sexta-feira, 22 de março de 2013

Zico diz que desafio de Jorginho será readquirir credibilidade do Flamengo

Para ídolo rubro-negro, credibilidade "anda longe da Gávea", o que dificulta o interesse de grandes jogadores em defender as cores do clube carioca

Por Wenner Tito Teresina
62 comentários
Campeão mundial pelo Flamengo em 1981, Zico acredita que o clube precisa "recuperar a credibilidade" de outros tempos para voltar a ser objeto de desejo de grandes jogadores. Para o ídolo, este será o principal desafio do treinador Jorginho, que assumiu recentemente o comando da equipe.
Zico está em Teresina, onde participa de um jogo comemorativo em homenagem aos seus 60 anos. Em coletiva de imprensa concedida antes da partida, o ex-jogador afirmou que o clube não passa muita confiança no mercado, o que dificulta a contratação de grandes jogadores.
- O Flamengo precisa recuperar a credibilidade, que nos últimos tempos andou longe da Gávea. Recentemente, o Renato Augusto foi sondado e deu uma declaração dizendo que a proposta do Flamengo era melhor financeiramente, mas o Corinthians tinha mais estrutura e ele preferiu ir para lá.
Zico entrevista coletiva Teresina (Foto: Wenner Tito)"Flamengo precisa readquirir a credibilidade, que anda longe da Gávea", declarou Zico (Foto: Wenner Tito)
Zico se refere à disputa entre Flamengo e Corinthians no começo da temporada para contratar o meia, que foi formado na base rubro-negra. O jogador estava na Alemanha e, após analisar as propostas, decidiu ir para o clube paulista.
Sobre a sua breve passagem no cargo de diretor executivo do clube, em 2010, Zico disse que não houve tempo suficiente para fazer uma análise mais profunda. No entanto, ele afirma que “deixou uma semente” ao desenvolver as categorias de base do clube. Sobre o novo presidente, Bandeira de Mello, o Galinho comentou que também ainda não há tempo para emitir opinião, mas deixou escapar elogios à nova diretoria.
- As pessoas que estão lá agora são rubro-negras de arquibancada, assim como eu. São pessoas que tiveram sucesso em suas profissões e que agora podem se dedicar ao Flamengo.
A gestão dos clubes no Brasil, aliás, é algo que incomoda Zico. Na sua opinião, falta mais profissionalismo aos dirigentes brasileiros, que fazem gestões ruins e saem deixando dívidas, sem que nenhuma providência seja tomada a respeito.
- Falta trabalhar profissionalmente, visando o lucro do clube, e não lucro próprio. Aqui o cara toma decisões ruins sem assumir nenhuma responsabilidade, sem tirar do bolso dele, mas do clube. Aí faz uma gestão ruim e depois sai sem que nada aconteça. É inadmissível que um clube que deve hoje R$ 10 milhões, esteja daqui a dez anos devendo R$ 400 milhões. Se fosse em uma empresa deles (dirigentes), não deixariam isso acontecer.
Seleção
O Galinho acredita que Felipão e Carlos Alberto Parreira, que assumiram o comando da Seleção Brasileira recentemente, terão menos trabalho do que teve o seu antecessor, Mano Menezes. Na opinião de Zico, poucas modificações devem ser feitas até a Copa do Mundo.
- O Felipão e o Parreira já pegaram uma seleção praticamente pronta, que o Mano Menezes teve muito trabalho para montar no tempo em que esteve lá. O Brasil está precisando de resultados para dar moral, mas tem bons jogadores para isso e torço para que o Felipão leve o time para conquista de mais uma Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário