quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Com bikers de dez países, Descida das Escadas começa nesta sexta

Maior prova de downhill urbano do Brasil terá a presença de alguns dos melhores representantes da modalidade, no Monte Serrat, em Santos

Por Breno Dines Santos, SP
Tudo pronto para a décima edição da Descida das Escadas de Santos. Os bikers encaram os 417 degraus do Monte Serrat - um dos principais pontos turísticos da maior cidade do litoral paulista - a partir desta sexta-feira, quando acontecem os primeiros treinos livres. Mais de cem ciclistas de dez países vão lutar pelo título. A final da competição acontece no próximo domingo, 5 de fevereiro, com transmissão ao vivo da TV Globo, a partir de 9h (horário de Brasília), dentro do Esporte Espetacular.
walace miranda descida das escadas de santos (Foto: Divulgação)Bicampeão, Walace Miranda é o principal nome do Brasil para a prova no Monte Serrat (Foto: Divulgação)
A cada edição, a Descida das Escadas de Santos ganha mais notoriedade internacional e atrai um número maior de bikers estrangeiros. Este ano, estrelas do downhill como o sul-africano campeão mundial Greg Minnaar, o atual campeão da Descida, o equatoriano Mario Jarrin, além do recordista da prova, o eslovaco Filip Polc, estão confirmados. O fracês Cedric Garcia, o colombiano Marcelo Gutierrez, o americano Cris Van Dine, o português Emanuel Pombo e os chilenos Antonio Leiva e Sebastian Vasquez são gringos que completam a elite masculina.
- Eu quero repetir o que eu fiz no ano passado: ficar entre os finalistas para depois tentar buscar o bicampeonato. A concorrência vai ser grande. Fico feliz em terminar entre os três primeiros e subir ao pódio - disse Jarrin, ganhador do evento em 2011.
Igreja de Monte Serrat (Foto: Divulgação)Igreja do Monte Serrat e as escadas: 417 degraus e
cerca de 650 metros de extensão (Foto: Divulgação)
O Brasil, que ficou fora do lugar mais alto do pódio nos dois últimos anos na disputa entre os homens, conta com três competidores entre os favoritos ao título: Wallace Miranda (campeão em 2008 e 2009), Markolf Berchtold, (vencedor em 2003), e Djone Fornari (terceiro em 2011).

- Eu venho treinando forte e estou ainda mais preparado. Em 2011, a minha bike chegou em cima da hora e me atrapalhou. Mas, para esta edição da Descida, me sinto bem adaptado ao equipamento e espero andar rápido - afirmou Wallace, paulista de Aparecida do Norte.

Vencedor da primeira edição da Descida, em 2003, o catarinense Markolf, de 31 anos, diz que a participação dos ciclistas internacionais vai deixar o nível do evento ainda mais alto.

- É uma prova muito equilibrada pelo tipo de pista, com pouca curva e muita reta. Sem contar que esse é o ano que tem mais estrangeiros top-mundiais. Sou bem realista que será uma competição muito difícil, mas nunca vamos para andar atrás - contou o biker, de 31 anos.
Entre as mulheres, Luana de Oliveira (campeã em 2008, 2010 e 2011) e Bruna Ulrich figuram entre as favoritas. A francesa Emmeline Ragot, campeã mundial em 2009, a inglesa Fionn Griffiths e a americana Melissa Buhl, vencedora da Descida em 2007, tentam acabar com o jejum de quatro anos das estrangeiras na prova feminina.
Luana de Oliveira tricampeã da Descida das Escadas de Santos mountain bike downhill urbano (Foto: Divulgação)Luana de Oliveira em ação. Brasileira busca o tetra na Descida das Escadas de Santos (Foto: Divulgação)
- Quem pode brigar pelo título este ano é a francesa Emmeline Ragot e a inglesa Fionn Griffiths. Mas nunca me senti tão confiante quanto agora. Venho me preparando desde o ano passado e vou usar o que eu treinei para fazer uma descida redonda. Assim, eu posso ganhar pela quarta vez - declarou Luana de Oliveira, de Itu-SP.
Depois da atividade desta sexta-feira, os treinos no Monte Serrat continuam no sábado, quando serão definidos os dez melhores da categoria masculina e as cinco da feminina que vão garantir vaga na final de domingo.

Confira os últimos campeões da Descida das Escadas de Santos:
2003 – Markolf Berchtold (BRA) – não teve feminino
2004 – Cedric Gracia (FRA) / Diana Margraff (Equador)
2005 – Leandro Campovilla (BRA) / Patricia Loureiro (BRA)
2006 – Djone Fornari (BRA) / Anne Caroline Chausson (FRA)
2007 – Cedric Gracia (FRA) / Melissa Buhl (EUA)
2008 – Walace Miranda (BRA) / Luana Oliveira (BRA)
2009 – Walace Miranda (BRA) / Patricia Loureiro (BRA)
2010 – Filip Polc (Eslováquia) / Luana Oliveira (BRA)
2011 – Mario Jarrin (Equador) / Luana Oliveira (BR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário