quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dinamite aprova fim da concentração no Vasco, mesmo sem crise

Presidente afirma considerar nova rotina no futuro, e jogadores comemoram aconchego familiar na véspera de jogo

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
roberto dinamite lançamento da novo uniforme do vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Roberto considera fim da concentração no Vasco
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Para muitos atletas, foi a primeira vez em que não houve concentração na véspera de uma partida. A mudança de rotina que antecedeu o confronto com o Bangu, na última quarta-feira, nasceu da necessidade de protestar que o confronto contra o Bangu. No entanto, até mesmo aquele que seria o alvo da insatisfação confessou ter encarado a experiência como válida e, possivelmente, repetida numa situação em que esteja atrelada a dificuldades financeiras.
- Não ter concentração foi bom por um lado. Mostrou que é possível adotar esse esquema em jogos de menor importância. Talvez a gente adote isso em outros jogos, mesmo com os salários em dia. Os jogadores têm consciência do que têm que fazer. Eles tiveram o respaldo para não concentrar - disse o presidente.
Os jogadores admitem que gostariam de levar a ideia adiante mesmo depois que os salários estiverem em dia. Alecsandro confessa ser contra a concentração e teve a visão reforçada pela tranquila noite de sono na véspera da partida contra o Bangu.
- Já quebramos esse mito de que concentração ganha jogo. Sei que é um assunto delicado e alguns profissionais defendem. De qualquer maneira, é melhor dormir ao lado da minha mulher e com meu filho do que no hotel ao lado do Diego Souza. Nosso grupo é muito dedicado e profissional. Independentemente do que acontecer, nós vamos mostrar profissionalismo - garantiu.
Nilton também destacou que a vitória sobre o Bangu mostrou que comprometimento supera o conceito de concentração quando se trata da véspera de uma partida.
- Sabemos que é correto concentrar, mas foi uma maneira de reivindicar. Foi possível ver que todos estão seguindo uma linha só. Concentração deixa o time ainda mais unido, mas, por outro lado, não concentrar não deixa de ser uma boa ideia. Foi bom ficar em casa com o aconhego da esposa e escutando o chorinho da filha. Sabíamos da responsabilidade que tínhamos em relação ao resultado da partida, mas mostramos dedicação e força de vontade - frisou.

Vasco foge da palavra crise e aposta em boa relação para seguir no rumo

Diretor executivo Daniel Freitas e técnico Cristóvão Borges elogiam atitude profissional dos jogadores, apesar do protesto por falta de salários

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
O Vasco vive uma situação curiosa. Em campo, atravessa um dos melhores momentos dos últimos anos, depois de fazer uma boa temporada em 2011 e começar 2012 com três vitórias seguidas. Nos bastidores, jogadores reclamam de salários atrasados e se recusaram a concentrar antes do jogo contra o Bangu, na ultima quarta-feira (o time venceu por 3 a 1). O diretor executivo do clube, Daniel Freitas, reconhece que os bons resultados impediram que os problemas se transformassem em uma grande crise, mas avalia que a situação em breve voltará ao normal.
- O que alimenta uma crise é um mau resultado. Não consideramos isso uma crise, apenas um momento transitório. O grupo é experiente e sabe como administrar isso, sabe como funciona. Todo mundo cumpriu sua obrigação contra o Bangu, o que já era esperado pela diretoria.
No domingo, o Vasco joga contra o Friburguense. Daniel Freitas reconhece que a situação até lá pode não ter mudanças em relação ao pagamento dos salários atrasados. Por isso, não garante que o time vai voltar a se concentrar.
- Depende do que acontecer até sexta-feira - resumiu.
Apesar dos problemas, o relacionamento entre jogadores, comissão técnica e o próprio Daniel segue boa. O técnico Cristóvão Borges fez questão de elogiar a postura profissional de seus jogadores.
- Eles sempre se dedicaram tanto nos jogos quanto nos treinos. Por isso, não tivemos preocupação com a performance que eles teriam contra o Bangu. Eles fizeram aquilo que fazem sempre. Construímos essa relação clara e direta e sempre contamos com a maturidade dos jogadores. Com isso, fica mais tranquilo administrar qualquer situação.
O Vasco se prepara para enfrentar o Friburguense neste domingo. O jogo será disputado em São Januário, a partir das 17h (horário de Brasília). Com três vitórias em três jogos, o Gigante da Colina segue com 100% de aproveitamento na Taça Guanabara.

Com direito a cavaleiro no meio da loja, Vasco lança terceira camisa

Uniforme de cor azul será usado no jogo de domingo, contra o Friburguense

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
roberto dinamite lançamento da novo uniforme do vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Jogadores vivem dia de modelo na apresentação do uniforme (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O Vasco lançou, nesta quinta-feira, seu terceiro uniforme na loja oficial. De cor azul com uma cruz branca, a camisa remete às aventuras no mar do navegante português que dá nome ao clube e às conquistas do remo cruz-maltino. Um cavaleiro uniformizado atravessou o local do evento e entregou um baú com a camisa para o presidente Roberto Dinamite.
A ideia inicial era de que o personagem entrasse na loja oficial do Vasco em São Januário montado num cavalo. No entanto, o animal se assustou com os aplausos e refugou ao chegar à porta do estabelecimento. Assim, o cavaleiro apareceu a pé.
O time usará o uniforme pela primeira vez às 17h deste domingo, contra o Friburguense, no jogo que marca a reabertura de São Januário após as reformas. Será utilizado também em jogos da Libertadores, mas não no primeiro duelo, na próxima quarta-feira, contra o Nacional-URU.
Felipe e Fernando Prass levaram seus filhos ao evento de apresentação, que também teve a participação de Diego Souza, Bernardo e Alessandro.
- É sempre bom ter uma camisa diferente das tradicionais. Espero que ela nos dê sorte neste ano que o Vasco volta à Libertadores depois de tanto tempo - disse Diego Souza.
O modelo é semelhante à templária lançada no ano passado. Os uniformes dos goleiros têm duas versões, uma cinza com uma cruz vermelha e outra preta com cruz branca.
O modelo azul enfrentou críticas depois que uma foto circulou na internet na semana passada. O clube acredita que a resistência inicial será superada, e Dinamite lembrou que as cores azul e branca estavam presentes na primeira bandeira de Portugal e a predominante lembra o mar, onde Vasco da Gama enfrentou desafios, uma alusão feita à disputa da Libertadores neste ano.
- Essa camisa representa a história do Vasco da Gama, campeão de terra e mar. Nem sempre unanimidade é algo bom. A polêmica que se gerou foi boa, mostra que o clube é democrático. Tenho certeza de que vai vender muito bem - afirmou Roberto Dinamite
O vazamento na internet, porém, foi lamentado pela fornecedora de material esportivo, a Penalty. Ela divulgou um comunicado em que se dizia prejudicada, mas afirmou que ainda haveria novos detalhes da camisa a serem apresentados.

Adriano volta a decepcionar com má atuação em jogo-treino do Timão

Sem mobilidade e facilmente marcado, Imperador tem atuação discreta contra o sub-23 do Flamengo-SP. Retorno ainda é um mistério

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
As duas semanas de intenso trabalho para recuperar a forma ainda não foram suficientes para colocar Adriano bem novamente. Muito abaixo de sua condição ideal, o Imperador teve um mau desempenho no jogo-treino dos reservas do Corinthians contra a equipe sub-23 do Flamengo-SP e voltou a preocupar sobre seu futuro no clube.
Escalado ao lado de Liedson, o centroavante outra vez sofreu para se movimentar pelo gramado. Com cinco quilos acima do que o Timão considera ser o peso ideal, o jogador não conseguiu acompanhar o intenso ritmo da partida e foi uma presa fácil para os marcadores adversários.
adriano corinthians   (Foto: Renata Teixeira/Futura Press)Adriano teve desempenho pífio no jogo-treino do Corinthians (Foto: Renata Teixeira/Futura Press)
A comissão técnica do Corinthians fez questão de mantê-lo em campo durante os 60 minutos de atividade – 30 em cada tempo. No início do trabalho, ele bem que tentou se movimentar constantemente, mas, sem velocidade, não teve nem sequer uma oportunidade para marcar. Vitor Júnior fez o único gol.
Uma boa atuação seria determinante para Adriano voltar a ser usado nos jogos do Campeonato Paulista. Tite gostaria de colocá-lo em ação para readquirir ritmo. Com a baixa produtividade, as chances de o centroavante ser relacionado para enfrentar o Bragantino, domingo, às 17h, no Pacaembu, são praticamente nulas.
Adriano foi barrado depois que faltou ao treino de 17 de janeiro, atividade que o colocaria como titular no amistoso contra a Portuguesa, no dia seguinte. Depois disso, passou a realizar atividades em dois períodos para fortalecer a panturrilha esquerda e perder peso. O jogador tem hoje 104kg e precisa perder mais cinco para atingir o ápice programado pela comissão.
A menos de duas semanas para a estreia na Taça Libertadores, dia 15 de fevereiro, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, Adriano continua sendo uma grande incógnita. Tite não dá qualquer pista sobre se vai inscrevê-lo no torneio em virtude do condicionamento físico. Nos bastidores, porém, a pressão para que ele seja relacionado, mesmo fora de forma, é grande.
Os reservas do Timão treinaram com: Danilo Fernandes (Cássio), Weldinho, Marquinhos, Felipe e Ramon; Willian Arão (Gomes), Edenílson, Ramírez e Vitor Júnior; Adriano e Liedson (Bill).
Botafogo sai atrás, vira, mas sofre gol no fim e empata com o Madureira
TIme faz 2 a 1 aos 40 minutos do segundo tempo, mas leva gol aos 44 e sai de campo ouvindo a reclamação de sua torcida em Conselheiro Galvão
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Depois de uma estreia que deixou o torcedor cheio de esperança, o sentimento positivo se transformou em frustração. O empate por 2 a 2 com o Madureira nesta quinta-feira, em Conselheiro Galvão, deixa o Botafogo na liderança do Grupo A da Taça Guanabara, com cinco pontos em três jogos, mas o time passa pelo segundo confronto consecutivo contra clubes menores do Rio sem vitória. No domingo, empatara por 0 a 0 com o Nova Iguaçu.
O Botafogo saiu atrás no placar e virou o jogo para 2 a 1, quando Maicosuel e Elkeson já não estavam mais em campo, colocando em xeque o esquema armado pelo técnico Oswaldo de Oliveira durante a toda a pré-temporada. Depois, sofreu o gol no fim, em falha generalizada da defesa. A preocupação do comandante era contar com jogadores de toque de bola no meio para manter a posse de bola por mais tempo.
A sequência de maus resultados e os questionamentos acontecem justamente na semana do jogo contra o Flamengo, domingo, no Engenhão - o primeiro clássico do Campeonato Carioca. O rival ainda joga nesta sexta-feira, contra o Olaria, e pode passar o Botafogo na classificação do Grupo A.
Trem da sonolência
De Moça Bonita, onde empatou com o Nova Iguaçu, a sonolência do Botafogo pegou o trem para Madureira. Em Conselheiro Galvão, o time entrou em campo em ritmo lento. O chute perigoso de Maicosuel, aos três minutos, foi uma exceção no começo do jogo, dominado completamente pelo rival, que até demorou para sair na frente no placar.
O primeiro gol do Madureira poderia ter sido marcado aos 16 minutos. Depois de um bom contra-ataque, a zaga do Botafogo falhou na marcação e Dinei cruzou para Maciel fazer o gol. No entanto, ele foi mal anulado com impedimento marcado de forma equivocada pela arbitragem.
Nem mesmo a parada técnica foi capaz de mudar o ritmo do jogo. O Botafogo continuou sem conseguir trocar passes nem acertar cruzamentos para Loco Abreu. As duas táticas usadas pelo técnico Oswaldo de Oliveira não foram bem sucedidas, dando ao Madureira a confiança que o time precisava.
Aos 27, Tamaré sofreu falta de Elkeson pelo lado direito. Bill, que já vestiu a camisa do Botafogo, cobrou e Thiago ganhou de Antônio Carlos e Lucas Zen para colocar o Madureira em vantagem no jogo e aumentar a insatisfação dos torcedores em Conselheiro Galvão.
O gol do Madureira serviu para acordar o Botafogo. Ou, pelo menos, Andrezinho. Contratado para esta temporada, o meia começou a aparecer no jogo e criar chances. Aos 37, ele se livrou de um marcador e chutou cruzado, com perigo para o goleiro Márcio Cezilo.
Na reta final do jogo, o Botafogo pressionou. Andrezinho cobrou falta com muita categoria, mas parou em grande defesa de Márcio. Na cobrança de escanteio, ele colocou a bola na cabeça de Elkeson, que mandou para fora. No fim, Andrezinho, mais uma vez, arriscou um chute de fora da área, mas o goleiro do Madureira evitou o empate.
Virada e decepção
Oswaldo resolveu fazer mudanças no intervalo para tentar buscar o empate. Ele colocou o lateral-direito Lucas, que havia ficado fora do time titular por causa de dores musculares, no lugar do improvisado Lucas Zen e, mais uma vez, tirou o meia Elkeson para a entrada de Herrera.
As substituições não fizeram tanto efeito na forma de o Botafogo atacar. No entanto, o recuo do Madureira ajudou. O time conseguiu estabelecer uma pressão, com jogadas pelas laterais, procurando os cruzamentos. A falta de finalizações continuou sendo o problema no jogo.
Na melhor chance do time antes da parada técnica do segundo tempo, Maicosuel fez ótima tabela com Herrera e finalizou em cima do goleiro Márcio, aos 21 minutos. O argentino entrou para jogar mais próximo de Loco Abreu, dentro da área, e começou a fazer a mobilidade dos meias ser útil ao time.
Oswaldo, então, usou a sua última cartada. Ele colocou Caio no lugar de Maicosuel. Na primeira jogada do atacante, ele sofreu pênalti de Pessanha. Na cobrança, Herrera cobrou bem e empatou o jogo, correspondendo ao grito da torcida, que pedia a entrada do argentino.
O empate não era suficiente para garantir a paz. Aos 40, numa bola cruzada quase do meio do campo por Renato, Rodrigo cabeceou contra o próprio gol para dar ao Botafogo a vantagem no placar. No entanto, aos 44, a decepção tomou conta da torcida alvinegra, com o gol de Alex Silva, selando o empate em 2 a 2.

Flamengo demite Vanderlei Luxemburgo e cúpula do futebol

Treinador chegou a ir ao Ninho do Urubu para o treino da tarde, mas deixou o local rapidamente logo após receber um telefonema

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Os principais dirigentes do Flamengo se reuniram na manhã desta quinta-feira e confirmaram a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo e de todo o departamento de futebol do Flamengo. Com o treinador, também deixam o departamento de futebol o diretor executivo Luiz Augusto Veloso e o gerente Isaías Tinoco. O preparador físico Antonio Mello e o auxiliar Junior Lopes também foram demitidos.  A confirmação da demissão foi publicada primeiramente no blog do jornalista Renato Maurício Prado.
Na tarde de quarta-feira, o Globoesporte.com publicou que os jogadores tinham sido informados da reformulação do futebol, da saída de Luxemburgo  e da chegada de Joel Santana como novo treinador. Pouco antes da vitória rubro-negra por 2 a 0 sobre o Real Potosí, a presidente Patrícia Amorim, em entrevista à Rádio Tupi, desmentiu a informação:
- Venho a público desmentir esta notícia. Ele vai dirigir o time hoje, temos jogo na sexta, no domingo. Não há nada que diga que o treinador não é do Flamengo, não - disse a presidente.
Vanderlei Luxemburgo ainda não foi comunicado oficialmente sobre a decisão. O técnico passou a manhã desta quinta-feira no hotel Windsor, que serve de concentração para o time. Luxa chegou ao Ninho do Urubu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, às 16h05, recebeu um telefonema e deixou o local vinte minutos depois no carona de seu carro, dirigido pelo seu assessor pessoal. Saiu apressado, levantando poeira. Ele não se despediu dos atletas, que ainda não tinham chegado para o treino marcado para as 16h30m.
Luxa vai se encontrar com a diretoria e ouvir pessoalmente os motivos de sua dispensa. A saída era esperada pelo treinador. Ele sabia que a diretoria tinha contatado Joel Santana e avisado aos jogadores de sua demissão. A estratégia da presidente Patricia Amorim era motivar o grupo para a partida do Potosí. A dirigente havia detectado que o clima entre os jogadores e o treinador estava bastante deteriorado. A multa pela demissão de Luxa é de R$ 4 milhões.

'Thiago Neves pediu para enfrentar
o Duque de Caxias', revela He-Man

Rafael Moura diz que camisa 7 conversou com a comissão técnica e está doido para reestrear diante da torcida do Flu: 'A motivação dele é grande'

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
A ansiedade da torcida tricolor para rever Thiago Neves novamente com a camisa do Fluminense em uma partida oficial está perto do fim. Além de treinar nesta quinta-feira entre os jogadores que enfrentarão o Duque de Caxias no próximo sábado, o camisa 7 teve uma conversa com a comissão técnica e pediu para enfrentar a equipe da Baixada Fluminense. A revelação foi feita pelo atacante Rafael Moura, amigo pessoal de Thiago.
thiago neves valencia fluminense (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)Com Valencia ao fundo, Thiago Neves se prepara para finalizar: camisa 7 pediu para jogar contra o Duque de Caxias (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)
- A motivação do Thiago está grande. Foi um desejo dele conversar com a comissão técnica e pedir para participar alguns minutos. Era também o planejamento da própria comissão que ele jogasse no sábado. Thiago Neves está doido para entrar em campo e reencontrar a torcida do Fluminense. Ele precisa ganhar ritmo de jogo o quanto antes para pegar confiança, tempo de bola.. A qualidade dele vai nos ajudar muito - disse o He-Man.
Outro provável companheiro de Thiago Neves na partida de sábado, o volante Jean também já percebeu nas atitudes do camisa 7 a motivação para reestrear pelo Fluminense.
- Não tivemos tempo para conversar, mas vejo a vontade dele nos treinamentos, correndo, se movimentando. Thiago quer reestrear o quanto antes. Ninguém gosta de ficar treinando apenas a parte física. Ele me parece bem motivado e pronto para jogar.

Atletas do Cruzeiro negam ciúme
em relação a aumento de Montillo

Victorino e Wellington Paulista negaram boatos de que estariam insatisfeitos

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte
Victorino, zagueiro do Cruzeiro (Foto: Marco Antônio Astoni/Globoesporte.com)Victorino, zagueiro do Cruzeiro
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
A diretoria do Cruzeiro acertou os salários atrasados dos jogadores, na última terça-feira, após quase um mês de atraso. Paralelamente a isso, o clube segue em busca de parceiros que possibilitem aumentar o salário do meia Montillo, que recebeu propostas de Corinthians e São Paulo, nas últimas semanas. O fato gerou alguns boatos de que o restante do elenco estaria enciumado em relação a isso. O zagueiro Victorino, um dos jogadores mais próximos a Montillo no elenco cruzeirense, negou veementemente que alguém do grupo possa ter qualquer tipo de ciúme quanto ao aumento no salário do argentino.
- Nada é verdade nisso. Aqui, ninguém tem ciúme de ninguém. Eu nem sabia disso. É uma bobagem falar de ciúmes. Cada um recebe o seu salário. Tenho o meu salário e não olho para o lado, não me importo com o salário do companheiro. O meu salário é o mesmo e me preocupo com ele. Não sei se inventam isso, pois dentro do grupo não existe nada disso. O grupo está bem, está forte.
O atacante Wellington Paulista, um dos líderes do elenco, ficou indignado com os boatos e ainda elogiou o colega Montillo.
- Nossa Senhora! Isso é brincadeira! Estão de brincadeira, não é? Não tem nada a ver. Se o salário aumentar, ele fez por merecer. Cada um ganha o que merece.

Via e-mail, Bündchen pede que família e amigos rezem para Brady vencer

Modelo pede energia positiva para que quarterback se sinta confiante, saudável e forte para ganhar o Super Bowl contra o New York Giants

Por GLOBOESPORTE.COM Indianápolis, Estados Unidos
Tom Brady e Gisele Bundchen (Foto: AP)Gisele Bündchen pediu pensamentos positivos
para seu marido vencer o Super Bowl (Foto: AP)
Tom Brady e o New England Patriots ganharam um reforço para o Super Bowl. De acordo com o jornal New York Post, a modelo brasileira Gisele Bündchen enviou um e-mail para familiares e amigos, pedindo orações e pensamentos positivos para seu marido vencer a decisão da NFL contra o New York Giants, neste domingo, às 21h30m (de Brasília), em Indianápolis.
- Este domingo será um dia realmente importante na vida do meu marido. Ele e o seu time trabalharam tão duro para chegar a este ponto e agora eles precisam mais do que nunca que mandemos energia positiva para que eles consigam realizar o sonho de vencer este Super Bowl. Então, eu peço gentilmente para que todos vocês se juntem a mim nesta corrente positiva e rezem por ele, para que ele se sinta confiante, saudável e forte. Visualizem-no feliz e realizado vivenciando com o time dele uma vitória neste domingo – diz um trecho do e-mail obtido pelo jornal.
Patriots ou Giants? Astros do esporte dão seus palpites para o Super Bowl
Perguntada sobre o e-mail, Gisele Bündchen se mostrou surpresa, já que ele havia sido enviado apenas para familiares e amigos próximos. Mas o auxílio da brasileira não parou por aí. Na última terça, Brady revelou o conselho que havia recebido da esposa antes da viagem para Indianápolis.
- Lance a bola rapidamente. Ela não gosta quando me dão pancadas com frequência – contou o quarterback.

Uniformizadas, ring girls fazem graça com regras do futebol americano

Arianny Celeste, Chandella Powell e Brittney Palmer vestem uniformes de equipes do Super Bowl em ensaio bem humorado para site americano

Por SporTV.com Las Vegas
Com o Super Bowl, final da liga profissional de futebol americano, acontecendo um dia após o UFC 143, as ring girls do Ultimate participaram de uma brincadeira envolvendo o esporte favorito dos americanos. A convite do site "theCHIVE", as modelos fizeram fotos bem humoradas sobre as penalidades do futebol americano.
Ring girls em ensaio de futebol americano - Chandella Powell, Arianny Celeste e Brittney Palmer (Foto: TheChive.com)As ring girls Chandella Powell (à esquerda), Arianny Celeste (à direita) e Brittney Palmer (centro) fazem graça com árbitro de futebol americano (Foto: TheChive.com)
Arianny Celeste vestiu a camisa de Eli Manning, quarterback do New York Giants, e Chandella Powell colocou o uniforme de Tom Brady, quarterback do New England Patriots e marido da modelo brasileira Gisele Bündchen - as duas equipes se enfrentam no Super Bowl, em Indianápolis, neste domingo. A loira Brittney Palmer usou uma camisa no estilo dos uniformes do futebol americano, mas com a inscrição UFC 143, que acontece neste sábado, em Las Vegas.
Ring girls em ensaio de futebol americano - Arianny Celeste (Foto: TheChive.com)Arianny Celeste demonstra a penalidade por 'violência desnecessária' (Foto: TheChive.com)
Ring girls em ensaio de futebol americano - Chandella Powell (Foto: TheChive.com)Chandella Powell dá um mata-leão no árbitro para demonstrar que 'seguradas' são ilegais no futebol americano (Foto: TheChive.com)
Ring girls em ensaio de futebol americano - Chandella Powell, Arianny Celeste e Brittney Palmer (Foto: TheChive.com)O árbitro de futebol americano fica maluco com as ring girls do UFC (Foto: TheChive.com)

Com bikers de dez países, Descida das Escadas começa nesta sexta

Maior prova de downhill urbano do Brasil terá a presença de alguns dos melhores representantes da modalidade, no Monte Serrat, em Santos

Por Breno Dines Santos, SP
Tudo pronto para a décima edição da Descida das Escadas de Santos. Os bikers encaram os 417 degraus do Monte Serrat - um dos principais pontos turísticos da maior cidade do litoral paulista - a partir desta sexta-feira, quando acontecem os primeiros treinos livres. Mais de cem ciclistas de dez países vão lutar pelo título. A final da competição acontece no próximo domingo, 5 de fevereiro, com transmissão ao vivo da TV Globo, a partir de 9h (horário de Brasília), dentro do Esporte Espetacular.
walace miranda descida das escadas de santos (Foto: Divulgação)Bicampeão, Walace Miranda é o principal nome do Brasil para a prova no Monte Serrat (Foto: Divulgação)
A cada edição, a Descida das Escadas de Santos ganha mais notoriedade internacional e atrai um número maior de bikers estrangeiros. Este ano, estrelas do downhill como o sul-africano campeão mundial Greg Minnaar, o atual campeão da Descida, o equatoriano Mario Jarrin, além do recordista da prova, o eslovaco Filip Polc, estão confirmados. O fracês Cedric Garcia, o colombiano Marcelo Gutierrez, o americano Cris Van Dine, o português Emanuel Pombo e os chilenos Antonio Leiva e Sebastian Vasquez são gringos que completam a elite masculina.
- Eu quero repetir o que eu fiz no ano passado: ficar entre os finalistas para depois tentar buscar o bicampeonato. A concorrência vai ser grande. Fico feliz em terminar entre os três primeiros e subir ao pódio - disse Jarrin, ganhador do evento em 2011.
Igreja de Monte Serrat (Foto: Divulgação)Igreja do Monte Serrat e as escadas: 417 degraus e
cerca de 650 metros de extensão (Foto: Divulgação)
O Brasil, que ficou fora do lugar mais alto do pódio nos dois últimos anos na disputa entre os homens, conta com três competidores entre os favoritos ao título: Wallace Miranda (campeão em 2008 e 2009), Markolf Berchtold, (vencedor em 2003), e Djone Fornari (terceiro em 2011).

- Eu venho treinando forte e estou ainda mais preparado. Em 2011, a minha bike chegou em cima da hora e me atrapalhou. Mas, para esta edição da Descida, me sinto bem adaptado ao equipamento e espero andar rápido - afirmou Wallace, paulista de Aparecida do Norte.

Vencedor da primeira edição da Descida, em 2003, o catarinense Markolf, de 31 anos, diz que a participação dos ciclistas internacionais vai deixar o nível do evento ainda mais alto.

- É uma prova muito equilibrada pelo tipo de pista, com pouca curva e muita reta. Sem contar que esse é o ano que tem mais estrangeiros top-mundiais. Sou bem realista que será uma competição muito difícil, mas nunca vamos para andar atrás - contou o biker, de 31 anos.
Entre as mulheres, Luana de Oliveira (campeã em 2008, 2010 e 2011) e Bruna Ulrich figuram entre as favoritas. A francesa Emmeline Ragot, campeã mundial em 2009, a inglesa Fionn Griffiths e a americana Melissa Buhl, vencedora da Descida em 2007, tentam acabar com o jejum de quatro anos das estrangeiras na prova feminina.
Luana de Oliveira tricampeã da Descida das Escadas de Santos mountain bike downhill urbano (Foto: Divulgação)Luana de Oliveira em ação. Brasileira busca o tetra na Descida das Escadas de Santos (Foto: Divulgação)
- Quem pode brigar pelo título este ano é a francesa Emmeline Ragot e a inglesa Fionn Griffiths. Mas nunca me senti tão confiante quanto agora. Venho me preparando desde o ano passado e vou usar o que eu treinei para fazer uma descida redonda. Assim, eu posso ganhar pela quarta vez - declarou Luana de Oliveira, de Itu-SP.
Depois da atividade desta sexta-feira, os treinos no Monte Serrat continuam no sábado, quando serão definidos os dez melhores da categoria masculina e as cinco da feminina que vão garantir vaga na final de domingo.

Confira os últimos campeões da Descida das Escadas de Santos:
2003 – Markolf Berchtold (BRA) – não teve feminino
2004 – Cedric Gracia (FRA) / Diana Margraff (Equador)
2005 – Leandro Campovilla (BRA) / Patricia Loureiro (BRA)
2006 – Djone Fornari (BRA) / Anne Caroline Chausson (FRA)
2007 – Cedric Gracia (FRA) / Melissa Buhl (EUA)
2008 – Walace Miranda (BRA) / Luana Oliveira (BRA)
2009 – Walace Miranda (BRA) / Patricia Loureiro (BRA)
2010 – Filip Polc (Eslováquia) / Luana Oliveira (BRA)
2011 – Mario Jarrin (Equador) / Luana Oliveira (BR)