terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tornozelo ainda incomoda, e Emerson fará trabalho duplo

Lesão que tirou o Sheik de cinco jogos na reta final do Brasileirão volta a atacar, e rotina na pré-temporada inclui fisioterapia intensiva

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
emerson fluminense treinoEmerson vai alternar treinos e sessões de
fisioterapia em Mangaratiba (Foto: Ag Photocamera)
Além de Conca, o Fluminense começa o ano com outra de suas principais estrelas com pendência no departamento médico: Emerson. Autor do gol que garantiu o título do Brasileirão, há um mês, em partida contra o Guarani, no Engenhão, o atacante se reapresentou ainda se queixando de dores no tornozelo esquerdo e alternará os trabalhos com o restante dos companheiros com atividades com os fisioterapeutas Fábio Marcelo e Carlos Soter durante a pré-temporada, em Mangaratiba.
A lesão é a mesma que tirou Emerson de cinco rodadas na reta final do Campeonato Brasileiro. Para voltar nas partidas decisivas contra Palmeiras e Guarani, o atacante jogou no sacrifício e à base de infiltração. Como a urgência no momento não é tanta, o tratamento dependerá de sua resposta no dia a dia e da diminuição das dores. O problema, porém, não o tirará das atividades iniciais e, a princípio, não há dúvida quanto à sua participação na estreia no Carioca, contra o Bangu, dia 20, em Moça Bonita.
- Vamos dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado nas últimas semanas do Brasileirão, conciliando treinamentos e o tratamento. A partir daí, veremos a evolução do jogador, como vai ficar essa questão da dor – disse o coordenador médico do Flu, Douglas Santos.
Além de Emerson e Conca, Carlinhos, que fez uma cirurgia para correção de uma síndrome compartimental durante as férias, também frequentará o setor de fisioterapia durante a pré-temporada.

Márcio Azevedo é anunciado como novo reforço do Botafogo

Lateral-esquerdo, que será apresentado nesta quarta-feira, está no Rio de Janeiro e já vestiu a camisa alvinegra

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Marcio Azevedo BotafogoMárcio Azevedo posa vestindo camisa do Botafogo
(Foto: Site Oficial do Clube)
Como programado, o Botafogo anunciou nesta terça-feira de forma oficial a contratação de Márcio Azevedo. O lateral-esquerdo de 24 anos, que estava no Atlético-PR, firmou vínculo de quatro anos de duração e será apresentado na manhã desta quarta, quando o elenco inicia a pré-temporada.
Márcio Azevedo foi o primeiro jogador a acertar com o Botafogo. No entanto, alguns detalhes burocráticos adiaram a formalização do acordo. A diretoria chegou a considerar a possibilidade de não anunciar o lateral em seu site oficial, apresentando-o diretamente no clube. No entanto, o acordo foi selado nesta terça-feira.

- Estou muito feliz, sempre sonhei em jogar no Rio de Janeiro, ainda mais no Botafogo. Fiquei cinco meses sem jogar no ano passado, mas estou totalmente recuperado. Espero fazer uma grande temporada e poder chegar à Seleção - disse o lateral em entrevista ao site oficial do clube.

Enquanto isso, o Botafogo aguarda a evolução das negociações com Everton e está perto de acertar a chegada de Mithyuê e Fabrício. Os dois jogadores são meias ofensivos (de 21 e 20 anos, respectivamente) e chegarão como apostas da equipe na próxima temporada.
Por enquanto, os únicos reforços confirmados são o lateral-direito Lucas e o zagueiro João Filipe, ambos ex-Figueirense. O Botafogo também acertou a renovação do contrato de Antônio Carlos.

Com Guga em mente, Larri trabalha para dar volume ao 'búfalo' Bellucci

Número 1 do Brasil e 31 do mundo embarca nesta quarta para a Austrália

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Thomaz Bellucci tênis Larri Passos São Paulo treino Larri e Bellucci em São Paulo, no último treino
antes do embarque (Foto: Divulgação)
Em dezembro de 2000, Larri Passos e seu pupilo Gustavo Kuerten chegaram ao topo do tênis. Hoje, dez anos depois, a caminhada que levou o tenista catarinense ao posto de número 1 do mundo serve de exemplo para Thomaz Bellucci, o "búfalo" de Larri Passos.
O apelido, que nasceu do treino intenso feito pelo atual número 1 do Brasil e 31 do mundo, retrata o que o treinador gaúcho quer de seu pupilo em 2011. Mais volume de jogo e muita intensidade em quadra, só que com menos esforço. E Bellucci diz que o trabalho já vem dando resultado.
- Acho que este ano vou conseguir jogar mais tempo com intensidade, fazendo menos esforço. E isso eu consegui melhorar bastante nestes 30 dias de trabalho. Estou me defendendo um pouco melhor, me mexendo melhor em quadra, peguei um volume legal de jogo, estou me desgastando menos, fazendo menos força pra jogar e isso já é reflexo da pré-temporada - disse Bellucci, em entrevista coletiva concedida em São Paulo nesta terça-feira.
Larri, por sua vez, ressaltou que vem tentando passar para Bellucci o exemplo de Guga.
- Guga está do meu lado esquerdo e o Bellucci do meu lado direito (no pensamento). Procuro sempre trazer para os treinamentos alguns exemplos do Guga, como referência de um cara que foi número 1. Guga sabia sair bem do buraco. Acho que essa minha experiência com o Guga, eu estou procurando transmitir pra ele (Bellucci), mostrando caminhos pra ele. Ele está aceitando bem isso - avaliou o treinador.
Larri disse também que pretende ver o pupilo chegando aos Grand Slams com boas chances. O ex-técnico de Guga ressaltou também que, com o equilíbrio no tênis atual, basta que um tenista jogue bem por seis ou sete semanas para chegar ao topo.
- Vai ser uma temporada de grandes desafios e aprendizados. Ele (Bellucci) jogará todos os grandes torneios, isto quer dizer que ele vai poder estar sempre comparando o seu crescimento com o dos outros jogadores que estão no topo. Sem dúvida nenhuma, se aproveitarmos bem os torneios, com certeza o nível dele vai crescer muito - explicou Larri.
Juntos, os dois embarcam nesta quarta-feira rumo a Auckland, na Nova Zelândia. O calendário de Bellucci ainda inclui o Australian Open, o ATP 250 de Santiago, no Chile, o Brasil Open, na Costa do Sauípe, e o ATP 500 de Acapulco, no México.

Cansado, elenco do Vasco chega a Atibaia após sete horas de viagem

Trajeto desde o Rio de Janeiro foi feito de ônibus. Pré-temporada começa nesta quarta-feira com treino integral

Por Fred Huber Atibaia-SP
Chegada VascoMarcel na chegada do Vasco a Atibaia
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
Depois de sete horas de viagem de ônibus desde o Rio de Janeiro, o Vasco chegou a Atibaia, no interior de São Paulo, onde fará seu período de pré-temporada. Os jogadores mostraram muito cansaço com o desgaste do trajeto e logo foram para os quartos. Não havia torcedores para recepcionar os atletas, que devem desfrutar de muita privacidade no resort. A delegação tem 58 integrantes, sendo 35 jogadores.
Dos atletas que têm contrato com o clube, apenas Élder Granja e Rafael Coelho, que estão fora dos planos, não viajaram. O volante Nilton, que se recupera de uma cirurgia no joelho, fará o tratamento em São Januário.
A cidade de Atibaia sofreu com as fortes chuvas nesta terça-feira. A parte baixa, inclusive, teve pontos de alagamento. No hotel vascaíno, não houve danos.

Com filho de Dinamite e um golaço de Marlone, Vasco vence América-RN

Apoiador passou por cinco jogadores antes de fazer o segundo gol da equipe, que teve estreia tranquila da Copa São Paulo de Futebol Junior

O Vasco começou muito bem a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta terça-feira, o cruzmaltino não teve dificuldades para vencer o América-RN por 2 a 0, na cidade de Osasco. O grande destaque da partida foi o meia Marlone, que fez um golaço ainda no primeiro tempo, passando por cinco marcadores antes de finalizar. Com o resultado e o saldo de gols maior, a equipe assume a liderança do Grupo E. O Linense-SP, que venceu o Grêmio Osasco por 3 a 2, fica em segundo.

