domingo, 15 de setembro de 2013

De roupa nova, Flu vira sobre a Lusa e se afasta da zona de rebaixamento
Muito mal no primeiro tempo, Tricolor reage na etapa final na noite de estreia de seu novo terceiro uniforme. Lusa segue entre rebaixados
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • deu sorte
    nova camisa

    O Flu estreou sua nova terceira camisa, laranja, e distribuiu algumas aos torcedores. O uniforme teve estreia de sorte para os tricolores.
  • deu certo
    mudança

    As trocas de Luxa melhoraram o time. Biro Biro entrou bem no segundo tempo, e a virada ocorreu quando Felipe e Samuel também estavam em campo.
  • eficiência
    Diogo

    Não foi uma atuação brilhante, mas Diogo se manteve eficiente. Após dar os passes para os dois gols contra o Vasco, foi o autor do único da Lusa no Rio.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
237 comentários
O Fluminense foi do pavor ao alívio em poucos minutos na noite deste sábado, ao bater a Portuguesa por 2 a 1, de virada, no Maracanã, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Derrotado no primeiro tempo, o time tricolor mergulhava na zona de rebaixamento, mas conseguiu virar a partida na etapa final. O jogo de estreia de seu novo terceiro uniforme, todo laranja, deu ao atual campeão brasileiro um pouco mais de sossego na tabela. E manteve a Lusa entre os atuais rebaixados.
Comemoração do Fluminense contra a Portuguesa (Foto: Nelson Perez / FFC)Jogadores do Fluminense comemoram gol da virada, marcado por Wagner (Foto: Nelson Perez / FFC)
Os adversários tiveram períodos antônimos no Maracanã. A Lusa esteve muito sólida no primeiro tempo, contra um Tricolor perdido. Na etapa final, a situação foi invertida: a Portuguesa, tímida, permitiu que o Fluminense a encaixotasse no campo de defesa e sofreu a virada.
Diogo fez o gol dos paulistas. Rafael Sobis, de pênalti, e Wagner marcaram para o Flu. Com o resultado, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo migrou da 16ª para a nona colocação, com 26 pontos. A Lusa, com 22, abre a zona de rebaixamento. Na próxima quarta-feira, o Tricolor visita o Criciúma, e a Portuguesa recebe o Náutico um dia depois. Apesar da partida em um sábado à noite, 15.473 tricolores pagaram ingresso para ver o time, com renda de R$ 246.330,00.
Lusa na frente com justiça
O gol saído aos 33 do primeiro tempo não estaria fora de lugar se tivesse sido mais precoce, lá no início da partida. Desde o comecinho do duelo, a Portuguesa foi um time mais consciente, mais centrado. Os 15 minutos iniciais mostraram a equipe visitante muito melhor preparada do que os mandantes. Não por acaso, os paulistas acumularam chances de gol - primeiro em chute cruzado de Luís Ricardo, depois em conclusão por cima de Gilberto, mais tarde em gol claro desperdiçado pelo centroavante, olhos nos olhos com Diego Cavalieri. Parecia evidente que o gol sairia.
Mas o curioso é que o Flu até conseguiu se equilibrar minimamente em campo. Por vezes, pendeu para a direita, embora seu jogador mais ativo, Carlinhos, estivesse do outro lado do campo. O lateral-esquerdo perdeu gol na pequena área, mandou bom cruzamento para Rafael Sobis cabecear para fora e arriscou chute cruzado. Muito pouco, porém, para conter a Lusa, que encontrou seu merecido gol em lance de bola parada, após falta de Edinho. No cruzamento de Moisés, a zaga do Fluminense ficou sem saber para onde correr. Diogo, livre, cabeceou bem: 1 a 0.
Virada tricolor
Um novo Fluminense voltou para o segundo tempo. O susto causado pela derrota parcial e a entrada de Biro Biro (no lugar de Rafinha) melhoraram a equipe tricolor - órfã de Vanderlei Luxemburgo, expulso no intervalo. O time se tornou mais ágil, menos estático. E não demorou para encontrar o gol de empate. Aos 14 minutos, Anderson tentou de bicicleta, e a bola teve sua trajetória interrompida pelo braço de Moisés Moura. Pênalti. Rafael Sobis cobrou forte, com raiva, no meio do gol: 1 a 1.
O Fluminense seguiu agressivo. E a Portuguesa parou de jogar. A virada foi a consequência natural do comportamento das duas equipes. O Tricolor, no abafa, viu a bola sobrar para Rafael Sobis, pela esquerda, dentro da área. Ele encontrou Wagner livre, quase dentro do gol. O meia só teve que empurrar a bola para a rede. O placar, na sequência, poderia ter ficado mais gordo. Destaque para lindo voleio de Samuel, espalmado por Lauro. A Portuguesa ainda pediu pênalti de Edinho em Bergson no final da partida, mas não conseguiu evitar a derrota.