sábado, 19 de fevereiro de 2011

Na véspera do clássico, Lula veste camisa em homenagem a Ronaldo

Modelo será usado pelos jogadores neste domingo, antes do clássico contra o Santos, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Na semana em que Ronaldo se aposentou do futebol, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou para reforçar a homenagem que o Corinthians decidiu fazer ao Fenômeno. Lula vestiu a camisa feita para exaltar o craque e que será usada pelos jogadores do Timão neste domingo, antes do clássico contra o Santos, às 16h, no Pacaembu, pelo Paulistão.
O modelo estampa na parte da frente a frase "Ronaldo eternamente em nossos corações", em alusão também a um trecho do hino do clube. Atrás, o número 9 vem registrado. Na última segunda-feira, Ronaldo anunciou oficialmente que estava pendurando as chuteiras.
lula camisa corinthians (Foto: Divulgação/Sport Club Corinthians Paulista)Lula veste camisa em homenagem a Ronaldo (Foto: Divulgação/Sport Club Corinthians Paulista)
CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vitória-ES
9
5
3
0
2
11
5
6
60
2
Aracruz
9
5
2
3
0
5
3
2
60
3
São Mateus
8
5
2
2
1
9
8
1
53.3
4
Rio Branco-ES
7
5
2
1
2
7
9
-2
46.7
5
Serra
5
5
1
2
2
8
7
1
33.3
6
Espírito Santo
5
5
1
2
2
7
12
-5
33.3
7
Linhares
4
4
1
1
2
4
5
-1
33.3
8
Colatina
4
4
1
1
2
3
5
-2
33.3
  • Sab 19/02/2011 - 16h00 Salvador Costa
    Rio Branco-ES
    1 1
    Aracruz
  • Sab 19/02/2011 - 16h00 Estiva
    Serra
    1 2
    Espírito Santo
  • Sab 19/02/2011 - 17h00 Sernamby
    São Mateus
    2 1
    Vitória-ES
  • Seg 21/02/2011 - 20h00 Justiniano Silva
    Colatina
    Linhares
ClassificadosRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Boavista elimina o Flu nos pênaltis e está na decisão da Taça Guanabara

Time de Saquarema sai atrás duas vezes, consegue empate e derrota o atual campeão brasileiro nas penalidades por 4 a 2

por Fred Hube
A primeira grande zebra de 2011 já deu as caras. O Boavista eliminou o Fluminense, atual campeão brasileiro, na semifinal da Taça Guanabara ao vencer por 4 a 2 na disputa por pênaltis, no Engenhão. No tempo normal, a equipe de Saquarema já havia demonstrado sua bravura ao conseguir o 2 a 2 no placar após ficar duas vezes atrás - Marquinho e Fred marcaram para o Flu, enquanto Tony e André Luis fizeram para o Boavista.
Nas cobranças que decidiram o primeiro finalista do primeiro turno do Campeonato Carioca, Conca abriu a série pelo Tricolor e errou de cara. Thiago defendeu a batida do craque do Brasileirão passado. O time da Região dos Lagos converteu suas quatro tentativas e, com a falha de Rodriguinho, que também parou no arqueiro adversário, avançou sem precisar sequer bater sua última penalidade.
Surpresa da Taça Guanabara, o time dirigido por Alfredo Sampaio aguarda agora o vencedor da outra semifinal, neste domingo, entre Flamengo e Botafogo, também no Engenhão. A decisão da Taça Guanabara está marcada para o dia 27, no mesmo local. Já o Tricolor segue seu jejum no primeiro turno: a última vez que conquistou esse título foi em 1993.
O Fluminense vai sob pressão para a Libertadores. Na próxima quarta-feira, enfrenta o Nacional do Uruguai no Engenhão, às 21h50m (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo 3. Após o empate na estreia, contra o Argentino Juniors em casa, um novo tropeço deixaria o time em situação complicada. Fred, que foi substituído no intervalo neste sábado por sentir dores na panturrilha, não preocupa, segundo o departamento médico do clube.
Bolas paradas são decisivas
conca fluminense x boavista (Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera)Conca lutou, mas, bem marcado, teve atuação
apagada (Foto: Wallace Teixeira/Photocamera)
Apoiado por sua torcida, o Fluminense começou a partida indo para cima do adversário, que, ao contrário do que poderia se supor, não se limitou a defender. A aposta do Boavista era o contra-ataque. Mas, logo aos oito minutos, o Tricolor saiu na frente. Rafael Moura foi derrubado perto da entrada da área. Fred correu para a bola, mas foi Marquinho quem fez a cobrança. Perfeita, sem chance para o goleiro Thiago. A bola bateu no travessão e quicou dentro do gol: 1 a 0.
Mas a impressão de que o atual campeão nacional teria vida fácil no Engenhão rapidamente se dissipou. Aos 11 minutos, depois de cobrança de falta ensaiada, Tony acertou uma bomba no canto direito superior. Ricardo Berna pulou, mas não conseguiu alcançar: 1 a 1. A igualdade mexeu com o time tricolor, que abusou das jogadas pelo meio e teve muita dificuldade para superar a defesa do adversário, que passou a adotar uma postura mais cautelosa, esperando o rival.
Apesar de ainda mostrar desorganização, o Fluminense, de tanto insistir, conseguiu voltar a comandar o marcador. Aos 37 minutos, Conca fez cobrança de falta sobre a área. Rafael Moura conseguiu evitar a saída pela linha de fundo, tocando para o meio da área, e Fred, livre de marcação, não teve dificuldade para, de cabeça, mandar a bola para a rede: 2 a 1. Foi a nona vez que o artilheiro do Carioca marcou na competição.
Boavista empata e complica a vida do Flu
Apesar de o Tricolor estar em vantagem, na volta para o segundo tempo pairava no Engenhão o clima de incerteza por causa do equilíbrio na partida. E também um ambiente de preocupação pela ausência de Fred, substituído por Souza. O atacante saiu sentindo dores na panturrilha esquerda. A apreensão do Flu logo ganhou um motivo mais concreto. Aos nove minutos, Leandro Chaves levou a bola até a linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzou para André Luis, que, diante da indecisão da zaga tricolor, completou para o gol: 2 a 2.
andre luis fluminense x boavista (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)André Luis aproveitou a indecisão da defesa tricolor e empatou o jogo no 2º tempo (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
A nova igualdade acabou de vez com a paciência dos torcedores tricolores, incomodados com a dificuldade do time de se impor em campo. Logo depois de levar o gol, o Flu levou outro susto, novamente com André Luis, que se livrou de Carlinhos e arriscou um chute de fora da área. A bola pegou na rede pelo lado de fora.
Passados os sustos, o Fluminense melhorou na partida. A equipe colocou a bola no chão e pressionou o Boavista. Souza, em chute de fora da área, e Conca, em cobrança de falta, incomodaram o adversário. Porém, em um novo contra-ataque, foi o time de Saquarema que quase marcou. Aos 32 minutos, Leandro Chaves entrou na área e, em um lance duvidoso, caiu na área após choque com Gum. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães mandou o lance seguir.
Muricy decidiu voltar a ter dois atacantes em campo, escalando Rodriguinho no lugar de Marquinho. O Flu passou a ameaçar mais o gol adversário. Rafael Moura quase marcou após cruzamento de Mariano, mas errou o alvo por pouco. O atacante chegou perto novamente aos 43, após dominar a bola no peito e chutar forte de virada, mas o goleiro Thiago defendeu. O nervosismo em campo e nas arquibancadas imperou até o fim, e a definição do finalista ficou para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, o Flu ficou em desvantagem logo na primeira sequência. Paulo Rodrigues marcou para o Boavista, mas Conca mandou a bola no meio do gol e parou no goleiro Thiago - que se adiantou na cobrança. O time de Saquarema converteu os seus três pênaltis seguintes (com Tony, Frontini e Edu Pina). Rafael Moura e Souza marcaram para o Tricolor, mas a esperança da torcida do Flu terminou quando Rodriguinho errou a quarta cobrança. A defesa de Thiago encerrou o jogo e iniciou a festa dos jogadores da surpresa do Carioca-2011.
FLUMINENSE 2 (2) X (4) 2 BOAVISTA
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Marquinho (Rodriguinho) e Conca; Rafael Moura e Fred (Souza). Thiago; Bruno Costa (Erick Flores), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Julio Cesar, Edu Pina, Leandro Chaves (Fábio Fidelis) e Tony; Frontini e André Luis (Max).
Técnico: Muricy Ramalho Técnico: Alfredo Sampaio
Gols: Marquinho, aos oito, Tony, aos 11minutos, e Fred, aos 37 minutos do primeiro tempo. André Luis, aos nove minutos da segunda etapa. Nos pênaltis: Paulo Rodrigues, Tony, Frontini e Edu Pina, para o Boavista; Rafael Moura e Souza, para o Fluminense (Conca e Rodriguinho perderam).
Cartões amarelos: Diguinho, Carlinhos, Souza, Rodriguinho (Fluminense); André Luis, Gustavo, Edu Pina, Thiago, Santiago (Boavista)
Data: 19/02/2011. Local: Engenhão. Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães. Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Figueiredo Correa. Público: 14.337 pagantes. Renda: R$ 398.990.

