quinta-feira, 10 de março de 2011

Tragédia ou milagre?


por clayton.conservani |

VALE DAS LÁGRIMAS. É O LUGAR ONDE ESTÃO OS DESTROÇOS DO AVIÃO DA FORÇA AÉREA DO URUGUAI QUE CAIU NA CORDILHEIRA DOS ANDES, EM 1972, COM 45 PESSOAS A BORDO – QUASE TODOS JOGADORES DE RUGBY. APENAS 16 SOBREVIVERAM.
FORAM 72 DIAS NUM AMBIENTE HOSTIL, A 3.690 METROS DE ALTITUDE, E TEMPERATURAS DE TRINTA GRAUS NEGATIVOS. NA TERCEIRA TENTIVA DE ESCAPAR DA MONTANHA, DOIS SOBREVIVENTES SUBIRAM E DESCERAM A CORDILHEIRA POR CEM QUILÔMETROS, ATÉ QUE FINALMENTE CHEGARAM AO CHILE E ENCONTRARAM UM CAMPONÊS QUE FOI BUSCAR SOCORRO.
PELA PRIMEIRA VEZ, UMA EQUIPE DE TV BRASILEIRA FOI ATÉ O LOCAL DO ACIDENTE PARA CONTAR ESTA HISTÓRIA. PARA CHEGAR LÁ, O PLANETA EXTREMO ENCAROU TRÊS DIAS DE EXPEDIÇÃO ENTRE MONTANHAS, RIOS E PRECIPÍCIOS. ENCONTRAR OS RESTOS DO AVIÃO E O MEMORIAL AOS 29 MORTOS FOI UMA TAREFA DURA E ARRISCADA.
FOMOS UM POUCO MAIS LONGE. FIZEMOS UMA RECONSTITUIÇÃO REAL DO CAMINHO DA SALVAÇÃO. ESCALAMOS UM TRECHO DA CORDILHEIRA, EXATAMENTE POR ONDE PASSARAM ROBERTO CANESSA E FERNANDO PARRADO, QUE ARRISCARAM SUAS VIDAS PARA SALVAR OS AMIGOS QUE ESTAVAM NA FUSELAGEM DO AVIÃO.
EM UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA, NO ALTO DA MONTANHA, FALAMOS COM GUSTAVO ZERBINO, UM DOS SOBREVIVENTES. ZERBINO NÃO FUGIU DE NENHUMA PERGUNTA. FALOU DE CORAÇÃO ABERTO PARA A EQUIPE DO PLANETA EXTREMO.
CONTOU COM DETALHES DO QUE ACONTECEU DURANTE OS 72 DIAS CERCADOS PELAS MONTANHAS. E REVELOU DETALHES DA MAIOR POLÊMICA DA HISTÓRIA: COMER A CARNE DOS QUE MORRERAM NO ACIDENTE. “USAMOS OS MÚSCULOS DOS NOSSOS AMIGOS PARA PERMANECER VIVOS”, DISSE ELE.
AOS 58 ANOS, ZERBINO VOLTOU AO VALE DAS LÁGRIMAS PARA PARTICIPAR DE UMA PARTIDA DE RUGBY. UM JOGO SIMBÓLICO, HISTÓRICO. UMA CELEBRAÇÃO À VIDA E AOS QUE FICARAM NA MONTANHA. REGISTRAMOS TUDO! OS DETALHES DESSA EXPEDIÇÃO INÉDITA, VOCÊS VÃO ACOMPANHAR AQUI NO PLANETA EXTREMO.

NOSSA PRÓXIMA PARADA SERÁ NAS BAHAMAS. O 4° EPSÓDIO DO PLANETA EXTREMO FARÁ UM MERGULHO NAS CAVERNAS NO DEAN´S BLUE HOLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário