segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Entre a vontade e o sacrifício, Juninho se diz feliz com sequência

Ídolo do Vasco admite dificuldade de recuperação, mas elogia condições do clube e garante estar disposto a ajudar

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
juninho pernambucano vasco treino (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET)Juninho se esforça em treino: sacrifício pela forma
(Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET)
O clássico contra o Fluminense, no último domingo, representou o quarto jogo consecutivo de Juninho Pernambucano como titular pelo Vasco. A maior sequência de partidas do ídolo desde o retorno a São Januário é considerada uma vitória do jogador de 36 anos. Mas ao mesmo tempo um grande desgaste para um atleta que retornou ao Brasil após dez anos atuando no exterior e que, por isso, desacostumado a entrar em campo duas vezes por semana. Mas apesar do esforço, o camisa 8 se diz satisfeito com seu condicionamento e também feliz com as condições das quais dispõe para se recuperar.
- Lógico que existe a preocupação com o desgaste, mas sem temor. Algo que é básico, mas importante, é ficar na fisioterapia depois dos treinos. O Vasco hoje tem uma estrutura boa de nutrição e fisioterapia. Então, é possível recuperar um pouco mais. Depois de dez anos fora, talvez seja um sacrifício maior para recuperar depois dos jogos. Mas estou satisfeito com sequência. Depois de tanto tempo fora, consegui voltar ajudando o time - avaliou.
Juninho se mostrou à disposição de Ricardo Gomes para ajudar o Vasco na partida contra o Palmeiras, nesta quinta-feira, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. No entanto, mostra apoio ao planejamento do treinador, que vem promovendo alterações na equipe para evitar que o desgaste com a sequência de jogos na temporada.
- É natural que o treinador faça mudanças. Isso acontece no Vasco e em outros times que jogam no meio da semana. Para mim e para outros jogadores, é difícil ter uma sequência de partidas - disse o meia.

Felipe tem cirurgia marcada, e machucados apresentam melhora

Anderson Martins e Julinho mostram evolução, mas devem seguir poupados para jogo contra o Flamengo no domingo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
O departamento médico do Vasco programou para esta quarta-feira a cirurgia de Felipe. O meia será submetido a uma artroscopia no joelho direito, e a previsão inicial é que ele fique cerca de 30 dias afastado dos gramados. Na manhã desta segunda-feira, o jogador apareceu rapidamente no gramado de São Januário e realizou um leve trabalho de musculação.

Se a perspectiva de Felipe é frustrante, o panorama é mais otimista em relação a dois jogadores. Depois de uma avaliação, o departamento médico do Vasco observou que não há lesão no tornozelo direito de Julinho. O lateral deixou o clássico contra o Fluminense sentindo dores no local, mas, nesta segunda, ficou constatada a melhora no quadro clínico. A previsão é que nesta terça ele siga em tratamento, ainda sem treinar com bola, e a probabilidade maior é que esteja em condição de enfrentar o Flamengo, no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

O mesmo ocorre em relação a Anderson Martins, que apresentou melhora das dores na coxa direita que o tiraram do jogo contra o Fluminense. O zagueiro também deverá ser poupado dos próximos treinos no campo e não deve enfrentar o Palmeiras, nesta quinta-feira, pela Copa Sul-Americana. Tudo para que esteja nas melhores condições para o clássico deste domingo.

Gol de bicicleta, passe de calcanhar: Damião se supera a cada jogo

Empilhadeira de gols em 2011, centroavante agora faz jogadas de craque. ‘Difícil explicar’, diz Dorival

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
leandro damião internacional x flamengo (Foto: Agência Freelancer)Damião emenda bicicleta e faz segundo gol do Inter
na partida (Foto: Agência Freelancer)
Damião fazer gols não era novidade: já havia marcado 31 em 2011. Damião dar assistências também não era grande surpresa: sete gols haviam nascido de passes dele. A diferença, no empate por 2 a 2 com o Flamengo, foi a plasticidade das jogadas. O centroavante se superou mais uma vez: fez um gol de bicicleta e deu passe de calcanhar para o outro. Viveu, neste domingo, no Beira-Rio, alguns de seus momentos mais marcantes com a camisa do Inter.
Foi o primeiro jogo de Damião depois de voltar a ser chamado para defender a Seleção Brasileira, desta vez em amistoso contra Gana. A boa notícia parece ter feito bem a ele. O passe de calcanhar para Índio rendeu o 1 a 1, no início do segundo tempo. Mas o Flamengo pulou de novo na frente, e aí ele colocou o time colorado em nova igualdade, de bicicleta, naquele que é, desde já, um dos grandes lances da carreira do atleta.
- Foi tudo muito rápido. Eu coloco junto com o gol da final da Libertadores como o mais bonito que eu fiz – disse o jogador.
Damião segue impressionando no Inter. O técnico Dorival Júnior, em poucas palavras, resumiu seu sentimento com o jogador.
- É difícil explicar...
Os jogadores comemoram ter Damião como colega de time, não como adversário. Que o diga Bolívar, um zagueiro.
- O bom é que ele está do nosso lado. A gente sabe da história do Damião. A gente brinca que nos primeiros treinos, o Roth pedia para a gente chegar mais firme nele. Hoje, a gente tem um carinho muito grande pelo Damião, porque ele sempre batalhou. A gente fica feliz. É um cara iluminado a nosso lado – comentou o capitão do time.
Leandro Damião tem 40 jogos e 32 gols na temporada pelo Inter. A média é de 0,8 – como se a cada cinco partidas ele fizesse quatro gols. O jogador já marcou por cinco competições diferentes em 2011: Libertadores, Brasileirão, Gauchão, Recopa e Torneio de Munique. É o maior artilheiro do país nos primeiros oito meses do ano.
Contra o Flamengo, além dos dois lances capitais, ele deu 13 passes certos e um errado. Sofreu cinco faltas. Foi quem mais apanhou no jogo.
 

Brasileiros já sabem as pedreiras que terão pela frente no Mundial de judô

Sarah Menezes, Felipe Kitadai e Leandro Cunha serão os primeiros a brigar por medalhas nesta terça, em Paris. Competição vai até o próximo domingo

Por Alfredo Bokel Direto de Paris, França
O imponente Hotel de Ville abriu as portas do seu salão de festas nesta segunda-feira para o sorteio das chaves do Mundial de judô, que será disputado em Paris desta terça até o próximo domingo. Os 19 integrantes da seleção brasileira – 11 homens e oito mulheres – já sabem as pedreiras que terão pelo caminho na briga por medalhas e por pontos fundamentais na busca da vaga para as Olimpíadas de Londres.
Mundial de judô em Paris Sorteio Chaves (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)O sorteio das chaves foi na suntuosa sede da prefeitura de Paris (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)
Os quimonos deram lugar a ternos, gravatas, sapatos, e um tatame modernizou a decoração renascentista da sede da prefeitura de Paris na primeira atividade oficial do Mundial. O resultado do sorteio agradou aos elegantes Ney Wilson, coordenador técnico da seleção brasileira, e Rosicleia Campos, técnica da equipe feminina.
- Será pedreira. Uns caíram em boas chaves, outros nem tanto. O caminho mais duro é o do (peso-pesado) Daniel Hernandes, que vai pegar o campeão Teddy Riner - admitiu Ney.
Mundial de judô em Paris coordenador ney wilson rosicleia campos (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)Ney e Rosicleia brindam pelo sucesso da seleção
brasileira (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)
- Gostei do sorteio. Nesse Mundial, que é o mais forte da história do judô, até que as meninas não pegaram as piores adversárias de cara. Vim para o sorteio já com espírito de competição, porque tudo começa aqui - disse Rosicleia.
Nesta terça, o Brasil briga por medalhas em três categorias: na ligeiro, com Sarah Menezes e Felipe Kitadai, e na leve, com Leandro Cunha. As eliminatórias começam às 9h (4h de Brasília) e as finais serão disputadas a partir das 15h30 (10h30 de Brasília).
- A Sarah é forte candidata ao pódio por ser cabeça de chave e ter, teoricamente, o caminho menos difícil. O Felipe é novo na equipe, ainda lhe falta força física e experiência. Esse ainda não é Mundial dele, mas pode surpreender. Ele já ganhou inclusive do japonês Tadahiro Nomura, ícone do judô mundial, tricampeão olímpico. Já o Leandro terá uma primeira luta difícil, mas ele é o vice-campeão mundial, é o cara. Passando dessa primeira, ele ganha um gás. É luta para abrir as portas – analisou Ney.
Técnica e 'costureira'
Rosicleia costura quimono de Flavio Canto (Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com)Rosicleia dá um trato no quimono de Flavio Canto
(Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com)
Pela manhã, dezenas de atletas do mundo todo dividiram o mesmo tatame do Palais Omnisport Paris Bercy, num treino que já deu para sentir o clima de competição. Entre golpes, alongamentos e toda aquela movimentação frenética de judocas, Rosicleia, sentada num cantinho, atacava com uma tesoura de costura. Ela estava ajeitando o quimono de Flávio Canto, mostrando que não basta ser técnica.
- Sou pau para toda a obra. Costurei também o quimono da Mariana (Silva) e furei meu dedo. Melhor acontecer comigo que com ela, não é? – brincou.
No palco principal, onde vão acontecer as lutas para um público de 17 mil pessoas, uma banda passava o som tocando clássicos do rock, enquanto funcionários davam os últimos retoques para que tudo esteja pronto nesta terça. Aí será para valer. A competição, que vai receber 880 atletas – 524 homens e 356 mulheres – de 132 países, será transmitida ao vivo pelo SporTV.
Confira quando cada brasileiro luta no Mundial de Paris:
23 de agosto: (60kg/66kg/48kg - Felipe Kitadai / Leandro Cunha / Sarah Menezes)
24 de agosto: (73kg/52kg/57kg - Bruno Mendonça / Erika Miranda / Rafaela Silva e Ketleyn Quadros)
25 de agosto: (81kg/63kg - Leandro Guilheiro e Flávio Canto / Mariana Silva)
26 de agosto: (90kg/70kg/78kg - Tiago Camilo e Hugo Pessanha / Maria Portela / Mayra Aguiar)
27 de agosto: (100kg/+100kg/+78kg - Luciano Correa e Leonardo Leite / Daniel Hernandes e Rafael Silva / Maria Suellen Altheman)
28 de agosto: Campeonato Mundial por equipes
Mundial de judô em Paris técnico luiz shinorara lean (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)Leandro Guilheiro treina em Paris com o técnico Luiz  Shinohara (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)

Garotada da sub-20 chama atenção de Mano e pode figurar em Londres-2012

Gabriel, Danilo, Dudu, Oscar e Henrique encerram Mundial Sub-20 em alta. Convocado até para a principal, santista é um dos que deve ir às Olimpíadas

Por Victor Canedo Rio de Janeiro
Em sua primeira entrevista na Colômbia durante o Mundial Sub-20, antes do jogo do Brasil pelas quartas de final contra a Espanha, Mano Menezes declarou que sua viagem para acompanhar de perto os meninos canarinhos não se tratava de uma prova de fogo. Longe disso. Técnico da equipe principal, ele fez questão de ratificar o bom relacionamento com as categorias de base, embora preferisse não entrar em detalhes quando perguntado sobre quem dali poderia figurar nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Ao fim do Mundial, conquistado pela seleção no último sábado, e a mais uma visita ilustre do treinador, no entanto, alguns campeões surgem como candidatos a fazerem companhia a Neymar, Lucas, Ganso & Cia. na competição mais importante para o Brasil até a próxima Copa do Mundo.

Presença constante nas convocações para a Seleção, o trio está praticamente garantido para liderar a missão de conquistar a inédita medalha de ouro na Inglaterra. O volante Sandro e o atacante Alexandre Pato também são outros que só não estarão na lista por problemas de lesão ou extracampo. Mas ainda restam muitas vagas no grupo de 18 atletas – e que, pelo desempenho apresentado na Colômbia, poderiam ser dedicadas aos comandados do técnico Ney Franco.
MONTAGEM - Danilo Henrique oscar gabrel e dudu brasil sub 20 (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Danilo, Henrique, Oscar, Gabriel e Dudu (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)

Cinco em alta

Apesar de terem apenas entre 19 e 21 anos durante os Jogos Olímpicos e as regras permitirem a utilização de três jogadores acima dos 23, o talento de nomes como o goleiro Gabriel, o lateral-direito Danilo, os meias Dudu e Oscar e o atacante Henrique falaria mais alto. Os cinco encerraram o Mundial Sub-20 em alta e mostraram potencial, ao menos na competição, de que têm condições de seguirem vestindo a amarelinha.
Quem mais impressionou foi Henrique. Autor de cinco gols e três assistências, o jogador recebeu a Chuteira e a Bola de Ouro diretamente das mãos do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, após a decisão contra Portugal, vencida por 3 a 2. Decisivo ao marcar os três gols da final, Oscar é outro bem cotado, também por suas restantes boas atuações, assim como Gabriel e Dudu.

O grande favorito a estar presente em Londres, porém, é Danilo. Ele foi chamado por Mano para o amistoso da Seleção principal diante de Gana em setembro. Antes mesmo de enfrentar os portugueses, no último sábado, e tem a favor o fato de atuar também no meio-campo. A partir de janeiro, ele jogará pelo Porto, onde também ganhará experiência internacional ou a chamada “cancha”, como Ney Franco gosta de frisar.

– Esse é o objetivo, é o reconhecimento de todo um trabalho, de todo o esforço que tive. Mas como falei, o principal não é ser chamado, e sim se manter na Seleção Brasileira – disse Danilo.

Futuro decisivo

Até agosto do ano que vem, o desempenho dos jogadores por seus clubes deverá ser fundamental para Mano sanar todas as dúvidas restantes. Essa é a preocupação, por exemplo, do volante Fernando, do zagueiro e capitão Bruno Uvini e de Dudu, que ainda almeja participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro, muito provavelmente sob o comando de Ney Franco.

– Pude entrar muito bem nesse Mundial, consegui ajudar o Brasil a sair vencedor e isso é algo muito satisfatório. Agora espero voltar ao Cruzeiro, fazer os mesmos gols, dar as mesmas assistências, porque se eu estiver bem o Papai Ney vai me ver – afirmou o cruzeirense Dudu.
dudu brasil sub 20 gol arábia saúdita (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Dudu espera que o "Papai Ney" o veja mais vezes em ação pelo Cruzeiro (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Fernando espera ter colocado dúvida na cabeça de Mano.

– Está muito longe ainda, mas quem sabe já não deixamos uma dúvida na cabeça do Mano? Esse campeonato me deu muita moral, assim como o Sul-Americano. Com confiança, quero voltar ao Grêmio e brigar para ser titular – contou o gremista, camisa 5 da Seleção.

– Está tendo um entrosamento muito grande entre a base e a principal. As Olimpíadas, na qual temos idade para participar, é o nosso próximo objetivo. E foi legar ver que o Mano, toda a sua comissão e até o presidente estão acompanhando. O Brasil sabe que pode contar conosco. Somos um celeiro de craques – encerrou o são-paulino, que ergueu a taça de campeão mundial.

Patricia absolve Deivid por gol perdido: ‘Que desconte no Vasco’

Presidente lamenta falha do atacante contra o Inter, mas já pensa no clássico. Fla lança chip para telefone celular

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Deivid foi amparado por Vanderlei Luxemburgo e seus companheiros de Flamengo após o empate por 2 a 2 com o Inter, neste domingo, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. O placar do Beira-Rio marcava 2 a 1 para o Rubro-Negro, aos 29 minutos do segundo tempo. Ronaldinho se deslocou pela direita e fez cruzamento perfeito para o camisa 9. Livre de marcação, o atacante cabeceou mal e desperdiçou o gol que poderia ter resolvido o confronto (assista ao vídeo). Nesta segunda-feira, a presidente Patricia Amorim, que reconheceu ter lamentado muito pelo lance, também apoiou o jogador. Ela espera que no próximo domingo ele se recupere no clássico contra o Vasco, às 16h, no Egenhão.
- Choro todo gol perdido (risos). Porque são pontos que a gente perde, não necessariamente de um jogador específico. Ontem foi o Deivid. Mas claro que a gente queria ganhar o jogo, a gente entra para ganhar. O time jogou bem. Eu achei. Pelo menos em relação ao último jogo (derrota por 4 a 1 para o Atlético-GO). A gente lamenta, mas é do futebol. Vamos em frente. Tem problema nenhum. Tomara que a gente desconte isso no Vasco. Tomara que ele desconte isso no Vasco. Sem criar nenhuma rivalidade pré-jogo. Poderia ser outro, mas como é o Vasco... - disse, durante lançamento do chip para telefone celular do Flamengo, na Gávea.
Patricia Amorim flamengo anúncio de nova parceria com a Tim (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Patricia Amorim apresenta novo chip do Fla para celular (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
A mandatária avaliou os resultados da 18ª rodada de maneira positiva, principalmente porque os concorrentes diretos também tropeçaram, caso do líder Corinthians, que perdeu para o Figueirense.

- Eu sou muito otimista. O Vasco também empatou, o São Paulo também empatou. Vai ser assim com todo mundo.

A delegação rubro-negra está em Curitiba. Nesta quarta, o time enfrenta o Atlético-PR, às 21h50m (de Brasília), pelo segundo jogo da fase nacional da Copa Sul-Americana. Por ter vencido por 1 a 0 no Rio, o Fla tem a vantagem do empate. Derrota por um gol de diferença, a partir de 2 a 1, também classifica a equipe.
Fla lança chip para telefone celular
Nesta segunda, Patricia Amorim participou do lançamento do chip para telefone celular do Flamengo. Em evento no auditório Rogério Steinberg, ela e executivos da TIM apresentaram o produto que será vendido a partir desta terça em lojas da empresa de telefonia e do clube no Rio, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Amazonas e Maranhão.

O chip custa R$ 10 e vai oferecer aos torcedores rubro-negros serviços exclusivos, como personalização do celular com conteúdos do time e informativos diários sobre a equipe. O clube receberá 10% do valor da venda de cada unidade. A meta é alcançar 1 milhão de novos clientes até abril de 2012.

Flamengo e TIM já são parceiros. Atualmente, a empresa estampa sua marca dentro do número da camisa. O Rubro-Negro recebe R$ 2 milhões por temporada. Durante o lançamento do chip, Patricia Amorim demonstrou o desejo de ampliar o patrocínio para o basquete do clube. A negociação está em curso.

- O pedido que havia feito era para que entrassem no número da camisa do basquete. Ficaríamos com os mesmos parceiros do futebol (o BMG também está no basquete).

22/08/2011 18h04 - Atualizado em 22/08/2011 19h20

Atacante Jobson não joga mais pelo Bahia, diz nota oficial

Em reunião na tarde desta segunda-feira, diretoria do clube tricolor decide desligar o jogador do elenco após atrasos em treinos e viagens

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
A aposta do Bahia não deu certo. Após problemas recorrentes de indisciplina, a diretoria decidiu, em reunião na tarde desta segunda-feira, desligar o atacante Jobson do clube. O anúncio do foi feito através de uma nota oficial.
O jogador havia sido cortado da lista de relacionados para o jogo contra o Santos no último sábado, porque se atrasou para se apresentar à concentração. O afastamento de Jobson, inclusive, teria sido pedido por alguns atletas do clube que já se incomodam com as atitudes do atacante. De acordo com o técnico René Simões, os problemas com o jogador eram recorrentes.
- A gente tem tomado medidas para corrigir esse problema, mas não adiantou. Agora estamos tomando essa medida para que o jogador reflita bem. Hoje chegou a um determinado nível que não dá mais para que ficar só com as medidas que a gente tomava. Me dói muito, porque eu tenho um carinho muito especial por ele. É um jogador que nós, desde o início, assumimos o risco e nós sabemos que era uma contratação de risco, como outras que nós fizemos – afirmou o treinador, no último sábado.
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone, o presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, foi sucinto:
- Não tive saída. Pesou na decisão a preservação do grupo e da instituição. Agora estamos em busca de um atacante para substituir Jobson. O Bahia não sai do mercado pela sua grandeza - afirmou o dirigente.
A decisão do Bahia acontece semanas antes da divulgação do resultado do julgamento de Jobson por doping pela Corte Arbitral do Esporte. O veredito da audiência, realizada em 21 de junho, deve ser conhecido no dia 5 de setembro (assista à matéria da época sobre o julgamento).
Confira abaixo a nota oficial divulgada pelo Bahia:
O Esporte Clube Bahia comunica, através do seu departamento de futebol profissional, que o atleta Jóbson será desligado do elenco principal desta agremiação, em virtude de uma série de falhas no cumprimento de regras e horários na rotina de treinamentos, concentrações, viagens e jogos, o que vinha causando constragimentos a todo corpo de trabalho do clube.
Jobson lamenta na partida do Bahia (Foto: Ag. Estado)Jobson é desligado do Bahia (Foto: Ag. Estado)
Futuro indefinido
Agora, os próximos passos da carreira de Jobson ainda estão indefinidos. Por telefone, o representante do jogador, Antenor Joaquim, conversou com o GLOBOESPORTE.COM e afirmou que o atacante deve retornar ao Rio de Janeiro, se reapresentar ao Botafogo, e aguardar o resultado do julgamento da CAS.
- Ainda não avaliamos o que faremos. Jobson já fez quinze partidas pelo Bahia e agora não pode mais defender outro clube na Série A. Só na B ou na C... Ele não deve mais disputar o Campeonato Brasileiro neste ano. Nós vamos aguardar o resultado do julgamento, que sai em setembro. É essa a decisão que estamos esperando. A partir daí, vamos avaliar a situação.
Por conta das duas transferências entre estados que fez neste ano, Jobson só poderia voltar a jogar no Duque de Caxias, na Série B do Brasileiro.
Desfecho anunciado pelo histórico
Os problemas de Jobson fora de campo já eram conhecidos pelo torcedor desde a época em que ele defendia o Botafogo. No clube carioca, constantes atrasos a treinamentos e comportamento considerado inadequado pela diretoria alvinegra levaram ao desligamento do atacante.
Depois de uma breve passagem pelo Atlético-MG no início deste ano, Jobson ainda tentou voltar ao Botafogo. No entanto, o clube condicionou o retorno à internação do jogador em uma clínica de reabilitação. Após dias de negociação e polêmica, o Alvinegro carioca vetou a reincorporação de Jobson ao elenco:
- O Botafogo fez um investimento no jogador, mas determinados momentos ele teve uma conduta que contraria a de um atleta profissional. Para que haja uma decisão, além das exigências feitas pelo presidente, o departamento de futebol mostrou que o Jobson precisa seguir um caminho. E no Botafogo ele não tem mais o direito de errar – afirmou o gerente de futebol do clube, Anderson Barros, em 28 de abril deste ano.
Cientes do histórico do jogador, mas confiando numa recuperação e na qualidade de seu futebol, os dirigentes do Bahia fizeram a aposta e contrataram o atacante como reforço para Série A. O técnico René Simões chegou a dizer na ocasião que ter Jobson no elenco valia o risco.
O atacante chegou a Salvador dizendo que esperava arrebentar e conseguiu. Vestindo a camisa tricolor, o jogador logo conquistou a torcida do Bahia. Com seis gols, Jobson era o artilheiro do time no Brasileirão.
O carinho dos torcedores ficou evidente quando o jogador foi julgado na Suíça. Flagrado no exame antidoping durante o Campeonato Brasileiro de 2009 e depois de cumprir seis meses de suspensão, Jobson foi levado à Corte Arbitral do Esporte no dia 21 de junho deste ano. Na ocasião, a torcida criou campanhas em redes sociais na internet com o tema "Deixa o menino jogar". O resultado do julgamento só deve ser divulgado no dia 5 de setembro.

Zico revê amigos e torce para que Atlético-MG deixe 'momento difícil'

Galinho de Quintino, que trabalhou com Dudu Cearense, Guilherme e Daniel Carvalho na Europa, espera trazer boas energias para o time mineiro

Por Edgard Maciel de Sá e Marco Antônio Astoni Rio de Janeiro
Entre os dois jogos contra o Botafogo, um pelo Campeonato Brasileiro e outro pela Copa Sul-Americana, o Atlético-MG, permaneceu no Rio de Janeiro. Os jogadores treinaram nesta segunda no CFZ, clube do ex-jogador Zico, localizado no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da capital fluminense. E o Galinho de Quintino fez questão de receber a delegação e rever alguns amigos, como os jogadores Dudu Cearense, Guilherme e Daniel Carvalho, com quem trabalharou na Europa.
Zico com Guilherme e Dudu Cearense (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)Zico bate-papo com Guilherme e Dudu Cearense (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
- É sempre bom rever esta turma. Ficamos felizes de rever as pessoas com quem trabalhamos. Até mesmo o Cuca. Nós fomos adversários e ele tirou muito bicho meu (risos). Eu acho que é legal isso. O CFZ sempre foi uma casa que recebeu bem as pessoas, trouxe bons fluídos. O Atlético-MG está vivendo este momento difícil e tomara que esta passagem por aqui possa dar um pouco de tranquilidade para eles trabalharem. O Atlético-MG tem um bom plantel, é um ótimo clube, que se renova a cada momento, e oferece todas as condições de trabalho aos jogadores. A hora que der liga, vai dar certo sim. Antes do Brasileiro começar, era considerado um dos favoritos ao título. O futebol brasileiro é difícil por isso. Às vezes, os mais favoritos acabam tendo dificuldades e ficando numa zona inesperada. Tomara que o CFZ traga sorte para o Galo.
Zico esteve no Engenhão no último sábado e acompanhou a derrota do Atlético-MG para o Botafogo por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. O Galinho fez uma análise do momento complicado vivido pelo time mineiro e tentou explicar a fase difícil atravessada pelo clube.
- Sempre que você faz investimento em jogadores que estão fora do Brasil, é necessário um certo tempo pra eles se readaptarem. É um futebol totalmente diferente. Tem gente que veio da Rússia, da Ucrânia, da Grécia. E o número de jogos aqui é muito maior, você é exigido a cada três dias, praticamente. Isso precisa de adaptação. Eu acho que o Atlético-MG mudou muito o plantel e, para isso, precisa de entrosamento. Tem times que conseguem isso de imediato, enquanto outros não. Essa talvez seja a principal dificuldade do Atlético-MG. Tem jogadores bons, mas que às vezes estão receosos de tentar algumas jogadas diferentes e tentam o mais simples. Eu vi o jogo contra o Botafogo e achei isso. Os jogadores são bons e já provaram isso. Falta agora provar a força que eles têm.
Zico garantiu acreditar na reabilitação do Atlético-MG na temporada e espera que a visita que fez aos jogadores atleticanos traga novos ares ao time.
- Meu objetivo é sempre passar boas energias. Eu sou um cara positivo. Tomara que isso possa ser passado do Galinho para o Galo maior.

