terça-feira, 2 de outubro de 2012

Marcelo Oliveira e sua impressão de Juninho: 'Tem liderança pela postura'

Treinador do Vasco destaca atuação da dupla de meias com Felipe diante
do Figueirense, mas não confirma escalação dos dois juntos no sábado

Por SporTV.com São Paulo
11 comentários
Aos 37 anos, Juninho Pernambucano é uma referência para a torcida do Vasco. E com menos de um mês em São Januário, o treinador Marcelo Oliveira já tem total consciência da importância do experiente jogador para o time. Segundo o técnico, o meia inspira respeito junto aos companheiros não no grito, mas pela sua postura dentro e fora de campo.
- É um jogador importante em todos os aspectos. Ele é um jogador que talvez não tenha liderança pela fala, mas pela postura, pelo comportamento, pelo profissionalismo. Já tinha essa imagem dele e estamos confirmando agora no dia a dia - afirmou Oliveira em entrevista ao programa "Bem, Amigos!".
Com apenas três jogos no comando do Vasco (empates fora de casa com Cruzeiro e Ponte Preta e vitória sobre o Figueirense, em São Januário), Marcelo Oliveira se diz satisfeito com o nível de comprometimento do elenco. E despista sobre escalar Juninho e Felipe juntos na partida contra o Atlético-GO, no próximo sábado, no Serra Dourada.
- Ainda vamos trabalhar para esse jogo. Gostei de alguns aspectos (contra o Figueirense). O Juninho jogou muito bem. O Felipe fez jogadas muito boas (...) É possível também que joguemos sem eles em algumas partidas - disse.
Sobre o jogo contra o Figueirense, vencido pela equipe carioca por 3 a 1, no último sábado, o treinador disse que não se preocupou com o fato do adversário ter saído na frente do marcador e elogiou o comportamento do time diante do placar adverso.
- Não me assustei porque já tínhamos chegado bem (ao ataque) três vezes. Fizemos uma pressão intensa por dez minutos. O jogo estava bom. O time não se abalou emocionalmente e buscou o resultado - disse o técnico, elogiando também o apoio da torcida durante a partida.

Vasco não contém ansiedade e já mira São Paulo para disparar no G-4

Antes dos paulistas, time tem o Atlético-GO pela frente, mas discurso já cita o jogo de semana que vem: 'Os 30 pontos finais vão ser guerra', diz Wendel

Por André Casado Rio de Janeiro
13 comentários
wendel Eder luis vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Vasco quer brigar pela vaga com o São Paulo, na
outra semana (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
A expressão reta final é usada com frequência nos campeonatos por pontos corridos. Muitos consideram que os cinco últimos jogos a representam ou mesmo os dez. Para o Vasco, que iniciará na semana que vem uma série de duelos diretos pela classificação à Libertadores de 2012, o encontro que divide os momentos é o contra o São Paulo, daqui a nove dias. Antes, porém, o time dirigido por Marcelo Oliveira ainda tem o Atlético-GO pela frente, sábado, no Serra Dourada. Apesar do respeito ao lanterna, o discurso mira o Tricolor.
- Perdemos dois pontos contra o Cruzeiro, que era um confronto direto. Mas sabemos que quando saímos com a vitória, é uma vantagem importante. Vamos ter o São Paulo na semana que vem e já conseguiríamos eliminar um concorrente direto. É encarar o Atlético-GO com seriedade e depois mirar esse confrontos de seis pontos para, em três ou quatro rodadas, reduzirmos mais o número de equipes na disputa pela vaga - ensinou Wendel.
O volante se refere às partidas de outubro do Vasco, que ainda incluem Inter e Botafogo, dupla que, com 41 e 40 pontos, respectivamente, fecha os candidatos que estão fora do G-4.
Os jogadores entendem, em contrapartida, que o ideal é não chegar pressionado no jogo contra o Tricolor paulista. Para evitar que a diferença de quatro pontos seja reduzida, planejam bater o Dragão e entrar na sequência das últimas dez rodadas com a motivação em alta.
- Se voltarmos com uma vitória fora de casa, daremos um passo importante para a Libertadores. Até porque vai começar a bater aquele desespero de dez rodadas finais em todo mundo. O próprio São Paulo pode ficar assim. Esses 30 pontos vão ser uma guerra. Prova disso é o Palmeiras, que agora conseguiu dar uma respirada - concluiu Wendel.
Para o lateral Thiago Feltri, vencer a segunda seguida também tem um sabor especial. Sempre, claro, com a ansiedade da partida contra a equipe de Ney Franco na mente.
- Será importantíssimo até para ganhar moral para pegar o São Paulo e o Botafogo. É um jogo fora de casa, mas só temos a vitória como objetivo - decretou.

Tenorio sofre estiramento e só deve retornar à equipe em três semanas

Com limitações físicas, atacante equatoriano desfalca o Vasco em pelo menos quatro partidas e faz departamento médico lamentar lesão grave

Por André Casado Rio de Janeiro
30 comentários
Quatro exames, três lesões em três locais diferentes e constantes dores pós-jogo. O panorama muscular de Tenorio não é simples e não dá trégua ao departamento médico do Vasco, que se preocupa com o fim da temporada do atacante. Desta vez, o exame de imagem, cujo resultado saiu na manhã desta terça-feira, indicou estiramento mais grave na coxa direita, que o afastará por até três semanas e pelo menos quatro rodadas do Brasileiro.
Sem uma preparação adequada, por ter sido contratado com o Campeonato Carioca em andamento, em fevereiro, e ter sofrido logo depois uma grave contusão no tendão de Aquiles, o Demolidor vem encontrando um obstáculo em seu próprio físico, aliado importante quando a bola rola. Ele já acumula pequenos problemas no púbis e em ambas as coxas nos últimos dois meses. Mesmo poupado no empate com a Ponte Preta, há nove dias, seu corpo não teve descanso e fortalecimento suficientes para suportar a carga na vitória sobre o Figueirense, sábado.
Carlos Tenório no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Tenorio tem treinado pouco e se reveza entre bola e tratamento (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
- Ele tem muita força, quer sempre jogar, mas não dá. Tem hora em que precisamos tirá-lo. Mesmo que fosse um edema mínimo, para o jogo de sábado, neste caso, seria complicado porque são etapas de liberação clínca, volta à preparação física, avaliação da comissão técnica após treino com bola... E a dor foi grande. O exame apontou a lesão por toda a extensão da coxa, entre grau 1 e 2. É necessário paciência para o Tenorio não ficar fora do restante dos jogos do ano - detalhou o médico Albino Pinto, preocupado com o caso.
Atlético-GO, São Paulo, Santos e Botafogo são os adversários que o camisa 11 não deve enfrentar. Tenorio ficou em campo por 90 minutos, desde o início de agosto, uma única vez: contra o Náutico, nos Aflitos, porque o Vasco havia estourado o limite de substituições. Em todos os outros oito jogos da competição, saiu para evitar uma lesão. Mesmo assim, marcou quatro gols e vem sendo importante para o time. Sem ele, Eder Luis entra e faz dupla com Alecsandro.
O técnico vascaíno, Marcelo Oliveira, também reforçou o alerta sobre a situação do pupilo.
- Tenorio tem reclamado de dores, especialmente em arrancadas e na hora dos chutes. Ele acha que ter voltado emergencialmente, sem um reforço muscular, o está prejudicando - disse o treinador, que nessa segunda-feira participou do programa "Bem, Amigos", do SporTV, ainda sem saber que o atacante havia sofrido uma lesão mais séria na coxa direita.
Outros jogadores no estaleiro, Auremir e William Matheus devem estar liberados para o jogo contra o Dragão, sábado, no Serra Dourada. Já Douglas terá de esperar mais alguns dias. O trio teve estiramentos na coxa e vem se recuperando em dois períodos em São Januário.

Vasco afia pontaria e troca seriedade pela descontração no fim do treino

Após aproveitamento baixo, técnico propõe atividade na qual quem fizesse gol estava liberado. Jonas, Wendel e Abuda 'sofrem' e são últimos da fila

Por André Casado e Raphael Marinho Rio de Janeiro
9 comentários
Felipe e Barbio, Vasco (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Felipe e Barbio se aquecem antes de a bola rolar
no CFZ (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Apesar de ter demonstrado evolução no quesito na vitória sobre o Figueirense, no sábado, a comissão técnica do Vasco tirou a terça-feira para os trabalhos de finalização. No campo do CFZ, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, após o aquecimento e um curto treino com espaço reduzido, o grupo praticou as jogadas pela linha de fundo. O aproveitamento era relativamente baixo, o que motivou o técnico Marcelo Oliveira a incentivar a melhora.
- Já foi o aquecimento, agora vamos começar a acertar o gol, pessoal! - pedia.
Não satisfeito, o chefe organizou seus jogadores a um passo fora da área, alguns minutos depois, e orientou que todos arriscassem a gol. Quem balançasse a rede, estava liberado. Aos que fossem errando, o destino era a gozação dos companheiros e a pressão cada vez maior para mirar com precisão a meta defendida por Fernando Prass e Alessandro.
Jonas, Wendel e Abuda foram os últimos da fila, depois de não marcarem em quatro oportunidades. O meia Felipe, um dos primeiros a marcar, não perdoou William Barbio, que errou o alvo por muito mais de uma vez, ainda que tenha se recuperado mais tarde:
- Só vai sair daí amanhã, hein, Barbio!
Neste sábado, o Vasco encara o Atlético-GO, às 16h20m, no Serra Dourada.
Fernando Prass, treino Vasco (Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo)Fernando Prass faz defesa no treino de finalizações (Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo)

Rocha deixa o projeto, e reforma da Colina também fica órfã de comando

Ex-vice de finanças não aceita ter sido excluído de reunião com a empresa que fez estudo de viabilidade para São Januário se adequar às Olimpíadas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
34 comentários
Roberto Dinamite Nelson Rocha Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Nelson Rocha (ao fundo) e Dinamite cortaram
relações (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Ainda sem vice de futebol, finanças e patrimônio, o Vasco passa a estar também sem seu coordenador do projeto de reforma de São Januário a partir desta terça-feira. Nelson Rocha confirmou que foi excluído de reunião com a empresa OAS, que concluiu o estudo de viabilidade para o estádio, e avisou aos integrantes do comitê formado para o assunto, via email, que deixará o comando.
Fred Lopes, ex-vice de patrimônio, também se afastou. Hoje, auxiliam na empreitada nomes como Olavo Monteiro de Carvalho, presidente da Assembleia Geral, o secretário municial de Conservação e Serviços Públicos (e ex-coordenador da candidatura do Rio-2016), Carlos Roberto Ozório, e o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias.
O presidente Roberto Dinamite conduziu as tratativas recentes diretamente com esses membros e acabou causando mais um capítulo da crise política deflagrada há cerca de 30 dias, após a goleada sofrida para o Bahia, que fez inclusive com que o técnico Cristóvão Borges pedisse demissão. Rocha era vice de finanças desde 2008, na primeira gestão, e, dizendo-se insatisfeito com a postura centralizadora do mandatário cruz-maltino, deve comunicar seu desligamento também do posto de segundo vice-presidência geral em breve.
As diretrizes do projeto serão encaminhadas ao Conselho Deliberativo para aprovação até o fim do mês, data limite da entrega do dossiê ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que confirma que o Vasco tem condições financeiras para adequar sua casa para receber o rúgbi nas Jogos Olímpicos de 2016. O BNDES deve financiar a reforma - que será parcelada em até 20 anos - e cujo custo geral ainda está indefinido - mas passará de R$ 500 milhões.
A Colina será ampliada para 45 mil lugares, fechará o anel das arquibancadas e terá sua estrutura de 84 anos reconstruída - à exceção da fachada, que será apenas modernizada. No primeiro semestre de 2013, está prevista a licitação para definir qual empresa tocará os trabalhos. A OAS tem preferência por ter assumido o controle desta primeira etapa.
Em paralelo a isso, o mandatário tenta definir os nomes que assumirão as pastas vagas nos próximos dias. Ercolino Jorge de Luca seria confirmado como o vice-presidente de futebol, em substituição a José Hamilton Mandarino, mas teve uma crise de diverticulite nessa segunda, foi internado e pode ser operado. Se tudo correr bem, deixa o hospital até o início da próxima semana e volta ao dia a dia do clube. Manuel Santos deve assumir o cargo de patrimônio. Para a pasta de finanças, o cargo está indefinido por exigir experiência profissional na área.

Dana White se mostra empolgado com a chance de ver Jones x Cormier

Wrestler americano, que fará sua última luta entre os pesos-pesados do Strikeforce em novembro, pensa em descer de peso para enfrentar Jon Jones

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
32 comentários
Após 12 lutas e quatro defesas de título, Jon Jones fez com que muitos acreditassem que ele está muito perto de limpar a categoria dos meio-pesados do UFC. No entanto, o  campeão do GP dos pesos-pesados do Strikeforce, Daniel Cormier, deu a entender em recentes delcarações que pretendia descer para os meio-pesados assim que seu contrato terminasse com o evento.
UFC 144 dana white (Foto: Agência Getty Images)Dana White gostaria de ver o confronto entre Jon Jones e Daniel Cormier (Foto: Agência Getty Images)
A mudança para o UFC, inevitável pelo fim da sua categoria no Strikeforce e pelo evento também fazer para da Zuffa, empresa presidida por Dana White, faria com que o wrestler americano mudasse seu alvo para o campeão dos meio-pesados da sua nova organização, Jon Jones.
A luta ainda não tem nada de oficial e, no momento atual, é somente uma luta para os fãs do esporte fantasiarem e teorizarem a respeito. Apesar disso, o presidente do UFC, Dana White, recebe com um grande sorriso em seu rosto sempre que esse possível confronto vem à tona.
- Isso seria interessante. Eu gosto disso - disse White quando perguntado sobre um potencial confronto entre Jones e Cormier.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
White também afirmou que nunca irá pressionar um lutador a mudar de categoria, mas garante que sempre dará sua opinião. O presidente do UFC acredita que caso Daniel Cormier venha um dia a se mudar para os meio-pesados, ele imediatamente poderia ser considerado um postulante ao cinturão da categoria.

Vou explodir, bater e sair', diz Erick Silva em vídeo promocional do UFC

Lutador capixaba acredita que vitória sobre Jon Fitch no UFC Rio 3 o deixará mais próximo ao topo da categoria dos meio-médios

Por Richard Pinheiro Rio de Janeiro, RJ
9 comentários
Erick Silva vence Charlie Brenneman no UFC (Foto: Getty Images)Última vitória de Erick Silva no UFC foi sobre Charlie
Brenneman, em junho (Foto: Getty Images)
Na contagem regressiva para o UFC Rio 3, que acontece no dia 13, no Rio de Janeiro, o lutador capixaba Erick Silva concedeu uma entrevista pré-luta ao site oficial do evento. O assunto, claro, era o combate diante de Jon Fitch, válida pelo card principal do evento marcado para a Arena da Barra. Enaltecendo seu estilo de luta, o "Índio" prevê um bom confronto e acredita que a velocidade no seu jogo pode deixar o adversário "em maus lençóis", sem encontrá-lo dentro do octógono.
- Eu tenho um estilo bastante agressivo, mas eu sei usar ele na hora certa. Eu não sou um atleta agressivo e que usa a agressividade o tempo todo. Eu uso a minha explosão para usar minha agressividade. Então com certeza eu vou explodir, vou bater e vou sair. Acho que vai ser difícil ele me achar nessa luta, porque eu me movimento bastante e eu uso bastante isso, a minha movimentação e quando ele distrair eu posso explodir pra cima dele, atacar ele e poder sair com que ele não me ataque.
Conseguir chegar ao maior evento de lutas do mundo é o sonho de qualquer lutador e com Erick Silva não foi diferente. Ter saído de Vila Velha, no Espírito Santo e ser reconhecido no mundo inteiro não diminuiu a humildade do jovem atleta da X-Gym/Team Nogueira, mas agora que já faz parte do plantel permanente do UFC, a intenção é fazer história na organização.
Acho que vai ser difícil ele (Jon Fitch) me achar nessa luta, porque eu me movimento bastante"
Erick Silva
- Eu acho que desde o momento que eu aceitei assinar o contrato com o UFC, eu não aceitei para ser mais um lutador. Toda a minha trajetória até chegar no UFC foi bastante difícil e quando eu entrei no UFC, eu entrei para realmente mostrar o atleta que eu sou. Eu acho que venho mostrando isso até agora e é isso que eu vou fazer até as minhas próximas lutas.
Ser um top contender da categoria é o principal objetivo de Erick Silva e após vencer Charlie Brenneman, uma vitória sobre o norte-americano Jon Fitch pode ser o trampolim necessário para esse crescimento do capixaba no UFC. Lutar em casa, com o carinho do público brasileiro, pode ser mais uma injeção de ânimo na busca do cinturão dos meio-médios, que está com o canadense Georges "Rush"St-Pierre.
- Uma vitória sobre o Fitch com certeza vai me credenciar ali entre os tops da categoria, isso eu tenho certeza. Mas eu acho que tem muita gente ainda na minha frente para disputar o cinturão, mas se me botarem para disputar o cinturão, eu vou estar pronto. No meu treinamento eu vou treinar como nunca na minha vida e vou estar pronto para disputar.
Confira o card completo do UFC Rio III:
UFC 153 (UFC Rio III)
13 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Stephan Bonnar
Rodrigo Minotauro x Dave Herman
Glover Teixeira x Fábio Maldonado
Jon Fitch x Erick Silva
Wagner Caldeirão x Phil Davis
Demian Maia x Rick Story
CARD PRELIMINAR
Rony Jason x Sam Sicilia
Gabriel Napão x Gerônimo Mondragon
Gleison Tibau x Francisco Massaranduba
Diego Brandão x Joey Gambino
Serginho Moraes x Renée Forte
Luiz "Banha" Cané x Chris Camozzi
Cristiano Marcello x Reza Madadi

Vencedor de Formiga x Dodson vai disputar cinturão, confirma White

Duelo entre pesos-moscas no evento da próxima sexta, em Minneapolis, pode deixar Brasil mais próximo do seu quinto cinturão do UFC

Por SporTV.com Minneapolis, EUA
5 comentários
Jussier Formiga, campeão peso-mosca do Shooto, está no UFC (Foto: Divulgação)Jussier Formiga é campeão sul-americano do
Shooto no peso-mosca (Foto: Divulgação)
O evento do UFC na próxima sexta-feira, em Minneapolis, terá significado especial para o Brasil, pois pode deixar o país mais próximo de conquistar seu quinto cinturão da companhia. Nesta terça-feira, o presidente do Ultimate, Dana White, confirmou que o vencedor entre o brasileiro Jussier Formiga e o americano John Dodson será o primeiro desafiante ao título dos pesos-moscas, conquistado no último dia 22 de setembro pelo americano Demetrious Johnson.
A notícia foi publicada pelo site americano "MMA Junkie". Já se especulava que o confronto, que marca a estreia de Formiga no UFC, seria uma eliminatória para a disputa de cinturão, mas não havia confirmação até esta terça.
A categoria mosca (até 56,7kg) foi acrescentada ao Ultimate neste ano, com um mini-torneio envolvendo quatro lutadores, nenhum deles brasileiro. A decisão aconteceu no UFC 152, em 22 de setembro, e Demetrious Johnson foi coroado como primeiro campeão da divisão ao derrotar Joseph Benavidez, por decisão unânime dos jurados.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do MMA
Apesar de ser estreante no UFC, Jussier "Formiga" da Silva é considerado um dos melhores pesos-moscas do mundo, com um cartel de 14 vitórias e apenas uma derrota. O potiguar lutou no Tachi Palace Fights, principal evento americano da categoria, e é campeão sul-americano do Shooto. Caso vença Dodson, Formiga vai disputar o quinto cinturão do Brasil e o terceiro da equipe Nova União no Ultimate - atualmente, o país tem campeões no peso-pesado (Junior Cigano), peso-médio (Anderson Silva), peso-pena (José Aldo) e peso-galo (Renan Barão, campeão interino), sendo os últimos dois atletas do time carioca.
Dodson, por sua vez, chegou ao UFC como participante do reality show The Ultimate Fighter, e saiu campeão nos pesos-galos (até 61,2kg). Após a conquista do título, voltou para a divisão mosca, sua categoria natural, e derrotou Tim Elliott por decisão unânime em maio. Na carreira, tem 13 vitórias e cinco derrotas, sendo quatro triunfos consecutivos nas últimas quatro lutas.
O UFC: Browne x Pezão terá outros quatro brasileiros em ação além de Formiga: Antônio Pezão, Thiago Tavares, Diego Nunes e Carlo Prater. O canal Combate transmite a partir de 17h (horário de Brasília) e o SPORTV.COM acompanha em Tempo Real. Confira o card completo:
UFC: Browne x Pezão
5 de outubro de 2012, em Minneapolis (EUA)
CARD PRINCIPAL
Travis Browne x Antônio Pezão
Jake Ellenberger x Jay Hieron
John Dodson x Jussier Formiga
Justin Edwards x Josh Neer
CARD PRELIMINAR
Jeremy Stephens x Yves Edwards
Michael Johnson x Danny Castillo
Dennis Halmann x Thiago Tavares
Jacob Volkmann x Shane Roller
Bart Palaszewski x Diego Nunes
Darren Uyenoyama x Phil Harris
Carlo Prater x Marcus LeVesseur
Mike Pierce x Aaron Simpson

