quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sasha troca os holofotes pelo vôlei

Sasha Foto: Mshato
Tamanho do texto A A A
Sasha não quer mesmo seguir os passos da mãe. A menina, que sempre gostou de esportes, prefere brilhar em uma quadra e tem se dedicado cada vez mais ao vôlei.
Há um ano, ela entrou para o time juvenil do esporte no Flamengo. Xuxa apoia a filha e costuma torcer pela menina nos campeonatos. Perto de 1,70m de altura, a menina de 12 anos, tem levado a sério o esporte.
Para evitar uma virose, Sasha não visitou a avó no hospital na semana passada, mas já enche de mimos Dona Alda, que passa bem.




Jorge Henrique nega especulações e rebate sobre lesão: 'Nunca dei migué'

Atacante diz nunca ter recebido sondagens de Cruzeiro, Inter e Fluminense. Sobre rápida recuperação, o jogador disse que é mérito dos médicos

Por Leandro Canônico São Paulo
Jorge Henrique Toca (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)Jorge Henrique durante coletiva no Corinthians
(Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)
Antes de renovar contrato com o Corinthians até dezembro de 2014, Jorge Henrique esteve envolvido em especulações com Cruzeiro, Inter e Fluminense. Mas, segundo o atacante, nenhuma delas é verdade. Pelo menos ele garante que nenhuma proposta chegou em suas mãos, seja de empréstimo ou compra.
- Não fiquei sabendo de nada. Procurei até saber quem estava falando isso tudo, mas não apareceu ninguém. Para mim é tudo mentira – declarou o corintiano.
Os comentários sobre os interesses de outros clubes em Jorge Henrique levantaram boatos de que o jogador não estaria rendendo bem por conta disso. Piorou quando ele foi para o departamento médico com um estiramento na panturrilha direita. Só que o atacante foi veemente ao comentar sobre a rápida recuperação.
- A recuperação rápida é mérito do departamento médico. Nunca dei “migué”. Até porque estava renovando contrato, eu queria jogar – completou Jorge Henrique.
Coincidentemente, porém, a boa fase do atacante voltou após a assinatura do novo acordo. De volta à posição que o deu destaque no Corinthians, aberto pelo lado esquerdo do ataque, o jogador está mais satisfeito.
Sem jogo neste final de semana, já que o duelo com o Santos foi adiado para o dia 10 de agosto, o Timão volta a campo no dia 26 de junho, contra o São Paulo.

Leandro Damião ganha João Sorrisão de presente

Boneco é entregue ao centroavante, que fez a comemoração no estilo da personagem criada pelo ‘Esporte Espetacular’

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
Leandro Damião com o João Sorrisão (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Leandro Damião se diverte com o João Sorrisão
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
O gol nem foi dele, mas Leandro Damião ganhou o presente mesmo assim. O centroavante do Inter recebeu nesta quarta-feira um boneco do João Sorrisão, personagem criada pelo programa “Esporte Espetacular”, da TV Globo, por ter comemorado com a dança dele o primeiro gol (marcado por Márcio Araújo, contra) do empate por 2 a 2 com o Palmeiras. Zé Roberto e Oscar acompanharam o atacante na brincadeira, mas ele ganhou o boneco por ter marcado um gol depois.
O boneco chegou às mãos de Damião por meio da equipe da RBS TV. Por questões de óbvia praticidade, não estava inflado. O centroavante, saindo do treino, não teve fôlego para encher o João Sorrisão.
Depois, no vestiário, outros jogadores “roubaram” o boneco de Damião e deram um jeito de enchê-lo. Novamente desinflado, o João Sorrisão deixou o estádio junto de seu novo dono.
 

Edmundo já é considerado foragido, diz polícia no Rio

Mandado de prisão foi expedido na noite de terça-feira (14).
Ex-jogador foi condenado por homicídio culposo em 1999.

Tássia Thum Do G1 RJ
O ex-jogador Edmundo já é considerado foragido pela Polícia Civil no Rio de janeiro. Segundo a assessoria da polícia, os agentes da Polinter foram a cinco endereços em busca do jogador, mas não o encontraram. Em um dos endereços estava a mulher de Edmundo que informou aos policiais que ele esteve no local pela manhã e saiu sem dizer para onde ia. Edmundo teve a prisão decretada na terça-feira (14)  pelo juiz Carlos Eduardo Carvalho da Vara de Execuções Penais do Rio (VEP).
Ainda de acordo com a polícia, o delegado titular Rafael Willis ligou para todos os telefones de contato de Edmundo, mas eles estão desligados.
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), a defesa ainda pode recorrer desta decisão. O advogado Arthur Lavigne, que representa o ex-jogador, informou na terça-feira que ia entrar com pedido de habeas corups. No entanto, nesta quarta, ele não foi encontrado para confirmar se já deu entrada no documento.
O mandado de prisão foi expedido após o juiz rejeitar a alegação da defesa de prescrição do processo em que Edmundo responde por acidente de carro, em 1995.
"Esse processo não foi prescrito e a sentença deve ser executada imediatamente. O mandado pode ser cumprido a qualquer momento, no entanto, por não se tratar de flagrante, é pouco provável que isso ocorra ainda nesta noite", disse o juiz da VER, na noite de terça-feira (14).

De acordo com o TJ-RJ, Edmundo foi condenado em março de 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, pelos homicídios culposos de três pessoas e lesões corporais também culposas em outras três vítimas do acidente ocorrido na Lagoa, Zona Sul do Rio, na madrugada do dia 2 de dezembro de 1995.

Desde então, a defesa tenta na Justiça reverter a sentença da 17ª Vara Criminal da Capital, que condenou o ex-jogador. Ainda segundo o TJ-RJ, na época, os advogados do Edmundo recorreram, mas a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a decisão no dia 5 de outubro de 1999. Edmundo chegou a ficar preso por 24 horas.
No entanto, a defesa conseguiu um habeas corpus que permitiu que o ex-jogador recorresse em liberdade. O TJ-RJ informou que Edmundo recorreu, então, aos órgãos superiores, em Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF), por sua vez, manteve a condenação.
Defesa alega prescrição
Após o STF ter mantido a condenação, os advogados de Edmundo alegaram que ele não poderia ser preso porque o processo já havia sido prescrito. Mas de acordo com o TJ-RJ, em sua decisão o juiz da VEP afirma que ainda não ocorreu o lapso temporal exigido pela lei.
Segundo  o promotor Eduardo Gussem, da 3ª Promotoria de Execuções Penais, o ex-jogador deve iniciar a cumprir a pena imediatamente. Foi assim que opinou quando recebeu, no último dia 1º de junho, o pedido da defesa do ex-jogador de reconhecimento da prescrição.
"Edmundo tem todas as condições para cumprir a pena, que é em regime semiaberto", disse o promotor Gussem.
Já o advogado Arthur Lavigne afirmou que não tem dúvidas de que o processo está prescrito. Segundo ele, em maio de 2010, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) chegou a emitir um parecer reconhecendo a prescrição do caso. Ele disse que vai entrar com habeas corpus.

“Eu não tenho a menor dúvida de que esse processo está prescrito. O caso estava parado há um ano na Vara de Execuções Penais. A primeira providência a tomar será justamente tomar conhecimento da decisão do juiz para poder impetrar um habeas corpus. O Edmundo já está sabendo da decisão e aguarda as medidas”, disse Lavigne, que garantiu que, caso o pedido de habeas corpus seja negado, o ex-jogador irá se apresentar.

Cavaleiro Rodrigo Pessoa vai estrear como piloto de automobilismo

Campeão olímpico de hipismo disputará prova em Interlagos

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Rodrigo Pessoa hipismo em carro da GT3 (Foto: Duvulgação / Fernando Favoretto )Rodrigo Pessoa vai estrear como piloto
(Foto: Divulgação / Fernando Favoretto )
Campeão olímpico de hipismo, Rodrigo Pessoa vai estrear como piloto de automobilismo no sábado. O cavaleiro brasileiro disputará uma etapa da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

- Será uma experiência inesquecível. Sou um apaixonado pelo automobilismo e sempre acompanho as provas quando posso. Já brinquei muito de kar,t mas será a primeira vez que vou correr uma prova oficial. Estou muito feliz com esta oportunidade - disse.

Ouro no individual em Atenas-2004 e bronze por equipes em Atlanta-1996 e em Sydney-2000, Pessoa pilotou, em abril, pela primeira vez, um carro de 420cc. A prova da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil será no sábado e, no domingo, ele embarcará para a Bélgica, onde mora.

Neste ano, o cavaleiro vai disputar algumas etapas do Global Champions Tour, entre elas o Athina Onassis, em setembro, no Rio. Em outubro, representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México.
 

Gata da Stock: loira Andressa Turqueti ganha a coroa de Campo Grande (MS)

Modelo, que trabalhou nos boxes dos pilotos Nonô Figueiredo e Valdeno Brito, conquistou a preferência dos internautas e atingiu a marca de 2211 votos

Por GLOBOESPORTE.COM Campo Grande
Andressa Turqueti ganha em Campo Grande (Foto: Rafael Honório / GLOBOESPORTE.COM)A loira Andressa Turqueti é mais uma modelo garantida na finalíssima da Gata da Stock 2011. Ela, que trabalhou nos boxes de Nonô Figueiredo e Valdeno Brito, conquistou a 'coroa' da etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com 2211 votos. Em uma briga acirrada com outra loira, Tainara Natacha, a gata se deu melhor por apenas 72 cliques em dez dias de votação. Andressa é a quinta vencedora na temporada da Stock Car e irá concorrer, com outras nove beldades, à um ensaio fotográfico exclusivo para o GE.COM.
(Foto: Rafael Honório / GLOBOESPORTE.COM)

Com Falcão na lista, seleção brasileira é chamada para Desafio com Paraguai

Técnico Marcos Sorato chamou 15 atletas, que deverão compor a base do time na disputa do 7º Grand Prix de Futsal; ala do Santos volta após lesão na coxa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Jogadores comemoração Seleção Futsal (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)Seleção brasileira enfrentará o Paraguai em dois jogos
amistosos (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)
A seleção brasileira foi convocada, nesta quarta-feira, para mais um Desafio Internacional de Futsal. A equipe canarinho ficará reunida entre os dias 7 e 17 do próximo mês, quando realizará treinos e dois jogos diante dos paraguaios, nos dias 15 e 17, respectivamente em Assunção, capital paraguaia, e em Foz do Iguaçu (PR). O técnico Marcos Sorato chamou 15 atletas, que deverão compor a base do time na disputa do 7º Grand Prix de Futsal, que está previsto para ocorrer em outubro. O ala Falcão, que não atuou no Torneio da China, no início do mês, por conta de lesão, está de volta. Os atletas que atuam em clubes espanhóis não foram chamados, pois não poderão servir a seleção na competição internacional.
- Não poderemos contar com os atletas que jogam na Espanha em outubro, por isso fizemos a opção por não trazê-los agora, dando assim um maior entrosamento ao grupo que deverá estar com a gente no Grand Prix”, comentou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões.
Simões, no entanto, deixou claro que a lista para a competição internacional ainda não está fechada.
- Nossa idéia é de que este grupo forme uma base para o Grand Prix, mas seguiremos observando os atletas em seus clubes e aqueles que se destacarem, naturalmente, podem ser convocados.
Lista de convocados:
Goleiros
Djony - Santos
Léo Oliveira - Marechal Rondo (PR)
Tiago - Gazprom/Ugra (Rússia)
Fixos
Carlinhos - Carlos Barbosa (RS)
Ciço - Foolad Mahan & Firooz Sofeh (Irã)
Neto - Santos (SP)
Alas
Falcão - Santos (SP)
Gadeia - Marechal Rondo (PR)
Jackson - Santos (SP)
Murilo - Joinville (SC)
Pixote - Santos (SP)
Valdin - Santos (SP)
Pivôs
Fernandinho - Dínamo Moscou (Rússia)
Jé - Santos (SP)
Lenísio - Petrópolis (RJ)

Divergência com Voltaço ameaça time do Botafogo na Superliga

Clube carioca já havia fechado patrocínio de R$ 5 milhões anuais para voltar a ter time profissional masculino de vôlei

Por SporTV.com Rio de Janeiro
O sonho do Botafogo de ter novamente uma equipe masculina de vôlei disputando a próxima temporada da Superliga poderá ser adiado. O Alvinegro, maior campeão do Rio de Janeiro até hoje - 22 títulos estaduais -  esteve perto de firmar parceria com o Volta Redonda, que já disputa o campeonato, para formação da nova equipe. Mas, nesta quarta-feira, um impasse entre os dois clubes colocou o projeto em risco.
- As duas partes estão insatisfeitas. Um dirigente da equipe de Volta Redonda deu uma declaração que não nos agradou ao dizer que não gostaria que o time usasse camisa do Botafogo e que teria que haver o símbolo do Volta Redonda no lado direito do uniforme. Como o nome do Botafogo é muito maior do que o deles, com todo o respeito, eles acharam que nós poderíamos tirar a vaga deles na competição. A nossa intenção não é essa – disse Miguel Ângelo da Luz, coordenador de esportes olímpicos do Alvinegro ao "SporTV News".
Assista à reportagem do "SporTV News" no vídeo acima
O gerente de vôlei do Volta Redonda, Luiz Eduardo Fernandes, confirmou que o time não aceita usar o uniforme do Botafogo e nem mesmo realizar jogos no Rio de Janeiro. E deixou a questão nas mãos da prefeitura local, que controla a equipe.
Se a parceria fosse fechada, a equipe usaria o uniforme alvinegro, se chamaria Botafogo/ Volta Redonda e disputaria a maioria dos jogos na Cidade do Aço. Mas alguns poderiam ser realizados no Rio de Janeiro. Segundo o clube carioca, o time poderia contar até com André Nascimento, campeão olímpico em Atenas-2004.
A maior preocupação da diretoria alvinegra é o risco de perder o patrocínio de R$ 5 milhões anuais por três anos que o clube havia conseguido para montar a equipe.
- Vou tentar conversar com eles ainda, já que temos uma reunião marcada para quinta-feira, em Volta Redonda. Vou tentar ligar pra eles para ver se está de pé a parceria. Vou falar com o presidente Maurício Assunção para ver se há possibilidade ainda. Se não, vamos ter que adiar por mais um ano - disse Ângelo da Luz.

Bernardinho minimiza derrota para os EUA: 'Não é de todo ruim perder agora'

Para treinador, equipe não vinha jogando bem mesmo nas vitórias anteriores. Missão para partidas contra Porto Rico é dar mais consistência à seleção

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
Bernardinho treino da seleção brasileira (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Bernardinho durante treino da seleção brasileira
em São Paulo (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Se há uma melhor hora para perder, ela foi no último domingo. Pelo menos na visão de Bernardinho. Para o treinador, a queda diante dos Estados Unidos em Belo Horizonte permite uma visão mais clara dos erros da seleção. Segundo ele, a equipe já não vinha atuando bem, mesmo nas vitórias anteriores. Neste fim de semana, o Brasil volta a encarar Porto Rico pela Liga Mundial, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Na estreia na competição, foram duas vitórias fáceis na casa rival.
- Se a derrota serve para alguma coisa é para este questionamento. Não vínhamos jogando muito bem, mas vínhamos ganhando. Isso, muitas vezes, é uma armadilha bastante perigosa. Você começa a se esconder atrás de uma vitória que às vezes não significou uma boa atuação.
Para Bernardinho, a derrota para os Estados Unidos serve como um desafio a ser enfrentado em busca de um melhor desempenho da seleção em quadra.
- Não acho de todo ruim perder agora. Gera material para estudo, gera uma série de situações boas e essa coisa do desafio, que, para nós, repercute bem para o grupo. Desafios, de uma forma geral, ao longo desses anos, são coisas boas para a gente. São desafios. E, de tempos em tempos, são bem-vindos. Não pode tudo estar sempre bem.
O treinador busca uma maior consistência ao jogo brasileiro. Na opinião de Bernardinho, a equipe não soube manter o ritmo diante dos Estados Unidos.
- O time foi, como tem sido até agora, um pouco inconsistente. Nós pecamos muito no contra-ataque. Nosso ataque não foi ruim, mas o contra-ataque, sim. Em bolas que nós defendíamos e tínhamos a possibilidade de contra-atacar, não enfrentamos ou não soubemos fugir do bloqueio adversário. No primeiro set, tomamos seis bloqueios e três erros não-forçados. São nove pontos. Não podemos ceder tanto. Então, acho que precisamos trabalhar. É falta de volume ainda de preparação, o que gera essa irregularidade. Também a pressão de jogar no Brasil e ter de ganhar. Isso vai afetando o desempenho.
Líder do grupo A da Liga Mundial, o Brasil encara Porto Rico, lanterna com seis derrotas em seis jogos, no sábado e no domingo. A Rede Globo transmite todos os lances, a partir das 10h (de Brasília), direto do ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
 

Zagueiro argentino do Napoli acusado de homicídio culposo

Hugo Campagnaro se envolveu em acidente automobilístico que vitimou três pessoas na última quinta-feira na Argentina

Por Agências de notícias Buenos Aires, Argentina
Reprodução La Voz Noticias carro batida acidente campagnaro (Foto: Reprodução La Voz Noticias)Carro de Campagnaro destruído
(Foto: Reprodução La Voz Noticias)
O zagueiro Hugo Campagnaro, do Napoli, foi acusado formalmente de homicídio culposo pela morte de três pessoas em um acidente automobilístico ocorrido na última quinta-feira em uma estrada no centro da Argentina. O promotor Walter Guzmán entrou com uma representação por considerar que o defensor argentino conduzia seu veículo “de forma imprudente”, segundo indormação das agências internacionais.
Campagnaro conduzia sua camionete Hilux pela Ruta 36, perto de Coronel Baigorria, a cerca de 635 quilômetros de Buenos Aires, quando, às 6h15 da manhã, bateu em um automóvel Polo no qual estavam a policial Soledad López e o guarda carcerário Héctor Escudero, que faleceram no hospital da cidade de Río Cuarto.
A outra vítima fatal foi um dos acompanhantes do zagueiro, Alvaro Castelli. Campagnaro e outro amigo foram hospitalizados, sendo que o jogador deve receber alta nos próximos dias. A situação de Federico Molina, no entanto, é mais grave, permanecendo na UTI.
A promotoria ainda aguarda os resultados dos exames que revelarão se o defensor argentino havia consumido álcool para, em caso positivo, anexar ao processo. De qualquer modo, ele terá de pagar uma fiança no valor de 2 milhões de pesos (cerca de 780 mil reais).

Hugo Armando Campagnaro tem 31 anos e começou em 1999 no modesto Deportivo Morón, de Buenos Aires. Quatro anos depois seguiu para o futebol italiano, primeiro para o Piacenza, depois para o Sampdoria e finalmente para o Napoli, onde chegou no ano passado.
Reprodução El Tribuno.com.ar cartaz justiça acidente campagnaro (Foto: Reprodução El Tribuno.com.ar)Parentes dos mortos pedem justiça  (Foto: Reprodução El Tribuno.com.ar)

CBF volta a reconhecer Sport como único campeão brasileiro de 1987

Entidade acata ordem judicial, mas ressalta que decisão é passível de recurso

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A CBF acatou a decisão da 10ª Vara da Justiça Federal e voltou a reconhecer o Sport como o único Campeão Brasileiro de 1987. Em nota, a entidade esclarece que a decisão judicial é passível de recurso e diz entender que o reconhecimento do Flamengo como campeão brasileiro daquele ano não contraria os limites da coisa julgada.
cbf documento título flamengo (Foto: reprodução/CBF )Documento da CBF acatando a ordem judicial (Foto: reprodução/CBF )
No dia 21 de fevereiro deste ano, a CBF reconheceu o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. A decisão, a princípio, colocaria fim a uma polêmica que já dura mais de 24 anos. Na ocasião, o presidente do Sport, Gustavo Dubeux, afirmou que não aceitaria dividir o título com o clube carioca e ressaltou que tomaria as providências cabíveis.
Há três semanas, o Sport informou que a Justiça Federal de Pernambuco havia cassado o título do clube carioca, e a CBF deveria revogar a decisão imediatamente, ficando sujeita à multa diária de R$ 500. Na ocasião, Flamengo e CBF alegaram não terem sido informados da decisão judicial.
No Sport, o presidente Gustavo Duboux comemorou a decisão e disse  que espera que essa assunto seja encerrado de uma vez por todas.
- Nós já esperávamos essa decisão. É o nosso direito. O Sport é o único campeão de 1987. Em relação ao campeonato daquele ano, não cabe mais. Essa questão já foi julgada em última instancia. Espero que esse assunto seja encerrado, e o Flamengo, que tem tantos títulos, esqueça esse assunto e deixe essa conquista para o Sport – disse o dirigente, por telefone ao GLOBOESPORTE.COM

Ao ser informado da decisão judicial, o Flamengo prometeu recorrer nas próximas horas e informou que levará o caso à Fifa.
- A CBF fez isso unicamente por se tratar de uma decisão judicial. Nas próximas horas o Flamengo vai entrar com recurso no Recife. Vamos fazer também uma queixa formal à Fifa por conta da decisão do Sport de recorrer à Justiça sem respeitar a autoridade da CBF – disse o procurador geral e vice jurídico do Flamengo, Rafael De Piro.
Posteriormente, o Flamengo divulgou uma nota oficial reiterando que vai recorrer da decisão na Justiça de Recife.

 

Edmundo já é considerado foragido, diz polícia do Rio de Janeiro

Mandado de prisão foi expedido na noite de terça-feira. Ex-jogador foi condenado por homicídio culposo após acidente de carro em 1999

Por Do G1 Rio de Janeiro
O ex-jogador Edmundo já é considerado foragido pela Polícia Civil do Rio de janeiro. Segundo a assessoria da própria polícia, os agentes da Polinter foram a cinco endereços atrás dele, mas não o encontraram. Em um dos locais estava sua mulher, que informou aos policiais que ele esteve por lá no período da manhã e saiu sem dizer para onde ia.

Edmundo teve a prisão decretada na última terça-feira pelo juiz Carlos Eduardo Carvalho da Vara de Execuções Penais do Rio (VEP). Segundo o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), a defesa ainda pode recorrer desta decisão. O advogado Arthur Lavigne, que representa o ex-jogador, informou na mesma terça-feira que entraria com um pedido de habeas corpus. No entanto, nesta quarta, ele não foi encontrado para confirmar se já deu entrada no documento.

O mandado de prisão foi expedido após o juiz rejeitar a alegação da defesa de prescrição do processo em que Edmundo responde por acidente de carro, em 1995.

- Esse processo não foi prescrito e a sentença deve ser executada imediatamente. O mandado pode ser cumprido a qualquer momento, no entanto, por não se tratar de flagrante, é pouco provável que isso ocorra ainda nesta noite - disse o juiz da VER, na noite de terça-feira.
De acordo com o TJ-RJ, Edmundo foi condenado em março de 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, pelos homicídios culposos de três pessoas e lesões corporais também culposas em outras três vítimas do acidente ocorrido na Lagoa, Zona Sul do Rio, na madrugada do dia 2 de dezembro de 1995.
Desde então, a defesa tenta na Justiça reverter a sentença da 17ª Vara Criminal da Capital, que condenou o ex-jogador. Ainda segundo o TJ-RJ, na época, os advogados do Edmundo recorreram, mas a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a decisão no dia 5 de outubro de 1999. Edmundo chegou a ficar preso por 24 horas.

No entanto, a defesa conseguiu um habeas corpus que permitiu que o ex-jogador recorresse em liberdade. O TJ-RJ informou que Edmundo recorreu, então, aos órgãos superiores, em Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF), por sua vez, manteve a condenação.

Defesa alega prescrição

Após o STF ter mantido a condenação, os advogados de Edmundo alegaram que ele não poderia ser preso porque o processo já havia sido prescrito. Mas de acordo com o TJ-RJ, em sua decisão o juiz da VEP afirma que ainda não ocorreu o lapso temporal exigido pela lei.
O advogado Arthur Lavigne afirmou que não tem dúvidas de que o processo está prescrito. Segundo ele, em maio de 2010, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) chegou a emitir um parecer reconhecendo a prescrição do caso.

- Eu não tenho a menor dúvida de que esse processo está prescrito. O caso estava parado há um ano na Vara de Execuções Penais. A primeira providência a tomar será justamente tomar conhecimento da decisão do juiz para poder impetrar um habeas corpus. O Edmundo já está sabendo da decisão e aguarda as medidas - disse Lavigne, que garantiu que, caso o pedido de habeas corpus seja negado, o ex-jogador irá se apresentar.

Capitão do time duvida que Falcão seja demitido: ‘Tem o grupo na mão’

Com pressão interna, treinador vive momento de instabilidade no clube. Bolívar diz que ele tem a confiança de todos

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
internacional bolivar (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Bolívar aposta na permanência de Falcão
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Paulo Roberto Falcão ainda não conseguiu se livrar da instabilidade que tomou conta do Inter depois da queda na Libertadores. A conquista do Gauchão amenizou a situação, mas a pressão, mais interna do que externa, voltou com a má largada do clube no Brasileirão. Existe até o risco de ele ser demitido no domingo, dependendo do que acontecer no jogo contra o Coritiba, no Couto Pereira. Mas o capitão do time, o zagueiro Bolívar, duvida.
O defensor elogia o chefe. Bolívar diz que Falcão tem a confiança do elenco. E trata a turbulência como fato normal no clube.
- Estamos apenas na quarta rodada. Muita coisa acontece. O Falcão tem a admiração de todos, o respeito de todos. As pessoas comentam coisas, que o treinador não presta mais, que os jogadores não prestam mais. Já passamos isso aqui dentro. E conseguimos reverter a situação. Todos davam o título como perdido. Estamos acostumados com isso. O Falcão tem a confiança de todos – disse o camisa 2.
Bolívar não acredita que a diretoria do Inter pense em dispensar Falcão. Ele dá a entender que seria um erro. E garante que o treinador tem o elenco sob seu comando.
- O Falcão tem a admiração de todos, o carinho de todos. O torcedor tem um respeito muito grande por ele. É um ídolo eterno desse clube. Vamos procurar fazer nosso melhor. Acredito muito na direção. Ela não vai querer mudar a situação, porque esse treinador tem o grupo na mão.
O vice-presidente de futebol do Inter, Roberto Siegmann, recebe pressão pela saída do treinador, mas respalda o trabalho dele. Nesta quarta-feira, torcedores colorados também partiram em defesa do ídolo do clube. Eles levaram uma faixa de apoio a Falcão – exibida na grade ao lado do campo onde treinava o elenco.

Golaço de bicicleta de Ronaldinho é o ponto alto do treinamento do Fla

Jogada magistral encerra a atividade técnica da tarde desta quarta-feira

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Ronaldinho sorri durante treinamento no Fla
(Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
O grupo do Flamengo treinou pela segunda vez nesta quarta-feira. Depois de se concentrar na parte física durante a manhã, o foco na parte da tarde foi aprimorar os aspectos técnicos. Vanderlei Luxemburgo dividiu o grupo em três times de sete, que se revezaram, um contra o outro, na metade de um dos campos do Ninho do Urubu. A atividade foi muito corrida, mas o ponto alto ficou para o fim: Ronaldinho Gaúcho fez um golaço de bicicleta.
A jogada começou com Léo Moura, que avançou pela direita. O Gaúcho, então, gritou pedindo a bola na área: "Vou fazer o gol para acabar". O lateral atendeu ao pedido e cruzou na medida. Ronaldinho aparou a bola no peito e emendou uma linda bicicleta, que estufou a rede.
- Acabou, acabou! - gritou o craque, logo após se levantar do chão.
Assim como ocorreu no treino da parte da manhã, Thiago Neves esteve ausente. O meia foi liberado para uma audiência no Paraná. O grupo volta a trabalhar na tarde desta quinta-feira. Estava previsto treinamento em tempo integral, mas atividade da manhã de quinta foi cancelada.

Pretendido pelo Maguary, Túlio Maravilha toparia atuar no clube

Atleta diz que não recebeu proposta oficial, porém está aberto a negociações. 'Se eles quiserem o homem marqueteiro para o seu time, eu sou esse homem'

Por Luana Andrade Fortaleza, CE
Jogo das estrelas -  Túlio (Foto: AE)Túlio Maravilha: quem sabe no Maguary... (Foto: AE)
Túlio Maravilha pode estar de volta ao futebol. Mais precisamente no Maguary Sport Club, que está na Terceira Divisão do Campeonato Cearense. O clube está interessando em trazer o ícone do Botafogo nos anos 90 para atuar no campeonato de 2011.
- Nós estamos interessados e muito esperançosos em trazê-lo para o Maguary. A expectativa é grande. Já entramos em contato e estamos aguardando retorno - afirma Aguiar Júnior, presidente do clube.
Túlio Maravilha poderá vestir a camisa 7 do Maguary. O jogador está com 42 anos e a 42 gols da marca do milésimo. Aguiar Júnior, não nega que a vinda do atleta para o clube pode trazer maior visibilidade.
- Com a vinda de Túlio podemos subir para Primeira Divisão. Ele chegar ao seu milésimo gol, e, consequentemente, ganhar maior visibilidade - diz o presidente, sonhando com o futuro.
O atleta e atual vereador de Goiânia, capital de Goiás, diz que ainda não recebeu nenhuma proposta formal do Maguary. No entanto, está aberto a negociações.
Se eles quiserem o homem marqueteiro para o seu time, eu sou esse homem
Túlio Maravilha
- Estou sabendo desse interesse do clube pela imprensa, ainda não recebi nenhum contato direto do Aguiar Júnior. Estou esperando o contato. Seria um maior prazer e uma honra jogar em Fortaleza. Terra bonita e de praias bonitas.
O atacante afirma que se o Maguary quiser ter um destaque nacional ele é o jogador certo.
- Estou à disposição do Maguary. Se eles quiserem o homem marqueteiro para o seu time, eu sou esse homem. Será um privilégio para o time me ter - garante o jogador.
Atualmente, o atacante está negociando com times de Goiás, mas ainda não tem nada fechado. Por ser vereador em Goiânia, Túlio só poderia se apresentar no clube de quinta a domingo.
- Se realmente surgir essa proposta, eles terão de aceitar essas condições.
Rumo à Primeira Divisão
A contratação do atacante faz parte dos planos da diretoria de chegar à Primeira Divisão do Campeonato Cearense e ter destaque nacional no futebol. Porém, as ações da diretoria não vivem só de contratações de grandes jogadores. A mais recente conquista foi trazer à comissão técnica do Maguary o ex-técnico do Fortaleza Mirandinha.
- Nossa pretensão é chegar ao patamar do conhecimento nacional no futebol e alcançar o sucesso.
Além disso, a categoria de base já está começando a mostrar resultados.
- No sub-13 temos meninos que estão tendo grandes destaques em competições, assim como as outras categorias de base, como sub-15, sub-17 e sub-20 - garante Aguiar Júnior.
Salário
Segundo Aguiar Júnior, o salário de Túlio Maravilha não está dentro da realidade do clube, apesar de não ter definido ainda valores.
- O salário dele está fora do contexto atual do clube, porém, já conversamos com empresários que se mostraram bastante interessados. Para provar que já está tudo encaminhado, temos um flat onde ele ficaria hospedado - afirma o presidente.

Arritmia cardíaca é revertida, e Nuzman deve deixar CTI nesta quinta

Internado desde terça, dirigente tem previsão de alta para sexta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
carlos arthur nuzman marca rio 2016 lausanne suíça (Foto: agência AP)Nuzman deve deixar  CTI nesta quinta-feira e ter alta
na sexta (Foto: agência AP)
Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman teve seu quadro de arritmia cardíaca e deve deixar o Centro de Terapia Intensiva (CTI) nesta quinta-feira, sendo transferido para um quarto. Internado desde terça no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, o dirigente de 68 anos tem previsão de alta para sexta-feira.
Na noite de terça, Nuzman passava por exames em casa, quando seu médico particular constatou uma arritmia cardíaca e pediu para que o dirigente fosse ao hospital para fazer exames complementares.

Brasil Afora: dois anos após tragédia, Brasil-RS pode voltar à elite gaúcha

Em 2009, acidente de ônibus deixou três mortos, vários feridos e culminou na queda do clube, que tem de bater xará de Farroupilha para avançar

Por Marcelo Baltar e Thiago de Lima Rio de Janeiro
O verão de 2009 parecia promissor. As perspectivas eram as melhores, e o clima em Pelotas, no Rio Grande do Sul, era de que finalmente os ‘Xavantes’ voltariam a incomodar no cenário gaúcho. A contratação do goleiro Danrlei, ex-Grêmio, Atlético-MG e Fluminense, parou a cidade, e sua apresentação, em uma loja de materiais esportivos, atraiu centenas de pessoas. Como no roteiro de um filme, tudo parecia caminhar bem para o Brasil de Pelotas em janeiro daquele ano.

Mas uma tragédia na noite do dia 15 mudou e marcou para sempre a história do clube. Depois de uma vitória por 2 a 1, em um amistoso de preparação contra o Santa Cruz-RS, que terminou em pancadaria envolvendo o goleiro Danrlei, o ônibus que levava a delegação do Brasil de Pelotas de volta para casa despencou de um barranco de aproximadamente 50 metros num trecho conhecido como ‘Curva da Morte’, na cidade de Canguçu. O acidente causou a morte de um dos maiores ídolos da história do clube, o meia-atacante uruguaio Claudio Milar, além do zagueiro Régis Gouveia Alves e do treinador de goleiros Giovani Guimarães. Outros dez integrantes ficaram feridos, entre eles o volante Edu, ex-Grêmio, que perdeu parte da coxa direita e teve de encerrar precocemente a carreira de jogador de futebol.
brasil de pelotas time  claudio millar (Foto: AP)Velório das vítimas no estádio Bento Freitas: tragédia deixou graves sequelas no clube (Foto: AP)
Após o acidente, uma sequência de adversidades culminou no naufrágio do clube. Primeiro, foi a queda para a Série B gaúcha. Em seguida, uma campanha pífia na Segunda Divisão em 2010, quando o Brasil de Pelotas – primeiro campeão gaúcho – sequer passou da fase inicial da competição. Hoje, o Brasil, com um time sem craques, luta às duras penas para voltar à elite do futebol gaúcho. Na atual temporada, a situação melhorou um pouco, mas segue delicada. Nesta quarta-feira, o clube tem uma noite decisiva para suas pretensões na competição.

Na segunda colocação da Chave 1, com dez pontos, a equipe visita o líder Brasil de Farroupilha, no estádio Castanheiras. É o último jogo do Rubro-Negro na fase. Uma vitória garante matematicamente a vaga. Em caso de tropeço, o Brasil de Pelotas terá de torcer por uma combinação de resultados na última rodada, mesmo sem entrar em campo. Apenas dois clubes por grupo avançam às semifinais. Apenas dois subirão para a elite gaúcha.

Apesar de a situação ainda ser pra lá de delicada, os Xavantes só dependem das próprias pernas para avançar. Isso só é possível devido ao camisa 10, Athos. O meia carioca, hoje, é o que a torcida tem de mais próximo de um ídolo. No último sábado, marcou os três gols da vitória por 3 a 1 sobre o União Frederiquense e levou o estádio Bento Freitas abaixo.

- O Brasil de Pelotas teve toda uma situação. Havia um grande ídolo, que infelizmente faleceu. A torcida está necessitando de alguém. Graças a Deus tenho recebido o carinho dos torcedores nos jogos, nas ruas. Nos treinos, as crianças querem falar comigo. Isso tudo é muito legal. Nunca tinha passado por isso. Estou muito bem no clube, e minha família está adaptada à cidade. É uma torcida maravilhosa, que não merece tudo o que vem passando - disse o novo candidato a ídolo xavante.
Athos Brasil de Pelotas (Foto: Divulgação/Site Oficial)Athos chora ao marcar terceiro gol no sábado. Brasil mais perto da volta à elite (Foto: Divulgação/Site Oficial)
Saúde financeira prejudicada
O péssimo desempenho dos últimos anos nos gramados também trouxe sérias consequências nas finanças do clube. Patrocinadores, sem interesse na Segunda Divisão, pagam menos. Sem dinheiro, os poucos destaques da equipe foram embora.

- É óbvio que a arrecadação na Série B é bem menor. Não recebemos as cotas de TV, e os patrocinadores têm um interesse menor. Não falo em valores, mas hoje arrecadamos mais ou menos 30% do que arrecadaríamos na Primeira Divisão – lamentou o presidente do clube, André Araújo.
A busca por um patrocinador forte, aliás, é o principal objetivo neste momento. No dia 7 de setembro, o Brasil de Pelotas completa 100 anos e quer presentear sua torcida com o acesso à Segunda Divisão nacional. Na Série C deste ano, o time está no Grupo D ao lado de Caxias, Chapecoense, Joinville e Santo André. O primeiro reforço para a competição já foi anunciado. Marcos Denner, ex-Flamengo, acertou nesta semana. O jogador não poderá disputar a reta final da Série B gaúcha.
- Estamos buscando um patrocínio. Queremos estar entre as 40 melhores equipes do Brasil em 2012 – revela o dirigente.
Sem dinheiro para contratar nomes de peso, o Brasil de Pelotas conta com o apoio da torcida. No início do ano, a associação “Cresce Xavante”, formada somente por torcedores, recebeu como doação de uma empresa de transportes do Rio Grande do Sul um ônibus. O veículo foi doado ao clube no início da disputa da Segunda Divisão. A associação também ajudou a diretoria e fazer melhorias no estádio Bento Freitas.
- É claro que o interesse da torcida com o Brasil na Segunda Divisão é menor. Mas temos uma boa média de público nos jogos em casa (aproximadamente dois mil torcedores por jogo). Essa é uma característica da nossa torcida, sempre fiel e apaixonada - destacou André Araújo.
Ano para ser esquecido
brasil de pelotas  danrlei (Foto: Click RBS)Goleiro Danrlei encerrou a carreira pouco tempo
após a tragédia (Foto: Click RBS)
Logo após o acidente, em janeiro de 2009, a Federação Gaúcha levantou a possibilidade de o Brasil de Pelotas não participar do estadual sem ser penalizado com rebaixamento para a Série B. Para isso, seria necessário que todos os demais clubes estivessem de acordo, o que não aconteceu.
- Fiquei sabendo que logo o primeiro clube procurado vetara a ideia. Então tivemos de jogar, mas também em função da assistência que teríamos de dar às famílias e feridos. Sem jogos, não teríamos patrocinadores e dinheiro para arcar com as despesas - recordou o dirigente.

Então, 19 dias depois do acidente, lá estava novamente o time do Brasil de Pelotas em campo, contra o Santa Cruz - o mesmo adversário da noite da tragédia. Desta vez, porém, era uma equipe abatida e desfigurada. E foi esse o panorama ao longo da competição, que culminou com o inevitável rebaixamento.
- Só quem esteve lá pode saber o que foi o pós-tragédia. A gente ainda teve que jogar de dois em dois dias, já que começamos o campeonato com uma semana de atraso em relação aos outros. Na primeira fase a gente não treinou, só jogava e sem estar 100%. Acredito que uns 40% dos atletas se machucaram no acidente. Cada partida que a gente fazia tinha uns três jogadores novos, que não conhecíamos, não sabíamos o nome... E no jogo seguinte já seriam titulares. Na hora você ficava sabendo “esse é o lateral, aquele é o centroavante” - relatou Danrlei, que chegou a participar de algumas partidas, mas logo depois resolveu encerrar a carreira e só fez um jogo de despedida pelo Grêmio, no final daquele ano.
- Joguei quatro, cinco jogos, mas acabei sofrendo logo depois uma lesão. Quando caiu a ficha de tudo o que aconteceu, decidi que não queria mais jogar futebol. Não tinha condições físicas e técnicas para isso.
Anos dourados
 
Mas se hoje os tempos de glória são escassos para o Brasil de Pelotas, o time já teve seus dias de sucesso. Na década de 80, incomodou os grandes Brasil afora. O ápice daquela geração aconteceu em 1985. Naquele ano, o clube gaúcho derrubou gigantes e terminou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação. Pelo caminho, deixou times como o Flamengo de Zico que, comandado por Zagallo, tinha ainda Leandro, Mozer, Andrade, Bebeto, Adílio, entre outros (veja os gols no vídeo acima).

- O lance do meu gol foi muito estranho. O Filol (goleiro argentino do Flamengo) saiu jogando errado, o Mozer recuou de cabeça e ele furou. Quando vi, estava na cara do gol e sem goleiro. Não acreditei... Colocamos na cabeça que era possível. Ninguém acreditava. O Flamengo era um time quase imbatível. Foi o maior jogo da minha carreira. Marcou muito, nos colocou no cenário nacional. O jogo passou para todo o Brasil e tive a felicidade de marcar o primeiro gol - recorda o atacante Bira, vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro daquele ano, com 16 gols.
É uma torcida apaixonada e que torce só para o Xavante mesmo, não para Grêmio ou Inter. Aos poucos o clube vai se reerguendo com a ajuda dessa massa"
Felipão, ex-técnico do Brasil de Pelotas
A vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo não só garantiu vaga nas semifinais como eliminou o time carioca e transformou os jogadores do Brasil de Pelotas em celebridades na cidade. A equipe, comandada por Walmir Loruz, só parou no Bangu, surpreendente vice-campeão naquele ano. Bira lembra como aquela competição mobilizou a cidade e dá os créditos da formação daquele time a um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro.
- Não tínhamos nada a ver com o campeonato, mas nos tornamos grandes naquele ano. Parou toda a cidade, que realmente se mobilizou. O time foi formado em 1983 pelo Felipão, quando fomos vice-campeões gaúchos. No ano seguinte ele foi para os Emirados Árabes e entregou ao Valmir Loruz, que deu continuidade ao trabalho e realizou aquela campanha maravilhosa. Naquele momento, éramos grandes no Brasil.

Hoje no Palmeiras, Luiz Felipe Scolari lembra com carinho da passagem pelo Brasil de Pelotas.

- Foi um dos meus primeiros clubes como técnico, e fizemos um belo trabalho. Tenho muito carinho pelo pessoal de lá. É um clube forte, com uma torcida apaixonada e que torce só para o Xavante mesmo, não para Grêmio ou Inter. Aos poucos o clube vai se reerguendo com a ajuda dessa massa.

Outro treinador famoso que passou pelo Brasil de Pelotas foi Mano Menezes. O clube foi o segundo da carreira do atual técnico da Seleção Brasileira. A rápida passagem aconteceu em 2002.

Milar, um caso à parte
brasil de pelotas time  claudio millar (Foto: Divulgação )Milar: ídolo em vida, lenda após morte (Divulgação )
O acidente de 2009 ainda está vivo na memória dos Xavantes, mas as recordações de Cláudio Milar são ainda maiores. O ídolo uruguaio marcou época em Pelotas. Contratado em 2004 após várias passagens apagadas pelo futebol brasileiro - entra elas, uma pelo Botafogo, em 2001 -, o ex-atacante conduziu brilhantemente o Brasil de Pelotas ao título invicto da Segunda Divisão gaúcha logo em sua primeira temporada na equipe. Com 34 gols, tornou-se não só o artilheiro da competição, como também o maior goleador de uma única edição do torneio.
Identificado com a torcida, Milar costumava comemorar seus gols imitando um índio xavante com um arco e flecha. Constantemente, subia nos alambrados para celebrar seus tentos e triunfos com os torcedores. Essas atitudes o levaram a virar um mito na cidade. Tanto que tinha planos que envolviam sua permanência para quando encerrasse a carreira com a camisa do clube.
- Além de um grande jogador, ele era uma grande pessoa. Sempre foi muito identificado com o clube. O Milar falava que jogaria mais dois anos e se tornaria dirigente do clube, talvez presidente. Até hoje temos um sentimento de perda muito grande. Ele representava muito para nossos torcedores, que também representavam muito para ele. Hoje, os jogadores não têm identificação - ressaltou o presidente do Brasil de Pelotas.
Entre idas e vindas, em três passagens pelo Brasil de Pelotas, Milar marcou 109 gols.
* Colaborou Diego Ribeiro

'Estranho no ninho', convidado treina ao lado de astros da seleção em SP

Isac Viana, de 20 anos, foi chamado por Bernardinho para ajudar nos treinos do Brasil antes dos duelos contra Porto Rico, no fim de semana, pela Liga Mundial

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
vôlei isac   (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Isac no treino da seleção (Alexandre Arruda/CBV)
O desconhecido de 2,06m na formação do bloqueio pegou de surpresa quem estava nas arquibancadas do ginásio do Ibirapuera na manhã desta quarta-feira. No meio de astros como Giba e Murilo, Isac Viana despertou a curiosidade de torcedores e jornalistas durante o primeiro treino aberto da seleção brasileira, que encara Porto Rico neste fim de semana pela Liga Mundial, em São Paulo. Meio de rede do São Bernardo, o jogador foi pego de surpresa quando foi chamado para participar das atividades junto ao grupo de Bernardinho.
Com Gustavo lesionado, Bernardinho fez o convite ao jogador para ajudar nos treinamentos e não sobrecarregar Éder, substituto do veterano. A possibilidade de treinar com o grupo foi cogitada na última semana, mas a confirmação veio apenas em um telefonema de Rubinho, auxiliar do treinador da seleção e técnico de Isac no São Bernardo, na noite de terça-feira.
- Como o Gustavo se machucou, o Rubinho conversou comigo na quinta-feira da semana passada, mas durante essa semana não me disse mais nada. Fiquei com a expectativa grande de dar tudo certo, fiquei apreensivo. Mas ontem à noite ele me ligou confirmando. Tive de arrumar tudo às pressas, mas deu tudo certo. Agora é aproveitar – afirmou o jogador, de 20 anos.
Campeão mundial com a seleção juvenil em 2009, Isac já conhecia boa parte do grupo por conta dos jogos pela Superliga. Em sua “estreia” na equipe principal, garante ter sido bem recebido. Não sem uma certa timidez...
vôlei isac   (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Isac observa as orientações de Bernardinho durante o treino desta quarta (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
- Receberam muito bem, já conheço alguns, falei com eles em jogos e treino. Eles me deram força, então foi tranquilo. Fiquei um pouco tímido no começo, mas aos poucos fui me soltando.
A presença ao lado de jogadores consagrados motiva Isac a sonhar com um lugar no grupo. Para o meio de rede, fazer parte dos treinos para a Liga Mundial dá a chance de mostrar que pode vestir a camisa da seleção.
- Dá uma motivação a qualquer atleta. E motivação não pode faltar, independentemente da camisa que eu for vestir. Mas a seleção brasileira move todo jogador. É um sonho.
Isac deve treinar ao lado da seleção até o fim da semana. Ele, no entanto, não estará no grupo que enfrenta Porto Rico, no sábado e no domingo, às 10h, no ginásio do Ibirapuera. A Rede Globo transmite os jogos ao vivo.

Fora do Sul-Americano, Coutinho
quer se firmar no Mundial sub-20

Desfalque por lesão na Seleção que conquistou título em fevereiro, meia
do Inter de Milão espera estar na lista do técnico Ney Franco nesta quinta

Por Thiago Barros Rio de Janeiro
Seleção brasileira - Philippe Coutinho (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Philippe Coutinho sonha com retorno à Seleção
(Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
Em cinco meses, muita coisa aconteceu na vida do jovem Philippe Coutinho. Em janeiro deste ano, uma lesão muscular, de grau três, deixou o jogador fora do Sul-Americano sub-20, no Peru. Agora,  em junho, completamente recuperado e já de férias de uma temporada que terminou com o título da Copa da Itália, o meia do Inter de Milão tem uma chance de voltar a ser convocado pelo técnico Ney Franco. Nesta quinta, o treinador divulga a lista dos jogadores que disputam o Mundial da categoria, a partir do dia 29 de julho, na Colômbia. E Philippe espera que seu nome esteja nela.
Ciente da importância deste campeonato para sua carreira e para o futebol brasileiro, Coutinho se diz muito motivado para participar da competição. Curtindo alguns dias de descanso no Rio de Janeiro, ele garante que não vê problema nenhum em abrir mão das férias e diz que até gostaria de voltar um pouco cansado para o Internazionale se for para lutar pelo título do Mundial sub-20 pela Seleção.
- Com certeza, penso em participar dessa competição. Sei que é um campeonato muito importante para mim, para o Brasil, e estou super disposto a ir. Estou na expectativa, sei que a convocação é amanhã (quinta), e vou ficar acompanhando sim. Estou esperando ser convocado, doido para jogar e tomara que eu possa estar na lista - disse o jogador, em entrevista exclusiva, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
Philippe seria um complemento a um grupo muito forte, que provou sua qualidade no título Sul-Americano do início do ano. Sem Neymar e Lucas, convocados para a disputa da Copa América com a Seleção principal, Coutinho pode assumir um papel de protagonista do grupo e sonha com a oportunidade para seguir o caminho dos companheiros e lutar por um lugar na equipe de Mano Menezes.
Philipe Coutinho gol Inter de Milão (Foto: AFP)Coutinho comemora primeiro e único gol marcado com a camisa do Inter de Milão (Foto: AFP)
- É uma seleção muito boa, uma geração ótima que está no sub-20. Quase todos os jogadores já estão jogando titulares nas suas equipes, tendo chances nos times principais e alguns até sendo convocados para a Seleção profissional. Tenho consciência da força da equipe e espero fazer parte dela, para também seguir esse caminho e chegar à Seleção principal em breve - afirmou o jogador, que só lamentou ter ficado de fora da primeira grande competição com a sub-20 na temporada.
Fiquei mais de dois meses sem jogar"
Philippe Coutinho
- A lesão me atrapalhou bastante na temporada, fiquei mais de dois meses sem jogar, perdi ritmo de jogo e até fiquei fora do Sul-Americano mesmo por causa disso. Mas agora estou bem, recuperado e pronto para outros desafios
A convocação desta quinta-feira terá 26 nomes. Depois, após o período de treinos, cinco serão cortados. Os três goleiros previamente chamados estão confirmados, por exigência da organização. A viagem para a Colômbia está marcada para o dia 24. Cinco dias depois, o Brasil estreia contra o Egito, pelo Grupo E. Áustria (01/08) e Panamá (04/08) completam a chave.

Enfim apresentado, Ciro festeja vida nova: 'Não tinha mais clima no Sport'

Atacante se diz pronto para ser titular e critica dirigentes do clube nordestino que não liberaram sua saída no passado. Estreia será contra o Bahia

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Ciro é apresentado no Fluminense (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)Ciro enfim veste oficialmente a camisa tricolor
(Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)
Demorou quase três semanas, mas o dia enfim chegou. Na tarde desta quarta-feira, o atacante Ciro foi finalmente apresentado como novo reforço do Fluminense. Após o treino da tarde, o jogador recebeu a camisa 18 das mãos do vice-presidente de futebol Sandro Lima e posou para fotos e imagens diante de vários fotógrafos e cinegrafistas. Ao ver a cena, o técnico Abel Braga não perdeu a oportunidade de brincar com o jogador.
- Quanto repórter lhe dando atenção, hein, Ciro? Lá em Recife não tinha tanta gente assim (risos) - brincou o comandante tricolor.
Quando a entrevista coletiva começou, o jovem atacante de 22 anos não escondeu sua mágoa com alguns ex-dirigentes do Sport, seu ex-clube. Segundo Ciro, sua saída do clube pernambucano foi impedida algumas vezes por "infantilidade, arrogância e olho grande".
- Eu precisava respirar novos ares. Não tinha mais clima no Sport. Todos sabem que o clube demorou a me liberar, segurou bastante. Infelizmente minha saída não aconteceu no momento em que eu queria. Muitas equipes se interessaram no meu futebol pela fase que vivi em 2009. Mas, pela infantilidade e arrogância de alguns diretores do Sport na época, o clube me prendeu por olho grande. Futebol tem dessas coisas. Agora só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de jogar em um clube da grandeza do Fluminense. E também à atual diretoria do Sport, que me ajudou muito. Estou feliz e quero esquecer o que passou. Só penso em ajudar meus novos companheiros - explicou.
Burocracia atrasou a apresentação oficial
Formando a dupla de ataque titular ao lado de Fred desde o treino de terça-feira, Ciro fará sua estreia pelo Fluminense no próximo sábado, diante do Bahia, às 18h30m (de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Treinando há quase três semanas sem poder entrar em campo, o jogador se disse ansioso. Mas lembrou que os problemas burocráticos que o impediram de ser apresentado antes lhe deram tempo para se recondicionar fisicamente.
- Venho treinando muito nas últimas semanas. Esperei todo esse tempo para estrear, mas até que foi bom. Acabei aprimorando meu condicionamento físico já que estava há algum tempo parado no Sport. Agora é superar a falta de ritmo de jogo aos poucos. Mas agora temos o Abel Braga de treinador e me sinto preparado para ajudar - garantiu.
Ciro é apresentado no Fluminense (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)Atacante recebe a camisa 18 das mãos do vice-presidente de futebol tricolor, Sandro Lima. Estreia será no próximo sábado, contra o Bahia, no Engenhão (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)
Vendido pelo Sport a um grupo de investimentos por R$ 4,5 milhões, Ciro será repassado ao Fluminense por empréstimo de dois anos. Como o clube ligado aos empresários é estrangeiro (Club Maldonado, do Uruguai), o atacante será emprestado diretamente pelo Sport em um primeiro momento para driblar a janela de transferências internacionais, que só abre oficialmente no próximo dia 20 de junho. O contrato inicial de três meses será rescindido em um futuro próximo para que o de dois anos entre em vigor.
- Estou tranquilo e confiante. Depois de tudo o que passei recentemente e ainda mais com a perda do meu pai no fim do ano passado, chegar ao Fluminense é vida nova para mim. Vou começar do zero. Sei que tenho potencial para fazer um bom trabalho. Se Deus quiser, continuarei trabalhando firme e forte atrás de meus objetivos - frisou.

Mineirão: operários entram em greve por melhores salários e condições

Secopa diz que paralisação é parcial e que consórcio responsável pela obra negocia com sindicato. Representante dos operários acusa até falta de água

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Os operários que fazem as obras do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, para Copa do Mundo de 2014, cruzaram os braços na manhã desta quarta-feira. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belo Horizonte, a reivindicação é por melhores salários e condições de trabalho.
obras estádio mineirão  (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)Máquinas em ação nas obras do Mineirão nesta quarta-feira: poucos trabalhadores não aderiram à greve  (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)

Osmir Venuto, presidente do sindicato, afirmou que, dos cerca de 500 operários da obra, apenas 50 voltaram às atividades depois do almoço. Os outros foram embora. Ainda de acordo com o presidente, houve uma rodada de negociações entre empresas e sindicato, mas sem consenso. Os trabalhadores farão uma assembleia nesta quinta-feira, às 5h30m, para definir se mantêm ou não o movimento. A proposta do sindicato envolve as seguintes exigências:
- aumento de salário do trabalhador que recebe R$920,00 para R$1.250,00
- aumento de salário do servente de R$605,00 para R$850,00
- pagamento da hora extra a 100% em vez dos 60% atuais

- distribuição de cesta básica de 35kg (hoje não recebem)
Os operários também reivindicam melhores condições de trabalho, como mais banheiros e até mais água.
obras estádio mineirão  (Foto: Divulgação)Máquina opera no local onde ficava o
gramado do Mineirão (Foto: Divulgação)
A assessoria da Secopa (Secretária de Estado Extraordinária da Copa do Mundo) divulgou uma nota oficial reconhecendo a paralisação, mas afirmando que ela é parcial e que "60 máquinas e equipamentos continuam trabalhando em ritmo normal nos trabalhos de terraplenagem e fundações".

Segundo o comunicado, o consórcio Minas Arena, responsável pelas obras, não tomou conhecimento prévio das reivindicações, mas está aberta ao diálogo. A Minas Arenas também diz que cumpre 'todas as exigências da convenção coletiva do Sindicato da Construção Civil Pesada e mantém altos padrões de qualidade e segurança'.

Leia, abaixo, a nota divulgada pela Secopa na íntegra.
A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo informa que a empresa Minas Arena, responsável pela modernização e posteriormente pela operação do estádio Governador Magalhães Pinto, Mineirão, está conduzindo diretamente a negociação para normalização dos trabalhos no estádio. Portanto, trata-se de uma negociação privada.
A Secopa acompanha o processo e espera que o assunto seja resolvido nas próximas horas.
Segundo a Minas Arena, apesar da paralisação parcial dos operários, 60 máquinas e equipamentos continuam trabalhando em ritmo normal nos trabalhos de terraplenagem e fundações. O consórcio também informa que cumpre todas as exigências da convenção coletiva do Sindicato da Construção Civil Pesada e mantém altos padrões de qualidade e segurança, baseados nas certificações ISO 9001 e OHSAS 18001. Não obstante o consórcio não ter sido previamente informado sobre as reivindicações, há total disposição ao diálogo com os operários. A Minas Arena designou uma comissão para buscar uma solução imediata para o problema.
A Secopa aguarda essa solução definitiva e mantém a previsão de conclusão da obra do Mineirão para dezembro de 2012.