Renato é poupado de treino e não enfrenta o Atlético-MG na terça

Caio Júnior não confirma a escalação, mas deve preservar alguns jogadores. Loco volta a treinar com o grupo

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
renato botafogo (Foto: Fabio Castro/AGIF)Renato será preparado para o clássico com o
Fluminense (Foto: Fabio Castro/AGIF)
Após folgar no domingo, o elenco do Botafogo se reapresentou nesta segunda-feira, véspera da partida contra o Atlético-MG, pela Copa Sul-Americana. Durante o treino, o técnico Caio Júnior, que deve poupar alguns jogadores, não deu sinais de qual será o time titular contra o Galo.
Renato, entretanto, será poupado. O volante sequer participou da atividade nesta segunda-feira e fez fortalecimento muscular na academia de General Severiano. Ele também não participou do jogo de ida, em Ipatinga. Além dele, Loco Abreu, Caio e Everton, lesionados, estão fora. O atacante uruguaio, aliás, voltou a treinar com o grupo e deve enfrentar o Fluminense, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro.
O argentino Herrera, que cumpriu suspensão contra o Atlético-MG no sábado, também treinou e está à disposição de Caio Júnior.
Contra o Atlético-MG, nesta terça-feira, às 20h15m, no Engenhão, o Botafogo joga pelo empate para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana. No entanto, como venceu a primeiro jogo em Ipatinga por 2 a 1, pode até perder por 1 a 0, que classifica-se. Caso o placar de primeira partida se repita, a vaga na próxima fase será decidida na disputa por pênaltis.
 

Em Curitiba, Fla treina às voltas com Corinthians e adota novo vestuário

Atividade para jogadores que não enfrentaram o Inter é realizada no ‘primo’ paranaense do time paulista. Jogadores se protegem de frio extremo

Por Janir Júnior Curitiba
No Brasileirão da Série A, o Flamengo, com 35 pontos, luta contra o Corinthians, líder com 37, pela liderança da competição. Os dois times se enfrentarão dia 8, no Pacaembu, mas o adversário estave presente no treino do Rubro-Negro na tarde desta segunda-feira, em Curitiba. Os jogadores que não participaram do empate por 2 a 2 com o Internacional treinaram no Corinthians Paranaense, que tem escudo igual e as mesmas cores do time paulista. É o ‘primo’ do Timão.
treino do flamengo no CT do Corinthians Paranaense (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Angelim e Gustavo batem bola no treino do Corinthians Paranaense (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
O clube-empresa é de propriedade do empresário J. Malucelli e foi fundado no dia 5 de fevereiro de 2009. É uma parceria entre o Corinthians Paulista e o J. Malucelli Futebol S/A. O acordo entre os clubes prevê ações conjuntas de marketing e intercâmbio de jogadores, profissionais e das categorias de base. O Timão tem preferência na contratação das revelações de sua filial paranaense.
Jogadores como Edu Silva e Marcelo Tamandaré surgiram no xará paranaense e foram negociados para times de Portugal e México. O Corinthians Paranaense disputou o campeonato local no início da temporada.
Novo modelito versão frio

Enquanto os jogadores que enfrentaram o Internacional neste domingo realizaram trabalho regenerativo no hotel, o restante do elenco realizou treino físico com bola e uma atividade técnica. Todos protegidos contra o extremo frio e a chuva fina de Curitiba. Gorros, luvas, casacos e cachecol entraram nos modelitos dos jogadores. Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim se assustaram com a temperatura quando entraram em campo. A sensação térmica no local é de 2 ºC.
treino do flamengo no CT do Corinthians Paranaense (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Rubro-negros se exercitam sob frio intenso (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

Toninho Cecílio assume o cargo de treinador do Avaí

Último clube do treinador havia sido o Americana, do qual foi demitido após derrota por 5 a 2 para o Vitória, no último dia 12

Por ClicRBS e GLOBOESPORTE.COM Florianópolis
A diretoria do Avaí confirmou o nome de Toninho Cecílio como o novo técnico depois de Márcio Goiano ter recusado o convite para treinar o Leão. O profissional será apresentado nesta terça-feira, às 12h30m, no auditório da Ressacada. Com ele, chegam o preparador físico Valmir Cruz e o auxiliar técnico Betinho. A missão é tirar os catarinenses da 19ª colocação, com apenas 14 pontos.
Alexandre Gallo era o treinador do Leão até a semana passada, mas foi demitido após ser derrotado por 2 a 0 pelo Vasco, na Ressacada. No último domingo, Edson Neguinho comandou a equipe interinamente no empate por 0 a 0 com o Coritiba.
Com 44 anos, Toninho Cecílio acumula no futebol experiências como jogador profissional, gerente de futebol do Palmeiras e técnico do Guaratinguetá, Grêmio Prudente, Vitória, São Caetano e Americana.
Toninho estava dirigindo o Americana, na Série B, mas caiu após goleada por 5 a 2 para o Vitória, no último dia 12. A demissão aconteceu depois de sua equipe ter ficado seis jogos sem vencer, saindo do G-4 para a 14ª colocação. Ele ficou no clube paulista entre 10 de março e 13 de agosto. Após sua saída, a Águia, agora sob tutela de Sérgio Guedes, venceu dois jogos e se aproximou dos líderes, agora no quinto lugar, com 27 pontos.

Eurocopa nas areias


seg, 22/08/11
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
A cidade de Kiev, uma das sedes da Eurocopa 2012 que será realizada em conjunto por Ucrânia e Polônia, encontrou uma forma diferente de promover o torneio marcado para junho do ano que vem. Nas margens do Rio Dieneper foram feitas esculturas de areia nas formas de chuteiras e bolas, fato que encantou as crianças locais.

Mesmo com ondas de 1,5m, Mundial do Taiti é adiado pelo segundo dia

Organizadores aguardam a chegada de uma boa ondulação durante a semana

Por GLOBOESPORTE.COM Teahupoo, Taiti
Surfe Julian Wilson adiamento Taiti (Foto: ASP)Julian Wilson faz freesurf em Teahupoo (Foto: ASP)
Pelo segundo dia consecutivo, a etapa taitiana, quinta do Circuito Mundial, foi adiada nesta segunda-feira. As ondas em Teahupoo, a praia dos crânios quebrados, tinham cerca de 1,5m, mas os organizadores preferem aguardar a chegada de uma boa ondulação nos próximos dias. A próxima chamada será nesta terça-feira, às 13h30m (de Brasília).
- Temos ondas, mas adiamos porque há uma ondulação se aproximando. Queremos que todos os surfistas tenham oportunidade de surfar quando Teahupoo realmente estiver bem sólido. É por isso que estamos aqui. E parece que vai haver muita oportunidade para isso nos próximos dias - disse Pritamo Ahrendt, chefe dos juízes da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP).
Os cinco brasileiros que disputam a etapa de Teahupoo perderam na estreia e vão ter de encarar a repescagem: Adriano de Souza, o Mineirinho, Jadson André, Alejo Muniz, Raoni Monteiro, Heitor Alves e Ricardo dos Santos. O americano Kelly Slater, decacampeão mundial, passou direto à terceira fase.
Confira as baterias da segunda fase/repescagem:
1: Jeremy Flores (FRA) x Heiarii Williams (TAH)
2: Taj Burrow (AUS) x Ricardo dos Santos (BRA)
3: Adrian Buchan (AUS) x Gabe Kling (EUA)
4: Owen Wright (AUS) x Adam Melling (AUS)
5: Joel Parkinson (AUS) x Brett Simpson (EUA)
6: Bede Durbidge (AUS) x Josh Kerr (AUS)
7: Michel Bourez (TAH) x Daniel Ross (AUS)
8: Adriano de Souza (BRA) x Raoni Monteiro (BRA)
9: Kieren Perrow (AUS) x Tiago Pires (POR)
10: Patrick Gudauskas (EUA) x Jadson André (BRA)
11: Alejo Muniz (BRA) x Matt Wilkinson (AUS)
12: Heitor Alves (BRA) x Chris Davidson (AUS)

FIA confirma proibição de uso da asa móvel na Eau Rouge durante treinos

Entidade temia que sistema de redução de arrasto, liberado nos treinos livres e no classificatório, aumentasse risco de acidentes no trecho

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou a proibição do uso da asa móvel na Eau Rouge, no circuito de Spa-Francorchamps, em razão das preocupações de segurança relatadas por diversos pilotos durante a semana. A curva é considerada uma das mais famosas do automobilismo.
Na Eau Rouge, os pilotos encaram um trecho de subida a aproximadamente 300 km/h sem tirar o pé do acelerador. Havia o temor de que o sistema de redução de arrasto (DRS, sigla em inglês), liberado nos treinos livres e no classificatório, pudesse aumentar o risco de acidentes no trecho.
Eau Rouge - GP da Bélgica (Foto: Getty Images)Eau Rouge é uma das curvas favoritas da maioria dos pilotos de Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
Outro fator que influenciou a decisão foi que alguns pilotos confessaram durante a temporada que, em algumas ocasiões após o acionamento do DRS, não tinham certeza se suas asas fechavam corretamente na curva seguinte, o que poderia ser perigoso no trecho em questão. Além disso, o sistema à prova de falhas nos carros, que fecha a asa quando o piloto pisa nos freios, poderia não funcionar corretamente na Eau Rouge devido a sua natureza de alta velocidade.
Este é o segundo trecho em que o uso da asa móvel foi proibido pela FIA na temporada. O primeiro foi no túnel do circuito de Monte-Carlo, em Monaco.
Na corrida, a FIA confirmou que a única zona onde será permitida a utilização da asa móvel em Spa será localizada na reta logo após a Eau Rouge.
Horários GP Bélgica 2011 (Foto: ArteEsporte)

João Cristiano de Oliveira conquista título no Circuito Barretos de Rodeio

Osmir Francisco dos Santos, Renato Finazzi Junior e Keila Polizelo foram os campeões da noite nas provas de working penning, bulldog e Breeder's Cup

Por GLOBOESPORTE.COM Barretos, SP
João Cristiano de Oliveira - Circuito Barretos de Rodeio (Foto: Leandro Nascimento / Divulgação)João Cristiano de Oliveira, de 22 anos, é campeão
do Circuito Barretos (Foto: Leandro Nascimento)
Com apenas 22 anos, João Cristiano de Oliveira, de Itaguejé (PR), conquistou na noite de domingo, 21, o título do Circuito Barretos de Rodeio, no Parque do Peão, a arena mais famosa do país. João assumiu a liderança do rodeio no sábado e se manteve assim até a final, após montar o touro Desabafo e acumular 429.25 pontos.
O peão, único a ficar os oitos segundos em todos os touros que montou, levou para casa R$ 30 mil. Apesar de competir profissionalmente há apenas dois anos, João já marcou presença em Barretos, quando montou no rodeio júnior, em 2006, conquistando a 2º posição. Quem ficou em segundo foi Israel Rodrigues, de Catanduva (SP), seguido por Jarbas Lopes de Almeida, de Eunápolis (BA), Tirsio Turim Filho, de Paraíso (SP) e Enéias Barbosa Alves, de Sales (SP). A Cia de rodeios do Jr. Zamperlini, de Cajobi (SP), ganhou como a melhor boiada.
Peão que disputa todas as provas do rodeio é campeão em working penning
No working penning, realizado pela primeira vez na arena de Barretos, Osmir Francisco dos Santos, de Cordeirópolis (SP), se sagrou campeão com  tempo de 1m3s806. O peão, de 29 anos, participa de todas as modalidades de provas cronometradas. Osmir dedicou a vitória ao pai e à esposa, sem esconder a felicidade com a conquista. Fabrizio Campos Condim, de Ribeirão Preto (SP), ficou em segundo, e Fábio Nascimento Fioresi completou o pódio.
- Eu respiro cavalos 24 horas, não sei fazer outra coisa, essa é minha única fonte de renda, sou o primeiro campeão do Work Penning em Barretos e serei sempre lembrado por isso, essa vitória é o resultado de toda a dedicação - disse Osmir Francisco dos Santos.
O working penning é a versão reduzida do team penning. Nesta modalidade, o competidor, montado num cavalo, tem a missão de separar uma parte numerada do gado e fechá-la em um pequeno curral no menor tempo possível.
Keila Polizelo confirma favoritismo na Copa dos Criadores
A amazona Keila Polizelo, de São José do Rio Preto (SP), representante do rancho Sky Ranch, de Lins (SP), confirmou o favoritismo e foi a campeã do rodeio, com tempo de 1m12s005. A competidora já venceu cinco vezes o circuito e levou o público ao delírio no Parque do Peão. O Rancho N. S. de Guadalupe, de Barretos, ficou em segundo, com Josiane Fernandes, que somou 1m12s731. O RH Ranch, de Campos dos Goytacazes (RJ), representado por Thaiza Ribeiro, terminou em terceiro, com 1m12s906.
A Breeder's Cup - Copa dos Criadores reuniu os 10 mais renomados criadores de cavalos de três tambores do Brasil. Os três tambores são a única prova em que as mulheres podem participar. Os competidores precisam passar por três tambores, distribuídos ao longo da arena, no menor tempo possível. Os tambores ficam dispostos de forma triangular, com uma distância de quatro metros um do outro. Se o tambor for derrubado, há uma penalidade de cinco segundos. O competidor é eliminado se houver alguma marca de espora ou chicote no cavalo.
Bicampeão do rodeio de Barretos, Renato Finazzi vence final do bulldog
O favorito do bulldog, Renato Finazzi Junior, de Barretos (SP), foi o vencedor da etapa final da ANB, que contou com provas na temporada 2010/2011. O vice-campeão foi Cesar Brosco, de Avaré (SP), e o Cláudio Motta Cardoso, de Bauru (SP), completou o pódio.
Renato Finazzi, de 32 anos, é bicampeão do Circuito de Barretos. Além de ser o principal nome do bulldog no Brasil e colecionar títulos internacionais como Chihuahua e Santa Catarina, no México, mais dois em Madil, nos Estados Unidos, onde ganhou um título nacional em 2008 pela UPRA (United Professional Rodeo Association).