quarta-feira, 3 de julho de 2013

volei

Thaísa volta a exibir 'barriga negativa' entre os treinamentos com a seleção

Com a seleção feminina em Saquarema, musa do vôlei exibe ótima forma

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
170 comentários
As férias não mudaram a boa forma da meio rede Thaísa. A atleta do Osasco voltou a exibir, nesta quarta-feira, sua já habitual ''barriga negativa'', que se tornou a nova obsessão entre as mulheres que buscam um corpo sarado. No centro de treinamento de Saquarema, onde treina com a seleção feminina, ela aproveitou um intervalo nos trabalhos para postar uma foto nas redes sociais.
Thaís sensualiza em espelho (Foto: Reprodução/Facebook)Atleta Thaísa mostra barriga sarada nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)
As fotos da musa estão fazendo sucesso nas redes sociais. A atleta sempre posta fotos nos seus perfis e ganha elogios com os seus 1,96m de altura.
A seleção brasileira feminina enfrenta a Holanda em três amistosos. Nos dias 11 e 12, em Maceió e no dia 14, em Natal. As partidas vão servir como preparação para o Grand Prix de vôlei, que começa no dia 2 de agosto, em Sapporo, no Japão

Wanderlei Silva comemora 37 anos e não quer presente: 'Só agradecer'


'O meu telefone começou a tocar logo cedo, é muito bom receber o carinho
dos amigos e fãs', afirma o veterano lutador brasileiro e lenda do Pride

Por Direto de Las Vegas, EUA
26 comentários
Wanderlei SIlva palestra escola municipal (Foto: Divulgação)Wanderlei agora tem 37 anos (Foto: Divulgação)
Esta quarta-feira é um dia especial para Wanderlei Silva.  A lenda do Pride e do UFC completa 37 anos e as comemorações começaram logo cedo em Las Vegas, cidade em que reside com a esposa Tea e o filho Thor, nos EUA.
- O meu telefone começou a tocar logo cedo, é muito bom receber o carinho dos amigos e fãs.  Muita gente do Brasil me ligando! Mas eu já acordei hoje com um grupo de mariachis cantando aqui para mim. A patroa caprichou na surpresa! - disse ele ao Combate.com
Questionado sobre o que gostaria de ganhar de presente de aniversário, o "Cachorro Louco" disse que estava mais preocupado em agradecer do que pedir:
- Eu nem pedi presente porque eu já consegui tanta coisa na minha vida, Deus tem sido tão bom, que o dia de hoje é mais sobre agradecer tudo o que eu conquistei ao longo da minha vida pessoal e profissional. Eu quero mais é passar o dia com a minha família, com pessoas especiais para mim. Sei que  quando a gente comemora assim é porque está ficando velho, né? (risos) Eu estou chegando lá.
Dono de um estilo agressivo, Wanderlei tem 35 vitórias em sua carreira, sendo 25 por nocaute, sua marca registrada.  Ex-campeão do Pride, onde reinou absoluto por anos, o atleta curitibano já enfrentou os principais nomes do esporte. A sua última aparição no octógono foi contra Brian Stann no retorno do UFC ao Japão, em março passado. Na ocasião, Wand nocauteou o americano no segundo round.

Ex-namorada de Ronaldinho Gaúcho será ring girl do WebFight Combat 2


Paola de Luca estará ao lado de Bruna Firmamento e Ábia Rodrigues.
Evento terá as presenças de William Patolino, Daniel Gelo e Márcio Pedra

Por Rio de Janeiro
31 comentários
O Webfight Combat 2 divulgou fotos das três ring girls que vão trabalhar no evento do próximo domingo, no Rio de Janeiro. Entre elas está Paola de Luca, ex-namorada de Ronaldinho Gaúcho. As outras duas são Bruna Firmamento e Ábia Rodrigues.
Web Fight Ring Girls MMA (Foto: Fernando Azevedo)Ring girls do WebFight Combate 2. Paola é a da esquerda na primeira imagem (Foto: Fernando Azevedo)
Três lutadores que participaram do TUF Brasil 2 já confirmaram presença para prestigiar o evento: William Patolino, Daniel Gelo e Márcio Pedra. Gelo inclusive é marido da Bete Tavares, que vai disputar o cinturão do peso-galo no coevento principal.
Na última atração da noite, outra luta valendo título: pelo peso-mosca, o ex-UFC Pedro Nobre vai encarar Eduardo Kiko.
Web Fight Ring Girls MMA (Foto: Fernando Azevedo)Eduardo Kiko (esq.) e Pedro Nobre vão disputar cinturão dos moscas (Foto: Fernando Azevedo)
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O WebFight Combat 2 será realizado no hotel Sheraton de São Conrado e não mais no Barra Music. O evento está marcado para começar às 19h30m.
CARD PRINCIPAL
Peso-mosca: Pedro Nobre x Eduardo Kiko
Peso-galo: Bete Tavares x Ana Maria Índia
Peso-médio: Danilo Motosserra x Kleber Orgulho
Peso-pena: Raoni Barcelos x Erinaldo Pitbull
Peso-meio-médio: Hernani Perpétuo x Sérgio Souza
Peso-leve: Giovani Diniz x William Coelho
Peso-meio-médio: Washington "Washingtai" x Julio Cesar Merenda
Peso-leve: Gleidson Poney x Bruno Camargo
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Laercio Ribeiro x Hemerson Tigrinho
Peso-meio-médio: Leandro Mun-Há x Bruno Batista

Pitbull rompe tendão do bíceps e deixa card do UFC: Shogun x Sonnen


Lutador brasileiro mostra tranquilidade com terceira lesão grave seguida
e promete: 'Vamos fazer cirurgia e voltar à guerra'

Por Rio de Janeiro
5 comentários
Sem lutar desde março do ano passado, Thiago Pitbull vai ter que adiar mais uma vez o seu retorno ao octógono. O lutador brasileiro sofreu mais uma lesão, desta vez no braço esquerdo, e terá de ficar mais um tempo afastado do MMA.
- Infelizmente rompi o tendão do meu bíceps esquerdo durante o treino de sparring quinta passada. Vamos fazer cirurgia e voltar à guerra! - escreveu Pitbull no Twitter.
UFC 156 Thiago Alves está na arquibancada para assistir às lutas e contou que lesionou o ombro há três semanas (Foto: Adriano Albuquerque) Thiago Pitbull não luta desde março do ano passado (Foto: Adriano Albuquerque)
Pitbull estava escalado para encarar Matt Brown no UFC: Shogun x Sonnen no dia 17 de agosto, em Boston (EUA). O Ultimate agiu rápido e já anunciou que Mike Pyle será o substituto do brasileiro.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Um dos brasileiros que estão há mais tempo no Ultimate - estreou em outubro de 2005 -, Thiago Pitbull vem de sequência de lesões. Em 2012, ele passou por uma cirurgia no músculo peitoral e por uma no joelho esquerdo.
UFC: Shogun x Sonnen
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Mauricio Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Uriah Hall x Josh Samman
Joe Lauzon x Michael Johnson
CARD PRELIMINAR
Brad Pickett x Michael McDonald
Steven Siler x Mike Brown
Conor McGregor x Andy Ogle
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Ovince St. Preux x Cody Donovan
Ramsey Nijem x James Vick

'Magrão' analisa Weidman: 'Melhor oponente que Anderson vai enfrentar'


Marcelo Guimarães passa a semana no Espírito Santo, treinando na academia Vitória Combat e avalia a disputa de cinturão dos médios do UFC

Por Richard Pinheiro Vila Velha, ES
3 comentários
Treinando há pouco mais de um mês na academia X-GYM, no Rio de Janeiro, o meio-médio do UFC Marcelo Guimarães retornou à sua terra natal na última semana para resolver assuntos particulares e aproveitou para rever os amigos da equipe Fight Society, que é baseada na academia Vitória Combat Club, em Vila Velha, no Espírito Santo. O atleta capixaba, que completou 30 anos no dia 25 de junho, também vive a expectativa de retornar ao octógono do Ultimate, após ter sido derrotado em março, no UFC Japão 2013.
Marcelo Guimarães ao lado dos treinadores Hugo Miranda, Alexandre Kaveira e do lutador de MMA 'Patola' (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Marcelo Guimarães ao lado dos treinadores Hugo Miranda, Alexandre Kaveira e do lutador de MMA 'Patola' (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Com previsão para atuar novamente em setembro ou outubro, mas ainda sem combate confirmado, 'Magrão' avaliou a disputa de cinturão que está movimentando a semana esportiva mundial: a luta entre Anderson Silva e Chris Weidman, sábado, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Oriundo da luta agarrada, que também é o carro-chefe do estadunidense, Guimarães fez uma análise do 'jogo de chão' de Weidman, um dos fatores que podem decidir o combate entre os pesos-médios.
Poster UFC 162 Anderson Silva x Chris Weidman (Foto: Divulgação)Poster oficial do UFC 162 - Anderson Silva x Chris
Weidman (Foto: Divulgação)
- O Chris Weidman é um atleta muito bom na luta agarrada e está invicto, mas ele não tem a experiência do Anderson Silva. Quando o Weidman fez a sua primeira luta de MMA, o Spider já era campeão do UFC. Quando ele foi contratado pelo UFC, o Anderson já tinha oito defesas de cinturão. Na luta de MMA contra o Anderson, que é o melhor peso-por-peso do mundo, o desafio é grande para o Weidman, mas como ambos têm dois braços e duas pernas, tudo pode acontecer. Mas acredito que ele será o melhor oponente que o Anderson vai enfrentar, porque é melhor no aspecto psicológico do que o Chael Sonnen, tem melhor cabeça e melhor nível técnico do que o Sonnen. Mesmo assim, acho que o Anderson é franco favorito para a vitória, porque é o lutador mais completo.
Na sexta, a pesagem será às 20h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com. No dia do evento, o canal Combate exibirá ao vivo o evento completo a partir de 19h, direto de Las Vegas. O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, o duelo entre Mike Pierce e David Mitchell e acompanhará todas as lutas em Tempo Real.
UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell

Entrevista no Jô, fã perseguidor: Alê tem vida de estrela além do handebol


Ponta brasileira conta mudanças dentro e fora de quadra após ser eleita melhor jogadora de 2012: 'É pesado e gratificante ao mesmo tempo'

Por Marcos Guerra São Paulo
8 comentários
Alexandra Nascimento se prepara para o Programa do Jô (Foto: Marcos Guerra)Alexandra Nascimento tem vida de estrela e vai ao
Programa do Jô (Foto: Marcos Guerra)
“Está entre nós a melhor jogadora do mundo”. Alexandra Nascimento nem entendeu direito o que o técnico András Németh estava falando, ou o motivo de o húngaro ter interrompido o treino do time austríaco Hypo no dia 8 de janeiro. Só os gritos da amiga de time e de seleção brasileira, Dara, fizeram a ponta-direita perceber: acabara de ser eleita a melhor jogadora de handebol do mundo. O misto de sentimentos que começou com uma incredulidade não parou por aí. Quase seis meses depois de receber o título, ela passou por um turbilhão dentro e principalmente fora de casa. Alexandra se acostuma com a vida de estrela.
Veja outras atrações do Programa do Jô
- Foram muitos telefonemas na Áustria quando ganhei o prêmio, mas eu não sabia como estavam as coisas aqui no Brasil. Minha família falava que estava uma loucura, todo mundo querendo saber quando eu chegava. Quando cheguei, eu me senti mais ou menos uma estrela (risos). Quando vou aos shoppings as pessoas às vezes falam: “Alexandra?”. Eu falo: “Oi, sou eu”. E elas não sabem como se comportar, se vêm me cumprimentar. É bem gostoso isso - contou a ponta.
Eu me senti mais ou menos uma estrela"
Alê Nascimento
De férias em Vitória, sua terra natal, a jogadora aproveita esses momentos. Ela virou ídolo, principalmente para as crianças da escola infantil ao lado da casa de sua família, que chamam por ela todas as manhãs, com olhos brilhando. Alê ganhou os holofotes e também as câmeras. Algumas são mais comportadas, mas uma em especial assustou a jogadora: a de um fã atrevido.
- Os fãs são comportados em geral. Teve um caso de um homem que ficou me vigiando. Ele ficou em frente à casa da minha família, com uma máquina fotográfica. Nós havíamos saído, só tinha ficado uma tia minha em casa. Ela me avisou que tinha um rapaz vigiando, para eu tomar cuidado. Depois ele  me escreveu nas redes sociais, falando que foi à minha casa, mas eu não estava lá. Eu falei para ele não fazer isso, tomar cuidado (risos). Eles não são atirados, mas meu marido não fica com ciúmes. Ele me apóia muito e entende porque ele também é atleta, é muito mais fácil - disse Alê, com a imediata aprovação do marido Patrício Martinez, que é o ponta-direito da seleção chilena.
Alexandra Nascimento se prepara para o Programa do Jô (Foto: Marcos Guerra)Alexandra Nascimento relaxou ao fazer maquiagem antes do Programa do Jô (Foto: Marcos Guerra)
Na última quarta-feira, Alexandra encarou outra câmera, menos indiscreta, mas que lhe causou ainda mais frio na barriga. Ela foi entrevistada por Jô Soares para o talkshow do apresentador, que será exibido nesta madrugada pela TV Globo. No camarim, ao lado de Patrício, ela não escondia a ansiedade.
- Não tinha passado por uma entrevista assim, estou bem nervosa. Foi assim desde que recebi o convite para ir ao Programa do Jô. É mais fácil jogar do que dar entrevista - disse a melhor jogadora de handebol do mundo.
Alexandra Nascimento e o marido Patricio Martinez, da seleção chilena (Foto: Marcos Guerra)Alexandra tem o apoio do marido Patricio Martinez,
jogador da seleção chilena (Foto: Marcos Guerra)
Com o apoio do marido Patrício no camarim, Alê conteve os nervos à flor da pele e se saiu bem no famoso sofá do Jô (confira a entrevista na TV Globo, à 0h45). A maquiagem também ajudou a relaxar. Aliás, produção é algo que ela carrega até mesmo nos jogos.
- Tem sim delicadeza. Não podemos perder nosso lado feminino. Na hora do jogo, não penso se passei um rímel. Estou 100% em quadra. Mas antes o cabelo tem que está perfeito, tem de pintar as unhas, é muito importante. Não estou acostumada com muita maquiagem, mas eu tento estar sempre bem arrumadinha - disse a jogadora, exibindo as unhas decoradas com um coração e a mensagem de amor em espanhol: “Alê y Pato”.
Alexandra deixa claro que esse lado pop em ser ídolo fica em segundo plano para ela. O que ela mais gosta agora é da função que assumiu junto às crianças. A jogadora virou a “mãe Alê”, um espelho para as futuras gerações do handebol brasileiro.
- O que mudou foi o compromisso, a responsabilidade com as crianças. Tive muitos eventos com a seleção. Fui a escolas e vi os olhinhos das crianças brilhando de estarem perto do ídolo. Esse assédio de saber que sou real, não estou só na TV. Dentro do coração, tinha a vontade de querer ajudar, de colocar na cabeça das crianças que é possível ser o melhor do mundo. Se você tem fé, você tem um sonho e se entrega. Hoje a Alexandra não é mais só a jogadora, não é só na quadra. Agora sou a mãe Alê - disse a ponta.
Essa responsabilidade pesou também quando ela entrou em quadra. A princípio, ela não sabia como lidar com a situação, mas aos poucos foi aprendendo.
- Pouco a pouco a ficha vai caindo, mas quando paro para pensar e leio a frase “melhor jogadora do mundo”, é pesado, mas é gratificante. Você pensa na responsabilidade que tem e de tudo que passou para conseguir isso. Quando ganhei o prêmio, tem tudo aquilo do não vou poder jogar mal. É a primeira coisa que vem à cabeça. Na verdade, tem de ver que outros atletas que já ganharam esse prêmio e continuam jogando, cometendo erros e fazendo gols bonitos. A vida do atleta é a mesma coisa, tentar dar seu máximo e treinar 100% para se entregar na hora do jogo. Assim não tem como jogar mal - disse Alê, que já liderou a seleção na conquista do Pan-Americano depois do título de melhor do mundo.
Alexandra Nascimento se prepara para o Programa do Jô (Foto: Marcos Guerra)Entre calos, Alexandra cuida d visual e faz declaração ao marido: 'Alê y Pato' (Foto: Marcos Guerra)
A rotina de treinos não mudou muito, mas fora de quadra agora ela terá um apoio e tanto. Patricio trocou o time alemão do Aschrsleben pelo austríaco Gänserndorf. Muita apegada ao chileno, ela voltará a ter seu cozinheiro por perto.
- Nós passamos uma temporada separados. Ainda bem que vamos passar uma temporada juntos. Espero que mais um monte. É triste ficar sem meu marido por perto. Também não gosto de cozinhar e meu marido cozinha para mim. Ele faz um macarrão com legumes que é uma delícia. Eu gosto muito de massa, e ele sabe fazer muito gostosas. Nós nos completamos muito. Respiramos handebol - disse a jogadora.
Bem nutrida, Alê vai se preparar para comandar o Brasil no Mundial da Sérvia, em dezembro. A anfitriã será uma das adversárias na primeira fase, assim como a tradicional equipe da Dinamarca, a China, o Japão e a Argélia. A ponta acredita que a seleção pode superar o quinto lugar do Mundial de 2011, em casa, e conquistar a inédita medalha. A disputa não será fácil, mas potencial para isso as brasileiras têm.
- Temos muitas atletas jogando na Europa agora. Os jogos que fizemos no último Mundial e nas Olimpíadas foram muito bons. Isso tudo ajudou para que os europeus vissem que temos o potencial de estar aprendendo. Não somos o país do handebol, mas temos o potencial para disputar contra eles. O respeito está lá e crescendo.

Copa das Confederações poderia ter elevado valor de Neymar a R$ 294 mi


Pesquisa feita pelo jornal 'Marca' com empresários diz que Barcelona pagaria pelo menos 20% a mais do que gastou antes da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
26 comentários
A diretoria do Barcelona deve agradecer aos céus por ter conseguido contratar Neymar antes da Copa das Confederações e por ter gastado "apenas" 57 milhões de euros (R$ 168 mi). Segundo uma pesquisa feita pelo jornal "Marca", que consultou empresários experientes no mercado, o brasileiro poderia chegar a valer 100 milhões de euros (R$ 294 milhões) depois de ter sido o destaque da competição.
José Maria Minguella, responsável por levar ao Barça nomes como Maradona, Messi, Rivaldo e Stoitchkov, acredita que o Real Madrid poderia gastar mais do que pagou ao Manchester United por Cristiano Ronaldo, transformando Neymar na maior contratação da história do futebol mundial.
- Se o Real Madrid pagou o que pagou por Cristiano Ronaldo (94 milhões de euros), agora poderia oferecer 100 milhões a Neymar - garantiu.
Neymar troféus (Foto: Getty Images)Neymar foi o destaque da Copa das Confederações (Foto: Getty Images)
Todos os entrevistados pelo diário espanhol concordam que seria impossível gastar o mesmo valor que os catalães investiram antes da competição. Minguella lembra que os empresários têm como cartilha nunca negociar após a disputa de um campeonato importante.
- O pessoal que entende de futebol sempre trata de encerrar as operações antes de que se dispute uma competição porque se o jogador tem uma má atuação, seu valor não diminui, mas se tem destaque, o preço dispara - argumentou.
Neymar brasil troféus copa das confederações (Foto: Agência Getty Images)Neymar   (Foto:  Getty Images)
Eduardo Ípiens, da empresa "Fútbol Management" diz que a quantia paga pelo Barcelona ao Santos não é exagerada e que hoje o clube gastaria "tranquilamente" 25% a mais pelo atacante brasileiro. Manuel García Quilón, agente do goleiro Reina, da seleção espanhola e do Liverpool, concorda que a valorização seria fenomenal.
- É a melhor contratação que poderiam fazer. Agora ele custaria 40 milhões a mais. Acertaram pelo momento e pela qualidade do jogador.
José María Orobitg, representante dos treinadores Pep Guardiola e Tito Vilanova acrescenta:
- Ele ficou mais caro e se o Barça quisesse contratá-lo agora, lhes custaria 20 milhões de euros (R$ 59 milhões) a mais. A Copa das Confederações o valorizou.

Público da final: 52% são de fora do Rio, e só 1% recebe salário mínimo


Pesquisa revela que Maracanã recebeu torcida com grau de escolaridade alto e média de 33,3 anos de idade para decisão entre Brasil e Espanha

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
31 comentários
Uma pesquisa realizada com 434 pessoas que foram ao Maracanã no domingo, para ver a final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha (o público total foi de 73.531 presentes), revelou o perfil dos torcedores que compareceu ao estádio: 52,76% eram de fora do Rio de Janeiro e apenas 1,2% declarou receber apenas um salário mínimo (R$ 678) como fonte de renda por mês.
A pesquisa foi encomendada pela Clave de Fá Pesquisas e Projetos, com consultoria da Aham Comunicação Interativa e da Plus Marketing, em parceria com a Band, e publicada nesta quarta-feira pelo jornal Metro. Vale lembrar que o preço dos ingressos para a decisão da Copa das Confederações variava entre R$ 95 e R$ 418, na venda pelo site oficial da Fifa. Havia ainda pacotes mais caros, com direito a camarotes e área vip. Para 52%, o valor dos bilhetes foi alto, mas 24,7% acharam o preço justo.
Segundo os dados levantados, 72,58% do público presente era formado por homens, enquanto 27,42% era do sexo feminino. A média de idade da torcida foi de 33,3 anos, com a maioria (50,3%) entre 25 e 34 anos.
estádio maracanã brasil espanha final copa das confederações (Foto: Agência Getty Images)Torcida faz a festa com o título da Seleção: 73.531 pessoas presentes no Maracanã (Foto: Getty Images)
Chama atenção na pesquisa o levantamento sobre a renda dos torcedores. Apenas 1,2% declarou receber um salário mínimo (R$ 678) por mês. Por outro lado, quase um terço (29,9%) tem renda variando entre 11 e 20 salários mínimos (de R$ 7.470 a R$ 13.570). Outros 25,2% afirmaram ganhar entre 6 e 10 salários mínimos (de R$ 4 mil a R$ 6,8 mil) e 15,9% disseram receber acima de 21 salários mínimos (mais do que R$ 14 mil).
Apesar de muitos cartazes (incluindo uma tentativa de protesto durante a festa de encerramento), 64,8% dos torcedores não participaram de nenhuma manifestação popular recente pelas ruas. Dos 31,80% que moram na cidade do Rio, a Zona Sul (área mais valorizada do município) tem a maioria (37,8%), contra 30,4% da Zona Norte.
Os torcedores foram consultados também sobre os custos dos estádios para a Copa do Mundo de 2014. E a maioria reprovou: 96,8% consideraram o investimento alto (destes, 73,8% consideram as obras desnecessárias).
De acordo com a pesquisa, mais da metada da torcida tinha grau de escolaridade alto: 53,46% com ensino superior completo e 14,29% com pós-gradução. O público era formado por empregados de empresas privadas (47,5%), funcionários do setor público (16,6%), estudantes (10,3%) e profissionais liberais e artistas (10,1%).
perfil torcida no maracanã (Foto: arte esporte)

Nada de Brasil: Bolt declara torcida pela Argentina de Messi em 2014


Jamaicano bicampeão olímpico volta a dizer que torce pelo Manchester United, da Inglaterra, e que também é fã da seleção do atual melhor do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
69 comentários
Fã de futebol, o bicampeão olímpico Usain Bolt já escolheu para qual seleção vai torcer na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. E nem o título da Copa das Confederações, conquistado pelo Brasil no último domingo, ao demolir a Espanha por 3 a 0, no Maracanã, muito menos a Bola de Ouro conquistada por Neymar, o craque da competição, farão o jamaicano torcer pela Seleção. Bolt declarou que sua torcida será por um rival histórico dos brasileiros: a Argentina.
Usain Bolt coletiva Diamond League (Foto: AFP)Usain Bolt coletiva Diamond League (Foto: AFP)
Em Paris para a disputa de mais uma etapa da Diamond League, no próximo sábado, no Stade de France de Saint-Denis, palco da final da Copa do Mundo de 1998, quando o Brasil foi derrotado pelos donos da casa em um passeio de Zidane e cia, Bolt foi bem claro ao responder sobre sua torcida para 2014.
- Sou torcedor do Manchester e da Argentina - disse Bolt quando perguntado sobre sua torcida.
Mas o dono de seis medalhas olímpicas não falou apenas de futebol. Apesar de brincar dizendo que assinaria contrato com o PSG para atuar ao lado de Ibrahimovic, Pastore e do brasileiro e capitão da Seleção Thiago Silva, ele pensa mesmo é nos 100m e 200m rasos e diz não temer ninguém.
- Ninguém é imbatível, mas creio que estou muito perto.

Médico da CBF que operou David Luiz diz que cirurgia foi um sucesso

Médico da CBF que operou David Luiz
diz que cirurgia foi um sucesso

Augusto César disse que jogador está 'ótimo' e deverá ter alta nesta
quinta-feira. Após procedimento, zagueiro compartilhou foto em rede social

Por SporTV.com Rio de Janeiro, RJ
10 comentários
Um sucesso. Assim definiu o médico otorrino Augusto César Lima, da CBF, a cirurgia do zagueiro David Luiz, da seleção brasileira e do Chelsea. Ele foi operado nesta quarta-feira, num hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro, para a reconstrução do septo do osso e da cartilagem de nariz. O procedimento durou menos de duas horas. O zagueiro deve ter alta nesta quinta, mas deve ficar alguns dias no Rio sem poder viajar, em repouso (assista ao vídeo).
- A cirurgia foi excelente, tudo que nós tínhamos programado conseguimos resolver. O paciente tinha fratura de ossos nasais e fratura de cartilagem nasais. Conseguimos reconstruir todo o nariz dele, ele está ótimo - explicou o médico Augusto César ao "Tá na Área".
Na noite desta quarta-feira, David Luiz usou uma rede social para agradecer a torcida e compartilhou uma foto em que aparece no hospital, com curativo no nariz, após a cirurgia: "Obrigado por todo apoio, galera! Graças a Deus deu tudo certo!", escreveu.
David Luiz após cirurgia (Foto: Reprodução Internet)Após cirurgia, David Luiz publicou foto e agradeceu apoio: 'Deu tudo certo' (Foto: Reprodução Internet)
David Luiz ainda vai usar um molde interno e outro externo por cinco dias para proteger o nariz, que foi quebrado num choque no jogo contra o México, pela segunda rodada da Copa das Confederações. Aos 33 minutos do primeiro tempo, David Luiz se chocou com o companheiro de defesa Thiago Silva, o que provocou muito sangramento. Mesmo assim, o jogador seguiu em campo.
A reapresentação marcada pelo Chelsea, agora novamente sob o comando do técnico José Mourinho, para o início da pré-temporada 2013/2014, será apenas na próxima segunda-feira, dia 8. O primeiro jogo, em turnê pela Ásia, será no dia 17, em Cingapura, contra estrelas locais.

futebol

'De férias', técnicos da Série A veem Copa das Confederações só na TV

Apenas sete dos 20 treinadores de clubes do Brasileirão viram jogo do torneio no estádio. Só Dunga e Tite viajaram, e o primeiro foi a trabalho

Por Alexandre Lozetti São Paulo
66 comentários
Tite e Edu Gaspar assistem a jogo entre Itália e Espanha em Fortaleza (Foto: Agência Corinthians)Com gerente Edu Gaspar, Tite viu Itália x Espanha
em Fortaleza (Foto: Agência Corinthians)
Dentro de campo, a Copa das Confederações foi considerada um sucesso: ótimos jogos, alto número de gols, presença de seleções tradicionais e mais de 804 mil torcedores nas arquibancadas. Mas os técnicos dos principais clubes brasileiros praticamente ignoraram a chance de verem de perto equipes como Uruguai, Itália, a atual campeã mundial Espanha e a seleção brasileira. Apenas sete treinadores da Série A foram ao estádio. Cada um assistiu a uma partida. A maioria aproveitou a paralisação do Brasileirão e ficou longe da competição.
As informações foram passadas pelas assessorias pessoais dos técnicos, ou então dos clubes em que trabalham. Quase todos dividiram o período de jogos, definido desde dezembro, entre folga e treinos.
Tite e Dunga foram os únicos que viajaram para acompanhar uma partida in loco. O técnico do Internacional, que era o último campeão do torneio, fez isso a trabalho: comentou a abertura da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão, para uma emissora de televisão do país oriental. Depois, preferiu ficar com a família.
Já o corintiano pegou um avião para Fortaleza e viu Espanha e Itália decidirem uma vaga na final nos pênaltis após empate sem gols - ele também visitou o filho nos Estados Unidos antes de o Timão se reapresentar.
Os outros que conheceram as novas arenas já estavam nas cidades onde ocorreram os jogos. O comandante do São Paulo, Ney Franco, passou dias com a esposa em Fernando de Noronha, e, na volta, enquanto ficou no Rio de Janeiro, assistiu ao jogo menos equilibrado da competição: a vitória do time reserva da Espanha por 10 a 0 sobre o Taiti.
tabela info TÉCNICOS NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
Cristóvão Borges, do Bahia, e Caio Júnior, do Vitória, foram à Fonte Nova, em Salvador. O primeiro presenciou os 4 a 2 do Brasil sobre a Itália, na primeira fase, enquanto o rival local viu de perto a Azzurra garantir o terceiro lugar, nos pênaltis, diante do Uruguai. Cristóvão aproveitou a Copa para entrosar o Tricolor, já que assumiu há pouco tempo, enquanto Caio passou dias em Curitiba com a família.
Na semifinal em que o Brasil eliminou o Uruguai, o jogo mais difícil na campanha do tetra, Cuca foi ao Mineirão. O técnico do Atlético-MG também esteve na concentração, na véspera, a convite de Luiz Felipe Scolari. Jantou com os jogadores e teve longa conversa com Fred, a quem comandou no Fluminense em 2009.
Já o surpreendente massacre do Brasil na final contra a Espanha só foi visto por Oswaldo de Oliveira, do Botafogo. Ele foi ao Maracanã e vibrou com os gols de Fred e Neymar. Já os outros 13, pelos mais variados motivos, assistiram à Copa das Confederações pela televisão.
Até europeus como Joachin Löw, que treina a Alemanha, considerada uma das mais fortes seleções da atualidade, e Fabio Capello, italiano que comanda a Rússia, estiveram no Brasil e foram aos estádios. Não foi o caso da maioria dos treinadores locais. Nem o decantado estilo de jogo espanhol, e a presença de Xavi e Iniesta, os tirou do descanso.
Zé Teodoro, do Náutico, e Vadão, do Criciúma, fizeram intertemporada e amistosos durante a competição. O primeiro foi para o Rio Grande do Norte, enquanto o segundo ficou na cidade catarinense. Paulo César Carpegiani assumiu a Ponte Preta no dia em que o Brasil venceu o México, na segunda rodada. Levou o time para Águas de Lindoia e também assistiu à televisão.
fabio capello maracanã (Foto: Felippe Costa)Fábio Capello, técnico da Rússia, esteve no
Maracanã (Foto: Felippe Costa)
Marquinhos Santos treinou seus jogadores do Coritiba em Foz do Iguaçu. Antes, viajou com a família. Quem também pegou o avião foi Enderson Moreira. O professor do Goiás foi a Belo Horizonte e à Argentina com a esposa. No Grêmio, Vanderlei Luxemburgo foi demitido no penúltimo dia da Copa das Confederações. Antes, porém, também não viu nenhuma partida no estádio. Ele aproveitou a paralisação para ir a São Paulo e fazer uma cirurgia bucal.
Demitido da seleção brasileira no fim do ano passado, Mano Menezes, que assumiu o Flamengo durante a fase de preparação, já não pretendia mesmo acompanhar os donos de casa nos estádios. Ele também não foi a nenhum jogo. Em maio, no entanto, viajou a Londres para assistir à final da Liga dos Campeões, entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund.
O Fluminense e o Cruzeiro disputaram amistosos nos Estados Unidos. Dessa forma, Abel Braga viu tudo pela televisão, menos os jogos do Taiti, saco de pancadas da Copa das Confederações. Já Marcelo Oliveira viajou na segunda rodada, atrasou o horário do treino para acompanhar a semifinal brasileira contra a Celeste e perdeu toda a final, que coincidiu com a volta ao Brasil.
Paulo Autuori não viajou. Ficou no Rio de Janeiro entre treinos, amistosos e os problemas administrativos do Vasco. Não foi aos estádios, a exemplo de Edson Pimenta, da Portuguesa, e Claudinei Oliveira, que assumiu o Santos após a demissão de Muricy Ramalho. Ricardo Drubscky, do Atlético-PR, deu início à intertemporada no dia 17, dois dias após a abertura da Copa, e também só acompanhou pela televisão.

ufc

Belfort espera Spider ou Weidman: 'Tentaram tudo para me tirar, e liquidei'

Brasileiro reclama de política no UFC, rejeita ser escada para outros atletas e diz que americano é o primeiro desde ele próprio a ameaçar Anderson Silva

Por Rio de Janeiro
206 comentários
Vitor Belfort vai estar com olhos grudados na televisão para ver o UFC 162, na noite deste sábado. Dé férias no Rio de Janeiro, o peso-médio carioca está convicto de que é merecedor de disputar o cinturão da categoria em sua próxima luta, neste caso enfrentando o vencedor de Anderson Silva x Chris Weidman. Afinal, ele vem de dois belos nocautes sobre nomes expressivos: Michael Bisping e Luke Rockhold. Mas o Ultimate ainda não deu qualquer sinal favorável a Vitor. Pelo contrário. O presidente Dana White afirmou que o Spider, se vencer, vai fazer uma superluta na sequência e, se perder, terá a revanche imediata.
- Os caras (UFC) tentaram tudo para me tirar. Botaram todos os campeões, todos os detentores, e eu liquidei - disse, em entrevista ao Combate.com em sua academia na Barra da Tijuca.
lutador Vitor Belfort com o filho (Foto: Ivan Raupp)Vitor Belfort mostra sua academia quase pronta na Barra da Tijuca (Foto: Ivan Raupp)
Belfort reclamou da política que existe na organização, principalmente por parte de empresários, e rejeitou ser escada para outros atletas. Perguntado se acha que está funcionando realmente como escada, ele deixou bem clara sua opinião:
- Tem certas coisas que a gente não precisa nem falar, né? O meu silêncio é a melhor resposta neste momento, a melhor arma. Conversei muito com a Joana (Prado, sua esposa) sobre isso. Tenho pedido muito a Deus para me dar as palavras sábias, até para não agredir ninguém. Prefiro ficar em silêncio e aguardar a posição. Existe muita política. A gente tem que falar a verdade. Os lutadores, com seus empresários, ficam escolhendo, pedindo, ligando, insistindo, usando Twitter. E às vezes o Dana White abraça isso. Então, vou fazer o contrário, e meu silêncio vai ser minha resposta. Vai chegar a hora de eu falar.
É impossível hoje você não enfrentar brasileiro. Acho falta de esportividade e até de humanidade eu tirar o sonho do outro porque eu conquistei. Hoje existem vários amigos lutando na mesma categoria no UFC"
Vitor Belfort, sobre declaração do Spider
Após as vitórias de Vitor Belfort, Anderson foi questionado sobre uma possível revanche e declarou que "prefere não enfrentar brasileiros". O carioca, que perdeu para ele no UFC 126, ressaltou que prefere enfrentar estrangeiros, mas que isso não é um empecilho para que o duelo seja realizado:
- Isso mostra que o Brasil é rico, está campeão, e que em luta de brasileiro contra brasileiro o Brasil ganha. Não posso deixar de conquistar meu sonho. Acho falta de esportividade e até de humanidade eu tirar o sonho do outro porque eu conquistei. Hoje existem vários amigos lutando na mesma categoria no UFC.
O lutador disse ainda que Gegard Mousasi, que tem pedido para enfrentá-lo, ainda não merece essa oportunidade e que Chris Weidman é o primeiro, desde ele próprio, a oferecer perigo de fato a Anderson Silva. Quanto ao polêmico tratamento de reposição de testosterona (TRT), esclareceu que tudo teve início após a luta contra o Spider, em fevereiro de 2011, e que provavelmente terá de fazer o procedimento até o fim de sua vida. Vitor também explicou detalhes de como vai funcionar sua academia no Rio, que tem previsão de inauguração para daqui a um mês, e contou que não assistiu sequer a um episódio da segunda temporada do reality show The Ultimate Fighter Brasil.
A seguir, veja a entrevista com Vitor Belfort na íntegra:
COMBATE.COM: Você não costuma ficar muito tempo no Brasil, e agora está passando férias aqui. Qual o motivo?
VITOR BELFORT: São férias de trabalho. As crianças estão de férias, e decidimos vir para cá para ver os amigos, os avós deles. Enfim, eles sentem muita saudade. E a gente está construindo essa academia. Sempre foi meu sonho fazer essa academia voltada para a família, que poderá curtir o MMA de uma maneira exclusiva para eles. O Belfort Team, o Belfort Team e o Belfort Up serão aulas para adultos, crianças e adolescentes. Vamos focar no treinamento funcional. A academia vai ter fisioterapia, massagem, toda feita para cadeirante. A gente vai oferecer esses serviços. Esse sempre foi o meu sonho.
Na sua academia vai existir uma equipe de lutadores de MMA, que seria o Belfort Team? Como vai funcionar isso?
Não. Minha equipe de MMA é a Blackzilians. Aqui vai ser uma sede da Blackzilians. Quando os lutadores de lá estiverem no Brasil e precisarem treinar, aqui é a casa deles. A academia é feita para o mensalista, para a família, crianças, adultos, para que eles possam participar de aulas. Tudo o que aprendi a vida inteira me fez ter um método de criança até adulto. Fora isso teremos aulas de jiu-jítsu, judô, boxe, muay thai, tudo focado no treinamento funcional.
UFC Vitor Belfort e Luke Rockhold (Foto: Agência Getty Images)Lutador vem grande nocaute contra Luke Rockhold em Jaraguá do Sul-SC (Foto: Agência Getty Images)
O Alex Gazé (treinador de muay thai) vai ser o responsável por treinar esses atletas da Blackzilians aqui no Brasil?
O Gazé quer muito fazer. Acho que é um cara capaz. Estamos conversando com vários profissionais. A gente ainda não definiu toda essa parte. Eu dou meus pitacos, mas não sou quem contrata. Não tenho essa função. Minha função é trazer as ideias, investir, trazer minha visão. Aprendi uma coisa importante: cada macaco no seu galho. É o relacionamento entre as pessoas. É importante cada um estar na sua função, no seu lugar. Esse não é meu lugar no empreendimento, até porque teremos filiais no Brasil todo. Tem muita gente querendo, pedindo, mas é uma coisa que estou fazendo com muito carinho, não pode se tornar uma franquia só para ganhar dinheiro. A função é oferecer serviços. Acho que a melhor coisa que você pode fazer na vida por alguém é dar uma oportunidade e oferecer um bom serviço. É isso que estou fazendo.
A última luta dele não foi convincente. Ele está querendo pular à frente de muita gente. Primeiro ele vai ter que entrar
no bandejão para depois ter o
prato principal"
Sobre Gegard Mousasi
Fica pronta daqui a quanto tempo?
Daqui a um mês.
Qual será o nome da academia?
Está entre dois nomes: Up Gym e Fort Fit. Estamos decidindo, e levará minha assinatura. Esse é o modelo de negócio que estou criando. É importante eu assinar a academia, mas ela tem que ser a própria identidade. Ela está criando essa identidade porque é um negócio. O Vitor Belfort é um lutador, um empreendedor. Esse é um empreendedorismo que estou fazendo. O sonho é que isso cresça, que um fundo possa comprar, levar isso para todas as cidades. Quando a academia estiver pronta, terá o modelo dela, as cores, tudo certinho. Você entra aqui e acha motivador ver tudo branco. Sou um cara da paz, a cor branca é a cor da paz.
Qual a sua situação neste momento? Está à espera de uma posição do UFC? Espera pegar o vencedor da luta deste sábado?
É uma boa pergunta. Falou tudo, estou à espera. Quando lutei contra o Bisping, se ele ganhasse lutaria pelo cinturão. Mas, como tinha avisado: arruma outro, liquidei a fatura. Depois trouxeram o campeão do Strikeforce, liquidei. Agora acho que todos os lutadores estão querendo uma oportunidade. "Poxa, deixa eu tentar minha vez". Já está meio chato. Até os fãs já estão: "Que saco, o cara ganha de todo mundo e o UFC não dá o direito dele?". Então, não tem nada melhor do que a voz do povo. A voz do povo é a voz de Deus. Estou esperando a posição deles. Não tenho mais nada a falar. Já fiz. Algumas pessoas pedem, e outras exercem o merecimento. Foi assim que aprendi, que meu pai e minha mãe me ensinaram. A gente tem que ser merecedor. Assim que ensino para os meus filhos. Tem coisas que são negociáveis, coisas que não são negociáveis, e coisas que a gente tem que conquistar. Meu filho falou para mim: "Papai, quero dormir mais tarde". Eu mostrei para ele uma seleção de contas e falei: "Filho, está aqui. No dia em que você pagar uma delas você vai ter o direito". Tudo é merecimento na vida. No esporte não é diferente. Eu mereço meu lugar e estou esperando para ver qual será o comunicado deles (UFC). Tenho uma equipe que cuida disso. Meu trabalho é treinar, me divertir, cuidar dos meus negócios.
Muita gente acha que o UFC está te colocando como escada na categoria dos médios. Você concorda com isso?
Tem certas coisas que a gente não precisa nem falar, né? O meu silêncio é a melhor resposta neste momento, a melhor arma. Conversei muito com a Joana (Prado, sua esposa) sobre isso. Tenho pedido muito a Deus para me dar as palavras sábias, até para não agredir ninguém. Prefiro ficar em silêncio e aguardar a posição. Existe muita política. A gente tem que falar a verdade. Os lutadores, com seus empresários, ficam escolhendo, pedindo, ligando, insistindo, usando Twitter. E às vezes o Dana White abraça isso. Então, vou fazer o contrário, e meu silêncio vai ser minha resposta. Vai chegar a hora de eu falar. Só peço aos fãs que me ajudem e torçam, porque já fiz tanto por esse esporte que não acho que estou pedindo nada de especial. Estou pedindo que possam abrir os olhos e entender, como nas passeatas (os protestos públicos pelo Brasil). A voz do povo é a voz mais forte. Acho que tenho os fãs a meu favor. Tenho caráter, não sou perfeito, tenho meus erros, mas acho que tenho a grande virtude de reconhecê-los e melhorar, me aprimorar neles.
zico Vitor Belfort mma ufc (Foto: Ivan Raupp)Vitor Belfort na casa de Zico, após jogar uma
pelada com os amigos (Foto: Ivan Raupp)
Se analisarmos a categoria dos médios agora, não aparece outro nome da mesma força que você e o Weidman para desafiar o Anderson. Enxerga algum nome que possa surpreender no futuro próximo, um lutador que talvez valha a pena você enfrentar caso não dispute o cinturão na próxima luta?
