quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Com clubes embalados, Diego Souza prevê clássico de pura emoção

Camisa 10 do Vasco exalta bom momento vivido pelo próprio time e pelo rival e espera disputa acirrada. Diego quer nova vitória para encostar nos líderes

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
dede vasco x avaí diego souza (Foto: Agência Estado)Diego Souza comemora com Dedé um dos gols da
vitória sobre o Avaí (Foto: Agência Estado)
Em dez jogos, o Vasco conseguiu a impressionante marca de oito vitórias, um empate e apenas uma derrota. O time vem de triunfo importante fora de casa contra o Avaí e está muito embolado na luta pela liderança do Campeonato Brasileiro. Do outro lado o Fluminense, rival tradicional que vem de goleada por 3 a 0 sobre o Figueirense e inicia uma recuperação para sair do meio da tabela e entrar na briga pelo G-4. Analisando este panorama, Diego Souza, o camisa 10 vascaíno, acredita que o clássico do próximo domingo, às 18h (de Brasília), no Engenhão, tem tudo para ser empolgante. E difícil!
- Sem dúvida este clássico contra o Fluminense, que é sempre muito valorizado, está ainda mais. Nós estamos crescendo no campeonato, sabendo como jogar e esperamos continuar assim no domingo, subindo cada vez mais - afirmou.
Apesar de ter enfrentado uma equipe em crise - o Avaí ocupa a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro - Diego Souza ressaltou que a partida foi muito mais complicada do que pode aparentar. Segundo o meia-atacante, os donos da casa começaram superiores e o Vasco precisou do gol para equilibrar as ações. E este gol saiu justamente do seu pé. Foi o segundo em dois jogos na Ressacada. Para ele, o fato é apenas uma mera coincidência.
- Marquei também pela Copa do Brasil, mas não existe essa questão de sorte em algum lugar. Tenho sempre de lutar para ajudar o Vasco da melhor maneira possível. Conseguimos suportar a pressão inicial e depois tivemos controle do jogo. Foi uma vitória importante - finalizou.
O Vasco está com 33 pontos e ocupa a terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro.

Ronaldinho treina sorridente, e Fla desiste de reclamar com a CBF

'Espero conseguir representar bem a Nação rubro-negra na Seleção Brasileira", afirmou o craque ao site oficial do Flamengo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho sorri no CT: alegria pela convocação
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Convocado para enfrentar Gana no dia 5 de setembro, em Londres, Ronaldinho Gaúcho participou de um treino na tarde desta quinta-feira, no Ninho do Urubu, mostrando muito bom humor. Sorridente, o jogador brincou muito com  Renato, outro que não enfrenta o Atlético-GO, às 21h, no Engenhão - outros jogadores não relacionados para o confronto também trabalharam no CT.
- Senti uma alegria muito grande por ter meu trabalho reconhecido. Espero conseguir representar bem a Nação rubro-negra na Seleção Brasileira - afirmou Ronaldinho, após o treinamento, ao site oficial do Flamengo.
Percebendo a alegria do jogador, a diretoria rubro-negra resolveu não protestar oficialmente contra a CBF pelo fato de o camisa 10 desfalcar a equipe nos jogos contra Avaí e Bahia, nos dias 31 de agosto e 4 de setembro, pelo segundo turno do Brasileiro. Ronaldinho volta de Londres no dia 6 e enfrenta o Corinthians no dia 7 à noite, no Pacaembu.
Depois do treinamento físico, Ronaldinho integrou um trabalho técnico em dois toques. Seu time venceu o de Renato, mas essa vitória e nem mesmo a alegria pela volta à Seleção foram capazes de fazer o craque quebrar o jejum de entrevistas coletivas. Ele está sem aparecer na sala de imprensa desde 30 de abril, véspera da final da Taça Rio. Desde então, o camisa 10 tem falado apenas no campo, durante as partidas do Flamengo.
O time precisa vencer o Atlético-GO para voltar a ficar empatado em pontos com o Corinthians, que seguiria líder com uma vitória a mais.
Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Leandra Benjamin / Fla Imagem)Maldonado acompanha Ronaldinho Gaúcho, que aproveita a suspensão para ganhar fôlego até o jogo contra o Internacional, domingo, no Beira-Rio (Foto: Leandra Benjamin / Fla Imagem)

Mano quer Ronaldinho Gaúcho na Seleção Brasileira até a Copa de 2014

'Seria leviano da minha parte pensar no Ronaldinho porque precisamos de um resultado. Estou pensando nele para um processo final de trabalho'

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Após nove meses, Ronaldinho Gaúcho está de volta à Seleção Brasileira. Sob o comando de Mano Menezes, essa é a segunda vez que o apoiador do Flamengo é lembrado. Na primeira, derrota para a Argentina por 1 a 0, em Doha, no Qatar. A partir de agora, além do duelo contra Gana, no dia 5 de setembro, em Londres, a intenção é ter R10 inserido no projeto rumo à Copa de 2014.
 De acordo com o Mano Menezes, Ronaldinho não é uma solução paliativa por causa da pressão por bons resultados após fracasso na Copa América e derrotas para tradicionais rivais, como Argentina, França e Alemanha. O treinador afirmou na coletiva de imprensa logo após o anúncio da lista de convocados que pretende ter o apoiador como principal referência do processo da renovação visando à competição no Brasil.
- Dos jogadores remanescentes do título mundial, penso que o Ronaldinho é o jogador que reúne as maiores condições de estar na Copa do Mundo. Ele é um jogador inteiro. Você não tem notícia na trajetória do Ronaldinho de lesões graves. Ele não é um atleta de ficar fora dos jogos e vem comprovando isso no atual momento. O vejo de forma definitiva nesse processo da Seleção. Acredito que ele possa liderar os jogadores mais jovens, que possa agregar valores que precisamos – analisou o comandante canarinho.
Além disso, Mano ainda elogiou a qualidade na bola parada do apoiador do Flamengo. Segundo o treinador, essa é uma característica em que a Seleção Brasileira ainda está carente de boas opções.
- É um jogador de bola parada qualificada. No avanço do trabalho, percebemos que a Seleção necessita disso. Nos jogos, os cobradores têm variado muito. Vejo o Ronaldinho com potencial para ser esse jogador. As intenções com ele são de algo mais definitivo. A questão dele ser titular sempre, não vou dizer. Existe um respeito com os outros jogadores e vai depender do lado individual de cada um. Chegou a hora de definir a maneira que a Seleção vai jogar, os jogadores que vamos colocar. E precisamos de referências mais estáveis – disse o treinador.
Ronaldinho com a camisa da Seleção Brasileira (Foto: Getty Images)Ronaldinho ganha sua segunda chance com Mano Menezes na Seleção Brasileira (Foto: Getty Images)
Tranquilo durante maior parte da coletiva, Mano só mudou de fisionomia quando foi questionado se o retorno de Ronaldinho estava ligado à necessidade de resultados positivos na Seleção Brasileira. O treinador se mostrou contrariado com a colocação durante a entrevista, que ocorreu no Hotel Sofitel, em Copacabana.
- Não estou preocupado com o resultado imediato a qualquer custo. Não estou preocupado com o meu emprego a qualquer custo. Tenho emprego para os próximos dez anos e ganhando relativamente bem. Fui contratado pela CBF para elaborar um trabalho até a Copa de 2014. Podemos ter mais risco ou menos risco. Seria leviano da minha parte pensar no Ronaldinho porque precisamos de um resultado. Estou pensando no Ronaldinho para um processo final de trabalho. Ele mostrou que é capaz de desempenhar um bom futebol, de liderar um grupo como tem feito no Flamengo – afirmou Mano.
Ronaldinho Gaúcho e mais nove atletas que atuam no Brasil vão perder duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Os atletas só retornarão aos seus clubes no dia 6 de setembro, um dia após o duelo diante de Gana, em Londres.
- Estamos trabalhando na logística para minimizar dentro do que está ao nosso alcance o prejuízo que os clubes podem ter. Em alguns momentos não conseguimos conjugar algumas questões, mas para a rodada do dia 7, nós vamos conseguir todos os voos para que os jogadores possam participar dos jogos normalmente.
A apresentação dos jogadores da Seleção está prevista para os dias 30 e 31 de agosto. Segundo Mano Menezes, os jogadores vão treinar no dia 1º, 2, 3 e 4 de setembro antes do duelo diante dos africanos.
Confira abaixo a lista completa de Mano Menezes:
GOLEIROS
Julio César (Inter de Milão)
Fabio (Cruzeiro)
Jefferson (Botafogo)
LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Santos)
Marcelo (Real Madrid)
Adriano (Barcelona)
ZAGUEIROS
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
VOLANTES
Lucas Leiva (Liverpool)
Ralf (Corinthians)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
Elias (Atlético de Madri)
MEIAS
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Fernandinho (Shakhtar)
ATACANTES
Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Hulk (Porto)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Leandro Damião (Inter)
 

Ney Franco deve ser o técnico da Seleção Brasileira no Pan, diz Mano

Treinador do time principal diz que lista prévia com os nomes de 60 atletas com idades entre 17 e 20 anos já foi enviada à organização dos Jogos

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Mano Menezes durante coletiva da Seleção Brasileira (Foto: EFE)Mano Menezes diz que decisão sobre o técnico do
Pan sairá na próxima terça-feira (Foto: EFE)
Coordenador das divisões de base da CBF e finalista do Mundial sub-20 comandando a Seleção Brasileira, Ney Franco deve ser escolhido para ser o treinador da equipe canarinho na disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, no México, no mês de outubro. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo técnico Mano Menezes, técnico do time principal.
- O treinador será o Ney Franco. A decisão final nós vamos tomar daqui a cinco dias. Vamos esperar terminar o Mundial sub-20, que é uma competição importante, para definir essa situação. Vamos conversar com as pessoas que fazem parte dessas decisões para tornar tudo isso oficial para a imprensa - afirmou Mano.
Na coletiva que aconteceu nesta quinta-feira, no Hotel Sofitel, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, Mano Menezes afirmou ainda que 60 jogadores com idades entre 17 e 20 anos foram inscritos para a disputa da competição. A ideia ainda não foi definida, mas a intenção é mesclar os atletas que disputaram os Sul-Americanos sub-17 e sub-20 e os Mundiais sub-17 e sub-20.
- Já temos uma lista prévia de jogadores. E só poderemos inscrever atletas que estejam nessa lista que já foi enviada (para a Odepa). Temos 60 jogadores - disse o comandante.

Cercados de mármore e cristal, Conca e brasileiros têm vida de luxo na China

Mansões, jatinho, motorista particular, tradutor: ídolo argentino, Muriqui, Cléo e Paulão são tratados com muita mordomia no Guangzhou Evergrande

Por Lydia Gismondi Enviada especial a Guangzhou, China
HEADER Negócio da China (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Vestiário coberto de mármore, jatinho para voltar dos jogos, motorista particular, tradutor 24 horas por dia, casas, apartamentos e hotéis de alto luxo. Tudo isso sem falar nos salários capazes de encher os olhos, e os bolsos, de qualquer jogador de futebol. É assim, com direito a várias mordomias, que o argentino Dário Conca e os brasileiros Muriqui, Cléo e Paulão são tratados no Guangzhou Evergrande, time líder do campeonato chinês que tem como objetivo virar um Chelsea asiático.
Em 2010, o time teve de disputar a segunda divisão do campeonato chinês como punição por ter pagado 200 mil yuans (quase R$ 50 mil) para garantir uma vitória no campeonato de 2006, quando a equipe terminou em apenas nono lugar. Apesar do momento difícil, um incrível investimento fez mudar totalmente os rumos do clube. O grupo Evergrande, empresa do setor de construção civil, tomou posse do Guangzhou e contratou alguns dos principais jogadores da seleção local, entre eles o meia Sun Xiang, o primeiro chinês a disputar uma partida de Liga dos Campeões da Europa na história (pelo PSV), e o brasileiro Muriqui, principal responsável pelo retorno à primeira divisão.
A missão do grupo de transformar o Guangzhou no Chelsea asiático não parou por aí. O chefe do Evergrande, Xu Jiayin, que está entre os 200 homens mais ricos do mundo, de acordo com a revista "Forbes", decidiu bancar a ousada contratação do meia argentino Darío Conca por R$ 15 milhões, com um salário de quase R$ 2 milhões por mês.
Não são só os generosos salários que impressionam no time chinês. Sem economizar no mármore, brilhante e ouro, os donos do clube fazem questão de ostentar a boa condição atual da equipe.
- Eles não pensam muito para gastar. A gente sempre vai para os melhores hotéis, cinco estrelas. Eles fazem de tudo para nos agradar, para nos deixar feliz. Tentam controlar tudo para você só se preocupar em jogar. É o que a gente precisa. Eles ainda nos proporcionam o luxo de ter um motorista, que leva meu filho para escola, leva minha mulher onde precisa – contou Cléo, um dos destaques brasileiros do time.
Guangzhou Evergrand inaugura Centro de Treinamento conca (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)O novo CT tem dois campos e um vestiário luxuoso
(Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)
O novo Centro de Treinamento, inaugurado no mês passado, é um bom exemplo de que não há nenhuma preocupação com os gastos a mais. A nova “casa” da equipe tem dois campos, um espaço para cerimônias, sala de musculação e um vestiário luxuoso, com direito a duas grandes hidromassagens, sendo uma de água quente e uma de água gelada, e tudo coberto por muito mármore.
- Eu nunca vi tanto mármore na minha vida. É muito mármore. Aqui eles são bem luxuosos. Eles ligam muito para esse lado, não procuram fazer uma coisa básica. Não existe básico para eles. Tem que mostrar, tem que ostentar. Às vezes, a gente anda até no jatinho do presidente. Aqui na China estamos vivendo uma vidinha de rei. Está sendo muito bom. É uma experiência ímpar – comemorou Paulão.
Conca condomínio  Guangzhou (Foto: Lydia Gismondi/Globoesporte.com)Condomínio de Conca é formado por várias
mansões (Foto: Lydia Gismondi/Globoesporte.com)
Há um mês desfrutando de algumas regalias, Conca também está impressionado com o luxo proporcionado pelo clube. O ídolo do Fluminense, aliás, está morando com a sua esposa em uma enorme casa de cinco quartos, paredes com estampas floridas, objetos decorativos de ferro e sofá com pele de cordeiro. A mansão, localizada a quarenta minutos do centro de Guangzhou, fica em um imponente condomínio, um empreendimento que também faz parte do grupo de Xu Jiayin.
- Eles têm essa preocupação de ser luxuoso, bonito – comentou o meia argentino.
Os três jogadores brasileiros do time, Muriqui, Paulão e Cléo, também moram em luxuosos e confortáveis apartamentos no centro de Guangzhou. Já os chineses, inclusive membros da comissão técnica, preferem ficar permanentemente concentrados em um luxuoso hotel, localizado dentro do mesmo condomínio da mansão de Conca. Na China, isso já é um costume. Mas, neste caso, ainda é reforçado pelas mordomias oferecidas pelo Evergrande.
- Os que não têm família moram no hotel. Os que têm esposa e querem alugar apartamento podem morar fora. Mas a maioria prefere mesmo ficar lá dentro do hotel. Para eles, é mais cômodo, né? Tem almoço, tem janta, tudo pronto - contou Muriqui.

'Eu tinha certeza de que seria muito mais feliz aqui', diz Leandrinho

Ala-armador, que deixou o Brasil após ter sido campeão nacional com o Bauru em 2002, diz que recusou proposta de China, Turquia e de outros países

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Basquete Leandrinho Flamengo (Foto: Divulgação / Flamengo)Leandrinho assinou contrato nesta quinta-feira
(Foto: Divulgação / Flamengo)
A lembrança de defender um time brasileiro estava distante. Ficou lá atrás, em 2002, quando Leandrinho ainda vestia a camisa do Bauru e despontava como uma boa promessa. Com a equipe do interior paulista, ele foi campeão brasileiro e pouco depois resolveu cruzar fronteiras. Partiu para a NBA onde estrearia pelo Phoenix Suns na edição 2003/2004. Após sete temporadas, se transferiu para o Toronto Raptors. Com o locaute da liga profissional americana, o Flamengo viu uma brecha para poder concretizar um desejo antigo. O jogador que era visto com frequência sentado na arquibancada acompanhando alguma partida do Rubro-Negro durante o período de férias,  agora vai se juntar a Marcelinho Machado dentro de quadra.
 - É uma emoção muito grande fazer parte desta nação. O Flamengo tem uma torcida maravilhosa e será um orgulho vestir a camisa rubro-negra. Também queria compartilhar essa felicidade com o meu parceiro Marcelinho. Estou muito contente em voltar a jogar no Brasil depois de tanto tempo, pois o basquete brasileiro evoluiu muito nos últimos anos. Tive propostas da China, da Turquia e de outros países, mas tinha certeza de que seria muito mais feliz aqui - disse Leandrinho, que irá ao Engenhão para assistir ao jogo entre Flamengo e Atlético-GO.
O ala-armador é o quarto reforço anunciado pela equipe da Gávea. Antes dele chegaram  o ala-pivô argentino Federico Kammerichs, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim-2008; o pivô da seleção brasileira Caio Torres; e o ala-armador americano David Jackson, eleito o melhor jogador de sua posição nas edições de 2010 e 2011 da Liga Argentina.
A apresentação oficial de Leandrinho será nesta sexta-feira, às 11h, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. O contrato foi fechado até dezembro e há uma cláusula para que volte ao Canadá assim que a paralisação da liga terminar.
- Hoje é um dia especialmente feliz para todos os rubro-negros. O Leandrinho é mais uma contratação que tem a grandeza e a força do Flamengo. É uma honra para a Nação ter um dos maiores jogadores de basquete do mundo e que chega para juntar-se às demais estrelas da Gávea. Agradeço especialmente ao BMG e ao Banco Plural, que fizeram com que este projeto fosse viável financeiramente. Como costumo dizer, grandes atletas têm sempre espaço no Flamengo. Seja no basquete, no futebol, na natação, no remo, na ginástica, onde for, Flamengo é Flamengo - afirmou a presidente Patricia Amorim.

Reunião termina, e sindicato mantém greve nas obras do Maracanã

Apesar da aprovação do plano de saúde, Sitraicp marca novo encontro com Consórcio nesta quinta e diz que não há prazo para fim da paralisação

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
reunião de greve no Maracanã (Foto: Felippe Costa / GLOBOESPORTE.COM)Reivindicações do sindicato (Foto: Felippe Costa
/ GLOBOESPORTE.COM)
A paralisação dos operários que trabalham na obra do Maracanã para a Copa de 2014 já teve sua primeira consequência, mas ainda não tem prazo para terminar. Após reunião da comissão que representa o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção intermunicipal do Rio de Janeiro (Sitraicp) com membros do Consórcio Maracanã Rio 2014, os funcionários conseguiram que a adesão de todos a um plano de saúde fosse aprovada, uma reivindicação que já durava três meses. Porém, ainda não saíram satisfeitos.
- A reunião não acabou como a gente gostaria. A única coisa boa que conseguimos foi o plano de saúde, que começa a vigorar em 1° de setembro. Além disso, também fizemos com que os trabalhadores entrassem de bermuda na obra. Mas ainda estamos esperando a decisão do Consórcio sobre o resto e voltaremos às 17h para uma nova reunião – afirmou o presidente do Sitraicp, Nilson Duarte Costa, lembrando que a aprovação de outros pedidos também depende de membros do conselho do governo.
Além do plano de saúde, o sindicato também pede o aumento do vale-refeição mensal de R$ 110 para R$ 300, adiantamento quinzenal e aumento salarial para alguns operários que estão ganhando abaixo da média. Uma inspeção local também foi solicitada, após um dos funcionários da obra ter se ferido com uma explosão no local na quarta-feira, fato que iniciou a paralisação.
- O acidente poderia não ter acontecido. Contratamos peritos para medirem nível de poeira, ruído na obra, por nossa conta. O consórcio está ciente. Eles virão aqui às 8h30m de terça-feira - contou Duarte.
reunião de greve no Maracanã (Foto: Felippe Costa / GLOBOESPORTE.COM)Duarte optaria por manter a greve
(Foto: Felippe Costa / GLOBOESPORTE.COM)
Para o presidente do Straicp, caso a segunda reunião desta quinta-feira não resulte em progresso nas negociações, há possibilidade de que a obra continue parada. Os funcionários do turno da noite já foram liberados.
- Se não conseguirmos mais benefícios, a Assembleia dos Trabalhadores, que vai se reunir amanhã de manhã, decidirá se a greve continua ou não, Por mim tem que continuar, mas depende deles – afirmou, acrescentando que não acredita que a paralisação vá acarretar em atraso nas obras, já que, segundo ele, o cronograma está “muito bom”.
No fim da tarde, o Consórcio Maracanã Rio 2014 divulgou um comunicado oficial sobre a situação:
"O Consórcio Maracanã Rio 2014 informa que realizou reunião com representantes do Sindicato da categoria e da comissão de trabalhadores na manhã desta quinta-feira (18/08). Durante a reunião, o Consórcio esclareceu que as reivindicações apresentadas estão em análise, apesar de um acordo coletivo ter sido fechado com o mesmo Sindicato, em 19 de abril passado, sendo válido até janeiro de 2012. Também foram respondidas as afirmações do Sindicato quanto às condições de segurança da obra, que atendem rigorosamente os padrões da legislação trabalhista. O acidente de trabalho ocorrido no dia anterior foi um fato isolado e o trabalhador envolvido foi prontamente socorrido, estando em plena recuperação após atendimento hospitalar providenciado pelo Consórcio. As causas do acidente estão sendo apuradas. As negociações com o Sindicato terão prosseguimento às 17h de hoje".

Frizzo sofre processo de ‘fritura’, não cai, mas deve perder poderes

Vice-presidente se torna vidraça para grupo de Mustafá. Felipão, que deseja profissional no departamento, esclarece caso com Carpegiani

Por Diego Ribeiro São Paulo
Roberto Frizzo e Edvaldo Frasson palmeiras (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)Roberto Frizzo deve perder poderes no Palmeiras
(Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)
O vice-presidente Roberto Frizzo está na extremidade mais frágil num 'cabo de guerra' que está prestes a estourar no comando do Palmeiras. Pressionado por todos os lados, o presidente Arnaldo Tirone deve reduzir os poderes que dá a seu homem-forte no futebol, e vai atender a uma exigência tanto da oposição quanto dos pares do técnico Luiz Felipe Scolari: vai atrás de um diretor de futebol que fique entre comissão técnica e presidência, cargo que não é ocupado desde que Tirone assumiu a presidência do clube, em janeiro.

O processo de “fritura” de Roberto Frizzo atingiu ponto culminante nesta quarta-feira, quando o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou reportagem dizendo que o vice já teria tudo acertado com Paulo César Carpegiani em caso de queda de Felipão. Ao saber da notícia, o atual técnico se revoltou e deu um ultimato a Arnaldo Tirone na concentração: queria um novo nome no comando do futebol. Hoje, Felipão praticamente exerce a função de diretor, viabilizando reforços e administrando situações internas no grupo.
Carpegiani, atualmente desempregado, disse na tarde desta quinta-feira a vários veículos que sequer conhece o vice-presidente do Palmeiras, e que ligou para Felipão para esclarecer o assunto. O treinador alviverde também se manifestou, através de sua assessoria de imprensa, confirmando a conversa com Carpegiani e, sem dar nomes, mostrou publicamente que se sente perseguido por alguém da diretoria palmeirense. Confira a nota oficial:
Para Scolari, ficou claro que este episódio é mais uma ação de determinada pessoa da direção do Palmeiras que visa sua saída"
Felipão, em nota oficial
"O técnico Luiz Felipe Scolari comunica que conversou nesta tarde com Paulo César Carpegiani. Tudo ficou esclarecido entre ambos e reafirmaram a amizade que existe desde 1975. Para Scolari, ficou claro que este episódio destacado pela imprensa, nesta quinta feira, é mais uma ação de uma determinada pessoa da direção do Palmeiras que visa sua saída. Para Scolari não será surpresa se novos nomes, inclusive de outros amigos, surgirem nos próximos dias como seu provável substituto."

Tirone visitou a concentração da delegação na manhã desta quinta-feira, às vésperas do jogo contra o Bahia. Ouviu novas reclamações de Felipão a respeito de informações que vazam de dentro do clube. O técnico não acredita em má fé de Frizzo, mas acha que a falta de cuidados já chegou a um nível insustentável, e por isso prefere a profissionalização do departamento de futebol, com alguém que tenha distanciamento dos problemas políticos do clube. Após a publicação da reportagem, o vice se defendeu em nota oficial e reiterou sua postura ao GLOBOESPORTE.COM.

- Já me manifestei em nota e a opinião é aquela. Todos vocês sabem que há ratazanas no clube que não suportam ver um trabalho sério sendo realizado. Acham que podem destruir o Palmeiras. Não vou sair por causa de pressões. O presidente tem muitas preocupações, e consigo dar conta do futebol. A presença de um outro profissional não é prioridade, mas vamos ver o que acontece – desabafou Frizzo.

Os detratores são bem conhecidos da torcida palmeirense. Conselheiros ligados ao ex-presidente Mustafá Contursi e ao polêmico Gilto Avallone confirmam que Roberto Frizzo é alvo desse grupo, mas negam que Mustafá tenha participação na divulgação do interesse em Carpegiani. Recentemente, o ex-presidente rompeu com Arnaldo Tirone, a quem apoiou nas eleições, porque não viu seus desejos atendidos: a queda de Frizzo e a redução de gastos no futebol.

Luiz Felipe Scolari tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2012 e não tem a menor intenção de deixar o cargo. Enquanto não houver resolução sobre o poder no futebol, Felipão seguirá acumulando as funções de técnico, “psicólogo” e diretor.

Bobô chega ao Cruzeiro para repetir atuações que o levaram à Seleção

Atacante contar que é filho de uma mãe 'cruzeirense doente' e sonha
voltar a vestir a amarelinha. Burocracia adia apresentação de Keirrison

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Bobo é apresentado no Cruzeiro (Foto: Tarcisio Badaró / GLOBOESPORTE.COM)Bobo durante apresentação no Cruzeiro
(Foto: Tarcisio Badaró / Globoesporte.com)
Se dizendo filho de mãe cruzeirense, o atacante Bobô foi apresentado nesta quinta-feira como novo reforço celeste. A outra novidade para o ataque celeste, Keirrison, que estava no Santos, teve a apresentação adiada por problemas burocráticos, segundo a diretoria celeste. A previsão é que ele chegue a Belo Horizonte no sábado.
Revelado pelo Corinthians, Bobô volta ao Brasil após quase seis anos na Turquia e espera manter a fama de artilheiro que o fez até ser convocado para a Seleção Brasileira.
- Estou muito feliz. Até porque a minha mãe é cruzeirense doente. Trata-se de um grande clube, que te dá uma estrutura. Por isso estou muito feliz. Falei para ela, que também ficou muito feliz. Ontem me ligou para saber como estava. Depois que eu começar a marcar, vai ficar mais feliz ainda.
Bobô chega ao clube mineiro por empréstimo de um ano. Ele estava sem vínculo desde que seu contrato com o Besiktas acabou, no fim da última temporada europeia. O atacante ressaltou o bom momento para voltar ao país.
- Eu cumpri meu contrato inteiro na Turquia, de cinco anos e meio. Pouco antes de acabar essa temporada, eu resolvi voltar. Tive algumas propostas de Portugal e outros países da Europa. Mas hoje em dia o futebol brasileiro está muito atraente. Estava sentindo saudade de atuar no Brasil e, com a proposta do Cruzeiro, resolvi voltar.
Em sua passagem pela Turquia, Bobô marcou 96 gols em 227 jogos pelo Besiktas. As boas atuações na Europa fizeram o atacante ser convocado por Dunga para a Seleção, em 2008.
- Eu tive oportunidade de estar com o grupo que viajou para a Irlanda naquele amistoso. Acredito que vai depender do que eu fizer aqui no Cruzeiro. Se eu estiver bem, acredito que aparecerá uma oportunidade.
O diretor de futebol do clube, Dimas Fonseca, explicou que Bobô chega para suprir a vaga deixada por Thiago Ribeiro, negociado com o Rentista, do Uruguai, e que provavelmente será repassado ao Cagliari, da Itália.
- Estamos fazendo dentro do que tínhamos prometido. Com a saída do Brandão, o retorno do Wellington Paulista; com a contusão do Wallyson, a contratação do Keirrison. E quero voltar a frisar isso para o torcedor cruzeirense que nós não tínhamos a intenção da liberar o Thiago Ribeiro, mas por força da vontade dele o fizemos. Mas com isso nós tivemos a oportunidade de trazer um jogador do quilate do Bobô, que com certeza vai suprir a falta do Thiago.
Mesmo sendo um centroavante de área, Bobô disse que pode cair pelos lados do campo. Dimas contou que o nome de Bobô foi analisado pela diretoria e pela comissão técnica. Quanto aos jogadores de velocidade, a Raposa teria Ortigoza e Sebá para cumprir essa função, disse o dirigente.
Confira a ficha de Bobô:

Nome completo: Deivson Rogério da Silva
Posição: Atacante
Data de nascimento: 09/01/1985
Naturalidade: Gravatá-PE
Altura: 1,86m
Carreira: Corinthians (2004-2006), Besiktas-TUR (2006-2011)
Títulos: Campeonato Brasileiro 2005 (pelo Corinthians), Supercopa da Turquia 2005-2006, Copa da Turquia 2005-2006, 2006-2007, e 2008-2009; e Campeonato Turco (2008-2009)
 

STJD reduz punição de Guarani e Ponte para cinco perdas de mando

Multas também foram reduzidas. Com a decisão, dérbi do segundo turno será realizado em Campinas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa

Por EPTV.COM Rio de Janeiro
brinco de ouro, guarani x são paulo (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)Brinco de Ouro será palco do segundo dérbi campineiro
na Série B (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)
Após o susto, o alívio. O último capítulo do dérbi campineiro foi favorável para Guarani e Ponte Preta. Por cinco votos a dois, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reduziu pela metade a pena aplicada a Bugre e Macaca pelos incidentes em 16 de julho, no Moisés Lucarelli. Na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o STJD acatou o recurso dos clubes e baixou a punição de dez para cinco perdas de mando, seguindo a proposta do relator do caso Francisco Mussnich. Durante esse período, a Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, será a casa dos rivais.
O Guarani já começou a cumprir a pena. Na última terça, diante de um público de 600 pagantes, estreou no estádio da Ferroviária com empate por 1 a 1 com o Paraná e voltará a atuar no local contra o Salgueiro, neste sábado. O reencontro com o Brinco de Ouro está marcado apenas para 29 de setembro, contra o Bragantino.
A Ponte, por sua vez, fará sua primeira partida em Araraquara no dia 27, quando terá pela frente o Náutico. Depois, ainda enfrentará Vila Nova, São Caetano, Duque de Caxias e Salgueiro na Fonte Luminosa, para voltar ao Majestoso no dia 8 de outubro, contra o Sport.
Com a redução da pena, o segundo dérbi na Série B está marcado para 15 de outubro, no Brinco de Ouro da Princesa. As multas também foram revistas. Ao contrário dos R$ 100 mil e R$ 50 mil iniciais para Guarani e Ponte, respectivamente, ficou estipulado que Bugre e Macaca terão de pagar R$ 15 mil cada.

Duque de Caxias fecha com cinco, entre eles Luiz Alberto, ex-Flu e Fla

Ernani, Dudu, Célio e Felipe Machado são os outros contratados. Técnico Paulo Campos se anima com a chegada dos jogadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Luiz Alberto zagueiro (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Luiz Alberto, novo  zagueiro do Duque de Caxias
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
Lanterna da Série B do Brasileiro, o Duque de Caxias acertou nesta quinta-feira a contratação de cinco jogadores para tentar escapar do rebaixamento. O mais conhecido é o zagueiro Luiz Alberto, de 33 anos, ex-Fluminense, Flamengo e Boca Juniors, e que estava sem clube desde o fim de abril de 2010. Além dele, o clube conta agora com: Ernani, lateral-esquerdo ex-Vasco, Dudu, ex-atacante do Cruzeiro, Célio, ex-volante do Americana, e Felipe Machado, zagueiro que estava na Bulgária.
O técnico Paulo Campos se mostrou animado com o aumento de opções para escalar o time do Duque. Ele acredita que o elenco ficou mais forte com as contratações.
- Eles chegam para nos ajudar bastante nesse momento. São atletas experientes e com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro. Todas as contratações foram indicadas por mim. Foram ótimas notícias, mas agora já estamos todos focados no jogo de sexta.
Paulo Campos acredita que a experiência de Luiz Alberto pode ser muito útil ao time neste momento complicado. O técnico também fez elogios aos outros jogadores que chegam para defender o Duque de Caxias.

- Luiz Alberto teve uma excelente passagem pelo Fluminense e tenho certeza que toda sua experiência e qualidade serão bem-vindas. Célio foi capitão do Guaratinguetá, hoje Americana, durante os últimos cinco anos. Ernani surgiu bem no Americano e teve boa passagem pelo Vasco. Dudu é um atacante de área forte e que sabe fazer gols. Teve uma boa fase na Coréia do Sul e já atuou no Cruzeiro e no Figueirense. Felipe Machado estava na Polônia e também será importante para fortalecer nosso sistema defensivo.
O Duque encara a líder Portuguesa nesta sexta, às 21h (de Brasília), no estádio da Cidadania, em Volta Redonda. Este será o terceiro jogo de Paulo Campos no comando do time. Até agora ele tem uma vitória e um empate.
 

Alejandro Sabella deixa Tevez fora de amistosos contra Venezuela e Nigéria

Técnico chama Lionel Messi para seus dois primeiros jogos com a Argentina

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires, Argentina
Alejandro Sabella apresentado como técnico da Argentina (Foto: Reprodução)Alejandro Sabella fará estreia pela Argentina contra
a Venezuela em 2 de setembro (Foto: Reprodução)
Idolatrado pela torcida argentina, Carlitos Tevez não estará na estreia de Alejandro Sabella no comando da seleção: o técnico deixou o atacante do Manchester City fora da lista de convocados para os amistosos com Venezuela e Nigéria, que serão realizados nos dias 2 e 6 de setembro.
Mais cedo, Sabella havia anunciado a convocação para as partidas contra o Brasil pelo Superclássico das Américas (14 e 28 de setembro), apenas com jogadores que atuam no país. Os nomes dos veteranos Riquelme e Verón são o destaque do time que enfrentará a Seleção.
Para seus primeiros jogos como técnico da Argentina, o técnico convocou o craque Lionel Messi, do Barcelona, e outros nomes famosos do futebol europeu, como Mascherano (Barça), Higuaín e Di María (Real Madrid), Burdisso (Roma) e Pastor (Paris Saint-Germain).
Apesar de ser o jogador mais querido pela torcida, Tevez não tem bom relacionamento com a Associação do Futebol Argentino (AFA). Homem de confiança de Diego Maradona, o ex-corintiano criticou várias vezes os dirigentes pela saída do Pibe depois da Copa do Mundo de 2010.
Confira a lista dos convocados:
Goleiros: Andujar (Catania), Romero (Sampdoria) e Andrada (Lanús)
Defensores: Demichelis (Málaga), Fernandez (Napoli), Burdisso (Roma), Garay (Benfica), Otamendi (Porto), Zabaleta (Manchester City), Gutierrez (Newcastle), Pareja (Spartak Moscou) e Rojo (Spartak Moscou)
Meio-campistas: Mascherano (Barcelona), Banega (Valencia), Di María (Real Madrid), Ricky Álvarez (Inter de Milão), Rinaudo (Sporting), Pastore (PSG), Ansaldi (Rubin Kazan) e Sosa (Metalist)
Atacantes: Higuaín (Real Madrid), Messi (Barcelona), Agüero (Manchester City), Lisandro López (Lyon), Lucho Gonzalez (Olympique) e Salvio (Atlético de Madri)

Bicampeão, Juca Bala relembra as piores 'vacas' no Rally dos Sertões

Presente em 18 das 19 edições do rali, o experiente piloto fala dos riscos de acidentes e conta boas histórias sobre a maior competição off-road do Brasil

Por Breno Dines Teresina, PI
A 19ª edição do Rally dos Sertões se aproxima do fim e até a oitava das dez etapas já tiveram 22 baixas entre os 148 veículos que largaram em Goiânia. Na maioria delas, as vítimas foram da categoria motos: 12 no total. Juca Bala não faz parte desta estatística neste ano, mas o piloto que mais participou do principal rali do Brasil já fez e tem boas histórias para contar sobre as 18 edições nas quais esteve presente.
Juca Bala, no Rally dos Sertões 2011 (Foto: Divulgação)Pelo 18º ano, Juca Bala acelera com sua moto no Rally dos Sertões (Foto: Divulgação)
Da primeira, em 1993, até a edição atual, o bicampeão do Sertões (93 e 96) já atroplelou gado e viu sua moto pegar fogo, mas conta que um acidente no ano passado foi o mais perigoso. Ele caiu em um buraco que pegou de surpresa não só ele, como outros pilotos na competição.
- Eu estava passando por um trecho de três curecas (caveirinhas que indicam perigo) da planilha, quando vi uma cratera à minha frente e não deu tempo de desviar. Acho que era um formigueiro que secou. Fui para dentro, quando vi que já tinham outros dois pilotos lá. Eu quase matei o polonês que estava desmaiado. Eu apaguei na hora também por causa da dor e, quando acordei, estava com os dois braços quebrados - contou Juca, de 46 anos.
Juca Bala, no Rally dos Sertões 2011 (Foto: David Santos Jr. )Bicampeão, Bala torce pela vitória de Zanol
(Foto: David Santos Jr. )
No primeiro acidente da atual temporada, Juca foi o primeiro a prestar socorro ao piloto Tiago Fantozzi. Uma prática comum no dia a dia do rali, já que a ajuda às vezes pode demorar a chegar por conta do terreno e das distâncias percorridas.
- O Tiago caiu pouco depois de me ultrapassar. Existe não só um código de ética como uma regra em que você é obrigado a prestar socorro ao seu adversário. Se ele falar que está tudo bem, você segue em frente - explicou Juca.
O resgate é feito pelo ar, com dois helicópteros. Existe um avião que monitora a competição e, assim que o acidente acontece, ele avisa para as equipes de resgate a localização, quando isso não é feito pelos próprios pilotos e equipes de apoio em terra.
- Quando fiquei preso no buraco em 1999, o Marcão (organizador do evento) me passou um rádio avisando que um carro tinha batido feio e que o piloto precisaria ser levado para o hospital imediatamente de helicóptero. Eu disse que estava bem e para me buscarem depois - lembrou.
Desde o primeiro rali, em 1993, Juca elege como o pior acidente da carreira um no Dakar de 199:
- Eu atropelei uma vaca a mais de 140 km/h. A moto entrou na vaca e eu fui arremessado, rolando morro a baixo. Depois de algum tempo, sem conseguir me mexer, ouço o barulho de galho quebrando e umas pessoas falando. Era a alemã Juta Kleinschmidt e o seu navegador, que pararam o carro e vieram me socorrer.
Longe das primeiras posições na atual temporada, Juca torce por uma vitória brasileira na chegada em Caucaia (CE), na próxima sexta-feira.
- O nível do Sertões está muito alto esse ano. Está difícil acompanhar os líderes. Torço para que o Zanol vença a disputa, mas o Despres é um tricampeão do Dakar e tem muita experiência - encerrou o piloto, 16º colocado no geral entre as motos.