sexta-feira, 22 de março de 2013

Corintianos em Oruro terão defesa de especialista em Direito Internacional

Escritório de Maristela Basso, advogada com doutorado no assunto, vai cuidar do caso dos 12 presos na Bolívia após morte de torcedor

Por Diego Ribeiro São Paulo
162 comentários
torcida Corinthians presos Bolívia (Foto: Stéfano Mariotto de Moura)Torcedores corintianos seguem presos na Bolívia
(Foto: Stéfano Mariotto de Moura)
Uma advogada especialista em Direito Internacional vai passar a cuidar do caso dos 12 corintianos presos em Oruro há pouco mais de um mês. Bastante reconhecido no cenário, o escritório comandado por Maristela Basso será pago pela torcida unformizada Gaviões da Fiel para tentar a liberdade dos seus membros que estão encarcerados na Bolívia. A contratação foi definida nesta semana, em São Paulo.

A entrada de Maristela Basso no caso serve para dar mais peso à defesa, que hoje conta com o advogado boliviano Miguel Blancourt, indicado pela Embaixada do Brasil na Bolívia. A representantes da Gaviões, a advogada afirmou que vai mergulhar no caso e deve ir pessoalmente ao país vizinho para entender a situação em que os presos se encontram hoje.

A especialista em Direito Internacional tem um currículo extenso: entre as principais formações, o doutorado em Direito Internacional (PhD) a livre-docência também em Direito Internacional pela USP. Ela possui experiência nos Estados Unidos, Itália, México e Alemanha, além de integrar a lista de árbitros brasileiros do Sistema de Solução de Controvérsias do Mercosul.

A intenção é fazer com que a advogada trabalhe em conjunto com Miguel Blancourt, que já encaminhou o pedido de reconsideração da acusação aos 12 corintianos presos. Neste documento, a defesa pode incluir novos elementos que não constavam no inquérito – foram anexados depoimentos de outros torcedores, a confissão do menor H.A.M, de 17 anos, que disse ter disparado o sinalizador que matou o garoto Kevin Espada, e reportagens do programa Fantástico, da TV Globo.

Desde o início, a Embaixada considerava importante a contratação de um especialista em Direito Internacional, com maior experiência em casos de presos brasileiros no exterior. O órgão também tenta dar todo o suporte necessário aos corintianos. Na quarta-feira, por exemplo, o ministro conselheiro Eduardo Saboia conseguiu impedir a transferência dos brasileiros para celas comuns, ao lado de bolivianos. Este impedimento, porém, não é definitivo.

Para Ronda Rousey, TUF 18 ajudará a dividir as atenções do MMA feminino

Campeã quer dividir as responsabilidades e o estrelato com outras atletas

Por SporTV.com Rio de Janeiro
14 comentários
Durante o UFC 158, o UFC anunciou que a próxima edição do TUF nos Estados Unidos terá duas mulheres como técnicas pela primeira vez na história do reality show. Ronda Rousey vai comandar um dos times contra um outro que será encabeçado por Miesha Tate ou Cat Zingano, que se enfrentam no dia 13 de abril. A vencedora ganha o direito de ser a próxima desafiante de Ronda e também uma vaga no programa.
Miesha Tate, Ronda Rousey e Cat Zingano UFC (Foto: Reprodução / Twitter)Ronda Rousey (centro) será tecnica do TUF com Tate (esq) ou  Zingano (dir.) (Foto: Reprodução / Twitter)
Para Ronda, o TUF 18 será a oportunidade de ela enfim poder dividir as atenções com outra lutadora de uma forma mais equilibrada. Estrela do UFC desde que o MMA feminino foi integrado à organização, ela ofuscou a desafiante Liz Carmouche na estreia. Com o programa, ela acredita que a adversária terá tanto destaque quanto ela.
- Vou ter muito trabalho agora para tentar ganhar mais exposição para o MMA feminino. E para mim, ter esse projeto é mais uma coisa que posso fazer  sobre isso, mas não quero fazer todo esse trabalho. Não quero que tudo isso seja dependente de mim - disse a lutadora ao site do canal americano "Fox Sports".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Sobre quem vai dividir essa missão com ela, Ronda Rousey garante que não tem preferência. A campeã peso-galo enxerga vantagens em fazer o programa tanto com Miesha Tate, lutadora que ela já venceu no Strikeforce, quanto com Cat Zingano.
- Miesha e eu já temos história, por isso seria divertido. Já Cat tem um cartel invicto (7-0). Uma luta entre mim e Cat seria muito legal. Quantas vezes dois invictos se enfrentaram pelo título?
Na última terça-feira, o UFC divulgou que a primeira fase de seleção dos atletas será no dia 15 de abril, em Las Vegas (EUA). O reality show terá oito homens e oito mulheres do peso-galo.
Alguns pré-requisitos são necessários: todos os candidatos devem ter pelo menos 21 anos de idade; devem ter no mínimo três vitórias em lutas profissionais de MMA registradas nos sites "Sherdog" e no "Mixedmartialarts.com"; os candidatos também devem ter estar aptos a viver e trabalhar nos Estados Unidos legalmente.

Lavar Johnson é mais um demitido pelo Ultimate após caso de doping

Peso-pesado também recebe suspensão de nove meses e é multado

Por SporTV.com Rio de Janeiro
27 comentários
No dia em que a Comissão Atlética da Califórnia anunciou uma suspensão de nove meses e aplicação de multa a Lavar Jonhson devido a irregularidades em seu exame antidoping no UFC 157, o lutador ficou sabendo que não faz mais parte do elenco de atletas do Ultimate. Johnson apresentou níveis elevados de testosterona após a luta.
UFC - Lavar Johnson; Joey Beltran (Foto: Agência Getty Images)Lavar Johnson tinha duas vitórias e duas derrotas no UFC (Foto: Agência Getty Images)
Fontes próximas ao lutador confirmou a demissão ao site "MMAjunkie". O desligamento do americano acontece um dia após o UFC divulgar que o japonês Riki Fukuda também foi dispensado da organização por ter sido flagrado em exame antidoping no UFC Japão 2013.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O evento em Saitama também teve outro caso de doping. A luta de Caceres, vencida pelo americano contra o coreano Kyung Ho Kang, teve seu resultado alterado para "luta sem resultado". Ele foi suspenso por seis meses após apresentar traços de metabólitos de maconha em seu exame.

Mutante aconselha lutadores do TUF Brasil 2: 'É trabalhar a parte mental'

'No meu caso, entrei querendo ser campeão, e lá dentro me comportei como campeão', diz o vencedor peso-médio da primeira temporada do reality show

Por Ivan Raupp Jaraguá do Sul, SC
20 comentários
Como campeão peso-médio da primeira temporada do TUF Brasil 2, Cezar Mutante sabe bem o que passar de experiência para os lutadores que estão participando da segunda temporada do reality show. Ele se tornou campeão do programa ao vencer em sequência Gustavo Labareda, Leonardo Macarrão, Thiago Bodão e Serginho Moraes. Depois de quase um ano, retornará ao octógono no "UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold", e aconselhou os novos participantes:
Cezar Mutante UFC coletiva (Foto: Ivan Raupp)Cezar Mutante posa para foto em Jaraguá do Sul, com Vitor Belfort ao fundo (Foto: Ivan Raupp)
- Acompanhei o primeiro episódio do TUF, ali só tem talento. A dica para quem estiver dentro da casa e quiser entrar no UFC é trabalhar a parte mental. Dentro da casa é um um jogo mais mental do que físico. A pessoa tem que entrar ali sabendo realmente o que quer, qual o seu real objetivo. "Estou aqui para ser campeão!". "Estou aqui só para entrar no programa, só para aparecer". No meu caso, entrei querendo ser campeão, e lá dentro me comportei como campeão, me alimentei como campeão, descansei como campeão. Foi um aprendizado que vou levar comigo para o resto da minha carreira - disse Cezar, durante a primeira coletiva de imprensa do evento.
Cezar Mutante vai enfrentar o americano CB Dollaway no card que será realizado em Jaraguá do Sul (SC), no dia 18 de maio, na Arena Jaraguá. Dollaway vem de uma vitória sobre outro ex-TUF, o finalista (que se machucou) Daniel Sarafian, no UFC São Paulo, em janeiro.
UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul (SC)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Luke Rockhold
Costa Philippou x Ronaldo Jacaré
Cezar Mutante x CB Dollaway
Rafael dos Anjos x Evan Dunham
CARD PRELIMINAR
Hacran Dias x Manvel Gamburyan
Francisco Massaranduba x Mike Rio
Iuri Marajó x Marcos Vina
Paulo Thiago x Lance Benoist
John Lineker x Azamat Gashimov
Fábio Maldonado x Roger Hollett
Gleison Tibau x John Cholish
Jussier Formiga x Chris Cariaso
Lucas Mineiro x Jeremy Larsen

Erick Silva vê Hathaway como um 'ótimo' adversário: 'Aceita trocação'

Capixaba, que vem de derrota no UFC, destaca o fato de lutar no Brasil e na mesmo noite do 'ídolo Minotauro', que enfrenta Fabrício Werdum

Por SporTV.com Rio de Janeiro
14 comentários
Erick Silva mma (Foto: Divulgação)Erick Silva se disse confiante para bater Hathaway
(Foto: Divulgação)
O lutador Erick Silva encara John Hathaway no dia 8 de junho, na final do TUF Brasil 2. Sem lutar desde outubro de 2012, quando foi derrotado por John Fitch, o capixaba disse esperar um combate franco contra o inglês, com predominância da luta em pé. Estilo que, segundo ele, tem lhe oferecido confiança dentro do octógono.
- É mais uma pedreira do UFC, vem de boas vitórias sobre nomes importantes, como o Diego Sanchez. O Hathaway, para mim, é um adversário ótimo. Vai casar bem essa luta. Ele aceita a parte da trocação, que apesar de eu ser faixa preta de jiu-jítsu, é a parte na qual estou me dando melhor - disse ao "Sensei".
O combate provavelmente acontecerá no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (Ceará). Na mesma noite, os técnicos do reality show The Ultimate Fighter Brasil 2, Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum, também duelam.
- É muito importante estar lutando de novo no Brasil, com o calor da torcida, e no mesmo dia da luta do ídolo Minotauro - disse Silva, que já lutou três vezes no Rio de Janeiro pelo UFC e se recuperou recentemente de um furúnculo na perna esquerda e uma lesão no cotovelo direito.
Silva perdeu o seu último combate para o norte-americano John Fitch, por decisão unânime. Para o próximo duelo, o capixaba disse ter mudado sua estratégia nos treinos.
- Antes, eu treinava um "mixing", fazia tudo misturado, colocando para baixo, boxe, com tudo junto. Agora, estou aprimorando os detalhes do jiu-jítsu. Estou com professor particular de muay thai, de boxe. Estou melhorando a perda de peso, mantendo mais baixo - disse.
Hathaway, de 25 anos, possui 17 vitórias no MMA e apenas uma derrota, que ocorreu para Mike Pyle. Desde então, ele venceu três seguidas, contra Kris McCray, Pascal Krauss e John Maguire, esta última em setembro. Aos 28 anos, Erick Silva tem um cartel de 14 vitórias, três derrotas e um "no contest" (luta sem resultado).

Jade improvisa treinos e ganha apoio da CBG para voltar logo à seleção

Ginasta conversou com Georgette antes de desistir de seletiva: 'Ela disse que as portas estavam abertas e que não me exporia, porque não tinha treinado'