Pensando assim na minha agora, é difícil. Quando a gente exerce uma posição, é difícil chegar para alguém e dizer: "Vou te promover. Você merece e conquistou, fez a empresa crescer. Foi por você que nós conquistamos. Mas agora que chegamos a um lugar maior, vou ter dar um cargo menor". É difícil para mim isso. Não vivo do "se", vivo do que é. Tenho certeza que o UFC vai tomar a decisão adequada. E confio muito em Deus. Sei que Ele tem algo reservado para mim. Nunca escolhi nada, mas quando você cresce pensa em ir para cima,  não em retroceder. Espero crescer, como todo mundo.
O Mousasi, que está baixando para a sua categoria de peso, está pedindo para te enfrentar. Na falta de opções, você consideraria esse duelo?
Ele vai ter que conquistar o lugar dele. Por enquanto, na categoria ele não está nem entre os dez. Tem que entrar e batalhar pelo espaço dele. Para você conquistar algo, tem que batalhar. A última luta dele não foi convincente. Ele está querendo pular à frente de muita gente. Quer fazer exatamente isso, usar uma escada. Acho isso falta de respeito com os fãs e, principalmente, comigo. Acho que ele é um bom lutador, tem boas qualidades, assim como vários do UFC têm. O desejo dele é que nem o Hector Lombard, que baixou para os meio-médios. É o Lombard querer lutar contra o Johny Hendricks agora. Ele está entrando e vai ter que conquistar. O Demian Maia está conquistando o lugar dele. Acho que é isso. Se com os brasileiros é assim, por que com os outros não é? Primeiro ele vai ter que entrar no bandejão para depois ter o prato principal. Com todo o respeito, acho que ele tem qualidades sim, mas da mesma forma que ele quer olhar para cima eu também quero. Depois de um cara trabalhar numa empresa, ter grandes conquistar e fazer a empresa crescer, o dono chega e fala que você vai passar de diretor para gerente? Na minha cabeça, não vejo isso acontecendo.
Você já declarou torcida pelo Anderson contra o Weidman, mas qual é o seu palpite? Como acha que essa luta vai se desenrolar?
O Weidman falou uma coisa muito interessante, que as maiores armas do Anderson são a autoestima e a autoconfiança dele. Esse é o grande diferencial do Anderson, e o Weidman reconheceu isso. Acho que vai ser um combate duro, muito parelho. A força do Weidman é o contrário da do Anderson. O Weidman é um lutador de chão, tem bom wrestling. Mas ele é diferente de um Chael Sonnen. Não te nada a ver com o Chael Sonnen. Ele tem pegada, mais força, tem punch e está querendo. Mas luta é luta. Ele vai encontrar o campeão do outro lado. Tem que ver quem vai estar preparado no dia, quem vai acordar bem e fazer com que a autoconfiança e o treinamento se unam e tragam a vitória. De todos os lutadores que lutaram contra o Anderson depois de mim, ele é o único que oferece perigo. Os outros (Yushin Okami, Chael Sonnen e Stephan Bonnar) eu dava a vitória de olho fechado para o Anderson. Eram lutas boas, foram vendidas, mas não via o cara merecer e oferecer algum perigo ao Anderson. O Weidman oferece, mas acho que o Anderson tem todas as qualidades. Na minha concepção, acho que ele leva vantagem.
O TRT não ensina ninguém a fazer o que
eu fiz"
Sobre tratamento
Com suas recentes vitórias, o Anderson recebeu várias perguntas sobre lutar contra você de novo e respondeu que "prefere não enfrentar brasileiros". O que você acha disso?
Eu não gosto de enfrentar brasileiro. É um esporte que tem diversos americanos, russos e tal. Mas é impossível hoje você não enfrentar brasileiro. Isso mostra que o Brasil é rico, está campeão, e que em luta de brasileiro contra brasileiro o Brasil ganha. Não posso deixar de conquistar meu sonho. Acho falta de esportividade e até de humanidade eu tirar o sonho do outro porque eu conquistei. Hoje existem vários amigos lutando na mesma categoria no UFC. Legal foi o caso do Dedé (Pederneiras, líder da Nova União). O Dedé não pôde tirar o sonho de um atleta dele por causa do outro (na luta entre Dudu Dantas e Marcos Loro, ambos da equipe, no Bellator). Ele deu esse grande exemplo. Vai ter que surgir muitas lutas de brasileiro contra brasileiro. Estou nesse esporte para isso. Alguns estão ali só para ganhar dinheiro, para vender luta. Eu estou ali para ganhar, para conquistar, deixar um legado. Tem um lado ruim, por serem dois brasileiros, mas tem um lado bom. Eles têm que se render. Os caras (UFC) tentaram de tudo para me tirar. Botaram todos os campeões, todos os detentores, e eu liquidei. Então, provamos que o Brasil está bom e continua criando campeões.
Você foi técnico do TUF Brasil e pode falar com propriedade. A segunda edição do programa recebeu muitas críticas pelo suposto exagero das brincadeiras dos lutadores na casa. O que achou disso tudo? Deixou a desejar?
Eu vou te falar que não vi um capítulo. Não teve ninguém que chegou e falou para mim: "Caraca, vamos ver! Estão acontecendo várias coisas legais". Ao contrário, eu via só sempre críticas. Reality show é conteúdo. O que vende é o conteúdo. O UFC vai ter que entender que o que vende não é o nome, é o conteúdo. No passado eles tinham conteúdo. Tinham o Wanderlei (Silva) de um lado, que, por mais que ele tenha aquele jeitão dele e toda aquela rivalidade comigo, ele me respeitava e respeitava os atletas. Ele tinha uma visão, e eu tinha outra. Teve coisa boa, coisa ruim, é conteúdo. Não sei se foi editado da maneira errada. Não vi e não posso julgar. Mas o que vende o reality show são os técnicos e os atletas. Não sei o que houve. Sei que quem vende o programa do Faustão é o Faustão. Quem vende o programa do Luciano Huck é o Luciano. E os conteúdos que eles têm. Agora é aguardar para ver qual mudança vai haver.
lutador Vitor Belfort com o filho (Foto: Ivan Raupp)Vitor e o filho mais velho, Davi (Foto: Ivan Raupp)
Seria treinador do TUF Brasil de novo?
Com certeza.
Agora vamos à polêmica questão do TRT. As mesmas perguntas têm sido feitas a você, e algumas coisas ainda não foram reveladas. Quando começou o tratamento exatamente?
Foi depois da luta contra o Anderson (em fevereiro de 2011). Tive que fazer uma série de exames, e foi quando detectaram isso. A gente tentou fazer a reposição de várias maneiras e não estava adiantando. Foi quando começaram a desenvolver isso. "Vamos fazer uma forma para você, e vai ter que fazer isso acho que até o resto da sua vida. Você tem uma deficiência, e é difícil explicar a causa. É difícil não somente para o seu rendimento físico".  Para quem não não sabe, vários artistas de Hollywood fazem. Eles chegam a uma idade em que não produzem direito o hormônio e fazem para ter uma vida mais ativa. A vida da pessoa melhora, a pele melhora, enfim... Hoje existe uma ciência por trás disso. É uma deficiência que o seu corpo tem, e o tratamento te oferece a chance de ter uma qualidade de vida melhor. Assim como hoje existem tratamentos para bipolaridade, diabetes, até diabetes infantil. Não é uma doença, é uma deficiência. Faço tudo legal, não escondo de ninguém. Mas acho que não é superior aos chutes rodados e aos nocautes que tenho feito. O TRT não ensina ninguém a fazer o que eu fiz. Acho que o foco tem que ser esse.
Em relação à força e ao rendimento físico, é muita diferença da época em que você não fazia o TRT para agora?
Não, porque na verdade eu não tenho nada a mais. É para manter o que não tenho.
Mas antes você tinha menos...
Eu não tinha menos. Na época eu logo descobri que estava com a deficiência. Foi a partir disso. Agora voltei ao que eu era antes. Não sou um garoto de 20 anos, até porque meus hormônios estão muito mais abaixo do que os de um garoto. Eu tenho que estar na média. Mas o que muda mesmo é o treinamento. Muita gente está no TRT e muita gente usa o próprio esteroide (anabolizante) e não tem rendimento. A ética mesmo é isso. É o talento que Deus te dá e o que você faz com ele.
De todos os lutadores que lutaram contra o Anderson depois de mim, ele é o único que oferece perigo. Os outros (Yushin Okami, Chael Sonnen e Stephan Bonnar) eu dava a vitória de olho fechado
para o Anderson"
Vitor Belfort
Você faz isso só para as lutas ou não? Está fazendo agora, mesmo de férias?
Como eu falei, o médico disse que tenho que fazer isso até o final da minha vida. É uma deficiência como a do diabético. Ele não faz só para alguma coisa. Ele faz esse tratamento sempre e é acompanhado.
Quem cuida dessa parte é o Dr. Marcio Tannure?
O meu médico não é o Tannure. É outro médico que faz isso. O Tannure cuida da Comissão Atlética Brasileira, então tenho que me referir a ele e apresentar os meus exames de sangue praticamente mensais. Quando chega a luta, como na última, faço exames de sangue semanais. O Dana White falou que muitos lutadores usam e abusam, então quis mostrar que não era um deles. Paguei do meu bolso. Fiz e mostrei quem eu era, que o resultado e a execução estavam ali. Queria poder obter dele o respeito de que estou fazendo algo da maneira correta.
Algumas comissões atléticas, como a de Nevada, não aceitam o TRT. Dá para dizer então que você nunca mais vai lutar em Las Vegas?
Engraçado que eles aceitaram outros atletas, como Frank Mir e Randy Couture. Não sei qual é o critério que eles usam. Diversos outros que fazem uso do TRT já lutaram em Las Vegas. Não posso afirmar o porquê. O grande problema da vida profissional é quando uma coisa se torna pessoal. O esporte tem que ter igualdade. A diferença entre liderança e tirania é que o líder lidera, e o tirano manda, exige, é do jeito dele. No esporte não pode ter tirania, tem que ter liberdade. O cara conquista a camisa 10, a posição de centroavante. Não é por que o técnico vai mais com a cara de um ou de outro. Existem muitos conflitos de identidade e interesse. Não pode não concordar por não concordar. Quando você mostrou que tem o direito de ter... Assim como os protestos. O brasileiro está entendendo que a voz do povo vale muito mais do um partido corrupto. Sobre meu direito, todo brasileiro tem o direito de protestar com respeito e dignidade. E aqui vai me protesto, com respeito e com dignidade.

