sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Julia Vasconcelos faz luta dura, mas perde em sua estreia na Olimpíada

Brasileira cai para Suvi Mikkonen, que vence por 10 a 9 e avança às quartas. Paulista fica fora da repescagem depois de finlandesa perder para Nikita Glasnovic, da Suécia

Por Rio de Janeiro

Única representante do Brasil no segundo dia de competições do taekwondo, na Arena Carioca 3, Julia Vasconcelos foi derrotada Suvi Mikkonen, da Finlândia, em sua estreia na Olimpíada, pela categoria até 57kg. A atleta de São José dos Campos (SP) endureceu, travou um duelo equilibrado, mas perdeu por 10 a 9 nesta quinta-feira. Se a sua algoz fosse à final, ela teria chance de ir à repescagem, porém, a europeia parou na sueca Nikita Glasnovic, na fase seguinte, pulverizando a chance da anfitriã.
- Só eu sei do que tive que abdicar para estar aqui. Passei Natal, Ano Novo treinando, fim de semana, eu me entreguei totalmente. Dei tudo de mim. A minha equipe e eu estávamos preparados. Mas ali só eu que posso resolver. Cometi alguns erros. E acabou faltando um ponto. (...) Agora é tocar para frente. Ano que vem tem Mundial, e eu vou conseguir uma medalha no Mundial - declarou Julia, na zona mista, chorando ao falar do pai, que morreu em 2004 e foi incentivador de sua carreira. 
Julia Vasconcelos Dos Santos perde para finlandesa Suvi Mikkonen; Taekwondo;  (Foto: REUTERS/Issei Kato)Julia Vasconcelos endureceu contra a finlandesa Suvi Mikkonen, apesar da derrota (Foto: REUTERS/Issei Kato)
Quando a luta começou, Mikkonen quis mostrar que não veio ao Rio de Janeiro como turista e  foi para cima de Julia Vasconcelos. Em casa, a brasileira também não ia deixar barato e pisou no acelerador. Ela esticou a perna e, ao tocar no capacete da adversária com um chute, abriu 3 a 0 aos 30 segundos. Julia levou uma punição, se desconcentrou e foi atingida por um chute alto: 4 a 3 para a finlandesa, de virada. 

No segundo round, a finlandesa acertou o corpo de Julia duas vezes e anotou 6 a 3. Sob o apoio da torcida, Julia cresceu e empatou ao conectar um belíssimo chute alto, que entrou limpo no capacete da oponente. 

+ O DNA Time Brasil
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Confira a agenda completa da Rio 2016
+ Veja o quadro de medalhas atualizado+ Confira todos os resultados do taekwondo na Rio 2016+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com
Na etapa final, Julia aplicou um golpe no tórax de Mikkonen nos primeiros movimentos. A finlandesa, no entanto, encaixou um chute rodado no corpo da brasileira: assinalou 9 a 7. Com um minuto para virar, Julia ainda reduziu a diferença para um ponto. O técnico da europeia pediu o replay por um suposto chute na cabeça a favor de sua atleta, mas não conseguiu os pontos que desejava. A finlandesa, então, voltou ao confronto e abriu 10 a 8, deixando o embate rico em emoção. 
Julia Vasconcelos Dos Santos perde para finlandesa Suvi Mikkonen; Taekwondo;  (Foto: REUTERS/Issei Kato)Brasileira sofre com a derrota em sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Issei Kato)
Julia ainda diminuiu para 10 a 9. Talvez, se tivesse mais tempo, ela conseguisse a virada. Mas o relógio zerou: sozinha, no centro do dojang, Julia se abaixou e lamentou o revés. Sob aplausos do público, foi consolada pelos técnicos do Brasil. Ainda assim, deixou uma boa impressão, apesar do resultado.
SEMIFINAIS SÃO DEFINIDAS
Na Chave A, a mesma de Julia, Mikkonen, algoz da brasileira, terá pela frente na próxima fase, 15h, a sueca Nikita Glasnovic, que emplacou 4 a 0 em Caroline Marton, da Áustria. A lutadora mais tarimbada é a britânica Jade Jones - ouro na Olimpíada de Londres. Em busca do topo outra vez, ela encara a belga Raheleh Assemani, às 15h30. Na Chave B, Eva Gomez x Kimia Zenoorin e Mayu Hamada x Hedaya Wahba, disputam duas vagas na semifinal da competição.

No masculino (até 68kg), Servet Tazegul, o "Turco Louro" - bronze em Pequim e ouro em Londres - venceu o chileno Ignacio Morales pela diferença máxima de pontos (14 a 1) e enfrenta, nas quartas, às 15h15, Alexey Denisenko - bronze nos Jogos de 2012 - que superou, por 12 a 2, Edgar Contreras, da Venezuela, na Chave A.

Pela Chave B, o destaque da manhã foi Joel Bonilla. O espanhol, dono da medalha de ouro da categoria até 58kg, em Londres, subiu de divisão e, em seu debute, Filip Grgic, da Croácia, por 4 a 3.

Confira as quartas de final:

Categoria até 68kg

Chave A
Alexey Denisenko x Servet Tazegul
Karol Robak x Jaouad Achab

Chave B
Daehoon Lee x Ahmad Abughaush
Joel Bonilla x Temuujin Purevjav

Categoria até 57kg (feminino)

Chave A
Suvi Mikkonen x Nikita Glasnovic
Raheleh Asemani x Jade Jones

Chave B
Eva Gomez x Kimia Zenoorin
Mayu Hamada x Hedaya Wahba

Nenhum comentário:

Postar um comentário