sábado, 21 de dezembro de 2013

Curtinhas: Ronda torce para UFC contratar ex-campeã mundial de boxe

'Tenho que lutar contra ela antes de me aposentar', diz a dona do cinturão do UFC sobre Holly Holm. Sergio Pettis segue nos galos e enfrenta Caceres

Por Rio de Janeiro
33 comentários
MMA UFC Q&A Ronda Rousey (Foto: Evelyn Rodrigues)Ronda quer encarar ex-campeã de boxe
(Foto: Evelyn Rodrigues)
Ronda Rousey não teme desafios. A loira campeã do peso-galo do Ultimate diz que está torcendo para que a organização contrate a ex-pugilista Holly Holm, que venceu nada menos do que 18 disputas de título no boxe. Holm entrou no MMA em 2011 e está invicta com seis vitórias em seis lutas.
- Eu adoraria (!) lutar com Holly Holm. Eu absolutamente adoraria lutar com Holly Holm. Eu realmente espero que o UFC a contrate e tenho que lutar contra ela antes de me aposentar - disse Ronda ao canal "Fight Hube TV".
No dia 28 de dezembro, Ronda Rousey vai defender o cinturão contra Miesha Tate no UFC 168. Ela luta antes da atração principal entre Chris Weidman e Anderson Silva.
Sergio Pettis segue no peso-galo
Sergio Pettis, irmão do campeão do peso-leve do UFC, Anthony Pettis, decidiu continuar no peso-galo. Campeão do Resurrection Fighting Alliance entre os moscas ainda em 2013, havia a dúvida sobre em qual categoria Sergio continuaria sua carreira no Ultimate após sua estreia com vitória sobre Will Campuzano entre os galos. Mas o "Milwaukee Journal Sentinel" informou - e Ultimate pouco depois confirmou - que ele vai enfrentar Alex Caceres mesmo na divisão até 61,7kg. O duelo será no UFC: Henderson x Thomson, no dia 25 de janeiro, em Chicago (EUA).
UFC: Henderson x Thomson
25 de janeiro de 2014, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL
Ben Henderson x Josh Thomson
Gabriel Napão x Stipe Miocic
Donald Cerrone x Adriano Martins
Darren Elkins x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Eddie Wineland x Yves Jabouin
Mike Rio x Daron Cruickshank
Chico Camus x Yaotzin Meza
Adam Khaliev x Pascal Krauss
Alex Caceres x Sergio Pettis
Junior Hernandez x Hugo Wolverine
Walt Harris x Nikita Krylov
Oleksiy Oliynyk x Jared Rosholt
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
"Candidato à 'Luta da Noite'"

Outro duelo anunciado nesta quinta-feira foi divulgado pelo Ultimate como "candidato a 'Luta da Noite'". Trata-se dos dois postulantes ao top 10 do peso-leve Abel Trujillo e Bobby Green. Eles vão medir forças no UFC 169, no dia 1º de fevereiro, em Newark (EUA).
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD DO EVENTO
Dominick Cruz x Renan Barão
José Aldo x Ricardo Lamas
Frank Mir x Alistair Overeem
John Lineker x Ali Bagautinov
Abel Trujillo x Bobby Green
Chris Cariaso x Kyoji Horiguch
Nick Catone x Tom Watson
John Makdessi x Alan Nuguette
Al Iaquinta x Kevin Lee
Tony Martin x Rashid Magomedov
Neil Magny x Gasan Umalatov

Mexicano promete não se intimidar com torcida no Jungle Fight 63

Gabriel 'Gorilla' enfrenta Rodrigo 'Monstro' pelo cinturão dos meio-médios na luta principal do evento, que terá Eneida Diniz como nova ring girl

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Jungle Fight 63 Gabriel Gorilla (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)Gabriel 'Gorilla' promete não se intimidar com torcida
contra no Jungle (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)
Quando entrar na arena próximo sábado contra Rodrigo "Monstro", no Jungle Fight 63, em Belém (PA), o mexicano Gabriel "Gorilla" sabe que além de enfrentar um adversário duro, terá que suportar a pressão da torcida brasileira. Entretanto, o lutador garante que esse fator não irá atrapalhar sua busca pelo cinturão dos pesos-meio-médios da organização.
- Vai ser um combate muito difícil. O maior duelo de toda a minha carreira. Ele é um lutador muito bom e tem um jiu-jitsu de primeira linha. Estou muito satisfeito com essa oportunidade, vai ser incrível para mim e para minha carreira. Me sinto muito honrado com a chance. O público pode ter certeza que farei de tudo para proporcionar um grande show. Podem esperar um duelo emocionante e com uma grande quantidade de golpes - afirmou Gabriel "Gorilla".
Com sete vitórias e uma derrota em seu cartel e parte do projeto do Jungle Fight em expandir ainda mais suas fronteiras para fora do Brasil, o lutador mexicano falou sobre a intenção de continuar atuando no país.
- Se continuarem me convidando, virei com o maior prazer. Além de ser um dos berços do MMA, o Brasil é um dos meus países favoritos - disse o peso-meio-médio.
Jungle Fight 63 Eneida Diniz (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)Jungle Fight 63 terá Eneida Diniz como ringl girl (Foto: Felipe Panfili/Divulgação)
Além da luta principal e de outros nove confrontos, o Jungle Fight 63 irá apresentar ao público Eneida Diniz, ex-participante do reality show "No Limite", como ring girl ao lado de Geisa Vitorino e Syllvia Andrade.
Jungle Fight 63
21 de dezembro de 2013 - Ginásio da Escola Superior de Educação Física, Belém (PA)
CARD OFICIAL
Rodrigo “Monstro” x Gabriel "Gorilla" Toussaint – disputa do cinturão dos meio-médios (77kg)
Larissa Moreira Pacheco x Irene Aldana “Robles” – disputa do cinturão feminino dos pesos-galos (61kg)
Marcio Gemaque x José “Suavecito”
Rivaldo Junior x Antonio Da Silva "Titan"
Michel “Psicopata de Jesus” x Joel “Aranha” Silva
Douglas da  Silva " D'Silva " x Thiago Passos
Francis John x Rildeci Lima Dias
Rafael "Rafa Thai " da Silva x Breno Moura “Zeca Urubu”
Robert "Pato" Fonseca x Paulo Victor “Cabal” Lisboa
Iago Gomes Souto x Nildo Katchal

Márcio Tannure refuta declarações de Pezão: 'Não sou o médico dele'

Diretor da CABMMA, que agiu como intermediário para o UFC, diz que só repassou decisão do médico pessoal de Pezão para aumentar dosagem

Por Rio de Janeiro
32 comentários
Márcio Tannure, diretor da Comissão Atlética Brasileira (Foto: Reprodução)Márcio Tannure, diretor da Comissão Atlética
Brasileira (Foto: Reprodução)
Após ser acusado por Antônio Pezão de ter recomendado que aumentasse sua dosagem da terapia de reposição de testosterona (TRT), o que teria causado seu exame positivo para níveis elevados do hormônio na luta contra Mark Hunt, o Dr. Márcio Tannure, diretor médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA), esclareceu seu envolvimento no caso, através de comunicado enviado à imprensa americana. Nele, Tannure nega que seja o médico pessoal de Pezão e disse que apenas repassou recomendação do profissional que atende o peso-pesado.
- Para ser claro, eu não sou, e nunca fui, o médico do Antônio Silva. Antônio "Pezão" Silva fez algumas declarações imprecisas na imprensa recentemente sobre as circunstâncias que levaram ao seu exame positivo (...) Estou enviando este comunicado para esclarecer os fatos relacionados ao meu envolvimento limitado antes desta luta com Mark Hunt. (...) Aproximadamente sete a 10 dias antes da luta, o médico pessoal do Antônio e eu discutimos o fato que, apesar do TRT, seus níveis (de testosterona) seguiam abaixo do nível terapêutico. Seu médico recomendou que Antônio aumentasse a frequência da dosagem de testosterona, baseado em seus níveis anteriores, e me pediu para que eu comunicasse essa recomendação ao Antônio, o que eu fiz através de e-mail. Também disse a Antônio para me contactar se ele tivesse qualquer dúvida. O mécico pessoal de Antônio e eu concordamos que sua última injeção deveria ser tomada em 30 de novembro de 2013 - uma semana antes da sua luta. Também comuniquei isso ao Antônio. Essa foi a extensão do meu envolvimento nesse assunto - disse o Dr. Márcio Tannure no comunicado, de acordo com o site americano "MMA Junkie".
Na noite de terça-feira, o UFC anunciou o exame positivo de Pezão para níveis elevados de testosterona em sua luta contra Mark Hunt no UFC Fight Night Combate: Pezão x Hunt, no último dia 7 de dezembro, e suspendeu o peso-pesado por nove meses. O lutador brasileiro, por sua vez, expôs um e-mail enviado por Tannure recomendando que ele tomasse uma ampola de testosterona por semana, datado do dia 30 de novembro, e acusou o médico, que trabalha com o UFC no Brasil, de ter errado. Ao jornal "Extra", Pezão admitiu a possibilidade de processá-lo.
Segundo o "MMA Junkie", Tannure teria sido contratado pelo Ultimate numa função independente da CABMMA para servir como intermediário entre o UFC, que regulou o evento na Austrália por conta da ausência de um corpo regulatório local, e o médico pessoal de Pezão. O pedido da organização era que Tannure ajudasse a monitorar os níveis de testosterona do lutador, a garantir que ele fizesse os exames apropriados e a facilitar a comunicação com seu médico. Ainda segundo o site, foi receitado a Pezão propinato de testosterona, que age rapidamente e tem efeito que dura de quatro a seis dias.

Lyoto Machida e Maurício Shogun encontram elenco do PSG em Paris

Peso-médio ganha camisa do time e faz até pose de luta com craque sueco Zlatan Ibrahimovic. Lutadores estão na cidade com patrocinador

Por Paris
28 comentários
Em visita a Paris para uma ação de um patrocinador em comum, os lutadores brasileiros Lyoto Machida e Maurício Shogun aproveitaram para conhecer as dependências do clube Paris St. Germain, onde jogam os brasileiros Thiago Silva, Maxwell, Lucas, Alex e Marquinhos. O peso-médio publicou uma foto ao lado de Maxwell e do atacante Zlatan Ibrahimovic. Ele ganhou uma camisa do time e só escorregou ao escrever o nome do craque sueco.
- No Paris Saint German (sic) com Maxwell e Slatan (sic) Ibrahimovic! - escreveu Machida.
Lyoto Machida com Marquinhos e Ibrahimovic (Foto: Reprodução / Instagran)Lyoto Machida com Maxwell e Zlatan Ibrahimovic (Foto: Reprodução / Instagran)
Lyoto fez até pose de luta com Ibrahimovic e publicou outra foto, ao lado de Shogun e dos brasileiros do elenco do PSG. Shogun também postou imagem do encontro.
- Valeu galera, foi um prazer conhecer vocês - escreveu Shogun.
Marquinhos publicou uma foto ao lado de Shogun e elogiou o ex-campeão do UFC e do Pride.
- Máximo respeito, grande profissional e de extrema humildade - escreveu o zagueiro.
Lyoto Machida e Maurício Shogun com jogadores do PSG (Foto: Reprodução / Instagran)Lyoto Machida e Maurício Shogun com jogadores do PSG (Foto: Reprodução / Instagran)
Maurício Shogun com jogadores do PSG Lucas e Thiago Silva (Foto: Reprodução / Instagran)Maurício Shogun com jogadores do PSG Lucas, Marquinhos e Thiago Silva (Foto: Reprodução / Instagran)

Luta mista não vai acontecer e é ação contra violência doméstica do Shooto

Anúncio de duelo entre Emerson Falcão e Juliana Velasquez foi parte de ação conjunta entre Disque Denúncia, Shooto Brasil e Canal Combate

Por Rio de Janeiro
90 comentários
Horas antes do Shooto Brasil 45, que prometia uma luta entre um homem e uma mulher, os organizadores do evento lançaram comunicado oficial esclarecendo que o combate não acontecerá. Na verdade, tudo não passou de uma ação para divulgar a luta contra a violência doméstica. A ação foi criada pela Agência3 para o Disque Denúncia, e contou com o apoio da organização do Shooto, a equipe Nova União, a Team Nogueira e o Canal Combate. O objetivo era reforçar o poder da denúncia.
- Quando a Agência3 nos apresentou esta ideia, fiquei muito contente, porque é um assunto que muitas vezes as pessoas têm medo ou vergonha de denunciar. Atrair cada vez mais atenção para o assunto é a melhor forma de estimular essas denúncias, e o sigilo é garantido - disse Zeca Borges, coordenador do Disque Denúncia.
campanha luta Shooto briga doméstica (Foto: Divulgação)A imagem da ação do Shooto Brasil e do Disque Denúncia (Foto: Divulgação)
O organizador do Shooto Brasil e treinador da equipe Nova União, André Pederneiras, expressou apoio à causa e se disse feliz com a repercussão causada pela ação.
- Já participei de muitas lutas, e para mim foi um grande prazer dessa vez poder lutar por um motivo tão nobre. Existem muitas pessoas que sofrem com esse assunto, e a denúncia tem o poder de mudar isso, só depende de cada um - afirmou Pederneiras.
A notícia de que Emerson Falcão e Juliana Velasquez se enfrentariam no que seria o primeiro combate oficial entre homem e mulher no MMA moderno gerou muita repercussão por todo o mundo, sendo inclusive citado no canal internacional de notícias "CNN". Um vídeo no estilo  do "Countdown", especial de promoção dos eventos do UFC, teve dezenas de milhares de visualizações, e o tema virou debate internacional.
Com isso, os promotores da ação esperam ter trazido atenção ao combate à violência doméstica. No Brasil, a cada uma hora e meia uma mulher morre vítima de violência masculina. Dados do Dossiê Mulher 2013 do Instituto de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro registram 4030 vítimas de homicídios dolosos em 2012. De 2008 a 2012, a Central Disque Denúncia registrou 5867 denúncias sobre Violência Doméstica, uma média de 1.173 denúncias por ano.
O Shooto Brasil 45 acontece nesta sexta-feira, às 20h, e terá transmissão ao vivo do canal Combate, direto de Campo Grande, no Rio de Janeiro.

Pressionado, Bobby Voelker quer cansar William Patolino no UFC 168

Com duas derrotas seguidas na organização, meio-médio afirma não se impressionar com brasileiro: 'Não há nenhuma chance dele me vencer'

Por Rio de Janeiro
14 comentários
Após duas derrotas seguidas no Ultimate, o meio-médio Bobby Voelker sabe que sua luta contra o brasileiro William Patolino no UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas (EUA) pode ser decisiva para a continuidade de sua trajetória na organização. Para interromper a sequência negativa, o experiente lutador americano acredita que precisa conter o ímpeto inicial do adversário 12 anos mais jovem para, depois, impor seu estilo agressivo de lutar.
- Ele (Patolino) é um lutador jovem, então, a principal coisa que você tem que se preocupar é que eles são realmente muito explosivos. Os lutadores mais jovens se sentem como se fossem o Super-Homem. Mas depois dessa rápida explosão, eles se cansam e percebem como uma luta é difícil, cansativa e que não vai ser fácil - disse Voelker ao site "MMA Junkie".  
  •  
MMA William Patolino x Bobby Voelker (Foto: Agência Getty Images)Bobby Voelker pretende cansar Patolino para vencer (Foto: Agência Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aos 34 anos, Bobby Voelker chegou ao UFC quando a organização incorporou atletas do Strikeforce. No antigo evento, o americano chegou a vencer três lutas seguidas, porém, depois de ficar o ano de 2012 todo sem lutar, suas duas oportunidades no Ultimate em 2013 não saíram como o esperado, acumulando derrotas consecutivas para Patrick Coté e Robbie Lawler, em março e julho, respectivamente. Apesar de pressionado, o meio-médio afirma não ver qualidades suficientes em Patolino e credita a boa preparação para chegar confiante ao confronto no UFC 168.
- Claro que existe essa pressão. Mas não importa porque eu treinei muito duro para esta luta. É impossível ele me bater. Apesar dele ser um cara duro, forte, eu sou mais e não existe nenhuma chance dele contra mim. Nenhuma chance dele me vencer. Muitos lutadores fazem o que ele faz e, por isso, não me impressiona em nada - concluiu Bobby Voelker.
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan

Johny Hendricks se diz agradecido
por rápida decisão de St-Pierre

Após vencer o americano, canadense decidiu se afastar do MMA por tempo indeterminado. Hendricks terá nova chance por cinturão, agora contra Lawler

Por Rio de Janeiro
24 comentários
Na entrevista coletiva após o UFC 167, que foi realizado no dia 16 de novembro, Georges St-Pierre se disse indeciso sobre a aposentadoria no MMA. A decisão não foi tomada naquele momento, e um ponto de interrogação ficou no ar. Menos de um mês depois, o anúncio: GSP não se despediu do esporte, mas vai ficar um tempo mais longo parado e abriu mão do seu cinturão dos meio-médios do Ultimate. Melhor para o último desafiante derrotado por ele, Johny Hendricks. Ele terá nova chance pelo título e vai enfrentar Robbie Lawler no UFC 171, dia 15 de março, em Dallas (EUA).
- Fiquei muito aliviado que tudo foi resolvido rapidamente. Estou muito grato a GSP por ter decidido rapidamente, pois ele poderia ter levado dois meses para fazer isso. Mas ele fez isso de forma rápida, e agora podemos seguir em frente. Estou muito grato por isso - disse o americano ao site "Bleacher Report".
UFC Georges St-Pierre e Johny Hendrick (Foto: Stephen R. Sylvanie / USA TODAY Sports)Johny Hendricks tenta acertar soco em St-Pierre no UFC 167 (Foto: Stephen R. Sylvanie / USA TODAY Sports)
Como vem de uma disputa de título em que o resultado foi muito contestado, o americano vai em busca de uma vitória para não deixar mais dúvidas, como aconteceu na disputa com Georges St-Pierre. Para isso, entretanto, não pretende mudar muita coisa na preparação para o confronto com Robbie Lawler.
- Após a luta, nunca me senti como se tivesse sido derrotado. Sei que foi uma derrota, e agora estou com 15-2, o que é uma porcaria, mas geralmente depois de certas coisas você sabe o que pode fazer para melhorar. Você tem muitas coisas para evoluir. Vamos melhorar em algumas coisas daqui para frente, mas na realidade não havia muito o que poderia ter feito de forma diferente (na luta contra St-Pierre).
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para o duelo contra Robbie Lawler, Johny Hendricks terá o desafio de enfrentar as mãos pesadas do adversário. Como Hendricks também bate forte, fica a expectativa por um nocaute.
- Estou faminto em cada luta eu participo. Toda luta eu vou pensando que sou 0-0 e estou lutando para o meu sustento. (...) Eu me vejo como um lutador que bate forte, mas por alguma razão eu nunca posso me vender como se fosse um da elite neste quesito. Será que isso faz sentido? Vou me subestimar. Sei que Lawler é muito talentoso. Sei que ele tem poder em suas mãos, e é isso que faz com que esta luta emocionante. Quem vai tocar quem e quem é que vai contrariar o poder do outro? isso é o que nós vamos descobrir - analisou Hendricks.

Mãe faz sauna e ajuda lutadora a bater peso no sacrifício para o Jungle

Menstruação e confusão de horário atrapalham, e Larissa Pacheco perde
1,8kg com grande ajuda de Dona Lúcia. Ela enfrenta mexicana por cinturão

Por Belém
Comente agora
Larissa Pacheco chegou à pesagem do Jungle Fight 63, nesta sexta-feira, em Belém, como protagonista de um filme de terror. Ela confundiu o horário, chegou atrasada, perdeu 10% da bolsa e ainda ficou 1,8kg acima do limite de 61,2kg quando subiu à balança. Cabisbaixa e aparentemente com poucas forças, a lutadora de apenas 19 anos começou a chorar em desespero ao ver que a chance de disputar o cinturão da categoria peso-galo contra a mexicana Irene Aldana, que por sua vez bateu o peso com tranquilidade, estava indo embora. Mas ela teve o colo da mãe para se reerguer e buscar a recuperação. Literalmente. Dona Lúcia Moreira, de 39 anos, foi com a filha para a sauna e ficou ao lado dela durante as quase duas horas que foram necessárias para perder o peso. E o que era terror acabou ganhando um final feliz, ainda que à base de muito sacrifício.
MMA Jungle Fight - Larissa Pacheco e mãe (Foto: Ivan Raupp)Larissa Pacheco e a mãe, Lúcia Moreira, após a lutadora bater o peso: alívio (Foto: Ivan Raupp)
- Na sauna ela estava dizendo: "Ai, mãe! Não aguento mais". Falei: "Não, filha. Você consegue. Eu estou com o coração despedaçado e só não chorei para não passar isso para ti". Aí ela me pediu calma e disse que iria conseguir - disse a mãe, em entrevista ao Combate.com.
Dona Lúcia contou que a filha ficou menstruada nesta sexta, o que contribuiu para a retenção de líquidos, algo negativo para quem está em processo de perda de peso. E elas acharam que a pesagem começaria às 17h. Quando souberam que era às 16h, saíram em disparada de carro, mas pegaram um grande engarrafamento. Tudo isso só aumentou o tamanho da vitória, que possivelmente não teria sido da mesma maneira sem o "mimo de mãe".
MMA Jungle Fight - Larissa Pacheco (Foto: Ivan Raupp)Larissa ficou 1,8kg acima do peso na primeira
tentativa em Belém (Foto: Ivan Raupp)
- Graças a Deus ela conseguiu bater o peso. Ela está um pouco debilitada, mas eu trouxe um litro de água de côco, pedialyte (para reidratação), e mimo de mãe ainda por cima, né? É minha única filha. Eu acompanho a carreira dela de perto. Para onde ela vai eu vou.
A mãe, que hoje é fã de MMA, não se abriu à ideia de ver a filha lutando a princípio. O sonho era vê-la dançando balé. Mas não deu certo. A menina só queria saber de esporte. Primeiro foi futebol, depois o vôlei. Até que um dia...
- Ela usa óculos desde pequena. Um dia um garoto de rua bateu nela. Ele deu um soco e quebrou os óculos dela. Ela tirou, foi para cima e bateu nele. Depois disso, a Larissa começou a fazer muay thai escondida de mim, com 15 anos. Quando fui ver, não tinha mais jeito. Aprendi a gostar por causa dela. Hoje, para mim, é um orgulho, uma alegria muito grande.
MMA Jungle Fight - Larissa Pacheco e Irene Aldana (Foto: Ivan Raupp)Encarada entre Larissa Pacheco e a mexicana Irene Aldana (Foto: Ivan Raupp)
Dois atletas não batem peso, e Wallid separa encaradas
Assim como Larissa, dois lutadores também não bateram o peso na primeira tentativa. A diferença é que o peso-pena Thiago Passos e o peso-mosca Francis John não perderam o que faltava depois. O que perderam, de fato, são 20% da bolsa, que vão direto para seus adversários, respectivamente Douglas D'Silva e Rildeci Lima, e um ponto cada no primeiro round, ou seja, terão um ponto deduzido da contagem que os árbitros derem nos combates. Todos os demais atletas ficaram dentro do limite de peso de suas categorias, inclusive os meio-médios Rodrigo Monstro e Gabriel Gorilla, que disputam o cinturão da divisão.
MMA Jungle Fight - Michel Psicopata e Joel Aranha (Foto: Ivan Raupp)Wallid Ismailsepara encarada tensa entre Michel
Psicopata e Joel Aranha (Foto: Ivan Raupp)
E dois momentos chamaram a atenção na pesagem. O presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail, teve de intervir quando viu tanto Michel Psicopata e Joel Aranha quanto Rivaldo Junior e Antonio Titan encostarem as testas e esquentarem o clima nas encaradas. O dirigente separou os lutadores imediatamente e emendeu seu discurso tradicional:
- Agora não! A porrada é amanhã! Só poder sair na mão amanhã!
O Jungle Fight 63 será realizado na noite deste sábado, a partir das 20h (horário de Brasília), no ginásio da Escola Superior de Educação Física, em Belém. O canal Combate e o SporTV vão transmitir o evento ao vivo. O Combate.com transmite em vídeo as duas primeiras lutas do card: Roberto Pato x Paulo Victor Cabal e Zeca Urubu x Rafa Thai da Silva.
Jungle Fight 63
21 de dezembro, em Belém
CARD DO EVENTO
Rodrigo Monstro x Gabriel Gorilla - disputa do cinturão dos meio-médios (77kg)
Larissa Pacheco x Irene Aldana - disputa do cinturão feminino dos galos (61kg)
Douglas D'Silva x Thiago Passos - penas (66kg)
Rivaldo Junior x Antonio Titan - galos (61kg)
Marcio Gemaque x José Suavecito - meio-médios (77kg)
Michel Psicopata x Joel Aranha - galos (61kg)
Iago Gomes x Nildo Katchal - moscas (57kg)
Francis John x Rildeci Lima moscas (57kg)
Breno “Zeca Urubu” x "Rafa Thai " da Silva - penas (66kg)
Robert Pato x Paulo Victor Cabal - meio-médios (77kg)

Spider resume sentimento de revanche: 'Final de Copa do Mundo'

Em entrevista ao Esporte Espetacular, Anderson Silva compara duelo contra Chris Weidman com Brasil x Argentina e se diz confiante: 'Hoje em dia, me conheço melhor'

Por Las Vegas
93 comentários

Na reta final da preparação física e psicológica para o decisivo duelo contra o americano Chris Weidman, pela disputa do cinturão do peso médio no UFC 168, Anderson Silva falou com o Esporte Espetacular sobre a expectativa para a luta mais esperada do ano. A revanche que todos esperavam, e que Anderson aguarda desde o fatídico dia 7 de julho de 2013, quando foi nocauteado pela primeira vez em sua carreira.
As lições da última luta ainda estão bem vivas na cabeça do brasileiro, mas o diferencial, para ele, está na ansiedade. Na busca por retomar o cinturão dos pesos médio, Spider comparou a luta em Las Vegas, a ser realizada no dia 28 de dezembro, como uma final de Copa Mundo entre Brasil e Argentina.
- Para mim, é como se fosse final de Copa do Mundo, Brasil e Argentina - disse o lutador.
 Para Anderson, a perda do cinturão serviu para potencializar seu amadurecimento. Durante o tempo parado, o atleta pôde reavaliar o que vinha sendo feito errado, e o que vinha sendo feito certo. Desta maneira, ele garante ter atingido o equilíbrio.
- Hoje em dia, eu me conheço melhor, consigo me controlar melhor. Durante esse tempo todo (após a derrota), tive que parar para reavaliar o que eu tinha que mudar. Acho que todas as coisas que aconteceram serviram para que eu amadurecesse bastante - completou.
A entrevista completa vai ao ar no próximo domingo, no Esporte Espetacular.
anderson silva mma ufc academia (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva conversou com a repórter Karin Duarte (Foto: Evelyn Rodrigues)

Seedorf será o próximo treinador
do Milan, anuncia televisão italiana

De acordo com o canal 'Sky Sport', meia do Botafogo e o presidente Silvio
Berlusconi, do clube russonero, entram em acordo após reunião realizada em Roma

Por Milão, Itália
136 comentários
Seedorf diz que seleção precisa de um "grande centroavante" (Foto: Alexandre Sattamini - SporTV.com)Seedorf deve assumir o Milan na próxima temporada(Foto: Alexandre Sattamini - SporTV.com)
Clarence Seedorf vai ser treinador do Milan a partir de junho, quando inicia a nova temporada na Europa. A notícia foi dada nesta tarde pelo canal italiano Sky Sport 24. O meia do Botafogo e o proprietário do clube, Silvio Berlusconi, teriam chegado a um acordo nesta semana, durante uma reunião que ocorreu em Roma.

Segundo o canal Sky Sport, Seedorf e o Milan já tinham assinado um pré-acordo, mas a visita do holandês à Itália foi decisiva para as duas partes definirem acerto. A duração do contrato e o staff técnico que acompanhará Seedorf em Milão deverão ser conhecidos nos próximos dias.
A contratação de Seedorf foi anunciada um dia depois de o Conselho de Administração do Milan ter apresentado o novo organograma do clube. Atualmente, o Milan tem um presidente-proprietário, que é Silvio Berlusconi, e dois vice-presidentes: Adriano Galliani para a parte esportiva, e a filha do proprietário, Barbara Berlusconi, que tomou posse da parte empresarial.
Seedorf era uma escolha da família de Berlusconi, que durante muito tempo não contou com o apoio de Galliani. Entretanto, de acordo com a notícia, o dirigente cedeu, e o caminho ficou livre para o holandês.

A chegada de Seedorf não deverá ditar um afastamento de Galliani, que continuará dirigindo o clube. O atual técnico do Milan, Massimiliano Allegri, tem contrato até fim da atual temporada e já foi avisado pelo clube de que não irá continuar. 
Caso se confirme o acerto, Seedorf pode se constituir num desfalque para o Botafogo se a equipe chegar às quartas de final da Libertadores, que só serão disputadas após a Copa do Mundo - quando o contrato do holandês com o Glorioso já terá terminado. O time carioca disputa ainda a pré-Libertadores, fase na qual enfrenta o Deportivo Quito.
Seedorf treino Botafogo como técnico (Foto: Fred Huber)Seedorf orienta jogadores: holandês fez estágio como técnico no Brasil (Foto: Fred Huber)

Amor, fé e alegria: como o Raja Casablanca chegou à final do Mundial

Com torcida apaixonada, treinador milagreiro e enorme festa, clube marroquino quebra barreiras e surpreende o mundo ao ir à decisão contra o Bayern de Munique

Por Direto de Marrakesh, Marrocos
28 comentários
Atlético-MG x Raja Casablanca (Foto: AFP)Comemoração com a bandeira do Marrocos virou marca registrada da equipe (Foto: AFP)
Primeiro, a dúvida era se o Monterrey, lá nas quartas de final, enfrentaria o Auckland City, da Nova Zelândia, ou esse tal de Raja Casablanca, clube que só foi ao Mundial por ser do país onde se realiza o torneio. Deu Raja. Depois, a questão passou a ser outra: o adversário do Atlético nas semifinais seria mesmo o time mexicano, enorme favorito, ou poderia acontecer de os marroquinos ganharem. Deu Raja. Aí a dúvida passou a ser outra: já era certo ou poderia haver dúvidas de que o Atlético passaria à final do Mundial para duelar com o Bayern de Munique, no sábado, em Marrakesh. E deu Raja.

Com amor, fé e muita, mas muita festa, o surpreendente time de Casablanca se tornou a sensação deste Mundial de Clubes. A trajetória de três vitórias em três jogos mostra ainda um time de futebol crescente, sustentado em um elenco extremamente humilde e que vive momento de encanto – mesmo que jogadores enfrentem até o drama de uma guerra civil em seu país. A isso, soma-se o inexplicável: um treinador que acabou de chegar e já fez o time jogar.

O amor: uma torcida apaixonada

A estreia do Raja Casablanca no Mundial serviu para já mostrar ao mundo um de seus grandes protagonistas: a torcida. Mais do que as qualidades do time que depois atropelaria o Galo, a vitória por 2 a 1 sobre o Auckland, com gol no último minuto, apresentou uma massa apaixonada pelo clube, capaz de fazer frente aos brasileiros mais vibrantes.

A torcida do Raja foi eleita a quarta mais fanática do mundo pela revista francesa “So Foot”. A presença dela nos estádios, especialmente nos dois primeiros jogos, em Agadir, foi de impressionar. Pela força e pelas peculiaridades. Até jogral ela faz. Cada parte do estádio entoa uma parte da canção, que mais parece uma reza, enquanto os demais silenciam. Aí chega um momento em que todos passam a pular e gritar juntos.
Raja x Monterrey (Foto: Victor Canedo)Mosaico da torcida do Raja Casablanca, que se tornou uma das atrações do Mundial de Clubes (Foto: Victor Canedo)


Boa parte da torcida organizada fica sem camisa, seja qual for a temperatura. Em um momento do jogo, os torcedores ficam cantando de costas para o campo, como que a dizer que sua paixão independe da partida. Fazem mosaicos e puxam olas. Vaiam o adversário com muita força.

Antes e depois dos jogos, eles surtam. Cabe lembrar que o Raja, como diz o complemento de seu nome, é de Casablanca. São mandantes do Mundial como país, não como cidade. Nos três jogos do clube no Mundial, os torcedores caíram na estrada até Agadir (cinco horas de deslocamento) ou Marrakesh (duas horas e meia). Eles costumam colocar bandeiras nos carros e, mais perto do estádio, subir neles ou colocar o corpo para fora das janelas – mesmo os motoristas.  Depois das partidas, festejam madrugada adentro. Têm cânticos em espanhol.

A fé


O Raja Casablanca é um gigante no Marrocos. Tem 17 títulos nacionais e nove conquistas internacionais. Mas vinha mal no campeonato atual. Decidiu trocar seu treinador às vésperas do Mundial. Faouzi Benzarti, um tunisiano de 63 anos, ex-jogador, foi o convidado. Não poderia ter dado mais certo. Ele chegou no início de dezembro, a uma semana do torneio, e fez história com seus comandados.
Faouzi Benzarti técnico Raja Casablanca (Foto: AP)Faouzi Benzarti assumiu o Raja pouco antes do início do Mundial (Foto: AP)
É um sujeito tranquilo, de fala baixa, quase inaudível. Caminha devagar, com um sorriso leve no rosto, e cumprimenta as pessoas com um aceno de cabeça. Ganhou seus jogadores muito mais no papo do que nos treinamentos.

- Confio muito nos meus jogadores. Eles são bons taticamente, tecnicamente, fisicamente. E têm muita força mental. É disso que mais precisamos: de força mental – diz ele.

O grupo marroquino se fechou ao perceber que um sonho poderia ser alcançado. Benzarti foi decisivo nisso.

- Não havia tempo. Ele chegou quase ao começar a competição. Temos bons jogadores, e ele trouxe coisas novas no aspecto mental. É uma equipe combativa, como vimos na prorrogação contra o Monterrey – comenta o meia Kokou Guehi, um dos destaques da equipe.
Raja Casablanca comemora contra o Atlético-MG (Foto: Reuters)A fé dos jogadores do Raja depois de um gol diante do Atlético (Foto: Reuters)
Acabou que o Raja, total azarão do torneio, foi crescendo. Primeiro, contra o Auckland, mostrou que não era bobo; depois, diante do Monterrey, apresentou sua força mental, com vitória na prorrogação; por fim, frente ao Atlético, escancarou sua qualidade. Foi envolvente, veloz, guerreiro.

- Nós fomos muito bem. Fizemos três gols e poderíamos ter feito outros. Seguimos à risca o que o treinador nos pediu na parte tática. Sabemos que é uma surpresa estarmos na final, mas nosso segredo é a solidariedade, a força do grupo. Nós decidimos que iríamos fazer uma grande parte e fomos muito solidários uns com os outros – comentou Mabide, autor do terceiro gol contra o Galo.
Sabemos que é uma surpresa estarmos na final, mas nosso segredo é a solidariedade, a força do grupo. Nós decidimos que iríamos fazer uma grande parte e fomos muito solidários uns com os outros
Vivien Mabide
Vivien Mabide, aliás, é um caso à parte neste Mundial. O jogador vai com o Raja Casablanca à final enquanto vive um drama em seu país. É da República Centro-Africana, nação que vive descompasso político, com uma guerra civil que arrefece e se intensifica de tempos em tempos. Seus familiares, incluindo seu pais, moram em um campo de refugiados. Não podem voltar para casa.

- Jogo por eles. Sei que eles assistem a meus jogos em meu país e faço de tudo para dar essa alegria a eles.

A alegria

O Raja tem um elenco humilde, com jogadores entre 20 e 30 anos que têm certo reconhecimento no país, mas que não conseguiram realizar o sonho africano de migrar para a Europa e ganhar fama e dinheiro lá. O time conta com atletas de visível qualidade, caso de Mohsine Moutouali, camisa 5, meio-campo de 27 anos, extremamente habilidoso, ótimo em dribles curtos e lançamentos às costas da zaga. Outro destaque é o atacante Moucine Iajour, 28 anos, que infernizou o Atlético. Chegou a jogar na Suíça e na Bélgica, mas retornou ao Marrocos e depois ao Raja Casablanca, onde foi formado.
 
Mas o que chama a atenção mesmo é a enorme alegria dos atletas, uma felicidade quase infantil por estar em Mundial de Clubes. Depois da vitória sobre o Monterrey, eles deram volta olímpica no gramado do estádio de Agadir. O goleiro, Askri, arremessou sua camisa para torcedores e saiu em disparada, empunhando uma bandeira de Marrocos. Depois, eles foram para o ônibus, onde cantaram, dançaram e pularam como se fossem torcedores (assista ao vídeo acima).

A explosão maior foi contra o Atlético. Mais uma vez, eles enlouqueceram. Deram outra volta olímpica. Mas, antes disso, quase desnudaram Ronaldinho Gaúcho dentro de campo. Agarraram o brasileiro e levaram camisa e chuteiras dele, enquanto o abraçavam, beijavam e diziam palavras de agradecimento. São fãs dele desde jovens, alguns desde crianças. Realizaram um sonho ao jogar contra ele. E vencê-lo.

Guehi e Mabide ficaram com os troféus. Cada um guardou uma chuteira, e Mabide conseguiu pegar a camisa. Detalhe: pegou justamente para presentear Guehi com ela. Eles dividem quarto. Têm uma amizade comovente.

- Pedi a camisa ao Ronaldinho, e ele disse que seria um prazer. Queria dar de presente a meu querido irmão, Kokou – disse Mabide.
Mabide e Guehi Raja Casablanca camisa e chuteiras do Ronaldinho.  (Foto: Alexandre Lozett)Mabide (E) e Guehi pegaram as chuteiras de Ronaldinho depois da vitória sobre o Atlético (Foto: Alexandre Lozett)


O mais curioso é que Mabide havia criticado Ronaldinho depois do jogo contra o Monterrey. Disse que o brasileiro não é o mesmo, que hoje joga no nome. O camisa 10 reagiu. “Vamos jogar”, convidou. E foi derrotado por um atleta que não tinha nada de marrento, nada de presunçoso, como chegou a parecer – que, na verdade, era um fã incondicional do brasileiro. 
Confio muito nos meus jogadores. Eles são bons taticamente, tecnicamente, fisicamente. E têm muita força mental. É disso que mais precisamos: de força mental
Faouzi Benzarti
Os dois jogadores guardam em seu quarto do hotel os presentes que ganharam, ou quase arrancaram, de Ronaldinho. Pretendem fazer quadros com eles. Dizem que contarão a seus filhos que um dia dividiram o mesmo campo de futebol com o brasileiro.

E agora enfrentam o Bayern em busca de um sonho ainda maior. Eles acreditam que podem, sim, ser campeões do mundo. Mesmo que o passado recente contra europeus seja pouco animador. Em julho do ano passado, enfrentaram o Barcelona em partida amistosa. E levaram 8 a 0.

Raja Casablanca e Bayern de Munique se enfrentam às 17h30m (de Brasília) deste sábado. Antes, às 14h30m, o Atlético decide com o Guangzhou Evergrande, da China, o terceiro lugar.

Atraso de imobiliária salva casal que venderia apartamento pelo Mundial

Christian Vieira e Fernanda Gonçalves queriam se desfazer de imóvel para ir ao Marrocos, mas ficaram em BH. Torcedor diz que pode repetir a atitude em 2014

Por Belo Horizonte
1090 comentários
Cama de casal tem cobertor e até fronha personalizada (Foto: Maurício Paulucci / Globoesporte.com)Christian e Fernanda têm decoração do Galo em casa (Foto: Maurício Paulucci)
É difícil medir a dor dos atleticanos com a eliminação surpreendente na semifinal do Mundial de Clubes. No entanto, para um casal de torcedores do Galo, o prejuízo foi menor por uma obra do acaso, ou do mercado imobiliário. Logo após a conquista da Libertadores, Christian Vieira e Fernanda Gonçalves colocaram o novo apartamento à venda para financiar a viagem ao Marrocos. No entanto, o atraso na entrega do imóvel impediu que eles vendessem o apartamento e tivessem um prejuízo material ainda maior com a derrota para o Raja Casablanca. Assim, eles assistiram ao jogo de quarta-feira em Belo Horizonte.

Christian Vieira, de 34 anos, conta que tirou um peso das costas. Em razão de um atraso da imobiliária, que só deve entregar o apartamento nas próximas semanas, o torcedor não conseguiu arrecadar o dinheiro e desistiu da viagem para o Marrocos. Mesmo aliviado, ele diz que, se tivesse viajado, aproveitaria o passeio sem o foco no futebol. 
Existe a sensação de alívio por ter economizado um bom dinheiro, isso ameniza um pouco a dor da eliminação. Mas acho que, se eu tivesse vendido e ido para o Marrocos, ia ser uma viagem legal
Christian Vieira
- Como eu não perdi o apartamento, não senti na pele esta dor. Mas é muito sofrimento que estamos passando. Existe a sensação de alívio por ter economizado um bom dinheiro, isso ameniza um pouco a dor da eliminação. Mas acho que, se eu tivesse vendido e ido para o Marrocos, ia ser uma viagem legal. É normal ficar triste, eu tenho amigos que foram e agora eles só mudaram o foco da viagem, agora vão conhecer o país, viajar pela Europa.

Foi no apartamento em que vive de aluguel, na capital mineira, que Christian assistiu à derrota do Atlético no Mundial. O atleticano fanático cogitou acompanhar a partida nos telões do Independência, mas decidiu assistir ao lado apenas de Fernanda. Depois da eliminação,o casal adiantou para esta sexta a viagem de Natal para uma fazenda no interior de Minas Gerais, onde fará um retiro longe do futebol e das brincadeiras dos cruzeirenses.

- Eu ia assistir no Independência, mas acabei assistindo em casa. Ainda bem que eu não fui, foi um desastre. Agora estou indo para a roça. Tenho uma fazenda na Serra do Cipó, geralmente eu passo o Natal com a família e agora, como não vai ter final do Mundial, eu já vou para lá neste fim de semana.
Se o Galo for campeão e eu estiver na mesma situação financeira, com controle financeiro equilibrado, eu venderia o apartamento de novo
Christian Vieira
A derrota surpreendente não abala a fé de Christian no Galo. Ele já colocou um recado em uma comunidade de atleticanos no Facebook, na qual anuncia anuncia que pretende comprar o cartão de sócio-torcedor, o Galo na Veia, para acompanhar de perto o time na Libertadores de 2014. Além disso, o torcedor garante que, em caso de novo título continental na próxima temporada, pode voltar a colocar o apartamento à venda.

- Sem dúvida. Se o Galo for campeão e eu estiver na mesma situação financeira, com controle financeiro equilibrado, eu venderia o apartamento de novo.

Em tom de alerta, Valcke elogia, mas diz que Brasil ainda tem muito a fazer

Como novos atrasos nas obras dos estádios, secretário-geral da Fifa estende prazo de entregas e abre exceção para a Arena do Corinthians

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Em um tom otimista, mas também de alerta, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, divulgou nesta sexta-feira sua última coluna do ano no site da entidade. Embora tenha destacado a Copa das Confederações e elogiado a organização do sorteio da Copa do Mundo, o dirigente frisou que ainda não é o momento de relaxar e ressaltou que ainda há muito trabalho pela frente, a seis meses do Mundial.

Valcke destacou que os seis estádios ainda em obras para a Copa do Mundo devem ter pressa. Durante todo o ano, a Fifa havia estabelecido o prazo de 31 de dezembro para a conclusão de todas as arenas. Sem opção, a entidade está mais tolerante e espera que até o fim de março que cinco estádios estejam finalizados. A exceção é a Arena Corinthians – palco da abertura da Copa –, que deve atrasar ainda mais por conta do acidente que matou dois funcionários no final de novembro.

- Nenhum de nós, organizadores – a FIFA, o COL, o governo federal e as cidades-sedes –, tem o menor motivo para relaxar e dormir sobre os próprios louros. Os toques finais são fundamentais e precisam ser dados em uma série de áreas. Os trabalhos nos seis estádios que não receberam a Copa das Confederações da FIFA estão nas etapas finais – à exceção de São Paulo, pela triste razão que todos conhecemos – e todos os outros cinco terão sediado nos três primeiros meses de 2014 o primeiro de ao menos três eventos-teste. Além disso, as estruturas temporárias em todos os 12 estádios precisam se adequar aos padrões e tamanhos de uma Copa do Mundo da FIFA, para mencionar apenas duas das muitas tarefas ainda na pauta. Com todos os prazos em mente, não haverá nem houve nenhuma concessão em relação à segurança e à proteção – um assunto que é sempre prioridade máxima tanto para trabalhadores quanto para jogadores e torcedores.
Jerome Valcke sorteio Copa do Mundo (Foto: Reuters)Jérôme Valcke elogiou a organização do sorteio Copa do Mundo (Foto: Reuters)
O secretário-geral da Fifa ainda anunciou seu retorno ao país para janeiro, quando visitará São Paulo, Manaus, Cuiabá e Rio de Janeiro.

Confira na íntegra a coluna de Jérôme Valcke

Prezados amigos do futebol,
2013 foi um ano de importância capital. Os preparativos para a Copa do Mundo da FIFA 2014 estão chegando a seu ponto máximo, e a movimentação do futebol está ocupando o centro das atenções. Após a Copa das Confederações da FIFA em junho passado, o Sorteio Final no dia 6 de dezembro de 2013 foi outro ensaio geral altamente exigente para o país-sede, o Brasil, na caminhada rumo à Copa do Mundo da FIFA 2014. A semana que passamos na Costa do Sauípe no início de dezembro foi repleta de reuniões, seminários e coletivas de imprensa, e teve o primeiro encontro das comissões técnicas das 32 seleções e de outros ídolos do futebol, mas deixou todos satisfeitos. Foi uma grande publicidade para o Brasil, principalmente pelo fato de que tanto a Costa do Sauípe quando a Bahia foram anfitriões perfeitos e animados, e encarnaram o slogan da Copa do Mundo da FIFA, "Juntos num só ritmo", de modo exemplar. Sauípe é onde a história da 20ª Copa do Mundo da FIFA realmente começou. Foi um divisor de águas para o Planeta Futebol, já que a agenda do futebol se volta por completo ao Brasil enquanto os últimos retoques nos preparativos e operações para o torneio começam a ser dados.

Acima de tudo, o Sorteio Final nos estimulou e nos deu o impulso e a motivação para nos concentrar em finalizar as importantes tarefas que ainda restam na fase final de preparativos. O cronômetro está girando mais rápido do que nunca e o nível das expectativas está aumentando para todos nós. Essa expectativa pode ser claramente sentida no Brasil e nos países classificados. Após o sorteio, as seleções visitaram as diversas sedes onde jogarão e inspecionaram os locais que escolheram como concentração. Os comentários de um modo geral foram muito positivos.

Nenhum de nós, organizadores – a FIFA, o COL, o governo federal e as cidades-sedes –, tem o menor motivo para relaxar e dormir sobre os próprios louros. Os toques finais são fundamentais e precisam ser dados em uma série de áreas. Os trabalhos nos seis estádios que não receberam a Copa das Confederações da FIFA estão nas etapas finais – à exceção de São Paulo, pela triste razão que todos conhecemos – e todos os outros cinco terão sediado nos três primeiros meses de 2014 o primeiro de ao menos três eventos-teste. Além disso, as estruturas temporárias em todos os 12 estádios precisam se adequar aos padrões e tamanhos de uma Copa do Mundo da FIFA, para mencionar apenas duas das muitas tarefas ainda na pauta. Com todos os prazos em mente, não haverá nem houve nenhuma concessão em relação à segurança e à proteção – um assunto que é sempre prioridade máxima tanto para trabalhadores quanto para jogadores e torcedores.

Agora sabemos onde as seleções estarão concentradas, embora a confirmação final de onde elas treinarão durante sua estadia no Brasil só deva acontecer em 31 de janeiro de 2014. Torcedores de todo o mundo estão se esforçando ao máximo para vir até aqui e celebrar conosco, e estamos entusiasmados de ver a quantidade de brasileiros ansiosos por reservar seu lugar na história. Mais de 80% dos mais de 2,1 milhões de solicitações de ingressos recebidos até o momento na atual fase de vendas vieram de torcedores do país. Ainda há uma oportunidade para que todos façam seu pedido no site de emissão de ingressos da FIFA até às 12h CET do próximo dia 30 de janeiro de 2014. Todas as solicitações são tratadas do mesmo modo do primeiro ao último minuto da fase de vendas.

Embora todos nos mantenhamos concentrados nos preparativos, também é o momento de recarregar as baterias ao longo das festas de fim de ano. 2014 será um ano intenso, mas interessante, principalmente nos seis primeiros meses, que culminarão em junho e julho no ponto alto que é a Copa do Mundo da FIFA 2014. Realmente mal posso esperar pelo momento em que a bola comece a rolar em 12 de junho de 2014, em São Paulo. A definição das seleções participantes e o sorteio prometem um grande futebol em todos os 64 jogos.
Por ora, gostaria de desejar a todos vocês momentos agradáveis e de paz nestas festas e um bom início de 2014. Estarei de volta ao Brasil em 20 de janeiro de 2014 para visitar São Paulo, Manaus, Cuiabá e Rio, onde lançaremos mais 19 projetos do Football for Hope que a

FIFA apoiará no Brasil.

Até logo,
Jérôme Valcke

Spider resume sentimento de revanche: 'Final de Copa do Mundo'

Em entrevista ao Esporte Espetacular, Anderson Silva compara duelo contra Chris Weidman com Brasil x Argentina e se diz confiante: 'Hoje em dia, me conheço melhor'

Por Las Vegas
93 comentários

Na reta final da preparação física e psicológica para o decisivo duelo contra o americano Chris Weidman, pela disputa do cinturão do peso médio no UFC 168, Anderson Silva falou com o Esporte Espetacular sobre a expectativa para a luta mais esperada do ano. A revanche que todos esperavam, e que Anderson aguarda desde o fatídico dia 7 de julho de 2013, quando foi nocauteado pela primeira vez em sua carreira.
As lições da última luta ainda estão bem vivas na cabeça do brasileiro, mas o diferencial, para ele, está na ansiedade. Na busca por retomar o cinturão dos pesos médio, Spider comparou a luta em Las Vegas, a ser realizada no dia 28 de dezembro, como uma final de Copa Mundo entre Brasil e Argentina.
- Para mim, é como se fosse final de Copa do Mundo, Brasil e Argentina - disse o lutador.
 Para Anderson, a perda do cinturão serviu para potencializar seu amadurecimento. Durante o tempo parado, o atleta pôde reavaliar o que vinha sendo feito errado, e o que vinha sendo feito certo. Desta maneira, ele garante ter atingido o equilíbrio.
- Hoje em dia, eu me conheço melhor, consigo me controlar melhor. Durante esse tempo todo (após a derrota), tive que parar para reavaliar o que eu tinha que mudar. Acho que todas as coisas que aconteceram serviram para que eu amadurecesse bastante - completou.
A entrevista completa vai ao ar no próximo domingo, no Esporte Espetacular.
anderson silva mma ufc academia (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva conversou com a repórter Karin Duarte (Foto: Evelyn Rodrigues)

Cruzeiro anuncia contratação
do volante Rodrigo Souza, ex-Boa

Jogador, de 26 anos, também interessava ao Flamengo. Empresário que colocou Marlone na Raposa compra os direitos econômicos do atleta e o cede ao clube de BH

Por Belo Horizonte
94 comentários
Rodrigo Souza cruzeiro (Foto: Divulgação)Rodrigo Souza é o terceiro reforço do Cruzeiro para a próxima temporada (Foto: Divulgação)
O Cruzeiro fechou no fim da noite desta sexta-feira a contratação do volante Rodrigo Souza, de 26 anos, um dos destaques do Boa Esporte na Série B de 2013.

Antes de defender o time do interior mineiro, o jogador, que começou a carreira no Duque de Caxias, passou pelo futebol chinês, defendeu o Sampaio Corrêa carioca, o Madureira, e disputou o último estadual do Rio pelo Nova Iguaçu.
O empresário Fernando Garcia, o mesmo que colocou o ex-vascaíno Marlone no Cruzeiro, comprou os direitos econômicos do atleta e o cedeu para o atual campeão brasileiro. O tempo de permanência de Rodrigo na Toca da Raposa será definido somente em janeiro, quando o jogador assinará o contrato com o clube.
Rodrigo, que também interessava ao Flamengo, é o terceiro reforço celeste para o ano de 2014. Além dele, foram contratados o meia Marlone e o lateral-esquerdo paraguaio Samudio.

O Ministério Público de São Paulo abriu uma investigação sobre o rebaixamento da Portuguesa - decretado em primeira instância na semana passada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A Lusa recorreu da decisão e seu recurso será julgado na próxima sexta-feira pelo Pleno do STJD.
 
O objetivo da Promotoria de Direito do Consumidor é apurar se houve o emprego de algum artifício para alteração de um resultado de campo - e se isso resultou em algum dano para o torcedor. 
 
O Ministério Público pretende investigar porque a Portuguesa alega não ter sido avisada pelo advogado Osvaldo Sestário Filho da suspensão de Héverton, e também os critérios que levaram o STJD a condenar o clube paulista em primeira instância.

Jorge Wagner é apresentado no Botafogo e avisa: 'Posso ajudar muito'

Aos 35 anos, meia já disputou sete Libertadores e foi campeão uma vez, em 2006, quando defendia o Internacional

Por Rio de Janeiro
287 comentários
Depois de três anos, Jorge Wagner está de volta ao Brasil, agora para defender o Botafogo. O meia, de 35 anos, estava no Kashiwa Reysol, do Japão, e assinou contrato de um ano. Com sete disputas de Libertadores no currículo e um título (em 2006, pelo Inter), ele garante estar pronto para ajudar no grande objetivo alvinegro em 2014. Acredita que, ao lado de jogadores como Seedorf, Jefferson e Bolívar, dará a experiência necessária ao time na missão de conquistar a América.
- Acho que posso ajudar muito. Jogar a Libertadores dá uma experiência boa, e vou poder passá-la no dia a dia. Mas temos outros jogadores experientes, que já jogaram na Europa e também já disputaram a Libertadores. Hoje o Botafogo tem jogadores capacitados para ir bem nesta competição - avaliou o meia.
Jorge Wagner apresentação Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)Jorge Wagner durante sua apresentação no Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)

Jorge Wagner disse estar muito entusiasmando com a volta ao futebol brasileiro e com a equipe que o Bota está montando para a temporada.
- É um prazer estar aqui, retornar ao Brasil. A expectativa é a melhor possível, será um ano de muitas competições, e entre elas a Libertadores. É um sonho que o Botafogo já vinha buscando há bastante tempo. Acho que temos que realizar uma boa temporada.
Confira outros trechos da entrevista de apresentação do jogador:
Experiência no Japão
- Foram três anos, aprendi bastante, tive um bom crescimento profissional. Foi também uma boa experiência familiar. Com certeza estou voltando bem mais maduro e muito animado.

Readaptação após três anos fora


- Acho que não terei problemas. Claro que, quando o jogador está retornando, requer um pouco de tempo, mas com o time que temos aqui, com qualidade, tudo isso vai facilitar. Espero contar com a ajuda de todos.
Durante os três anos no Japão, atuei a maior parte no meio de campo, mas agora vai depender da necessidade do treinador. Estou à disposição, mas gostaria de atuar no meio de campo mesmo 
Jorge Wagner
Meta de conquistar mais títulos na carreira

- Esse é o objetivo. Há algum tempo que o Botafogo faz bons campeonatos, briga na parte de cima da tabela. Com certeza em 2014 poderemos chegar, sim, ao título das competições.

Posição onde pretende atuar

- Durante os três anos no Japão, atuei a maior parte no meio de campo, mas agora vai depender da necessidade do treinador. Estou à disposição, mas gostaria de atuar no meio de campo mesmo.
Concorrência no meio de campo

- Quanto mais jogadores de qualidade, melhor para o time. Vamos ter muitas competições, muitos jogos, e todos terão oportunidade. Mais importante é ter espírito de equipe.

Reeditar com Bolívar a parceria campeã com o Internacional em 2006

- Não tive contato com o Bolívar ainda (após o acerto). É um grande jogador. Também joguei com o Jefferson no Cruzeiro. A cada ano que passa, o clube está se fortalecendo. Isso também me fez optar pelo Botafogo.

Chance de atuar ao lado de Seedorf

- É uma satisfação muito grande. É um grande jogador e que conquistou muitos títulos na Europa. Estou muito feliz.
Jorge Wagner apresentação Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)Jorge Wagner: "Sempre tive o sonho de jogar e morar no Rio" (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Motivos para voltar ao Brasil
- São vários. Por ser o Botafogo, Rio de Janeiro... Acho que vai ser uma oportunidade única, um grande desafio. Sempre tive o sonho de jogar e morar no Rio. Como experiência de vida, acho que será muito interessante.

Cobrador de faltas

- Vai depender bastante dos treinamentos. Pratico bastante no dia a dia para estar habilitado para fazer as cobranças, mas é bom sempre ter mais jogadores para dividir esta responsabilidade. Vários jogos são definidos assim hoje em dia.

Brasil bate Dinamarca, reencontra a Sérvia na final e garante pódio inédito

Com grande atuação da goleira Babi e sete gols de Alexandra Nascimento, meninas superam tricampeãs olímpicas e fazem decisão contra as donas da casa, no domingo

Por Direto de Belgrado, Sérvia
Comente agora
ALEXANDRA   brasil x dinamarca semifinam mundial handebol   (Foto: AFP)Alê comanda vitória do Brasil (Foto: AFP)
Elas já foram humilhadas no passado. No cenário do handebol internacional, tratadas como piada. Não foram poucos os mundiais em que o Brasil entrou como saco de pancadas. A seleção que em 2009 foi só 15º lugar em Pequim, no primeiro Mundial sob o comando de Morten Soubak, aprendeu a vencer. Evoluiu. Impôs respeito. Nesta sexta-feira, em um dia que ficará marcado na história da modalidade no país, as meninas bateram a Dinamarca por 27 a 21 e carimbaram vaga na final do Mundial da Sérvia. O triunfo não representa apenas um lugar na decisão. Garante ao menos a medalha de prata, pódio inédito para um esporte que ainda busca reconhecimento. A vitória na Arena Belgrado, diante de um time tricampeão olímpico, foi escrita com sete gols de Alexandra Nascimento, grandes intervenções da goleira Babi, melhor em quadra, e uma defesa sólida. Ana Paula fez cinco gols, Dani Piedade, quatro, e Deonise, três.
- A caminhada não foi nada fácil. Perdíamos por placares altos. Tentávamos fazer as coisas e nunca dava certo. Nos humilhavam. Éramos motivo de piada. Mas depois as coisas começaram a dar certo. Viemos para a Europa e mostramos que no Brasil também se joga handebol. E handebol de qualidade. Não nascemos no país do handebol, mas tivemos força de vontade para treinar e aprender. E hoje, depois de tudo que fizemos, e que a minha ficha ainda não caiu, todas terão que nos respeitar - desabafou Alexandra, melhor jogadora do mundo.
 Eufórica, Dara ressaltou o amor à camisa brasileira e o reconhecimento internacional que a seleção passa a ter com a campanha neste Mundial:
- Eu acredito que no jogo, em qualquer esporte, não importa o que falem fora. É dentro de quadra que mostramos o peso dessa camisa. Essa camisa amarela que nós usamos agora tem um peso muito grande e não é hegemonia só nas Américas e também no mundo. Jogamos com coração, com raça, qualidade e com muito coração. Se antes a gente aprendia com os outros, agora vão aprender com a gente.

Na decisão, o Brasil enfrenta a Sérvia, que venceu a Polônia por 24 a 18. A final é no domingo, às 14h30m (de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha o jogo em Tempo Real. Na histórica campanha, o Brasil, invicto, derrubou na primeira fase Argélia, Japão, Dinamarca e a própria Sérvia. Depois, no mata-mata, a Holanda nas oitavas; a Hungria, nas quartas; e agora novamente a Dinamarca, nas semifinais.
PAREDÃO BRASILEIRO
Ao contrário do primeiro duelo, ainda na fase de classificação, Brasil e Dinamarca começaram o confronto desta sexta com cautela. Sem queimar a posse da bola, as europeias equilibravam as ações, mas com a defesa coesa, o Brasil saiu na frente com Ana Paula, Alê (duas vezes), Dara e Deonise: 5 a 2 em sete minutos. Ao parar Kristiansen duas vezes, Babi fechava o gol. Ao contrário de Morten Soubak, o técnico dinamarquês revezava bastante suas titulares.

Handebol - Brasil x Dinamarca (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)Destaque do Brasil no Mundial, Duda comemora um gol contra a Dinamarca (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)


A defesa brasileira dava conta do recado. Aos 17, por cobertura, a melhor do mundo Alexandra Nascimento fez um golaço, abrindo 10 a 5. Atrás, Babi aparecia de novo, como em arremesso de Schumacher, aos 20. Com o jogo físico sobressaindo, os dois ataques tinham dificuldades, e por quatro minutos, ninguém mudou o placar, até a Dinamarca reduzir para 10 a 8, com Thorsgaard e Burgaard. A seleção, porém, logo se recompôs e voltou a abrir quatro gols de vantagem com Dani Piedade, Ana Paula, Deonise e Samira, fechando a etapa com 14 a 10.
vantagem e vaga garantida
brasil x dinamarca semifinam mundial handebol fabiana (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)Fabiana cadencia o jogo e ajuda o Brasil a superar a Dinamarca (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)
Concentrado, o Brasil começou o segundo tempo de forma aguda. Com seis minutos, ampliou para sete gols a vantagem que já era grande: 19 a 12. Gigantes, Deonise (duas vezes), Duda e Alê não deixavam a Dinamarca crescer na partida. Aos dez, com seis gols de vantagem, a seleção perdeu Duda por dois minutos após falta técnica, e a Dinamarca diminuiu com Gravholt: 20 a 15. Aos 12, em milagre, Babi defendeu em dois tempos, salvando em cima da linha, para delírio da torcida sérvia, que torcia para a seleção brasileira.
Faltando 15 para o fim do duelo, o Brasil tinha 22 a 17, e quando não conseguia o gol, defendia bem, até Jensen diminuir. Babi, porém, levantou o ginásio ao salvar contra-ataque e fazer mais uma defesa quando a Dinamarca podia trazer a diferença para apenas três. Com dificuldades ofensivas, o Brasil só voltou a fazer gol aos 21, com Samira, mantendo quatro gols de vantagem: 23 a 19. Aos 24, em lance decisivo, Alê voltou a abrir quatro gols para a seleção em tiro de sete metros: 24 a 20. Nervosas, as dinamarquesas começaram a errar, e, com Duda, Ana Paula e Dani, o Brasil fez 27 a 21, liquidando o jogo.
ESCALAÇÕES
Brasil: Babi; Dara, Ana Paula, Alê, Deonise, Duda e Fernanda. Entraram: Mayara, Dani Piedade, Amanda, Déborah Hannah e Samira.
Dinamarca: Greve; Kristiansen, Stine Jorgensen, Fisker, Burgaard, Gravholt e Jensen. Entraram: Norgaard, Line Jorgensen, Schumacher, Bonde, Tholsgaard, Hansen e Holmsgaard.
Semifinais
Sérvia 24 x 18 Polônia
Brasil 27 x 21 Dinamarca
Final (domingo)
14h15m - Brasil x Sérvia
A campanha do Brasil no Mundial
Primeira fase:
Brasil 36 x 20 Argélia
Brasil 34 x 21 China
Brasil 25 x 23 Sérvia
Brasil 24 x 20 Japão
Brasil 23 x 18 Dinamarca

Oitavas: Brasil 29 x 23 Holanda
Quartas: Brasil 33 x 31 Hungria
Semifinal: Brasil 27 x 21 Dinamarca
Final: Brasil x Sérvia