vasco

Juninho anuncia rescisão com o NY Red Bulls e torcida do Vasco já pede retorno do meia

Meia encerrou sua segunda passagem pelo Cruz-maltino no final de 2012, mas segue ídolo em São Januário

O meia Juninho Pernambucano rescindiu seu contrato com o New York Red Bulls, dos Estados Unidos. Contratado pelo clube norteamericano no final de 2012, após deixar o Vasco com salários atrasados, o jogador anunciou sua decisão em sua conta no Facebook.

Veja também:
- Paulo Autuori quer outros estádios no mesmo nível de São Januário
- Reginaldo deve realizar primeiro treino no Vasco nesta quarta-feira
- Brasília deve receber Vasco e Flamengo no próximo domingo

Na publicação, o armador de 38 anos revelou não estar se sentindo bem na equipe que também conta com o atacante francês Thierry Henry e, em especial, contou que não vinha tendo uma boa relação com o treinador do time da Major League Soccer (MLS), Mike Petke.

"Não estava me sentindo bem no campo, sem render o que poderia e minha relação com o treinador dificultava as coisas ainda mais", postou Juninho em seu perfil na rede social.

Ao site oficial do clube, o diretor do NY Red Bulls, Andy Roxburgh, disse estar triste com a decisão do jogador brasileiro e fez questão de exaltar seu talento dentro de campo.

"Nós estamos muito desapontados de o Juninho ter decidido retornar ao Brasil porque ele é um grande profissional e jogador muito talentoso", afirmou. "Nós desejamos o melhor a ele e agradecemos por suas contribuições valiosas durante a primeira metade da temporada."

Em seu pronunciamento, Juninho enfatizou que ainda não decidiu sobre qual será o destino de sua carreira. Porém, no que depender dos comentários em sua postagem - mais de 1.000 em apenas 20 minutos -, a torcida do Vasco já iniciou lobby para o retorno do Reizinho a São Januário.

Revelado pelo Sport Recife, o meia atuou pelo Vasco de 1995 a 2001 e, após se tornar ídolo no Lyon-FRA e atuar no Al-Gharafa, do Catar, retornou ao Gigante da Colina em meados de 2011.

Confira a íntegra da publicação de Juninho Pernambucano:

"Decidi encerrar meu contrato com o Red Bulls. Não estava me sentindo bem no campo, sem render o que poderia e minha relação com o treinador dificultava as coisas ainda mais. Resolvi então sair agora e quero agradecer ao clube a oportunidade de desfrutar da MLS. Da mesma forma, agradecer aos funcionários e torcedores que me receberam muito bem. E aos meus companheiros de time, sucesso no restante da liga. Sobre meu futuro, vou pensar o que fazer e assim que tiver uma decisão, comunicarei."