segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Divulgada a programação oficial do UFC 156, que acontece em Las Vegas

Luta principal do evento é entre os pesos-penas José Aldo e Frankie Edgar, que estreia na categoria buscando tomar do brasileiro o cinturão de campeão

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
86 comentários
Foi divulgada nesta segunda-feira a programação oficial do UFC 156, que terá como evento principal o duelo entre o brasileiro José Aldo e o americano Frankie Edgar pelo cinturão dos pesos-penas. Além de Aldo, outros quatro brasileiros subirão ao octógono no dia 2 de fevereiro, no Mandalay Bay, em Las Vegas: o peso-meio-médio Demian Maia terá pela frente o americano Jon Fitch; o peso-pesado Antônio Pezão enfrenta o holandês Alistair Overeem, que volta de uma longa suspensão por doping; o meio-pesado Rogério Minotouro pega o americano Rashad Evans; e o peso-leve Gleison Tibau encara o americano Evan Dunham.
montagem José Aldo Frankie Edgar UFC (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)José Aldo e Frankie Edgar farão o evento principal do UFC 156 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A exemplo do UFC 155, realizado dia 29 de dezembro, esta edição do UFC também não tem programados os treinos abertos dos principais lutadores.
O Combate transmite a pesagem oficial e o torneio na íntegra, ao vivo. O SporTV.com transmite a coletiva oficial e a pesagem ao vivo, e acompanha o torneio em Tempo Real. A TV Globo, por força de contrato, transmitirá as principais lutas do evento com um atraso de 30 minutos.
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades do MMA
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO UFC 156:
Quinta-feira, dia 31 de janeiro
Entrevista coletiva oficial, com as presenças de Dana White, José Aldo, Frankie Edgar, Rashad Evans, Rogério Minotouro, Alistair Overeem e Antônio Pezão. A transmissão começa às 19h30m (de Brasília).
Sexta-feira, dia 01 de fevereiro
Pesagem oficial. A transmissão começa às 22h (de Brasília)
Sábado, dia 02 de fevereiro
Início do card preliminar - 21h45m
Início do card principal - 1h
Fim do evento - 4h
Início da entrevista coletiva pós-evento- 4h30m
CONFIRA O CARD COMPLETO DO EVENTO:
UFC 156
2 de fevereiro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Frankie Edgar
Rashad Evans x Rogério Minotouro
Alistair Overeem x Antônio Pezão
Jon Fitch x Demian Maia
Joseph Benavidez x Ian McCall
CARD PRELIMINAR
Gleison Tibau x Evan Dunham
Tyron Woodley x Jay Hieron
Jacob Volkmann x Bobby Green
Yves Edwards x Isaac Vallie-Flagg
Chico Camus x Dustin Kimura
Edwin Figueroa x Francisco Rivera

Grand Prix peso-pena do Bellator terá Marlon Sandro e mais três brasileiros

Torneio começa na edição 88 da organização, no dia 7 de fevereiro

Por SporTV.com Rio de Janeiro
3 comentários
O Bellator divulgou nesta segunda-feira as lutas das quartas de final do Grand Prix peso-pena de sua atual temporada. Os combates serão no próximo dia sete de fevereiro, em Duluth (EUA). Os brasileiros são maioria, com quatro representantes. Entre eles o ex-campeão do Sengoku Marlon Sandro e o participante do TUF Brasil 1 Fabrício Guerreiro, que fará sua estreia na organização. O vencedor garante a chance de enfrentar o campeão da categoria, que hoje é Pat Curran.
Grand Prix peso-pena do Bellator (Foto: Reprodução / Twitter)
Marlon Sandro (23-4), duas vezes finalistas do GP, terá pela frente Akop Stepanyan (12-4). Quem vencer pega o vencedor de Fabrício Guerreiro (17-1) x Frodo Khasbulaev (18-5).
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Do outro das quartas de final, um confronto entre brasucas vai garantir pelo menos um deles na semifinal. Alexandre Popó (14-2) vai enfrentar Junior PQD (13-4). Quem ganhar pega Mike Richman (13-2) ou Mitch Jackson (19-2).

Jon Jones: 'Eu daria uma revanche a Rashad Evans apenas para finalizá-lo'

Campeão dos meio-pesados admite que não lutou como de costume contra o ex-parceiro de treinos e revela que seu instinto assassino não funcionou

Por SporTV.com Chicago, EUA
199 comentários
Convidado pelo UFC para uma sessão de perguntas e respostas com os fãs, o campeão meio-pesado Jon Jones foi sincero ao se perguntado a qual de seus adversários gostaria de dar uma revanche. Para Jones, a resposta foi imediata: Rashad Evans, seu ex-companheiro de treinos que foi derrotado por decisão unânime dos juízes após cinco rounds no UFC 145.
UFC 145 rashad evans jon jones (Foto: Agência Getty Images)Jon Jones (dir.) venceu Rashad Evans por decisão unânime dos juízes no UFC 145 (Foto: Getty Images)
- Eu daria uma revanche a Rashad Evans, apenas para finalizá-lo desta vez - disse Jones, que após a luta, em abril de 2012, admitiu que não fez uma grande exibição.
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades do MMA
Perguntado sobre a razão pela qual não se apresentou como em suas demais lutas, Jones revelou que sentiu-se desconfortável por enfrentar um ex-companheiro de treinos.
- Contra Rashad, eu acho que parte de mim viu do outro lado um cara com quem eu já treinei durante um bom tempo. Não sei explicar bem o porquê, mas mesmo aplicando algumas cotoveladas realmente maldosas, meu instinto assassino não estava funcionando como de costume, por algum motivo. Eu estava mais focado - e odeio dizer isso - apenas em vencer a luta. Não vou dizer que peguei leve contra Rashad, mas alguma coisa não me permitia realmente querer machucá-lo naquela luta. Acho que foi, de certa forma, um pouco da razão pela qual eu não consegui finalizar ou nocautear Rashad Evans naquela luta.
A próxima luta de Jon Jones está marcada para o UFC 159, no dia 27 de abril, em Newark, contra Chael Sonnen.

Próximo desafiante, Melendez elogia campeão Bendo: 'Mentalmente forte'

Campeão do Strikeforce também analisa vitória de Anthony Pettis sobre
Donald Cerrone: 'Fiquei impressionado, mas não com medo'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
2 comentários
 lutador Gilbert Melendez MMA (Foto: Esther Lin / STRIKEFORCE)Gilbert Melendez (foto) vai enfrentar Ben Henderson
no dia 20 de abril (Foto: Esther Lin/ Strikeforce)
Gilbert Melendez chegou ao UFC com a garantia de disputar o cinturão peso-leve do UFC. Campeão do Strikeforce, organização parceira do Ultimate que fechou as portas, o americano enfrentará Ben Henderson no dia 20 de abril, em San Jose (EUA). Melendez já começou a estudar o jogo do seu próximo adversário - principalmente a última, contra Nate Diaz - e passou a entender por que Bendo é o atual número 1 da categoria.
- Eu vi o quão forte Benson é mentalmente e me familiarizei com suas táticas e como ele segue o seu plano de jogo. Ele tem uma tremenda capacidade atlética, mas eu gostaria de ter visto ele lutar um pouco diferente, já que ele socou o olho direito de Nate e isso atrapalhou o desempenho dele (Nate). Ele é o campeão do UFC antes de mais nada. É um cara habilidoso, que tem foco e é mentalmente forte. Mesmo quando ele sofre um kockdown, dá volta por cima, como se nada tivesse acontecido. Ele realmente acredita em si mesmo - analisou Melendez em entrevista ao site "BJPenn.com".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Caso vença Ben Henderson, Gilbert Melendez já sabe quem vai enfrentar. Anthony Pettis derrotou Donald Cerrone no último sábado com um nocaute técnico após dois chutaços nas costelas do rival e ganhou de Dana White a promessa de que sua próxima luta seria pelo cinturão. Melendez estava de olho no combate.
- Pettis se apresentou de forma incrível. Ele fez algumas coisas malucas que definitivamente me deixaram impressionado. Cerrone é um cara muito duro e pareceu que jogou fora de seu ritmo. Pettis conseguiu alguns bons golpes e fez muito bem. Mas eu estou com medo? Não, eu não estou com medo - declarou.
UFC: Henderson x Melendez
20 de abril de 2013, em San Jose (EUA)
CARD PRINCIPAL*
Ben Henderson x Gilbert Melendez
Frank Mir x Daniel Cormier
Matt Brown x Dan Hardy
Clifford Starks x Yoel Romero**
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

Dana White confirma intenção de fazer evento do UFC na Rússia em 2013

Dirigente diz que o MMA já é grande no gigante europeu, e espera que edição no país, com atletas locais, aumente ainda mais a força do torneio por lá

Por SporTV.com Chicago, EUA
9 comentários
Dana White UFC (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Dana White pretende levar o UFC para a Rússia em
2013 (Foto: Adriano Albuquerque / SporTV.com)
O presidente do UFC, Dana White, confirmou em conversa com jornalistas após o "UFC: Johnson x Dodson" a intenção de realizar ainda em 2013 um evento ao vivo na Rússia. País de origem de Fedor Emelianenko, para muitos o maior peso-pesado de todos os tempos e um dos maiores lutadores peso-por-peso da história do MMA, a Rússia tem muita tradição no mundo das lutas, tanto nas artes marciais olímpicas, como judô e luta greco-romana, quanto no sambo, uma modalidade de luta local que aos poucos vem sendo apresentada nos maiores torneios de MMA do mundo.
- Eu diria que nós devemos ir para a Rússia este ano ainda. Na minha opinião, é melhor fazermos um evento ao vivo lá antes de realizarmos uma edição do "The Ultimate Fighter". Acredito que, como em todo país em que realizamos uma edição do UFC pela primeira vez, a nossa marca explodirá logo em seguida. O MMA já é desenvolvido lá, o sambo é muito forte. Vamos fazer o evento e ver como o mercado russo se comportará depois.
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades do MMA
Um dos melhores novos atletas recentemente contratados pelo UFC, o russo Khabib Nurmagomedov é tido como uma peça-chave para o card de um evento no país. Ainda invicto na carreira, com 19 vitórias em 19 lutas, sendo as três últimas pelo UFC, o lutador é o exemplo perfeito do que é procurado pela equipe de Dana White. Jovem, agressivo, e identificado com a cultura local.
- Nós sempre estamos buscando os melhores lutadores do mundo, não importa de onde eles venham. A Rússia é um celeiro de bons atletas, e continuaremos a buscar bons valores por lá também - disse o presidente do UFC.

Viciado em café, Glover é presenteado com máquina por Liddell após vitória

Brasileiro revela os erros que cometeu no combate, diz que deve estar pronto para disputar o cinturão em duas lutas, e pede para entrar no UFC 159

Por SporTV.com Rio de Janeiro
53 comentários
Para Glover Teixeira, nada melhor que um bom cafezinho para comemorar uma vitória no UFC. Falando por telefone ao programa "Mundo da Luta", da Rádio Beat 98, o brasileiro revelou que o melhor prêmio que recebeu após o combate contra Quinton Rampage Jackson foi dado por seu amigo e mentor, Chuck Liddell: uma máquina de fazer café expresso.
- Já tô indo agora tomar mais um café para comemorar, nem sei quantos já tomei (risos). Mas sabe qual foi a melhor? O Chuck Liddel me deu de presente pela vitória uma máquina de café expresso!! - vibrou Glover, que sempre que pode, busca uma loja para tomar café.
Glover Teixeira mostra sua paixão por cafeteria americana (Foto: Arquivo Pessoal)Glover mostra sua paixão por café antes de ganhar a máquina de Chuck Liddell (Foto: Arquivo Pessoal)
Falando sobre a luta, Glover explicou a lesão na costela que o atrapalhou durante o combate.
- A lesão na parte direita do tronco que tive durante os treinamentos atrapalhou bastante, porque eu estava treinando bastante os chutes para acertar a perna dele desde o primeiro round, já que ele joga muito plantado. Queria ver se ele abria mais a guarda e entrava um nocaute. Machuquei a costela há duas ou três semanas, e parei de chutar quase que totalmente, isso atrapalhou um pouco.
Glover Teixeira, Gaúcho e Chuck Liddell na Black House (Foto: Reprodução/Twitter)Glover Teixeira, Gaúcho e Chuck Liddell na Black
House, em Los Angeles (Foto: Reprodução/Twitter)
Perguntado sobre a razão pela qual deixou Rampage se levantar diversas vezes durante a luta, após aparentemente estar dominando o duelo no chão, Glover foi sincero.
- Na verdade eu não sei por que... Eu tentei aplicar o katagatame e ele rodou, e aí eu já não estava mais encaixando a posição. Foi o momento que ele saiu mesmo da posição e eu soltei o gancho, porque eu estava com os ganchos ali na montada, mas acabei deixando ele levantar... Ele no chão segura muito, e não deixa a gente bater. Ele ficava segurando o braço e me deixava sem poder bater. Ficou uma luta chata mesmo, mas como eu estava bem confortável em cima, eu deixei ele levantar pra sair na porrada (risos).
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades do MMA
O brasileiro também analisou a resistência de Rampage, e falou sobre os seus planos de disputar o cinturão dos meio-pesados do UFC.
- Eu sabia que ele era muito difícil de ser nocauteado, mas antes de falar eu tenho que ver a luta. Ainda não vi a luta, mas eu não gostei tanto assim de algumas coisas que eu errei. A gente vai aprendendo. Acho que, se eu chegar a uma disputa de cinturão, vou estar pronto, talvez mais uma ou duas lutas me deixem mais pronto para chegar lá. A cada luta vou aprendendo. Rampage é um cara muito difícil de ser nocauteado, a gente já sabia disso. Mas eu treinei muito com o pessoal de Manguinhos. Os meninos são muito, muito bons, duros pra caramba. Sem falar no Pedro Rizzo. Ajuda muito quando você treina com os caras tops, como Lyoto Machida, Roger Gracie, Chuck Liddell... Quando você faz um sparring bom, já se sente bem. Os caras são tops, você se sente bem com isso. Acho que os treinos com eles aumentam muito a confiança.
Glover também falou sobre a expectativa sobre sua próxima luta. Para o brasileiro, lutar no UFC 159, que acontece em abril, em Nova Jersey, e que terá como evento principal a luta entre Jon Jones e Chael Sonnen, seria o ideal, por um motivo curioso.
- Não tenho a mínima ideia de quem o UFC vai me dar agora, mas eu gostaria muito de lutar em abril aqui em Nova Jersey, no mesmo card do Jon Jones x Sonnen. Não sei se eles vão me colocar no UFC 159, porque é muito perto da minha última luta - mas é perto da cidade onde eu moro, tem quase dez mil brasileiros que moram aqui! Vamos lotar aquela arena de brasileiros! - brincou o lutador.

Lotus lança carro 'sexy', abusa do vermelho e mantém degrau no bico

Primeira a mostrar modelo de 2013, equipe almeja brigar no topo. E21 tem frase 'engraçadinha' na carroceria e conta com mais vermelho na pintura

Por GLOBOESPORTE.COM Enstone, Inglaterra
65 comentários
LANÇAMENTO LOTUS fórmula 1 (Foto: Divulgação)Frase na pintura da nova Lotus (Foto: Divulgação)
De forma descontraída e criativa, a Lotus deu o pontapé inicial nos lançamentos dos carros de Fórmula 1 para a temporada 2013. Em uma transmissão ao vivo pela internet, a equipe foi a primeira do grid a exibir seu novo carro. Na sede da escuderia em Enstone (Inglaterra), o finlandês Kimi Raikkonen e o francês Romain Grosjean mostraram o desenho e a nova pintura do E21, modelo que guiarão neste ano. Logo abaixo do “Santantônio” (peça localizada atrás do piloto para proteger a cabeça em caso de acidentes), uma frase  atrai os olhares. Em forma de hashtag, há a inscrição “Eu sou sexy e sei disso”. Pela frase e pelo discurso, a escuderia, que venceu uma corrida com Kimi em Abu Dhabi no ano passado, quer, definitivamente, ser a atração desta temporada.
Lotus E21 lançamento (Foto: Divulgação)Na pintura da nova Lotus E21, o preto e o dourado ganham a companhia do vermelho (Foto: Divulgação)
-  Grandes coisas são possíveis. O salto que demos de 2011 para 2012 mostra o que somos capazes de fazer. Adicione a isso o potencial de nossos pilotos e temos um coquetel muito forte para a próxima temporada. Nosso ambicioso plano de se transformar em uma das principais equipes da Fórmula 1 está começando a se concretizar e agora temos que aproveitar isso com resultados e pódios regularmente. Estamos com fome - disse o chefe da equipe, Eric Boullier.
Logo de cara, o que também chama muita atenção é que a tradicional pintura preta e dourada, usada em 2012, ganha a companhia do vermelho. A “cortesia” é da empresa multinacional do setor petroquímico que patrocina a equipe. Sediada na França, a companhia foi responsável pela entrada do suíço naturalizado francês Romain Grosjean no time.
E antes de ser exibido ao mundo, o carro ainda coberto por uma lona já denunciava, através da silhueta, outra novidade, confirmada minutos depois quando foi exibido: a Lotus preferiu manter o degrau no bico dianteiro, quebrando a expectativa de que o desnível seria extinto pelas equipes. O design havia causado muito estranhamento em 2012, e a FIA liberou que os times “escondessem” o desnível através da colocação de uma peça.
- O painel pesaria alguns gramas. E para um Fórmula 1, alguns gramas a mais desnecessários fazem diferença – explicou o projetista James Allison, que não descartou esconder o degrau durante o ano.
Clique na imagem abaixo e veja mais fotos do novo carro da Lotus:
  •  
lotus 2013 fórmula 1 mosaico (Foto: Divulgação)Imagens do E21, novo carro da Lotus para 2013 (Foto: Divulgação)
Durante o evento, integrantes da equipe lembraram o passado vitorioso da escuderia que se chamou Renault e Benetton antes de adquirir o direito de usar, desde 2011, o nome Lotus, criado por Colin Chapman, para mostrar confiança em novos dias de glória. Foram dois títulos com Michael Shcumacher (1994 e 1995) e dois com Fernando Alonso (2005 e 2006). Raikkonen, que conseguiu a primeira vitória com o time rebatizado de Lotus (em Abu Dhabi, 2012), também exibiu otimismo.
- Se você ver na história, eles ganharam campeonatos. Nada que vi no ano passado me faz pensar que um outro campeonato é impossível no futuro. Claro, será uma competição dura e todos querem vencer. Mas este time já bateu todos no passado e ninguém pode dizer que não poderá fazer isso de novo – disse o finlandês.
Como o regulamento não mudou muito para este ano, tecnicamente o novo carro da Lotus é uma evolução do E20 utilizado em 2012 com algumas novidades. Entretanto, o time garante que essas pequenas mudanças farão a diferença.
- As regras de 2013 são muito parecidas com as de 2012, então você pode esperar muita familiaridade com o carro anterior. Mas a diferença está nos detalhes, e isso acrescentará um ganho significativo em termos de desempenho - complementou Allison.
A Lotus foi a primeira a mostrar seu carro de 2013. A próxima é a McLaren, no dia 31 de janeiro. A Marussia é a única que ainda não divulgou sua data de lançamento.
  •  
calendário equipes F1 (Foto: arte esporte)

Com 4 gols cada, Neymar e Bernardo largam bem no Artilheiro do Ano

Giancarlo, do Ferroviário, lidera a disputa, que tem Warley, ex-Grêmio e Palmeiras, e Celsinho, ex-Portuguesa, entre os principais goleadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
17 comentários
Ferroviário em jogo contra o Crato no PV (Foto: Natinho Rodrigues/Ag.Diário)Giancarlo, atacante do Ferroviário, lidera o Artilheiro
do Ano 2013 (Foto: Natinho Rodrigues/Ag.Diário)
Com menos de um mês de competições, mais de 619 atletas já tiveram o prazer de balançar a rede adversária em partidas oficiais por todo o Brasil. Ao todo, foram 848 gols, divididos entre campeonatos regionais, Copa do Nordeste e Libertadores. E, entre os tentos marcados por Neymar, do Santos, e Bernardo, do Vasco, cada um quatro vezes em apenas três jogos, um "gigante" aparece na dianteira do prêmio Artilheiro do Ano: Giancarlo, do Ferroviário-CE, jovem atacante de 1,94m que tem atraído as atenções no Campeonato Cearense, com seis gols.
Sem a mesma pompa dos rivais localizados nos grandes centros, Giancarlo tem se destacado com os gols marcados, aproveitando a ausência dos principais times do estado - Ceará e Fortaleza estão envolvidos na Copa do Nordeste e só entrarão na segunda fase da competição. Enquanto isso, o artilheiro de 23 anos aproveitou e marcou seis vezes em sete partidas. No último sábado, ele deixou o dele em cobrança de pênalti, na vitória do Ferroviário sobre o Guarany de Sobral por 2 a 1.
Figurinha conhecida do público brasileiro, o veterano Warley, que já passou por Atlético-PR, São Paulo, Grêmio e Palmeiras, vem fazendo bonito no Campeonato Paraibano. Pelo Botafogo-PB, o veterano de 34 anos marcou cinco gols em sete jogos. Com apenas três partidas disputadas pelo Londrina, Celsinho vem dando o que falar após ter balançado as redes cinco vezes. O meia, que surgiu na Portuguesa em 2004 e chegou a ser comparado com Ronaldinho Gaúcho na época, tem sido o grande destaque do líder do Paranaense.
Jogadores do Londrina comemoram gol  (Foto: Divulgação/Site oficial do Londrina)Celsinho (ao centro) marcou cinco gols pelo Londrina em 2013 (Foto: Divulgação/Site oficial do Londrina)
Vencedor de dois prêmios Artilheiro do Ano, em 2010 e 2012, o craque Neymar, do Santos, aparece no terceiro pelotão, entre os jogadores que marcaram quatro gols até então. Ex-companheiro do ídolo santista, o meia Bernardo retornou ao Vasco e parece ter reencontrado o bom futebol, atingindo os mesmos quatro tentos em apenas três jogos no Campeonato Carioca.
Com 41 gols marcados no último ano, Zé Carlos, do Criciúma, já marcou três vezes pelo Tigre este ano. O atacante Lúcio Maranhão, que marcou 40 gols em 2012, se transferiu do ASA para o Vitória, mas ainda não balançou as redes pelo novo clube. Foram dois jogos disputados sem marcar pelo Leão.
Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.
LISTA DO PRÊMIO FRIEDENREICH ARTILHEIRO DO ANO 28/01 (Foto: Editoria de Arte)
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.
OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols
Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich   (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Spider x clone? Anderson Silva posta fotomontagem de 'luta do século'

Brasileiro campeão do peso-médio segue sem luta marcada pelo Ultimate

Por SporTV.com Rio de Janeiro
8 comentários
Sempre quando perguntado sobre qual seria o seu adversário mais temido, Anderson Silva foge da resposta e diz que seria seu clone. Ainda sem adversário e data confirmados para o retorno ao octógono, o Spider postou nesta segunda-feira uma foto-montagem desse "combate" que ele considera ideal. Confira abaixo:
Anderson Silva x Anderson Silva mma ufc (Foto: Reprodução)Anderson Silva x Anderson Silva: a luta do século? (Foto: Reprodução)

Torcedores discutem com lateral do Palmeiras na rua, em frente ao clube

Fabinho Capixaba, que nem vem fazendo parte do grupo principal do Verdão, foi cercado por torcedores perto do Palestra, nesta segunda-feira

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
256 comentários
O lateral-direito Fabinho Capixaba, que tem contrato com o Palmeiras, mas não faz parte do elenco principal, foi cercado por torcedores do clube na frente do Palestra Itália, na tarde desta segunda-feira. Ele se viu obrigado a se refugiar em um salão de beleza. A recepcionista do estabelecimento acionou a Polícia Militar.
Segundo funcionários de estabelecimentos comerciais vizinhos ao local, antes da chegada dos policiais, Fabinho foi agredido por um membro de uma torcida organizada - que, aliás, esteve  em incidente semelhante com o volante João Vitor, em 2011, também em frente ao Palestra. O jogador, via assessoria de imprensa do clube, nega ter sido agredido fisicamente.
Os policiais que atenderam à ocorrência orientaram Fabinho a prestar queixa no 23º D.P., mas, também de acordo com a assessoria de imprensa do clube, ele não deve ir à delegacia nesta segunda-feira.
  •  
Fabinho Capixaba no treino do Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Fabinho Capixaba, em treino do Palmeiras, na Academia de Futebol (Foto: Ag. Estado)
Por volta das 18h, um torcedor escreveu no Twitter "o boxe agora foi no Fabinho Capixava (sic). Alma lavada". Poucos minutos depois, porém, o torcedor apagou a mensagem.
Fabinho estava de carona com o atacante Luan e desceu na esquina das ruas Caraibas e Turiaçu para ir ao salão Studium Hair Cabelereiros, quando foi abordado, segundo três testemunhas ouvidas pela reportagem, por um membro de uma organizada que costuma passar os dias em frente ao clube. Os dois discutiram e, ainda de acordo com as testemunhas, chegaram a sair no tapa. Foi quando outros integrantes da organizada partiram para cima do jogador. Acuado, Fabinho correu para dentro do salão e só saiu depois da chegada de uma viatura da PM.
Este não é o primeiro caso de jogador do Palmeiras sendo cobrado por torcedores nas cercanias do clube. Em 2009, o atacante Vagner Love foi cercado na saída de uma agência bancária que fica ao lado do Palestra - ele acabou deixando o Verdão logo em seguida. Dois anos depois, foi a vez de o volante João Vitor ser agredido por torcedores que o insultavam em frente à loja oficial do clube.
Antonio Fábio Francez Cavalcante, o Fabinho Capixaba, tem 29 anos e chegou ao Palmeiras em 2008, vindo do Mirassol. Chegou a ser titular com Vanderlei Luxemburgo, mas sem destaque. Acabou sendo emprestado para Avaí, Coritiba e Criciúma. Retornou ao Verdão no fim do ano passado, já que ainda tem contrato em vigência (até 29 de abril), mas em nenhum momento figurou nos planos do atual técnico da equipe, Gilson Kleina.

