segunda-feira, 4 de abril de 2011

Conmebol descarta Espanha. Costa Rica deverá disputar a Copa América

‘Nunca pensamos em Espanha, Estados Unidos ou Austrália’, diz dirigente da entidade sul-americana

Por Agências de notícias e GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
Ricardo La Volpe, assume o comando da Costa Rica (Foto: AFP)Argentino Ricardo La Volpe é o atual técnico da
seleção da Costa Rica (Foto: AFP)
A Conmebol descartou nesta segunda-feira a inclusão da atual campeã Espanha na próxima Copa América, que será disputada em julho, na Argentina, e disse que a principal candidata a substituir o Japão é a Costa Rica.
- A opção mais firme é Costa Rica. Nunca pensamos em Espanha, Estados Unidos ou Austrália - assegurou à agência estatal argentina "Telam" o secretário-geral da Conmebol, o argentino Eduardo Deluca.
O dirigente revelou que nesta terça-feira haverá uma reunião entre dirigentes da entidade, da Associação do Futebol Argentino (AFA) e da empresa Traffic, que detém os direitos televisivos do torneio, para definir o substituto.
O Japão oficializou nesta segunda a desistência de participar da competição e, através do presidente da Federação Japonesa de Futebol, Junji Ogura, alegou "questões humanitárias", após o terremoto que atingiu o país em 11 de março e que deixou 12 mil mortos e mais de 15 mil desaparecidos.
O próprio Ogura irá de Assunção para Buenos Aires nesta terça para se reunir com o presidente da AFA, Julio Grondona, a quem informará pessoalmente sobre os motivos de sua decisão.
Também nesta terça, a Federação Costarriquenha de Futebol manifestou seu interesse em substituir o Japão no grupo A do torneio, junto com a Argentina, Colômbia e Bolívia.

Antes de amistoso, Falcão alerta: 'A catimba uruguaia é a maior de todas'

De olho na Copa do Mundo da modalidade, que vai acontecer em 2012 na Tailândia, Brasil enfrenta o Uruguai em duas partidas neste fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM São Carlos, SP
Futsal - Falcão no treinamento da seleção brasileira (Foto: Manolo Quiróz / CBFS)Falcão vai defender a seleção brasileira neste fim
de semana (Foto: Manolo Quiróz / CBFS)
Com o foco na preparação para a Copa do Mundo de Futsal em 2012, a seleção brasileira da modalidade vai encarar o Uruguai em dois amistosos no próximo fim de semana, em São Carlos (SP). Os duelos, que terão transmissão do SporTV no sábado e da Rede Globo no domingo, serão os primeiros da equipe em solo nacional na atual temporada e contarão com Falcão. O astro do Santos, que brilha na liga nacional, falou da sua expectativa para o duelo, dizendo que espera muita catimba por parte dos adversários.
- A catimba uruguaia é a maior de todas no futsal, diferente da argentina que é a maior no campo. O Uruguai é uma seleção diferenciada, de muita força. Nenhuma equipe se assemelha com o jogo do Uruguai na liga nacional.
De acordo com Falcão, a grande expectativa é em torno da preparação para o Mundial do ano que vem, que será disputado na Tailândia. Hexacampeão do torneio, o Brasil só não esteve na final em uma única vez das nove finais disputadas até agora, ficando apenas com dois vice-campeonatos.
- Estamos a menos de dois anos do Mundial e todos os jogos que acontecem já nesse ano serão de muita importância para a definição do grupo para o ano que vem. Por isso, há uma grande responsabilidade nestes jogos – acrescentou o jogador, que vê as seleções da Espanha, Rússia e Portugal como os principais rivais do Brasil na atualidade.
Ao lado de Valdin, Pixote e Neto, seus companheiros de Santos, o astro se apresenta à seleção nesta quarta-feira. Pelo clube paulista, os santistas dão show na Liga Futsal, com sete vitórias e apenas um empate nos oito jogos disputados, e agora esperam encantar os torcedores na cidade paulista com a camisa brasileira.
- São Carlos é um lugar onde me acostumei a jogar. Sempre somos bem tratados. Tenho certeza de que seremos mais uma vez e vamos brigar por duas vitórias bonitas para o público do interior - concluiu Falcão.

Bolívar sobre Tuxtla: 'Parece as cidades dos filmes de Velho Oeste'

Delegação do Colorado encara calor de 38 graus na cidade mexicana

Por clicRBS Tuxtla Gutiérrez, México
Tuxtla Internacional (Foto: Divulgação / site oficial)O calor e o cenário árido de Tuxtla chamou a
atenção dos colorados (Foto: Divulgação/site oficial)
Assim que desembarcaram em Tuxtla Gutiérrez (México), na tarde desta segunda-feira, jogadores do Internacional ficaram impressionados com o calor de 38°C e com a paisagem. No trajeto do ônibus até o hotel da concentração, o visual árido da cidade mexicana fez Bolívar lembrar um cenário:
- Parece as cidades dos filmes de Velho Oeste - disse o capitão colorado ao site oficial do clube.
Tuxtla Gutiérrez está localizada a mil quilômetros da Cidade do México e é a capital do estado de Chiapas. A temperatura média entre abril e maio é de 28°C. Mas o Inter encontrou um ambiente bem mais quente. A população é de 500 mil habitantes.
O Inter enfrenta o Jaguares às 19h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, pelo Grupo 6 da Copa Libertadores da América. A partida será realizada no Estádio Victor Manuel Reyna.

Palmeiras assina contrato de direitos de transmissão com a Rede Globo

Verdão é o 11º clube a entrar em acordo com a emissora

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Marcelo de Campos Pinto e Arnaldo Tirone (Foto: Site Oficial do Clube)Marcelo de Campos Pinto e Arnaldo Tirone: acordo
nesta segunda-feira (Foto: Site Oficial do Clube)
O Palmeiras se tornou, nesta segunda-feira, o 11º clube a fechar acordo com a Rede Globo sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. O contrato, válido para os jogos do clube de 2012 a 2015, foi assinado pelo presidente do Alviverde, Arnaldo Tirone, após encontro com o diretor executivo da Globo Esportes, Marcelo de Campos Pinto.
- O contrato foi bom para o Palmeiras e, financeiramente, no mesmo patamar dos outros grandes clubes - afirmou Tirone, em entrevista ao site oficial do clube.
Além do Palmeiras, já assinaram contratos com a Rede Globo os seguintes clubes: Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Santos, Sport, Vasco e Vitória.
 

Após atraso, susto e viagem tranquila, Flu desembarca no Uruguai

Delegação tricolor desconfia de avião de pequeno porte, mas chega a Montevidéu uma hora e meia após o previsto depois de voo tranquilo

Por Cahê Mota Direto de Montevidéu, Uruguai
Conca é assediado por ator Paulo Betti no Rio (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)O ator Paulo Betti tiro fotos com Conca no Aeroporto
Tom Jobim (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Atraso, desconfiança e uma viagem tranquila. Uma hora e meia após o previsto, o Fluminense desembarcou na noite desta segunda-feira no Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, no Uruguai, para o confronto com o Nacional-URU, quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Centenário, pela quinta rodada do Grupo 3 da Libertadores, preocupado somente em descansar. Antes de entrar na aeronave, porém, outras situações mexeram com a cabeça dos jogadores.
Como se não bastasse a decolagem do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, ter acontecido somente às 17h, quando o previsto era às 15h35m, o fato da viagem de 2h45m ser realizada em um avião de pequeno porte assustou os jogadores. Ainda no salão de embarque, a agitação foi geral e um mostrava ao outro a aeronave estacionada na pista. A tensão era evidente.
Em um misto de bom humor e nervosismo, os integrantes da delegação tomaram seus lugares sempre com comentários sobre o meio de transporte. O apoiador Souza, por exemplo, decretou a companheiros.
- Vai ser com emoção.
Avião de pequeno porte da delegação tricolor (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)Avião de pequeno porte da delegação tricolor para Montevidéu (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Estava errado. Apesar do tamanho, o avião realizou todo o percurso sem passar por qualquer turbulência, e o elenco desembarcou na capital uruguaia tranquilamente às 19h45m. Já em Montevidéu, o grupo de jogadores seguiu rapidamente para o hotel onde ficarão hospedados. Darío Conca, que no Rio de Janeiro foi assediado até mesmo pelo ator Paulo Betti, aproveitou a ausência de torcedores para fazer compras, e foi o último a deixar o local.
Pela primeira vez no Uruguai, Deco foi o único jogador que atendeu aos repórteres rapidamente e deixou evidente a importância do duelo desta quarta-feira.
- É uma partida decisiva. Se temos a ambição de chegar na próxima fase, temos que vencer aqui. Ainda não falamos muito sobre o jogo. Vamos sentar, conversar, treinar. E vamos chegar preparados.
Com cinco pontos, o Fluminense é o terceiro colocado no Grupo 3 da Libertadores. O Argentinos Juniors, com sete, está na ponta, enquanto o América do México é o segundo, com seis. Já o Nacional, que tem quatro, ocupa a lanterna.
Deco em desembarque em Montevidéu (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)Deco ao lado do preparador de goleiros Victor Hugo, no Uruguai (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Escritório de arquitetura divulga novas imagens do estádio do Timão

Fachada remete a um shopping center. Presidente Andrés Sanches quer obras começando ainda este mês

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Estádio Corinthians (Foto: Divulgação)Fachada do estádio do Corinthians lembra a de um
Shopping Center (Foto: Divulgação)
Novas imagens de como será o estádio do Corinthians em Itaquera foram divulgadas nesta segunda-feira pelo escritório de arquitetura e engenharia responsável pelo projeto, o Werner Sobek.
A grande novidade é a fachada, translúcida, que fará com que o estádio pareça um Shopping Center ou um prédio comercial.
Outra imagem mostra o vão do setor norte. É esse setor que terá uma ampliação construída especificamente para a Copa do Mundo, aumentando a capacidade do estádio de 48 mil para 65 mil torcedores, mínimo exigido pela Fifa para que o “Fielzão” abrigue o jogo de abertura do torneio.
O presidente do clube, Andrés Sanches, tem dito em entrevistas que as obras começarão ainda este mês. Das 12 cidades escolhidas para serem sedes da Copa, só São Paulo e Natal não tiveram as obras iniciadas.
  •  
Estádio Corinthians (Foto: Divulgação)Vão do setor norte vai ser ocupado por arquibancada construída especialmente para Copa (Foto: Divulgação)

Também nesta segunda-feira, a diretoria corintiana negou que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tenha recusado as garantias oferecidas pelo clube e pela construtora Odebrecht para emprestar os cerca de R$ 400 milhões necessários para a construção do “Fielzão”.
Estádio Corinthians (Foto: Divulgação)Obras do estádio começam ainda este mês, segundo o presidente Andrés Sanches (Foto: Divulgação)

Cortês ajeita cabelo, respira fundo e garante: 'Apoio e defendo muito bem'

Nervoso, lateral demonstra conhecer história do clube e diz estar preparado para a cobrança em um grande clube

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Cortês Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Cortês não poderá defender o Bota no Carioca
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Uma cena mostrou claramente o quanto Cortês estava nervoso em sua apresentação ao Botafogo, nesta segunda-feira. Quando recebeu a camisa e posou para fotos, o lateral  de 24 anos ouviu o pedido de um fotógrafo para sorrir. Ele até tentou, mas o máximo que conseguiu foi abrir um pouco os lábios. A tensão era grande. Pela primeira vez, o jogador, que se destacou pelo Nova Iguaçu no Carioca, vai defender a camisa de um clube grande do futebol brasileiro. E ele queria causar uma boa impressão.
Por isso, antes de começar a responder às perguntas, deu uma ajeitada no cabelo e respirou bem fundo. Nas primeiras palavras, Cortês fez questão de demonstrar que conhece a história do Alvinegro.
- Estou muito feliz de poder estar no Botafogo. Sei que a cobrança vai existir, mas estou preparado para fazer um bom trabalho. Vou sempre respeitar cada um, mas vou buscar meu espaço. A diferença de estar aqui é grande. Esta camisa foi do Nilton Santos. O peso é muito grande. Quero fazer um grande trabalho aqui.
O jogador se apresentou ao torcedor alvinegro dizendo que tem muita disposição em campo e garantindo que sabe atacar e defender "muito bem".
- Apoio muito bem. Mas depende do esquema que o treinador quiser adotar. Se precisar, eu também defendo muito bem. Sempre me inspirei no Roberto Carlos, um lateral que eu gosto muito. Tenho muita garra, determinação e vou dar o máximo pela equipe.
O novo contratado do Botafogo já treinou nesta segunda-feira com o restante do time. Cortês participou das atividades junto com os jogadores que não foram titulares da partida do último domingo, contra o Resende. O lateral fez exercícios técnicos e táticos.
Apesar de ter treinado, Cortês ainda não poderá defender o Botafogo no Campeonato Carioca porque o prazo de inscrição já expirou. Além disso, será relacionado para a Copa do Brasil apenas se o Alvinegro passar pelo Paraná Clube, nesta quarta-feira, e enfrentar o Avaí nas oitavas de final da competição.

Geninho desabafa e dá o recado: 'Isso não é despedida. É um adeus'

Magoado com diretoria, treinador diz que nunca mais volta e afirma que diretoria não pode mais contar com ele

Por Luciano Balarotti Curitiba
Geninho (Foto: Ag. Estado)Geninho: "Não contem mais comigo no Atlético-PR"
(Foto: Ag. Estado)
O Atlético-PR é pagina virada na carreira do técnico Geninho. Magoado com a decisão da diretoria do Furacão de demiti-lo, apesar da boa campanha que vinha fazendo, o ex-treinador afirma que não volta mais ao clube e define este período como o último. Para Geninho, esta segunda-feira, é um adeus ao Atlético-PR.
- Minha passagem pelo Atlético encerrou-se. Então isto não é uma despedida, é um adeus. Se o Atlético precisar de mim um dia, quiser me trazer de volta, quero deixar bem claro que não conte comigo. Guardo boas lembranças do Atlético, inclusive a da minha maior conquista, o título brasileiro, que consegui aqui. Eu gosto do Atlético, gosto de Curitiba, mas tem uma hora que você tem que dar um basta. Vou continuar torcendo, mas como profissional, nunca mais volto.
Se o Atlético precisar de mim um dia, quero deixar bem claro que não conte comigo"
Geninho
Geninho não escondeu certa mágoa com o presidente Marcos Malucelli, que foi quem tomou a decisão, mas viajou para a Europa na véspera do jogo, deixando a seus subordinados a tarefa de demitir o técnico. A  comunicação de sua demissão foi feita pelo supervisor de futebol Ocimar Bolicenho e pelo diretor de futebol Valmor Zimermann, após a vitória por 3 a 2 no clássico com o Paraná Clube,
- Fui comunicado ontem (domingo) após o jogo, que a diretoria havia decidido pela minha demissão. Saio magoado com algumas pessoas que ajudei quando precisaram de minha ajuda e que agora não tiveram o mesmo comportamento em relação a mim. Pessoas que te tratam de um jeito e começam a te tratar de outro.
Visivelmente emocionado e chateado, Geninho não questiona a decisão, mas a forma como ela foi conduzida. Ele reclamou da falta de transparência das decisões da diretoria e se queixou de saber que, mesmo definida a sua saída antes do jogo, ele somente foi comunicado depois da vitória.
- Acho que as coisas tinham que ser mais claras. Eu conversei com o presidente no sábado e ele não me falou nada. Eu fui para o jogo já com a minha demissão certa e soube depois que outros profissionais já tinham sido contatados pela diretoria. E essa não é a forma certa de você proceder. No futebol eu já vi tantas coisas que nada mais me surpreende. Estou saindo com a consciência bem tranquila.
Ainda sem planos para o futuro, Geninho afirma que não pensa mais em disputar estaduais fora do eixo Rio-São Paulo, e que passará os próximos dias na capital, passeando com familiares que não conhecem as atrações turísticas da cidade. Período que utilizará para descansar dos dias de trabalho puxado que teve nesta breve passagem, a terceira da carreira, pelo Furacão.
Eu fui para o jogo já com a minha demissão certa e soube depois que outros profissionais já tinham sido contatados"
Geninho
- Vim para assumir um time muito cobrado, um pouco desarrumado, e conseguimos fazer uma boa campanha. Os números não podem ser contestados. Foram 40 dias de trabalho, dez jogos, oito vitórias, um empate e uma derrota, com 83% de aproveitamento. A única equipe do Brasil com um aproveitamento melhor do que este é o Coritiba. Então eu saio consciente de que fiz o meu trabalho, e que ele foi bom.
O técnico ainda lembrou de suas outras passagens pelo clube e das dificuldades que passou junto com o Atlético-PR mesmo quando foi campeão brasileiro em 2008. Mas o tome de Geninho é realmente de adeus e demonstra que não há mais empatia com o clube.
- Foi assim em 2008 quando eu coloquei a cara para bater quando todos os analistas davam 90% de chances de rebaixamento e ajudei o Atlético a escapar da queda. E consegui ser campeão paranaense depois de três anos.  Sei que nunca fui unanimidade aqui. Talvez se eu não tivesse vindo em 2008, hoje eu seria uma unanimidade, e talvez o Atlético estivesse aí curtindo uma segunda divisão.
Adilson Batista é o substituto quase certo de Geninho. O supervisor do clube, Ocimar Bolicenho, afirmou que clube e treinador chegaram a um acordo, que falta apenas ser oficializado. O que deve ocorrer nesta terça.

Pneu traseiro invertido pode ter desequilibrado carro de Sondermann

Composto tinha ranhuras em direção contrária às dos outros do carro
do piloto, que morreu após choque com Pedro Boesel em Interlagos

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
Um pneu traseiro montado de forma invertida aos demais no carro de Gustavo Sondermann pode ter contribuído para o acidente que resultou na morte do piloto, durante etapa da Copa Montana, em Interlagos. O composto traseiro direito tinha as ranhuras em sentido contrário às dos outros e, como chovia durante a prova no domingo, a mudança pode ter influenciado no volume de escoamento de água dos pneus. Piloto da Stock Car e comentarista da TV Globo, Luciano Burti afirma que o erro é “primário e inaceitável”, embora diga que não há, por enquanto, como provar que tenha sido o causador do acidente.
carro de Sonderman com os pneus trocados (Foto: Felipe Vieira / VelocidadeSul.com)Carro de Sonderman com os pneus montados de forma inversa (Foto: Felipe Vieira / VelocidadeSul.com)
- Tecnicamente falando, pneus de chuva ou os de pista seca têm um sentido para rodar. Não é somente pneu de chuva. A construção de pneu tem que atender força de rotação. Obviamente, foi montado errado, não estava trabalhando da maneira correta. Assim, a aderência não estava funcionando da maneira correta. Se for falar somente do acidente, não conseguiria dizer se foi o causador, até porque houve o toque. Mas é uma coisa errada, não deveria ser desta forma. É um erro primário e inaceitável.
Thiago Meneghel, engenheiro chefe da equipe A. Mattheis, na Stock Car, afirma que a mudança pode ter influenciado no equilíbrio do carro. Não é possível dizer, no entanto, que isso tenha resultado no acidente de Sondermann.
- Eu acredito que esse pneu pode ter influenciado no desempenho do carro. Mas, pelo que eu vi, parece que o ponto de partida foi mesmo o primeiro toque que ele levou. A visibilidade naquele ponto é ruim. Mas é muito difícil falar agora que, se o pneu tivesse em outra posição, não teria acontecido o acidente. Eu acredito que isso pode ter desequilibrado no carro, o acidente é uma união de diversos fatores. Mas pode ter alterado o volume de escoamento de água dos pneus – afirmou.
De acordo com Meneghel, o funcionamento do carro pode ter ficado desequilibrado com a mudança.
- Como eu estava ajudando o (piloto) Pedro Boesel durante a prova, vi muitas equipes trocando pneus no grid, na correria. Normalmente, a Goodyear (fabricante dos pneus) observa o sentido de rodagem dos pneus. Como esses pneus não são lacrados, no outro carro da equipe, eles podem ter colocado invertidos também - disse o engenheiro, explicando que pode ter sido uma decisão consciente da equipe .
O GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com a fabricante dos pneus para saber como a posição do pneu pode ter influenciado no acidente, mas não conseguiu falar com os responsáveis até a publicação desta reportagem.
Gustavo Sondermann teve sua morte cerebral anunciada pelo corpo médico do Hospital São Luiz, onde foi atendido. Segundo o boletim médico oficial, o paulista, que chegou ao local com quadro estável, teve complicações por conta do acidente. A Confederação Brasileira de Automobilismo decretou luto oficial de sete dias.
O piloto de 29 anos começou sua carreira no kart aos 16 anos. Em 2007, Sondermann viveu de perto uma das maiores tragédias do automobilismo brasileiro: o paulista corria na Stock Light pela equipe FTS Competições. Seu companheiro de equipe, Rafael Sperafico, acabou se envolvendo em um grave acidente também em Interlagos e morreu.
Por coincidência, o acidente fatal de Gustavo aconteceu na mesma pista e curva de Sperafico: a curva do Café. A pick-up número 48 do piloto foi acertada por três veículos até ser totalmente destruída em colisão com o carro de Pedro Boesel. O local é conhecido por ser o mais perigoso do autódromo paulista.
Na temporada 2009 e 2010, o paulista correu na Stock Car. No primero ano, ele competiu pela equipe Gramacho Costa e, na segunda temporada, se dividiu entre a AMG Motorsport e a própria Gramacho Costa. Ele foi companheiro de equipe de pilotos como Átila Abreu e Christian Fittipaldi.

Futebol 2.0: veja em detalhes o golaço do são-paulino Lucas

Gol da vitória do Tricolor sobre o Mirassol, na Arena Barueri, foi uma pintura do jovem meia, de apenas 19 anos

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

A arrancada que resultou no golaço de Lucas contra o Mirassol merece ser mostrada em detalhes e repetida várias vezes. A obra-prima foi pintada na Arena Barueri, no domingo - o golaço deu a vitória ao São Paulo por 1 a 0.
A jogada começa com quatro atletas do Mirassol cercando Jean, que passa a bola para Lucas. Em velocidade, o meia se antecipa a Magal e continua em pé mesmo levando um tranco do marcador. Com esse drible, ele expõe a linha de quatro na defesa, deixando os jogadores do Mirassol no mano a mano com os são-paulinos. Enquanto Lucas arranca, Fernandinho puxa o lateral Samuel para a direita e abre espaço no meio. Em um só movimento, o camisa 7 passa por dois adversários. Com o pé direito, dribla Dezinho e, com o esquerdo, se livra novamente de Magal. Quando Fernando sai do gol, Lucas repete o movimento, finta o goleiro e manda para as redes.
No total, Lucas deu oito toques na bola para marcar o gol.

Alexandre Kalil explica dispensas e avisa: 'Estamos corrigindo o rumo'

Presidente do Atlético-MG acatou pedido de Dorival Júnior - que já havia sido feito por Celso Roth e Vanderlei Luxemburgo - e demitiu Ricardinho e Zé Luís

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, deu uma concorrida entrevista na tarde desta segunda-feira na Cidade do Galo, local de treinamentos do time. O motivo da coletiva era para explicar as dispensas do meia Ricardinho e do volante Zé Luís, mas vários outros assuntos foram questionados, como a saída de jogadores importantes do elenco (Obina, Diego Tardelli, Diego Souza e Jobson), o baixo rendimento de Daniel Carvalho e, até mesmo, reeleição - a gestão da atual presidência termina no fim do ano.
Em relação às dispensas de Ricardinho e Zé Luís, Kalil disse que já havia sido um pedido dos técnicos Celso Roth e Vanderlei Luxemburgo, mas os dois treinadores teriam recuado na decisão e optaram por mantê-los no elenco. O que não aconteceu com Dorival Júnior, que foi contundente e solicitou que os dois não fizessem mais parte do grupo.
Kalil, no entanto, não apontou os dois dispensados como culpados pelo contestável futebol apresentado pelo time.
- Não tem bode expiatório, não tem culpado. Estamos corrigindo o rumo - disse.
Alexandre Kalil Atlético-MG (Foto: Ag. Estado)Alexandre Kalil concede longa entrevista no CT do Atlético-MG (Foto: Ag. Estado)

Confira os principais trechos da entrevista
‘Não tem bode expiatório’
- Com relação às dispensas, em primeiro lugar eles não são bodes expiatórios para o que está acontecendo no Galo. Estamos realizando uma correção de rota. O motivo da dispensa é hierarquia. O treinador notou que havia um problema e ele foi detectado há 35, 40 dias. E, neste tempo, foi feita uma observação sobre o que estava acontecendo. Então, se alguém me perguntasse, 'se tivesse ganho do Prudente estariam dispensados?' Sim. Decidimos na segunda-feira e não os dispensamos antes por causa do jogo.
- E não vou dizer o que eles falavam ou faziam. Acontece que o questionamento ao treinador quando não é feito diretamente a ele, soa muito mal. Quando se questiona o trabalho, os horários e as viagens, com terceiros, o técnico e o departamento de futebol não gostam. Às vezes, isso é feito com um pouco de maldade e basicamente foi isso que aconteceu. E na terceira pedida para que esses jogadores fossem dispensados, isso aconteceu.
Ordem e hierarquia
- Temos problemas. Não desta ordem, mas temos coisas com as quais não estamos satisfeitos. A presidência cobrou. O presidente não é enfeite, ele cobra. Eu cobrei do departamento de futebol e continuo cobrando. E se não chegar ao ponto ideal, que o Atlético-MG merece, não vou fazer outra coletiva não. Até 31 de dezembro vão andar as coisas como o burro aqui pensa. Até 31 de dezembro tem ordem e hierarquia.
Problema antigo
- Quanto aos profissionais, eles são ótimos, cumprem o horário, mas aqui temos preparador físico, treinador, e quem coloca horário é o técnico. Ele não pode ser questionado, o treinador acha que mina o trabalho. Todo trabalho que é minado, futuramente nós vamos pagar. Queria lembrar também que coisas aconteceram e eu busco explicações, como para as cinco derrotas seguidas (com o Celso Roth em 2009), no ano passado, com aquele time, quase ir para a Segunda Divisão. Três treinadores pediram a cabeça de jogadores, depois dois técnicos pediram a cabeça dos mesmos. Antes, os treinadores ameaçavam, mas não tiravam. Pediam e voltavam atrás. A primeira vez que um treinador pediu e disse ‘eu quero’ foi agora. Tanto Ricardinho quanto Zé Luís sabem que o Vanderlei (Luxemburgo) pediu a saída deles.
Culpa dividida
- Somos todos culpados, mas como não me vi com vontade de pegar meu boné e me demitir, e o treinador também tem prestígio e não quero demití-lo, preferi dispensar os jogadores, foi mais fácil. Mas esta minicrise que a imprensa quer transformar numa hecatombe dentro do Atlético-MG, vai ser tratada. Somos segundo, podemos chegar à liderança, então não tem crise. No Galo, no Flamengo e no Corinthians, qualquer coisa vira hecatombe. Perdemos dois jogos no ano, somos vice-líder, precisamos de uma vitória simples para passar na Copa do Brasil.
Novidades
- Vamos contratar, tivemos problema de venda e dispensa, estamos atentos e vendo o jeito de contratar e este é um assunto que morre aqui (dispensa de jogadores).
Contratações em excesso
- Acho que em três anos, contratar 60 jogadores, não é nada exorbitante, espetacular. São 20 por temporada. Você tem que ir contratando, acertando. São oportunidades que você tem. Futebol é uma tentativa. Tem time que contrata 100 por ano. O Atlético-MG manteve uma base, vendeu jogadores. Não tem contramão nenhuma. Contramão é não pagar salário, dirigente sair para a balada com jogador. Quem prestigia jogador ao invés de treinador está pagando conta até hoje. Essa é a explicação, não tem bode expiatório ou culpado, estamos corrigindo o rumo.
Debandada
- Esse negócio de ‘se’... Diego Souza seria titular, mas não foi. Zé Luís e Mancini também. De titulares, o Galo perdeu o Tardelli e o Ricardinho. O Guilherme (atacante) ainda não encostou o pé na bola, o Daniel Carvalho, o Mancini, também. Do mesmo jeito que valorizarmos o Diego Souza, temos que fazer este pessoal jogar e estamos atentos a isso.
Reação do grupo
- A reação foi muito boa. Quem conhece o futebol, sabe que sempre vem um, dois três jogadores, o capitão, o líder, falar pelos jogadores. Isso foi tratado entre o Dorival e os jogadores, e não houve nenhuma reação entre os jogadores.
Daniel Carvalho
- Eu mesmo tive uma conversa pessoal com o Daniel. É um jogador que vai ter que responder, vai ter de entrar no peso e jogar.
Ricardo Bueno e Diego Souza
- A respeito do Ricardo Bueno, ele veio do Oeste e está jogando pela primeira vez num time grande, porque o Oeste não é time. O Diego Souza não está jogando lá no Vasco não. Não está este espetáculo. Aqui a camisa pesa, ser presidente, jogador (no Galo), é mais difícil. Não é o caso do Diego Souza e do Ricardo Bueno, mas já vi jogadores que tinham que colocar a camisa e frauda. Até a lavadeira do Atlético-MG é diferente das outras.
Trabalho a curto ou longo prazo
Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG (Foto: Marco Antônio Astoni - Globoesporte.com)Alexandre Kalil relacionou o problema entre Zé Luís, Ricardinho e Dorival Júnior à hierarquia
- Ainda estamos muito no início da temporada. O contrato do Dorival foi longo, um ano e meio, me parece. Foi o que ele quis fazer. Tudo que tentamos foi uma sequência de coisas que não deram certo. Estávamos afundando para a Segunda Divisão. É o imponderável! A gente acha que em longo prazo é melhor, continuo achando e não mudei de opinião.
Reeleição
Não estou falando disso. O que eu disse é que até 31 dezembro a primeira parte está sendo bem feita.
Imponderável
- Não quis o que a torcida quis, foi o que eu quis, porque sou parte da torcida. Talvez tenha me enganado no tempo que o time precisa. Estamos estruturados, organizados. O futebol é feito de gente e tudo que é feito de gente entra o imponderável. O que é de fora das quatro linhas está organizado, estamos tentando organizar dentro do campo. Não tem frustração de ter feito o que fiz, acho que o trabalho foi feito e esta etapa vai ser lembrada, vai ser um marco. O Galo hoje é arrumado e vai ser difícil desarrumar.
Perdas
- Existe uma coisa que a gente tem que fazer. É colocar a cabeça no travesseiro e pensar que está fazendo a coisa certa. Não posso escutar coisas de um treinador e um diretor do nível do Maluf, e dar de bruços e ir para casa. Temos que pensar num consenso. Só falam no Obina, que não era do Atlético-MG. Diego Souza estava no banco e não era nem relacionado, estava insatisfeito, com razão. A única perda que o Atlético-MG teve foi a venda do Tardelli, foi lamentável, não tinha jeito. Esse foi um jogador que doeu no peito do atleticano. Vamos arrumar devagarzinho. Temos time, eles têm que jogar o que sabem: Daniel, Mancini, Guilherme... Berola está jogando o que sabe. Precisamos de um meia e de um volante. Agora, se nossos meias voltarem a jogar, nem de meia vamos precisar.

Muricy acerta salários com o Peixe e 'só não assina se faltar tinta na caneta'

Já há acordo financeiro entre clube e treinador. Falta definir, entre outras coisas, a formação da comissão. Anúncio deve ocorrer nesta terça-feira

Por Adilson Barros Santos, SP
Muricy Ramalho Arena (Foto: Reprodução)Muricy Ramalho: acordo com o Santos está por
detalhes (Foto: Reprodução)
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, afirmou que o acordo com o técnico Muricy Ramalho está costurado e que o anúncio oficial está bem próximo de ocorrer. O dirigente se reuniu com o treinador pela primeira vez nesta segunda-feira, no fim da tarde, no escritório do agente de Muricy, Márcio Rivellino. Já há acordo com relação à parte financeira - salários e premiações. Segundo o presidente santista, a formação da comissão técnica é um dos pontos que ainda não foram acertados. O treinador que levar para a Vila Belmiro um preparador físico de sua confiança e mais dois auxiliares.
- Está tudo costurado. O Muricy é uma pessoa agradável, correta e que tem tudo a ver com o Santos. Esperamos anunciar em, no máximo, 48 horas. Diria que Muricy é 95% nosso. Faltam pequenos detalhes que não devem atrapalhar o desfecho.
Em entrevista à Rádio Globo, Luis Alvaro foi ainda mais enfático, quando perguntado sobre o que falta para Muricy assinar o contrato:
- Só não assina se faltar tinta na caneta.
Segundo Luis Alvaro, mesmo se Muricy for contratado até quarta-feira, ele ainda não estará no banco contra o Colo Colo-CHI, nesta quarta-feira, pela Taça Libertadores.
- Seria muito prematuro. Na quarta, Marcelo Martelotte, que é um profissional em quem confiamos, vai dirigir o time.
A assessoria do treinador confirmou o encontro e disse que que faltam pequenos detalhes que serão decididos até o fim desta terça-feira.

Programas de Afiliados para Ganhar Algum com seu Blog / site