sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Julia Vasconcelos faz luta dura, mas perde em sua estreia na Olimpíada

Brasileira cai para Suvi Mikkonen, que vence por 10 a 9 e avança às quartas. Paulista fica fora da repescagem depois de finlandesa perder para Nikita Glasnovic, da Suécia

Por Rio de Janeiro

Única representante do Brasil no segundo dia de competições do taekwondo, na Arena Carioca 3, Julia Vasconcelos foi derrotada Suvi Mikkonen, da Finlândia, em sua estreia na Olimpíada, pela categoria até 57kg. A atleta de São José dos Campos (SP) endureceu, travou um duelo equilibrado, mas perdeu por 10 a 9 nesta quinta-feira. Se a sua algoz fosse à final, ela teria chance de ir à repescagem, porém, a europeia parou na sueca Nikita Glasnovic, na fase seguinte, pulverizando a chance da anfitriã.
- Só eu sei do que tive que abdicar para estar aqui. Passei Natal, Ano Novo treinando, fim de semana, eu me entreguei totalmente. Dei tudo de mim. A minha equipe e eu estávamos preparados. Mas ali só eu que posso resolver. Cometi alguns erros. E acabou faltando um ponto. (...) Agora é tocar para frente. Ano que vem tem Mundial, e eu vou conseguir uma medalha no Mundial - declarou Julia, na zona mista, chorando ao falar do pai, que morreu em 2004 e foi incentivador de sua carreira. 
Julia Vasconcelos Dos Santos perde para finlandesa Suvi Mikkonen; Taekwondo;  (Foto: REUTERS/Issei Kato)Julia Vasconcelos endureceu contra a finlandesa Suvi Mikkonen, apesar da derrota (Foto: REUTERS/Issei Kato)
Quando a luta começou, Mikkonen quis mostrar que não veio ao Rio de Janeiro como turista e  foi para cima de Julia Vasconcelos. Em casa, a brasileira também não ia deixar barato e pisou no acelerador. Ela esticou a perna e, ao tocar no capacete da adversária com um chute, abriu 3 a 0 aos 30 segundos. Julia levou uma punição, se desconcentrou e foi atingida por um chute alto: 4 a 3 para a finlandesa, de virada. 

No segundo round, a finlandesa acertou o corpo de Julia duas vezes e anotou 6 a 3. Sob o apoio da torcida, Julia cresceu e empatou ao conectar um belíssimo chute alto, que entrou limpo no capacete da oponente. 

+ O DNA Time Brasil
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Confira a agenda completa da Rio 2016
+ Veja o quadro de medalhas atualizado+ Confira todos os resultados do taekwondo na Rio 2016+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com
Na etapa final, Julia aplicou um golpe no tórax de Mikkonen nos primeiros movimentos. A finlandesa, no entanto, encaixou um chute rodado no corpo da brasileira: assinalou 9 a 7. Com um minuto para virar, Julia ainda reduziu a diferença para um ponto. O técnico da europeia pediu o replay por um suposto chute na cabeça a favor de sua atleta, mas não conseguiu os pontos que desejava. A finlandesa, então, voltou ao confronto e abriu 10 a 8, deixando o embate rico em emoção. 
Julia Vasconcelos Dos Santos perde para finlandesa Suvi Mikkonen; Taekwondo;  (Foto: REUTERS/Issei Kato)Brasileira sofre com a derrota em sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Issei Kato)
Julia ainda diminuiu para 10 a 9. Talvez, se tivesse mais tempo, ela conseguisse a virada. Mas o relógio zerou: sozinha, no centro do dojang, Julia se abaixou e lamentou o revés. Sob aplausos do público, foi consolada pelos técnicos do Brasil. Ainda assim, deixou uma boa impressão, apesar do resultado.
SEMIFINAIS SÃO DEFINIDAS
Na Chave A, a mesma de Julia, Mikkonen, algoz da brasileira, terá pela frente na próxima fase, 15h, a sueca Nikita Glasnovic, que emplacou 4 a 0 em Caroline Marton, da Áustria. A lutadora mais tarimbada é a britânica Jade Jones - ouro na Olimpíada de Londres. Em busca do topo outra vez, ela encara a belga Raheleh Assemani, às 15h30. Na Chave B, Eva Gomez x Kimia Zenoorin e Mayu Hamada x Hedaya Wahba, disputam duas vagas na semifinal da competição.

No masculino (até 68kg), Servet Tazegul, o "Turco Louro" - bronze em Pequim e ouro em Londres - venceu o chileno Ignacio Morales pela diferença máxima de pontos (14 a 1) e enfrenta, nas quartas, às 15h15, Alexey Denisenko - bronze nos Jogos de 2012 - que superou, por 12 a 2, Edgar Contreras, da Venezuela, na Chave A.

Pela Chave B, o destaque da manhã foi Joel Bonilla. O espanhol, dono da medalha de ouro da categoria até 58kg, em Londres, subiu de divisão e, em seu debute, Filip Grgic, da Croácia, por 4 a 3.

Confira as quartas de final:

Categoria até 68kg

Chave A
Alexey Denisenko x Servet Tazegul
Karol Robak x Jaouad Achab

Chave B
Daehoon Lee x Ahmad Abughaush
Joel Bonilla x Temuujin Purevjav

Categoria até 57kg (feminino)

Chave A
Suvi Mikkonen x Nikita Glasnovic
Raheleh Asemani x Jade Jones

Chave B
Eva Gomez x Kimia Zenoorin
Mayu Hamada x Hedaya Wahba

Conor diz que só se defendeu em tumulto: "Só vi as garrafas voando"

Irlandês jogou latas de bebida na direção de Nate Diaz, que abandonou coletiva por motivo não revelado após ver adversário chegar 20 minutos atrasado ao evento

Por Las Vegas, EUA
Em entrevista ao jornal "LA Times", o irlandês afirmou que não entendeu como a confusão começou e disse que atirou as latas de bebida na equipe rival apenas para se defender das garrafas d'água que vinham sendo arremessadas em sua direção.
- Eu só vi as garrafas d'água voando e aí eu pensei: "F***-**, você quer jogar garrafas? Eu vou jogar essas latas". Mas eu fiz tudo isso para me defender, temia pela minha vida - disse, em tom sarcástico.
Conor McGregor; UFC 202 (Foto: Evelyn Rodrigues)Conor McGregor chegou atrasado a coletiva do UFC 202 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Ao "SportsCenter" o campeão peso-pena do UFC disse que ele e o adversário estão prontos para uma guerra:
- Eles foram saindo gritando, falando. Mas o que foi aquilo? Nós estamos prontos para lutar, estamos pronto para uma guerra, então vamos lá!
O Combate transmite o UFC 202 no sábado, dia 20 de agosto, a partir das 19h15 (horário de Brasília), com Tempo Real e transmissão das duas primeiras lutas pelo Combate.com. Na sexta-feira, 19 de agosto, canal e site transmitem a pesagem do evento a partir das 19h50.
UFC 202
20 de agosto, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (A partir de 23h horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Conor McGregor x Nate Diaz
Peso-meio-pesado: Anthony Johnson x Glover Teixeira
Peso-meio-médio: Rick Story x Donald Cerrone 
Peso-meio-médio: Hyun Gyu Lim x Mike Perry
Peso-meio-médio: Tim Means x Sabah Homasi 
CARD PRELIMINAR (A partir de 19h30 horário de Brasília)
Peso-galo: Cody Garbrandt x Takeya Mizugaki
Peso-galo: Raquel Pennington x Elizabeth Phillips
Peso-pena: Artem Lobov x Chris Avila
Peso-palha: Cortney Casey x Randa Markos
Peso-meio-médio: Neil Magny x Lorenz Larkin
Peso-meio-médio: Colby Covington x Max Griffin
Peso-médio: Alberto Uda x Marvin Vettori

Cerrone crê em vitória fácil de Diaz:
"Não se aprende jiu-jítsu em 2 meses"

Atleta também diz que Conor não é "a luta do dinheiro" para qualquer oponente: 
"Meu contrato diz que recebo US$ 85 mil para enfrentar quem quer que seja"

Por Las Vegas, EUA
Donald Cerrone; UFC 202 (Foto: Evelyn Rodrigues)Cerrone: "Todo mundo diz: 'Ah, o McGregor é a luta da grana', mas não é" (Foto: Evelyn Rodrigues)
No próximo sábado, Donald Cerrone volta ao octógono do UFC, embalado por duas vitórias seguidas, sobre Patrick Coté e Alex Cowboy. E o americano, que já mediu forças com Nate Diaz em 2011, acredita que o conterrâneo deva levar a melhor na luta principal do UFC 202.
- O Nate Diaz vai destruir o Conor McGregor novamente. Vai ser fácil. Você não pode aprender jiu-jítsu em dois meses. Você não pode, não dá para aprender wrestling e jiu-jítsu em dois meses. Claro que o Conor pode nocautear o Nate, ele é bom no boxe, mas o jogo de chão não é algo que você desenvolve assim. Vocês são do Brasil, trouxeram a técnica com vocês. Foram anos, anos e anos e o Nate é um faixa-preta, pratica há 10 anos. Você não consegue superar essas habilidades em alguns meses, não importa quem você é ou com quem está treinando. Se a luta foi para o chão, o jogo acaba para o Conor - declarou, em entrevista exclusiva ao Combate.com.
Questionado se tinha interesse em enfrentar McGregor no futuro ou se gostaria de ter uma revanche contra Diaz, Cerrone disse que não tinha preferência, especialmente porque não acredita que vá ganhar muito dinheiro caso aceite enfrentar o irlandês:

- Eu enfrentaria qualquer um deles, não ligo. A luta contra o McGregor não é a luta do dinheiro. Todo mundo acha que é, mas por que seria? Meu contrato diz que recebo US$ 85 mil para enfrentar quem quer que seja. Se eu fosse o dono do cinturão, claro que seria mais dinheiro, porque eu receberia participação no pay per view. Mas eu não recebo isso, e isso serve para os demais lutadores também. Então, todo mundo diz: “Ah, o McGregor é a luta da grana”, mas não, não é. É uma luta que rendeu muito dinheiro ao Nate, porque ele aceitou enfrentá-lo com 10 dias de antecedência, então eles lhe pagaram muito dinheiro. Mas não é a mesma coisa pra mim, então eu enfrentaria qualquer um deles.
Durante o bate-papo, "Cowboy" revelou que vai praticar wakeboard (esporte aquático em que a pessoa é rebocada por um cabo sobre a prancha) até dois dias antes da pesagem do UFC 202 e falou sobre as nove horas em que dirigiu o seu trailer de Albuquerque até Las Vegas para enrentar Rick Story.
Confira:
Donald Cerrone; trailer (Foto: Reprodução/ Instagram)Cerrone costuma dirigir seu trailer para Las Vegas e fica hospedado no veículo (Foto: Reprodução/ Instagram)
Você veio dirigindo novamente de Albuquerque para Vegas?
Claro, sempre dirijo. Eu sempre paro no estacionamento de trailers. Sempre fico lá. Me sinto em casa. Tenho meus cachorros, minha cama, minha geladeira. Tenho dois labradores: Luna e Ross. Meus treinadores estão ficando aqui no Red Rock, mas eu fico no trailer. Me sinto em casa, tenho minha cama king size, meus lençóis limpinhos, lavadora e secadora. É a minha casa.
Quanto tempo passou no volante para chegar?
Nove horas e meia. É um trabalho fácil. Sem problemas.
Você já vai para a terceira luta no ano. Essa luta contra o Rick Story tem algum significado para você ou ele é apenas mais um adversário?

Você sabe que eu não dou a mínima para essas lutas, mas a preparação foi boa, a mesma coisa de sempre, e estou pronto. Sempre estou pronto. Ele é apenas mais um adversário.
É verão em Vegas e você é fã de esportes radicais. Tem praticado algum desde que chegou?

Tenho feito wakeboard, praticado na água. Vou fazer quinta-feira de novo, aqui no Lago Mead. Eu adoro fazer isso!
Donald Cerrone; wakeboard (Foto: Reprodução/ Instagram)Peso-meio-médio é fã de esportes radicais, como o wakeboard (Foto: Reprodução/ Instagram)
Tem acompanhados os Jogos Olímpicos?

Claro, estou assistindo as Olimpíadas. Assisto tudo. Ontem estava vendo eles competirem de bicicleta, não entendi muito esse, mas eu vejo tudo. Vi os EUA destruírem o Brasil no pólo aquático, 18 a 1, foi vergonhoso, né? Mas vocês são bons em uma coisa, porque vocês têm as mulheres com os melhores bumbuns no time de vôlei (risos).

O que te faz lutar tanto em tão pouco tempo?
Eu amo fazer isso. É o melhor trabalho do mundo e eu sou viciado nisso como se fosse crack ou cocaína. Quando acaba uma luta, eu tento conseguir outra. Demora alguns dias, uma semana talvez, mas eu treino o tempo todo. Estou sempre treinando, é por isso que eu me permito me divertir de vez em quando, porque estou sempre treinando. Eu não paro de treinar e volto a me preparar seis semanas antes de uma luta. Treino o ano todo, não importa o que aconteça, estou sempre em forma.
Você já deu declarações dizendo que não consegue guardar dinheiro, gasta tudo o que ganha com bolsa de luta e bônus de performance. Mudou alguma coisa desde seu último duelo?

Não, claro que não…continuo gastando tudo. Vou poupar dinheiro pra quê? Você já viu um carro funerário com um engate de reboque? Não. Nunca.
O Combate transmite o UFC 202 no sábado, dia 20 de agosto, a partir das 19h15 (horário de Brasília), com Tempo Real e transmissão das duas primeiras lutas pelo Combate.com. Na sexta-feira, 19 de agosto, canal e site transmitem a pesagem do evento a partir das 19h50.
UFC 202
20 de agosto, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (A partir de 23h horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Conor McGregor x Nate Diaz
Peso-meio-pesado: Anthony Johnson x Glover Teixeira
Peso-meio-médio: Rick Story x Donald Cerrone 
Peso-meio-médio: Hyun Gyu Lim x Mike Perry
Peso-meio-médio: Tim Means x Sabah Homasi 
CARD PRELIMINAR (A partir de 19h30 horário de Brasília)
Peso-galo: Cody Garbrandt x Takeya Mizugaki
Peso-galo: Raquel Pennington x Elizabeth Phillips
Peso-pena: Artem Lobov x Chris Avila
Peso-palha: Cortney Casey x Randa Markos
Peso-meio-médio: Neil Magny x Lorenz Larkin
Peso-meio-médio: Colby Covington x Max Griffin
Peso-médio: Alberto Uda x Marvin Vettori