terça-feira, 22 de março de 2011

De olho no Pan, ginasta representa o Brasil em etapa da Copa do Mundo

Aos 18 anos, Eliane Sampaio é a única atleta do país na competição

Por Débora Vives Rio de Janeiro
Eliane Sampaio (Foto: Divulgação)Eliane Sampaio, da ginástica rítmica, começa luta
pela classificação para o Pan (Foto: Divulgação)
Com os pés no chão e a cabeça nos Jogos Pan-Americanos. Assim está Eliane Sampaio, 18 anos, uma das esperanças da ginástica rítmica brasileira. A gaúcha de Porto Alegre está pronta para 2011, ano de muita responsabilidade para ela. O primeiro desafio é a classificação para o Pan de Guadalajara, no México, e a luta começa agora, na competição que abre 2011: a Copa do Mundo de Pesaro, na Itália, a partir desta sexta-feira. Eliane é a única brasileira no torneio entre 46 ginastas de 31 países.
A ginasta vem se preparando desde o início do ano numa rotina de treinos que ocupa toda a semana. Esforço, ritmo e, principalmente, confiança não faltam, mas ainda existem algumas dificuldades pelo caminho. Por isso,  é importante manter os pés no chão.
- Em termos de resistência estou bem preparada, mas ainda tenho que amadurecer mais nas coreografias novas. Como esta é a primeira competição do ano, imprevistos (na hora da apresentação) são normais. Estou bem tranquila, com os pés no chão. O importante é estar confiante - afirma Eliane.
A apresentação terá novidades. A porto-alegrense vai se apresentar nos quatro aparelhos, sendo que, em dois deles, com séries novas - nas maças (que entraram no lugar da corda neste ano) e na fita. Em Pesaro, o Brasil não estará representado na disputa de conjunto. A seleção foi reformulada e ainda se prepara para competir.
Chances para o Pan e planos para as Olimpíadas 2012
A seleção de individual, formada por Eliane Sampaio, Drielly Daltoé, Natália Gaudio e Simone Luiz, ficou com a medalha de bronze em dezembro de 2010 e garantiu a vaga para o Pan. No individual geral, Eliane foi a melhor brasileira, terminando na sétima colocação.
A classificação para os Jogos de Guadalajara começa agora. As duas ginastas brasileiras que tiverem a melhor posição nos torneios poderão ir para a competição no México.
Eliane Sampaio ginástica rítmica (Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)Eliane Sampaio durante apresentação em 2010
(Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)
- É importante começar o ano bem, representar bem o país. Quanto às Olimpíadas... antes vai ter o Mundial classificatório (ainda neste ano). É complicado porque ficar entre as 20 melhores do mundo não é tão fácil... - admite Eliane.
Influenciada pela prima, ela pratica ginástica rítmica desde os 8 anos. Há dois, compete pela seleção brasileira Individual da modalidade. A ginasta acredita que, aos poucos, o esporte vai ganhar a atenção do torcedor brasileiro, acostumado a torcer por Diego Hypolito, Danielle, Jade e Daiane em outra modalidade da ginástica, a artística.

- O ruim é que o esporte não é muito divulgado, ainda é desconhecido por muitos. Mas, aos poucos, a gente muda isso - afirma a ginasta.

Fãs esquiam de cueca para celebrar título de Kostelic na Copa do Mundo

Croata foi campeão faltando cinco provas para o fim da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Zagreb, Croácia
Os fãs de Ivica Kostelic comemoraram o título do esportista na Copa do Mundo de esqui, finalizada no último sábado, de forma inusitada. Nesta terça-feira, os croatas desceram o monte Sljeme, perto da capital Zagreb, vestindo apenas cuecas.
esquiadores de cueca comemoram o título de Ivica Kostelic na Croácia (Foto: AFP)Fãs de Ivica Kostelic descem monte Sljeme, próximo à capital Zagreb, vestido apenas cuecas (Foto: AFP)
Após um começo de ano arrasador, Kostelic superou a queda de rendimento de fevereiro e, com boas atuações, conquistou o título geral com cinco provas de antecedência. Na última disputa da temporada, em Lenzerheidi, na Suíça, o esquiador chegou apenas em 18º, mas também foi campeão no slalom.
Entre as mulheres, a alemã Maria Riesch superou, após dois vice-campeonatos seguidos, a musa americana Lindsey Vonn. O cancelamento do super-G e do slalom gigante devido às más condições climáticas beneficiaram Riesch indiretamente, e a esquiadora terminou a Copa do Mundo com apenas três pontos a mais que Vonn, vencedora nos três últimos anos.

Lançamento oficial no terceiro uniforme será na próxima quinta

Evento acontecerá na Sede Náutica do Vasco, na Lagoa, e contará com debate entre especialistas e artistas sobre o racismo no mundo do futebol

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
nova cAMISA do vasco (Foto: Divulgação)Confira a nova camisa do Vasco (Foto: Divulgação)
O Vasco vai lançar de maneira oficial a nova terceira camisa na próxima quinta-feira, às 11h, na Sede Náutica do clube, na Lagoa. A cerimônia terá início uma hora antes com um debate sobre o tema 'O Racismo no Futebol' entre especialistas e artistas convidados. O assunto foi escolhindo em função justamente do novo uniforme.
A terceira camisa faz alusão ao histórico time que ficou conhecido como 'Camisas Negras'. Na época, o Vasco foi o primeiro clube a permitir negros em seu elenco no Brasil, entre 1923 e 1924, negando a solicitação da organização, que pedia a retirada de 12 jogadores negros do time. No lado esquerdo do peito, há a imagem de uma mão espalmada em preto e branco. E, na gola, estão escritas as palavras "Inclusão" e "Respeito".
O presidente Roberto Dinamite aprovou a escolha, que contou com participação da torcida via votação na internet, e aprovou a homenagem que revive a história do clube.
- A criação do novo uniforme é uma homenagem mais do que justa àqueles homens que comandavam o clube naquela época, e que nos faz relembrar um belo capítulo da história do nosso Vasco. Essa camisa dá às novas gerações a possibilidade de conhecer e discutir um assunto que se passou em 1924, mas que é motivo de orgulho até hoje, para todo vascaíno, porque ele trata do processo de democratização no esporte, que impôs o respeito à igualdade e o direito à cidadania. Graças a esse gesto da diretoria do Vasco na época, o futebol se transformou num esporte popular no Brasil, com brancos e negros, pobres e ricos, unidos por uma única paixão nos estádios - afirmou.

Roberto Carlos é vítima de insultos racistas antes de partida na Rússia

Torcida do Zenit mostra banana para o veterano brasileiro do Anzhi

Por GLOBOESPORTE.COM São Petersburgo, Rússia
torcida do Zenit provoca Roberto Carlos (Foto: reprodução / Sport812)Roberto Carlos observa torcedor mostrar uma banana
durante aquecimento antes da partida
Além de ver o Anzhi perder por 2 a 0 para o Zenit, o lateral-esquerdo Roberto Carlos ainda foi obrigado a aturar insultos racistas por parte de torcedores da equipe de São Petersburgo, que mostraram uma banana para o brasileiro durante o aquecimento.
De acordo com a imprensa, o fato foi isolado e não houve outras manifestações parecidas. A Federação Russa de Futebol também não se manifestou sobre o caso.
- Não se pode julgar todos pela atitude errada de um ou outro. Existem pessoas doentes em todas as partes - disse Budun Budunov, presidente da Federação de Futebol do Daguestão, região onde fica localizado o Anzhi.
No entanto, o dirigente pediu que algo seja feito contra o Zenit, clube que já esteve envolvido em situações semelhantes. Em março de 2008, torcedores da equipe chamaram jogadores do Olympique de Marselha de macacos durante um confronto pela Copa da Uefa (atual Liga Europa). Na época, a entidade europeia cogitou eliminar o clube da competição, mas acabou aplicando apenas uma multa.
O holandês Dick Advocaat, que treinava o Zenit na época, afirmou que não pedia a contratação de atletas negros para não contrariar os fãs. No atual elenco comandado pelo italiano Luciano Spalletti, não existe nenhum atleta negro, embora o português Bruno Alves, ex-Porto, seja filho de Washington, ex-jogador do Flamengo de cor negra.
E também não foi a primeira vez que Roberto Carlos foi alvo de insultos racistas. Em 2005, quando defendia as cores do Real Madrid, o lateral Roberto Carlos foi hostilizado com gritos preconceituosos da torcida do La Coruña.

Ganso manifesta a Santos desejo de jogar fora, e clube admite negociar

Nova reunião, a primeira com a presença do jogador, ainda não dá fim à novela, mas discursos mudam. Jogador pode sair por valor abaixo da multa

Por Adilson Barros Santos, SP
santos x bragantino ganso (Foto: Agência Estado)Novela Ganso segue sem um final
(Foto: Agência Estado)
O impasse continua. Após cerca de duas horas e meia de reunião, Santos, Ganso e DIS (empresa que detém 45% dos direitos do jogador) ainda não chegaram a um acerto sobre a renovação de contrato do atleta. A grande novidade do encontro, no entanto, foi a confirmação do meia para o presidente do clube, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, de que quer mesmo realizar o sonho de jogar fora do Brasil.
- Foi uma reunião esclarecedora. Ele (Ganso) manifestou esse desejo de, em algum momento, realizar o sonho de jogar na Europa. Nós entendemos isso e vamos voltar a nos reunir para decidir o que será feito. A bola está com eles  - revelou o mandatário santista.
Luis Alvaro oferece um aumento salarial ao jogador, que, por sua vez, prefere a redução da multa recisória, estipulada em € 50 milhões (R$ 118 milhões). Esse valor inibe até mesmo os endinheirados clubes europeus. Laor, como o presidente do Santos também é conhecido, admitiu a possibilidade de negociá-lo por um valor menor. A ideia é evitar um atleta insatisfeito no elenco.
- Não cogitamos diminuir a multa, pois não queremos vender o jogador. Agora, ela é apenas um referencial e o Santos pode estudar, após um determinado prazo, alguma proposta que atenda aos interesses do clube.
A situação do Santos é confortável. Ganso tem contrato até fevereiro de 2015 com o clube. Se não aceitar o aumento proposto pelo Peixe, sem diminuição da multa, tudo continuará do jeito que está. O camisa 10 seguirá ganhando seu atual salário, que é bem menor que os pagos a Neymar e Elano, por exemplo.
- Estamos absolutamente tranquilos, pois o contrato está em pleno vigor. Ele está escalado para o jogo desta quarta-feira (contra o Mogi Mirim) e tem todo o tempo do mundo para decidir - afirmou o Luis Alvaro.
A negociação entre Santos e DIS se arrasta desde agosto de 2010.  Inicialmente, o Peixe estava propondo um acordo nos moldes do que foi feito com Neymar: O clube aumentou bem o salário do camisa 11, que agora ganha um valor próximo ao que ganharia se tivesse aceitado jogar no Chelsea. Parte desse valor vem de receitas publicitárias. Empresas exploram a imagem de Neymar, que repassa 30% dos ganhos ao clube (antes do novo contrato, os direitos de imagem estavam divididos pela metade: 50% para o Peixe, 50% para o atacante, essa redivisão também convenceu Neymar a ficar).
Com Ganso, porém, não houve acordo porque o meia já detinha 100% dos seus direitos de imagem. Para ele, não havia sentido aceitar a intermediação do Santos em contratos de publicidade, pois já os negocia pessoalmente, ficando com o lucro integral. Inicialmente, o meia queria um aumento puro e simples. Essa fase já foi superada, pois o clube já aceita o reajuste. O problema agora é a questão da multa rescisória. Na reunião desta terça, Ganso ouviu de Luis Alvaro Ribeiro que o clube não vai diminuir o valor, por outro lado há a hipótese de negociação.
O Inter de Milão quer o jogador. Ganso conversa semanalmente com o técnico da equipe italiana, Leonardo. Nas próximas semanas, a DIS deverá apresentar ao Peixe uma proposta da equipe milanesa. Resta saber se o Santos vai mesmo aceitar negociar.

Depois da festa, Ronaldinho pisa no freio e fica para trás em corrida

Após cumprir suspensão, Gaúcho volta ao time no domingo, diante do Madureira, em Macaé

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho demonstrou fôlego para apagar as velas pelos seus 31 anos. Depois de dois dias de folga e uma grande festa que varou a madrugada e se estendeu durante toda segunda-feira, dia do seu aniversário, o camisa 10 se reapresentou na tarde desta terça no Ninho do Urubu, em Vargem Grande (Zona Oeste do Rio). O jogador fez musculação por aproximadamente 20 minutos e depois, sob chuva, foi para o campo correr durante 15 minutos. E pisou um pouco no freio.
Enquanto Negueba se destacava pela velocidade, Ronaldinho ficou para trás em relação ao grupo, correu de forma moderada e, em alguns momentos, descansou com as mãos apoiadas nos joelhos. Ao contrário da sua festa, quando foram proibidos os registros de imagens, nesta terça, diante de câmeras, Ronaldinho chegou a brincar com os jornalistas.
- Tô de olho, hein!
Treino Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho corre atrás do pelotão formado por David Braz, Thiago Neves e Negueba
(Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
O atacante chegou ao CT do Fla às 15h25m, 35 minutos antes do horário do treino. Desde que chegou ao clube, em janeiro, Ronaldinho nunca faltou e nem se atrasou. Mesmo no carnaval, quando curtiu até de manhã o desfile das escolas de samba do Rio, ele compareceu aos treinos marcados - um na manhã de segunda e outro na tarde de terça.

Ronaldinho Gaúcho voltará ao time contra o Madureira, domingo, em Macaé, pela 5ª rodada da Taça Rio, depois de ter cumprido suspensão por três cartões amarelos diante do Cabofriense. O mesmo acontece com Thiago Neves. Sem os dois jogadores, o Rubro-Negro não saiu do 0 a 0  diante do time de Cabo Frio.

Siemsen: 'Por enquanto, nada de Joel. Não há previsão para o novo técnico'

Presidente do Flu explica insucesso na negociação com Gilson Kleina, diz que clube está concentrado no jogo desta quarta e pede o apoio da torcida

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Peter Siemsen, candidato a presidente do Fluminense (Foto: Emiliano Tolivia / Globoesporte.com)O presidente do Fluminense, Peter Siemsen
(Foto: Emiliano Tolivia / Globoesporte.com)
A espera da torcida tricolor por um pronunciamento oficial da diretoria terminou. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o presidente Peter Siemsen explicou todo o desenrolar da mal-sucedida contratação do técnico Gilson Kleina, que chegou a ser anunciado pela assessoria de imprensa do clube e depois não foi liberado pela Ponte Preta. Negando por enquanto qualquer contato com Joel Santana, que pediu demissão do Botafogo nesta terça-feira, e lembrando que Abel Braga sempre será bem-vindo nas Laranjeiras, Peter preferiu analisar como normal toda a situação e deu força para Enderson Moreira, auxiliar técnico permanente que comandará o Tricolor diante do América do México, nesta quarta-feira, às 21h50, no Engenhão, pela Libertadores.
- Foi uma situação normal que já vi acontecer no futebol outras vezes. Estava tudo fechado e ele disse que já estava a caminho do aeroporto e só iria passar na Ponte Preta para assinar a recisão de contrato. Confiamos no Gilson, demos a informação de forma oficial e depois ele ligou dizendo que a situação estava complicada e que iria ficar em Campinas - explicou Peter.
Segundo o presidente, o empresário de Gilson Kleina entrou em contato com a diretoria tricolor na noite de domingo dizendo que o treinador se colocava à disposição do clube. Peter explica que se interessou por ser um técnico jovem, em crescimento e com potencial para se destacar no futebol brasileiro. Gilson garantiu que seria fácil se desligar da Ponte Preta e o Tricolor se ofereceu para pagar a multa rescisória caso alguma coisa desse errado. Depois de acertar tudo, Kleina e mais dois auxiliares marcaram passagem para às 19h30m rumo ao Rio de Janeiro. Já tinham até hotel reservado na capital carioca. Peter falou com o treinador mais uma vez e ouviu do mesmo que faltava apenas passar na Ponte Preta para assinar a rescisão de contrato.
- Futebol não é uma ciência exata. Não posso mandar uma pessoa até lá para garantir que ele venha. Aconteceu, bola para frente. O trabalho para contratar um treinador é complexo. Técnico e clube precisam estar alinhados para dar tudo certo. Qualquer erro pode criar uma nova dívida e mais problemas. Não quero um profissional para cair em um mês. O objetivo é o trabalho de médio a longo prazo. No momento o nosso técnico é o Enderson, que tem um potencial muito grande e vai amadurecer com a responsabilidade. Confiamos nele - garantiu.
Segundo o presidente do Fluminense, o clube agora não tem mais previsão para anunciar um novo treinador. Peter explica que, até o momento, Joel Santana não foi procurado, e lembra que Abel Braga sempre será bem-vindo.
Já passamos por situações piores. Em 2009, a chance de rebaixamento era enorme. Mas o time foi abraçado pela torcida e se salvou"
Peter Siemsen
- Por enquanto, não tem nada de Joel. Eu aprovaria todos os grandes técnicos do Brasil. Mas no momento isso não existe e não temos previsão para anunciar um novo técnico. Estamos focados em uma semana difícil com um jogo importante e queremos dar todo o respaldo necessário ao Enderson - disse ele, sem descartar ainda que Abel Braga possa assumir o clube em junho, quando terminar seu contrato com o Al Jazira, dos Emirados Árabes: - Abel mora em nossos corações. E será sempre um técnico bem-vindo nas Laranjeiras. Vamos esperar para ver como as coisas vão se sair até o fim do contrato dele.
As mudanças no departamento de futebol deram início a uma crise interna que culminou com a saída do técnico Muricy Ramalho e ainda não terminou. No meio de tudo isso, o Fluminense tem um jogo decisivo nesta quarta-feira, contra o América do México, pela Libertadores. Só uma vitória interessa e mantém o Tricolor com chances reais de classificação para a segunda fase. Para resgatar o bom futebol, Peter pede que o torcedor abrace o time mais uma vez.
- Já passamos por situações piores. Em 2009, a chance de rebaixamento era enorme. O futebol passou por mudanças difíceis no meio de tudo isso, com jogadores afastados e mudanças de técnico. Mas o time foi abraçado pela torcida e se salvou. São coisas que acontecem no futebol. Muricy nos deixou em uma hora difícil na qual o clube não estava preparado para essa ruptura de surpresa. Internamente eu garanto que o clube está estabilizado em termos de gestão. O ambiente entre os jogadores é bom. O Santos também está com um técnico interino na Libertadores e o Flamengo foi campeão brasileiro em 2009 da mesma maneira, com o Andrade assumindo o time interinamente no início. Vamos dar a volta por cima - disse.