Na despedida das competições,
Natan Azevedo fica fora da final

Piloto de 43 anos participou de todas as edições da Copa Brasil
de Motocross Estilo Livre, e comemora avanço do esporte no país

Por Michel Siqueira Rio de Janeiro
Mesmo sem conseguir a classificação para a final da Copa Brasil de Motocross Estilo Livre, o "vovô" do freestyle comemorou sua participação na pista montada na Praia do Pepê, no Rio de Janeiro. Um dos precursores do esporte no Brasil, o mineiro de Caratinga, não vai mais competir profissionalmente, mas garante que não consegue ficar longe das motos.
- Vou continuar fazendo shows e exibições pelo Brasil todo. Estou me aposentando, mas tenho muito trabalho pela frente - disse o piloto, que pretende trocar os treinos pela família.
Natan no motocross do Rio de Janeiro (Foto: Michel Siqueira / GLOBOESPORTE.COM)Natan se preparando para sua última volta na Copa Brasil (Foto: Michel Siqueira / GLOBOESPORTE.COM)
Amigo de Natan, Joaninha brinca que o atleta está pegando carona na onda de Ronaldo Fenômeno, e só por isso anunciou a aposentadoria.
- Natan é um cara espetacular, uma lição para todos os esportistas. Aos 43 anos, ele não para de aprender e nem de ensinar coisas novas para os companheiros - disse o tetracampeão da Copa Brasil.
O veterano sorri, e diz que mais do que tudo, aprende com os mais novos. Ele exalta a evolução dos atletas desde a primeira edição da Copa Brasil e vislumbra um futuro ainda melhor para o estilo livre no Brasil.
- Nos próximos dez anos vai melhorar ainda mais. Minha performance esse ano foi a melhor, e eu nem cheguei na final. É uma prova que o nível da competição está muito maior - explicou o piloto, que imagina participar das próximas edições como juiz ou técnico de pista.
classificação de motocross do Rio de Janeiro (Foto: Michel Siqueira / GLOBOESPORTE.COM)Pilotos pulam em cima de Natan após sua volta
(Foto: Michel Siqueira / GLOBOESPORTE.COM)
Após sua primeira volta na eliminatória de sábado, Natan foi homenageado pelos outros pilotos com um "montinho" em cima dele na areia.
Jorge Negretti, outro veterano do motociclismo nacional, faz coro ao exaltar as qualidades de Natan.
- Ele é um exemplo de dedicação e superação. Não fico triste pela aposentadoria dele, porque sei que vamos continuar juntos, nos shows e exibições. Só fico chateado porque agora serei o competidor mais velho do estilo livre no país - brincou Negretti.
A Copa Brasil de Motociclismo Estilo Livre terá transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do "Esporte Espetacular", para todo o Brasil, a partir das 10h (de Brasília).

Neymara é campeã do Pipeline Pro

Pentacampeã mundial volta ao Circuito Mundial de bodyboard em grande estilo

Por GLOBOESPORTE.COM Oahu, Havaí
Neymara Carvalho comemora título do Pipeline Pro  (Foto: Sascha Specker / IBA )Neymara Carvalho comemora a conquista do título
do Pipeline Pro (Foto: Sascha Specker / IBA )
A pentacampeã mundial Neymara Carvalho comemorou o seu retorno ao Circuito Mundial de bodyboard com a conquista do título da primeira etapa. A surfista capixaba venceu o Pipeline Pro 2011, nesta sexta-feira. Com isso, assumiu a ponta do ranking.
- Estou muito feliz com a minha vitória. As garotas que estavam na final me fizeram dar o melhor de mim. Este foi o melhor evento de todos das história de Pipeline - disse Neymara.
Esta foi a segunda vez que Neymara conquistou o título em Pipeline. A brasileira também já havia disputado a final nove vezes. Na decisão deste ano, a capixaba precisou vencer a brasileira radicada na Austrália Stephanie Pettersen, segunda colocada, Eunate Aguirre, do País Basco, que terminou em terceiro, e a japonesa Minami Hatekyama, em quarto.
Neymara Carvalho comemora título do Pipeline Pro  (Foto: Sascha Specker / IBA )Brasileira inicia bem a temporada 2011 do Circuito
Mundial (Foto: Sascha Specker / IBA )
Depois de ficar um ano fastada do Circuito Mundial, Neymara começou o ano determinada a conquistar o seu sexto título e fazer história no esporte, já que nenhuma atleta conseguiu atingir tal feito até hoje. Além de Neymara, outras brasileiras participaram da disputa em em Pipeline. Maylla Venturim e Cláudia Ferrari foram eliminadas nas semifinais. Já Karla Costa e Isabela Sousa, atual campeã mundial, perderam nas quartas.
Brasileiros eliminados no masculino:
As disputas desta sexta-feira não foram tão boas para os brasileiros. Todos que foram para água acabaram eliminados e, agora, o país conta apenas com seis atletas na categoria masculina: Luis Villar (SC) e Magno Oliveira (ES), que estreiam no sexto round, e Guilherme Tâmega (RJ), Uri Valadão (BA), Eder Luciano (SC) e Lucas Nogueira (ES), que caem na fase seguinte.
Rino de Sousa foi o primeiro brasileiro a ser eliminado nesta sexta-feira, no round 4. Logo em seguida, no round 5, Stephan Stamm, Hermano Castro, Nicholas Bastos e Thiago Limeira perderam.

Joaninha fica em 1º na eliminatória da Copa Brasil de Motocross Estilo Livre

Favorito ao quinto título seguido na competição, piloto faz boa série e vai à final com 18,5 pontos a mais que Marcelo Simões, o segundo colocado na etapa

Por Michel Siqueira Rio de Janeiro
motocross no Rio de Janeiro (Foto: Marcelo Russio / GLOBOESPORTE.COM) Joaninha se concentra antes de ir para a pista
(Foto: Marcelo Russio / GLOBOESPORTE.COM)
Carregando o peso dos últimos quatro títulos da competição, Gilmar Flores, o Joaninha, literalmente voou na rampa montada nas areias da Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O piloto somou 385 pontos nas duas voltas classificatórias e vai com folga para a final da décima edição da competição, que acontece no domingo, às 10h, com transmissão ao vivo no Esporte Espetacular. Marcelo Simões foi o segundo, com 366,5 pontos, seguido por Derek Burlew (334,4 pontos) e Sebastian `Tatan` Mejía (325 pontos). Pedro Nougalli e Jefferson Campacci, ambos com 324,6 pontos, completam os finalistas.
Na eliminatória, doze pilotos tiveram direito a duas voltas de 1m30s minutos com oito saltos em cada uma. Em sua primeira volta, Joaninha se atrapalhou em sua manobra preferida, o `back flip`, perdeu dois saltos e deixou a moto morrer. Na segunda volta, o piloto conseguiu fazer todos os saltos, executou o `backflip` com perfeição e saiu confiando na vaga para a final.
-Dá para classificar- disse o piloto, destacando que os outros competidores também cometeram erros em suas voltas.
Substituindo Jorge Negretti, Henrique "Zoio" Balestrini cometeu erros nas duas vezes que foi para a pista, não conseguiu se classificar, mas foi elogiado pelo ídolo, que viu de perto sua apresentação.
- Zoio deu show - disse Negretti após ver o jovem na pista.
Sobre a eliminação, o veterano foi enfático.
- Resultado a gente não discute, a gente respeita.
Em sua última competição antes da aposentadoria, Natan, de 43 anos, também não conseguiu se classificar para a final. O veterano participou de todas as edições da Copa Brasil, e disse que sai feliz com a sua última performance. Segundo ele, hoje foi o dia em que conseguiu seu melhor rendimento na pista. A eliminação aconteceu porque o nível dos competidores subiu muito.
- Fico contente, pois fiz parte dessa evolução do esporte no Brasil - disse o atleta.
Natan no motocross do Rio de Janeiro (Foto: Michel Siqueira / GLOBOESPORTE.COM)Natan se preparando para sua última volta na competição (Foto: Michel Siqueira / GLOBOESPORTE.COM)

São Paulo joga bem, goleia o Bragantino e assume vice-liderança

Em sua melhor partida na temporada 2011, time de Carpegiani não tomou conhecimento do rival, fez 4 a 0, e ficou um ponto atrás do Palmeiras

por Marcelo Prado
Antes da partida contra o Treze-PB, na última quarta-feira, Paulo César Carpegiani afirmou: com a volta dos meninos da Seleção Brasileira Sub-20 e os jogadores que foram contratados, o São Paulo iria crescer e mostrar um futebol convincente. A primeira amostra foi dada na quarta, com a tranquila vitória pela Copa do Brasil, por 3 a 0. Neste sábado, no Morumbi, o time voltou a encantar. Com movimentação, velocidade e inspiração do trio Lucas-Fernandinho-Dagoberto, o Tricolor não teve a menor dificuldade para golear o assustado Bragantino por 4 a 0 (assista aos gols).
O goleiro Rogério Ceni perdeu a chance de avançar em sua contagem rumo ao centésimo gol ao desperdiçar um pênalti no primeiro tempo, quando o placar apontava 1 a 0. O capitão, que já marcou 98 vezes na carreira, bateu mal e viu Rafael Defendi salvar o Bragantino.
lucas são paulo x brangatino (Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)Lucas foi um dos destaques do São Paulo contra o Bragantino (Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)
Os números mostram a ascensão tricolor. Ao mesmo tempo em que se torna o segundo melhor ataque do Paulistão, com 20 gols em nove jogos, o time comemora o fato de passar pelo segundo jogo sem ser vazado. De quebra, conquista sua terceira vitória consecutiva em 2011 e ainda dormirá neste sábado na vice-liderança da competição, com 18 pontos, um atrás do Palmeiras.
Os dois times voltarão a campo no próximo final de semana. O Tricolor fará o clássico da rodada contra o Palmeiras, no estádio do Morumbi, no dia 27 (domingo). Já o time do interior, que soma 12 pontos, buscará a reabilitação diante da Portuguesa, no Canindé, no mesmo dia.
Primeiro tempo avassalador do Tricolor
- O São Paulo parecia uma Scania (caminhão), e o nosso time foi um trator lento.
A frase acima, dita por Marcos Aurélio, capitão do Bragantino, mostra o que foi o primeiro tempo. O São Paulo, com velocidade, inspiração e muita vontade, não deixou o rival respirar em campo. A superioridade foi tamanha que, sem contar os gols marcados por Miranda e Fernandinho, o time da casa criou outras nove jogadas de perigo, contra apenas uma do adversário. Em relação à última quarta-feira, o Tricolor mostrou uma nova alternativa de jogo. Contra o Treze, Lucas ficou aberto pela direita, Fernandinho pela esquerda e Dagoberto atuou centralizado. Neste sábado, os dois últimos trocaram constantemente de posição, o que deixou a defesa adversária perdida.
Miranda cabeceia para marcar o primeiro gol do Sâo Paulo (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)Miranda cabeceia para marcar o primeiro gol do Sâo Paulo (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)
Antes que o jogo chegasse até a metade do primeiro tempo, os três beques da equipe visitante (Carlinhos, Marcos Aurélio e Everaldo) já haviam levado o cartão amarelo. A superioridade tricolor virou vantagem no placar quando Dagoberto cobrou falta e colocou a bola na cabeça de Miranda, que não perdoou: 1 a 0, aos 19 minutos. E, logo em seguida, o segundo gol esteve nos pés de Rogério Ceni. Fernandinho foi derrubado na área pelo goleiro Rafael Defendi, mas o capitão bateu mal e não conseguiu marcar o gol de número 99 na carreira.
O Tricolor seguiu em cima. O que chamava a atenção era a facilidade para trocar tabelas e chegar ao gol adversário. Aos 27, Lucas perdeu grande chance. Sete minutos depois, Rhodolfo cruzou e Fernandinho cabeceou por cima. Aos 35, na única jogada de perigo do Bragantino, Paulo Roberto desceu pela esquerda e cruzou. A bola bateu na cabeça de Rhodolfo, encobriu Rogério e acertou a trave do Tricolor. Aos 39, Jean só não marcou porque Rafael Defendi trabalhou novamente. Até que, aos 44, Fernandinho, após rápido contra-ataque, recebeu assistência de Dagoberto e bateu cruzado: 2 a 0.
Time segue inspirado, Lucas deixa ou seu e estreante Willian também marca
lucas são paulo x brangatino gol (Foto: Agência Estado)Lucas deixa o seu na rede (Foto: Agência Estado)
Ao contrário do que aconteceu na Paraíba, quando fez 3 a 0 com três minutos e depois diminuiu o ritmo, o São Paulo seguiu incendiado em campo. Depois de Rafael Defendi evitar um gol de Lucas aos 15, em chute de fora da área, aos 29 saiu o terceiro gol. Fernandinho avançou pela esquerda, passou como quis pelo marcador, invadiu a área e rolou para Lucas, que só empurrou para as redes. Na comemoração, o camisa 7 correu para o símbolo do clube, localizado na metade do gramado do Morumbi e ajoelhou, para delírio dos são-paulinos presentes.
Com o placar definido, Paulo César Carpegiani aproveitou para fazer alterações. Primeiro, colocou o estreante Willian na vaga de Fernandinho. Na sequência, botou Marlos no lugar de Lucas. No seu primeiro toque na bola, Willian disparou uma bomba de fora da área e marcou um golaço: 4 a 0. Aos 30, Jean, cansado, saiu para Ilsinho ganhar ritmo de jogo. Nos últimos dez minutos, embora tenha diminuído o ritmo, o Tricolor só não marcou o quinto gol porque Ilsinho, cara a cara com Rafael Defendi, perdeu gol feito ao tentar driblar o goleiro. Antes do fim do jogo, o Bragantino ainda criou uma chance, em cobrança de falta de Everaldo, que acertou o travessão do Rogério Ceni. No fim, aplausos para um time que começa a dar sinais de que pode ir longe na temporada.
SÃO PAULO 4 X 0 BRAGANTINO
Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva e Miranda; Jean (Ilsinho), Casemiro, Carlinhos Paraíba, Lucas (Marlos) e Juan; Dagoberto e Fernandinho (Willian). Rafael Defendi; Carlinhos, Marcos Aurélio e Everaldo; Nego (Dieguinho), Éder, Luciano Sorriso (Leandro), Paulo Roberto e Julio Cesar; Finazzi e João Sales (Welton).
Técnico: Paulo César Carpegiani Técnico: Marcelo Veiga
Gols: Miranda, aos 24min e Fernandinho, aos 44min do 1º tempo; Lucas, aos 19min e Willian, aos 30min do 2º tempo
Cartões amarelos:Miranda e Ilsinho (São Paulo); Everaldo, Paulo Roberto, Rafael Defendi, Carlinhos e Marco Aurélio (Bragantino)
Público e renda: R$ 350.346,13 / 13.830 pagantes
Local: Morumbi, em São Paulo (SP). Data: 19/02/2011. Árbitro: Márcio Henrique de Gois. Auxiliares: Caio Mesquita de Almeida e Vitor Carmona Metestaine.

Sem Gre-Nal: Inter B é eliminado no primeiro turno do Gauchão

Colorado sai na frente, mas cede empate no tempo normal e acaba derrotado pelo Cruzeiro-Poa nos pênaltis

por Alexandre Alliatti
Restou o returno do Gauchão ao Inter. O time B do Colorado voltou a mostrar fragilidade e foi eliminado nas quartas de final da primeira metade do estadual. A queda aconteceu neste sábado, com derrota nos pênaltis para o Cruzeiro-Poa, por 5 a 4, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Com isso, está eliminada a possibilidade de um Gre-Nal no domingo da próxima semana.
O Inter foi muito mal. Dominou o jogo no primeiro tempo, mas com futebol pobre. Na etapa final, foi amplamente controlado pelo adversário. Ricardo Goulart colocou o Colorado na frente, mas Diego Torres teve tempo de empatar.
Com a classificação histórica, o Cruzeiro, no ano de seu retorno à elite gaúcha, aguarda o vencedor de Grêmio x Ypiranga para saber o adversário na semifinal. A definição sai neste domingo, em partida no Olímpico.

Pouco futebol, algumas chances, nenhum gol
O torcedor saiu de casa, encarou o calor, comprou ingresso, se acomodou na arquibancada. E, muito provavelmente, se arrependeu. Foi mais sem graça do que sorvete de chuchu o primeiro tempo no Beira-Rio. O Inter apresentou pouco futebol, criou algumas chances e não marcou um golzinho sequer.
E só o Inter ameaçou de verdade. O Cruzeiro-Poa, apesar de o adversário pouco fazer, não conseguiu ir ao ataque com força. As chances de gol ficaram resumidas ao time vermelho. Ricardo Goulart foi o jogador mais ativo do Colorado. Em chute de fora da área e depois em conclusão perto do gol, ele não conseguiu marcar. Mas a melhor oportunidade foi de Marquinhos.
 celso roth  internacional x cruzeiro poa (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)Celso Roth assiste à eliminação dos reservas colorados diante do Cruzeiro (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)
O camisa 10 recebeu livre pela esquerda. Diante do goleiro, teve que desviar. Acabou errando a mira e mandando para fora também do gol. Outros dois cabeceios, um de Ricardo Goulart e outro de Guto, foram as últimas possibilidades de gol do time da casa.
A torcida chegou a reclamar. Quando Marquinhos dominou uma bola e levou uma gestação inteira para se livrar dela, a galera vaiou. O time de Enderson Moreira teve um problema habitualmente apresentado pela equipe de Celso Roth, que esteve no Beira-Rio para assistir à partida: muito domínio, trocas constantes de passes e pouca agressividade na frente.

Um gol para cada lado
Um time pressiona, mete bafo, acerta o travessão. O outro fica retraído, não tem um pingo de criatividade, é pouco vibrante. E é o segundo quem faz o gol primeiro. Teria sido uma injustiça o Cruzeiro ser derrotado pelo Inter na etapa final. O Colorado, sem merecer, quase alcançou classificação no tempo normal, com gol de Ricardo Goulart. Mas os visitantes buscaram o empate.
O gol do Inter nasceu aos oito minutos. Elton fez longo lançamento para o campo de ataque e encontrou o meio-campista livre. Goulart matou no peito, avançou com a bola e desviou do goleiro estrelado. Parecia um gol de tranquilidade. Não era.
Porque, na prática, o que aconteceu depois foi um sufoco do Cruzeiro. Foi um milagre a bola não ter entrado em desvio de Adriano, após cobrança de escanteio. Agenor salvou em cima da linha. Eram 12 minutos. Pouco antes, Diego Torres, em chute de fora da área, já tinha visto a bola passar quase colada à trave.
Teve mais. Rafael avançou pela esquerda, mirou Agenor nos olhos e mandou uma patada. A bola explodiu no travessão. No rebote, Diego Torres mandou para fora. Léo, de cabeça, quase marcaria minutos depois. O gol estava preparado.
E saiu aos 37 minutos. Depois de tanto tentar, Diego Torres conseguiu. O chute forte, de fora da área, foi desviado por Agenor e morreu na rede lateral. Estava encaminhada a disputa de pênaltis.
Marquinhos e Agenor perdem pênaltis
Houve empate por 4 a 4 na primeira série de cinco pênaltis. Guto, Juliano, Marinho e Thiago Humberto fizeram para o Inter. Alberto, Leo Maringá, Zadda e Juninho Botelho marcaram para o Cruzeiro. Marquinhos, ao bater o quinto para o Colorado, chutou muito mal. O goleiro Fábio pegou. Aí foi a vez de Rafael partir para o chute que poderia dar a classificação aos estrelados. E ele também errou.
Na série de um pênalti para cada time, o goleiro Agenor foi cobrar para o Inter. E parou nas mãos de Fábio. O curioso é que o próprio goleiro do Cruzeiro foi o responsável pela última cobrança: perfeita, no canto de Agenor. Era o fim do primeiro turno para o Inter.
INTERNACIONAL 1 (4) X (5) 1 CRUZEIRO
Agenor, Kleber (Milton Júnior), Rodrigo Moledo, Romário e Massari (Dalton); Juliano, Elton, Ricardo Goulart (Marinho), Thiago Humberto e Marquinhos; Guto. Fábio, Márcio, Léo, Sandro e Zadda; Alberto, Almir, Faísca (Rafael) e Diego Torres (Leo Maringá); Jô e Adriano (Juninho Botelho).
 
Técnico: Enderson Moreira Técnico: Leocir Dall'Astra
Gols: Ricardo Goulart, aos oito, e Diego Torres, aos 37 minutos do segundo tempo. Nos pênaltis: Guto, Juliano, Marinho e Thiago Humberto, para o Inter (Marquinhos e Agenor perderam); Alberto Piauí, Léo Maringá, Zadda, Juninho Botelho e Fábio, para o Cruzeiro (Rafael perdeu).
Cartões amarelos: Alberto e Diego Torres (Cruzeiro); Massari (Inter).
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre. Data: 19/02/2011. Árbitro: Jean Pierre Lima. Auxiliares: Marcelo Oliveira e Silva e João Lúcio Monteiro de Silva Júnior.
 

Cruzeiro aproveita o ritmo da Taça Libertadores e vence o Tigre por 2 a 0

Mesmo com vários reservas escalados, Raposa não dá chances ao Ipatinga e cola no líder Atlético-MG na tabela de classificação do Campeonato Mineiro

por Fernando Martins Y Miguel
ipatinga  x cruzeiro wellington paulista (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)Wellington Paulista lutou muito contra o Ipatinga
(Foto: Washington Alves / Vipcomm)
Mesmo com uma equipe formada por sete jogadores considerados reservas, o Cruzeiro não deu chances para o azar e venceu o Ipatinga, por 2 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Barrado contra o Estudiantes, na estreia na Libertadores, Thiago Ribeiro abriu o placar com uma pancada de fora da área e correu para abraçar o técnico Cuca. Wallyson fez o segundo. O jogo foi válido pela quarta rodada do Campeonato Mineiro.
O time de Belo Horizonte chegou aos nove pontos e assumiu, mesmo que provisoriamente, a segunda colocação no estadual, atrás apenas do Atlético-MG, que vence no saldo de gols e ainda jogará neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Farião, em Divinópolis. Já o Ipatinga, com mais uma derrota, a terceira na competição, segue na lanterna, correndo seríssimo risco de cair para o Módulo II.
Agora, a Raposa voltará as atenções para a Taça Libertadores. Na próxima terça-feira, às 19h30m, o time encara o Guarani, do Paraguai, novamente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Pelo estadual, o Cruzeiro enfrentará o América-TO, no sábado, às 16h, no estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni. Já o Ipatinga pegará o Democrata, no domingo, às 16h, no Vale do Aço.
Misto morno
Nem mesmo o forte calor na Arena do Jacaré foi capaz de desanimar os jogadores do Cruzeiro, que formaram uma equipe mista contra o Tigre. Alguns comandados de Cuca aproveitaram a partida para mostrar ao treinador que merecem um lugar na equipe titular, principalmente na disputa da Taça Libertadores.
Os volantes Everton e Leandro Guerreiro, o zagueiro Naldo e o meia Dudu eram os mais participativos no início do jogo. Os quatro não foram aproveitados diante do Estudiantes, na última quarta-feira, mas, com exceção de Naldo, foram inscritos para a competição internacional.
Se no meio da semana, o alvo da torcida celeste foi o volante argentino Verón, dessa vez, o atacante Alessandro sofreu a cada momento em que encostava na bola. Os cruzeirenses lembraram da provocação do atacante, ao marcar o último gol que eliminou a Raposa nas semifinais do Mineiro do ano passado.
A Raposa abusou do direito de perder gols, e o grande nome do primeiro tempo foi o goleiro Raniere, do Ipatinga. O camisa 1 do Tigre fez, no mínimo, três importantes defesas, em chutes de Dudu, Naldo e Leandro Guerreiro. O Ipatinga, por sua vez, não ofereceu nenhum perigo ao gol de Fábio e deixou o primeiro tempo sem finalizar uma vez sequer contra a meta cruzeirense.
Ritmo frenético
O técnico Cuca aproveitou a inoperância do Ipatinga no setor ofensivo e mandou a equipe para frente. Farías e Wallyson entraram nas vagas de Everton e Wellington Paulista, respectivamente.
O que se viu foi o time da casa exigindo muito o goleiro Raniere. Com três atacantes, o Cruzeiro era só pressão sobre a defensiva da equipe do Vale do Aço.
E de tanto insistir, a Raposa, enfim, abriu o placar, aos seis minutos. Depois de bombardear de perto a meta ipatinguense, Thiago Ribeiro soltou a bomba de fora da área, e a bola ainda bateu no travessão antes de balançar as redes.
Três minutos depois, foi a vez do titular da vaga de Thiago Ribeiro marcar. Wallyson foi lançado por Marquinhos Paraná e tocou na saída de Ranieri para ampliar e mostrar que o início de temporada tem sido especial.
Os gols fizeram a esperança do Ipatinga cair por terra. Totalmente desorganizada, a equipe do Vale do Aço mostrou que o técnico Guilherme de Cássio Alves, ex-atacante de Atlético-MG e Cruzeiro, terá muito trabalho para salvar a equipe do rebaixamento.
cruzeiro 2 x 0 ipatinga
Fábio; Pablo, Naldo, Edcarlos e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná, Everton (Farías) e Dudu (Pedro Ken); Wellington Paulista (Wallyson) e Thiago Ribeiro. Raniere; Luizinho (Léo Medeiros), Marcelinho, Max e Marinho Donizete (Chiquinho); Leanderson, Leandro Brasília, Eron, Wanderson (Wanderson Duarte) e Rodrigo Antônio; Alessandro.
Técnico: Cuca. Técnico: Wasterdeyle Lima.
Motivo: quarta rodada do Campeonato Mineiro. Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). Horário: 17h (de Brasília). Árbitro: Joel Tolentino da Mata Júnior. Auxiliares: Marcus Vinícius Gomes e Flamarion Sócrates da Silva.
Público: 1.664 pagantes. Renda: R$ 25.038,13. Cartões amarelos: Leanderson e Leandro Brasília (Ipatinga); Edcarlos, Dudu e Naldo (Cruzeiro).
Gols: Thiago Ribeiro (Cruzeiro), aos 6 minutos, e Wallyson (Cruzeiro), aos 9 minutos do segundo tempo.

Rafaela Silva derrota favoritas e leva o ouro no Grand Prix de Dusseldorf

Brasileira vence campeãs mundial e olímpica para conquistar a competição

Por GLOBOESPORTE.COM Dusseldorf, Alemanha
Na semifinal, a italiana Giulia Quintavalle, campeã olímpica em Pequim, ficou pelo caminho. Na decisão, quem caiu foi a japonesa Kaori Matsumoto, líder do ranking do peso leve (até 57kg). Aos 18 anos, a brasileira Rafaela Silva (26ª do ranking mundial) surpreendeu as favoritas e conquistou a medalha de ouro do Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha.
Rafaela mostrou personalidade na final contra a líder do ranking e campeã mundial. A brasileira tomou a iniciativa da luta dando muito trabalho para a adversária. Com 2m30s para o fim, a judoca carioca conseguiu um wazari em um contra-ataque. Em vantagem, bastou a ela administrar o resultado e esperar o cronômetro zerar para comemorar.
A brasileira estreou na competição contra a búlgara Ivelina Ilieva, ganhando por ippon. Na sequência, ela encarou a húngara Hedvig Karakas, quarta do ranking, e venceu por shido no golden score. Depois de mais um ippon, contra a alemã Miryam Roper, a judoca da Cidade de Deus derrotou Quintavalle (por yuko) e Matusmoto (por wazari).
Da Cidade de Deus, comunidade carente do Rio de Janeiro, Rafaela Silva foi descoberta na ONG Instituto Reação, projeto do judoca Flávio Canto. Ela começou a se destacar no judô em 2008, quando conquistou o ouro no Campeonato Mundial Júnior. No ano seguinte faturou o bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro e o ouro na Copa do Mundo de Madri.

Primeiro técnico de Ronaldo revela apelido no São Cristóvão: Mônica

Roberto Gaglianone conta que antes de ganhar o apelido de Fenômeno, ele era comparado com a personagem de Mauricio de Souza, devido aos dentões

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O "Esporte Espetacular" vai mostrar reportagens especiais sobre Ronaldo Fenômeno. Mas antes de conquistar esse apelido, o craque ganhou um outro, logo no início de sua carreira, no São Cristóvão. E quem conta essa história e muitas outras curiosidades sobre o camisa 9 é o primeiro técnico de futebol de campo: Roberto Gaglianone.
Aos 13 anos, Ronaldo conheceu o treinador quando despontava nas categorias infantil e juvenil do time da Zona Norte do Rio de Janeiro. Gaglianone percebeu que o garoto de Bento Ribeiro era diferenciado. Principalmente pelo futebol, mas também pelos dentões. Pronto, ganhou rapidamente o apelido de Mônica (personagem das histórias em quadrinhos do cartunista Mauricio de Souza).
- O Ronaldo, quando chegou aqui, por causa dos dentes para fora, ganhou o apelido de Mônica, aquela do Cebolinha - revelou.
monica ronaldo montagem (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)No São Cristóvão, Ronaldo ganhou o apelido de Mônica, pelos dentões (Foto: Editoria de Arte/Ge.com)
Apesar das brincadeiras, Ronaldo não se abalou e mostrou as habilidades que o fizeram ser o melhor jogador do mundo por três vezes. Das quadras para o campo, o menino mostrava que tinha talento de sobre e despertou a atenção do primeiro treinador.
- Olha, ele veio do futebol de salão para cá. Com aquela ginga, drible rápido, ligeireza a conduzir a bola, pensando rápido. O que sabia fazer melhor era jogar bola. Nas atividades diárias, eu já tinha visto que dali sairia um grande jogador. Não imaginava a grandeza que ele iria ser, o Fenômeno para todo mundo, campeão do mundo... Mas eu sabia - disse Gaglianone.
frame ronaldo jornal (Foto: Reprodução/TV Globo)O primeiro treinador guarda recortes de jornal do
Fenômeno (Foto: Reprodução/TV Globo)
E a agilidade de Ronaldo não se resumia ao campo. Fora dele, Roberto Gaglianone revela mais uma curiosidade sobre o Fenômeno:
- Ele era pidão mesmo! Tinha no grupo um garoto de poder aquisitivo bom. Quando ele via o seu Haroldo aqui, o pai do menino, ele torcia para acabar o treino rápido para chegar no seu Haroldo e pedir algum. E sempre pegava. Dificilmente saía daqui sem um lanche e um dinheirinho no bolso. O que ele mais pedia era um dinheirinho. Toda vez que eu chegava para pegar o carro depois dos treinos tinha sempre umas moedas no porta-luvas que ele já chegava esfregando o dedo: 'o que tem hoje aí?' E já pegava as moedas que eu dava para ele - contou.
Neste domingo, no "Esporte Espetacular", você vai conhecer muitas outras histórias sobre Ronaldo. O primeiro companheiro de ataque, o primeiro treinador que o convocou para a Seleção Brasileira, o último jogo, entre outras curiosidades. Não perca!

FOTOS: Tetra da F-1, Alain Prost disputa Volta de Omã de ciclismo

Francês posa ao lado de campeões do esporte antes de etapa deste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Al Jissah, Omã
Alain Prost no Tour de Omã de ciclismo (Foto: EFE)Alain Prost posa com o belga Eddy Merckx e do francês Bernard Hinault na Volta de Omã (Foto: EFE)
Alain Prost no Tour de Omã de ciclismo (Foto: AFP)O tetracampeão da Fórmula 1 disputa a quinta etapa da competição, na cidade de Al Jissah (Foto: AFP)

Vettel mantém domínio à tarde e fecha dia de testes na frente em Barcelona

Alemão da RBR é 204 milésimos melhor que o espanhol Jaime Alguersuari,
da STR. Único brasileiro na pista, Rubens Barrichello marca o quarto tempo

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Com o tempo marcado na parte da manhã, o alemão Sebastian Vettel terminou o segundo dia de testes coletivos da Fórmula 1 no circuito de Barcelona, na Espanha, na primeira posição. Atual campeão da categoria, o alemão marcou 1m23s315, 204 milésimos mais rápido que o espanhol Jaime Alguersuari, da STR, o segundo mais rápido deste sábado.
Vettel nos testes em Barcelona (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel fecha o dia na primeira posição dos testes coletivos em Barcelona (Foto: Getty Images)
Barrichello no teste da F1 em Barcelona (Foto: Reuters)Barrichello termina o dia em quarto (Foto: Reuters)
Rubens Barrichello, da Williams, que tinha terminado a sessão matinal de testes em segundo, caiu para a quarta posição à tarde. O piloto e a equipe inglesa optaram por testar o acerto de corrida no FW33, com trechos mais longos na pista, e ele marcou seu melhor tempo em 1m24s008. Neste domingo, o venezuelano Pastor Maldonado assume o cockpit do brasileiro em Barcelona.
Fernando Alonso, da Ferrari, ficou com a terceira posição no circuito espanhol. O espanhol, entretanto, teve problemas elétricos em sua F150th Italia logo no início da manhã e parou na curva 4. Após o guincho trazer o carro de volta aos boxes, os mecânicos conseguiram colocá-lo de volta à pista rapidamente. Ele andou mais rápido à tarde, com um carro mais leve. O alemão Nick Heidfeld, substituto de Robert Kubica na Renault-Lotus, completou os cinco primeiros.
A McLaren enfrentou um dia com muitos problemas. Campeão de 2009, Jenson Button pouco andou por causa de algumas falhas hidráulicas, quando a equipe tentava avaliar o desempenho aerodinâmico do MP4/26. A intenção do time inglês era descobrir o impacto da asa traseira móvel nas retas sem ela estar acionada, sem o ganho de velocidade. O piloto ficou em oitavo.
As equipes aproveitaram muito o dia de testes, apesar da temperatura estar em apenas 14ºC em Barcelona, longe do ideal para o aquecimento dos novos pneus Pirelli. O circuito de Barcelona teve problemas no fim da manhã, quando um pedaço da zebra da curva 2 se soltou e provocou uma bandeira vermelha, que interrompeu momentaneamente as atividades.
Confira os melhores tempos do sábado de testes coletivos da Fórmula 1 em Barcelona:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m23s315 (104 voltas)
2 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m23s519 (97)
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m23s978 (90)
4 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m24s008 (118)5 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m24s242 (41)
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m24s243 (125)
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m24s730 (131)
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s923 (54)
9 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m25s194 (80)
10 - Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault) - 1m26s421 (58)
11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m26s884 (61)
12 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m27s044 (70)
13 - Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth) - 1m27s242 (66)
14 - Ricardo Teixeira (ANG/Team Lotus-Renault) - 1m31s584 (26)

Brasil 'inaugura' nota 10 em Noronha
e passa com quarteto às quartas

Hizunomê Bettero beira a perfeição e despacha a sensação Gabriel Medina. Alejo Muniz, Heitor Alves e Jihad Khodr completam o time na etapa do WQS

Por GLOBOESPORTE.COM Fernando de Noronha, PE
O Brasil conseguiu levar às quartas de final do WQS de Fernando de Noronha quatro surfistas de peso. Alejo Muniz e Heitor Alves – integrantes da elite do Circuito Mundial -, Jihad Khodr e Hizunomê Bettero vão brigar pelo título da etapa seis estrelas prime da divisão de acesso neste domingo. Hizu derrotou Gabriel Medina, sensação do surfe brasileiro, com direito a uma nota 10, a primeira do campeonato, e recorde de pontos: 18,57.
Surfe Hizunomê Bettero nota 10 Noronha  (Foto: Daniel Smorigo/ ASP)Surfe Hizunomê Bettero tira nota 10 no WQS de Fernando de Noronha (Foto: Daniel Smorigo/ ASP)
O cearense Heitor e o paranaense Jihad Khodr conseguiram pular uma das fases. Heitor venceu a bateria contra o paulista Medina e o portorriquenho Dylan Graves na quarta fase. Jihad deixou para trás o sul-africano Travis Logie e o irlandês Glenn Hall.
Alejo ficou em segundo na bateria contra o japonês Masatoshi Ohno e teve de disputar a
quinta fase. Derrotou, então, Glenn Hall. Nas quartas, vai encarar Masatoshi de novo.
Medina e Hizunomê Bettero também tropeçaram na quarta fase e marcaram um duelo para a seguinte. O ubatubense Hizu tirou a primeira nota 10 do campeonato e completou com um 8,57, deixando o adversário em combinação. Medina corria atrás de uma soma de 18,58 pontos, mas não teve tempo para a virada.
- Sabia que se eu não conseguisse o máximo, ficaria paa trás, pois o moleque (Medina) tem um talento incrível - disse Hizu após a vitória.
Baterias das quartas de final:
1. Masatoshi Ohno JAP x Alejo Muniz BRA
2. Jihad Khodr BRA x Travis Logie AFS
3. Heitor Alves BRA x Hizunomê Bettero BRA
4. Dion Atkinson AUS x

Túlio Maravilha estabelece nova meta e promete chegar aos 1.050 gols

Irreverente atacante desabafa após publicação de dossiê que mostra diferença entre suas contas e os registros oficiais de alguns clubes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A incessante busca pelo milésimo gol de Túlio Maravilha ainda vai dar muito pano para manga. Um dia após o GLOBOESPORTE.COM publicar um dossiê com as contas do artilheiro, o atacante do Botafogo-DF resolveu se pronunciar. Em tom de desabafo, o artilheiro não só prometeu chegar à milésima marca, como também ultrapassá-la, custe o que custar.
- Não sou gênio, não sou craque, não sou fenômeno, não sou mito e nem quero ser. Só quero ser o terceiro ou o quarto jogador da história do futebol mundial a ultrapassar a marca dos mil gols. Agora, minha meta não é mais mil, não. Depois desta dúvida, minha meta é 1.050. Se arrancarem dois, vou fazer cinco. Se arrancarem cinco, vou fazer dez. Mexeu comigo, mexeu com meu íntimo. Vou fazer mais de mil gols na carreira, com amistoso e jogos oficiais – prometeu o centroavante, por telefone.
Túlio montagem camisa 1000 (Foto: Divulgação / Site Oficial)Chateado com as dúvidas, Túlio agora promete
chegar a 1050 gols (Foto: Divulgação / Site Oficial)
Túlio Maravilha lista uma série de feitos que não deixam dúvidas quanto à quantidade de gols que já anotou ao longo de sua carreira.
- São 23 anos de carreira, não se constrói isso de uma hora para outra. Sou seis vezes artilheiro de Campeonatos Brasileiros oficiais da CBF. Três vezes da Série A - foram 129 gols. Uma vez pela Série B - foram 32 gols, e duas vezes pela Série C - foram 48 gols. Ou seja, juntando essas três divisões, foram mais de 200 gols oficiais em Brasileiros. O Roberto Dinamite fez 190, era o recordista da Série A, mas ultrapassei essa marca em 2008, jogando pelo Vila Nova. Só tem uma divisão que não fui artilheiro, que é a Série D, que vou disputar esse ano. Pela Seleção Brasileira, são 15 convocações e 13 gols, melhor média da história, superando até o Pelé. Então, isso tudo me credencia e ninguém pode duvidar.
Queiram ou não, vão ter que aceitar as minhas contas, os meus gols, minha história, o meu currículo"
Túlio Maravilha
O atacante aproveitou para atualizar suas contas.
- Hoje são 956 gols. Fiz dois no último amistoso na quinta-feira, contra o Norte-Ceilândia, da Terceira Divisão do futebol de Brasília e mais os quatro que acharam para mim - dois pelo Fluminense, em 1999, e dois pelo Tupi do Espírito Santo, em 2003.
Em seu site oficial, Túlio divulga uma lista com seus gols, divididos por clubes e anos. No entanto, há divergências entre seus números e os das respectivas agremiações pelas quais atuou.
- Se os dirigentes dos clubes não querem dar informação, têm alguma rixa comigo, ai é problema deles. Em 23 anos de carreira, não tenho nenhuma mancha que possa denegrir minha imagem como jogador e nem como político, agora. Nada vai atrapalhar, interromper, esse projeto do milésimo gol. Uma parceria minha com o Botafogo de Brasília. Queiram ou não, vão ter que aceitar as minhas contas, os meus gols, minha história, o meu currículo e o principal: A torcida brasileira e, especialmente, a torcida do Botafogo acredita nos meus gols, me apoia. Essa conquista não será minha, mas sim do futebol brasileiro que terá mais um jogador a bater esta marca - completou.

Ronaldo pede desculpas à torcida do Fla por não ter jogado pelo clube

No Caldeirão do Huck, Fenômeno lamenta falta de 'convite' para atuar no Flamengo. Mas destaca que jogar no Corinthians 'mudou' sua vida

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ronaldo sempre declarou que era torcedor do Flamengo. Mas a sua contratação pelo Corinthians, após um período de treinamentos na Gávea, abalou a sua relação com os rubro-negros. Cinco dias depois de anunciar a aposentadoria do futebol, o Fenômeno, em entrevista ao apresentador Luciano Huck, pediu desculpas aos torcedores do clube carioca por não ter defendido o Rubro-Negro.
- Em relação à torcida do Flamengo, peço desculpas porque não tive a chance, não tive o convite, não tivemos o projeto para evoluir (em uma contratação). Para mim, por ter sido flamenguista desde criança, foi uma pena - disse ao "Caldeirão do Huck".
Confira no vídeo acima a entrevista de Ronaldo
Mas o agora ex-jogador disse que a falta de acordo com o Flamengo acabou permitindo um fato que disse ter mudado a sua "vida".
- Após esse acontecimento veio outro que foi conhecer o Corinthians, conhecer São Paulo. Que mudou a minha vida. Sou muito feliz em São Paulo. Sou muito grato ao Corinthians por ter aberto as portas para mim, ter feito um projeto incrível acontecer, que deu certo - afirmou.
Veja mais vídeos no site do Caldeirão do Huck

Após experiência na Copa, Arévalo se diz pronto para anular Ronaldinho

Uruguaio lembra duelo com outros craques no Mundial e se motivado por disputar mais um clássico, desta vez no Brasil

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Arévalo e Joel Santana no treino do Botafogo (Foto: EFE)Arévalo deve ser opção de Joel Santana contra
o Flamengo (Foto: EFE)
Com a ausência de Marcelo Mattos, deverá ser de Arévalo a missão de parar Ronaldinho Gaúcho na partida deste domingo, pela semifinal da Taça Guanabara. Será a primeira vez que o volante enfrentará o camisa 10 do Flamengo. No entanto, acompanhar craques de perto não chega a ser novidade para o uruguaio, titular da seleção que ficou em quarto lugar na última Copa do Mundo. Assim, ele mostra ter a receita para anular a principal peça do adversário.
- No Mundial atuei contra jogadores de qualidade e fui bem. O principal é estar tranquilo e não deixar que ele tenha facilidade para se movimentar. É importante saber o momento certo para tirar a bola dele - disse Arévalo, que garante nunca ter levado um cartão vermelho em 12 anos de carreira profissional.
Será a primeira vez contra Ronaldinho e também a estreia de Arévalo no clássico contra o Flamengo. Mesmo em pouco tempo de Botafogo, Arévalo garante ter a consciência do que representa o clássico deste domingo. Acostumado a participar de grandes rivalidades no Uruguai e no México, o jogador se mostra motivado por viver a nova experiência.
- A semana de clássico é sempre especial. Já disputei muitos e pude sentir que aqui a rivalidade também é muito grande. É a partida em que qualquer jogador quer estar, e é preciso fazer o melhor possível. Por ser uma decisão, se trata de um duelo ainda mais importante, e espero que o Botafogo conquiste a vitória.
 

Com Gabriel e Carlos Alberto, ponto forte sai da esquerda e vai para direita

Lateral explica a movimentação ofensiva do Grêmio pelo seu setor

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
gabriel grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Gabriel formou dupla com Carlos Alberto
(Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
No 4-4-2 em losango do Grêmio, elaborado pelo técnico Renato Gaúcho ainda na temporada passada, o lado esquerdo era o principal protagonista das ações ofensivas. Isso porque o lateral Lúcio foi improvisado no meio-campo, fazendo em 2010 parceria com Fábio Santos, e neste ano com Gilson. Faltava, entretanto, companhia para Gabriel no lado direito.
Na vitória sobre o Oriente Petrolero-BOL por 3 a 0, quinta-feira à noite, a solução apareceu. Ao invés do volante Adilson, o meia Carlos Alberto atuou ao lado de Lúcio na segunda linha do losango. E o ex-vascaíno aproximou-se do lateral-direito para as combinações, reproduzindo os movimentos que já aconteciam na esquerda.
- Com o Carlos Alberto ajuda bastante para fazer as jogadas de linha de fundo. Ele é um jogador inteligente, fica fácil de criar as situações de gol - afirmou Gabriel.
O lateral até mesmo se comprometeu a permanecer mais preso à defesa caso Carlos Alberto receba mais liberdade. Mas lembrou que, contra os bolivianos, ambos se acertaram também defensivamente:
- Ele traz a criatividade do meio para a frente. Do meio para trás o Adilson fazia essa função, dava mais liberdade para eu atacar. Mas a gente conversando, eu e o Carlos Alberto, a gente se acertou para um passar e outro ficar um pouco mais. E eu nesse esquema preciso ficar mais para dar liberdade ao Carlos Alberto.

Valdivia é relacionado para enfrentar o Mogi Mirim neste domingo

Felipão confirmou o Mago para a partida após o treino da manhã deste sábado. No entanto, chileno ainda não sabe se começará ou não jogando

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Valdivia Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Valdivia está relacionado contra o Mogi Mirim
(Foto: Ag. Estado)
O que era expectativa se confirmou na manhã deste sábado, após o treino na Academia de futebol do Palmeiras. Valdívia está relacionado para o confronto deste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Mogi Mirim, fora de casa, pela nona rodada do Campeonato Paulista. O técnico Luiz Felipe Scolari confirmou o Mago, que não atua desde o dia 10 de novembro do ano passado, quando foi substituído ainda no primeiro tempo da partida contra o Atlético-MG, pela Copa Sul-Americana, em razão de uma fibrose na coxa esquerda.
- A ansiedade é enorme. Por mais que a gente tenha vivência no futebol, a expectativa é a maior possível não apenas por voltar a jogar, mas voltar a jogar bem, em alto nível. Sei que é apenas o início, mas espero que esse retorno seja o melhor possível e eu consiga repetir as grandes atuações que eu tive quando cheguei - disse o camisa 10 ao site oficial do Verdão.
No início desta atual temporada, Valdivia participou do primeiro jogo-treino do ano contra o Juventus, mas sentiu novamente dores musculares e, desde então, ficou em trabalho de fisioterapia, fortalecimento muscular e atividades físicas. O camisa 10, que vem treinando com bola há 15 dias, ainda não sabe se começará atuando ou ficará no banco de reservas.
- Foram excepcionais nesse período, fizeram tudo corretamente e eu fiz tudo o que eles pediram. Agora, é voltar com tranquilidade e ajudar o Palmeiras a manter esse ótimo retrospecto – completou, agradecendo mais uma vez o trabalho desenvolvido pelos médicos e preparadores físicos.
Felipão não confirmou se Valdívia começará jogando.
- Vai depender de como o adversário vai jogar. Temos algo em mente, mas vamos esperar até a hora do jogo – concluiu o treinador.
Assim como já estava definido, os goleiros Marcos e Deola vão desfalcar a equipe neste domingo. O camisa 12 sentiu dores musculares na coxa direita e será poupado. Já Deola teve uma luxação no dedo mínimo da mão esquerda durante o treino da última quinta-feira, quando tentou defender uma bola, e também ficará em tratamento. Sendo assim, Bruno assume a meta alviverde.