sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ricardo Gomes tem quadro de agitação e volta a ser sedado

Treinador se emocionou com últimos acontecimentos e permanece entubado. Visitas internas voltam a ser restritas apenas aos familiares

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Na última quinta-feira, Ricardo Gomes esboçava as primeiras reações ao reconhecer os familiares e até mesmo ao saber da vitória do Vasco sobre o Ceará por 3 a 1. Havia, inclusive, a expectativa de ele retirar o tubo de respiração artificial. No entanto, na noite de quinta, o treinador vascaíno apresentou um quadro de agitação após receber a visita de amigos próximos como o ex-atacante Romário e o médico do Flamengo, José Luiz Runco, e precisou ser levemente sedado. Com isso, ele voltou a ser sedado e entubado, segundo o boletim médico, deve permanecer assim por pelo menos mais 24 horas.
Segundo o médico do Vasco Alexandre Campello, que conversou com os médicos que cuidam de Ricardo Gomes nesta sexta-feira, a intenção é manter os sedativos até domingo.
- É perfeitamente normal um quadro de agitação. Foram muitas visitas e muita emoção. Quando os sedativos forem retirados, este quadro deve se repetir. Mas aí isso irá acontecer em um cérebro cada vez mais estabilizado. Volto a dizer que a evolução está muito boa, o hematoma regrediu completamente e a pressão intracraniana está normal. A sedação dá tempo de normalizar ainda mais e a intenção da equipe é mantê-la até domingo - afirmou Campello.
A agitação ocorreu em função do alto número de visitas. Diferentemente dos primeiros dias, quando apenas os familiares entravam no CTI, na quinta-feira, todos os que foram ao Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, tiveram a oportunidade de ter um contato direto com Ricardo Gomes. Romário foi um deles. O atual deputado federal deixou o local aos prantos, segundo pessoas que presenciaram a cena.
Outra visita que mexeu muito com Ricardo Gomes foi a do médico do Flamengo e antigo diretor do Pasteur, José Luiz Runco. Runco foi um dos principais responsáveis pelo atendimento ágil ao treinador vascaíno ainda no campo do Engenhão. Ao perceber a presença do médico, Ricardo Gomes teria, inclusive, tentado abraçá-lo.
Na quinta-feira, quando foi realizada a última coletiva do trio de médicos que acompanha diretamente o caso, foi dito por eles que esta agitação é considerada normal em pacientes com este quadro. Mas após o acontecido, as visitas no CTI voltaram a ser restritas apenas aos familiares.
A boa notícia ficou por conta da última tomografia computadorizada realizada. Foi confirmada um bom aspecto sem qualquer evidência de complicação. Com isso, o cateter cerebral - aparelho que media de maneira constante a pressão intracraniana - foi retirado.
As reavaliações clínicas e neurológicas são constantes e qualquer novidade será noticiada através de boletins. Ainda não há uma previsão de alta no CTI.

Dossiê gramados: falta de luz do sol nos campos acende alerta para 2014

Arquitetura exigida pela Fifa prevê arenas fechadas que prejudicam e muito o crescimento da grama. Luz artificial é a única saída, mas preço ainda assusta

Por Bernardo Pombo Rio de Janeiro
Os gramados de alguns estádios da Copa do Mundo da África do Sul entraram para a lista de pontos negativos do Mundial do ano passado. Foram muitas as reclamações de jogadores, técnicos e dirigentes a respeito do fator que mais atrapalha o desempenho de uma equipe. O paradoxo de se construir um estádio de mais de R$ 500 milhões com um campo ruim intriga os engenheiros agrônomos que trabalham no Brasil. Para a Copa de 2014, a preocupação é muito grande. A previsão é a de que o país terá sérios problemas caso não consiga solucionar a ausência de luz de sol nos gramados, características das arenas mais fechadas exigidas pela Fifa.
Luz artificial no gramado do Real Madrid (Foto: Divulgação SGL Concept)Iluminação artificial no gramado do Real Madrid (Foto: Divulgação SGL Concept)
- A Fifa exige cobertura para o público, até por uma questão de conforto. Mas o gramado vai sofrer. A única grama que suporta sombra são as gramas de inverno, que aqui não aguentariam o verão. Esse é o dilema. Não adianta fazer um estádio caríssimo se ele não funcionar depois da Copa - alerta Daniel Tapia, responsável pelo gramado do Morumbi há mais de 20 anos.
Na África do Sul, o belíssimo estádio Nelson Mandela Bay (foto abaixo), em Port Elizabeth, sofreu com a falta de sol, como atestou na época um funcionário da Fifa que não quis se identificar.
Gramado do Mandela Bay stadium (Foto: Marcio Iannacca / Globoesporte.com)Gramado do Nelson Mandela Bay recebeu muitas
críticas na Copa da África (Foto: Marcio Iannacca)
- São três problemas: a chuva, a quantidade de jogos e a falta de sol. O maior problema é que não bate sol aqui no campo. É como se plantassem grama dentro da sua casa - disse.
Artur Melo, agrônomo responsável pelo Engenhão, vai além.
- Na África, várias obras de estádios e CTs atrasaram, fazendo com que o plantio dos gramados se retardasse. Além disso, houve gramados mal executados, que tiveram que ser replantados mais de uma vez por problemas de drenagem. Com isso, os gramados recém-plantados não tiveram o tempo para a sua completa maturação e o suficiente enraizamento.
Diretor técnico da World Sports, empresa que cuida dos bons pisos do Pacaembu e da Vila Belmiro, Fabio Camara ressalta a preocupação para 2014.
Teremos gramados com problema durante a Copa. Os estádios mais antigos são abertos, com grande possibilidade da incidência da luz do sol. As arenas mais modernas são mais fechadas. E, sem sol, a grama não cresce e não consegue a recuperação desejada para um evento com tantos jogos em um curto espaço de tempo"
Fabio Camara, responsável pelo gramado do Pacaembu
- Com certeza teremos gramados com problema durante a Copa. Os estádios mais antigos são abertos, como o Serra Dourada, por exemplo, com grande possibilidade da incidência da luz do sol. As arenas mais modernas são mais fechadas. E, sem sol, a grama não cresce e não consegue a recuperação desejada para um evento com tantos jogos em um curto espaço de tempo.
Para compensar a ausência do sol, muitas arenas na Europa usam luz artificial, uma coleção de canhões que ficam no gramado. Botafogo e Atlético-PR já estudam a possibilidade de adquirir o equipamento, mas há um entrave importante.
- O aparelho custa aproximadamente 1 milhão de euros (R$ 2,3 milhões), fora a conta de luz, que aumenta muito - lembra Fabio Camara.
Administrador do Pituaçu, estádio que tem sido usado pelo Bahia enquanto a Fonte Nova é construída para a Copa, Hélio Ferraro apresenta a contradição causada pela arquitetura das arenas.
- O sol é muito generoso em Salvador, temos 2.500 horas por ano e a grama precisa de 1.100 horas. Mas, na Fonte Nova, terão que fazer um estudo bem detalhado, já que, com o sombreamento, será necessária iluminação artificial.
Luz artificial no gramado de Wembley (Foto: Divulgação SGL Concept)Com pouca incidência de luz do sol, gramado de Wembley precisa de luz artificial (Foto: SGL Concept)
O calendário também joga contra. A Copa de 2014 será disputada no inverno, período em que a grama sofre mais. Com frio e menos sol, ela cresce bem menos, como explica Feliciano Alves, gestor da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
- Em junho e julho, o gramado precisa de cuidados específicos porque as condições naturais não ajudam. No verão, a grama tem o que mais gosta: calor, luz e água, por causa da chuva. No inverno isso não acontece. Há menos luz, o clima é mais seco e a chance de fungos atingirem o gramado aumenta.
Em junho e julho, o gramado precisa de cuidados específicos porque as condições naturais não ajudam. No verão, a grama tem o que mais gosta: calor, luz e água, por causa da chuva. No inverno isso não acontece"
Feliciano Alves, gestor da Arena do Jacaré
O campo da Arena da Baixada será o que, teoricamente, sofrerá mais com o frio durante a Copa. O desgate com a sombra já acontece.
- Temos 35% do gramado com pouca luminosidade em função da cobertura - diz Flávio Vaz Teixeira, agrônomo responsável pelo gramado que sofrerá ainda mais quando a Arena da Baixada for fechada por completo.
O clube estuda um processo de aquecimento do piso para evitar o desgaste.
- Estamos em fase de análise. Poderíamos colocar canos de água quente embaixo da grama. É uma opção para minimizar o frio.
Fifa pode exigir grama de inverno pura em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo
A diferença entre o crescimento da grama no inverno e no verão é grande. No Orlando Scarpelli, estádio do Figueirense, são feitos até cinco cortes por semana durante a época mais quente do ano, enquanto no inverno chegam a, no máximo, três.
Já é feita há alguns anos no Brasil e na Argentina a mesclagem de grama de verão e de inverno durante a época mais fria do ano. Mas nem sempre é o bastante. Na última Copa América, o moderno estádio de La Plata apresentou um piso muito ruim. A grama se soltava porque, com pouco sol, não conseguiu formar raiz a tempo da realização dos jogos.
- Vimos o desastre que foi lá na Argentina. O gramado de lá é Bermuda (grama de verão) com sementes de inverno, mas com sombra ela não aguenta, não forma raiz e toda hora solta. Eles mantiveram o manejo, mas colocaram a cobertura e matou o gramado.
Legado nos cuidados aos gramados será um ponto a favor
A dificuldade para a recuperação da grama de verão durante o inverno faz a Fifa pensar em exigir gramados específicos para a parte mais fria do ano nos estádios de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. A entidade deve divulgar até o final do ano o planejamento para os gramados da Copa, e existe a chance das três sedes terem grama pura de inverno, como acontece em muitos campos europeus.
- O pessoal da Fifa acha que dá para botar grama de inverno em Porto Alegre, Curitiba e em São Paulo. Mas nós, da área técnica, ainda temos muitas dúvidas sobre isso. Em Porto Alegre, por exemplo, o calor é muito grande no verão. A gente acha que não suporta, até porque há veranicos no inverno brasileiro - lembra Fabio Camara, referindo-se a dias com 30º C no inverno mesmo numa capital fria como Curitiba.
A Copa de 2014 será um marco, uma grande oportunidade para virar o jogo, melhorando a qualidade dos gramados nacionais"
Artur Melo, responsável pelo gramado do Engenhão
No balanço dos prós e contras, os gramados brasileiros terão um salto de qualidade importante após a Copa. Essa é opinião unânime dos agrônomos ouvidos pelo GLOBOESPORTE.COM.
- A Copa de 2014 será um marco, uma grande oportunidade para virar o jogo, melhorando a qualidade dos gramados nacionais - destaca Artur Melo, que tem a opinião compartilhada Jardel Luiz Gheller, agrônomo do Figueirense.
- Com a Copa, os clubes se comprometem a adquirir os insumos necessários. O investimento em equipamentos de qualidade é fundamental para termos um gramado de alto nível.
Procurado pela reportagem, o Comitê Organizador Local da Copa de 2014 não se pronunciou.

Irritado e de ‘saco cheio’, Felipão abre mão de multa no Palmeiras

Técnico diz que pretende ficar no clube, mas avisa que diretoria não precisa se preocupar com dinheiro. Faixa é estendida na porta do CT

Por Diego Ribeiro São Paulo
Luiz Felipe Scolari assegura que não quer deixar o Palmeiras, mas se mostra cada vez mais irritado com as pressões e picuinhas dentro do clube. A última delas, nesta sexta-feira, foi uma faixa de autor desconhecido com a inscrição “Fora, Felipão”, colocada bem na entrada do CT pela manhã e retirada por funcionários do clube horas depois. O técnico diz que não viu o protesto, apenas soube por terceiros, mas avisou que sequer precisa de sua multa rescisória se tiver de deixar o Palmeiras em um futuro próximo. Seu contrato vence em dezembro de 2012.
- Já trouxe minha família e montei toda minha situação aqui, mas precisa ter saco para aturar todos os dias as mesmas bobagens. Pior é que eu sei quem faz isso, já estou de saco cheio. Se o Palmeiras quiser, não precisa me pagar nada, zero, e eu saio. Mas quero tudo isso no papel – disparou Felipão.
Quando chegou ao clube, em julho de 2010, Luiz Felipe Scolari fechou contrato com multa rescisória estipulada em R$ 5 milhões, valor que cai conforme o tempo de vínculo cumprido – quanto maior a proximidade do fim do contrato, menor a multa. Mas Felipão diz não ligar para valores. O presidente Arnaldo Tirone e o vice Roberto Frizzo já demonstraram apoio público ao técnico, mas sofrem diariamente com a pressão de conselheiros e membros da diretoria que acham os gastos com o técnico altos demais.
- Dizem que tenho uma multa muito grande no Palmeiras. Tenho multa se eu pedir para sair ou se o Palmeiras me mandar embora, mas isso é definido no início de contrato. Chega um determinado momento que você oferece a multa para ficar à vontade e livre para sair. Podem ficar livres amanhã, desde que eu também fique livre. É a maior barbada, é só redigir. Eu estou contente no Palmeiras. Se não estiver, também não preciso pagar, é só me dar a mesma oportunidade – avisou o técnico.
Em sua primeira passagem pelo clube, entre 1997 e 2000, Felipão também teve sua multa descartada em 1999, e nenhuma das partes precisaria pagar em caso de demissão.
- É como fiz em 1999. Técnico que não se sente à vontade, com pessoas que não gosta, por que vai ficar no clube? – indagou.
Na ocasião, o técnico só deixou o Verdão na metade de 2000, rumo ao Cruzeiro. O clube mineiro, aliás, é o próximo adversário do Palmeiras, neste domingo, às16h (de Brasília), no Pacaembu.

Mano escala quarteto com Ganso, Ronaldinho, Neymar e Damião

Técnico utiliza os destaques do Campeonato Brasileiro no primeiro esboço para amistoso. Aniversariante do dia, Pato vai para a reserva

Por Leandro Canônico Direto de Londres, Inglaterra
A Seleção Brasileira muito provavelmente terá um esquema ofensivo no amistoso contra Gana, segunda-feira, às 15h45m (de Brasília), no estádio Craven Cottage, em Londres. No primeiro treinamento com o grupo completo, na tarde desta sexta-feira, o técnico Mano Menezes escalou Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Leandro Damião juntos. A partida terá transmissão ao vivo de GLOBOESPORTE.COM, TV Globo e SporTV.
O quarteto ofensivo do time brasileiro deve ter logo atrás, na contenção, Lucas Leiva e Fernandinho, surpresa na escalação do amistoso contra a Alemanha (derrota por 3 a 2), no último dia 10 de agosto. A zaga, então, será formada por Julio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e Marcelo.
Esse último, aliás, é uma das principais novidades no time. Convocado quatro vezes e com dois pedidos de dispensa por lesão, o lateral-esquerdo do Real Madrid ficou com a vaga de André Santos dessa vez. O novo jogador do Arsenal sequer foi convocado. Adriano seria uma opção, mas foi cortado por lesão.
GALERIA DE FOTOS: VEJAS AS IMAGENS DO TREINO DESTA SEXTA EM LONDRES
Ronaldinho Gaúcho no treino da Seleção em Londres (Foto: Mowa Press)Ronaldinho Gaúcho deve ganhar chance como titular no retorno à Seleção (Foto: Mowa Press)
Com o time dessa maneira, Mano Menezes utiliza na frente o que de melhor tem no futebol brasileiro atualmente. Ganso e Neymar são as estrelas do Santos, campeão da Libertadores, Ronaldinho Gaúcho é destaque no Flamengo e um dos artilheiros do Brasileirão, assim como Leandro Damião, do Internacional.
Vale ressaltar que Damião, que tem oito gols no torneio nacional, fica com o lugar de Alexandre Pato, aniversariante do dia e principal centroavante da era Mano Menezes. O jogador do Milan, porém, não vive uma boa fase na Seleção Brasileira.
De acordo com o treinamento de Mano Menezes nesta sexta-feira, então, a provável escalação da Seleção Brasileira deve ser: Julio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho e Paulo Henrique Ganso; Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Leandro Damião.

Keirrison é regularizado na CBF
e pode estrear contra o Palmeiras

Atacante é opção para o novo técnico do Cruzeiro, Emerson Ávila,
e vive a expectativa de ser relacionado pela primeira vez

Por Richard Souza Belo Horizonte
Keirrison no treino do Cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Keirrison no treino do Cruzeiro
(Foto: Washington Alves / VIPCOMM)
Emerson Ávila ganha uma opção importante para sua estreia como técnico do Cruzeiro. O sucessor de Joel Santanta, demitido nesta sexta-feira, vai poder contar com Keirrison. Regularizado na CBF nesta sexta-feira, o atacante está liberado para jogar e poderá entrar na relação dos atletas que vão a São Paulo para enfrentar o Palmeiras, domingo, no Pacaembu, pela 21ª rodada do Brasileirão. A delegação viaja na tarde deste sábado.

O K9 está há menos de duas semanas no clube e tem passado por uma intensa preparação física. Antes de chegar à Toca da Raposa, o jogador passou pelo Santos e fez parte do grupo que conquistou o Paulistão e a Taça Libertadores. No Peixe, Keirrison disputou 32 jogos e fez dez gols.

 

Com direito a apagão no estádio, Zico estreia com derrota no Iraque

Seleção iraquiana perde por 2 a 0 para a Jordânia, em casa, pela primeira rodada do Grupo A das eliminatórias asiáticas. Luz apaga nos minutos finais

Por GLOBOESPORTE.COM Erbil, Iraque
Zico começou com derrota no Iraque. No primeiro jogo sob o comando do Galinho, a seleção iraquiana perdeu por 2 a 0 para a Jordânia nesta sexta-feira, em casa, na rodada de abertura do Grupo A das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2014.
Zico no jogo do Iraque contra Jordânia (Foto: AFP)Zico observa a partida entre Iraque e Jordânia: derrota na estreia do Galinho (Foto: AFP)
Faltando oito minutos para o término do confronto, o estádio Franso Hariri, em Erbil, ficou às escuras: por um corte de energia, os holofotes foram apagados e a partida teve que ser interrompida por 12 minutos.
Os gols da Jordânia foram marcados por Hasan Fattah Mahmoud, aos 43 do primeiro tempo ao aproveitar cruzamento dentro da pequena área, e Abd Allah Deeb, aos dois do segundo. O Iraque volta a campo na próxima terça, fora de casa, contra Cingapura, mesmo dia que a Jordânia recebe a China.
BRASIL MUNDIAL FC: veja os gols da Jordânia e comente!
Mais cedo, os chineses abriram o grupo com vitória de 2 a 1 sobre Cingapura, em Kunming, de virada. Aleksander Duric abriu o placar para os visitantes na etapa inicial, mas Zheng Zhi, de pênalti, e Yu Hai garantiram a vitória dos anfitriões após o intervalo. Em entrevista coletiva, Zico reclamou da falta de capricho nas finalizações.
- Não foi o resultado que eu esperava mesmo sabendo que tivemos poucos dias para trabalhar. Não posso dizer que nosso time jogou mal, criamos sete chances, sendo duas delas na trave. Poderíamos ter marcado e desperdiçamos. A Jordânia teve duas chances, foi competente e venceu o jogo. Mas as Eliminatórias estão começando e acredito que podemos nos recuperar. A única saída é trabalhar, treinar forte para corrigir os erros e, principalmente, acertar a pontaria – afirmou Zico que, neste sábado pela manhã, embarca com a delegação para Cingapura.
torcida do Iraque no jogo contra a Jordânia (Foto: Reuters)Torcida iraquiana lotou o estádio na estreia de Zico: apagão nos minutos finais (Foto: Reuters)
Jogadores da Jordânia comemoram gol contra o Iraque (Foto: Reuters)Jogadores da Jordânia comemoram um dos gols
contra o  Iraque em Erbil (Foto: Reuters)
Zico assinou contrato com o Iraque até 2014 com a missão de classificar o país para a Copa do Mundo no Braisl. O Galinho desembarcou no país na última sexta-feira após 27 horas de viagem, ao lado do preparador físico Moraci Sant'anna. A seleção iraquiana é o sétimo trabalho do ídolo do Flamengo como treinador. Antes, o ex-camisa 10 passou pelo Kashima Antlers, pela seleção japonesa (com título da Copa da Ásia de 2004 e disputa do Mundial em 2006), Fenerbahçe, Bunyodkor, CSKA e Olympiacos.
Pelo regulamento das eliminatórias asiáticas, os dois primeiros colocados em cada um dos cinco grupos, após jogos de ida e volta, avançam para a fase seguinte, quando as dez equipes serão divididas em dois grupos. Os dois primeiros colocados nestes dois grupos com cinco equipes em cada um garantem as vagas na Copa de 2014. Os dois terceiros colocados se enfrentam em jogos de ida e volta. O vencedor vai disputar a repescagem com o quinto colocado nas eliminatórias da América do Sul.
Confira todos os jogos das eliminatórias asiáticas nesta sexta:
Grupo A
China 2 x 1 Cingapura
Iraque 0 x 2 Jordânia
Grupo B
Coreia do Sul 6 x 0 Líbano
Emirados Árabes 2 x 3 Kuwait
Grupo C
Japão 1 x 0 Coreia do Norte
Tajiquistão 0 x 1 Uzbequistão
Grupo D
Austrália 2 x 1 Tailândia
Omã 0 x 0 Arábia Saudita
Grupo E
Irã 3 x 0 Indonésia
Bahrein 0 x 0 Qatar

Mão brilha nos pênaltis, e Brasil vence Ucrânia na estreia na Copa do Mundo

Seleção brasileira, atual tetracampeã mundial invicta, iniciou o caminho pela busca do penta com vitória. No outro jogo do Grupo D, o México bateu o Japão

Por Igor Christ Direto de Ravenna, Itália
Após o empate por 3 a 3 no tempo normal e tudo igual na prorrogação, o Brasil, atual tetracampeão mundial invicto (2009/2008/2007/2006), venceu a Ucrânia, campeã das eliminatórias da Europa, por 2 a 1, nos pênaltis, nesta sexta-feira, nas areias de Ravenna, na Itália. (confira os gols no vídeo ao lado) O goleiro Mão, considerado o melhor do mundo, brilhou na estreia e foi o grande responsável pelo triunfo brasileiro. Benjamin e Sidney (dois) anotaram os gols da equipe canarinho, enquanto Borsuk, Zborovskyi, Korniichuk marcaram para os ucranianos. O resultado foi bom para o México, que bateu o Japão por 3 a 2, conquistou os três pontos e se tornou o líder isolado do Grupo D (com a vitória nos pênaltis, os brasileiros ganharam 2 pontos). (Veja a tabela de jogos aqui)
- Eu treinei bastante a forma de defender nas cobranças de pênaltis durante a pré-temporada e fui abençoado. Não é fácil vencer a Ucrânia, que é campeã da Europa e marca muito forte. Conseguimos conquistar o resultado positivo e isso que foi o mais importante. Não me sinto um herói, pois o resultado é do grupo e não de uma pessoa só. Não finalizamos bem hoje e quase deixamos a vitória por conta disso. Precisamos melhorar contra o México - disse o goleiro Mão.
Mão e Souza comemoram vitória do Brasil no futebol de areia (Foto: Getty Images)O goleiro Mão, destaque da partida, comemora a vitória brasileria na disputa de pênaltis (Foto: Getty Images)
A seleção canarinho começou solta na arena do "Stadio Del Mare", pressionando o adversário. O defensor Souza, convocado na última hora, assutou os ucranianos no primeiro minuto da partida, com um chute forte na trave. O time verde e amarelo criou um volume alto de jogo, com belos lances. Aos cinco minutos, Benjamin marcou um golaço de cobertura, balançando a rede pela primeira vez na arena de Ravenna: 1 a 0. Aos 10 minutos, A Ucrânia partiu para cima, chutou forte e deu trabalho para o goleiro Mão, que fez grande defesa, aos 10. Os europeus marcavam forte e os brasileiros precisaram ter muita paciência pra construir as jogadas.
No segundo período, a disputa continuou bem equilibrada. Aos quatro, o craque Jorginho deu um excelente passe de longe para Sidney, que dominou e anotou o segundo: Brasil 2 a 0. Na sequência, Borsuk chutou forte e diminuiu para os ucranianos, em cobrança de falta. Após uma falha de Betinho, Zborovskyi foi oportunista, tirou do goleiro e deixou tudo igual: 2 a 2. Nos segundos finais, Korniichuk chutou de longe e colocou na gaveta, sem chances para Mão, virando o jogo no “Stadio Del Mare”: Ucrânia 3 a 2.
André no jogo do Brasil na Copa do Mundo de futebol de areia (Foto: Getty Images)André disputa a bola no jogo de estreia do Brasil na
Copa do Mundo, em Ravenna (Foto: Getty Images)
No terceiro período, a Ucrânia se fechou na defesa e o Brasil passou por um momento delicado na partida. Zborovskyi quase ampliou para os ucranianos logo no início. O atacante deu uma bicicleta e Mão defendeu com o joelho. O time verde-amarelo estava irreconhecível em quadra. mas, aos três minutos, Benjamin tocou para Sidney, que bateu cruzado e fez o gol do empate: 3 a 3. Aos 8, Benjamin deu uma bomba e a bola bateu na trave. O Brasil trocou passes e passou a criar mais oportunidades, ditando o ritmo de jogo, enquanto a Ucrânia marcava forte, explorando os contra-ataques.

Com tudo igual na prorrogação, a partida foi decidida nos pênaltis. Os brasileiros marcaram duas vezes, com André e Bruno Malias. Borsuk anotou o gol dos rivais e Mão defendeu a cobrança de Korniychuk, salvando a pátria na estreia do Mundial.
México estreia com vitória
Também pelo Grupo D, México venceu o Japão por 3 a 2 em um jogo equilibrado e repleto de alternativas. O primeiro período da partida foi bastante disputado, mas com poucas chances criadas pelas duas equipes. Somente no minuto final saiu o primeiro gol. O atacante Yamauchi dominou de costas, girou rápido e bateu no cantinho para abrir o placar para o Japão. Na segunda etapa, o México partiu para o ataque e arrancou a virada, com Rodriguez e Cervantes. Aos cinco do período final, os mexicanos ampliaram com Villalobos, de falta. No minuto seguinte, Suzuki se livrou da marcação e chutou forte para diminuir, mas a vitória mexicana na estreia estava assegurada.
México comemora na Copa do Mundo de futebol de areia (Foto: Divulgação / FIFA.com)México comemora a vitória sobre o Japão por 3 a 2, no Mundial de futebol de areia (Foto: Divulgação /
 

