segunda-feira, 14 de março de 2011

União da Ilha vai levar as Olimpíadas de Londres e do Rio para a Sapucaí

Carnavalesco convoca atletas brasileiros para homenagem ao esporte nacional

Por Helena Rebello Rio de Janeiro
Alex Souza União da Ilha (Foto: Divulgação)O carnavalesco Alex Souza já vinha pensando neste
tema há alguns anos (Foto: Divulgação)
Vencedora dos Estandartes de Ouro de melhor enredo e escola de 2011, a União da Ilha vai levar Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e a preparação para a disputa de 2016, no Rio, para a Marquês de Sapucaí no próximo ano. A escola anunciou a escolha do enredo “Era uma vez uma Ilha” com presteza para evitar que outra agremiação aproveitasse o tema, idealizado há alguns meses, mas coincidentemente sugerido publicamente pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, neste fim de semana.
O plano inicial era de montar um carnaval que abordasse a história britânica, focando na cultura popular do país. Mas no ano passado esta ideia ganhou novos contornos para aproveitar o gancho do evento esportivo.
- Já tenho o enredo há alguns anos na minha cabeça, misturando história com realidade, mitos e personagens populares da literatura inglesa, teatro, cinema, moda e esportes. Coisas que o povo pode facilmente identificar, mesmo se tratando de uma cultura estrangeira. Então busquei esse novo foco, até por fazer uma brincadeira pela nossa relação com o futebol, que foi inventado pelos ingleses. Fazer um link entre as Olimpíadas deles e a nossa vai ser como misturar o molho inglês na feijoada carioca, servir caipirinha em um pub inglês. Com certeza vai dar samba – disse o carnavalesco Alex Souza.
Apesar da maior parte do desfile ser pensada e voltada para os Jogos do próximo ano, Alex garante que haverá espaço para mostrar a cara brasileira, e conta com a presença dos atletas canarinhos para abrilhantar a festa na avenida.
- Faremos uma abertura, como se fosse a abertura dos próprios Jogos. Sempre é apresentada a história da cidade anfitriã, do país. Temos que fazer esse desenrolar. Em determinado momento vai aparecer o Rio 2016 como a próxima estação. Já está tudo pronto na minha cabeça, da comissão de frente ao encerramento. Todos os atletas têm que vir conosco, independentemente da torcida particular por uma escola. Todos têm que vestir as cores do Brasil nessa grande homenagem ao esporte nacional – afirmou.
Empolgado com as diversas conexões estabelecidas pelos subtemas que a escola irá apresentar, o carnavalesco lembra que o espírito de união dos povos proposto pela competição é semelhante ao que moveu a comunidade carioca para a reconstrução dos carros alegóricos e fantasias perdidas no incêndio que atingiu o barracão da escola, na Cidade do Samba, no dia sete de fevereiro. Como consequência, União da Ilha, Grande Rio e Portela, prejudicadas pelo fogo, não foram julgadas.
Diego Hypolito Daniele Hypolito carnaval 2007 (Foto: Arquivo / Agência O Globo)Em 2007, Diego e Daniele Hypolito desfilaram pela
Portela (Foto: Arquivo / Agência O Globo)
- O enredo é todo amarrado. Darwin vai voltar para casa (em alusão ao enredo deste ano, “O mistério da vida” e à nacionalidade do naturalista). O fogo que destruiu as fantasias também nos uniu para nos superarmos e fazermos o carnaval. E esse fogo do esporte, a cada quatro anos, une os povos e promove a paz e superação. É a superação de cada atleta para chegar ao lugar mais alto do pódio, como a nossa escola almeja. Fora que somos realmente anfitriões dos atletas, já que o aeroporto por onde as delegações vão chegar (Internacional Tom Jobim) fica na Ilha do Governador. Esse enredo tinha que ser da Ilha.
O esporte já foi tema na Marquês de Sapucaí em outras ocasiões. Em 1993, a Mocidade apresentou um enredo sobre jogos e citou as Olimpíadas. Quatro anos depois, a Mangueira cantou o desejo brasileiro de sediar a disputa em 2004, que acabou sendo em Atenas, na Grécia. Em 2007, a Portela fez enredo em homenagem ao Pan-Americano do Rio de Janeiro. No mesmo ano, a Viradouro desfilou com samba sobre jogos, em que alas e alguns carros retratavam modalidades esportivas. Apesar do histórico, Alex garante que a Ilha será inovadora.
- A forma como cada escola desenvolve e apresenta é única. E nosso contexto é outro. Quero trazer a leveza, a simpatia e graça que voltaram a conquistar o publico em 2010, como foi há décadas atrás. Adoro o humor inglês, e isso vai dar samba. E que o fogo em 2012 seja apenas olímpico.
Canoagem carnaval 2007 (Foto: Reuters)A canoagem e a vela também foram representadas em 2007, em enredo sobre o Pan (Foto: Reuters)

Após sete horas de conversa e sono, Inter desembarca na Bolívia

Delegação colorada chega a Santa Cruz de la Sierra, primeira parada antes do jogo contra o Jorge Wilstermann, na altitude de Cochabamba

Por Alexandre Aliatti Santa Cruz de la Sierra, Bolívia
Entre embarques, desembarques, alfândega, deslocamento, espera e voo, foram sete horas de viagem até o Inter desembarcar, no início da noite desta segunda-feira, na Bolívia. A primeira parada do elenco vermelho no país vizinho é na cidade de Santa Cruz de la Sierra. Dali, a delegação rumará na terça para Cochabamba, onde duela com o Jorge Wilstermann na próxima quarta, pela terceira rodada do Grupo 6 da Libertadores da América.
Rodrigo, Guiñazu e Cavenaghi do Internacional (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Jogadores desembarcam na Bolívia após sete horas de viagem (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)

Comissão técnica, diretoria, funcionários e 19 jogadores formaram o comboio, que deixou Porto Alegre por volta de 12h, com leve atraso. Os colorados primeiro rumaram para São Paulo, onde chegaram às 13h30m. No aeroporto de Guarulhos, eles almoçaram em um restaurante. E então rumaram para a Bolívia, desta vez com um atraso maior. O voo, previsto para iniciar às 16h, só partiu às 16h45m. A chegada ocorreu às 19h15m.
Foi um voo sem transtornos. No primeiro trecho, entre Porto Alegre e São Paulo, os jogadores aproveitaram para jogar conversa fora. Bolatti, Cavenaghi e Sorondo, sentados juntos, chegaram a gargalhar ao assistir a vídeos no computador. A parte final da viagem começou com o tradicional resgate de histórias do passado por parte dos boleiros, mas eles, de barriga cheia, logo caíram no sono. Praticamente não houve turbulência no trajeto.
O Inter fica em Santa Cruz de la Sierra até a noite desta terça-feira, quando partirá para Cochabamba. Antes, pela manhã, o elenco fará um treinamento na cidade, o último antes do jogo contra o Jorge Wilstermann. O clube decidiu só ir para o palco do jogo 24 horas antes de a bola rolar para tentar minimizar os efeitos da altitude de 2,5 mil metros.
O time vermelho tem indefinições para a partida. Na zaga, Sorondo, Rodrigo e Índio disputam duas vagas. No meio, Wilson Matias deve acompanhar Bolatti, e é provável que Guiñazu, de volta, tome o lugar de Tinga – embora Oscar também corra riscos.
O Colorado está na Bolívia com os goleiros Lauro e Muriel, os laterais Nei, Kleber e Daniel, os zagueiros Sorondo, Rodrigo, Índio e Juan, os volantes Wilson Matias, Bolatti e Guiñazu, os meias Tinga, Oscar, Zé Roberto e Andrezinho e os atacantes Leandro Damião, Cavenaghi e Rafael Sobis.

Camisa oficial de Luis Fabiano já está à venda na internet

O atacante veste novamente o manto de número 9 do São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Camisa Luis Fabiano (Foto: Divulgação)Atacante Luis Fabiano veste novamente o manto
de número 9 do Tricolor (Foto: Divulgação)
O torcedor do São Paulo já pode comprar, via internet, a camisa oficial do atacante Luis Fabiano, que foi anunciado como reforço do clube na última sexta-feira. O jogador vestirá novamente o número 9 do Tricolor, assim como em sua primeira passagem pelo clube entre 2001 e 2004, quando marcou 118 gols.
Na loja oficial do São Paulo, o manto ainda não está à venda, nem se tem previsão de quando estará disponível, mas o torcedor que quiser adquirir o produto pode encontrá-lo na loja do GLOBOESPORTE.COM.
A camisa número 9 está sem dono desde a saída de Washington, em meados do ano passado. Ricardo Oliveira usou a 99 no Brasileiro e a 19 na Libertadores de 2010.

hela apela para o Twitter e pede dicas para enfrentar Roger Federer

Argentino enfrentará o suíço por uma vaga nas oitavas em Indian Wells

Por GLOBOESPORTE.COM Indian Wells, EUA
juan inacio chela (Foto: Reprodução/Twitter)juan inacio chela (Foto: Reprodução/Twitter)
Juan Ignacio Chela tem 31 anos de idade e 13 de experiência como tenista profissional. Neste período, enfrentou Roger Federer cinco vezes e perdeu todas - venceu apenas um set. Às vésperas de encontrar o ex-número 1 do mundo na terceira rodada do Masters 1.000 de Indian Wells, o argentino, atual 32 do ranking, apelou. Via Twitter, pediu ajuda.
"Che, como se joga contra Roger? Mandem táticas", escreveu Chela.
Os dois se enfrentarão provavelmente nesta terça-feira, e quem triunfar avançará para as oitavas de final do torneio para encarar o vencedor do jogo entre o canadense Milos Raonic, de 20 anos, e o americano Ryan Harrison, de 18. Os dois são convidados da organização.

Lua de mel? Nada disso. Willian foi a campo e virou herói do Corinthians

Autor de dois gols na vitória sobre o Mirassol, atacante se casou na quinta-feira e teve de deixar a esposa, Loisy, para brilhar como titular

Por Leandro Canônico São Paulo
willian corinthians (Foto: Leandro Canônico/Globoesporte.com)Willian viveu dia de estrela nesta segunda: fotos, entrevistas... (Foto: Leandro Canônico/Globoesporte.com)
Estavam todos meus familiares aí e tinha o jogo também. Portanto não deu para curtir muito com ela"
Willian
Willian, autor de dois gols na vitória do Corinthians por 3 a 2 sobre o Mirassol, no domingo, se casou com Loisy na última quinta-feira. Mas não teve tempo de curtir noite de núpcias, muito menos lua de mel. Afinal, ele já sabia que seria o substituto do artilheiro Liedson, desfalque por conta de um problema no joelho direito.
Em vez de ficar em casa com a esposa, o atacante teve de se concentrar e dividir quarto com o lateral-esquerdo Fábio Santos. Mas mesmo que não precisasse se apresentar no clube, seu apartamento estava tão cheio de familiares que ele não teria como se dedicar apenas a Loisy. Willian explica.
- Estavam todos meus familiares aí e tinha o jogo também. Portanto não deu para curtir muito com ela. Mas nós vamos ter bastante tempo. Jogar como titular e fazer dois gols foi muito importante para mim. Tenho de aproveitar esse momento. Foi uma tarde brilhante do time – falou o atacante ao GLOBOESPORTE.COM. Ele planeja se casar no religioso em dezembro e depois viajar com Loisy.
Como Liedson segue no departamento médico, Willian vive a expectativa de ser titular mais uma vez no domingo, contra o Americana, às 16h, no estádio do Pacaembu. Mas ele mantém cautela e procura prestar bastante atenção nas dicas de Tite e na movimentação do camisa 9 titular.
- O Tite é um cara muito bacana. Gostei da maneira que ele vibrou no gol do Bruno César (o meia deu a vitória ao Timão aos 46 minutos do segundo tempo). Ele conversa muito comigo e passa como ele gosta que eu jogue. E eu também olho bastante o Liedson, procura ajudar na marcação, como ele faz – disse Willian. Contratado do Figueirense no começo deste ano, o atacante foi o destaque da Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado. Mas sabe que agora a responsabilidade é muito maior. Até pelo tamanho do Corinthians.
- Sei que o futebol é muito competitivo, mas vou continuar trabalhando para buscar meu espaço. No domingo eu fiquei muito feliz, mas não sou estrela – finalizou.
Willian e o restante do elenco corintiano voltam a treinar na tarde desta terça-feira, às 16h, no CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico do Tietê. Jorge Henrique, suspenso, e Liedson, machucado, são os desfalques. Em fase final de recuperação de uma lesão muscular na coxa direita, Chicão espera voltar.

Herrera: um atacante de sangue argentino com espírito carioca

Lado recluso da dupla com o extrovertido Lovo Abreu, camisa 17 reecontra os gols e fala da disposição sem fim que é motivo de admiração no Botafogo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
“Mas ele não se entrega”. Essa é a resposta comum de membros de diretoria e comissão técnica do Botafogo quando questionados sobre o instável início de temporada de Herrera. A confiança é tão grande no jogador por seu comportamento em campo que seus companheiros de clube resolveram ajudá-lo a recuperar o bom futebol. O resultado começou a aparecer no último sábado, quando o argentino marcou dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o Americano – quebrando um jejum de seis partidas sem marcar – e foi abraçado por quase toda a equipe. Um sinal de retribuição por toda a disposição do atacante neste um ano de Alvinegro.
O fim de 2010 foi complicado para Herrera. Uma cirurgia no ombro esquerdo o deixou três meses parado. O início da atual temporada tem sido de recuperação, com altos e baixos, mas nem por isso o atacante desanimou. Para ele, dedicação integral não é sacrifício, mas obrigação. Até porque, para o camisa 17 alvinegro, o futebol se resume ao que acontece dentro das quatro linhas.
Herrera Botafogo (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Relaxado após reencontro com os gols, Herrera curte o dia de folga (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
- Futebol é uma das coisas mais importantes da minha vida. Quero ganhar todos os jogos, mas sei que do outro lado existe um rival que dificulta. Jamais me abalo. Dou meu máximo e tenho a consciência do que acontece numa partida não tem volta. Se houve algo de ruim, é levantar a cabeça e se preparar para o próximo. Depois das partidas, o mais importante é ficar com minha família. Não quero que minha filha me veja com uma fisionomia triste - disse.
Casado há quatro anos com Jaqueline – de quem está junto há dez – e pai de Abril, de três anos, Herrera é o lado recluso da dupla de ataque Mercosul. Enquanto o uruguaio Loco Abreu se mostra extrovertido e sempre disposto a emitir suas opiniões, além de ser quase um personagem do Botafogo, o argentino é tímido e sisudo, mas não menos identificado com o Alvinegro e, principalmente, com o Rio de Janeiro. Por isso, receber a reportagem do GLOBOESPORTE.COM em sua casa foi, além de uma raridade, uma oportunidade de mostrar o outro lado de alguém que valoriza a privacidade.
- Não tenho Twitter e nem Facebook, pois acho que algumas coisas não devem ser compartilhadas. Sou uma pessoa normal, divertida em casa com a família e com os amigos. Muitos realmente não conhecem esse meu lado. De repente a pessoa que aparece na mídia todos os dias tem maior visibilidade, mas não me importo com isso. Se for reconhecido, é porque fiz coisas boas. Não sei se é certo ou errado, mas é minha maneira de ser - destacou ele, que nesta segunda-feira de folga aproveitou para relaxar no sofá da sala, navegar por seu site oficial (www.herrera17.com.br) e caminhar pelo condomínio onde mora enquanto sua filha estava na escola.
Depois de morar em Porto Alegre, quando defendeu o Grêmio, e em São Paulo, quando vestiu a camisa do Corinthians, Herrera não esconde a preferência pela Cidade Maravilhosa. Ele tomou gosto pela praia e pelo estilo de vida carioca. E apesar de não segui-lo à risca, revela admiração pelo Brasil, mesmo garantindo voltar à Argentina quando encerrar a carreira.
- Joguei três anos na Argentina como profissional e estou há cinco anos no Brasil. Sou argentino e levo meu país no sangue, mas guardo muitas coisas boas daqui. O povo brasileiro é muito afetivo e recebe todos bem. Não penso em voltar a jogar na Argentina agora, mas vou viver lá quando me aposentar, pois quero estar perto dos meus pais e gostaria que minha filha estivesse com eles também - explicou o atacante de 27 anos.
Herrera Botafogo (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Herrera com a mulher Jaqueline: atacante em
rara exposição da intimidade
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Herrera admite ter ouvido de muitas pessoas o pedido de que se naturalize brasileiro e busque uma vaga na Seleção. O atacante, que defendeu apenas a sub-20 da Argentina, se diz honrado com o prestígio, mas segue sonhando com um lugar entre os hermanos. Embora também não esconda o descontentamento com o que diz observar sobre o funcionamento da seleção de seu país.
- Gostaria de defender a Argentina, mesmo sabendo que é muito difícil. Muitos jogadores que deveriam não são valorizados. O Conca, por exemplo, foi o melhor do Brasil no ano passado e não teve uma chance. Por quê? Alguns atletas que atuam em clubes locais ficam esquecidos, mas depois que se transferem para a Europa são convocados. Isso não dá para entender.
Hoje, portanto, Herrera aproveita o Rio de Janeiro e o Brasil como local de trabalho onde encontrou o apoio incondicional da torcida do Botafogo. No futuro, terá na cidade o destino certo para o descanso com a família.
- Neste ano curti pela primeira vez o carnaval carioca na Sapucaí com minha mulher, e foi muito legal. No futuro, voltarei à cidade para passar as férias e repetir a experiência - brincou.

Martelotte confirma Ganso como titular do Peixe contra o Colo Colo

Camisa 10 santista volta a iniciar uma partida depois de ter ficado seis meses parado por conta de uma lesão

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
neymar embarque santos (Foto: Julyana Travaglia/Globoesporte.com)Ao lado de Neymar, Ganso deixa o CT rumo a sua
reestreia como titular (Foto: Julyana Travaglia)
Paulo Henrique Ganso voltará a ser titular do Santos. Antes de embarcar com o elenco para o Chile, onde a equipe enfrenta o Colo Colo pela fase de grupos da Taça Libertadores, o técnico interino Marcelo Martelotte confirmou a presença do meia entre os titulares do Peixe.
Ganso voltou a jogar pelo Alvinegro no sábado passado, quando o Peixe bateu o Botafogo-SP por 2 a 1, na Vila Belmiro. O atleta passou os últimos seis meses se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo. Na rodada passada do Campeonato Paulista, ele atuou nos últimos 45 minutos de jogo, iniciando a jogada do primeiro gol santista e marcando o segundo.
- A possibilidade maior é que ele comece o jogo contra o Colo Colo. Pelo o que a gente viu, pelos 45 minutos que jogou no sábado, ele mostrou que está preparado para nos ajudar ao máximo. Ainda não sabemos por quanto tempo ele vai suportar, mas é importante contar com um jogador com a qualidade dele desde o início do jogo - disse o treinador ao site oficial do clube.
Martelotte ainda comentou que o time contra o Colo Colo deverá ser o mesmo que iniciou a segunda etapa contra o Botafogo-SP. Isso porque o lateral-direito Jonathan sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda ainda no primeiro tempo do jogo com o time de Ribeirão Preto. Assim, Pará ganharia nova oportunidade no lado direito da equipe alvinegra.
Assim, a formação inicial para enfrentar o Colo Colo deverá ser: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Danilo, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo.

Muricy Ramalho: 'Para pagar o que ganho aqui, nenhum clube paga'

Treinador conta que não negocia com nenhum time e revela ainda pedido dos jogadores no vestiário após o anúncio de sua saía do Fluminense

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Muricy Ramalho saída Engenhão (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Muricy Ramalho após pedir demissão do Fluminense
(Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
Mal deixou o comando do Fluminense, após o Fla-Flu deste domingo, e o nome do técnico Muricy Ramalho começou a ser especulado em alguns clubes. O principal deles, o Santos, admitiu interesse, mas provavelmente não conseguirá convencer o treinador a assumir o clube no momento. Nas palavras de Muricy, em entrevista ao jornalista Paulo César Vasconcelos, do Sportv, ele disse que sua decisão em nada tem a ver com o lado financeiro e que pretende descansar. Questionado se houve quebra de contrato, já que tinha compromisso até 2012, afirmou:
- Se eu fosse sair daqui para outro clube, perfeito. Para pagar o que ganho aqui, nenhum clube paga. Eu saí por problemas que defendo. Lá atrás, quando defendi meus princípios mesmo, defendi quem me patrocina, o Fluminense, a torcida, os jogadores. Eu acreditava no sonho e deu certo. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Isso é muito por culpa dos nossos treinadores, somos assim, larga um time e vai para outro. Como não dei entrevista, falaram. Mas antes de falar tem que ver o que está falando, tem todo que ver todo o histórico. Não tenho nada, estou aqui no Rio, estou aqui legal, vou ficar um tempo aqui.
Entre outros assuntos, Muricy falou ainda sobre a relação com elenco e o momento da despedida, minutos após o empate por 0 a 0 com o Flamengo, pela Taça Rio.
- Eu não ia anunciar depois do jogo, ia convocar uma coletiva na terça-feira. Mas vazou, e os jogadores se uniram. Mandaram me chamar, todo mundo muito triste, gente chorando, funcionário chorando. O Conca fez pedido, Sheik, Marquinho, os caras que sempre falam um pouco mais, pediram. Eu me emocionei.
Muricy explicou ainda assuntos como a contratação de Araújo, a saída do vice de futebol Alcides Antunes e sobre o presidente do clube, Peter Siemsen. Confira abaixo os principais trechos abordados na entrevista.
Análise
No final do ano, fomos campeões e teve eleição, mudança no clube, era tudo novo, o pessoal está conhencendo, pegou o clube numa fase financeria complicada. Eu já venho há um ano sofrendo com isso. Sofremos o ano passado demais, ano passado perdemos Fred, Deco, Sheik, ganhamos porque os caras se juntaram e fizeram coisas que ninguém imaginava no futebol. Ganhamos de grandes, times com estrutura nota dez.
Peter Siemsen
O presidente ficou muito de acordo comigo, é um cara muito bem intencionado. De futebol sempre sabemos um pouquinho, e faz diferença ser bem intencionado, e ele é. Com certeza vai tentar melhorar as Laranjeiras, depois do alerta que fiz. Mas eu não posso esperar. Não posso chegar todo dia, encontrar daquele jeito e trabalhar, sem estar contente. Eu ganho muito bem, não posso aceitar conviver com isso.
Decisão complicada
Você começa a ficar amigo das pessoas. Dos funcionários, dirigentes. Aí pensei: vou ter que deixar esses caras, é dificil. Foi difícil falar com Celso Barros, era um projeto dele me ter como treinador aqui.
Por que logo depois do clássico?
Eu não ia anunciar depois do jogo, ia convocar uma coletiva na terça-feira. Mas vazou, e os jogadores se uniram. Mandaram me chamar, todo mundo muito triste, gente chorando, funcionário chorando. Conca fez pedido, Sheik, Marquinho, os caras que sempre falam um pouco mais, pediram. Eu me emocionei.
Araújo imposto? Saída do Alcides?
Eu concentro muito minhas coisas no time de futebol. O jardineiro cuida do jardim, o Celso Barros, do patrocínio. O Araújo, além de ser grande jogador, tem um grande caráter. Eu concordei com a contratação, os caras me consultam sempre. Celso Barros conversa comigo. Eu estava precisando de um jogador de lado. Não teve nada a ver. Alcides, também nada a ver, queria que ficasse, é meu amigo, mas não posso ficar sem aceitar porque não sou dono do clube. Eu não trago turma para trabalhar. Os caras gostam de mim porque sou simples com as coisas.
Desabafo após derrota no México (criticou a assessoria de imprensa na época)
O Fluminense era muito fechadinho, acho que ganhou também por isso. Naquela época se discutia dentro do vestiário e ninguém sabia. Agora está vazando tudo, todo mundo sabe o que um conversa com outro. Não estou dizendo que é culpa de um ou de outro, mas isto é fato. Isto ajuda a desestabilizar um time, o jogador não se sente seguro, não quer falar, e isso não e legal. Eu disse que a gente precisava agir, porque daquele jeito não daria certo.
Mau desempenho na Libertadores
Caímos num grupo muito difícil, mas a gente não jogou bem na Libertadores. Esse ano a gente só jogou bem agora, contra o Flamengo, foi um time mais organizado. Estão voltando os caras agora (que estavam machucados). No Carioca ganhamos muitos jogos, perdemos um só (para o Botafogo), mas não jogamos bem.
Machucado por dentro
Esse tipo de decisão é muito difícil, eu estou muito machucado, cansado, estressado, preciso parar. Vi gente chorando, não foi mole. Foi difícil e isso machuca.
Agradecimento
Queria agradecer a todos e pedir desculpas porque não pude fazer melhor. Poderia fazer melhor, tenho certeza, mas do jeito que estava lá não dava.

TJD estuda gancho para Ronaldinho pelo carrinho em Ricardo Berna

Procurador analisará imagens do lance para saber se oferece denúncia. Jorge Rabello, presidente da comissão de arbitragem, diz que não haverá punição

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) pediu a imagem do carrinho de Ronaldinho Gaúcho em Ricardo Berna (vídeo ao lado), no clássico entre Flamengo e Fluminense, e estuda a possibilidade de denunciar o jogador. O rubro-negro pode ser enquadrado no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar jogada violenta), que prevê como pena a suspensão de uma a seis partidas. Como é primário e no lance recebeu cartão amarelo, a chance de Ronaldinho ser absolvido ou levar apenas advertência é grande.
- Vamos verificar nas imagens se houve infração. No meu entender, houve. Mas quero ter certeza se foi praticada uma jogada violenta - declarou o Procurador-Geral do TJD-RJ, André Valentim, ao site "Justiça Desportiva".
O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Rio, Jorge Rabello, garantiu que não existe possibilidade de o camisa 10 ser penalizado.
- Não tem nenhuma chance de ele sofrer punição. O árbitro advertiu o Ronaldinho com cartão amarelo numa decisão conjunta com o assistente da linha de fundo. O jogador deu um carrinho, não atingiu o Berna, nem imprudência pode ser considerada. Não existe amparo técnico ou legal para que o jogador seja punido - garantiu Rabello.

Rubens Barrichello garante que Williams está melhor do que em 2010

No entanto, piloto diz ser impossível prever a posição da equipe diante das adversárias

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra, e agência de notícias
Barrichello durante testes em Valência (Foto: EFE)Otimista, Rubens Barrichello diz que Williams está
melhor do que no ano passado (Foto: EFE)
Rubens Barrichello se mostrou otimista e satisfeito com o progresso da Williams ao dizer que a escuderia inglesa evoluiu em relação ao ano passado e está na melhor forma para o início da temporada.
- Estamos melhor em termos de desempenho em relação a 2010. O carro é um animal diferente, por isso é preciso tratá-lo de maneira diferente, mas gosto muito dele. É difícil dizer quanto mais rápido está, mas é muito mais agradável de pilotar do que o da temporada passada - explicou Rubinho à revista inglesa "Autosport".
O piloto, que se prepara para o GP da Austrália, disse que ainda é impossível prever a posição da equipe diante das adversárias.
- Eu sei como eu sou otimista e sei o quanto eu gostaria de dizer que vamos fazer muito bem, mas o que eu quero dizer é que eu quero estar no Q3 e marcar pontos, e eu acho que é possível - completou ele.
Depois de um início de temporada caótico, a Williams terminou em sexto lugar no Campeonato Mundial de construtores, e Barrichello, ex-Ferrari, no décimo da classificação geral de pilotos.

CBF marca oito clássicos estaduais para a última rodada do Brasileirão

Ideia é evitar que clubes fora da briga pelo título escalem equipes reservas e esvaziem o último dia de disputas do campeonato

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A CBF divulgou nesta segunda-feira a tabela de jogos do Campeonato Brasileiro de 2011. A novidade ficou por conta do festival de clássicos estaduais na última rodada: oito no total. Com o expediente, a entidade espera evitar que haja escalações de equipes reservas por parte de clubes que estão fora da disputa pelo título, conforme ocorreu nas duas últimas edições do campeonato.
Quatro equipes também vão protagonizar clássicos estaduais na penúltima rodada: o Palmeiras encara o São Paulo, enquanto o Fluminense joga contra o Vasco na jornada de número 37.
Clique e veja a tabela completa do Campeonato Brasileiro
A primeira rodada está marcada para os dias 21 e 22 de maio. O atual campeão, Fluminense, estreia dentro de casa, contra a equipe do São Paulo.
Jogos Militares
Três partidas estão marcadas para o Engenhão durante o período dos Jogos Mundiais Militares, que serão realizados no Rio de Janeiro, entre 16 e 24 de julho. Botafogo x Corinthians (16/7), Flamengo x Ceará (23 ou 24/7), e Fluminense x Palmeiras (23 ou 24/7). A CBF informou que a tabela divulgada nesta segunda-feira serve apenas como base para a ordem dos confrontos. Datas, horários e locais ainda serão ajustados. Uma tabela mais completa e específica será divulgada na próxima semana.
O Botafogo, por sua vez, informa que terá uma reunião ainda nesta semana para definir as datas em que o Engenhão ficará à disposição do Comitê Organizador dos Jogos Militares. Após a definição, o clube carioca enviará um ofício à CBF. A tendência é que o estádio não receba partidas do Campeonato Brasileiro durante os Jogos e, até mesmo, nas semanas que antecedem a competição.

Confira a última rodada do Brasileirão (prevista para 03/12 ou 04/12):
Corinthians x Palmeiras
São Paulo x Santos
Internacional x Grêmio
Cruzeiro x Atlético-MG
Atlético-GO x América-MG
Atlético-PR x Coritiba
Bahia x Ceará
Avaí x Figueirense
Botafogo x Fluminense
Vasco x Flamengo
Os jogos da primeira rodada (prevista para 21/05 ou 22/5):
Palmeiras x Botafogo
Santos x Inter
Flamengo x Avaí
Fluminense x São Paulo
Ceará x Vasco
América-MG x Bahia
Grêmio x Corinthians
Atlético-MG x Atlético-PR
Coritiba x Atlético-GO
Figueirense x Cruzeiro
Ronaldinho Gaúcho curte boate com Jesus Luz O fôlego de Ronaldinho Gaúcho para as festas não acaba / Foto: Divulgação
Ronaldinho Gaúcho escolheu a boate Praia, para curtir a noite após o clássico entre Flamengo e Fluminense, neste domingo. O jogador foi assediado pelo ex-namorado de Madonna, Jesus Luz, que posou com o craque.

Antes de ir para o Chile, Peixe faz trabalho de posse de bola no CT

Martelotte ainda não sabe se escala Ganso desde o início ou durante o jogo contra o Colo Colo, nesta quarta. Voo atrasa, e elenco viaja no fim da tarde

Por Julyana Travaglia Santos, SP
neymar ganso santos (Foto: Julyana Travaglia/Globoesporte.com)Neymar e Ganso treinam juntos nesta segunda-feira
(Foto: Julyana Travaglia/Globoesporte.com)
O Santos treinou, na manhã desta segunda-feira, no CT Rei Pelé, antes de seguir para o Chile, local do duelo com o Colo Colo, na quarta, pela Taça Libertadores. Na atividade, o técnico Marcelo Martelotte colocou em campo dois times e criou quatro gols com cones. O objetivo era trabalhar a posse de bola do grupo.
O voo, que seria às 16h, passou para 18h30m. Com isso, a delegação permaneceu na concentração do CT por mais algum tempo até seguir de ônibus para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A grande dúvida para a escalação do Peixe para esta quarta é o aproveitamento de Ganso. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-SP, pelo Paulistão, no último sábado, Martelotte disse que não sabia se o meia começaria no banco ou como titular por causa do ritmo de jogo. Ganso entrou no segundo tempo do jogo contra o Botinha e decidiu a partida com um passe para o primeiro gol e com a conclusão no segundo.

Carpegiani já pensa no Tricolor com Luis Fabiano e promete agressividade

Assim como fez em 2010, ele formará um quarteto ofensivo, com Lucas, Fabuloso, Dagoberto e Fernandinho e vai manter um zagueiro na lateral

Por Marcelo Prado São Paulo
Embora Luis Fabiano não possa ser inscrito no Campeonato Paulista e só tenha condições de jogo dentro de 45 dias, o técnico Paulo César Carpegiani já pensa em como incluir o camisa 9 na equipe. Feliz da vida com a chegada do reforço de alto nível, ele deixou claro que jogadores como o Fabuloso jogam de qualquer maneira.
Paulo César Carpegiani no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Carpegiani já tem na cabeça como vai montar o time quando tiver Luis Fabiano (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
- Sem dúvida, foi uma grata surpresa. Ele tinha outras propostas, mas preferiu o São Paulo pela história que já criou, por ser querido pelos torcedores. Ele é um belíssimo jogador, é um goleador, quando você ganha um jogador como esse é obrigado a achar um lugar para ele. E é o que eu vou fazer. O Luis Fabiano não pode mais disputar o Campeonato Paulista e só tem condições de jogo daqui a um bom tempo. Mas eu já tenho na cabeça o time que vou escalar quando ele puder atuar – afirmou o jogador.
Com a chegada de Luis Fabiano, definitivamente o esquema 3-5-2 não será utilizado no São Paulo. Carpegiani manterá o esquema com três zagueiros, mas com um fazendo o papel de um falso lateral pela direita.
Independente da escalação, posso dizer que meu time será ambicioso, agressivo, independente do adversário"
Carpegiani
- Se vocês (jornalistas) fizerem a comparação do que eu escalei no ano passado terão uma ideia de que como pode ser o time. Tenho de ter cuidado para não fazer injustiças. Estou satisfeito com o meu grupo e vamos escalar aquilo que achamos ser necessário. Tenho um grupo de 18 jogadores que podem entrar a qualquer momento – ressaltou o treinador.
O time ideal usado por Carpegiani em 2010 teve: Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Carlinhos Paraíba e Lucas; Dagoberto, Ricardo Oliveira e Fernandinho. A diferença para o time de agora é que, como ele não tem Richarlyson, o zagueiro que atuará como falso lateral entrará na escalação. Na cabeça do treinador, o time inicial terá: Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva, Miranda e Juan; Jean, Casemiro (Carlinhos Paraíba) e Lucas; Dagoberto, Luis Fabiano e Fernandinho.
- Independente da escalação, o que posso dizer é que meu time sempre será ambicioso, agressivo. Não admito outro tipo de situação, independente do adversário. Prefiro jogar sempre buscando o gol adversário. Eu preciso me adaptar ao elenco que tenho. No início do ano, quando tínhamos Juan e Jean como laterais, a equipe tomou 12, 13 gols. Na sequência, conseguimos melhorar isso. Ainda falta para chegar ao patamar que considero ideal – ressaltou o treinador.

O Que é Fórmula 1

F1 redireciona para este artigo. Para outros significados, veja F1 (desambiguação).
Fórmula 1
Temporada atual
Temporada de Fórmula 1 de 2011
Artigos relacionados
História da Fórmula 1
Regulamento da Fórmula 1
Fórmula 1 TV
Listas
Pilotos (campeões)
Construtores (campeões)
Países campeõesMulheres pilotos
Grandes PrêmiosAutódromos
RecordesVencedores
Outras pessoasAcidentes fatais
A Fórmula 1 é a mais popular modalidade de automobilismo do mundo no início do século XXI. Ela tem o objetivo de ser a categoria mais avançada do esporte a motor. É regulamentada pela Fédération Internationale de l'Automobile (FIA), com sede em Paris. Ao contrário do que muitos acreditam, o registro oficial da categoria consta como Fórmula Um, com o númeral escrito por extenso, mas também se aceita o uso do 1 e do I.
Ver artigo principal: História da Fórmula 1
Sebastian Vettel, campeão da categoria em seu Red Bull no ano de 2010.
O campeonato mundial de Fórmula 1 se originou com as corridas de Grandes Prémios disputadas na Europa, desde antes da Segunda Guerra Mundial. Com a guerra as corridas cessaram e só retornariam em 1950. Nesse ano foi instituído o campeonato de Fórmula 1, que teria regularidade anual.
Ao longo da história houve enormes mudanças no desporto, tanto no que diz respeito a carros como no que toca a circuitos, regras e segurança. Por diversas vezes ao longo de sua história, regras foram alteradas com a finalidade de aumentar a segurança e a competitividade nas pistas. Também foram feitas diversas alterações em circuitos, como melhorias nos guard-rails, nas áreas de escape, colocação de chicanes, entre outras, principalmente após as mortes dos pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no Grande Prêmio de San Marino, em 1994.

Pilotos e equipes

Juan Manuel Fangio foi campeão em 1951 com este Alfa Romeo 159.

GPs e respectivos autódromos

Current event marker.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.
Se sabe algo sobre o assunto abordado, edite o artigo e inclua informações mais recentes.

Países que já sediaram a Fórmula 1.
██ países que sediam atualmente um Grande Prêmio de Fórmula 1.
██ países que sediaram um Grande Prêmio de Fórmula 1.
██ países que sediarão no futuro um Grande Prêmio de Fórmula 1.
Na temporada de 2011 serão disputados 20 Grandes Prêmios de Fórmula 1. Não haverá nenhum grande prêmio no continente africano . Os grandes prêmios serão disputados em diversos países da Ásia, Europa, Oriente Médio, Oceania,América e também no Brasil. A grande novidade para esta temporada é o GP da Índia: a primeira prova no país será realizada no circuito de Jaypee.

Bandeiras[1]

Quando algo que ocorre na pista necessita da atenção de todos os pilotos, são exibidas bandeiras coloridas próximas a linha de chegada/largada. Os pilotos também podem ser avisados pelo rádio, pelos chamados spotters, mas como estes avisos normalmente são críticos e o rádio pode apresentar problemas durante um Grande Prêmio, usa-se o método das bandeiras que é mais prático e seguro.
As bandeiras são mais habitualmente usadas para avisar os pilotos sobre a entrada ou a saída do safety car na pista. As bandeiras usadas até 2010 são:
Bandeira amarela e placa indicando que o Safety Car está na pista.
Bandeira verde indicando pista "livre".
Bandeira Descrição
F1 yellow flag.svg Bandeira amarela
Perigo logo a frente. Proibido ultrapassar. Reduza a velocidade.
F1 light blue flag.svg Bandeira azul
Dê passagem (o retardatário) a um carro mais veloz que quer ultrapassar. Pelas regras de 2009, o piloto deverá permitir a passagem até três curvas após lhe ser mostrada a bandeira ou arrisca penalizações (geralmente essa punição se dá através da passagem pelo box sem parada, ou parada de 10 segundos).
F1 green flag.svg Bandeira verde
Pista livre após incidente.
F1 red flag.svg Bandeira vermelha
Corrida paralisada devido a acidente nas duas primeiras voltas, ou devido a problemas meteorológicos ou acidentes particularmente graves[2]
F1 yellow flag with red stripes.svg Bandeira listrada em amarelo e vermelho
Cuidado. Óleo na pista ou pista escorregadia.
F1 white flag.svg Bandeira branca
Carro lento na pista. Pode ser uma ambulância ou qualquer outro carro de serviço na pista.
F1 chequered flag.svg Bandeira xadrez (ou quadriculada)
Fim da prova.
F1 black and white diagonal flag.svg Bandeira metade preta, metade branca na diagonal
Vem acompanhada com o número do piloto. Ele tomou alguma atitude antidesportiva, a qual deve ser corrigida o mais rápido possível para não haver desclassificação.
F1 black flag.svg Bandeira preta
Desclassificação do piloto ao qual foi indicada.
F1 black flag with orange circle.svg Bandeira preta com um círculo laranja
Vem acompanhada com o número do piloto. Indica que há algum problema técnico. O piloto deverá voltar aos boxes.

Sistema de pontuação

O sitema de pontuação da categoria já passou por diversas modificações durante os anos.
A Temporada 2010 marca o início de um novo esquema de pontuação que passa a premiar até o 10º colocado em cada Grande Prêmio.[3]
Sistema de pontuação
Temp./Pos.  1º   2º   3º   4º   5º   6º   7º   8º   9º   10º 
1950-1959 8 6 4 3 2




1960 8 6 4 3 2 1



1961-1990 9 6 4 3 2 1



1991-2002 10 6 4 3 2 1



2003-2009 10 8 6 5 4 3 2 1

2010 25 18 15 12 10 8 6 4 2 1

Referências

  1. Bandeiras - RFEDA ,. Tradução da FIA (2008), Appendix H to the International Sporting Code. [S.l.]: Real Federación Española de Automovilismo (ed.), 2008. Artigo 4. Pg 8.
  2. Já houve cinco grandes prémios interrompidos desta maneira: GP de Espanha de 1975 (29/75 voltas), GP da Áustria de 1975 (29/54 voltas), GP do Mónaco de 1984 (31/77 voltas), GP da Austrália de 1991 (14/81 voltas) e GP da Malásia de 2009 (33/56 voltas). Veja-se [1].
  3. "FIA aprova novo sistema de pontuação". amigosdavelocidade.uol.com.br. . (página da notícia visitada em 04 de Fevereiro de 2010)

Ver também

Filho de Alain Prost deve fazer testes na Lotus, equipe de Bruno Senna

Nicolas Prost diz que foi convidado para teste na Inglaterra. Silverstone é local mais provável

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França
Nicolas prost (Foto: Getty Images)Nicolas Prost, filho de Alain Prost, deve fazer testes
na Lotus de Bruno Senna (Foto: Getty Images)
Protagonistas de grandes disputas na Fórmula 1 nas décadas de 80 e 90, os nomes Prost e Senna podem voltar a ser associados a uma mesma equipe da modalidade no presente. Segundo o jornal francês “La Provence”, Nicolas Prost, filho de Alain Prost, foi convidado para testar pela Lotus Renault, atual escuderia do brasileiro Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial Ayrton.
Nicolas começou a pilotar apenas aos 21 anos (hoje tem 29) e tem passagens por categorias de turismo e a A1GP. Apesar de ter a oportunidade de pilotar um carro da principal categoria do automobilismo, o francês sabe que ainda precisa de mais experiência para conquistar seu espaço.

- Acredito que ainda devo demorar de dois a três anos para estrear em um Grande Prêmio – disse.

Além de Bruno Senna, a Lotus atualmente conta o russo Vitay Petrov e o alemão Nick Heidfeld. Robert Kubica, que está hospitalizado após sofrer um grave acidente em rali no início de fevereiro, também tem contrato em vigor com a equipe.
 

Reserva da McLaren leva bronca por elogiar foto da namorada de Button

Piloto não gosta de comentário de Gary Paffett à nova foto da amada em rede social e rebate: 'Volte para o simulador'

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Se a intenção de Gary Paffett, reserva da McLaren, foi das melhores ao elogiar a nova foto do perfil da japonesa Jessica Michibata no Twitter, Jenson Button deixou claro que não gostou. O piloto, que namora a modelo há dois anos, respondeu ao comentário e colocou o colega em seu devido lugar. Veja como foi:
- Uau, Jessy está gostosa em sua nova foto de perfil! - publicou Paffett, que segue a namorada do campeão mundial de 2009 na rede social.
Em seguida, Button rebate o elogio:
- Incrivelmente gostosa! Agora volte para o simulador!
Paffett responde em tom de brincadeira:
- Bom dia, colega. Bom ver que você está prestando atenção. Obviamente você concorda comigo - disse o reserva.
Michibata, de 26 anos, levou o episódio na brincadeira.
- (risos) Obrigada, Gary - respondeu a modelo.
Jessica Michibata jenson button (Foto: Reprodução/Twitter)Foto de Jessica Michibata, namorada de Button, chama a atenção de Gary Paffett (Foto: Reprodução/Twitter)

Mundial de patinação artística no Japão é cancelado devido a terremoto

Diante da gravidade da situação no país, torneio só será disputado se houver total segurança em Tóquio, comunica a federação do esporte

Por Agência de notícias Paris, França
A Federação Internacional de Patinação (ISU) anunciou nesta segunda-feira o cancelamento do campeonato mundial, que deveria ser entre os dias 21 e 27 de março, em Tóquio, devido ao terremoto seguido por um tsunami que atingiu o Japão na última sexta-feira.
- Diante dos fatos e da gravidade da situação no Japão, a ISU, tendo consultado a federação japonesa e as autoridades, decidiu que o mundial de patinação artística não poderá ser organizado de 21 a 27 de março. A alternativa de um adiamento ou de seu total cancelamento ainda está sendo estudada - indicou o comunicado.
A medida também se aplica à nova competição por equipes, que deveria ser disputada entre os dias 14 e 17 de abril em Yokohama.
O adiamento dos torneios das duas modalidades permanece "sujeito à confirmação das autoridades japonesas". Se o governo avaliar que a situação normalizou-se o suficiente a ponto do torneio da ISU ser disputado "com total segurança" na área de Tóquio, segundo o comunicado da federação internacional.

Piloto e chefe da Officer ProGP, Duda Pamplona anuncia mudanças no time

Carioca explica a alteração de filosofia da equipe de Petrópolis (RJ); ele ainda brinca com a indefinição do seu companheiro de boxes na temporada 2011

Por Rafael Honório Piracicaba, SP
Quando a temporada da Stock Car acaba, chega a hora dos pilotos 'acelerarem' atrás de patrocinadores e equipes. Alguns mudam de casa, outros continuam defendendo as mesmas cores. Mas existem aqueles que tem uma preocupação a mais nesse momento: é o caso de Duda Pamplona. Piloto do carro 23 da Officer ProGP, o carioca também é chefe da equipe e assume o papel de 'empresário' neste momento de indefinição.
Stock Car Duda Pamplona (Foto: Luca Bassani)Pamplona terminou a temporada 2010 da Stock Car em 17º, ao lado de Luciano Burti (Foto: Luca Bassani)
Na temporada 2010, Duda dividiu os boxes com Felipe Maluhy, que pilotou o carro 32 da equipe de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Mesmo terminando na oitava colocação no ano passado, o vínculo do paulista ainda não foi renovado. Mas o piloto e chefe admite que o desejo da equipe é continuar com a mesma dupla. Na hora de falar sobre o companheiro, Duda brinca sobre as cifras pedidas.
- O cara está pedindo muito. Salário milionário, de Schumacher, Alonso... Está difícil negociar com ele. Mas a gente está tentando negociar para tentar viabilizar o acerto de qualquer jeito. Seria muito importante ter o Felipe mais um ano. A temporada passada foi muito boa: ele entrou no playoff, ganhou corrida e somou pontos importantíssimos para a equipe. Ele tem um astral bem legal. Obviamente a gente depende de patrocinadores para ter a verba completa - afirmou.
Stock Car: Duda Pamplona e Felipe Maluhy nos boxes da Officer ProGP (Foto: Duda Bairros)Duda conversa com Felipe Maluhy, seu companheiro
de equipe na última temporada (Foto: Duda Bairros)
Além da indefinição na vaga do outro piloto, a Officer também já conta com novidades para a Stock Car 2011. O argentino Gustavo Camara, engenheiro com vasta experiência no automobilismo, é a nova contratação da equipe de Petrópolis. Duda explica que o reforço é parte de uma mudança de filosofia do time.
- Nós tinhamos alguns engenheiros que só iam no final de semana de corrida e a gente mudou um pouco essa filosofia. A ideia é ter os engenheiros 100% do tempo, dentro da equipe, trabalhando e pensando no carro. E isso foi feito. Então a expectativa é boa, realmente traz um conhecimento grande para os outros mecânicos. Eu ahco que a gente vai conseguir tirar um bom proveito disso - disse.
Após um sexto lugar geral na classificação de equipes em 2010, Duda Pamplona espera repetir os bons resultados nesta temporada. O carioca acha que essa mudança de filosofia pode fazer com que os pilotos do time acelereram ainda mais fundo neste ano. Para isso, ele afirma que o trabalho é fundamental.
- A expectativa é muito grande. A gente tem uma equipe de engenheiros nova, o que está gerando uma expectativa legal na equipe. Eles já começaram a trabalhar desde dezembro e isso tá sendo bem bancana. Após os treinos em Piracicaba, tem muito a ser feito para poder chegar na primeira etapa 100% - finalizou.
Stock Car Duda Pamplona (Foto: Luca Bassani)Com as mudança na filosofia da equipe, o piloto espera repetir os resultados de 2010 (Foto: Luca Bassani)

Poderio ofensivo cria 'problema' para Ricardo Gomes escalar Diego Souza

Técnico reconhece que terá que quebrar a cabeça para montar o time. Ele já mostra incerteza sobre colocar ou não o camisa 10 desde o início

Por Fred Huber Rio de Janeiro
diego souza vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Diego Souza será regularizado esta semana
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Do meio para frente, tudo tem corrido bem para o Vasco nos últimos jogos. Na Taça Rio, o time tem média de três gols por jogo. O bom desempenho dos apoiadores e atacantes, no entanto, acaba por deixar o técnico Ricardo Gomes em uma sinuca de bico. Como encaixar na equipe o meia Diego Souza, que será regularizado durante a semana e, de acordo com o planejamento inicial, fará sua estreia contra o Botafogo, domingo, no Engenhão?
O comandante vascaíno reconheceu que terá que quebrar a cabeça, mas está confiante de que, qualquer que seja a formação, o time não perderá seu poder ofensivo.
- Vou ter que reorganizar. É um quebra-cabeça para mim, mas sem problema. Ele entrando ou não, nosso poder de fogo vai continuar. Ele é um grande jogador, e um grande jogador nunca é um problema. Vou ter que descobrir a melhor forma, este é o meu trabalho. Tenho que reclamar quando não tenho peças.
Na última semana, Gomes disse que sua ideia inicial era de que Diego Souza fosse titular no clássico. Ao que parece, a vitória sobre o Madureira por 4 a 2, no domingo, parece ter criado uma dúvida no treinador.
- Não tenho esta resposta ainda, só terei na sexta-feira. Não tenho nenhuma obrigação de colocá-lo. Não precisa ser de imediato. É um jogador que eu gosto, não tem problema nenhum.
Certo mesmo é que Bernardo, autor de três gols no fim de semana, está com o lugar garantido.
- Não tem como tirar (risos) – afirmou Gomes.
O Vasco está em segundo lugar no Grupo A da Taça Rio com seis pontos, atrás apenas do Flamengo, que tem sete. O clássico com o Botafogo será no domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão.

Goleada acirra disputa por vaga no ataque cruzeirense

Thiago Ribeiro e Wallyson devem permanecer na equipe, mas gols de reservas mostram alta competitividade no setor

Por Fernando Martins Y Miguel Sete Lagoas, MG

A goleada do Cruzeiro por 7 a 0 sobre o Democrata-GV neste domingo deixou claro que o treinador Cuca tem opções para montar o ataque titular da Raposa. Dos cinco atacantes que entraram em campo na Arena do Jacaré, quatro balançaram a rede (Thiago Ribeiro, Farias, Ortigoza e André Dias). E a disputa por um lugar no time promete ser acirrada.
O atacante André Dias, que fechou a goleada com um belo chute de fora da área, se mostrou aliviado com o tento marcado, o seu segundo em três jogos na temporada.
- Tenho que aproveitar esta chance, porque a briga é acirrada na posição de atacante. Futebol não tem jogo fácil. Se não trabalhar, não faz resultado contra time nenhum – disse o atleta, que entrou no segundo tempo no lugar de Farias.
O paraguaio Ortigoza, que também saiu do banco de reservas, mostrou seu cartão de visitas ao marcar logo na estreia com a camisa celeste. Com um belo gol por cobertura. Mas o jogador manteve a humildade.
- O time é muito qualificado e tem grandes jogadores. Mas a gente está trabalhando para poder ajudar sempre que for preciso.
Titular, Wallyson foi o único atacante que não deixou fez gol em Sete Lagoas neste domingo. Ele teve uma grande chance no primeiro tempo, mas mandou a bola no travessão após cruzamento de Thiago Ribeiro. O camisa sete preferiu destacar a vitória.
- Não fiz gol, infelizmente. Mas era uma partida que a gente precisava vencer. E o mais importante é que foi uma bela partida e um belo placar que vai fazer diferença lá na frente – afirmou.
Para o jogo contra o Tolima-COL, na próxima quarta-feira, pela Libertadores, a tendência é que Thiago Ribeiro e Wallyson formem a dupla de frente. Neste domingo, com as ausências de Montillo e Roger, machucados, e diante de um adversário teoricamente mais fraco, Cuca optou pelo esquema com três atacantes, com o argentino Farias também em campo.

Antes de ir para o Chile, Peixe faz trabalho de posse de bola no CT

Martelotte ainda não sabe se escala Ganso desde o início ou durante o jogo contra o Colo Colo, nesta quarta. Voo atrasa, e elenco viaja no fim da tarde

Por Julyana Travaglia Santos, SP
neymar ganso santos (Foto: Julyana Travaglia/Globoesporte.com)Neymar e Ganso treinam juntos nesta segunda-feira
(Foto: Julyana Travaglia/Globoesporte.com)
O Santos treinou, na manhã desta segunda-feira, no CT Rei Pelé, antes de seguir para o Chile, local do duelo com o Colo Colo, na quarta, pela Taça Libertadores. Na atividade, o técnico Marcelo Martelotte colocou em campo dois times e criou quatro gols com cones. O objetivo era trabalhar a posse de bola do grupo.
O voo, que seria às 16h, passou para 18h30m. Com isso, a delegação permaneceu na concentração do CT por mais algum tempo até seguir de ônibus para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A grande dúvida para a escalação do Peixe para esta quarta é o aproveitamento de Ganso. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-SP, pelo Paulistão, no último sábado, Martelotte disse que não sabia se o meia começaria no banco ou como titular por causa do ritmo de jogo. Ganso entrou no segundo tempo do jogo contra o Botinha e decidiu a partida com um passe para o primeiro gol e com a conclusão no segundo.

Carpegiani já pensa no Tricolor com Luis Fabiano e promete agressividade

Assim como fez em 2010, ele formará um quarteto ofensivo, com Lucas, Fabuloso, Dagoberto e Fernandinho e vai manter um zagueiro na lateral

Por Marcelo Prado São Paulo
Embora Luis Fabiano não possa ser inscrito no Campeonato Paulista e só tenha condições de jogo dentro de 45 dias, o técnico Paulo César Carpegiani já pensa em como incluir o camisa 9 na equipe. Feliz da vida com a chegada do reforço de alto nível, ele deixou claro que jogadores como o Fabuloso jogam de qualquer maneira.
Paulo César Carpegiani no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Carpegiani já tem na cabeça como vai montar o time quando tiver Luis Fabiano (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
- Sem dúvida, foi uma grata surpresa. Ele tinha outras propostas, mas preferiu o São Paulo pela história que já criou, por ser querido pelos torcedores. Ele é um belíssimo jogador, é um goleador, quando você ganha um jogador como esse é obrigado a achar um lugar para ele. E é o que eu vou fazer. O Luis Fabiano não pode mais disputar o Campeonato Paulista e só tem condições de jogo daqui a um bom tempo. Mas eu já tenho na cabeça o time que vou escalar quando ele puder atuar – afirmou o jogador.
Com a chegada de Luis Fabiano, definitivamente o esquema 3-5-2 não será utilizado no São Paulo. Carpegiani manterá o esquema com três zagueiros, mas com um fazendo o papel de um falso lateral pela direita.
Independente da escalação, posso dizer que meu time será ambicioso, agressivo, independente do adversário"
Carpegiani
- Se vocês (jornalistas) fizerem a comparação do que eu escalei no ano passado terão uma ideia de que como pode ser o time. Tenho de ter cuidado para não fazer injustiças. Estou satisfeito com o meu grupo e vamos escalar aquilo que achamos ser necessário. Tenho um grupo de 18 jogadores que podem entrar a qualquer momento – ressaltou o treinador.
O time ideal usado por Carpegiani em 2010 teve: Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Carlinhos Paraíba e Lucas; Dagoberto, Ricardo Oliveira e Fernandinho. A diferença para o time de agora é que, como ele não tem Richarlyson, o zagueiro que atuará como falso lateral entrará na escalação. Na cabeça do treinador, o time inicial terá: Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva, Miranda e Juan; Jean, Casemiro (Carlinhos Paraíba) e Lucas; Dagoberto, Luis Fabiano e Fernandinho.
- Independente da escalação, o que posso dizer é que meu time sempre será ambicioso, agressivo. Não admito outro tipo de situação, independente do adversário. Prefiro jogar sempre buscando o gol adversário. Eu preciso me adaptar ao elenco que tenho. No início do ano, quando tínhamos Juan e Jean como laterais, a equipe tomou 12, 13 gols. Na sequência, conseguimos melhorar isso. Ainda falta para chegar ao patamar que considero ideal – ressaltou o treinador.