Confira a classificação e a tabela de jogos da Copa São Paulo de Júnior

Vasco domina toda partida
O Vasco dominou o primeiro tempo. Mesmo com a equipe bem posicionada em campo e não dando espaços ao América-RN, o cruzmaltino só foi abrir o placar aos 31 minutos do primeiro tempo. Marlone fez belo passe para Diego, que entrou pela direita e chutou rasteiro sem chances para o goleiro. O lance animou a equipe carioca, que continuou no ataque. Três minutos depois, Marlone fez um golaço. O apoiador dominou a bola no meio e passou por cinco adversários antes de marcar.
O segundo tempo contou com a presença de Rodrigo Dinamite, filho do presidente vascaíno Roberto Dinamite. O Vasco manteve o domínio da partida e chegava com perigo. Aos 35, Rodrigo Dinamite recebeu passe na área e soltou a bomba, mas a bola passou por cima do gol. Marlone comandava o meio-campo vascaíno e dava o ritmo ao jogo, que não teve grandes oportunidades e acabou mesmo em 2 a 0.

Noventa e dois clubes, divididos em 23 grupos com quatro equipes cada na primeira fase, desfilarão suas promessas sub-18. Na primeira fase, os campeões de cada grupo e os nove vices mais bem colocados passam para a rodada seguinte. A partir daí, os confrontos dos 32 times são eliminatórios, em partida única, até saírem os finalistas - empate leva sempre para os pênaltis.
 

Ronaldo na Libertadores? É tarde. Tite o quer na estreia do Paulistão

Técnico do Corinthians afirma que o planejamento do clube é para que o atacante possa jogar já no dia 16 de janeiro, contra a Portuguesa

Por Leandro Canônico Itu, São Paulo
Ronaldo treino CoritnhiansRonaldo se reapresentou em Itu nesta terça-feira
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A previsão do técnico Tite em relação a Ronaldo é a mais otimista possível. Em sua primeira entrevista coletiva de 2011, o comandante do Corinthians avisou que pretende contar com o atacante já na estreia do Campeonato Paulista. O primeiro jogo do Timão é no dia 16 de janeiro, contra a Portuguesa, no Pacaembu.
- A preparação é para que o Ronaldo esteja com condições no primeiro jogo do Paulistão. Esse é o nosso objetivo e é para isso que vamos trabalhar – disse Tite.
O objetivo é também que o Fenômeno chegue voando para o duelo do dia 26 de janeiro, contra o Tolima, da Colômbia, pela partida de ida da Pré-Libertadores (o jogo fora de casa será no dia 2 de fevereiro). Nesta semana, porém, o jogador deve intensificar a parte física, junto dos fisioterapeutas Caio Melo e Paulo Vieira.
Mas esse planejamento de Tite ainda está no campo da hipótese. Se no decorrer dos dias ele perceber que Ronaldo não está evoluindo, vai dar mais tempo.
A preparação é para que o Ronaldo esteja com condições no primeiro jogo do Paulistão"
Tite
- Não vou ser irresponsável de colocar o Ronaldo em campo se ele não tiver condições de jogo. A partida é condicionante, mas ele só vai entrar se estiver bem – completou o comandante da equipe do Parque São Jorge.
Na temporada passada, o camisa 9 do Timão fez apenas 27 dos 70 jogos do clube, marcando 12 gols. O rendimento foi inferior ao do ano anterior, quando jogou 38 partidas e balançou as redes 23 vezes. Isso porque em 2010 as lesões perseguiram o Fenômeno, que apenas na reta final do Brasileiro teve uma sequência maior.
Mesmo assim, ele ficou fora do penúltimo jogo da temporada, contra o Vasco, por conta de um problema muscular sentido no empate com o Vitória. Para 2011, o objetivo do departamento médico e comissão técnica do Alvinegro é que Ronaldo seja mais efetivo. De qualquer maneira, a diretoria busca um reserva.

Criciúma se aproveita de expulsão, vira o jogo e bate o Atlético-MG

Catarinenses sofrem o primeiro gol logo no início da partida, mas empatam
em seguida com Marcel e viram o jogo com dois gols do meia Gava

Por GLOBOESPORTE.COM São José do Rio Preto, SP
O Criciúma estreou com o pé direito na edição de 2011 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após sofrer um susto logo aos dois minutos, o time de Santa Catarina se aproveitou da expulsão do goleiro Lucas, que cometeu pênalti em Marcel, e virou o jogo para 3 a 1. O grande destaque do jogo foi o camisa 10 do Tigre, Gava, que fez dois gols no confronto, sendo o último, num belo arremate.
Confira a classificação completa da Copa São Paulo de Futebol Júnior
O Atlético-MG deu a impressão de que faria uma boa estreia na Copa SP de Futebol Júnior. Logo aos dois minutos, Cássio derrubou Vítor na área e o árbitro assinalou a penalidade. O zagueiro e capitão da equipe, Sidimar, bateu forte e fez 1 a 0 para o Galo.
Mas a partir daí, o jogo ficou nas mãos do Criciúma, graças à expulsão do goleiro atleticano Lucas, aos sete minutos. No lance, ele derrubou o atacante Marcel dentro da área e recebeu o vermelho direto. O próprio Marcel bateu para empatar.
Com a expulsão de Lucas, o atacante Toni foi crucificado e deu lugar a Gleisson, que aos 20 minutos teve participação decisiva na virada catarinense. Em longo lançamento pela esquerda, a bola parecia caminhar para as mãos do arqueiro com tranquilidade. Mas a pelota escapuliu e caiu nos pés de André Gava. O camisa 10 teve calma para se livrar do goleiro e tocar para o gol vazio, 2 a 1 Tigre.
Com um homem a mais e com a vitória parcial, o Criciúma não deixou o Galo criar chances para empatar o confronto. E aos 23 minutos do segundo tempo, Gava fechou o caixão da equipe mineira com um golaço. Antes de mandar para as redes, a bola passou por dois jogadores do Criciúma dentro da área, até chegar ao camisa 10, que de primeira, mandou no ângulo.
A partir daí, bastou aos catarinenses tocarem a bola, já que cansados, os jogadores do Atlético-MG não tinham forças para reagir. Com o placar, o Criciúma assumiu a liderança do Grupo I, com três pontos e dois gols de saldo. Com a mesma pontuação vem o Pantanal-MS, que derrotou o América-SP, por 1 a 0. O clube paulista é o terceiro, enquanto os mineiros estão na lanterna do grupo.
Próxima rodada
Na sexta-feira, o Criciúma encara o América-SP, às 19h (de Brasília), enquanto o Galo enfrenta o Pantanal, às 21h.

Flamengo e Mogi Mirim empatam sem gols na estreia na Copinha

Time carioca poderia ter decidido na primeira etapa. Equipe paulista ficou em vantagem numérica na segunda. Nomes e apelidos originais em campo

Por GLOBOESPORTE.COM São José dos Campos, SP
Negueba Flamengo copa são paulo de junioresNegueba em ação pelo Flamengo contra o Mogi
(Foto: Dorival Rosa / VIPCOMM)
Em uma partida repleta de nomes e apelidos originais em campo - Caramelo, Muralha, Frauches, Lorran, Adryan -, Flamengo e Mogi Mirim não saíram do 0 a 0, em jogo válido pelo Grupo K, na estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em São José dos Campos. No primeiro tempo, melhor para o time paulista, que viu a equipe carioca, puxada em campo pelo já profissional Negueba, perder muitos gols. Na segunda etapa, alívio para o Fla, que perdeu um jogador expulso e segurou o adversário e o empate sem gols. Os dois times dividem a segunda posição do Grupo K, com um ponto cada.
O Rubro-Negro, aliás, foi melhor durante todo o primeiro tempo. Com os gêmeos Alex e Anderson nas laterais e Negueba mais adiantado (um pedido do técnico do time principal, Vanderlei Luxemburgo, ao treinador da base, Paulo Henrique), atacava o tempo todo, principalmente com o camisa 10 Adryan, que criou boas oportunidades. O problema estava na conclusão das jogadas. Se o Flamengo era bem melhor atacando, não conseguia passar por Potiguar, zagueiro do Mogi, que conseguiu ganhar todas na área. O time paulista só foi exigir trabalho do goleiro César, do Fla, aos 34 minutos. E depois não comprometeu mais.
Confira a classificação completa da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Na segunda etapa, com o campo ainda mais pesado após já ter sido utilizado por São José e Gurupi-TO, o ritmo precisava ser dosado nas duas equipes. Lorran tentou complicar a vida do Matheus chutando de longe, aos 18, e ganhou um escanteio. Na sequência, Potiguar tirou o perigo.
A arbitragem cometeu um erro importante contra o Flamengo. Alexandre caiu sozinho em um lance no qual era acompanhado por Frauches, e o árbitro James Morais entendeu que o jogador do Fla cometeu uma falta. Como ele já tinha cartão, foi expulso de forma equivocada aos 22 minutos. Os atletas do time carioca ainda tentaram argumentar, mas não teve jeito.
O Mogi bem que tentou aproveitar o fato de ter um jogador a mais em campo, mas o Flamengo se fechou bem. O jogo ficou mais violento, com faltas duras, principalmente cometidas pelo time carioca. Aos 35, Gui perdeu um gol na cara de César, que saiu bem e impediu a bola na rede. O jogo esquentou nos minutos finais! Um minuto depois, Anderson, tentando ajudar, tirou de ombro, mas assustou César com a possibilidade de um gol contra. Sem gols, os times fecharam a primeira rodada com o empate.
Negueba falou sobre a orientação de Luxemburgo para jogar mais adiantado.
- Estou me adaptando bem, não era acostumado a jogar assim, mas estou me dando bem sim. Ele (Luxemburgo) pediu pra eu jogar de atacante com ele e vou procurar fazer o que ele está pedindo - explicou a jovem promessa, que já foi utilizada no último Brasileiro entre os profissionais.
São José vence Gurupi e lidera
Na outra partida do Grupo K, o São José, dono da casa, venceu o Gurupi-TO por 3 a 1. Rafael e John Lenon marcaram para o anfitrião no primeiro tempo. Talles ampliou nos primeiros segundos do segundo tempo, e Ronaldo descontou para o adversário. Com o resultado, o São José é o atual líder do grupo, com três pontos, e o Gurupi fica na lanterna, sem pontuar. Flamengo e Mogi têm um ponto cada.
Próxima rodada
No próximo dia 7 (sexta-feira), São José e Mogi Mirim se enfrentam às 19h, e Gurupi e Flamengo duelam às 21h.

Novela Ronaldinho Gaúcho: quatro pretendentes e apenas um jogador

Palmeiras diz que só falta assinar, blog do Clic RBS crava Grêmio, Corinthians teria feito proposta e Fla demonstra confiança em sua oferta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho no treino do Milan na praiaRonaldinho Gaúcho em um de seus últimos
dias pelo Milan: de volta ao Brasil (Foto: Reuters)
Quatro concorrentes e apenas um jogador. Esse é o roteiro da novela Ronaldinho Gaúcho, em cartaz oficialmente desde o dia 30 de dezembro do ano passado, quando o Milan aceitou liberar o craque. Há de tudo um pouco neste drama: um Palmeiras que garante já ter recebido o sim do jogador; um Corinthians que teria feito proposta, mas desmentiu; um Grêmio considerado o vencedor pela imprensa italiana; e, por fim, um Flamengo confiante em levar a melhor. De concreto mesmo, muito pouco. A terça-feira foi pródiga apenas em rumores. O último deles foi veiculado pelo blog Bola Dividida, de Luiz Zini Pires, do Clic RBS: o Grêmio pretende anunciar nesta quarta-feira a contratação do jogador, por cifras próximas dos R$ 100 milhões, por um contrato de quatro anos. No site do Grêmio, na aba de notícias, o último conteúdo postado tem a chamada "É nosso, é nosso"

Palmeiras, confiante, diz que negócio está fechado
O que também é oficial é a confiança do Palmeiras. Em entrevista, Wlademir Pescarmona,  diretor de futebol do clube, disse ter certeza de que o craque está fechado com o Verdão. Só 'restaria assinar', esse pequeno detalhe.
- Fizemos uma proposta inicial. O Assis solicitou outra importância para fechar, nós concordamos e, para mim, está fechado. Ele disse que, se chegasse naquele número, fecharia. Para mim está tudo acertado, só falta o “ok” deles para ele poder vestir a camisa - destacou o diretor de futebol alviverde.
Grêmio confirma reunião com Assis para quarta. Renato participará
No campo dos boatos, a principal bomba veio da Itália: o jornal "Gazzetta dello Sport", o maior do país no segmento esportivo, cravou em sua edição online que Ronaldinho será do Grêmio. O Tricolor não confirmou o acerto, mas disse que vai se reunir com Assis, irmão e representante do craque, nesta quarta-feira, em Porto Alegre.
Mas, pelo que disse Renato Gaúcho, o atleta também estará presente. E o treinador também. Segundo Renato, ele quer ver a disposição de Ronaldinho em jogar no Tricolor. A confiança do comandante tricolor é imensa.
- Eu vou dar o meu OK para ele jogar no Grêmio se eu sentir que ele quer. E acredito que vai acontecer isso. Ele só vai ser contratado se eu sentir firmeza. E eu já falei com ele sobre isso. Ele vai chegar para jogar, tenho certeza.
Em Porto Alegre, há na torcida tricolor quem já tenha perdido a paciência com a demora no desfecho da novela. Uma faixa foi estendida num viaduto, na noite de segunda. Nela, podia-se ler: "Grêmio: se não for por amor, não queremos traidor". Mas o clube, no bastidor, está muito confiante que Ronaldinho voltará para casa.
Timão é citado, mas desmente ter feito proposta
A exemplo do que fez na coletiva que concedeu segunda-feira, o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, voltou a negar interesse em Ronaldinho. Nesta terça, a coluna "Radar Online", da revista "Veja", informou que o mandatário corintiano havia se reunido com Assis na segunda-feira e formalizado uma oferta. Um novo patrocinador, interessado em reunir novamente a dupla Ro-Ro no mesmo time, estaria por trás da negociação. A empresa usaria o espaço no calção do Corinthians, que ficará livre em fevereiro, a algum patrocinador, e a quantia seria destinada ao jogador.
Dirigentes do Fla confiam em acerto e já pensam em festa de apresentação
No Fla, discrição e confiança. Enquanto o vice de finanças Michel Levy era o mais empolgado, confiante da vitória na difícil batalha pelo astro, a presidente Patrícia Amorim e seu marido, Fernando Sihman, estavam mais contidos. Porém, em conversas informais, a cúpula rubro-negra diz ter certeza de que o empresário e irmão do jogador, Roberto Assis, cumprirá o combinado e dirá sim ao projeto apresentado.
A proposta é de 42 meses (três anos e meio), do modo que Ronaldinho gostaria. Os salários podem chegar a R$ 1,6 milhão por mês, em uma previsão otimista de marketing. Para conseguir a liberação do Milan, o clube acena com € 3 milhões (cerca de R$ 6,6 milhões) à vista. O dinheiro iria direto para o jogador por causa da dívida que o clube italiano tem com ele.
Mesmo sem confirmação, o clube tem planos para a apresentação. O evento seria na Praça da Apoteose, ainda nesta semana.

Varejão volta às quadras nesta quarta usando máscara protetora no rosto

Ala-pivô do Cleveland Cavaliers enfrenta o Toronto Raptors de Leandrinho e lembra o irmão Sandro, que também adotou o visual mascarado pelo Vasco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Anderson Varejão máscara protetoraVarejão e o visual que vai adotar no retorno às
quadras da NBA nesta quarta (Foto: Divulgação)
Após ficar fora de duas partidas da NBA por causa de uma lesão no rosto, Anderson Varejão ensaia para a próxima rodada seu retorno às quadras com um visual diferente. O brasileiro treinou nesta terça-feira usando uma máscara protetora, e é assim que deve enfrentar o Toronto Raptors de Leandrinho às 22h de quarta. O Cleveland Cavaliers precisa do pivô para quebrar uma sequência de sete derrotas – são 17 tropeços nos últimos 18 jogos.
- Treinei pela primeira com ela e incomodou um pouco. É esquisito, estranho, mas faz parte, tenho que usar para poder me proteger - afirmou o brasileiro.
Varejão quebrou um osso da face ao ser atingido pelo pivô DeSagana Diop, do Charlotte Bobcats, no dia 29 de dezembro. Depois disso, o time enfrentou Chicago e Dallas, sem conseguir quebrar a série de derrotas. Após o duelo com o Toronto, o Cleveland embarca para uma difícil turnê de cinco jogos no Oeste, contra Warriors, Suns, Lakers, Jazz e Nuggets.
Anderson vai lembrar o irmão mais velho, Sandro, que jogou pelo Vasco da Gama e ficou conhecido como “Gladiador” após uma máscara para proteger o nariz durante a recuperação de uma lesão.
Apesar da má fase da equipe, que perdeu LeBron James para o Miami Heat, Varejão atravessa seu melhor momento desde que chegou à NBA, há sete anos. O brasileiro tem médias de 9,3 pontos, 9,8 rebotes e 1,3 toco, sem falar no trabalho defensivo. Na última vitória dos Cavs, em 18 de dezembro, sobre o New York Knicks, ele ajudou a frear o craque Amare Stoudemire.
Varejão concorre para ser o primeiro brasileiro no All-Star Game. O público escolhe os titulares das duas conferências, através do site da NBA (clique aqui para votar). Nenê, do Denver Nuggets, também tem chances de emplacar no jogo festivo em fevereiro.