quarta-feira, 16 de março de 2011

Sistema de Draft busca garantir o
equilíbrio no Mundialito de Clubes

No processo de escolha dos atletas, equipes fizeram um revezamento para 'contratar seus reforços' para a competição

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Amarelle Barcelona (Foto: Divulgação)Amarelle foi pego pelo Barcelona na escolha do
Draft (Foto: Divulgação)
O Mundialito é de futebol de areia, só que à primeira vista mais parece NBA. É que o processo de escolha dos atletas pelos times foi feito no sistema de Draft, algo parecido com o que acontece na liga americana de basquete. Para garantir o equilíbrio da competição, a organização fez uma divisão dos jogadores, e as equipes tiveram que fazer um revezamento para "contratar seus reforços" para o torneio.
O Draft ainda exigiu que os clubes optassem por atletas de diferentes nacionalidades. A divisão, então, ficou a seguinte: cada equipe poderia, primeiramente, escolher três jogadores do seu país previamente; em seguida, teria necessariamente que pegar três do seu continente (sendo que no máximo dois do mesmo país); além de um da Europa ou da América do Sul; outro da Ásia, África, América Norte, Caribe ou Oceania; e também um quarto jogador do seu país.
Confira como ficou a divisão realizada no final de fevereiro
A obrigatoriedade de escolher atletas de outros continentes, no entanto, tem uma flexibilidade. Isso porque o atacante vascaíno Bernardo, que possui dupla nacionalidade, é brasileiro, mas foi escolhido pelos cariocas como um jogador europeu. Inclusive, o técnico da equipe cruzmaltina, Gilberto da Costa, acredita que o sistema de Draft só tem a contribuir para o Mundialito.
- O Draft equilibrou o campeonato e poderia até dizer que todos que estão na competição têm chances de chegar entre os três primeiros.
Na escolha do Draft, o Santos ainda não havia confirmado presença no Mundialito e, com isso, ficou de fora do sorteio, ficando com os jogadores que restaram. Comandado pelo técnico Guga, o Peixe está no Grupo A, ao lado de Corinthians, Seattle, Sporting e Lokomotiv Moscou, este último, inclusive, será o primeiro rival do alvinegro praiano na disputa. Já a outra chave contará com Flamengo, Vasco, Milan, Barcelona e Boca Juniors.
Competição organizada pela Fifa, a primeira edição do Mundialito de Clubes de Futebol de Areia será disputada entre os dias 19 e 26 de março na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário