quarta-feira, 16 de março de 2011

Veja o calendário da temporada 2011

Etapa do Bahrein, no dia 13 de março, abre o ano para as equipes da F-1

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
calendário Fórmula 1 2011 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Brasileiros do Vegalta Sendai chegam a São Paulo após terremoto

Liberados pelo clube, Marquinhos e Max ficarão treinando no Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
max Shizuoka japão chega a São paulo (Foto: Robson Fernandjes / Agência Estado)Max Carrasco, ex-Ipatinga, chega ao aeroporto de
Guarulhos  (Foto: Robson Fernandjes / Ag. Estado)
Os jogadores brasileiros Marquinhos Cambalhota e Max Carrasco, que atuam pelo Vegalta Sendai, desembarcaram nesta quarta-feira em São Paulo. Os atletas foram liberados para treinar no Brasil, já que Sendai foi a cidade japonesa mais afetada pelo terremoto da última sexta-feira.
Ex-atacante do Coritiba e do Kashima Antlers, Marquinhos está em sua primeira temporada no Vegalta. Após desembarcar no aeroporto de Guarulhos, o atacante irá para sua cidade natal, Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. Max atuou pelo Ipatinga no futebol brasileiro e é filho do filho do ex-jogador Wilson Carrasco.
Os atletas ficarão treinando no Brasil até receberem instruções dos dirigentes para voltarem a Sendai. Por causa do terremoto, as rodadas do Campeonato Japonês deste mês foram canceladas. O Vegalta empatou em 0 a 0 com o Sanfrecce Hiroshima na estreia da J-League.
- Estávamos treinando e achei que o chão ia rachar embaixo de mim. Sinceramente, pensei que ia morrer - disse Marquinhos antes de embarcar para o Brasil.
O terremoto e o tsunami que atingiram o Japão na última sexta já deixaram mais de 3.300 mortos no país. A cidade de Sendai foi a mais atingida pelas ondas.
Atacante marquinhos Vegalta Sendai japão chega a São paulo (Foto: Robson Fernandes / Agência Estado)Atacante Marquinhos Cambalhota desembarca em São Paulo (Foto: Robson Fernandes / Agência Estado)

Jorginho vê o Vasco em vantagem
no Mundialito: 'Nós somos favoritos'

Já o técnico da equipe, Gilberto da Costa, prefere esperar as primeiras rodadas para fazer uma avaliação dos times que vão brigar pelo título

Por Lucas Loos Rio de Janeiro
vasco futebol de areia jorginho (Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)Jorginho chama o favoritismo para si
(Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)
Em busca de um título mundial para preencher a sala de troféus de São Januário, o Vasco inicia sua jornada no Mundialito de Clubes de Futebol de Areia às 12h30m deste sábado, contra o Barcelona. Se nos gramados o clube catalão está na moda, na versão de praia as coisas mudam um pouco de lugar. Atual campeão do Torneio Rio-São Paulo, o time cruzmaltino chega como uma das grandes forças para a competição, que será disputada entre os dias 19 e 26 de março na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, e, no que depender do capitão Jorginho, os cariocas são os favoritos.
- Não podemos fugir da responsabilidade, nós somos favoritos. Somos bicampeões cariocas, campeões do Rio-São Paulo e o que mais títulos conquistou entre os clubes. Só que do nosso lado tem Flamengo, Corinthians, Barcelona, Milan, Sporting. Os dez times estão bem divididos. Vai ser um grande campeonato, com vários jogos bons.
Um dos maiores nomes do futebol de areia no Brasil, Jorginho está há quatro anos longe da Seleção. Agora, com a Confederação sob um novo comando, o jogador planeja voltar a defender a amarelinha. No entanto, Jorginho vê a Seleção mais como uma consequência do trabalho realizado no clube.
- O meu primeiro pensamento é ganhar e ajudar o Vasco a ganhar. Fizemos um time que está bem compacto e já estamos treinando juntos há bastante tempo. Acho que temos boas chances de chegar às finais. Esse é o primeiro objetivo, a Seleção é uma consequência.
O responsável pelo comando da equipe vascaína no Mundialito será o técnico Gilberto da Costa, preparador-físico da Seleção Brasileira na campanha do bicampeonato da Copa do Mundo de 2006 e 2007. Ao contrário do que pensa Jorginho, o treinador cruzmaltino prefere esperar a competição começar para apontar algum favorito.
vasco futebol de areia (Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)Time do Vasco treinou na manhã desta quarta-feira na Praia do Leme (Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)
- Acredito que a fórmula de divisão equilibrou muito as equipes. Eu não apontaria um favorito agora e esperaria as três primeiras rodadas, que vão mostrar os times que estão melhor preparados e adaptados - disse o treinador, que comandou um treino na manhã desta quarta-feira, na Praia do Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro.
O Vasco, que viaja para São Paulo na noite desta quinta-feira, está no Grupo A do Mundialito, ao lado de Flamengo, Milan, Barcelona e Boca Juniors, enquanto a outra chave contará com Corinthians, Santos, Lokomotiv de Moscou, Sporting (Portugal) e Seattle (Estados Unidos). Avançam para as quartas de finais os quatro primeiros de cada grupo.
Confira os jogadores vascaínos inscritos na competição:
Goleiros - Salgueiro (argentino) e Gustavo (uruguaio).
Defensores - Betinho, Pampero (uruguaio) e Gabriel.
Atacantes - Bruno Xavier, Jorginho, Villalobos (mexicano), Rafinha e Bernardo (brasileiro naturalizado português).

Flamengo vai disputar seu primeiro torneio oficial de futebol de areia

Equipe do técnico Andrey Valério conta com campeões da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira para conquistar o Mundialito de Clubes da Fifa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
andre diego matias anderson futebol de areia flamengo (Foto: Divulgação)André, Diego, Matias e Anderson vão defender o
Flamengo no Mundialito (Foto: Divulgação)
O Flamengo faz a sua estreia oficial no futebol de areia no I Mundialito de Clubes, que começa neste sábado, dia 19, e vai até o dia 26, na arena da Represa de Guarapiranga, em São Paulo.
Entre os destaques da equipe estão o potiguar André e o defensor baiano Anderson (campeões da Copa do Mundo FIFA pela Seleção Brasileira), além do goleiro uruguaio Diego (vice-campeão mundial em 2006). Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, também está no grupo rubro-negro.
Segundo Andrey Valério, ex-técnico da Seleção Brasileira e campeão do Campeonato Brasileiro em 2008 dirigindo a seleção do Maranhão, o segredo da montagem da equipe foi o conhecimento dos atletas.
- Trabalhei com quase todos jogadores, inclusive com os estrangeiros, com exceção do Estrada, e isso facilita muito. Quando fui para a reunião do Draft do torneio, já sabia quem eu ia escolher, como eu ia montar a equipe. O Flamengo tem um time bem equilibrado, de bom toque de bola e com experiência - afirmou Andrey.
Tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira, o atacante André se mostrou confiante na boa participação da equipe rubro-negra.
- Todos estão muito motivados, teremos uma 'Nação' empurrando o Flamengo na competição e vamos lutar muito por esse título mundial.
  futebol de areia flamengo (Foto: Divulgação) O time de futebol de areia do Flamengo (Foto: Divulgação)
O Flamengo estreia neste domingo, dia 20, diante do Milan (ITA), a partir das 10h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela Rede Globo.

Confira os jogadores do Flamengo para o Mundialito:
Goleiros - Diego (Uruguai) e Estrada (México)
Defensores - Anderson, Duda, Kanela e Souza
Atacantes - Matias, André, Bean e Carlos Longa (Venezuela)
Técnico: Andrey Valério

Sistema de Draft busca garantir o
equilíbrio no Mundialito de Clubes

No processo de escolha dos atletas, equipes fizeram um revezamento para 'contratar seus reforços' para a competição

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Amarelle Barcelona (Foto: Divulgação)Amarelle foi pego pelo Barcelona na escolha do
Draft (Foto: Divulgação)
O Mundialito é de futebol de areia, só que à primeira vista mais parece NBA. É que o processo de escolha dos atletas pelos times foi feito no sistema de Draft, algo parecido com o que acontece na liga americana de basquete. Para garantir o equilíbrio da competição, a organização fez uma divisão dos jogadores, e as equipes tiveram que fazer um revezamento para "contratar seus reforços" para o torneio.
O Draft ainda exigiu que os clubes optassem por atletas de diferentes nacionalidades. A divisão, então, ficou a seguinte: cada equipe poderia, primeiramente, escolher três jogadores do seu país previamente; em seguida, teria necessariamente que pegar três do seu continente (sendo que no máximo dois do mesmo país); além de um da Europa ou da América do Sul; outro da Ásia, África, América Norte, Caribe ou Oceania; e também um quarto jogador do seu país.
Confira como ficou a divisão realizada no final de fevereiro
A obrigatoriedade de escolher atletas de outros continentes, no entanto, tem uma flexibilidade. Isso porque o atacante vascaíno Bernardo, que possui dupla nacionalidade, é brasileiro, mas foi escolhido pelos cariocas como um jogador europeu. Inclusive, o técnico da equipe cruzmaltina, Gilberto da Costa, acredita que o sistema de Draft só tem a contribuir para o Mundialito.
- O Draft equilibrou o campeonato e poderia até dizer que todos que estão na competição têm chances de chegar entre os três primeiros.
Na escolha do Draft, o Santos ainda não havia confirmado presença no Mundialito e, com isso, ficou de fora do sorteio, ficando com os jogadores que restaram. Comandado pelo técnico Guga, o Peixe está no Grupo A, ao lado de Corinthians, Seattle, Sporting e Lokomotiv Moscou, este último, inclusive, será o primeiro rival do alvinegro praiano na disputa. Já a outra chave contará com Flamengo, Vasco, Milan, Barcelona e Boca Juniors.
Competição organizada pela Fifa, a primeira edição do Mundialito de Clubes de Futebol de Areia será disputada entre os dias 19 e 26 de março na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.
 

Clubes de Rio de Janeiro e São Paulo representam o Brasil no Mundialito

Flamengo, Vasco, Santos e Corinthians vão disputar o torneio de futebol de areia que começa neste fim de semana, na Represa de Guarapiranga (SP).

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
treino Flamengo Areia Leme (Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)Flamengo treina na Praia do Leme, no Rio
(Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)
Flamengo, Vasco, Santos e Corinthians, os quatro times brasileiros na disputa do Mundialito de Clubes de Futebol de Areia, já treinam forte para a competição, que será disputada entre os dias 19 e 26 de março na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Campeã do Rio-São Paulo em 2010, a equipe cruzmaltina se prepara para o torneio desde dezembro na Praia do Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro, e vai encarar uma pedreira logo na estreia deste sábado: o Barcelona. Mesmo com adversários de peso pela frente, o técnico do time carioca, Gilberto da Costa, acredita que os seus jogadores poderão fazer bonito.
- Com a chegada dos jogadores latinos, o grupo está ganhando mais entrosamento, está evoluindo. É um orgulho para o Vasco da Gama disputar essa competição, é uma honra para todos nós representar o país e a imensa torcida vascaína, e queremos chegar bem preparados para disputar esse título - afirmou o treinador do Vasco, ex-preparador físico da Seleção Brasileira.
Sob o comando de Alexandre Soares, técnico da Seleção Brasileira, o Corinthians, por sua vez, fica em Bertioga, no litoral norte paulista, até a próxima quinta-feira, dois dias antes da estreia contra o Sporting (Portugal), às 10h, duelo que será transmitido pela TV Globo.
- É bom fugir de São Paulo, treinar quieto aqui. No ano passado, a seleção paulista fez a pré-temporada aqui, os jogadores gostaram, então viemos para cá - disse o técnico tetracampeão da Copa do Mundo de Futebol de Areia (2009/2008/2007/2006).
Já o Flamengo se prepara em areias cariocas de olho na partida de estreia contra o Milan, no domingo, às 10h, duelo que terá transmissão da TV Globo. Último clube a confirmar presença no Mundialito, o Santos, do técnico Guga, treina em São Paulo, no Pelezão, para o jogo contra o Lokomotiv Moscou, às 8h30m, também no domingo.
Participam do Grupo A do Mundialito, Flamengo, Vasco, Milan, Barcelona e Boca Juniors, enquanto a outra chave contará com Corinthians, Santos, Lokomotiv de Moscou, Sporting (Portugal) e Seattle (Estados Unidos). Os quatro primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final.
 

Seleção japonesa confirma participação na Copa América

Federação assegura equipe nacional no torneio, mas cancela amistosos contra Montenegro e Nova Zelândia

Por GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias Tóquio
A federação japonesa de futebol confirmou a participação da seleção nacional na Copa América, em julho, na Argentina, apesar da tragédia no país, que sofreu um terremoto seguido de tsunami, na última sexta-feira, deixando milhares de mortos e feridos.

Os rumores sobre a desistência da participação dos japoneses no torneio aumentaram após a interrupção do Campeonato Japonês, por tempo indeterminado. Mas o presidente da federação, Junji Ogura, assegurou que os japoneses vão se apresentar para disputar a primeira fase no dia 2 de julho, no Grupo A, contra a Colômbia. O grupo ainda tem a anfitriã Argentina e a Bolívia.

- Estaremos na Copa América, apesar da terrível situação que atravessamos - afirmou Ogura.

O secretário da Conmebol, Eduardo Deluca, confirmou o contato dos japoneses.

- Ogura me ligou e confirmou o time na competição - disse.

Terremoto no Japão (Foto: Reuters)Japão se recupera da tragédia da última sexta-feira, mas joga Copa América (Foto: Reuters)
A participação do Japão havia sido garantida pelo presidente da organização do torneio, Jose Luis Meiszner, no início da semana, mas a JFA ainda não havia se pronunciado. A seleção entrou como convidada na competição por ter conquistado a Copa da Ásia, em janeiro. O Brasil entra em campo no dia 3 de julho, contra a Venezuela. O Grupo B ainda tem Paraguai e Equador.

Nesta quarta-feira, a federação japonesa também anunciou o cancelamento dos amistosos contra Montenegro e Nova Zelândia, que seriam disputados ainda em março, em solo japonês.
- Tomamos essa decisão levando em conta fatores como a extensão dos danos, medo com as necessidades básicas, como a eletricidade, confusão nos transporte público e segurança do estádio e dos espectadores - informou a entidade.

O terremoto de 8.9 graus na escala Richter atingiu o Japão na última sexta-feira, e gerou uma tsunami, além de novos tremores. Milhares de pessoas morreram e outras ficaram feridas no país. Depois da tragédia, o país asiático agora se preocupa com as explosões em usinas nucleares e a exposição à radiação (saiba mais no G1).

Em dois tie-breaks, Del Potro bate alemão e vai às quartas na Califórnia

Argentino vai enfrentar o espanhol Tommy Robredo por uma vaga na semi

Por GLOBOESPORTE.COM Indian Wells, EUA
Juan Martín del Potro tênis Indian Wells oitavas (Foto: AP)Del Potro de olho nas semifinais (Foto: AP)
Aos poucos, Juan Martín Del Potro segue reencontrando o tênis que o levou ao top 10 e ao título do US Open de 2009. Como fazia antes de sua séria lesão no punho, o argentino brilhou nesta quarta-feira com uma atuação imponente nos momentos importantes. Delpo (número 90 do mundo) venceu dois tie-breaks - 7/6(3) e 7/6(7) - sobre o alemão Philipp Kohlschreiber (35) e avançou às quartas de final do Masters 1.000 de Indian Wells.
O argentino, que chegou a ocupar o quarto posto do ranking mundial no começo do ano passado, ainda deu um susto em seus fãs no segundo set. Depois de desperdiçar uma quebra de vantagem, Del Potro deixou que Kohlschreiber abrisse 6/1 no tie-break, com cinco set points. O argentino se salvou de todos e, na segunda chance que teve para fechar a partida, encaixou um ace.
Sem pontos a defender em Indian Wells (não disputou o torneio em 2010 por causa de uma lesão no punho direito), Del Potro já garante uma boa subida no ranking. Os 180 pontos somados até agora serão suficientes para colocá-lo entre os 70 melhores do mundo novamente. Caso alcance as semifinais, o argentino se aproximará do top 50.
Seu próximo adversário no torneio californiano será o espanhol Tommy Robredo (28), que vem de vitória sobre o americano Sam querrey por 6/1 e 6/3.

Silvana é a única brasileira a avançar em WQS seis estrelas na Austrália

Cearense vence na estreia da etapa da Newcastle. Jacqueline Silva, Claudinha Gonçalves, Suelen Naraísa e Bruninha Schmitz são eliminadas

Por GLOBOESPORTE.COM Newcastle, Austrália
Tyler Wright no WQS de Newcastle, Austrália (Foto: ASP/divulgação)Tyler Wright no WQS de Newcastle
(Foto: ASP/divulgação)
Das cinco brasileiras, apenas Silvana Lima segue no WQS seis estrelas de Newcastle, na Austrália. A cearense estreou com vitória nas ondas de Merewether Beach e se classificou para a terceira fase, uma antes das oitavas de final. Jacqueline Silva, Claudia Gonçalves, Bruna Schmitz e Suelen Naraísa se despediram.
Silvana somou 15,50 pontos (em 20) nas duas melhores ondas e superou a francesa Alize Arnaud (11,50), a havaiana Nage Melamed (10,67) e a americana Erica Hosseini (8,33). A cearense vai enfrentar a australiana Claire Bevilacqua e as americanas Courtney Conlogue e Lakey Peterson.

Além de Silvana, outras integrantes da elite mundial se destacaram nesta quarta-feira. Entre elas, a australiana Tyler Wright, de 16 anos. Vice-campeã da etapa de abertura do Mundial, na Gold Coast, a aussie tirou uma nota 9,00 na estreia.

- As ondas aqui são muito diferentes das que Snapper Rocks na semana passada - disse Tyler.
 

Longe dos gramados, Naldo critica médicos e diretoria do Werder

Em entrevista ao jornal 'Bild', zagueiro diz que clube errou no tratamento e que presidente não tem se esforçado para ajudá-lo fora de campo

Por GLOBOESPORTE.COM Bremen, Alemanha
Naldo, Werder BRemen (Foto: AP)Naldo reclama de atitude dos médicos e da
diretoria do Werder Bremen (Foto: AP)
O zagueiro Naldo não poupou críticas aos médicos e à diretoria do Werder Bremen em entrevista ao jornal alemão "Bild". Em final de recuperação após cirurgia no joelho, realizada no Brasil, o jogador afirmou que os alemães prescreveram o tratamento errado para o seu retorno aos gramados. O atleta está há quase um ano sem entrar em campo.
- Fiquei oito meses em recuperação sem sucesso. Em janeiro fui para o Brasil fazer uma cirurgia de cartilagem contra a vontade dos médicos do Werder, que disseram que não era um caso de operação. Eu não entendo porque o médico disse que não tinha que operar. Foram oito meses perdidos. Este ano é de Copa América e gostaria de estar no grupo - disse o jogador.
Na opinião do zagueiro, o departamento médico do Werder Bremen errou na escolha do tratamento para a recuperação do problema no joelho.
- Acho que fizeram o tratamento errado, pois se estivesse parado desde o começo da lesão, talvez não precisasse operar e se operasse estaria jogando desde o ano passado. Fiquei muito triste, pois pessoas do clube foram ao jornal e disseram que se eu voltasse dez dias antes das férias para tomar uma injeção estaria bom, o que é mentira. Fico triste, pois nunca cheguei atrasado, sou um jogador exemplar para o clube. Parece que eles dão mais valor para jogadores indisciplinados do que para os que cumprem todas as ordens - lamentou o defensor.
O jogador não criticou apenas os médicos do clube alemão. Na entrevista, Naldo não poupou a diretoria do Werder Bremen.
- Acho uma falta de respeito, pois estou há três meses e meio sem receber o dinheiro do seguro e fico muito chateado com o Werder, que não está interessado no assunto. Conversei com o presidente (Klaus-Dieter Fischer) há duas semanas que ficou de resolver o problema, mas até agora não o fez. Acho uma falta de respeito e consideração por tudo que fiz pelo clube - afirmou o zagueiro, que tem contrato com os alemães até 2013 e pretende renegociar o vínculo.

Fred evita falar sobre estrutura, mas garante que rato, no Flu, 'só o Conca’

Atacante diz que entende dificuldade do clube em encontrar um centro de treinamento e se esquiva de polêmica sobre gramado das Laranjeiras

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Deco e Fred Fluminense (Foto: Photo Camera)Deco e Fred estão em reta final de
recuperação de suas lesões (Foto: Photo Camera)
Muricy Ramalho saiu do Fluminense criticando severamente a estrutura do clube. O treinador disse que o gramado das Laranjeiras contribui para que os jogadores se lesionem e chegou a afirmar que há ratos no vestiário tricolor. Questionado sobre as declarações de seu antigo comandante, Fred se esquivou o máximo que pôde sobre o assunto.
- Não vou fala disso aí. Quando eu briguei com o Michel (Simoni, que era responsável pelo departamento médico do clube), todo mundo ficou me chamando de médico. Não tenho competência para falar sobre isso. Rato no nosso vestiário só o Conca (risos). Tem algumas coisas que a galera saí falando ai, mas tem nada demais.
Fred revelou que o presidente tricolor, Peter Siemsen, tem conversado com os jogadores sobre as mudanças pelas quais o Fluminense está passando. Em pauta, por exemplo, a questão de um centro de treinamento para o clube.
- Tem dois anos que eu estou aqui e a gente tem as Laranjeiras para treinar. No início do ano, o gramado foi modificado inteiro e não conseguiu melhorar. Fazer o que? Não vamos ficar falando disso. É o que temos e fomos campeões assim. Todo mundo gostaria de um CT, mas cada um tem que correr atrás do jeito que dá. A gente sabe que as coisas não vão ser do dia para a noite. Temos que ter paciência.
Fred foi liberado pelo departamento médico para atuar por alguns minutos na partida deste sábado, contra o Boavista. Sua escalação, porém, ainda não foi definida. O técnico interino Ronaldo Torres quer analisar a movimentação do atacante nos próximos treinamentos.
O jogo contra a equipe de Saquarema é válido pela quarta rodada da Taça Rio e será disputado no Engenhão. O duelo tem início às 18h30m (horário de Brasília).
 

Vasco acerta a contratação do atacante Alecsandro

Jogador desembarca no Rio de Janeiro na próxima terça-feira

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Após duas tentativas, o Vasco acertou nesta quarta-feira com o Alecsandro, que estava no Internacional. O atacante chega a São Januário para substituir Marcel, que deixou o clube na última semana. O diretor de futebol do clube carioca, Rodrigo Caetano, esteve reunido nesta tarde com representantes do jogador e do Colorado, em Porto Alegre, para concretizar a negociação. O atleta assinará contrato de três anos. O objetivo é conseguir inscrevê-lo a tempo no Campeonato Carioca. O prazo termina nesta quinta-feira.
Alecsandro no treino do Internacional (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Vasco corre para inscrever Alecsandro na Taça Rio (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
Alecsandro desembarca no Rio de Janeiro na próxima terça-feira para realizar exames médicos. No início do ano, o Vasco já havia tentado trazer jogador, mas a negociação não evoluiu porque o Internacional considerou baixa a proposta feita. Os valores não foram revelados, mas especula-se que o Cruz-Maltino não aumentou a proposta de 1 milhão de euros, cerca de R$ 2,4 milhões. A composição financeira vai envolver a segunda parcela da negociação de Zé Roberto entre os clubes. O Vasco teria de receber R$ 1,5 milhão em duas parcelas, mas até o momento só recebeu a primeira. A segunda será abatida.
O vice de futebol do Internacional, Luís Anápio, confirmou o negócio. O dirigente fez questão de elogiar o atleta, mas afirmou que o alto salário que recebia influenciou na saída do atleta:
- É um jogador inquestionável. Porém, recebia um salário muito alto. Foi bom para o clube e para o atleta - disse o dirigente, ao Clic RBS.
Com a contratação do argentino Fernando Cavenaghi, no início do ano, Alecsandro não vinha sendo aproveitado pelo técnico Celso Roth no Internacional.

Com dois de Nieto, Furacão vence o Paulista e está nas oitavas-de-final

Furacão faz 2 a 0, elimina o jogo de volta e agora espera o vencedor do jogo entre Bahia e Paysandu

Por Fernando Freire Curitiba
FRAME SPORTV - Nirto atléticopr paulista copa do Brasil (Foto: Reprodução Sportv)Furacão é o primeiro classificado para as oitavas-
de-final da Copa (Foto: Reprodução Sportv)
O Atlético-PR venceu o Paulista por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Estádio Jayme Cintra, pela Copa do Brasil. O atacante Nieto marcou, de cabeça, os gols do Rubro-Negro.
Com o resultado, o time paranaense eliminou o jogo de volta e passou para as oitavas-de-final da competição. Agora, o Furacão enfrenta o vencedor do duelo entre Bahia e Paysandu - o primeiro jogo está marcado para o dia 30, às 21h50m, no Pará.
O próximo desafio do Atlético, pelo Campeonato Paranaense, é contra o Operário, às 16h de sábado, na Arena da Baixada. O Paulista joga no mesmo dia, mas às 18h30m. O time pega o Botafogo de Ribeirão Preto, fora de casa.
Atlético tem seis chances e faz 1 a 0
O Paulista - que jogava no 4-4-2, com três volantes, e tinha o objetivo de não sofrer gol em casa - partiu para a pressão e dominou os primeiros 10 minutos. Ele ameaçava o gol de Renan Rocha em lances de bola parada e chutes de fora da área. Em um deles, Vanderlei arriscou e o goleiro rubro-negro fez firme defesa. Após esse lance, o Furacão cresceu no jogo e passou a criar as melhoras oportunidades.
Foram seis chances claras na etapa inicial. Paulo Baier pela esquerda, Madson em cobrança de falta e Manoel, de cabeça, fizeram Felipe Alves trabalhar. Aos 26, não teve jeito. Após escanteio do camisa 10, o atacante Nieto cabeceou no canto e abriu o placar no Jayme Cintra.
O Atlético precisava de mais um gol para eliminar o jogo de volta. Por isso, continuou no ataque. Ainda no primeiro tempo, Nieto girou e, da entrada da área, chutou para a defesa de Felipe Alves. Na sequência, Guerrón ameaçou cruzar, mas bateu direto para outra defesa do goleiro adversário.
Nieto amplia e Furacão avança
Assim como no primeiro tempo, o Paulista começou melhor no segundo. A equipe de Jundiaí, porém, cruzava, chutava e tentava, mas não conseguia criar chances claras. O Rubro-Negro, mais objetivo, quase ampliou. Após cruzamento, Nieto cabeceou na rede, pelo lado de fora. Aos 16, o argentino fez o segundo dele no jogo. Após novo cruzamento de Baier, o atacante desviou de cabeça, e Felipe Alves apenas olhou.
Com 2 a 0 contra, o Paulista estava sendo eliminado. Por isso, o técnico Wagner Lopes alterou, e o time partiu para a pressão. O goleiro Renan Rocha teve trabalho para defender duas finalizações de Baiano, de fora da área. Já os chutes de Weldinho e Juninho saíram por cima, sem muito perigo.
A equipe paranaense teve ótima oportunidade de fazer o terceiro, com Nieto. Ele recebeu livre na área e bateu de primeira. A bola subiu e passou longe do gol de Felipe Alves. Nos últimos minutos, o Atlético perdeu o volante Alê, expulso. A equipe, porém, tocou a bola e garantiu a vitória por 2 a 0 e a classificação para as oitavas-de-final.
paulista 0 x 2 atlético-pr
Felipe Alves; Weldinho, Eli Sabiá, Henrique e Guigov; Fábio Gomes, João Paulo (Thiago Silva), Baiano e Diego Barboza (Juninho); Vanderlei (Tutinha) e Hernane Renan Rocha; Manoel, Gabriel, Flávio Boaventura (Vitor) e Paulinho; Alê, Robston, Paulo Baier e Madson (kleberson); Guerrón (Claiton) e Nieto
Técnico: Wagner Lopes Técnico: Geninho
Gol: Nieto aos 24 minutos do primeiro tempo e aos 17 do segundo tempo
Cartões amarelos: Guigov, Baiano (Paulista), Renan Rocha, Flávio Boaventura, Alê, Robston e Paulo Baier (Atlético-PR)
Cartão vermelho: Alê (Atlético-PR)
Data: 16/03/2011. Local: Estádio Jayme Cintra, em Curitiba
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ), auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ).
Público: 3.454 pagantes. Renda: R$ 55.030

Com golaço de falta de rubro-negro, sub-17 bate Chile no Sul-Americano

No sufoco, time canarinho vence com tentos de Adryan, do Flamengo, e Emerson. Com resultado, equipe lidera o Grupo B do torneio continental

Por GLOBOESPORTE.COM Ibarra, Equador
A Seleção Brasileira sub-17 ganhou mais uma no Sul-Americano da categoria, disputado no Equador. Na noite desta quarta-feira, o time canarinho bateu o Chile por 2 a 1, de virada, no Estádio Olímpico de Ibarra. Após estar perdendo por 1 a 0, a equipe comandada por Emerson Ávila conquistou o triunfo nos últimos 11 minutos de jogo, com gols de Emerson e Adryan, de falta. Henriquez marcou para os rivais.
Com o resultado, a Seleção Brasileira assumiu a liderança isolada do Grupo B do Sul-Americano, com seis pontos, dois a mais do que a Colômbia. A competição, disputada no Equador, dá quatro vagas para o Mundial e outras quatro para os Jogos Pan-Americanos, no México, em outubro.
A Seleção Brasileira volta a campo no próximo sábado. Também no Estádio Olímpico de Ibarra, o time comando por Emerson Ávila vai enfrentar o Paraguai, que ocupa a última colocação na chave.
Chile sai na frente, mas Seleção Brasileira se supera e conquista a vitória
A partida começou com as duas equipes se estudando e com poucas chances de gol. O lance que mais chamou a atenção na etapa inicial aconteceu com o zagueiro Lichnovsky. Aos 27, o defensor caiu no gramado e passou mal. O jogador chegou a vomitar em campo, mas após ser atendido pelo departamento médico chileno retornou à partida normalmente.
No segundo tempo, o confronto subiu de produção e o time canarinho também. Mas quem abriu o marcador foi o Chile. Aos 28, Henriquez aproveitou falha de posicionamento da defesa e cabeceou como manda o figurino. Antes de entrar, a bola quicou no gramado e enganou o goleiro Wilson.
O lance acordou a Seleção Brasileira, que passou a correr atrás do resultado. O empate saiu aos 34. Após cruzamento, a bola sobrou para o volante Emerson, que soltou a bomba da entrada da área para igualar o marcador: 1 a 1. Mesmo com pouco tempo, o time canarinho não desistiu de buscar os três pontos.
E o time foi premiado pela persistência. O Brasil virou o jogo com um golaço de falta de Adryan. Aos 42 minutos, o apoiador do Flamengo cobrou da entrada da área e superou o goleiro chileno: 2 a 1 Brasil. Na comemoração, dancinha ao melhor estilo Neymar, Lucas & cia. na sub-20, no Sul-Americano da categoria, disputado no Peru, entre janeiro e fevereiro.
Colômbia supera Paraguai e chega ao segundo lugar no Grupo B
O time colombiano conquistou um resultado importante nesta quarta-feira, em Ibarra. A equipe bateu o Paraguai por 3 a 1 e assumiu a segunda colocação no Grupo B, com quatro pontos. Os gols da Colômbia foram marcados por Ricardo Delgado, Cristian Palomeque e Pedro Osorio. Derlis González descontou para os rivais.
Na próxima rodada, os colombianos estarão de folga. A equipe só a volta a campo no dia 22, contra a Venezuela.

Timão tenta superar dúvidas sobre Adriano para avançar negociação

Comportamento do atacante tem gerado questionamentos entre diretores. Jogador esteve em São Paulo na última terça-feira

Por Leandro Canônico São Paulo
Adriano (Foto: Reprodução)Adriano está na mira do Timão (Foto: Reprodução)
Quando o assunto é Adriano, a ordem no Corinthians é negar. Tem sido assim desde os jogadores, passando pela comissão técnica e chegando à diretoria. Só que nos bastidores do clube do Parque São Jorge o tema é bastante comentado. E tem dividido a diretoria e até mesmo os conselheiros.
Desde o ano passado, o interesse em contar com o Imperador é grande. Não deu certo porque à época o Roma não liberou. Mas agora que o atacante está livre para negociar, a situação é outra. Dinheiro para fazer oferta o Corinthians tem, mas a fama de indisciplinado do jogador tem colocado algumas dúvidas.
Será que vale contratar um jogador como esse e colocá-lo em um elenco que está entrosado? É melhor fazer um contrato de produtividade? É possível colocar em contrato multa por atraso e dispensa em caso reincidência? A diretoria tenta chegar a um consenso sobre essas questões para ir adiante.
- O assunto Adriano eu deixo para a direção. A única coisa que posso dizer é que torço para que ele reencontre a luz em sua carreira. Não gosto de me envolver no aspecto financeiro, mas é um extraordinário jogador – disse o técnico Tite.
Financeiramente, aliás, o Corinthians já tem um parceiro: a empresa 9ine, do ex-atacante Ronaldo. O presidente do Timão, Andrés Sanches, por sinal, é um dos conselheiros da empresa do Fenômeno. Só que o mandatário alvinegro nega de todas as maneiras ter entrado em contato ou feito proposta pelo Imperador.
Ficar em cima do muro é só aqui para vocês, porque a minha posição para a diretoria está muita clara"
Tite
É fato, porém, que na última terça-feira Adriano esteve em São Paulo para um encontro com empresários da 9ine. À noite, durante um evento na capital paulista, o presidente corintiano reafirmou que não negocia com o Imperador. Mas essa parece uma postura apenas para entrevistas.
Até porque Tite declarou nesta quarta-feira que em cima do muro ele fica apenas nas entrevistas, porque nas internas sua posição foi dada.
- Ficar em cima do muro é só aqui para vocês, porque a minha posição para a diretoria está muita clara – finalizou o técnico corintiano.
De volta ao Brasil desde a sua rescisão com o Roma, há uma semana, Adriano tem feito fisioterapia por conta da lesão no ombro direito. A previsão é que ainda esta semana o atacante inicie trabalho de reforço em uma academia do Rio de Janeiro.

Marcelo faz golaço, Real acaba com 'maldição' e volta às quartas de final

Merengues batem Lyon no Santiago Bernabéu e reaparecem entre os oito melhores da Champions League, fato que não acontecia há seis temporadas

A "maldição" acabou. O Real Madrid deu um pontapé na zica e após seis temporadas avançou para as quartas de final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, no Santiago Bernabéu, na Espanha, os merengues venceram o Lyon por 3 a 0 e sacramentaram a classificação para a próxima fase do torneio após empate por 1 a 1, no jogo de ida, na França. Os gols foram marcados por Marcelo, Benzema e Di María. Além do fim do jejum, o Real conquistou a sua primeira vitória sobre os franceses na Liga dos Campeões (foram três derrotas e quatro empates) e ainda derrubou o seu algoz nas oitavas na Champions da temporada passada. Os espanhóis foram eliminados justamente pelo Lyon após derrota na França (1 a 0) e empate no Bernabéu (1 a 1). Agora, os merengues deram o troco.
marcelo real madrid x lyon (Foto: EFE)Marcelo comemora com Dí Maria o gol da vitória do Real Madrid no Santiago Bernabéu (Foto: EFE)
O vencedor do confronto conhecerá o adversário nas quartas de final na próxima sexta-feira, às 8h (de Brasília), no sorteio que será realizado em Nyon, na Suíça. A cerimônia acontecerá na sede da Uefa e terá transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM.
GALERIA DE FOTOS: confira os principais lances da Liga dos Campeões
Apesar da proibição da Uefa de Real e Lyon usarem camisas com homenagem a Abidal, do Barcelona, que descobriu um tumor no fígado, o telão do Santiago Bernabéu exibiu uma mensagem ao francês: "Ânimo, Abidal". O atleta será submetido a uma cirurgia na quinta-feira.
Além do apoio a Abidal, os jogadores das duas equipes fizeram um minuto de silêncio por conta das vítimas dos terremotos que ocorreram no Japão nos últimos dias. No placar eletrônico do estádio merengue foi exibida a mensagem "Com você Japão".
Blog Brasil Mundial F.C.: homenagem às vítimas do terremoto no Japão
Marcelo marca um golaço e coloca o Real em vantagem no Bernabéu
real madri x lyon  benzema briand Reveillere (Foto: EFE)Marcado por dois adversários, Benzema tenta levar
o Real Madrid ao ataque no Bernabéu (Foto: EFE)
O Real Madrid foi quem assustou primeiro no Santiago Bernabéu. Logo aos três minutos, Marcelo lançou Özil na entrada da área. Completamente livre, o alemão tentou finalizar, mas foi prensado pelo goleiro Lloris, que evitou o primeiro gol dos merengues. Após o lance, as duas equipes passaram a torcar a bola no meio-campo, buscando espaço para entrar na defesa rival.
Cristiano Ronaldo teve uma ótima chance de abrir o marcador aos 17. Marcelo cruzou da esquerda na cabeça do português, que testou com força. Mais uma vez o goleiro Lloris salvou os visitantes. Quatro minutos depois, o Lyon finalmente deu o ar da graça. Toulalan recebeu na entrada da área e soltou a bomba. Casillas caiu para esquerda e se esticou todo para evitar o gol dos franceses.
Aos 26, Lloris apareceu mais uma vez para evitar o gol do Real. Cristiano Ronaldo recebeu pelo lado esquerdo da grande área, avançou para o meio e bateu cruzado. O goleiro francês espalmou para escanteio. Aos 36, o arqueiro não conseguiu parar o ataque lateral-esquerdo Marcelo. O brasileiro tabelou com CR7, passou por Cris na corrida e deu um corte seco em Lovren antes de chutar para superar o camisa 1.
Bem na partida, Marcelo aprontou mais uma aos 40. O lateral tocou para Benzema, que chutou de primeira. Lloris evitou o segundo. Um minuto depois, o francês marcou mais um para o Real Madrid. Porém, após a cabeçada do camisa 9, o árbitro Damir Skomina anulou o lance marcando impedimento do jogador merengue.
real madri x lyon cristiano ronaldo cris  (Foto: Agência Reuters)Cristiano Ronaldo leva a melhor sobre Cris no confronto no Santiago Bernabéu (Foto: Agência Reuters)
Benzema e Di María completam o triunfo merengue e garante vaga
O Real Madrid voltou em cima na etapa final. Em dez minutos, o time merengue teve duas oportunidades de ampliar o marcador. Na primeira, aos seis, Özil tabelou com Benzema e recebeu na frente. O camisa 23 cortou um defensor e chutou prensado. A bola passou por cima do gol de Lloris. No lance seguinte, aos oito, o alemão bateu falta fechada e o arqueiro voltou a salvar os franceses no Santiago Bernabéu.
O segundo gol do Real saiu em mais uma jogada de Marcelo, aos 20. O lateral-esquerdo aproveitou passe errado de Lovren no meio-campo e lançou para Özil. O camisa 23 se antecipou a Cris e deu um ótimo passe para Benzema. O francês invadiu a área e tocou na saída do goleiro: 2 a 0. Quase a dobradinha se repetiu aos 22. O alemão cruzou para o camisa 9, que soltou a bomba de primeira. A bola passou por cima da meta do Lyon.
Após o segundo gol dos merengues, o Lyon passou a pressionar em busca do empate. Aos 26, Gomis tabelou com Lisandro Lopez e soltou a bomba. Casillas espalmou para escanteio. Cinco minutos, o Real Madrid deu o golpe de misericórdia. Özil desviou lançamento de cabeça e a bola sobrou para Di María. O argentino invadiu a área e deu um leve toque por cima de Lloris para incendiar de vez o Santiago Bernabéu.
benzema real madrid x lyon (Foto: AP)Benzema comemora o segundo do Real Madrid na vitória sobre o Lyon, no Bernabéu (Foto: AP)
Após o apito final, os jogadores de Lyon e Real Madrid exibiram camisas dando força ao francês Abidal, que na próxima quinta-feira passará por cirurgia para retirada de um tumor no fígado.
real madrid 3 x 0 lyon
Casillas, Sergio Ramos, Carvalho, Pepe e Marcelo; Xabi Alonso e Khedira; Di María (Granero), Özil e Cristiano Ronaldo (Adebayor); Benzema (Diarra) Lloris, Reveillere, Cris, Lovren e Ciccokho; Toulalan, Kallstrom, Gourcuff (Pied) e Delgago (Pjanic); Lisandro e Briand (Gomis).
Técnico: José Mourinho Técnico: Claude Puel
Gols: Marcelo, aos 36 minutos do primeiro tempo; Benzema, aos 20 minutos, Di María, aos 31 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Pepe, Ricardo Carvalho (Real Madrid); Cissokho e Gourcuff (Lyon)
Árbitro: Damir Skomina (ESL). Assistentes: Slavko Vincic (ESL) e Roberto Ponis (ESL).
Estádio: Santiago Bernabéu (ESP).
 

Que falte ar: com bola de sobra nos pés, Inter vence na Bolívia

Colorado controla o Jorge Wilstermann e vence por 4 a 1 em Cochabamba, com destaque para Oscar e Leandro Damião

por Alexandre Alliatti
Se o sujeito tem bola nos pés, ar nos pulmões é o de menos. O Inter passou por cima da altitude de Cochabamba, abateu os aviadores do Jorge Wilstermann antes que eles pudessem alçar voo e deixou muito bem encaminhada sua situação no Grupo 6 da Libertadores da América. A vitória de 4 a 1 no estádio Felix Capriles teve mais uma vez a gurizada como destaque: Oscar foi a referência técnica do time, e Leandro Damião marcou outro gol.
É um resultado determinante para o objetivo vermelho de ser campeão da chave e, se possível, fazer a melhor campanha geral da etapa de grupos. O Inter foi a sete pontos, na liderança de seu quadrangular, mas dependendo do resultado do jogo entre Jaguares e Emelec, que abrem ainda nesta quarta-feira a quarta rodada do grupo. Já o Jorge Wilstermann, que leva o nome do primeiro piloto comercial da Bolívia, ficou soterrado no solo. Tem três derrotas em três jogos.
O Inter assegurou a vitória no primeiro tempo. E foi de virada. Brown colocou os bolivianos na frente, e ele mesmo, contra, criou o empate, em cruzamento de Oscar. Leandro Damião e Zé Roberto marcaram na sequência. Na etapa final, Kleber ampliou.
Um susto, para ter graça, e três gols, para mostrar quem manda
Celso Roth abriu os braços na beira do campo como se imitasse o Cristo Redentor que observa Cochabamba do alto, e que pode ser visto do estádio, quando Abregú cruzou da direita, Toscanini desviou de cabeça e Lauro fez defesa espantosa. Só tinha corrido um minuto de jogo, e o Jorge Wilstermann ameaçava incomodar o Inter. Será? O Jorge Wilstermann? Um time da segunda divisão boliviana?
Andaram mais alguns minutos em um jogo com ar esquisito na Bolívia, com o Inter um tanto perdido, parecendo não saber direito para que lado correr. Aos sete, veio a pancada. Ojeda cobrou falta boba cometida por Zé Roberto, a zaga não se encontrou, e Brown, de cabeça, desviou de Lauro. Celso Roth, na beira do campo, não acreditou. O Cristo Redentor boliviano, lá no alto, seguiu de braços abertos, mas deve ter achado meio esquisito aquilo. Será? Perder para o Jorge Wilstermann? Um time da segunda divisão da Bolívia?
leandro damião  zé roberto internacional gol jorge wilstermann (Foto: agência Reuters)Leandro Damião e Zé Roberto comemoram gol do Inter (Foto: agência Reuters)
Coisa nenhuma. Em menos de dez minutos, o Inter fez três gols e mostrou que um campeão da Libertadores não pode, com todo o respeito aos simpáticos bolivianos, perder uma partida dessas. Foram três golpes letais, um depois do outro.
Golpe um, aos 16 minutos: Oscar, esse capeta de 19 anos, colocou calor na defesa adversária pela ponta direita e mandou na área para Tinga acossar Brown, que mandou contra. Pobre Brown: do gol a favor ao gol contra em poucos minutos.
Golpe dois, aos 19 minutos: Oscar, desta vez pela esquerda, acionou Guiñazu, que mandou cruzamento na área. Leandro Damião se antecipou à zaga e fez seu milésimo gol na temporada. OK, quase isso: foi o 13º em oito jogos.
Golpe três, aos 24 minutos: Leandro Damião roubou a bola, partiu em disparada, entrou na área e, na hora de fazer seu milésimo-primeiro gol na temporada (sim, sim, o 14º), rolou para Zé Roberto. O meia-atacante só completou: 3 a 1.
Aí o Inter baixou o ritmo. Afinal, estava na altitude de 2,5 mil metros de Cochabamba. Mesmo assim, poderia ter ampliado. Chutes de Damião e Oscar levaram perigo ao time boliviano.
Kleber fecha a conta: 4 a 1
Não houve sustos para o Inter no primeiro tempo. Com total domínio do jogo, o time colorado mandou no relógio, controlou o espaço, transformou sua melhor condição técnica em palavra de ordem na Bolívia. Com o tempo, Celso Roth foi mexendo no time. Tirou Damião e Oscar, colocou Cavenaghi e Andrezinho. No intervalo, já havia sacado Tinga, com a entrada de Wilson Matias.
Estava na cara que o Inter conseguiria ampliar o resultado. Leandro Damião, na pequena área, perdeu, de cabeça, um tipo de gol que não vem perdendo. Zé Roberto puxou um sem número de ataques, mas sempre faltou o encaixe final. Cavenaghi emendou uma pancada da entrada da área, só que o goleiro pegou. Quem fez mesmo foi Kleber.
Foi aos 36 minutos. O Inter teve ótima jogada ofensiva e fez a bola viajar de um lado a outro do campo. Saiu da direita, passou pelo meio, com Andrezinho, e parou com o lateral na outra ponta. Ele mandou chute forte, cruzado, para mudar o patamar do resultado: de vitória para goleada.
Os bolivianos, com ar de sobra e pontos de menos, começaram a deixar o estádio. Não havia muito a fazer por ali. E o Inter, com ar de menos e pontos de sobra, só teve que deixar o tempo passar. Ar para quê, se o importante é bola no pé?
JORGE WILSTERMANN 1 x 4 INTERNACIONAL
Mauro Machado; Lucas Fernández, Brown, Jusselio e Juan Ojeda (Nicolas Mosquera); Cristian Machado, Víctor Melgar (Amílcar Sanchez), Fernandez (Fábio Mineiro) e Luis García; Jesús Toscanini e Abregú. Lauro, Nei, Rodrigo, Sorondo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Tinga (Wilson Matias), Oscar (Andrezinho) e Zé Roberto; Leandro Damião (Cavenaghi).
T: Marcelo Neveleff. T: Celso Roth.
Estádio: Felix Capriles, em Cochabamba (Bolívia). Data: 16/03/2011. Árbitro: Enrique Cáceres (PAR). Auxiliares: Nicolás Yegros e César Franco.
Gols: Brown, aos sete minutos, Brown (gol contra), aos 16, Leandro Damião, aos 19 minutos, Zé Roberto, aos 24 do primeiro tempo; Kleber, aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Lucas Fernández, Cristian Machado (Jorge Wilstermann); Zé Roberto (Inter).
 

Com estrelas, Vasco se prepara para o Mundialito de Futebol de Areia

Com Junior Negão na coordenação e Jorginho e Betinho em quadra, equipe tenta o título do torneio, que será disputado em São Paulo, no fim deste mês

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Vasco montou uma equipe de futebol de areia para a disputa do Mundialito de Clubes, que será realizado entre os dias 19 e 26 de março, em São Paulo. Na manhã desta terça, o time do técnico Gilberto da Costa, que já foi preparador físico da Seleção Brasileira, fez mais um treino na praia do Leme.
A equipe vascaína conta com nomes de grande sucesso do futebol de areia, como Betinho, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira; Jorginho, terceiro maior artilheiro da Seleção Brasileira com 285 gols e Bruno Xavier, escolhido o melhor atleta do Italiano de 2010. O coordenador da modalidade no clube é o multicampeão Junior Negão, ex-capitão do Brasil.
vasco beach soccer (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Equipe do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)

jorginho vasco beach soccer (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Jorginho, atacante do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)

7 Meses juntos obrigado.

Podemos escolher
o que semear,
Mas somos obrigados
a colher aquilo
que plantamos...
Semeie amor, amizade
e carinho, e os frutos
serão sempre de paz!

Renato diz que 'passou um trote' ao falar que poderia assumir o Flu

Em Lima, para jogo pela Libertadores, técnico do Grêmio diz que estava brincando ao falar com jornalista sobre interesse do clube carioca

Por GLOBOESPORTE.COM Lima
Renato Gaúcho no jogo do Grêmio (Foto: Divulgação / Site Oficial do Grêmio)Renato, hoje no Grêmio, já teve quatro passagens
pelo Flu (Foto: Divulgação / Site Oficial do Grêmio)
Um trote. Foi assim que Renato Gaúcho justificou sua declaração de que haveria grande chance de assumir o Fluminense. De Lima, no Peru, onde o Grêmio se prepara para enfrentar o León de Huánuco nesta quinta-feira, pela Taça Libertadores, o treinador disse que pregou uma peça no jornalista Jorge Kajuru, do Esporte Interativo.
- Eu recebo sete, oito trotes por dia. Depois de horas de voo, eu brinquei. Todo mundo brinca, não? Passei um (trote) hoje e me dei bem.
A confusão envolvendo o técnico começou quando Jorge Kajuru divulgou, nesta terça-feira, uma conversa telefônica com Renato. Nela, o ídolo gremista admite que poderia assumir o lugar deixado por Muricy Ramalho no Fluminense.
O diálogo divulgado foi o seguinte:
Jorge Kajuru: O que eu falo sobre você no Fluminense, a chance é zero?
Renato: Eu não te falei nada, mas a chance é grande.
Jorge Kajuru: Desculpa, eu não entendi.
Renato: Tem chance, sim, mas eu não te falei nada.

Renato Gaúcho já teve quatro passagens pelo Fluminense. Assumiu o clube em 2003 (duas vezes), de 2007 a 2008, quando foi campeão da Copa do Brasil e chegou à final da Taça Libertadores, e por último em 2009.
Já pelo Grêmio, ele assumiu no meio do Brasileirão do ano passado e levou o time à Taça Libertadores. Em 2011, avançou para a fase de grupos da competição sul-americana e conquistou o primeiro turno do Campeonato Gaúcho.
O Tricolor gaúcho está com seis pontos, em segundo lugar no Grupo 2 da Libertadores. A três pontos do líder Junior Barranquilla, a equipe joga em Huánuco pela quarta rodada da primeira fase, às 17h (de Brasília) de quinta-feira.

Jogaço: Julio César falha, se redime e ajuda o Inter a eliminar o Bayern

Após estar perdendo por 2 a 1 e levar pressão dos alemães, italianos se recuperam na etapa final e viram a partida diante dos bávaros, em Munique

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha
O goleiro Julio César foi de vilão a herói na classificação do Inter de Milão na noite desta terça-feira, na Allianz Arena, em Munique. Após falhar no primeiro gol dos bávaros, o arqueiro foi fundamental com grandes intervenções para a recuperação dos italianos dentro da partida. Em um jogaço, a equipe nerazurra bateu o Bayern de Munique por 3 a 2, na Allianz Arena, após estar perdendo por 2 a 1 e se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões graças ao critério de gols fora de casa - na ida, os bávaros venceram por 1 a 0. Eto'o, Sneijder e Pandev fizeram para o time comandado pelo brasileiro Leonardo. Gomez e Müller, para os alemães.
Julio César comemora vitória do Inter de Milão sobre o Bayern (Foto: Reuters)Julio César é carregado por Materazzi após a classificação do Inter de Milão na Champions (Foto: Reuters)
Na próxima sexta-feira, em Nyon, na Suíça, o Inter de Milão conhecerá o seu adversário nas quartas de final do torneio. O curioso é que o Bayern de Munique foi o mesmo adversário da equipe italiana na final da Champions, no ano passado. Em Madri, na temporada 2010/2011, o time nerazurro bateu os bávaros por 2 a 0, com dois gols do argentino Diego Milito.
GALERIA DE FOTOS: confira os principais lances da Liga dos Campeões
Antes do confronto, as duas equipes prestaram uma homenagem às vítimas do terremoto no Japão. Os jogadores de Inter de Milão e Bayern de Munique entraram em campo com uma faixa preta no braço. Na semana passada, o país foi afetado por tremores de terra, que chegaram a 8,9 graus na escala Richter, e por diversos tsunamis. No placar da Allianz Arena, a mensagem "Com você Japão" foi exibida pouco depois da abertura oficial do confronto.
Bayern de Munique x Inter de Milão (Foto: Getty Images)Antes da partida pela Liga dos Campeões, jogadores do Bayern de Munique e do Inter de Milão prestaram homenagem às vítimas do terremoto que ocorreu no país na semana passada (Foto: Getty Images)
Em dois lances de Robben, Bayern vira diante do Inter na etapa inicial
Comemoração Bayern de Munique x Inter de Milão (Foto: Getty Images)Gomez comemora com os companheiros o gol de
empate do Bayern de Munique (Foto: Getty Images)
Logo aos três minutos, Pandev tocou para Eto'o nas costas dos zagueiros. O camaronês, em impedimento, entrou na área e chutou na saída de Kraft :1 a 0 Inter de Milão. A partir do gol, o Bayern passou a dominar a partida. Robben e Ribéry comandavam as ações do time bávaro. Enquanto isso, os italianos apostavam nos contra-ataques para chegar ao segundo gol.
Não demorou para o empate do Bayern sair. Aos 20, em um lance semelhante ao gol dos bávaros na partida de ida no Giuseppe Meazza, Robben dominou pelo lado direito e fez a sua jogada característica: avançar para o meio e soltar a bomba de esquerda. Como em Milão, Julio César bateu roupa e a bola sobrou para Gomez. O atacante chutou de costas para igualar o marcador em Munique.
Convocado por Mano Menezes para o amistoso contra a Escócia, no dia 27, em Londres, Julio César esbravejou consigo mesmo lamentando mais uma falha na Liga dos Campeões. Aos 30, o Bayern virou em uma falta de sorte do volante Thiago Motta. Após passe de Robben, o brasileiro naturalizado italiano mudou a trajetória da bola com um toque de pé direito e o lance sobrou para Müller. Na saída do arqueiro brasileiro, o alemão tocou por cima para marcar o segundo.
O Bayern seguiu pressionando os italianos e quase chegou ao terceiro aos 34. Ribéry recebeu ótimo lançamento de Schweinsteiger, passou por Ranocchia na corrida e avançou completamente livre para o gol do Inter de Milão. Já dentro da grande área, o francês tentou tirar de Julio César, que fez uma linda defesa, evitando o terceiro tento dos bávaros.
A partida seguiu eletrizante. O Inter de Milão reclamou de um pênalti não marcado pelo árbitro português Pedro Proença em Stankovic. O sérvio colocou a bola na frente e o goleiro Kraft chegou abafando, derrubando o adversário. No lance seguinte, o Bayern quase fez mais um. Gomez foi lançado na área e tocou na saída de Julio César. A bola correu a linha do gol e Ranocchia, apertado por Müller, tirou antes do terceiro dos bávaros.
Inter de Milão vira o jogo e fica com a vaga nas quartas
 internazionale x bayer de munique  Sneijder pranjic (Foto: Reuters) Sneijder, destaque do Inter de Milão, disputa o
lance com Pranjic, em Munique (Foto: Reuters)
As duas equipes voltaram para a etapa final com as mesma formações. Enquanto o Inter de Milão tentava se organizar para chegar ao empate, o Bayern retornou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto. Os italianos apostavam principalmente na individualidade de Eto'o. Os bávaros assustavam com Robben, Ribéry, Müller, Gomez e Schweinsteiger.
Logo aos cinco minutos, Leonardo decidiu ousar. O brasileiro apostou na entrada de Philippe Coutinho na vaga de Stankovic. Com a entrada do ex-jogador do Vasco, o time italiano subiu de produção. Aos 14, Sneijder fez um lançamento perfeito para Pandev dentro da área. O macedônio rolou para Eto'o, que fez falta antes de finalizar para o gol dos bávaros.
A resposta do Bayern aconteceu logo em seguida, aos 16. Ribéry escapou com facilidade da marcação pela direita e cruzou para Mario Gomez, na altura da linha da grande área, acertar um lindo sem-pulo. O goleiro brasileiro espalmou em lance de puro reflexo. No minuto seguinte, Eto'o recebeu pela esquerda e rolou para Sneijder. O holandês soltou a bomba de direita e deixou tudo igual no marcador na Allianz Arena.
leonardo internazionale x bayer de munique (Foto: Reuters)Leonardo comemora com a comissão técnica a classificação do inter (Foto: Reuters)
Nos últimos dez minutos, o jogo ficou lá e cá. O Inter de Milão lutava para chegar ao terceiro gol e conquistar a vaga nas quartas de final, e o Bayern tentava marcar o terceiro nos contra-ataques para selar a classificação. Mas foi o time italiano quem ficou com a vaga. Aos 42, Eto'o ganhou de Breno com facilidade pelo lado direito, entrou na área e rolou para Pandev. O macedônio soltou a bomba e garantiu a equipe nas quartas de final da Liga dos Campeões.
bayern de munique 2 x 3 inter de milão
Kraft, Lahm, Breno (Kroos), Van Buyten (Badstuber) e Pranjic; Luiz Gustavo, Schweinsteiger, Robben (Altintop), Müller e Ribéry; Gomez. Julio César, Maicon, Lúcio, Ranocchia e Chivu (Nagatomo); Thiago Motta, Cambiasso e Stankovic (Coutinho); Sneijder; Pandev (Kharja) e Eto'o
Técnico: Louis van Gaal Técnico: Leonardo
Gols: Eto'o, aos três minutos, e Gomez, aos 20 minutos, Müller, aos 30 minutos do primeiro tempo; Sneijder, aos 17 minutos, Pandev, aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Luiz Gustavo e Breno (Bayern de Munique); Lúcio, Thiago Motta, Pandev e Kharja (Inter de Milão)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Assistentes: Tiago Trigo (POR) e Ricardo Santos (POR).
Estádio: Allianz Arena (Munique-ALE)

Em busca de um CT, presidente do Flu visita instalações na Zona Oeste

Terreno do Banana Golf, no Recreio dos Bandeirantes, tem 51 mil metros quadrados e é avaliado em cerca de R$ 25 milhões

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
A procura do Fluminense por um Centro de Treinamento ganhou novo capítulo na tarde desta terça-feira, quando o presidente do Tricolor, Peter Siemsen, visitou as instalações do Banana Golf, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. A área com aproximadamente 51 mil metros quadrados é vizinha ao Cheirinho do Gol, local que já foi usado para treinos do Flamengo. Especula-se que o valor pedido pelo terreno é de R$ 25 milhões.
banana golf 2 (Foto: Divulgação/Site Oficial)Gramado de golfe teria de ser alinhado para o futebol tricolor (Foto: Divulgação/Site Oficial)
O Banana Golf conta com uma estrutura moderna, que poderia ser adaptada para a transformação em CT. Amplo restaurante num casarão de dois andares, piscina, refletores, entre outras instalações. Seria necessário alinhar os gramados que hoje servem para a prática do golfe. Funcionários confirmaram a visita de Siemsen ao local.
banana golf 3 (Foto: Divulgação/Site Oficial)Há restaurante no local (Foto: Divulgação/Site Oficial)
Pouco depois de ser eleito, em dezembro, o presidente do Fluminense revelou que sua intenção era conseguir uma área para o CT até o fim de janeiro. Inicialmente, um terreno em Pedra de Guaratiba esteve em pauta. O valor era bem abaixo do pedido pelo proprietário do Banana Golf, mas a área era menor e não contava com nenhuma construção, o que geraria um alto valor de obras. O dirigente tricolor seguiu à procura de um espaço, mas as negociações não avançaram, o que causou irritação e cobranças de Muricy Ramalho.

Peter chegou a propor o aluguel do CT do Tigres, em Xerém, e ainda informou ao ex-treinador sobre as obras que serão realizadas no CT da base, também em Xerém, com reforma de quatro campos, vestiários e alojamentos. Muricy recusou ambas por conta da distância. O GLOBOESPORTE.COM tentou contato com Peter Siemsen, mas o presidente não respondeu às ligações.
banana golf 4 (Foto: Divulgação/Site Oficial)Privacidade garantida: terreno fica numa área isolada, longe de residências (Foto: Divulgação/Site Oficial)

Rubro-negros criticam TJD por oferecer denúncia contra Ronaldinho

Meia será julgado por carrinho em Berna no Fla-Flu. Felipe diz que autoridade do árbitro está sendo desrespeitada, enquanto David não crê em punição

Por Richard Souza Direto de Fortaleza
A decisão da Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) de oferecer denúncia contra Ronaldinho Gaúcho não foi bem recebida por alguns companheiros do camisa 10 do Flamengo. O meia-atacante foi enquadrado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (ato desleal ou hostil) por conta do carrinho que deu no goleiro Ricardo Berna, do Fluminense, no clássico do último domingo (assista ao vídeo ao lado).

No lance, o Gaúcho levou apenas cartão amarelo. Se condenado, pode pegar de um a três jogos de suspensão. O caso deve entrar na pauta do Tribunal na próxima semana. Para o goleiro Felipe, a decisão contraria a atitude tomada pelo árbitro (Pathrice Maia) no momento da infração. - No lance não dá para ver se pega ou não. Se for para ficar julgando depois que acaba, tem de tirar o árbitro. Aí estão tirando a autoridade. O árbitro estava ali dentro, não deu o cartão vermelho, é responsabilidade dele. Três, quatro dias depois, as pessoas vêm de fora e querem suspender por três jogos. Se for assim, o árbitro não tem mais pressão, pode marcar errado, não precisa ter súmula, não precisa ter cartão. Caso o árbitro não expulse, alguém vai fazer. É complicado. Torcemos para que ele não seja suspenso porque vai fazer falta na nossa equipe.
O zagueiro David concorda e não acredita em punição para Ronaldinho. Como é primário, é possível que ele escape sem suspensão do julgamento, apenas com uma advertência formal por conta da conduta.
- Foi muito exagero. O Ronaldinho não chega a tocar no Berna. Claro que foi uma jogada perigosa, ele dá o carrinho e o Berna ainda estava com a bola. Tenho certeza de que não vai dar em nada, Ronaldinho não tem maldade, não quer machucar o adversário. Foi tentar disputar uma bola, não conseguiu e acharam que foi uma agressão. Ele ficou sabendo (da decisão do TJD) e está tranquilo. Não vai acontecer nada.
Com o cartão recebido no Fla-Flu, Ronaldinho está fora da partida contra o Cabofriense, no próximo domingo, pela quarta rodada da Taça Rio. Nesta quarta-feira, ele entra em campo com o Rubro-Negro pela segunda fase da Copa do Brasil. O adversário será o Fortaleza, no estádio Castelão, em Fortaleza, às 21h50m (de Brasília). Se vencer por dois gols de diferença, a equipe carioca elimina o jogo de volta.

Neymar: Colo Colo só precisará de um jogo para saber quem é Ganso

Treinador da equipe chilena, Américo Gallego, elogiou o atacante, mas admitiu que não conhece o camisa 10. 'É aquele que estava machucado?'

Por Adilson Barros Direto de Santiago, Chile
neymar  santos (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)Neymar foi elogiado pelo técnico chileno
(Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)
O técnico do Colo Colo-CHI, Américo Gallego, não conhece o meia santista Paulo Henrique Ganso. O jogador passou quase sete meses afastado por causa de lesão no joelho esquerdo e acabou ficando escondido. Apesar de ter brilhado com a camisa do Peixe no ano passado e de ter sido convocado para a Seleção Brasileira para o primeiro amistoso da era Mano Menezes, contra os Estados Unidos, em agosto do ano passado, o craque santista passou desapercebido para Gallego. No entanto, o atacante Neymar, companheiro e “irmãozinho” do camisa 10 afirma que esse desconhecimento vai durar pouco. Só um jogo - o desta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no estádio Monumental, em Santiago, pela Taça Libertadores.
- Amanhã, eles vão ver então quem é o Ganso - afirmou o atacante, entre risos, logo após o treino de reconhecimento do gramado do estádio do Colo Colo.
Gallego havia dito que conhecia muito bem Neymar e que havia pedido a seus zagueiros para não olhar para as pernas do santista, mas apenas a bola. Assim, teriam mais chances de não deixar o santista driblar. Já sobre Ganso...
- Não sei. Vi o Santos outro dia e ele não estava. É aquele que estava machucado e está voltando, não é? Com oito ou dez minutos de jogo eu já posso ver como eles se prepararam e, então, posiciono a minha equipe - afirmou, sem dar muita bola para o que se fala do maestro alvinegro.
Ganso voltou a disputar uma partida oficial no último sábado, contra o Botafogo-SP, pelo Paulistão, depois de 199 dias parado. Nem parecia. Entrou no intervalo, jogo 0 a 0, e, em nove minutos garantiu a vitória santista. Iniciou a jogada do primeiro gol, marcado por Elano, e fez o segundo.
 

Com lesão superada, Maurinho vive recomeço no Uberaba e sonha alto

Lateral foi campeão brasileiro por Santos e Cruzeiro. Recuperado de duas cirurgias no joelho, ele se diz satisfeito em Minas, mas mira retorno ao Peixe

Por Diego Ribeiro Direto de Uberaba, MG
Para quem quase teve de abandonar os gramados, estar em um clube de primeira divisão do estado de Minas Gerais como o Uberaba já é uma vitória para o lateral-direito Maurinho. Reconhecido por suas passagens em Santos e Cruzeiro, Maurinho teve sua carreira prejudicada por conta de graves e sucessivas lesões no joelho entre 2004 e 2006. Hoje, no interior mineiro, ele superou o momento difícil – garante não ter sofrido de depressão – e luta para retomar a velha forma que o tornou conhecido e até convocado para a Seleção Brasileira. Perto de casa, o lateral se sente mais forte. Ele é de Fernandópolis, cidade paulista na divisa com o Triângulo Mineiro.
Maurinho  Uberaba   (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Maurinho se diz feliz no Uberaba, perto de sua cidade natal (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)
Bastante tranquilo, Maurinho diz não guardar mágoas de ninguém. Nem do Cruzeiro, que o dispensou no início de 2009, nem do São Paulo, onde se tratou, mas foi pouco utilizado. Em compensação, as boas lembranças estão mais na Vila Belmiro. Em contato frequente com Elano, Maurinho já sonha até com um retorno à Baixada Santista.
Em conversa com o GLOBOESPORTE.COM, ele adiantou que quer primeiro mostrar contra o Palmeiras, nesta quarta-feira, no Uberabão, que ainda tem condições de jogar em um clube de alto nível. Depois, sim, sonhar alto. Para quem superou cinco lesões graves no joelho em dois anos, nada parece impossível.
GLOBOESPORTE.COM: Depois de passagens por clubes grandes, como você encara esse momento no Uberaba?
É um recomeço. Vim aqui para o Uberaba, mas acho que, a partir do momento em que você está determinado, tem condições de voltar para uma equipe grande. Estive em várias dessas equipes. Jogar futebol ninguém esquece, então vou procurar ficar bem fisicamente para que no segundo semestre a gente possa almejar um clube melhor.
Você cogitou a ideia de parar de jogar, mesmo depois de recuperado das cirurgias?
Depois que eu saí do Cruzeiro (início de 2009) fiquei seis meses parado. Aí, recebi uma proposta do Pelotas, joguei lá um ano, e depois recebi o convite do Uberaba. Já estava pensando em parar sim, tinha isso na minha cabeça. Mas aí pintou essa coisa do Pelotas por meio de um conhecido meu. Fui pra lá, tudo correu bem e eu vi que ainda dava para continuar jogando.
Maurinho (Foto: Divulgação)Maurinho teve passagem de muitos títulos pelo
Cruzeiro: 2003 foi o melhor ano (Foto: Divulgação)
Pensou muito quando veio essa proposta ou aceitou logo de cara?
Pensei muito sim, conversei com a família, foi uma decisão difícil. Eles perguntaram se era isso mesmo que eu queria e eu disse que sim, então fui para o Pelotas. Foi um período bom, porque pude recuperar meu futebol e ainda fomos vice-campeões do segundo turno do Campeonato Gaúcho (em 2010, derrotado pelo Internacional). Ali eu vi que dava para seguir no futebol.
E essa sequência de lesões no joelho, como afetou sua vida?
Ao todo foram cinco lesões, entre 2004 e 2006, sempre no joelho direito. A primeira foi em 2004 no Cruzeiro, depois fui machucando outras vezes, e em 2006, no São Paulo, fiquei sabendo que eu estava com os ligamentos rompidos e teria de fazer uma cirurgia mais complicada. Talvez eu não pudesse voltar a jogar. Mas ainda bem que o São Paulo descobriu, operei, fiz o tratamento no Reffis e consegui me recuperar. Tenho de agradecer muito a eles.
O que você fez para se distrair e superar esse tempo todo parado?
Procurei esquecer um pouco o futebol. Como o tratamento era longo, mais de um ano, você tem de esquecer um pouco. No São Paulo não acompanhei tanto os jogos, mesmo fazendo parte dos elencos campeões brasileiros (em 2006 e 2007). Fiquei muito com a família, em casa, e foi aí que peguei força para superar. Ficar um ano parado não é para qualquer um, tive de me apegar a alguma coisa para manter o foco na recuperação.
Maurinho  Uberaba joelho (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)O joelho direito de Maurinho já sofreu com cinco
lesões (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)
Hoje você ainda tem algum cuidado especial com o joelho? Entra em qualquer dividida?
Nenhum cuidado especial, estou 100%. E já passou o medo que eu tinha de me machucar de novo, entro em qualquer dividida sem problemas. De 2006 para cá não tive mais nenhuma lesão, apenas um ou outro problema muscular, mas que é normal em jogador de futebol. Tenho 32 anos e muita lenha para queimar ainda. Procuro me cuidar ao máximo para continuar jogando enquanto puder.
Tem alguma mágoa do Cruzeiro, que acabou te dispensando?
Nenhuma, só fiz grandes amigos lá e conquistei títulos. De lá que eu fui para a Seleção, não tenho coisas ruins a dizer. O Cruzeiro é um dos clubes onde mais me senti bem (Maurinho foi dispensado no início de 2009),
Que lembranças você guarda dos tempos de títulos com Santos e Cruzeiro?
Foram dois anos maravilhosos, 2002 e 2003. Participei de duas das melhores equipes do Brasil na época, se não eram as melhores mesmo. Muito bom estar ao lado de grandes jogadores, que facilitavam o nosso trabalho. E no meio de tudo isso ainda teve a passagem pela Seleção, para coroar o momento iluminado (Maurinho disputou a Copa das Confederações de 2003, na França. O Brasil foi eliminado na primeira fase da competição).
Ainda tem contato com alguém dessa época, tanto de Santos quanto de Cruzeiro?
Tenho bastante contato com o Elano, ainda mais agora que ele está de volta ao Brasil. Sempre converso com ele, por telefone ou rádio, e mantenho um contato legal. Também falava bastante com o Alberto, atacante, mas nesse ano ainda não conversamos. Com o Elano é direto, falei com ele antes do carnaval, mas é mais conversa de amigo. Eu pergunto como está lá no Santos, ele pergunta se estou bem por aqui...
E se no meio dessas conversas pintar uma chance de voltar para a Vila Belmiro?
Ah, isso depende muito do trabalho. Tenho primeiro de trabalhar muito aqui. Se abrir uma porta em outro lugar, vamos seguir. O Elano é meu amigo, mas isso não influencia não. Eu tenho primeiro de jogar bem para voltar a sonhar com um clube grande.
Como você pode ajudar o Uberaba a surpreender o Palmeiras?
Além do jogo dentro de campo, procuro ajudar no cotidiano com uma conversa, uma orientação. O pessoal sempre me procura, pergunta alguma coisa. Eu passo muito da minha experiência, mas também aprendo com os mais novos. Contra o Palmeiras teremos dificuldades, claro, eles têm jogadores como Valdivia e Kleber que decidem jogos. Apesar do momento conturbado, temos time para fazer um bom resultado e garantir o jogo de volta em São Paulo.
No Uberaba você já se sente em casa, não é?
Sim, até porque estou do lado de casa. Sou de Fernandópolis, na divisa com Minas Gerais. É perto de Uberaba. Então sou mais mineiro do que paulista. Por isso esse meu jeito tranquilo, calmo. Sempre fui assim, nos bons e maus momentos. Dessa tranquilidade eu não abro mão.
Maurinho  Uberaba (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Maurinho mostra as chuteiras amarelas que usa nas partidas (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)