terça-feira, 6 de maio de 2014

Rodrigo Damm intensifica luta em pé para duelo com russo na final do TUF

Lutador capixaba vai encarar Rashid Magomedov num dos combates do TUF Brasil 3 Final e investe nos treinos de trocação para surpreender oponente estrangeiro no UFC

Por Vitória, ES
Comente agora
MMA - UFC Jaguará do Sul, Pesagem - Rodrigo Damm (Foto: Rodrigo Malinverni)Capixaba Rodrigo Damm encara o russo Rashid Magomedov no TUF Brasil 3 Final, no dia 31 de maio, em São Paulo (Foto: Rodrigo Malinverni)
Desde que foi anunciado como participante do evento que terá as finais dos atletas do reality show TUF Brasil 3, o capixaba Rodrigo Damm tem sido exigido, durante os treinos na academia X-Gym, numa área em que tem tido uma grande evolução como lutador: a trocação. Escalado para o duelo contra o russo Rashid "Highlander" Magomedov, no evento que acontece em 31 de maio, em São Paulo, Damm tem dado atenção especial a este aspecto, revelando que pretende melhorar ainda mais na luta em pé.
Com duas vitórias em sequência no UFC, sobre Ivan Batman e Mizuto Hirota, o capixaba acredita que saindo da sua zona de conforto, a luta agarrada, pode ter mais benefícios no duelo contra o adversário, nascido no Daguestão. Observando os erros anteriores, Rodrigo Damm quer evoluir como atleta, e ao mesmo tempo, seguir vencendo na franquia de MMA.
- Desde o começo do meu camp estou aqui no Rio de Janeiro, na X-Gym e na nossa rotina diária a gente tem assistido às minhas últimas lutas para ver onde eu errei, corrigir os erros e focar bastante no adversário, ver o que ele tem de especial e anular o jogo dele. O que a gente sempre tenta melhorar é a minha trocação, porque nas minhas últimas lutas, acho que em todas que eu fiz no UFC, eu troquei mais do que fui pro chão, então eu já tenho mostrado que tenho melhorado bastante na luta em pé e temos batido muito nessa tecla. Na minha luta com o Batman, era pra ir mesmo para a luta em pé, porque querendo ou não eu tinha a trocação melhor que a dele. 
Aos 34 anos, Rodrigo Damm tem 12 vitórias e seis derrotas na carreira. Antes de bater Ivan Batman, ele vinha de um triunfo sobre o japonês Mizuto Hirota por decisão dividida dos jurados, ainda pelos penas (até 66kg). No UFC, Damm tem o retrospecto de três vitórias e apenas uma derrota, diante do canadense Antonio "Pato" Carvalho, em novembro de 2012. O evento teve a sua luta principal alterada. Após a lesão de Junior Cigano, o paulista Fábio Maldonado vai enfrentar o norte-americano de origem croata Stipe Miocic. O TUF Brasil 3 Final ainda não está com seu card fechado. Outras lutas serão anunciadas em breve.
TUF Brasil 3 Final
31 de maio, em São Paulo
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fábio Maldonado x Stipe Miocic
Peso-médio: finalista 1 do TUF x finalista 2 do TUF
Peso-pesado: finalista 1 do TUF x finalista 2 do TUF
Peso-meio-médio: Demian Maia x Alexander Yakovlev
Peso-pena: Rony Jason x Robbie Peralta
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Brandão x Brian Ortega
Peso-leve: Elias Silvério x Ernest Chavez
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Peso-pena: Kevin Souza x Mark Eddiva
Peso-leve: Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Peso-galo: Pedro Munhoz x Matt Hobar
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Anderson Silva é liberado para treinar, e Dana planeja volta no fim do ano

Presidente do UFC quer que Spider faça último evento de 2014 ou primeiro de 2015. Empresário não estipula data para luta de retorno do lutador

Por Los Angeles
Anderson Silva MMA UFC (Foto: Reprodução/ Instagram)Spider vem publicando registros de sua recuperação
nas redes sociais (Foto: Reprodução/ Instagram)
Cinco meses após sofrer uma lesão chocante na perna esquerda, o lutador brasileiroAnderson Silva está livre para treinar normalmente todos os aspectos do MMA. O ex-campeão dos pesos-médios do UFC foi liberado por seu médico na clínica Kerlan-Jobe, de Los Angeles, nesta segunda-feira, de acordo com o que seu empresário Ed Soares contou ao site "MMA Junkie".
O "Spider" vem publicando fotos e vídeos de sua recuperação diariamente nas redes sociais. Quem o acompanha já viu registros de treinos de boxe e jiu-jítsu e até de chutes em bolas terapêuticas. A liberação para treino de MMA, porém, confirma que a recuperação está adiantada e que um retorno às lutas ainda em 2014 é uma possibilidade real para o lutador, que sofreu fraturas na fíbula e na tíbia ao desferir um chute em sua revanche contra Chris Weidman, no UFC 168, em 28 de dezembro de 2013.
- Conversamos com o UFC e veremos o que eles vão sugerir - disse Soares ao "MMA Junkie", sem apontar um prazo exato para o retorno do lutador.
O presidente do Ultimate, Dana White, já tem uma proposta em mente, que vem repetindo em múltiplas entrevistas: final de 2014 ou começo de 2015.
- Ele pode ser a última luta deste ano, ou a primeira luta do ano que vem. Ele vai voltar em 2014 ou na primeira oportunidade em 2015. Fim de 2014 ou começo de 2015, é isso que eu disse - afirmou White ao mesmo site.

Yan Cabral se orgulha de trajetória e sonha com cinturão: "Vou chegar"

Meio-médio brasileiro, que luta neste sábado, aprova a troca de adversário, pois acredita que Zak Cummings é mais conhecido do que Alexander Yakovlev

Por Rio de Janeiro
Yan Cabral colocará em jogo neste sábado a sua invencibilidade no MMA. Nas 11 lutas que fez até hoje, foram 11 vitórias, sendo que só a última não foi por finalização, justamente em sua estreia no UFC contra David Mitchell - venceu por decisão unânime dos jurados. Apesar do ótimo retrospecto, Yan garante que nunca havia feito uma preparação em nível máximo, dedicando-se 100% ao combate, até que teve marcado o duelo que está por vir, contra o americano Zak Cummings, em Cincinnati (EUA). Sonhando com o cinturão dos meio-médios (até 77kg), meta que ele tem certeza que vai atingir, o brasileiro fez todo o camp na Nova União, no Rio de Janeiro, e a concentração foi total.
- Nas 11 lutas que eu fiz, nunca treinei como estou treinando hoje. Eu treinava na Europa com os alunos e ficava por lá mesmo. Nunca fiz um camp completo aqui com a galera. Sempre vinha, treinava no máximo um mês. Estou evoluindo muito, e estou cada vez mais focado. Tenho muita coisa ainda para mostrar. É lógico que o sonho de todo mundo é o cinturão. Estou pensando nessa próxima luta, é um passo de cada vez, mas o objetivo é esse e vou chegar. Cheguei até aqui e nunca desisti. Meu próximo objetivo é esse e vou chegar com certeza - disse, em entrevista aoCombate.com.
Yan Cabral MMA UFC (Foto: Divulgação)Yan Cabral faz sinal de 31, idade que vai completar pouco depois da luta (Foto: Divulgação)
O lutador completará 31 anos de vida três dias após a luta em Cincinnati. Ao recordar o início da carreira, ele se emociona quando cita algumas dificuldades por que passou. Ao mesmo tempo, orgulha-se do patamar alcançado:
- Lembro da minha adolescência em Visconde de Mauá-RJ, eu treinando na grama com meus amigos. A gente sempre assistia ao UFC, e meu amigo até me mandou um e-mail esses dias, dizendo: "Pô, você chegou mesmo. A gente sempre brincava de imitar o Bruce Buffer narrando seu nome, e hoje em dia virou realidade". Essas paradas vêm a minha cabeça. O tempo que eu fiquei no Rio de Janeiro treinando, longe da família. Sou um cara que nunca passou necessidade, minha mãe e meu pai sempre deram tudo do bom e do melhor, mas quando eu estava em casa. A partir do momento em que eu saí para correr atrás do meu sonho, passei por dificuldades, mas nunca desisti. Em 2001 machuquei meu ombro. Fiquei três anos f*** porque não tinha plano de saúde. Aí meu tio pagou meu plano, e consegui operar e depois voltei. São várias coisas assim. Não é fácil para ninguém. Realizei sonhos na minha carreira e tenho muito para realizar ainda.
Yan Cabral e Fabrício Werdum TUF Brasil  (Foto: Divulgação / TUF)Yan Cabral participou do TUF Brasil 2, no ano
passado (Foto: Divulgação / TUF)
Zak Cummings, que foi um dos integrantes do time de Chael Sonnen no The Ultimate Fighter 17, não era a primeira opção para encarar Yan Cabral. O brasileiro na verdade enfrentaria o russo Alexander Yakovlev, mas este foi retirado do duelo para substituir o lesionado Mike Pierce contra Demian Maia em 31 de maio, no Brasil. Para Yan, a mudança foi positiva em termos de visibilidade:
- Estrategicamente, não mudou muita coisa, porque os dois são canhotos e têm o mesmo estilo de luta, de querer agarrar e ficar por cima batendo. Um era estreante, e o outro participou do TUF e já é um pouco conhecido nos EUA. Então, no final achei até melhor lutar contra um cara mais conhecido, até mesmo para ter mais visibilidade. Eu não sou muito conhecido nos EUA, e o russo também não. Por esse lado, achei bom.
Na luta contra David Mitchell, Yan mostrou mão pesada e chegou a dar um knockdown no adversário, contrariando os que pensam que ele só tem jiu-jítsu. Mas, para o brasileiro, essa imagem é até boa:
- Prefiro até que o pessoal continue pensando isso, porque aí vão achar que é só chão. Quando o caldo engrossar, a porrada vai comer (risos). Venho evoluindo, treinando bastante a parte em pé e vou mostrar isso na hora que precisar. Enquanto não precisar, vou no meu jiu-jítsu mesmo, que é o carro-chefe.
O "UFC: Brown x Silva" será realizado na noite deste sábado em Cincinnati (EUA), a partir das 19h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate. O Combate.comacompanha todos os detalhes em Tempo Real.
UFC: Brown x Silva
10 de maio de 2014, em Cincinnati (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Matt Brown x Erick Silva
Peso-médio: Costa Philippou x Lorenz Larkin
Peso-leve: Erik Koch x Daron Cruickshank
Peso-meio-médio: Neil Magny x Tim Means
Peso-pesado: Soa Palelei x Ruan Potts
Peso-mosca: Chris Cariaso x Louis Smolka
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Ed Herman x Rafael Sapo
Peso-mosca: Kyoji Horiguchi x Darrell Montague
Peso-meio-médio: Yan Cabral x Zak Cummings
Peso-galo: Eddie Wineland x Johnny Eduardo
Peso-pena: Manny Gamburyan x Nik Lentz
Peso-leve: Justin Salas x Ben Wall
Peso-meio-médio: Anthony Lapsley x Albert Tumenov

Humilde, Erick Silva afirma que ainda não está pronto para top 5 do UFC

Capixaba entende que a evolução é lenta e garante que está no caminho correto para chegar ao topo. Neste sábado, enfrenta o perigoso Matt Brown

Por Rio de Janeiro
65 comentários
Com a idade chegando para alguns dos maiores ídolos do MMA no Brasil, como Anderson Silva, Rodrigo Minotauro e Wanderlei Silva, que admitem se aposentar num futuro próximo, é chegada a hora de surgirem novos nomes para representar o país lá no topo, assim como fazem os campeões José Aldo e Renan Barão. O UFC parece apostar muito em Erick Silva, capixaba de 29 anos que fará neste sábado a luta principal do evento em Cincinnati (EUA), contra o americanoMatt Brown. O brasileiro, que vem de um "Nocaute da noite" contra o japonês Takenori Sato em Jaraguá do Sul-SC, em fevereiro, ocupa a 14ª posição do ranking oficial dos meio-médios (até 77kg), enquanto o adversário é o sétimo. Erick é um emergente da categoria, mas mostra humildade ao dizer que acredita não estar pronto ainda para duelar contra um top 5, bolo ocupado por Robbie Lawler, Rory MacDonald, Tyron Woodley, Carlos Condit e Jake Ellenberger, fora o campeão Johny Hendricks. O momento certo está por vir.
erick silva ufc (Foto: Ivan Raupp)Erick Silva posa após treino na XGym, no Rio de Janeiro (Foto: Ivan Raupp)
- Na verdade nem acompanho muito o ranking. Tenho bastante ciência de que essa categoria é muito movimentada e difícil. O top 15 tem muitos caras bons. Não é que nem outras categorias, onde o top 5 tem caras tops e depois vêm caras mais medianos e tal. Vejo isso. Também vejo que estou caminhando bem com meus treinos. Focado e bem treinado, tenho condição de chegar perto desses atletas. Não vou dizer que estou pronto hoje para lutar contra um top 5. Não estou. Mas tenho certeza que, quando tiver a oportunidade, vou estar pronto. As coisas estão indo devagar e calmamente, mas estão andando. Estou fazendo um belo camp e tenho vários parceiros de treino que estão me ajudando bastante. Isso é o mais importante. É um ajudando o outro. É o espírito de equipe - disse, em entrevista ao Combate.com.
Erick Silva é um lutador agressivo, que costuma buscar sempre o nocaute ou a finalização, assim como Matt Brown, que venceu seus últimos seis combates, cinco deles por nocaute ou nocaute técnico. O capixaba aprovou esse choque e disse esperar um duelo dos mais empolgantes:
- O desempenho do atleta e a forma como ele vende as lutas proporcionam muitas coisas boas. O público gosta de ver a luta, e o UFC gosta de atletas mais explosivos. Eu e o Matt Brown temos estilos bem parecidos. Os dois são explosivos e vão para cima para decidir a luta. O UFC viu que o público vai gostar dessa luta e por isso nos deu essa oportunidade. Eu gostei. Acho que o UFC está apostando mesmo em mim, e agora estou muito mais maduro e experiente. Estou num bom momento, e essa luta não poderia vir numa hora melhor, num evento principal.
Mike Pyle Matt Brown ufc fight night (Foto: Agência Getty Images)Matt Brown será o rival do brasileiro em sua primeira
luta como protagonista de um UFC (Foto: Getty Images)
O estilo de Erick contribuiu para que o UFC lhe desse duas boas oportunidades no passado, contra Jon Fitch e Dong Hyun Kim, mas ele saiu derrotado em ambas. Segundo o "Índio", a história agora é outra, e o jogo planejado para dentro do octógono vai ganhando em inteligência com o passar do tempo. Ele também garantiu estar bem preparado para lutar cinco rounds pela primeira vez na carreira:
- Lógico que (a agressividade) é um estilo meu também, não posso negar nem ir contra o que sempre fiz de bom, mas a gente vai amadurecendo, ganhando mais experiência e enxergando coisas que podem encurtar esse caminho. Posso ganhar uma luta com 30 ou 40 segundos com um golpe bem encaixado, assim como posso ganhar a luta com uma estratégia bem traçada, encaixar a mão no momento certo, botar para baixo, ganhar a posição, estabilizar e deixar o tempo passar. A gente está vendo que é uma luta de cinco rounds. Vai ser a primeira vez que vou lutar cinco rounds, e estou treinando para isso. Antes eu sempre treinava para três rounds. O meu corpo respondeu muito bem.
Erick deve sofrer um assédio considerável por parte dos americanos esta semana. Segundo o próprio, a fama nos EUA tem aumentado bastante nos últimos tempos. Em troca, pretende impressioná-los, mas primeiro a quem está mais próximo:
- Não penso em chocar só os americanos. Mas na verdade não vou para a luta pensando nisso. Primeiro quero uma vitória boa, por mim, pela minha equipe e minha família. Quero provar para quem está próximo de mim que eu consigo. Minha família e minha equipe apostam muitas fichas em mim, e vão poder colher frutos disso. Quero provar que sou capaz. Consequentemente, isso acaba refletindo lá fora. O mundo inteiro vai estar assistindo. O fato de lutar fora vai me projetar ainda mais por lá. Os gringos gostam de mim. Toda vez que vou para a feira que tem em Las Vegas fico impressionado, porque a popularidade vai aumentando a cada ano, e os fãs vão gostando mais. Ano passado, quando eu fui, era quase mais parado do que aqui, onde moro. Gosto disso. Vejo que é um carinho que eles têm e que eles reconhecem. Nunca esperava.
O "UFC: Brown x Silva" será realizado na noite deste sábado em Cincinnati (EUA), a partir das 19h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate. O Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real.
UFC: Brown x Silva
10 de maio de 2014, em Cincinnati (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Matt Brown x Erick Silva
Peso-médio: Costa Philippou x Lorenz Larkin
Peso-leve: Erik Koch x Daron Cruickshank
Peso-meio-médio: Neil Magny x Tim Means
Peso-pesado: Soa Palelei x Ruan Potts
Peso-mosca: Chris Cariaso x Louis Smolka
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Ed Herman x Rafael Sapo
Peso-mosca: Kyoji Horiguchi x Darrell Montague
Peso-meio-médio: Yan Cabral x Zak Cummings
Peso-galo: Eddie Wineland x Johnny Eduardo
Peso-pena: Manny Gamburyan x Nik Lentz
Peso-leve: Justin Salas x Ben Wall
Peso-meio-médio: Anthony Lapsley x Albert Tumenov

Fábio Maldonado substitui Cigano e encara Miocic no TUF Brasil 3 Final

"Caipira de Aço" aceita duelo com 25 dias de antecedência e diz que não pensou em recusar: "O que diria aos meus filhos quando eles crescerem?"

Por Rio de Janeiro
106 comentários
O americano de origem croata Stipe Miocic já tem um novo adversário para a luta principal do TUF Brasil 3 Final. O sorocabano Fábio Maldonado aceitou o convite da organização para substituir Junior Cigano, que lesionou a mão esquerda nos treinos e teve de deixar o evento, e fará a sua estreia como peso-pesado no UFC. Maldonado fez carreira no UFC como meio-pesado, mas já vinha cogitando lutar na maior categoria do MMA há algum tempo.
Montagem UFC Fábio Maldonado e Stipe Miocic (Foto: Editoria de arte)Fábio Maldonado estreará nos pesados do UFC contra Stipe Miocic no TUF Brasil 3 Final (Foto: Editoria de arte)
Aos 34 anos de idade, com 21 vitorias e seis derrotas na carreira e vindo de três triunfos seguidos na categoria anterior, contra Roger Hollett, Joey Beltran e Gian Villante - todas por decisão dos juízes - Maldonado, cujo apelido é "Caipira de Aço" é conhecido pelo ótimo nível de boxe e pela resistência aos golpes dos adversários. Em entrevista ao Combate.com, ele garantiu que só aceitou o combate por ser uma luta na nova divisão de peso e por ser de cinco rounds, e não de apenas três.
- Vivo pedindo peso-pesado. Pedi o Pat Barry, Roy Nelson, Mark Hunt, vivo pedindo luta assim, luta grande. Pedi o Dan Henderson no meio-pesado também. Mas não estava dando certo. Apareceu essa um pouco em cima. O Alex (Davis, seu empresário) perguntou se eu lutaria, e aceitei na hora. Se eu não pego essa luta, o que vou falar para os meus filhos quando eles crescerem? Isso é coisa de homem, então não pensei duas vezes. Tem que lutar. Minha desvantagem é o pouco tempo de preparação. O ideal seria ter mais três semanas. A vantagem é que não vou ter que tirar peso. Estou com 101,5kg e devo manter isso.
Maldonado analisou o adversário e mostrou respeito pelo seu poder de fogo, mas garantiu que a luta em cinco rounds é mais favorável a si do que ao americano.
- Vai ser uma luta dura. É um cara bom, completo. Na distância o boxe dele de repente é melhor do que o meu, mas vou saber machucá-lo. Se fossem três rounds, não seria boa luta para mim, não pegaria. Mas em cinco ele vai entrar na minha praia. Depois dos dois primeiros vou entrar bem na luta. E ele, sabendo que são cinco, tem que saber dosar também, ou então vai sofrer comigo.
O TUF Brasil 3 Final ainda não está com seu card fechado. Outras lutas serão anunciadas em breve.
TUF Brasil 3 Final
31 de maio, em São Paulo
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fábio Maldonado x Stipe Miocic
Peso-médio: finalista 1 do TUF x finalista 2 do TUF
Peso-pesado: finalista 1 do TUF x finalista 2 do TUF
Peso-meio-médio: Demian Maia x Alexander Yakovlev
Peso-pena: Rony Jason x Robbie Peralta
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Brandão x Brian Ortega
Peso-leve: Elias Silvério x Ernest Chavez
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Peso-pena: Kevin Souza x Mark Eddiva
Peso-leve: Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Peso-galo: Pedro Munhoz x Matt Hobar

Jô para por pelo menos 15 dias, mas não preocupa para a Copa do Mundo

Candidato a estar na lista de Felipão, jogador volta ainda na primeira parte do Brasileiro. Médico ainda fala sobre situações de Guilherme, Marcos Rocha e R10

Por Belo Horizonte
51 comentários
Rodrigo Lasmar Médico Atlético-mg (Foto: Léo Simonini)Rodrigo Lasmar falou sobre a situação dos contundidos no Galo (Foto: Léo Simonini)
As notícias na Cidade do Galo não são as melhores para os torcedores alvinegros, sobretudo em se pensando no clássico contra o arquirrival Cruzeiro, no domingo, às 16h (de Brasília), no Independência. Substituído ainda no primeiro tempo da derrota por 1 a 0 para o Goiás, por sentir dores no joelho esquerdo, o atacante  teve detectado um estiramento em um dos ligamentos do joelho, às vésperas da convocação do técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo. Guilherme, outro que deixou o campo por causa de um problema no tornozelo, é outro que preocupa para o clássico, sem falar em Marcos Rocha, que dificilmente terá condições de voltar, e Ronaldinho Gaúcho, vetado desde a última semana.
 
Sobre Jô, que vive a expectativa de disputar a Copa do Mundo - a convocação sai nesta quarta-feira - o médico do Atlético-MG, Rodrigo Lasmar, disse que o jogador para nos próximos 15 dias, mas não preocupa para o mundial do Brasil.
- O Jô teve uma entorse no joelho direito e está em tratamento. Ele fez um exame de ressonância magnética que mostrou um estiramento colateral medial e está fazendo fisioterapia. A expectativa é de que ele volte em 15 dias e que jogue antes da pausa do meio do ano para a Copa do Mundo.
Jô, atacante do Atlético-MG (Foto: Reprodução / Premiere)Jô deixou o gramado ainda na primeira etapa do jogo contra o Goiás (Foto: Reprodução / Premiere)

Apesar de fazer parte do corpo médico da seleção brasileira, Lasmar evitou falar sobre a possibilidade de convocação do atacante, mas garantiu que ele deve voltar contra o Vitória, jogo válido pela sexta rodada do Brasileirão, em 22 de maio.
 
- Não posso falar sobre Seleção, primeiro o lado clínico do atleta, depois sobre o Atlético, e com relação à Seleção existe a expectativa grande, e todas informações sobre o jogador foram encaminhadas ao departamento médico da Seleção, mas a decisão cabe ao treinador, Luiz Felipe. Mas ele não terá restrição e deve volta a jogar em 15 dias, a princípio no jogo com o Vitória.
 
Mais problemas
 
E Jô não será o único desfalque diante do Cruzeiro. Além de R10, já vetado por causa de um estiramento na coxa esquerda, Lasmar acredita que Guilherme está praticamente fora, mesma situação de Marcos Rocha, que ainda se recupera de uma lesão muscular na coxa direita.
 
- O Guilherme teve entorse no tornozelo direito, está muito inchado, área roxa em torno e a participação no clássico com o Cruzeiro ainda é uma possibilidade, o prazo é curto, difícil, está em tratamento intensivo desde ontem (segunda), mas não podemos ter ideia se terá condições ou não. Vai depender muito dele.
 
O lateral-direito Marcos Rocha também é outro que deve continuar fora das partidas do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro.
 
- Não está totalmente pronto, está evoluindo na fisioterapia e dificilmente jogará contra o Cruzeiro, está afastado tem 20 dias e vai depender de um tempo maior. Mas acredito que as chances são pequenas, tendo em vista a recuperação que apresentou até agora.