terça-feira, 11 de novembro de 2014

Massa revela que saco plástico preso no carro o atrapalhou no GP do Brasil

Piloto da Williams conta que correu por 20 voltas com objeto preso à asa
dianteira, que só pôde ser retirado no segundo pit stop em Interlagos

Por São Paulo
A punição pelo excesso de velocidade no pitlane e o erro em parar nos boxes da McLaren não foram os únicos imprevistos que Felipe Massa precisou superar no GP do Brasil do último domingo. Durante o “Bem, Amigos!” desta segunda-feira, o brasileiro da Williams revelou um detalhe que passou despercebido por quase todos. O piloto, que chegou em terceiro lugar, atrás apenas das Mercedes de Rosberg e Hamilton, disse que durante boa parte da corrida teve um saco plástico preso à asa dianteira de seu carro. Em um esporte de excelência onde qualquer detalhe faz a diferença, o pequeno objeto - até ser descoberto e retirado - o fez perder um pouco de rendimento por 20 voltas, entre a primeira e a segunda parada nos boxes, período chamado de “stint” (assista ao vídeo).
- Se você olhar o meu segundo stint, e o primeiro demorou cinco voltas, mas o segundo demorou umas 18 voltas (foram 20, na verdade), foi o meu pior. Depois virava muito mais rápido e o carro era muito mais constante, no terceiro e quarto. No segundo tinha um saco plástico na minha asa dianteira, que peguei na pista não sei aonde. Peguei no começo da corrida. Parei na primeira parada e o mecânico, quando saí, falou: “vi um saco plástico na asa". Seria bom ter tirado na primeira parada, aí dei 18 voltas e meu ritmo não foi o que deveria ser. Parei naquela parada, eles tiraram o saco, e meu carro mudou completamente e era muito mais competitivo - disse Massa.
Saco plástico preso no carro de Felipe Massa no GP do Brasil (Foto: Getty Images)Saco plástico preso no carro de Felipe Massa no GP do Brasil (Foto: Getty Images)
O assunto veio à tona ao comentar o problema que o companheiro de equipe teve com um cinto, e que atrasou a segunda parada do finlandês Valtteri Bottas.
- Acho que foi o cinto que vem na virilha, e é menos perigoso. Se é outro, para na hora, ainda mais lembrando o que aconteceu com o Bianchi. Esse da virilha daria até para fazer a corrida inteira (sem recolocar) se bobear.
Bottas havia largado na quarta posição, logo atrás de Massa, e era até ali seu principal concorrente na disputa por uma vaga no pódio. Mas além do problema com o cinto, o piloto da Willians ainda se viu com um problema da sobreviseira, que enroscou na asa e o fez perder rendimento também. No fim, enquanto Massa foi ao pódio, Bottas foi apenas o décimo.
- Depois ele teve uma sobreviseira que enroscou na asa dele. Parece uma basteira. Quem vai acreditar que uma sobreviseira que gruda na asa dele vai perder rendimento? Acham que é desculpa. Mas esse é o nosso mundo, o carro muda completamente e não é desculpa, é um carro aerodinâmico - destacou Felipe.
A Fórmula 1 se prepara agora para a última corrida da temporada, no próximo dia 23, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Apenas os carros da Mercedes ainda lutam pelo título. O inglês Lewis Hamilton lidera com 334 pontos, enquanto o alemão Nico Rosberg tem 317. A última corrida terá pontuação dobrada.

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