quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Nem aí! Lyoto Machida se prepara para pesagem com macarrão e picolé

Empresário publica foto do lutador 'cortando peso' para luta no UFC 157

Por SporTV.com Los Angeles
10 comentários
Não é novidade que o brasileiro Lyoto Machida quase não perde peso para lutar na categoria peso-meio-pesado (até 93kg) do MMA. Ao contrário da maioria dos lutadores, que cortam até 20kg para baterem os limites de suas divisões nas pesagens antes de seus combates, o baiano radicado no Pará anda normalmente com 93kg e raramente precisa sofrer para subir à balança às vésperas de suas lutas.
Nesta quinta-feira, Lyoto tirou até onda: em foto publicada no Facebook por seu agente, Jorge "Joinha" Guimarães, o ex-campeão do UFC aparece comendo macarrão em casa, um dia antes da pesagem do UFC 157, evento no qual enfrenta Dan Henderson. Não satisfeito, o carateca ainda posou com um picolé numa das mãos.
Lyoto Machida e sua "dieta" para o UFC 157 (Foto: Reprodução/Facebook)Lyoto Machida e sua "dieta" para o UFC 157 (Foto: Reprodução/Facebook)
- Lyoto Machida cortando peso - brincou Joinha em seu post.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Lyoto e Henderson sobem à balança na pesagem oficial do UFC 157 nesta sexta-feira, e o SPORTV.COM transmite com vídeo ao vivo, a partir de 21h (horário de Brasília). No sábado, o site acompanha o evento em Tempo Real a partir de 20h30m. O canal Combate transmite o torneio na íntegra, ao vivo. Confira o card completo:
UFC 157
23 de fevereiro de 2013, em Anaheim (EUA)
CARD PRINCIPAL
Ronda Rousey x Liz Carmouche
Dan Henderson x Lyoto Machida
Urijah Faber x Ivan Menjivar
Court McGee x Josh Neer
Josh Koscheck x Robbie Lawler
CARD PRELIMINAR
Brendan Shaub x Lavar Johnson
Michael Chiesa x Anton Kuivanen
Dennis Bermudez x Matt Grice
Sam Stout x Caros Fodor
Kenny Robertson x Brock Jardine
Neil Magny x Jon Manley
Nah-Shon Burrell x Yuri Villefort

Hulk marca, e Zenit se classifica, apesar de derrota para o Liverpool

Luis Suárez faz dois gols de falta, mas vitória por 3 a 1 não é suficiente
para os Reds tirarem a vaga da equipe russa nas oitavas da Liga Europa

Por GLOBOESPORTE.COM Liverpool, Inglaterra
37 comentários
Se Luis Suárez foi um dos vilões do Liverpool no jogo de ida contra o Zenit, quando desperdiçou boas chances, nesta quinta-feira a culpa não foi da pontaria do uruguaio. Ele fez dois gols de falta, os Reds derrotaram os russos, mas o placar de 3 a 1 foi insuficiente para garantir a classificação dos ingleses para as oitavas de final da Liga Europa. O brasileiro Hulk balançou a rede e assegurou a vaga para seu time.
No primeiro duelo, o Zenit, também com um gol do atacante brasileiro, venceu por 2 a 0. Por isso, o Liverpool precisava de um triunfo por três de diferença para avançar. Na próxima fase, os russos vão encarar o Basel, que eliminou o Dnipro, da Ucrânia.
Hulk comemora gol do Zenit (Foto: EFE)Hulk festeja: gol do brasileiro foi decisivo para a classificação do Zenit (Foto: EFE)
A tarefa do Zenit ficou facilitada logo no início da partida. Aos 19 minutos, o veterano zagueiro Carragher recuou mal a bola e a entregou de presente para Hulk. O brasileiro arrancou livre e tocou na saída de Reina, abrindo o placar.
Apesar de se encontrar em situação ainda mais complicada, o Liverpool foi valente e buscou a reação. Aos 27 minutos, Suárez, de falta, empatou o jogo. No fim da primeira etapa, aos 42, veio a virada. José Enrique fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Joe Allen, que precisou finalizar duas vezes para balançar as redes.
Com os torcedores empolgados, o Liverpool voltou pressionando para o segundo tempo. Inspirado, Suárez aumentou ainda mais as esperanças dos ingleses aos 13 minutos. Em nova cobrança de falta, acertou com categoria no canto esquerdo do goleiro Malafeev.
 Luis Suarez  na derrota do Liverpool (Foto: Reuters)Suárez lamenta: apesar de seus dois gols, o Liverpool foi eliminado (Foto: Reuters)
Faltava apenas mais um gol para a classificação. Mas, apesar do momento favorável na partida, o Liverpool não conseguiu aproveitar. Foi ficando nervoso na construção das jogadas e facilitou o trabalho da defesa do Zenit, que se fechou na marcação. Aos 29, Shelvey ainda teve uma boa chance, mas, dentro da área, chutou para fora. A vaga ficou com os russos mesmo.
Anzhi garante vaga
Outro time russo que avançou de fase na Liga Europa foi o Anzhi. Jogando na Alemanha, a equipe empatou com o Hannover por 1 a 1 e assegurou a classificação, já que venceu por 3 a 1 no jogo de ida, em casa. Os brasileiros Willian, Jucilei, Ewerton e João Carlos estiveram em campo.
O próximo adversário do Anzhi será o Newcastle, que eliminou o Metalist, da Ucrânia. Os jogos estão marcados para os dias 7 e 14 de março, e o time russo terá a vantagem de decidir em casa.
Entretanto, para chegar à classificação, o Anzhi passou por sufoco. O Hannover abriu o placar aos 25 minutos do segundo tempo, com Sérgio Pinto, e passou a precisar de apenas mais um gol para eliminar os russos. Os visitantes só respiraram aliviados quando Lacina Traoré empatou, nos acréscimos, aos 53, o que sacramentou o avanço do time.
Willians na partida do Anzhi contra o Hanover (Foto: Reuters)Willian foi titular contra o Hannover (Foto: Reuters)

21/02/2013 15h37 - Atualizado em 21/02/2013 19h22

'Novo Neymar' assina contrato com o Atlético-PR e aguarda a regularização

Revelado nas categorias de base do Santos, Jean Chera, de apenas
17 anos, tem passagens também por Genoa, da Itália, e Flamengo

Por Fernando Freire Curitiba
135 comentários
Aprovado nos exames médicos, Jean Chera assinou contrato com o Atlético-PR e agora aguarda a sua regularização para estrear com a camisa rubro-negra. O clube ainda não divulgou os detalhes do vínculo com o meia-atacante de 17 anos, revelado nas categorias de base do Santos, onde ganhou status de "novo Neymar". Com passagens também por Genoa, da Itália, e Flamengo, ele ainda tenta se firmar.
Depois de ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Jean Chera poderá disputar o Campeonato Paranaense, juntando-se ao time formado apenas por jovens jogadores, ou ir direto para o grupo principal, que realiza pré-temporada no CT do Caju.
Jean Chera, meia-atacante com passagem por Santos e Flamengo (Foto: Site Oficial do Santos/Divulgação)Jean Chera: apelidado de 'novo Neymar' no início da carreira (Foto: Site Oficial do Santos/Divulgação)
O meia-atacante deixou o Peixe no começo de 2011, depois de não chegar a um acordo para a renovação do contrato, e seguiu para o Genoa. Não conseguiu se adaptar ao futebol italiano, de onde saiu para o Flamengo no fim do mesmo ano. Assinou por três anos com o Rubro-Negro carioca, mas teve seu contrato rescindido em dezembro passado. Seu empresário e o clube chegaram a um acordo depois que Jean Chera não rendeu o esperado na equipe de juniores. Desde então, estava sem clube.
A promessa é o 12° reforço do Atlético-PR para 2013. Antes dele, o Furacão já tinha contratado Arílton, Léo, Diego Ivo, Myller Alves, Elivélton, Manteiga, Everton, Fran Mérida, Maranhão, Ciro e Lucas Dantas. A lista pode aumentar com as contratações do lateral-direito Jonas, que realiza exames no CT do Caju; do meia-atacante Nikão, ainda aguardando a liberação do Atlético-MG; e do atacante Crislan, que passa por um período de testes no clube.

Santos desiste de efeito suspensivo e vai levar clássico para o Morumbi

Diante do Corinthians, Peixe não poderá usar a Vila Belmiro pelas moedas atiradas em Ganso. Federação Paulista confirma estádio são-paulino

Por Lincoln Chaves Santos, SP
123 comentários
estádio Vila Belmiro jogo Santos (Foto: Marcelo Hazan)Vila Belmiro não será palco do clássico contra o
Corinthians, no próximo dia 3 (Foto: Marcelo Hazan)
O Santos abriu mão de recorrer da perda do mando de campo para o clássico diante do Corinthians, por conta das moedas atiradas em Paulo Henrique Ganso. Assim, vai mandar o confronto contra o Timão, pela 10º rodada do Campeonato Paulista, no próximo dia 3, às 16h, no Morumbi, já que a punição prevê que o clube atue a 70 km de distância da Baixada. A Federação Paulista de Futebol confirmou a alteração.

Segundo o vice-presidente santista, Odílio Rodrigues, a opção por não entrar com efeito suspensivo no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) da Federação Paulista de Futebol (FPF) se deu para que o clube não fosse prejudicado em fases mais avançadas do Estadual, quando o recurso seria julgado outra vez.

– Se você entra com efeito suspensivo agora, pode até readquirir o mando, mas corre o risco de perder o mando de campo em fases mais decisivas da competição - explicou.

Segundo Odílio, o Morumbi, por ser amplo, atende bem aos torcedores.

Presidente do Timão cogita prestar auxílio à família de torcedor morto

Dirigente nega relação do Corinthians com organizadas e se irrita
com perguntas sobre se diretoria cede ingressos para torcedores

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo
222 comentários
sorteio libertadores Mario Gobbi, presidente do Corinthians (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)Mário Gobbi promete ajudar torcida de rapaz morto
(Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)
O presidente do Corinthians, Mário Gobbi, cogita prestar auxílio financeiro à família de Kevin Espada, de 14 anos, torcedor do San José morto na última quarta-feira, durante duelo entre Corinthians e o clube boliviano, pela Taça Libertadores. Em entrevista coletiva concedida no CT Joaquim Grava, o dirigente voltou a lamentar a tragédia e garantiu que o clube não vai se omitir.
Gobbi lembrou do caso da torcedora Amanda Ferraz, que, aos 21 anos, morreu atropelada pelo ônibus do Corinthians durante uma das comemorações do centenário do clube.

- Sempre ajudamos, só não ficamos divulgando. Queremos fazer isso (ajudar a família de Kevin) no momento adequado - disse o presidente.
Gobbi atendeu aos jornalistas depois de ir a uma missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré, bairro da zona oeste de São Paulo.
- Jamais pensei em vir aqui para falar de tragédia. O Corinthians está extremamente sensibilizado - declarou o mandatário, lembrando que o clube decretou sete dias de luto e ainda prestará homenagens ao jovem nas duas próximas partidas.
Se os familiares de Kevin Espada podem receber ajuda do Corinthians, os 12 torcedores que estão presos em Oruro estão sob os cuidados da embaixada brasileira. Mário Gobbi mostrou-se bastante irritado durante a coletiva quando questionado sobre a relação do clube com as organizadas. Em alguns momentos, ele negou qualquer tipo de auxílio financeiro; em outros, disse ser "normal" ceder ingresso às torcidas.
- O Corinthians não participa de financiamento de viagens. Quem quer ver o jogo do Corinthians tem de pagar ingresso - falou Gobbi, para depois completar. - Temos uma relação com a torcida igual a de todos os outros clubes, de respeito e diálogo. Os órgãos que cuidam do futebol no país acharam por bem separar a área de organizadas nos estádios, e há ingressos reservados para esses setores. Quando eu cheguei aqui, em 2008, como diretor de futebol, já era assim.
Independentemente da relação do Corinthians com a torcida, o clube pode ser punido pelo ocorrido, podendo até ser excluído desta edição de Taça Libertadores. O presidente Mário Gobbi, entretanto, já afirmou não crer em qualquer punição por entender que se trata de uma fatalidade.
*Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de José Gonzalez

Fator visitante pode ser atenuante em julgamento do Timão na Conmebol

San José poderá dividir responsabilidade com o Corinthians pela morte do torcedor boliviano depois de permitir a entrada de sinalizadores no estádio

Por Thiago de Lima Rio de Janeiro
431 comentários
O Código Disciplinar da Conmebol, que entrou em vigor neste ano, responsabiliza os clubes de futebol pelo comportamento de suas torcidas nos estádios. Por isso, o Corinthians sabe que corre riscos de graves punições quando for julgado pelo Tribunal de Disciplina da entidade pela morte de Kevin Douglas Beltran Espada, torcedor do San José de 14 anos que foi atingido no olho por um sinalizador, na noite de quarta-feira, supostamente disparado pelos alvinegros no estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, na Bolívia (veja no vídeo acima). Porém, a culpa pode não cair toda sobre os brasileiros. O GLOBOESPORTE.COM apurou que o clube boliviano pode dividir a responsabilidade do acidente por permitir a entrada de sinalizadores, proibidos pelo código sul-americano, no local da partida.
O presidente do San José, Freddy Fernández, viu falha da polícia de Oruro na questão da segurança do público. Segundo o dirigente, as revistas foram feitas só nos jornalistas e torcedores bolivianos. O clube informou que vai apresentar sua defesa à Conmebol com base na investigação policial para que a entidade sul-americana tome suas decisões.
No código disciplinar, o artigo 18 traz uma relação de possíveis punições para os clubes em situações de "comportamentos inadequados da torcida", como advertências, repreensões, multas de R$ 200 a R$ 200 mil, anulação ou repetição do jogo, perda de pontos, atuar com portões fechados, proibição de jogar em um estádio ou um país, exclusão da competição (presente ou de futuras edições) e perda de licença. Apesar da gravidade do caso, o risco de exclusão do torneio, entretanto, é improvável para as duas equipes.
Diferente do Brasil, identificação de infrator não livra clube de culpa
No Brasil, quando há problemas envolvendo torcidas no estádio, na maioria das vezes em casos de objetos arremessados no campo, o clube pode escapar de punição se o infrator for identificado e punido, segundo determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Mas na Conmebol não há orientação para esse tipo de situação no código disciplinar. Mesmo que encontrem o autor do disparo do sinalizador que matou o jovem boliviano, Corinthians e San José ainda serão punidos. Porém, a identificação do culpado pode amenizar a futura punição no julgamento.
Em Oruro, 12 torcedores do Corinthians estão detidos em uma cela na "Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen" (Força Especial de Luta Contra o Crime) como suspeitos. Todos se dizem inocentes no caso. A polícia informou que apreendeu nove sinalizadores de navio no meio da torcida alvinegra no estádio, logo após a tragédia.
Presidente do Tribunal de Disciplina, o brasileiro Caio Rocha - que também é vice-presidente do STJD - não poderá participar desse julgamento, pois o código veta a participação de advogados dos países dos clubes envolvidos. Com isso, o uruguaio Adrián Leiza assumirá novamente a presidência do tribunal, assim como aconteceu no caso da avalanche da torcida do Grêmio, no duelo contra a LDU na pré-Libertadores, e como fará em relação ao caso da final da Copa Sul-Americana do ano passado, entre São Paulo e Tigre, da argentina.
torcedores corinthians presos (Foto: Ricardo Taves)Os 12 corintianos que estão detidos em Oruro como suspeitos pela morte do torcedor (Foto: Ricardo Taves)

Presos na Bolívia se dizem inocentes: 'Não foi nenhum daqui'

Repórter e blogueiro do GLOBOESPORTE.COM conversam com detidos em Oruro. Eles garantem que não sabem quem atirou sinalizador

Por Diego Ribeiro* Oruro, Bolívia
5616 comentários
Os 12 torcedores do Corinthians presos (clique aqui e veja os nomes deles) após a morte de um garoto de 14 anos na partida entre San José e Timão, em Oruro, estavam dividindo uma cela de 12 metros quadrados e apenas um banheiro nos fundos da "Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen" (Força Especial de Luta Contra o Crime), no centro da cidade boliviana. À noite, eles foram indiciados por homicídio e transferidos para um centro de detenção provisória, onde irão aguardar o julgamento.
Pela manhã, após autorização da fiscal investigativa Abigail Saba, a reportagem do GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao local onde o grupo estava detido e conversou com os corintianos.
Foram dois contatos. No primeiro, eles não quiseram tirar fotos e nem se identificar. Em seguida, na presença do blogueiro do Timão do GLOBOESPORTE.COM, Ricardo Taves, eles se soltaram e aceitaram, inclusive, ser filmados. Tadeu Macedo Andrade, de 30 anos, foi o porta-voz do grupo. Ele reiterou que nenhum dos detidos atirou o sinalizador. No entanto, não soube identificar quem teria sido o autor do disparo que matou o garoto.
- Estamos aqui de bodes expiatórios. Não foi nenhum daqui. Todo mundo sabe, a justiça, a polícia, que não foi a gente (quem atirou o sinalizador). Não sei afirmar quem foi - disse.
Tadeu explicou que o grupo está sem alimento e água. Além disso, reclama que não puderam tomar banho e que estão se alimentando graças a apoio de amigos.
- Falta chuveiro, água, mas estamos bem. Conseguimos um advogado aqui. Falar para nossas famílias que, cedo ou tarde, vamos sair daqui, porque somos inocentes
Um a um, os corintianos estão prestando depoimentos a respeito da morte do garoto Kevin Douglas Espada, de 14 anos, atingido por uma cápsula que, de acordo com a polícia boliviana, partiu de um sinalizador aceso pela torcida visitante em Oruro.
torcedores corinthians presos (Foto: Ricardo Taves)Torcedores do Timão presos alegam inocência (Foto: Ricardo Taves)
- Chegamos ao estádio cerca de meia hora antes do jogo, fizemos nossa festa e estávamos na batucada (com a bateria). Foi um acidente, logo depois do gol do Corinthians. Levantamos o bandeirão e aquilo disparou – relatou.
- Fomos escolhidos aleatoriamente pela polícia – completou outro preso.
O grupo está apreensivo com possíveis retaliações de torcedores bolivianos. Durante a manhã, porém, o clima foi de tranquilidade – na medida do possível – na sede da delegacia.
* Colaborou Ricardo Taves, blogueiro do Corinthians
info local tragédia corinthians 2 (Foto: arte esporte)Infográfico mostra detalhes de como aconteceu a tragédia no estádio Jesús Bermúdez (Foto: arte esporte)

Após autópsia, polícia boliviana indicia 12 corintianos por homicídio

Segundo perícia, sinalizadores apreendidos com torcedores detidos coincidem com cápsula encontrada em Kevin. Corintianos seguirão presos

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia
1524 comentários
 A autópsia feita no corpo do torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada apontou que a morte foi causada pela "explosão de um artefato que não é vendido na Bolivia", informou a polícia local, na noite desta quinta-feira.
De acordo com a perícia, sinalizadores apreendidos com dois dos 12 torcedores corintianos detidos na delegacia de Oruro coincidem com a cápsula encontrada no menino, que tinha 14 anos – o disparo perfurou o olho direito e entrou no crânio do garoto. Clique aqui e veja como funciona o sinalizador.
Com o laudo da perícia em mãos, Abigail Saba, fiscal de investigação (equivalente à delegada no Brasil), confirmou que os 12 corintianos serão indiciados por homicídio. Na Bolívia, crime de homicídio pode resultar em pena de 5 a 20 anos de cadeia, e o fato de o garoto ser menor de idade não configura agravante. Clique aqui e veja a identidade dos 12 presos.
Logo após o indiciamento, os corintianos foram transportados de camburão da delegacia de Oruro para um centro de detenção provisória. O Itamaraty já enviou agentes até o local para se certificar de que "não haverá abusos" da polícia local. Antes de serem indiciados, os torcedores chegaram a falar com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM - e até toparam gravar um vídeo, com a versão deles.
Corintianos presos na Bolívia (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Corintianos são transportados para centro de detenção provisória (Foto: Diego Ribeiro)
Dos 12 detidos, dois foram presos com sinalizadores e estão na condição de autoria, enquanto os outros dez responderão como cúmplices. Todos serão encaminhados ao Ministério Público e terão medidas cautelares julgadas, para saber se respondem em liberdade ou se terão a prisão preventiva decretada. A audiência que vai julgar as cautelares não têm data para acontecer, pois depende da agenda do MP. Todos continuarão presos até que sejam julgados.
O advogado do grupo de torcedores, o boliviano Jaime Luiz Flores, chegou à sede da "Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen" ("Força Especial de Luta Contra o Crime") na tarde desta quinta-feira. Ele confirmou que dois dos presos portavam sinalizadores idênticos ao que acertou Kevin Douglas Beltrán Espada, o jovem fã do San José. Um desses torcedores, Cleuter Barreto Barros, portava artefatos do mesmo lote do sinalizador que matou o boliviano.
- Na nossa perspectiva, entendemos que não houve participação de dez dos que estão apreendidos no momento, e estes deveriam ter liberdade imediata. Os outros dois foram presos com sinalizadores, então talvez tenham de esperar um pouco mais. Um deles, Cleuter Barreto Barros, foi detido com um sinalizador do mesmo lote daquele que atingiu a pessoa morta - informou o advogado do grupo.
corpo de  Kevin Beltrán morto na partida do Corinthians na Libertadores (Foto: AP)Corpo de Kevin Beltrán é transportado (Foto: AP)
O corpo de Kevin já foi liberado para ser velado e enterrado em Cochabamba, sua cidade natal, a 210 quilômetros de Oruro. A data ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que o enterro ocorra nesta sexta-feira.
info sinalizador 4 (Foto: arte esporte)

Corinthians é punido pela Conmebol e terá de jogar com portões fechados

Entidade deu ao Timão prazo de três dias para apresentar defesa

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
237 comentários
torcida do Corinthians no jogo com o San José na Bolívia (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Conmebol pune Corinthians por confusão em Oruro
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
A Conmebol se pronunciou no fim da noite desta quinta-feira sobre os incidentes envolvendo torcedores do Corinthians na partida contra o San José, em Oruro, que acabaram com a morte de um torcedor de 14 anos.
Nestor Benitez, porta-voz da entidade, afirmou que o Timão terá de disputar suas partidas como mandante no torneio com portões fechados. Segundo a entidade, a punição será mantida até que a polícia boliviana esclareça os fatos que provocaram a confusão no estádio Jesús Bermudez.
- Os jogos em casa serão em portas fechadas. Quando forem visitantes, o time local será proibido de vender bilhetes para os torcedores do Corinthians. Os dirigentes têm três dias para apresentar sua defesa - disse Nestor Benitez, em entrevista à AFP.
A Conmebol emitiu comunicado oficial confirmando a punição. Baseado na súmula apresentada pelo árbitro equatoriano Carlos Vera, a entidade máxima do futebol sul-americano tomou decisão preventiva. O Corinthians poderá apresentar defesa e recorrer da decisão.
Além de não contar com o apoio da sua torcida na trajetória rumo ao segundo título da Libertadores, o Timão deve sofrer também fora de campo caso a punição seja mantida. O clube já comercializou antecipadamente mais de 83 mil ingressos para as paritdas da primeira fase do torneio continental.
No Grupo 5, o Corinthians terá pela frente em São Paulo o Millonarios da Colômbia, no dia 27 de fevereiro, o Tijuana do México, no dia 13 de março, e o próprio San José da Bolívia, no dia 10 de abril.

Náutico passa susto, mas vence Belo Jardim e fica com título do 1º turno

Timbu bate Calango por 3 a 2 na noite desta 4ª feira, no Agreste; equipe alvirrubra sai na frente com três gols, mas vê rival encostar no 2º tempo

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Jardim, PE
O Náutico cumpriu com êxito a primeira meta do ano e levou o título de campeão do primeiro turno do Campeonato Pernambucano 2013. Na noite desta quarta-feira, no estádio Mendonção, o Timbu venceu o Belo Jardim por 3 a 2 e terminou a fase inicial do estadual na primeira colocação. A equipe ficou com 19 pontos, mesma pontuação do Central, e levou a melhor no saldo de gols.

O primeiro gol do Náutico foi marcado por Kieza, que atuou como capitão da equipe no lugar de Martinez. O atacante pode ter feito sua última partida pelo Timbu uma vez que está em negociação com um clube da China. Ele espera uma proposta do time alvirrubro  para saber se continua no Recife, mas as negociações não estão favoráveis aos pernambucanos.

A noite ainda teve gols do volante Marcos Paulo, estreante da noite, e do atacante Rogério. Esse foi o primeiro jogo do atleta depois que voltou ao Náutico após abandonar o clube no carnaval. O Belo Jardim descontou com Douglas e com Fernandinho. O público da partida foi de 6.008 torcedores para uma renda de R$ 35.643,50.
Antes da bola rolar, os clubes tomaram conhecimento de uma decisão da Justiça, que na noite desta quarta proibiu as torcidas organizadas do Náutico, Sport e Santa Cruz frequentarem os estádios em Pernambuco ou se reunirem no entorno dos palcos dos jogos.

A decisão da Justiça foi tomada após os incidentes em frente ao estádio dos Aflitos no último sábado, quando um torcedor do Náutico  foi baleado. Na noite desta quarta, em Belo Jardim os jogadores alvirrubros entraram com uma faixa no gramado do estádio Mendonção em homenagem a Lucas Lyra, 19 anos, que segue internado em estado grave no Hospital da Restauração, no centro do Recife.
Belo Jardim e Náutico voltam a campo no fim de semana pelo segundo turno do Campeonato Pernambucano.  O Timbu jogará em casa, nos Aflitos, às 16h do domingo. O Calango vai a Caruaru no mesmo dia e horário encarar o Central no estádio Lacerdão.
Belo Jardim x Náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Náutico venceu e levou título de campeão do primeiro turno (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Náutico coloca mão na taça no primeiro tempo

Com o apoio da torcida e precisando da vitória para ser campeão do primeiro turno e garantir uma vaga na Copa do Brasil e na Série D, o Belo Jardim começou o jogo 'assanhado'. O primeiro lance de perigo do Calango surgiu aos quatro minutos, mas André Recife mandou de cabeça para fora.

O Náutico sentiu dificuldades com o gramado do estádio Mendonção e demorou a se achar em campo. Mas bastou uma chance para o Timbu abrir o placar. O meia Vinícius Pacheco achou Kieza e o atacante chutou por baixo do goleiro Romero, marcando o primeiro gol da partida.
Belo Jardim x Náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Adeus? Kieza marcou gol em jogo que pode ter sido
o último pelo Náutico (Foto: Aldo Carneiro/PE Press)
Depois de sofrer o gol, parecia que Belo Jardim iria conseguir empatar logo. Aos 17 minutos, Muller driblou o zagueiro Alison, em uma bela jogada na área alvirrubra, e só não fez o gol porque o goleiro Felipe apareceu bem. Um minuto depois foi a vez de Xinho quase acertar o ângulo do camisa 1 do Timbu.

Aos 20 minutos, o jogo foi paralisado devido a uma confusão entre o zagueiro Eduardo Eré e o atacante Kieza. Quando a bola voltou a rolar, aos 21 minutos, Marcos Paulo, estreante da noite, mandou de cabeça e ampliou para o Náutico. A partir daí, o Timbu começou a tomar conta do jogo sem dar muitas chances ao Belo Jardim.

Sem muitos espaços no campo, o Belo Jardim passou a arriscar chutes de longa distância ou tentou aproveitar as cobranças de falta. As tentativas foram em vão e os donos da casa foram para os vestiários em desvantagem.

Segundo tempo com dois golaços

No segundo tempo, o Belo Jardim continuou com o mesmo ímpeto do começo da primeira etapa. O Calango pressionou o Náutico desde os minutos iniciais e aos cinco minutos deu um susto grande nos rivais. Muller invadiu a área e chutou à queima-roupa para uma excelente defesa de Felipe. No rebote, a bola ficou com Yannick e com o gol livre ele acertou a trave.

Depois desse lance, Kieza e o zagueiro Eduardo Eré voltaram a bater boca e o clima quase pegou fogo com a presença de outros jogadores do Náutico e do Belo Jardim. Os ânimos só se acalmaram quando o juiz Sebastião Rufino Filho entrou na jogada e deu cartão amarelo para o defensor do Calango.

Assim como no primeiro tempo, o Náutico balançou as redes quando parecia que o Belo Jardim ia tomar conta da partida. Aos 17 minutos, o atacante Rogério chutou de longe, encobriu o goleiro do Calango e acertou o ângulo. Esse foi o primeiro jogo do atleta depois que ele voltou ao Timbu após abandonar o clube no carnaval.

O primeiro gol do Belo Jardim saiu aos 23 minutos, com Douglas. Animados pelo resultado do Central, que perdia do Ypiranga, os jogadores do alviverdes foram para cima tentar a virada que daria ao time o título de campeão. Aos 28 minutos, foi a vez de Fernandinho brindar os torcedor presentes ao Mendonão com outro belo gol ao acertar o ângulo esquerdo do goleiro Felipe.

A partir daí, o Belo Jardim tentou de todas as formas chegar ao empate e tentar uma virada. Mas, mesmo com os quatro minutos de acréscimo, o Calango viu o Náutico sair de campo vitorioso do estádio Mendonção.
Belo Jardim x Náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Belo Jardim deu susto no Náutico no segundo tempo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Em Dubai, Wozniacki tieta Maradona e publica foto com 'lenda do futebol'

Tenista dinamarquesa encontra ex-jogador de futebol em folga nos Emirados

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai
Caroline Wozniacki vem fazendo bonito no WTA de Dubai. Com duas vitórias tranquilas nas primeiras rodadas, sobre Lucie Safarova e Jie Zheng, a dinamarquesa passou esta quarta-feira se preparando para o confronto contra a francesa Marion Bartoli, nas quartas de final. Mas, no intervalo, aproveitou alguns minutos de folga para tietar um ídolo: Diego Maradona, que vive nos Emirados Árabes.
A tenista conversou e tirou uma foto com o ex-craque da Argentina, que atua como embaixador do futebol nos Emirados Árabes. Em seu Twitter, Wozniacki se disse honrada.
- Tive a honra de conhecer e conversar com a lenda do futebol – disse a dinamarquesa, atualmente na décima posição no ranking mundial.
Wozniacki e Maradona (Foto: Reprodução / Twitter)Wozniacki e Maradona em encontro em Dubai (Foto: Reprodução / Twitter)

DF negocia jogo do Brasileirão como evento teste no Mané Garrincha

Segundo secretário da Copa, já há contato com a CBF e a ideia é que a partida seja realizada em maio, antes da Copa das Confederações

Por Fabrício Marques Brasília
137 comentários
O secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, confirmou nesta quarta-feira que o governo local negocia a realização de uma partida do Campeonato Brasileiro deste ano como evento teste no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Seguindo recomendação da Fifa, deverão ser realizados dois ou três jogos no estádio para avaliar o funcionamento antes da abertura da Copa das Confederações, marcada para o dia 15 de junho.
- O governador está trabalhando nesse sentido, junto à CBF, para que tenhamos aqui no estádio, em maio, um jogo do Campeonato Brasileiro. Um jogo de porte, à altura da nossa arena e do público de Brasília - afirmou Cláudio Monteiro.
Em janeiro, durante visita às obras do Mané Garrincha, o presidente da CBF, José Maria Marin, admitiu que, ao elaborar a tabela do campeonato, a entidade tentará essa possibilidade.
Atualmente, o futebol do Distrito Federal não conta com times na elite nacional. O clube melhor posicionado é o Brasiliense, que está na Série C do Campeonato Brasileiro.
estádio Mané Garrincha (Foto: Fabricio Marques)Previsão é de que o novo Mané Garrincha seja entregue no dia 21 de abril (Foto: Fabricio Marques)
Final do Candangão pode ser no novo estádio
A partida final do Campeonato Brasiliense é outro jogo que poderá ser realizado no novo Mané Garrincha. O presidente da Federação Brasiliense de Futebol, Jozafá Dantas, se reuniu no início do ano com o governo para apresentar a proposta.
- É uma possibilidade. Houve esse contato. Nós teremos alguns eventos testes que serão divididos pela capacidade de público: um com 30%, outro com 50% e um com o publico total. Tudo está sendo analisado e a decisão será tomada em breve - concluiu Cláudio Monteiro.
Com 89% de conclusão, o Mané Garrincha deverá ser entregue no dia 21 de abril, no aniversário de 53 anos de Brasília, em uma cerimônia que não contará com partida de futebol.

Timão larga na Libertadores com empate em Oruro; torcedor morre

Corinthians suporta bem os afeitos da altitude e volta para casa com um ponto. De acordo com policia, torcedor teria sido atingido por sinalizador

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia
35 comentários
  • estrela
    Guerrero
    Idolatrado no Peru, na Bolívia e em outros países sul-americanos, o atacante fez uma estreia de gala na Libertadores. Aos 5 minutos, fez o gol que deu início à caminhada alvinegra.
  • minuto-chave
    15 do 2º tempo
    Garcia cruza da esquerda e Saucedo, sozinho, completa na saída de Cássio. O gol empatou o jogo e deixou as duas equipes satisfeitas com o resultado na estreia.
  • nota triste
    Morte
    De acordo com a policia local, um torcedor de 14 anos foi atingido por um sinalizador e morreu. Cinco brasileiros teriam sido detidos suspeitos de terem disparado o artefato.
Viagem longa, altitude, cilindros de oxigênio, pressão da torcida rival... O Corinthians enfrentou tudo isso, abriu o placar, mas estreou na Taça Libertadores com um empate por 1 a 1 diante do San José, em Oruro, na noite desta quarta-feira. Diante das circunstâncias adversas, a igualdade acabou sendo um bom negócio para o Timão, que somou seu primeiro ponto e aumentou a invencibilidade na competição sul-americana para 15 jogos – não perde desde a traumática eliminação para o Deportes Tolima, em 2011.
O primeiro gol do Corinthians na atual edição da Libertadores não poderia ser mais emblemático. O peruano Paolo Guerrero, ídolo sul-americano, fez nesta quarta, aos 29 anos, sua primeira partida na história do torneio. Na véspera, ele dizia que faria de tudo para marcar e realizar um sonho de infância. El Depredador demorou apenas cinco minutos para cumprir a promessa, com um belo arremate de pé esquerdo.
O San José, pouco técnico, mas muito valente, empatou com o melhor jogador do time – Saucedo. O Timão cansou no segundo tempo e sentiu o cansaço proporcionado pela altitude de 3.700 metros. Ficou bom para todo mundo.
Do lado de fora do gramado, um grave acontecimento. De acordo com informações da polícia local, um torcedor do San José teria morrido ao ser atingido por um sinalizador. Ainda de acordo com as autoridades bolivianas, cinco torcedores brasileiros teriam sido detidos, suspeitos de terem disparado o artefato.
O Corinthians volta a campo neste domingo, pelo Campeonato Paulista, diante do Bragantino, em jogo marcado para as 16h (horário de Brasília). Pela Libertadores, os comandados de Tite jogam quarta-feira que vem, contra o Millonarios, no Pacaembu.
'El Depredador' cala 'La Temible'
O San José tem uma equipe limitadíssima, mas ao menos sua torcida mostrou ser ativa. Com o Estádio Jesús Bermudez praticamente lotado, a equipe da casa foi muito bem recebida em sua entrada no gramado. Em meio a fogos de artifício, música típica e gritos de “San José, San José”, um mosaico de fogo atrás de um dos gols anunciava que uma torcida especial estava ali: La Temible (A temível).
Guerrero e Ralf comemoram gol do Corinthians sobre o San Jose (Foto: AP)Guerrero e Ralf comemoram gol do Corinthians sobre o San Jose (Foto: AP)
No entanto, havia dois problemas. O primeiro, a própria equipe do San José, muito inferior ao Corinthians. O segundo – e mais importante: um Paolo Guerrero louco para fazer bom papel em seu primeiro jogo de Taça Libertadores. Ele, sim, é temível. No primeiro lance do jogo, ignorou os efeitos da altitude de 3.700m de Oruro, correu em direção ao ataque, roubou a bola de Luis Torrico e exigiu grande defesa de Lampe.
Obstinado, El Depredador (como Guerrero é chamado no Peru) tratou de calar La Temible logo aos cinco minutos. A jogada ensaiada nos treinos foi perfeita. Passe de Danilo para Fábio Santos e cruzamento para trás. A bola não achou Emerson Sheik, mas foi perfeita no pé esquerdo de Guerrero, que precisou de pouco tempo para realizar seu sonho de infância. Desde garoto, ele assistia a jogos da Libertadores e sonhava marcar um gol na competição.
Cheio de estrela, Guerrero deu ao Corinthians o panorama perfeito. Com a vantagem, os comandados de Tite passaram a administrar a posse de bola e buscar a aproximação entre as linhas para economizar esforço – antes do jogo, os jogadores até precisaram inalar oxigênio de alguns cilindros adquiridos pelo clube.
O pé no freio do Timão permitiu que o San José, mesmo limitado, voltasse a acender sua torcida com alguns chutes de longa distância. Cássio trabalhou em pelo menos um deles, de Saucedo, o “craque” da equipe de Oruro. No fim do primeiro tempo, o melhor jogador do Mundial de Clubes apareceu para salvar um toque de calcanhar de Palacios. Em 45 minutos, a altitude não fez efeito no atual campeão da Libertadores.

El Caballo empata, mas Timão fica satisfeito
Tudo parecia bem demais para o Corinthians, mas era evidente que os efeitos da altitude cobrariam seu preço em algum momento da partida. No segundo tempo, o Timão voltou cauteloso, sem se expor, mas mesmo assim sofreu com a disposição do San José. A maior velocidade da bola proporcionada pela altitude foi traiçoeira com a defesa alvinegra. Paulo André e Gil demoraram a se acertar por ali.
Cássio trabalhou mais, só que não conseguiu evitar que Saucedo aparecesse sozinho no segundo pau para empatar o jogo aos 15 minutos. O cruzamento de Garcia foi “esticado” demais para a defesa alvinegra alcançar. Saucedo, conhecido como El Caballo, levou o estádio de Oruro à loucura.
Depois disso, o Corinthians acordou e tentou aproveitar os espaços deixados pelo empolgado time da casa. Emerson teve a bola do jogo aos 20 minutos, mas conseguiu fazer o mais difícil após passe perfeito de Renato Augusto: acertou a trave. Renato, aliás, ditou o ritmo do duelo desde que entrou na vaga de Jorge Henrique, substituído por causa de dores musculares.
Dois minutos depois, Emerson perdeu outro gol. E Tite perdeu a paciência. O técnico promoveu a entrada de Alexandre Pato, que não teve tempo, nem espaço, para fazer o que sabe. Com o passar do tempo, o empate se tornava mais rentável para o Corinthians. Com o apito final, não dá para dizer que o Timão não saiu satisfeito. Assim como na campanha do título de 2012, a equipe estreou com uma igualdade fora de casa – e agora com 15 jogos de invencibilidade no torneio.

Impecável, Grêmio dá aula ao Flu
no Engenhão e inverte posições

Tricolor Gaúcho segura o time carioca e, com gols de Barcos (assinalado incorretamente), André Santos e Vargas, aproveita as chances e goleia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
107 comentários
Quem esperava um confronto equilibrado, deve ter ido dormir surpreso e impressionado. Sem tomar conhecimento, o Grêmio deu uma verdadeira aula de marcação e eficiência na noite desta quarta-feira, no Engenhão, e atropelou o Fluminense por 3 a 0, com gols de Barcos (Bruno fez contra, mas arbitragem assinalou errado), André Santos e Vargas. Assim, embolou de vez o Grupo 8, já que todos agora têm três pontos, mas o Tricolor Gaúcho é líder pelo saldo de gols, após a segunda rodada. O clube carioca virou lanterna pela mesma razão.
Mais cedo, o Caracas (VEN) fez muito parecido e superou o Huachipato (CHI), recuperando-se do revés na estreia. Agora, o time de Abel Braga visita os chilenos na próxima terça-feira, enquanto os comandados de Luxemburgo encaram os venezuelanos somente no dia 5 de março.
O clima quente no Engenhão se refletiu na partida desde o início. O tiro curto da competição, somada à derrota gremista na estreia, deu ares de decisão. No primeiro minuto, Souza perdeu a chance ao cabecear por cima, entregando um cartão de visitas que se confirmaria durante a etapa, na qual o time gaúcho foi mais efetivo e calou os tricolores em alguns momentos.
Barcos comemora gol do Grêmio contra o Fluminense (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Barcos comemora gol que foi dado para ele sob olhares incrédulos (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Houve muitos erros de passe, causados pelo nervosismo e pela marcação ríspida, em especial. Aos 13 minutos, Wellington Nem se estranhou com Cris após ter a bola roubada e reclamar de pênalti. O mesmo atacante, antes, ergueu o pé sobre Souza e o atropelou. Apesar da maior posse, o Flu se irritava com a falta de espaço e cedia cada vez mais contra-ataques.
Quando teve uma brecha, Fred não acreditou. Aproveitando-se de uma saída errada de Pará, Jean tocou de primeira para o camisa 9, que, sozinho, simplesmente parou ao receber a bola, pensando que estava impedido. Mas o próprio Pará dava condição, em suas costas.
E foi de um escanteio do lado esquerdo de ataque, aos 32, que o Grêmio abriu o placar. Elano bateu, Barcos subiu, mas foi o lateral Bruno que desvio, contra, para o fundo da rede, matando Diego Cavalieri, que saltou muito mal. O árbitro assinalou gol para o Pirata, no entanto. Logo depois, a resposta dos cariocas surgiu num chute de longe de Jean - o único que acertou o alvo nos 45 minutos iniciais. Nada que assustasse Dida, que encaixou no centro da meta.
Na volta do intervalo, Abel Braga tirou Wagner e pôs Deco, na tentativa de oferecer mais criatividade ao meio-campo. Embora o camisa 20 tenha participado bastante do duelo, o efeito prático foi nulo. Aos 9, Barcos foi lançado na área, driblou Leandro Euzébio, Cavalieri rebateu, mas André Santos, em posição irregular, empurrou devagarinho e ampliou o marcador.
Wellington Nem na partida do Fluminense contra o Grêmio (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Nervosos, jogo teve princípio de confusão entre
Nem e Cris (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)
Ainda mais desorganizado, o Fluminense não era capaz de pressionar. Os jogadores pareciam muitos distantes uns dos outros. Os torcedores pediram Thiago Neves e foram prontamente atendidos. Costumeiro desafogo, Nem foi o escolhido para sair. Na sequência, Sobis foi substituído por Samuel. Mas o domínio era gaúcho. Zé Roberto parou na ponta dos dedos de Cavalieri e, no lance posterior, Vargas bateu cruzado após passe em profundidade e venceu o goleiro, aos 23, transformando a grande atuação em um desempenho histórico no Rio.
E tinha mais. Diante de um adversário sem apático, sem reação, Elano carimbou a trave depois de bola rolada por Barcos. Com o cenário amplamente favorável, Luxemburgo poupou sua equipe e fez duas mudanças. Marco Antônio e Adriano entraram para passar o tempo e evitar abrir mão do saldo de gols construído, que alçou o Grêmio à liderança  do embolado grupo.

Milan anula o Barcelona, vence em casa e quebra jejum contra o rival

Com ótima marcação, equipe rossonera derrota catalães por 2 a 0 e fica
em boa vantagem na Liga dos Campeões. Messi tem atuação apagada

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
1343 comentários
No duelo entre os artistas do Barcelona e os operários do Milan, melhor para os rossoneri. Enquanto não faltou transpiração aos donos da casa, a típica inspiração blaugrana não deu o ar da graça. Como resultado, os italianos, com uma estratégia impecável, anularam as estrelas da equipe catalã e venceram por 2 a 0 nesta quarta-feira, no estádio San Siro, pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. De quebra, os milanistas quebraram um jejum de sete jogos sem vitória sobre o rival na competição. Os gols foram marcados por Boateng e Muntari.
O triunfo deixou a equipe italiana em ótima situação no torneio. Na partida de volta, marcada para o dia 12 de março, o Milan pode perder por até um gol de diferença que se classifica. Caso balance as redes pelo menos uma vez no duelo na Catalunha, pode ser derrotado por até dois gols. Ao Barcelona, resta vencer por 2 a 0 para forçar a prorrogação ou triunfar por uma diferença de três ou mais gols.
Muntari comemora, Milan x Barcelona (Foto: AFP)Muntari festeja seu gol, o segundo do Milan na partida (Foto: AFP)
Força na marcação e fé em El Shaarawy
No quebra-cabeça para deter Messi, o técnico Massimiliano Allegri dispensou o conselho do presidente Silvio Berlusconi e abriu mão de uma marcação individual no craque argentino. Ainda assim, foi nas raízes do futebol italiano, resgatou o velho "catenaccio", como é conhecido o estilo de jogo defensivo do esporte na Bota, e soube organizar a retaguarda do Milan. Desde o início, ficou claro que os donos da casa não se lançariam ao ataque. Sem Balotelli, a prioridade era negar espaços aos catalães - o polêmico craque não pode ser inscrito pelos rossoneri na competição, uma vez que entrou em campo pelo Manchester City, mas foi ao estádio acompanhar a partida.
E a proposta dos anfitriões foi cumprida de forma irretocável na primeira etapa. Como de costume, o Barcelona controlou a posse de bola – foram 67% de domínio nos 45 minutos iniciais. No entanto, não ameaçou em nenhum momento o Milan, que rechaçava como podia qualquer ataque que ultrapassasse a primeira linha de marcação.
Balotelli assiste ao jogo do Milan com o Barcelona ao lado da namorada (Foto: Reuters)Balotelli acompanhou o jogo com a namorada e fez
festa com amigos no fim da partida (Foto: Reuters)
Por outro lado, tanto esforço na defesa cobrou seu preço no ataque. Com um meio-campo mais combativo que técnico, o Milan tinha dificuldades para articular suas jogadas. A estratégia era lançar El Shaarawy, mas o jovem pouco podia fazer sozinho contra um mar de camisas laranjas, já que não contava com alguém para ajudá-lo. Em sua melhor oportunidade, aos 15 minutos, ele recebeu ótimo passe de Boateng e invadiu a área, mas adiantou demais a bola, e Puyol cortou o perigo. Na cobrança de escanteio, Boateng bateu livre, dentro da área, mas mandou para fora.
Diante da forte marcação adversária, restou ao Barça tocar a bola. Isolado na frente, Messi procurava espaços em todos os lugares. Recuava para o meio, trocava passes com Xavi, mas era barrado na frente. Caía pela direita, entortava Constant, mas não conseguia dar continuidade à jogada. Mesmo com a bola na maior parte do tempo, o time catalão e seu principal craque não encontravam solução para furar a retranca.
Boateng não perdoa
Após o intervalo, o Barcelona continuou sem imaginação, enquanto o Milan seguia insistindo nas jogadas em velocidade com El Shaarawy, posicionado pela esquerda para aproveitar os avanços de Daniel Alves. E assim surgiu o gol do Milan.
Aos 11 minutos, o Faraó foi derrubado pelo lateral brasileiro quando tentava arrancar. Na cobrança, Montolivo bateu forte, mas, no meio do caminho, a bola bateu no braço de Zapata, que acabou dando um passe involuntário para Boateng, que não titubeou: girou bonito e, de canhota, chutou no canto esquerdo de Valdés: 1 a 0 Milan.
  •  
Boateng comemora, Milan x Barcelona (Foto: AP)Boateng abriu o placar para o Milan (Foto: AP)
Abbiati, um torcedor privilegiado
Precisando de mais força ofensiva, o técnico Jordi Roura trocou Fàbregas por Alexis Sánchez, que foi atuar como centroavante, mais fixo, algo que faltou ao time na etapa inicial. Entretanto, a alteração não teve grande impacto. Com Messi apagadíssimo, o Barcelona mal chegava à área do Milan, e Abbiati era um mero espectador da partida.
Como o plano A não funcionava, os catalães até mudaram suas características. Aos 30 minutos, talvez cansado de tocar a bola, Iniesta cortou para dentro e chutou de fora da área, mas a bola passou ao lado. Logo depois, em cobrança de falta, Xavi bateu por cima do gol.
Abbiati e messi, Milan x Barcelona (Foto: AFP)Messi esteve apagado e pouco produziu contra o Milan (Foto: AFP)
O Milan, por sua vez, continuava bem postado e ameaçava cada vez mais nos contragolpes. Em um deles, definiu a vitória e coroou o sucesso de sua estratégia. Aos 35 minutos, Niang ganhou de Puyol pela direita e tocou para El Shaarawy, que percebeu a chegada de Muntari e tocou pelo alto para o ganês. O volante nem deixou a bola cair e bateu firme, de canhota, novamente sem a menor chance para Valdés, ampliando o placar.
No fim, o Barcelona, abatido, ainda ensaiou uma pressão para diminuir o prejuízo, mas era tarde demais. O momento era de festa para a torcida do Milan e para Balotelli, que junto com seus amigos - entre eles o brasileiro Robinho, lesionado - comemorou pulando o importante triunfo rossonero.
MILAN 2 X 0 BARCELONA
Abbiati, Abate, Zapata, Mexès e Constant; Ambrosini, Muntari, Montolivo e Boateng; El Shaarawy (Traoré) e Pazzini (Niang). Valdés, Daniel Alves, Pique, Puyol (Mascherano) e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Fàbregas (Alexis Sánchez), Messi e Pedro.
Técnico: Massimiliano Allegri Técnico: Jordi Roura
Gols: Boateng, aos 12 minutos do segundo tempo, e Muntari, aos 35 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Mexès e Traoré (Milan); Busquets e Piqué (Barcelona)
Árbitro: Craig Thomson (ESC)
Auxiliares: Derek Rose (ESC) e Alasdair Ross (ESC)
Local: San Siro, em Milão (Itália)

Mãe de Ronda Rousey também critica Cris Cyborg: 'Ela usa esteroides'

Ann Maria DeMars, campeã mundial de judô em 1984, garante que brasileira dá desculpas sem fundamento para fugir do duelo contra sua filha

Por SporTV.com San Diego, EUA
41 comentários
O DNA da família Rousey é realmente forte. Quem vê Ronda Rousey, a campeã dos galos do UFC, falando, poderia imaginar de onde vem tamanho talento para provocar os adversários e falar o que pensa sem freios: da sua mãe. Quem fez essa análise, acertou em cheio. Ann Maria DeMars, campeã mundial de judô em Viena-1984 e primeira americana a subir a um pódio na competição, transferiu para a filha não só o talento para a luta, mas também a personalidade forte e as declarações polêmicas e diretas. E o alvo da metralhadora giratória da mamãe Rousey passou a ser o mesmo de sua filha: a brasileira Cris Cyborg.
Ronda Rousey ann maria de mars mma ufc (Foto: Julia Group)Ronda Rousey e sua mãe, a campeão mundial de judô Ann Maria Demars (Foto: Julia Group)
- Todos sabemos que ela usa esteroides. É como o cara que é pego dirigindo bêbado e diz que é a primeira vez que dirigiu bêbado na vida. É possível, mas não é provável. Eu diria que se há atletas disciplinados o suficiente para controlar seu treinamento e seu peso, por que ela não consegue? Por que ela deve recere privilégios? Não acredito em regras especiais para pessoas especiais. Para mim, todas as razões que ela deu para não atingir o peso são falsas.
Do alto de sua experiência de campeã mundial de judô, a mãe de Ronda Rousey rebate um dos principais argumentos para não poder chegar ao limite de 135 libras (61,2 kg): o perigo de não conseguir engravidar.
- Eu competi por muitos e muitos anos, e não acredito nesse argumento que perder muito peso atrapalhe as chances de uma mulher engravidar.  Eu tive quatro filhos e competi por 14 anos. Nesse tempo, eu perdi muito, muito peso. Como pode alguém te oferecer uma grande soma em dinheiro para você ter que bater o peso uma vez por três minutos em cima de uma balança e você dizer que não consegue?
SporTV.com/Combate: confira as
últimas notícias do mundo do MMA


Ronda Rousey ann maria de mars mma ufc (Foto: Julia Group)Ann Maria Demars deu um ano a Ronda Rousey para
que ela tivesse sucesso no MMA (Foto: Julia Group)
Comentando a sua reação quando a filha lhe comunicou que deixaria o judô para ingressar no MMA, Ann Maria DeMars, que trabalha na Universidade do Sul da Califórnia, disse que achou que Ronda estivesse brincando.
- Eu achei a ideia mais idiota que já tinha ouvido na vida. Ela poderia ter ido para para a USC de graça, também pesquisamos diversas universidades da Costa Leste em que ela teria bolsa integral para estudar por ter a medalha de bronze nas Olimpíadas de 2008, em Pequim. Achei que ela se formaria e entraria em uma carreira como bióloga marinha ou algo assim. Ronda é muito inteligente, e poderia ter escolhido onde estudar. Ao invés disso, ela escolheu dar socos na cara dos outros e ser paga por isso, mesmo não havendo na época oportunidades realmente boas. Eu achei uma burrice imensa. Era como ela dizer que seria uma bordadeira profissional...
DeMars revelou que decidiu apoiar a filha por algum tempo, mas deu um aviso:
- Eu disse a ela que a daria suporte por algum tempo, mas que depois ela deveria voar com as próprias asas, ou então despencar de uma vez. Eu tinha medo que ela se tornasse uma daquelas pessoas que moraria para sempre na casa dos pais. Vejo muita gente que se diz "atleta olímpico" e não treinam como deveriam, não tem muito potencial para vencer e, mesmo assim, chegam aos 30 anos de idade viajando o mundo e custando uma fortuna. Por isso, dei a Ronda um ultimato: ela teria um ano para conseguir andar com as próprias pernas. Disse a ela que não iria apoiá-la a vida inteira só porque ela tinha um sonho. Eu também tenho um sonho, que é me aposentar bem algum dia. Dei a ela um ano para morar comigo sem se preocupar com os custos de nada, nem com o seguro do carro. Se em um ano ela não conseguisse o objetivo, teria que ir para a universidade.
Após o sucesso meteórico de sua filha no MMA, a filha de Ann Maria DeMars transformou-se em uma das protagonistas da maior organização de MMA do mundo, tendo sua vida e sua intimidade reveladas, por vezes de forma desconfortável. Como o suicídio de seu pai.
- Eu acho que ela lidou com isso da melhor forma possível. Francamente, eu tento ser cordial com os repórteres, porque minha filha mais velha é jornalista esportiva e sei que é o trabalho dela e dos seus colegas conseguirem uma boa história, mas nos fazem as mesmas perguntas sempre: 'Como você se sentiu quando seu marido morreu?', 'Como você se sentiu quando seu pai morreu?' Como vocês acham que nos sentimos? É compreensível que perguntem, porque estão diante de uma atleta que pode render uma boa história, mas por outro lado é difícil ficar respondendo isso sempre.

Chael Sonnen diz que foi testado recentemente sobre o uso de TRT

Americano é um dos lutadores que tem permissão para passar pela terapia. Ultimate quer combater uso abusivo ou não autorizado

Por SporTV.com Rio de Janeiro
14 comentários
Chael Sonnen (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Chael Sonnen  vai enfrentar Jon Jones no dia 27
de abril (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Dana White avisou, e o UFC já iniciou o controle sobre o abuso no uso da terapia de reposição de testosterona (TRT) entre os lutadores. O primeiro a revelar que passou pelo procedimento foi Chael Sonnen. O americano, que vai disputar o cinturão meio-pesado no dia 27 de abril, disse na noite desta terça-feira que foi testado pela organização recentemente. Sonnen elogiou a nova postura do Ultimate.
SporTV.com/Combate: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

- Gostei de Dana White ter mudado sua postura. Nunca tenha medo de mudar a sua opinião quando confrontado com novas provas. (...) Não estamos falando sobre uso de testosterona, gente, estamos falando do abuso. Ele (Dana) fez a coisa certa. E isso já começou desde quando esse anúncio foi feito, eu mesmo já fui testado há quatro dias - disse Sonnen ao canal "Fuel TV".
Chael Sonnen é um dos lutadores que têm permissão para fazer uso da TRT. O tema tem gerado polêmica entre atletas, técnicos, fãs e mídia especializada, pois muitos consideram que o procedimento é um "doping legal" se usada de forma exagerada. Antes neutro sobre o assunto, Dana mudou completamente o tom. Sem citar nomes, criticou a TRT e prometeu que vai unir todas as forças para acabar com o uso abusivo da terapia.
UFC 159
27 de abril de 2013, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL*
Jon Jones x Chael Sonnen
Michael Bisping x Alan Belcher
Jim Miller x Pat Healy
Phil Davis x Vinny Magalhães
Roy Nelson x Cheick Kongo
CARD PRELIMINAR*
Nick Catone x James Head**
Al Iaquinta x Joe Proctor
Rustam Khabilov x Yancy Medeiros
Ovince St. Preux x Gian Villante**
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

UFC 160 terá Glover Teixeira x Ryan Bader e Donald Cerrone x KJ Noons

Evento será realizado no dia 25 de maio, em Las Vegas, e terá Velásquez x Pezão e Cigano x Overeem. Glover vai tentar quarta vitória na organização

Por SporTV.com Rio de Janeiro
103 comentários
O card do UFC 160 ganhou mais duas boas lutas na madrugada desta quarta-feira: o meio-pesado brasileiro Glover Teixeira vai enfrentar o americano Ryan Bader, conforme anunciado oficialmente pela organização, e Donald Cerrone vai dar as boas-vindas ao recém-migrado do Strikeforce KJ Noons em um duelo peso-leve, de acordo com informações do programa "UFC Tonight". O evento será realizado no dia 25 de maio, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Os dois combates principais já haviam sido anunciados: Cain Velásquez x Antônio Pezão, e Junior Cigano x Alistair Overeem.
Glover Teixeira x Ryan Bader mma ufc (Foto: Getty Images)Ryan Bader e Glover Teixeira se enfrentam no UFC 160, dia 25 de maio (Foto: Getty Images)
Glover, de 33 anos, tem um cartel de 20 vitórias e duas derrotas e vem de 18 triunfos consecutivos, os três últimos no UFC - sobre Kyle Kingsbury, Fábio Maldonado e Rampage Jackson. Já Bader, de 29 anos e campeão da oitava temporada do TUF americano, tem 15 vitórias e três derrotas na carreira e vem de uma finalização em apenas 50 segundos contra Vladimir Matyushenko. Na luta anterior, ele havia sido nocauteado pelo brasileiro Lyoto Machida.
No outro duelo, Cerrone, de 29 anos, tem 19 vitórias, cinco derrotas e um "no contest" (luta sem resultado). Ele vem de um revés por nocaute técnico para Anthony Pettis. KJ Noons, de 30 anos, por sua vez, tem um cartel de 11 triunfos e seis derrotas e vem de dois resultados negativos no Strikeforce, contra Josh Thomsom e Ryan Couture.
UFC 160
25 de maio de 2013, em Las Vegas
CARD DO EVENTO (até agora):
Cain Velásquez x Antônio Pezão
Junior Cigano x Alistair Overeem
Glover Teixeira x Ryan Bader
Donald Cerrone x KJ Noons
Amir Sadollah x Stephen Thompson