Para internautas, Anderson Silva é o homem que pode vencer Jon Jones

Spider vence enquete do SPORTV.COM, com Cigano em segundo e Lyoto Machida em terceiro. Dos sete lutadores mais votados, cinco são brasileiros

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
19 comentários
Se existe alguém que pode vencer o incrível Jon Jones, esse alguém é Anderson Silva. É o que pensam os internautas que votaram na enquete promovida pelo SPORTV.COM, onde analisamos e listamos dez opções que poderiam derrotar o atual campeão dos meio-pesados (até 93kg) do UFC. O Spider foi o vencedor, com 42,4% do total de 4.342 votos. Em segundo lugar ficou Junior Cigano, com 29,62%, seguido de Lyoto Machida, com 13,52%.
Anderson Silva e Jon Jones tiram foto juntos em evento esportivo nos EUA (Foto: Getty Images)Jon Jones x Anderson Silva: duelo possível de ser realizado um dia? (Foto: Getty Images)
A esperada luta entre Anderson Silva e Jon Jones, no entanto, pode nunca acontecer. Isso porque os dois já se manifestaram contra essa possibilidade, apesar do desejo favorável dos fãs do esporte e do presidente do UFC, Dana White. O peso não seria problema, uma vez que o Spider, campeão dos médios (até 83,9kg), já competiu duas vezes na categoria de cima e o fará novamente no UFC Rio III, em 13 de outubro, quando enfrenta Stephan Bonnar.
O duelo entre Jon Jones e Cigano, por outro lado, é mais provável. O americano já declarou diversas vezes que pretende subir para o peso-pesado (até 120,2kg) no futuro próximo, o que poderia colocá-lo frente a frente com o brasileiro, atual campeão dessa categoria.
Quem pode vencer Jones?
Anderson Silva - 42,4%
Junior Cigano - 29,62%
Lyoto Machida - 13,52%
Alistair Overeem - 3,62%
Cain Velásquez - 3,18%
Fabricio Werdum - 2,58%
Glover Teixeira - 1,7%
Dan Henderson - 1,66%
Alexander Gustafsson - 1,27%
Daniel Cormier - 0,46%
A chance também é considerável em relação a Lyoto, que perdeu para Jones em dezembro do ano passado e teria a chance da revanche no UFC 152, mês passado, mas preferiu recusar por causa do pouco tempo de preparação para o combate (três semanas). Ainda assim, ele está no topo da divisão dos meio-pesados e, com mais uma vitória, deve ganhar nova oportunidade pelo cinturão.
Werdum, sobre Jones nos pesados:
'Será um prazer dar boas-vindas a ele'

Os outros dois brasileiros listados entre as opções eram o peso-pesado Fabricio Werdum, que ficou em sexto (2,58% dos votos), e o meio-pesado Glover Teixeira, sétimo colocado (1,7%). Os demais nomes eram o holandês Alistair Overeem (4º) e os americanos Cain Velásquez (5º), Dan Henderson (8º) e Daniel Cormier (10º), além do sueco Alexander Gustafsson (9º).
A única derrota de Jon Jones, que está com 25 anos, em toda a carreira ocorreu em 5 de dezembro de 2009, mas foi por desclassificação. Na ocasião, ele aplicou cotoveladas ilegais no compatriota Matt Hamill. O cinturão foi conquistado quase um ano e meio depois disso, com uma vitória sobre o então campeão Maurício Shogun. Em seguida, defendeu o título contra Rampage Jackson, Lyoto Machida, Rashad Evans e, por último, Vitor Belfort.

Minotauro relembra acidente trágico: 'Eu fui desenganado pelos médicos'

"Meu pai segurava minha mão e gritava comigo: 'Não desiste, Rodrigo!
Você tem que lutar! Você é um lutador!'", conta ele, atropelado aos 11 anos

Por SporTV.com Rio de Janeiro
6 comentários
Aos 36 anos, Rodrigo Minotauro é reconhecidamente um exemplo de superação no esporte. Como atleta, já esteve frente a frente com a aposentadoria várias vezes, mas sagrou-se vencedor em todas as quatro cirurgias que fez: duas no quadril, uma no joelho e outra no braço. Mas a maior vitória ocorreu quando tinha apenas 11 anos e ficou muito perto da morte ao ser atropelado por um caminhão. Ele relembrou o trágico episódio, que por muita sorte teve um final feliz, em um vídeo promocional do UFC Rio III (veja ao lado).
- Minha maior história de superação foi quando eu fui atropelado, com 11 anos de idade, quando fiquei 11 meses hospitalizado. Realmente foi um momento muito difícil para mim, eu fui desenganado pelos médicos. Perdi o meu tendão de Aquiles e não conseguia andar com a perna esquerda. Praticamente perdi o pulmão direito, perdi o diafragma. Eles reconstruíram meu diafragma. Perdi meu fígado, rins, quase tudo. Aí fui fazendo muita fisioterapia, acreditando no trabalho dos médicos. Saí depois de 11 meses hospitalizado, voltei a andar e a ter uma vida normal. Acho que o esporte também me ajudou muito. São lições que a gente aprende no esporte, que a gente só consegue resultado com muito trabalho. Trabalhei muito com fisioterapia, com exercícios, e a vontade de praticar esporte novamente me ajudou muito - disse o peso-pesado, que vai enfrentar o americano Dave Herman no evento de 13 de outubro.
Minotauro, Team Nogueira (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Recuperado das lesões, Minotauro treinando na Team Nogueira (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
O momento mais marcante para Minotauro foi quando ouviu as palavras de incentivo do pai. Ele acredita que jamais vai passar por uma situação difícil como essa novamente:
Perdi o meu tendão de Aquiles e não conseguia andar com a perna esquerda. Praticamente perdi o pulmão direito, perdi o diafragma. Eles reconstruíram meu diafragma. Perdi meu fígado,
rins, quase tudo"
Minotauro, sobre o acidente na infância
- Uma coisa que não sai da minha cabeça é que eu estava deitado no fundo do carro, indo para o hospital depois que fui atropelado, e meu pai segurava minha mão e gritava comigo: "Não desiste, Rodrigo! Você tem que lutar! Você é um lutador!". Acho que nunca vou passar uma situação tão ruim como passei nesse acidente. E levo isso para a minha vida. Tento ensinar isso para as pessoas. Não abaixe a cabeça. Tem sempre que estar lutando para conquistar um objetivo.
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

Baiano de nascimento e carioca de coração, Minotauro está prester a lutar novamente na Cidade Maravilhosa, onde já havia vencido Brendan Schaub em agosto de 2011. Para ele, este será mais um exemplo de superação em sua carreira:
- Meu amigo, se você vir clipes com os melhores momentos das minhas lutas, a coisa que vai mais ver se prestar atenção sou eu colocando a mão no chão e me levantando. É o poder que a gente tem de se levantar novamente e tentar. Essa é a superação. Já tive o quadril operado em 2010, operei o (ligamento) cruzado (do joelho), voltei ao treino e fui à luta. Agora operei o meu braço e fui à luta. Com 11 anos de idade eu fui atropelado por um caminhão, não podia andar. Fui à luta e consegui treinar novamente. Foi assim em várias passagens da minha vida, quando a gente esteve por baixo e eu consegui me superar e me levantar. Essa vai ser mais uma.

Ex-TUF Brasil, Wolverine e Vina estão no card do UFC de 15 de dezembro

Lutadores baixam de categoria, dos penas para os galos, para lutar em Las Vegas. Wolverine enfrenta Reuben Duran, e Vina encara Johnny Bedford

Por SporTV.com Rio de Janeiro
38 comentários
Mesmo sem terem sido campeões do "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", Hugo Wolverine e Marcos Vina foram contratados pelo Ultimate após vencerem no UFC 147, em 23 de junho - bateram John Macapá e Wagner Galeto, respectivamente. E os dois foram confirmados oficialmente no TUF 16 Finale, evento que será realizado em 15 de dezembro, em Las Vegas, e terá o duelo entre os treinadores do reality show, Shane Carwin e Roy Nelson.
Hugo Wolverine x Marcos Vinícius Vina no TUF Brasil (Foto: Divulgação/TUF Brasil)Vina (E) e Wolverine (D) se enfrentaram no TUF, com vitória do segundo (Foto: Divulgação/TUF Brasil)
Hugo Wolverine vai encarar o americano Reuben Duran, e Vina pega o também americano Johnny Bedford. Um detalhe é que ambos os brasileiros, que competiram como peso-pena (até 65,8kg) no TUF Brasil, baixaram de categoria e agora passam a lutar entre os galos (até 61,2kg). Outro detalhe é que os dois se enfrentaram nas quartas de final do reality show, e Wolverine venceu o então rival por decisão unânime dos jurados após dois rounds.
O lutador baiano tem seis vitórias em seis lutas na carreira, enquanto Duran tem oito triunfos, três derrotas e um empate. Já Vina possui um cartel de 20 vitórias, três derrotas e um empate. O adversário dele, Johnny Bedford, tem 18 triunfos, nove reveses e um empate.
TUF 16 Finale (card até agora):
Shane Carwin x Roy Nelson
Mike Pyle x James Head
Nick Catone x TJ Waldburger
Rustam Khabilov x Vinc Pichel
Reuben Duran x Hugo Wolverine
Johnny Bedford x Marcos Vina

Muricy faz muitos elogios a Alex e admite interesse do Santos

Treinador diz que clube conversa sobre jogador desde antes de sua rescisão com o Fenerbahçe. Com saída de Ganso, Peixe busca 'maestro'

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
68 comentários
Alex fenerbahçe (Foto: Agência Getty Images)Alex rescindiu seu contrato com o Fenerbahçe
(Foto: Agência Getty Images)
O nome de  Alex ganha cada vez mais força no futebol brasileiro. Depois de Palmeiras e Coritiba mostrarem interesse, agora é a vez de o Santos abrir as portas da Vila Belmiro para o retorno do meia, que rescindiu seu contrato com o Fenerbahçe, da Turquia. Desde a saída do meia Paulo Henrique Ganso para o São Paulo, o Peixe procura um novo camisa 10. Na opinião de Muricy Ramalho, Alex preenche os requisitos para assumir o posto.

Surpreso com a rescisão do jogador, o treinador rasgou elogios, admitiu interesse na contratação e revelou que já conversa com a diretoria sobre o meia há algum tempo.

- Não é de agora porque ele rescindiu, mas há um tempo conversamos sobre a possibilidade de contratarmos ele. O problema é que estávamos concorrendo com um time muito forte. O Fenerbahçe tem muito dinheiro. Agora, tivemos a surpresa de que ele rescindiu o contrato lá. Então, é uma questão para se olhar com carinho - afirmou o treinador, em entrevista à Fox Sports.
Muricy enumera as qualidades do jogador e diz que ele se encaixaria bem no Santos.
- É um grande jogador. Do tipo que pensa, para a bola. A posição que mais vamos buscar (reforçar) é essa mesmo, a do número 10 e também do número 8. Esse tipo de jogador é bem-vindo.

Há algum tempo, Muricy e os dirigentes do Peixe dizem que já iniciaram o planejamento para 2013. Com 34 pontos na 13ª colocação, o time dificilmente conseguirá uma vaga para a Libertadores da próxima temporada.
Assim, tanto o treinador como a diretoria falam em nomes de peso para novamente ter força. Além de Alex, o maior desejo do Santos é repatriar o ídolo Robinho, atacante do Milan, com quem o presidente Luis Alvaro Ribeiro já iniciou conversas. Os nomes de Diego e Kaká também foram comentados.

Fred brinca sobre problemas com o carro: 'Tenho de rir para não chorar'

Atacante diz que vai entrar na justiça contra a BMW e revela ser alvo de brincadeiras na rua por andar de janela aberta já que o ar está quebrado

Por Edgard Maciel de Sá, Rafael Cavalieri e Thiago de Lima Rio de Janeiro
34 comentários
No início da tarde desta terça-feira, Fred foi um dos assuntos mais comentados na internet. E o motivo não foi o fato de seu golaço contra o Flamengo ter sido eleito o mais bonito da rodada, e sim suas reclamações públicas a respeito de sua BMW X6. Em seu perfil no Twitter, o atacante condenou o serviço da montadora alemã em relação ao seu carro que está avaliado em torno de R$ 325 mil, podendo chegar até os R$ 500 mil (valores no Brasil). Nas Laranjeiras, Fred voltou a comentar o assunto e disse que vai acionar um advogado.
Fred, BMW (Foto: Reprodução / Twitter Oficial)Fred mostra insatisfação dentro de sua BMW (Foto: Reprodução / Twitter Oficial)
O camisa 9 conta que tentou contatos de maneira amistosa, mas disse ter sido ignorado. Os problemas listados têm relação com a potência do motor do carro comprado em 2009, além de detalhes menores. Mas o mais curioso deles é o ar-condicionado, que vem gerando uma situação curiosa.
- Tenho de rir para não chorar. Eles trocaram o motor alegando que iriam sanar os problemas, mas tudo continuou e em certos casos até aumentaram. Tive muitos gastos. Tentei contato com eles, mas o retorno não foi agradável. Eles falaram que estava tudo legal, mas o carro apita toda hora (risos). O pior é o ar-condicionado quebrado. Quarenta graus no Rio e eu andando de vidro aberto. Fica todo mundo mexendo comigo (risos). Eles não me ouviram, e eu procurei advogado para buscar meus direitos como consumidor. Não comprei qualquer coisa. A BMW vende conforto e segurança, mas não é isso que eu tenho - afirmou.
Questionado então sobre os motivos para não usar o Porsche Panamera Turbo de aproximadamente R$ 1 milhão comprado neste ano, Fred também mostrou bom humor.
- Ele está em Belo Horizonte. Lá é mais tranquilo para mim. Vocês falaram tanto desse carro que eu levei para lá (risos) - brincou.
Comemoração do aniversário será entre o Flu e a família
Nesta quarta-feira, Fred completa 29 anos de idade. Perguntado sobre como seria a comemoração, ele disse que dividiu em dois, mas todas bem tranquilas para não perder o foco no clássico contra o Botafogo e na luta pelo título.
- Vou reunir o pessoal do Flu: jogadores, staff, comissão técnica e diretoria. Vamos ver se o Rodrigo Caetano (diretor de futebol) paga o almoço, não é (risos)? Mais tarde vou reunir amigos e família na minha casa, mas tudo bem light para não perder o foco. Por enquanto não vai ter festa, se não eu não consigo jogar sábado (risos) - revelou.
O Fluminense iniciou a preparação para o clássico contra o Botafogo, que acontece no próximo sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O time é o líder do Campeonato Brasileiro com 59 pontos conquistados.

Musas do Brasileirão participam da primeira prova: Desafio do Globolinha

Depois do ensaio fotográfico, candidatas dos 20 clubes participam da primeira etapa, que soma pontos para definir as três finalistas do concurso

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
25 comentários
No Musa do Brasileirão 2012, não basta ser bonita para ficar com a faixa de campeã. Depois da publicação do primeiro ensaio das candidatas, o GLOBOESPORTE.COM exibe o Desafio do Globolinha. É a primeira de uma série de provas a que as musas serão submetidas para mostrar que conhecem futebol e a história do clube de coração.
No Desafio do Globolinha, cada musa teve cinco chances para fazer um gol por baixo das pernas do mascote da programação esportiva, que era o "goleiro". As pernambucanas se destacaram e estão na liderança. Ially Mazza, do Náutico, e Joyce Pereira, do Sport, fizeram três gols cada, assim como a gremista Martina Spier. O vídeo com a participação das candidatas na prova pode ser conferido na página de cada musa.
Ao fim de cada prova, as candidatas somam pontos para ficar entre as três finalistas da competição. A campeã será definida por votação popular durante a festa de encerramento do Campeonato Brasileiro, no dia 3 de dezembro, e ganhará um ensaio na Granja Comary, em Teresópolis-RJ.
musas Globolinha mascote times Rio de Janeiro (Foto: Globoesporte.com)Candidatas dos quatro clubes do Rio de Janeiro cercam o Globolinha (Foto: Globoesporte.com)
Classificação do Desafio do Globolinha
3 gols - Martina Spier (Grêmio), Ially Mazza (Náutico) e Joyce Pereira (Sport)
2 gols - Sulamita Gonçalves (Flamengo) e Rafaela Miranda (Santos)
1 gol - Milena Machado (Botafogo), Aline Azevedo (Corinthians), Rayanne Oliveira (Cruzeiro), Franciele Perão (Figueirense), Priscila Cannone (Fluminense), Thais Fusther (Internacional) e Raíssa Cavalcante (Vasco)
Nenhum gol - Samantha Freitas (Atlético-MG), Wanessa Lopes, Atlético-GO), Dalila Kindermann (Coritiba), Camila Guerra (Palmeiras), Natália Vaccari (Ponte Preta), Gianny Serapião (Portuguesa) e Jéssica Nunes (São Paulo)
Ensaios e provas quinzenais: saiba mais sobre a forma de disputa
Além dos ensaios fotográficos, as 20 candidatas terão suas habilidades e conhecimentos sobre seus clubes testados a cada mês, através de provas práticas e subjetivas. As práticas serão uma disputa de chute a gol e um quiz, onde cada acerto vale um ponto. Já as subjetivas serão testes de habilidade com a bola nos pés e uma declaração de amor ao time de coração. A pontuação dessas tarefas será feita por um júri interno e votação pela internet.
As três representantes que somarem o maior número de pontos serão as finalistas e estarão na festa do Campeonato Brasileiro. A campeã será escolhida pelo público e receberá o prêmio durante a cerimônia. O GLOBOESPORTE.COM fará a cobertura completa da competição pela página da Musa do Brasileirão.

Torcedora que ganhou camisa de Lucas é ameaçada pela internet

Milena teve que bloquear seu perfil no Twitter depois de receber ameaças de torcedores pela rede social. Após as mensagens, ela admite: está com medo

Por Paola Loewe e Guilherme Oliveira Rio Negrinho, Santa Catarina
153 comentários
O medo da torcedora Milena, hostilizada por torcedores do Coritiba no final da partida contra o São Paulo, no Couto Pereira, não chegou ao fim quando ela deixou o estádio, no último domingo. Fã do meia Lucas, ela estava no espaço reservado para a torcida da casa e precisou de escolta policial para deixar o local após ganhar uma camisa do ídolo. E as ameaças seguiram pela internet, através do perfil da menina no Twitter.
A garota, de 13 anos, decidiu bloquear o perfil depois de receber mensagens com conteúdo ameaçador, muitos impublicáveis, segundo revelou em entrevista ao "SporTV".
- Deixei restrito porque eram mensagens muito fortes, uma baixaria - contou.
Milena, torcedora que recebeu camisa do jogador Lucas, é ameaçada pelo Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)Torcedora Milena bloqueou o Twitter depois de ser ameaçada pela rede social (Foto: Reprodução/Twitter)
Após tudo que passou no estádio e o que "ouviu" através da rede social, Milena não sabe exatamente o que pensar. Apesar dos momentos ruins, ela diz estar feliz pelo apoio que tem recebido.
- Estou com um pouco de medo por causa das ameaças recebidas no Twitter, mas acima de tudo estou feliz por ter conseguido (a camisa), com a humildade do Lucas e por ele ter me notado.
Ela contou ainda que recebeu muitas mensagens de apoio. Todas foram retuitadas pela torcedora.

Zinho não vai tolerar nova falta de Adriano: 'Representa um término'

Diretor de futebol garante que a chance dada ao Imperador foi a última

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
26 comentários
Diretor de futebol do Flamengo, Zinho deixou claro na segunda-feira que se preocupa com o futuro de Adriano caso ele pare de jogar futebol. A tolerância do dirigente, entretanto, tem um limite. Nesta terça, em entrevista ao repórter Eric Faria, exibida pelo RJTV segunda edição, Zinho assegurou que o Imperador não terá uma nova chance caso escorregue novamente. O diretor de futebol explicou o que representaria uma nova falta nos próximos dias:
- Representa um término, né? - declarou o dirigente.
Nesta quarta, no Globo Esporte RJ, serão exibidos outros trechos da entrevista de Zinho. O programa vai ao ar a partir de 12h30m.
Adriano já assinou três advertências desde que retornou ao Flamengo, há menos de dois meses. O clube, se quisesse, poderia rescindir o contrato do atacante, mas optou por uma nova chance. Conforme combinado, o Imperador apareceu pela manhã para treinar, mas só trabalhou na academia. Ele sofre com dores nas costas.

Destaque do Figueira, Aloísio deve ser reforço do São Paulo em 2013

Autor de nove gols no Brasileiro, atacante de 24 anos chegaria para ser reserva de Luis Fabiano, que não atuará em todos os jogos

Por Marcelo Prado e Alexandre Lozetti São Paulo
176 comentários
Aloisio figueirense gol joinville (Foto: Antônio Carlos Mafalda / Agência Estado)Aloísio está na mira do Tricolor para 2013
(Foto: Antônio Carlos Mafalda / Agência Estado)
O São Paulo ainda luta para garantir uma vaga na Taça Libertadores da América do ano que vem. No Campeonato Brasileiro, o time ocupa a quinta colocação na tabela, com 43 pontos, quatro a menos que o Vasco, quarto colocado. Na Copa Sul-Americana, o time está nas oitavas de final e, no dia 24 de outubro, decide sua situação contra a LDU de Loja, no Morumbi. Embora ainda tenha muitos objetivos em 2012, a diretoria já trabalha para reforçar o elenco no ano que vem.
Uma das prioridades é contratar um atacante para se revezar com Luis Fabiano no comando do ataque. O Fabuloso sofreu seis lesões neste ano e, na próxima temporada, será montado um planejamento que impedirá o camisa 9 de atuar em todas as partidas. Um jogador que agrada a todos no Morumbi é Aloísio, do Figueirense. Com 24 anos, ele marcou nove gols no Campeonato Brasileiro e é o principal destaque da equipe catarinense, que luta para evitar o rebaixamento para a Série B.
Conversas preliminares já ocorreram entre o clube paulista e o jogador e o acerto está bem encaminhado. Quando questionada sobre o assunto, uma fonte do GLOBOESPORTE.COM deu risada, mas falou sobre o provável reforço.
- O que posso dizer é que gostamos muito desse jogador.
Aloísio está registrado na CBF como atleta do Tombense, de Minas Gerais, e está emprestado ao Figueirense até o dia 31 de dezembro. O dono do clube mineiro é o empresário Eduardo Uram, que tem excelente relacionamento com a diretoria do São Paulo e agencia cinco tricolores: Cortez, Maicon, Cícero, João Filipe e Luiz Eduardo. Além deles, o lateral-esquerdo Juan, que está emprestado ao Santos e voltará no início de 2013.
Questionado sobre o assunto, o diretor de futebol do Figueirense, Chico Lins, disse que já sabe do interesse do São Paulo.
- Já havia escutado sobre esses rumores. Ele pertence ao Uram, que tem grande relação com o São Paulo. É um jogador que está se destacando e que faz parte dos planos.
Aloísio foi revelado pelo Grêmio em 2006, mas nunca teve espaço na equipe gaúcha. Fez parte do elenco que conquistou o estadual de 2007 e, logo depois, foi negociado com o Chiasso, da Suíça. Retornou ao Brasil para defender a Chapecoense e, no meio do ano passado, foi contratado pelo Figueirense. Ele deverá ficar com a vaga que hoje é de Willian José, que não deverá ter seu contrato renovado no final do ano.
Vale lembrar que o São Paulo já tem um reforço assegurado para a próxima temporada: o atacante Negueba, do Flamengo, que atuará por empréstimo de um ano no Morumbi. Ele foi envolvido na negociação que levou o meio-campista Cléber Santana para a Gávea.

Mano elogia postura de Cavalieri,
mas 'ignora' pergunta sobre Fred

Ao comentar as chances dos destaques do Flu na Seleção, técnico
fala bastante sobre o goleiro e nada a respeito do atacante tricolor

Por Leandro Canônico e Rodrigo Faber São Paulo
94 comentários
Coletiva Mano Menezes, Seleção (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Mano comenta desempenho de Diego Cavalieri
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
Destaque do Fluminense, líder do Campeonato Brasileiro, Diego Cavalieri ainda não teve uma chance na seleção brasileira. E Mano Menezes tem sido cobrado por isso. Principalmente porque a posição de goleiro ainda vive indefinição - 12 jogadores diferentes já foram convocados. Talvez por isso mesmo o técnico dá esperança a Cavalieri.
Não que o camisa 12 do Flu vá ser chamado em breve para algum amistoso da Seleção, até porque a convocação para os jogos contra Iraque, dia 11, e Polônia, dia 16, já foi feita. Mas o comandante verde e amarelo deixou claro que está de olho em Cavalieri e elogiou a a sua postura em relação à ausência nas listas.
- Quero cada vez mais jogadores atuando em alto nível, para pode escolher os melhores entre eles. Só não pode ter a cada semana um novo nome na Seleção. Vale para o Diego o que vale para todo mundo. Não tenho predisposição por esse ou aquele. Se o Cavalieri for o goleiro que estiver melhor, vai receber a oportunidade. Tem sido brilhante a postura dele, sabendo como o futebol funciona - falou o técnico.
Na coletiva desta terça-feira, em São Paulo, local da preparação para a decisão do Superclássico das Américas, contra a Argentina, Mano Menezes também foi questionado sobre Fred na mesma pergunta sobre Cavalieri. Mas o treinador se esquivou e não falou do artilheiro do Brasileirão.
Diego Cavalieri na partida do Fluminense contra o Flamengo (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Diego Cavalieri é um dos destaques do Flu no Brasileirão (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Recentemente, o atacante do Flu reclamou da postura do treinador e chegou a dizer que Mano não gostava dele. O treinador, à época, disse que não se tratava disso.
- Respondi da maneira que queria responder - desviou Mano, ao ser provocado por não ter falado de Fred da mesma maneira que falou de Cavalieri.
Brasil e Argentina se enfrentam nesta quarta-feira, em Resistencia, às 22h (de Brasília). Com a vitória por 2 a 1 no primeiro jogo, em Goiânia, a Seleção joga por um empata para ficar com a taça. Os hermanos têm de vencer por dois ou mais gols de diferença. A Rede Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem o duelo ao vivo. O site também acompanhará em Tempo Real.

Tricampeão Ayrton Senna é eleito o maior piloto da história da McLaren

Tradicional equipe elabora lista com 50 grandes nomes de sua história. Maior rival de Senna nas pistas, Prost aparece atrás de Hakkinen. Fittipaldi fica em 5º

Por GLOBOESPORTE.COM Woking, Inglaterra
108 comentários
Uma das marcas mais importantes do automobilismo mundial, a McLaren lançou nesta terça-feira uma série especial enumerando os 50 maiores pilotos de sua história. Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1 pela escuderia, ficou com a primeira posição. Senna defendeu o time de Woking de 1988 a 93 e é o piloto com mais vitórias (35) e pole positions da equipe na principal categoria do esporte a motor. A lista foi divulgada justamente na semana que antecede o GP do Japão. Foi na pista de Suzuka que o brasileiro assegurou seus três títulos, em 88, 90 e 91.
Imagens dos 50 maiores pilotos da McLaren (Foto: Arte / Divulgação)Imagens dos 50 maiores pilotos eleitos pela McLaren (Foto: Arte / Divulgação)
A McLaren ressaltou que a seleção não se restringe apenas à Fórmula 1, abrangendo todas as categorias; leva em consideração apenas o histórico do piloto pela escuderia; e não contaria com pilotos ativos, tirando nomes como Lewis Hamilton, Jenson Button e Fernando Alonso da disputa. Porém, em 15º aparece Kimi Raikkonen, que retornou à categoria este ano após ter saído no fim de 2009. Ao lado de Senna, Henry faz menção honrosa a Bruce McLaren, fundador da montadora.
- O vencedor realmente tinha que ser Ayrton Senna. Afinal, ele ganhou mais GPs do que qualquer outro (pela equipe). E foi, sem dúvida, uma força motriz de inspiração durante seu tempo com o time – explicou o jornalista Alan Henry, renomado repórter de automobilismo e responsável pela elaboração da lista
Senna e Prost GP de Adelaide 1998 (Foto: Getty Images)Senna e Prost protagonizaram uma das maiores
rivalidades no mesmo time (Foto: Getty Images)
Alain Prost aparece em terceiro
Maior rival de Ayrton nas pistas, o francês Alain Prost ficou apenas com a "medalha de bronze", mesmo tendo conquistado três de seus quatro títulos pela equipe, em 85, 86 e 89. O segundo lugar da lista foi Mika Hakkinen, bicampeão mundial (98 e 99). Henry destacou o comprometimento e a história de superação do finlandês com o time para escolha. Ele ressaltou que Hakkinen deu um “estratégico passo para trás” ao largar a Lotus para ser apenas piloto de testes da McLaren em 93 e ainda deu a volta por cima após um grave acidente que quase lhe tirou a vida no GP da Austrália de 95.
Campeão com a McLaren em 1974, Emerson Fittipaldi garantiu um lugar no top 5, na quinta posição. O brasileiro (que também triunfou em 72 com a Lotus) ficou logo atrás do britânico James Hunt, vencedor do mundial de 1976. O austríaco Niki Lauda, que faturou um de seus três títulos com o time de Woking, ficou em sexto. Keke Rosberg, David Coulthard, Peter Revson e John Watson completaram os dez primeiros. Nelson Piquet, apesar de nunca ter defendido a equipe foi lembrado na 40ª posição: no início da carreira, ele disputou três provas pela BS Fabrications, time que usava chassis da montadora britânica. “Tem DNA da McLaren em seu sangue”, argumentou Henry.
Desde 1966, na Fórmula 1, a McLaren é uma das equipes mais vitoriosas da categoria. Possui 12 títulos Mundiais de Pilotos (Ferrari tem 15) e oito de Construtores (Ferrari tem 15 e Williams, 9). Aparece também em segundo nas estatísticas - atrás da Ferrari, que disputa a competição desde 1958 - em número de vitórias, GPs, pole positions e pódios.
Emerson Fittipaldi - McLaren - GP da Inglaterra de 1974 (Foto: Getty Images)Emerson Fittipaldi foi campeão com a McLaren na temporada de 1974 (Foto: Getty Images)

Na luta principal, Pezão ainda precisa cortar 7kg para pesagem do Ultimate

Às vésperas do duelo contra Browne, lutador brasileiro se mostra tranquilo

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
47 comentários
Pezão TREINO ABERTO UFC 146 (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)Pezãi ainda precisa cortar 7kg para o UFC desta
sexta (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)
Antes de encarar Travis Browne, Antônio Pezão já iniciou seu primeiro duelo para o UFC desta sexta.-feira. O peso-pesado brasileiro revelou que ainda precisar perder 7kg para a pesagem oficial do evento, que será nesta quinta-feira. Sem medo algum da balança, o lutador brasileiro revelou que seu corte será apenas em líquido.
- Bater peso é tranquilo. Eu normalmente tenho que desidratar 8kg para luta. Ainda faltam 7kg e estou fazendo um trabalho de desidratação. Não perco massa, diminuo o carboidrato - explicou o lutador, em entrevista ao SPORTV.COM.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Além de Antônio Pezão, que faz a principal luta do show de Minneapolis, o Brasil será representado por mais quatro lutadores neste evento. São eles, Jussier Formiga, Thiago Tavares, Diego Nunes e Carlo Prater. Confira o card completo:
UFC: Browne x Pezão
5 de outubro de 2012, em Minneapolis (EUA)
CARD PRINCIPAL*
Travis Browne x Antônio Pezão
Jake Ellenberger x Jay Hieron
John Dodson x Jussier Formiga
Justin Edwards x Josh Neer
CARD PRELIMINAR*
Jeremy Stephens x Yves Edwards
Michael Johnson x Danny Castillo
Dennis Halmann x Thiago Tavares
Jacob Volkmann x Shane Roller
Bart Palaszewski x Diego Nunes
Darren Uyenoyama x Phil Harris
Carlo Prater x Marcus LeVesseur
Mike Pierce x Aaron Simpson
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente

brasileirão série a

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Fluminense
59
27
17
8
2
44
18
26
72.8
2
Atlético-MG
53
27
15
8
4
41
20
21
65.4
3
Grêmio
50
27
15
5
7
38
22
16
61.7
4
Vasco
47
27
13
8
6
35
27
8
58
5
São Paulo
43
27
13
4
10
39
29
10
53.1
6
Internacional
41
27
10
11
6
33
23
10
50.6
7
Botafogo
40
27
11
7
9
41
35
6
49.4
8
Corinthians
39
27
10
9
8
33
26
7
48.1
9
Cruzeiro
36
27
10
6
11
32
36
-4
44.4
10
Náutico
34
27
10
4
13
33
42
-9
42
11
Flamengo
34
27
9
7
11
28
37
-9
42
12
Bahia
34
27
8
10
9
29
30
-1
42
13
Santos
34
27
8
10
9
32
36
-4
42
14
Ponte Preta
34
27
8
10
9
30
35
-5
42
15
Portuguesa
33
27
8
9
10
29
31
-2
40.7
16
Coritiba
29
27
8
5
14
39
47
-8
35.8
17
Sport
27
27
6
9
12
23
38
-15
33.3
18
Palmeiras
26
27
7
5
15
28
36
-8
32.1
19
Figueirense
22
27
5
7
15
30
48
-18
27.2
20
Atlético-GO
20
27
4
8
15
27
48
-21
24.7
  • Qui 04/10/2012 - 21h00 Engenhão
    Flamengo
    FLA
    BAH
    Bahia
  • Qui 04/10/2012 - 21h00 Canindé
    Portuguesa
    POR
    SPT
    Sport
  • Qui 04/10/2012 - 21h00 Couto Pereira
    Coritiba
    CFC
    PON
    Ponte Preta
  • Sab 06/10/2012 - 16h00 Morumbi
    São Paulo
    SPO
    PAL
    Palmeiras
  • Sab 06/10/2012 - 16h20 Vila Belmiro
    Santos
    SAN
    INT
    Internacional
  • Sab 06/10/2012 - 16h20 Aflitos
    Náutico
    NAU
    COR
    Corinthians
  • Sab 06/10/2012 - 16h20 Serra Dourada
    Atlético-GO
    ACG
    VAS
    Vasco
  • Sab 06/10/2012 - 18h30 Engenhão
    Fluminense
    FLU
    BOT
    Botafogo
  • Sab 06/10/2012 - 18h30 Olímpico
    Grêmio
    GRE
    CRU
    Cruzeiro
  • Sab 06/10/2012 - 18h30 Independência
    Atlético-MG
    CAM
    FIG
    Figueirense
Taça LibertadoresRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento