quinta-feira, 10 de março de 2011

Tragédia ou milagre?


por clayton.conservani |

VALE DAS LÁGRIMAS. É O LUGAR ONDE ESTÃO OS DESTROÇOS DO AVIÃO DA FORÇA AÉREA DO URUGUAI QUE CAIU NA CORDILHEIRA DOS ANDES, EM 1972, COM 45 PESSOAS A BORDO – QUASE TODOS JOGADORES DE RUGBY. APENAS 16 SOBREVIVERAM.
FORAM 72 DIAS NUM AMBIENTE HOSTIL, A 3.690 METROS DE ALTITUDE, E TEMPERATURAS DE TRINTA GRAUS NEGATIVOS. NA TERCEIRA TENTIVA DE ESCAPAR DA MONTANHA, DOIS SOBREVIVENTES SUBIRAM E DESCERAM A CORDILHEIRA POR CEM QUILÔMETROS, ATÉ QUE FINALMENTE CHEGARAM AO CHILE E ENCONTRARAM UM CAMPONÊS QUE FOI BUSCAR SOCORRO.
PELA PRIMEIRA VEZ, UMA EQUIPE DE TV BRASILEIRA FOI ATÉ O LOCAL DO ACIDENTE PARA CONTAR ESTA HISTÓRIA. PARA CHEGAR LÁ, O PLANETA EXTREMO ENCAROU TRÊS DIAS DE EXPEDIÇÃO ENTRE MONTANHAS, RIOS E PRECIPÍCIOS. ENCONTRAR OS RESTOS DO AVIÃO E O MEMORIAL AOS 29 MORTOS FOI UMA TAREFA DURA E ARRISCADA.
FOMOS UM POUCO MAIS LONGE. FIZEMOS UMA RECONSTITUIÇÃO REAL DO CAMINHO DA SALVAÇÃO. ESCALAMOS UM TRECHO DA CORDILHEIRA, EXATAMENTE POR ONDE PASSARAM ROBERTO CANESSA E FERNANDO PARRADO, QUE ARRISCARAM SUAS VIDAS PARA SALVAR OS AMIGOS QUE ESTAVAM NA FUSELAGEM DO AVIÃO.
EM UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA, NO ALTO DA MONTANHA, FALAMOS COM GUSTAVO ZERBINO, UM DOS SOBREVIVENTES. ZERBINO NÃO FUGIU DE NENHUMA PERGUNTA. FALOU DE CORAÇÃO ABERTO PARA A EQUIPE DO PLANETA EXTREMO.
CONTOU COM DETALHES DO QUE ACONTECEU DURANTE OS 72 DIAS CERCADOS PELAS MONTANHAS. E REVELOU DETALHES DA MAIOR POLÊMICA DA HISTÓRIA: COMER A CARNE DOS QUE MORRERAM NO ACIDENTE. “USAMOS OS MÚSCULOS DOS NOSSOS AMIGOS PARA PERMANECER VIVOS”, DISSE ELE.
AOS 58 ANOS, ZERBINO VOLTOU AO VALE DAS LÁGRIMAS PARA PARTICIPAR DE UMA PARTIDA DE RUGBY. UM JOGO SIMBÓLICO, HISTÓRICO. UMA CELEBRAÇÃO À VIDA E AOS QUE FICARAM NA MONTANHA. REGISTRAMOS TUDO! OS DETALHES DESSA EXPEDIÇÃO INÉDITA, VOCÊS VÃO ACOMPANHAR AQUI NO PLANETA EXTREMO.

NOSSA PRÓXIMA PARADA SERÁ NAS BAHAMAS. O 4° EPSÓDIO DO PLANETA EXTREMO FARÁ UM MERGULHO NAS CAVERNAS NO DEAN´S BLUE HOLE.

Felipe: 'Complicamos um jogo que estava fácil'

Meia comenta também sobre seu gol, o primeiro do Vasco na vitória por 4 a 2 sobre o Duque de Caxias, na quarta-feira

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Depois de abrir 3 a 0 no primeiro tempo, o Vasco permitiu a reação do Duque de Caxias, que chegou a encostar em 3 a 2, mas, perto do fim, Dedé marcou de falta e marcou o quatro do time da Colina. O meia Felipe lamentou que a equipe tenha complicado um jogo que estava tão tranquilo.

O camisa 6, que neste ano deu uma declaração de que é mais fácil a estátua do Romário fazer gol do que ele, comentou seu gol de perna direita, que não é a boa.
- Já não faço muitos gols com a esquerda, imagina com a direita. Todos estão de parabéns, nós impusemos nosso ritmo. No segundo tempo, deixamos a desejar. Complicamos um jogo que estava fácil. O Anderson (Martins) realmente fez a falta quando foi expulso, mas deixamos o jogador deles dominar sozinho.

Felipe disse que, quando o adversário fez o segundo gol, foi impossível não lembrar dos vacilos que o time deu no Brasileiro do ano passado, quando esteve na frente em algumas ocasiões e deixou os rivais tomarem conta do jogo.

- Quando levamos o segundo, passou um filme na cabeça, sem dúvida. Mas soubemos, mesmo com um a menos, segurar a pressão do Duque de Caxias. Agora vamos em busca da classificação.

O próximo desafio do Vasco será no domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, contra o Madureira.
 

Time que mais apanha, Palmeiras
vive rotina de expulsões dos rivais

Verdão tem maior média de faltas sofridas do Campeonato Paulista. Nos últimos quatro jogos pelo torneio, time sempre ficou com um jogador a mais

Por Diego Ribeiro São Paulo
Alex Silva expulsão São Paulo (Foto: Ag. Estado)Alex Silva é expulso contra o Palmeiras: rotina alviverde nos últimos jogos do Paulistão (Foto: Ag. Estado)
Temos de fazer o melhor, com 11, dez ou nove jogadores do outro lado"
Marcos Assunção
Pela quinta vez nos últimos seis jogos, o Palmeiras terminou uma partida com um jogador a mais em campo. Contra o Noroeste, na vitória por 2 a 1 desta quarta-feira, o Verdão teve vantagem numérica durante quase todo o segundo tempo depois da expulsão do zagueiro Mateus. O fato recorrente tem uma razão, pelo menos no Campeonato Paulista. Em partidas do estadual, o Palmeiras é a equipe que mais sofre faltas, com média de 22 por jogo.
Em Bauru, o time sofreu exatamente 22 infrações. O destaque é que nove dessas faltas foram em cima de Valdivia, disparado, o jogador mais caçado da partida. Em uma dessas jogadas, o camisa 10 foi derrubado e causou a expulsão de Mateus, no início do segundo tempo. O Verdão perdia por 1 a 0 no momento do cartão vermelho e conseguiu a virada jogando com um a mais. Nos últimos quatro jogos palmeirenses no torneio estadual, foram quatro expulsões do adversário. E em dois jogos pela Copa do Brasil, o time viu mais dois cartões vermelhos para rivais.
Pelo Paulistão, contra o Mogi Mirim, Bruno de Jesus foi expulso, mas o Verdão não conseguiu sair do empate sem gols. O mesmo cenário ocorreu contra o Santo André: Gilberto levou o vermelho ainda no primeiro tempo, e o Palmeiras ficou com vantagem numérica por quase 70 minutos. Depois de muitos gols perdidos, o placar terminou zerado.
Expulsões a favor do Palmeiras
Jogo Expulsos
Mogi Mirim 0 x 0 Palmeiras Bruno de Jesus
São Paulo 1 x 1 Palmeiras Alex Silva
Palmeiras 5 x 1 Comercial-PI Rafael e Evandro
Palmeiras 0 x 0 Santo André Gilberto
Noroeste 1 x 2 Palmeiras Mateus
No clássico com o São Paulo o Verdão soube aproveitar o fato de ter um jogador a mais. A expulsão de Alex Silva culminou na reação alviverde e no empate por 1 a 1, com gol de Adriano. O volante Marcos Assunção admite a dificuldade que a equipe teve em alguns dos jogos com vantagem numérica.
- É melhor jogar com um jogador a menos, mas temos muita dificuldade quando temos essa oportunidade e não fazemos o gol. Temos de estar tranqüilos e fazer o melhor, com 11, dez ou nove jogadores do outro lado - afirmou Assunção.
Na Copa do Brasil, o time também passou por essa situação - e em dose dupla. Contra o Comercial-PI, no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, o Palmeiras perdia muitos gols e era ameaçado pela equipe piauiense em alguns lances, até que o Comercial ficou sem dois jogadores. As expulsões de Rafael e Evandro ocorreram com o placar em 0 x 0. Depois disso, Adriano brilhou e fez quatro gols na goleada por 5 a 1 que classificou o Alviverde à próxima fase.
Com o time caçado em campo, as oportunidades de cartões para o adversário aumentam. Por isso, Felipão costuma pedir tranquilidade aos seus atletas para que eles saibam aproveitar melhor a vantagem. Peça central do esquema palmeirense, Valdivia é quem mais sofre. Mas, ao mesmo tempo, é aquele que pode cavar mais cartões que favoreçam a equipe nos próximos jogos.

Muricy dá a dica para Conca voltar a brilhar: aparecer na área

Técnico diz que conversou com apoiador antes da vitória por 3 a 1 sobre o América

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Por trás da boa atuação de Conca na vitória por 3 a 1 sobre o América, no Engenhão, houve a intervenção do observador Muricy Ramalho. Antes da partida, o treinador do Fluminense conversou com o apoiador e o orientou a muda a maneira de jogar.

O apoiador passa por um processo natural de readaptação após a operação no joelho esquerdo. E nele está contido o receio de uma nova lesão. Por isso, de acordo com a análise de Muricy, ocorreu a alteração no posicionamento em campo.

- Conversei bastante com o Conca antes do jogo e disse a ele que ele precisava fazer os movimentos que fazia no ano passado. O posicionamento dele nos outros jogos estava fácil de marcar porque não havia mais infiltração na área. Ele entendeu e penetrou bastante, no espaço que o Araújo abriu. Fez um gol e deu passe para outro porque entrou na área. Se ficar parado na frente dos volantes não joga porque é pequeno e a marcação é muito pesada – disse Muricy.

Melhor jogador do Brasileiro do ano passado, Conca é considerado fundamental para a esperada reação na Libertadores. Depois de três jogos, o Flu tem dois pontos e se não vencer o América-MEX, dia 23, praticamente dará adeus ao torneio.

Os próprios companheiros sentiram-se aliviados com o desencantar do argentino. Conca abriu o placar após passe de Rafael Moura e no segundo tempo, em jogada semelhante, devolveu o presente para o atacante.

- A assistência foi legal porque o Conca precisava desse gol para ganhar confiança e nos ajudar – disse Rafael.

Enquanto a Libertadores não vem, o Fluminense volta as atenções para o duelo contra o Flamengo, domingo, no Engenhão.

Ex-corintiano é convocado para jogo da Argentina contra a Venezuela

Sergio Batista chama somente jogadores que atuam no futebol local para o amistoso do próximo dia 16 de março

Por Agências de notícias Buenos Aires
Defederico (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Defederico retorna à seleção argentina
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O técnico Sergio Batista, da seleção argentina, convocou 22 jogadores, somente das equipes do país, para a partida amistosa contra a Venezuela, que será realizada no próximo 16 de março, na cidade de San Juan.
O amistoso contará com o retorno do ex-corintiano Matías Defederico à seleção argentina. O jogador já havia sido convocado quando atuava pelo Huracán, para enfrentar a Honduras antes da Copa do Mundo
Os jogadores do Estudiantes e Argentinos Juniors, que jogarão pela Taça Libertadores diante do Guarani e do Nacional, respectivamente, ficaram fora da convocação.
O Vélez Sarsfield é a equipe que mais cedeu jogadores: Fernando Tobio, Juan Martínez, Maxi Moralez, Franco Razzotti e Gastón Díaz.
BLOG FUTEBOL ARGENTINO: clique e saiba mais sobre a convocação
Confira os jogadores convocados por Sergio Batista:
Goleiros: Agustín Marchesín (Lanús) e Javier García (Boca Juniors)
Defensores: Lisandro López (Arsenal), Ivan Pillud (Racing), Luciano Monzón (Boca Juniors), Jonathan Maidana (River Plate), Fernando Tobio (Vélez Sarsfield), Gastón Díaz (Vélez Sarsfield) e Julián Velázquez (Independiente).
Meias: Diego Valeri (Lanús), Claudio Jacob (Racing Club), Fabián Rinaudo (Gimnasia y Esgrima), Ismael Quilez (Colón), Luciano Aued (Gimnasia y Esgrima), Ariel Rojas (Godoy Cruz), Franco Razzotti (Vélez Sarsfield) e Mauricio Sperdutti (Newell's Old Boys).
Atacantes: Cristian Chávez (Boca Juniors), Pablo Mouche (Boca Juniors), Maximiliano Moralez (Vélez Sarsfield) e Juan Manuel Martínez (Vélez Sarsfield) e Matías Defederico (Independiente).

Livre para negociar com clubes, Adriano chega ao Rio de Janeiro

Imprensa aguardava Imperador no Galeão, mas atacante desembarca em outro aeroporto após pegar voo fretado em São Paulo

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
reprodução adriano canal sky (Foto: Reprodução Canal Sky)Adriano afirmou que trocou o dinheiro do Roma
pela felicidade no Brasil  (Foto: Canal Sky)
O Imperador está em casa. Após rescindir o contrato com o Roma na última terça-feira, o atacante Adriano desembarcou na manhã desta quinta no Rio de Janeiro. Na cidade natal, o jogador deverá ouvir as propostas para retornar ao futebol brasileiro. Flamengo, Corinthians e Palmeiras apareceram como primeiros candidatos, mas o Verdão já avisou que não está na briga.
Em seu primeiro dia no Brasil, Adriano já enganou a imprensa. Um grande número de jornalistas esperava o atleta no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, na Zona Norte do Rio, desde 6h (de Brasília) na expectativa que o jogador chegasse em um voo da companhia área Air France.
Porém, o Imperador viajou de Alitalia direto de Roma para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde pegou um voo fretado para o aeroporto Santos Dumont, perto da Zona Sul do Rio, e desembarcou na Cidade Maravilhosa por volta das 8h (de Brasília). Alguns amigos esperavam o atleta, que seguiu para sua casa na Barra da Tijuca, Zona Oeste, em seu carro Porsche.
O atacante de 29 anos tinha contrato com o Roma até 30 de junho de 2013, mas chegou a um acordo para a rescisão após apenas nove meses no clube. Artilheiro do Brasileirão de 2009, Adriano só fez um gol com a camisa do time italiano logo no amistoso de sua estreia. Depois, entrou em campo apenas oito vezes em partidas oficiais e não balançou a rede.
- Saio de cabeça erguida. Perdi muito dinheiro. Mas troco o dinheiro pela felicidade com a minha família no Brasil - disse o ex-camisa 8 do Roma em sua última entrevista na Itália.
BRASIL MUNDIAL FC: veja a última entrevista de Adriano à imprensa italiana
A passagem de Adriano pelo Roma foi marcada mais por polêmicas e lesões do que por bom futebol. Em janeiro, o atleta passou por uma cirurgia no ombro direito e foi liberado para passar um período de recuperação no Brasil. Porém, foi flagrado bebendo cerveja no Rio, perdeu a carteira de habilitação durante uma blitz da Lei Seca e ainda atrasou seu retorno à Itália.
Após a volta do jogador ao Roma, a imprensa italiana passou a publicar diariamente que o clube iria rescindir o contrato do Imperador. O anúncio oficial aconteceu na última terça, quando o brasileiro foi liberado para seguir a carreira em outra equipe.

Lançado contra o vidro, jogador de hóquei deixa rinque de maca

Max Pacioretty passou a noite no hospital após disputa com Zdeno Chara

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A vitória do Montreal Canadiens sobre o Boston Bruins, por 4 a 1, na última terça-feira, foi marcada por uma cena de violência que assustou e revoltou os jogadores da equipe do Quebéc e os torcedores que assistiam à partida da NHL. Em uma disputa com Zdeno Chara, Max Pacioretty foi lançado contra o vidro de proteção e precisou ser retirado do rinque de maca para ser levado ao hospital.
A liga, entretanto, entendeu que a lesão foi um acidente e não aplicou punição a Chara. (Veja o vídeo do lance no Blog Overtime).
hóquei Max Pacioretty Montreal Canadiens Boston Bruins (Foto: agência Reuters)Max Pacioretty, do Montreal Canadiens, leva a pior na disputa com Zdeno Charas (Foto: agência Reuters)
O jogador do Bruins, de 2,06m, disse que não teve intenção de machucar o adversário, apesar de reconhecer que a disputa pela posse do disco estava bastante próxima da lateral.
hóquei Max Pacioretty Montreal Canadiens Boston Bruins (Foto: agência Reuters)Jogador fica caído após  pancada (Foto: Reuters)
- Sabia que a gente estava perto do banco, mas não foi a minha intenção empurrá-lo contra o vidro. Não é o meu estilo. Sempre jogo duro, mas nunca tento machucar os outros – disse Chara.

A explicação, entretanto, não pareceu convencer os demais atletas dos Canadiens, que precisaram ser contidos para que não houvesse agressões. O técnico da equipe, Jacques Martin, pediu uma dura punição para coibir a violência no esporte.

- A Liga precisa lidar com essa situação. Não é a primeira vez. E parece estar cada vez pior. Foi uma pancada perigosa – disse.

Max Pacioretty manteve-se consciente após o incidente, mas passou a noite no hospital por precaução.
hóquei Max Pacioretty Montreal Canadiens Boston Bruins (Foto: agência Reuters)Max Pacioretty é retirado de maca e passa a noite em observação no hospital (Foto: agência Reuters)

Para Tiger Woods, ser pai divorciado tem limitado participação em torneios

Golfista diz que está tendo dificuldades de repetir nas competições o que faz nos treinos, mas não consegue entrar em mais campeonatos

Por Das agências de notícias Doral, Estados Unidos
Tiger Woods (Foto: AP)Tiger Woods não tem conseguido participar de
muitos campeonatos (Foto: AP)
Com 35 anos, divorciado e com dois filhos. A vida pessoal de Tiger Woods segue influenciando no desempenho esportivo do golfista. É que o atleta ainda não conseguiu repetir as boas atuações que vem tendo em treinos durante as competições, mas não consegue participar de mais torneios.
Nesta semana, o americano participará de um torneio na cidade de Doral, subúrbio de Miami, na Flórida. Será apenas o quarto neste ano. E ele entrará em apenas mais um antes do U.S Masters, que começa no dia 7 de abril.
- É porque eu tenho uma família. Eu sou divorciado. Se você fosse divorciado com filhos, você entenderia – disse Woods explicando por que não entra em mais campeonatos.
Apesar de não vencer uma competição desde 2009, Tiger não se abate. Para o agora quinto colocado do ranking – posição que não ocupava desde 97 – seu jogo está mostrando evolução nos treinamentos.
- Acredite em mim, estamos trabalhando. Estou vendo alguns sinais muito bons. Infelizmente são lampejos e não é consistente. Ainda não durou 72 buracos, então temos que chegar a este ponto.

Botafogo 'mapeia' jovens e aposta em Fabrício para o lugar de Cajá

Vice de futebol destaca dificuldade de encontrar substituto para jogador negociado com clube chinês

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Lucas e Fabrício no treino do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Fabrício (dir.) é aposta do Botafogo
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Apesar de não ser exatamente uma unanimidade com a torcida, Renato Cajá deixou uma lacuna. Com sua transferência para o futebol chinês, o Botafogo passa a buscar um substituto. Enquanto aguarda pela volta de Maicosuel - que, por causa de uma lesão no joelho esquerdo retorna aos gramados em maio -, o clube admite estar de olho em alguém que possa fazer companhia a Everton na criação das jogadas, mas inicialmente descarta um nome badalado.
- Estamos mapeando o mercado, é uma condição difícil. Procuramos um jogador que agrade tanto o treinador quanto a diretoria. Vamos trabalhar com o Fabrício para que ele possa mostrar suas condições. Acho que é um jogador que pode ajudar bastante ao Botafogo. A tendência hoje é procurar jovens valores no futebol brasileiro para compor o elenco - explicou o vice de futebol André Silva, em entrevista à Rádio Brasil.
Considerado uma das apostas do clube para a temporada, o recém-contratado Fabrício, de 20 anos, disputou apenas uma partida pelo Botafogo - a vitória por 1 a 0 sobre o River Plate-SE, pela Copa do Brasil. Para o dirigente, entretanto, a negociação de Renato Cajá deveria ser executada, mesmo que o Alvinegro corresse o risco de ficar desfalcado.
- Não poderíamos pensar nesse momento de outra forma, porque teremos o retorno do Maicosuel. A tendência seria uma disputa de posição entre os dois. Deixar de realizar um jogador com o qual o clube tem contrato somente até dezembro deste ano é complicado. Conversamos com o Joel, ele liberou e chegamos a um denominador comum - observou André Silva.

Renato Gaúcho reitera pedido de paciência aos gremistas

Técnico defende jogadores vaiados, como Gilson e Carlos Alberto

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
renato gaúcho gabriel grêmio x caxias do sul (Foto: Divulgação/Site Oficial)Renato Gaúcho comemora título do primeiro
turno com Gabriel (Foto: Divulgação/Site Oficial)
Durante a partida contra o Caxias - vitória nos pênaltis após empate em 2 a 2, na noite desta quarta-feira - Renato Gaúcho pediu paciência aos torcedores do Grêmio. Com gestos, solicitou aos tricolores que não vaiassem o lateral-esquerdo Gilson.
Com a autoridade da maior personalidade da história do Grêmio, Renato Gaúcho explicou o pedido ao final da partida. As vaias lembraram o incidente com Jonas, que em seu último jogo com o Grêmio discutiu com os torcedores que criticavam o time.
- O torcedor sabe que eu faço tudo pelo Grêmio. Naquele momento vaiar o Gilson me veio à memória o caso do Jonas. Sei que o torcedor paga ingresso, tenho um grande respeito por ele, mas os jogadores não vão acertar todas as horas. Por isso pedi calma. Não posso a cada dez minutos tirar um jogador. Por isso guardei o Lúcio para o segundo tempo. Entendo a cabeça do torcedor, ele quer ganhar, mas é assim, em altos e baixos, aos trancos e barrancos, 99% do estádio aplaudiu e apoiou. Até entendo essa meia dúzia que vaiou, mas somos imortais, e de virada é sempre melhor - justificou.
Sobre Carlos Alberto, que foi substituído ainda no primeiro tempo e ouviu algumas vaias, Renato atribuiu a readaptação do jogador ao passado recente em outros clubes:
- O Carlos Alberto vinha jogando da seguinte forma: toma a camisa e joga. Não vinha sendo educado quanto ao posicionamento. Ele saía do departamento médico sem condições físicas para jogar. Temos de reeducá-lo. O jogo estava duro, dávamos muito espaço, eu tinha que mexer, por isso tirei o Carlos Alberto. Daqui a pouco ele estará reeducado, vamos acertar o posicionamento dele. Peço ao torcedor mais paciência com o Carlos Alberto. O problema nos últimos 24 meses era isso de pegar a camisa e jogar, isso que está faltando. Ninguém desaprende a jogar.
Renato lembrou ainda que não tem reservas para realizar substituições, mesmo durante o primeiro tempo.
- Eu não espero intervalo de jogo, porque senão daqui a pouco estou tomando dois ou três. Teve méritos do Caxias, e muitos erros nossos. Eu avisei que o Caxias entraria a 150 por hora, mas nós entramos a 50 por horas. Estávamos um pouco perdidos, sem conseguir criar, e tomando sufoco. Por isso resolvi mexer na equipe, mas melhoramos mesmo no segundo tempo. Tivemos uma conversa muito boa no intervalo, tivemos uma mudança de pensamento - explicou.
 

Colorados debocham do título rival


Mesmo campeões do primeiro turno do Gauchão, os gremistas não escaparam da zombaria dos colorados.
Fazendo referência aos oito minutos de acréscimo dados pelo árbitro, o perfil @TorcedorDOInter, com quase 5.500 seguidores, espalhou no Twitter e pela internet uma fotomontagem que faz referência à placa levantada pelo auxiliar indicando o tempo extra.

Elenco formado por 'inhos' chama atenção no sertão de Pernambuco

Praticamente todos jogadores da equipe do Petrolina ganharam apelido no diminutivo. Meia Robertinho diz que coincidência não faz jus ao futebol do time

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
No futebol, os apelidos estão aí para provar que nem sempre diminutivo é sinônimo de pequeno. Grandes jogadores já foram presenteados com o sufixo "inho". Ricardo virou Ricardinho, Marcelo, Marcelinho, Ronaldo, Ronaldinho, entre muitos outros. No Petrolina, time do sertão de Pernambuco, essa tendência se tornou praticamente pré-requisito para ser contratado. (Assista no vídeo ao lado!)
Na escalação da equipe estão Juninho, Mazinho, Joãozinho, Thiaguinho, Marcinho, Cuinha, Pedrinho e Zezinho. Todos assim, no diminutivo. O time também tem um dos destaques do Campeonato Pernambucano: Robertinho. São nove jogadores no total. O preparador físico Jacozinho completa o batalhão de "inhos".
O diretor de futebol do Petrolina, Marcone Prazeres, se diverte com a situação:
- Infelizmente tivemos que dispensar o Jefinho por questões de documentação... Seria mais um para completar o time de diminutivos - conta, com bom humor.
Brincadeiras à parte, o meio-campo Robertinho garante que os nomes terminados em "inho" não fazem jus ao tamanho do futebol da equipe.
- Os nomes podem até ser no diminutivo, mas o futebol é forte, maior - resume o jogador.

Vander fratura a perna direita e fica longe do time do Fla por 45 dias

Meia se machucou no treino de sexta-feira, mas não precisará ser operado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Destaque do time do Flamengo no início da temporada, o meia Vander fraturou a fíbula da perna direita e desfalcará o Flamengo por pelo menos 45 dias. A lesão do jogador que perdeu espaço no time com a ascensão da dupla Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho ocorreu na sexta-feira, em Volta Redonda, no último treino antes da vitória por 3 a 2 sobre o Olaria.
Segundo o médico Márcio Tannure, Vander não precisará passar por nenhuma cirurgia, mas já está usando uma bota ortopédica e começará a fazer fisioterapia na próxima segunda-feira.
- Foi uma fratura simples e o tratamento é conservador. Ele precisa de pelo menos 45 dias para voltar a jogar - explicou.
Vander não vinha sendo aproveitado por Vanderlei Luxemburgo e, nos últimos jogos, sequer ficou no banco de reservas.

Vitantonio Liuzzi é confirmado pela Hispania na segunda vaga da equipe

Italiano correrá ao lado do indiano Narain Karthikeyan na temporada 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Barrichello e Vitantonio Liuzzi (Foto: AFP)Liuzzi conversa com Barrichello (Foto: AFP)
A Hispania confirmou nesta quarta-feira a contratação de Vitantonio Liuzzi para a segunda vaga da equipe espanhola em 2011. Ele será o companheiro do indiano Narain Karthikeyan e encerra o mercado de pilotos para esta temporada. Após perder o lugar na Force India, o italiano conseguiu a verba necessária para conseguir o cockpit após um teste em fevereiro.
- Estou realmente feliz por ter assinado o contrato com a Hispania. Nunca perdi a esperança de continuar na Fórmula 1 já que sabia da minha experiência para uma equipe nova e ambiciosa. Também terei muito trabalho para desenvolver o novo carro. Estou muito grato a Jose Ramon Carabante (dono) e a Colin Kolles (chefe) por esta oportunidade - diz Liuzzi.
Colin Kolles, chefe da equipe, disse que a contratação do italiano é um grande negócio para a Hispania. O time quer melhorar seu ritmo para se aproximar das mais experientes.
- Conheço Vitantonio há muitos anos, desde que ele correu em minhas equipes em categorias menores. Ele é um piloto muito profissional que trará vários benefícios ao time. Estou convencido de que ele tem qualidades para desenvolver um carro e tem velocidade. Ele já mostrou isso no passado. Estou orgulhoso de tê-lo na Hispania - diz Kolles.

Médico da Renault-Lotus afirma que é impossível prever retorno de Kubica

Ricardo Ceccarelli diz que recuperação está boa, mas ainda sem prazos

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Kubica sofre acidente grave durante rali (Foto: EFE)Kubica sofreu acidente grave em rali (Foto: EFE)
Ricardo Ceccarelli, médico da Renault-Lotus, disse que é impossível prever quando Robert Kubica poderá retornar aos cockpits após o grave acidente no rali "Ronde di Andora", em fevereiro. O polonês está se recuperando bem e já disse que planeja retornar à Fórmula 1 neste ano, mas o italiano disse que não há como saber o quanto vai durar a reabilitação.
- Esta é obviamente uma pergunta que não podemos responder. Ninguem pode dizer como ou quando. Só podemos afirmar que os cirurgiões fizeram um grande trabalho. Robert é muito forte e está se recuperando bem. Mas o terceiro fator é a natureza: como ela será com ele? Boa ou não? Rápida ou não? É algo que não podemos prever. Pensamos apenas em dois aspectos positivos: o trabalho feito pelos médicos e Robert, que é forte. O que podemos dizer? Neste ano, no próximo ou em três? Não faz sentido falar isso agora. Não sou mágico. Honestamente, não consigo dizer mais nada além disso - diz Ceccarelli.
Ceccarelli, no entanto, admitiu que está satisfeito com a recuperação após seu acidente, ocorrido há aproximadamente um mês. Os médicos do hospital italiano estão surpresos com a evolução.
- Robert melhora a cada dia. Consigo vê-lo se recuperando fisicamente e psicologicamente muito rápido. Não é uma surpresa para nós, mas para os médicos do hospital em Pietra Ligure é. Isto é uma boa notícia, porque eles estão satisfeitos com a forma que ele está reagindo às cirurgias e às lesões que ele teve. Estamos felizes. São coisas positivas em uma situação traumática.
Apesar de Kubica já estar mexendo os dedos de sua mão machucada, Ceccarelli admitiu que ainda não dá para saber se ela recuperará todas as suas funções. Ele acredita que o polonês não precisará passar por mais cirurgias, mas não afasta a possibilidade.
- Robert está mexendo os dedos, o pulso. Isto é bom, mas não dá para prever mais nada. É impossível dizer se ele terá de passar por novas cirurgias. Ele está indo bem no momento e nenhuma complicação apareceu. Por isso, não estamos planejando nenhuma operação no momento. Não há motivos para pensarmos nisso agora.

Mexicano domina dia de testes em Barcelona; Massa fica em segundo

Com tempo da manhã, Pérez, da Sauber, é três décimos melhor que brasileiro da Ferrari. Webber, da RBR, é o terceiro e Barrichello, da Williams, o quarto

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
O terceiro dia da última sessão de testes coletivos da pré-temporada da Fórmula 1 terminou com uma surpresa latina em Barcelona, na Espanha. O mexicano Sergio Pérez, da Sauber, foi o mais rapido desta quinta-feira, com o tempo de 1m21s761. Ele ficou 331 milésimos à frente de Felipe Massa, da Ferrari, o segundo colocado. O brasileiro avaliou as evoluções do carro da equipe italiana, uma nova asa traseira, um difusor modificado e um escapamento similar ao da RBR, e foi o piloto que mais andou no dia, com 132 voltas no circuito catalão.
sergio perez  fórmula 1 barcelona (Foto: Getty Images)Sergio Pérez é o mais rápido desta quinta-feira nos testes coletivos da F-1 em Barcelona (Foto: Getty Images)
felipe massa  barcelona fórmula 1 (Foto: EFE)Massa terminou a quinta em segundo (Foto: EFE)
A RBR, aliás, que havia dominado os dois primeiros dias de testes em Barcelona, ficou apenas na terceira posição do dia com Mark Webber. O australiano deu 97 voltas nos testes desta quinta-feira. Com a Williams, Rubens Barrichello conseguiu mais um bom resultado com a quarta posição. O brasileiro foi 876 milésimos mais lento que o tempo marcado por Pérez.
Apesar de continuar enfrentando problemas em sua pré-temporada, a Mercedes melhorou na parte da tarde. O alemão Michael Schumacher tinha sido o oitavo pela manhã, mas subiu para quinto no fim do dia. O resultado, entretanto, ainda é muito aquém do que a equipe alemã pretende neste ano. Das consideradas grandes equipes, apenas a McLaren não anda nesta quinta-feira em Barcelona. O time inglês preferiu trocar o dia por uma atividade no sábado.
Confira os melhores tempos do terceiro dia do último teste em Barcelona:
1 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m21s761 (94 voltas)
2 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m22s092 (132)
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) -1m22s466 (97)
4 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m22s637 (105)
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m22s892 (89)
6 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m23s541 (32)
7 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m23s990 (40)
8 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m24s233 (24)
9 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m24s334 (108)
10 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m24s779 (107)
11 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m27s336 (96)
12 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m34s485 (6)

Maradona joga golfe com Agüero e comemora aniversário do neto

Pibe pratica esporte ao lado do atacante do Atlético de Madri, casado com sua filha, e se rende ao neto Benjamin: 'É divino e eu o amo'

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Sem treinar nenhuma equipe desde que deixou a Argentina, após a eliminação na Copa do Mundo da África, no ano passado, diante da Alemanha, Diego Armando Maradona aproveita para curtir o tempo livre. O Pibe foi até a Espanha para festejar o aniversário do neto Benjamim, filho do atacante Sérgio Agüero, do Atlético de Madri, seu genro, e não deixou de jogar uma partida de golfe.

Maradona até parece estar animado com o esporte, mas é o neto quem chama atenção do ídolo argentino. O ex-jogador fez questão de se render ao neto, em entrevista à revista "¡Hola! Argentina".

- É o mais maravilhoso e simpático do mundo. E olha que só tem dois anos. É espetacular ver como controla a bola. É divino e eu o amo - afirmou o ex-camisa dez.

maradona aguero golfe (Foto: Reprodução/Ciudad.com)Maradona e Agüero no melhor estilo Tiger Woods (Foto: Reprodução/Ciudad.com)


Agüero e El Pibe jogam futebol, amam Benjamin e agora praticam golfe, mas tem uma opinião contrária quando se trata de torcida: o centroavante do Atlético de Madri torce para o Independiente, e o ex-técnico da Argentina, para o Boca Juniors.

O neto de Maradona já tirou uma foto com a camisa do Independiente e postou no Twitter. O ídolo tenta fazer com que ele torça para o Boca, mas só o tempo irá dizer se o coração do garoto é vermelho ou azul e amarelo. Enquanto isso, Maradona vai curtindo o golfe com o genro.

Zagueiro aposentado aos 22 anos ganha homenagem do Bétis


Equipe anuncia estampa com nome e número do atleta na manga esquerda da camisa, em todos os jogos, até o final da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilha, Espanha
camisa bétis (Foto: Site Oficial)Homenagem do Bétis a Roqué (Foto: Site Oficial)
Após o anúncio da aposentadoria precoce para se tratar de um tumor maligno na pélvis, o zagueiro espanhol Miki Roqué, de 22 anos, vai ganhar uma homenagem de sua equipe, o Real Bétis, da segunda divisão do Campeonato Espanhol.

O clube anunciou que, a partir deste sábado, vai estampar na manga esquerda da camisa o nome do jogador com o número 26, com o qual atuava. Esse é mais um gesto de apoio ao zagueiro, que vem recebendo mensagens de encorajamento de toda a Europa. O Liverpool, antiga equipe de Miki, fez uma menção especial no site oficial.
A carreira de Roqué vai ser interrompida neste momento, para se dedicar inteiramente à cura do câncer na pelvis. O jogador espera ser operado ainda este mês e começar o tratamento.

Na atual temporada, a equipe ocupa a terceira posição do campeonato nacional, com 50 pontos, e está se classificando para a elite do país. O Rayo Vallecano é o líder, com o Celta de Vigo em seguida.

Preocupado com desgaste, Botafogo decide dar folga a titulares

Apenas não relacionados e reservas treinarão nesta quinta-feira, dia seguinte à vitória sobre o Nova Iguaçu

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Com um calendário apertado e um departamento médico movimentado nas últimas semanas, o Botafogo decidiu priorizar o descanso. Por isso, esta quinta-feira será dia de folga para aqueles que foram titulares na vitória por 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu, na última quarta, em Volta Redonda.
Neste sábado a equipe retorna a campo para enfrentar o Americano, no Engenhão, pela terceira rodada da Taça Rio. Assim, apenas treinarão na tarde desta quinta, em General Severiano, aqueles que não foram relacionados ou que ficaram no banco na partida da última quarta.
Na sexta, o grupo se reúne para o último treinamento antes do jogo contra o Americano. A expectativa ficará por conta da recuperação do zagueiro Antônio Carlos e do volante Marcelo Mattos, que recuperam a forma física após sofrerem lesões.
 

Louco, Nemo, Máquina e Avatar: jogador revela apelidos no Real

Sem ter nome identificado, atleta do time divulga apelidos ao jornal 'Marca'

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha
Özil Nemo (Foto: Montagem sobre foto da AFP)Özil e Nemo (Foto: Montagem sobre foto da AFP)
Um jogador do Real Madrid, que não teve o nome identificado, revelou ao jornal "Marca" os apelidos dos companheiros de clube. Considerado o mais brincalhão do grupo, o lateral-esquerdo Marcelo é chamado de "Louco" pelos amigos.
Kaká mantém o apelido que ganhou ainda no Milan: "Ricky", por se chamar Ricardo. O zagueiro Pepe, brasileiro naturalizado português, virou "Pepinho". Mais velho do time (32 anos), o português Ricardo Carvalho é o "Avô". Caçula, Canales é o "Niño".
A força física de Cristiano Ronaldo lhe rendeu o apelido "Máquina", enquanto os olhos grandes do alemão Özil inspiraram o nome "Nemo", como o peixe do filme "Procurando Nemo". Recém-chegado ao clube, Adebayor também não escapou: "Avatar", provavelmente uma brincadeira com a altura (1,91m) e os cabelos do togolês.
BRASIL MUNDIAL FC: veja os minicraques oficiais do Real Madrid e comente!
Adebayor Avatar (Foto: Montagem sobre foto da EFE)Adebayor e persogagem do filme Avatar: apelidos no Real Madrid (Foto: Montagem sobre foto da EFE)
Entre os argentinos, Angel di María é chamado de "Angelito", Garay é o "Negro", Higuaín virou "Pipa" (na Argentina, seu apelido é "Pipita") e Gago atende por "Fer", diminutivo do seu primeiro nome (Fernando).
O capitão Iker Casillas tem dois apelidos: "Capi", por causa da braçadeira, e "Culote", expressão em espanhol para dizer que alguém tem sorte na vida. Sérgio Ramos virou "Cuqui", que vem da palavra "cookie", biscoito. Arbeloa é o "Robocop", Xabi Alonso ganhou o título de "Senhor", Granero é o "Pirata" ou o "Boêmio" e Pedro León é chamado de "Tomate", em homenagem à cidade Murcia. Por fim, o francês Benzema atende por "Monsieur".

Kashima Antlers contrata filho de Alcindo, ex-jogador do clube

Igor, de 18 anos, é o quarto brasileiro do time de Oswaldo de Oliveira

Por Agências de notícias Kashima, Japão
O Kashima Antlers anunciou nesta quinta-feira a contratação do atacante brasileiro Igor, filho do ex-jogador Alcindo, que defendeu o clube entre 1993 e 1994 ao lado de Zico. O jovem de 18 anos foi revelado pelas categorias de base do CFZ, clube fundado pelo Galinho no Rio de Janeiro.
Treinado por Oswaldo de Oliveira, o Kashima estreou no Campeonato Japonês deste ano com empate de 3 a 3 com o Omiya Ardija no último domingo. O clube conta com mais três brasileiros no elenco: o zagueiro Alex, o meia Fellype Gabriel e o atacante Carlão.
Alcindo começou a carreira no Flamengo, onde atuou de 1986 a 1990. Depois, passou por São Paulo e Grêmio antes de jogar pelo Kashima. No Japão, o ex-atacante também atuou com as camisas de Verdy Kawasaki e Consadole Sapporo. De volta ao Brasil, rodou por Corinthians, Fluminense, Cabofriense e CFZ até pendurar as chuteiras em 2000.

Liedson volta a passar em branco e ressalta: ‘Não sou salvador da pátria’

Atacante tem agora oito gols em sete jogos pelo Corinthians. Satisfeito com rendimento da equipe, ele exalta a boa fase no Campeonato Paulista

Por Leandro Canônico São Paulo
liedson Corinthians gols (Foto: Mauro Horita / Agência Estado)Liedson tem agora oito gols em sete partidas
(Foto: Mauro Horita / Agência Estado)
Liedson completou sete jogos pelo Corinthians na noite da última quarta-feira, na derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta. E estacionou nos oito gols. Essa, aliás, é apenas a segunda partida pelo Timão em que o atacante passou em branco. A outra tinha sido o empate por 0 a 0 com o Paulista. Mas o camisa 9 não se abala.
Pelo contrário. Satisfeito com o rendimento da equipe no tropeço diante dos campineiros, Liedson ressaltou que não é o “salvador da pátria”.
- Meu início no Corinthians foi muito bom, mas quando cheguei disse que não seria salvador da pátria. Nem sempre vou marcar. Estamos tranquilos porque fizemos o nosso melhor. Só não deu para vencer. Paciência – declarou o camisa 9.
A média de Liedson, porém, continua boa. Agora com oito gols em sete jogos, ele tem 1,14 gol por partida. Até o jogo com a Ponte Preta, aliás, o atacante sustentava o rótulo de segundo maior artilheiro da história do clube. Levando em conta os seis primeiros duelos. Só perdia para Milani, da década de 40.

- É normal. Eu sabia que não ia fazer gol todo jogo. Futebol é assim mesmo. Criamos boas chances, principalmente no primeiro tempo, tivemos outras chances no segundo, mas a bola não entrou – acrescentou Liedson.
De qualquer maneira, o atacante continua responsável por mais de 50% dos gols do Corinthians depois de sua chegada. Das 15 vezes em que foi à rede nos últimos sete jogos, em oito delas foi com Liedson. Sete no Pacaembu e uma em Lins.

Com apoio de Felipão, Assunção está próximo de renovar contrato

Pedido do técnico faz diretoria acelerar processo para refazer vínculo do volante, que vence em julho. Jogador aguarda acordo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
marcos assunção palmeiras treino (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Marcos Assunção está próximo de renovar com o
Verdão (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
A renovação de contrato do volante Marcos Assunção é tratada como certa pelo técnico Luiz Felipe Scolari. O camisa 20 tem vínculo com o Palmeiras até 30 de julho e está livre para assinar pré-contrato com qualquer outro clube - ele até falou da possibilidade em entrevista na última terça-feira. No entanto, Felipão conta com Assunção até o fim de 2012. Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Noroeste, nesta quarta-feira, o técnico revelou que já há uma negociação em andamento. A pedido dele, a diretoria já se mexe para fazer o novo contrato.
- Uma parte já está negociada e faltam só alguns detalhes. O Assunção sabe que eu desejo ele por aqui. É uma pessoa fantástica e tem uma liderança que pode ajudar. Mais dia, menos dia, ele vai assinar contrato até o fim de 2012 - garantiu Felipão.
A declaração do comandante vai justamente ao encontro do que o volante quer: um contrato estendido até o fim do ano que vem. Depois disso, Assunção pretende encerrar sua carreira. Aos 34 anos, ele já comentou por mais de uma vez que quer terminar seu ciclo no futebol com a camisa do Verdão.
O vice-presidente Roberto Frizzo é quem trata do assunto. Ele também diz que a assinatura de um novo vínculo é questão de tempo e não se mostra preocupado com o possível assédio de outras equipes. A diretoria do Verdão garantiu que irá procurar Marcos Assunção nos próximos dias para sacramentar a renovação. Alguns conselheiros queriam a liberação do jogador para reduzir a folha salarial. Porém, o respeito que o camisa 20 tem no clube é comparável ao do atacante Kleber e do meia Valdivia, ídolos da torcida.

Gilmar Rinaldi revela que Adriano não volta a jogar antes de 45 dias

Apesar de ter rescindido contrato com o Roma, Imperador ainda se recupera de uma cirurgia no ombro direito

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O atacante Adriano já rescindiu o contrato com o Roma, chegou nesta quinta-feira ao Rio de Janeiro, mas o clube brasileiro que quiser contar com o futebol do Imperador vai ter que esperar mais um pouco. A recuperação da cirurgia que ele fez no ombro direito ainda vai demorar pelo menos 45 dias, como revelou o empresário do jogador, Gilmar Rinaldi:
- Adriano tem um trabalho de fisioterapia e não poderá voltar a jogar antes de 45 dias, neste momento não está tratando com time nenhum. Qualquer noticia vinculando tratativas de contratação no momento são infundadas. Primeiro a recuperação, depois vai analisar o que vai fazer - postou Rinaldi no Twitter.
Gilmer Rinaldi   Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)Post de Gilmar Rinaldi no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)