do clube, o presidente Roberto Dinamite vive seus últimos dias no poder vascaíno. Acompanhado de alguns vice-presidentes, o ex-jogador, maior artilheiro da história do Vasco, votou às 15h na eleição da Assembleia Geral, que começou às 9h em São Januário. Sem candidato da situação, o presidente não revelou seu voto e disse que deixa como maior legado de sua administração a democracia no clube.
Roberto Dinamite eleições vasco (Foto: Edgard Maciel de Sá)Roberto Dinamite ignorou os candidatos a presidência do Vasco quando foi votar no clube (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Confiante no acesso nas próximas rodadas de volta para a Série A, Dinamite disse esperar que nunca mais o Vasco retorne à Segunda Divisão. Ele disse que as duas quedas são as grandes frustrações das suas duas gestões à frente do clube.

- Se existe coisa que me deixa frustrado é isso. A segunda divisão não é o local do Vasco. Acho que na primeira vez já estava o Vasco praticamente rebaixado. Mas (depois) na minha administração aconteceu também o rebaixamento. É muito ruim. Espero que os próximos presidentes não passem por isso - afirmou Dinamite.
Com Roberto Duque Estrada, vice-presidente jurídico, Antônio Peralta, vice-presidente geral, e Jayme Lisboa Alves, vice de finanças, Dinamite passou direto por Julio Brant e Roberto Monteiro e ignorou Eurico Miranda, que estava à sua frente no momento em que o atual presidente se encaminhou às urnas.
 - Não falei com ele (Eurico) em respeito aos outros candidatos. Por respeito à instituição, estou mantendo uma postura de neutralidade - disse o presidente.
Acusado pelo grupo de Eurico de beneficiar a chapa "Sempre Vasco", que conseguiu na Justiça a extensão de mandato de Dinamite até as eleições, o presidente do Vasco comemorou o que classificou como pleito "tranquilo" em São Januário.
 "O importante é democracia, mas não só a palavra, é agir e ter atitude" - Roberto Dinamite
- Em comparação às minhas eleições, que eram repleta de problemas, estou vendo as pessoas chegando com tranquilidade no ginásio. É o caminho que nós queremos - disse o presidente do Vasco. - Espero sempre do Vasco que as pessoas saibam se relacionar, embora, claro, exista a situação e a oposição, cada um vendo seu lado, mas acho que a conquista maior que deixo no Vasco é essa relação direito de ir e vir. O caminho é democratizar o clube, abrir espaços para pessoas de bem. O importante é democracia, mas não só a palavra, é agir e ter atitude, dar as pessoas esse direito de escolha.
Sobre o voto e a coincidência de se despedir do Vasco justamente com um eventual retorno de Eurico Miranda - Dinamite perdeu as eleições de 2003 e 2006 para Eurico, mas o último pleito terminou anulado na Justiça - o presidente vascaíno passou direto pelo assunto e voltou a falar da democracia no processo vascaíno.

- O direito de cada um revelar ou não (o voto). As pessoas querem preservar esse direito de votação. Quero que as pessoas continuem com isso, com relação democrática. Acertar e errar faz parte de qualquer jogo. Às vezes se acerta mais, mas se notícia mais coisas negativas - afirmou o presidente do Vasco.

Sem falar com Eurico, Edmundo abraça Julio e alfineta ex-presidente

Apoiador da "Sempre Vasco" comenta coincidência de ex-atletas não se unirem a Eurico: "Se estamos com Julio é porque já conhecemos o jeito dele administrar"

Por Rio de Janeiro
Edmundo chegou pouco antes das 19h para votar no Vasco. O ídolo da torcida, que apoia a chapa "Sempre Vasco", de Julio Brant, passou direto por Eurico Miranda depois de depositar seu voto nas urnas no ginásio de São Januário. Na frente dele, o ex-presidente, que estava ao lado de José Luis Moreira, apenas sorriu quando percebeu que Edmundo passara direto. Mais cedo, Roberto Dinamite também não cumprimentou o ex-presidente.

Julio Brant acompanhou Edmundo na hora da votação. O ex-jogador, herói do título brasileiro de 1997 do Vasco, comentou em tom de ironia a coincidência de outros ex-jogadores, com exceção de Romário, não apoiarem o ex-presidente.
Eleições Vasco Edmundo (Foto: Edgard Maciel de Sá)Edmundo votou em São Januário para as eleições vascaínas (Foto: Edgard Maciel de Sá)
- Se eu, Felipe, Pedrinho, Juninho, que somos todos crias do Eurico, não estamos com ele, é porque já conhecemos o jeito dele de administrar - disse o ex-jogador.

Aparentando conformismo com o resultado das eleições, Edmundo procurou, no entanto, manter a confiança numa virada da chapa "Sempre Vasco". Ele questionou a vantagem de Eurico nas eleições e disse que é preciso de provas para levar o pleito para a Justiça.

- Vamos ver se conseguimos a virada ainda, todos sabem que é difícil enfrentar o poderoso Eurico Miranda no Vasco. Que vença o melhor, aquele que tiver demonstrado um melhor projeto, que possa comandar o Vasco e levar o Vasco para o lugar que merece e que nunca deveria ter saído. A gente escuta muita coisa, mas não consegue provar muita coisa. Só no âmbito judicial é que as coisas vão ficar esclarecidas. Cheguei, consegui votar tranquilo, exerci meu direito de votar. Espero que o torcedor entenda que o Julio é o melhor - afirmou o ex-jogador do Vasco.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica Mello.

Eleições Vasco Edmundo (Foto: Edgard Maciel de Sá)Edmundo afirma ter votado com tranquilidade nesta terça-feira (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Julio Brant faz três pedidos de impugnação; julgamento após eleição

"Sempre Vasco" contesta representantes da Assembleia Geral, conta 153 sócios que não deveriam estar na relação de sócios-gerais e lista diferente da reunião das chapas

Por Rio de Janeiro
Eleições Vasco - Julio Brant e Eurico Miranda (Foto: André Durão)Julio Brant e Eurico Miranda em São Januário (Foto: André Durão)
A chapa "Sempre Vasco" preparou um documento com três pedidos de impugnação ao presidente da Assembleia Geral, Roberto Monteiro. As solicitações serão analisadas após o fechamento das urnas, previsto para 22h. O grupo de Julio Brant contesta que Monteiro comande a Assembleia Geral como cabeça de chapa da "Identidade Vasco" e, pelo mesmo motivo, também questiona Eurico Miranda e Aníbal Rouxinol, da mesma chapa do ex-presidente. As outras duas queixas de Julio dizem respeito à condição de voto em listas distribuídas para as chapas do Vasco. O promotor do Ministério Público, Paulo Sally, fará parte da mesa que vai julgar as impugnações.

Segundo o fiscal da "Sempre Vasco", José Henrique Coelho, a lista de votantes é diferente da que foi apresentada na reunião das chapas da última semana. Para Coelho, ainda há uma mudança de regra na véspera da eleição que prejudica a chapa. Ele se refere ao corte dos sócios gerais não recadastrados. Na conta da "Sempre Vasco", 153 nomes que não deveriam estar na lista de votantes, segundo o critério adotado por Monteiro, vão ter direito a voto nessas eleições.
A "Sempre Vasco" não adiantou se vai entrar na Justiça, mas os representantes da chapa ainda vão analisar a ata da eleição e quais medidas vão tomar. Coelho lembra das eleições de 2006, quando a lista entregue na Justiça "cresceu" em quase dois mil nomes no dia da votação.

- A lista de eleitores é utilizada com alguns nomes que nenhuma chapa recebeu. É divergente da chapa entregue na ação do Nelson Rocha e diferente da reunião das chapas na semana passada. Houve 5.948 recadastrados e ainda há diversos furos na lista de votantes de hoje no clube. Por exemplo, há 5.122 nomes sem CPF, outros 675 sem endereço, outros três moram no clube, entre outros problemas - disse Coelho.

Após a manifestação de Coelho, Eurico Miranda, que mais cedo discutiu com o adversário, disse que estava sendo armado um "choro de perdedor".

- Eles reclamam de 153 votos? Vamos ver se a diferença de votos vai ser essa - ironizou o ex-presidente.
Durante o dia, formou-se uma outra fila de sócios que não apareciam na lista de votantes na escadaria da secretaria do clube. O blogueiro do GloboEsporte.com do Vasco, Bruno Maia, relatou um caso que se repetiu durante o dia no clube. Na porta do clube, ao ser feita a conferência na lista, não constava seu nome. Ele foi para a secretaria e ficou cerca de três horas para tentar resolver o caso.

- Um representante do Ministério Público que disse que me acompanharia pra votar mas que eu precisava fazer um requerimento, pois depois ia ser avaliado se eu tinha condição de voto ou se meu voto seria anulado. Nesse caso, não sei como que eles iam saber que meu voto era meu pra anulá-lo. Mas logo depois ele sumiu e tive q ir embora. Essa brincadeira durou mais de três horas. Paguei quase R$ 600 para me recadastrar e atualizar minha situação pra poder votar e o resultado foi esse - disse Bruno Maia.

Houve reclamações também de nomes antigos na lista de elegíveis - com mais de cinco anos no quadro social do clube - que não apareciam na porta do clube. O presidente em exercício da Assembleia Geral, Roberto Monteiro, disse que os casos serão analisados no fim da votação.

A análise das diferentes listas - uma entregue na reunião das chapas, outra no dia da votação - vai passar pelos olhos também do Ministério Público. Há 50 votos, pelo menos, que estão separados na mesa da direção e serão analisados no final. O promotor tomou conhecimento de pessoas que chegaram para votar e já haviam votado em seu lugar. Ele disse que, nestes casos, não houve proibição de votação. Mas as assinaturas serão conferidas no fim, durante o julgamento das impugnações.

Correria e gás de pimenta marcam a última hora da eleição do Vasco

Pequeno tumulto ocorre na frente da entrada social do clube por volta das 21h

Por Rio de Janeiro
Se dentro do ginásio o clima é de tranquilidade, tirando uma ou outra discussão, o ambiente na frente da entrada social de São Januário esquentou na última hora da eleição do Vasco - a votação se encerra às 22h. A comemoração na frente do estádio por parte do grupo de Eurico Miranda, que está na frente nas pesquisas de boca de urna, fechou a rua General Almério de Moura e acabou sendo contida por intervenção da Polícia Militar.
Confusão votação Vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Polícia usou gás de pimenta para tentar abrir a rua em frente ao estádio do Vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)


A polícia tentou abrir o trânsito com gás de pimenta e provocou um tumulto ainda maior, com muitas mulheres, que fazem a panfletagem dos candidatos, saindo do local com os olhos ardendo. Após a confusão, o clima continuou tenso e houve outro principio de correria quando grupos que apoiam candidatos diferentes ameaçaram se enfrentar. Um morteiro chegou a ser lançado, mas a polícia conseguiu evitar maiores problemas.
vasco comemoração partidarios eurico (Foto: Edgard Maciel de Sá)Apoiadores de Eurico cantam e já comemoram vitória em São Januário (Foto: Edgard Maciel de Sá)
Quando os ânimos enfim se acalmaram, apoiadores de Eurico voltaram a comemorar a vitória - dessa vez na calçada. Com direito a microfone, cantavam músicas como "Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, está chegando a hora..." e "Ôôôôôô o Eurico voltou!". Os poucos partidários de Julio Brant foram embora logo depois e sofreram com as gozações dos adversários, que cantavam "Adeus, Brant, adeus, Brant". Neste momento, a Polícia divide a rua entre parte dos apoiadores de Eurico e de Roberto Monteiro. Dentro do ginásio, poucas pessoas ainda entram no clube para votar.

Geisa Vitorino, ring girl do Jungle Fight, mostra as curvas em ensaio

Dona de corpo sarado, musa do MMA posa para fotos temáticas de surfe

Por Rio de Janeiro
Ring girl mais antiga do Jungle Fight, Geisa Vitorino participou de um ensaio temático de surfe e mostrou suas curvas e o corpo sarado na Prainha, no Rio de Janeiro. As fotos foram para o site "Click Action". Em meio aos trabalhos paralelos, Geisa mantém a forma na academia de olho na próxima edição do maior evento de MMA da América Latina. O Jungle Fight 74 será realizado no dia 29 de novembro, no Ibirapuera, em São Paulo, e terá duas disputas de cinturão.
Geisa Vitorino ring girl Jungle Fight (Foto: Divulgação / Felipe Schueler)Geisa Vitorino, ring girl do Jungle Fight (Foto: Divulgação / Felipe Schueler)
montagem - Geisa Vitorino ring girl Jungle Fight (Foto: Divulgação / Felipe Schueler)Geisa Vitorino, ring girl do Jungle Fight (Foto: Divulgação / Felipe Schueler)
  •  
Geisa Vitorino ring girl Jungle Fight (Foto: Divulgação / Felipe Schueler)Geisa Vitorino, ring girl do Jungle Fight (Foto: Divulgação / Felipe Schueler)
Jungle Fight 74
29 de novembro de 2014, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP)
Card completo (sujeito a alterações)
Martin "La Máquina" Ottaviano x Dirlei "Mão de Pedra" Broenstrup - Cinturão até 93kg
Douglas Bertazini x Antonio "Júnior Alpha" dos Santos - Cinturão até 84kg
Bruno "Beirute" Tavares x Julian Erosa - 66kg
Marcus Vinicius "Nuguete" x Bruno Lopes - 77kg
Alexandre "Turquinho" x Zeca "Predador" Santos - 84kg
Carlos "Guarda" Vicente x Quemuel Otoni - 84kg
Lamtyer "Mão de Pedra" Ribeiro x Rodrigo Gonzalez - 66kg
Zozimar Junior "Suicida" x Vitor "Super Boy" Oliveira - 77kg

"Se não conseguir o cinturão, minha mãe vai comprar um", brinca Werdum

Peso-pesado gaúcho, que enfrenta Mark Hunt neste sábado pelo cinturão interino da categoria, mostra bom humor em entrevista ao Combate News

Por Rio de Janeiro
Fabricio Werdum sempre mostrou um jeito brincalhão e extrovertido em suas entrevistas. E nem mesmo a disputa de cinturão interino peso-pesado (até 120kg) tirou do gaúcho o seu habitual senso de humor. O lutador participou nesta semana do programa "Combate News", via Skype direto da Cidade do México, ao lado do apresentador Marcelo Alonso e do repórter do Combate.com Ivan Raupp, o convidado da vez. Ao ser perguntado sobre a pressão de tentar melhorar a situação do Brasil no UFC em termos de quantidade de cinturões - José Aldo é o único detentor de título no momento -, Werdum disse que já tem uma solução para o caso de não conseguir vencer o neozelandês Mark Hunt neste sábado, na luta principal do UFC 180, na capital mexicana:
- Estou bem treinado. A pressão para mim existe quando você não está treinado, quando está despreparado ou de repente quando não treinou por conta de alguma lesão. Mas estou completamente treinado. A responsabilidade é porque quero realmente ganhar. Botei na minha cabeça que queria ser campeão mundial de jiu-jítsu e consegui três vezes. Fui campeão do ADCC. E agora tenho esse grande objetivo, que é ser campeão do UFC. O título é interino, aconteceu uma lesão, o Cain teve que sair e entrou o Mark Hunt, mas ele é um cara duríssimo também. Estou muito concentrado para poder ganhar esse cinturão. Nem estou preocupado que seja interino. A minha mãe falou que, se eu não conseguir esse cinturão, ela vai comprar um para mim (risos).
Ivan Raupp, Marcelo Alonso e Fabricio Werdum (Foto: Divulgação / Combate)Werdum na tela, com os jornalistas Ivan Raupp e Marcelo Alonso (Foto: Divulgação / Combate)
O Combate News vai ao ar nesta terça-feira, às 20h, no Combate. Além da entrevista com Werdum, o programa também vai debater o "UFC: Shogun x St. Preux", entre outros temas. Haverá reprises na quarta. O Combate também vai transmitir o UFC 180, ao vivo, a partir das 22h (horário de Brasília) de sábado. O evento terá acompanhamento em Tempo Real do Combate.com. No dia anterior, canal e site transmitem a pesagem oficial do card do México, a partir das 20h.
UFC 180
15 de novembro de 2014, na Cidade do México (MEX)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Mark Hunt
Peso-meio-médio: Jake Ellenberger x Kelvin Gastelum
Peso-pena: Ricardo Lamas x Dennis Bermudez
Peso-meio-médio: Chris Heatherly x Augusto Montaño
Peso-meio-médio: Edgar García x Hector Urbina
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Jessica Eye x Leslie Smith
Peso-pena: Yair Rodríguez x Leonardo Morales (Final do TUF Latin America)
Peso-galo: Alejandro Pérez x José Quiñonez (Final do TUF Latin America)
Peso-pena: Marlon Vera x Marco Beltrán
Peso-galo: Guido Cannetti x Henry Briones

Combate Play abre as lutas Fabricio Werdum x Nelson e Hunt x Pezão

São dois grandes duelos para deixar os fãs preparados para o UFC 180

Por Rio de Janeiro
O brasileiro Fabricio Werdum luta pelo cinturão interino dos pesos-pesados neste sábado, no UFC 180, primeira edição da organização no México. A disputa de título contra Mark Hunt será transmitida com exclusividade pelo Combate, a partir das 22h. O neozelandês entrou como substituto do campeão Cain Velásquez, que está no estaleiro desde outubro de 2013, atrapalhado por lesões. Para entrar no clima do duelo, que pode deixar o Brasil com dois cinturões do Ultimate, o Combate Play abriu dois confrontos com os astros da noite.
O brasileiro Fabrício Werdum ataca Roy Nelson em combate pelo UFC 143 (Foto: Getty Images)Werdum acerta Roy Nelson (Foto: Getty Images)
Werdum x Roy Nelson
Em seu retorno ao UFC após boa passagem pelo Strikeforce, Fabricio Werdum foi testado pelo perigoso Roy Nelson. No dia 4 de fevereiro de 2012, em Las Vegas (EUA), o gaúcho mostrou que era um novo atleta. Conhecido pelo forte jiu-jítsu, Werdum partiu para a trocação contra o "Gordinho" nocauteador e levou a melhor após três rounds intensos. Veja clicando aqui.

Pezão x Hunt, UFC Fight Night (Foto: Getty)Cotovelada de Hunt em Pezão (Foto: Getty)
Mark Hunt x Pezão
Temido striker e detentor de título do K-1, Mark Hunt teve dificuldade para se adaptar às regras do MMA. Mas a chegada do “Super Samoan” ao UFC foi avassaladora, com quatro vitórias seguidas, três delas por nocaute. E uma das lutas épicas de todos os tempos da organização foi entre Hunt e o brasileiro Antônio Pezão, no dia 7 de dezembro de 2013, na Austrália, e que terminou empatada. Cinco rounds levaram os atletas ao limite. Veja clicando aqui.
No Combate Play, o assinante do Combate pode assistir a todas as lutas do UFC ao vivo em tablets, smartphones e computadores, além de ter acesso a um acervo com mais de mil confrontos. Basta acessar CombatePlay.com ou baixar o aplicativo Combate Play.

Para técnico de Thominhas, vitória na decisão mostra que pupilo é completo

Diego Lima acredita que triunfo por pontos serviu para mostrar que Thomas Almeida tem gás e jiu-jítsu para enfrentar qualquer adversário no Ultimate

Por Uberlândia, MG
Thomas Almeida chegou ao UFC cercado de expectativas sobre a sua performance. Com um cartel de 17 vitórias em 17 lutas, sendo 13 por nocaute e quatro por finalização, o brasileiro de 23 anos estreou neste sábado com status de promessa e deu conta do recado. Em seu primeiro combate que foi para a decisão, Thominhas, como é chamado, mostrou sua qualidade ao fazer três rounds de ritmo forte contra Tim Gorman, que só não foi nocauteado porque seu queixo duro impediu. Até houve um susto no começo da luta, quando o americano aplicou uma queda e fez a transição para as costas. Entretanto, depois que se livrou, Thomas dominou o duelo. Para Diego Lima, treinador dele, vencer desta forma serviu para mostrar outros aspectos de seu jogo, como o jiu-jítsu e o condicionamento físico.
- Por ele nocautear muito, acham que é só do muay thai, mas o Thomas tem um jiu-jítsu muito bom, é muito duro no chão, as orelhas não deixam enganar (risos). Ele treina com o Barbosa que é um cara muito sinistro. No começo da carreira foram três finalizações em sequência, mas depois a mão foi entrando, entrando e foi uma leva de nocautes, mas ele tem um jiu-jítsu muito bom e também tem muito gás. É impressionante o que esse moleque treina. Fazemos três treinos por dia e é um dos caras com mais gás que já vi. Não falta um treino, é o primeiro a chegar e o último a ir embora, às vezes acaba o treino e ele ainda bate um saco. Tem muito gás. Essa luta foi importante para isso. Como tem muitos nocautes no primeiro round, as pessoas perguntam se ele aguenta mais. Uma luta dele foi até o quarto round e outra para o segundo, mas se tinha alguma dúvida, ele deixou claro que tem condicionamento físico e coração para ir para as cabeças - analisou, em entrevista ao Combate.com, após a vitória do pupilo.
Thomas Almeida (Foto: Raphael Marinho)Felipe Sertanejo, Jorge Patino Macaco, Thomas Almeida e Diego Lima (Foto: Raphael Marinho)
A queda que Gorman aplicou em Thomas no começo da luta chegou a ligar o sinal de alerta em Diego Lima. Entretanto, na opinião do treinador, acabou sendo bom, pois serviu para dar um choque de realidade no brasileiro, que precisou mostrar um psicológico forte para dar a volta por cima. O nervosismo de Thominhas era a principal preocupação do técnico.
- Sinceramente, achei que foi um choque de realidade sim. Você viu que depois, nos outros dois rounds, ele defendeu muito bem as quedas. Acho que os jabs que ele recebeu, aquela queda, tudo isso, serviram para entrar no clima. Quando entrou no clima, proporcionou um bom show. Não dá para descrever a emoção. Estou muito feliz, sou suspeito para falar, já que ele é meu irmão, meu aluno. Tinha medo do nervosismo dele. Ele é experiente, tem 17 lutas de MMA, mais de 30 de muay thai, então sei que tem experiência e que porrada ele aguenta. Mas é aquela pressão, o UFC é o maior evento do mundo, tanto que no primeiro round ele demorou uns três minutos para entrar no jogo, mas depois conduziu a luta - afirmou.
Thomas "Thominhas" Almeida x Tim "The Psycho" Gorman (Foto: Jason Silva)Thominhas mostrou talento na vitória sobre Gorman (Foto: Jason Silva)
Com o triunfo conquistado com direito ao bônus de Luta da Noite, Diego Lima declarou que ele e Thomas Almeida vão assistir novamente o combate para analisar os erros cometidos. Ele evitou fazer projeções do que esperar do seu atleta para 2015.
- Eu sempre espero o melhor, então estou muito feliz. A estreia foi dentro do que a gente imaginava e orava para acontecer. É difícil falar assim sobre o que projetamos para 2015. O sonho dele é o de todo lutador. Entrar no UFC. Depois que entrar é buscar o lugar mais alto, então ele vai atrás desse sonho. Tentamos continuar focados, vamos rever a luta, ver o que ele poderia ter feito de diferente, se podia ter acertado mais golpes, rodado mais... Vamos ver novamente para ver onde ele errou, se errou e o que pode arrumar. Não é só na derrota que se revê os erros. Vamos buscar resultados cada vez melhores - concluiu.

Fabricio Werdum garante: "Vou cansar o Hunt para depois vencê-lo"

Brasileiro fala da preparação, revela que ganhando deve lutar com Cain no México em julho ou agosto de 2015 e que tem festa pronta em Porto Alegre

Por Direto da Cidade do México
Relaxado, Fabricio Werdum recebeu a equipe do Combate.com em seu quarto no hotel na Cidade do México na manhã desta segunda-feira. Demonstrando muita tranquilidade, o peso-pesado falou por cerca de 30 minutos com a reportagem, e revelou que, além de entrar com uma música mexicana para o octógono, já tem planejada uma grande comemoração pelo cinturão interino dos pesos-pesados do UFC em Porto Alegre, com direito a carreata gremista e desfile em carro do Corpo de Bombeiros da capital gaúcha. O gaúcho ainda disse que, caso vença Mark Hunt neste sábado, deve enfrentar Cain Velásquez em julho ou agosto de 2015 pela unificações do título
O lutador também detalhou a intoxicação por monóxido de carbono que sofreu em Toluca e a sua preparação na pequena Jiquipilco, a 4000m de altitude. Além disso, falou sobre as estratégias de luta e comparou os momentos que viveu há cinco anos, quando venceu Fedor Emelianenko, e agora, a um passo de conquistar o cinturão do UFC. Werdum também não perdeu a chance de brincar com seu amigo Wanderlei Silva, que perdeu o desafio de futebol entre os técnicos do TUF Brasil 3 para Chael Sonnen.
Fabricio Werdum UFC México "Vai Cavalo" (Foto: Adriano Albuquerque)"Vai, Cavalo": Fabricio Werdum mantém o mesmo bom humor de sempre antes de enfrentar Mark Hunt pelo cinturão interino dos pesos-pesados no próximo sábado (Foto: Adriano Albuquerque)
Confira a íntegra da entrevista exclusiva:
Como soube da troca de adversário e o que sentiu
- Eu estava treinando lá em Jiquipilco, uma cidade em que ficamos dois meses e que fica a 3.500m de altura. Eu estava descansando do treinamento quando o Dana White me ligou e disse que tinha duas notícias, uma boa e outra ruim. A boa era que eu lutaria pelo cinturão dia 15 de novembro, e a ruim é que não seria mais contra o Velásquez, e sim contra o Hunt, porque o Velásquez machucou o joelho. Eu disse a ele que estava preparado porque meu foco é o cinturão e não importava contra quem fosse. Mas claro que eu queria enfrentar o Velásquez, porque ele é o campeão e é para ele que eu estava me preparando, ficando dois meses na altitude do México. Na hora eu tomei um susto, e me pediram pra não falar nada, mas dez minutos depois o telefone começou a tocar e todo mundo já sabia.
Favoritismo contra Mark Hunt
- Eu não ponho na minha cabeça que eu sou o favorito. Não gosto disso. A pressão existe quando você não está treinado ou está lesionado e tem que lutar. Quando você está treinado, preparado, a pressão não existe. Eu nunca fui o favorito. Sempre fui a zebra e sempre mostrei que, quando ninguém acredita, eu vou lá e provo o contrário. O último exemplo foi a luta contra o Travis Browne. Mostrei que estava bem em pé e no chão e ganhei dele na área dele, que é a trocação.
Fabricio Werdum UFC México (Foto: Adriano Albuquerque)Fabricio Werdum mudou a estratégia para enfrentar Mark Hunt (Foto: Adriano Albuquerque)
Título dedicado à equipe e à família
- Eu quero e vou ganhar porque quero isso, estou treinando para isso pela minha família, pela minha equipe que me acompanha há tantos anos e que larga tudo para isso. Todo mundo tem sua academia, sua família, e todos largaram tudo para estar aqui comigo. O Rafael Cordeiro, o Renato Babalu, meu irmão... Todos vieram aqui me ajudar a realizar o sonho de todo mundo. Quando eu ganhar, vou dedicar a eles e à minha família, a minha mulher, Carina, e à minha filha, a Joana, que tem oito meses e eu mal vi dar os primeiros passinhos. Fico em contato pela internet, nos falamos direto. Minha esposa me deixa tranquilo, não me incomoda com nada. Sofre muito, mas me deixa tranquilo para treinar e me preparar. Por isso vou dedicar a elas duas e à minha equipe o cinturão.
Comemoração planejada em Porto Alegre
- Eu tenho muito orgulho de dizer que sou brasileiro e gaúcho. A primeira coisa que vou fazer quando ganhar o cinturão é ir para Porto Alegre comemorar com a torcida do Grêmio. Tenho uma relação muito boa com eles e já me disseram que vão fazer uma recepção bem grande aeroporto, com uma carreata até a Arena do Grêmio com carro do Corpo de Bombeiros e tudo. Vai ser bem legal. Vou ser o primeiro gaúcho campeão do mundo. E não importa que seja título interino. A unificação vai acontecer no futuro. Não estou subestimando o Hunt, mas estou muito bem treinado e vou ganhar. A luta da unificação, contra o Velásquez, vai ser aqui mesmo, no México, em julho ou agosto de 2015, porque ficaram devendo essa presença do Velásquez aqui. Mas não tem o que fazer, claro que ele ia querer lutar, mas lesões acontecem. Acho que ele já tinha uma lesão que foi agravada, e quando ele viu que não daria pra lutar, operou logo o joelho.
A unificação vai acontecer no futuro. Não estou subestimando o Hunt, mas estou muito bem treinado e vou ganhar. A luta da unificação, contra o Velásquez, vai ser aqui mesmo, no México, em julho ou agosto de 2015, porque ficaram devendo essa presença do Velásquez aqui."
Werdum, sobre boa relação com mexicanos
Intoxicação por monóxido de carbono em Toluca
- O problema com a intoxicação por monóxido de carbono aconteceu em Toluca, logo no primeiro dia que ficamos lá. Nós alugamos a casa sem olhar direito, e à noite, como não tinha luz, deixamos o gerador ligado e fomos dormir. Meu irmão, por volta de 3h da manhã, percebeu que estávamos nos intoxicando e rastejou até o lugar e desligou o gerador. Se não fosse isso, morria todo mundo. Ou nem todos, porque a casa era grande. Mas uns três ou quatro morreriam com certeza. O médico disse que se demorasse mais duas horas morreríamos todos. Ficamos mal, vomitando, com dor de cabeça, diarreia. Intoxicados mesmo. Tomamos soro, recebemos oxigênio e ficamos bem. Saímos de lá no dia seguinte. Até brincamos dizendo que, se aquilo não nos matou, nos fortaleceu (risos).
Encontro com Juan Manuel Márquez e preparação na altitude
- O UFC sempre me manda para eventos na América Latina, e eu tenho uma relação muito boa com o pessoal da Polícia Federal mexicana, com o Chefe Castro que é comandante deles no país. O Mário Delgado é o representante do Renzo Gracie no jiu-jítsu no país, e conseguiu que fosse feita uma propaganda para que as pessoas me conhecessem mais aqui. Fizeram um evento muito grande no quartel general da Polícia Federal, fui muito bem recebido por todos. Tinha até um banner gigante com dizeres de boas-vindas e tudo. Também estava o Juan Manuel Márquez, boxeador mexicano que nocauteou o Manny Pacquiao, e eu sentei ao lado dele, mas não o conhecia. Ficamos batendo papo e eu perguntei como ele fazia para se preparar para a altitude. Eu disse que viria duas semanas antes e ele me disse que o mínimo que eu deveria fazer era dois meses. Ele, que é daqui, se prepara em Jiquipilco três meses antes das lutas dele. O Márquez me apresentou o preparador físico dele, que é especialista em preparação na altitude e está com ele há 20 anos. A partir dali eu decidi. Se ficasse duas semanas eu sentiria muito. Acabou que o preparador físico dele ficou comigo a preparação toda. Foi muito bom, porque eu me preparei a 4000m de altitude. Aprendi várias técnicas de respiração, de recuperar o fôlego na altitude, para evitar a hiperventilação.
Ídolo no México e música mexicana para entrar no octógono
- A minha relação com o público da América Latina é muito boa, porque eu comento o UFC na TV em espanhol. Sou muito querido por eles. Dizem que eu sou mais mexicano que o Velásquez, porque ele fala mal espanhol. Eu brinco muito com os mexicanos, que são muito parecidos com os brasileiros, são mais abertos. Em Jiquipilco eu conheci o Condor, que é o cara que coordena o boxe na região, e ele conseguiu ambulância, carro de polícia com escolta para a gente o tempo todo que ficamos lá. Se eu lutasse contra o Velásquez, 80 a 90% da torcida seria para ele. Agora, como representante da América Latina, devo ter 80 a 90% do público a meu favor. Vou até entrar com uma música mexicana muito tradicional, que todos conhecem aqui: Cielito Lindo. Me falaram que, quando tocar na minha entrada, todo mundo vai cantar junto. Se eu fosse enfrentar o Velásquez, botaria música brasileira, porque ficaria forçado botar música mexicana contra ele. Não seria natural. Mas como vou representar os latinos, vai ser legal fazer isso.
Fabricio Werdum UFC México (Foto: Adriano Albuquerque)A suíte de Werdum tem acesso a uma piscina reservada, e Mark Hunt inclusive espiou um de seus treinamentos na área (Foto: Adriano Albuquerque)
Estratégia para a luta
- Conversei com a minha equipe e decidimos que manteríamos o mesmo foco, mudando a estratégia. Ao invés de defender as quedas eu vou ter que derrubar o Mark Hunt, botar ele pro chão quando tiver oportunidade. Claro que não vai ser no começo, porque ele vai estar muito arisco, preparado para a botada para baixo. A estratégia que estamos traçando é manter a distância e ter cuidado com uppercuts e combinações de cruzados e diretos, que ele faz muito. Quero fazê-lo queimar os golpes, fazendo muita finta e movimentação para cansá-lo e, no segundo ou terceiro round, ou até onde ele aguentar, pegá-lo e tentar levar a luta para o chão, ou tentar uma surpresa como um chute alto ou uma joelhada. Ele já está com 40 anos, vamos ver. O Hunt é muito gente boa. Outro dia eu estava na piscina do hotel, que é exclusiva pra quem está na área em que nós estamos hospedados, e eu estava brincando de esgrima com o Lucas na água. Quando vi, o Hunt estava olhando da varanda dele. Eu falei com ele e brinquei dizendo que ele estava espionando, e ele riu e disse que só um pouquinho (risos). Ele não é nada marrento. Quando ele disse que a minha faixa-preta ia sumir quando o soco entrasse, eu entendi. É a promoção da luta. Eu já o conhecia de outros evento e sei que ele é muito legal. Mas a luta deve ser como a que eu fiz contra o Roy Nelson: inteligente. Porque o que interessa é ter a mão levantada no fim.
Com o cinturão eu vou ter um pouco mais de moral, né? Com certeza eu vou falar com o Dana White para, se não for lutar contra o Velásquez, que eu defenda o cinturão interino no Brasil, e em Porto Alegre. E vou pedir pra ser na Arena do Grêmio, que eu tenho certeza que lota"
Fabrício Werdum
Foco em ser o melhor
- Eu não quero ser mais um lutador. Quero ser o campeão. Estou fazendo um documentário agora, com uma equipe que ficou comigo durante os dois meses de preparação, que vai mostrar a minha história. Sempre que eu botei um objetivo na minha vida, eu atingi. Fui três vezes campeão mundial de jiu-jítsu, duas vezes campeão do ADCC, e agora, aos 37 anos e na melhor fase da minha carreira, eu vou mostrar ao mundo e a mim mesmo que eu posso e vou ser o campeão. Eu tenho certeza que vou conseguir.
Lutar no Brasil como campeão
- Com o cinturão eu vou ter um pouco mais de moral, né? Com certeza eu vou falar com o Dana White para, se não for lutar contra o Velásquez, que eu defenda o cinturão interino no Brasil, e em Porto Alegre. E vou pedir pra ser na Arena do Grêmio, que eu tenho certeza que lota. A torcida do Grêmio ia lotar o estádio com toda certeza. Seria mais um sonho realizado.
TUF Latin America
- No TUF, no desafio de futebol dos técncos eu saí perdendo. Mandei na trave. Quando vi a bola batendo lá eu pensei: "Meu Deus, não posso perder no futebol." Se bem que o Sonnen ganhou do Wanderlei, né? Mas ali foi o seguinte: quando eu vi que seria desafio de habilidade no futebol, eu desisti. Sabia que o Wanderlei ia perder. A vontade ali é muita, mas a habilidade é zero (risos). Achei legal a minha participação no TUF. As principais diferenças foram a organização, porque os americanos têm muito mais experiência por terem feito muito mais vezes o programa. Lá a gente não esperava nada pra gravar. No Brasil a gente esperava até cinco horas pra gravar. E os atletas do meu time, que não tinham experiência. Os cartéis dos meus eram 1-0, 2-1, enquanto os mexicanos tinham 10-1, 15-1. Faz muita diferença. E o meu time era muito menor. Quando o Dana avisou que seria México contra o restante dos países, e que eu vi o tamanho dos meus atletas, percebi que a coisa ia ser dura. Mas vi que eles tinham muita vontade, muito coração. Os caras têm essa coisa de querer vencer. O Leonardo, que é do meu time e está na final dos penas, recebeu a notícia que estaria no TUF em um campo de colheita de arroz no Panamá, com água na cintura. E, na casa, era calado, na dele, mas muito focado. Quando todo mundo estava conversando, ele ficava sozinho, treinando cotoveladas e caneladas na porta. Acho que tem boa chance de vencer. Treinou conosco na Califórnia recentemente e tem boas chances.
Fabricio Werdum UFC México (Foto: Adriano Albuquerque)Fabricio Werdum disse que duelo com Velásquez será no México em 2015 (Foto: Adriano Albuquerque)
Razão pelo México não ter grandes lutadores nascidos no país
- Acho que os mexicanos não estouraram ainda porque o MMA é muito novo na América Latina. Os americanos com sangue mexicano sobressaem. O Kelvin Gastelum e o Dennis Bermudez também estavam em Jiquipilco. O boxe aqui ajuda muito no MMA, porque basta aprender a base do wrestling, do jiu-jítsu. Mas os caras têm sangue de guerreiro mesmo, e daqui a pouco despontam.
Comparação de vencer Fedor e ser campeão do UFC
- A melhor luta da minha vida foi a vitória contra o Fedor. Ainda não posso comparar essa com a vitória que me dará o cinturão interino, porque ainda não aconteceu. Depois que eu ganhar eu vou poder responder. Mas acho difícil que eu sinta aquela sensação. Financeiramente não foi muito bom, mas a partir dali passaram a me conhecer, porque essa vitória fica pra sempre. Mas eu não gostei do Fedor perder mais duas lutas depois, porque eu queria ter sido o único a derrotá-lo. E foi chato o pessoal ficar falando mal porque ele perdeu, dizendo que ele estava em decadência. Se ele tivesse vencido, diriam que ele era o invencível e estava no auge. Olha a história do cara. Pra mim, até hoje, foi o melhor da história. O Anderson também, mas acho que a história do Fedor é muito maior que a do Anderson. Hoje estou com a mesma sensação de tranquilidade que a da luta contra o Fedor. Mas essa preparação de agora foi a mais difícil, por ter sido feita na altitude, dois meses antes já aqui, longe da família. Pra luta do Fedor eu treinei em Los Angeles.
Fabricio Werdum encontra Ronaldinho Gaúcho (Foto: Instagram)Fabricio Werdum encontrou Ronaldinho Gaúcho
(Foto: Instagram)
Encontro com Ronaldinho Gaúcho
- O encontro com o Ronaldinho Gaúcho aconteceu por meio do Lucas Pires, meu empresário, que está em contato com o Assis, que é irmão e empresário do Ronaldinho. Um dia ele me perguntou se eu não queria ir a um churrasco na casa do Ronaldinho. Foi bom para dar uma relaxada dos treinos. Saímos de Jiquipilco escoltados pelos Federais e fomos até a casa dele. Ele nos recebeu muito bem em Querétaro, em um condomínio fechado onde só moram jogadores. Foi muito simples, e gaúcho quando encontra gaúcho já vai logo falando as gírias, se dá bem na hora. Ainda mais gremistas. Um amigo dele fez o churrasco pra gente, e estava bom, apesar dele ser carioca (risos).
UFC 180
15 de novembro de 2014, na Cidade do México (MEX)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Mark Hunt
Peso-meio-médio: Kelvin Gastelum x Jake Ellenberger
Peso-pena: Dennis Bermudez x Ricardo Lamas
Peso-meio-médio: Edgar Garcia x Hector Urbina
Peso-meio-médio: Chris Heatherly x Augusto Montaño
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Jessica Eye x Leslie Smith
Peso-pena: Yair Rodríguez x Leonardo Morales (Final do TUF Latin America)
Peso-galo: Alejandro Pérez x José Quiñonez (Final do TUF Latin America)
Peso-pena: Marlon Vera x Marco Beltrán
Peso-galo: Guido Cannetti x Henry Briones

Douglas D'Silva desce para os galos e enfrenta vice do TUF 18 na Suécia

Paraense, que perdeu para russo em sua estreia no UFC, terá inglês pela frente no card de 24 de janeiro, em Estocolmo, agora em nova categoria

Por Rio de Janeiro
A primeira luta internacional de Douglas D'Silva será em grande estilo. O paraense, que está descendo dos penas (até 66kg) para os galos (até 61kg), foi incorporado ao card do UFC que será realizado em Estocolmo, capital da Suécia, no dia 24 de janeiro de 2015. Ele terá pela frente o inglês Davey Grant, que foi vice-campeão do The Ultimate Fighter 18 - perdeu a final dos galos para o americano Chris Holdsworth. O duelo, ainda não anunciado oficialmente, foi confirmado pelo Combate.com junto a fontes ligadas à organização.
D'Silva, de 29 anos, estreou no UFC em Jaraguá do Sul-SC, em fevereiro, com derrota para o russo Zubaira Tukhugov. Foi o primeiro revés da carreira dele, que também tem 22 vitórias e um "no contest" (sem resultado). Grant, de 28 anos, tem um cartel de oito triunfos e duas derrotas.
MMA - UFC Jaguará do Sul - Douglas D'Silva x Zubaira Tuhugov (Foto: Rodrigo Malinverni)Douglas D'Silva (ao fundo) perdeu para Zubaira Tuhugov em sua estreia no UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)

Shogun deixa o top 10 até 93kg após derrota chocante em Uberlândia-MG

Carrasco do brasileiro, Ovince St. Preux sobe uma posição e é o nono. Vitor Belfort volta a ser o segundo nos médios, com Ronaldo Jacaré em terceiro

Por Rio de Janeiro
Mauricio Shogun (Foto: Jason Silva)Shogun arrasado na coletiva (Foto: Jason Silva)
Maurício Shogun já era um dos melhores meio-pesados do mundo e figurinha fácil no top 10 da categoria até 93kg desde muito antes da criação do ranking do UFC. Mas a derrota por nocaute técnico para Ovince St. Preux no fim de semana passado, em Uberlândia-MG, em apenas 34 segundos, jogou o curitibano para a 11ª posição da lista - ele estava em nono. Os últimos resultados de Shogun no geral também não foram bons: seis reveses e apenas três vitórias nos úlitmos nove combates. O americano, por sua vez, subiu uma colocação e é quem aparece em nono agora.
Outra mudança importante ocorreu nos médios (até 84kg), onde Vitor Belfort voltou a ser o número 2 do ranking, com Ronaldo Jacaré em terceiro. E nos penas (até 66kg), sem a presença de Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, que está deixando o MMA por dois anos devido ao serviço militar obrigatório em seu país, o japonês Tatsuya Kawajiri voltou a figurar no top 15, em último. Os sete lutadores que estavam atrás do sul-coreano ganharam uma posição cada.
Veja a seguir a mais recente atualização do ranking do UFC:
Ranking UFC (Foto: UFC)Ranking do UFC em todas as categorias (Foto: UFC)

Petkovic vai defender o Brasil em amistoso contra Argentina em Natal

Ídolo do Flamengo se junta a outros craques do passado em Desafio Internacional marcado para a Arena das Dunas, no dia 23 de novembro. Ingressos estão à venda

Por Natal
Petkovic, após derrota para o Paraná Clube (Foto: Divulgação/ Site oficial Atlético-PR)Petkovic aceitou convite e vai defender Seleção em amistoso (Foto: Divulgação/Site oficial Atlético-PR)
A seleção brasileira terá o reforço do sérvio Dejan Petkovic no Desafio Internacional contra a Argentina, marcado para o próximo dia 23, na Arena das Dunas, em Natal. O ídolo do Flamengo foi confirmado nesta terça-feira pela organização do evento. O clássico festivo vai reunir craques do passado e tem início marcado para as 18h30 (horário local).

Consagrado por dar o título carioca ao Rubro-negro em 2001 e por ser um dos destaques do título brasileiro de 2009, Petkovic aceitou o convite para defender a Seleção, realizando um antigo sonho, mesmo que seja pela equipe de masters. Após encerrar a carreira, o sérvio trabalhou como dirigente e treinador do Atlético-PR.

O Brasil ainda terá ex-jogadores como o goleiro Sérgio, os zagueiros Mauro Galvão e Júnior Baiano, os laterais Pimentel e Athirson, os volantes Amaral e Edmilson, os meias Adílio, Pedrinho, Felipe e Souza, e os atacantes Viola e Edilson Capetinha, além de Emerson Sheik, que ainda está em atividade e pertence ao Corinthians. Pelo lado da Argentina, estão confirmados o zagueiro Sensini, o volante Mancuso, o meia Ortega e o atacante Caniggia. O goleiro Marcos e o atacante Batistuta, que haviam sido divulgados pela organização, não devem jogar.

A venda de ingressos foi iniciada nesta quarta-feira, pelo site da Arena das Dunas. Os valores do primeiro lote variam de R$ 10 a R$ 60.
Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.

Massa revela que saco plástico preso no carro o atrapalhou no GP do Brasil

Piloto da Williams conta que correu por 20 voltas com objeto preso à asa
dianteira, que só pôde ser retirado no segundo pit stop em Interlagos

Por São Paulo
A punição pelo excesso de velocidade no pitlane e o erro em parar nos boxes da McLaren não foram os únicos imprevistos que Felipe Massa precisou superar no GP do Brasil do último domingo. Durante o “Bem, Amigos!” desta segunda-feira, o brasileiro da Williams revelou um detalhe que passou despercebido por quase todos. O piloto, que chegou em terceiro lugar, atrás apenas das Mercedes de Rosberg e Hamilton, disse que durante boa parte da corrida teve um saco plástico preso à asa dianteira de seu carro. Em um esporte de excelência onde qualquer detalhe faz a diferença, o pequeno objeto - até ser descoberto e retirado - o fez perder um pouco de rendimento por 20 voltas, entre a primeira e a segunda parada nos boxes, período chamado de “stint” (assista ao vídeo).
- Se você olhar o meu segundo stint, e o primeiro demorou cinco voltas, mas o segundo demorou umas 18 voltas (foram 20, na verdade), foi o meu pior. Depois virava muito mais rápido e o carro era muito mais constante, no terceiro e quarto. No segundo tinha um saco plástico na minha asa dianteira, que peguei na pista não sei aonde. Peguei no começo da corrida. Parei na primeira parada e o mecânico, quando saí, falou: “vi um saco plástico na asa". Seria bom ter tirado na primeira parada, aí dei 18 voltas e meu ritmo não foi o que deveria ser. Parei naquela parada, eles tiraram o saco, e meu carro mudou completamente e era muito mais competitivo - disse Massa.
Saco plástico preso no carro de Felipe Massa no GP do Brasil (Foto: Getty Images)Saco plástico preso no carro de Felipe Massa no GP do Brasil (Foto: Getty Images)
O assunto veio à tona ao comentar o problema que o companheiro de equipe teve com um cinto, e que atrasou a segunda parada do finlandês Valtteri Bottas.
- Acho que foi o cinto que vem na virilha, e é menos perigoso. Se é outro, para na hora, ainda mais lembrando o que aconteceu com o Bianchi. Esse da virilha daria até para fazer a corrida inteira (sem recolocar) se bobear.
Bottas havia largado na quarta posição, logo atrás de Massa, e era até ali seu principal concorrente na disputa por uma vaga no pódio. Mas além do problema com o cinto, o piloto da Willians ainda se viu com um problema da sobreviseira, que enroscou na asa e o fez perder rendimento também. No fim, enquanto Massa foi ao pódio, Bottas foi apenas o décimo.
- Depois ele teve uma sobreviseira que enroscou na asa dele. Parece uma basteira. Quem vai acreditar que uma sobreviseira que gruda na asa dele vai perder rendimento? Acham que é desculpa. Mas esse é o nosso mundo, o carro muda completamente e não é desculpa, é um carro aerodinâmico - destacou Felipe.
A Fórmula 1 se prepara agora para a última corrida da temporada, no próximo dia 23, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Apenas os carros da Mercedes ainda lutam pelo título. O inglês Lewis Hamilton lidera com 334 pontos, enquanto o alemão Nico Rosberg tem 317. A última corrida terá pontuação dobrada.

Currículo amoroso de Pato tem belas atrizes, Miss Brasil e magnata da Itália

Atacante do São Paulo coleciona relacionamento com famosas. Sua conquista mais recente é a atriz Fiorella Mattheis, de 26 anos

Por São Paulo
Um dos goleadores do São Paulo no Campeonato Brasileiro, com nove gols, Alexandre Pato é famoso também por suas conquistas fora de campo. A mais nova delas é a atriz Fiorella Mattheis, de 26 anos. O casal assumiu o romance no último final de semana, durante o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil, no autódromo de Interlagos. Antes dela, o atacante já foi casado com outra atriz, Stephany Brito. Além delas, tem no currículo relacionamentos com Miss Brasil, filha do Primeiro Ministro da Itália e socialite mineira. Veja a lista de conquistas amorosas do atacante tricolor.
stephany brito
Alexandre Pato e Stephany Brito (Foto: Globoesporte.com)Alexandre Pato e Stephany Brito (Foto: Globoesporte.com)
Alexandre Pato e Stephany Brito começaram a namorar em janeiro de 2008, apresentados pelo irmão da atriz, Kayky Brito. Um ano e meio depois, o jogador, então com 19 anos, se casou com a jovem, dois anos mais velha, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. A festa foi avaliada em R$ 1 milhão, e o casal passou a lua de mel em Bora Bora, na Polinésia Francesa. Após nove meses de vida a dois na Itália, onde Pato defendia o Milan, o casamento acabou.

DÉBORA LYRA
debora lyra (Foto: Reprodução/Facebook)Débora Lyra foi eleita Miss Brasil em 2010
(Foto: Reprodução/Facebook)
Recém-separado de Stephany Brito, Alexandre Pato se encantou com Débora Lyra, Miss Brasil 2010, durante a Copa do Mundo da África do Sul, quando o jogador esteve no país do Mundial para divulgar produtos de uma marca esportiva. Em setembro, eles foram flagrados aos beijos em um passeio romântico de gôndola em Veneza, na Itália. Um mês depois o casal anunciou o fim do namoro por "incompatibilidade de agendas".

Barbara berlusconi
A passagem de Pato e Barbara Berlusconi por Bali (Foto: Divulgação)A passagem de Pato e Barbara Berlusconi por Bali
(Foto: Divulgação)
Pato começou a namorar Barbara Berlusconi, filha do então Primeiro Ministro da Itália e dono do Milan, Silvio Berlusconi, em 2011, quando ainda jogava pelo time italiano. O relacionamento durou cerca de dois anos e meio, e terminou pouco depois de o jogador se mudar para o Brasil para jogar pelo Corinthians. Ainda assim, a italiana, cinco anos mais velha e mãe de dois filhos, chegou a acompanhar jogos do atacante nas tribunas do Pacaembu.

sophia mattar
casal Sophia Mattar e Pato (Foto: Reprodução / Instagram)Sophia Mattar e Pato (Foto: Reprodução / Instagram)
Em agosto de 2013, Alexandre Pato iniciou o namoro com Sophia Mattar. A primeira aparição pública do casal aconteceu durante um show da cantora norte-americana Beyoncé, no estádio do Morumbi. A jovem de 21 anos, estudante de comunicação, é filha de um empresário do ramo de locações de automóveis e mora em Minas Gerais. O relacionamento acabou em julho deste ano.
Fiorella mattheis

Fórmula 1 - Pato com Fiorella no Box da RBR (Foto: Getty)Pato com Fiorella no Box da RBR (Foto: Getty)
Fiorella Mattheis é a mais nova conquista de Alexandre Pato. A atriz de 26 anos foi casada com o ex-judoca e hoje apresentador do Corujão do Esporte, Flávio Canto, por pouco mais de um ano, até setembro. Desde então, começaram os boatos de um romance com o atacante do São Paulo, mas a dupla só assumiu o relacionamento no último final de semana, quando posou para fotos no autódromo de Interlagos, durante o Grande Prêmio do Brasil.

Família Galo: vovó de 94 anos e cego ganham ingressos de atleticanos

Grupo de 30 alvinegros se solidariza com história da Vovó do Galo e de Cláudio Riquetti, torcedores conhecidos entre os amantes do Atlético-MG em Belo Horizonte

Por Belo Horizonte

Marcelo viu a mãe e a avó na varanda do apartamento onde moram, perto do Mineirão, e ficou observando. Ana, de 94 anos, começou a desabafar para a filha a tristeza que havia passado mais cedo. Ela era uma das centenas de apaixonados do Atlético-MG na fila para pegar um ingresso para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, nesta quarta. Em poucos minutos, os bilhetes mais baratos, de R$ 200, se esgotaram. O restante dos bilhetes seria vendido no outro dia, mas era muito caro para ela. Marcelo começou a filmar a conversa. Despretensiosamente. E Ana chorou. Não iria ver o Galo em uma das partidas mais importantes da história. Mas ela não sabia o alcance que aquele momento teria.
Eu deixei de fazer a cirurgia (nos olhos) para poder ver essa final importante, histórica, ganhar e gritar muito. Já não posso pular muito, mas vou gritar 
Ana, de 94 anos, a Vovó do Galo
O neto postou o vídeo na página criada para Ana no Facebook. Os 9 mil netinhos da Vovó do Galo que acompanham diariamente a ilustre torcedora se emocionaram. Choveu proposta. Após 94 anos de dedicação ao Atlético-MG, Ana Cândida de Oliveira, que já levou um galo vivo para o Mineirão, não iria se ausentar. Um grupo de 30 torcedores se organizou e comprou o ingresso dela para o setor especial, a R$ 400. Na manhã desta terça, ela e Marcelo foram até a sede alvinegra, em Lourdes, na capital mineira, e pegaram o bilhete. A alegria é tanta que a Vovó do Galo adiou uma cirurgia nos olhos para poder ver o time do coração.
- Eu deixei de fazer a cirurgia para poder ver essa final importante, histórica, ganhar e gritar muito. Já não posso pular muito, mas vou gritar. Eles (torcedores que deram o ingresso) plantaram e vão colher, do fundo do meu coração. Falo isso como se fosse Deus falando. Pode confiar, quem me ajudou a comprar esse ingresso vai colher. É uma coisa mais linda. Eu fico mil vezes agradecida, não tenho palavras para agradecer a quem me deu essa oportunidade. Depois de passar essa decisão, aí vou cuidar do meu olho – relata, aos risos, a ilustre torcedora.

Ana é de Conselheiro Lafaiete, a 96 km de Belo Horizonte. A paixão pelo Atlético-MG vem do marido, imigrante português e ex-jogador de um time da cidade. Ambos se seduziram pelas cores alvinegras do Galo mineiro. A presença nos estádios é constante desde os anos 1950, quando o Horto, como diz Ana, "ainda era só terra batida". A memória não falha. Zé do Monte e Carlyle são os principais ídolos da Vovó. Eram vizinhos em Belo Horizonte.


Mesmo após anos de espera, ela suportou e acompanhou o time nas glórias recentes. Estava no Mineirão no título da Libertadores. Viu a virada incrível contra o Corinthians, se decepcionou no Maracanã, diante do Flamengo, quando foi levada pela família, mas foi recompensada. O 4 a 1 na partida de volta, segundo ela, foi um dos momentos mais marcantes da história de amor com o clube.

- Já vi vários jogos. Foram tantos importantes, mas esses quatro no Flamengo foram uma alegria só – diz Ana, sempre se esforçando para abrir um longo sorriso.

Presente estendido

Outro atleticano especial também foi agraciado. Cláudio Riquetti, bancário de 40 anos e cego desde os 25 devido a uma doença degenerativa, também queria ver a decisão. Ou melhor, senti-la. Mas não tinha condições. O mesmo grupo o presenteou com um ingresso para Cláudio e sua filha, Luiza, de 12 anos, que sempre o acompanha. Nesta quarta, o alvinegro também pegou seu ingresso. E agora espera recompensar com a força de sua voz na arquibancada do Independência.

- É um presente maravilhoso que eu ganhei de poder estar lá. A atmosfera do campo é outro, emoção de estar ali, vibrando, dando a vida que você pode dar na arquibancada, porque isso reflete em campo. Como disse o Tardelli, se eu sirvo de exemplo para alguma coisa, que eles façam isso, porque meus olhos vão estar brilhando – relata Cláudio, se referindo a uma manifestação do atacante atleticano, que se solidarizou com o torcedor recentemente.
Família Galo  (Foto: Tayrane Correa)Ana, de 94 anos e conhecida como Vovó do Galo, beija ingresso na frente do cego Cláudio Riquetti (Foto: Tayrane Correa)


O advogado Felipe Barreto, um dos torcedores que contribuíram para a doação dos ingressos, diz que todos não hesitaram em ajudá-los. A solidariedade foi tanta que foi preciso um limite de contribuições.

- Sempre acompanhamos eles no estádio. A princípio me disponibilizei a pagar o ingresso dela e dele, e na hora todo mundo foi solidário, apareceram muitas pessoas. Tivemos que fechar a lista em 30 para não dar muita confusão. Dividimos o ingresso dela (Ana), do Cláudio e do acompanhante dele – relata.

Sorte de Cláudio e Dona Ana. A Vovó do Galo, agora, vai para a igreja orar para a alegria ser maior ainda.

- O Galo para mim é uma coisa impressionante. Não tem explicação. Vou na Igreja, rezo por tudo, mas nunca esqueço do meu Galo.
* Com Tayrane Corrêa, estagiária
Família Galo  (Foto: Tayrane Correa)Vovó do Galo e Cláudio Riquetti posam com alguns dos torcedores que lhes compraram ingresso (Foto: Tayrane Correa)

Cruzeiro abre mão de ingressos, e primeiro jogo da final terá torcida única

Clube reclama que Atlético-MG está descumprindo dois itens do regulamento geral das competições da CBF e desiste de entradas no Independência

Por Belo Horizonte
Independência, Atlético-MG X Internacional (Foto: Marcelo Jordy)Independência terá torcida única na final da Copa do Brasil (Foto: Marcelo Jordy)
O impasse em relação à presença da torcida do Cruzeiro no Independência no primeiro jogo da final da Copa do Brasil chegou ao fim no começo da tarde desta terça-feira. A Polícia Militar (PM) só liberou a presença de 1.871 torcedores no estádio do Horto, o que equivale a pouco mais de 8% da carga total de ingressos, inferior aos 10% previstos no Regulamento Geral das Competições da CBF. O Cruzeiro não aceitou, e o jogo terá torcida única, sem cruzeirenses. A carga destinada à torcida visitante será vendida a R$ 200 para os atleticanos já nesta terça-feira nas bilheterias da sede Lourdes.

O diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, afirmou que, além da quantidade de bilhetes, o prazo de entrega está irregular.

- Encaminhamos, no início da tarde, um ofício à CBF, via Federação Mineira, informando que está havendo um descumprimento do Regulamento Geral das Competições e do Estatuto do Torcedor. O Cruzeiro tem direito a 10%, e não a 8%, como está sendo oferecido. E esses ingressos devem ser recebidos 72 horas antes do jogo, e não 30. Eles estão estipulando para pegar hoje às 13h, o que dificultaria a operação de venda, pois teríamos, na verdade, menos de 30 horas.
O Atlético-MG, como contrapartida, disse que pedirá ao Cruzeiro, no jogo de volta, o mesmo que teve condições de oferecer ao rival para o primeiro jogo. Ou seja, 8%. O clube celeste sinalizou que disponibilizará a carga do adversário.
A decisão da diretoria cruzeirense ocorre após quase uma semana de impasse entre os clubes. O Cruzeiro não gostou de o primeiro jogo ser no Independência. E aí passaram a ocorrer trocas de farpas entre os presidentes. Gilvan Pinho Tavares, mandatário da Raposa, chegou a garantir que o clube usaria os 10% a que teria direito e que pagaria à vista por eles, ao contrário do que, diz ele, o Atlético fez no passado.
Para a decisão de torcida única, foi fundamental uma vistoria da Polícia Militar nesta segunda-feira. O órgão argumentou que não seria possível acomodar 10% da capacidade total no espaço dos visitantes. Duas fileiras, o equivalente a 431 lugares, teria que ser retirada por questões de segurança.

O clube celeste divulgou, no site oficial, uma nota explicando o motivo de ter aberto mão dos ingressos. Confira na íntegra.

Nota de esclarecimento

“O Cruzeiro Esporte Clube enviou no começo da tarde desta terça-feira um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) relatando os motivos que levaram o Clube a desistir de receber a cota oferecida de ingressos a que tinha direito no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, marcado para esta quarta-feira, às 22h, no estádio Independência.

Hoje, às 10h50, o Cruzeiro Esporte Clube foi surpreendido com um ofício do Atlético Mineiro alegando que apenas 1.871 ingressos seriam repassados ao clube visitante, diferente do que manda o Regulamento Geral das Competições que determina um total de 10% da capacidade total do estádio, ou seja, no caso do Independência 2.331 ingressos. O Cruzeiro contesta ainda os prazos estipulados pelo Atlético Mineiro para que os ingressos pudessem ser comprados pelo clube visitante e revendidos à nossa torcida. Apesar do Estatuto do Torcedor prever um prazo de 72 horas para que essa operação seja realizada, o Clube mandante da primeira partida pretendia que a mesma fosse executada apenas a 30 horas do início do jogo.

Diante dos fatos apresentados com o descumprimento das normas do Regulamento Geral da competição e do Estatuto do Torcedor, o Cruzeiro Esporte Clube não concorda em aceitar uma cota menor da prevista além de não ter como formalizar uma operação de venda dos ingressos em um prazo tão curto.

A diretoria lamenta ainda que nossa torcida não possa comparecer ao primeiro jogo da final devido às manobras da diretoria do Atlético Mineiro.”