terça-feira, 1 de março de 2011

Falsa doação de sangue faz Serra ser suspenso do Campeonato Capixaba

Por causa de uma dívida com o TJD-ES, clube deveria apresentar lista com 40 doadores. No entanto, dos nomes apresentados, apenas dez doaram

Por GLOBOESPORTE.COM e gazetaesportes.com Vitoria, ES
Sexto colocado do Campeonato Capixaba 2011, o Serra está suspenso da competição. E por um motivo no mínimo inusitado. O clube da região metropolitana de Vitória foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES) por forjar uma lista com doadores de sangue.
Por ter uma dívida de aproximadamente R$ 10 mil com a Federação Capixaba, o Serra chegou a um acordo com a entidade e tinha até a última sexta-feira para apresentar uma lista com 40 doadores de sangue para poder continuar apto a disputar os jogos do estadual. O Tricolor Capixaba até entregou no prazo, mas o tribunal apurou que, dos 40 nomes apresentados, apenas 25% fizeram a doação.
Confira a classifficação do Campeonato Capixaba
- Da lista que nos foi entregue apenas umas dez pessoas de fato haviam doado. Assim, não nos restou outra alternativa que não fosse suspender o Serra. Para esta rodada não há como isso mudar. Não haverá o jogo de segunda-feira entre Vitória x Serra - explicou o presidente do TJD-ES, Eduardo Reis, lembrando que o clube já havia descumprido alguns prazos anteriormente estabelecidos.
A partida entre Serra e Vitória, pela 7ª rodada do Campeonato Capixaba, estava marcada para a tarde desta segunda-feira. De acordo com o TJD-ES, o tricolor pode até reverter a suspensão, mas perderá os pontos do confronto.
- Se a lista com 40 doadores nos for apresentada, o Serra deixa de estar suspenso, mas não há mais tempo de isso ser feito para o jogo de segunda-feira. O Vitória será automaticamente declarado vencedor, é como se fosse um W.O., um não-comparecimento, o jogo não é adiado - explicou o presidente do TJD-ES, Eduardo Reis.
O Serra informou que vai recorrer da decisão e pretende levar o caso aos tribunais.
CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vitória-ES
12
6
4
0
2
13
5
8
66.7
2
Linhares
10
6
3
1
2
9
8
1
55.6
3
Rio Branco-ES
10
6
3
1
2
9
10
-1
55.6
4
São Mateus
8
6
2
2
2
10
10
0
44.4
5
Aracruz
6
6
3
3
0
10
5
5
66.7
6
Serra
5
6
1
2
3
8
9
-1
27.8
7
Espírito Santo
5
6
1
2
3
9
17
-8
27.8
8
Colatina
4
6
1
1
4
6
10
-4
22.2
  • Qui 03/03/2011 - 15h00 Sernamby
    São Mateus
    Colatina
  • Qui 03/03/2011 - 15h00 Estiva
    Serra
    Linhares
  • Qui 03/03/2011 - 17h00 Eugênio Bitti
    Aracruz
    Vitória-ES
  • Qua 09/03/2011 - 20h00 Salvador Costa
    Rio Branco-ES
    Espírito Santo
ClassificadosRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Rampa do Mundial de Skate Vertical está pronta para receber a disputa

Montado por skatistas, half pipe tem novidades em relação à edição passada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A rampa que vai receber a primeira etapa do Mundial de Skate Vertical já está pronta. Erguida por Lécio Neguinho e Sérgio Negão, que vão participar da disputa neste fim de semana, além de outros seis skatistas, a estrutura começou a ser montada na tarde de domingo e ficou pronta no dia seguinte. Importado da Suíça, o half pipe vai receber grandes estrelas do esporte no evento, que vai acontecer entre os próximos dias 4 e 6, na Lagoa, no Rio de Janeiro, e terá a final transmitida no domingo no Esporte Espetacular, na TV Globo.
Skate Oi vert jam (Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)Com a pista pronta, os skatistas já ensaiam suas manobras  (Lucas Loos / Globoesporte.com)
A estrutura da rampa é diferente da montada para o evento na edição passada, já que dessa vez terá dois cânions (obstáculos) de 1,5m de largura, cada, que ficarão no meio da pista. Como este half pipe possibilita diversos tipos de formato, os competidores escolheram a forma de montagem após reunião com organizadores do evento.
oi vert jam (Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)Pista é dividida em 96 partes, que são montadas
por skatistas (Lucas Loos/Globoesporte.com)
- Como os skatistas têm muitas ideias, as pistas que nós montamos sempre têm variáveis. Se ficar sempre do mesmo jeito, acaba facilitando para quem tem menos criatividade. A desse ano, por exemplo, favorece quem tem mais velocidade - diz Sérgio Negão, de 48 anos, skatista profissional mais velho em atividade no mundo.
Dividido em 96 partes e com 8m de largura por 4,20m de altura, a rampa roda o Brasil ao longo do ano e é montada por skatistas, que juntam os módulos até a estrutura ficar pronta para receber os competidores.
Veja o processo de montagem do half pipe pelos skatistas
A disputa envolvendo 30 skatistas de várias partes do mundo começa na próxima sexta-feira, com as primeiras eliminatórias. No sábado, acontecerão as semifinais, enquanto a grande decisão está marcada para domingo, às 10h. Nomes como Sandro Dias, Bob Burniquist, Andy Macdonald, Danny Mayer, Elliot Sloan, Renton Millar, Paul Luc Ronchetti, Sam Beckett e o francês Jean Postec estão confirmados no evento.

Adriano pede desculpas ao Roma, mas deixa futuro em aberto

Imperador faz o exame no ombro direito, que deveria ter realizado domingo, e diz que está disposto a 'fazer qualquer coisa' para conversar com o clube

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália
Adriano (Foto: Reprodução)Adriano em entrevista ao canal italiano: Imperador
pede desculpas ao Roma (Foto: Reprodução)
O atacante Adriano pediu desculpas nesta terça-feira ao Roma e aos torcedores do clube pelas polêmicas dos últimos dias, mas não garantiu sua permanência na equipe para o restante da temporada. Em entrevist ao canal "Sky Sport", o Imperador se explicou sobre ter faltado o exame médico que deveria ter feito no domingo.
- Peço desculpas por tudo que aconteceu. Cometi o erro de não ir. Eu me machuquei, estava com raiva e estava errado, por isso peço desculpas a torcida, a todos. Eu me machuquei muitas vezes neste ano e não consigo dar contribuição importante ao time. Este episódio piorou um ano que já era complicado, mas acho essa polêmica exagerada. Peço desculpas, fiz o que tinha que ser feito. Espero me recuperar em breve e poder ajudar a equipe - disse o camisa 8, visivelmente triste, após realizar o exame no ombro nesta terça.
BRASIL MUNDIAL FC: veja a entrevista de Adriano ao canal italiano e comente!
Segundo a imprensa italiana, Adriano vai se reunir com a diretoria do Roma na quarta para rescindir o contrato. Flamengo, Palmeiras e Corinthians aparecem como possíveis interessados na contratação do Imperador. Ao ser perguntado sobre seu futuro, o atacante não soube dar uma resposta precisa.
- Agora vamos ver. Certamente, depois dessa polêmica... Eu estou disposto a fazer qualquer coisa e estou à disposição se o clube quiser conversar - afirmou.
Sobre a ausência no exame de domingo, Adriano explicou que houve um problema de comunicação. A avaliação teria sido marcada para sábado em uma clínica, mas depois o clube remarcou para domingo no centro de treinamento, onde, segundo o jogador, não havaria o equipamento necessário.
Pelo Twitter, o empresário Gilmar Rinaldi, que cuida da carreira do Imperador, repercutiu a entrevista do atleta e voltou a negar uma possível volta ao futebol brasileiro agora:
- Adriano fala na Itália, e mais uma vez confirma serem infundadas as notícias da sua transferência para algum time do Brasil. Na verdade, se o Adriano espirra ou tem um resfriado, já vira capa de jornal, dizendo que ele ou o time não estão satisfeitos. Calma, gente. Vamos dar tempo para que ele faça fisioterapia e volte a jogar. Na verdade, a única forma de acabar com os boatos é com bola rolando - escreveu o ex-goleiro.
Desde que trocou o Flamengo pelo Roma, Adriano atuou em apenas cinco partidas (259 minutos) no Campeonato Italiano, uma da Liga dos Campeões e uma da Copa da Itália. Enquanto passava folga no Brasil - viagem que gerou polêmica por ter demorado mais do que o previsto para retonar à Itália e por ter perdido a carteira de habilitação em uma blitz da Lei Seca no Rio de Janeiro -, o clube demitiu o técnico Claudio Ranieri e contratou Vincenzo Montella, com quem o Imperador teve pouco contato até o momento.
O camisa 8 não entra em campo desde 19 de janeiro, quando sofreu a lesão no ombro e foi substituído no intervalo da vitória sobre o Lazio, pela Copa da Itália. Em seguida, passou por uma cirurgia no local.
Irritado com o comportamento de Adriano nas últimas semanas, o novo diretor esportivo do Roma, Gian Paolo Montali, tem ameaçado rescindir o contrato do Imperador, que tem duração até junho de 2013. A imprensa italiana publicou nesta terça que a rescisão com o atacante, seria feita de forma amigável e consensual na quarta.
adriano roma print screen (Foto: Reprodução/La Stampa)Imprensa italiana dá como certa a rescisão do contrato entre Adriano e Roma (Foto: Reprodução/La Stampa)

Do céu à terra, Adriano Gabiru busca nova chance no Corinthians-PR

Responsável pelo gol que deu o título de campeão Mundial de Clubes pelo Internacional, jogador busca nova vida no timãozinho paranaense

Por Luciano Balarotti Curitiba
Adriano Gabiru gol Corinthians-PR (Foto: Ag. Estado)Do gol do mundial para Corinthians-PR, Gabiru
rodou muito sem se firmar (Foto: Ag. Estado)
Acostumado com os holofotes e com os títulos, o meia-atacante Adriano Gabiru vive em 2011 a experiência do recomeço de um profissional. Após quase um ano afastado dos gramados e com uma história no futebol que inclui ter vivido a emoção de fazer o gol que deu o título para o Internacional no Mundial Interclubes de 2006, o jogador de 33 anos voltou a atuar profissionalmente com a camisa corintiana.
Mas, diante da nova realidade de sua carreira, seu clube não é o centenário Corinthians Paulista e sim o pequeno Corinthians Paranaense. E mesmo longe dos dias gloriosos de conquistas como as do Campeonato Brasileiro de 2001, pelo Atlético Paranaense, da Libertadores da América e do Mundial Interclubes, o jogador não esconde a alegria de estar jogando.
- É muito bom, fiquei muito tempo parado e graças a Deus tive esta chance. Estou muito feliz em um time que me deu oportunidade de voltar a fazer o que mais gosto.
Em um clube menor do que quase todos os outros que defendeu na carreira, Gabiru não desfruta dos bônus da fama, mas também não enfrenta as pressões e cobranças da torcida, talvez a maior diferença da filial curitibana do Timão em comparação à matriz.
- Tem clube aí em que eu joguei que não tem o que tem o Corinthians Paranaense. Joguei no Atlético, no Inter e no Cruzeiro, que têm estruturas muito boas, mas passei por outros que não têm esta estrutura toda.
Fiquei parado até dar tudo certo aqui no
Corinthians-PR"
Adriano Gabiru
Aparentando uma humildade franciscana nesta retomada da carreira, Gabiru, que já chegou a defender a seleção e foi campeão pré-olímpico em 2000, só não esconde certa mágoa pela falta de oportunidade no período de quase um ano em que viveu no ostracismo.
- Não apareceu nenhum time, não tive nenhuma oportunidade. Fiquei parado até dar tudo certo aqui no Corinthians Paranaense.
A conquista de um novo espaço começa dentro do Corinthians-PR, pois o jogador não tem sido relacionado para todas as partidas. A velocidade que outrora ficou conhecido também não é mais a mesma, mas ele se diz satisfeito.
- Lógico que não é a mesma coisa que há vinte anos, porque eu corria muito mais. Hoje vou mais pela experiência, pelos atalhos do campo. E trabalhando cada vez mais forte para ajudar o Corinthians.
Neste retorno aos gramados, Gabiru revela algo inusitado que o deixa feliz.
- Agora estou recomeçando tudo de novo. Estou muito feliz de voltar ao campo, de sentir o aroma do vestiário. Você fica parado e não vê nada disso, então agora estou muito feliz. Aqui o grupo é muito jovem, a garotada é muito boa, me tratou muito bem quando eu cheguei e estou muito feliz.
Uma história de indas e vindas
Adriano Gabiru Internacional arquivo (Foto: AP)Momento mais importante da carreira de Gabiru: Ele fez o gol que deu o Mundial para o Inter (Foto: AP)

Adriano Gabiru repete em sua carreira a sina de muitos jogadores que obtiveram status, foram para a Europa, estiveram em equipes vencedoras, levantaram títulos, mas não conseguiram reverter esse histórico em reconhecimento. Atualmente no Corinthians-PR, ele esteve por seis meses no Olympique de Marselha-FRA e voltou para o Atlético-PR.
-Daí eu fui rodando, primeiro fui para o Cruzeiro, emprestado por dois anos. Depois voltei para o Atlético e em seguida acertei com o Internacional, onde fui campeão da Libertadores e do Mundial. Depois passei por Goiás, Figueirense e Sport, já que não considero o tempo no Mixto de Cuiabá como uma passagem.
Fui muito feliz de entrar naquele jogo"
Adiriano Gabiru
Nestas andanças, Gabiru alternou dias de consagração com outros de desconfiança da torcida. Principalmente nos tempos em que vestiu a camisa do Internacional. Alvo constante de vaias da torcida colorada, ele deu a volta por cima no dia mais importante da história do clube gaúcho.
Na final do Mundial Interclubes de 2006, diante do poderoso Barcelona, que dominava a partida, Gabiru entrou no jogo aos 31 minutos da etapa final para marcar o gol que garantiu o cobiçado título.
- Fui muito feliz de entrar naquele jogo, contra aquela que era considerada a maior equipe do mundo, com grandes jogadores. Foi muito importante ter feito aquele gol porque estava sendo muito criticado e vaiado pela torcida.
Esta página heroica, no entanto, não foi suficiente para que o atleta se firmasse entre os titulares do Inter, encerrando logo depois sua passagem pelo clube gaúcho.
- O torcedor do Inter sempre se lembra do gol, e me trata muito bem quando eu vou para lá. Felizmente fiz o gol do título mundial lá e isto vai ficar marcado para mim, para os meus filhos, mas isto aí já é passado e agora e estou jogando aqui e feliz.

Com um gol de David Luiz, Chelsea bate Manchester United de virada

Diabos Vermelhos mantém liderança quatro pontos à frente do Arsenal, que tem um jogo a menos. Chelsea sobe uma posição e assume quarto lugar

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
O Chelsea colocou fogo no Campeonato Inglês na noite desta terça-feira ao vencer o Manchester United por 2 a 1, em Stamford Bridge, em Londres. Com o resultado, os Blues chegaram aos nove jogos sem perder para o rival e subiram para a quarta colocação na competição, com 48 pontos. Mesmo com a derrota, os Diabos Vermelhos permaneceram na liderança da Premier League, com 60, quatro a mais do que o Arsenal, que tem um jogo a menos. Os gols da virada dos donos da casa foram marcados pelo brasileiro David Luiz e por Frank Lampard, de pênalti. Wayne Rooney balançou a rede para os visitantes.
chelsea x manchester united david luiz (Foto: Agência Reuters)David Luiz comemora o primeiro gol com a camisa do Chelsea nesta terça-feira, em Londres (Foto: Reuters)
O jogo também marcou um fato que não ocorria desde 2008. Pela primeira vez, o técnico Alex Ferguson conseguiu utilizar duas vezes seguidas a mesma formação em uma partida dos Diabos Vermelhos. A última aconteceu entre abril e maio daquele ano, quando o treinador colocou a mesma equipe nos confrontos contra o Barcelona, pela Liga dos Campeões, e diante do West Ham, pelo Campeonato Inglês.
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Inglês
Rooney aproveita falha de Cech e abre o marcador para o Manchester
chelsea x manchester united ronney (Foto: Agência Reuters)Rooney comemora primeiro gol (Foto: Reuters)
A partida começou bem disputada. O Chelsea até tinha maior posse de bola, mas não assustava o goleiro Van der Sar. Por outro lado, o Manchester mostrava mais organização e levava mais perigo à meta de Cech.
E foi justamente em uma jogada pelo lado direito que o Manchester abriu o marcador. Aos 29, Nani tocou para Rooney na entrada da área. O atacante girou sobre um defensor e abriu espaço para soltar a bomba. O goleiro Petr Cech pulou atrasado e a bola entrou no canto direito do arqueiro dos Blues: 1 a 0.
A partir daí, o Chelsea acordou para o jogo. Aos 39, Lampard cobrou falta da entrada área e Van der Sar espalmou para o lado. Na sobra, Ivanovic tocou para o gol com a coxa esquerda e Vidic evitou o gol de empate em cima da linha. Pressão dos Blues, que buscaram o empate empurrados pelos mais de 40 mil torcedores que compareceram ao Stamford Bridge. No lance seguinte, aos 40, o mesmo Lampard chutou colocado de fora da área para boa defesa do goleiro holandês.
Chelsea vira na etapa final com gols de David Luiz e Lampard
Lampard chelsea x manchester united (Foto: Agência Reuters)Lampard marca o gol da vitória do Chelsea na
partida desta terça-feira (Foto: Agência Reuters)
O Chelsea voltou mais aceso para a etapa final. Logo aos nove minutos, Ivanovic aproveitou cruzamento da esquerda e roçou de cabeça para David Luiz. O zagueiro acertou um belo chute de primeira e empatou a partida: 1 a 1.
Apesar do empate, o Manchester não se intimidou e quase marcou o segundo. Rooney aproveitou lançamento de Nani, invadiu a área pela esquerda e soltou a bomba. A bola cruzou a pequena área e saiu pela linha de fundo.
Na partida desta terça-feira, o galês Ryan Giggs igualou o recorde de Sir Bobby Charlton. O jogador alcançou a marca de 606 jogos pelo Campeonato Inglês. Nesta quarta-feira, o apoiador, que entrou em campo aos 25 minutos na vaga de Paul Sholes, vai completar 20 anos de serviços prestados ao Manchester United.
BLOG OLHO TÁTICO: necessidade fez a virada dos Blues acontecer
Aos 34, Zhirkov recebeu dentro da área e foi derrubado por Smalling. Pênalti para o Chelsea. Lampard soltou a bomba no meio do gol e colocou o Chelsea em vantagem.
No fim, o zagueiro Vidic derrubou Ramires ao lado da grande área. Como já tinha cartão amarelo, o jogador acabou expulso. Com a vitória, o Chelsea manteve o tabu e subiu para a quarta colocação na Premier League.

Ronaldinho posa para campanha com modelos e seguranças armados

Craque lança linha de camisas assinada por estilista francês. Peças serão lançadas no Brasil, outros países da América Latina, Japão e EUA

Por Rodrigo Sirico Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho trocou nesta terça-feira a rotina de jogador de futebol pela de modelo. O craque do Flamengo esteve em um hotel do bairro do Joá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para posar para a campanha de sua linha pessoal de roupas, que será lançada pelo renomado estilista francês Christian Audigier. A coleção é formada por camisas, bonés, boinas e gorros.
marca camisa Ronaldinho (Foto: Jorge William / O Globo)Ao lado de modelos vestidas de passistas, Ronaldinho posa com camisa (Foto: Jorge William / O Globo)
Ronaldinho chegou ao local de helicóptero e posou com bolas de futebol douradas ao lado de modelos caracterizadas de passistas e um grupo de seguranças fortemente armados. Como cenário, ao fundo, uma linda vista do mar.
- É legal fazer trabalhos assim porque eu me divirto – disse Ronaldinho.
Clique e veja a galeria de fotos do ensaio de Ronaldinho
Audigier, que já trabalhou com celebridades como a cantora Madonna e Michael Jackson, disse que se inspirou no Flamengo e no Rio de Janeiro para fazer as camisetas.
Um das camisas usada pelo jogador no ensaio apresentava a imagem de uma santa com o número 10 e um colar. Com o nome Ronaldinho acima.
- Ronaldinho é um cliente antigo. E muito crítico também, dá sugestões. Daí veio a ideia de fechar a parceria com ele. E foi um bom modelo também.
As camisetas de Ronaldinho começam a ser vendidas dentro de dois meses não só no Brasil, mas em outros países da América Latina, Estados Unidos e Japão. As peças devem custar entre US$ 35 (R$ 58) e US$ 50 (R$ 83).
Ronaldinho usou pela primeira vez uma camisa de sua linha pessoal na coletiva após a conquista da Taça Guanabara, no domingo. Em jantar após a partida, parentes e amigos do craques estavam usando as peças.
camisa Ronaldinho Audigier (Foto: Jorge William / O Globo)Ronaldinho brinca com a bola à frente de seguranças armados (Foto: Jorge William / O Globo)

Espanhóis lançam primeira prancha de surfe com tecnologia integrada

Sensores fazem com que seja possível medir dados das performances dos surfistas e quantificar rigidez, flexibilidade e resistência dos equipamentos

Por GLOBOESPORTE.COM San Sebastián, Espanha
Duas empresas espanholas lançaram nesta semana, no País Basco, a primeira prancha de surfe com tecnologia integrada. Com ela, é possível medir dados das performances dos surfistas e quantificar o comportamento do equipamento, diminuindo, por exemplo, o risco de quebras durante uma bateria.
Surfe prancha tecnológica Aritz Aranburu (Foto: divulgação)Aritz Aranburu testa a prancha tecnológica (Foto: divulgação)
Tudo se dá por meio de sensores, que transferem os dados para um computador. O objetivo é "transformar sentimentos em fatos e números" e fornecer informações que podem ser aplicadas para melhorar as características das pranchas, o desempenho técnico dos surfistas e medição de parâmetros durante as competições.
Surfe prancha tecnológica Mario Azurza e Aritz Aranburu (Foto: Divulgação)Mario Azurza e Aritz Aranburu (Foto: Divulgação)

Nadal se diz 100% fisicamente para enfrentar a Bélgica pela Copa Davis

Número 1 do mundo se diz motivado e pronto para fazer dois jogos pelo país

Por GLOBOESPORTE.COM Charleroi, Bélgica
Em sua última partida oficial, Rafael Nadal saiu derrotado e dolorido. Logo no começo do duelo com David Ferrer, no Australian Open, o número 1 do mundo sofreu uma ruptura muscular na coxa esquerda. Pouco mais de um mês depois, o espanhol, que treina em Charleroi com seus compatriotas, se diz totalmente recuperado e pronto para enfrentar a Bélgica pela Copa Davis.
Nadal Verdasco Lopez Costa Ferrer Espanha Copa Davis tênis (Foto: Agência Reuters)Nadal, Verdasco, Costa, López e Ferrer na coletiva concedida nesta terça-feira (Foto: Agência Reuters)
- Se estou aqui, é porque estou fisicamente 100%. Estou muito motivado para disputar um duelo contra um grande rival como a Bélgica em uma competição tão importante - disse Nadal, sobre o duelo, que será disputado em quadras duras de 4 a 6 de março, na cidade belga de Charleroi.
O espanhol afirmou ainda que tem condições de jogar as dupas partidas de simples se o capitão espanhol, Albert Costa, o escalar. Costa, porém, segue fazendo mistério sobre sua escalação. A Espanha tem, além de Nadal, David Ferrer, Fernando Verdasco e Feliciano López - todos em condições de jogar as partidas de simples.
A Bélgica tem Xavier Malisse, Olivier Rochus, Steve Darcis e Ruben Bemelmans.

Luis Fabiano abre vitória tranquila
do Sevilla sobre o Sporting Gijón

Titular, Fabuloso faz de pênalti o seu 10º gol no Espanhol e ajuda time a
se aproximar de uma vaga na Liga Europa. Perotti e Negredo completam

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilha, Espanha
O atacante Luis Fabiano abriu o caminho da tranquila vitória do Sevilla sobre o Sporting Gijón, nesta terça-feira, no estádio Ramón Sánchez Pizjuan, por 3 a 0, pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Perotti e Negredo completaram o marcador.
Luis Fabiano comemoração Sevilla (Foto: EFE)De pênalti, Luis Fabiano fez o primeiro gol da fácil vitória do Sevilla sobre o Gijón (Foto: EFE)
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Espanhol
O resultado joga o Sevilla para os 38 pontos, ainda na sétima posição, mas na mesma quantidade do Athletic de Bilbao, que entra em campo nesta quarta-feira e ocupa o último posto de classificados à Liga Europa da próxima temporada. O Gijón estaciona nos 25, em 17º, e pode até entrar na zona de rebaixamento ao fim da rodada.
Foi de pênalti o 10º gol de Fabuloso na competição e o primeiro gol dos donos da casa. Falta que ele mesmo sofreu e causou a expulsão de Eguren, logo aos 25 minutos. A equipe de Andaluzia ampliou ainda na etapa inicial, com Perotti, aos 34, em chute forte na grande área após a zaga afastar mal. O terceiro veio com Negredo, aos 19 do segundo tempo. O atacante espanhol recebeu livre na grande área e deu um toque por cima de Cuéllar.
Confira a 26ª rodada completa:
Terça-feira
Espanyol 1 x 2 Mallorca
Sevilla 3 x 0 Sporting Gijón
Quarta-feira
Getafe x Atletico de Madri
Osasuna x Deportivo La Coruña
Real Sociedad x Levante
Villarreal x Hércules
Zaragoza x Athletic Bilbao
Valencia x Barcelona
Quinta-feira
Almería x Racing Santander
Real Madrid x Málaga

Justiça Federal manda CBF revogar portaria que divide título de 1987

Decisão do juiz da 2ª Vara da Justiça Federal deverá ser publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial. Flamengo se mostra surpreso com notícia

Por GLOBOESPORTE.COM e pe360graus Recife, PE
O juiz da 2ª Vara da Justiça Federal, Francisco Alves, notificou nesta terça-feira a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o seu presidente, Ricardo Teixeira, determinando a revogação da recente portaria sobre o título brasileiro de 1987. Nela, a entidade dividiu a conquista entre Sport e Flamengo. A decisão do juiz deverá ser publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, segundo informou o vice-presidente jurídico do Leão, João Humberto Martorelli.
O presidente do Sport, Gustavo Dubeux, afirmou que o clube pernambucano deseja apenas que uma decisão judicial seja cumprida.
- Na verdade, o juiz está querendo que haja o cumprimento da Justiça. Ele (Ricardo Teixeira) vai receber a notificação e terá um prazo de 48 horas para revogar o ato de ter declarado o Flamengo como campeão. Na verdade, essa novela não tinha nem que ter começado. Ele (Ricardo Teixeira) é inteligente e não vai descumprir uma ação judicial. Um homem que chegou aonde chegou tem que ser inteligente – disse Dubeux.
No Rio de Janeiro, o vice-jurídico do Flamengo, Rafael de Piro, se disse surpreso com a notícia. Segundo ele, a CBF em nenhum momento retirou o título do time pernambucano.
- Estou estarrecido. Contraria uma decisão da própria Justiça Federal transitada em julgado (decisão final que não cabe mais recurso). É um absurdo completo. Acho que a CBF não está obrigada a cumpri-la. A CBF em nenhum momento retirou o título do Sport. Vou buscar mais informações para me pronunciar com mais propriedade.
A decisão da CBF de considerar o Flamengo também como campeão brasileiro de 1987 foi anunciada no dia 21 de fevereiro. O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, disse que o clube carioca apresentou um estudo detalhado pedindo que a entidade reconsiderasse a posição original da entidade e que reconhecesse o clube carioca como campeão juntamente com o pernambucano.
Carlos Eugênio Lopes considerou os argumentos bastante convincentes e lembrou que após a unificação dos títulos desde 1959 seria injusto não resolver a pendência da Copa União. Na cerimônia de distribuição das faixas, em dezembro do ano passado, Ricardo Teixeira disse que, como havia uma decisão judicial transitada em julgado a favor do Sport, poderia ser preso se desse a taça aos rubro-negros cariocas. Na última segunda, o diretor jurídico da CBF garantiu que, judicialmente, não havia o que o Sport contestar.
Longa batalha política
Em abril de 2010, a CBF havia batido o martelo de que a Taça das Bolinhas deveria ser entregue ao São Paulo, oficialmente considerado o primeiro time a ganhar cinco vezes o Brasileiro. Na ocasião, Ricardo Teixeira disse que a decisão era irrevogável. Dois dias antes, Fábio Koff havia sido reeleito presidente do Clube dos 13 com apoio de Patrícia Amorim. Ricardo Teixeira preferia que o eleito fosse Kléber Leite.
Na eleição de Koff, Patrícia estava ao lado de Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. No dia 14 de fevereiro, o dirigente tricolor recebeu oficialmente a Taça das Bolinhas, apesar dos protestos da diretoria rubro-negra. A CBF argumenta que a decisão de entregue a taça foi da direção da Caixa Econômica Federal.
No site oficial tricolor, Juvenal Juvêncio publicou uma carta para dar satisfação a Patrícia Amorim sobre o caso. O presidente foi respeitoso, elogiou Patrícia, mas argumentou que não poderia abrir mão de um troféu "que materializa o símbolo de algumas das mais importantes conquistas desportivas dessa entidade". No dia da entrega da taça, Juvenal comentou que "ia se deliciar" com o troféu.
O Flamengo respondeu com um pedido de busca e apreensão na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Dodô é dispensado pela Portuguesa

Segundo o clube, atacante teria desrespeitado o técnico Jorginho, no domingo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Lance do jogo entre Portuguesa e ponte Preta (Foto: AE)Dodô chegou à Lusa em 2010 para a disputa da
Série B (Foto: AE)
O atacante Dodô não faz mais parte do elenco da Portuguesa. A Lusa oficializou na noite desta terça-feira o desligamento do jogador, após uma reunião entre o Departamento Jurídico do clube paulista e o atleta.
Confira a classificação do Paulistão
De acordo com nota oficial emitida pela Portuguesa, a medida foi tomada pelo fato de Dodô ter desrespeitado o técnico Jorginho, assim como seus companheiros de equipe, durante a partida contra o Bragantino, no último domingo, quando, ao ser substituído no segundo tempo, abandonou o estádio antes do término da partida.
Dodô foi contratado pela Portuguesa em 2010 para a disputa da Série B, após uma rápida passagem pelo Vasco. Além da dispensa do atacante, a Portuguesa anunciou nesta terça-feira a contratação por empréstimo do lateral Ananias, do Bahia. O clube ocupa a 13ª colocação no Campeonato Paulista, com 11 pontos.
 

Meia Oscar desbanca Cavenaghi e treina como titular do Internacional

Garoto, campeão sul-americano sub-20, desbanca o atacante argentino. Com isso, Zé Roberto é adiantado para formar dupla com Leandro Damião

Por Alexandre Aliatti Porto Alegre
oscar internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Oscar foi titular do Internacional em treino desta
terça (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Chega a vez de Oscar ser titular do Inter. O técnico Celso Roth havia indicado, na semana passada, que aproveitaria o período de treinos para testar o garoto, campeão sul-americano sub-20 com a Seleção Brasileira. E começou a cumprir. Nesta terça-feira, o jogador de 19 anos treinou como titular da equipe colorada no gramado suplementar do Beira-Rio. Logo no início da atividade, marcou um gol, completando passe de Zé Roberto.
A entrada de Oscar representa a saída de Cavenaghi. O argentino foi para o time reserva. Zé Roberto acabou adiantado ao ataque. Os titulares, em um treino com apenas um goleiro, tiveram Nei, Índio, Sorondo e Kleber; Wilson Matias, Bolatti, Guiñazu e Oscar; Zé Roberto e Leandro Damião.
Com Oscar, Roth pretende encontrar o meio-termo entre a posse de bola e a agressividade ofensiva. Quer um time que mantenha o toque habitual no meio-campo, mas que também arrisque.
A equipe reserva foi escalada no treino com Daniel, Rodrigo, Juan e Massari; Glaydson, Milton Junior, Tinga e Andrezinho; Cavenaghi e Alecsandro.

Depois de gols e dancinha, Adriano será titular contra o Comercial-PI

Felipão confirma entrada do jogador na equipe que joga nesta quarta-feira. Técnico promete até dançar com o "Michael Jackson" caso faça três gols

Por Diego Ribeiro São Paulo
Adriano Michael Jackson, do Palmeiras  (Foto: Ivan Moré/Tv Globo)Adriano Michael Jackson vive boa fase e ganha
chance no Palmeiras (Foto: Ivan Moré/Tv Globo)
Com dois gols em duas partidas, o atacante Adriano vai ganhando muito espaço no elenco do Palmeiras. Depois das boas atuações,que culminaram até em dancinha no melhor estilo Michael Jackson, ele deve ser titular da equipe que enfrenta o Comercial-PI nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Pacaembu. O técnico Luiz Felipe Scolari confirmou a intenção de utilizá-lo desde o início, ainda que faça mistério em relação ao jogador que pode sair para a entrada do camisa 19. Nesta terça-feira, Adriano participou da atividade técnica promovida por Felipão e agradou.
- Ele vai jogar, vai iniciar o jogo. Vamos ver se é no lugar do Luan, do Tinga ou do Valdivia - despistou o técnico.
A tendência é que Tinga deixe o time para a entrada de Adriano. Dessa forma, o Verdão ganharia mais presença no ataque e Kleber teria as atenções divididas com outro companheiro. Diante do São Paulo, o atacante entrou na segunda etapa, participou da jogada que culminou na expulsão de Alex Silva e marcou o gol de empate nos minutos finais. Sua característica, mais de velocidade, complementa o estilo dos mais técnicos - e menos velozes - Kleber e Valdivia.
- O Adriano está bem, é um jogador de velocidade, qualidade técnica e drible. É diferenciado em relação a algumas características que temos na equipe, que são jogadores mais lentos. Ele é velocista, então ajuda. Aí cresce a produção do Valdivia, ajuda o Kleber, porque ele não fica o único a ser marcado - analisou Felipão.
O técnico sinalizou que deve fazer outra mudança na equipe, no meio de campo, dependendo de exames dos seus jogadores. A intenção é poupar uma das peças para o duelo contra o Santo André, sábado, pelo Campeonato Paulista. No primeiro jogo da Copa do Brasil, em Teresina, Felipão deixou Marcos Assunção fora do time. A única certeza, porém, é de que o jogador poupado desta vez não será Valdivia.
- Se precisar, o Valdivia joga os 90 minutos tranquilamente. Mas espero poder substituí-lo antes disso, se o time estiver vencendo, para preservar para o sábado - destacou Felipão.

Equipes mudam datas de testes em Barcelona, últimos da pré-temporada

Atividades começarão e terminarão um dia mais tarde, de 9 a 12 de março

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
fórmula 1 treinos barcelona rosberg (Foto: Reuters)Rosberg faz pit stop em Barcelona (Foto: Reuters)
Após serem consultadas, as equipes da Fórmula 1 concordaram em adiar em um dia o início do último teste da pré-temporada, que será realizado no circuito de Barcelona, na Espanha. As atividades começarão agora no dia 9 de março e terminarão no dia 12, mais tarde que as datas divulgadas no início da semana, entre 8 e 11 de março.
A mudança foi realizada por causa do cancelamento da abertura da temporada, que seria realizada no período entre 10 e 13 de março no Bahrein. Será a última sessão de testes antes do primeiro GP, na Austrália, em Melbourne, no dia 27 de março. A mudança agradou aos administradores do autódromo de Barcelona, que terão um retorno maior com a venda de ingressos. As equipes terão mais tempo para desenvolver novos componentes antes do início do campeonato.
Na segunda-feira, o Bahrein cancelou o GP que abriria a temporada, após uma série de protestos e a repressão da polícia aos manifestantes, que matou três pessoas na última quinta-feira e deixou muitos feridos na capital Manama. As atividades da GP2 Ásia no fim de semana passado foram canceladas porque os médicos da categoria foram chamados pelos hospitais para ajudar.
A imprensa inglesa especula que o GP do Bahrein pode ser transferido para o dia 20 de novembro, em uma dobradinha com o GP de Abu Dhabi. Com isso, o GP do Brasil, última etapa da temporada 2011, marcado para o dia 27 de novembro, pode ser transferido para o 4 de dezembro.

Novela perto do fim: Ganso ganhará reajuste e contrato será ampliado

Jogador confirma que, em troca do aumento salarial, seu contrato será esticado até 2016. Aliviado, craque comemora: 'Estamos perto de fechar'

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Santos, SP
Paulo Henrique Ganso entrevista Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ganso espera ter situação definida até o fim da
semana (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O meia Paulo Henrique Ganso espera assinar seu novo contrato com o Santos ainda nesta semana. O jogador confirmou ao GLOBOESPORTE.COM que está muito perto de um acordo com o Peixe. Em troca de um aumento salarial, haverá a prorrogação do atual vínculo em mais um ano: de 2015 para 2016. Um último (mas não menos importante) detalhe está sendo resolvido entre a diretoria santista e a empresa que detém 45% dos direitos sobre o atleta: o valor da multa. Atualmente fixada em € 50 milhões (R$ 114,5 milhões), ela deverá ser baixada. As partes agora discutem o novo valor.
- Isso é normal, e nem cheguei a discutir. É comum que, aumentando o salário, se aumente o vínculo com o clube. Por mim, isso não tem problema nenhum - afirmou o jogador.
Será um aumento salarial simples. Nada atrelado a marketing, como acontece com Neymar. Isso porque Ganso tem 100% de sua imagem (no caso do atacante, 30% dos direitos de imagem pertencem ao Santos; os outros 70%, ao próprio atleta) e fecha seus próprios contratos publicitários. Com o novo contrato, Ganso terá seus ganhos equiparados aos de Neymar e Elano, as outras estrelas do time.
Medindo bem as palavras, o jogador só quer esquecer toda a polêmica que envolveu a negociação de seu novo contrato com o Peixe. Ele chegou a dar uma entrevista coletiva cobrando aumento, se sentindo desvalorizado. As conversas começaram em agosto do ano passado, justamente no dia seguinte à grave lesão que sofreu no joelho esquerdo, durante jogo contra o Grêmio, no estádio Olímpico, durante o Brasileirão. Após o acidente, as negociações esfriaram e deixaram o jogador contrariado. Agora que ele está perto de voltar e o novo contrato está no forno, pronto para sair, ele se mostra bem mais aliviado
- A conversa começou um dia depois da contusão. A reunião já estava planejada, a lesão é que não (risos). Acho que isso acabou atrapalhando. Mas tudo bem. Não dava para prever que eu iria me machucar. Aconteceu. O mais importante é que estamos muito perto de fechar esse novo acordo.

Lyon entra na briga por Ganso

Além do clube francês, Real Madrid, Chelsea, Internazionale e Milan já demonstraram interesse no meia do Santos

Por GLOBOESPORTE.COM Lyon, França
Paulo Henrique Ganso entrevista Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulo Henrique Ganso, sonho de consumo do Lyon
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Ainda negociando um novo contrato com o Santos (saiba mais aqui), o meia Paulo Henrique Ganso continua sendo objeto de desejo de clubes europeus. O último a mostrar interesse no camisa 10 do Peixe foi o Lyon. A informação é da emissora de TV francesa “TF1” que não revelou da proposta a ser feita pelos dirigentes dos Gones.
Ganso, que completa 22 anos em outubro, é um desejo do técnico Claude Puel e da diretoria que busca há um bom tempo um atleta com potencial para se tornar um grande ídolo como foi Juninho Pernambucano. O ex-jogador do Vasco, que atualmente está no futebol do Qatar, esteve presente em todos os sete títulos seguidos do Lyon (2002 a 2008).
Além do Lyon, Real Madrid, Chelsea, Internazionale e Milan já demonstraram interesse no meia do Santos.

Rede Globo torna pública resposta ao Clube dos 13

Emissora explica os motivos de não participar da licitação dos direitos de imagem do Brasileiro para triênio 2012-2014 proposta pelo Clube dos 13

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A Rede Globo publicará, nesta quarta-feira, um comunicado para explicar os motivos pelos quais não vai participar da licitação dos direitos de exibição do Campeonato Brasileiro para o triênio de 2012-2014.
Na carta, que sairá em diversos jornais do país, a emissora explica que o modelo proposto pelo Clube dos 13 traz condições que 'não atendem aos formatos de exposição de conteúdo em TV Aberta e da comercialização do seu patrocínio, baseados exclusivamente em audiência e na receita publicitária.'
A emissora cita que muitos dos principais clubes brasileiros também não concordam com o novo formato e, por isso, já 'declararam que não serão representados pelo Clube dos Treze na negociação dos seus direitos na referida competição'.
Por fim, a Rede Globo afirma que 'manterá contato com os clubes para negociar a aquisição dos direitos', de forma a 'privilegiar a parte mais importante do Projeto Futebol, o torcedor brasileiro.'
Anúncio Globo Clube dos 13 (Foto: Divulgação)

Bombeiro: Martelotte reassume para apagar mais um incêndio na Vila

Interino comandou o Santos de 22 de setembro a 5 de dezembro, substituindo Dorival Júnior. Agora, está de volta

Por Adilson Barros Santos
Marcelo Martelotte, técnico interino do Santos (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)Marcelo Martelotte, técnico interino do Santos
(Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
Após quase três meses, o auxiliar-técnico Marcelo Martelotte está de volta para apagar mais um incêndio no Santos. No dia 22 de setembro do ano passado, horas antes do clássico contra o Corinthians, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão, ele assumiu o comando da equipe, substituindo Dorival Júnior, que deixou o clube após polêmica com o atacante Neymar, que o xingou durante jogo contra o Atlético-GO. Entre o jogador e o treinador, a diretoria optou por quem vai lhe dar retorno.

Acabou ficando 16 jogos no comando da equipe, com cinco vitórias, seis empates e cinco derrotas. Dirigiu o time até a última rodada do campeonato nacional. Agora, ele volta para cobrir a vaga de Adilson Batista, demitido por pressão da torcida no último domingo. Comandará a equipe alvinegra contra o Cerro Porteño-PAR, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela Taça Libertadores,

Martelotte afirma que a situação agora é diferente. Da última vez, ele pegou o time no dia do clássico, com os jogadores concentrados, não teve tempo de fazer nenhum treino. Além disso, o Peixe praticamente já não tinha mais chances de título. Agora, ele pôde fazer um coletivo e o time está em começo de temporada, brigando por Paulistão e Taça Libertadores.

- Quando eu assumi da primeira vez, o mais difícil era encontrar algo para motivar os jogadores. Agora, não. Temos a Libertadores. Desde que conquistamos a Copa do Brasil, se pensa nisso aqui. Então, é algo completamente diferente – explica.

Para o interino, o Santos precisa voltar a marcar forte as saídas de bola do adversário, como em 2010. Ele diz que a principal arma da equipe alvinegra são os contra-ataques.

- A retomada de bola e a partida em velocidade para o ataque ainda é o forte do Santos. E para roubar a bola, temos de marcar forte lá na frente. Se conseguirmos impor essa pressão, seremos naturalmente mais ofensivos.

Com Messi de modelo, Argentina apresenta nova camisa pela internet

AFA usa Facebook para exibir modelos que serão usados na Copa América

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A seleção argentina apresentou nesta terça-feira, oficialmente, seus novos uniformes que serão usados na Copa América deste ano. Com Lionel Messi como modelo, a patrocinadora da Associação do Futebol Argentino (AFA) usou a internet para exibir as camisas.
A divulgação das fotos de Messi com os uniformes um e dois da Argentina foi feita pelo canal da Adidas no Facebook, um dos principais sites de relacionamento do mundo. Além disso, a marca fez uma página especial, chamada "La camiseta de todos", na qual exibia pedaços do uniforme diariamente.
- É uma nova esperança, como tantas que eu tive na minha vida - disse o presidente da AFA, Julio Grondona.
Antes do lançamento oficial, o desenho da camisa "albiceleste" já havia sido divulgado na rede por blogs especializados. Logo em seguida, a foto dos uniformes também caiu na rede antes da apresentação da Adidas.
messi camisa argentina (Foto: Divulgação)Messi com as duas novas camisas da Argentina: mudança maior na camisa reserva (Foto: Divulgação)