Sem adeus na Seleção, Rivaldo vê Ronaldo com privilégio: 'Ele é carioca'

Meia diz que é amigo do Fenômeno, estranha o fato de a despedida ter sido marcada tão rapidamente e garante que não espera algo parecido

Por Marcelo Prado São Paulo
Rivaldo treino São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Rivaldo está de volta ao time do São Paulo
(Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
De volta ao grupo do São Paulo após ter ficado 20 dias em tratamento para recuperação de uma lesão muscular na coxa direita, o meia Rivaldo concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira. E, entre os vários assuntos tratados, o camisa 10 falou sobre o fato de o Fenômeno Ronaldo, seu companheiro de Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1998 e 2002, já ter uma despedida marcada, no dia 7 de junho, no estádio do Pacaembu, contra a Romênia. Questionado se um adeus com a camisa verde e amarela também seria importante para ele, o jogador surpreendeu.
- Ronaldo tem o privilégio de ser carioca. Se eu fosse carioca, talvez tivesse essa despedida. Estou tranquilo, não me preocupo com isso, outros jogadores que foram muito mais do que eu na Seleção não tiveram despedida. Se me chamarem para jogar no dia 7, estarei lá, senão nada muda. Fico na minha pensando apenas no São Paulo. Ronaldo é um grande amigo, um grande jogador, é o maior artilheiro do Brasil nas Copas. É que ele parou agora e já marcaram despedida. Cada um é cada um, eu particularmente não preciso e nem espero essa despedida – afirmou o jogador.
Na sequência, Rivaldo disse que não guarda rancor de qualquer pessoa.
- Meu coração é limpo. Eu só tenho que agradecer à CBF e aos treinadores que me chamaram para jogar duas Copas do Mundo. Mas o Ronaldo é carioca, a CBF fica no Rio. Volto a dizer, não tenho mágoa de ninguém. Tenho 38 anos, vou fazer 39 no mês que vem e estou no São Paulo. Todo dia, quando venho treinar, saio feliz de casa. Um jogo de despedida pela Seleção não significaria nada – finalizou.

Na mira do Santos, Muricy admite encerrar 'férias' antes do esperado

Ex-técnico do Flu diz que pode assumir uma nova equipe antes dos 30 dias desejados. Nos últimos anos, ele sempre teve um período para se reciclar

Por Sergio Gandolphi São Paulo
O técnico Muricy Ramalho já admite interromper suas "férias" antes de completar um mês da sua saída do Fluminense. Nesta terça-feira, o treinador foi a atração do programa "Arena Sportv" (confira o bom humor dele nos bastidores no vídeo ao lado). No bate-papo, deixou os dirigentes santistas animados.
- Daqui a dez dias, vai completar quase 20 que deixei o Fluminense. Acho que pode ser um prazo bom (para voltar a trabalhar). Muitas coisas podem acontecer nesse período - avisou o ex-técnico de Fluminense, Palmeiras e São Paulo.
Sempre que deixa uma equipe, Muricy tem o hábito de ficar um período sem trabalhar. Foi assim em 2009, antes de assumir o Palmeiras (agosto), após ser demitido pelo São Paulo em junho.
 O mesmo ocorreu no ano passado, quando passou mais de 60 dias em casa, até acertar com o Tricolor carioca, após sua saída do Verdão no Campeonato Paulista.
Muricy (Foto: Ze Gonzalez / Globoesporte.com)Muricy sabe que período de folga está acabando
(Foto: Ze Gonzalez / Globoesporte.com)
- Acho que todo técnico deveria fazer isso, faz bem até para a nossa saúde. Não consigo tirar a roupa do Fluminense e logo ir para outro lugar. Não é assim… Como me envolvo muito nos locais onde trabalho, eu fico com as pessoas que trabalham no Fluminense dentro de mim - explicou o tetracampeão brasileiro.
Muricy não deve tomar nenhuma decisão nos próximos dias. O técnico já programou passar o fim de semana em sua casa na cidade de Ibiúna-SP, a 70 quilômetros de São Paulo.

Tite enaltece Paulistão e compara perda de torneio a um fim de namoro

Treinador do Timão afirma que grandeza dos clubes exige conquista e diz: 'É como uma namorada. Você larga e depois fala "Como era boa"'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Tite na coletiva de imprensa deste sábado (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)Tite: grandeza dos clubes exige conquista do
Paulista (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GE.COM)
As entrevistas do técnico Tite, do Corinthians, são sempre cercadas de frases bem pontuadas, para dar ênfase ao que pensa, e de metáforas divertidas. E na tarde desta terça-feira, depois do último apronto da equipe para o jogo desta quarta-feira, às 21h50m, contra o Oeste, pelo Paulistão, o treinador não fugiu das suas principais características.
É comum os clubes no primeiro semestre priorizarem competições como Libertadores e Copa do Brasil, deixando de lado o Campeonato Paulista. No caso do Corinthians, a competição estadual, única neste semestre depois da queda na Libertadores, é o principal atrativo e forma de preparação para o Brasileiro. Por isso, Tite afirma que o torneio não deve ser menosprezado.
- É como o caso de uma namorada. Você larga e depois fala: "Como era boa a minha namorada" - disse o treinador, aos risos, ilustrando como ficam os clubes derrotados no Paulistão depois de verem um rival com a taça nas mãos.
Atualmente, o Corinthians ocupa a vice-liderança do estadual com 31 pontos, assim como o São Paulo. No entanto, o time do Morumbi lidera o torneio por ter uma vitória a mais - dez contra nove. Logo em seguida, aparecem os outros dois principais adversários dos ponteiros: Palmeiras (29) e Santos (28).
- Todo clube grande tem o peso da conquista do título. Não se iluda quem pensar o contrário. Pensar que Gaúcho e Paulista não têm importância... A gente sabe que não é assim. Não é importante até você perder. A grandeza dos clubes exige - alertou o treinador.

Para fugir da crise, Sport resolve pagar dívida com pai de santo

Clube devia um búfalo ao Pai Carlos desde a conquista da Copa do Brasil, em 2008. 'Que ninguém mais fale em búfalo', pede o presidente do Leão

Por pe360graus.com Recife
Saulo goleiro Sport (Foto: Gazeta Press)Saulo, goleiro artilheiro que machucou o joelho
gravemente: vítima da dívida? (Foto: Gazeta Press)
Para afastar a má fase vale tudo. O presidente do Sport confirmou, nesta terça-feira (22), que pagou uma dívida com um pai de santo. Diretores do clube estiveram, esta tarde, no terreiro do Pai Carlos para quitar um débito pela conquista da Copa do Brasil de 2008. Os R$ 5 mil seriam destinados a comprar um búfalo, mas como seria difícil encontrar o animal, a oferta foi trocada por um boi malhado.
A troca de animal teve o consentimento dos espíritos, garante o Pai Carlos, responsável pelo “trabalho de convencimento espiritual”. Com o dinheiro, o pai de santo vai providenciar a compra do boi e, com isso, espera-se que o time engrene e entre na briga pelo hexacampeonato.
O próprio presidente do Sport, Gustavo Dubeux, confirmou a história. Ele informou que, antes mesmo de assumir o clube, sabia da dívida. Como tudo é válido para tentar conquistar a vaga no G-4, ele decidiu quitar o débito.
- Na verdade estava com essa falação, essa questão de búfalo. Eu respeito tudo e nós temos que fazer tudo o que for possível. Nós não podemos ser omissos. Então eu pedi para localizar, para se informar para que ninguém mais fale em búfalo - disse Dubeux.
A cautela vale, até porque, este ano, aconteceram coisas estranhas mesmo na Ilha do Retiro. O goleiro Magrão, ídolo e considerado sempre seguro, falhou grotescamente num lance em que deixou a bola escapar e o Araripina acabou marcando um gol.
Até mesmo um momento que foi considerado épico acabou de forma trágica. Foi quando o goleiro Saulo deixou a área e foi para o ataque marcar o gol da vitória, nos acréscimos, sobre a Acadêmica Vitória. Enquanto todos comemoravam, o arqueiro caiu no chão, com as mãos no joelho. Ele tinha rompido o ligamento cruzado anterior e teria de ficar seis meses fora dos gramados.
Então, por via das dúvidas, Gustavo Dubeux decidiu pagar a dívida. Com o dinheiro em mãos, o Pai Carlos vai tomar as providências para que o boi seja comprado e o Sport conquiste o hexacampeonato.
- Eu não sei quem prometeu, mas foi pago de forma tal que esse assunto está encerrado. Isso está resolvido. Espero só que Deus nos ilumine para alcançar nosso objetivo - finalizou.

Renato Gaúcho lamenta sequência de lesões: 'Está faltando maca'

Técnico lista jogadores lesionados ou com problemas clínicos que estão fora

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Carlos Alberto comemora gol do Grêmio com Renato Gaúcho (Foto: Reuters)Carlos Alberto é um dos lesionados do Grêmio
(Foto: Reuters)
No Grêmio, o diagnóstico é unânime: caiu o rendimento da equipe, apesar dos bons resultados recentes, e a pegada - característica histórica do clube - também diminuiu. Dirigentes, técnico e jogadores admitem que é preciso melhorar nos dois aspectos, o quanto antes, para recuperar as atuações que empolgaram os gremistas no segundo semestre de 2010.
Segundo Renato Gaúcho, uma das explicações está na sequência de lesões e problemas clínicos de jogadores importantes. Hoje, estão vetados os centroavantes André Lima e Borges, o lateral-direito Gabriel e o meia Carlos Alberto, além de jovens egressos das categorias de base como Pessalli e Willian Magrão. E Júnior Viçosa é dúvida. Adilson, Mário Fernandes e Marcelo Grohe recém retornaram aos treinos.
- Estou com muitos problemas. Muitos problemas mesmo. Temos de tomar cuidado para não perder mais jogadores. O departamento médico está cheio. Depois da grama sintética já perdemos dois ou três garotos, o Magrão, o Pessalli, o Romário sentiu só no treino. Se você entrar hoje no departamento médico está faltando maca, de tanta gente - afirmou, referindo-se à vitória por 3 a 0 sobre o Porto Alegre, em partida disputada no piso artificial do Estádio Passo D'Areia.
Renato lembra que é difícil recuperar o desempenho com tantos desfalques:
- A gente quer voltar a jogar bem, mas tem equipe jogando bem e ficando pelo caminho. O mais importante é conseguir os resultados. É lógico que a gente quer voltar a jogar bem, principalmente como era no ano passado. Qualquer equipe no mundo tem uma recaída, aconteceu com o Grêmio. Fica difícil retomar esse desempenho, manter o entrosamento, se cada dia é uma equipe. Temos problemas, lesões, viagens, Libertadores, Gauchão...pior seria jogar mal e não conseguir as vitórias.
O treinador apega-se à saída rápida dos jogadores entregues aos médicos para poder escalar o time que enfrentará o Inter-SM às 19h30m (de Brasília) de quinta-feira - embora admita que boa parte deles já foi vetada.
- Eu quero o pessoal fora do departamento médico para ontem. Senão, não tenho nem um time para colocar.

Botafogo espera anunciar novo treinador nesta quarta-feira

Ainda na busca por um nome para substituir Joel Santana, clube coloca Caio Júnior entre os principais candidatos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Caio Junior (Foto: Divulgação)Caio Júnior está entre os cogitados para dirigir o
Botafogo (Foto: Divulgação)
Não será nesta terça-feira que o Botafogo anunciará seu novo treinador. Apesar de ainda seguir durante toda a noite na busca pelo substituto de Joel Santana, o clube decidiu finalizar as negociações nesta quarta, caso haja um acordo.
Os principais candidatos eleitos pela diretoria alvinegra são Caio Júnior, recentemente saído da Al-Gharafa, do Catar, e Adilson Batista, que teve no Santos o seu último trabalho. Adilson, no entanto, recusou na segunda-feira uma proposta do Fluminense alegando que deseja passar um tempo no exterior, o que deve inviabilizar a sua contratação.
Márcio Goiano, do Figueirense, chegou a ser cogitado, mas foi descartado logo em seguida. A ideia é contratar um profissional mais experiente. Por enquanto ainda não há um nome para comandar a equipe interinamente na partida contra o Boavista, neste sábado, em Macaé, pela quinta rodada da Taça Rio. Jair Ventura, auxiliar técnico permanente, está com a Seleção Brasileira sub-17 no Sul-Americano da categoria, no Equador.

Botafogo tem apenas 15 jogadores disponíveis para enfrentar o Boavista

Com dez desfalques no total, Alvinegro terá de recorrer aos juniores para completar lista de 18 relacionados em partida deste sábado

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
fabricio treino botafogo (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Fabrício deverá ter nova chance no Botafogo
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Seja quem for o escolhido, o novo técnico do Botafogo terá de quebrar a cabeça para encontrar a formação que enfrentará o Boavista. Aliás, não terá muitas opções para escalar a equipe que, atualmente, conta com apenas 15 jogadores. Tudo por conta do grande número de desfalques, seja por lesão ou suspensão, no duelo deste sábado, em Macaé, pela quinta rodada da Taça Rio.
Rodrigo Mancha, Everton e Herrera cumprem suspensão automática; Lucas, Bruno Tiago, Araruama e Alex estão machucados e Loco Abreu, Arévalo e Jefferson estarão a serviço de suas respectivas seleções. Assim, o Botafogo será obrigado a lançar mão de alguns de seus atletas dos juniores para compor o grupo de 18 que viajam a Macaé.
O novo treinador terá alguns “buracos” para tapar em posições importantes. Para o meio-campo ofensivo, o único jogador de ofício é Fabrício, que disputou apenas uma partida pelo Botafogo, entrando no fim do segundo tempo do jogo contra o River Plate-SE, dia 2 de março, pela primeira fase da Copa do Brasil. No ataque, as únicas alternativas são Caio e Willian, sendo que o último jamais disputou uma partida oficial pela equipe profissional do Alvinegro.
Confira quem são os 15 jogadores disponíveis para o jogo contra o Boavista:
Goleiros: Renan e Milton Raphael
Laterais: Alessandro, Márcio Azevedo e Guilherme
Zagueiros: Antônio Carlos, Márcio Rosário e João Filipe
Volantes: Marcelo Mattos, Somália, Fahel e Lucas Zen
Meia: Fabrício
Atacantes: Caio e Willian
 

Letícia Hage rouba a cena como a melhor bloqueadora da Superliga

Jogadora do São Caetano supera atletas como Fabiana, Valeskinha e Thaisa e admite que só se deu conta do fato ao ver seu nome no alto do ranking

Por Leo Velasco Rio de Janeiro
Leticia Hage, mundial junior de 2009 (Foto: Divulgação / CBV)Leticia Hage foi a melhor bloqueadora da primeira
fase da Superliga (Foto: Divulgação / CBV)
A cada rodada, Valeskinha e Fabiana disputam ponto a ponto quem é a maior bloqueadora da história da Superliga feminina. A meio de rede do Rio de Janeiro está na frente, com apenas dois bloqueios de vantagem para a central do Vôlei Futuro. Longe dos holofotes, no entanto, quem de fato vem se destacando no fundamento é Letícia Hage. A jogadora de 20 anos do eliminado São Caetano foi a melhor bloqueadora na primeira fase da competição nacional.

- Se eu falar que comecei a Superliga pensando nisso, não é verdade. Depois de uns cinco ou seis jogos, olhei as estatísticas e vi que meu nome estava entre as primeiras. Foi daí que virou uma meta, pensei ‘dá para chegar’. Depois da metade do primeiro turno, comecei a acompanhar a estatística – afirmou a atleta em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.
Em números absolutos, Letícia é a maior pontuadora em bloqueios da Superliga 2010/2011. Foram 81 pontos no total, dois a mais que Thati, do São José-SC. Fabiana é a nona, com 64 pontos. Valeskinha, que bloqueou 49 vezes, está fora do Top 10.

Se analisarmos a eficiência, a melhor do campeonato nacional outra vez é Leticia Hage. Ela tem aproveitamento de 32,66%, com 81 pontos em 248 ações de bloqueio. Thaisa, do Osasco, foi a segunda com 31,33%. Fabiana também é a nona neste ranking, com 23,88% de aproveitamento, e Valeskinha mais uma vez não aparece no top 10.

- Sou alta, mas perto das jogadoras da seleção não sou tanto. Então aposto muito na leitura de jogo e acho que uma coisa que tenho muito positiva é a entrada da mão, a posição da mão no bloqueio – disse Letícia, que tem 1,88m, contra 1,94m de Fabiana, e 1,96m de Thaisa.
Leticia Hage, mundial junior de 2009 (Foto: Divulgação / FIVB)No Mundial Júnior de 2009, Leticia Hage mostra seu talento no bloqueio pela seleção (Foto: Divulgação/ FIVB)
Com passagens por seleções de base, a jogadora prefere manter a cautela ao sonhar com uma chance na equipe adulta.
- O sonho de todo atleta é a seleção e comigo não é diferente. Mas, como foi meu primeiro ano de titular e o primeiro jogando, deu para ver o tanto que tenho para evoluir. Ainda tenho um bom chão. É meu sonho, minha meta, mas estou com os pés no chão.

Pico gelado na Nova Zelândia recebe WQS seis estrelas pela primeira vez

Thiago de Souza, Jean da Silva e Yuri Sodré são os únicos representantes do surfe brasileiro na etapa de Gisborne, no extremo leste do planeta

Por GLOBOESPORTE.COM Gisborne, Nova Zelândia
Surfe WQS de Gisborne Nova Zelândia (Foto: Divulgação)Gisborne, na Nova Zelândia (Foto: Divulgação)
Gisborne, extremo leste da Nova Zelândia, é o primeiro lugar do planeta a receber, todas as manhãs, a luz do Sol. As águas geladas do outro lado do mundo foram as escolhidas neste ano para receber, pela primeira vez, uma etapa da Cold Water Classic, série de campeonatos de nível seis estrelas da divisão de acesso mundial (WQS). As disputas vão até domingo.
A costa da ilha tem 180 graus de "janela" para entrada de ondulações. São picos de areia, corais e pedras em diferentes. Apenas três brasileiros estão inscritos na etapa: Thiago de Souza, Jean da Silva e Yuri Sodré.
- Esta é também uma grande oportunidade para o povo de Turanga Nui A Kiwa (Gisborne) mostrar a cultura Maori tradicional e dar ao mundo uma visão sobre o patrimônio Maori - disse o presidente Gisborne Boardriders, Clint Daley.

Surfe WQS de Gisborne Nova Zelândia (Foto: Divulgação)Costa da Nova Zelândia vai receber etapa seis estrelas pela primeira vez (Foto: Divulgação)

Pico gelado na Nova Zelândia recebe WQS seis estrelas pela primeira vez

Thiago de Souza, Jean da Silva e Yuri Sodré são os únicos representantes do surfe brasileiro na etapa de Gisborne, no extremo leste do planeta

Por GLOBOESPORTE.COM Gisborne, Nova Zelândia
Surfe WQS de Gisborne Nova Zelândia (Foto: Divulgação)Gisborne, na Nova Zelândia (Foto: Divulgação)
Gisborne, extremo leste da Nova Zelândia, é o primeiro lugar do planeta a receber, todas as manhãs, a luz do Sol. As águas geladas do outro lado do mundo foram as escolhidas neste ano para receber, pela primeira vez, uma etapa da Cold Water Classic, série de campeonatos de nível seis estrelas da divisão de acesso mundial (WQS). As disputas vão até domingo.
A costa da ilha tem 180 graus de "janela" para entrada de ondulações. São picos de areia, corais e pedras em diferentes. Apenas três brasileiros estão inscritos na etapa: Thiago de Souza, Jean da Silva e Yuri Sodré.
- Esta é também uma grande oportunidade para o povo de Turanga Nui A Kiwa (Gisborne) mostrar a cultura Maori tradicional e dar ao mundo uma visão sobre o patrimônio Maori - disse o presidente Gisborne Boardriders, Clint Daley.

Surfe WQS de Gisborne Nova Zelândia (Foto: Divulgação)Costa da Nova Zelândia vai receber etapa seis estrelas pela primeira vez (Foto: Divulgação)

Universidade do Qatar cria 'nuvem artificial' para fazer sombra em 2022

Projeto custaria R$ 832 mil e poderia ser usado em estádios sem cobertura

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar
O departamento de mecânica e engenharia da Universidade do Qatar divulgou nesta semana um projeto para aliviar o calor dos torcedores e jogadores durante os jogos da Copa do Mundo de 2022: uma "nuvem artificial", que faria sombra nos estádios.
Segundo reportagem do jornal local "The Peninsula", o projeto foi desenvolvido por Saud Abdul Ghani, chefe do departamento, e custaria US$ 500 mil (R$ 832 mil) para ser construído. A "nuvem" seria controlada por controle remoto e construída com fibra de carbono. Para voar, teria gás hélio e quatro motores movidos a energia solar.
A "nuvem" poderia ser usada em vários estádios do Qatar que não tenham cobertura, mas sua produção não estaria voltada apenas para a Copa. De acordo com a reportagem, há a ideia de vender o produto para fazer sombra na praia e em estacionamentos do país também.
A escolha do Qatar para sediar a Copa do Mundo de 2022 gerou polêmica por causa do verão rigoroso no Oriente Médio em junho e julho. Alguns dirigentes europeus chegaram a sugerir à Fifa que o torneio fosse realizado em janeiro, no inverno, para evitar as temperaturas na casa dos 50ºC.
projeto de estádio no qatar com nuvem artificial (Foto: Reprodução/The Peninsula)Projeto da 'nuvem artificial' para 2022: mais sombra nos estádios  (Foto: Reprodução/The Peninsula)

Pilotos brasileiros buscam reação e afirmação na temporada 2011 da F-1

Massa precisa lutar com Alonso dentro da Ferrari, e Barrichello é parte do projeto para levantar a Williams. Bruno Senna e Luiz Razia serão reservas

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro
Dos quatro brasileiros que foram titulares na Fórmula 1 na temporada 2010, apenas metade se manteve nos postos para este ano. Felipe Massa e Rubens Barrichello continuam na Ferrari e na Williams, respectivamente, mas Lucas di Grassi e Bruno Senna acabaram perdendo suas vagas. O sobrinho do tricampeão Ayrton Senna conseguiu se recolocar como reserva da Renault-Lotus, e o baiano Luiz Razia é o terceiro piloto da Lotus do empresário Tony Fernandes. Confira abaixo o que esperar dos pilotos brasileiros neste campeonato da maior categoria do automobilismo.
- Felipe Massa (Ferrari)
felipe massa    fórmula 1 (Foto: Divulgação/Site Oficial)Felipe Massa busca reação (Foto: Divulgação)
Após um 2010 bastante complicado, marcado pelos problemas com o aquecimento dos pneus e pelo incidente do GP da Alemanha, quando cedeu a vitória a Fernando Alonso, Felipe Massa começa 2011 precisando provar que pode superar seu companheiro de equipe, o bicampeão Fernando Alonso. No ano passado, o brasileiro ficou muito atrás do espanhol no campeonato e teve de trabalhar para ele, o vice-campeão, nas últimas corridas.
A tarefa não é das mais fáceis, mas as atividades começaram bem para ele. Massa se adaptou bem aos pneus Pirelli, menos resistentes e que exigem uma tocada mais suave na pilotagem. Desde o ano passado, nos primeiros testes em Abu Dhabi, o brasileiro sempre esteve entre os primeiros. Além disso, o 150º Itália, carro da equipe italiana para 2011, parece casar bem com seu estilo, ao contrário do modelo do ano passado.
A situação, entretanto, não é muito confortável. Massa chegou a ser ironizado pelo presidente Luca di Montezemolo, que deu nota 7 para a temporada do brasileiro em 2010 e disse que o irmão do piloto tinha andado na parte final do ano. Dentro da Ferrari há muito tempo, ele terá igualdade de condições no início do ano para tentar superar o bom ambiente que Alonso deixou após o vice.
- Sempre estive sob pressão em minha carreira. Aliás, sou o primeiro a me pressionar. O importante é andar bem e estar tranquilo no cockpit. Sinto a confiança e o respeito que a Ferrari tem por mim. Gosto de ler que eles falam bem de mim, não nego, mas acho que é assim para todo mundo. O que conta é ter um carro que se adapte ao meu estilo. Sei que as coisas não funcionaram bem no ano passado, mas tenho de olhar para o futuro e ir bem nesta temporada.
- Rubens Barrichello (Williams)
Barrichello durante testes em Valência (Foto: EFE)Barrichello quer levantar a Williams (Foto: EFE)
Veterano da Fórmula 1, recordista de participações em GPs e em sua 19ª temporada na categoria, Rubens Barrichello é parte de um plano ambicioso da Williams. A experiência do brasileiro de 38 anos é fundamental para a equipe inglesa tentar se reerguer e voltar aos bons tempos de vitórias nas décadas de 1980 e 1990, quando conquistou nove títulos de construtores.
Em seu último ano de contrato com a equipe, Barrichello terá como companheiro o venezuelano Pastor Maldonado, em um claro exemplo das dificuldades que a Williams vive. Apesar do título da GP2 em 2010, o novato nunca foi considerado um talento promissor e chegou à Fórmula 1 graças à enorme verba investida por seus patrocinadores (US$ 43 milhões): o Governo da Venezuela, de Hugo Chávez, e a PDVSA, estatal petrolífera local. O brasileiro  não deverá ter problemas para superar o colega em 2011. A meta do piloto e da equipe é ficar regularmente na zona de pontuação e tentar beliscar alguns pódios.
- Estamos melhor em termos do que em 2010. O carro é diferente, por isso preciso tratá-lo de maneira diferente, mas gosto muito dele. É difícil dizer o quanto mais rápido está, mas é muito mais agradável de pilotar do que o da temporada passada. Sou otimista e sei o quanto gostaria de dizer que vamos andar muito bem, mas quero estar no Q3 e marcar pontos. Acho que é possível.
- Bruno Senna (Renault-Lotus)
Bruno Senna no lançamento do carro da Lotus Renault (Foto: Getty Images)Bruno é reserva da Renault (Foto: Getty Images)
Após um ano complicado como titular da Hispania, com direito até a uma incômoda substituição pelo japonês Sakon Yamamoto no GP da Inglaterra porque a equipe precisava de dinheiro, Bruno Senna não teve uma pré-temporada das mais fáceis. Sem vaga no time espanhol, ele negociou com a Lotus de Tony Fernandes, mas as conversas não evoluíram. Sem vaga, restou ao brasileiro aceitar o convite de Eric Boullier para ser reserva da Renault-Lotus em 2011.
Após o acidente de Robert Kubica, que pode ficar fora de toda a temporada, o brasileiro viu o alemão Nick Heidfeld assumir a vaga do polonês, mas fez um bom teste em Jerez de la Frontera. Em um time que tem o irregular russo Vitaly Petrov como segundo piloto, Bruno pode, se continuar a impressionar os engenheiros, conseguir uma vaga de titular em 2012.
- É muito legal que esteja entrando em uma equipe bem estabelecida. Estou orgulhoso desta conquista. Este ano será de integração e de extrair o que puder dentro de um ambiente tão competitivo. Ser parte deste projeto me dará uma experiência valiosa, e agora preciso aproveitá-la ao máximo. Espero provar à equipe que mereço receber uma oportunidade no futuro.
- Luiz Razia (Lotus)
luiz razia lotus teste barcelona (Foto: Divulgação)Luiz Razia é o mais jovem brasileiro
(Foto: Divulgação)
Luiz Razia, de 22 anos, é o mais jovem entre os brasileiros da Fórmula 1 neste ano. Ele foi contratado pela Lotus para ser o reserva ao lado do indiano Karun Chandhok, anunciado nesta terça, e o italiano Davide Valsecchi. Razia e Valsecchi correrão juntos pelo Team Air Asia, espécie de equipe satélite na GP2, nesta temporada, enquanto vai conciliar alguns treinos livres nas sextas-feiras de GPs.
O baiano fechou um acordo com o time no fim de janeiro e terá direito a participar de, no mínimo, quatro treinos livres de sexta-feira, inclusive o do GP do Brasil, em Interlagos. Ele será o primeiro reserva da dupla formada por Heikki Kovalainen e Jarno Trulli, confirmada pelo segundo ano seguido no time anglo-maiaio, de propriedade do empresário Tony Fernandes.
- Estou absolutamente feliz com a vaga de terceiro piloto. Tenho uma chance excelente de ganhar experiência na Fórmula 1. A equipe será bem sucedida muito em breve e irá lutar por pontos assim que for possível - diz Razia.

Tudo pelo rúgbi: praticantes viram árbitros para ajudar esporte a evoluir

Sem grandes atrativos financeiros, há poucos profissionais qualificados para comandar partidas de alto nível. Quase todos são ou foram esportistas

Por Helena Rebello Rio de Janeiro
Ainda engatinhando no Brasil, o rúgbi sofre com um empecilho curioso para sua evolução no país: a escassez de árbitros qualificados. Longe de ter o prestígio e a remuneração dos profissionais envolvidos com o futebol, por exemplo, o esporte depende quase exclusivamente da paixão dos praticantes para compor o quadro da Confederação Brasileira.
Rugbi Ricardo Santanna (Foto: Arquivo Pessoal)Ricardo Sant'Anna apita final de torneio de seleções regionais no interior de São Paulo (Foto:Arquivo Pessoal)
De acordo com o diretor de arbitragem da entidade, Xavier Vouga, quase 80% dos participantes do curso de formação de árbitros, ministrado há pouco mais de quatro anos, são praticantes. Nos outros 20% encontram-se pais de jovens jogadores e amantes do esporte que querem simplesmente compreender melhor as regras. Raros são os que encaram a função como uma possível fonte alternativa de renda.

- O profissionalismo da arbitragem no Brasil ainda vai levar muito tempo. Na Argentina, por exemplo, as equipes são obrigadas inscrever um profissional para fazer o curso de capacitação. Caso contrário, são penalizadas. Já aconteceu de eu entrar em uma turma e ter só duas pessoas fazendo a aula. Temos apenas quatro árbitros de nível, e outros em um patamar bem abaixo. Por outro lado, o nível técnico dos jogos também não ajuda muito no desenvolvimento deles. É complicado – disse o diretor.
Um árbitro da elite do rúgbi brasileiro ganha 20% do que um árbitro CBF recebe para apitar a Série D no futebol
Os árbitros formados pela International Rugby Board (IRB) são remunerados para apitar as partidas, com variação da taxa de acordo com a importância da competição, e têm todos os custos de transporte e hospedagem cobertos pela organização. Mas os números estão ainda muito distantes de esportes mais populares. Para se ter uma ideia, um árbitro CBF recebe cinco vezes mais para apitar a Série D, quarta divisão do Campeonato Brasileiro, do que um juiz de rúgbi ganha para apitar uma partida do Campeonato Brasileiro de XV, principal competição do país, que nesse ano se chamará Super 10.

Mesmo com um cenário não tão motivador, os jovens estão mais interessados em atuar como juízes de rúgbi. Aos 23 e 27 anos, Henrique Platais e Ricardo Sant’Anna são apontados por Vouga como os principais nomes da nova geração no Brasil e representaram o país, em fevereiro, no Campeonato Sul-Americano de Rúgbi.
Rugbi Ricardo Santanna (Foto: Arquivo Pessoal) Ricardo Sant'Anna em ação (Foto: Arquivo Pessoal)
Gaúcho de Porto Alegre, Ricardo se interessou pela arbitragem justamente pela falta de pessoas capacitadas no mercado. O ponto definitivo para se dedicar à atividade a partir de 2009 foi uma penalidade indevidamente recebida enquanto disputava um campeonato regional.
- Hoje há 14 equipes no Rio Grande do Sul, mas no começo era muito difícil encontrar adversário e mais ainda alguém para apitar. Em um determinado jogo levei um cartão amarelo por erro do juiz, por um desconhecimento da regra. Pensei que não podia deixar isso acontecer novamente e comecei a me interessar. Vi que meu nível como jogador não iria evoluir para chegar à seleção, e assim seria um meio de me manter envolvido com o esporte e colaborar para a evolução dele de alguma forma – disse.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos amantes do rúgbi no país, Ricardo vê pontos positivos que podem ajudar no desenvolvimento da modalidade. Professor de educação física, ele acredita que, tanto para quem compete quanto para quem comanda os jogos, os benefícios são múltiplos.

- O rúgbi está crescendo e atraindo estudantes de educação física que buscam conhecer uma nova modalidade, divulgar e poder trabalhar como técnico ou até mesmo jogador. Mas há também profissionais de outras áreas, como economia, administração, que também atuam no esporte. Ele exige disciplina e uma postura que se reflete na vida profissional.

Henrique Platais é um exemplo. Economista de uma multinacional do ramo de refrigerantes, defendeu o Niterói Rugby na elite brasileira e chegou a representar a seleção brasileira juvenil. Assim como Ricardo, se interessou pela arbitragem pela falta de pessoas qualificadas. Quando entrou para a universidade, não conseguiu manter o alto nível como atleta e optou por assumir de vez o apito.
Henrique Platais, juiz de rugby durante partida (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Henrique tem apenas 23 anos e é um dos principais árbitros de rúgbi do Brasil (Foto: / Arquivo Pessoal)
- Tive menos tempo para me dedicar ao esporte, e o desempenho não era mais o que eu gostaria. E, sem estar em alto nível, a chance de me machucar era maior. Ao mesmo tempo fui gostando mais de arbitragem e me destacando. Mas para virar um bom árbitro precisava parar de jogar para apitar a primeira divisão. Minha idéia era buscar a excelência, e achei melhor ser um árbitro de alto nível do que um atleta mediano – contou.

Para conciliar as atividades da jornada dupla de trabalho, Henrique negocia com o chefe para compensar os dias que precisa faltar para vestir o uniforme preto. Neste início de ano, por exemplo, ele já apitou o Campeonato Sul-Americano, em Bento Gonçalves, no Rio de Grande do Sul, e o Torneio Cross-Border, no Paraguai.
Henrique Platais, juiz de rugby (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Henrique Platais prefere ser árbitro de alto nível a
ser atleta mediano (Foto: Arquivo Pessoal)
- Em jogos de nível nacional é mais fácil, já que os jogos são só nos fins de semana. Às vezes viajo de manhã, apito de tarde e nem chego a dormir na cidade. Com os jogos internacionais é mais difícil de conciliar, pois tenho que faltar ao trabalho. Meu chefe é tranquilo, trabalho horas a mais ou uso parte das férias. Mas nem sempre dá, e sou obrigado a não aceitar um convite.
Devido à falta de profissionais preparados, no rúgbi não há sorteio para definir quem comandará cada partida. De acordo com a importância do confronto, as federações regionais e a Confederação Brasileira montam a escala de trabalho. Este ano, o Campeonato Brasileiro de XV contará com 10 participantes pela primeira vez na história. A competição será realizada entre julho e outubro com clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

André marca cinco gols e leva o Flamengo às quartas do Mundialito

Rubro-Negro não encontra dificuldades para superar o Boca Juniors: 6 a 2

Por Igor Christ São Paulo
O Flamengo entrou em quadra nesta terça-feira para garantir a classificação às quartas de final do Mundialito de Futebol de Areia, em São Paulo. Mas diante do Boca Juniors, um adversário desanimado, conseguiu muito mais. O time carioca adquiriu a confiança necessária para brigar pelo título ao também eliminar o rival argentino e ainda consagrar o artilheiro André, que marcou cinco gols na vitória por 6 a 2.
- Era a nossa meta ganhar o jogo depois da derrota para o nosso maior rival. Entramos focados por causa da responsabilidade de buscar a classificação e o time todo está de parabéns pelo resultado que nós conquistamos - contou André, que agora soma 9 gols na competição.
O Rubro-Negro encerra sua participação na fase classificatória nesta quarta-feira, às 16h45m, contra o Barcelona, que já está garantido com o primeiro lugar do Grupo B. O SporTV transmite a partida ao vivo. O  Boca, que já disputou os jogos previstos para a fase, se despede com quatro derrotas na bagagem.
Flamengo Futebol de areia (Foto: João Pires / Divulgação)Entre os companheiros de time, André comemora os cinco gols contra o Boca (Foto: João Pires / Divulgação)
Fla absoluto do início ao fim
Comandado por um André inspirado, o Flamengo não demorou a abrir o placar. O time rubro-negro saiu para o intervalo com a vantagem de 2 a 1, com dois gols de André. O brasileiro Bruno Malias diminuiu para o Boca.
O domínio carioca visto na etapa de abertura não se manteve no retorno à quadra. Um pouco lento, aparentando cansaço, o Fla permitiu que Lopez anotasse mais um gol para o rival. Com 2 a 2 no marcador, André marcou outros dois e deixou para consolidar a vitória no último período.
Após um lindo chapéu, o artilheiro rubro-negro fez seu quinto gol na partida. Nos minutos finais, Longa chutou, assinalou o sexto e correu para os braços dos companheiros, que comemoraram muito a classificação às quartas de final do Mundialito.

Santos vence a primeira e vai brigar pela vaga em duelo contra o Sporting

Peixe bate o Seattle na prorrogação e enfrenta o time português, que perdeu todas até agora, mas ainda pode passar os brasileiros

Por Igor Christ São Paulo
Sem os destaques Dunga e Wellington, que estavam suspensos por conta da expulsão no duelo contra o Corinthians, o Santos derrotou o Seattle na prorrogação por 4 a 3 e conquistou, nesta terça-feira, sua primeira vitória no Mundialito de Futebol de Areia. Mesmo com o triunfo, o Peixe, que soma dois pontos, ainda não está garantindo na próxima fase e vai definir sua sobrevivência na competição na quarta, contra o lanterna Sporting. O time português precisa de uma vitória simples no tempo normal para ultrapassar o Santos.
- Estamos tentando suprir a falta de treinamentos e de estrelas com muita vontade. Já vínhamos jogando e estava faltando um pouquinho de competência e sorte e hoje ela esteve do nosso lado. Vamos decidir a vaga com o Sporting, que é um time rodado, mas temos tudo para garantir um lugar na próxima fase - disse o técnico Guga.
Como já disputou quatro jogos, o Seattle, que venceu o Sporting no tempo normal em seu único triunfo na competição, encerrou sua participação na primeira fase nesta terça. Por conta do confronto direto entre Santos e Sporting, o time americano pode ser ultrapassado apenas por um rival e já carimbou sua vaga para a próxima fase.
Santos Futebol de areia (Foto: João Pires / Divulgação)Jogadores do Santos não deram espaço aos adversários do Seattle (Foto: João Pires / Divulgação)
Seattle começa bem, mas Santos reage
Precisando da vitória a qualquer custo, o Santos não ofereceu perigo ao bem montado time do Seattle na primeira etapa e saiu para o intervalo atrás no marcador. Morales, de bicicleta, fez o primeiro do time americano, que ampliou pouco depois com Ali Karim.
O Santos voltou melhor para o segundo período, mas nem de longe parecia o time que fez o clássico de 16 gols contra o Corinthians nesta segunda-feira. Com maior posse de bola e uma boa presença ofensiva, o Peixe chegava mais à meta adversária, mas parava na má pontaria dos seus jogadores e nas boas defesas do goleiro Nico. O prejuízo só não foi maior porque o capitão Ricardo marcou no final da parcial, diminuindo a diferença.
O gol na saída para o intervalo animou o Santos, que virou rapidamente no terceiro período. Com pouco mais de dois minutos jogados, Kuman e Mena marcaram, deixando o Peixe na dianteira. O Seattle, no entanto, buscou o empate e conseguiu deixar tudo igual com Frank. A partida seguiu movimentada, com as duas equipes chegando bem em jogadas de contra-ataque, mas ninguém conseguiu balançar as redes, e a disputa foi para a prorrogação.
As grandes emoções foram reservadas para o tempo extra. Pouco antes de o cronômetro zerar, Kuman acertou o rosto do adversário em uma jogada mais dura e foi expulso. Mesmo com um jogador a menos, o Santos não se acovardou e passou à frente no marcador com Mena. No último segundo, Fabricio ainda salvou uma bola sobre a linha, garantindo o triunfo paulista.
 

Lokomotiv passa pelo Sporting e assume liderança do Grupo A

Sem Madjer, que ainda se recupera de fratura no pé esquerdo, time português sofre derrota por 5 a 4 e segue sem pontuar. Russos ultrapassam o Corinthians na classificação

Por Igor Christ São Paulo
Fora de combate por conta de uma fratura no pé esquerdo, o craque Madjer está fazendo falta ao Sporting-POR, que nesta terça-feira sofreu a sua terceira derrota no Mundialito de Futebol de Areia, em São Paulo. Em jogo equilibrado, o time português perdeu por 5 a 4 para o Lokomotiv-RUS, e continua em situação delicada na competição. Já o Lokomotiv segue invicto e agora lidera o Grupo A, à frente do Corinthians. Shaykov (2), Gorschinskiy e Daniel (2) marcaram para a equipe russa. Sagan, Fernando, Leghissa e Alan fizeram para os portugueses.
Para avançar às quartas de final, o Sporting, que ainda não pontuou, precisará torcer por um tropeço do Santos, que enfrenta o Seattle-EUA. Os portugueses encaram o Peixe na última rodada. Os russos chegaram a oito pontos, ultrapassaram o Corinthians (sete), assumiram a liderança do Grupo A e já estão garantidos nas quartas de final. Os quatro melhores de cada chave se classificam.
- Não esperava esse sucesso todo do Lokomotiv no Mundialito. A cada jogo, vamos melhorando o nosso entrosamento dentro de quadra. O segredo da nossa equipe é o conjunto, com marcação forte e saída rápida para o contra-ataque - contou Daniel, autor de dois gols na partida.
Futebol de areia Lokomotiv x Sporting (Foto: João Pires / Divulgação )Shaykov marcou o gol da vitória do Lokomotiv contra o Sporting (Foto: João Pires / Divulgação )
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque. O time português levou perigo em chutes de longe de Bruno Xavier e Alan, enquanto a equipe russa dava trabalho com jogadas pelo alto. E foi numa dessas tentativas que saiu o primeiro gol da partida. Shaykov, livre de marcação, cabeceou no cantinho e abriu o placar, no último minuto da primeira etapa.
No segundo período, o Sporting partiu para cima tentando o empate, mas o Lokomotiv mostrou porque está em boa fase e marcou mais três vezes, com Gorschinskiy e o brasileiro Daniel, que fez dois. Os portugues esboçaram uma reação e fizeram com Sagan, cobrando pênalti.
No último período, Fernando acertou um chutaço de longe e fez o segundo do Sporting, deixando o jogo animado. A pressão deu certo. Leghissa, em outra finalização de longa distância, mandou no cantinho e marcou o terceiro. O quarto gol português não demorou a sair. Alan bateu do meio da quadra, a bola quicou na areia e enganou o goleiro Humait: 4 a 4. Mas o Lokomotiv não estava morto, e tratou de desempatar em chute cruzado de Shaykov, que garantiu a vitória e a liderança da chave.

Imbatível, Barcelona vence o Milan e garante a primeira posição do grupo

Time catalão, que é o único time do Mundialito a ter vencido todos os jogos
no tempo normal, não pode ser ultrapassado por mais ninguém da chave

Por Igor Christ São Paulo
Embora tenha entrado em quadra já classificado, o Barcelona não aliviou para o Milan e venceu por 6 a 3, nesta terça-feira, pela quarta rodada do Grupo B do Mundialito de Futebol de Areia. O triunfo ainda garante a liderança da chave ao clube catalão, que é o único time a ter vencido todas as suas partidas no tempo normal e soma agora nove pontos - cinco a mais que o segundo Vasco. Os italianos se classificaram devido à derrota do Boca Juniors frente ao Flamengo.
- É um clássico europeu e temos que representar bem o clube. Treinamos bastante e jogar com ídolos é mais fácil, lances plásticos saem a toda hora. Nos classificamos com tranquilidade e agora é pensar na próxima fase - disse o brasileiro Fred, que marcou um dos seis gols do Barça.
O destaque da equipe catalã foi novamente o russo Shishin, que marcou três vezes e se isolou na artilharia do torneio, com oito gols. As duas equipes voltam a campo nesta quarta-feira. Na rodada que encerra a fase de grupos do Mundialito, o Milan encara o já classificado Vasco, enquanto o Barcelona terá pela frente o Flamengo.
beach soccer barcelona e milan (Foto: João PIres / Divulgação)Jogadores do Barcelona comemoram um dos gols contra o Milan (Foto: João Pires / Divulgação)
Barcelona define já no primeiro período
Credenciado pelo favoritismo de quem venceu todas as suas partidas, o Barcelona não tomou conhecimento do adversário e tratou de praticamente definir a partida logo no primeiro período. O time catalão saiu para o intervalo com a vantagem de 4 a 0 no marcador, gols de Fred, Nico (duas vezes) e outro do artilheiro Shishin.
O amplo domínio catalão que foi visto na etapa de abertura não se repetiu após o intervalo. Acomodado com a vantagem, o Barcelona pisou no freio no segundo período e passou a ameaçar menos a meta adversária. Com o recuo adversário, o Milan esboçou uma reação, após Meier anotar duas vezes.
Pouco antes do apito final, Shishin ainda marcaria mais duas vezes para o Barcelona, decretando o triunfo espanhol, enquanto Francois fez mais um para o Milan, que agora terá que secar o Boca ou derrotar o Vasco na última rodada.

Veja a programação e a classificação do Mundialito de Futebol de Areia

TV Globo e SporTV transmitem a competição, disputada em São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
GRUPO A:
1º) Lokomotiv Moscou - 8 pontos
2º) Corinthians - 7 pontos
3º) Seatlle Sounders - 3 pontos
4º) Santos - 2 pontos
5º) Sporting Portugal - 0 ponto
GRUPO B:
1º) Barcelona - 9 pontos
2º) Flamengo - 5 pontos
3º) Vasco - 4 pontos
4º) Milan - 2 pontos
5º) Boca Juniors - 0 ponto
Sábado, dia 19/03
08h30m - Lokomotiv Moscou 3 x 2 Seattle Sounders
10h - Corinthians 4 x 3 Sporting Portugal
11h15m - Boca Juniors (9) 4 x 4 (10) Milan
12h30m - Vasco da Gama 4 x 5 Barcelona
Domingo, dia 20/03
08h30m - Lokomotiv Moscou 4 x 3 Santos
10h - Flamengo 3 x 2 Milan
11h15m - Vasco da Gama (3) 3 x 3 (2) Boca Juniors
12h30m - Corinthians (2) 2 x 2 (1) Seattle Sounders
Segunda, dia 21/03
13h - Seattle Sounders 4 x 0 Sporting Portugal
14h15m - FC Barcelona 7 x 2 Boca Juniors (SPORTV2)
15h30m - Vasco de Gama (2) 6 x 6 (1) Flamengo (SPORTV2)
16h45m - Santos (0) 8 x 8 (1) Corinthians (SPORTV)
Terça, dia 22/03
13h - Lokomotiv Moscou 5 x 4 Sporting Portugal (SPORTV2)
14h15m - FC Barcelona 6 x 3 Milan (SPORTV2)
15h30m - Santos 4 x 3 Seattle Sounders (SPORTV2)
16h45m - Flamengo 6 x 2 Boca Juniors (SPORTV)
Quarta, dia 23/03
13h - Vasco da Gama x Milan (SPORTV2)
14h15m - Santos x Sporting Portugal (SPORTV2)
15h30m - Lokomotiv Moscou x Corinthians (SPORTV2)
16h45m - Flamengo x Barcelona (SPORTV)
Quinta, dia 24/03
13h - quartas de final
14h15m - quartas de final
15h30m - quartas de final
16h45m - quartas de final
Sexta, dia 25/03
15h30m - semifinal
16h45m - semifinal
Sábado, dia 26/03
08h30m - disputa de 3º e 4º lugares
10h - final