Por Danielle Rocha e Gabriele Lomba Rio de Janeiro
26 comentários
Jade barbosa (Foto: Reprodução / Instagram)Sem clube, Jade improvisa treinos em academias
(Foto: Reprodução / Instagram)
O desejo do momento é expresso em uma frase: "Queria que tudo voltasse a ser como antes...". Desde o dia 5 de março, quando a nova diretoria do Flamengo resolveu pôr fim ao investimento na equipe profissional de ginástica artística, Jade Barbosa tem sonhado com o dia em que voltará a dividir o ginásio, as dores e alegrias com seus ex-companheiros de clube e seleção brasileira. Enquanto aguardam por oportunidades em nova casa - a ideia dela, de Daniele e Diego Hypolito, Sergio Sasaki, Petrix Barbosa e Caio Campos é seguirem juntos - os amigos treinam espalhados. Uns em Minas, outros em São Caetano. Jade e Dani ficaram no Rio, e a opção passou a ser uma academia, que conta com aparelhos.
- Estou fazendo trabalho de prevenção, fisioterapia, correndo e malhando. Tenho profissionais do Time Brasil que estão comigo ainda. Mas ginástica mesmo está difícil, porque um dia treino numa academia e no outro, em outro lugar. Estou sem técnico e sem responsável por mim. Não posso arriscar. O Ricardo (o técnico Ricardo Pereira) está em Três Rios com as outras meninas. Eu tenho faculdade e não posso largar e ficar uma semana aqui e outra em outro lugar. Meu irmão, por exemplo, está treinando na Uerj. A minha vontade de fazer ginástica não muda, apesar desse problema que estamos enfrentando. Só fortalece. Não que esteja gostando, mas isso só vai nos deixar mais fortes. Quando tudo isso passar, vai valer a pena. Tenho certeza de que o Rio, sendo a cidade olímpica, alguma coisa vai ter pra gente - disse.
Na semana passada, Jade não compareceu à primeira seletiva nacional para formação da seleção brasileira. A ausência gerou dúvidas. Houve quem perguntasse se ela havia decidido parar.
-  Muita gente perguntou se eu tinha parado. E eu falei: "Calma gente, só não fiz a seletiva agora". A Dani fez, mas se arriscou. Mas ela tinha treinado mais que eu e conseguiu. Eu conversei com a Georgette Vidor (coordenadora da seleção), e ela perguntou se eu queria continuar na ginástica. Respondi que sim. E ela falou que era o que precisava saber. Disse que as portas estavam abertas e que não ia me expor porque eu não tinha treinado (tinha retomado o treinamento há pouco, depois das férias nos Estados Unidos). Eu podia cair, me machucar. Me disse que iriam ter outras, que eu ficasse tranquila e não parasse de treinar. Ficou combinado assim. Na próxima, se eu estiver bem preparada, eu vou disputar. Ainda bem que ainda falta muito para as Olimpíadas (risos). Ainda tenho mais quatro anos de ginástica. Se tiver essa oportunidade, vou lutar. Imagina pensar, quando tiver 40 anos, como teria sido? Vou lutar para cumprir este ciclo.
Jade Barbosa, Diego Hypolito, Daniele Hypolito, coletiva Ginástica Flamengo (Foto: Wagner Meier/Agência Estado)Jade, Diego e Daniele querem seguir treinando
juntos (Foto: Wagner Meier/Agência Estado)
A última vez que Jade competiu pela seleção foi no evento-teste para as Olimpíadas de Londres, em janeiro de 2012. Nesta temporada, o objetivo é disputar o Mundial de Especialistas, na Bélgica, em setembro. Considera a competição importante para começa a fazer o nome para os Jogos Olímpicos. Sobre a possibilidade de ter que deixar o Rio, caso surja uma proposta para ela e seus companheiros em outro estado, Jade diz que se mudaria. Por enquanto, sem contar mais com salário do clube e sem patrocínio individual, ela tem sustentado o sonho parte com o dinheiro do Bolsa-Atleta e outra, das economias que fez.
- Meu pai, que administrou meu dinheiro, fez uma reserva e eu posso me manter. Não que vá durar a vida toda. Então, hoje vivo do Bolsa-Atleta e do que ganhei. Mas, se Deus quiser, vamos ter uma resposta. Somos seis, quatro meninos e duas meninas. Ainda estamos procurando ajuda, até nessa parte de montar um projeto. Esperamos que uma empresa ou clube se interesse por nós. A gente não queria se separar. É uma equipe. Sozinha, sem eles, não vou ter parâmetro, não vou ter como melhorar em termos de ginástica. Quanto mais conhecimento, melhor. O grupo cresce junto. Queria todo mundo junto de novo porque dá uma estabilidade saber que você vai chegar no ginásio vai ter técnico, aparelho, seu magnésio esperando. A preocupação que a gente tinha antes era estar com dor ou não.
A expectativa do grupo é que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) consiga um novo local, no Rio, para instalar o centro de treinamento da modalidade até julho. O CT do Velódromo, por conta da demolição para as obras olímpicas, foi desativado em fevereiro.

Zico diz que desafio de Jorginho será readquirir credibilidade do Flamengo

Para ídolo rubro-negro, credibilidade "anda longe da Gávea", o que dificulta o interesse de grandes jogadores em defender as cores do clube carioca

Por Wenner Tito Teresina
62 comentários
Campeão mundial pelo Flamengo em 1981, Zico acredita que o clube precisa "recuperar a credibilidade" de outros tempos para voltar a ser objeto de desejo de grandes jogadores. Para o ídolo, este será o principal desafio do treinador Jorginho, que assumiu recentemente o comando da equipe.
Zico está em Teresina, onde participa de um jogo comemorativo em homenagem aos seus 60 anos. Em coletiva de imprensa concedida antes da partida, o ex-jogador afirmou que o clube não passa muita confiança no mercado, o que dificulta a contratação de grandes jogadores.
- O Flamengo precisa recuperar a credibilidade, que nos últimos tempos andou longe da Gávea. Recentemente, o Renato Augusto foi sondado e deu uma declaração dizendo que a proposta do Flamengo era melhor financeiramente, mas o Corinthians tinha mais estrutura e ele preferiu ir para lá.
Zico entrevista coletiva Teresina (Foto: Wenner Tito)"Flamengo precisa readquirir a credibilidade, que anda longe da Gávea", declarou Zico (Foto: Wenner Tito)
Zico se refere à disputa entre Flamengo e Corinthians no começo da temporada para contratar o meia, que foi formado na base rubro-negra. O jogador estava na Alemanha e, após analisar as propostas, decidiu ir para o clube paulista.
Sobre a sua breve passagem no cargo de diretor executivo do clube, em 2010, Zico disse que não houve tempo suficiente para fazer uma análise mais profunda. No entanto, ele afirma que “deixou uma semente” ao desenvolver as categorias de base do clube. Sobre o novo presidente, Bandeira de Mello, o Galinho comentou que também ainda não há tempo para emitir opinião, mas deixou escapar elogios à nova diretoria.
- As pessoas que estão lá agora são rubro-negras de arquibancada, assim como eu. São pessoas que tiveram sucesso em suas profissões e que agora podem se dedicar ao Flamengo.
A gestão dos clubes no Brasil, aliás, é algo que incomoda Zico. Na sua opinião, falta mais profissionalismo aos dirigentes brasileiros, que fazem gestões ruins e saem deixando dívidas, sem que nenhuma providência seja tomada a respeito.
- Falta trabalhar profissionalmente, visando o lucro do clube, e não lucro próprio. Aqui o cara toma decisões ruins sem assumir nenhuma responsabilidade, sem tirar do bolso dele, mas do clube. Aí faz uma gestão ruim e depois sai sem que nada aconteça. É inadmissível que um clube que deve hoje R$ 10 milhões, esteja daqui a dez anos devendo R$ 400 milhões. Se fosse em uma empresa deles (dirigentes), não deixariam isso acontecer.
Seleção
O Galinho acredita que Felipão e Carlos Alberto Parreira, que assumiram o comando da Seleção Brasileira recentemente, terão menos trabalho do que teve o seu antecessor, Mano Menezes. Na opinião de Zico, poucas modificações devem ser feitas até a Copa do Mundo.
- O Felipão e o Parreira já pegaram uma seleção praticamente pronta, que o Mano Menezes teve muito trabalho para montar no tempo em que esteve lá. O Brasil está precisando de resultados para dar moral, mas tem bons jogadores para isso e torço para que o Felipão leve o time para conquista de mais uma Copa.

Torcida invade o campo e persegue atletas após empate de Brasil e Itália

Público no estádio de Genebra foi de quase 30 mil pessoas, e seguranças tiveram de impedir que eles tirassem fotos com jogadores no fim da partida

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Genebra, Suíça
92 comentários
invsaão amistoso Brasil x Itália  (Foto: Márcio Iannacca)Torcedores tentam tirar fotos com jogadores após
empate em Genebra (Foto: Márcio Iannacca)
Assim que o árbitro Stephan Studer apitou o fim do clássico entre Brasil e Itália, em Genebra, muitos torcedores aproveitaram para invadir o campo. Eles queriam fotos com os muitos ídolos que participaram do empate por 2 a 2. Jogadores como Kaká, Daniel Alves, Buffon e Balotelli foram assediados. Pelo menos 20 pessoas correram para chegar perto dos jogadores.
O público no estádio de Genebra foi de quase 30 mil pessoas. Os seguranças entraram em ação para impedirem que os torcedores se aproximassem dos atletas, que rapidamente se dirigiram para o vestiário. Não houve nenhum clima de tensão, até porque o público também foi respeitoso.
A seleção brasileira abriu vantagem no placar no primeiro tempo, com gols de Fred e Oscar, mas cedeu o empate na etapa final. De Rossi e Balotelli marcaram.
invsaão amistoso Brasil x Itália  (Foto: Márcio Iannacca)Seguranças entraram em ação para impedir que público se aproximasse dos atletas (Foto: Márcio Iannacca)