Eto'o 'chora', mas leva multa de R$ 87 por estacionar em local proibido

Atacante do Inter de Milão não conseguiu convencer guarda de trânsito

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
De nada adiantou o "chororô" de Samuel Eto'o na frente de uma guarda de trânsito na via Montenapoleone, uma das ruas mais famosas de Milão: o jogador do Internazionale foi multado em € 38 (cerca de R$ 87) por estacionar em local proibido.
- Eu parei por um minuto... - disse o craque, tentando convencer a guarda a não multá-lo.
Segundo a imprensa italiana, a cena aconteceu no último sábado, quando o atacante parou para tomar um café. Porém, mal teve tempo de pedir a bebida: um torcedor correu para avisá-lo que seu carro estava sendo multado.
Mesmo com um salário de cerca de € 10 milhões (R$ 22,8 milhões) por ano, o camaronês tentou de todas as formas evitar o pagamento da multa, mas acabou desistindo e terminou a conversa rindo com a policial.
Eto'o tenta evitar multa de trânsito em Milão (Foto: Reprodução/Gazzetta dello Sport)Eto'o tenta evitar multa de trânsito em Milão (Foto: Reprodução/Gazzetta dello Sport)

Conca assume má fase, traça metas e avisa: ‘Cirurgia não será desculpa’

Apagado em 2011, craque do Brasileirão encara cobranças ‘concentrado’ em casa e tranquiliza tricolores: ‘O importante é como as coisas terminam’

Por Cahê Mota Direto de Cidade do México
Se o torcedor do Fluminense pudesse dar um conselho ao seu principal jogador, certamente diria: “Sai de casa, Conca!”. Não, ninguém que ver o craque argentino perambulando pela rua à toa. Explica-se: de volta ao time na quarta rodada da Taça GB após cirurgia no joelho esquerdo, o camisa 11 tricolor ainda está longe de repetir as atuações que o transformaram no melhor jogador do último Brasileirão. O reflexo disso, porém, não são vaias das arquibancadas ou cobranças sejam lá quais forem. O prestígio segue inalterado. O problema é a insatisfação pessoal do jogador.
- Por ter ficado chateado com os jogos, não tenho curtido muito. Eu sou assim. Quando não jogo bem, é difícil me tirar de casa – revelou.
conca fluminense  (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Conca se mantém tranquilo sobre seu crescimento nesta temporada (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
E Darío Conca costuma ser assim: sensato. O fato de ter sido o principal responsável pelo título do Brasileirão de 2010 não o alçou ao status de estrela ou o fez cobrar privilégios. Pelo contrário. Voltou aos campos antes do previsto, deu a cara a tapa e encara de frente as críticas pelas atuações irregulares.
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM na Cidade do México, onde o Flu encara o América, nesta quarta, às 21h50m (de Brasília), no Azteca, pela terceira rodada do Grupo 3 da Libertadores, Conca assumiu com naturalidade o mau momento e deixou claro que as cobranças que mais o incomodam são as que tem consigo próprio.
Não uso a cirurgia como desculpa. Os doutores e fisioterapeutas fizeram um grande trabalho, o Ronaldo (Torres) na preparação física, o Muricy, que cobra e sabe o quanto posso render. Tudo tem acontecido como no ano passado"
Darío Conca, meia do Fluminense
- Estou tranquilo por ter feito uma cirurgia correta, todo mundo fez um trabalho bom durante a pré-temporada, o Muricy tem ajudado a voltar a ser o jogador que fui no ano passado, mas sou o primeiro a saber que não joguei bem.
A auto-análise faz até mesmo com que o argentino descarte qualquer tipo de associação do momento irregular com a artroscopia realizada em 27 de dezembro no joelho esquerdo.
- Não uso a cirurgia como desculpa. Os doutores e fisioterapeutas fizeram um grande trabalho, o Ronaldo (Torres) na preparação física, o Muricy, que cobra e sabe o quanto posso render. Tudo tem acontecido como no ano passado.
E é justamente por saber que as coisas têm sido conduzidas como no melhor ano da carreira que ele mantém a serenidade para recuperar o bom futebol. E a meta é ser ainda melhor do que em 2010.
- Não é preciso fazer nada diferente. Somente ter calma. Quando faço gols, quero fazer mais. Se dou assistências, quero mais. Se corro, quero correr mais. Quando se tem vontade, esse desejo não falta.
Sendo assim, Darío manda um recado aos torcedores preocupados como início de ano tricolor.
- O mais importante não é como começam, mas como terminam as coisas.
Sendo assim, não há dúvidas que os tricolores querem que as coisas terminem com Conca fora de casa.
Confira toda a entrevista do argentino:
Você tem recebido críticas pelo desempenho neste início de temporada. Queria que você fizesse uma auto-análise destes seus sete primeiros jogos no ano?
conca fluminense  (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Conca durante entrevista na Cidade do México
(Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
Sabia que ia ser difícil. Até para pegar ritmo. E isso não é desculpa. Estou tranquilo por ter feito uma cirurgia correta, todo mundo fez um trabalho bom durante a pré-temporada, o Muricy tem ajudado a voltar a ser o jogador que fui no ano passado, mas sou o primeiro a saber que não joguei bem. Tudo isso melhora com trabalho. Espero ajudar o mais rápido possível no que me faz feliz, que é ver o Fluminense ganhar.
Acha que faltou paciência de algumas pessoas, até mesmo por você ter voltado antes do tempo previsto?
Voltei na hora que me senti bem para isso. Sempre falo que se acontecer algo o primeiro culpado sou eu. Todo mundo tem me ajudado muito, e isso é importante. Tenho tranquilidade para trabalhar e busco o melhor para jogar da maneira que sei jogar. O mais importante é sempre ajudar os meus companheiros e ver o Fluminense ganhar. O time precisa de todo mundo. Não adianta só eu jogar bem.
Muita gente cita a lesão para justificar esse início de temporada. Você vê esse seu começo de ano diferente os últimos realmente ou essa demora para engrenar é algo que está acostumado?
Os anos são diferentes, mas não uso a cirurgia como desculpa. Os doutores e fisioterapeutas fizeram um grande trabalho, o Ronaldo (Torres) na preparação física, o Muricy, que cobra e sabe o quanto posso render. Tudo tem acontecido como no ano passado. Agora depende de mim para voltar a jogar bem e ajudar o clube, que é o mais importante. Não penso no lado pessoal.
Por tudo que foi feito no ano passado, você já esperava uma cobrança maior esse ano? Acredita que isso também influência nas críticas?
As cobranças sempre aumentam. Desde que cheguei, sabia que a cobrança e pressão em um clube como o Fluminense são grandes. Preciso ficar tranquilo, porque vontade não falta. Não é preciso fazer nada diferente. Somente ter calma.
Seu ano de 2010 foi praticamente perfeito e o início de 2011 não tem sido tão bom. Quando você estava nas suas férias, o que idealizava para a temporada?
O ano está apenas começando. Muita coisa boa pode acontecer ainda. Sempre pensei que podemos conquistar grandes títulos e grandes coisas. A primeira coisa que vem na minha cabeça é que esse ano ainda pode ser melhor. Para isso, todos nós trabalhamos. Podemos conseguir grandes coisas.
A Libertadores, porém, é o grande objetivo e as coisas não têm acontecido. Como você, único remanescente do time titular em 2008, encara essa situação?
Em 2008, tínhamos quatro pontos nesta altura. Começamos um pouco diferente, mas espero que o final também seja, com título para o Fluminense, que é o que ainda falta.
Em algumas oportunidades, você já deu exemplos de cobranças que faz consigo mesmo para melhorar. Depois de tudo que realizou em 2010, o que o Conca ainda precisa melhorar?
Sempre temos coisas para melhorar. E é importante pensar assim. Apesar do que aconteceu ano passado, não posso me conformar, me acomodar. Tenho que sempre querer fazer mais gols, chegar mais ao ataque. E busco isso a cada treino.
Há algo específico que ainda o incomode?
Quando ganhei os prêmios no ano passado, não me senti melhor. E hoje também não me sinto pior. Sei que a hora certa vai chegar. Se não chegar, fiz de tudo para que acontecesse."
Conca sobre a seleção argentina
Tudo incomoda (risos). Quando faço gols, quero fazer mais. Se dou assistências, quero mais. Se corro, quero correr mais. Quando se tem vontade, esse desejo não falta. Preciso sempre melhorar para ajudar o Fluminense. A cobrança é muito grande e não podemos deixar escapar a Libertadores.
Nem mesmo depois de tudo que você fez ano passado, de todo o reconhecimento, ainda não surgiu a oportunidade pela seleção da Argentina. Você já parou para pensar no que ainda pode fazer para ser chamado?
Se não estou lá é porque falta alguma coisa. Estou tranquilo e muito bem no Fluminense, onde sou feliz. Se um dia for para chegar a hora para ser convocado, vai chegar. Quando ganhei os prêmios no ano passado, não me senti melhor. E hoje também não me sinto pior. Sei que a hora certa vai chegar. Se não chegar, fiz de tudo para que acontecesse.
Queria que você falasse também sobre o jeito Conca de ser. Você é um cara recatado. O que faz no dia a dia para se divertir, passar o tempo...
Dentro do grupo me solto mais, em casa... Mas fora sou um cara tímido. Nas horas livres, gosto de sair para almoçar, jantar, ir para praia quando tenho tempo e estou bem. Só que ultimamente, por ter ficado chateado com os jogos, não tenho curtido muito. Eu sou assim. Quando não jogo bem, é difícil me tirar de casa.
E musicalmente, o que mais te agrada?
Gosto de música da Argentina. Agora no Brasil, todo mundo escuta pagode e entro nessa também. Revelação, Exaltasamba... Vou no que todo mundo escuta (risos). Televisão eu não vejo muito. Só quando tem um jogo que fico assistindo por amar futebol.
Há algum artista argentino que seja seu preferido?
Gosto do Maná, é o meu preferido. Também há o “La Nueva Luna”. São os que mais escuto. Já até fui a um show do Maná no Rio.
Você se sente mais portenho ou carioca hoje em dia?
Conca fluminense campeão (Foto: Ag. Estado)Conca celebra título do Brasileirão. Expectativa de um 2011 ainda melhor pelo Flu (Foto: Ag. Estado)
(Risos) Sempre falei que no Rio todo mundo sempre me tratou bem, adoro a cidade, mas sou argentino. Moro em Buenos Aires, minha família mora lá, nasci lá, e continuo amando o meu país. Mas reconheço o carinho pelo Brasil, que é minha segunda casa.
E futebolisticamente, quais são suas principais preferências?
Vi muito Aimar, Ortega, Rivaldo em um grande momento, Zidane, Ronaldo.... Há muitos. O Maradona, que é algo diferente para nós, argentinos, um ídolo. Mas o jogador que mais gostei de ver jogar foi o Fernando Redondo, o volante. Sempre parava para ver os jogos dele onde quer que fosse. Para mim, foi um dos melhores que vi no mundo depois do Maradona. Assistia jogos dele jogar no Real, no Milan... Foi quem eu mais acompanhei na infância. Se um dia puder somente cumprimentá-lo, vou ficar muito feliz.
Para encerrar, seria errado te desejar um “Feliz 2011” agora? Dá para dizer que seu ano ainda não começou?
Que começou, começou (risos). Mas sempre falo, o mais importante não é como começam, mas como terminam as coisas. Sabemos que o time não começou bem a Libertadores, mas temos uma força muito grande e esperamos terminar com o título. Queremos dar alegrias para que o clube tenha um 2011 ainda melhor do que 2010.

Cinco dos estádios para Copa de 2014 poderão ser 'elefantes brancos'

Os estádios de Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal e Recife, com elevados custos de manutenção, provavelmente ficarão vazios depois da Copa, já que as cidades em que estão sendo construídos não contam com clubes de futebol muito populares ou não têm um número de habitantes que justifiquem seu tamanho
Por Agência EFE
Cinco dos 12 estádios que serão usados na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, correm o risco de se transformarem em 'elefantes brancos', já que serão construídos em cidades com baixa quantidade de público para partidas locais, divulgou um estudo citado nesta terça-feira pela "Agência Brasil".

Isso inclui os estádios de Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal e Recife, que já estão em obras ou já foram licitados, segundo o estudo elaborado pelo Sindicato Nacional de Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).

Os cinco estádios, com elevados custos de manutenção, provavelmente ficarão vazios depois da Copa, já que as cidades em que estão sendo construídos não contam com clubes de futebol muito populares ou não têm um número de habitantes que justifiquem seu tamanho.

Segundo o mesmo estudo, as obras para reformar ou construir cinco dos estádios (Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus e Rio de Janeiro) foram ou estão sendo investigadas por tribunais regionais de contas por supostas irregularidades.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu uma linha de crédito para oferecer até 400 milhões de reais no financiamento de cada um dos estádios. Até agora os consórcios responsáveis por três estádios já obtiveram o crédito público: Cuiabá, Fortaleza e Salvador.

Segundo o estudo do Sinaenco, as irregularidades no processo de licitação e as falhas estruturais que comprometem a cobertura ameaçam a possibilidade que o Maracanã, sede da final da Copa do Mundo, seja entregue na data prevista, em dezembro de 2012.

Apesar do Tribunal de Contas da União investigar supostas irregularidades no processo de licitação, as obras de reforma não foram suspensas. Por sua vez, o estádio do Corinthians, que será construído na cidade de São Paulo e onde será realizada a cerimônia de abertura do Mundial, ainda não saiu do papel devido a divergências em torno de seu financiamento.

A construção que está mais atrasada é o do novo estádio da cidade de Natal, cuja licitação inicial não atraiu nenhum interessado e que voltará a ser oferecido em concessão em um leilão previsto para esta semana.

O novo estádio da cidade de Fortaleza está em obras, mas seus construtores já fizeram um acordo com a Fifa que entregarão em abril de 2013, ou seja, dois meses antes da Copa das Confederações.

O início das obras de construção da Arena Pernambuco está previsto para este mês, mas o Sinaenco considera que se os três grandes clubes da cidade (Sport, Náutico e Santa Cruz) não chegarem a um acordo para compartilhá-lo, o estádio possivelmente se transformará em outro 'elefante branco'. Segundo o estudo, o estádio cujas obras de remodelação mais avançaram é o Mineirão, que será entregue em dezembro de 2012.

Igualmente estão dentro do cronograma e avançam satisfatoriamente as obras da Arena da Baixada, em Curitiba, e do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. EFE

Com lesão na coxa direita, Arouca deve ficar 20 dias afastado

Volante foi submetido a um exame de ressonância magnética para identificar o problema

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
arouca santos (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)Arouca perdeu sete jogos no início do ano por causa
de outra lesão  (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)
Além da má fase do time em campo, o Santos ganhou um problema para armar sua equipe nos próximos jogos. Uma ressonância magnética realizada nesta terça-feira identificou que o volante Arouca está com uma lesão na coxa direita, e ele terá de se ausentar das atividades por 20 dias.
- Após a ressonância magnética, constatamos uma lesão no músculo adutor longo da coxa direita. O tempo de previsto para a recuperação é de 20 dias. Aproveito para ressaltar que a atual lesão não tem relação com a anterior, na coxa esquerda, que impediu o atleta da atuar no começo da temporada - explicou o médico santista Rodrigo Zogaib, em entrevista ao site oficial do clube.
Arouca já não pôde atuar no empate por 1 a 1 com o São Bernardo, no último sábado, pelo mesmo problema. E no início da temporada, o jogador perdeu os sete primeiros jogos por conta de uma outra lesão na região anterior da coxa esquerda.