Renault-Lotus rescinde com Heidfeld e confirma Bruno Senna até fim do ano

Equipe e piloto alemão chegaram a um acordo de rescisão amigável

Por GLOBOESPORTE.COM Enstone, Inglaterra
Bruno Senna na chegada para os treinos em Spa Francorchamps (Foto: AFP)Bruno confirmado até fim de 2011(Foto: AFP)
A Renault-Lotus anunciou em seu site oficial a rescisão amigável de contrato com o alemão Nick Heidfeld e a confirmação do brasileiro Bruno Senna até o fim da temporada da Fórmula 1. Com a definição, o piloto comemorou a oportunidade na equipe.
- A pressão por resultados vem em grande parte de mim mesmo, mas o anúncio alivia a sensação de insegurança, de ficar sem saber o que vai acontecer no dia seguinte. Estou muito contente. Foi o próprio chefe de equipe, Eric Boullier, quem ligou para me avisar que estava tudo certo para continuar correndo pelo restante do ano. É a primeira vez que me vejo nesta situação, de saber que na próxima corrida vou até poder colocar uma roda na grama, de poder correr mais riscos - disse o brasileiro.
Dias antes do GP da Bélgica, com a alegação de fraco desempenho de Heidfeld, a escuderia anglo-francesa manifestou o interesse em substituir o piloto alemão pelo brasileiro Bruno Senna até o fim do ano. No entanto, Heidfeld entrou na justiça para que a equipe honrasse o seu contrato. Na ocasião, a Renault-Lotus recuou e confirmou Bruno Senna apenas para as corridas de Spa-Francorchamps e Monza, mas o desentendimento foi resolvido nesta sexta-feira. Romain Grosjean, campeão da GP2 neste ano, segue como terceiro piloto.
- Nossa discordância com Heidfeld tem sido assunto de muita atenção da mídia ultimamente e estamos satisfeitos por chegarmos a uma solução rápida e razoável. Nosso processo de separação já era doloroso e nenhum de nós queria ir a outra audiência legal - disse o chefe da equipe, Eric Boullier, em nota oficial.
Após a briga judicial e o acordo amigável, Boullier foi diplomático.
- Estamos gratos a Nick pela contribuição de grande valor que deu à equipe. Nós certamente tivemos bons momentos juntos, em particular o pódio conquistado na Malásia. Ele é um piloto forte e determinado e nós desejamos todo o sucesso no futuro - declarou.
Nick Heidfeld paddock GP da Bélgica Spa-Francorchamps (Foto: Getty Images)Mesmo substituído, Heidfeld apareceu no paddock em Spa com o uniforme da equipe (Foto: Getty Images)
Nick Heidfeld fez questão de deixar claro sua insatisfação com o desligamento da equipe, desejou um bom final de temporada para os amigos que fez e projetou o futuro da carreira.
- Obviamente estou desapontado em deixar a Renault-Lotus no meio da temporada. Eu pensei que ainda pudesse dar uma grande contribuição à equipe, mas preciso ver as coisas como elas são e quero direcionar minha atenção ao futuro. Nós fizemos a decisão certa em encerrar nossa colaboração hoje. Eu gostaria de desejar a todos os amigos que fiz em Enstone um fim de temporada de sucesso. De uma coisa eu tenho certeza: voltarei a correr em alto nível em breve - disse o piloto, que marcou 34 pontos pela equipe no Mundial.
De acordo com o comunicado, ambas as partes consideram o assunto encerrado e se privam de fazer comentários futuros.
Na estreia, bom treino classificatório e acidente na largada
Bruno Senna estreou como titular da Renault-Lotus no GP da Bélgica, no último fim de semana. Logo no primeiro treino livre, o brasileiro perdeu o controle do carro e bateu no muro. Entretanto, Senna apagou a má impressão no dia seguinte. Com um bom desempenho, o piloto foi o destaque do treino classificatório de sábado e conseguiu o sétimo lugar no grid de largada, à frente de Fernando Alonso e do companheiro Vitaly Petrov.
Na corrida, logo na largada, Bruno perdeu o ponto de freada, tocou no carro de Jaime Alguesuari, da STR, e danificou o carro. O brasileiro precisou entrar nos boxes para trocar o bico e ainda foi punido com um drive through por causa do acidente, terminando a prova no 13º lugar. Apesar do incidente, o desempenho de Senna foi elogiado pelo chefe da equipe, Eric Boullier.
  •  
Formula 1 - Bruno Senna larga em sétimo na belgica (Foto: Divulgação)Bruno Senna estreou como titular da Renault-Lotus no GP da Bélgica (Foto: Divulgação)