Surfista americano Garret McNamara desce onda gigantesca em Portugal

Atleta volta a surfar onda de dimensões impressionantes na Praia do Norte,
em Nazaré, mesmo lugar onde conseguiu a maior marca de 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
92 comentários
O surfista americano Garret McNamara conseguiu mais um feito extraordinário na manhã desta segunda-feira na Praia do Norte, em Portugal. McNamara surfou uma onda de dimensões gigantescas. O americano é um dos surfistas de ondas grandes mais experientes do planeta e já colocou seu nome no livro dos recordes ao surfar uma ondulação de 27,5  metros, a maior de 2011, também na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.
onda gigante surfe portugal (Foto: Reprodução/ZON North Canyon)McNamara habitualmente surfa ondas na localidade portuguesa  (Foto: Reprodução/ZON North Canyon)
Ainda não há uma medição oficial do tamanho da onda que McNamara surfou. Mas o feito do americano de 45 anos rodou o mundo pela internet, assombrando os fãs de surfe. O surfista postou um agradecimento aos fãs que o louvaram pela rede.
 - Obrigado a todos pelo apoio, significa muito para mim. Hoje foi um dia sensacional e muito divertido estar lá - disse McNamara.
A localidade portuguesa conhecida como o Canhão da Nazaré é um desfiladeiro submarino de origem tectônica situado ao largo da costa de Nazaré, Portugal.  A falha na placa continental com cerca de 170 quilômetros de comprimento e cinco quilômetros de profundidade canaliza a ondulação do Oceano Atlântico para a Praia do Norte, criando grandes ondas e proporcionando condições únicas para a prática mais radical do surfe.

Acidentes impressionantes deixam atletas em estado grave nos EUA

Piloto de snowmobile sofre queda durante apresentação, enquanto esquiadora cai durante manobra e tem diagnosticada fratura de coluna, no mesmo evento

Por GLOBOESPORTE.COM Aspen, EUA
Comente agora
FRAME Caleb Moore queda de snowmobile competição (Foto: Reprodução)Caleb Moore sofreu forte queda durante sua
apresentação em Aspen (Foto: Reprodução)
Dois graves acidentes abalaram o mundo dos esportes radicais nos últimos dias. Durante a disputa dos X Games de Inverno, em Aspen, nos EUA, o piloto americano de snowmobile, Caleb Moore, sofreu uma queda durante uma apresentação na neve, batendo forte com a nuca sobre o chão, na última quinta-feira. Ele está internado em estado grave, com complicações cerebrais. Ainda na mesma competição, neste domingo, a esquiadora neozelandesa Rose Battersby se acidentou ao tentar saltar de uma montanha. A atleta sofreu fratura na coluna e também está internada.
Dentre os dois acidentados, Caleb é quem está em situação mais complicada. Segundo o último boletim divulgado pelo hospital onde o atleta está internado, em Aspen, ele tem um sangramento no coração, além das complicações cerebrais causadas pela batida.
Logo após o acidente, Caleb chegou a passar por uma cirurgia para tentar estancar os sangramentos cardíacos. O americano é considerado um dos maiores nomes do snowmobile internacional, com inúmeras participações em eventos importantes da modalidade.
FRAME Rose Battersby sofre queda na competição de esqui (Foto: Reprodução)Rose recebe os primeiros socorros (Foto: Reprodução)
Misto de carro e moto desenvolvido para andar na neve, o snowmobile chega a uma velocidade máxima de aproximadamente 160km/h. Em alguns países, o veículo é utilizado até para pesca e transporte.
Sobre Rose Battersb, as primeiras informações divulgadas sobre o seu estado informaram que ela consegue mexer as extremidades do corpo, apesar de detectada uma fratura na coluna, na altura da região lombar.
Com apenas 20 anos de idade, Rose é tratada como uma das esperanças da Nova Zelândia para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia.

Brasileira ganha prêmio Futsal Planet de melhor jogadora do mundo

Vanessa, ala campeã mundial com a seleção em dezembro, ganha pela terceira vez. Brasileiros ainda concorrem em todas as outras categorias

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
4 comentários
Vanessa Pereira - Melhor jogadora de futsal do mundo (Foto: Arquivo CBFS)Vanessa - Melhor jogadora de futsal do mundo
(Foto: Arquivo CBFS)
A ala Vanessa, do Unochapecó, foi eleita como a melhor jogadora de futsal do mundo em 2012 em eleição coordenada pelo site Futsal Planet, referência na modalidade. Esta é a terceira vez seguida que a brasileira vence o prêmio. Em dezembro, Vanessa teve participação importante na conquista do III Torneio Mundial Feminino com a seleção nacional.
Mineira de Patos de Minas (MG),  Vanessa começou no futsal em Governador Valadares. No ano seguinte, foi para o Kindermann/Caçador, faturando sua primeira Liga Futsal Feminina em 2007.
A temporada 2012 foi de muito sucesso e apreensão para a canhota Vanessa. Com o Unochapecó, venceu a Liga Futsal Feminina, a Liga do Desporto Universitário, a Taça Brasil e os Jogos Abertos de Santa Catarina. Na seleção, levantou os mundiais universitário e adulto. Foi também artilheira da Liga Futsal, da Taça Brasil, do Torneio Mundial e escolhida tanto para a seleção do Mundial Universitário quanto do Mundial Adulto. Marcou 67 gols na temporada, mesmo tendo sido submetida a uma cirurgia no meio do ano e uma lesão muscular às vésperas do Mundial em dezembro.
vanessa futsal feminino (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globoesporte.com)Pela terceira vez Vanessa ganha o prêmio Futsal Planet (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globoesporte.com)
- Isto demonstra o trabalho que fazemos em nosso clube e na seleção. É um engrandecimento do que realizamos, mostrando que estamos no caminho certo. Conseguir jogar e ajudar seu país, e depois estar entre dez meninas, todas com capacidade de ganhar, para depois ver seu nome ali em primeiro, é o melhor sabor do mundo - concluiu a ala de 25 anos.
As jogadoras brasileiras Marcela, Lucileia e Jozi também concorriam ao prêmio. A eleição foi decidida com votos de jornalistas e personalidades do futsal do mundo inteiro. Seis representantes do país fizeram parte do colégio eleitoral de 95 votantes: o comentarista de futsal do Sportv Marcelo Rodrigues, o ex-jogador Fininho, os treinadores Jarico e Rubinho além dos jornalistas Marcos Diniz e Adriana Diniz.
Durante a semana, o site anunciará os prêmios das outras categorias, e os brasileiros concorrem em todas. Falcão, Neto e Fernandinho concorrem ao prêmio de melhor jogador; Dieguinho concorre como revelação; Tiago como o melhor goleiro, Fernando Ferretti, Marcos Sorato e Vander Iacovino estão na briga pelo prêmio de melhor técnico de seleção; na categoria técnico de clubes, concorrem Cidão, Beto Aranha, Sergio Benatti, Ricardo Cacau, Eduardo Lentz “Duda”, Paulinho Cardoso e Eder Popiolski . Na eleição do melhor time do mundo no último ano, Orlândia, Carlos Barbosa e Minas brigam pelo prêmio.

Rampa do Mundial de Skate Vertical é
armada no Parque dos Patins, no Rio

Hexacampeão mundial, Sandro Dias supervisiona montagem da pista, de 18m de largura por 4,20m de altura, que reunirá feras do esporte no fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Comente agora
Maresia Vert Jam skate (Foto: Divulgação)Rampa da etapa carioca do Mundial de Skate
Vertical está quase pronta (Foto: Divulgação)
O cenário do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, começa a mudar para a disputa da etapa carioca do Mundial de Skate Vertical. A rampa, que vai receber alguns dos maiores skatistas da modalidade, de 1º a 3 de fevereiro, está sendo feita sob a supervisão do hexacampeão mundial Sandro Dias e a coordenação de Lécio Neguinho. O evento terá transmissão do SporTV na sexta-feira e no sábado, enquanto a final do skate individual será exibida pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
O half-pipe (estrutura em forma de U) do Mundial é um projeto suíço, de padrão internacional, com tecnologia de ponta. Com uma estrutura modulada, de 18m de largura por 4,20m de altura, a rampa é dividida em 96 partes. A madeira que reveste a última camada da pista também é importada, com um tratamento especial para garantir a resistência e a durabilidade e evitar imperfeições.
Maresia Vert Jam skate (Foto: Divulgação)Funcionários trabalham na montagem da rampa no Parque dos Patins, Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação)
Sandro Dias, o Mineirinho, comemorou a realização da competição, que faz parte do calendário anual da cidade.
- Para gente é muito bom saber que, independentemente do resto do ano, sempre teremos o Mundial de Skate Vertical. É uma garantia de visibilidade, a molecada toda se prepara e espera o evento. Quando comecei a participar da produção, vi que não é fácil montar um acontecimento desse porte, fico muito grato que consigam manter durante tanto tempo.
O encontro de diferentes gerações de esportistas marca a edição do Mundial de Skate Vertical. Skatistas renomados como Sandro Dias e Andy Macdonald se juntam aos mais novos como Pedro Barros, Mitchie Brusco, Nilo Peçanha e os estreantes Jono Schwan e Raul Rogers.
Vice-campeão mundial e caçula da competição, o americano Jono Schwan está ansioso para testar a rampa.
- É a minha primeira vez no Rio e estou super ansioso. É sempre legal andar em grupo no vert. Todo mundo se incentiva a fazer o nosso melhor e tentar novos truques.