Mineirão: operários entram em greve por melhores salários e condições

Secopa diz que paralisação é parcial e que consórcio responsável pela obra negocia com sindicato. Representante dos operários acusa até falta de água

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Os operários que fazem as obras do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, para Copa do Mundo de 2014, cruzaram os braços na manhã desta quarta-feira. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belo Horizonte, a reivindicação é por melhores salários e condições de trabalho.
obras estádio mineirão  (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)Máquinas em ação nas obras do Mineirão nesta quarta-feira: poucos trabalhadores não aderiram à greve  (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)

Osmir Venuto, presidente do sindicato, afirmou que, dos cerca de 500 operários da obra, apenas 50 voltaram às atividades depois do almoço. Os outros foram embora. Ainda de acordo com o presidente, houve uma rodada de negociações entre empresas e sindicato, mas sem consenso. Os trabalhadores farão uma assembleia nesta quinta-feira, às 5h30m, para definir se mantêm ou não o movimento. A proposta do sindicato envolve as seguintes exigências:
- aumento de salário do trabalhador que recebe R$920,00 para R$1.250,00
- aumento de salário do servente de R$605,00 para R$850,00
- pagamento da hora extra a 100% em vez dos 60% atuais

- distribuição de cesta básica de 35kg (hoje não recebem)
Os operários também reivindicam melhores condições de trabalho, como mais banheiros e até mais água.
obras estádio mineirão  (Foto: Divulgação)Máquina opera no local onde ficava o
gramado do Mineirão (Foto: Divulgação)
A assessoria da Secopa (Secretária de Estado Extraordinária da Copa do Mundo) divulgou uma nota oficial reconhecendo a paralisação, mas afirmando que ela é parcial e que "60 máquinas e equipamentos continuam trabalhando em ritmo normal nos trabalhos de terraplenagem e fundações".

Segundo o comunicado, o consórcio Minas Arena, responsável pelas obras, não tomou conhecimento prévio das reivindicações, mas está aberta ao diálogo. A Minas Arenas também diz que cumpre 'todas as exigências da convenção coletiva do Sindicato da Construção Civil Pesada e mantém altos padrões de qualidade e segurança'.

Leia, abaixo, a nota divulgada pela Secopa na íntegra.
A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo informa que a empresa Minas Arena, responsável pela modernização e posteriormente pela operação do estádio Governador Magalhães Pinto, Mineirão, está conduzindo diretamente a negociação para normalização dos trabalhos no estádio. Portanto, trata-se de uma negociação privada.
A Secopa acompanha o processo e espera que o assunto seja resolvido nas próximas horas.
Segundo a Minas Arena, apesar da paralisação parcial dos operários, 60 máquinas e equipamentos continuam trabalhando em ritmo normal nos trabalhos de terraplenagem e fundações. O consórcio também informa que cumpre todas as exigências da convenção coletiva do Sindicato da Construção Civil Pesada e mantém altos padrões de qualidade e segurança, baseados nas certificações ISO 9001 e OHSAS 18001. Não obstante o consórcio não ter sido previamente informado sobre as reivindicações, há total disposição ao diálogo com os operários. A Minas Arena designou uma comissão para buscar uma solução imediata para o problema.
A Secopa aguarda essa solução definitiva e mantém a previsão de conclusão da obra do Mineirão para dezembro de 2012.

‘Donos’ da bola na sub-17, Adryan e Piazon são espelho para mais jovens

Destaques na conquista do Sul-Americano chegam ao Mundial em alta: um
de contrato renovado, outro vendido ao Chelsea. E milhares de seguidores

Por Victor Canedo Direto de Teresópolis, RJ
Os dois são menores de idade. Adryan tem 16 anos e fará aniversário em agosto; Lucas Piazon é de janeiro e já completou 17. São dois adolescentes que estariam dividindo o seu tempo entre estudos e lazer não fosse o futebol e o Sul-Americano sub-17, em abril. Destaques na campanha vitoriosa da Seleção Brasileira no Equador, com três gols cada, ambos agora lidam com a fama. Ascensão suficiente para colocá-los como espelho para gente ainda mais jovem.
Adryan e Piazon no treino da Seleção sub-17 (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Adryan e Piazon: duas grandes apostas da Seleção para Mundial (Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Além de serem reconhecidos e parados nas ruas, o meia do Flamengo e o atacante do São Paulo, que irão disputar o Mundial da categoria a partir da próxima segunda-feira, no México, viram suas vidas mudarem desde o título com a equipe do técnico Emerson Ávila.
– Às vezes quando saio na rua, vou ao shopping passear, algumas pessoas me chamam de longe. “Ô, Adryan!”. Eu olho e não reconheço, até que me lembro que é pelo futebol, e aí tiro uma foto. Posso dizer que essa fase está sendo muito legal, me sinto bem e percebo que as pessoas pedem para tirar fotos com o Adryan, me veem como exemplo. Fico muito feliz com isso – disse Adryan, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Piazon: mais inglês, menos português
Lucas Piazon no treino da Seleção sub 17 (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Lucas Piazon mantém contato com torcedores do
Chelsea (Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)
As situações pelas qual Lucas passa em seus dias de folga também não são muito diferentes. Vendido ao Chelsea, da Inglaterra, em transação que chamou a atenção pelo alto valor (R$ 17,4 milhões), Piazon ainda mantém laços com o São Paulo. Ficará no clube até completar 18 anos, no início de 2012. Até lá, os torcedores querem aproveitar que o ex-futuro ídolo ainda é tricolor.
– Como fico durante a semana no CT de Cotia, não tenho muito contato com a galera de fora. No São Paulo, os meninos mais novos agora vêem mais jogos do juvenil, procuram ter mais contato comigo para me ter como exemplo mesmo. No fim de semana tem as idas aos shoppings, os aniversários de amigos, principalmente da minha namorada, e tem muito são-paulino no meio. É até engraçado porque todos já vêm falar comigo, tirar fotos, e ela fica só tirando sarro (risos). Para mim é legal e não vejo problema nenhum nisso. Atendo a todos – afirmou Lucas.
Com a transferência, o inglês também passou a fazer parte do cotidiano de Piazon. Através de seu Twitter - com mais de 12.700 seguidores -, ele se comunica com torcedores do Chelsea, curiosos sobre a nova aquisição milionária do clube, e também com jornalistas ingleses. A língua nunca foi problema, já que a sempre estudou desde pequeno.
– Acho que tem mais torcedor do Chelsea falando comigo do que propriamente os são-paulinos – contou Piazon, que ainda alimenta o sonho de jogar pelos profissionais do Tricolor Paulista, mas reconhece as dificuldades pela sua idade.
– Depois do Sul-Americano me passaram que eu jogaria o Campeonato Paulista sub-17 até dezembro. Nem profissional nem juniores. Tinha vontade, até porque sou são-paulino desde pequeno, gostaria muito – lamentou.
Adryan e Piazon no treino da Seleção sub-17 (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Adryan e Piazon em treino da Seleção Brasileira sub-17 (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Adryan: milhões de reais, milhares de seguidores
Adryan, por sua vez, tem o tempo a favor e prefere esperar pela hora certa para ver a torcida rubro-negra no Engenhão - ou, até lá, de volta ao Maracanã.
A torcida pede no Twitter para que jogue, mas aguardo com tranquilidade"
Adryan
– A torcida pede no Twitter (tem quase 14.500 seguidores), mas eu aguardo com tranquilidade. O Vanderlei (Luxemburgo) tem muita experiência e vai saber quando me aproveitar. Voltei do Sul-Americano com muitas portas abertas, pude fazer o meu contrato direitinho com o clube, sem nenhuma briga. A responsabilidade aumenta, mas é tudo fruto de um trabalho muito forte desde pequeno – disse Adryan.
Recentemente, ele renovou o contrato com o Rubro-Negro até 2014. Sua multa rescisória passou a ser de R$ 30 milhões para o mercado internacional, mas o interesse de clubes estrangeiros não o ilude.
– Procuro fazer o meu trabalho e deixar isso de lado. Se não estivermos focados na competição, o resultado que queremos não virá. Deixo assuntos sobre o meu futuro com o meu representante e o Flamengo. O meu foco mesmo é o Mundial.
Melhor para o futebol brasileiro.

Brasil Afora: dois anos após tragédia, Brasil-RS pode voltar à elite gaúcha

Em 2009, acidente de ônibus deixou três mortos, vários feridos e culminou na queda do clube, que tem de bater xará de Farroupilha para avançar

Por Marcelo Baltar e Thiago Lima Rio de Janeiro
O verão de 2009 parecia promissor. As perspectivas eram as melhores, e o clima em Pelotas, no Rio Grande do Sul, era de que finalmente os ‘Xavantes’ voltariam a incomodar no cenário gaúcho. A contratação do goleiro Danrlei, ex-Grêmio, Atlético-MG e Fluminense, parou a cidade, e sua apresentação, em uma loja de materiais esportivos, atraiu centenas de pessoas. Como no roteiro de um filme, tudo parecia caminhar bem para o Brasil de Pelotas em janeiro daquele ano.

Mas uma tragédia na noite do dia 15 mudou e marcou para sempre a história do clube. Depois de uma vitória por 2 a 1, em um amistoso de preparação contra o Santa Cruz-RS, que terminou em pancadaria envolvendo o goleiro Danrlei, o ônibus que levava a delegação do Brasil de Pelotas de volta para casa despencou de um barranco de aproximadamente 50 metros num trecho conhecido como ‘Curva da Morte’, na cidade de Canguçu. O acidente causou a morte de um dos maiores ídolos da história do clube, o meia-atacante uruguaio Claudio Milar, além do zagueiro Régis Gouveia Alves e do treinador de goleiros Giovani Guimarães. Outros dez integrantes ficaram feridos, entre eles o volante Edu, ex-Grêmio, que perdeu parte da coxa direita e teve de encerrar precocemente a carreira de jogador de futebol.
brasil de pelotas time  claudio millar (Foto: AP)Velório das vítimas no estádio Bento Freitas: tragédia deixou graves sequelas no clube (Foto: AP)
Após o acidente, uma sequência de adversidades culminou no naufrágio do clube. Primeiro, foi a queda para a Série B gaúcha. Em seguida, uma campanha pífia na Segunda Divisão em 2010, quando o Brasil de Pelotas – primeiro campeão gaúcho – sequer passou da fase inicial da competição. Hoje, o Brasil, com um time sem craques, luta às duras penas para voltar à elite do futebol gaúcho. Na atual temporada, a situação melhorou um pouco, mas segue delicada. Nesta quarta-feira, o clube tem uma noite decisiva para suas pretensões na competição.

Na segunda colocação da Chave 1, com dez pontos, a equipe visita o líder Brasil de Farroupilha, no estádio Castanheiras. É o último jogo do Rubro-Negro na fase. Uma vitória garante matematicamente a vaga. Em caso de tropeço, o Brasil de Pelotas terá de torcer por uma combinação de resultados na última rodada, mesmo sem entrar em campo. Apenas dois clubes por grupo avançam às semifinais. Apenas dois subirão para a elite gaúcha.

Apesar de a situação ainda ser pra lá de delicada, os Xavantes só dependem das próprias pernas para avançar. Isso só é possível devido ao camisa 10, Athos. O meia carioca, hoje, é o que a torcida tem de mais próximo de um ídolo. No último sábado, marcou os três gols da vitória por 3 a 1 sobre o União Frederiquense e levou o estádio Bento Freitas abaixo.

- O Brasil de Pelotas teve toda uma situação. Havia um grande ídolo, que infelizmente faleceu. A torcida está necessitando de alguém. Graças a Deus tenho recebido o carinho dos torcedores nos jogos, nas ruas. Nos treinos, as crianças querem falar comigo. Isso tudo é muito legal. Nunca tinha passado por isso. Estou muito bem no clube, e minha família está adaptada à cidade. É uma torcida maravilhosa, que não merece tudo o que vem passando - disse o novo candidato a ídolo xavante.
Athos Brasil de Pelotas (Foto: Divulgação/Site Oficial)Athos chora ao marcar seu terceiro gol no sábado. Brasil mais perto de volta à elite (Foto: Divulgação/Site Oficial)
Saúde financeira prejudicada
O péssimo desempenho dos últimos anos nos gramados também trouxe sérias consequências nas finanças do clube. Patrocinadores, sem interesse na Segunda Divisão, pagam menos. Sem dinheiro, os poucos destaques da equipe foram embora.

- É óbvio que a arrecadação na Série B é bem menor. Não recebemos as cotas de TV, e os patrocinadores têm um interesse menor. Não falo em valores, mas hoje arrecadamos mais ou menos 30% do que arrecadaríamos na Primeira Divisão – lamentou o presidente do clube, André Araújo.
A busca por um patrocinador forte, aliás, é o principal objetivo neste momento. No dia 7 de setembro, o Brasil de Pelotas completa 100 anos e quer presentear sua torcida com o acesso à Segunda Divisão nacional. Na Série C deste ano, o time está no Grupo D ao lado de Caxias, Chapecoense, Joinville e Santo André. O primeiro reforço para a competição já foi anunciado. Marcos Denner, ex-Flamengo, acertou nesta semana. O jogador não poderá disputar a reta final da Série B gaúcha.
- Estamos buscando um patrocínio. Queremos estar entre as 40 melhores equipes do Brasil em 2012 – revela o dirigente.
Sem dinheiro para contratar nomes de peso, o Brasil de Pelotas conta com o apoio da torcida. No início do ano, a associação “Cresce Xavante”, formada somente por torcedores, recebeu como doação de uma empresa de transportes do Rio Grande do Sul um ônibus. O veículo foi doado ao clube no início da disputa da Segunda Divisão. A associação também ajudou a diretoria e fazer melhorias no estádio Bento Freitas.
- É claro que o interesse da torcida com o Brasil na Segunda Divisão é menor. Mas temos uma boa média de público nos jogos em casa (aproximadamente dois mil torcedores por jogo). Essa é uma característica da nossa torcida, sempre fiel e apaixonada - destacou André Araújo.
Ano para ser esquecido
brasil de pelotas  danrlei (Foto: Click RBS)Goleiro Danrlei encerrou a carreira pouco tempo
após a tragédia (Foto: Click RBS)
Logo após o acidente, em janeiro de 2009, a Federação Gaúcha levantou a possibilidade de o Brasil de Pelotas não participar do estadual sem ser penalizado com rebaixamento para a Série B. Para isso, seria necessário que todos os demais clubes estivessem de acordo, o que não aconteceu.
- Fiquei sabendo que logo o primeiro clube procurado vetara a ideia. Então tivemos de jogar, mas também em função da assistência que teríamos de dar às famílias e feridos. Sem jogos, não teríamos patrocinadores e dinheiro para arcar com as despesas - recordou o dirigente.

Então, 19 dias depois do acidente, lá estava novamente o time do Brasil de Pelotas em campo, contra o Santa Cruz - o mesmo adversário da noite da tragédia. Desta vez, porém, era uma equipe abatida e desfigurada. E foi esse o panorama ao longo da competição, que culminou com o inevitável rebaixamento.
- Só quem esteve lá pode saber o que foi o pós-tragédia. A gente ainda teve que jogar de dois em dois dias, já que começamos o campeonato com uma semana de atraso em relação aos outros. Na primeira fase a gente não treinou, só jogava e sem estar 100%. Acredito que uns 40% dos atletas se machucaram no acidente. Cada partida que a gente fazia tinha uns três jogadores novos, que não conhecíamos, não sabíamos o nome... E no jogo seguinte já seriam titulares. Na hora você ficava sabendo “esse é o lateral, aquele é o centroavante” - relatou Danrlei, que chegou a participar de algumas partidas, mas logo depois resolveu encerrar a carreira e só fez um jogo de despedida pelo Grêmio, no final daquele ano.
- Joguei quatro, cinco jogos, mas acabei sofrendo logo depois uma lesão. Quando caiu a ficha de tudo o que aconteceu, decidi que não queria mais jogar futebol. Não tinha condições físicas e técnicas para isso.
Anos dourados
Mas se hoje os tempos de glória são escassos para o Brasil de Pelotas, o time já teve seus dias de sucesso. Na década de 80, incomodou os grandes Brasil afora. O ápice daquela geração aconteceu em 1985. Naquele ano, o clube gaúcho derrubou gigantes e terminou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação. Pelo caminho, deixou times como o Flamengo de Zico que, comandado por Zagallo, tinha ainda Leandro, Mozer, Andrade, Bebeto, Adílio, entre outros (veja os gols no vídeo acima).

- O lance do meu gol foi muito estranho. O Filol (goleiro argentino do Flamengo) saiu jogando errado, o Mozer recuou de cabeça e ele furou. Quando vi, estava na cara do gol e sem goleiro. Não acreditei... Colocamos na cabeça que era possível. Ninguém acreditava. O Flamengo era um time quase imbatível. Foi o maior jogo da minha carreira. Marcou muito, nos colocou no cenário nacional. O jogo passou para todo o Brasil e tive a felicidade de marcar o primeiro gol - recorda o atacante Bira, vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro daquele ano, com 16 gols.
É uma torcida apaixonada e que torce só para o Xavante mesmo, não para Grêmio ou Inter. Aos poucos o clube vai se reerguendo com a ajuda dessa massa"
Felipão, ex-técnico do Brasil de Pelotas
A vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo não só garantiu vaga nas semifinais como eliminou o time carioca e transformou os jogadores do Brasil de Pelotas em celebridades na cidade. A equipe, comandada por Walmir Loruz, só parou no Bangu, surpreendente vice-campeão naquele ano. Bira lembra como aquela competição mobilizou a cidade e dá os créditos da formação daquele time a um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro.
- Não tínhamos nada a ver com o campeonato, mas nos tornamos grandes naquele ano. Parou toda a cidade, que realmente se mobilizou. O time foi formado em 1983 pelo Felipão, quando fomos vice-campeões gaúchos. No ano seguinte ele foi para os Emirados Árabes e entregou ao Valmir Loruz, que deu continuidade ao trabalho e realizou aquela campanha maravilhosa. Naquele momento, éramos grandes no Brasil.

Hoje no Palmeiras, Luiz Felipe Scolari lembra com carinho da passagem pelo Brasil de Pelotas.

- Foi um dos meus primeiros clubes como técnico, e fizemos um belo trabalho. Tenho muito carinho pelo pessoal de lá. É um clube forte, com uma torcida apaixonada e que torce só para o Xavante mesmo, não para Grêmio ou Inter. Aos poucos o clube vai se reerguendo com a ajuda dessa massa.

Outro treinador famoso que passou pelo Brasil de Pelotas foi Mano Menezes. O clube foi o segundo da carreira do atual técnico da Seleção Brasileira. A rápida passagem aconteceu em 2002.

Milar, um caso à parte
brasil de pelotas time  claudio millar (Foto: Divulgação )Milar: ídolo em vida e lenda após a morte (Divulgação )
O acidente de 2009 ainda está vivo na memória dos Xavantes, mas as recordações de Cláudio Milar são ainda maiores. O ídolo uruguaio marcou época em Pelotas. Contratado em 2004 após várias passagens apagadas pelo futebol brasileiro - entra elas, uma pelo Botafogo, em 2001 -, o ex-atacante conduziu brilhantemente o Brasil de Pelotas ao título invicto da Segunda Divisão gaúcha logo em sua primeira temporada na equipe. Com 34 gols, tornou-se não só o artilheiro da competição, como também o maior goleador de uma única edição do torneio.
Identificado com a torcida, Milar costumava comemorar seus gols imitando um índio xavante com um arco e flecha. Constantemente, subia nos alambrados para celebrar seus tentos e triunfos com os torcedores. Essas atitudes o levaram a virar um mito na cidade. Tanto que tinha planos que envolviam sua permanência para quando encerrasse a carreira com a camisa do clube.
- Além de um grande jogador, ele era uma grande pessoa. Sempre foi muito identificado com o clube. O Milar falava que jogaria mais dois anos e se tornaria dirigente do clube, talvez presidente. Até hoje temos um sentimento de perda muito grande. Ele representava muito para nossos torcedores, que também representavam muito para ele. Hoje, os jogadores não têm identificação - ressaltou o presidente do Brasil de Pelotas.
Entre idas e vindas, em três passagens pelo Brasil de Pelotas, Milar marcou 109 gols.
* Colaborou Diego Ribeiro