quarta-feira, 4 de junho de 2014

Gremistas, Gêmeas do Cauã miram a Arena e revelam assédio em estádios

Torcedoras fanáticas, irmãs levantaram audiência de série "O caçador" ao participarem de cena de top less. O GloboEsporte.com bateu um papo com a dupla

Por Porto Alegre
391 comentários
Gêmeas gremistas Morgane e Monica Martin (Foto: GMP Assessoria / DVG)Gêmeas gremistas Morgane e Monica Martin (Foto: Sérgio Baia / GMP Assessoria, DVG)
Elas são loiras, gêmeas e gremistas. As irmãs Morgane e Monica Martin, de 28 anos, esquentaram a audiência do seriado “O caçador”, da Rede Globo, ao contracenarem de top less com o ator Cauã Reymond. Ao GloboEsporte.com, as duas deixaram de lado o recente sucesso nas telinhas para relembrar um sentimento trazido do berço, por influência dos pais. Naturais de Giruá, cidade de 18 mil habitantes, no interior do Rio Grande do Sul, as musas não escondem seu clube do coração: o Grêmio.

Desde pequenas, as gêmeas faziam questão de manifestar essa paixão nos jogos dentro do Estádio Olímpico. Muito antes de deixar milhares de marmanjos babando em frente à TV ao assistirem a suas cenas com Cauã, as duas já causavam torcicolos ao transitar pelas arquibancadas da velha casa tricolor.

- Mulher bonita não falta no Sul, mas duas loiras de olhos azuis e iguais realmente chamam atenção em qualquer lugar - ressalta Morgane.

Em qualquer lugar, mesmo. Moradora do Rio de Janeiro, Morgane segue acompanhando os jogos da equipe e vestindo a camiseta do Grêmio para sair à rua. Claro, não escapa de ouvir alguns gritos dos cariocas.

- O pessoal grita “gaúcha”, “gremista” - diverte-se.
Gêmeas gremistas Morgane e Monica Martin (Foto: GMP Assessoria / DVG)Gêmeas gremistas Morgane e Monica Martin (Foto: Sérgio Baia / GMP Assessoria, DVG)
Viagem para Caxias do Sul

A paixão de Morgana pelo Grêmio já a levou a Caxias do Sul para incentivar a equipe contra o Juventude. Diante de um Alfredo Jaconi lotado, trata como “indescritível” a emoção sentida com a festa dos torcedores no estádio.

- Foi uma situação engraçada. Eu e minha turma de amigos não conseguimos ingresso para o setor destinado ao Grêmio, então ficamos na parte do Juventude. É muito difícil de não cantar as músicas e não reagir na torcida. O Tricolor estava gigante naquele dia. A torcida fez muito barulho e dominou o estádio inteiro - relembra.

Idênticas na aparência e no gosto, as irmãs divergem ao apontar qual foi o jogo mais marcante em suas vidas como torcedoras.

- Foi quando o Grêmio jogou a Batalha dos Aflitos e subiu para a primeira divisão. Estava assistindo ao jogo com meu pai. Já estava tensa e desacreditada com o resultado, quando o Grêmio reverteu o placar e conseguiu vencer o jogo - opina Mônica.

- O Título da Libertadores de 1995 foi muito marcante pra mim. Comandado pelo Felipão, nosso técnico para a Copa, o elenco teve muita garra e foi muito bem conduzido com atuações belíssimas - analisa Morgane.
Cena do seriado "O caçador" (Foto: TV Globo / Divulgação)Cena do seriado "O caçador" (Foto: TV Globo / Divulgação)
Sonho com Brasileirão   
As duas voltam a se unir e repetir a atuação de tirar o fôlego na telinha para defender o desempenho de Enderson Moreira no comando da equipe, em 2014.  
- Estão realizando um ótimo trabalho. Torço para alcançarem o título do Brasileirão. Estou na torcida - destaca Mônica.  
- O Grêmio tem elenco para brigar pelo título, mas o Enderson Moreira passou por dificuldades e teve problemas com peças de reposição. Estamos com uma boa classificação no Campeonato Brasileiro. A torcida vai ser grande - aponta Morgane.  
A única lamentação vem quando o assunto é Arena: as duas ainda não puderam repetir o sucesso vivido na TV - e no Estádio Olímpico - na nova casa tricolor. Mas prometem uma visita:  
- Em breve estaremos no Sul. Será uma ótima oportunidade para pisar o gramado do Tricolor - revela Mônica. 

Alexandre Capitão e Renato Moicano disputam cinturão no Jungle Fight 71

Lutadores se enfrentam pelo título dos penas. Pelo coevento principal, Elizeu Capoeira e Itamar Rosa lutam por cinturão vago dos meio-médios

Por Rio de Janeiro
2 comentários
O Jungle Fight 71 está marcado para o dia 19 de julho e será realizado em São Paulo. A luta principal será entre Alexandre Capitão, que defenderá o título dos pesos-penas no evento, contra Renato Moicano. Esta é a segunda vez que eles se enfrentam, já que Capitão estreou no MMA sendo derrotado por Moicano.
No coevento principal, Elizeu Capoeira e Itamar Rosa disputam o cinturão vago dos pesos-meio-médios. O título pertencia a Rodrigo Monstro, mas o lutador foi contratado pelo UFC, e o combate entre Capoeira e Rosa determinará o novo campeão até 77kg.
Alexandre Capitão (Foto: Divulgação)Alexandre Capitão vai defender cinturão dos penas no dia 19 de julho (Foto: Divulgação)

Rafael dos Anjos na reta final para combate contra americano


qua, 04/06/14
por ultimmato |
categoria Rafael dos Anjos, UFC
O peso-leve Rafael dos Anjos chegou em Albuquerque, EUA, há 9 dias para a etapa final antes do duelo contra Jason High, que acontece neste sábado pelo “UFC: Henderson x Khabilov”. Nesta terça-feira, após mais uma sessão de treinamentos, o brasileiro posou confiante ao lado dos treinadores Jacob Harman, Roberto Gordo e Beneil Dariush. O registro foi enviado especialmente ao blog:

Após duas lutas canceladas, Brandão comemora chance contra McGregor

Peso-pena diz ter recebido nova "oportunidade da vida", promete lembrar atuações do TUF 14 e pede torcida de brasileiros "sofredores como eu"

Por Rio de Janeiro
16 comentários
O ano de 2014 não estava sendo muito bom para o lutador brasileiro Diego Brandão. Vindo de derrota para Dustin Poirier em 28 de dezembro de 2013, o peso-pena viu duas lutas suas desmarcadas - uma na véspera, por causa de problemas judiciários de seu adversário, e outra pouco antes do TUF Brasil 3 Final de semana passada, por conta de lesão. Na terça-feira, todavia, outra lesão, desta vez sofrida por Cole Miller, resultou numa oportunidade inédita para o manauara: uma luta de evento principal contra Conor McGregor, no retorno do UFC à Irlanda, no dia 19 de julho.
- Ouvir meu empresário Ivan Jatobá me ligar após um final de ano e um começo de ano conturbado, onde eu tive duas lutas canceladas, e falando que o UFC me queria no evento principal contra o McGregor, foi uma alegria enorme. Veja bem, eu sou um brasileiro nato, sofredor, vim do nada, lá de Manaus, andava com a minha bicicletinha por Manaus inteira para treinar e acreditando que um dia chegaria minha vez. Chegou, foi no TUF 14, onde eu enfrentei todos da casa que eram americanos e estavam contra mim, e, graças a Deus, eu ganhei. Passei por momentos difíceis lá dentro da casa, mas todos esses momentos foram para crescimento. Agora eu tenho mais uma oportunidade da minha vida nessa luta - disse Brandão por e-mail ao Combate.com.
Diego Brandão ufc jaragua do sul (Foto: Rodrigo Malinverni)Diego Brandão na pesagem em Natal, quando teve luta cancelada (Foto: Rodrigo Malinverni)
O lutador manauara recebe a chance de ser destaque num evento pela primeira vez desde que chegou à organização, como campeão do torneio peso-pena da 14ª temporada do The Ultimate Fighter, em 2011. No reality show, passou com tamanha facilidade que foi logo erguido como candidato a futuro desafiante ao cinturão de José Aldo. Porém, "Ceará" sofreu derrotas para Poirier e Darren Elkins e, mesmo numa sequência de três vitórias consecutivas dentro do octógono, recebeu críticas por ter aparentemente cansado na reta final. Diego Brandão reconheceu que precisa "melhorar muito ainda como lutador", mas deixou sua evolução nas mãos de seus treinadores e pediu pelo apoio dos torcedores compatriotas.
- Sei que muitos falam que eu tenho problema com meu gás, que eu morro nas lutas. Isso, eu não quero saber, eu já sei que preciso melhorar muito ainda como lutador, mas eu também tenho qualidades. Na verdade, falar isso não me ajuda, só me atrapalha, pois eu tenho uma equipe de treinadores que já cuidam disso. Eu preciso mesmo e peço com toda humildade do mundo a torcida do Brasil e dos brasileiros que são sofredores como eu sou. Quero a ajuda de todos nessa luta, vou lá dentro, na casa dele, focado em voltar com a vitória e honrar o Brasil - pediu.
O lutador acrescentou ainda que já se recuperou da lesão na mão direita, que o tirou do TUF Brasil 3 Final, e prometeu voltar no melhor de sua forma.
- Eu agradeço muito ao Dana White, Sean Shelby e Joe Siva, e já aviso que minha mão está bem e vou me dedicar mil por cento para essa luta. Podem ter certeza que o Diego Brandão do TUF 14 está de volta - finalizou.
UFC: McGregor x Brandão
19 de julho de 2014, em Dublin (IRL)
CARD DO EVENTO
Peso-pena: Conor McGregor x Diego Brandão
Peso-meio-médio: Zak Cummings x Gunnar Nelson
Peso-mosca: Ian McCall x Brad Pickett
Peso-mosca: Phil Harris x Neil Seery
Peso-meio-pesado: Cody Donovan x Nikita Krylov
Peso-médio: Tom Lawlor x Ilir Latifi
Peso-médio: Tor Troeng x Trevor Smith
Peso-leve: Norman Parke x Naoyuki Kotani

Após lesão à la Spider, Gustavo Coelho volta inspirado em Belfort

Lutador retorna ao MMA nesta sexta-feira, após mais de um ano sem lutar por ter sofrido fratura na perna, e imita corte de cabelo usado por Vitor

Por Rio de Janeiro
11 comentários
Foram mais de 14 meses de espera, mas Gustavo Coelho volta a lutar nesta sexta-feira. O peso-leve sofreu uma lesão parecida com a de Anderson Silva em sua última luta contra Chris Weidman, após aplicar um chute baixo que foi defendido por Magno Magu, no dia 23 de março do ano passado. Depois de uma longa recuperação das fraturas na tíbia e na fíbula, o lutador retorna inspirado em Vitor Belfort, com direito a corte de cabelo em homenagem ao Fenômeno, que o ajudou durante o período lesionado. O combate será a luta principal do Brasil Fight, em Belo Horizonte, contra Leandro Sete-Bala.
- O Vitor é um cara que tive o prazer de conhecer há três ou quatro anos, quando começamos a nos aproximar e me juntei a ele, junto com o Cezar Mutante e Gilbert Durinho. Sempre fui fã dele e me inspiro muito nele. É um atleta fenomanal. Desde a lesão ele me liga, me deu toda a força, fui para os EUA treinar com ele. Ele me inspira, ora por mim, oramos juntos, mentalizamos e ele me passa a sabedoria que tem da luta. O Vitor está muito feliz, me manda mensagens e, mesmo de longe, eu mando vídeos de treinos para ele diariamente, que me responde, elogia, manda orações, só me dá força. Está muito feliz com meu retorno, por tudo que passei, por essa superação. Isso me instiga muito, me deixa feliz, um idolo do esporte acompanhando minha carreira - afirmou Gustavo, ao explicar o motivo da homenagem.
Gustavo Coelho corte Vitor Belfort (Foto: Arquivo Pessoal)Gustavo Coelho imitou corte de cabelo de Vitor Belfort (Foto: Arquivo Pessoal)
A recuperação da lesão levou 11 meses e o lutador ainda sente algumas dores que teve que aprender a conviver. Segundo ele, alguns movimentos ficaram um pouco limitados, mas nada que o impeça de treinar normalmente. "São coisas que todo atleta tem naturalmente", ele garante. Para Coelho, o importante nesta sexta-feira será atingir a sua meta, que era voltar a fazer o que mais gosta.
- Essa volta é um objetivo muito pessoal. Muita gente vem falar comigo que quer ver como vai ser minha volta, que torce para eu ir bem, mas é uma meta pessoal. Essa luta é muito importante para mim e estou bem feliz - disse.
Alex Gazé e Gustavo Coelho MMA (Foto: Arquivo pessoal)Alex Gazé e Gustavo Coelho (Foto: Arquivo pessoal)
Gustavo ainda não sabe responder se conseguirá chutar com segurança na hora da luta contra Sete-Bala, mas os treinadores Alex Gazé e Luiz Cláudio têm feito elogios para ele após os treinos.
- Eu só posso responder se tenho segurança para chutar após a luta, quando for canela com canela mesmo. Mas no treinamento, fiz um treino fanástico nesta terça, meu técnico ficou impressionado. Ele tem muitos atleta de muay thai e disse que estou pronto para a luta, chutando mais forte que muitos atletas que vêm treinando há mais tempo - revelou o peso-leve, que fez parte do treino no Rio de Janeiro e outra parte em Belo Horizonte.
Ele também declarou que a cabeça está melhor do que nunca para o duelo e que, apesar do receio que possui de sofrer nova lesão, tem conseguido transformar tudo em coisas positivas para o combate.
- Muita gente vem me falando que meu psicolóigico nunca esteve tão bom para nenhuma luta. Ainda tenho um receio, que não é medo, de como vai ser na hora do choque direto. Mas se eu pensar nisso, vou me bloquear, então procuro pensar positivo e deixar acontecer.  Estou bem treinado, chutando, a cabeça está muito boa. Minha vontade de voltar, minha raça com tudo que passei... isso ultrapassou qualquer tipo de insegurança. Estou bem como nunca estive antes, com a cabeça perfeita - comemorou.
Brasil Fight
6 de junho de 2014, em Belo Horizonte
CARD PRINCIPAL
Até 70kg: Gustavo Coelho (Belfort Team) x Leandro Sete-Bala (Arena Champs)
Até 100kg: Joaquim Mamute (Gracie Barra BH) x Kleber Touron (Buldog Team)
Até 57kg: Matheus Nicolau (Nova União) x Pedro Kezen (Team Nogueira)
Até 66kg: Ramon Cyborg (Full House) x Carlos Soares (GFT)
Até 57kg: Pedro Curiri (Full House) x Filipe Havy (Diego Ballouta Team)
CARD PRELIMINAR
Até 57kg: Dênis Araújo (Luiz Muay Thai) x Fábio Sucuri (Bit Norfight/JB Sucuri)
Até 120kg: Rodrigo Zé Colmeia (Full House) x Daniel Moraleida (Champion BH)
Até 77kg: Eliseu Matsuura (Rubens Doera) x Bruce Souto (GFT)
Até 61kg: Wanderson Michel (Cristiano Titi MMA) x Edipo Pow (Pantera Negra)
Até 52kg: Lucas Bigous (TFT Teófilo Otoni) x Marlon Kid (Full House)
Até 84kg: Fagner Rakchal (GFT) x Raphael Caixeta (Cristiano Titi MMA)

Ex-jogador do Galo, Matheus Nicolau volta ao clube para lutar nesta sexta

Promessa da Nova União jogou no futsal do Atlético-MG por três anos, é torcedor da equipe, mas largou o esporte para se dedicar à luta aos 13

Por Rio de Janeiro
12 comentários
Considerado uma das principais promessas da Nova União, Matheus Nicolau luta nesta sexta-feira no Brasi Fight, que será realizado no Clube Labareda, que pertence ao Atlético-MG. Para o peso-mosca, o duelo contra Pedro Kezen terá sabor especial, já que ele, além de ser torcedor do Galo, foi jogador de futsal da equipe por três anos, antes de abandonar as quadras para levar a vida nos tatames. Com apenas 21 anos, ele já tem 10 lutas no cartel, somando oito vitórias, um empate e apenas uma derrota.
- Sou atleticano, joguei três anos no futsal do Galo, mas antes disso joguei no futsal do Cruzeiro. No campo, joguei no América-MG por pouco tempo e depois fui para o Ferroviário, mas parei de jogar aos 13 anos - conta Matheus, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Matheus Nicolau mma (Foto: Arquivo Pessoal)Matheus Nicolau, em destaque, com o uniforme do Atlético-MG (Foto: Arquivo Pessoal)
Pivô no futsal e meia-atacante no campo, Matheus tinha o pai como grande influência para tentar a sorte com a bola no pé. Ele chegou a conciliar a vida que levava com os treinos de jiu-jítsu por um ano, quando ainda tinha 9. A falta de tempo o fez largar, já que precisava estudar também. Porém, quando seu pai faleceu, ele já manifestava a intenção de voltar para as artes marciais e assim o fez. Mas a família não reagiu muito bem.
- Primeiro, larguei o futsal para focar no jiu-jítsu. Ninguém acreditava em mim por eu ser bem baixinho e franzino. O pessoal falava para eu largar, que no futebol eu estava bem. Os familiares ficaram meio assim no início, a luta não era muito respeitada, ainda era vista com maus olhos, então o início foi meio conturbado. Mas comecei a treinar, me dedicar muito e me saí bem no jiu-jítsu - conta.
Em Belo Horizonte treinou a arte suave dos 13 aos 15 anos, quando começou a se dedicar ao MMA. Aos 17 anos, fez sua estreia na modalidade, quando finalizou Pedro Alves Chalita. Um ano depois foi para a Nova União, indicado por seu amigo Igor Araújo, que hoje é lutador do UFC. O meio-médio conversou com Yan Cabral, que também está no Ultimate. Yan falou com Dedé Pederneiras, que aceitou receber Matheus na equipe.
- Quando conheci o Yan Cabral, já pensava em sair de Belo Horizonte. Eu tinha três lutas no profissional, e o Igor botou na minha cabeça que o melhor lugar para eu ir era a Nova União, por eu ser levinho - lembrou o peso-mosca.
Matheus Nicolau mma (Foto: Arquivo Pessoal)Matheus Nicolau luta nesta sexta-feira pelo Brasil Fight (Foto: Arquivo Pessoal)
Nesta sexta-feira, pelo Brasil Fight, Matheus Nicolau vai voltar ao clube onde jogou quando criança e do qual é torcedor até hoje. O lutador garante estar honrado e acredita que receberá apoio maciço dos torcedores.
- Tenho a motivação de lutar dentro do Galo, que com certeza é uma honra, e também por lutar em casa. Belo Horizonte é minha casa, tenho muita torcida, então isso aumenta a motivação para mostrar um bom trabalho. A torcida aqui sempre fica do meu lado e não será diferente desta vez. Por eu ser daqui, eles vão apoiar e gritar muito - concluiu.
Brasil Fight
6 de junho de 2014, em Belo Horizonte
CARD PRINCIPAL
Até 70kg: Gustavo Coelho (Belfort Team) x Leandro Sete-Bala (Arena Champs)
Até 100kg: Joaquim Mamute (Gracie Barra BH) x Kleber Touron (Buldog Team)
Até 57kg: Matheus Nicolau (Nova União) x Pedro Kezen (Team Nogueira)
Até 66kg: Ramon Cyborg (Full House) x Carlos Soares (GFT)
Até 57kg: Pedro Curiri (Full House) x Filipe Havy (Diego Ballouta Team)
CARD PRELIMINAR
Até 57kg: Dênis Araújo (Luiz Muay Thai) x Fábio Sucuri (Bit Norfight/JB Sucuri)
Até 120kg: Rodrigo Zé Colmeia (Full House) x Daniel Moraleida (Champion BH)
Até 77kg: Eliseu Matsuura (Rubens Doera) x Bruce Souto (GFT)
Até 61kg: Wanderson Michel (Cristiano Titi MMA) x Edipo Pow (Pantera Negra)
Até 52kg: Lucas Bigous (TFT Teófilo Otoni) x Marlon Kid (Full House)
Até 84kg: Fagner Rakchal (GFT) x Raphael Caixeta (Cristiano Titi MMA)

Fedor Emelianenko desaprova MMA feminino: "Mulher deve criar filhos"

Lenda russa do esporte diz não ter nada contra esportes de luta feminina, mas afirma que sua modalidade não é adequada para o gênero oposto

Por Rio de Janeiro
314 comentários
Fedor Emelianenko após vitória sobre o brasileiro Pedro Rizzo (Foto: Reprodução SporTV)Fedor Emelianenko: declarações polêmicas sobre
MMA feminino (Foto: Reprodução SporTV)
Lenda viva do MMA e considerado por muitos o melhor peso-pesado de todos os tempos, o ex-lutador russo Fedor Emelianenko causou polêmica numa entrevista para uma emissora de TV de seu país nesta semana. O ex-campeão do Pride declarou ser contra o MMA feminino, apesar de ser favorável a outras formas de combate entre mulheres.
- Eu respeito as garotas que defendem a honra do país nas Olimpíadas na luta olímpica, no boxe... Mas não apoio o MMA feminino. Uma mulher deve ser uma deusa doméstica, criar seus filhos e ser feminina. Há muitos esportes diferentes que a ajudam com isso, mas MMA não é um deles - afirmou Emelianenko, de acordo com a tradução do site "The Underground".
Fedor Emelianenko se aposentou em 2012, após derrotar o brasileiro Pedro Rizzo na Rússia. O peso-pesado manteve uma lendária série invicta de 39 lutas entre 2000 e 2010, durante a qual foi campeão de sua categoria no Pride e derrotou nomes como Rodrigo Minotauro, Mark Coleman, Kevin Randleman, Gary Goodridge, Mirko Cro Cop, Tim Sylvia e Andrei Arlovski. Sua primeira derrota em quase 10 anos aconteceu em 26 de junho de 2010, nas mãos de Fabricio Werdum.
Curiosamente, apesar da oposição ao MMA feminino, Fedor é um dos lutadores favoritos de Ronda Rousey, atual campeã peso-galo feminino do UFC.

Dana promete pressionar Jon Jones a aceitar revanche com Gustafsson

Presidente do UFC diz que "até Daniel Cormier" concorda que sueco é o próximo da fila para desafiar "Bones" e lamenta atitude do campeão até 93kg

Por Albuquerque, EUA
98 comentários
Dana White pretende batalhar com Jon Jones para que Alexander Gustafsson tenha sua revanche. O presidente do UFC deve se reunir com o campeão peso-meio-pesado da companhia na quinta-feira e afirmou ao jornal americano "Albuquerque Journal" nesta quarta que vai pressioná-lo a aceitar a nova luta contra o sueco, a quem derrotou por pontos em setembro de 2013. "Bones" teria pedido para enfrentar Daniel Cormier, segundo colocado do ranking da categoria.
- Sim, com certeza (vou pressionar). Gustafsson é o próximo da fila. Até Cormier disse, "Escute, espero que tudo isso funcione para mim e eu consiga a luta (pelo título), mas até eu acredito que Gustafsson merece a próxima oportunidade". (Gustafsson é) o desafiante número 1, ele esperou por sua revanche e (Cormier) concorda - afirmou White à publicação, que sai na cidade em que Jones realiza seus camps de treinamento: Albuquerque, no estado do Novo México, também sede do evento do UFC do próximo sábado.
MONTAGEM Dana White e Jon Jones UFC (Foto: Getty Images)Dana White (esq.) está insatisfeito com a atitude de Jon Jones (Foto: Getty Images)
O dirigente criticou Jones por tentar determinar quem deve ser seu próximo adversário, em vez de aceitar o desafio colocado pela organização à sua frente, e culpou isso no "estrelismo" do campeão.
- É uma daquelas coisas que são uma droga, para ser sincero. Assim que aquele garoto (Jones) começa a crescer e a virar a estrela que você acha que ele pode ser, ele vem com essa e não quer enfrentar alguém. Você é o campeão, você é o melhor lutador peso-por-peso do mundo, e ele diz que quer ser conhecido como o melhor de todos os tempos. Bem, não rejeite adversários, entende? Você tem que enfrentar todos os melhores do mundo de qualquer jeito. Você é o cara, todos estão atrás de você - lamentou White.

Kenny Robertson substitui Santiago Ponzinibbio contra Ildemar Marajó

Combate pelos pesos-meio-médios acontece no UFC 175, dia 5 de julho

Por Rio de Janeiro
5 comentários
Após a lesão de Santiago Ponzinibbio, o UFC se mexeu rápido e já conseguiu um adversário para Ildemar Marajó, em combate válido pelos pesos-médios. Trata-se do americano Kenny Robertson, que venceu o brasileiro Thiago Bodão em seu último compromisso.. O Combate.com apurou a informação com fontes próximas ao Ultimate. A luta será no UFC 175, em Las Vegas (EUA), no dia 5 de julho.
montagem Ildemar Marajó e Kenny Robertson MMA (Foto: Arte / Globoesporte) Ildemar Marajó enfrenta Kenny Robertson no UFC 175 (Foto: Arte / Globoesporte)
Robertson tem 13 vitórias e três derrotas na carreira. Todos os reveses aconteceram dentro do UFC. No evento, ele também superou outros três adversários. Já Ildemar Marajó vem de vitória sober o russo Albert Tumenov, em fevereiro. O brasileiro tem 20 triunfos e seis reveses, além de ter superado três dos quatro oponentes que encarou no Ultimate.
UFC 175
5 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: Ronda Rousey x Alexis Davis
Peso-meio-pesado: Vitor Belfort x Chael Sonnen
Peso-galo: Urijah Faber x Alex Caceres
Peso-pesado: Stefan Struve x Matt Mitrione
Peso-médio: Uriah Hall x Thiago Marreta
Peso-médio: Chris Camozzi x Bruno Carioca
Peso-meio-médio: Ildemar Marajó x Kenny Robertson
Peso-médio: Luke Zachrich x Guilherme Bomba
Peso-galo: Rob Font x Douglas D'Silva

Wallid rebate acusações de Mário Israel: "Coisa de vagabundo, covarde"

Promotor do Jungle Fight responde acusações de peso-galo, que declarou que só aceita revanche com Bilharinho se anularem derrota da primeira luta

Por Rio de Janeiro
16 comentários
As acusações de Màrio Israel, de que o Jungle Fight não tem credibilidade e que só aceitaria a revanche com Jonas Bilharinho se fosse em outro evento, não foram bem digeridas pelo promotor Wallid Ismail, que subiu o tom na hora de responder ao lutador, chamando-o de covarde e vagabundo. Segundo Wallid, o atleta já estava na lista do UFC para ser contratado e só não fez sua estreia em novembro do ano passado, em Goiânia, pois, após ser cotado para substituir Lucas Mineiro e lutar contra Johnny Eduardo, o duelo acabou cancelado, pois o peso-galo da Nova União também se lesionou.
- Ele é um covarde. Eu ia representá-lo no UFC. Só não lutou no UFC porque o Johnny Eduardo se machucou. Se eu tivesse que ter interesse em alguém para ganhar, seria nele. Não me meto em resultado, em nada. Que vença o melhor. Eu já tinha falado sobre ele com o Sean (Shelby, matchmaker do Ultimate). O Johnny Eduardo ia lutar, e o cara se machucou, aí o Sean me ligou para pegar ele. Esse cara é covarde. Coisa de vagabundo. O nome dele já estava no UFC, então como ele pode dizer que o evento não tem credibilidade? Pelo contrário, o evento tem muita credibilidade. Não interfiro na arbitragem e só boto lutador para lutar contra os melhores - disparou.
Wallid Ismail (Foto: Ivan Raupp / GLOBOESPORTE.COM)Wallid Ismail respondeu declarações de Mário Israel (Foto: Ivan Raupp / GLOBOESPORTE.COM)
Wallid não parou por aí e acusou Mário Israel de não aguentar a pressão após perder o título do peso-galo do Jungle Fight, mas desejou sucesso para o lutador em sua carreira, liberando o atleta de qualquer compromisso com o evento.
- Ele não aguentou a pressão. Foi uma grande covardia da parte dele. Acho que ele está sendo injusto, porque não teve roubalheira. A luta não foi esse escândalo que ele diz. No final do terceiro round, achei que ele tinha perdido, mas depois, pela televisão, vi que realmente a luta foi muito duvidosa e por isso decidi dar a revanche para ele. Ele não querer é um direito dele e também o libero de qualquer compromisso que ele tenha com o Jungle. Que viva a vida dele e tenha ótima carreira. Mas acredito que ele não aguentou a pressão. Acusar a organização é covardia. Se quiser falar do corpo de arbitragem, que pertence a uma associação independente, que eu nem me meto e não tenho nada a ver, é uma coisa. Mas acusar a organização é uma grande covardia, até por todo o apoio e respaldo que sempre demos a ele. Com a minha experiência de mais de 30 anos no meio da luta, sabia que aquela choradeira toda só poderia resultar nisso. Tem lutadores que ficam mais fortes com uma derrota e tem outros que se abalam totalmente, o que acho que foi o caso dele - concluiu.
Jonas Bilharinho, Mário Israel, MMA (Foto: Leonardo Fabri)Mário Israel perdeu o cinturão do peso-galo do Jungle Fight para Jonas Bilharinho (Foto: Leonardo Fabri)

Com clima quente e expulsões, Equador e Inglaterra empatam

Amistoso nos Estados Unidos era tranquilo até Sterling dar um carrinho perigoso e ver Valencia agarrá-lo com as duas mãos pelo pescoço. Árbitro coloca os dois para fora

Por Miami, EUA
37 comentários
Falar em aquecimento para a Copa do Mundo parece ser uma boa forma de descrever o jogo entre Equador e Inglaterra, no Sun Life Stadium, em Miami, Estados Unidos. Equipes lentas, que erraram passes importantes e deram muito espaço para a evolução do adversário, se enfrentaram em um clima leve que só foi interrompido quando literalmente Valencia agarrou Sterling pela garganta com as duas mãos depois de levar um carrinho pra lá de despropositado em uma partida que se desenrolava de forma tão desinteressante. Fora isso, um empate por 2 a 2. Enner Valencia e Arroyo fizeram os gols dos equatorianos, enquanto Rooney e Lambert marcaram para os ingleses.
Confunsão Valencia Equador e Inglaterra (Foto: Getty Images)Depois de agarrar Sterling pelo pescoço e dar início a uma confusão, Valencia (à direita, com a mão na perna) acaba expulso de campo, junto dos rivais (Foto: Getty Images)



O jogo foi o último ensaio do Equador antes da Copa do Mundo. A seleção sul-americana está no Grupo E, ao lado de Suíça, Honduras e França. Para os ingleses, a foi o penúltimo ensaio. O English Team, que integra o Grupo D, junto de Itália, Uruguai e Costa Rica, ainda vai fazer um amistoso contra Honduras, neste sábado.
O Equador começou melhor e logo fez um gol. Enner Valencia cabeceou para a rede após grave falha da defesa inglesa, que não cortou o cruzamento da esquerda. Mesmo assim, é difícil não destacar que a Inglaterra foi melhor nos primeiros 45 minutos. E o que fez de melhor nessa etapa, conseguiu avançando pelo lado direito, de onde conseguiu os melhores arremates e de onde Chamberlain fez o cruzamento para o gol de empate Rooney, que se aproveitou de falha do goleiro Banguera, que não conseguiu cortar um cruzamento.
Rooney comemoração jogo Inglaterra x Equador amistoso (Foto: Getty Images)Rooney comemora o primeiro gol da Inglaterra em Miami (Foto: Getty Images)
A seleção do Equador voltou para o segundo tempo aparentando cansaço, trocando passes lentos. E essa lentidão foi fatal. Com as duas linhas de quatro jogadores da Inglaterra claramente formadas, os ingleses tiveram imensa facilidade para armar um contra-ataque fulminante para virar o placar para 2 a 1, já aos 5 minutos do segundo tempo. Barkley se livrou do marcador com um drible desconcertante e passou para Lambert chutar por baixo do goleiro.
Depois disso, os ingleses deram muito espaço, se atrapalharam na saída de bola e acabaram sofrendo o empate aos 24 minutos do segundo tempo, em um belo chute de Arroyo de longe, no ângulo.
De um jogo morno, o mais preocupante foi um lance casual aos 15 minutos do segundo tempo. Após duas falhas seguidas dos ingleses em trocas de passes, Grueze partiu em contra-ataque e sofreu falta por trás. Ao cair, rolou no gramado e derrubou Chamberlain, que saiu de campo sentindo dores no joelho direito.

Só não foi pior do que o desentendimento entre Sterling e Valencia. O clima esquentou e por pouco não houve briga. O árbitro expulsou ambos. E ninguém mexeu mais no placar.

Holanda vence último amistoso antes da Copa com passe e gol de Robben

Seleção laranja não encanta ao vencer País de Gales por 2 a 0 em Amsterdã. Craque do Bayern de Munique se destaca na partida

Por Rio de Janeiro
A Holanda encerrou nesta quarta-feira, com vitória de 2 a 0 sobre País de Gales, a série de amistosos preparatórios para a Copa do Mundo. Deu sinais, mais uma vez, de que será dependente de seus jogadores mais talentosos para tirar algum diferencial de um conjunto limitado. A atuação laranja em Amsterdã não foi compatível com o placar. Mas pesou a qualidade dos homens de frente, em especial de Robben. O craque do Bayern de Munique foi autor de um gol e dono do passe para o outro, marcado pelo reserva Lens.
Robben jogo amistoso Holanda e País de Gales (Foto: Reuters)Robben faz um gol e dá passe para outro em vitória de 2 a 0 sobre País de Gales (Foto: Reuters)


Antes, a Holanda vencera Gana por 1 a 0 e empatara por 1 a 1 com o Equador. Agora, chega a hora da Copa, e os vice-campeões mundiais estreiam dia 13, em Salvador, justamente contra a Espanha, sua algoz na final do Mundial de 2010. O Grupo B tem ainda Chile e Austrália.

O jogo

A Holanda apostou em muita posse de bola e tentativas de infiltrações em passes longos, quase sempre rasteiros, buscando seu trio mais talentoso – Sneijder, Robben e Van Persie. Mas teve  sucesso raro no primeiro tempo. Contra um adversário firme na defesa, pouco criou. Teve duas boas conclusões, uma com Robben e outra com Van Persie, além de seu gol, feito pelo camisa 11.
 Nigel de Jong amistoso Holanda x País de Gales (Foto: AFP) De Jong é titular da Holanda em amistoso disputado em Amsterdã (Foto: AFP)
Foi aos 32 minutos. Van Persie avançou bem pela esquerda, se livrou da marcação e mandou o chute. O goleiro galês deu rebote, e Robben, no rebote, completou de canhota. Antes disso, Indi havia salvado a equipe laranja depois de boa saída para o ataque do adversário. O lateral apareceu bem na cobertura dos zagueiros, dentro da área, e afastou o perigo.

Na etapa final, a vice-campeã mundial esteve ainda mais discreta. Piorou: além de ser pouco efetiva no ataque, passou a ser agredida por País de Gales e mostrou fragilidade defensiva. O goleiro Cillessen teve que sair nos pés de Easter para evitar o gol do empate.

E aí Gales deu um gol de presente para a Holanda. Sneijder aproveitou passe errado pelo meio e encaixou bela assistência para Robben, que partiu em disparada pela direita e acionou Lens, que entrara no lugar de Van Persie. O atacante, livre, fechou o placar.

A Holanda atuou com Cillessen, Janmaat, De Vrij, Vlaar e Indi; Blind, De Jong (Huntelaar) e Leroy Fer (Wijnaldum); Sneijder; Robben e Van Persie (Lens).

Feiticeiro ganês diz ser responsável pela lesão de CR7: "Ela é espiritual"

Segundo jornal, Nana Kwaku Bonsam garantiu ter usado quatro cães na última
semana para invocar o espírito Kahwiri Kapam e provocar lesões no português

Por Nova Jersey, EUA
Nana Kwaku Bonsam feiticeiro Cristiano Ronaldo (Foto: Facebook)O feiticeiro ganês Nana Kwaku Bonsam diz ser o
responsável pela lesão de CR7 (Foto: Facebook)
Feitiço. Esta é a mais nova explicação para a lesão muscular que vem atormentando Cristiano Ronaldo. O melhor jogador do mundo teria sido vítima de um feiticeiro ganês, segundo o jornal "O Jogo". Segundo o diário, Nana Kwaku Bonsam garantiu ser o responsável pela lesão de Cristiano Ronaldo para impedir que o português enfrente a sua seleção no Mundial – Gana e Portugal estão no Grupo G da Copa do Mundo, e os dois se enfrentam apenas na última rodada da chave, dia 26, no Mané Garrincha, em Brasília.
O feiticeiro teria usado quatro cães, na última semana, para para invocar o espírito Kahwiri Kapam e provocar lesões no craque português, impedindo que ele esteja em campo contra Gana e, consequentemente, durante toda a primeira fase do Mundial.

– Eu sei qual é a lesão de Cristiano Ronaldo, porque estou trabalhando nela. Estou falando muito sério. Avisei há quatro meses que trabalharia para que ele não pudesse enfrentar Gana. Esta lesão não pode ser curada por médico algum. Eles não conseguirão entender a causa, porque ela é espiritual. Hoje é o joelho, amanhã será a coxa, no dia seguinte será outra coisa – disse o feiticeiro em entrevista à rádio "Citi FM", de Gana.
Mesmo diante do trabalho de Bonsam, Cristiano Ronaldo foi a campo nesta quarta-feira, em Florham Park, Nova Jersey, onde a seleção portuguesa vem treinando para o amistoso contra o México na próxima sexta-feira, às 21h30 (de Brasília) – o duelo será no Gillette Stadium, em Foxborough, Massachusetts. O camisa 7 trabalhou com bola.
A primeira rodada do Grupo G acontece no dia 16, uma segunda-feira., Alemanha e Portugal abrem a chave na Fonte Nova, às 13h, e Gana enfrenta os Estados Unidos na Arena das Dunas, às 19h.

Thiago Silva sonha com taça e planeja “zero gol” para Seleção na Copa

Zagueiro admite que já imagina momento de erguer troféu de campeão no Maracanã, e crê em defesa invicta durante toda campanha rumo ao hexacampeonato

Por Teresópolis, RJ
 
Thiago Silva é um sujeito que pensa grande. A uma semana da estreia na Copa do Mundo, seus objetivos não são nada modestos. Capitão da seleção brasileira, ele admite que o sonho de erguer a taça no Maracanã, no dia 13 de julho, já está em sua cabeça. E mais: deseja passar toda a competição, os sete jogos até o título, sem levar nenhum gol.
Caso o Brasil seja campeão, ele, como dono da braçadeira, será o responsável por levantar a taça. Gesto de Bellini, em 58, Mauro, em 62, Carlos Alberto Torres, em 70, Dunga, em 94, e Cafu, em 2002. Esses cinco campeões inspiram o pensamento do zagueiro da seleção brasileira – essa será o segundo Mundial de Thiago Silva.
- Se eu falar para você que não pensei (em levantar a taça), estarei mentindo. É inevitável. É uma possibilidade grande, por ser dentro de casa, por ter uma equipe qualificada e uma torcida apaixonada. O momento é único, a pressão é muito grande. Mas temos de pensar na estreia, que é o mais importante – declarou o zagueiro.
Poupado do amistoso contra o Panamá, na última terça-feira, em Goiânia, Thiago Silva ficou na Granja Comary para fazer fortalecimento muscular. Ele deverá começar a partida de sexta diante da Sérvia, às 16h (de Brasília), em São Paulo - a TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo, e o site faz também a cobertura da partida em Tempo Real. Último teste antes da estreia do dia 12, também na capital paulista, frente à Croácia.
Lá será dado o primeiro passo do projeto “zero gol” implantado pelo capitão. Questionado sobre uma meta de gols sofridos na Copa, ele esbanjou otimismo:
- Zero. Zero porque a parte defensiva da Seleção é muito sólida. Acredito em todos do setor defensivo e vejo uma equipe muito bem preparada. Há anos atrás, poucos falavam de nossa defesa. Agora falam muito mais e isso nos dá orgulho, motivação e ainda mais responsabilidade. Tenho confiança total e espero acertar esse número de gols.
thiago silva treino seleção brasileira copa do mundo (Foto: Mowa Press)Thiago Silva participa normalmente do treino da seleção brasileira nesta quarta-feira (Foto: Mowa Press)
Confira os principais trechos da entrevista do capitão Thiago Silva:
POUPADO
- Esses três dias fizeram bem a nós. Houve um ganho de força absurdo. Ontem não me senti cansado no treino. Estaremos preparados para o amistoso e, consequentemente, para a estreia.
QUARTETO DE CAPITÃES
- O David (Luiz) é muito parecido comigo, porém um pouco mais explosivo, dá umas duras que não estamos acostumados, faz parte do perfil dele. O Fred é um líder mais tranquilo e pressiona os árbitros em qualquer falta duvidosa. E o Júlio (César) tem um respeito enorme do grupo por sua experiência. A história de vida que ele teve faz com que a gente tente fazê-lo ganhar essa Copa. Ele perdeu a última e ficou muito desesperado, eu o vi muito triste no hotel na África do Sul, chorando bastante. Quando saiu a convocação agora, mandei mensagem dizendo que estávamos juntos e faríamos a história diferente.
Ele é muito diferenciado, tem qualidade técnica impressionante, não pode ter o mínimo espaço porque é fatal".
Thiago Silva, falando do camaronês Eto'o, ao ser perguntado sobre um atacante que preocupa na primeira fase
FAIXA DE CAPITÃO
- Tive o prazer de conversar com o Cafu na premiação da seleção da Fifa. Ele disse que a pressão é muito grande, mas precisamos estar tranquilos. O mais legal é sentir a equipe preparada, isso deixa o capitão tranquilo. A Copa do Mundo pode ser decidida num pequeno detalhe e esse detalhe não pode nos deixar fora.
NEYMAR E TORCIDA NO TREINO
- No último coletivo, ele passou por mim, eu fiz a falta e ele gritou. Aí um torcedor gritou: “Calma, Thiago!”. Eu ia pedir para ele ficar quieto porque na Europa não temos o costume de treinar com torcida, isso atrapalha. Mas fiquei quieto. O Neymar é rápido, talentoso e inteligente, muito complicado de marcar. No jogo (contra o Panamá), eu o vi muito solto, com confiança, nem parecia que havia ficado parado nos últimos jogos do Barcelona.
TREINOS RUINS
- Não estávamos organizados, por isso o Felipão ficou bastante triste, não é normal na nossa equipe. Ainda estamos com a perna um pouco pesada, fora do auge físico. Esse momento requer mais concentração e posicionamento.
FELIPÃO
- Ele tem um perfil muito doce, é amigo, parceiro, um pai. Nos momentos difíceis, conversa, dá abertura, liberdade, dicas. É um orgulho para nós ter um cara vitorioso que nos empurra para frente. Há treinadores que te jogam para trás, para baixo. Isso não faz parte dele.
SUPERSTIÇÃO
- Antes de entrar em campo, me ajoelho em frente à minha camisa e peço a Deus que abençoe e proteja os jogadores do meu time e os adversários. Sabemos que estamos sujeitos a coisas mais graves, aconteceu recentemente com jogadores da lista final da Copa do Mundo. Entro com o pé direito em campo e faço o sinal da cruz três vezes.
ATACANTE QUE PREOCUPA NA PRIMEIRA FASE
- O Eto’o (de Camarões). Ele é muito diferenciado, tem qualidade técnica impressionante, não pode ter o mínimo espaço porque é fatal. Deve estar ainda mais forte nesse momento.
TUBERCULOSE EM 2005
- Foi um momento de luta, sacrifício, nem todo mundo conseguiria sair daquela situação. Foram seis meses internados num hospital na Rússia, os primeiros dois sem receber visita, depois mais dois indo para casa só aos fins de semana. Muitos medicamentos, injeções, foram os piores meses da minha vida. Hoje, olho para trás e vejo o quanto fui guerreiro. Já sou um campeão, um cara vencedor, e essa Copa vem para abrilhantar ainda mais minha carreira. É difícil, mas é possível. Com esse grupo preparado, temos totais possibilidades de erguer a taça.

Uruguai não empolga, mas bate a Eslovênia em despedida pré-Copa

Com gols marcados por Cavani e Stuani, Celeste cumpre papel diante de seu torcedor na última partida antes do Mundial ao vencer por 2 a 0

Por Montevidéu, Uruguai
Comente agora
Em seu último teste antes da Copa do Mundo, o Uruguai recebeu a Eslovênia em Montevidéu, no Estádio Centenário, e venceu por 2 a 0, numa atuação longe de ser brilhante. Cavani e Stuani, com um gol em cada tempo, definiram o triunfo do time do técnico Oscar Tabárez. Depois da vitória, a delegação segue os treinos até chegar ao Brasil, na segunda-feira, em Belo Horizonte. A bicampeã do mundo estreará no Mundial no próximo dia 14. O adversário será a Costa Rica, no Estádio Castelão, em Fortaleza.
Cavani comemora gol Uruguai x Eslovênia amistoso (Foto: AP)Cavani explode de emoção ao abrir o placar contra a Eslovênia (Foto: AP). Depois participa do segundo gol



















O descompromisso da Eslovênia com o resultado - já que esta não disputará a Copa do Mundo - dificultou a tarefa uruguaia. Tudo porque os visitantes tiveram postura ousada e se lançaram ao ataque em busca de abrir o marcador. Este ímpeto ofensivo rendeu três excelentes oportunidades de gol. A melhor delas em linda jogada de Ilicic que Kirm concluiu mal. Faltou o capricho.

A Celeste se aproveitou do desperdício do adversário e começou a equilibrar as ações. Maxi Pereira foi um desafogo pela direita e carimbou a trave em chance que teve nas costas do lateral rival. Pouco depois, Forlán teve o seu melhor e talvez único bom momento no jogo. Mas o suficiente para abrir o marcador. O craque da última Copa do Mundo recebeu pela esquerda e lançou para Cavani, que infiltrou entre os zagueiros e carimbou a rede em cabeçada certeira. O gol esfriou o clima hostil que vinha da arquibancada, já que algumas vaias já podiam ser ouvidas.

Ainda a testar formações para o seu time do Mundial, o técnico Oscar Tabárez realizou quatro mexidas no intervalo. A Celeste não chegou e engrenar na partida. Entretanto, ao menos conseguiu voltar a dar trabalho ao goleiro adversário, principalmente em lances de bola parada. Giménez foi agarrado dentro da área e pediu pênalti, não marcado pelo argentino Patrício Loustau. Em outro lance, este vindo de escanteio, Cáceres cabeceou para o chão, e Handanovic praticou boa intervenção.

O lance mais bonito da partida foi protagonizado por Stuani, que participou apenas dos 45 minutos finais. Ele recebeu cruzamento de Cáceres e emendou uma linda bicicleta. obrigando o goleiro adversário a ceder escanteio. Na sequência, o ex-são-paulino Lugano por pouco não deixou a sua marca de cabeça.

Pouco tempo passou e, em novo lance de escanteio, o Uruguai matou o jogo. Após bate-rebate, Cavani dividiu com o goleiro e a bola sobrou para Stuani estufar a rede e sacramentar o triunfo celeste, que vem ao Brasil na esperança de repetir o feito de 1950, quando sagrou-se campeã mundial ao calar o Maracanã ao derrotar a Seleção.

Argentina vence teste para Copa com brilho de Palacio e Messi em branco

Craque do Barcelona tem boa atuação, mas não marca nos 3 a 0 sobre Trinidad e Tobago e é ofuscado por atacante. Último jogo será no sábado

Por Buenos Aires
227 comentários
Não foi preciso muito. Em ritmo de treino, a Argentina recebeu Trinidad e Tobago em Buenos Aires e fez sua obrigação: venceu com placar elástico e tranquilidade. E olha que ainda teve um festival de chances perdidas. Sem duas de suas principais peças ofensivas, mas com as principais - Messi e Di María -, os argentinos fizeram 3 a 0 em um Monumental de Nuñez lotado e, até certo ponto, calado na fria noite de quarta-feira em Buenos Aires. Sem forçar muito a barra diante de um adversário infinitamente mais fraco, Palacio, Mascherano e Maxi Rodriguez construíram o placar na última partida na capital antes da Copa do Mundo.
Rodrigo Palacio comemoração jogo amistoso Argentina x Trinidad e Tobago (Foto: AFP)Boa atuação, gol e assistência: Palacio ofuscou Messi e foi o cara contra Trinidad e Tobago (Foto: AFP)
Com lesões leves, Garay, Zabaleta e Agüero foram poupados por Alejandro Sabella, enquanto Higuaín foi vetado com uma gripe horas antes do duelo. Messi, não. Fominha, o craque do time não só esteve em campo, como jogou os 90 minutos em um time onde todos os jogadores de linha à disposição foram testados. Mais recuado do que está acostumado a jogar no Barcelona, arrancou, tabelou, deu belos passes, mas desperdiçou oportunidades que não está acostumado a  perder. Mostrou que quer jogo, mostrou estar bem fisicamente, só que faltou o gol. E ele acabou ofuscado no gramado por Palacio, o melhor do jogo, autor do primeiro gol e a assistência para o último. Nada, porém, que impedisse Messi de ser o mais ovacionado e procurado pelos flashes do público que esteve no estádio do River Plate.
Se não joga mais em Buenos Aires, a Argentina ainda terá outro teste antes de seguir para o Brasil. Sábado, às 15h45 (de Brasília), recebe a Eslovênia, no Estádio Cidade de La Plata. Será o jogo da festa, do adeus rumo ao Mundial. Será o sétimo desde a última conquista, em 86, ainda com Maradona. Cabeça de chave do Grupo F, os argentinos ficarão hospedados em Belo Horizonte, e terão pela frente Bósnia, Irã e Nigéria na primeira fase.
Festival de chances perdidas e só um gol
O repertório é vasto: pelo meio, pelas pontas, com tabelas curtas, arrancadas e até chutão de zagueiro. Chegar ao gol de Trinidad e Tobago não foi problema para Argentina nos 45 minutos iniciais. Balançar as redes de Jan Michael Willians, no entanto, foi uma dificuldade. Com um festival de chances perdidas, algumas impressionantes, os hermanos sofreram para abrir o placar diante de um rival muito inferior tecnicamente. No lance final da etapa, porém, Rodrigo Palacio conseguiu soltar um grito tímido da garganta do torcedor que chegou atrasado, mas acabou enchendo o Monumental de Nuñez.
Desde o minuto inicial, o que se viu em campo era um Trinidad e Tobago naturalmente acuado e mais preocupado em não cometer vacilos fatais na defesa do que em atacar. Mesmo sem dois membros de seu quarteto mágico - Agüero e Higuaín -, a Argentina mandava no jogo. Bem centralizado, Messi tinha a aproximação de Gago e Di María para tabela, e ainda abusava de passes que cortavam a defesa adversária.
Messi jogo amistoso Argentina x Trinidad e Tobago (Foto: AP)Messi desperdiçou chances inacreditáveis no jogo
em lances em que costuma ser decisivo (Foto: AP)
O camisa 10, por sua vez, não se privava de se meter entre os atacantes Palacio e Lavezzi. E, inclusive, foi ali, no meio da área, que perdeu primeira boa chance do time de Alejandro Sabella. Di María avançou pela intermediária e encontrou Lavezzi livre na área. O jogador do PSG dominou e logo serviu Messi, que, da marca do pênalti, chutou para fora. O craque do Barcelona ainda perderia mais duas oportunidades claras na pequena área. A segunda, por displicência. Ao driblar o goleiro, Di María trocou o gol por um presente ao amigo, que esperou a bola e viu a defesa cortar para escanteio.
Nitidamente, os argentinos não aceleravam o jogo e trocavam passes tranquilamente na intermediária ofensiva. Lavezzi, duas vezes, e Palacio também desperdiçaram chances em boa condição dentro da área. Di María, em bonita arrancada, também tentou com chute de longe, mas o 0 a 0 teimava em não sair do placar. Por outro lado, Trinindad e Tobago, surpreendentemente, conseguia se aventurar vez ou outra no ataque. Basicamente, fazendo valer a velocidade e força física após desarmes no tik-taka sonolento dos donos da casa. No primeiro tempo, foram três escanteios para os visitantes, e Fede Fernandez e Demichelis foram obrigados a realizarem alguns bons desarmes.
É verdade que a correria dos trinitinos não levou muito susto a Sergio Romero, mas vale o alerta para um time que tem conhecidamente a zaga como seu ponto mais duvidoso. De positivo dos raros ataques do adversário fica a velocidade do contra-ataque argentino. Todas as vezes que Trinidad errou passe próximo da área ofensiva, a Argentina chegou ao outro lado do campo com poucos toques na bola e perdeu boa chance de gol.
Perder gol, por sinal, foi o que os argentinos mais fizeram. Até mesmo depois dos 45 minutos de jogo, naquela bola em que Messi permitiu o desarme do zagueiro já quase em cima da linha. Em seguida, após cobrança de escanteio, surgiu o gol. Di María cruzou no primeiro pau, e Palacio cabeceou em cima do goleiro, que vacilou na defesa e deixou a bola ultrapassar a linha. Valeu pela vantagem, valeu pelas chances, criadas. Não pela pontaria.
Messi dá show rápido, atrai flashes, mas não marca. Palacio dá susto
Com Lucas Biglia no lugar de Fernando Gago e José Basanta no de Demichelis, a Argentina voltou para o segundo tempo com uma missão: dar ritmo de jogo a todos os jogadores à disposição. Ainda assim, fazendo valer sua superioridade técnica e ainda com mais facilidade. Já sem tanta disposição física, Trinidad e Tobago marcava pior, jogava pior, e via um Messi ainda com mais vontade do que no primeiro tempo. Tanto que logo aos cinco minutos o camisa 10 fez a diferença.
Em duas arrancadas consecutivas pelo meio, Messi foi parado com falta. A segunda, na entrada da área, provocou um iluminação extra atrás do gol defendido por Jan Williams só com flashes dos torcedores. Era a oportunidade do primeiro gol do ídolo na caminhada para a Copa. Não foi, mas por muito pouco. Messi cobrou com capricho na trave, e a bola sobrou para Mascherano, um de seus melhores amigos no elenco, só escorar com o gol vazio.
Mascherano gol amistoso Argentina x Trinidad e Tobago (Foto: Reuters)Mascherano também deixou o dele após cobrança da falta de Messi carimbar a trave (Foto: Reuters)
De sangue novo, a Argentina acelerava mais as jogadas do que no primeiro tempo. Lucas Bligia deu mais dinamismo ao meio-campo, com toques de primeira em vez do jogo cadenciado de Gago. Após a saída de Lavezzi, Messi jogou mais avançado, mas, cansado, caminhava e praticamente só corria com a bola nos pés. Aos poucos, o torcedor começava a dar mostras de entusiasmo e chegou a cantar música provocativa ao Brasil antes de aplaudir muito Angel Di María no momento de sua substituição.
O terceiro gol era questão de tempo, mesmo com a Argentina teimando em seguir desperdiçando oportunidades, e surgiu aos 18. Mascherano lançou Palacio em profundidade. O atacante do Inter de Milão driblou o goleiro e viu a bola correr para linha de fundo. Com um carrinho, a manteve em jogo e rolou para Maxi Rodriguez chutar para o gol aberto: 3 a 0. Placar elástico. Faltava, no entanto, o gol de Messi.
A partir dos 30 minutos, a preocupação em não se expor a possíveis lesões nitidamente tomou conta da equipe. Ao ver Palacio substituído por pisar em falso e torcer o tornozelo, os argentinos evitavam o choque, evitavam o combate direto, e administravam o jogo até o apito final, sem nenhum acréscimo. Messi não fez o dele, talvez o tenha guardado para Copa.